LAMPIÃO E SEUS PERSEGUIDORES.
Вставка
- Опубліковано 27 лис 2024
- Mais uma sensacional e empolgante história retirada do livro "NO TEMPO DE LAMPIÃO" do jornalista e escritor Leonardo Motta, onde o principal assunto abordado é a conduta e o "modus operandi" de muitos daqueles que caçavam os cangaceiros naquela época.
Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. Inscrevam-se no canal e não esqueçam de ativar o sino para receber todas as nossas atualizações.
Forte abraço... Cabroeira!
Atenciosamente:
Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.
Texto espetacular
Verdade q falotudo
Parabensss
Quanta riqueza de cultura
Parabéns Bela História .
Grande verdade vivida até os dias de hoje.
Top
Que descrição perfeita de um período marcado pela violência e injustiça a que estava sujeito o povo nordestino.
Belo documentário , narração cristalina, não sei quem foi pior , cangaceiro ou macaco?
Perfct 😍👏👏
Parabéns a toda equipe pelo brilhantismo em relatar a verdade sobre as ações dos homens das guardas de estados. Se naqueles idos eles(Polícia) já cometiam ações fraudulentas e nada lhes acontecia, imaginem hj. Onde se vê esses servidores das guardas de estados com patrimônio ñ condizente com seus soldos
Não esqueçam que isto é um comentário de alguém que disse o que queria. Com certeza levando tudo para seu lado pessoal. Sempre vai ser assim. As trevas sempre odeiam a luz. Quem não gosta de polícia é bandido e quem apoia bandido é bandido também. Sabemos que o Nordeste idolatra o bandido Lampião, bem como Sempre dá valor geralmente a quem lhe engana e faz o mal. Só é observar a política atual. JReis-Ceará.
Muito bom! Para mim,o melhor canal do tema cangaço 👏👏👏
Os cangaceiros roubavam para as volantes, que roubavam os cangaceiros que conseguiam matar. Acho que muitos soldados de volantes ficaram ricos com os roubos do cangaço.
boa história. .parabéns
Narração perfeita, faz gosto a gente ouvir. Parabéns.
Está de parabéns o autor do livro e o narrador.
#cangacologiashowdebola#
Gostaríamos Muito que o nobre Geraldo, fizesse uma Narrativa completa do combate da Serra Grande, Acredito que muitos aqui tbm pensam o mesmo. Obg
Já está produzido um documentário a respeito desse assunto. Breve no canal.
Leonardo Mota um escritor tão importante pra literatura brasileira e ninguém de seu estado é capaz de rodar novas edições de suas obras.
Sou apaixonado pela cultura nordestina, e pelo tema cangaço, fico arrepiado com as histórias e as narrações deste canal, parabéns!
Assistir um vídeo que me deixou penalizada pelos cangaceiros. Por vezes passavam muita fome, sede, sono e não tinha socego. Muito triste aquela vida.
Os cangaceiros prestavam serviços para os coronéis. Estes sim os maiores culpados do cangaço na medida em que financiavam o banditismo de encomenda.
Muito bom amigo
PARABÉNS PELO VÍDEO MUITO BOM
Ainda bem que hoje podemos "confiar" na polícia!
GOSTO DEMAIS DESSE CANAL,CANGAÇOLOGIA...AS INTERPRETAÇÕES, SÃO PERFEITAS...PARABÉNS...
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Linda e perfeita narração 👏
Massa demais Geraldo
muito boa a história. .
Excelente concordo em tudo aí
Perfeito!
Ouço essas histórias e me sinto como se estivesse vivendo aquele tempo. Apesar das dores e do sofrimento do povo humilde da época, eu amo as histórias do nosso nordeste.
Lampião morreu mais em todo nordeste do Brasil a classe mais pobre e menos favorecidos não mudou qual se nada 😈😈muitos ainda sofrem nas mãos dos ricos e poderosos das cidades pequenas 😈😈
Ótimo vídeo!!!
show de bola !
Nada mudou! Hoje em dia vemos polícia andando de mercedes...e não são poucos!
Esse programa definiu totalmente o motivo de ser cangaceiro. parabéns Leonardo Mota e a você Geraldo.
Muito bom.👏
Não vamos julgar todos os volantes por erro de uns, muitos volantes saíram de seus lares para perseguir bandidos no meio da caatinga, muitos não voltaram, exemplo os Nazarenos homens honrados que passaram boa parte de suas vidas lutando contra o banditismo, já na parte dos cangaceiros eram todos covardes sem exceção.
Amooooo esse cordel virtual! PARABÉNS
meu avó era do sertão ele falava que tinha mais medo das volantes de que dos camgaçeiros
A vida era difícil naquela época até para os animais.
Até hoje essa situação não mudou, o estado sempre defendendo os seus interesses quem quiser que pense estado está preocupado contigo. Sei que os únicos que sofre contudo isso são os mais necessitados.
Fico adimirado como naquela época o vocabulário e escrita era tao diferente e bonita, e vejo tbm como regressamos nesse quesito
O senhor narrando e show de bola
Sempre com novas matérias maravilhosas
8:39 “de um dia pro outro, quando ele menos esperar, ele leva um tiro sem saber de onde saiu”
Profetizou!
Amei a narração 👏👏👏👏👏👏👏👏
Adoro seus vídeos
Parabéns amigo pela história
Muito bom! Os textos extraídos de livros e ótima narrativa... Eu gosta de literatura e principalmente sobre o Cangaço. Décadas de leitura.
PARABÉNS POR ESSA ÓTIMA NARRAÇÃO E HISTÓRIA !
Preso por ter cão e preso por não ter. Era uma época terrível anos 30.
Triste realidade até hoje
Excelente história!! Dois fatos ficaram marcantes: o primeiro referente à entrada de mulheres no cangaço, o que teria enfraquecido os bandos; o segundo relativo aos crimes que eram praticados pelas volantes (policiais) e a autoria era atribuída aos cangaçeiros. Por isso os policiais não tinham interesse em prender ou matar Lampião. O Rei do Cangaço só foi morto depois que o governo ofereceu recompensa pela sua morte.
Que beleza de trabalho, Geraldo. Meus respeitos. Ave palavra.
Eita que belo trabalho esse.
Excelentes textos traz este canal.
Não é correto culpar as volantes de todo o mal. As volantes aumentaram por conta da fama e dos crimes de Lampião. Dizer que muitos entravam para o cangaço por causa da brutalidade da volante é igual a dizer que muitos foram para as volantes para se proteger do bando de lampião (a exemplo dos nazarenos) ou para vingar algum parente assassinado pelo bando.
Boa noite caboco, realmente como disse ó matuto lampião morreu e levou todo segredos com ele. Tá ligado Zé.
Parabéns a este canal.
Muito legal escuto umas 2 x as narrativas.
Cheguei chegando e vamos nos instruir mais um pouco
Quando vejo mais um vídeo postado, já fico ansioso pra assistir, sei q vem história boa como sempre.❤️👏
Ótimo! Meus aplausos mais uma vez! Estou adorando a ideia de trazer trechos de livros referentes a história do cangaço. Fiquei muito entusiasmado com a leitura de hoje, pois, conhecendo um pouco a triste vida do povo nordestino naqueles tempos através deste e outros canais de "cangaçologia", a descrição feita por esse fazendeiro está carregada de verdades e resume muito corretamente aquilo que o infeliz povo nordestino aguentava no lombo, vítimas desde bandoleiros até políticos corruptos, para dizer o mínimo. Vou até mesmo tentar encontrar um exemplar do livro. Parabéns. Continue assim.
Terra sem Lei
Não podemos deixar a história acabar, mas prefiro ficar do lado das volantes!
Qual a música de fundo?
Parabéns Cabra Geraldo, esse trecho do livro retrata bem um pouco do que acontecia naquela época, o cangaço originou-se por um problema social do sertanejo, também briga familiar, machismo, honra do homem, quem sobreviveu foi sortudo, porque o negócio era sério.
A diferença entre cangaceiros e volantes é a mesma que existe entre traficantes e policiais de hoje em dia ou seja quase nenhuma.
É dose que muitos cangaceiros eram homens comuns que entraram para o crime por causa de injustiças
No início do século 20 Dava para ver q o homem era diferente hoje não
Lampião o terror do certão. Amado por uns odeado por outros.
O lampião enxergava antes pois, e ficou cego como ? Teve alguma doença 🦠, ou algum combate, ou vazou o olho 👁 ao espinho nas matas oque passou com ele ??? E mesmo cego de um olho 👁 tinhas um boa artilharia pois
até hoje isso permanece
Aprendendo aqui e ali. Cheguei a conclusão de que cangaceiros e volantes eram uns demônios, na vida dos pobres trabalhadores. A ganância andava de braços com a violência.
Deus guarde em bom lugar, todas as pessoas vítimas de covardia, desta época.
Deixo aqui o meu comentário e peço desculpas as pessoas que não concordarem com o mesmo ,e por isso que deixo aqui uma reflexão,pois todos os relatos não merecem crédito pois são relatos de terceiros estão que tiraram algum proveito disso,geralmente contado pelos seus perseguidores que tinham algum interesse por isso acredito que muitos relatos são inveridicos sendo o que e contado vá verdade nem sempre condiz com a história verdadeira,deixando aqui isento o narrador dos fatos de todos os episódios relatados
Ótimo canal, agrega conhecimento. Vc poderia fazer uma linha do tempo com os principais eventos q foi patrocinado pelo cangaço desde a entrada de lampião no cangaço até sua morte..
Alguém conheceu Aurélio Alves de Melo (ou de Souza)? Irmão de Mizael Alves de Melo. Dizem que era Delegado da volante de Capela/SE.
Tenho por mim que uma série-documentário produzida pelas Netflix da vida, teria material pra uns 300 episódios. Do meu ponto de vista, teria que ser a partir da perseguição, ou seja, de todo o desforço dos governos estatuais e dos Nazarenos em tentar liquidar com o bando. Passando pelos maus e bons policiais, com o mesmo tempo, roteiro e reconstituindo cada razia dessa epopeia. Seria o maior documentário já produzido sobre a miséria humana em todos os tempos! E olha a fartura de material de pesquisa. E veja a quantidade de consultores, e os belíssimos cenários todos intactos, bem como a nata de atores nordestinos amadores que podem se incorporar a essa grandíssima produção. Netflix não sabe o que está perdendo!
Tá voando no número de inscritos , parabéns pelo belo trabalho 👏👏
Não havia sossego para o povo.
Ou seja, nada mudou.
Top...ei! Gostaria de saber o nome dessa instrumental de abertura do cangaçologia
Blockbuster.
Gostaria de saber sobre o filme de lampião de Bruno Azevedo que iria ser lançado em 2017 e até agora nada a vera Ferreira neta de lampião tava no projeto sabem a respeito???
Parabéns 👏👏👏👏 essa foi todo de mais perfeito que já foi dito!!
Excelente relato histórico, fiel e de identidade épica!
assim os cangaceiros camtavam.numa ocasiao qui fui preso eu ia bem amunido tinha bastante dinheiro um rife novo escuido tinha um frasco de veneno mais ante eu tivesse bibido.eu estava pra casar com uma menina ela era zeladera dum jardim pedi ela em casamento o pai num deu num instante ela morreu e levou fim.
Os bandidos eram extremamente violentos, assim, as volantes tinham de usar da violência para combatê-los. Foi um tempo de muito sangue e violência no sertão brasileiro, um " velho oeste" à moda brasileira. Tirando as injustiças, as mortes, as covardias de ambas as partes, não se pode negar que foi uma época que marcou história e, infelizmente, se tornou numa riqueza para a cultura do nordeste brasileiro e deve ser explorado. Hoje, o cangaço faz parte de nossa história e contribui para o turismo e para a cultura. Claro que Lampião foi um bandido, sem dúvidas, nada de herói. Mas, sua história fez com que marcasse a época do cangaço. Seus feitos, suas façanhas deram notoriedade e despertaram a curiosidade de artistas, escritores, historiadores e parte do povo nordestino, brasileiro e mundial. Então, mesmo sendo bandido, deve ser lembrado e exaltado pelo que representou num contexto geral da história. As volantes, por suas vezes, também, são parte importante desse cenário que desperta todo imaginário popular. Todos foram importantes para a época cangaceira. A soma de tudo isto, causa o fascínio em todos nós. Assim, Lampião passa a ser ídolo de muitos, bem com as volantes ídolos para outros. Esta é a história.
Bandidos não os cangaceiros era as polícia
Agora sim, tanto que eu venho pedido, começamos a falar da realidade, os volantes eram bem piores que os cangaceiros, fala sobre zé Rufino que vamos ver coisas feias, parabéns.
Meu amigo, a única vítima dessa história é o povo sertanejo que sofria pelos dois lados. Pelo banditismo sanguinário e a opressão estatal na forma da volante.
Tem verdades que esse cabra disse que infelizmente ainda são válidas até o dia de hoje!
CONVERSA DE SIMPATIZANTE DE CANGACEIRO....
Gostaria desabar como faço para adquirir esse livro
Meu bravo povo sertanejo, a única vítima dessa peculiar história. Sofria tanto pelo banditismo sanguinário como também através da opressão estatal na forma de volante. Só Deus na causa mesmo.
Sou maranhense e venho acompanhando vários relatos sobre o cangaço no Nordeste e venho observando cada relatos sobre o cangaço no Nordeste e tirei uma conclusão sobre lampião e o seu bando : lampião foi um grande covarde e traiçoeiro porque ele não peitava frente a frente com seus inimigos nunca teve coragem de encarar um homem cara a cara , nunca teve coragem de o famoso ze saturnino , e nunca teve coragem de encarar os nazarenos , ele era corajosos com os capangas !
E como dizia lampiao E ainda o bandido sou eu..... Ate hj ta tudo o msm ou ate pior , esse mundo so se tem salvaçao se desfazer e começa dnv
Qual o livro que você me indicaria, com relação ao cangaço
Meu camarada Java tem um livro muito bom chamado "LAMPIÃO - A RAPOSA DAS CAATINGAS" de José Bezerra Lima Irmão. Você adquire ele com o Professor Pereira através do e-mail: franpelima@bol.com.br
Email não encontrado.
Lampião sabia demais não tinha como sair vivo naquele dia.
Na verdade o poderoso sempre foi o governo, é, e sempre será, os pobres sofrem demais, claro que na época do cangaço era muito triste para os mais pobres
E ainda dizem por aí que os Cangaceiros eram pior que as Volantes,...
Hmm, sei...
Faziam o que queriam e culpavam os Cangaceiros.
Meu amigo, a única vítima nessa história é o povo sertanejo.