RECONHECIMENTO DE UNIÃO ESTÁVEL APÓS A MORTE E O DIREITO SUCESSÓRIO
Вставка
- Опубліковано 5 лют 2025
- O tema do vídeo é o reconhecimento de união estável após o falecimento de um dos companheiro e a possibilidade de ser também reconhecida(o) como sua meeira(o) e herdeira(o).
Espero que seja importante para vocês e que deixem seus comentários.
Vocês me encontrarão também nas redes sociais:
E-mail: Isis.souzaaraujoadv@gmail.com
CanalUA-cam: / seudireitoonline
INSTAGRAM: / isissouzaaraujoadv
Página FACEBOOK: / seudireitoonline786
BLOG: seudireitoonli...
Jusbrasil: isissouzaarauj...
Muito obrigada fiquei muito feliz só muito sua fã te amo doutora
O ideal é a regularização no início de qualquer relação. Ninguém sabe o dia de amanhã.
Me parece que não no início de relação, mas após 5 anos. Por aí . Como o próprio nome diz.
Muito esclarecedor o vídeo oh Dra!
Parabéns! Obrigada.
Excelente Dra!
Parabéns muito obrigado
Morei junto quase 3 anos com minha companheira.
Tínhamos uma vida pública
Infelizmente ela faleceu em um acidente.
Na constância da união só compramos um carro, os outros bens são particulares em nome da falecida.
Ela não deixou ascendente nem descendentes só irmãos que sabiam da nossa convivência porém não querem assinar nada a meu favor e dizem que não tenho direito a nada que ela adquiriu antes de mim.
Deverá ajuizar ação de reconhecimento de união estável. Se reconhecida pelo juiz, terá direito a herança.
Bom dia querida 💖
gostei muito desse vídeo...
Doutora Isis e no caso do meu pai..?!
Ele quando desfez a uniao e deu uma casa e um lote para a mae de dois irmaos adultos com ela, mais em marco foi feita uma cirurgia de bioplastoma severo no cerebro ele ja nao falava nao reconhecia e em se movimentava.
No dia da aulta a ex uniao estavel com os filhos e testemunhas tiraram a dirital do meu pai e agora ela fala que tinha direito a metade e a metade do meu pai ele do-ou para ela.
Desde de ja sou grata.
Bom dia Dra!
Muito obrigada, pelas dicas.🌹🌲
Boa tarde
muito boa essa explicação...
Boa Noite Dra. Convivi com meu companheiro por 10 anos e ele faleceu faz 2 meses eu consegui fazer uma união estável pós-morte registrada em cartório. Só que a juíza ainda tem que reconhecer 🤔
Convivi em regime de união estável durante anos e ele era solteiro e não tinha filhos. Hoje preciso dar entrada na pensão por morte e quero saber com fazer uma declaração de reconhecimento de união estável..ele tem um único irmão....
Olá. Deve procurar o INSS e levar os documentos que comprovem a união. Postei um vídeo sobre o tema e deixo olink abaixo:
ua-cam.com/video/Xq8Mh07CkA8/v-deo.html
@@SEUDIREITOonline bom dia Dra. td bem? Dr bom dia! Meu pai faz uniao estável com minha madrasta a mais de 20 anos atrás. Ele faleceu faz 3 meses. Era aposentado do inss.
Eles tem uma filha em comun. ( minha irmã parte de pai ) ele era dependente de plano de saude de minha madrasta.
Agora, ela ñ lembra onde colocou esse documento de uniao estàvel. ( perdeu ) Os cartórios ja nao estao onde ela diz que fez .
Qual seria a solução pra esse caso para ela solicitar a pensâo ? Obbrigado
@@transplantecapilarnaturquia Se perdeu o documento e não foi registrado no cartório de notas, precisará ajuizar ação de reconhecimento de união estável para ser decretada por sentença judicial.
O meu comentário que eu assisto eu acho ótimo que você informa as mulheres
òtima explicação, e no caso de uma união estavel não documentada onde um irmão da pessoa falecida pleitear a herança, o que ocorre?
Mesmo não reconhecida em cartório poderá ser comprovada união estável, cujo regime é o da comunhão parcial de bens.
Boa noite. Iniciei um relacionamento virtual em MARÇO/2023, nos conhecemos pessoalmente no final de ABRIL, no mês de MAIO, meu companheiro que era médico e tinha a renda total me pediu em casamento para morarmos juntos em um apartamento o qual ele estava interessado em comprar, larguei tudo onde eu morava e fui ter com ele uma relação homoafetiva, neste mesmo mês ele negociou o apto e em JUNHO de 2023, ele assinou o contrato de financiamento junto a CAIXA FEDERAL, ele me assumiu totalmente, uma vez, que não tinha condições financeiras para ajudá-lo. Acontece que no dia 25 de Dezembro de 2023, ou seja, 6 meses após nossa união estável não formalizada ele veio a óbito. Gostaria de saber o seguinte: O apto era financiado e ele pagava o seguro de quitação do imóvel, neste caso, mesmo eu não tendo participado financeiramente da compra, posso requerer meus direitos como meeiro do imóvel junto com os pais do falecido, uma vez, ele era solteiro? Ele tb tinha um veículo o qual ela já tinha antes de morarmos juntos e uma casa em outro Estado que tb já tinha antes de morarmos juntos. Neste caso, eu tb possso ter direito?
Bom dia doutora estou com processo de união estável pós morte.
É uma situação muito delicada por mais de 2 anos juntos, os filhos nesse período foram ausentes na vida dele neste período.
Só apareceram na hora do velório, infelismente ele faleceu em um acidente de moto, (minha moto).
Juntei tudo que tinha de provas, eles contestaram.
Fiquei triste pois a alegação é que tinha um (namoro qualificado)
Estou aguardando andamento do processo....
Estou passando por situação parecida, vivia em união estável há 3 anos, depois de 6meses morando juntos meu marido descobriu um câncer, acompanhei ele em todo tratamento, tínhamos tanta fé que ele iria se curar, mas depois de 2 anos e meio faleceu, o único filho nunca esteve presente e nunca acompanhou o pai numa consulta ou internação e agora não quer reconhecer minha união. Não é fácil, depois de todo sofrimento que passei e ainda passo pela perda do meu marido que eu amava tanto, não ser reconhecida e o filho não querer dividir nada dos bens.
@@katiagoncalves10 tenha fé. O juiz vai reconhecer a sua união como RECONHECEU a minha 🙏🏽.
Tudo tem seu tempo, o pai nem depois de falecido teve paz disseram que eu não tinha direito ao DPVAT eu já tinha recebido, honrei o nome do meu marido ainda depois de falecido. Os filhos qnd recebeu não pagou o cemitério, entrei com minha parte do DPVAT e negociei o restante estou pagando e março 2022 faz um ano que ele faleceu.
Boa sorte pra vc tenha fé 🙏🏽
Juntei todos documentos possíveis fotos testemunhas atestado de acompanhante conta conjunta pagamentos de conta, em nomes de ambos conta despesas da casa tudo que vc tiver e leve para o advogado.
@@margaridarosa882 quanto tempo durou o processo de reconhecimento querida?
@@katiagoncalves10 conseguiu o reconhecimento? Em quanto tempo?
@@fernandacostamartins4510 5 meses, o juiz reconheceu
Bom dia Doutora, o meu caso vai na contramão da maioria aqui. Eu vivi a vida toda com minha mãe na mesma casa, com ajuda mutua, e nesse ano, ela infelizmente faleceu. Ela era divorciada do meu pai. Acontece q um emprego safado dela, motorista, agora ta tentando provar união estável com ela! Da forma mais baixa possivel, já entrei com defesa contra ele, mostrando q ele nao era dependente do imposto de renda(e ela declarava nao ter companheiro) e nem plano de saúde (que alias, ate quase recentemente contava meu pai), seguro de vida dela 100% no meu nome, contrato de aluguel onde esse golpista era locatário e minha mãe locador, testemunhas de praticamente toda a familia dela e vizinhos, entre diversas outras provas. Porém esse cara ta me enchendo de processos, se aproveitando da gratuidade para me cansar! (Processo pra conseguir posse dos carros e da casa, processo pra anular meu inventario..etc) Oq eu faço??
Olá. Deve fazer o que vem fazendo. Contestando todos seus pedido até decisão final. Existindo litígio, somente através de decisão judicial poderá por fim a essa situação. Conteste também, através de seu advogado, a gratuidade da justiça que lhe foi concedida.
@@SEUDIREITOonline obrigado! Continuarei sim! Nessas horas todo apoio e bem vindo, e existe milhares de videos pela internet ensinando pedir pensão e etc, mas realmente nao vi nenhum q aponte caminhos para contestação! O seu e um dos poucos q mostra uma luz! Obrigado de verdade!
@@SEUDIREITOonline bom dia! Voltei nesse comentário só pra informar que saiu a Sentença do meu processo e venci !! Agradeço a ajuda e informações , e peço q continue com o bom serviço! Assim como mostre também o outro lado da discussão sussessoria, pois por mais q eu tinha provas suficientes, foi bem dificil e traumático passar por isso logo após perde minha mãe!
Gostei
Gostei!!!!
Dr. no meu caso , mantive uma uniao estavel por 2 anos com meu falecido companheiro. Comprei um Apartamento a vista e coloquei ele como segundo comprador. Afinal iriamos nos casar em breve. Como resido na Alemao e ele em SP, mantinhamos uma relacao a distancia, porem ele viajava pra ca e eu todos os anos pro Brasil , onde o endereco dele se tornou o meu. infelizmente ele morreu no inicio de Setembro 2024. Eu na Alemanha sou divorciado , porem nao homologuei meu divorcio ainda no Brasil, mas esta em andamento. A familia , um dos membros , se demostra contra . Neste caso , uniao estavel continua , porem com moradia no exterior configura dirieto de uniao estavel?
O inventario esta pra ser feito. Se a mae dele coloca no inventario que ele estava em uma uniao estavel comigo, parece que dai eu teria meu apartamento por completo. Mas se isso acontecer tbem tenho duvida se terei que dar entrada na uniao estavel? Ou a me dele colocando no inventario, nao precisarei buscar testemunhas ou apresentar provas? Ou , se a mae dele nao por isto no inventario , terei eu que provar esta uniao: Agradeco uma luz no fim do tunel
Olá gostaria de tirar uma dúvida por favor.
Meus avós viveram juntos por um pouco mais de 26 anos sem se casarem no civil. Quando minha avó conheceu meu avô ela já tinha 3 filhas pequenas de outros relacionamentos anteriores e com o meu avó ela teve o meu pai moravam todos em Minas Gerais, o meu avô comprou de uma pessoa um terreno em uma cidade no interior do Rio de Janeiro que era em uma área de posse meu avô que era pedreiro construiu umas casas nesse terreno e se mudaram pra esse lugar.
Minha avó faleceu em 2003 foi aberto o inventário 3 anos depois em 2006 meu avô faleceu. Enquanto ele estava vivo não procuramos saber sobre o reconhecimento da união estável. Quando ele faleceu não conseguimos abrir o inventário dele porque os poucos documentos que tinha dos imóveis estavam no nome da minha avó.
Como o local onde estava esse terreno era área de posse anos depois que estavam morando ali a Prefeitura mapeou o lugar para cobrar IPTU e também cobrou das pessoas que tinham construído moradias ali um valor pelo terreno e meus avós tiveram que pagar a eles mas o recibo da prefeitura ficou no nome somente da minha avó e as 3 filhas dela não aceitam que meu avô também seja dono junto com minha avó, com isso meu avô ficou de fora e sem ter inventário. Mas temos provas documentais da existência da União deles. É possível reconhecer a união estável deles sendo os dois já falecidos. É possível reconhecer esta união deles dentro do inventário que já está aberto da minha avó ?
Desde já obrigada
Doutora vivi durante 8 anos , sendo 3 anos morando junto e no último mês de vida dele estava insustentável o alcoolismo dele que decidimos que cintinuariamos o relacionamento porém ele foi passar um tempo na casa da mãe dele
Nesse período ele faleceu
E agora elas estão constestando
Mas tínhamos a mesma convivência
Isso desconfigura minha união com
Ele ?
Estou com processo de união estável pós mortem
Dependerá das provas apresentadas no processo e do entendimento do juiz.
Construí uma casa com meu marido,agora ele faleceu e não chegamos a desmembrar o terreno onde construímos do antigo dono, agora os herdeiros querem sua parte da cada
Se reside no imóvel, você tem direito real de moradia e pode permanecer na casa enquanto viver.
OK OBRIGADO
Boa tarde Dra. muito bom o vídeo, minha tia foi companheira de um sr. por 30 anos ele não teve filhos e não tem outros parentes vivos, ele faleceu agora em fevereiro e minha tia foi orientada a fazer uma escritura de união estavel post mortem extrajudicial para dar entrada no pedido de pensão no INSS, porém, agora teve conhecimento que o falecido tinha um titulo de capitalização, com essa escritura ela pode dar entrada no inventário judicial ou extrajudicial, ou precisa do reconhecimento da união via judicial?
Fui mora com com meu esposo moramosjuntos cinco anos e ele veio a falecer ele tinha uma casinha e um carinho velho. e juntos comparamos um bem melhor. fizemos algumas melhora na casa. e ele veio a falecer. e nos íamos casa mais ele morreu ante. então tive que fazer união estável. pós morte. qual os meus direito já que ele tem treis filhos de maio??? meu nome e Lucia.
Você será herdeira desses bens juntamente com os filhos do seu companheiro.
Bom dia doutora, gostaria de poder contratar a senhora para nós defender em uma ação onde minha amiga descobriu que após a morte do seu companheiro falecer , ela descobriu que ele tinha vendido uma fazenda que os dois havia comprado juntos .como podemos anular essa venda (escritura )
Doutora, quando não há mais bens para ser divididos e o reconhecimento seja apenas para questões de pensão , e um dos filhos não tenha interesse de assinar o reconhecimento de união estável por ser filho de uma relação anterior , precisa judicializar ? Contra quem ?
Oi minha mãe nunca conheceu o pai dela depois de 30 anos ela o conheceu e ficou um tempo curto na casa dele e assim ele deu o seu sobrenome a ela e quando ela ficou lá por esse tempo ele não estava casado ele veio a falecer a três anos atrás com câncer ele tinha uma cuidadora que hoje se diz ter sido casado com ele a anos e então ela colocou a minha mãe na justiça pra receber o direito que dis ser dela vc poderia me ajudar.
Sua mãe tem direito à herança por ser herdeira. Contudo, se a cuidadora provar que vivam em união estável, ela também terá direito à herança.
Dra. posso pedir reconhecimento de união estável junto com o pedido de abertura de inventário?
Bom dia meus documentos são muito antigos tem mais de trinta anos estou com advogado vendo união estável vivi 18 anos com meus esposo temos um filho de 14 anos na hora que eu for tirar segunda via dos meus documentos coloco o nome do meus esposo reconhecendo união estável ou não muda nada e como está em andamento ainda tenho q esperar o juiz assinar não posso tirar documentos antes do processo
Olá.
Tudo bem ?
Minha mãe faleceu e meu pai tem que comprova a união estável , eles não tem conta conjunta e as conta e tudo no nome da minha mãe .
E a onde devemos ir pra fazer o inventário de graça pois ela tinha contas abertas em alguns banco ,sem grande guardada.
Obrigado
Olá boa noite Dra Iris me chamo Paulo minha esposa tem um inventário com formal de partilha que foi registrado neste meis de setembro de 2021 e os irmãos não se comunica por motivo de entriga é minha que se chama Roseli ela é a inventariante é que vender os imóveis que 2 qual o melhor caminho nós orienta
Quero fazer uma pergunta
Dra. estou com um grande problema. Em 2009 foi ajuizada uma ação de reconhecimento de união estável c/c inventário. Foi reconhecida a união estável, mas o juiz entendeu que a ação de inventário não deveria ter sido proposta junto com a de união estável, arquivando o processo. Porém, antes de ser arquivado, foi apresentado nesse processo um acordo extrajudicial de partilha dos bens, o qual foi homologado pelo juiz. O acordo foi homologado em 2013 e o processo arquivado em 2015. O acordo não foi cumprido pelas partes. Agora, devo ajuizar uma ação de inventário? Já que a primeira não valeu. Devo executar o acordo extrajudicial homologado pelo juiz? Estou sem saber o que fazer, por favor me ajude.
O caso deve ser melhor analisado. O ideal é procurar um advogado de sua cidade ou defensor pública para reivindicar seus direitos.
Vivi 3 anos com meu marido,mas ele ja tinha a casa dele,ai agora a ex mulher dele quer a parte das filhas dela,disse que eu não tenho direito não .
Uma vez que era companheira tem direito como herdeira junto com as filhos do falecido.
Tem sim !
divida cabe o conjuge pagar ? ex a pessoa me deve seria aluguel atrasado na epoca o msm colocou casado nas redes sociais o conjuge pode arca com a divida do mesmo ?
Se o cônjuge também morava no imóvel, poderá cobrar dele a dívida.
Valéria Aparecida eu fui negada duas vezes fiz união estável fez um ano não deixou nada de eranca
Vivi com meu companheiro durante 15 anos e 4 meses mas ele não era divorciado.
Morávamos na mesma casa
Não fizemos união estável .
Não tínhamos conta conjunta
Mas tenho várias outras provas
Ele foi morto a 15 dias
Eu estou destruída
Não queria pensar nisso agora mas todos estão em cima de mim pra eu correr atrás dos meus direitos.
Será que vou conseguir?
Olá. Mesmo que ele não tenha se divorciado, poderá ter reconhecido seu direito como companheira e receberá pensão por morte e aos bens que adquiriram durante a união.
A União Estável é o ENGODO do Estado a um casal de amigados, para prosseguirem amasiados.
Eu fiz união estável com meu marido e hj sou viúva, mas meu marido não tem filhos e ele já tinha uma casa de meia com o irmão,eu tenho direito?
Oi boa noite....fui intimada a a reconhecimento de união estável de minha madrasta....sou obrigada a reconhecer ou não?
Se foi intimada deve testemunhar. Contudo, deve falar a verdade.
Gostaria de saber quanto tempo leva para pegar um documento de união
Difícil prever.
Dra, e se for ao contrário? O bem está registrado em nome da companheira sobrevivente e o casal não possui escritura de união.
Os filhos do falecido poderão exigir metade deste bem? Como ?
Companheiro divorciado que não partilhou os bens com a ex.
Herdeiros não querem reconhecer companheira se for para dividir com ela. Mas querem obrigar a companheira a dividir com eles.
Obrigada.
Olá Doutora. Moro com meu marido há quatro anos, mais ele não é divorciado da ex. No caso de falecimento dele, eu tenho algum direito? Não temos filho. Ele tem dois filhos de outros relacionamentos.
Já postei um vídeo sobre o tema e deixo o link abaixo:
ua-cam.com/video/l5k27d9VQpA/v-deo.html
Dra boa noite ,eu estou em união estável e meu companheiro tem dois imóveis e envetario da primeira esposa dele e ele tem uma filha já fez inventário,se ele vier falecer eu não tenho direito a nenhum imóvel
Você e a filha serão herdeiras da parte dos bens pertencentes a ele.
Dra. O reconhecimento da união estável no processo de pensão por morte já serve para juntar no inventário ou precisa entrar com a açao de reconhecimento na vara de família?
Apresente o documento de recebimento de pensão por morte da companheira(o) no processo de inventário juntamente com a concordância dos herdeiros de que existia união. Se o juiz não aceitar terá que ajuizar a ação na vara de família.
Eu e me marido divorciados mais porém vamos viver juntos tive um abc dependia muito dele em tudo não recebo nada sobre o avc ele morreu de um infarto recentemente tenho apenas testemunha que estava com ele e no óbito está divorciados porém em uma união estável tenho direito no INSS dele
Precisará comprovar a união estável para ter direito à pensão por morte.
Olá união estável sem o papel no cartório mas com todas as provas da união estável companheira faleceu, não tem nem filhos, nem acendentes vivos, estava já recebendo uma herança da mãe falecida ,e faltava um parte da herança o companheiro recebe por direito?
Sim. Como companheiro será o herdeiro do restante da herança.
@@SEUDIREITOonline acontece que agora o irmão não que pagar o valor total que tem e que que eu aceite uma proposta absurda e aí da em parcelas o que faço dr?
Boa tarde. Meu pai morreu e deixou imóveis em três cidades. Acontece que um desses imóveis não está no nome de meu pai (fiz uma pesquisa no cartório, e nenhum imóvel foi encontrado em nome dele). Minha pergunta é: esse imóvel pode ser colocado no inventário para a partilha dos bens?
Se é imóvel de posse pode constar no inventário.
Já postei um vídeo sobre o tema e deixo o link abaixo:
ua-cam.com/video/jmDBOeNEyLU/v-deo.html
Meu companheiro foi embora a herança da minha mãe ele tem direito ?
Auxílio morte a filha tem direito e seguro de vida morte cansada pelo covid
Convivi 10 anos com o meu companheiro ele faleceu e não tinha união estável fiz após seu falecimento. Eu tenho 61 anos e ele me ajudava em tudo, ele era divorciado e era aposentado pelo inss eu tenho direito na aposentadoria deli?
Ele tinha dois filhos adultos.
Se possui certidão de união estável poderá apresentá-la ao INSS e terá dirieto à pensão por morte. Caso não tenha a certidão, deverá ajuizar ação de reconhecimento de união estável para receber a pensão.
Ola doutara minha mae faleceu ela ja tinha a casa dela .mais na certidao de obito colocaram o nome do companheiro dela eles viviam em.uniao estavel a casa esta so no nome da minha mae ele entra no inventario tb minha mae conquistou sozinha e antes ela ja era separada e tinha a casa .e conheceu o atual companheiro que estava em.uniao estavel doutora me tira esta duvida obrigado anjo
Boa noite dra,como faço delação do companheiro falecido provando q ele era presente comigo no açougue em fins de semana.obrigada.
Deve provar no processo que viviam em união estável.
Me tire uma dúvida vive 6 anos com meu companheiro mais ele faleceu, ele n̈ tinha filhos pois n̈ podia, será que consigo uma união estável?
Boa tarde eu moro juntos a 34 anos meu marido foi casado mais e divorciado e ele aposentou e vamos comprar um pedaco de lote pra construir devemos fazer documento no nome de nos dois ? Nunca fizemos uniao estavel ele me colocou na conta conjunta com ele tem seguro de vida gerente do banco perguntou se eramos casado por causa do seguro de vida vai fica p nosso filho
No caso do companheiro ou companheira falecida sem deixar filhos?. Como seria proposta a ação?Obrigado!
A mesma ação de reconhecimento de união estável por mortem.
Boa tarde doutora doutora sou casada com meu marido no civil quando casei com ele ele era viúvo tem filhos do primeiro casamento ele um imóvel o qual moro com ele só eu e lê os filhos não mora tenho muitos anos com ele gostaria de saber se tenho algum direito na casa se um dia ele vier a falecer primeiro tenho essa duvida
Se ele já possuía o imóvel, será herdeira da fração do imóvel que pertencia a ele, juntamente com os filhos.
Por gentileza me informe o telefone do seu escritório, desde já agradeço
Bom dia parabéns pelo canal, meu companheiro morreu em um acidente de carro Vivi com ele por 24 anos ,porém ele nunca se divorciou,posso fazer união estável pós morte?
Olá. Os tribunais já decidiram a favor de uma concubina e o direito à partilha de bens e pensão por morte de mulher que teve relação duradoura com homem ainda casada. Sendo assim vale a pena tentar.
É possível emitir a certidão de união estável após o óbito de uma das partes?
A união estável pode ser reconhecida somente através de ação judicial se não foi realizada certidão em cartório.
Tenho uma pergunta ,os filhos nestes casos herdam,a parte do pai, com a morte na União estável, sendo filhos da outra família?
Olá. Terão que comprovar através de ação judicial, proposta perante a Vara de Família que eram filhos socioafetivos para terem direito à herança.
Queria saber se no caso o casal vier a falecer (os dois) para quem fica os bens. Tendo em conta a união estável reconhecida no cartório porém sem filhos somente filhos da parte do marido de outro casamento.
Meu pai faleceu e ele tinha um carro antes de ter a companheira e ela disse que ajudou a pagar o carro quando estavam juntos, ela tem direito do valor do carro dentro do inventário?
Dra convivi com meu marido durante 19 anos em união estável sem nenhum documento, temos uma filha de 16 anos, adquirirmos bem todos em nome dos dois, após sua morte dei entrada com pensão por morte e o INSS concedeu- me o benefício, o advogado que é o mesmo dos filhos disse que tudo entra na partilha e não me considera inventariante, isso é correto?
Deve contrar um advogado para reivindicar seus direitos de meeira e inventariante.
Mas este direito de herdeira se estenderá para bens possuído pelo decujus antes da junção ou apenas bens constituído juntos!?
Fotos, declaracoes de vizinhos, porteiros, contas que vao para o mesmo endereco no nome de ambos... Deixo a sugestao de mais um video: O que eh possivel fazer quando um dos herdeiros retira objetos pessoais de valor do de cujus sem o consentimento dos outros herdeiros (joias, obras de arte, roupas...). Eh possivel dar queixa na policia quando ha a confissao por escrito do herdeiro admitindo o fato mas debochando do mesmo ja que sao objetos pessoais nao listados no imposto de renda do falecido? Eh possivel pedir a colacao / adiantamento da heranca desses bens no inventario? Parabens pelo canal!
Boa tarde. E se esse apartamento foi comprado pelo falecido antes de viver com essa pessoa união estável, ela continua com direito?
Olá. Ela será herdeira do bem adquirido antes da união.
@@SEUDIREITOonline oi meu tio morreu e minha tia nao era casada com ele no papel só amigados a 20 anos eles ,tem filho de 18 anos e meu tio tem uma filha de outro casamento essa filha tem direito da casa mesmo minha tia ainda viva ou ela tera que vender a casa para dividir os bens com a filha do outro casamento
@@Fagner.oliveira.carlota Sua tia tem direito real de moradia e poderá residir no imóvel enquanto viver. Contudo, deve ser feito inventário e a filha do outro casamento também será herdeira.
Comprei um carro junto com o meu companheiro que veio a obto a um ano e meio os meus enteados si apossaram alias de tudo vivemos juntos 13 anos muito dificil oque eu faço?????
Deve procurar um advogado de sua localidade para reivindicar seus direitos.
Boa noite doutora....a aeronáutica não reconheceu o tempo de uniao estavel do meu marido falecido....tenho a comunicação de dois anos e quatro meses no papel...a aeronáutica me deixou a um ano me pedindo papaeis de dependência econômica e mesmo assim só vai me dar quatro messes de salário dele....eu posso procurar a justiça? Grata
Olá. Certamente que pode ajuizar ação perante a Justiça Federal.
O esposo dá minha irmã faleceu em 2020 e estamos fazendo o processo de paternizacao, no caso esse ano vamos dar entrada na pensão minha irmã vai receber os atrasados do INSS dês de 2020 da morte do esposo dela???
Não compreendi a pergunta.
Tenho uma pergunta vivo u companheiro a mais de 40 anos eu não sou casada não tenho não tenho filhos tenho direito.
Certamente que tem direito. O regime de bens de união estável é comunhão parcial . Ou seja, terá direito à metade dos bens que adquiriram em caso de separação e será herdeira da parte dele, em caso de falecimento de seu companheiro. Postei um vídeo sobre o tema e deixo olink abaixo:
ua-cam.com/video/de349TBFzF4/v-deo.html
Bom dia, Dra
Td bem?
Meu pai faleceu só que não deixou bem é vivia com minha mãe, por União estável a 11 anos, e não autenticaram a União estável em cartório. Só que meu pai não deixou bens, somente três filhos de menores. E como a senhora pode me orientar para minha mãe conseguir a pensão após morte de meu pai.
Boa noite,vivo em união estável com meu companheiro,há mais de dois anos ,não temos nenhum contrato de união,caso ele venha a óbito,conseguirei pensão por morte?e a casa que eu já possuía antes de conhecer ló,os filhos dele tem algum direito? obrigada 😘
Olá. Quanto à pensão, com a reforma de previdência o tempo de união estável deve ser de 2 anos para ter direito à pensão por morte. Quanto ao seu bem particular, adquirido antes da união é somente seu. Os filhos de seu companheiro não têm direito sobre ele.
Dra 38 anos de união a pessoas falam que eu não tenho direito porque eu ame aposente ele não vai me dar nada
Por favor, como é definido o estado civil de pessoa que viveu em união estável reconhecida judicialmente, cujo companheiro faleceu?
A mesma que tinha antes: se solteiro, solteiro; se viúvo, viúvo; se divorciado, divorciado. O reconhecimento de uma união estável não muda a situação da pessoa.
Boa noite! Meu esposo faleceu tem 4 anos, tem como eu fazer essa união estável ainda?
Os dependentes do segurado têm até 90 dias após a morte para requerer o benefício no INSS e receber o pagamento desde a data do óbito.
Boa noite doutora eu tenho um contrato de união estável em cartório ele tem bens tem filhos já todos adultos já estamos juntos a 3 anos só agora que fizemos a união estável em cartório mais quando fui ao cartório coloquei regime parcial de bens mais no cartório nos opitamamos colocar 5 anos que estamos juntos tenho direitos aos bens dele que foi constituído antes da união estável em cartório mais os bens que ele constitui ele só morava comigo não era registrada em cartório
Olá. Se na certidão de união consta o período da aquisição dos bens, você terá direito a eles como meeira. O morar com você já configura união estável, mesmo que sem certidão.
Olá Dra. Boa tarde, gostaria de saber o que o cônjuge meeira paga ou não paga, no processo do inventário, sobre documentos da fazenda, medição das terras, o advogado.? etc
Olá Joaquim. O cônjuge do falecido e seus herdeiros deverão arcar com tais custos.
@@SEUDIREITOonline ; obrigada.!!
Uma pessoa pode ter duas união estável?
A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça considera não ser possível a existência de duas uniões estáveis paralelas.
Vivi com uma pessoa a qase 10 anos 2006 a. Final de 2013 separamos de corpo mas mesmo assim continuamos um relacionamento sem morar juntos. Ate 2022 pois ele morreu , nos anos q moravamos juntos ele adquiriu alguns imoveis inclusive uma chacara q fomos morar juntos nela , so q no tempo q separamos de corpo ele conhecou outra mulher q foi morar nessa chacara , gostaria de saber quem tem diretos eu ou a outra mulher ? Obs ele era casado ainda com a primeira esposa só separarao de corpo qando ele veio morar comigo em 2006 obs eu tinha completado 13 anos e ele era bem mas velho , QUEM TERIA DIRETO A PRIMEIRA ESPOSA , EU OU A MULHER Q FOI MORAR NA CHACARA DEPOIS Q SAI POREM CONTINUAMOS COM O RELACIONAMENTO POR FORA.
Se aquiriram o imóveis durante sua união com ele, você será meeira desses bens. Contudo, a atual companheira e filhos, se ele os tinha, serão os herdeiros da parte dos bens que caberia a ele na meação.
Boa tarde eu gostaria muito de mais informações o número da senhora porque não consegui
Envie sua dúvida ou pergunta para o e-mail que está no link abaixo do vídeo.
Eu vivi,19 anos cm meu companheiro, morreu em 04 /2018.meu marido ñ tinha FILHOS. Ganhei o RECURSO cm unanimidade,Só QUE meu marido ñ deixou
Bens so rescisão de CONTRATO de trabalho FGTS. A CASA w morávamos era minha wuando ele vrio mora comigo.So a tem um cunhado drle dizendo q ñ tdnho DIREITO algum sb os direitos trabalhistas dele. E será q o INSS AINDA recorrer esta estância
Olá. Se comprovar a união estável, terá direito à indenização trabalhista.
No caso meu companheiro faleceu era casado e não vivia com ela a mas de vinte anos eu convivi com ele 4anos os filhos fizeram uma declaração de que convivia com ele isso me dá direito na casa??
bom dia.
sou um herdeiro . meu pai tinha uma chácara artes da União estavel. . i tepois uma casa i um comércio. como fica esi casa com os herdeiros ok
Olá. Se a casa e o comércio foram adquiridos durante a união estável, eles serão partilhados com a companheira e a parte pertencente a ele caberá aos filhos, herdeiros.
@@SEUDIREITOonline muoto o brigado. mais o meu pai vendeu 18 lodes da chácara e com ISO com conprou o comércio como fica esi caso. em Primero lugar obrigado
@@SEUDIREITOonline meus parabéns pelo canal mi a judeu muito esi caso e em Santarém para i eu moro em santa Catarina em Balneário arroio do silva muito longi pra mim ta lar obrigado
@@cleidsonportela5109 Sendo assim, a casa mesmo adquirida através do valor dos lotes, fazem parte do patrimônio do casal, se já viviam em união estável e será partilhada com a companheira.
Boa tarde a senhora poderia me passar seu contato?
Depois que ojuiz assina uma união estavel quanto tempo tenho pra receber
Olá. Logo que o juiz der a sentença reconhecendo a união estável deverá apresentá-la no inventário para a ter direito à partilha. Se ainda não foi feito inventário, poderá ajuizar o processo como companheira e inventariante.
No tarde Dra. Tenho muitas dúvidas e ancorasse quanto ao processo.
Embora possua documentos, mensagens, e fotografias quando à nossa união estável, a família tem se utilizado de falsas narrativas para invalidar o processo…
Cabe a você apresentar provas contundentes para o convencimento do juiz.
Parabéns pelo vídeo Drª. A convivente tem legitimidade para ajuizar a ação de inventário? Nesse caso seria ação de Reconhecimento e Dissolução de União Estável com abertura de inventário e partilha de bens? Ou seria Reconhecimento e Dissolução da União Estável com pedido de reserva na partilha? Obrigado!
Olá. Se estavam em união estável quando do falecimento do companheiro, a ação será apenas de reconhecimento de união estável com pedido de reserva na partilha.
Quanto tempo leva um processo de reconhecimento de união estável pos mortem? O juiz intima os filhos do de cujus para colher depoimento?
Olá. Não há como prever. O juiz cita os filhos para integrarem o processo, participarem de audiências e também fazer exame de DNA para comprovação da paternidade.
@@SEUDIREITOonline Hum... entendi. Seguinte: a namorada do meu tio falecido está querendo ajuizar uma ação de reconhecimento de união estável para ter direito à pensão por morte. Ele deixou filhos e ainda era casado. Creio eu que não será um processo rápido, tampouco simples para ela. Pelo que a Drª já viu por aí... concorda comigo? Só uma opinião. Obrigado.
@@a2gs22 Concordo com Você. Certamente se arrastará por anos no judiciário.
Boa noite Dra. Vivo um caso de união estável a mais de 30 anos. Meu companheiro está com câncer e já sob cuidados paliativos. Em 2018 ele deu entrada no pedido de divórcio litígioso
pelo ministério público até hoje nada ,
como a piora da doença minha filha ficou procuradora dele , a frente da situação contratei um advogado p da
andamento no processo de separação contra a ex esposa dele .Ao longo desses anos esse assunto nunca foi prioridade p meu companheiro . Também verifiquei se havia condições de regulariza a união estável após divórcio, o advogado disse que somente após o falecimento . É verdade isso.?
@@franciscagomes6919 Olá, esses dias um rapaz de um tabelião de notas me falou que uma pessoa casada, pode fazer união estável no cartório, mesmo ainda casado. Veja isso logo com o seu companheiro, não deixe isso para depois do óbito
Boa noite
Fui casada por 24 anos em 2001 nos separamos judicialmente mais em dezembro de 2002 ele teve um avc onde ele perdeu completamente a voz entao eu voltei a morar com ele para cuidar dele vivemos juntos ate 2016
Porem ele ficou com cancer como eu trabalhava fora pra ajudar nos medicamentos dele entao a irma dele levou pra casa dela pois ele presisava de cuidados contantes ela que corria com ele aos medicos pois eu tinha que trabalha a 2 meses ele veio a falecer entrei no inss pra requerer a pensao por morte mais meu pedido foi negado porque todas correspondencia estao em nome do meu marido nao tenho nada em meu nome que comprove que estavamos juntos peco uma orientacao como devo agir pra conseguir a pensao
Olá. Para comprovar a união estável até a morte de seu ex-marido e companheiro, precisará ajuizar ação de reconhecimento de união estável. Se o juiz der sentença favorável a você, leve ao INSS que conseguirá receber.
Olá Dra, meu pai faleceu ,e teve um relacionamento que gerou um filho mais nunca moraram juntos, a três anos atras esse relacionamento acabou e meu pai faleceu no dia 15/04/2021 agora essa mulher quer pedir um reconhecimento de união estável ,esse reconhecimento é possível se ficar provado que ela não estava mais com ele? Que tipo de prova devo usar?
Boa noite, doutora. Gostaria de tirar uma dúvida. Quando é preciso reconhecer uma união estável pós-morte para recebimento de uma pensão junto ao INSS pode-se anexar vídeos antigos do casal e depoimentos de amigos e vizinhos? Pergunto isso porque o INSS inicialmente recusou a pensão por morte mas após recurso, solicitou o envio de novos documentos que possam comprovar a união estável, não tenho mais ideia do que apresentar senão vídeos... desde já agradeço. Muito obrigado por este vídeo e parabéns pelo canal.
Olá. Se o INSS recusar o recebimento das provas, terá que ajuizar ação de reconhecimento de união estável e, após reconhecida pelo juiz, ingressar novamente como o pedido no INSS.
@@SEUDIREITOonline , muito obrigado!
@@angeloguingo4785você conseguiu?
@@angeloguingo4785olá, conseguiu a pensão? Minha mãe esta passando por situação semelhante
Dra,boa noite!Vivi em união estável de 2012 até 2018 ,fora o namoro ,onde tb moramos juntos ,que foi de 2005 até 20012.Ele comprou uma casa e uma loja ,no nome dele ,sendo que pagávamos juntos.Em 2018 ,ele foi embora e faleceu tem 2 dias.Eu tenho direito de pegar a certidão de óbito com o meu ex sogro ou com o filho dele?As escrituras estão comigo.Ele estava envolvido com outra pessoa.Nesse caso tenho direito a pensão?Moramos eu e minha filhinha especial ,que ele criou e vinha sempre vê-la,nesta casa.Tenho medo de perder essa casa,que lutei tanto com ele para conseguir.
Meu pai faleceu e eu e meus irmãos demos entrada no inventario dele, só que ele tinha uma mulher em união estável ( declarado após a morte dele) e ela morava com ele em Minas, na casa dele, qual casa ele já tinha a 15 anos. E essa casa com ela, ele morava a 5 meses. E tem uma casa em Santos, na qual o pai dele " meu avô "colocou no nome dele e dos meus dois tios, ainda quando eram pequenos
" irmãos do meu pai"). Essa moça que tem união estável com ele, tem direito nessa que foi doação do pai?
Ela tem direito como herdeira, juntamente com vocês filhos, a todos os bens que já perteciam a seu pai.
@@SEUDIREITOonline Ué, mas a herança do meu avô pra ele( foi quando ele era criança) e doação se comunica com bem próprio dele, para ela?
@@SEUDIREITOonline Todos dizem que mulher casada em união estável, não tem direito a herança do marido( pois doação e herança não se comunica). Muito confuso
@@fidalgofidalgo5644 Não é confuso. Veja bem, a união estável segue o mesmo regime de bens do casamento com comunhão parcial de bens. Sendo assim, em caso de separação a companheira ou a esposa não tem direito aos bens particulares, como herança, doação do marido. Contudo, em caso de morte a situação é diferente, a esposa (comunhão parcial de bens) ou companheira tem direito como herdeira a herança do falecido.
@@SEUDIREITOonline Mas a casa aqui não foi herança dada pelo meu avô, doação? E ela tem direito??
Eu consegui a união estável , em comunhão parcial de bens , mas não tínhamos bens em comum, porém meu falecido marido tinha muitos bens que ele herdou dos pais, e dividia com dois irmãos, eu tenho direito de participar da herança deixada ? Já que não tínhamos bens em comum?
Sim
Olá meu nome é Hellem meu marido faleceu e ainda era casado com a ex .
Nosso relacionamento foi de 21 anos tenho um filho de 10 anos. Tenhamos vário aluguel e seu filho mais velho me tomou. Eu fiquei só com dois e ainda não querem me reconhecer o q devo fazer
Precisa de um advogado para ajuizar ação de reconhecimento de união estável perante a vara de família e após a decisão do juiz, terá direito como meeira dos bens adquiridos durante a união e também será herdeira dos bens que ele já possuía.
@@SEUDIREITOonline querida muito obrigado pela seu retorno
@@SEUDIREITOonline como posso fala com Dr tenho muitas dúvidas
Eu já tô com uma advogada ainda tô na fase do reconhecimento mais ele estão trocando no do imóvel que estão no nome do falecido. Nesse luga tem uma loja q de parceria com falecido
@@SEUDIREITOonline obs tem ums adv que eu conheço falou q era para eu ter feito logo o inventário
Bom dia tenho união instável ,e meu companheiro faleceu,eu posso ficar com aposentadoria dele?
Olá. Deve ir ao INSS e requerer a pensão comprovando que é companheira há mais de 2 anos.
@@SEUDIREITOonline obgda pela atenção