Quando eu descobri o quanto o Yago é detestado pelos católicos eu achei bem engraçado, os caras surtam de uma forma como se o Yago fosse o próprio diabo kkkkkkk
Acho que é por que o Yago possui argumentos muito inteligentes e muito bem fundamentados... São argumentos fortes, e por eles não conseguirem dar argumentos que batam de frente, ficam nervosos. E começam com a tática olavista de atacar a pessoa ao invés de combater as ideias defendidas por essa pessoa. Não sou calvinista, mas o Yago é uma pessoa muito inteligente e aprendo muito com os vídeos dele. Descobri que era um cristão que ainda precisava amadurecer muito na fé...
Detalhe interessante: Católicos adoram falar da Septuaginta, e usam esse argumento o tempo todo, mas não mencionam que: 1- Septuaginta nunca foi um Canon 2- Ela não tem somente os livros que ELES tem por canônicos 3- Os apóstolos não usaram NENHUM desses livros 4- Os judeus da época NÃO USARAM nenhum desses livros 5- Josefo e Filon de Alexandria desconhecem esses livros como canônicos, e isso décadas antes do tal sínodo de Jamnia que os católicos gostam tanto de citar 6- A Enciclopédia Judaica se refere a esses livros como Apócrifos ou nunca aceitos no Canon Hebreu 7- A tradição rabínica afirma que livros escritos depois do período persa não são inspirados 8- Os cristãos séculos afora rejeitaram esses livros como canônicos, e eu tenho uma lista de mais de 20 nomes que vão de Melito de Sardes ao cardeal Caetano no século 16 provando isso 9- A primeira decisão de Roma sobre isso foi no concílio de Trento 10- Os ortodoxos tem um Canon ora menor, ora mais elástico que o deles, quem disse que o Canon romano é o correto e porquê?
O Concílio de Trento não acrescentou livro algum ao cânon bíblico que já tinha sido definido e reafirmado pelos concílios de Roma (382), Hipona (393), Cartago (397 e 419), Niceia (787) e Florença (1442).
O Novo Testamento fez amplo uso da Septuaginta, inclusive dos livros deuterocanônicos, como, por exemplo: Tobias (em Mateus e Apocalipse), Sabedoria de Salomão (em Romanos), Sabedoria de Sirac (em Lucas e Tiago), 1 e 2 Macabeus (em João e Hebreus).
@@JorgeHenrique79 Damaso não cita Baruc em 382 Além disso Melito de Sardes Orígenes Vitorino Rufino de Aquileia Júlio Africano Cirilo de Alexandria Jerônimo Atanásio de Alexandria Aprígio de Beja Cesário de Arles Gregório Magno (que chama Macabeus de não canônico) Beda o Venerável João Damasceno Concílio de Laodicéia Ruperto de Deutz Haimo de Hauberstadt Hugo de São Vitor Ricardo de São Vitor Glossa Ordinária Nicolau de Lira Cardeal Ximenis Cardeal Caetano Todos eles rejeitam total ou parcialmente esses livros. E não seja desonesto parça, dando um caráter universal a concílios locais, que eu não caio nessa pilha.
@@JorgeHenrique79 ah sim, fiz quatro artigos mostrando que não só os apóstolos não usaram os Apócrifos como não tem uma citação sequer desses livros no NT - ainda falta sabedoria e Eclesiástico. Outra coisa, não seja desonesto ao ponto de não dizer que a PRIMEIRA DECISÃO DE ROMA foi em TRENTO ok? Florença de acordo com a Enciclopédia Católica apenas afirmou de a inspiração das Escrituras mas deixou o termo "canônico" de fora. Mais uma coisa, quem disse que é Roma quem deve definir o que é canônico ou não, se a sua própria igreja admitiu no Concílio Vaticano I que não definiu ou aprovou nada da Bíblia? Acha que engana quem? Tenta de novo que essa foi bem fora.
@@thiagodutra7474 Em sua Carta 39, Santo Atanásio de Alexandria divide os livros bíblicos em três grupos: 1 - Antigo Testamento: 21 (ou 23) livros da Bíblia Hebraica + Baruc e a Carta de Jeremias; 2 - Novo Testamento: os atuais 27 livros; 3 - Livros de leitura edificante (utilizados na instrução dos catecúmenos): Ester, Judite, Tobias, Sabedoria de Sirac, Sabedoria de Salomão, Didaqué e Pastor de Hermas. Da lista de Atanásio, o Magistério da Igreja Católica só não reconheceu a canonicidade de dois livros: Didaqué e Pastor de Hermas. Para Atanásio, livros apócrifos eram aqueles que deveriam ser rejeitados por serem heréticos.
Gostaria de um vídeo expondo o contexto cultural, social, político econômico de quando a septuaginta foi adotada. Talvez assim, com mais detalhes, alguns que não estão na obscuridade intelectual pudessem perceber que a questão foi mais política que teológica. Deixando evidente que tem gente que se acha maior que Jesus e até descordar dEle, mas, Ele é o caminho a verdade e a vida. E é o Espírito Santo que nos convence, então, sejam cheios do Espírito Santo de Deus!!!!
Vi uma mensagem aqui que acho que foi apagada, em que a pessoa riu por causa da referência à "altar" e "santuário". Há diferença entre ambos. O lugar onde se concentrava o culto dos israelitas: dentro desse templo havia um local mais reservado chamado de Santo dos Santos. A importância desse local era muito grande porque uma vez por ano o Sumo Sacerdote, fazendo o papel de mediador entre Deus e os homens, entrava nesse local para levar o pedido de perdão pelos pecados de todo o povo. Era um local que representava a presença viva de Deus. Somente o Sumo Sacerdote tinha permissão de entrar ali, o acesso era restrito. Qualquer outro que entrasse seria morto.
Ficou não. Pq usamos a Crítica Textual pra ela nos ajudar com os problemas do Texto Massorético, mas não para substituí-lo totalmente pela LXX, por exemplo. No mais, usamos LXX e Qumram a título de comparação e enriquecimento manuscritologico. Coisas que os cristãos já fazem há muito tempo, né? Pesquisa dps sobre a Hexapla, de Orígenes. Abraços
Está certo em parte. Mas vemos partes da Bíblia que foram utilizadas pelos cristãos por 2 milênios e preservadas de formas diferentes (ou até traduções) sendo "cortadas" do cânon. Se a intenção fosse estudar a formação do texto já estabelecido seria ótima ferramenta. Mas virou um instrumento para por em dúvida o texto sagrado.
Caraca, fui no último vídeo do Conde e sinceramente, fiquei muito triste. Não consigo entender como pessoas que para defender sua crença teológica tenham que se rebaixar tanto a ponto de falar tantas barbaridades a respeito de outra pessoa. A idolatria é tão grande que, ao invés de nutrir uma imagem de um cristão que, mesmo falho, não abre mão de valores cristãos para defender uma instituição(ICAR). A minha denominação nunca estará acima dos valores cristãos. A verdadeira igreja não Cristo não está contida em templos, a igreja de Cristo é um povo. Me senti extremamente mal ao ver atitudes como estás dos católicos, ao mesmo tempo me senti extremamente impotente por não conseguir sequer abrir os olhos de pelo menos alguns. O ataque pessoal potencializado na internet diz mais sobre quem ataca do que sobre o atacado.
Eles são muito bitolados. Especialmente esses da internet, de uma suposta linha mais purista da igreja de Roma... Mas creia, nem todos são assim. Há católicos muito amáveis tb, graças a Deus!
@@josueinhan8436 Entendi. Mas, foi justamente isto que me deixou entristecido. Tenho alguns amigos católicos praticantes e nunca os vi agindo dessa maneira.
Pra ele é suave, depois é só ir no padre e confessar e tá tudo certo👍 o pior que não é só ele no vídeo não, o pessoal dos comentários é cheio de ódio a nível de falar coisas bem nojentas, como chamar de " igreja de cadelas no cio", é incrível que oque vale para eles é a denominação e não a conduta cristã
*Protestante* : A *Católicos* : você é da descendencia da serpente, quem nao tem Maria por mãe nao pode ter Deus por pai, Se a terra que Jesus pisou é santa imagine o ventre que o Gerou, a aaaa minha igreja de mais de 2000 anos de tradição e a sua??, você adorador de Luteeeero, sua seita do diaaaabo, nos temos a missa e o sacrifício vocês tem pão de padaria. pode ser engraçado mas é trágico, vamos orar
Mas não é estranho dizer que o "verdadeiro cristianismo " só surgiu 1500 anos depois de Cristo? E que a Fé católica ou ortodoxa está toda errada é só Lutero ou Calvino conseguiram achar a doutrina correta depois de séculos?
@@victorcastela5413 a fé protestante n é uma nova fé surgida 1500 anos dps... é um retorno às raízes doutrinárias dos primeiros séculos, após a igreja católica se corromper...
@@victorcastela5413 não faz o menor sentido o que tu fala, tentando jogar argumenti tenporal. O protestantismo foi justamente uma tentativa de retornar ao cristianismo clássico da igreja primitiva, da patristica, que com o tempo foi se deturpando com influências do estado, esse é o ponto, Lutero e Calvino dentre outros reformadores não "criaram uma nova igreja", mas sim a definição agostiniana de Igreja invisível, que está acima de uma instituição romana, ela é o una e apostólica, como usada por Inácio de Antioquia katholikos, para definir o conjunto geral de crentes da época e não o bispado romano.
@@lazaroDeQueiroz Está farto do seu semalhante? Dos seus irmãos que também são filhos de Deus, assim como você? Acha que os católicos não podem ouvir sobre a crença dos seus outros irmãos? Você se acha o escolhido pelo Senhor e que somente você é digno da palavra? Infelizmente eu vi muitos outros comentários como o seu nesse vídeo, é triste ver que aqueles corrompidos pelo radicalismo e cegueira sobre seus próprios pecados estão tão entranhados sobre a palavra do senhor. Rezo muito que o preconceito se acabe nesse mundo, mas sabemos que o mal também existe e ele está agindo sobre os atos pecaminosos de nossos irmãos.
@@everton8382 Contradição? É um problema um católico ter a vontade de conhecer como funciona a crença de seus outros irmãos? Não sente vergonha de dizer isso? Não acha contradição você dizer isso há um irmão que segue a fé em cristo? Acredito que o senhor precisa de mais Jesus no coração, um ato desse certamente não é aprovado por ele e sua infinita vontade de que haja respeito a crença do próximo. Espero que um dia você possa se livrar desse mal que roda em você, já que me recuso a acreditar que um filho do senhor como eu, teria tamanha falta de respeito a fé do outro por vontade própria.
Realmente, o dois dedos é tema de muitos canais católicos. O conde está sempre fazendo algum vídeo falando do Yago e diz que não queria, mas o Yago forçou ele a sair do jejum de UA-cam.
@@RicaHighlander Verdade. O conde é muito desrespeitoso e desbocado. Se ele for o melhor que os católicos conseguem como apologeta, vai ser difícil alguém levar o catolicismo a sério.
@@anitaaraujo8648 Normal os católicos considerarem nós, os protestantes, picaretas. Até aí tá tranquilo. O problema é a forma desrespeitosa e até mesmo arrogante de como o conde tenta refutar as ideias. Discordar, tranquilo, mas devemos discordar com educação. O conde ataca a pessoa, e não o argumento.
Uma vez o católico foi me dizer que a adoração de imagens tem fundamento bíblico. Citou que Deus fez nós a IMAGEM e semelhança dele, por isso que não era errado. Kkkkkkk
@@seinaru_arthur1, sim. E esse é o ponto: creio que o pr. Iago quis colocar o assunto das diferenças entre Bíblias protestantes/evangélicas e Bíblias católicas, só que ele possivelmente se equivocou ao falar isso, dizendo “evangélica” em lugar de “católica”.
@Berinjela Eu respeito e assisto pela informação. Iria se surpreender de quanta coisa essas duas visões possuem em comum. Uma bem importante é acreditar que CRISTO é o único caminho para a salvação. Acho que é um bom ponto em comum, afinal, todos somos pecadores meu caro!
@@mdjvideos trabalhei com uma espírita, que dizia para mim que a única forma de salvação era as boas obras, que a cada boa obra realizada, era um nível a mais que o espírito da pessoa evoluía, até não precisar reencarnar mais. Achei interessante você citar Cristo como meio de salvação. Há divergências de doutrina no espiritismo também?
@Bob 3000 o cara sair do Catolicismo e vvirar protestante, ou virar ateu eu entendo... mas de Protestante pra Ateu, e de Ateu pra Católico?! kkk nunca vi
@@ericoridesdebrito consegue explicar o pq de ter feito?! Eu por exemplo era Católico, porém virei protestante por conta dos erros que vi que o Catolicismo carrega, não fazendo o que a palavra pede (Maria sendo adorada e sem pecado, batismo de bebês, confissão para padre, Santa ceia sem comunicar que deve ser tomada com consciência, adoração a santos, oração para quem já morreu...) São tantas... Sua vez.
A única coisa que eu falo aqui , Que Jesus disse :*Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida*, E ninguém vai ao Pai a não ser por Ele ! Então não existe outro caminho , Só Jesus salva e eu não estou falando de religião aqui não , Jesus em suas pregações nunca citou religião !!!
Para quem quiser conhecer a contraposição católica a respeito do Cânon, e principalmente em relação ao argumento do "sangue de Abel ao sangue de Zacarias" ser uma confirmação do cânon protestante, indico o canal do youtube "Apocrypha Apocalypse", do apologeta Gary Michuta. Nesse canal, ele possui dois vídeos falando sobre isso: Blood of Abel Argument (partes 1 e 2).
Defendendo os deuterocanônicos do Antigo Testamento com um único versículo: "Houve então a festa da Dedicação, em Jerusalém. Era inverno." João 10,22 Só os sábios entenderão.
Os textos apócrifos tem relevância histórica mas não teológica, qualquer evangélico sabe disso. Eu sempre acho graça quando aparece alguém se achando um gênio por "descobrir" coisas que nós aprendemos na escola dominical.
@@Fahel14 Os deuterocanônicos do Antigo Testamento não são apócrifos. Você deveria ter aprendido isso na escola dominical. Se esses textos fossem apócrifos, Atanásio de Alexandria não os teria utilizado na instrução dos catecúmenos. De acordo com o testemunho de Isidoro de Sevilha, na obra Etimologias, os cristãos sempre honraram os deuterocanônicos como Escritos Sagrados. Diversos concílios do Cristianismo antigo defenderam a inspiração divina dos deuterocanônicos: Roma (382), Hipona (393), Cartago (397 e 419), Éfeso (431), Trullo (692), Niceia (787), Florença (1442).
@@JorgeHenrique79 prezado..que prazer reencotrá-lo pela internet...creio que deva ser o mesmo que debatia comigo no site sepal-Oficina de ideias, contra as heresias lá ensinadas. Seu conhecimento é enorme e adorava acompanhar suas postagens e pelo visto não perdeste a prática! Parabéns! Pax Domine!
Pessoas que odeiam o Yago: católicos, cristãos liberais, teólogos coach, neo pentecas, esquerdistas e bolsopetistas.. Alguma coisa ele está fazendo de muito certo!
Na perspectiva histórica não há muito que argumentar contra os fatos. Primeiro, o Canon do antigo testamento só foi definido pelos judeus, já depois das comunidades cristãs, que por sua vez adotavam a Septuaginta. Segundo, todos livros do novo testamento, quando citam o antigo, o fazem se referindo a Septuaginta, pois ela foi adotada pelas comunidades cristãs. Terceiro, o judaísmo da diáspora, desde o século III a.C. até o século II, adotou a tradução dos LXX. Quarto, o cristianismo nasceu dentro do judaísmo da diáspora. Os livros do novo testamento se formaram nas comunidades cristãs fora da Palestina, no contexto do Judaísmo da diáspora, principalmente na Ásia Menor, com excessão de Marcos, que muitos acreditam ter sido escrito na Palestina.
Mas uma coisa é adotar a tradição da Septuaginta, e daí tem q dar um salto argumentativo pra dizer que isso valida uso de apócrifos, os Judeus da época de Jesus, ainda não tinham fechado o cânon, porém era claro que não consideravam os deuterocanonicos como sendo parte da inspiração divina, os primeiros cristãos também não
@@linkurl meu caro, eu estou me referindo a fatos sobre o uso dos apócrifos pelas igrejas cristã. Isso é atestado por Clemente de Alexandria no final do século II, onde não manifesta nenhuma dúvida só sua qualidade como escritura. Por Orígenes, no séculos II e III, que cita com frequência esses livros em suas obras. Por fim, Atanásio, que mesmo desaprovando os apócrifos, diz que estes livros são patrimônio da Igreja e que podem ser usados pelo catecumenatos: Sb, Eclo, Est, Jt, e Tb. Claro, que uso deles com parte da escritura não eram unanimidade, mas isto também aconteceu com os livros que se tornaram canônicos.
@@klebereloi6935 Atanásio de Alexandria rejeitava os apócrifos por serem heréticos. Na mesma Carta 39, Atanásio diz que os livros deuterocanônicos não eram apócrifos e os utilizava para a instrução dos catecúmenos.
O Paulo Won no livro "E Deus falou na língua dos homens" fala que a divisão tripartite do Cânon do A.T. já estava bem estabelecida no século III ou II A.C. Fora que essa concepção da Septuaginta como uma lista de livros consensual e amplamente aceita de livros canônicos não procede. A Septuaginta tá mais pra uma tradição de escritos de tradução grega do A.T e nessa tradição há algumas divergências na lista de apócrifos inclusive.
tres versões de septuaginta, vaticanus, alexandrina e outra e todas traziam livros apócrifos comuns a todas elas e também livros e acrescimos apocrifos diferentes em cada uma delas.@@JeffersonSilvaFigueiredo
Um breve resumo sobre o antigo testamento: As Escrituras Judaicas foram muito "bagunçadas" no tempo do cativeiro babilônico com o Rei Nabuconozor (Século VI a.C). Os israelitas foram libertados por Ciro, o persa, e depois conquistado pelos gregos no período helenístico. Alexandre Magno funda no Egito a famosa cidade de Alexandria, centro do conhecimento com uma grande biblioteca famosa. No século III a.C, o Rei do Egito, Ptolomeu II Filadelfos tinha o interesse de que a biblioteca de Alexandria tivesse um exemplar das escrituras judaicas e envia um emissário chamado Aristeias pra Jerusalém pedindo ao Sumo Sacerdote da época, Eliaza, que reunisse todas as escrituras judaicas e as tradizisse para a língua grega. O Sumo Sacerdote, Eliazar, reuni os 72 melhores escribas judeus e os envia junto com as escrituras e o emissário Aristéias para Alexandria. Esses 72 escribas tiveram o papel de reunir e traduzir as escrituras judaicas em 72 dias, e realmente assim fizeram. Essa tradução é a chamada Septuaginta. * Os protestantes costumam afirmar que a biblia católica tem livros apócrifos, mas esses livros são chamados deuterocanonicos e estavam na tradução Septuaginta. * Vocês sabiam que o Novo Testamento cita os livros deuterocanonicos? *Atos 2, 1 - Tobias 2, 1 *Apocalipse 8, 25 - Tobias 12, 12-15 * 1 Coríntios 2, 9-11 - Judite 8, 14 * 1 Coríntios 10, 10-12 - Judite 8, 23-26/ O evangelho de João cita vários trechos do livro da Sabedoria.
Creio eu ser muita coincidência que Zacarias filho de Joiada tivesse um ascendente chamado Baraquias semelhante ao Zacarias profeta menor. É estranho também que o Zacarias de 2 Crônicas, no período do Novo Testamento, fosse conhecido por ser descendente de um Baraquias que o Antigo Testamento sequer faz menção. Penso na possibilidade da citaçao de Baraquias no livro de Mateus ter sido um erro de copista, um acréscimo posterior.
Quem é Yago Martins? Para o cego, é a cegueira; Para o faminto, é a fome; Para o sedento, é a sede; Para o morto, é a morte; Para o enfermo, é a doença; Para o prisioneiro, é a prisão; Para o solitário, é a solidão; Para o sábio, é a burrice; Para a medicina, é o câncer; Para o réu, é a condenação; Para o advogado, é o pje; Para o juiz, é a injustiça; Para o cansado, é a exaustão; Para o pedreiro, é a casa que cai; Para o jardineiro, é o bicho-depé; Para o triste, é a tristeza; Para o leitor, é o analfabetismo; Para o pobre, é a miséria; Para o devedor, é a insolvência; Se ele acha, eu discordo; Se ele fala, eu não escuto; Se ele erra, eu não fico surpreso; Se o mundo é contra o Yago Martins, eu sou o mundo; Pra mim, ele é NADA!
Yago, um ateu me falou que muito livros que são citados na bíblia foram considerados apócrifos por não condizer com a narrativa bíblica a cerca de Jesus!?
Esses livros apócrifos não são considerados pela vasta maioria dos teólogos durante toda a história. Não é pq eles são contra a Bíblia, mas porque eles não tem comprovação histórica precisa. Não existe evangelho de Jesus escrito em 2016, ou 4 séculos depois de Jesus, etc
@@lucasbragaalmeida_ Naquela época, por mais que eles já n fossem considerados canônicos, eram todos lidos. Os apóstolos usam passagens desses apócrifos em certos versículos pra ilustrar um ponto ou coisa assim, mas isso não os torna inspirados divinamente.
É basicamente uma retomada de Malaquias? Onde Deus declara q o homem é incapaz de ser fiel ao Senhor, e anuncia os passos seguintes (vinda do Elias e em seguida Cristo).
Como Jesus Cristo falava a judeus, fariseus, ele usou de Abel a Zacharias para que eles entendessem segundo o canon deles, a ordem dos livros usados por eles.
@Agnaldo você é também ateu sobre 99% dos deuses já criados por diversos povos na história da humanidade. A única diferença entre nós é que eu também não acredito no deus cristão.
@Agnaldo Não existem evidencias suficientes para defender a existência de deus, muito menos para dizer quais seriam as propriedades desse deus. Já que você parece interessado no assunto, te recomendo procurar sobre "método cientifico" e as diferenças entre ciência e pseudociência. Se quiser, pesquise também sobre o deus de Spinoza e sobre o ceticismo de Descartes. Assim que você compreender o que é ciência de verdade, você saberá porque ateus geralmente não perdem muito tempo com religiosos.
Caro Roman Legionary, sugiro que leia Cristianismo puro e simples do autor C.S.Lewis um cara com uma inteligência acima da média e ex ateu. Inclusive a prova maior de sua inteligência e humildade, foi admitir que é impossível não existir Deus. Aceite minha sugestão e leia os livros desse autor. Queria sugerir que lesse a Bíblia mas como não quero que pense que é uma provocação. Um abraço.
Mas eu fiquei com uma dúvida. Citar um ancestral de um Zacarias que é justamente o pai de outro Zacarias não faz muito sentido. O salto geracional ali parece que não tem propósito algum no texto.
Aí a gente já tem que questionar a inerrância nesses detalhes. Provavelmente o escritor desse causo do evangelho se confundiu de Zacarias e colocou o pai do profeta e não o de Crônicas. Mas como o Yago deve acreditar que não há literalmente um erro sequer, ele justificou assim.
Pode ser porque os judeus usavam muito nomes repetidos. Era comum dar o mesmo nome aos descendentes. (Lucas 1:60,61) "E, respondendo sua mãe, disse: Não, porém será chamado João. E disseram-lhe: Ninguém há na tua parentela que se chame por este nome."
Eu depois de ler a biblia de forma linear , percebi que é um livro escrito nos moldes do povo preso aquela época . Escrito por eles , pra eles e pra cultura envolta deles . Algumas partes podem ser históricas , mas a maioria é teologia pura .
A bíblia "não" foi um escrito, foi um compilado pelos católicos. O AT pode ser quase todo descartado pelos gentios. Melhor focar no Novo Testamento, que vale para todo povo de qualquer época desde que foi escrito.
@@afonsodps NT também li de forma linear e principalmente horizontal e sim , tem ensinamentos lindos . Mas, sinceramente , acreditar que homens santos saíram do túmulo e andaram por jesrusalém depois da morte de jesus é necessário ter uma fé imensurável.
Se você leu a bíblia toda, então porque vc não acreditou que ressuscitaram? Apesar que fazer vc acreditar é obra de Deus. Esses que ressuscitaram, voltaram a morrer. Jesus estava morto, então quem os ressuscitou foi o Pai, assim como este ressuscitou a Jesus, o que torna possível crer em ambos os fatos. Apesar de que a doutrina da trindade pode atrapalhar nesse entendimento.
@@afonsodps Eu li a bíblia porque gosto de leitura e já li mais de 100 livros e sempre que posso assisto a análise teológica de alguns canais cristãos . Me aventurei na empreitada do deus judaico cristão e confesso ser uma leitura fascinante , mas se lida numa análise histórico crítica , com um olhar isento de fé , a leitura torna - se mais fascinante ainda. Mas , é paradoxal que o cristão usa o VT pra dar crédito a profecia do messias advindo do NT , o cristo , quando lhes covém usando principalmente o livro de Isaías . Quando não lhes convém o desabonam . No mundo natural homem nenhum nunca ressuscitou ! Sendo assim essas narrativas só se encontram na biblia , fora dela não há registro histórico nenhum . NADA . Elias subiu ao céu num REDEMOINHO e sumiu numa carruagem de FOGO !! Admiro sua fé mas eu , sinceramente não creio nisso . Fica na paz , amigo .
@@gleciogabriel2784 O grande inimigo interno do ser humano no século atual é a razão. Os maiores filósofos surgiram no período em que os céus ficaram em completo silêncio. Quando o Criador se silenciou, a criação criou para si um contexto para ocupar o espaço que Deus deixou (sem sucesso, por sinal, porque quanto mais se busca, mais dúvidas surgem. E Salomão diz em Eclesiastes: quem cresce em ciência/saber, cresce em trabalho. É enfado de alma ler a Bíblia sem fé. Ela vai ser o que se apresenta para o ser humano visual: um livro. E é isso mesmo, não tem nenhum problema nisso. Na perspectiva natural, tá tudo certo, mas semelhantemente é isso quanto ao Cristo dizer à Nicodemos: é necessário que o homem nasça de novo. A Bíblia é o único livro que, sem o autor, não dá para entender. Para entender, precisa viver - porque é verdade que quem busca o Senhor de todo coração, Ele se revela. E quem vive, dizer: é verdade, e quem não vive dizer: não é, é um debate de perspectiva. Tem que estar imerso para, de fato, compreender, porque a fé vem pelo ouvir e o ouvir da Palavra.
O Yago gosta de atacar os católicos leigos. Se você é tão inteligente por que não convida algum teólogo católico para debater? Carlos Nougué e conde loppeaux não são teologos. Convide um teólogo de verdade.
@@kauagirao Um culto protestante e uma palestra de coach é a mesma coisa. Não sou praticante de nenhuma religião. Mas vejo muito mais beleza nas tradições ortodoxas e católicas.
É interessante esse assunto, o argumento é ótimo mesmo, mas uma coisa me deixou pensativo sobre quem seria esse Zacarias citado por Jesus. O Zacarias de 2 Crônicas 24 seria filho de Joiada que era o sumo-sacerdote e o Profeta Menor Zacarias tbm tem ascendencia sacerdotal, isso é algo em comum entre esses personagens, por isso ele apresenta sua genealogia e ele diz ser filho de Baraquias, filho de Ido. Jesus cita o Zacarias filho de Baraquias, e mesmo que Jesus esteja se referindo ao Zacarias de 2 Crônicas 24 e o argumento de que a expressão "filho de" possa ser lido como "descendente de", como explicar o lapso temporal enorme entres os dois Zacarias? Os saltos geracionais não poderiam ajudar aqui pq pelo visto Baraquias viria após o Zacarias de 2 Crônicas 24. O mais velho não pode ser descendente do mais novo.
Discutir com católico é desigual. Nós temos por base a bíblia e eles a religião. Tudo que a religião católica, que não tem base na bíblia, decidir, eles acatam. Então é difícil debater com eles. Pega a historia de Aparecida. É uma aberração, não tem nada de cristão, nada de velho testamento, nada de novo testamento. É um absurdo. Como debater com quem tem uma fé tão transtornada? Toda discussão ou debate com católico deveria se limitar a isso, apontar que suas heresias, feitiçarias, idolatrias, esoterismo, etc etc são grosseiros e totalmente contrarios a fé judaico-cristã. Passou disso é perder tempo.
"Nós temos por base a Bíblia", ora, nós Católicos igualmente e também a tradição e magistério. Sem a tradição e magistério da Igreja não teríamos a Bíblia. Eu não entendi o porquê de você citar a história de aparecida, é totalmente fora do contexto.
@@anthonyvictor8650 A Bíblia é uma biblioteca e seu conteúdo não é de propriedade da religião católica, por mais que em algum período ela tivesse posse dele. A tradição da igreja católica e seu magistério não tem importância nenhuma se não concordar com o evangelho de Cristo. As palavras de Jesus Cristo e dos apóstolos dele é que tem importância. Qualquer doutrina que não concorde com a de Cristo, para nós cristãos, não deve ser aceita. Fora do contexto a historia de aparecida? Do meu argumento esta totalmente dentro do contexto. Eu não vou ficar discutindo com um católico João 8, se o conteúdo é ou não uma interpolação, quando tem algo muito mais gritante que eu mostro e a conversa se encerra. Tem um elefante na sala, entendeu? Na verdade, aparecida é um elefante da manada que esta na sala.
@@denisperes57 A Bíblia não é anterior à Igreja; pelo contrário, a Igreja é que é anterior à Bíblia. Foi a Igreja, com a sabedoria e a autoridade que Deus lhe deu, que definiu o cânon. O que importa é que Jesus Cristo e os Apóstolos ensinaram, sim, é por conta disso que a Bíblia não se opõe a tradição: Embora tivesse muitas coisas a escrever-vos, não o quis fazer por meio de tinta e papel, pois espero ver-vos e falar-vos de viva voz” (2Jo 12); “Conservai-vos firmes na fé e guardai as tradições que aprendestes, quer pela nossa pregação, quer pela nossa carta” (2Ts 2, 14); “O que ouviste da minha boca e de muitas testemunhas, confia-o a outros homens fiéis, capazes de instruir os outros” (2Tm 2,2). Pois bem, aponte essas heresias para um Católico como eu.
@@anthonyvictor8650seu argumentos são fracos demais e sinceramente volto no elefante na sala. Me explica no evangelho, com base na lição do novo testamento, da doutrina dos apóstolos, onde é que ensina a adorar ídolos de pedra encontrados em Rio e fazer deles Santos e até deuses. Qualquer coisa fora disso é perder tempo contigo.
@@denisperes57 Argumentos fracos? Ora, só disse o óbvio aí, são fatos. Pesquisa aí no Google as catacumbas dos Cristãos primitivos, você verá um montão de imagens. O Cristianismo era pagão? Responde aí. Pois bem, o que é um ídolo? 1 - substitui o único e verdadeiro Deus; 2 - são atribuídos a ele poderes exclusivamente divinos; 3 - são oferecidos a ele sacrifícios devidos ao verdadeiro Deus. É o que os judeus antigos, no deserto, fizeram com o bezerro de ouro (cf. Ex 32). Vou resumir: Para Deus, e somente para Ele, a Igreja presta um culto de adoração (“latria”), no qual reconhecemos Deus como Todo-Poderoso e Senhor do universo. Aos santos e anjos, a Igreja presta um culto de veneração (“dulia”), homenagem. Eu adoro um único Deus. Maria não é uma Deusa. O Padre Pio não é um Deus. Nos os consideramos Santos e respeitamos, baseado em quê? Nas Escrituras: “Não sabeis que sois membros de Cristo?” (I Coríntios 6,15); se portanto, membros do mesmo Corpo, estamos todos unidos por vínculos sagrados e estreitíssimos. Esta é a “comunhão dos santos”, na qual professamos crer. Só isso.
Recomendo o livro: "origens judaicas do novo testamento" do doutor Julius Scott Jr. Essa visão quadradinho dos reformados ou católicos passa longe da realidade cotidiana do povo hebreu...Livro de Enoque é um bom exemplo. Ele é citado várias vezes dentro dos evangelhos.
Não temos evidência de que se trata do mesmo livro de Enoque citado por Judas. Visto que, este livro de Enoque dos canais de teoria da conspiração não possui muito tempo de circulação. Os relatos sobre ele são bem recentes. Subentende-se que não estavam falando do mesmo livro.
Temos uma playlist completa sobre a formação da Bíblia: ua-cam.com/play/PLRPNvughqc8RMSvK-55793t7xTf2YjN23.html&si=6AQ57Vux5FZ9kLFt
Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.
Salmos 145:18
Buscar enquanto se pode achar amém ❤️
8:30 É porque A bel foi morto primeiro e Z acarias por último, de A a Z rsrs
Ah não kkkkkkkk
Kkkkkk
Faz sentido. Rsrs
igual amazon KKKKKKKKKKKK
exegese nível testemunhas de jeo. kkkkkkkk
Quando eu descobri o quanto o Yago é detestado pelos católicos eu achei bem engraçado, os caras surtam de uma forma como se o Yago fosse o próprio diabo kkkkkkk
olha o tarkus
E é verdade mesmo, outro dia estava discutindo com um católico e ele ficou tão nervoso comigo que disse que eu parecia o Yago kkkk
Kaleby, vejo que você aprecia boa musica
Católico viaja mano, eu já ouvi de um amigo que o protestantismo é a religião da Bíblia, que nos adoramos páginas e eles adoram a Cristo kkkkkkk
Acho que é por que o Yago possui argumentos muito inteligentes e muito bem fundamentados... São argumentos fortes, e por eles não conseguirem dar argumentos que batam de frente, ficam nervosos. E começam com a tática olavista de atacar a pessoa ao invés de combater as ideias defendidas por essa pessoa. Não sou calvinista, mas o Yago é uma pessoa muito inteligente e aprendo muito com os vídeos dele. Descobri que era um cristão que ainda precisava amadurecer muito na fé...
De tanto olhar seu canal, sou aluno do Escola de Teologia, recomendo muito!
Detalhe interessante:
Católicos adoram falar da Septuaginta, e usam esse argumento o tempo todo, mas não mencionam que:
1- Septuaginta nunca foi um Canon
2- Ela não tem somente os livros que ELES tem por canônicos
3- Os apóstolos não usaram NENHUM desses livros
4- Os judeus da época NÃO USARAM nenhum desses livros
5- Josefo e Filon de Alexandria desconhecem esses livros como canônicos, e isso décadas antes do tal sínodo de Jamnia que os católicos gostam tanto de citar
6- A Enciclopédia Judaica se refere a esses livros como Apócrifos ou nunca aceitos no Canon Hebreu
7- A tradição rabínica afirma que livros escritos depois do período persa não são inspirados
8- Os cristãos séculos afora rejeitaram esses livros como canônicos, e eu tenho uma lista de mais de 20 nomes que vão de Melito de Sardes ao cardeal Caetano no século 16 provando isso
9- A primeira decisão de Roma sobre isso foi no concílio de Trento
10- Os ortodoxos tem um Canon ora menor, ora mais elástico que o deles, quem disse que o Canon romano é o correto e porquê?
O Concílio de Trento não acrescentou livro algum ao cânon bíblico que já tinha sido definido e reafirmado pelos concílios de Roma (382), Hipona (393), Cartago (397 e 419), Niceia (787) e Florença (1442).
O Novo Testamento fez amplo uso da Septuaginta, inclusive dos livros deuterocanônicos, como, por exemplo: Tobias (em Mateus e Apocalipse), Sabedoria de Salomão (em Romanos), Sabedoria de Sirac (em Lucas e Tiago), 1 e 2 Macabeus (em João e Hebreus).
@@JorgeHenrique79
Damaso não cita Baruc em 382
Além disso
Melito de Sardes
Orígenes
Vitorino
Rufino de Aquileia
Júlio Africano
Cirilo de Alexandria
Jerônimo
Atanásio de Alexandria
Aprígio de Beja
Cesário de Arles
Gregório Magno (que chama Macabeus de não canônico)
Beda o Venerável
João Damasceno
Concílio de Laodicéia
Ruperto de Deutz
Haimo de Hauberstadt
Hugo de São Vitor
Ricardo de São Vitor
Glossa Ordinária
Nicolau de Lira
Cardeal Ximenis
Cardeal Caetano
Todos eles rejeitam total ou parcialmente esses livros.
E não seja desonesto parça, dando um caráter universal a concílios locais, que eu não caio nessa pilha.
@@JorgeHenrique79 ah sim, fiz quatro artigos mostrando que não só os apóstolos não usaram os Apócrifos como não tem uma citação sequer desses livros no NT - ainda falta sabedoria e Eclesiástico.
Outra coisa, não seja desonesto ao ponto de não dizer que a PRIMEIRA DECISÃO DE ROMA foi em TRENTO ok? Florença de acordo com a Enciclopédia Católica apenas afirmou de a inspiração das Escrituras mas deixou o termo "canônico" de fora.
Mais uma coisa, quem disse que é Roma quem deve definir o que é canônico ou não, se a sua própria igreja admitiu no Concílio Vaticano I que não definiu ou aprovou nada da Bíblia? Acha que engana quem?
Tenta de novo que essa foi bem fora.
@@thiagodutra7474 Em sua Carta 39, Santo Atanásio de Alexandria divide os livros bíblicos em três grupos:
1 - Antigo Testamento: 21 (ou 23) livros da Bíblia Hebraica + Baruc e a Carta de Jeremias;
2 - Novo Testamento: os atuais 27 livros;
3 - Livros de leitura edificante (utilizados na instrução dos catecúmenos): Ester, Judite, Tobias, Sabedoria de Sirac, Sabedoria de Salomão, Didaqué e Pastor de Hermas.
Da lista de Atanásio, o Magistério da Igreja Católica só não reconheceu a canonicidade de dois livros: Didaqué e Pastor de Hermas.
Para Atanásio, livros apócrifos eram aqueles que deveriam ser rejeitados por serem heréticos.
Vejo verdade e coerência nestas palavras.
Gostaria de um vídeo expondo o contexto cultural, social, político econômico de quando a septuaginta foi adotada. Talvez assim, com mais detalhes, alguns que não estão na obscuridade intelectual pudessem perceber que a questão foi mais política que teológica. Deixando evidente que tem gente que se acha maior que Jesus e até descordar dEle, mas, Ele é o caminho a verdade e a vida. E é o Espírito Santo que nos convence, então, sejam cheios do Espírito Santo de Deus!!!!
Acredito que possa te ajudar qual a sua duvida a respeito da septuaginta?
@@xdansiq ta bem no início do comentário dela
Vi uma mensagem aqui que acho que foi apagada, em que a pessoa riu por causa da referência à "altar" e "santuário". Há diferença entre ambos.
O lugar onde se concentrava o culto dos israelitas: dentro desse templo havia um local mais reservado chamado de Santo dos Santos. A importância desse local era muito grande porque uma vez por ano o Sumo Sacerdote, fazendo o papel de mediador entre Deus e os homens, entrava nesse local para levar o pedido de perdão pelos pecados de todo o povo. Era um local que representava a presença viva de Deus. Somente o Sumo Sacerdote tinha permissão de entrar ali, o acesso era restrito. Qualquer outro que entrasse seria morto.
A nossa posição (protestante) ficou extremamente frágil depois que recusaram o texto tradicional e embarcamos na crítica textual.
Ficou não. Pq usamos a Crítica Textual pra ela nos ajudar com os problemas do Texto Massorético, mas não para substituí-lo totalmente pela LXX, por exemplo. No mais, usamos LXX e Qumram a título de comparação e enriquecimento manuscritologico. Coisas que os cristãos já fazem há muito tempo, né? Pesquisa dps sobre a Hexapla, de Orígenes. Abraços
Está certo em parte. Mas vemos partes da Bíblia que foram utilizadas pelos cristãos por 2 milênios e preservadas de formas diferentes (ou até traduções) sendo "cortadas" do cânon. Se a intenção fosse estudar a formação do texto já estabelecido seria ótima ferramenta. Mas virou um instrumento para por em dúvida o texto sagrado.
Yago, excelente argumentação! Parabéns. Deus abençoe seu trabalho.
Caraca, fui no último vídeo do Conde e sinceramente, fiquei muito triste. Não consigo entender como pessoas que para defender sua crença teológica tenham que se rebaixar tanto a ponto de falar tantas barbaridades a respeito de outra pessoa. A idolatria é tão grande que, ao invés de nutrir uma imagem de um cristão que, mesmo falho, não abre mão de valores cristãos para defender uma instituição(ICAR). A minha denominação nunca estará acima dos valores cristãos. A verdadeira igreja não Cristo não está contida em templos, a igreja de Cristo é um povo. Me senti extremamente mal ao ver atitudes como estás dos católicos, ao mesmo tempo me senti extremamente impotente por não conseguir sequer abrir os olhos de pelo menos alguns. O ataque pessoal potencializado na internet diz mais sobre quem ataca do que sobre o atacado.
O conde de blá blá blá sempre fez isso, na falta de argumentos ele começa com ataques pessoais, parece um esquizofrênico.
Eles são muito bitolados. Especialmente esses da internet, de uma suposta linha mais purista da igreja de Roma... Mas creia, nem todos são assim. Há católicos muito amáveis tb, graças a Deus!
@@josueinhan8436 Entendi. Mas, foi justamente isto que me deixou entristecido. Tenho alguns amigos católicos praticantes e nunca os vi agindo dessa maneira.
O fanatismo cega 🤔
Pra ele é suave, depois é só ir no padre e confessar e tá tudo certo👍 o pior que não é só ele no vídeo não, o pessoal dos comentários é cheio de ódio a nível de falar coisas bem nojentas, como chamar de " igreja de cadelas no cio", é incrível que oque vale para eles é a denominação e não a conduta cristã
Vídeo quarta? Belezura, bom demais!
*Protestante* : A
*Católicos* : você é da descendencia da serpente, quem nao tem Maria por mãe nao pode ter Deus por pai, Se a terra que Jesus pisou é santa imagine o ventre que o Gerou, a aaaa minha igreja de mais de 2000 anos de tradição e a sua??, você adorador de Luteeeero, sua seita do diaaaabo, nos temos a missa e o sacrifício vocês tem pão de padaria.
pode ser engraçado mas é trágico, vamos orar
Verdade 👏👏
Fora o "essa Bíblia que você carrega debaixo do braço foi a igreja quem fez"
" Órfãos de mãe"
Mas não é estranho dizer que o "verdadeiro cristianismo " só surgiu 1500 anos depois de Cristo? E que a Fé católica ou ortodoxa está toda errada é só Lutero ou Calvino conseguiram achar a doutrina correta depois de séculos?
@@victorcastela5413 a fé protestante n é uma nova fé surgida 1500 anos dps... é um retorno às raízes doutrinárias dos primeiros séculos, após a igreja católica se corromper...
@@victorcastela5413 não faz o menor sentido o que tu fala, tentando jogar argumenti tenporal. O protestantismo foi justamente uma tentativa de retornar ao cristianismo clássico da igreja primitiva, da patristica, que com o tempo foi se deturpando com influências do estado, esse é o ponto, Lutero e Calvino dentre outros reformadores não "criaram uma nova igreja", mas sim a definição agostiniana de Igreja invisível, que está acima de uma instituição romana, ela é o una e apostólica, como usada por Inácio de Antioquia katholikos, para definir o conjunto geral de crentes da época e não o bispado romano.
só eu que achei esse um dos melhores videos desse canal( tirando treta com deivinho). ?
Há vários vídeos muito bons dele - inclusive muito melhores que esse .
Dei mó valor o corte de cabelo Yago, show de bola
Os vídeos já vem em 1,25x.😌
Iago, sou católico, acompanho seu canal e adoro, achei muito interessante, mas não entendi quase nada desse vídeo kkkkkk
>Católico
>Gostar do canal do Yago
@@lazaroDeQueiroz contradição mesmo. Seria melhor ele se assumir protestante e não católico.
@@everton8382 Sim, já estamos fartos de protestantes mascarados de católicos na Santa igreja.
@@lazaroDeQueiroz Está farto do seu semalhante? Dos seus irmãos que também são filhos de Deus, assim como você? Acha que os católicos não podem ouvir sobre a crença dos seus outros irmãos? Você se acha o escolhido pelo Senhor e que somente você é digno da palavra? Infelizmente eu vi muitos outros comentários como o seu nesse vídeo, é triste ver que aqueles corrompidos pelo radicalismo e cegueira sobre seus próprios pecados estão tão entranhados sobre a palavra do senhor. Rezo muito que o preconceito se acabe nesse mundo, mas sabemos que o mal também existe e ele está agindo sobre os atos pecaminosos de nossos irmãos.
@@everton8382 Contradição? É um problema um católico ter a vontade de conhecer como funciona a crença de seus outros irmãos? Não sente vergonha de dizer isso? Não acha contradição você dizer isso há um irmão que segue a fé em cristo? Acredito que o senhor precisa de mais Jesus no coração, um ato desse certamente não é aprovado por ele e sua infinita vontade de que haja respeito a crença do próximo. Espero que um dia você possa se livrar desse mal que roda em você, já que me recuso a acreditar que um filho do senhor como eu, teria tamanha falta de respeito a fé do outro por vontade própria.
Queria ver um debate do Yago e o Bernardo kuster
O erro da Igreja Católica já começou 2000 anos atrás na interpretação errada de Mateus 16.18
Realmente, o dois dedos é tema de muitos canais católicos. O conde está sempre fazendo algum vídeo falando do Yago e diz que não queria, mas o Yago forçou ele a sair do jejum de UA-cam.
Na real é assim que ele conseguem views, assuntos católicos não interessam aos católicos.
@@RicaHighlander Verdade. O conde é muito desrespeitoso e desbocado. Se ele for o melhor que os católicos conseguem como apologeta, vai ser difícil alguém levar o catolicismo a sério.
O yago não para de atacar os católicos.
@@wilmovie1 conde só se defende de picaretas igual o yago.
@@anitaaraujo8648 Normal os católicos considerarem nós, os protestantes, picaretas. Até aí tá tranquilo.
O problema é a forma desrespeitosa e até mesmo arrogante de como o conde tenta refutar as ideias. Discordar, tranquilo, mas devemos discordar com educação. O conde ataca a pessoa, e não o argumento.
Uma vez o católico foi me dizer que a adoração de imagens tem fundamento bíblico. Citou que Deus fez nós a IMAGEM e semelhança dele, por isso que não era errado. Kkkkkkk
“Bíblia evangélica e protestante são diferentes”? Não seria “evagélica ou protestante e católica”?
Protestantes são os evangélicos. Tem uma divisão entre eles mas aí já é outra história
@@seinaru_arthur1, sim. E esse é o ponto: creio que o pr. Iago quis colocar o assunto das diferenças entre Bíblias protestantes/evangélicas e Bíblias católicas, só que ele possivelmente se equivocou ao falar isso, dizendo “evangélica” em lugar de “católica”.
Nem todo evangélico é protestante
@@adivinhaquenhe
Quais tipos não são?
Sou Espírita. Temos visões bem distintas. Entretanto acompanho seu canal à bastante tempo e gosto muito do conteúdo. Meus parabéns sempre.
@Berinjela Eu respeito e assisto pela informação. Iria se surpreender de quanta coisa essas duas visões possuem em comum. Uma bem importante é acreditar que CRISTO é o único caminho para a salvação. Acho que é um bom ponto em comum, afinal, todos somos pecadores meu caro!
@@mdjvideos trabalhei com uma espírita, que dizia para mim que a única forma de salvação era as boas obras, que a cada boa obra realizada, era um nível a mais que o espírito da pessoa evoluía, até não precisar reencarnar mais.
Achei interessante você citar Cristo como meio de salvação. Há divergências de doutrina no espiritismo também?
@Berinjela Não foi desagradável não! 👍🏻🙏🏻
@@Maria.Silva406 Muitas divergências. Existem muitas casas que não seguem o evangelho e se distanciam bastante da palavra de Cristo...
Continuar vendo querido, que sabe um dia vc abandone as heresias espírita...
Muito bom o vídeo
Gostaria que falasse sobre o filme ou livro "O código Da Vinci" se não viu ou leio, recomendo muito. Gostaria de ver sua visão dela
Apenas ficção mesmo
Pura ficção
Eu era protestante até me tornar ateu, hoje sou um católico convicto.
@Bob 3000 onde o cara falou que a experiência de vida dele é relevante?
Ele só falou.
@Bob 3000 o cara sair do Catolicismo e vvirar protestante, ou virar ateu eu entendo... mas de Protestante pra Ateu, e de Ateu pra Católico?! kkk nunca vi
Problema seu
@@leonelnichelle2711 qual o problema?
@@ericoridesdebrito consegue explicar o pq de ter feito?! Eu por exemplo era Católico, porém virei protestante por conta dos erros que vi que o Catolicismo carrega, não fazendo o que a palavra pede (Maria sendo adorada e sem pecado, batismo de bebês, confissão para padre, Santa ceia sem comunicar que deve ser tomada com consciência, adoração a santos, oração para quem já morreu...) São tantas... Sua vez.
Vídeo muito interessante e excelente! Boa tarde, Yago. Deus te abençoe grandemente sempre. ❤❤✨
A única coisa que eu falo aqui , Que Jesus disse :*Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida*, E ninguém vai ao Pai a não ser por Ele ! Então não existe outro caminho , Só Jesus salva e eu não estou falando de religião aqui não , Jesus em suas pregações nunca citou religião !!!
Para quem quiser conhecer a contraposição católica a respeito do Cânon, e principalmente em relação ao argumento do "sangue de Abel ao sangue de Zacarias" ser uma confirmação do cânon protestante, indico o canal do youtube "Apocrypha Apocalypse", do apologeta Gary Michuta. Nesse canal, ele possui dois vídeos falando sobre isso: Blood of Abel Argument (partes 1 e 2).
Defendendo os deuterocanônicos do Antigo Testamento com um único versículo: "Houve então a festa da Dedicação, em Jerusalém. Era inverno." João 10,22
Só os sábios entenderão.
Os textos apócrifos tem relevância histórica mas não teológica, qualquer evangélico sabe disso. Eu sempre acho graça quando aparece alguém se achando um gênio por "descobrir" coisas que nós aprendemos na escola dominical.
@@Fahel14 Os deuterocanônicos do Antigo Testamento não são apócrifos. Você deveria ter aprendido isso na escola dominical. Se esses textos fossem apócrifos, Atanásio de Alexandria não os teria utilizado na instrução dos catecúmenos. De acordo com o testemunho de Isidoro de Sevilha, na obra Etimologias, os cristãos sempre honraram os deuterocanônicos como Escritos Sagrados. Diversos concílios do Cristianismo antigo defenderam a inspiração divina dos deuterocanônicos: Roma (382), Hipona (393), Cartago (397 e 419), Éfeso (431), Trullo (692), Niceia (787), Florença (1442).
@@JorgeHenrique79 prezado..que prazer reencotrá-lo pela internet...creio que deva ser o mesmo que debatia comigo no site sepal-Oficina de ideias, contra as heresias lá ensinadas. Seu conhecimento é enorme e adorava acompanhar suas postagens e pelo visto não perdeste a prática! Parabéns! Pax Domine!
O mais engraçado é ver a galera dos canais católicos encherem os comentários de balela. Yago levantando poeira de Roma kkk
Gosto muito das suas explicações
agradeça a igreja católica e a sucessão apostólica pelas sagradas escrituras!
Assista o vídeo dele sobre isso e depois volta
Pessoas que odeiam o Yago: católicos, cristãos liberais, teólogos coach, neo pentecas, esquerdistas e bolsopetistas.. Alguma coisa ele está fazendo de muito certo!
Cuidado com as generalizações. Sou de centro-esquerda (não confundir com petismo, lulopetismo, etc..) e gosto muito do Yago.
@@rivkarivyy7697 Verdade.
O q seria bolsopetista
@@ronanjunior775
Pessoas fascinadas por pelo 9 dedo ou pelo fala bosta
Esse foi um dis vídeos que me aproximou do catolicismo.
Show de bola. Teologia de qualidade.
A parte "ruim" desse vídeo é que ele é só uma parte de um vídeo do curso, enfim a falta de dinheiro ;-)
O dinheiro que tu gasta com Ifood, já é o suficiente para pagar o curso.
Aí o cara tá comendo arroz com feijão e ovo porque não tem para Ifood e pensa: "ferrou!"
Na perspectiva histórica não há muito que argumentar contra os fatos. Primeiro, o Canon do antigo testamento só foi definido pelos judeus, já depois das comunidades cristãs, que por sua vez adotavam a Septuaginta. Segundo, todos livros do novo testamento, quando citam o antigo, o fazem se referindo a Septuaginta, pois ela foi adotada pelas comunidades cristãs. Terceiro, o judaísmo da diáspora, desde o século III a.C. até o século II, adotou a tradução dos LXX. Quarto, o cristianismo nasceu dentro do judaísmo da diáspora. Os livros do novo testamento se formaram nas comunidades cristãs fora da Palestina, no contexto do Judaísmo da diáspora, principalmente na Ásia Menor, com excessão de Marcos, que muitos acreditam ter sido escrito na Palestina.
Mas uma coisa é adotar a tradição da Septuaginta, e daí tem q dar um salto argumentativo pra dizer que isso valida uso de apócrifos, os Judeus da época de Jesus, ainda não tinham fechado o cânon, porém era claro que não consideravam os deuterocanonicos como sendo parte da inspiração divina, os primeiros cristãos também não
@@linkurl meu caro, eu estou me referindo a fatos sobre o uso dos apócrifos pelas igrejas cristã. Isso é atestado por Clemente de Alexandria no final do século II, onde não manifesta nenhuma dúvida só sua qualidade como escritura. Por Orígenes, no séculos II e III, que cita com frequência esses livros em suas obras. Por fim, Atanásio, que mesmo desaprovando os apócrifos, diz que estes livros são patrimônio da Igreja e que podem ser usados pelo catecumenatos: Sb, Eclo, Est, Jt, e Tb. Claro, que uso deles com parte da escritura não eram unanimidade, mas isto também aconteceu com os livros que se tornaram canônicos.
@@klebereloi6935 Atanásio de Alexandria rejeitava os apócrifos por serem heréticos. Na mesma Carta 39, Atanásio diz que os livros deuterocanônicos não eram apócrifos e os utilizava para a instrução dos catecúmenos.
O Paulo Won no livro "E Deus falou na língua dos homens" fala que a divisão tripartite do Cânon do A.T. já estava bem estabelecida no século III ou II A.C.
Fora que essa concepção da Septuaginta como uma lista de livros consensual e amplamente aceita de livros canônicos não procede. A Septuaginta tá mais pra uma tradição de escritos de tradução grega do A.T e nessa tradição há algumas divergências na lista de apócrifos inclusive.
Gostaria de saber quais divergências havia entre os livros apócrifos entre versões da lxx
tres versões de septuaginta, vaticanus, alexandrina e outra e todas traziam livros apócrifos comuns a todas elas e também livros e acrescimos apocrifos diferentes em cada uma delas.@@JeffersonSilvaFigueiredo
@@franciscocardoso7177obrigado.
Ainda acho mais provável que Mateus quis "colocar azeitona na empada" e errou quem era o pai de Zacarias (confundiu os dois). 😂 😅
Um breve resumo sobre o antigo testamento:
As Escrituras Judaicas foram muito "bagunçadas" no tempo do cativeiro babilônico com o Rei Nabuconozor (Século VI a.C). Os israelitas foram libertados por Ciro, o persa, e depois conquistado pelos gregos no período helenístico. Alexandre Magno funda no Egito a famosa cidade de Alexandria, centro do conhecimento com uma grande biblioteca famosa. No século III a.C, o Rei do Egito, Ptolomeu II Filadelfos tinha o interesse de que a biblioteca de Alexandria tivesse um exemplar das escrituras judaicas e envia um emissário chamado Aristeias pra Jerusalém pedindo ao Sumo Sacerdote da época, Eliaza, que reunisse todas as escrituras judaicas e as tradizisse para a língua grega. O Sumo Sacerdote, Eliazar, reuni os 72 melhores escribas judeus e os envia junto com as escrituras e o emissário Aristéias para Alexandria. Esses 72 escribas tiveram o papel de reunir e traduzir as escrituras judaicas em 72 dias, e realmente assim fizeram. Essa tradução é a chamada Septuaginta.
* Os protestantes costumam afirmar que a biblia católica tem livros apócrifos, mas esses livros são chamados deuterocanonicos e estavam na tradução Septuaginta.
* Vocês sabiam que o Novo Testamento cita os livros deuterocanonicos?
*Atos 2, 1 - Tobias 2, 1
*Apocalipse 8, 25 - Tobias 12, 12-15 * 1 Coríntios 2, 9-11 - Judite 8, 14 * 1 Coríntios 10, 10-12 - Judite 8, 23-26/ O evangelho de João cita vários trechos do livro da Sabedoria.
Creio eu ser muita coincidência que Zacarias filho de Joiada tivesse um ascendente chamado Baraquias semelhante ao Zacarias profeta menor. É estranho também que o Zacarias de 2 Crônicas, no período do Novo Testamento, fosse conhecido por ser descendente de um Baraquias que o Antigo Testamento sequer faz menção. Penso na possibilidade da citaçao de Baraquias no livro de Mateus ter sido um erro de copista, um acréscimo posterior.
Jesus da thumb - série a Bíblia e filme o Filho de Deus (Diogo Morgado)
Quem é Yago Martins?
Para o cego, é a cegueira;
Para o faminto, é a fome;
Para o sedento, é a sede;
Para o morto, é a morte;
Para o enfermo, é a doença;
Para o prisioneiro, é a prisão;
Para o solitário, é a solidão;
Para o sábio, é a burrice;
Para a medicina, é o câncer;
Para o réu, é a condenação;
Para o advogado, é o pje;
Para o juiz, é a injustiça;
Para o cansado, é a exaustão;
Para o pedreiro, é a casa que cai;
Para o jardineiro, é o bicho-depé;
Para o triste, é a tristeza;
Para o leitor, é o analfabetismo;
Para o pobre, é a miséria;
Para o devedor, é a insolvência;
Se ele acha, eu discordo;
Se ele fala, eu não escuto;
Se ele erra, eu não fico surpreso;
Se o mundo é contra o Yago Martins, eu sou o mundo;
Pra mim, ele é NADA!
@Bob 3000 kkkkkkkkkk
Yago, um ateu me falou que muito livros que são citados na bíblia foram considerados apócrifos por não condizer com a narrativa bíblica a cerca de Jesus!?
Esses livros apócrifos não são considerados pela vasta maioria dos teólogos durante toda a história. Não é pq eles são contra a Bíblia, mas porque eles não tem comprovação histórica precisa. Não existe evangelho de Jesus escrito em 2016, ou 4 séculos depois de Jesus, etc
@@cllowner entendi, mas no caso dos livros apocrifos contemporâneos e citados na bíblia?
@@lucasbragaalmeida_ Naquela época, por mais que eles já n fossem considerados canônicos, eram todos lidos. Os apóstolos usam passagens desses apócrifos em certos versículos pra ilustrar um ponto ou coisa assim, mas isso não os torna inspirados divinamente.
@@cllowner vlw mano.
@@lucasbragaalmeida_ tipo qual livro amigo, o de Enoque? Ou sabe de mais algum?
Isso é Teologia!
Sobre a questão do Zacarias citado por Jesus em Mateus tem um vídeo no canal Gueula Israel
Pastor, não achei o video do Canon do Antigo Testamento. Pode repostar aqui ou por o link no card?
É basicamente uma retomada de Malaquias? Onde Deus declara q o homem é incapaz de ser fiel ao Senhor, e anuncia os passos seguintes (vinda do Elias e em seguida Cristo).
Eu nem sabia que católico se interessava por teologia a ponto de criar um canal skskks
Como Jesus Cristo falava a judeus, fariseus, ele usou de Abel a Zacharias para que eles entendessem segundo o canon deles, a ordem dos livros usados por eles.
Em Português, mártires de A a Z. Uauu.
Vim mais rápido do que o Usain Bolt
Foi só eu que percebi ele trocar o pentateuco ou Torá por Septuaginta, é tanto nome diferente que até embaralha a cabeça.
O pentateuco está dentro da torá (em hebraico). A Septuaginta é em greco.
Vídeo muito bom só é difícil ficar ouvindo o piseiro alto do vizinho tocando no fundo.
Kkkk mano eu sou católico e adoro seus vídeos kkk
Çara!! Este protestante aí odeia a IGREJA CATÓLICA e a sua FÉ.
Os Católicos não dão uma dentro....kkkk
Como ateu, é muito divertido ver treta de crente. auehauheua
Perda de tempo da gente né. A solução é possuir e ser possuído pela Palavra; vivê-la, experimentá-la. Basta apenas isso
@Agnaldo por que eu não seria?
@Agnaldo você é também ateu sobre 99% dos deuses já criados por diversos povos na história da humanidade. A única diferença entre nós é que eu também não acredito no deus cristão.
@Agnaldo Não existem evidencias suficientes para defender a existência de deus, muito menos para dizer quais seriam as propriedades desse deus. Já que você parece interessado no assunto, te recomendo procurar sobre "método cientifico" e as diferenças entre ciência e pseudociência. Se quiser, pesquise também sobre o deus de Spinoza e sobre o ceticismo de Descartes.
Assim que você compreender o que é ciência de verdade, você saberá porque ateus geralmente não perdem muito tempo com religiosos.
Caro Roman Legionary, sugiro que leia Cristianismo puro e simples do autor C.S.Lewis um cara com uma inteligência acima da média e ex ateu. Inclusive a prova maior de sua inteligência e humildade, foi admitir que é impossível não existir Deus. Aceite minha sugestão e leia os livros desse autor. Queria sugerir que lesse a Bíblia mas como não quero que pense que é uma provocação. Um abraço.
Mas eu fiquei com uma dúvida. Citar um ancestral de um Zacarias que é justamente o pai de outro Zacarias não faz muito sentido. O salto geracional ali parece que não tem propósito algum no texto.
Aí a gente já tem que questionar a inerrância nesses detalhes. Provavelmente o escritor desse causo do evangelho se confundiu de Zacarias e colocou o pai do profeta e não o de Crônicas. Mas como o Yago deve acreditar que não há literalmente um erro sequer, ele justificou assim.
Pode ser porque os judeus usavam muito nomes repetidos. Era comum dar o mesmo nome aos descendentes.
(Lucas 1:60,61)
"E, respondendo sua mãe, disse: Não, porém será chamado João.
E disseram-lhe: Ninguém há na tua parentela que se chame por este nome."
Recomendação de Mundo Cópia: Hunter x Hunter, arco de York Shin
Sim Ciro Gomes da Teologia
naquela epoca nao era pergaminho?ou era cânon?
Muito boa a objeção.
Yago, de recomendações de boas escolas de Bacharel em Teologia online. Valeu!
Andrew Jumper para EaD e pós
Bacharelado em Teologia EAD
Seminário do Sul - Faculdade Batista do Rio de Janeiro
Rua José Higino, 416 - Tijuca
Rio de Janeiro - RJ
Yago é zombado no canal do Robson. Ele disse que um protestante apologista mente e tem que mentir para defender sua fé
Eu depois de ler a biblia de forma linear , percebi que é um livro escrito nos moldes do povo preso aquela época . Escrito por eles , pra eles e pra cultura envolta deles . Algumas partes podem ser históricas , mas a maioria é teologia pura .
A bíblia "não" foi um escrito, foi um compilado pelos católicos. O AT pode ser quase todo descartado pelos gentios. Melhor focar no Novo Testamento, que vale para todo povo de qualquer época desde que foi escrito.
@@afonsodps NT também li de forma linear e principalmente horizontal e sim , tem ensinamentos lindos . Mas, sinceramente , acreditar que homens santos saíram do túmulo e andaram por jesrusalém depois da morte de jesus é necessário ter uma fé imensurável.
Se você leu a bíblia toda, então porque vc não acreditou que ressuscitaram? Apesar que fazer vc acreditar é obra de Deus.
Esses que ressuscitaram, voltaram a morrer. Jesus estava morto, então quem os ressuscitou foi o Pai, assim como este ressuscitou a Jesus, o que torna possível crer em ambos os fatos. Apesar de que a doutrina da trindade pode atrapalhar nesse entendimento.
@@afonsodps Eu li a bíblia porque gosto de leitura e já li mais de 100 livros e sempre que posso assisto a análise teológica de alguns canais cristãos . Me aventurei na empreitada do deus judaico cristão e confesso ser uma leitura fascinante , mas se lida numa análise histórico crítica , com um olhar isento de fé , a leitura torna - se mais fascinante ainda. Mas , é paradoxal que o cristão usa o VT pra dar crédito a profecia do messias advindo do NT , o cristo , quando lhes covém usando principalmente o livro de Isaías . Quando não lhes convém o desabonam . No mundo natural homem nenhum nunca ressuscitou ! Sendo assim essas narrativas só se encontram na biblia , fora dela não há registro histórico nenhum . NADA . Elias subiu ao céu num REDEMOINHO e sumiu numa carruagem de FOGO !! Admiro sua fé mas eu , sinceramente não creio nisso . Fica na paz , amigo .
@@gleciogabriel2784 O grande inimigo interno do ser humano no século atual é a razão. Os maiores filósofos surgiram no período em que os céus ficaram em completo silêncio. Quando o Criador se silenciou, a criação criou para si um contexto para ocupar o espaço que Deus deixou (sem sucesso, por sinal, porque quanto mais se busca, mais dúvidas surgem. E Salomão diz em Eclesiastes: quem cresce em ciência/saber, cresce em trabalho. É enfado de alma ler a Bíblia sem fé. Ela vai ser o que se apresenta para o ser humano visual: um livro. E é isso mesmo, não tem nenhum problema nisso. Na perspectiva natural, tá tudo certo, mas semelhantemente é isso quanto ao Cristo dizer à Nicodemos: é necessário que o homem nasça de novo. A Bíblia é o único livro que, sem o autor, não dá para entender.
Para entender, precisa viver - porque é verdade que quem busca o Senhor de todo coração, Ele se revela. E quem vive, dizer: é verdade, e quem não vive dizer: não é, é um debate de perspectiva. Tem que estar imerso para, de fato, compreender, porque a fé vem pelo ouvir e o ouvir da Palavra.
Católicos não precisam se preocupar com protestantes e Lutero, todas as suas adulterações já foram rebatidas no concílios de Trento, ponto final.
Continua trentando ✌️
como que tem arvores de 7000 mil anos? sendo que o diluvi aconteceu a mais ou menos 4500 anos?
@@rogeriojr679 nao tem toda gnealogia da biblia e seus descendentes ate jesus e contando da aproximadamente 6000 mil anod
O diluvio acredito que nunca aconteceu . Não nos moldes da narrativa biblica .
Muitos estudiosos assumem que o dilúvio foi no mundo conhecido , toda escritura tem contexto , ou seja , uma hipérbole .
@@paulorarisson9503 n entendi
Você está bonito Yago, a barba ficou boa
Coincidentemente eu assistindo em setembro no futuro
Alguém pode me indicar os vídeos de algum desses canais citados pelo Yago?
Ex... quando chama o neto de Nabucodonosor de filho ou seja filho de nabucodonosor, sendo este neto,
Gostei da honestidade nesse tema*👏😇
pois é yago,é questao de examinarem as escrituras.mais so leem a biblia.
O texto é tão claro quanto a filiação e a morte de zacarias, que nem se quer é discutível ser outro zacarias.
Hora do macabeus já fez uma refutação ✌
Esse Zacarias é aquele dos trapalhões que faleceu 😔
Zacarias filho de Trapalhias kkkkkkkk
Mais bem explicado que isso não tem
O Yago gosta de atacar os católicos leigos. Se você é tão inteligente por que não convida algum teólogo católico para debater? Carlos Nougué e conde loppeaux não são teologos. Convide um teólogo de verdade.
Mas Rápido Do que Judas a Trair Jesus.
Zueirinha Gospel
Possante como um jato
Judas foi muito foi lerdo, foi obrigado Jesus falar, vai logo fazer o que tu tem que fazer carniça
@@jucivamoliveirapereira6404 por Isso q Fui mais Rápido.
@@joaovictoroliveirajoao7049 Caramba, que rapidez, não é um homem, é uma maquina kkkkkkkk
Caracas! Esse e espada chim da Bíblia!
Você leu o livro o que Jesus disse o que Jesus não disse? Bart D.
O que achou se já leu?
36 Gadolicos deram deslike sem assistir
Cânon melhor jogador do Vasco se loco 👌
Se não for o Zacarias de 2Cronicas então é o Zacarias dos Trapalhões.
yago com o cabelo na régua
A qualidade está muito boa! (de todas as formas)
Católicos e Ortodoxos >>> Protestantes
Lindo, só faltou refutar..
@@kauagirao Refutar quem?
@@anthonyvictor8650 Os argumentos.
@@kauagirao Já estão todos refutados pelos Católicos e Ortodoxos há muito tempo. Vocês precisam é se converterem.
@@kauagirao Um culto protestante e uma palestra de coach é a mesma coisa. Não sou praticante de nenhuma religião. Mas vejo muito mais beleza nas tradições ortodoxas e católicas.
É interessante esse assunto, o argumento é ótimo mesmo, mas uma coisa me deixou pensativo sobre quem seria esse Zacarias citado por Jesus. O Zacarias de 2 Crônicas 24 seria filho de Joiada que era o sumo-sacerdote e o Profeta Menor Zacarias tbm tem ascendencia sacerdotal, isso é algo em comum entre esses personagens, por isso ele apresenta sua genealogia e ele diz ser filho de Baraquias, filho de Ido. Jesus cita o Zacarias filho de Baraquias, e mesmo que Jesus esteja se referindo ao Zacarias de 2 Crônicas 24 e o argumento de que a expressão "filho de" possa ser lido como "descendente de", como explicar o lapso temporal enorme entres os dois Zacarias? Os saltos geracionais não poderiam ajudar aqui pq pelo visto Baraquias viria após o Zacarias de 2 Crônicas 24. O mais velho não pode ser descendente do mais novo.
Discutir com católico é desigual. Nós temos por base a bíblia e eles a religião. Tudo que a religião católica, que não tem base na bíblia, decidir, eles acatam. Então é difícil debater com eles. Pega a historia de Aparecida. É uma aberração, não tem nada de cristão, nada de velho testamento, nada de novo testamento. É um absurdo. Como debater com quem tem uma fé tão transtornada? Toda discussão ou debate com católico deveria se limitar a isso, apontar que suas heresias, feitiçarias, idolatrias, esoterismo, etc etc são grosseiros e totalmente contrarios a fé judaico-cristã. Passou disso é perder tempo.
"Nós temos por base a Bíblia", ora, nós Católicos igualmente e também a tradição e magistério. Sem a tradição e magistério da Igreja não teríamos a Bíblia. Eu não entendi o porquê de você citar a história de aparecida, é totalmente fora do contexto.
@@anthonyvictor8650 A Bíblia é uma biblioteca e seu conteúdo não é de propriedade da religião católica, por mais que em algum período ela tivesse posse dele. A tradição da igreja católica e seu magistério não tem importância nenhuma se não concordar com o evangelho de Cristo. As palavras de Jesus Cristo e dos apóstolos dele é que tem importância. Qualquer doutrina que não concorde com a de Cristo, para nós cristãos, não deve ser aceita.
Fora do contexto a historia de aparecida? Do meu argumento esta totalmente dentro do contexto. Eu não vou ficar discutindo com um católico João 8, se o conteúdo é ou não uma interpolação, quando tem algo muito mais gritante que eu mostro e a conversa se encerra. Tem um elefante na sala, entendeu? Na verdade, aparecida é um elefante da manada que esta na sala.
@@denisperes57 A Bíblia não é anterior à Igreja; pelo contrário, a Igreja é que é anterior à Bíblia. Foi a Igreja, com a sabedoria e a autoridade que Deus lhe deu, que definiu o cânon. O que importa é que Jesus Cristo e os Apóstolos ensinaram, sim, é por conta disso que a Bíblia não se opõe a tradição: Embora tivesse muitas coisas a escrever-vos, não o quis fazer por meio de tinta e papel, pois espero ver-vos e falar-vos de viva voz” (2Jo 12); “Conservai-vos firmes na fé e guardai as tradições que aprendestes, quer pela nossa pregação, quer pela nossa carta” (2Ts 2, 14); “O que ouviste da minha boca e de muitas testemunhas, confia-o a outros homens fiéis, capazes de instruir os outros” (2Tm 2,2).
Pois bem, aponte essas heresias para um Católico como eu.
@@anthonyvictor8650seu argumentos são fracos demais e sinceramente volto no elefante na sala. Me explica no evangelho, com base na lição do novo testamento, da doutrina dos apóstolos, onde é que ensina a adorar ídolos de pedra encontrados em Rio e fazer deles Santos e até deuses. Qualquer coisa fora disso é perder tempo contigo.
@@denisperes57 Argumentos fracos? Ora, só disse o óbvio aí, são fatos.
Pesquisa aí no Google as catacumbas dos Cristãos primitivos, você verá um montão de imagens. O Cristianismo era pagão? Responde aí. Pois bem, o que é um ídolo?
1 - substitui o único e verdadeiro Deus;
2 - são atribuídos a ele poderes exclusivamente divinos;
3 - são oferecidos a ele sacrifícios devidos ao verdadeiro Deus. É o que os judeus antigos, no deserto, fizeram com o bezerro de ouro (cf. Ex 32).
Vou resumir: Para Deus, e somente para Ele, a Igreja presta um culto de adoração (“latria”), no qual reconhecemos Deus como Todo-Poderoso e Senhor do universo. Aos santos e anjos, a Igreja presta um culto de veneração (“dulia”), homenagem. Eu adoro um único Deus. Maria não é uma Deusa. O Padre Pio não é um Deus. Nos os consideramos Santos e respeitamos, baseado em quê? Nas Escrituras: “Não sabeis que sois membros de Cristo?” (I Coríntios 6,15); se portanto, membros do mesmo Corpo, estamos todos unidos por vínculos sagrados e estreitíssimos. Esta é a “comunhão dos santos”, na qual professamos crer. Só isso.
Impossível não entender a explicação! Muito bom.
É Ketuvim não Ketubim
Video longo, bora limpar a casa
Gostei Muito
Bíblia evangélica e protestante são diferentes ?
Acho que ele errou XD. Na verdade seria "Católica" x "Protestante".
Existe uma só bíblia e milhares...milhões de interpretações
não kkkk ele errou na fala
Recomendo o livro: "origens judaicas do novo testamento" do doutor Julius Scott Jr. Essa visão quadradinho dos reformados ou católicos passa longe da realidade cotidiana do povo hebreu...Livro de Enoque é um bom exemplo. Ele é citado várias vezes dentro dos evangelhos.
Livro de Enoque é apócrifo
@@sergiok.3555 E??
Não temos evidência de que se trata do mesmo livro de Enoque citado por Judas. Visto que, este livro de Enoque dos canais de teoria da conspiração não possui muito tempo de circulação. Os relatos sobre ele são bem recentes. Subentende-se que não estavam falando do mesmo livro.
@Gustavo Santos Eu vi esse vídeo.
Quase soltou um "Zaraquias"
Me desculpe os "los hermanos", vcs la entedem de alguma coisa a nao ser do Papa?
Cabelo tá top Yago 😎
Muito esclarecedor, muito rico e simples ao mesmo tempo
Cheguei 🎉