PORQUE NÃO SOU CRISTÃO / BERTRAND RUSSELL

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 гру 2024

КОМЕНТАРІ • 204

  • @Sílvio_Ayres
    @Sílvio_Ayres 10 місяців тому +13

    Cheio de ateus aqui... que bom kkkkk

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  10 місяців тому +4

      Sílvio, seja muito bem-vindo! Quanto mais ateus, melhor! Um abraço forte e que a vitória esteja sempre ao nosso lado!

    • @Sílvio_Ayres
      @Sílvio_Ayres 10 місяців тому +2

      @@DoxaeEpisteme Sempre juntos!! 👊👊👊

    • @joaopagliuca6616
      @joaopagliuca6616 5 місяців тому +1

      Sou ateu e pode deixar que não vou cair nessa armadilha do ódio. sei canal está bloqueado

    • @ramossobrinho4093
      @ramossobrinho4093 4 місяці тому

      Deixa de ser babaca, cara. Deixa de ser fanático fundamentalista. Um livro: Como curar um fanático = Amós Oz, judeu antifascista.

  • @professorzeneto9684
    @professorzeneto9684 10 місяців тому +10

    "Afirmações extraordinárias, exigem provas extraordinárias"! Carl Saigan .

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  10 місяців тому +3

      Simplesmente perfeito! Este é um axioma inalterável! Forte abraço e vitória sempre!

  • @joseailton5716
    @joseailton5716 11 місяців тому +14

    Li esse livro com 34 anos ( tô com 55) e gostei muito, já era ateu desde os 22 mas nunca tinha lido nada do Russel. Gosto muito do canal, sou inscrito.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +3

      Que ótimo saber que o livro foi uma boa experiência mesmo após tanto tempo! É fascinante explorar novas perspectivas, especialmente as de Russell. Obrigado por ser parte da nossa comunidade no canal, sua presença é muito apreciada!

  • @williandacruzmarques263
    @williandacruzmarques263 11 місяців тому +22

    Russell foi, com certeza, uma das mentes mais geniais e interessantes que já existiram. Quanto mais leio seus livros mais quero ler.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +6

      Russell foi realmente um pensador notável, com ideias fascinantes e profundas. Seus livros têm esse efeito cativante, inspirando a vontade de explorar ainda mais suas ideias e perspectivas. É incrível como ele continua a nos influenciar através de suas obras.

    • @sidneirodrigues6696
      @sidneirodrigues6696 11 місяців тому +8

      Um ateu convicto e um dos maiores pacifistas do planeta em todos os tempos. Em contraponto a Papas trajando armaduras e instigando guerras.

    • @williandacruzmarques263
      @williandacruzmarques263 11 місяців тому +5

      @@sidneirodrigues6696 Exato! Há autores por cujas teorias e obras sou apaixonado, mas que desprezo enquanto ser humano. Russell é uma exceção, foi um ser humano tão maravilhoso e admirável quanto foi exímio filósofo e matemático.

    • @Music-hn9hf
      @Music-hn9hf 4 місяці тому

      Ele tem pensamentos expostos aparentemente fora do comum?

  • @danielapaiva8045
    @danielapaiva8045 11 місяців тому +5

    José Saramago, meu ateu preferido❤

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +1

      Daniela você tem um ótimo gosto! José Saramago também está entre os meus favoritos. "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" é realmente maravilhoso! Forte abraço e vitória sempre!

  • @simoneperusio4986
    @simoneperusio4986 11 місяців тому +7

    Dr. Rodrigo Silva rebate essa argumentação sugerindo a dádiva da liberdade de escolha das criaturas em relação ao seu criador: Deus não é ditador, ele é bom mas não obriga ninguém a ser bom.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +4

      Discussões teológicas sobre a liberdade de escolha em relação a Deus têm diversas interpretações e visões diferentes, variando de acordo com as crenças e as linhas teológicas de cada indivíduo. Esta pode ser uma interpretação válida dentro de certos contextos teológicos, mas é sempre importante considerar diversas perspectivas em discussões desse tipo. Forte abraço e vitória sempre!

    • @vinicius9424
      @vinicius9424 9 місяців тому +4

      Rodrigo Silva? TEologia? Você está de brincadeira.

    • @estudioz3
      @estudioz3 8 місяців тому +4

      Rodrigo Silva tenta ser um equilibrista, mas para mim é um charlatão.

    • @allissongoncalves9539
      @allissongoncalves9539 8 місяців тому +2

      Livre arbítrio não existe...existe uma ilusão de escolha pautada em influencias culturais em um determinado contexto histórico. Sempre tivemos um repertório limitado de escolhas propiciadas por um grupo dominante ao qual nós submetemos. Como pode haver escolha se te ameaçam com alguma punição? Se você não é livre pra escolher, em última instância, você não tem responsabilidade moral pelos seus atos... Mas a ilusão de liberdade de escolha existe, e a moral se funda sobre ela.

    • @belarminonogueira9807
      @belarminonogueira9807 6 місяців тому +1

      @@allissongoncalves9539 Ora, senhor Alisson, deus foi muito claro quanto a isso do livre arbítrio. "Podes fazer o que tu quiseres, desde que o que tu quiseres seja o que quero eu". Mais ou menos o que disse Ford (o americano fabricante de automóveis): "Pode escolher a cor que quiser... desde que seja preta"

  • @sidneibatista7755
    @sidneibatista7755 18 днів тому

    Aquela frase "eu creio no Deus que fez os homens, não creio no Deus que os homens fizeram", foi um processo para desmistificar e eliminar a visão de Deus portador das características humanas de personalidade comportamental. Valeu por um tempo, mudei a chave para a nível mais alto e ampliado entender o sentido de Deus, o que me ajudou a entender o Espiritismo. Hoje já estou ultrapassando essa fronteira do pensamento, como espírita faço reflexão de "Deus" (com aspas) que não coaduna com o pensamento geral do meio espírita, e para isso me aproximo das reflexões filosóficas de Bertrand Russell de quem sou admirador e fã desde meus 18/19 anos embora eu estivesse longe de compreender esse grande filósofo. Agora, entendendo melhor a essência do Espiritismo não religioso, sou espírita mas não sou cristão.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  17 днів тому

      Interessante sua jornada! Parece que você está em constante busca por expandir sua visão, o que é admirável. Bertrand Russell, com sua crítica lógica e filosófica, convida mesmo a reflexões profundas que vão além de dogmas. Ainda que nossas perspectivas sejam diferentes, essa disposição para questionar e evoluir é algo que sempre vale ser cultivado.
      Forte abraço e vitória sempre!

  • @mjr8791
    @mjr8791 11 місяців тому +5

    Notei como se menciona aqui o sofrimento x a benevolência. Concordo plenamente com como isso é ilógico. Só gostaria de lembrar que o sofrimento não é só humano; pode até ser, mas talvez de um humano que até possa se defender.
    Mas, como ficam todas as outras criaturas supostamente de um criador que não me parece se importar muito com as "suas" criaturas indefesas e inocentes?
    Daí a minha mínima crença no livre arbítrio... Infelizmente , presenciamos constantemente criaturas - sejam elas animais ou vegetais - que não têm escolha ou sequer uma mínima chance nas mãos da criatura "preferida" (aliás, afirmação feita pela própria 🤨) desse criador benevolente...

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +1

      Que comentário fascinante! Agradeço imensamente pela excelente contribuição à conversa! Forte abraço e vitória sempre!

    • @Music-hn9hf
      @Music-hn9hf 4 місяці тому

      O Deus bíblico nem nos aconselhar aconselha, como se espera de um pai. Também nos deixa preocupados com a sua existência sendo que a preocupação pode ser tanta que deixamos de nos dedicar a algo ao qual devemos nos dedicar.

  • @claudioluizferreiraleite7435
    @claudioluizferreiraleite7435 Місяць тому

    Realmente, faz muito sentido. Russell era muito coerente. Ótimo conteúdo.... parabéns 👏👏👏

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  Місяць тому +1

      Agradeço muito pelo elogio! Bertrand Russell realmente foi um pensador incrível, com uma clareza e coerência que continuam a inspirar reflexões profundas sobre a religião, a moral e a sociedade. Fico feliz que o conteúdo tenha ressoado com você! Forte abraço e vitória sempre!😃!

  • @92628080
    @92628080 6 місяців тому +3

    Bertrand não acreditava em Deus mas fala em buscar o eterno, como buscar algo que não existe?

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  6 місяців тому +3

      Bertrand Russell, embora ateu, pode falar em buscar o "eterno" de várias maneiras. Isso pode significar a busca por valores universais e éticos, como justiça e verdade, o esforço contínuo pelo conhecimento, a tentativa de deixar um legado ou experiências estéticas e espirituais profundas. Portanto, sua busca pelo eterno não implica necessariamente em crença em uma divindade, mas em conceitos e valores que transcendem a existência individual. Forte abraço e vitória sempre!

  • @ApenasAni
    @ApenasAni 11 місяців тому +1

    Obrigada por trazer esse canal tão lúcido, questionador e reflexivo. É um conforto e ao mesmo tempo um alívio achar conteúdos assim. Adorei as citações que você usa para responder os comentários, inclusive do meu querido Schopenhauer.
    :-)

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +2

      Que legal receber esse feedback incrível! Fico feliz por saber que você curtiu o canal. Se tiver mais perguntas ou comentários, estou à disposição! 😊 Forte abraço e vitória sempre!

  • @SamuelMaxLandim
    @SamuelMaxLandim 11 місяців тому +2

    Você é incrível Mestre, que aula explicativa, as vezes falta evidências, é sobra um pequeno de fé! Forte abraço.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +2

      É sempre uma alegria receber a sua visita, querido profeta Samuel! Sua presença é muito valorizada e respeitada por mim. Agradeço imensamente pela sua consideração e admiração. Forte abraço e vitória sempre!

  • @Crernoamanha
    @Crernoamanha 11 місяців тому +1

    É complicado porque quando Russel criticava os ensinamentos de Cristo ou cristãos estava demorando que ele tinha uma visão de mundo correto e estabelecendo a sua doutrina do centro ou errado, e quando se tem um grupo que acredita na visão e ensinamentos dele acaba também se tornando um sistema de crenças isso porque Russel também teve os que seguiam sua opinião do certo e errado e até foi perseguido por grupos que não concordavam com suas ideias

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +4

      Agradeço imensamente sua contribuição para a discussão! A crítica de Bertrand Russell aos ensinamentos de Cristo ou aos cristãos não necessariamente implica que ele estava tentando estabelecer uma doutrina própria como a única correta. Russell era conhecido por questionar e analisar várias visões de mundo, não apenas a perspectiva cristã, buscando uma compreensão mais ampla e crítica das ideias. Ele não estava necessariamente criando um sistema de crenças próprio, mas sim expondo suas interpretações e discordâncias com certos aspectos do cristianismo.
      O fato de algumas pessoas terem seguido suas ideias não transforma automaticamente essas ideias em uma nova doutrina ou sistema de crenças. Isso pode refletir simplesmente a influência intelectual e a maneira como as opiniões de um pensador ressoam com algumas pessoas, sem necessariamente se tornar um conjunto dogmático de crenças como uma doutrina religiosa. O fato de Russell ter sido perseguido por grupos discordantes também não implica automaticamente a criação de um sistema de crenças; perseguições podem ocorrer em resposta a ideias que desafiam a norma estabelecida, sem implicar na formação de uma doutrina própria. Forte abraço e vitória sempre!

  • @julianogaiola
    @julianogaiola 11 місяців тому +3

    Concordo em alguns pontos de Russell.
    Existem diversas teorias que sugerem paralelos e possíveis influências de histórias deidades antigas na narrativa da vida de Jesus como apresentada na Bíblia. No entanto, é importante destacar que essas teorias variam muito em credibilidade e aceitação acadêmica e são frequentemente objeto de debate. Aqui está uma breve descrição de algumas dessas teorias em relação a Hórus e Mitra:
    1. **Hórus**:
    - Hórus é uma das divindades mais significativas no antigo Egito, frequentemente representado como um homem com cabeça de falcão. Alguns proponentes de teorias de plágio sustentam que existem semelhanças entre a história de Jesus e a de Hórus, como o conceito de nascimento virginal, uma estrela no leste anunciando o nascimento, e Hórus tendo doze discípulos.
    - Contudo, muitos desses pontos são contestados por egiptólogos e estudiosos da Bíblia. Por exemplo, os textos egípcios antigos não mencionam uma concepção virginal de Hórus (a história conta que ele foi concebido por Ísis com Osíris após a morte deste) e não há evidências de que ele tinha doze discípulos.
    2. **Mitra**:
    - Mitra é uma divindade cujo culto teve origem na Pérsia e que mais tarde se espalhou pelo Império Romano na forma do culto a Mitraísmo. Alguns elementos do mitraísmo que são ocasionalmente comparados à história de Jesus incluem a celebração do nascimento do deus no solstício de inverno (que mais tarde seria aproximado ao Natal) e a ideia de salvação.
    - No entanto, as semelhanças aqui também são amplamente debatidas. A narrativa bíblica não fixa o nascimento de Jesus no solstício de inverno. Além disso, há uma escassez de fontes primárias detalhadas sobre as crenças e práticas do mitraísmo, o que deixa muito espaço para especulação.
    3. **Dionísio **(ou Baco, na mitologia romana) é uma das divindades cuja história algumas vezes é comparada com a de Jesus por proponentes das teorias de paralelo. Dionísio é o deus do vinho, da vegetação, do prazer, da festividade, da loucura e do êxtase na mitologia grega. Aqui estão algumas das comparações que são feitas:
    - **Milagres do Vinho**: Dionísio é famoso por sua habilidade de transformar água em vinho, uma façanha milagrosa também atribuída a Jesus no Evangelho de João, durante o casamento em Caná.
    - **Ressurreição**: Os mitos em torno de Dionísio incluem elementos de morte e renascimento. Nas histórias, ele é desmembrado e depois renascido ou reconstituído, o que é as vezes comparado com a morte e ressurreição de Jesus.
    São apenas alguns entre outros, nos levando a acreditar no famoso "plágio"
    Sem dizer no sincretismo religioso, este que seria um assunto bem extenso. Eu já cheguei a acreditar em tudo isso, porém, quando entrei para um grupo de estudos, constatei que não existe uma verdade absoluta e ao conhecer a origem de cada religião e livros religiosos, fiquei meio que descrente. Mas uma coisa não tem como contestar, a fé é realmente uma energia vibracional eficaz.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +4

      Luciano entendo seu ponto sobre as teorias que comparam histórias de divindades antigas com a narrativa de Jesus na Bíblia. É verdade que há paralelos sugeridos, mas muitos desses pontos são debatidos por especialistas. As diferenças e semelhanças são frequentemente contestadas por egiptólogos, estudiosos da Bíblia e historiadores. Zeitgeist, o Filme fiquei muito impressionado! Contudo, a diversidade de crenças e as origens das religiões são temas complexos e fascinantes. Conciliar todas essas perspectivas pode desafiar nossa compreensão, mas concordo que a fé pode ser uma força incrível para muitas pessoas, independentemente das origens ou debates acadêmicos. A energia da fé é indiscutivelmente poderosa por essa razão tenho fé na humanidade e no humanismo. Forte abraço e vitória sempre!

    • @bezerrajunior572
      @bezerrajunior572 11 місяців тому +1

      Se você fosse ateu certamente a história seria outra, é incrível como os pressupostos e afetos interferem na interpretação dos fatos e das histórias.

  • @carlosreis4950
    @carlosreis4950 4 місяці тому

    Muito bom esse vídeo. Aliás, tem sido bons todos eles.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  4 місяці тому

      Obrigado pelo feedback positivo! Fico feliz que esteja gostando dos vídeos. Forte abraço e vitória sempre!

  • @eduardoadriano8185
    @eduardoadriano8185 11 місяців тому +1

    Interessante por ser Budista, sempre assisto esses temas como um espectador neutro, não tenho nenhum dos questionamentos, acho bem curioso e interessante.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +1

      É incrível como diferentes perspectivas podem enriquecer nossa compreensão sobre diversos temas. Sua visão neutra e curiosa como um observador budista oferece uma abordagem única para explorar questões complexas. Essa postura de observação sem julgamentos prévios permite uma compreensão mais ampla e profunda, e é admirável como você consegue manter essa neutralidade diante de assuntos tão intrigantes. Forte abraço e vitória sempre!

  • @edselromero850
    @edselromero850 11 місяців тому +1

    Presenciando o que vemos hoje, posso dizer que o entendo perfeitamente.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +1

      Agradeço imensamente a gentileza de sua visita! Forte abraço e vitória sempre!

  • @welinsonabreu3362
    @welinsonabreu3362 10 місяців тому

    Obrigado por mais um vídeo muito interessante. Sou cristão, apesar de não concordar com a alguns pontos levantados por Russel, tenho um grande respeito pelo filosofo, acho válida a reflexão.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  10 місяців тому +1

      Fico feliz que tenha achado o vídeo interessante Welinson! É ótimo ver que mesmo com discordâncias, há respeito pela reflexão e pelas ideias de Russell. Obrigado pelo apoio!

  • @MariaConceição-n8l
    @MariaConceição-n8l 10 місяців тому

    "Por que não sou cristão"... o materialismo como uma força do seu tempo e o dogma religioso como o grande mal, Russell com certeza ser é um herói do ateísmo humanista.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  10 місяців тому +1

      Concordo plenamente com você Maria ! Agradeço muito sua visita e comentário! Forte abraço e vitória sempre!

    • @MariaConceição-n8l
      @MariaConceição-n8l 10 місяців тому

      @@DoxaeEpisteme
      Obrigado e parabéns pelo seu canal... muito bem feito e um ótimo conteúdo. Um exemplo a ser seguido!

  • @mateusc2009
    @mateusc2009 10 місяців тому

    Canal muito bom! Continue assim, fala colaborações com outros canais do seguimento.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  10 місяців тому

      Claro, pode contar comigo Mateus! Essa é minha intenção também, conectar ideias e pessoas. Agradeço muito pela sua visita e comentário! Um forte abraço e que a vitória esteja sempre ao seu lado!

  • @paulodemellocorrea547
    @paulodemellocorrea547 11 місяців тому

    A simples questão é: ao observar o mecanismo nageração da vida e o fenômeno da auto consciência que nos leva a tentar explicá-la, temos a prova empírica que a vida produz a vida.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому

      Sim! Através de uma miríade de processos biológicos, organismos vivos têm a habilidade de se reproduzir, perpetuando a própria existência e dando continuidade à vida. Este fenômeno é central para a compreensão da continuidade e perpetuação da vida no nosso mundo.

  • @-zx2rz
    @-zx2rz 11 місяців тому +2

    Excelentíssimo trabalho ✊🏼🏴

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +1

      Muito obrigado Camarada Lucas🙌Forte abraço e vitória sempre!

  • @francyscharlie7317
    @francyscharlie7317 11 місяців тому +18

    Papai Russell passando com trator sobre contos de fadas.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +6

      Ah, sim Francys! Bertrand Russell é como um "Cratos" desmantelando deuses em pedaços. Ele é como um caça-fantasmas da verdade! Há pessoas que elevam nossa confiança na humanidade, e Russell está no topo dessa lista, sem dúvida.

  • @Nutrionline1
    @Nutrionline1 9 місяців тому +1

    Tudo de ruim acontece por causa do LIVRE ARBÍTRIO. Deus não nos usa como fantoches . Deus e sua Lei nos ensina sobre moralidade e bens costumes, basta conhecer e meditar na Sua palavra e entender seus princípios. Deus bos permite fazer nossas próprias escolhas e elas nos traz consequências boas ou ruins. O nome disso é AUTORRESPONSABILIDADE.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  9 місяців тому

      Seu argumento simplifica demais a complexidade das causas por trás de eventos negativos, atribuindo tudo ao livre arbítrio humano. Ignora influências sociais, genéticas e ambientais, além de desconsiderar situações onde as pessoas são vítimas de circunstâncias externas. Embora a responsabilidade pessoal seja relevante, não pode explicar universalmente todas as situações adversas. O mal persiste independentemente das escolhas individuais. Forte abraço e vitória sempre!

  • @danielblamires6612
    @danielblamires6612 11 місяців тому

    Muito legal. É isso mesmo!

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +1

      Daniel agradeço muito a gentileza do elogio! Forte abraço e vitória sempre!

    • @danielblamires6612
      @danielblamires6612 11 місяців тому

      @@DoxaeEpisteme Abraços, pessoal. Só o secularismo salva!

  • @marcioP79
    @marcioP79 8 місяців тому

    Parabéns pelo seu vídeo e pelo trabalho que está deixando para todos. Espero que seu legado perdure por muito tempo! (Só uma reflexão aqui, com todo respeito:) Embora eu não siga uma religião, acredito na validade da lógica para resolver problemas lógicos, mas ineficiente para outros tipos de problemas. Assim como uma chave de fenda não pode substituir um martelo, a complexidade da existência sugere um mistério para ferramentas ainda mais complexas. Se não houver uma estrutura subjacente, o universo se tornaria apenas um imenso desperdício de energia.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  8 місяців тому +1

      Agradeço pelo seu feedback Marcio! É interessante considerar a diversidade de abordagens para compreender o universo. A complexidade da existência realmente sugere um mistério profundo que desafia até mesmo nossas ferramentas mais complexas. Forte abraço e vitória sempre!

  • @Gabriel.Joaquim_13
    @Gabriel.Joaquim_13 11 місяців тому

    Excelente conteúdo! 🥰
    Sucesso para o Doxa e Episteme, vitória sempre 😁

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому

      Gabriel agradeço imensamente a gentileza do elogio. Forte abraço e vitória sempre. ✌️

  • @joseeduardobittar4001
    @joseeduardobittar4001 8 місяців тому

    Russell foi o filósofo do século XX e sua obra História da Filosofia Ocidental é imperdível!

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  8 місяців тому

      Completamente de acordo! Bertrand Russell foi um dos filósofos mais influentes do século XX, e sua "História da Filosofia Ocidental" é uma obra monumental que oferece uma visão abrangente e acessível do desenvolvimento da filosofia ao longo dos séculos. É realmente uma leitura imperdível para qualquer pessoa interessada em filosofia e na história do pensamento humano. Suas ideias continuam a inspirar e provocar reflexões profundas até hoje. Forte abraço e vitória sempre!

  • @joseferreirasobrinho2849
    @joseferreirasobrinho2849 11 місяців тому

    Eu já acreditei na bíblia como palavra de deus. Atualmente com tanta informação e comprovação de contradições, adulterações, plágios e observação de textos absurdos como 1° Samuel 15:3... e outros, não tenho como concordar.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +3

      "Jamais deixe que um livro assuma o lugar da sua habilidade de raciocinar." Essa citação é frequentemente atribuída a Joseph Brodsky, um renomado poeta e ensaísta russo-americano. Essa ideia ressalta a importância de manter nossa capacidade de pensamento crítico e independente, mesmo diante de obras poderosas como os livros. É um lembrete para não aceitarmos ideias sem questionar ou analisar, mantendo sempre nossa autonomia intelectual. Forte abraço e vitória sempre!

  • @PRCDACRUZ
    @PRCDACRUZ 10 місяців тому

    Ninguém poderá conehcer ou entender a Deus, a não ser que Ele (o próprio Deus) o revele.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  10 місяців тому

      Agradeço muito sua visita e comentário. Sua frase sugere que o conhecimento de Deus é exclusivamente revelado por Ele mesmo. Isso implica que não há outro meio de adquirir conhecimento sobre Deus além da revelação divina. No entanto, a filosofia questiona se é possível ou adequado confiar exclusivamente em revelações para o conhecimento, especialmente quando diferentes tradições religiosas afirmam ter revelações contraditórias. Forte abraço e vitória sempre!

    • @PRCDACRUZ
      @PRCDACRUZ 10 місяців тому

      @@DoxaeEpisteme Não existem contradições nas revelações de Deus, para aqueles que verdadeiramente o conhecem. As contradições encontradas nas religiões são por conta das tradições inventadas por homens.

  • @flaviomacedo9163
    @flaviomacedo9163 11 місяців тому

    Russel, um grande pensador, e que sempre se desmentia a cada momento. Sua maior questão verdadeira como pensador foi sobre a INTENÇÃO, o seu verdadeiro pensamento filosofico. Este vídeo passou sem entender e conclui erradamente o verdadeiro valor de Russel.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому

      Russell foi, sem dúvida, um dos grandes pensadores de seu tempo, reconhecido por suas contribuições significativas para a filosofia. Sua abordagem rigorosa e incansável busca pela clareza conceitual e lógica moldaram sua filosofia. No entanto, é importante notar que, ao longo de sua vida, Russell refinou e revisou muitas de suas ideias, o que é comum entre pensadores prolíficos. Sua indagação sobre a intenção é apenas uma parte de sua vasta obra filosófica, que abrange uma variedade de temas, desde lógica até ética e política. Enquanto alguns podem interpretar erroneamente suas ideias, a verdadeira profundidade e valor do legado de Russell se manifestam na ampla gama de seus escritos e contribuições para o pensamento humano.

    • @amauriiruama4580
      @amauriiruama4580 10 місяців тому

      Russell vrs Russell
      Bertrand estava errado, posso provar usando a lógica.....que ele mesmo admirava
      drive.google.com/file/d/10LNBJW4CIhtzpqQ95iRd4EalzrJkmthe/view
      drive.google.com/file/d/1NRmjhwvJIMptjVxISTSVTa1ty0RcILT5/view?usp=sharing
      1

  • @mariadasgracasbarbosadefig7387
    @mariadasgracasbarbosadefig7387 11 місяців тому

    Este homem é muito inteligente.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому

      Maria você tem toda razão! Bertrand Russell foi, sem dúvida, um intelectual notável. Sua genialidade abarcou múltiplas áreas, desde a filosofia até a matemática e a política. Sua capacidade de explicar conceitos complexos de maneira acessível, além de suas contribuições inestimáveis para a lógica e a filosofia analítica, mostram seu brilhantismo. Sua busca incessante pela clareza e precisão na argumentação evidencia sua mente aguçada e analítica. A amplitude e profundidade de suas ideias e contribuições solidificam seu lugar entre os grandes pensadores da história. Forte abraço e vitória sempre!

  • @osvaldocruz4291
    @osvaldocruz4291 11 місяців тому

    muito bommm

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому

      Agradeço imensamente a gentileza do elogio. Forte abraço e vitória sempre. ✌️

  • @francisco7jcs
    @francisco7jcs 11 місяців тому

    Todas as crenças são um produto do nosso meio. Existem pessoas que, desde a infância, são condicionadas a negar Deus e outras, a crer. De forma que falamos de Deus de acordo com o nosso condicionamento, formação cultural e idiossincrasias, simpatias ou antipatias, esperanças ou temores. Naturalmente, todas estas imagens de Deus são desprovidas de valor, enquanto não compreendermos o nosso próprio modo de pensar e de projetar conceitos. Porque o pensamento é capaz de projetar tudo o que quiser. É capaz de criar e negar Deus. Cada um de nós pode inventar ou destruir Deus, de acordo com as suas inclinações. Deus para uns tem barba, para outros um só olho, é azul ou vermelho...enfim, um mundo imaginário.
    Não há nada mais infantil do que ter opiniões acerca de Deus, pois chamamos de Deus a uma coisa que é criada pela nossa mente, e isso não é Deus.
    Dito isto, o que é Deus, afinal? Como é que vamos saber? Vamos aceitar uma descrição de um padre, de um filósofo, de nossos pais, ou vamos descobrir por nós mesmos, se existe ou não? Até porque no fim, a realidade pode nos revelar que estão todos enganados, crentes e descrentes.
    Saudações

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому

      Francisco concordo com a ideia de que nossas crenças sobre Deus são influenciadas pelo ambiente e experiências que moldam nossas percepções. É importante questionarmos se realmente compreendemos o divino ou se estamos simplesmente projetando nossas ideias. Essa reflexão pode nos levar a reconhecer a limitação de nossas visões sobre Deus, independentemente de sermos crentes ou descrentes. Forte abraço e vitória sempre!

  • @udynes4457
    @udynes4457 11 місяців тому +5

    O homem fez Deus a sua semelhança. O Deus religioso tradicional fica triste, alegre, irado, chora, volta atrás, erra, cobra, abençoa, amaldiçoa, além discriminar, torturar e matar quando não consegue o que quer.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +3

      A reflexão que você traz é muito instigante e ecoa fortemente a abordagem de Ludwig Feuerbach sobre o tema! Alguns sistemas de crenças acabam por atribuir a Deus características humanas, como emoções e comportamentos semelhantes aos nossos. Esse retrato suscita debates significativos sobre a natureza divina e como ela é interpretada e compartilhada por várias religiões. É uma discussão profunda que impacta diretamente nossa percepção e compreensão do divino. Forte abraço e vitória sempre!

    • @fernandoc.dacruz1162
      @fernandoc.dacruz1162 9 місяців тому

      E gosta de bandidos.

  • @ellokobaalpnc
    @ellokobaalpnc 11 місяців тому +1

    Esse eh o orientador do Witgestain né? Seria um interessante um vídeo sobre ele e os mano do positivismo logico

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +1

      O embate entre Russell e o Positivismo Lógico se fundamentou em abordagens filosóficas distintas. Bertrand Russell, focado na lógica matemática e na análise da linguagem, buscava desvendar a estrutura da realidade por meio da lógica e da matemática. Em contrapartida, o Positivismo Lógico, liderado pelo Círculo de Viena, priorizava o empirismo e a verificabilidade como critérios essenciais para determinar a validade das afirmações, sustentando que apenas declarações empiricamente verificáveis eram significativas.
      Vich, muita treta, vich
      Muita treta, vich
      Vich, muita treta, vich
      Muita treta, vich Risos! Forte abraço e vitória sempre!

    • @ellokobaalpnc
      @ellokobaalpnc 11 місяців тому

      @@DoxaeEpisteme hahaha mow fita mano

  • @ronilsonpintodasilva2949
    @ronilsonpintodasilva2949 11 місяців тому

    Deus não existe animal deus o sistema que nos estamos

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +2

      "Acreditar em Deus é negar-se a si mesmo a responsabilidade de escolher suas próprias ações. É negar que somos livres." - Madalyn Murray O'Hair Felicidades!

  • @josimarpereiralimaferreira5766
    @josimarpereiralimaferreira5766 11 місяців тому

    Muito legal esse canal. Podeia fazer um vídeo sobre o Carl Sagan

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +1

      Que bacana que você gostou do canal! A ideia de fazer um vídeo sobre Carl Sagan é excelente. Ele é uma figura fascinante, e explorar seu legado e contribuições seria realmente inspirador. Vou considerar essa sugestão, obrigado!

    • @josimarpereiralimaferreira5766
      @josimarpereiralimaferreira5766 11 місяців тому

      @@DoxaeEpisteme Ah muito obrigado por levar em consideração a minha sugestão.
      No meu ponto de vista o Carl Sagan era um filósofo do universo e do espaço, ele ia além do cosmos.

  • @joaomariareisjunior7022
    @joaomariareisjunior7022 11 місяців тому +3

    Conhecimento demais é igual a fé de menos.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому

      Para algumas pessoas, o conhecimento pode fortalecer a fé, enquanto para outras pode gerar questionamentos. A relação entre conhecimento e fé é bastante subjetiva e não pode ser generalizada de forma definitiva para todas as situações ou indivíduos. Acredito que temos que ter fé no humanismo. Risos! Forte abraço e vitória sempre!

  • @EstefaniaAquila
    @EstefaniaAquila 11 місяців тому

    Não li esse livro e conheço pouco esse filósofo, mas também não sou cristã, por motivos semelhantes, primeiro, para mim Jesus é um personagens montado, segundo, tudo o que sei sobre ele vem através da igreja católica que historicamente praticou os atos mais hediondos, sinceramente, qualquer pessoa que tenha dois neurônios funcionando não pode ser católico e/ou cristão. Para mim ser ou não ser cristão não inválida acreditar em Deus. Eu acredito no Deus de Spinoza

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому

      O Deus descrito por Espinosa é admirável por sua abrangência e universalidade, representando uma visão que une a natureza e o universo em uma compreensão holística e coerente. É uma perspectiva que convida à reflexão profunda sobre a existência e o funcionamento do mundo, inspirando uma conexão mais ampla com a realidade que nos cerca. Gosto muito dele!

    • @sergiosecundo
      @sergiosecundo 8 місяців тому

      Livro extremamente complicado no sentido de entender. Uma linguagem elitizada (linguagem para poucos).

  • @sidneirodrigues6696
    @sidneirodrigues6696 11 місяців тому

    Deus, na concepção Cristã, é onipotente, misericordioso, onisciente e onipresente. Bem, quando acontece um terremoto matando milhares de inocentes, DEUS não tem um desses quatro atributos.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому

      Para muitas pessoas, a presença do sofrimento no mundo é um quebra-cabeça complexo quando se considera a natureza de um Deus todo-poderoso e amoroso. Isso levanta discussões profundas sobre como conciliar a presença do mal e do sofrimento com a concepção de um Deus com atributos tão significativos.

    • @jairocavalcante9037
      @jairocavalcante9037 11 місяців тому +1

      O homem escolheu desobedecer a Deus e colher os frutos desta escolha.

  • @luciamarina393
    @luciamarina393 11 місяців тому +6

    Quando eu era crianca ouvia meu pai( que nunca teve religiao) dizia sempre : Deus nao se discute!! Ele estava certo, pois toda vez que tento fazer isso, me sinto uma perfeita idiota...Porem acredito nessa tremenda forca e poder, so nao tenho religiao.

    • @sergiosantos418
      @sergiosantos418 11 місяців тому +2

      Minha avó materna, portuguesa, supostamente estudou na mesma escola de seu pai. Ela dizia: "Não preciso ir à igreja alguma para 'falar' com Deus. Com Ele conversamos até, ou principalmente, em pensamento." Os oito filhos dela, bem como a maioria dos netos, e bisnetos, naturalmente, seguiram essa perspectiva.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +2

      Seu pai tinha uma perspectiva muito firme sobre o assunto. É interessante como essa crença na incomensurabilidade de Deus pode gerar um senso de desconforto ao tentarmos discutir ou entender racionalmente algo tão transcendental. Acreditar nessa força e poder sem seguir uma religião é uma abordagem válida e pessoal. Muitos encontram conforto e conexão espiritual de maneiras diversas, e a ausência de uma religião não diminui a profundidade dessa crença na força divina. É um reflexo de como cada um de nós constrói sua própria compreensão do divino.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +1

      Sua avó tinha uma visão muito pessoal e profunda de sua conexão com o divino. Acreditar na possibilidade de conversar com Deus através dos pensamentos demonstra uma espiritualidade centrada na intimidade e na comunicação direta, sem a necessidade de rituais formais. É notável como essa perspectiva reverberou através das gerações da sua família, mostrando como essa maneira de entender a espiritualidade pode ser transmitida e valorizada ao longo do tempo, influenciando as crenças e valores de muitos membros da sua família. Forte abraço e vitória sempre!

    • @Matheus-qd9cw
      @Matheus-qd9cw 11 місяців тому +1

      Mas talvez a pessoa não deixe de ser teísta, ela ainda acredita no deus da igreja, apesar de não frequentar uma. E se olharmos por uma visão ateísta e um pouco mais "racional" digamos assim essa visão ainda pode conter algumas falhas.

    • @brunovieira8432
      @brunovieira8432 11 місяців тому

      Excelente

  • @paulocerqueira1104
    @paulocerqueira1104 10 місяців тому

    top

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  10 місяців тому

      Agradeço muito sua visita e comentário. Forte abraço e vitória sempre. ✌️

  • @lagowe646
    @lagowe646 11 місяців тому +1

    Uma pessoa arrogante e orgulhosa não poderia jamais ser cristão, uma das primeiras exigências é ser humilde; Jesus disse: Vinde a mim vós todos que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei; aprendei de mim que sou HUMILDE E MANDO DE CORAÇAO e achareis descanso para vossas almas. As pessoas soberbas são incapazes de compreender Deus.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +2

      A relação entre a humildade e a fé cristã é realmente significativa, como muitos ensinamentos de Jesus destacam. No entanto, é importante compreender que a natureza humana é complexa e que a manifestação da humildade pode variar de pessoa para pessoa, independentemente de sua posição social ou intelectual. A capacidade de ser humilde não está necessariamente ligada ao status financeiro.
      Bertrand Russell, apesar de ter vindo de uma família abastada, demonstrou humildade intelectual ao longo de sua vida. Sua disposição em revisar suas próprias ideias, reconhecer erros e aprender com outras perspectivas exemplifica uma forma de humildade intelectual. Além disso, seu ativismo em prol da paz, justiça social e direitos humanos reflete uma preocupação genuína com o bem-estar coletivo, demonstrando valores que não se limitam à sua origem socioeconômica.

    • @lagowe646
      @lagowe646 9 місяців тому +1

      @@DoxaeEpisteme Bem, primeiro que eu não falei nada a respeito de ser rico ou pobre, ter posição social ou qualquer coisa que valha, de onde se pode deduzir que você leu já com ideias preconcebidas a respeito do que eu estava falando; em segundo luga, uma pessoa que não se humilha diante de Jesus é arrogante e soberba, o fato de fazer boas obras não o faz digno do reino dos céus, mas, sim, o fato de reconhecer Jesus como salvador. O seu ativismo social não o torna digno de Jesus, mas o fato de não reconhecer Jesus o desclassifica diante de Deus, como está escrito na Bíblia: "A luz (Jesus) veio ao mudo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque a suas obras eram más". Todo esse ativismo social mencionado acima nada mais é que humanismo, em que Deus é rebaixado e o homem, pecador - e Russel não é diferente -, é exaltado. Esse humanismo é que tem levado o mundo ao buraco, pois é cheio de ativismo social em que cada um acha que está fazendo melhor do que os outros, e em vez de primeiro consertar as coisas erradas da sua vida, quer consertar o mundo. Também cada um que se preocupa com a justiça social o faz segundo o seu próprio ponto de vista, colocando-se como Deus, pois não crê em uma verdade absoluta, mas em uma verdade relativa; tornando, assim, a verdade mera opinião e tornando a ideia de uma verdade relativa uma verdade absoluta, já que não deve ser refutada. Um pessoa que é capaz de rever suas ideias e se humilhar veramente só pode chegar à fonte de tudo: Jesus Cristo.

    • @joaopagliuca6616
      @joaopagliuca6616 5 місяців тому +1

      E desde quando humildade tem a ver com crenças religiosas?

  • @pedrokaisen
    @pedrokaisen 7 місяців тому

    Nossa compreensão e linguagem são limitadas. Deus é frequentemente descrito como infinito e eterno. Tentar explicar Deus usando apenas a lógica humana é limitado, já que Deus, por definição, está além do natural e do material. É engraçado como tentam explicar Deus usando lógica, afinal, como explicar aquilo que esta além do tempo? como explicar aquilo que esta além do material? como explicar algo que é infinito e eterno? se existem coisas que vemos todos os dias e não podemos explicar, e logo desesperadamente tentamos entender algo que não se encaixa na lógica, como nós meros mortais podemos explicar Deus em sua totalidade? Usando a simples matemática, a qual foi criada pelo próprio Deus?
    Divindade para mim é a palavra chave, quando você entende isso não resta mais duvidas, Se hoje você questiona algo sobre o Senhor, é porque Deus sim permite, porque esse é o poder de algo Divino
    Êxodo 4:11 - "E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? Ou quem afez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? "
    38:4-41 - "Onde é que você estava quando criei o mundo? Se você é tão inteligente, explique isso. Você sabe quem resolveu qual seria o tamanho do mundo e quem foi que fez as medições? Em cima de que estão firmadas as colunas que sustentam a terra?"
    - Marcelo Rissma:
    "Deus não existe, Deus É! O que existe pressupõe tempo, espaço e matéria. Portanto, tudo que existe foi criado, nomeado e submetido a alguma coisa. E Deus não está submetido a ninguém, pois Deus está além do tempo, do espaço e da matéria. Em nenhum lugar das Escrituras Sagradas vemos Deus dizendo: "Eu existo"! Nas Escrituras Sagradas vamos encontrar Deus dizendo: "Eu Sou"! Não cremos em Deus somente por causa das Escrituras Sagradas, mas porque Deus é majestoso, imanente, transcendente, onipotente, onisciente e poderoso."
    Deus é uma experiência pessoal e espiritual, e tentar explicar essa experiência pode ser como tentar descrever o sabor de uma fruta para alguém que nunca a provou. Contudo quero deixar claro que respeito a vossa opinião de todos os ateus do mundo inteiro.
    -C.S.Lewis
    “Se o cristianismo é falso, não tem importância alguma. Mas se for verdadeiro, não tem nada mais importante em todo o universo”

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  7 місяців тому +1

      Agradeço imensamente a gentileza da visita e comentário! Sua contribuição para a discussão foi sensacional! Grato de coração. A falta de compreensão humana sobre algo não é uma justificativa para afirmar sua existência ou atribuir-lhe características específicas. Além disso, usar a ideia de que Deus está além da lógica humana para justificar sua existência é uma falácia de apelo à ignorância. A ausência de explicação não implica automaticamente, na verdade, de uma afirmação. Portanto, enquanto é válido reconhecer os limites da compreensão humana, isso não fornece evidência direta para a existência de Deus. Forte abraço e vitória sempre!

    • @pedrokaisen
      @pedrokaisen 7 місяців тому

      @@DoxaeEpisteme Obrigado pela atenção irmão, respeito muito vocês 🤝

  • @exa.z
    @exa.z 11 місяців тому

    A ciência, em geral, fala tanta sandice que se fôssemos condená-la, por isso, não haveria mais ciência alguma. Cobrar provas? Me faz lembrar das provas escolares como amostra da minha competência ou sandices.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +1

      A ciência, como um campo vasto de conhecimento, às vezes é mal interpretada ou mal comunicada, o que pode levar a visões equivocadas. No entanto, é importante destacar que a ciência é um processo contínuo de descoberta baseado em evidências e análises rigorosas. Exigir evidências não é um questionamento da competência de alguém, mas sim um método essencial para validar afirmações e teorias.
      As provas na ciência não são como testes escolares, que demonstram apenas uma pequena parcela do conhecimento ou habilidade de alguém. Elas são o resultado de investigações detalhadas, experimentos repetidos e revisões por pares, visando confirmar ou refutar uma hipótese. Portanto, buscar evidências não é uma tentativa de menosprezar o conhecimento, mas sim um meio fundamental para aprimorar e fortalecer o entendimento do mundo ao nosso redor.

  • @ricardomorais5921
    @ricardomorais5921 11 місяців тому

    Video top

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому

      Agradeço muito a gentileza do elogio! Forte abraço e vitória sempre!

  • @fernandoc.dacruz1162
    @fernandoc.dacruz1162 9 місяців тому

    Porque tenho um cérebro, hipocrisia cristã nao.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  9 місяців тому

      Agradeço muito sua visita e comentário! Forte abraço e vitória sempre!

  • @alessandroanjos5282
    @alessandroanjos5282 11 місяців тому

    "Jesus", deu autoridade aos seus discípulos, para curar doentes e expulsar demônios. Mas na prática não vemos isso acontecer, apenas atores fingindo que estão endemoniados e pastores do tipo, "curador de caroços." Rsrsrs
    Por sinal, nem uma obra extraordinária citada na bíblia, é realizada atualmente. Mas os líderes religiosos inventam desculpas esfarrapadas encobrindo a ineficiência cristã.
    Ai vem aquele ditado:
    "Para afirmações fantásticas se exige provas fantásticas."

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому

      A importância de não se deixar enganar por charlatões na esfera da fé é crucial para preservar a integridade da própria jornada espiritual e a autenticidade das crenças. A manipulação e a exploração por indivíduos que se aproveitam da fé alheia não apenas desvirtuam os princípios fundamentais, mas também minam a confiança nas práticas religiosas legítimas. Ao discernir entre genuinidade e artimanhas, protegemos não apenas nossa própria devoção, mas também a comunidade religiosa como um todo, promovendo um ambiente onde a fé é cultivada com base na verdade e no respeito mútuo. Forte abraço e vitória sempre!

  • @Viltonx
    @Viltonx 11 місяців тому

    Tu deves gostar de imagens e histórias macabras, com finais sempre tristes, pois criaste o homem. Um ser que carrega o próprio cadáver nas costas...

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +1

      Se é certo que um Deus fez este mundo, não queria eu ser esse Deus: as dores do mundo dilacerariam meu coração. Arthur Schopenhauer

  • @belarminonogueira9807
    @belarminonogueira9807 6 місяців тому

    Ao contrário do que parece, a argumentação de Russel sobre a existência de deus face à existência do mal, é comum, pobre e limitada. Sendo filósofo, toma como referência para a descrença o absurdo deus bíblico, entidade que até um analfabeto ultrapassa com relativa facilidade. Se com a formação dele não conseguia conceber que uma eventual entidade divina estaria a cima do bem e do mal que obviamente são conceitos humanos, então deveria ter estudado mais ou ficar calado.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  6 місяців тому +1

      Obrigado pelo comentário. Bertrand Russell é conhecido por suas críticas ao conceito de Deus, especialmente ao Deus bíblico, em parte porque esse é o conceito mais difundido em sua cultura e época. Sua argumentação, embora possa parecer limitada para alguns, é uma abordagem racional que visa questionar e desafiar ideias amplamente aceitas. Russell também discutiu outras concepções de divindade e moralidade, mas sua crítica central reflete a importância de questionar dogmas e buscar uma compreensão mais profunda da realidade. A filosofia é um campo vasto e diverso, onde diferentes perspectivas enriquecem o debate. Forte abraço e vitória sempre!

    • @belarminonogueira9807
      @belarminonogueira9807 6 місяців тому

      @@DoxaeEpisteme Sim, eu percebi a ideia do homem, mas ouvir da boca de um filósofo "se deus existe porque permite..." se até um pedreiro como eu sabe que não é uma questão de permissão mas de princípio cósmico em que o mal está para o bem como a anti matéria está para a matéria, soa aborrecidinho. Agora, o que soa muito bem, é dedicação, compreensão e sabedoria com que o senhor trata os seus comentadores. É único, e merece um louvor. Não percebo é isso do, "vitória sempre"...

  • @acadafj
    @acadafj 11 місяців тому +1

    Diria que a postura filosófica é falha a priori. Investigar, analisar, definir, exigir, etc respostas empíricas (que não faltam) de um conjunto de valores que visa o transcendente é no mínimo tentar tomar sopa com garfo. Ferramentas inadequadas. Pergunte a um monge para ele lhe mostrar evidências de Deus e ele vai abrir um belo sorriso. No entanto ele se levanta todas as madrugadas para orar, fica em silêncio e vive em Letícia. Seu coração transborda de gratidão e alguns alcançam a mansidão. Ele não pode lhe mostrar algo concreto mas ele vive imerso em Deus.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому

      Não vejo a postura filosófica como inerentemente isenta de falhas. A abordagem de explorar, analisar e buscar respostas empíricas para valores transcendentes pode ser criticada como inadequada, mais do que apenas diferente. Ao questionar um monge sobre evidências de Deus, a ausência de respostas concretas pode levantar dúvidas sobre a validade da experiência transcende. A descrição da vivência do monge pode ser vista como uma narrativa subjetiva, e a falta de evidências tangíveis pode questionar a solidez da fé. Portanto, acredito que a postura filosófica apresentada pode, sim, ser sujeita a críticas e questionamentos. Para constatar como as experiências individuais não constituem uma prova conclusiva, é suficiente visitar um hospital psiquiátrico. Forte abraço e vitória sempre!

    • @acadafj
      @acadafj 11 місяців тому +1

      @@DoxaeEpisteme Excelente argumento a da disfunção cognitiva como prova conclusiva. De fato a análise lógica nunca será capaz de descrever o que é subjetivo, como a experiência religiosa. Russel consumiu boa parte de sua existência para demonstrar que a lógica era uma linguagem matemática, e portanto demonstrável e infalível. Nunca conseguiu este feito. Ao contrário, seu discípulo conseguiu justamente demonstrar que a lógica não é exata. Daí alguns dizerem que a matemática não é uma ciência exata, o que a princípio só seria válido para a lógica e não para o restante da matemática. Como dise Pilatos a Jesus "O quê é a verdade?" O monge alcançou o estado de convencimento, que para ele é irrefutável. Pilatos verá apenas o que pode ser demonstrado.

  • @patoaleijado7502
    @patoaleijado7502 11 місяців тому

    Esse era e é muito infeliz

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +1

      Agradeço muito sua visita e comentário. Aqui está algumas frases para você refletir 1. "A verdadeira felicidade está em desfrutar o presente, sem dependência ansiosa pelo futuro." - Sêneca
      2. "A coragem de ser verdadeiro consigo mesmo é o primeiro passo em direção à sabedoria." - Sócrates
      3. "A mentira nos pode dar momentos de prazer, mas a verdade nos proporciona uma vida de significado." - Immanuel Kant
      4. "A autenticidade é a chave para a realização pessoal; viver na mentira é um fardo constante." - Jean-Jacques Rousseau
      5. "Não tema a solidão se você gosta da pessoa com quem está sozinho." - Wayne Dyer Forte abraço e vitória sempre.

  • @valterfreitas6140
    @valterfreitas6140 11 місяців тому +1

    Nem todos serão salvos

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому

      Com certeza, especialmente no que diz respeito aos aspectos religiosos.

  • @victorrodrigues5448
    @victorrodrigues5448 11 місяців тому

    Um homem quer 'provas empíricas' para 'provar' O Ser que o originou? 1 minuto de vídeo bastou para sair daqui a rir...

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому

      Victor, frequentemente questiona-se a procura por provas empíricas sobre a origem do Ser, especialmente por aqueles que confiam em experiências pessoais. Enquanto alguns baseiam suas crenças em momentos únicos, a ciência busca uma compreensão mais abrangente e embasada, não para desmerecer, mas para atingir um conhecimento compartilhado e autenticado. Essa distinção entre Conhecimento e dogmatismo é crucial!

    • @victorrodrigues5448
      @victorrodrigues5448 11 місяців тому +1

      Caro @@DoxaeEpisteme, se quero provar ou desaprovar a realidade (com, ou sem aspas) Deus, tenho de o fazer num nível muito outro que não à custa de provas empíricas/sensoriais. Se há um Deus criador de todas as coisas (incluindo as tais provas empíricas) é óbvio que Ele tem de ser/estar numa outra 'dimensão' em que tempo, espaço e matéria nem sequer existam (exatamente para que por Ele possam ser criadas). Tentar provar ou desaprovar tal Ser (ainda por cima com 'provas empíricas') é tarefa votada ao fracasso. Se um universo 'conhecido' de cerca de 100 biliões de anos-luz, regido por leis, algumas conhecidas e outras nem tanto, não fazem prova de um criador infinitamente sabedor daquilo que o homem nem se atreve a sonhar, que 'provas empíricas' seriam suficientes?

  • @sidneirodrigues6696
    @sidneirodrigues6696 11 місяців тому

    Quando o PAPA faz uma viagem internacional, ele viaja num avião qualquer, de uma companhia qualquer ? Sabendo que tudo correrá bem porque Deus está ao seu lado e sua comitiva vai rezando o tempo todo ? N Ã O. A viagem é preparada cuidadosamente por uma companhia de navegação aérea de ótima reputação em questões de segurança.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому

      Exatamente, quando o Papa viaja internacionalmente, toda a logística e segurança são planejadas minuciosamente por uma companhia aérea de confiança e com altos padrões de segurança. Independente das crenças religiosas, a prioridade é garantir a segurança e o bem-estar durante a viagem, contando com profissionais e medidas específicas para esse fim. Isso ressalta a importância da organização e dos cuidados práticos, independentemente das convicções espirituais. Risos!

  • @AdalbertoMeirelesAlcantara
    @AdalbertoMeirelesAlcantara 11 місяців тому

    Deus fez todas as coisas, até o mal.
    A biblia fala que Deus criou o mal também.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому

      Embora a Bíblia mencione que Deus criou todas as coisas, incluindo o mal, a interpretação varia. Alguns veem isso como uma afirmação da soberania de Deus, não implicando que Ele criou o mal como algo intrinsecamente malicioso. A questão do mal é complexa e abordada de várias maneiras, com diferentes perspectivas teológicas. Algumas acreditam que o mal resulta do livre arbítrio humano, enquanto outras o veem como uma consequência da quebra da harmonia original no mundo. As interpretações variam, e diferentes tradições religiosas têm diferentes pontos de vista sobre essa questão.. Forte abraço e vitória sempre!

  • @Apocalipse_2000
    @Apocalipse_2000 Місяць тому

    Como levar a sério um sujeito com um cachimbo na boca?
    Escravo do tabaco querendo libertar alguém.
    😂😂😂😂😂😂😂

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  Місяць тому

      Entendo sua crítica, mas devemos lembrar que a qualidade de uma ideia não depende da aparência ou dos hábitos pessoais de quem a expressa. Bertrand Russell é um pensador respeitado que trouxe contribuições significativas para a filosofia e a crítica da religião. Podemos focar no conteúdo das suas argumentações, que são o que realmente importam na discussão. Forte abraço e vitória sempre!

  • @elsosilva-j9e
    @elsosilva-j9e 11 місяців тому

    a fe crista nao fa nenhum sentido. como pode deus ser bom diante dos fatos? os caras pregam que deus e o todo poderoso, sabe de tudo do inicio ao fim , e mesmo assim teve a brilhante ideia de criar o ser humano,e por fim querem me convencer que esse deus e bondoso.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому

      Nietzsche via a fé religiosa, especialmente o cristianismo, como uma forma de negação da vida terrena em prol de uma vida após a morte. Ele argumentava que a crença em um Deus transcendental era uma maneira de escapar das dificuldades da existência humana, uma fuga que enfraquecia a vontade de poder e a busca por realizações na vida presente. Para Nietzsche, a fé também estava ligada à moralidade, e ele criticava a moralidade tradicional por considerá-la baseada em valores que enfraqueciam o indivíduo e o impediam de explorar plenamente sua natureza. Ele defendia a necessidade de superar a moralidade religiosa em favor de uma moralidade que promovesse a afirmação da vida, o "além do bem e do mal. Forte abraço e vitória sempre!

  • @edsonmorais5025
    @edsonmorais5025 11 місяців тому

    Fácil
    Não leu o NTestamento

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому

      Na verdade, Russell explora uma vasta gama de questões filosóficas, históricas e morais para sustentar suas razões para não aderir à fé cristã. Sua argumentação vai além de uma análise estritamente bíblica, abarcando aspectos éticos, lógicos e sociais. Sua obra é resultado de uma reflexão crítica sobre diversos aspectos da religião e da existência humana, e embora possa desafiar a visão cristã, seu livro apresenta inúmeros exemplos retirados do Novo Testamento.

  • @vork93180
    @vork93180 6 місяців тому

    POR ISSO O CRISTÃO PRECISA SE FORTALECER COM O INTEGRALISMO E PENSAMENTO CONSERVADOR. #DEUSPÁTRIAFAMILIA

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  6 місяців тому

      Vale ressaltar que o cristianismo preza por valores de amor, compaixão e inclusão, ao passo que o integralismo e o pensamento conservador defendem o oposto desses princípios. Além disso, não seria o momento de adotar um novo slogan? A expressão 'Deus, pátria e família', utilizada por nazistas e fascistas, está bastante gasto.

  • @obraspelobrasil7951
    @obraspelobrasil7951 11 місяців тому

    PARECE BOM, MAS É RUIM.

  • @jaimegenegordon9092
    @jaimegenegordon9092 11 місяців тому

    Porque e judeu....

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому

      Não porque é ateu. Forte abraço e vitória sempre. ✌️

  • @juvenalhahne7750
    @juvenalhahne7750 6 місяців тому

    Me parece que essa argumentação é a primeira que nós ocorre na atualidade de um mundo que só confia nas evidências empíricas...
    A partir daí e tão rasa que nem vale a pena perder tempo em ouvi-la: já pensamos nela quando éramos adolescentes...

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  6 місяців тому +1

      A visão de Bertrand Russell sobre a não crença no cristianismo não é superficial, mas sim uma análise profunda baseada em filosofia e lógica. Descartar seu argumento como algo que apenas adolescentes pensam é uma simplificação injusta. A busca por evidências empíricas e questionamento racional são fundamentos importantes tanto na ciência quanto na filosofia, independentemente da idade. Russell oferece uma perspectiva valiosa que merece ser ouvida e considerada com seriedade.

  • @antoniojanela682
    @antoniojanela682 11 місяців тому +1

    Li o livro e fiquei desiludido com ele, pois tem afirmações arbitrárias sem fundamento!

    • @lucianoborges9128
      @lucianoborges9128 11 місяців тому +1

      Quais?

    • @antoniojanela682
      @antoniojanela682 11 місяців тому

      Não vou lker outra vez, não vale a pena!@@lucianoborges9128

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +2

      Também fiquei curioso!

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +3

      Uau, que surpresa! Nunca me deparei com algo assim antes. Estou bastante intrigado. Poderia mencionar algumas das declarações feitas por Russell que são consideradas arbitrárias ou carecem de fundamentação? Adoraria ter uma conversa sobre elas com você!

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +2

      ???

  • @marilenecoelho8306
    @marilenecoelho8306 11 місяців тому

    Livre arbítrio. Ponto e basta.

    • @Ghost_BC
      @Ghost_BC 11 місяців тому

      Segundo dados de 2018 da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), cerca de 8.500 crianças morrem DIARIAMENTE de fome no mundo. Estamos falando de mais de 354 mortes por hora, quase 6 mortes por minuto.
      Sabendo que, segundo a Bíblia, nenhum humano pode pagar pelos pecados de outro pois somente Deus pode perdoar os pecados, que erros com o livre-arbítrio essas crianças cometeram se sequer tiveram a chance de crescerem para entenderem o que é um Deus?
      Pare de usar esse argumento de Santo Agostinho pois já foi refutado há centenas de anos.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому +1

      Concordo com André Comte-Sponville, para ele, o livre arbítrio não é uma explicação completa para o mal no mundo porque há situações em que as pessoas agem de maneira maligna sem necessariamente exercerem livre arbítrio pleno. Ele argumenta que o mal muitas vezes surge de condições sociais, influências culturais, traumas passados e outros fatores que limitam a liberdade de escolha das pessoas. Comte-Sponville destaca que a complexidade do comportamento humano e das circunstâncias nem sempre pode ser reduzida simplesmente ao exercício do livre arbítrio, pois há diversos aspectos que influenciam nossas ações e decisões para além dessa capacidade de escolha. Forte abraço e vitória sempre!

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому

      Agradeço muito sua contribuição para a discussão! Forte abraço e vitória sempre!

  • @joaomariareisjunior7022
    @joaomariareisjunior7022 11 місяців тому

    Sei lá, deve ser trauma de adulto.

    • @Ghost_BC
      @Ghost_BC 11 місяців тому

      Chama isso de argumento?

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому

      Às vezes, quando as pessoas confrontam ideias complexas ou conceitos metafísicos, outras podem responder de maneira simplista ou evasiva, como uma forma de defesa. O termo "trauma de adulto" pode ser usado de forma genérica ou até mesmo inadequada para desconsiderar críticas ou pontos de vista contrários. Acredito que essas respostas muitas vezes buscam evitar um debate mais profundo sobre o assunto, e podem não refletir uma análise objetiva das críticas apresentadas. Talvez seja mais produtivo buscar um diálogo aberto e respeitoso para explorar diferentes perspectivas e entender melhor os argumentos em questão.

    • @DoxaeEpisteme
      @DoxaeEpisteme  11 місяців тому

      A colaboração de duas mãos ativas resulta em mais produção do que milhares de mãos unidas em oração! Forte abraço e vitória sempre!