Poxa podia ao menos verificar o nome do município de Sergipe onde ocorreu o caso do estupro da noiva. Não é Porto Folha, mas sim Porto da Folha - SE. Pode parecer pouca coisa, mas soa muito estranho para quem é sergipano e está acostumado a ouvir o nome correto do município
Lampião encontrou o rumo dele aqui em minha cidade, Mossoró. Os homens valentes de nossa cidade guardaram em segurança as mulheres e crianças e deram cabo desses bandidos. Jararaca, um membro do bando, foi sepultado no cemitério São Sebastião, aqui na cidade. Temos um memorial que conta toda a história, o “Memorial da Resistência”. Aqui Lampião é só um bandido que tirava o sossego dos sertanejos.
Minha avó quando queria retratar que nós estávamos com atitudes ruins e violentas, chamávamos de "Lampião" porque a fama deste homem pecaminoso não é boa.
Não sei pode-se classificar esse homem como sendo "pecaminoso" ... A noção de pecado é simplória e ele não tinha a ideia de q estava sendo um pecador, pois não estava sob uma égide de linha religiosa.
Minha avó , contava que o bando de lampião passou pelas terras do meu bisavô , e tacou o terror .. exigiram que lhes servissem comida , água e café , minha vó contava que passaram muito medo e ela ficou quase todo o tempo escondida .. pois era “ menina nova e bonita “ . Imaginem a fama desses criminosos ..
Gente, muito obg!! Sou pernambucana e é muito triste ver a figura de lampião endeusada. É difícil pq quem acha q tá defendendo sua "cultura" na verdade nem a conhece de verdade; ou se conhece, é conivente. Mais uma vez, obg!! De fato, lampião não representa nenhum cidadão de bem de Pernambuco.
até porque ela tacava o terror no interior, muitas das heranças da família da minha avó foram perdidas quando ele invadiu a cidade que a prima da minha avó morava e roubou a casa dela, ela até fugiu mas ficou coisa pra trás quando ela chegou tinha mais nada. Sou Alagoana mas a família da minha avó é pernambucana
Sou de Carnaíba, vizinha a Serra Talhada e realmente o povo idolatra esse ser. Lembro que na escola tinha até apresentação de dança do cangaço e a gente achava a coisa mais linda 😢 Mas a minha mãe contava cada estória macabra...
Lampião sempre será pra mim o homem mais cruel do Nordeste ele faz parte da nossa história e devemos te orgulho da nossa história volto a dizer pra mim lampião foi o homem mais cruel do Nordeste. Mais as pessoas precisa conhece a sua própria história eu odeio o. Cangaço mais amo a história porq assim eu vejo qual forte é meu povo nordestino q sofreu tanto nas mãos dos cangaceiro quanto nas mãos dos volantes policiais da época
É possível reconhecer a grandeza histórica de Lampião sem passar pano pra suas atitudes, agora, pior que Lampião tem hoje, na época, polícia, fazendeiros "coronéis" não eram flor que se cheire
Parabéns para Brasil Paralelo. Eu sou nordestino e moro aqui pertinho da grota do Angico, onde morreu Lampião. A entonação da voz, o texto e a narração estão muito adequados ao tema. Parabéns pelo conteúdo. E lampião era sanguinário. Não tinha nada de herói nele. Era mais um bandido.
Ele era bandido sim e o mais cruel do Nordeste mais devemos respeito a história por isso eu digo que a história deve se contada como aconteceu exemplo o pai de lampião nao morrer por disputa de terra !
@@DONORTEAOSUL116essa galera do eixo sul ao falar de temas Nordestinos deveriam consultar pesquisadores da região, vc observou bem o erro sobre a morte do pai de lampião ,mas tem outros , eles erraram nomes de cidades e de personagens citados, me parece até uma certa preguiça de pesquisar da parte deles!
A minha avó já idosa, conta que ele visitou a cidade em que ela morava na Bahia, ela o chama de monstro, e nos conta uma história; quando lampião estava na cidade, um homem tinha um cacho de bananas em sua casa, e este escondeu as bananas, pois era o único alimento que tinha para a família, a minha avó conta que ele entrou na casa do moço e encontrou as bananas escondidas e o fez comer o cacho de bananas. Uma história horrível. Eu penso que é essa juventude débil que tem lampião como herói, a maior parte das pessoas idosas do nordeste sabem bem quem era esse tal. Ele era um ser repugnante, não tinha o respeito e apoio das pessoas de bem.
@@FernandoAlves-ln7nt"Nas trilhas do rei do cangaço", "Os horrores do cangaço", "Sangue, prata e nordeste" e documentários que vc acha por aqui no UA-cam ao buscar pelo nome dele, inclusive um do Fatos Desconhecidos. Ambos os livros são completos e mostram como lampião não passa de um patético e medíocre assassino, estuprador e ladrão. Fizeram bem em degolar ele, não acha? 🥰
Sou do interior paraibano e aqui o imaginário a respeito do Cangaço é bastante romantizado. Semana passada inventaram uma Exposição " Cultural" na escola das crianças. Queriam as minhas, fantasiadas de Lampião e Maria Bonita. Não aceitei a proposta e na data da Exposição resolvi fazer outra outra atividade em família com elas. Temos que está atentos, tem uma guerra cultural acontecendo e os pequenos são os mais vulneráveis. Esse episódio reforçou ainda mais meu entendimento no assunto. Grata.
Lembro que quando eu assistia o alto da compadecida, sempre achei esquisito aquela cena onde aquele cangaceiro era absolvido. O cara era um bandido dos mais perigosos, mas ele não tinha culpa por que era uma vítima da sociedade, tipo nada haver cara.
Aí que entra a questão da doutrinação através da cultura ( filmes, músicas,etc) O Auto da Compadecida fez todo mundo se compadecer do cangaceiro, justificando sua brutalidade como auto defesa de tudo o que ele sofreu😢 ao mesmo tempo que fez a gente ter asco do padre e do bispo. C já parou pra pensar???
Por eu ser nordestino, fico ainda mais triste em saber que hoje as pessoas têm a imagem romantizada desse personagem monstruoso que aterrorizou o nordeste brasileiro.
Não é só a mídia não, minha avó foi contemporânea dele, mais nova, decerto, mas via ele como grande herói. Ela guardava com grande orgulho uma souvenir que receberá pessoalmente dele. Convém ressaltar que minha avó tinha horrores de esquerda e de comunistas. Mas ela comentava que ele era uma espécie de vingador, um anarquista que não se curvava aos desmandos e poderios dos "ricos", mas que também enriquecera... Afinal, é sempre sobre a usurpação. Nunca é em prol do bem comum ou do bem do outro, mas do bem que pode ser obtido, da vantagem conseguida e dos interesses pessoais. Isso vale para a política, a economia e o sistema dito "social"... Esse último até de caráter vingativo mesmo. Trabalhar que é bom, é para poucos. E os políticos alimentam a indústria da preguiça com bolsas e cotas.
ENGRAÇADO ESSAS PESSOAS DEMONISA OS CANGACEIROS! O RESTO SÃO AJINHOS 😅😅.. LAMPIÃO UNICI HEROI DESSE PAÍS..QUANDO ELE COMEÇOU A ENTENDER E SE ENTERESSAR PELA POLITICA AISIM FOI INTERESSANTE ELIMINAR ELE!..lindo é ver ISRAEL invadir terras Q não o pertence assasinar 15 mil civis entre esses 4 mil crianças HIPÓCRITAS.PRA SEMPRE LAMPIÃO.🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Sou do interior de Sergipe e minha avó conta que quando ela era pequena a cidade inteira teve que fugir só pelo fato do bando de lampião passar próximo a cidade.
Sou do interior de Sergipe também, minha bisavó contava que quando ele chegava nas cidades o pessoal tinha que matar as galinhas pra alimentar o bando dele, e se tivesse crianças pequenas chorando, ele jogava elas pra cima e aparava com um punhal
Esse programa é mais que necessário na sociedade, porque como já estão fazendo com uns que estão no poder, pitam uma imagem de bom moço que eles não eram e manipulam a sociedade. Parabéns BP
Minha mãe me disse que ouviu uma história de um senhor que conheceu Lampião: que ele invadiu uma casa e tinha um bebÊ chorando... Lampião jogou a criança para o alto e o espetou com um punhal... Eu queria crer que isso não podia ser verdade, que ninguém poderia ser tão cruel, mas depois que vi as atrocidades do Hamas, penso que pode ter acontecido mesmo, a maldade humana não tem limites...
pois é, sempre é assim com banddidus e eskerdopatas, eles não tem qualquer piedade de humanidade, sempre destroem inocentes para "defender" sua causa!! mas defender uma causa dessas, de trucidar inocentes, é completamente desumano, e tem que ser repudiado tanto quanto op bigodinho alemão, outro asssasssino monstruosoooo!! eskerda e bigodinho são iguais, pois não ligam para qualquer resquício de justiça e tratamento humanitário!! são mosntros apenas!!
Sou de Pernambuco, minha avó viu parte do bando depois de mortos e decapitados que chegavam em vagões. Cresci ouvindo muitas estórias que a mídia de merda havia romantizado sobre... Graças a Deus livre dessa mentira diabólica sobre a suposta bondade desse assassino e seu bando e tantos outros bandos de cangaceiros da época .
Sou do Nordeste e já ouvi péssimas histórias desse sujeito. Uma senhorinha contou que o pai dela escondia as filhas no canavial quando ficava sabendo que ele estava na cidade. A amiga da minha sogra tem parte de uma orelha cortada por ele, ela ainda era bem pequena quando ele fez essa atrocidade.
@@ucs3996 meu nessa época nossos bisavós já estavam prometido desde os 12 anos.para com essa ladainhas de comparar épocas estamos em 2023..lindo e perfeitos saoos pistoleiros americanos no oeste...erauma época violenta mas ti garanto as coisas boas de lampião no foi divulgada e nem será..não adiantaria somos um povo alienado.
Excelente! Meu bisavô era do Sertão daqui de Pernambuco e escreveu esse interessante texto abaixo em um jornal da época. "De tantos máos indivíduos a que temos conhecido, qual delles pode merecer de nós a pecha de bandido? Unisonamente, em côro, todos dirão: Lampião. Sim, eu também o digo: esse bipede, creatura inferior ao tigre e a panthera, porque estes lhe dão uma egregia licção quanto ao sentimento familiar, é sem duvida alguma a vergonha e a humiliação de nossa própria igual individualidade. Lampião, não há negar, detentor de um coração que se vulcanisa n’um vesuvio de crimes, é verdade um raro bandido. Ele gera e se nutre do crime. Esse homem que pela manhã fita o sol pelo orifício do cano longo de seu fuzil matador, que a noite banha a folha fria de seu punhal nos raios merencórios do luar, que mira farto de goso e sem remorso algum, ao corpo inanimado de sua presa, que conta sob gargalhas de seu bando as linhas douradas, numero de victimas, incrustadas na coronha de seu fuzil, que faz hygiene do mechanismo de sua arma com água de colônia e aromatisa as balas ponteagudas com perfume semelhante aos preferidos pelas filhas de Jericó, esse Lampião que semeia a dor e a viuvez, a orphandade e o algoz das donzelas, a violação dos lares e o exterior de corações paternos, é na realidade um bandido cuja compleição psychologica analysada por apropriados scientista daria ao mundo um laudo singular pelo valor de uma rara entidade peormente conhecida, por superior aos de mais tarados typos delinqüentes. Todas as suas forças psychicas são controladas para manter o afan do ódio contra todo que não oram pela sua plataforma. Elle professa a religião da crueldade e tanto rejubila-se com a sua horda sanguinária sobre os destroços da vida de um moço gentil, como canta com igual enthusiasmo a canção dos finados, por sobre a fronte gelada de um ancião, victimado por sua sanha.” -Oleron Barreto
Gostaria que BP fizesse um episódio sobre a coluna Prestes. Pois uma jornalista gaúcha nunca conseguiu publicar um livro onde ela desmistifica a fama da coluna Prestes. No livro ela entrevista várias pessoas, que infelizmente, hoje parece que já não estão vivas. Essas pessoas fazem relatos no livro, sobre os horrores que a coluna praticava por onde passava.
Eu sou baiana e conheci a história de lampião contada por minha avó paterna, ela contava que todos temiam a ele, ela é meu avô vieram fugidos da região onde eles moravam fugindo do norte da Bahia para o sul da Bahia fugindo da seca e da violência desse Lampião.
Quando criança fui ao Playcenter em São Paulo e tinha uma exposição sobre Lampião e uma representação com foto da cena das cabeças expostas!Agradeço a BP pelas explicações, pois cresci gostando das músicas sobre Lampião,dos filmes,da figura,sem entender o que representava ..ficava na mesma ignorância da minha mãe a respeito,mas meu pai tinha mais noção ..🙏🏾
Sou de Mossoró, e minha cidade tem uma história de resistência ao bando de Lampião. O cangaceiro quis extorquir nossa cidade, e por não conseguir, invadiu, mas foi expulso a tiros🔥
Tem um restaurante na orla em Aracaju, q é uma grande atração turística da cidade, q as portas do banheiro tem a figura dos cangaceiros de Lampiao. Essa é o tamanho da distorção da realidade!
O nome do município sergipano mencionado no caso do estupro no casamento hoje se chama Porto da Folha. Morei lá entre os anos de 2018 e 2021. Parabéns por mais um episódio desta nova série BP!
Na escola na minha época, empurravam a história dele como um herói do cangaçoo, lembro que na matéria de artes obrigaram a gente na semana cultural a dançar o Xote do Lampião vestido com as roupas que eles usavam...assistimos o filme de exaltação a ele, mas eu sempre fui questionadora e nunca comprei essa história, pq sim eles falam sobre as atrocidades que ele fazia, porém não com fatos e sim supõem como se fosse uma lenda que os policiais contavam, fica subentendido que pode ser ou pode não ser, como se ele fosse um justiceiro em nome dos pobres e oprimidos. Só depois de grande que fui saber a verdadeira face dessa história e agora com mais esclarecimentos.
Sou Nordestino, Pernambucano, sertanejo, moro vizinho a cidade de Serra talhada, Lampião fez muita crueldade nessa região, mas também perdeu muitos cangaceiro em alguns lugares que ele andava, era recebido a chumbo, ele sabia com quem estava se metendo, muito cruel, mas também muito atencioso com os seus. Meu bisavô o conheceu e contou muitas histórias sobre lampião.
Mais uma face oculta revelada. Muito bom esse programa. Será que podem fazer sobre o ídolo Zumbi dos Palmares? Dizem que ele também tinha uns podres pesados.
Apenas uma pequena correção nesse excelente documentário: no rosto de Maria Felismina estão marcadas as iniciais JB, isto é, José Baiano, o famoso "imediato" de Lampião. Era ele, Zé Baiano, que tinha por prática ferrar mulheres na face. Não que Lampião ignorasse esse fato. Parabéns pelo ótimo trabalho.
Esse homem era um bárbaro! Sua figura remonta o que conhecemos hoje como pistoleiro! No interior do Brasil está cheio de gente como ele: fazem qualquer tipo de "serviço" para coronéis e quase sempre estão ligados ao crime organizado tbm! Lampião não é pra ser reverenciado e sim, ter seu comportamento e fama evitados! Eu repudio veemente as práticas dele, que nunca militou pelos fracos e oprimidos! Militava por si mesmo e seu bando! 😤👎🏾
NOSSA! ESSE COMENTARISTA DA BRASIL PARARELO É EXCELENTE! VALEU PELA AQUISIÇÃO! MINHA FILHA É ESTUDANTE DE JORNALISMO E É ASSINANTE DA BRASIL PARALELO. HOJE EU ESTAVA CONVERSANDO COM MINHA ESPOSA E ELOGIANDO ESSE MARAVILHOSO CANAL! ELOGIANDO ESSES JOVENS JORNALISTAS DA BP . CHEGAMOS A UMA CONCLUSÃO QUE NOSSO PAÍS AINDA TEM JEITO. TEMOS ESPERANÇA DE UM FUTURO MELHOR DEVIDO AOS JOVENS ESTUDIOSOS DE DIREITA CONSERVADORA COMO MINHA FILHA E MEUS OUTROS FILHOS.
Lampião ja andava na vida errada junto com os seus irmãos , antes da morte do pai . Tiveram que mudar de lugar varias vezes por causa de tretas , quando a volante matou o pai dele , ele apenas entrou de vez no crime.
Boa noite. Bom trabalho chegaram perto, por terem sido curtos. Em Angico eram 50 policiais/volantes contra 38 cangaceiros. Os que restaram vivos, a maioria foram se entregando, fato chamado de as "entregas". A maioria teve que sair do sertão para não serem "justiçados", muitos pra SP, MG, RJ e capitais do NE. Se quiserem se aprofundar mais sobre a história fantasticamente macabra do cangaço aconselho que chamem pesquisadores sérios e isentos do nordeste como Aderbal Nogueira que tem seu canal e o Geraldo Júnior do canal Cangaçologia. Confesso que assisti com medo de ver várias deturpaçoes e fui surpreendido positivamente em relação ao que uma pessoa está fazendo em relação a esses personagens. Olhem a foto da moça que foi ferrada com as iniciais JB quem ferrou ela foi um cangaceiro José Baiano que está sendo chamado de "José Batista". Como eu disse, uma história fantástica e macabra e que para o bem do povo sertanejo acabou em 1938. Abs Carlos
João de Souza Lima e Aderbal Nogueira possuem um acervo muito importante e verdadeiro sobre o cangaço lampionico, os herdeiros do Dr. Antônio Amaury, também possuem talvez o maior acervo legítimo e verdadeiro, com documentos, depoimentos de remanescentes, tanto ex-cangaceiros, ex-coiteiros, ex-policiais e sertanejos.
@@franciscoruffeil477 correto, gosto muito do trabalho do Geraldo também. Quanto ao Aumary já se foi infelizmente. O que me dói é ver um curioso com uma pesquisa rala sobre essa história marcante de uma região do Brasil ganhar notoriedade, fama, dinheiro, sem provavelmente ter ido ao menos a Angico. Observação: Sou do Rio e sou apaixonado por história em geral e sim estive em Piranhas e Angico. Abs.
Parabéns a BP por mais um episódio excepcional de 'A Face Oculta', que indiscutivelmente já se destaca como a melhor do canal. Gostaria humildemente de sugerir a produção de um episódio dedicado a Nietzsche e Freud, dada a ampla reverência que essas figuras recebem, inclusive entre muitos de orientação política mais conservadora.
Por favor, façam uma homenagem singela a Sartre, é repugnante ver como meio acadêmico o trata como um semi Deus. Vcs fizeram uma linda homenagem a Simone e Foucault, acho que Sartre merece muito este singelo carinho!
Puxa, até que enfim um relato verdadeiro sobre o verdadeiro Lampião, nasci em serra talhada em 1981, criado em lagoa das dores estão distrito de Santa Cruz da baixa verde, minha bisavó, carinhosamente chamada de cümade Santa contava esta mesma história inclusive dando pouso ao bando de Lampião, ela muitas vezes os serviu quando passavam pelas caatingas de PE e PB.
Minha vó era do Ceará e quando éramos criança ela sempre contava a história que quando ela era criança e o lampião vinha com seu bando a mãe dela escondia ela , pq se o bando entrasse em uma casa e visse uma mulher bonita mesmo tendo 12 13 anos eles levavam embora com o bando e os pais não podiam falar nada . Ela dizia que quando eles chegavam tinham que preparar qualquer coisa pra eles comerem tinha que se virar mesmo não tendo pra eles mesmos .
Esse lado oculto, meu avô, na década de 70, quando eu tinha por volta de cinco anos de idade, me contou tudo sobre os crimes dele. No bairro do Méier, na rua Miguel Fernandes, quando ainda existiam os supermercados MarETerra e Sendas, barbeiros que gostavam de conversar e avôs que contavam suas aventuras e bravuras de juventude. Mesmo assim quis assistir esse episódio, porque gosto muito da sua maneira de narrar. 😀
Não tem nenhuma história em particular, quis apenas chamar a atenção de que a mídia já romantizava o Cangaço, na década de 70, a ponto de uma criança quase ter um bandido como referência, mas ainda existiam pessoas que estavam vivas já na época dos crimes de Virgulino e similares, de modo que dentro dos lares, os idosos iam desfazendo essa revisão histórica perversa. E os velhinhos nem faziam isso por razões tão complexas, era apenas revolta. Tentem imaginar, amigos, amanhã, o neto de vocês, por causa de músicas bem feitas, , seriados da TV, e filmes premiados, começarem a achar que o Beira-mar foi um herói. Vocês nem irão se dar ao trabalho de contar alguma história cabeluda deles, lá do banheiro, enquanto fazem a barba, irão gritar: "Tá errado essa matéria aí, Beira-mar era um bandido Sanguinário".
Meu pai adorava contar as histórias de lampião. Minha avó, mãe dele, viu quando criança as cabeças dos bandidos expostas em latas de óleo nas escadarias do quartel da PM.
É impressionante como o Lampião é idolatrado no Nordeste e sempre q alguém fala dos inúmeros crimes q ele e seu bando cometiam, justificam falando q as volantes também não eram corretas, como se isso limpasse a barra deles.
A história de Lampião e do cangaço são fascinantes, semelhante aos cowboys e foras da lei no Velho Oeste americano. Independente dele, Lampião, ter sido herói ou bandido. Mitos e lendas cercam a sua vida.
Um homem que hoje deveria receber o reconhecimento devido era o Tenente Zé Rufino! Este homem passou toda a sua vida de volante perseguindo este cangaceiro, e no fim o substituiram colocando outro em sua caçada. Hoje, segundo meu pai havia falado, o túmulo de Zé Rufino está totalmente abandonado, como o túmulo de um civil qualquer.😢
Sou sergipano, a família do meu pai é de uma cidade no interior do nordeste chamada Nossa senhora da Glória, minha mãe é de uma cidade no interior da Bahia, chamada Ribeira do pombal, a parte mais velha de ambas as famílias tem histórias sobre lampião, lembro bem da minha bisavó falando sobre, e bem, eles n falavam dele com o ar heroico q me passavam na escola não kkkk
Em minha região, aqui no sertão pernambucano há relatos de torturas e assassinatos por parte do cangaçeiro jararaca! Hoje tratado como um “santo” Mas por aqui o relato mais forte é que ele cortava a barriga de suas vítimas ainda vivas e deixava-às ir embora com as “tripas” arrastando
A família do lampião não era tão pobre como dizem e, lampião tinha ajuda de fazendeiros, políticos e Etc. Lampião não queria lutar contra sistema nenhum.
Fui apresentado a este canal através do episódio do quadro investigação paralela do Clodovil, onde os "apresentadores" sempre interrompiam o documentário com comentários desinteressantes em tom de "humor" e não gostei disso(minha opinião), mas agora vi este vídeo e estou impressionado com a qualidade editorial e talento do apresentador, espero que essa qualidade continue em todos os vídeos que acompanharei sendo inscrito desse canal.
O tema cangaço é muito interessante, complexo. Quanto mais conteudo sobre ele, mais somos capazes de entender todo o contexto do que ocorreu aqui no nordeste. Voces podem ampliar mais sobre esse tema, podendo entrevistar quem mais entende do assunto, como Frederico Pernambucano de Mello, Aderbal Nogueira, Robério Santos, etc. Parabéns pelo conteúdo, sou assinante e cada vez mais me surpreendo com tudo que fazem. Parabéns.
Adoro este programa. Saio sempre com o sentimento de "não sei se choro, ou se saio correndo". Como é difícil engolir a verdade por traz dos mitos que estão tão profundamente enraizados na nossa história.
A síndrome do herói marginal, infelizmente tão difundida em nossa cultura. As barbáries cometidas por Lampião podem ser comparadas aos atos terroristas do HAMAS no dia 07/10/2023. E infelizmente tem pessoas que as defenderam no passado e as defendem no presente. Muito triste...
Pra quem quer saber ,muito mais sobre a história do cangaço ,recomendo que assistam aos canais Cangaçologia, Cangaço na Literatura e Aderbal Nogueira . Saudações de Salvador Bahia .
So vendo onde esses personagens que tínhamos como herói vai terminar!!!! Parabéns, essa série da PB e muito boa e curta, bem simplificada, aguardando os próximos desmascarado
Minha vó que nasceu no interior da Bahia divisa com Sergipe contava pra minha mãe como um dia na infância fugiu da casa em que estava quando viu lampião e seus capangas se aproximando , todos tinham medo de morrer porque ele matava mesmo
Aqui na Bahia onde ele passou juntamente com seu bando, só deixou um rastro de dor, sangue e violência. Mas aqui mesmo, há quem o defenda e o coloque como herói. Meus avós contavam as histórias terríveis que vivenciaram com este homem.
Meu avô que nasceu no sertão em 1912 e morreu no início da década de 90, sabia de várias histórias sobre Lampião. Tinha uma música que ele cantava sobre Lampião. Ele dizia que um dos castigos aplicados por Lampião era fazer alguém comer um quilo de sal ou até a pessoa passar mal e morrer. Eles eram cruéis
Eu tive o privilégio de visitar a cidade onde mataram o cangaceiro. Piranhas, Alagoas. Um lugar muito bonito, às margens do São Francisco. Com muita história, cultura, comida a atrações turísticas no Rio São Francisco, como o famoso passeio de Catamarã pelos cânions e a noite do xaxado. Visitem esse lugar.
Garanta a promoção exclusiva: sitebp.la/momento-black-friday
Poxa podia ao menos verificar o nome do município de Sergipe onde ocorreu o caso do estupro da noiva. Não é Porto Folha, mas sim Porto da Folha - SE. Pode parecer pouca coisa, mas soa muito estranho para quem é sergipano e está acostumado a ouvir o nome correto do município
Infelizmente, não conseguimos colocar na minha tv, quando eu troca-la, com certeza porei.
Faltou chamar o Pavinatto pra falar sobre, inclusive escreveu um livro sobre esse assunto!
@@irenecestaro4653😊❤
Não achei a fonte bibliográfica na descrição
Lampião encontrou o rumo dele aqui em minha cidade, Mossoró. Os homens valentes de nossa cidade guardaram em segurança as mulheres e crianças e deram cabo desses bandidos. Jararaca, um membro do bando, foi sepultado no cemitério São Sebastião, aqui na cidade. Temos um memorial que conta toda a história, o “Memorial da Resistência”. Aqui Lampião é só um bandido que tirava o sossego dos sertanejos.
Luiz Gonzaga fala isso em uma música. Lampião pagou uma carreira dis cabras de Mossoró.
sim! para nós apenas um bandido
Sou fã número 1 dos resistentes de Mossoró!
A se tivesse outras cidades daquele jeito no nordeste!
Nossa! Não sabia
Pensar que hoje em dia não poderiam se defender, pq segundo o governo, eles eram apenas oprimidos da sociedade...
Sou professora de História, e tenho vergonha de trajar esse chapéu na festa de São João. Não aceito, justamente por saber, de que criatura se tratava.
parece que a historia não bem assim
Quem sabe quando Brasil parar de idolatrar " herois" como Vargas, Lampião, Lamarca e Mariguela, a gente comece a ir pra frente......
Essa mania de glamurizar criminosos e criminalidade, infelizmente, não existe só no Brasil.
Comece*
Pois é
@@brazilian_web_surfer 👍
Paulo Freire
Minha avó quando queria retratar que nós estávamos com atitudes ruins e violentas, chamávamos de "Lampião" porque a fama deste homem pecaminoso não é boa.
Vovó sabia das coisas
Não sei pode-se classificar esse homem como sendo "pecaminoso" ... A noção de pecado é simplória e ele não tinha a ideia de q estava sendo um pecador, pois não estava sob uma égide de linha religiosa.
Minha avó , contava que o bando de lampião passou pelas terras do meu bisavô , e tacou o terror .. exigiram que lhes servissem comida , água e café , minha vó contava que passaram muito medo e ela ficou quase todo o tempo escondida .. pois era “ menina nova e bonita “ . Imaginem a fama desses criminosos ..
Não era “lamparão”?
@@sampaiofilho-si5yycomo não? é claro que se sabia o que era certo e o que era errado.
Gente, muito obg!! Sou pernambucana e é muito triste ver a figura de lampião endeusada. É difícil pq quem acha q tá defendendo sua "cultura" na verdade nem a conhece de verdade; ou se conhece, é conivente.
Mais uma vez, obg!! De fato, lampião não representa nenhum cidadão de bem de Pernambuco.
até porque ela tacava o terror no interior, muitas das heranças da família da minha avó foram perdidas quando ele invadiu a cidade que a prima da minha avó morava e roubou a casa dela, ela até fugiu mas ficou coisa pra trás quando ela chegou tinha mais nada. Sou Alagoana mas a família da minha avó é pernambucana
Sou de Carnaíba, vizinha a Serra Talhada e realmente o povo idolatra esse ser. Lembro que na escola tinha até apresentação de dança do cangaço e a gente achava a coisa mais linda 😢 Mas a minha mãe contava cada estória macabra...
Lampião sempre será pra mim o homem mais cruel do Nordeste ele faz parte da nossa história e devemos te orgulho da nossa história volto a dizer pra mim lampião foi o homem mais cruel do Nordeste.
Mais as pessoas precisa conhece a sua própria história eu odeio o. Cangaço mais amo a história porq assim eu vejo qual forte é meu povo nordestino q sofreu tanto nas mãos dos cangaceiro quanto nas mãos dos volantes policiais da época
Abraço dó sul
É possível reconhecer a grandeza histórica de Lampião sem passar pano pra suas atitudes, agora, pior que Lampião tem hoje, na época, polícia, fazendeiros "coronéis" não eram flor que se cheire
Parabéns para Brasil Paralelo. Eu sou nordestino e moro aqui pertinho da grota do Angico, onde morreu Lampião. A entonação da voz, o texto e a narração estão muito adequados ao tema. Parabéns pelo conteúdo. E lampião era sanguinário. Não tinha nada de herói nele. Era mais um bandido.
Eu sou nordestino também, e moro no interior de PE. Eu faço da suas palavras as minhas 👏👏👏
Ele era bandido sim e o mais cruel do Nordeste mais devemos respeito a história por isso eu digo que a história deve se contada como aconteceu exemplo o pai de lampião nao morrer por disputa de terra !
@@DONORTEAOSUL116Issso mesmo!
@@Oscar-passa-pano Sergipe.
@@DONORTEAOSUL116essa galera do eixo sul ao falar de temas Nordestinos deveriam consultar pesquisadores da região, vc observou bem o erro sobre a morte do pai de lampião ,mas tem outros , eles erraram nomes de cidades e de personagens citados, me parece até uma certa preguiça de pesquisar da parte deles!
A minha avó já idosa, conta que ele visitou a cidade em que ela morava na Bahia, ela o chama de monstro, e nos conta uma história; quando lampião estava na cidade, um homem tinha um cacho de bananas em sua casa, e este escondeu as bananas, pois era o único alimento que tinha para a família, a minha avó conta que ele entrou na casa do moço e encontrou as bananas escondidas e o fez comer o cacho de bananas. Uma história horrível. Eu penso que é essa juventude débil que tem lampião como herói, a maior parte das pessoas idosas do nordeste sabem bem quem era esse tal. Ele era um ser repugnante, não tinha o respeito e apoio das pessoas de bem.
Era o comando vermelho de hoje, mas uma gangue menor.
Qual foi a cidade?
Por onde passou causou terror... aqui na Paraíba ele pouco veio. Mas mandou seu cabra de confiança atazanar a cidade de Sousa.
Não sei onde era essa cidade, mas creio que seja verdade, pois minha vó também contava esta e outras histórias horríveis.
É verdade eu era a banana
Esperando ansiosamente a face oculta de Paulo Freire!
Eita vou esperar ansiosa! Ótima ideia
Já tem.
Não há lado oculto de Lampião! A vida dele mostrou de forma clara de que se trata de um criminoso sanguinário, um facínora, um bandido.
Verdade. Eu fiquei pensando: se a face revelada dele já era ruim, o que podia ter na oculta
Você leu algum livro sobre ele??? Qual? Que autores??? kkkkkkkk.,... já leu algum livro na vida? Pode ser revistinha da Mônica.... leu????
@@FernandoAlves-ln7nt"Nas trilhas do rei do cangaço", "Os horrores do cangaço", "Sangue, prata e nordeste" e documentários que vc acha por aqui no UA-cam ao buscar pelo nome dele, inclusive um do Fatos Desconhecidos. Ambos os livros são completos e mostram como lampião não passa de um patético e medíocre assassino, estuprador e ladrão. Fizeram bem em degolar ele, não acha? 🥰
Face oculta é porque dão uma romantizada braba nele.
@@canal01cult igual o @FernandoAlves-In7nt, infelizmente.
Meu tio-bisavó foi um dos policiais que matou Lampião, ele até aparece em algumas fotos da época ao lado das cabeças do bando.
Como ele se chama?
Parabéns a ele por ter feito isso
Zé Saturnino o cabra que enfrentou lampião residente de Serra Talhada PE
Quem era o seu tio-bisavô?
Ganhou meu respeito e admiração.
Sou do interior paraibano e aqui o imaginário a respeito do Cangaço é bastante romantizado. Semana passada inventaram uma Exposição " Cultural" na escola das crianças. Queriam as minhas, fantasiadas de Lampião e Maria Bonita. Não aceitei a proposta e na data da Exposição resolvi fazer outra outra atividade em família com elas.
Temos que está atentos, tem uma guerra cultural acontecendo e os pequenos são os mais vulneráveis. Esse episódio reforçou ainda mais meu entendimento no assunto.
Grata.
Parabéns pela sua corretíssima ação.
Parabéns por não expor suas crianças à essa situação, eu agiria da mesma forma
Os "heróis" brasileiros parecem ter saído de contos de terror.
Lembro que quando eu assistia o alto da compadecida, sempre achei esquisito aquela cena onde aquele cangaceiro era absolvido. O cara era um bandido dos mais perigosos, mas ele não tinha culpa por que era uma vítima da sociedade, tipo nada haver cara.
Bem lembrado isso
Aí que entra a questão da doutrinação através da cultura ( filmes, músicas,etc) O Auto da Compadecida fez todo mundo se compadecer do cangaceiro, justificando sua brutalidade como auto defesa de tudo o que ele sofreu😢 ao mesmo tempo que fez a gente ter asco do padre e do bispo. C já parou pra pensar???
Também sempre achei estranho.
Sempre pensei isso também, reflexo do relativismo moral
Sempre falei sobre esta cena com minha esposa, de todos ali ele era o pior, e eles passam um pano pesado.
Por eu ser nordestino, fico ainda mais triste em saber que hoje as pessoas têm a imagem romantizada desse personagem monstruoso que aterrorizou o nordeste brasileiro.
Esse ser vulgo Lampião pra mim não passa de um bandido dos mais cruéis que já existiu no Brasil mas que a mídia podre insiste em fazer dele um herói
Não é só a mídia não, minha avó foi contemporânea dele, mais nova, decerto, mas via ele como grande herói.
Ela guardava com grande orgulho uma souvenir que receberá pessoalmente dele.
Convém ressaltar que minha avó tinha horrores de esquerda e de comunistas.
Mas ela comentava que ele era uma espécie de vingador, um anarquista que não se curvava aos desmandos e poderios dos "ricos", mas que também enriquecera... Afinal, é sempre sobre a usurpação.
Nunca é em prol do bem comum ou do bem do outro, mas do bem que pode ser obtido, da vantagem conseguida e dos interesses pessoais.
Isso vale para a política, a economia e o sistema dito "social"... Esse último até de caráter vingativo mesmo.
Trabalhar que é bom, é para poucos.
E os políticos alimentam a indústria da preguiça com bolsas e cotas.
Verdade verdadeira!
Lampião era o cara.
Se tu estudaste com mais profundidade a História do Brasil, não diria essa burrice.
@@clovescamposferraz3759justamente por estudar q ele fala isso. Só trata lampião como herói quem não estuda sobre ele.
Virgulino Ferreira, mais um pseudo herói da nossa história desmascarado pela Brasil Paralelo.🇧🇷🇧🇷
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Deve está queimando nos infernos!!!
@@mariadasgracaslucena1298Por falar nisto o próprio e citado na música Futebol no Inferno de Caju&Castanha,como estando lá!
ENGRAÇADO ESSAS PESSOAS DEMONISA OS CANGACEIROS! O RESTO SÃO AJINHOS 😅😅.. LAMPIÃO UNICI HEROI DESSE PAÍS..QUANDO ELE COMEÇOU A ENTENDER E SE ENTERESSAR PELA POLITICA AISIM FOI INTERESSANTE ELIMINAR ELE!..lindo é ver ISRAEL invadir terras Q não o pertence assasinar 15 mil civis entre esses 4 mil crianças HIPÓCRITAS.PRA SEMPRE LAMPIÃO.🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Sou do interior de Sergipe e minha avó conta que quando ela era pequena a cidade inteira teve que fugir só pelo fato do bando de lampião passar próximo a cidade.
Sou do interior de Sergipe também, minha bisavó contava que quando ele chegava nas cidades o pessoal tinha que matar as galinhas pra alimentar o bando dele, e se tivesse crianças pequenas chorando, ele jogava elas pra cima e aparava com um punhal
Esse programa é mais que necessário na sociedade, porque como já estão fazendo com uns que estão no poder, pitam uma imagem de bom moço que eles não eram e manipulam a sociedade. Parabéns BP
Sugestão para o "Face oculta": Padre Cícero, que tinha, inclusive, excelentes relações com Lampião.
Padre Cícero ?
Nos dias de hoje, os "lampiões" estão no STF, Senado, Governo....Fazem o mesmo que o lampião original, mas de forma lenta.
Esse apresentador é ótimo , parabéns a Brasil paralelo pela aquisição !
Vai ler sobre cangaço... ler não mata. Sei que é dificil para bolsominions., mas ler é a melhor forma de aprender
Minha mãe me disse que ouviu uma história de um senhor que conheceu Lampião: que ele invadiu uma casa e tinha um bebÊ chorando... Lampião jogou a criança para o alto e o espetou com um punhal... Eu queria crer que isso não podia ser verdade, que ninguém poderia ser tão cruel, mas depois que vi as atrocidades do Hamas, penso que pode ter acontecido mesmo, a maldade humana não tem limites...
Isso minha mãe fala que meus avôs diziam tbm eu não duvido misericórdia
Não duvido, são muitos os relatos desse tipo.
Hamas. Qualquer semelhança é mera coincidência?!
Isso é estória moça
pois é, sempre é assim com banddidus e eskerdopatas, eles não tem qualquer piedade de humanidade, sempre destroem inocentes para "defender" sua causa!! mas defender uma causa dessas, de trucidar inocentes, é completamente desumano, e tem que ser repudiado tanto quanto op bigodinho alemão, outro asssasssino monstruosoooo!! eskerda e bigodinho são iguais, pois não ligam para qualquer resquício de justiça e tratamento humanitário!! são mosntros apenas!!
Sou de Pernambuco, minha avó viu parte do bando depois de mortos e decapitados que chegavam em vagões. Cresci ouvindo muitas estórias que a mídia de merda havia romantizado sobre... Graças a Deus livre dessa mentira diabólica sobre a suposta bondade desse assassino e seu bando e tantos outros bandos de cangaceiros da época .
Sou do Nordeste e já ouvi péssimas histórias desse sujeito. Uma senhorinha contou que o pai dela escondia as filhas no canavial quando ficava sabendo que ele estava na cidade. A amiga da minha sogra tem parte de uma orelha cortada por ele, ela ainda era bem pequena quando ele fez essa atrocidade.
Abraço dó Paraná
Nessa época os pais já prometiasuas filhas parem de HIPOCRESIA .
@@romeucastro1799 ele usava as mulheres e depois descartava como se fosse lixo... ou seja, ele dava um fim nelas...
@@ucs3996 meu nessa época nossos bisavós já estavam prometido desde os 12 anos.para com essa ladainhas de comparar épocas estamos em 2023..lindo e perfeitos saoos pistoleiros americanos no oeste...erauma época violenta mas ti garanto as coisas boas de lampião no foi divulgada e nem será..não adiantaria somos um povo alienado.
@@romeucastro1799as coisas boas do lampião foi ser de esquerda, ser de esquerda te inocenta de todos os crimes, país em que o poste mija no cachorro
Por favor! Façam A Face Oculta de Gandhi!
Excelente! Meu bisavô era do Sertão daqui de Pernambuco e escreveu esse interessante texto abaixo em um jornal da época.
"De tantos máos indivíduos a que temos conhecido, qual delles pode merecer de nós a pecha de bandido? Unisonamente, em côro, todos dirão: Lampião. Sim, eu também o digo: esse bipede, creatura inferior ao tigre e a panthera, porque estes lhe dão uma egregia licção quanto ao sentimento familiar, é sem duvida alguma a vergonha e a humiliação de nossa própria igual individualidade. Lampião, não há negar, detentor de um coração que se vulcanisa n’um vesuvio de crimes, é verdade um raro bandido. Ele gera e se nutre do crime.
Esse homem que pela manhã fita o sol pelo orifício do cano longo de seu fuzil matador, que a noite banha a folha fria de seu punhal nos raios merencórios do luar, que mira farto de goso e sem remorso algum, ao corpo inanimado de sua presa, que conta sob gargalhas de seu bando as linhas douradas, numero de victimas, incrustadas na coronha de seu fuzil, que faz hygiene do mechanismo de sua arma com água de colônia e aromatisa as balas ponteagudas com perfume semelhante aos preferidos pelas filhas de Jericó, esse Lampião que semeia a dor e a viuvez, a orphandade e o algoz das donzelas, a violação dos lares e o exterior de corações paternos, é na realidade um bandido cuja compleição psychologica analysada por apropriados scientista daria ao mundo um laudo singular pelo valor de uma rara entidade peormente conhecida, por superior aos de mais tarados typos delinqüentes.
Todas as suas forças psychicas são controladas para manter o afan do ódio contra todo que não oram pela sua plataforma. Elle professa a religião da crueldade e tanto rejubila-se com a sua horda sanguinária sobre os destroços da vida de um moço gentil, como canta com igual enthusiasmo a canção dos finados, por sobre a fronte gelada de um ancião, victimado por sua sanha.” -Oleron Barreto
Gostaria que BP fizesse um episódio sobre a coluna Prestes. Pois uma jornalista gaúcha nunca conseguiu publicar um livro onde ela desmistifica a fama da coluna Prestes. No livro ela entrevista várias pessoas, que infelizmente, hoje parece que já não estão vivas. Essas pessoas fazem relatos no livro, sobre os horrores que a coluna praticava por onde passava.
UP
Up
Quem é essa jornalista? Esse livro não foi nem publicado online? Fiquei interessado em saber mais.
👏🏻👏🏻👏🏻
O que é coluna prestes?
Meu bisavô conheceu Lampião. Era muito temido por onde passava.
Eu sou baiana e conheci a história de lampião contada por minha avó paterna, ela contava que todos temiam a ele, ela é meu avô vieram fugidos da região onde eles moravam fugindo do norte da Bahia para o sul da Bahia fugindo da seca e da violência desse Lampião.
Quando criança fui ao Playcenter em São Paulo e tinha uma exposição sobre Lampião e uma representação com foto da cena das cabeças expostas!Agradeço a BP pelas explicações, pois cresci gostando das músicas sobre Lampião,dos filmes,da figura,sem entender o que representava ..ficava na mesma ignorância da minha mãe a respeito,mas meu pai tinha mais noção ..🙏🏾
Percebi o mesmo
Sou de Mossoró, e minha cidade tem uma história de resistência ao bando de Lampião. O cangaceiro quis extorquir nossa cidade, e por não conseguir, invadiu, mas foi expulso a tiros🔥
Siiim. Resistimos! 🔥
Tem um restaurante na orla em Aracaju, q é uma grande atração turística da cidade, q as portas do banheiro tem a figura dos cangaceiros de Lampiao. Essa é o tamanho da distorção da realidade!
Nesse restaurante não vou.
O nome do município sergipano mencionado no caso do estupro no casamento hoje se chama Porto da Folha. Morei lá entre os anos de 2018 e 2021. Parabéns por mais um episódio desta nova série BP!
Na escola na minha época, empurravam a história dele como um herói do cangaçoo, lembro que na matéria de artes obrigaram a gente na semana cultural a dançar o Xote do Lampião vestido com as roupas que eles usavam...assistimos o filme de exaltação a ele, mas eu sempre fui questionadora e nunca comprei essa história, pq sim eles falam sobre as atrocidades que ele fazia, porém não com fatos e sim supõem como se fosse uma lenda que os policiais contavam, fica subentendido que pode ser ou pode não ser, como se ele fosse um justiceiro em nome dos pobres e oprimidos. Só depois de grande que fui saber a verdadeira face dessa história e agora com mais esclarecimentos.
Meu avô sempre contou essas histórias horríveis pra gente
Sou Nordestino, Pernambucano, sertanejo, moro vizinho a cidade de Serra talhada, Lampião fez muita crueldade nessa região, mas também perdeu muitos cangaceiro em alguns lugares que ele andava, era recebido a chumbo, ele sabia com quem estava se metendo, muito cruel, mas também muito atencioso com os seus.
Meu bisavô o conheceu e contou muitas histórias sobre lampião.
Mais uma face oculta revelada. Muito bom esse programa. Será que podem fazer sobre o ídolo Zumbi dos Palmares? Dizem que ele também tinha uns podres pesados.
Apenas uma pequena correção nesse excelente documentário: no rosto de Maria Felismina estão marcadas as iniciais JB, isto é, José Baiano, o famoso "imediato" de Lampião. Era ele, Zé Baiano, que tinha por prática ferrar mulheres na face. Não que Lampião ignorasse esse fato. Parabéns pelo ótimo trabalho.
Esse homem era um bárbaro! Sua figura remonta o que conhecemos hoje como pistoleiro! No interior do Brasil está cheio de gente como ele: fazem qualquer tipo de "serviço" para coronéis e quase sempre estão ligados ao crime organizado tbm! Lampião não é pra ser reverenciado e sim, ter seu comportamento e fama evitados! Eu repudio veemente as práticas dele, que nunca militou pelos fracos e oprimidos! Militava por si mesmo e seu bando! 😤👎🏾
Sou de Sergipe e meus avós contam histórias cruéis da passagem de Lampião no sertão onde eles viviam. É lamentável ver gente idolatrando...
Sou do Paraná nunca tinha ouvido falar
NOSSA! ESSE COMENTARISTA DA BRASIL PARARELO É EXCELENTE! VALEU PELA AQUISIÇÃO! MINHA FILHA É ESTUDANTE DE JORNALISMO E É ASSINANTE DA BRASIL PARALELO. HOJE EU ESTAVA CONVERSANDO COM MINHA ESPOSA E ELOGIANDO ESSE MARAVILHOSO CANAL! ELOGIANDO ESSES JOVENS JORNALISTAS DA BP . CHEGAMOS A UMA CONCLUSÃO QUE NOSSO PAÍS AINDA TEM JEITO. TEMOS ESPERANÇA DE UM FUTURO MELHOR DEVIDO AOS JOVENS ESTUDIOSOS DE DIREITA CONSERVADORA COMO MINHA FILHA E MEUS OUTROS FILHOS.
Lampião ja andava na vida errada junto com os seus irmãos , antes da morte do pai . Tiveram que mudar de lugar varias vezes por causa de tretas , quando a volante matou o pai dele , ele apenas entrou de vez no crime.
Boa noite. Bom trabalho chegaram perto, por terem sido curtos. Em Angico eram 50 policiais/volantes contra 38 cangaceiros. Os que restaram vivos, a maioria foram se entregando, fato chamado de as "entregas". A maioria teve que sair do sertão para não serem "justiçados", muitos pra SP, MG, RJ e capitais do NE. Se quiserem se aprofundar mais sobre a história fantasticamente macabra do cangaço aconselho que chamem pesquisadores sérios e isentos do nordeste como Aderbal Nogueira que tem seu canal e o Geraldo Júnior do canal Cangaçologia.
Confesso que assisti com medo de ver várias deturpaçoes e fui surpreendido positivamente em relação ao que uma pessoa está fazendo em relação a esses personagens. Olhem a foto da moça que foi ferrada com as iniciais JB quem ferrou ela foi um cangaceiro José Baiano que está sendo chamado de "José Batista".
Como eu disse, uma história fantástica e macabra e que para o bem do povo sertanejo acabou em 1938.
Abs Carlos
João de Souza Lima e Aderbal Nogueira possuem um acervo muito importante e verdadeiro sobre o cangaço lampionico, os herdeiros do Dr. Antônio Amaury, também possuem talvez o maior acervo legítimo e verdadeiro, com documentos, depoimentos de remanescentes, tanto ex-cangaceiros, ex-coiteiros, ex-policiais e sertanejos.
@@franciscoruffeil477 correto, gosto muito do trabalho do Geraldo também. Quanto ao Aumary já se foi infelizmente. O que me dói é ver um curioso com uma pesquisa rala sobre essa história marcante de uma região do Brasil ganhar notoriedade, fama, dinheiro, sem provavelmente ter ido ao menos a Angico.
Observação: Sou do Rio e sou apaixonado por história em geral e sim estive em Piranhas e Angico. Abs.
Parabéns a BP por mais um episódio excepcional de 'A Face Oculta', que indiscutivelmente já se destaca como a melhor do canal. Gostaria humildemente de sugerir a produção de um episódio dedicado a Nietzsche e Freud, dada a ampla reverência que essas figuras recebem, inclusive entre muitos de orientação política mais conservadora.
Up
Por isso que eu amo a BP... por esses trabalhos e outros mais que mostram notícias que ninguém mostra. Valeu BP
A face oculta é um dos melhores quadros da Brasil Paralelo, não perco um
Sugestão: A face oculta de Paulo Freire.
Os sertanejos não admiravam esse bandido, eles o temiam
Por favor, façam uma homenagem singela a Sartre, é repugnante ver como meio acadêmico o trata como um semi Deus. Vcs fizeram uma linda homenagem a Simone e Foucault, acho que Sartre merece muito este singelo carinho!
Sugestão: Face oculta Raul Seixas
Super apoiado!
Boa face oculta de raul Seixas.
Envia um email
Essa série de vídeos "face oculta" são MUITO BONS, dá vontade de maratonar todos.
Puxa, até que enfim um relato verdadeiro sobre o verdadeiro Lampião, nasci em serra talhada em 1981, criado em lagoa das dores estão distrito de Santa Cruz da baixa verde, minha bisavó, carinhosamente chamada de cümade Santa contava esta mesma história inclusive dando pouso ao bando de Lampião, ela muitas vezes os serviu quando passavam pelas caatingas de PE e PB.
Eles achavam pessoas que os ajudavam
@@devanildesmagalhaes7247 se não " ajudassem" eram mortos😀🤦♂️
Minha vó era do Ceará e quando éramos criança ela sempre contava a história que quando ela era criança e o lampião vinha com seu bando a mãe dela escondia ela , pq se o bando entrasse em uma casa e visse uma mulher bonita mesmo tendo 12 13 anos eles levavam embora com o bando e os pais não podiam falar nada . Ela dizia que quando eles chegavam tinham que preparar qualquer coisa pra eles comerem tinha que se virar mesmo não tendo pra eles mesmos .
Esse lado oculto, meu avô, na década de 70, quando eu tinha por volta de cinco anos de idade, me contou tudo sobre os crimes dele. No bairro do Méier, na rua Miguel Fernandes, quando ainda existiam os supermercados MarETerra e Sendas, barbeiros que gostavam de conversar e avôs que contavam suas aventuras e bravuras de juventude. Mesmo assim quis assistir esse episódio, porque gosto muito da sua maneira de narrar. 😀
Poxa, escreveu tudo isso e não contou nenhuma história 😂😂😂
@@emilycarvalho9 verdade, não tinha parado para pensar nisso, rsrsrs...
Respondeu o comentario e continua sem contar alguma história...conta alguma história aí meu amigo, conta que o povo gosta
Não tem nenhuma história em particular, quis apenas chamar a atenção de que a mídia já romantizava o Cangaço, na década de 70, a ponto de uma criança quase ter um bandido como referência, mas ainda existiam pessoas que estavam vivas já na época dos crimes de Virgulino e similares, de modo que dentro dos lares, os idosos iam desfazendo essa revisão histórica perversa. E os velhinhos nem faziam isso por razões tão complexas, era apenas revolta. Tentem imaginar, amigos, amanhã, o neto de vocês, por causa de músicas bem feitas, , seriados da TV, e filmes premiados, começarem a achar que o Beira-mar foi um herói. Vocês nem irão se dar ao trabalho de contar alguma história cabeluda deles, lá do banheiro, enquanto fazem a barba, irão gritar: "Tá errado essa matéria aí, Beira-mar era um bandido Sanguinário".
Fale sobre a Frida Khalo!!
Nesse época o Brasil ja estava mostrando indícios que algo de errado não tava certo e hoje vemos o resultado
Meu pai adorava contar as histórias de lampião. Minha avó, mãe dele, viu quando criança as cabeças dos bandidos expostas em latas de óleo nas escadarias do quartel da PM.
É impressionante como o Lampião é idolatrado no Nordeste e sempre q alguém fala dos inúmeros crimes q ele e seu bando cometiam, justificam falando q as volantes também não eram corretas, como se isso limpasse a barra deles.
Lampião era muito acolhido pelo Padre Cícero, recebia apoio dele, triste ver que esse Padre é "adorado".
O canal o cansaço na literatura tem muito material sobre esse tema.o professor Robério tem vasto conhecimento é um grande pesquisador!
Canal do Aderbal Nogueira é muito bom, Tem entrevista com ex cangaceiros e policiais.
Sinto bem estar a ouvir brasil paralelo
Boa noite
Lampião não é herói de nada apenas nas cabeças dos bandidos.
Brasil Paralelo sempre surpreendendo!!! ❤ Que voz! Que locução!!! Parabéns, César Almir!!! 👏🏾👏🏾👏🏾
A história de Lampião e do cangaço são fascinantes, semelhante aos cowboys e foras da lei no Velho Oeste americano. Independente dele, Lampião, ter sido herói ou bandido. Mitos e lendas cercam a sua vida.
Faz a face oculta de Karl Marx, por favor.
Um homem que hoje deveria receber o reconhecimento devido era o Tenente Zé Rufino! Este homem passou toda a sua vida de volante perseguindo este cangaceiro, e no fim o substituiram colocando outro em sua caçada.
Hoje, segundo meu pai havia falado, o túmulo de Zé Rufino está totalmente abandonado, como o túmulo de um civil qualquer.😢
Sou sergipano, a família do meu pai é de uma cidade no interior do nordeste chamada Nossa senhora da Glória, minha mãe é de uma cidade no interior da Bahia, chamada Ribeira do pombal, a parte mais velha de ambas as famílias tem histórias sobre lampião, lembro bem da minha bisavó falando sobre, e bem, eles n falavam dele com o ar heroico q me passavam na escola não kkkk
Em minha região, aqui no sertão pernambucano há relatos de torturas e assassinatos por parte do cangaçeiro jararaca! Hoje tratado como um “santo”
Mas por aqui o relato mais forte é que ele cortava a barriga de suas vítimas ainda vivas e deixava-às ir embora com as “tripas” arrastando
Esse episódio da face o culta vai ser um bom aperitivo para depois ler livro do pavinato
Vey, meu bisavô ligou junto com Lampião, fez muita atrocidades. Mainha conta que meu bisavô dava muito medo, até o falar dele.
A família do lampião não era tão pobre como dizem e, lampião tinha ajuda de fazendeiros, políticos e Etc. Lampião não queria lutar contra sistema nenhum.
Se tinha foto não era pobre não 😂
Fui apresentado a este canal através do episódio do quadro investigação paralela do Clodovil, onde os "apresentadores" sempre interrompiam o documentário com comentários desinteressantes em tom de "humor" e não gostei disso(minha opinião), mas agora vi este vídeo e estou impressionado com a qualidade editorial e talento do apresentador, espero que essa qualidade continue em todos os vídeos que acompanharei sendo inscrito desse canal.
O tema cangaço é muito interessante, complexo. Quanto mais conteudo sobre ele, mais somos capazes de entender todo o contexto do que ocorreu aqui no nordeste. Voces podem ampliar mais sobre esse tema, podendo entrevistar quem mais entende do assunto, como Frederico Pernambucano de Mello, Aderbal Nogueira, Robério Santos, etc. Parabéns pelo conteúdo, sou assinante e cada vez mais me surpreendo com tudo que fazem. Parabéns.
Brasil Paralelo sempre trazendo cultura de verdade.
Adoro este programa. Saio sempre com o sentimento de "não sei se choro, ou se saio correndo". Como é difícil engolir a verdade por traz dos mitos que estão tão profundamente enraizados na nossa história.
Deveriam ter mencionado o Padre Cícero de quem ele era muito afeiçoado.
Fico ansiosa esperando de quem será a próxima face oculta
Até hoje é cultuado no nordeste. Não há uma única feirinha de artesanato onde não haja souvenirs com a face desse senhor e sua mulher.
Esse daí nem tem face oculta, é explícita mesmo
Os heróis desse povo explica o caráter nada oculto, e a razão do porquê fazem apologia a tudo que não presta.🙃
Meu Deus.... Que maravilhoso... Que orgulhou... Parabéns mais uma vez equipe....❤
No jornal da época oferecendo recompensa para quem capturasse Lampião. A recompensa se fosse hoje, seria algo em torno de 6 milhões de reais. Eita!
A síndrome do herói marginal, infelizmente tão difundida em nossa cultura. As barbáries cometidas por Lampião podem ser comparadas aos atos terroristas do HAMAS no dia 07/10/2023. E infelizmente tem pessoas que as defenderam no passado e as defendem no presente. Muito triste...
Pra quem quer saber ,muito mais sobre a história do cangaço ,recomendo que assistam aos canais Cangaçologia, Cangaço na Literatura e Aderbal Nogueira .
Saudações de Salvador Bahia .
So vendo onde esses personagens que tínhamos como herói vai terminar!!!! Parabéns, essa série da PB e muito boa e curta, bem simplificada, aguardando os próximos desmascarado
Esse coroa manda muito bem contando as histórias.
São histórias que nunca sonhei escutar...a face obscura atrás dos "heróis"
Faz Face Oculta de Zumbi dos Palmares!
Minha vó que nasceu no interior da Bahia divisa com Sergipe contava pra minha mãe como um dia na infância fugiu da casa em que estava quando viu lampião e seus capangas se aproximando , todos tinham medo de morrer porque ele matava mesmo
Brasil paralelo sempre espetacular!!!
Aqui na Bahia onde ele passou juntamente com seu bando, só deixou um rastro de dor, sangue e violência. Mas aqui mesmo, há quem o defenda e o coloque como herói. Meus avós contavam as histórias terríveis que vivenciaram com este homem.
Excelente documentário, como sempre.
Muito bom
Essa série é muito Top!
Meu avô que nasceu no sertão em 1912 e morreu no início da década de 90, sabia de várias histórias sobre Lampião. Tinha uma música que ele cantava sobre Lampião. Ele dizia que um dos castigos aplicados por Lampião era fazer alguém comer um quilo de sal ou até a pessoa passar mal e morrer. Eles eram cruéis
Parabéns à BP por este programa. Gostei demais.
Conte nos sobre a face oculta dos heróis de direita também, é adorável ver essa briga entre direita e esquerda rs
Bom saber que a bp ira falar sobre esse mal carater que o sistema tenta estabelecer cimo herói
Fale assim de titio não.
Concordo com vc.
Perfeitamente. Isso era um tremendo bandido criminoso. Muito cruel. 🇧🇷🇮🇱🇮🇱🇬🇧🇬🇧✌👍✌👍✌✌👍🤣🦜🤣🐦🤣🤣
TRUCIDAS HOMENS E ESTUPRAVA MULHERES INDISCRIMINADAMENTE, SEGUNDO O JORNAL DA ÉPOCA.
Zé Baiano ferrava as mulheres, não Lampião.
Eu tive o privilégio de visitar a cidade onde mataram o cangaceiro. Piranhas, Alagoas. Um lugar muito bonito, às margens do São Francisco. Com muita história, cultura, comida a atrações turísticas no Rio São Francisco, como o famoso passeio de Catamarã pelos cânions e a noite do xaxado. Visitem esse lugar.
O BP é excelente!