006 - Amido: processamento e efeitos no rúmen. Entrevista com o Prof. Dr. Thiago Bernardes - UFLA

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 23 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 29

  • @rumenologia
    @rumenologia  2 роки тому +3

    Quer ser uma referência na nutrição de bovinos de corte? Acesso o link: rumenologia.com.br/

  • @raimundocruzcruz4355
    @raimundocruzcruz4355 2 місяці тому +1

    Meu Deus quanto é diferente às coisas depois que você passa a ter conhecimento da ciência das coisas dr danilo Muller você está de parabéns olha que maravilha você trazer esse jenio com esse conhecimento tão profundo sobre o tema do milho 🌽 estão de parabéns o brigado quê Deus abençoe a vida de vocês

  • @galenoamericanodobrasil8297
    @galenoamericanodobrasil8297 Рік тому +1

    Parabens por todo conhecimento compartilhado 👏👏👏👏

  • @danieldalgallo6220
    @danieldalgallo6220 4 місяці тому

    Excelente palestra. Sem dúvida só a ciência pode dar respostas satisfatórias

  • @fabiobueno7903
    @fabiobueno7903 4 роки тому +8

    Muito bom 👏🏻
    Seria possível fazer um vídeo falando sobre aditivos ionóforos, ex: Monensina, como agem nas bactérias. Obg.

    • @rumenologia
      @rumenologia  4 роки тому +2

      Ótima sugestão Fábio. Com certeza vamos fazer, já está anotado aqui! Obrigado, abraço!

  • @alexickert175
    @alexickert175 2 роки тому +1

    Boa noite professor. Poderia compartilhar o trabalho de Zinn que é mencionado sobre os processo de floculação?

    • @rumenologia
      @rumenologia  Рік тому

      Alex, adoro por prática não compartilhar artigos por aqui, para incentivar os ouvintes a buscarem as próprias literaturas nas bases de dados. É só digitar as palavras: Zinn, Cattle, steam-flaked corn, grain, que você irá achar! Abraço

  • @aylpydutra8618
    @aylpydutra8618 2 роки тому

    Falando de um grão seco, quanto maior o teor de proteína do milho, menor sua digestibilidade?

    • @rumenologia
      @rumenologia  2 роки тому

      Nem sempre. É preciso avaliar a vitreosidade, e esta varia de híbrido para híbrido. Abraço.

  • @irineubettini344
    @irineubettini344 3 роки тому

    Boa tarde Danilo, muito bom o vídeo!!! Esse trabalho sobre Snaplage ( um tratamento como única fonte de energia e fibra) feito em Lavras, poderia ser enviado para nós?

    • @rumenologia
      @rumenologia  3 роки тому

      Irineu, este trabalho citado neste episódio pelo Prof. Thiago ainda não está publicado. Deverá estar disponível muito em breve, fique ligado. Abraço

  • @leandroluispaese9904
    @leandroluispaese9904 3 роки тому +1

    Quais as vantagens da:
    Selagem de milho reidratado (grão)
    Vs
    Fuba de milho
    Continuei com está duvida devido o Excel.

    • @rumenologia
      @rumenologia  2 роки тому +1

      Leandro, a principal diferença é que a silagem de grãos reidratados irá aumentar a quantidade de energia, principalmente amido, disponível para fermentação ruminal, o que pode ser positivo, pois aumenta o total de AGCCs produzidos, mas também pode ser negativo pela acidificação ruminal, caso essa não seja bem prevenida. Abraço

  • @antoniomarciosouzarocha6857
    @antoniomarciosouzarocha6857 4 роки тому +1

    Exelente aula!
    Existe informações sobre o uso de raizes de mandioca com o objetivo de aumentar o teor energético em silagem de capim elefante? (ensilagem de mandioca com capim elefante)

    • @rumenologia
      @rumenologia  4 роки тому +2

      Antonio, desculpe a demora em responder. Acho que esse trabalho aqui pode te ajudar: www.scielo.br/pdf/rbspa/v13n4/04.pdf . Em suma, é possível ensilar o farelo de mandioca com o capim elefante, com aumento do valor nutritivo! Neste trabalho você encontra os outros trabalhos também relacionados ao tema! Abraço!

    • @antoniomarciosouzarocha6857
      @antoniomarciosouzarocha6857 4 роки тому +1

      @@rumenologia, muito obrigado pela indicação do artigo e por sua resposta.

  • @DJsanto0os
    @DJsanto0os 4 роки тому +2

    O professor, diz em relação à publicação de alguma diretriz a ser seguida no processo, quando da reconstituição dos grãos. parametros mínimos a serem considerados durante o processo para garantir menor oscilação na taxa de amido fecal observada. Foi o que consegui compreender!

    • @rumenologia
      @rumenologia  4 роки тому

      Isso mesmo Danilo! Com diretrizes mais estabelecidas conseguimos maior padronização e identificação de pontos críticos no processo, o que deve ajudar a reduzir o amido fecal.

  • @regiscunha7153
    @regiscunha7153 4 роки тому +2

    Qual equipamento mais indicado para moer ou quebrar grãos umidos para se fazer silagem. Existe um tamanho de particular ideal?

    • @rumenologia
      @rumenologia  4 роки тому +2

      Regis, se for fazer silagem de grãos úmidos do modo tradicional, indico a embutidora com moinho de rolo, pois apenas amassa o grão e evita problemas futuros relacionados a partículas muito pequenas indo para o fundo do cocho (fines). Caso seja um operação grande para ensilagem em trincheira, talvez você não tenha alternativa, e tenha que usar um moinho de martelo. Neste caso, os equipamentos variam de fabricante para fabricante como o Prof. Thiago bem expôs na entrevista. Eu tentaria seguir o mesmo raciocínio do moinho rolo, tentar regular a peneira para que se evite ao máximo o surgimento de partículas muito pequenas, as quais podem segregar durante a alimentação e ir para o fundo do cocho.

  • @regiscunha7153
    @regiscunha7153 4 роки тому +2

    Danilo, sei que você não gosta de receita de pronta, mas qual seria a melhor inclusão de silagem de grão umido em dietas de terminação em confinamento.

    • @rumenologia
      @rumenologia  4 роки тому +3

      Depende dos seus objetivos Regis. Alguns exemplos: 1) se estiver trabalhado com dose alta de aditivos ou associação, a alta inclusão de grãos úmidos pode reduzir mais ainda o consumo, logo, neste caso, é recomendável que inclua fontes de gordura na dieta, protegidas ou não, para aliviar um pouco a fermentação ruminal; 2) baixo peFDN, também pode reduzir muito o consumo com altas inclusões de grãos úmidos, mas neste caso o legal seria incluir co-produtos fibrosos para ajudar no FDN, e obviamente evitar fermentação lática; 3) nível de manejo, talvez o mais importante. Somente recomendo inclusões de grãos úmidos a níveis maiores que 60% quando o manejo do confinamento é excelente, primoroso; e 4) programas de carne, caso de adensar produzir o máximo de propionato possível para marmorizar a carne. Não pode correr bem, se não levar em consideração o exposto no item 3. Enfim, usualmente, quando se inclui uma segunda fonte de energia na dieta, além do amido, a inclusão de grãos úmidos fica entre 40 e 50% da MS da dieta. Abraço e obrigado pelas perguntas!

    • @regiscunha7153
      @regiscunha7153 4 роки тому

      @@rumenologia Muito obrigado!

  • @gustavobrumheyn2677
    @gustavobrumheyn2677 4 роки тому +1

    Quais são as suas considerações referente ao processo de ensilagem de grão úmido em silo bolsa? funciona? você já teve experiencia com esse produto?

    • @rumenologia
      @rumenologia  4 роки тому +3

      Gustavo, funciona muito bem, tanto para grãos colhidos úmidos como rehidratados. Inclusive estamos fazendo silagem de grãos úmidos essa semana aqui na Unesp. O processo em si é tranquilo, mas você precisará de uma embutidora para silo bolsa preparada para grãos úmidos. A que usamos tem rolos para "amassar" os grãos antes de compactá-los no silo. De resto, são os mesmos cuidados para ensilagem em qualquer outro tipo de silo: monitorar o ponto da roça, calcular a quantidade de água (no caso de rehidratado), etc.

  • @FelícioAraújo-l1m
    @FelícioAraújo-l1m 8 місяців тому +1

    MAS NÃO FOI FALADO NA SILAGEM DE MILHO COM O PÉ.ESTE É A SILAGEM MAIS USADA NO BRAZIL

    • @rumenologia
      @rumenologia  6 місяців тому

      É por que esse episódio foi focado no processamento do amido dos grãos. Tem diversos outros episódios aqui no canal que falamos sobre silagem de milho de planta inteira.