Uma das poucas coisas boas que conheci esse ano foi o canal do Kobori. Tem surgido na internet, felizmente, economistas honestos, sérios, que não passam pano pro mercado financeiro, pra fazer frente a essa enxurrada de econo-coachs neoliberais
Kobori é um coach comunista e populista. Ele sabe que é mt mais aceito falar que a culpa do mundo é dos ricos que detem os meios de producao, assim como os nazis falavam q a culpa era dos pobres judeus. É o mesmo discurso populista nazi travestido de outros simbolos.
Місяць тому+93
Fico feliz que tenha apreciado o conteúdo do canal. Forte abraço!!!
O que se sugere que faça então pra melhorar isso que ele falou. Salario baixo p quem não tem nenhuma formação técnica e cobrar juros daqueles que não economizam e querem comprar o que não podem?
Ele basicamente está considerando que toda a classe trabalhadora ganha o mesmo salário, sendo que em todos os setores do mercado, até mesmo no Brasil, onde temos fortíssima influência da ideologia esquerdista na economia, há as empresas menores, médias, e grandes e sabemos que, em cada uma delas, o salário para o mesmo cargo diverge. Isso é a competitividade que mantém o mercado saudável e faz você querer ter mais conhecimento e experiência para ganhar mais.
Ele explicou perfeitamente o problema Errou feio em identificar a causa desse problema. O que ele falou é tudo menos um livre mercado. Tudo que ele descreveu só é possível por uma intervenção massiva do Estado na economia
Conheci seu canal a alguns anos atrás mas deixei de acompanhar porque me distanciei desse mercado financeiro, me radicalizei e me aproximei da economia política, agora seu canal reapareceu pra mim e fico muito grato pois seu canal de certa forma também contribuiu nessa minha trajetória. Muito obrigado professor.
Financiei uma casa no valor de 230 mil… no final das contas ela ia sair por quase 800mil só de juros. Resultado: não dei conta de continuar pagando depois de ficar desempregado, agora minha casa está indo a leilão e perdi cerca de 50mil reais em valores pagos nas parcelas e documentação e o banco provavelmente ainda vai me deixar com uma dívida. Tenho 23 anos, morava sozinho, quando fiquei desempregado não tinha ninguém pra me apoiar, deixava de comer pra manter as parcelas em dia e quando precisei, não me deram nem chance de negociar. É muito frustrante, me sinto mal por não ter conseguido pagar mas eu simplesmente não tenho o que fazer, estou fazendo bicos e tive que voltar a morar com minha mãe… é foda. E já adianto que apesar do valor, era uma casa em condomínio de quintal compartilhado, sem nenhum “luxo” (apesar de hoje em dia, ter uma casa já seja considerado luxo). Enfim, e dizem que nossa constituição nos garantem direitos básicos como moradia mas se eu não tivesse mãe, como não tenho pai, era pra rua q eu que eu ia e imagino que muitos vão todos os dias pelo exato mesmo motivo. Não temos direito a terra onde nascemos, isso é a propriedade privada dos meios de produção. Sem nosso pedacinho de terra somos reféns do grande capital, tudo em nome de lucrar um pouco mais
Cara, te entendo perfeitamente. O que posso aconselhar é que vc não case e não tenha filhos. Uma hora as coisas vão melhorar para nós, mas precisamos estar preparados e prontos. Prontos para mudar até de estado, se for necessário. Sendo solteiro é mais fácil se mudar e sobreviver. Força! Assista aos vídeos do Estoicismo da Lucia Helena Galvão. Estude Estoicismo. Assista vídeos de Psicólogos, se não tiver como fazer Terapia. Fortaleça a Mente! Não beba álcool. Cuide do corpo e da mente nesse tempo. Uma hora tudo vai melhorar!
Sinto muito pela tua história, cara :/ Espero que vc consiga superar isso! Comprei uma casa num valor parecido (é um sobradinho tb) e a construtora me entregou uma casa toda fodida, com vários problemas de construção, agora como estão processando ele (em outra casa) ele tá correndo atrás pra arrumar... a vida do trabalhador é difícil pra caralho.
Não eh o sistema econômico o culpado disso... pelo contrário, o sistema te proporcionou a oportunidade de comprar a casa sem ter o dinheiro. 23 anos? Quanto tempo demoraria se fosse comprar a vista? Vc não deu conta de paga-la por ma administração da economia. O culpado eh o governo, que não governa para o povo. O mercado não tem cara, o mercado é um organismo vivo... ele não decide a quem vai prejudicar. Todos os dias empresas milionárias quebram por má administração. Talvez houve má administração por sua parte a não conseguir pagar a casa. Mas, sei que o maior culpado disso tudo eh o governo. Ele te toma dinheiro sem vc perceber... por isso não deu conta de pagar sua casa. Entenda o processo inflacionado de impressão de dinheiro, leia as 6 lições de Mises!
@@MsLoucomeloUtopia na verdade é o teu pensamento que já não tem mais cura. O sistema financeiro suga 50% do orçamento e tu acredita que tudo isso é bom por que se não for assim então é "comunismo".
@@MsLoucomeloUtopia na verdade é o teu pensamento que já não tem mais cura. O sistema financeiro suga 50% do orçamento e tu acredita que tudo isso é bom por que se não for assim então é "comunismo".
Ai a gente tenta explicar isso para nossos amigos, familiares e etc, rapidamente chamam a gente de comunista, socialista, etc, etc. Muito disso acontece porque o modelo neo liberal econômico se apoderou nao somente das instituições politicas-privadas, mas também, se apoderou da psicologia humana de forma que as carências e as dores tenham como principal saída a adoração do próprio carrasco.
@@leonardomarques671Mentira. A natureza humana é sobretudo cultural. Depende dos valores e do ambiente. Se não não viveríamos em sociedades. Outra, a superação do capitalismo atual não nos leva necessariamente ao comunismo, mas para outros sistemas menos exploradores.
Sempre vi seus vídeos por conta dos ensinamentos na área de investimentos. Graças a Deus vc veio pro lado do bom senso. De enxergar a realidade como ela é. Seja bem-vindo.
Foi pro lado da Utopia, ate pq me aponte algum Pais comunista no mundo? Tem alguns tentando chegar la, como a Coreia e Cuba, mas pelo nao da dando mt certo nao.
Місяць тому+14
Fico muito feliz que você esteja acompanhando essa nova fase do canal! Forte abraço!
@@CANALDOWILLOFICIALO socialismo é nacional, o comunismo é internacional. E sim, o comunismo é, atualmente, a única solução existente para os problemas mundiais gerados pelo sistema capitalista.
Cara sei q vc é um especialista no assunto mas sinceramente vc deu uma boa generalizada nesse tema e falou muito na questão macro, da forma q vc falou deixa a entender que as grandes empresas é quem são os vilões da história quando na vdd o que ferra com a vida do pobre não é o fato do " salário baixo" mas sim do poder de compra atrelado a inflação que é o que de fato ferra com o desenvolvimento da classe trabalhadora, resumindo o que eu tô tentando dizer é que essas " contradições do capitalismo " é uma pequena formiga quando tem um elefante enorme na sala.
E pra piorar, esse elefante enorme na sala é todo o aparelhamento que precisa pra esse sistema todo funcionar da maneira que funciona no Brasil. Além de ser tudo o que foi explicado, também é uma forma de manter pessoas no cabresto, para que não se rebelem. No fim de tudo o próprio pobre defende o sistema do mais rico, pq sai terceirizando a culpa, sendo que é tudo parte do mesmo aparelho.
@@LipeB0nyy se o salário é mínimo o esforço tmb é mínimo. Se vc é um bom funcionário outras empresas vão querer te contratar, e vão te oferecer salários melhores. O que acaba atrapalhando isso aqui no Brasil é o estado, depois de certo ponto dar um aumento no salário vai sair muito caro e vc não sentiria muita diferença, parecido com o que acontece com o imposto de renda quando vc sobe de faixa
O cara literalmente explicou qual é a questão do sistema financeiro e você diz sobre livre-mercado? Seu livre-mercado, hoje em dia, são empresas gigantescas que controlam tudo pelo poder do mercado. O mercado cria os gigantes que diz competir junto.
@@thiagosantt"O mercado cria os gigantes" é um sofisma puro, o mercado não é amplamente controlado pelos empresários, e sim pelo Estado. O Brasil por exemplo tem um dos sistemas tributários mais rígidos do planeta, em suma, TODA MOEDA FIDUCIÁRIA é esquema de pirâmide por definição. A moeda é responsável pelo nosso poder de compra, após a digitalização monetária o governo criou um meio utópico de tentar burlar a lei econômica com impressão de dinheiro e bancos centrais. Em suma, a definição governamental para 99% das pessoas é referente a Keynes com o "estado de bem estar", o governo brasileiro com suas tributacões desmotiva a criação de empregos e incentiva a criação de grandes cartéis com o corporativismo. Nessa situação, com uma das tributacões mais rígidas do mundo, o nosso país é pouco confiável para investimento estrangeiro e investimento interno ( vale mais a pena investir para fora ) e com essa impressão desenfreada, o dólar hoje está a R$6,12 com medidas evidentemente anti-mercado.
O melhor para uma empresa X é pagar o menor salário possível, mas ao pagar o menor salário possível ela reduz o lucro de outras empresas devido a diminuição no poder de compra. Outras empresas fazem o mesmo, logo a empresa X vende menos, demite e reduz custos. As outras empresas fazem o mesmo. Resultado tomate, cafe e leite jogados no lixo, fabricas paradas porque o trabalhador não tem dinheiro para comprar... Qual remendo possivel? Bolsa família, assistencialismo como a renda minima universal... Na pratica o governo remenda, a natureza suicida do capitalismo. Isso sem contar um problema ainda maior o suicidio ambiental, afinal num planeta finito a economia não pode crescer de forma infinita.
@@CarueCabral Não entendeu absolutamente nada. Virtualmente todo empresário (todo indivíduo, arrisco dizer) gostaria de poder investir o mínimo e ter o máximo de retorno. Se fosse possível que todos realizassem este desejo, isso resultaria no su1c1d10 que você menciona. Acontece que isto não é possivel. Empresário nenhum tem o poder de oferecer o menor salário imaginável e magicamente trazer para sua empresa a mão de obra necessária. Da mesma forma que não tem o poder de cobrar o maior preço imaginável e ainda assim ser um sucesso de vendas. Por um simples motivo: há uma coisa chamada concorrência. Se você conhecesse as leis que regem o funcionamento do mercado você saberia disso. Faça um teste: tente contratar algum autônomo consistentemente pagando apenas um real. Você não vai conseguir. Tente vender uma garrafa d'água comum por um milhão de reais. Você não vai conseguir. Agora, por que você acha que isso acontece? O mesmo argumento que responde corretamente a esta pergunta refuta a sua tese.
Muito bom professor,!! se puder comente tbm sobre a contradição sob o aumento da inserção da industria automatizada,robotica e I.A , reduzindo a necessidade da forca de teabalho .....esses novos "trabalhadores" por consequencia ainda não são consumidores ..ainda.
Já assisti a vários debates, tenho anos lendo livros e vendo vídeos sobre debate político e economia e só agora entendi definitivamente o que é a tal financeirização da economia, parabéns e obrigado professor
Ensine ao seu filho o que o estado faz. Nehum economista é sério se ignora a influencia do estado no mercado. Nada do que esse homem falou é serio ou correto
Professor onde entra o estado nessa equação que espreme os dois lados da moeda e fica com boa parte do trabalho do proletariado e do "lucro" qdo tem do empresário? Lembrando que o que move o emprego país são os pequenos negócios.
Fiquei 4 anos em economia pra ver um vídeo curto desse mais sensato do que a maioria dos meus professores (os vendidos do capital ficanceiro) rs Irei atrás de mais videos do senhor Parabéns pela aula!
Uma coisa que eu pensei aqui, esse produtos financeiros só existem da forma que existem por conta da moeda ser inflacionaria e controlada pelo estado? Pois os bancos não medo de quebrar por conta de terem proteção do estado com relação à esses emprestimos. Será que uma moeda que o estado não pode controlar, e que seja impossivel ou quase impossivel de se emitir mais dela, como ouro, prata, cobrr ,etc. Não resolveria parte desse problema? Gostaria de saber sua opinião nisso, pois me parece que a falta de lastro nas moedas fiduciárias hoje contribui muito para esse ciclo de crise. Quem puder me explicar melhor sobre isso, seria grato Vou até pesquisar no canal pra ver se ja tem algo sobre
É exatamente isso a solução. O que faz essa "contradição ocorrer" é a inflação gerado pelo próprio estado. Os capitalistas querem vender seus produtos e outro detalhe hoje poucas pessoas trabalham em fabricas
O canal do Kobori é um oasis no meio da deserto capitalista liberal. Que maravilha. Eu faço mestrado em Política, Filosofia e Economia em Londres e esse canal me inspira demais! Parabéns, JK!
O pensamento é tão liberal que uma evidenciação de contradição do sistema é contestada com moralismo razo. Quem paga? Quem paga é o trabalho sempre. O trabalho é o pai da riqueza, mas quem realiza o trabalho não fica com ela. @@diegosalomao7517
Exatamente, e o poder de compra dos trabalhadores só cai. Por isso hoje especulam sobre a renda mínima universal. Por exemplo, o CEO da Open AI financia estudos nesse sentido... O futuro me parece tenebroso.
Além da renda cair, os bons empregos somem. Hoje o funcionário do banco é você mesmo, o metalúrgico é um robô, o lojista é a internet e por aí vai. A guerra do futuro não vai ser entre países, mas entre pobres e ricos, e vai acontecer no nosso quintal.
@@gutierrebraga8312 Aumento do salário-mínimo é via de regra aumento do poder de compra, ele só reduz ou passa como um raio se os impostos não financiarem a estrutura pública e serem sugados pelos juros que puxa a inflação de custo, isso sim reduz o poder de compra de forma periódica mesmo com aumento salarial.
É o banco central, inflação é basicamente impressão desenfreada de dinheiro, ela ocorre porque o governo imprime dinheiro demais pra cobrir gastos ou pagar dividas...
Caro professor, fiquei feliz de encontrar seu conteúdo. Acho especialmente valioso pela capacidade de "furar a bolha" no âmbito do mercado financeiro. Parabéns pelo bom trabalho! Como ecólogo, a contradição que mais me chama a atenção no capitalismo é a premissa de que é possível (e desejável) que a economia cresça indefinidamente em um sistema de recursos finitos. Mesmo os recursos renováveis dependem de que os sistemas naturais tenham capacidade de reverter (em tempo hábil) a depleção; sistemas estes que vêm sendo cada vez mais pressionados pela atividade econômica. Neste sentido, o mundo corporativo veio com a ideia de agenda ESG e reporte corporativo de sustentabilidade. O Sr. entende que isto pode trazer resultados concretos para a sociedade, em escala, ou seria apenas mais uma manobra que capitalismo encontrou para "pacificar" questionamentos sobre suas premissas fundamentais serem falhas? Forte abraço!
Financeirizacao é endividamento do Estado e da população. Qual a moral da história? O consumo acima da capacidade de pagamento existe no Brasil. Quem indica essa realidade? O câmbio depreciado e o Brasil ser o campeão mundial de taxa básica de juros ( ou vice).
@@joseCOSTA-ki1xt Há muitos aspectos envolvidos. Como um semi-analfabeto brasileiro vai produzir o equivalente ao custo de produzir um celular, com toda sua tecnologia? E este raciocínio do JK parece não valer para as sociedades escandinavas, entre outras.
Saudações! Assistindo as suas aulas e do professor Ladislau Daubor podemos compreender como o ser humano poderia produzir mais bem estar e utilizar melhor os recursos protegendo a natureza e enriquecendo o conhecimento dando um salto gigantesco na evolução da humanidade!
Mais do que gerar crises cíclicas, o próprio capitalismo depende delas para criar novas formas de acumulação de capital, quando certos modelo se colapsam.
Gostaria de saber se o modelo marxista/socialista deu certo em algum país, de forma que a maioria da população ficou bem, a renda foi distribuída uniforme e acabou com a pobreza. Essa é uma pergunta que me fizeram.
Não sou economista, mas penso que quando o empregador contrata o desejo dele era pagar o mínimo possível, entretanto ele acaba aumentando o nível de salários, ao aumentar a demanda por empregados. Ainda que no nível individual ele queira diminuir os salários, ele acaba aumentando, no nível coletivo. Sua atividade acabaria colaborando para o consumo geral e não haveria contradição.
Essa Lógica Insustentável ai é refutada por meio da Oferta e Demanda. o que não é demando pelas pessoas simplesmente deixa de existir a oferta pois deixou de ser útil a sociedade e as pessoas
E oq esta fazendo as pessoas precisarem se alavancar se endividando é a falência das moedas fiduciária. onde cada vez mais é preciso tirar o poder de compra dos cidadãos através da moeda fiats sem lastros na escassez para pagarem dividas publicas e como o cidadão comum não pode se defender da inflação real acaba perdendo o poder de compra dele ( apenas os ricos escapam disso facilmente ) e então é preciso se endividar para comprar alguns bem materiais essenciais e impossíveis abaixares os preços por canta da escassez ou dificuldade da criação que exige muita mão de obra
Muito bom! Bem elucidativo! Acho muito necessário os economistas como José Kobori, pessoas que realmente têm conhecimento sobre economia, fazerem esses vídeos mais profundos refletindo sobre a questão. Pensando o capitalismo de uma perspectiva maior e fugindo da tecnicidade financeira de "teólogos" do liberalismo. Uma visão mais ampla!
A pergunta é: existe outra alternativa que consiga fazer com que as pessoas cooperem a ponto de "gerar valor" ou "produzir" que não seja o capitalismo? A mudança dos reinados e impérios dos séculos passados para o tempo atual permeia a logica de poder de uns sobre outros. Entretanto, neste modelo capitalista financeiro ainda existem possibilidades de ascensão de classe, redução de pobreza,... permite cooperação mesmo com este e outros problemas. Existem muitas razões para este ainda ser o sistema mundial em vigor, principalmente pela lógica de poder. O Fato é que uma grande era de escassez virá, não se sabe quando ou como surgirá, mas a forma das pessoas cooperarem para se manterem vivas irá mudar para melhor ou pior. Logo ficam as questões, quais as alternativas para o fim do capitalismo financeiro? Seria o regresso a modelos históricos ultrapassados? O que acha que irá acontecer se o capitalismo ruir professor? Consegue ver alguma alternativa para este sistema cooperativo que o capitalismo permite mesmo com este e outros problemas?
Sim - oferta e demanda. Sempre há problemas para serem resolvidos, e necessidades à serem sanadas. A questão é: Quem é que ganha com isso? No Capitalismo, é o latifundiário, o grande empresário, o banqueiro, etc.
as pessoas vão criar e produzir naturalmente quando uma visão de futuro e de melhoria de vida ou até mesmo de maior conforto estiverem em seus horizontes. sem contar na curiosidade e na criatividade que chega ser um caso a parte nesse ponto. e outra coisa, nós não precisamos produzir desenfreadamente como o capitalismo exige. trabalho faz parte da vida, mas não pode fazer da vida um refém. o homem como é hoje não começou a cooperar e viver em comunidades somente agora. o homem produz, inova e cria a eras! isso aconteceu a mais de 100 mil anos e foi oq garantiu a nossa sobrevivência. o capitalismo não tem mérito nenhum nisso, na verdade só prejudica o avanço humano, pois quem de fato é recompensado pelos esforços não é o proletário ou quem gerou esse avanço e sim o dono da fábrica que fica com toda a riqueza. por isso meritocracia é uma mentira dentro do capitalismo e esse papo de "fazer pela recompensa que automaticamente gera o avanço" cai por terra. nós fazemos pra não morrer de fome, pois é a única opção que temos, futuro melhor nesse sistema são pouquíssimos que acreditam.
Nunca irá existir outro sistema de trocas voluntárias e produção inteligente para atender uma demanda real (Capitalismo) a crítica do Kobori serve apenas para o Estado que gera uma demanda falsa e paga com dinheiro falso. A crítica dele não serve para o Capitalismo real.
pessoal, sou completamente novo em tudo que envolve o assunto, gostaria que alguém me explicasse: pq a maior parte dos consumidores dentro do mercado é a classe trabalhadora? seria por ser uma população massivamente maior?
Professor, uma dúvida: estaria a indústria automobilística em crise devido ao fato de preferir vender poucos carros caríssimos em vez de uma maior quantidade de carros mais baratos para a classe trabalhadora? Isso é viável?
O Estado gerou essa demanda falsa com dinheiro falso, deturpou todo o mercado desde 1971. Não vivemos mais num sistema capitalista, vivemos nessa bolha gigante de impressão de moeda fiduciária que gera demanda falsas e é pago com dinheiro falso.
Uma dúvida, caso essa lógica se mantenha, podemos dizer que o modelo de produção capitalista sempre será desigual e insustentável, logo a conta da produção não vai fechar, logo é melhor não produzir, e caso não se produza o estado pode tomar as rédeas e assumir essa produção, nesse caso a conta também não fecha e como se resolveria, talvez um controle de preço cobrando impostos em outros lugares para cobrir essa diferença, ou não produz e teremos falta?
Professor Kobori, você presta um serviço de altíssimo valor à sociedade. Apoio fazendo o que posso no momento: comentários e likes em todos os vídeos. Melhorando minhas possibilidades de contribuição, vou aumentá-las. Já fui um ancap (sim, todos nós temos alguma vergonha na vida), ou seja, alguém que não lê nem hora em relógio, mas que acha que com alguns minutos de vídeo do Peter Turguniev e do Ideias Radicais já transcendeu. Felizmente, a leitura me livrou dessa doença. P.S.: não preste atenção nos haters (maioria ancap). Isto só desvia sua atenção e consome sua energia, professor. Se for para dar atenção a esses "entendidinhos" de internet, faça-o com aqueles que têm alguma significância em termos de alcance, assim o esforço tem maior chance de produzir resultados substanciais.
A sua falta de leitura na base, talvez tenha levado você a uma interpretação superficial e idealizada como suporte (bengala progressista). Se lesse realmente, saberia que ancaps (anarcocapitalistas) também questionam aspectos do capitalismo como ele é praticado hoje, mas de uma perspectiva bem diferente da crítica socialista ou marxista.
Eu acho non-sense a frase 'o capitalismo falhou, falha e falhará...' O capitalismo vai muito bem, obrigada, numca houve tanta concentração de capital desde q o Capitalismo se impôs como Materialidade O capitalismo nunca se propôs a distribuir justiça social
Se os indivíduos soubessem a força que possuem... vamos em frente, professor. Sou ex funcionário do mercado financeiro, e hoje atuo com educação também, em especial com a educação economico-financeira de jovens e adolescentes. A cultura é o leme da economia, e é capaz de disciplinar o capitalismo financeiro. Só precisamos que mais e mais pessoas acordem e digam "o rei está nu".
Sou pobre, desempregado e sem nenhum dinheiro no bolso mas sigo a ideologia capitalista. Não encontrei consistência e nenhuma ideia FIRME nesse vídeo. Mas vou seguindo nesse canal para ver se consigo aceitar ou entender essas ideias, o que acho muito difícil; caso não, sigo tentando praticar a COMPLACÊNCIA HERMENÊUTICA, pelo menos vou compreendendo o que faz alguns persistirem nessas ideias.
Você jamais poderia ser capitalista. É necessário saber a definição da palavra antes de digitar por aí. Acorda pra vida, quem é capitalista de verdade tem a sua vida na mão dele
Esse cara acabou de alugar um triplex na minha cabeça e já não é a primeira vez que ele faz isso. Sou investidora e me considero liberalista, mas não sou cega. É sempre bom ouvir contrapontos sobre aquilo que eu penso, baseado em argumentos lógicos, racionais e econômicos. Ótimo vídeo!
no comunismo é assim, as pessoas são obrigadas a trabalhar para o estado autoritário e se não quiserem trabalhar vão para os campo de "reeducação" se é que me entende
Necessito de mais exclarecimentos. A crise do capitalismo, como "contradição" do capitalismo, para me, parece favorecer o capital (capitalistas). Em nome do capital burlam ou criam uma outra/nova forma de sistema financeiro para manter o capital sob o controle de alguns. Qual a sua perspectiva, de novo modelo capitalista, em relação a "Inteligência Artificial"?
Cheguei nesse canal por um react feito por outro canal. Nesse react pensei que seria uma saraivada de críticas, mas a expectativa não se confirmou. Aliás, o apresentador, que é de esquerda, surpreendentemente elogiou a honestidade intelectual do JK. Por isso estou aqui, para atestar essa honestidade intelectual e ver como pensa um homem que já operou no mercado financeiro, e, aparentemente, um keinesiano. Sigo acompanhando de perto.
Gostaria que o professor fizesse um video , com uma análise da conduta do governo em termos de administração e economia . E quais consequências podemos esperar .
E sempre importante lembrar que quem paga pelas crises é a classe trabalhadora. E apenas ela pode mudar esse modo de produção para um mais justo e humano. Leiam "Do socialismo utópico ao socialismo científico" de Engels. Excelente conteúdo, Prof. Kobori!
Uma coisa que falta pra maioria das pessoas é fazer uma avaliação racional sobre suas ações. Pq digo isso? Bom, ainda que o mercado seja de fato assim (feito pra ferrar vc), vc ainda tem o seu poder de escolha. Quantos de nós conhecemos aquele amigo/conhecido que não tem uma boas condições financeiras, e entre fazer uma pequena reforma na casa, comprar um notebook novo pra trabalhar, fazer um curso extra pra aprender algo novo e afins, prefere financiar em 48x um iphone de última geração só pra ele "tirar onda" ? Ou seja, entre um gasto que iria de fato agregar em algo, ser útil, o indivíduo prefere gastar com algo inútil, assumindo um risco desnecessário. Além disso, mesmo que não tenha jeito e vc precise comprar algo de alto valor e se endividar, vc pode tentar diminuir esse risco, como esperar uma promoção, fazer uma renda extra temporária, juntar uma grana a mais pra diminuir as parcelas e etc. Faço uma analogia com a indústria alimentícia. Hj existe as mais várias guloseimas, tudo muito gostoso, diversos sabores, só abrir um pacote e comer. Porém, ninguém te obriga a comer essas porcarias em excesso, e vc tem consciência do que alimentos assim trazem. Mas ainda sim as pessoas comem, o que explica as altas taxas de sobrepeso. As pessoas tomam decisões ruins e depois ficam esperando que alguém resolva o problema que elas mesmas aceitaram criar.
Ou seja, o mercado financeiro cria a crise para o estado pagar. O pior disto tudo é que a engenharia financeira criada só beneficia 6 meia dúzia de pessoas, estas vão ganhar sempre enquanto a maioria da população vai perder, seja por falta de renda, perda empregos e patrimônio, seja indiretamente através de gastos governamentais para salvar estas instituições da crise que eles criaram. O pior é que não há outra saída a curto prazo para este sistema. Excelente trabalho como sempre. Parabéns
As empresas entenderam o jogo e agora tem como seu sócio majoritário o Estado. Essas empresas são pagas com dinheiro falso e atendem a demandas falsas. Não é mais capitalismo. Sistema Capitalista verdadeiro é uma organização que visa atender uma demanda real com o mínimo de recurso possível e é claro que precisa de uma recompensa pois ninguém consegue se manter só de favores.
José Kobori, sua didática, é surreal, o que o senhor é necessário para o Brasil, como muitos economistas tambem, que sao massacrados pela pobre de direita.
conheci seu canal em outro canal, um react, sou estudante marxista leninista maoista e o senhor fala de maneira clara os conceitos teóricos e mostra como acontece na realidade. obrigada.
@kobori você sabe que esse tema é muito mais complexo que isso e até citou no início, mas a forma como fez o vídeo, não leva a pensar a fundo nas contradiçoes, você basicamente falou o que a maioria já fala de uma forma diferente e com pouco contexto. Isso leva as pessoas a interpretarem somente poucos pontos e vira mais uma narrativa do que uma explicação real. Tenho certeza que você pode fazer melhor. No mais continuarei vendo seus conteúdos. Abraço.
Olá, Beto. Diferente do comentário grosseiro acima, eu realmente gostaria de saber um pouco mais sobre quais pontos ele n abordou que complementaria o raciocínio.
Essa primeira contradição está equivocada, tendo em vista que quanto mais capitalista(liberal) um país for, maior é a renda média da população. A concorrência alta de empresas força elas a subirem os salários.
aumentando os salários, aumenta-se o preço dos produtos também. Sua análise tendeu para um lado, ou esqueceu que o patrão tem de lucrar para prestar suas mercadorias? Se o consumidor pode pagar mais, automaticamente as coisas sobem.
Hum... entendi, porém receio que faltou a variável de geração de riqueza. Por outro lado concordo totalmente que o sistema financeiro entra com crédito e outros serviços que sim anteciparão a realização do consumo pelo crédito e isso corresponde a muito da demanda.
Que análise rasa. Primeiro, você está resumindo a lógica capitalista apenas a relação de trabalho do patrão (dono do meio de produção ou seja fábricas) e o trabalhador que trabalha nessas fábricas, como se estivéssemos na primeira revolução industrial. Hoje a maior parte do PIB vem do setor de serviços, que possui uma lógica muito diferente dessa, onde muitos trabalhadores são pequenos empresários autônomos, ou seja, a própria definição de trabalho atual não se enquadra na lógica explicada no vídeo. Outro ponto dizer que o trabalhador ganha cada vez menos para que o patrão tenha mais lucro, não faz sentido. A menos que se esteja falando de uma realidade igual a brasileira onde a tributação e burocracia são tão altas, que realmente reduzem qualquer salário à migalhas fazendo com que realmente o mais pobre precise de crédito, que no Brasil é abusivo de caro. Porém se olharmos para realidades como Estados Unidos e Austrália, o de a economia é muito menos engessada e livre, vemos uma renda perceptiva muito maior que a do brasileiro onde o cidadão médio consegue ter uma vida digna com sua casa própria, carro sem precisar ser escravizado pelo sistema financeiro e estado, como é no Brasil
Muito bem colocado... Sem contar que a produtividade dos EUA e Austrália são muito superiores a do Brasil, sem esses "direitos" trabalhistas que na realidade são roubados pelo governo. A ampliação do setor de serviços e o surgimento de novas formas de trabalho, como o empreendedorismo autônomo, mostram como o capitalismo tem sido um motor de inovação e oportunidades.
Boa noite, Professor. Exatamente. O antigo crediário disfarçado de conta digital com cartão de crédito. Muitas varejistas estão fazendo isso. É uma jogada de mestre para vender.
A premissa básica da narrativa do vídeo está errada. E é justamente essa premissa equivocada que faz com que os incautos rechacem o capitalismo. A ideia parte do pressuposto de que os lucros maiores provêm de salários mais baixos. Se fosse assim, o nível de pobreza no mundo não teria caído o tanto que caiu nos últimos 300 anos e a concentração da renda já teria, a muito, destruído o capitalismo. Tanto lucros como salários seguem no mesmo caminho de crescimento, no capitalismo. É só enxergar o nível de vida nos países desenvolvidos, todos eles capitalistas. Mas, então, de onde vem o aumento da riqueza? Do aumento da produtividade da economia, que é basicamente a utilização de menos insumos para se chegar ao mesmo nível de produto (ou a utilização do mesmo nível de insumos para uma produção maior). A propósito, existe um elemento econômico que limita diretamente os salários e os lucros: são os tributos.
Comentário ótimo, mas ele não vai te responder pois ele não sabe como refutar o avanço dos países capitalistas ao longo dos anos e a impossibilidade do cálculo econômico nos países comunistas/socialistas.
os países do centro do capitalismo estão constantemente perdendo qualidade de vida pra sua classe trabalhadora. O ápice do capitalismo aconteceu justamente quando tinha uma pressão ideologica do socialismo soviético. Pra não perder a mão, se entregam os anéis. Nesta época, houve um grande avanço dos direitos trabalhistas em detrimento do acumulo de lucro. Pós URSS, a massa de lucro diminuiu, pela dificuldade de realização, no entanto, a taxa de lucro aumentou, pela precarização do trabalho. O lucro só pode vir da produção, que por sua vez, é feita pelos trabalhadores. Pra lucrar, é NECESSARIO, pagar menos aos trabalhadores do que eles produzem. Esta tendência se elevando (principalmente pós neoliberalismo), a crise é certa. Não atoa as crises capitalistas são ciclicas, cada vez mais constantes, mais agravadas e mais vorazes. O nível de pobreza do mundo caiu no pós 2ª guerra muito direcionado pela luta ideologia contra a URSS e posteriormente pela produção chinesa (que não é capitalista em sua essência).
@@necozaidancara, perfeita resposta. É que se Lucro = Custo do Produto - Custo de Produção, nessa ordem, se o que for pago ao trabalhador ficar acima do que foi produzido o burguês não tem lucro. Se o salário aumentar de modo que não ultrapasse porporcionalmente o custo da produção, o burguês tem lucro. Mas não estamos falando só de lucro e sim de sua maximização. Pra isso ocorrer ou se aumenta o preço do produto ou se diminui o salário de quem produz ou se faz os dois ao mesmo tempo.
Professor Kobori, sabendo que esta razão cínica permeia tanto o discurso como a disponibilização de coleta de dados, como é possivel obter o percentual medio de mais valor, retorno, ou lucro percentual médio dos diversos de setores produtivos e improdutivos? Obrigado e ótimas reflexões.
Capitalismo é extremamente bom em duas coisas: 1- Gerar mais pobreza que riqueza. 2- Impedir que essa riqueza gerada chegue nas mãos de quem mais precisa dela.
@@waguinfp Consumo acima da capacidade indica que o orçamento do governo precisa de ajuste. É o assunto do momento. Câmbio fora de controle, e muito depreciado , é o sinal de alerta. Isso não é um defeito do capitalismo. Isso é defeito do administrador do sistema no Brasil, mais conhecido como governo.
é sempre tão bom ver anti-capitalistas com estéticas e backgrounds diferentes dos que costumamos ver por ai (nada contra, mas é importe ter anti-capitalistas de todos os tipos)
Então vcs vao ter q parar de usar a Internet, luz, telefone e etc... todos foram criados pelo capitalismo. Vcs pregam socialismo p outros e usam o capitalismo p si próprio
Muito legal a sua explicação professor. Mas, só gostaria de entender se o governo com suas imposições de impostos sobre o empregador não reduzem o salário do trabalhador, visto que a carga tributária para quem emprega é muito alta no Brasil. E também o fato de sermos altamente taxados no consumo dos produtos que nós mesmos trabalhando em fábricas, fabricamos, não acaba reduzindo poder de compra? Ou eu apenas o empregador que tem essa culpa?
Comece a pensar um pouco diferente e você vai entender. O governo não existe como um "ralo", o Estado, são pessoas que recebem na outra ponta os impostos que você paga vão para alguem e na maioria das vezes via dívida pública, juros e benefícios fiscais para grandes empresas como a BRF (sozinha recebe 400 bi). Tente perguntar quem manda no Governo (não pense nos políticos porque eles estão pelos interesses de outros)? Quem controla a mídia? Quem é dono da maioria das terras, fabricas? Sim o que você ta correto. No Brasil se taxa muito o consumo e isso reduz o poder de compra dos trabalhadores, mas isso é proposital pois o Estado funciona como uma máquina de transferência de renda de quem trabalha e produz (incluíndo pequenos empresários) para os grandes, sejam eles donos de grandes empresas, rentistas do mercado financeiro, donos da dívida pública, bancos, grandes acionistas. Os pequenos empregadores são apenas as folhas da arvore, eles não definem a grande estrutura e como as coisas funcionam. Os pequenos apenas tomam preços e tem margens pequenas, sofrem a competição real do mercado, quem manda são os monopólios, mídia, big techs. etc. Você não é Capitalista, desculpa mas é isso que se chama de chá revelação de classe. Você é trabalhador porque se não trabalhar você morre de fome, se o seu negócio quebrar não vai fazer menor diferença na economia, você não elege ou financia os políticos.
O problema não é e nunca foi o mercado. O problema é e sempre foi a intervenção estatal na economia. José Kobori fala como se em um livre mercado fosse possível ao empregador se impor desta forma, o que é um absurdo. O empresário não tem força de polícia, logo não pode obrigar ninguém a trabalhar por determinado valor e nem obrigar ninguém a comprar por determinado valor. As contradições relatadas por Kobori realmente existem, mas só ocorrem de forma consistente em economias distorcidas pela intervenção estatal. Se compararmos graficos de geração de riqueza per capta com gráficos de distribuição de renda nos EUA, por exemplo, podemos ver que essas duas curvas progridem em igual medida. Ou seja, a distribuição de renda aumenta na mesma medida em que a riqueza é gerada na sociedade. Com o fim do acordo Bretton Woods, em 15 de agosto de 1971, quando o governo americano ficou livre para inflacionar indiscriminadamente o Dólar, é que vemos essas duas curvas descolarem fortemente uma da outra, com o crescimento da geração de riqueza passando a ser acompanhado de uma menor distribuição de renda, de modo progressivo. Tal constatação reforça o entendimento de que na verdade é o estado, através do aumento fraudulento da base monetária (i.e. inflação) e outras lambanças do tipo, que dilapida a capacidade das classes trabalhadoras de prosperar. Em seguida o que vemos? Economistas amigos do estado defendendo mais intervenção na economia como remédio para um problema causado pela intervenção do estado na economia. Ora, isso é o mesmo que tentar curar alcoolismo bebendo cachaça. Não vivemos em um regime capitalista. Vivemos em um regime corporativista/intervencionista que sabota os mecanismos naturais de auto-correção do livre mercado. Precisamos urgentemente parar com este blame-shifting, esta indevida inversão da culpa, e denunciar o verdadeiro responsável pela falta de prosperidade no mundo: a desastrosa intervenção do estado na economia. [Edit: economia; corporativista; auto-regulação]
Interessante sua lógica. Onde posso encontrar fontes pra conferir essa comparação das curvas de geração de riqueza per capta com gráficos de distribuição de renda nos EUA? Dúvida sincera pois hoje vemos que existe uma diferença grande na distribuição de renda dos EUA, houve um aumento tremendo de pessoas indo morar na rua por não conseguir dar conta da hipoteca por exemplo, não sei se há alguma relação, gostaria de me aprofundar.
@@Orazuf Agradeço o interesse. Há um excelente artigo da revista Forbes que explica em maiores detalhes, de maneira mais precisa e com um gráfico comparativo o fenômeno supracitado: "The Mystery Of Income Inequality Broken Down To One Simple Chart", de Louis Woodhil.
A questão é complexa, mas recomendo a leitura do livro o estado e a revolução de Lenin para aprofundamento, o estado capitalista serve para ajudar as grandes empresas, e essas por sua vez vão apoiar com financiamento de campanha os seus candidatos, sao dois lados da mesma moeda chamada capitalismo, o livre mercado que vc descreveu só existe na imaginação, é tão infantil quanto querer resolver os problemas do mundo com magia porque leu Harry Potter.
Outra sugestão seria o filme "Inside Job", de Charles Ferguson, sobre a crise financeira de 2008. De qualidade excepcional, foi premiado com o Oscar de melhor documentário no ano de 2011. Há conexões bastante evidentes entre o atual sistema intervencionista, a inflação da base monatária, a concentração de renda anti-natural de nossos tempos, o colapso financeiro de 2008 e a crise de moradia nos EUA (e possivelmente em diversas partes do mundo). Portanto, caso ainda não o tenha feito, permita-se o prazer de assistir a esta obra prima.
@@Orazuf E, caso queira compreender um pouco mais acerca dos bastidores desta fraude monetária, recomendo enfaticamente o livro: "The Creature from Jekyll Island: A Second Look at the Federal Reserve", de G. Edward Griffin. Vale a leitura, mas também é possível assistir à palestra do autor aqui no UA-cam, caso tempo lhe falte.
GRANDE PROFESSOR JOSÉ KOBORI, ADORO SEUS VÍDEOS CRÍTICOS E ISENTOS, E TO APRENDENDO MUITO DE ECONOMIA SOBRE ELES. GOSTARIA QUE O SENHOR FALASSE DA ORGANIZAÇÃO MAÇOM/EMPRESARIAL E SEU IMPACTO NA POLÍTICA E NA ECONOMIA DE UMA NAÇÃO, E SE EXISTE MAÇONARIA DE ESQUERDA - OBRIGADO!
Eu já fui liberal, um leitor de Adam Smith, mas a conta não fechava em muitos aspectos. Estudar história, através de livros de verdade, como do Boris Fausto, fez-me abrir a cabeça para muitos aspectos que antes eu não refletia sobre. Hoje em dia, confesso que os historiadores e economistas mais de esquerda (digo a esquerda de verdade), conseguiram preencher essas lacunas e responderam essas perguntas que surgiram na minha mente. A única crítica objetiva que faço sobre o modelo estatal na distribuição de renda é a forma que o Estado conduz essa política. Acho falha em muitos aspectos e não é somente para agradar o “Deus Mercado”. Além disso, também agrada políticos e muitos outros que estão na ponta do funcionalismo público. Portanto, acredito que deveria existir um meio termo, porque tanto para o mercado como para o Estado, ambos são falhos e há contradições. Acredito que sou desenvolvimentista, mas flerto com o comunismo em alguns aspectos.
Boa note professor, acompanho seus vídeos. a capacidade e generosidade em compartilhar conhecimentos para algo positivo. Acredito eu, é uma das melhores virtudes da humanidade. Obrigado!
Já falei em outros canais, enquanto vocês ficarem nessa de ficar esculachando pobre que se diz de direita, a esquerda vai continuar perdendo nas urnas.
Faltou dizer aí um grande vilão em cima dos produtos, que influencia muito no valor final, a grande carga tributária nesse país, que é muito alta fica difícil pra todos por isso os parcelamentos acaba sendo o único recurso de muitos.
Uma das poucas coisas boas que conheci esse ano foi o canal do Kobori. Tem surgido na internet, felizmente, economistas honestos, sérios, que não passam pano pro mercado financeiro, pra fazer frente a essa enxurrada de econo-coachs neoliberais
Kobori é um coach comunista e populista. Ele sabe que é mt mais aceito falar que a culpa do mundo é dos ricos que detem os meios de producao, assim como os nazis falavam q a culpa era dos pobres judeus. É o mesmo discurso populista nazi travestido de outros simbolos.
Fico feliz que tenha apreciado o conteúdo do canal.
Forte abraço!!!
O que se sugere que faça então pra melhorar isso que ele falou. Salario baixo p quem não tem nenhuma formação técnica e cobrar juros daqueles que não economizam e querem comprar o que não podem?
Que quem faça?
Tvz um projeto de industrialização e desenvolvimento do país seria uma boa.
falou em 8 minutos o que muita gente tem dificuldade para explicar em 2 horas. consegui entender muito bem a dinâmica.
Que bom que a explicação foi útil, obrigado por assistir!
Forte abraço!
Ele basicamente está considerando que toda a classe trabalhadora ganha o mesmo salário, sendo que em todos os setores do mercado, até mesmo no Brasil, onde temos fortíssima influência da ideologia esquerdista na economia, há as empresas menores, médias, e grandes e sabemos que, em cada uma delas, o salário para o mesmo cargo diverge. Isso é a competitividade que mantém o mercado saudável e faz você querer ter mais conhecimento e experiência para ganhar mais.
Ele explicou perfeitamente o problema
Errou feio em identificar a causa desse problema.
O que ele falou é tudo menos um livre mercado.
Tudo que ele descreveu só é possível por uma intervenção massiva do Estado na economia
Excelente! outros vídeos que explore mais essa temática seria ótimo!
É tanta idiotice em 8 minutos que minhas risadas estão durando mais tempo q esse vídeo estúpido 😂😂😂😂
Conheci seu canal a alguns anos atrás mas deixei de acompanhar porque me distanciei desse mercado financeiro, me radicalizei e me aproximei da economia política, agora seu canal reapareceu pra mim e fico muito grato pois seu canal de certa forma também contribuiu nessa minha trajetória. Muito obrigado professor.
Mesma coisa ocorreu comigo!
Mesma coisa comigo
O que vc quer dizer com me radicalizei ???
@@CANALDOWILLOFICIAL tomou consciência de classe
@@CANALDOWILLOFICIAL se tornou de esquerda
Financiei uma casa no valor de 230 mil… no final das contas ela ia sair por quase 800mil só de juros. Resultado: não dei conta de continuar pagando depois de ficar desempregado, agora minha casa está indo a leilão e perdi cerca de 50mil reais em valores pagos nas parcelas e documentação e o banco provavelmente ainda vai me deixar com uma dívida. Tenho 23 anos, morava sozinho, quando fiquei desempregado não tinha ninguém pra me apoiar, deixava de comer pra manter as parcelas em dia e quando precisei, não me deram nem chance de negociar. É muito frustrante, me sinto mal por não ter conseguido pagar mas eu simplesmente não tenho o que fazer, estou fazendo bicos e tive que voltar a morar com minha mãe… é foda.
E já adianto que apesar do valor, era uma casa em condomínio de quintal compartilhado, sem nenhum “luxo” (apesar de hoje em dia, ter uma casa já seja considerado luxo). Enfim, e dizem que nossa constituição nos garantem direitos básicos como moradia mas se eu não tivesse mãe, como não tenho pai, era pra rua q eu que eu ia e imagino que muitos vão todos os dias pelo exato mesmo motivo. Não temos direito a terra onde nascemos, isso é a propriedade privada dos meios de produção. Sem nosso pedacinho de terra somos reféns do grande capital, tudo em nome de lucrar um pouco mais
Cara, te entendo perfeitamente.
O que posso aconselhar é que vc não case e não tenha filhos.
Uma hora as coisas vão melhorar para nós, mas precisamos estar preparados e prontos.
Prontos para mudar até de estado, se for necessário.
Sendo solteiro é mais fácil se mudar e sobreviver.
Força!
Assista aos vídeos do Estoicismo da Lucia Helena Galvão.
Estude Estoicismo.
Assista vídeos de Psicólogos, se não tiver como fazer Terapia.
Fortaleça a Mente!
Não beba álcool.
Cuide do corpo e da mente nesse tempo.
Uma hora tudo vai melhorar!
Sinto muito pela tua história, cara :/
Espero que vc consiga superar isso!
Comprei uma casa num valor parecido (é um sobradinho tb) e a construtora me entregou uma casa toda fodida, com vários problemas de construção, agora como estão processando ele (em outra casa) ele tá correndo atrás pra arrumar... a vida do trabalhador é difícil pra caralho.
caraca, 23 anos com uma bomba dessas nas costas
Não eh o sistema econômico o culpado disso... pelo contrário, o sistema te proporcionou a oportunidade de comprar a casa sem ter o dinheiro. 23 anos? Quanto tempo demoraria se fosse comprar a vista? Vc não deu conta de paga-la por ma administração da economia. O culpado eh o governo, que não governa para o povo. O mercado não tem cara, o mercado é um organismo vivo... ele não decide a quem vai prejudicar. Todos os dias empresas milionárias quebram por má administração. Talvez houve má administração por sua parte a não conseguir pagar a casa. Mas, sei que o maior culpado disso tudo eh o governo. Ele te toma dinheiro sem vc perceber... por isso não deu conta de pagar sua casa. Entenda o processo inflacionado de impressão de dinheiro, leia as 6 lições de Mises!
esse mundo é predatório, mas vamos torcer pelo Brasil na Copa porque é isso que importa
Aquele vídeo que abre seus olhos pra realidade. Nem na graduação em Economia eu tive uma aula boa dessas. Obrigado, professor.
Não tenho dúvidas de que lado o professor está, no seu capitalismo não existe Estado, só o " explorador
Deixe-me adivinhar. Você não trabalha como economista.
Deixa eu adivinhar, tu é petista
Para criticar o sistema econômico é preciso coragem. Parabéns professor.
para criticar precisa oferecer solução melhor.
@@MsLoucomeloUtopia na verdade é o teu pensamento que já não tem mais cura. O sistema financeiro suga 50% do orçamento e tu acredita que tudo isso é bom por que se não for assim então é "comunismo".
@@MsLoucomeloUtopia na verdade é o teu pensamento que já não tem mais cura. O sistema financeiro suga 50% do orçamento e tu acredita que tudo isso é bom por que se não for assim então é "comunismo".
@@orthojac Já leu o manifesto comunista?
@@marcos4369 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ai a gente tenta explicar isso para nossos amigos, familiares e etc, rapidamente chamam a gente de comunista, socialista, etc, etc.
Muito disso acontece porque o modelo neo liberal econômico se apoderou nao somente das instituições politicas-privadas, mas também, se apoderou da psicologia humana de forma que as carências e as dores tenham como principal saída a adoração do próprio carrasco.
A natureza do ser humano é individualista, por isso capitalismo é o sistema que sempre vai existir.
Para o escravo, ruim é o capitão do mato e não o senhor do engenho...
@@leonardomarques671Mentira. A natureza humana é sobretudo cultural. Depende dos valores e do ambiente. Se não não viveríamos em sociedades. Outra, a superação do capitalismo atual não nos leva necessariamente ao comunismo, mas para outros sistemas menos exploradores.
Só vou aceitar críticas ao capitalismo quando estivermos no ancapistao!
Ué, chamar comunista de comunista agora é xingamento? Nao entendi nao
Legal faz agora a lógica insustentável de um modelo comunista
Lições como essas deveriam fazer parte do diálogo diário nas famílias. As pessoas teriam outra visão do consumo e da poupança.
Como se o socialismo prestasse
@@danvet_quem está falando de socialismo/comunismo? Vocês são burros mesmo e não estão de sacanagem 😂
O maior vilão no mercado é o imposto, ele leva mais que todos mundo juntos.
Assiste ao vídeo dele sobre o mito do estado mínimo e vai entender o porquê
@@leonlima326
Trilhões em imposto nas mãos de políticos honesto 😂😂😂😂😂😂😂😂😅😅😅
Sempre vi seus vídeos por conta dos ensinamentos na área de investimentos. Graças a Deus vc veio pro lado do bom senso. De enxergar a realidade como ela é. Seja bem-vindo.
Foi pro lado da Utopia, ate pq me aponte algum Pais comunista no mundo? Tem alguns tentando chegar la, como a Coreia e Cuba, mas pelo nao da dando mt certo nao.
Fico muito feliz que você esteja acompanhando essa nova fase do canal!
Forte abraço!
Relaxa ae .ilitante...o professor não é de esquerda. E não acha que o socialismo é a solução dos problemas do mundo !! Acorda !!
@@CANALDOWILLOFICIALmas ele já entendeu o problema, agora só falta enxergar a solução
@@CANALDOWILLOFICIALO socialismo é nacional, o comunismo é internacional. E sim, o comunismo é, atualmente, a única solução existente para os problemas mundiais gerados pelo sistema capitalista.
Cara sei q vc é um especialista no assunto mas sinceramente vc deu uma boa generalizada nesse tema e falou muito na questão macro, da forma q vc falou deixa a entender que as grandes empresas é quem são os vilões da história quando na vdd o que ferra com a vida do pobre não é o fato do " salário baixo" mas sim do poder de compra atrelado a inflação que é o que de fato ferra com o desenvolvimento da classe trabalhadora, resumindo o que eu tô tentando dizer é que essas " contradições do capitalismo " é uma pequena formiga quando tem um elefante enorme na sala.
Você que não entendeu o vídeo. assiste dnv que já no começo ele fala exatamente sobre mão de obra barata para obter lucro.
E pra piorar, esse elefante enorme na sala é todo o aparelhamento que precisa pra esse sistema todo funcionar da maneira que funciona no Brasil. Além de ser tudo o que foi explicado, também é uma forma de manter pessoas no cabresto, para que não se rebelem. No fim de tudo o próprio pobre defende o sistema do mais rico, pq sai terceirizando a culpa, sendo que é tudo parte do mesmo aparelho.
@@LipeB0nyy se o salário é mínimo o esforço tmb é mínimo. Se vc é um bom funcionário outras empresas vão querer te contratar, e vão te oferecer salários melhores. O que acaba atrapalhando isso aqui no Brasil é o estado, depois de certo ponto dar um aumento no salário vai sair muito caro e vc não sentiria muita diferença, parecido com o que acontece com o imposto de renda quando vc sobe de faixa
O cara literalmente explicou qual é a questão do sistema financeiro e você diz sobre livre-mercado? Seu livre-mercado, hoje em dia, são empresas gigantescas que controlam tudo pelo poder do mercado. O mercado cria os gigantes que diz competir junto.
@@thiagosantt"O mercado cria os gigantes" é um sofisma puro, o mercado não é amplamente controlado pelos empresários, e sim pelo Estado.
O Brasil por exemplo tem um dos sistemas tributários mais rígidos do planeta, em suma, TODA MOEDA FIDUCIÁRIA é esquema de pirâmide por definição.
A moeda é responsável pelo nosso poder de compra, após a digitalização monetária o governo criou um meio utópico de tentar burlar a lei econômica com impressão de dinheiro e bancos centrais.
Em suma, a definição governamental para 99% das pessoas é referente a Keynes com o "estado de bem estar", o governo brasileiro com suas tributacões desmotiva a criação de empregos e incentiva a criação de grandes cartéis com o corporativismo.
Nessa situação, com uma das tributacões mais rígidas do mundo, o nosso país é pouco confiável para investimento estrangeiro e investimento interno ( vale mais a pena investir para fora ) e com essa impressão desenfreada, o dólar hoje está a R$6,12 com medidas evidentemente anti-mercado.
O melhor para uma empresa X é pagar o menor salário possível, mas ao pagar o menor salário possível ela reduz o lucro de outras empresas devido a diminuição no poder de compra. Outras empresas fazem o mesmo, logo a empresa X vende menos, demite e reduz custos. As outras empresas fazem o mesmo. Resultado tomate, cafe e leite jogados no lixo, fabricas paradas porque o trabalhador não tem dinheiro para comprar... Qual remendo possivel? Bolsa família, assistencialismo como a renda minima universal... Na pratica o governo remenda, a natureza suicida do capitalismo. Isso sem contar um problema ainda maior o suicidio ambiental, afinal num planeta finito a economia não pode crescer de forma infinita.
Isso aí. Não há salvação com exploração. Mas todos os sistemas econômicos falham porque o homem falha ao se ver no poder.
O roubo da mais-valia citado por Karl Marx.
O CARA CONTINUA INCOMÍVEL!
Sem Estado não há capitalismo km
O que você sugere é uma melhor distribuição de renda! E isso é luta de classes =)
@@CarueCabral Não entendeu absolutamente nada. Virtualmente todo empresário (todo indivíduo, arrisco dizer) gostaria de poder investir o mínimo e ter o máximo de retorno. Se fosse possível que todos realizassem este desejo, isso resultaria no su1c1d10 que você menciona. Acontece que isto não é possivel.
Empresário nenhum tem o poder de oferecer o menor salário imaginável e magicamente trazer para sua empresa a mão de obra necessária. Da mesma forma que não tem o poder de cobrar o maior preço imaginável e ainda assim ser um sucesso de vendas. Por um simples motivo: há uma coisa chamada concorrência. Se você conhecesse as leis que regem o funcionamento do mercado você saberia disso.
Faça um teste: tente contratar algum autônomo consistentemente pagando apenas um real. Você não vai conseguir. Tente vender uma garrafa d'água comum por um milhão de reais. Você não vai conseguir. Agora, por que você acha que isso acontece? O mesmo argumento que responde corretamente a esta pergunta refuta a sua tese.
Muito bom professor,!! se puder comente tbm sobre a contradição sob o aumento da inserção da industria automatizada,robotica e I.A , reduzindo a necessidade da forca de teabalho .....esses novos "trabalhadores" por consequencia ainda não são consumidores ..ainda.
Por isso devemos lutar pela superação do capitalismo. Muito obrigado por este conteúdo
precisa antes inventar algo melhor, pq toda tentativa só levou a miséria do povo.
É uma utopia. Marx estava certo nas criticas, ao apontar a doença, mas no remedio ele errou de maneira colossal.
@@orthojac e o capitalismo não levou?
@@orthojac simplesmente mentira
@@orthojacsim, a união soviética nem foi a segunda maior potência mundial com 0% de desemprego
Já assisti a vários debates, tenho anos lendo livros e vendo vídeos sobre debate político e economia e só agora entendi definitivamente o que é a tal financeirização da economia, parabéns e obrigado professor
Seria legal você fazer um vídeo falando da *AUDITORIA DA DÍVIDA PÚBLICA DO BRASIL* ✌️✌️✌️
Já viu o canal do Frederico Krepe sobre o tema? Vale a pena para um debate de ideias.
Não precisa, ele explicou no video.
Ele mencionou como fonte em um dos vídeos recentes
Só com uma guerra com os EUA. Eles abocanham metade das nossas riquezas por meio dessa dívida.
@@bluezaozinhobaby2395não explicou não, esse tema é mais profundo do que você acha
Poxa, esse senhor sabe expressar suas idéias muito bem. Que bela explicação. Máximo respeito e admiração.
Uma pena que meus filhos não aprendem esses conceitos na escola. SOMENTE O CONHECIMENTO LIBERTA ! Obr professor..Excelente!
Ensina em casa!
Ensine ao seu filho o que o estado faz. Nehum economista é sério se ignora a influencia do estado no mercado. Nada do que esse homem falou é serio ou correto
Professor onde entra o estado nessa equação que espreme os dois lados da moeda e fica com boa parte do trabalho do proletariado e do "lucro" qdo tem do empresário? Lembrando que o que move o emprego país são os pequenos negócios.
Fiquei 4 anos em economia pra ver um vídeo curto desse mais sensato do que a maioria dos meus professores (os vendidos do capital ficanceiro) rs
Irei atrás de mais videos do senhor
Parabéns pela aula!
Era universidade privada?
Onde tu achou essa faculdade que não ensina Marxismo?
Você trabalha com o que hoje?
@@wackenroader A maioria das faculdades ensinam todas as escolas de pensamento existentes, pelo menos as mais conhecidas e mais importantes.
Então joga seu diploma no lixo porque de economia você só tem o nome
Uma coisa que eu pensei aqui, esse produtos financeiros só existem da forma que existem por conta da moeda ser inflacionaria e controlada pelo estado? Pois os bancos não medo de quebrar por conta de terem proteção do estado com relação à esses emprestimos. Será que uma moeda que o estado não pode controlar, e que seja impossivel ou quase impossivel de se emitir mais dela, como ouro, prata, cobrr ,etc. Não resolveria parte desse problema?
Gostaria de saber sua opinião nisso, pois me parece que a falta de lastro nas moedas fiduciárias hoje contribui muito para esse ciclo de crise.
Quem puder me explicar melhor sobre isso, seria grato
Vou até pesquisar no canal pra ver se ja tem algo sobre
É exatamente isso a solução.
O que faz essa "contradição ocorrer" é a inflação gerado pelo próprio estado.
Os capitalistas querem vender seus produtos e outro detalhe hoje poucas pessoas trabalham em fabricas
Fico feliz por meu marido ter encontrado o canal do Kobori e me recomendar. ❤
Fico feliz que tenham se conectado com o conteúdo do canal!
Forte abraço!
Adoraria passar uma tarde vendo os livros dessa estante. Faz um tour pra gente. Obrigada!
O canal do Kobori é um oasis no meio da deserto capitalista liberal. Que maravilha. Eu faço mestrado em Política, Filosofia e Economia em Londres e esse canal me inspira demais! Parabéns, JK!
Fico imaginando como seria pago esse mestrado se não fosse o capitalismo?! Ou será que os mestres dariam aula de graça
@@diegosalomao7517Capitalismo nao paga nada.
O pensamento é tão liberal que uma evidenciação de contradição do sistema é contestada com moralismo razo. Quem paga? Quem paga é o trabalho sempre. O trabalho é o pai da riqueza, mas quem realiza o trabalho não fica com ela. @@diegosalomao7517
@@diegosalomao7517 o estado paga!! 😘
@@diegosalomao7517 o estado paga! ;)
Descobri seu canal recentemente. Achava que economista era tudo enrolador demagogo, mas voce está de parabéns pelo trabalho
Obrigado pelo apoio, fico feliz que tenha gostado do canal!
Forte abraço!
Sim, a maioria de economistas e também advogados dão nojo.
O Kobori tem feito os melhores vídeos que eu tenho assistido em TODO o UA-cam! Perfeito como sempre, forte abraço professor!
Exatamente, e o poder de compra dos trabalhadores só cai. Por isso hoje especulam sobre a renda mínima universal. Por exemplo, o CEO da Open AI financia estudos nesse sentido... O futuro me parece tenebroso.
No brasil já existe.
Uma porcentagem enorme da populacao ja depende de aposentadoria e bolsa familia.
Exatamente. É assustador.
Além da renda cair, os bons empregos somem. Hoje o funcionário do banco é você mesmo, o metalúrgico é um robô, o lojista é a internet e por aí vai. A guerra do futuro não vai ser entre países, mas entre pobres e ricos, e vai acontecer no nosso quintal.
Aumento de salário mínimo = menor poder de compra!!!
@@gutierrebraga8312 Aumento do salário-mínimo é via de regra aumento do poder de compra, ele só reduz ou passa como um raio se os impostos não financiarem a estrutura pública e serem sugados pelos juros que puxa a inflação de custo, isso sim reduz o poder de compra de forma periódica mesmo com aumento salarial.
O banco não é o principal gerador de inflação? Se vc pega emprestado 10 mil e tq pagar 30 mil ele não gera uma inflação?
É o banco central, inflação é basicamente impressão desenfreada de dinheiro, ela ocorre porque o governo imprime dinheiro demais pra cobrir gastos ou pagar dividas...
@@wackenroaderesse entendimento é superficial e vulgar. Inflação é multifatorial.
@@believe07 disserte sobre por favor
Caro professor, fiquei feliz de encontrar seu conteúdo. Acho especialmente valioso pela capacidade de "furar a bolha" no âmbito do mercado financeiro. Parabéns pelo bom trabalho!
Como ecólogo, a contradição que mais me chama a atenção no capitalismo é a premissa de que é possível (e desejável) que a economia cresça indefinidamente em um sistema de recursos finitos. Mesmo os recursos renováveis dependem de que os sistemas naturais tenham capacidade de reverter (em tempo hábil) a depleção; sistemas estes que vêm sendo cada vez mais pressionados pela atividade econômica. Neste sentido, o mundo corporativo veio com a ideia de agenda ESG e reporte corporativo de sustentabilidade. O Sr. entende que isto pode trazer resultados concretos para a sociedade, em escala, ou seria apenas mais uma manobra que capitalismo encontrou para "pacificar" questionamentos sobre suas premissas fundamentais serem falhas?
Forte abraço!
Professor, ótima discussão. O senhor já leu o livro, 17 contradições do capitalismo, do David Harvey? Se não, acredito que vai gostar muito! =)
Financeirizacao é endividamento do Estado e da população. Qual a moral da história? O consumo acima da capacidade de pagamento existe no Brasil. Quem indica essa realidade? O câmbio depreciado e o Brasil ser o campeão mundial de taxa básica de juros ( ou vice).
@@joseCOSTA-ki1xt Há muitos aspectos envolvidos. Como um semi-analfabeto brasileiro vai produzir o equivalente ao custo de produzir um celular, com toda sua tecnologia? E este raciocínio do JK parece não valer para as sociedades escandinavas, entre outras.
Saudações! Assistindo as suas aulas e do professor Ladislau Daubor podemos compreender como o ser humano poderia produzir mais bem estar e utilizar melhor os recursos protegendo a natureza e enriquecendo o conhecimento dando um salto gigantesco na evolução da humanidade!
Mais do que gerar crises cíclicas, o próprio capitalismo depende delas para criar novas formas de acumulação de capital, quando certos modelo se colapsam.
O maior culpado sempre será o Estado, mas vocês, keynesianos de meia tijela não estão prontos para essa conversa.
Gostaria de saber se o modelo marxista/socialista deu certo em algum país, de forma que a maioria da população ficou bem, a renda foi distribuída uniforme e acabou com a pobreza. Essa é uma pergunta que me fizeram.
Parabéns professor.
Nunca tinha pensado sobre esse ponto. É de se pensar e rever as opiniões que tinha sobre o capitalismo.
Fico feliz que tenha sido útil, Leandro!
Forte abraço!
Não sou economista, mas penso que quando o empregador contrata o desejo dele era pagar o mínimo possível, entretanto ele acaba aumentando o nível de salários, ao aumentar a demanda por empregados. Ainda que no nível individual ele queira diminuir os salários, ele acaba aumentando, no nível coletivo. Sua atividade acabaria colaborando para o consumo geral e não haveria contradição.
🎉🎉🎉 parabéns pelo conteúdo . Sempre estou acompanhando 👍👍👍
Obrigado pelo apoio, fico feliz que esteja acompanhando!
Forte abraço!
Essa Lógica Insustentável ai é refutada por meio da Oferta e Demanda. o que não é demando pelas pessoas simplesmente deixa de existir a oferta pois deixou de ser útil a sociedade e as pessoas
E oq esta fazendo as pessoas precisarem se alavancar se endividando é a falência das moedas fiduciária. onde cada vez mais é preciso tirar o poder de compra dos cidadãos através da moeda fiats sem lastros na escassez para pagarem dividas publicas e como o cidadão comum não pode se defender da inflação real acaba perdendo o poder de compra dele ( apenas os ricos escapam disso facilmente ) e então é preciso se endividar para comprar alguns bem materiais essenciais e impossíveis abaixares os preços por canta da escassez ou dificuldade da criação que exige muita mão de obra
Agradecemos por seus vídeos, muito elucidativos. Parabéns pela coragem, ética e sensatez. 👏👏👏
Muito bom! Bem elucidativo! Acho muito necessário os economistas como José Kobori, pessoas que realmente têm conhecimento sobre economia, fazerem esses vídeos mais profundos refletindo sobre a questão. Pensando o capitalismo de uma perspectiva maior e fugindo da tecnicidade financeira de "teólogos" do liberalismo. Uma visão mais ampla!
Bacana Kobori, parabéns pela coragem de expor sua visão
Fico feliz que tenha gostado, obrigado pela força!
Forte abraço!
Mestre, obrigado por lutar pelo Brasil. Desideologizar o brasileiro será tarefa árdua, muito bom poder contar contigo!
A pergunta é: existe outra alternativa que consiga fazer com que as pessoas cooperem a ponto de "gerar valor" ou "produzir" que não seja o capitalismo?
A mudança dos reinados e impérios dos séculos passados para o tempo atual permeia a logica de poder de uns sobre outros. Entretanto, neste modelo capitalista financeiro ainda existem possibilidades de ascensão de classe, redução de pobreza,... permite cooperação mesmo com este e outros problemas.
Existem muitas razões para este ainda ser o sistema mundial em vigor, principalmente pela lógica de poder.
O Fato é que uma grande era de escassez virá, não se sabe quando ou como surgirá, mas a forma das pessoas cooperarem para se manterem vivas irá mudar para melhor ou pior.
Logo ficam as questões, quais as alternativas para o fim do capitalismo financeiro? Seria o regresso a modelos históricos ultrapassados?
O que acha que irá acontecer se o capitalismo ruir professor? Consegue ver alguma alternativa para este sistema cooperativo que o capitalismo permite mesmo com este e outros problemas?
Existe sim camarada!
Sim - oferta e demanda.
Sempre há problemas para serem resolvidos, e necessidades à serem sanadas.
A questão é:
Quem é que ganha com isso?
No Capitalismo, é o latifundiário, o grande empresário, o banqueiro, etc.
Exploração virou cooperativismo? Só existe uma saída a classe que produz estando no poder dos meios de produção.
as pessoas vão criar e produzir naturalmente quando uma visão de futuro e de melhoria de vida ou até mesmo de maior conforto estiverem em seus horizontes.
sem contar na curiosidade e na criatividade que chega ser um caso a parte nesse ponto.
e outra coisa, nós não precisamos produzir desenfreadamente como o capitalismo exige.
trabalho faz parte da vida, mas não pode fazer da vida um refém.
o homem como é hoje não começou a cooperar e viver em comunidades somente agora. o homem produz, inova e cria a eras!
isso aconteceu a mais de 100 mil anos e foi oq garantiu a nossa sobrevivência.
o capitalismo não tem mérito nenhum nisso, na verdade só prejudica o avanço humano, pois quem de fato é recompensado pelos esforços não é o proletário ou quem gerou esse avanço e sim o dono da fábrica que fica com toda a riqueza.
por isso meritocracia é uma mentira dentro do capitalismo e esse papo de "fazer pela recompensa que automaticamente gera o avanço" cai por terra.
nós fazemos pra não morrer de fome, pois é a única opção que temos, futuro melhor nesse sistema são pouquíssimos que acreditam.
Nunca irá existir outro sistema de trocas voluntárias e produção inteligente para atender uma demanda real (Capitalismo) a crítica do Kobori serve apenas para o Estado que gera uma demanda falsa e paga com dinheiro falso.
A crítica dele não serve para o Capitalismo real.
Professor Kobori está conseguindo desanuviar a vista de muita gente.
Grato pelas aulas!
Kobori, qual a alternativa ideal ao capitalismo então?
Não tem kk , que conheceu kobori no passado não reconhece mais.
Voltar a ser caçador coletor kakakkakakak
pessoal, sou completamente novo em tudo que envolve o assunto, gostaria que alguém me explicasse: pq a maior parte dos consumidores dentro do mercado é a classe trabalhadora? seria por ser uma população massivamente maior?
exato, a maior parte dos consumidores são a classe trabalhadora pq 99% da população faz parte dela.
@@eliudecunha485 muito obrigado!
Professor, uma dúvida: estaria a indústria automobilística em crise devido ao fato de preferir vender poucos carros caríssimos em vez de uma maior quantidade de carros mais baratos para a classe trabalhadora? Isso é viável?
A indústria automobilística não está em crise
O Estado gerou essa demanda falsa com dinheiro falso, deturpou todo o mercado desde 1971.
Não vivemos mais num sistema capitalista, vivemos nessa bolha gigante de impressão de moeda fiduciária que gera demanda falsas e é pago com dinheiro falso.
@@AlvaroKunrath-d6ga VW não está em crise?
Uma dúvida, caso essa lógica se mantenha, podemos dizer que o modelo de produção capitalista sempre será desigual e insustentável, logo a conta da produção não vai fechar, logo é melhor não produzir, e caso não se produza o estado pode tomar as rédeas e assumir essa produção, nesse caso a conta também não fecha e como se resolveria, talvez um controle de preço cobrando impostos em outros lugares para cobrir essa diferença, ou não produz e teremos falta?
Professor Kobori, você presta um serviço de altíssimo valor à sociedade. Apoio fazendo o que posso no momento: comentários e likes em todos os vídeos. Melhorando minhas possibilidades de contribuição, vou aumentá-las.
Já fui um ancap (sim, todos nós temos alguma vergonha na vida), ou seja, alguém que não lê nem hora em relógio, mas que acha que com alguns minutos de vídeo do Peter Turguniev e do Ideias Radicais já transcendeu. Felizmente, a leitura me livrou dessa doença.
P.S.: não preste atenção nos haters (maioria ancap). Isto só desvia sua atenção e consome sua energia, professor. Se for para dar atenção a esses "entendidinhos" de internet, faça-o com aqueles que têm alguma significância em termos de alcance, assim o esforço tem maior chance de produzir resultados substanciais.
o que aconteceu? arranjou um cargo de mamata estatal? ou sofreu uma lobotomia...
A sua falta de leitura na base, talvez tenha levado você a uma interpretação superficial e idealizada como suporte (bengala progressista). Se lesse realmente, saberia que ancaps (anarcocapitalistas) também questionam aspectos do capitalismo como ele é praticado hoje, mas de uma perspectiva bem diferente da crítica socialista ou marxista.
Provavelmente leu rothbard e não entendeu nada, e então resolveu odiar o anarcocapitalismo.
Muito obrigado pelo apoio, Caio.
Forte abraço!
@@PatrickCesconCamargo provavelmente não aprendeu a ler ...no sentido saber interpretar o que se le
Eu acho non-sense a frase 'o capitalismo falhou, falha e falhará...'
O capitalismo vai muito bem, obrigada, numca houve tanta concentração de capital desde q o Capitalismo se impôs como Materialidade
O capitalismo nunca se propôs a distribuir justiça social
Justamente, verdade. Mas isso não deve impedir o povo de lutar e forçar uma distribuição de renda para sustentar a justiça MINIMA E DIGNIDADE SOCIAL.
Touché
Se os indivíduos soubessem a força que possuem... vamos em frente, professor. Sou ex funcionário do mercado financeiro, e hoje atuo com educação também, em especial com a educação economico-financeira de jovens e adolescentes. A cultura é o leme da economia, e é capaz de disciplinar o capitalismo financeiro. Só precisamos que mais e mais pessoas acordem e digam "o rei está nu".
Conteúdo excelente, claro e didático! Ficaria 1 hr ouvindo
Obrigado pelo carinho! Espero que tenha aprendido algo novo com o vídeo.
Forte abraço!
Não assisti ainda, mas pelo título já chego sentando o dedo no like!!! Valeu Kobori!
Fico feliz que tenha gostado do título! Espero que goste do conteúdo também.
Forte abraço!
Excelente aula
Fico feliz que tenha sido útil!
Forte abraço!
Sou pobre, desempregado e sem nenhum dinheiro no bolso mas sigo a ideologia capitalista. Não encontrei consistência e nenhuma ideia FIRME nesse vídeo. Mas vou seguindo nesse canal para ver se consigo aceitar ou entender essas ideias, o que acho muito difícil; caso não, sigo tentando praticar a COMPLACÊNCIA HERMENÊUTICA, pelo menos vou compreendendo o que faz alguns persistirem nessas ideias.
Contrapontos, para quem tiver coragem: ua-cam.com/video/jGP7T618o2s/v-deo.html
ua-cam.com/video/y5FhNw53UPM/v-deo.html
Se você é pobre, não é capitalista.
Você jamais poderia ser capitalista. É necessário saber a definição da palavra antes de digitar por aí. Acorda pra vida, quem é capitalista de verdade tem a sua vida na mão dele
@@alessandro3974 , desculpe, quis dizer que sigo a ideologia capitalista. Espera um pouco, não dá no mesmo? Me corrija, por favor.
Esse cara acabou de alugar um triplex na minha cabeça e já não é a primeira vez que ele faz isso. Sou investidora e me considero liberalista, mas não sou cega. É sempre bom ouvir contrapontos sobre aquilo que eu penso, baseado em argumentos lógicos, racionais e econômicos. Ótimo vídeo!
Caso não haja o estímulo do lucro... Qual seria a alternativa para que a economia possa permanecer girando??
Simples, você acaba com a lógica do lucro.
As necessidades humanas.
no comunismo é assim, as pessoas são obrigadas a trabalhar para o estado autoritário e se não quiserem trabalhar vão para os campo de "reeducação" se é que me entende
Ninguém come "lucro"
Parabéns pelo vídeo!!!! Professor, dada a insustentabilidade desse modelo. O que poderia ser alterado para melhorar?
Aumentar a industrialização é uma maneira
A revolução proletária é a única solução.
Revolução social
@@valente1004 armada?
Necessito de mais exclarecimentos. A crise do capitalismo, como "contradição" do capitalismo, para me, parece favorecer o capital (capitalistas). Em nome do capital burlam ou criam uma outra/nova forma de sistema financeiro para manter o capital sob o controle de alguns. Qual a sua perspectiva, de novo modelo capitalista, em relação a "Inteligência Artificial"?
Obrigado pela aula professor!!
Cheguei nesse canal por um react feito por outro canal.
Nesse react pensei que seria uma saraivada de críticas, mas a expectativa não se confirmou.
Aliás, o apresentador, que é de esquerda, surpreendentemente elogiou a honestidade intelectual do JK.
Por isso estou aqui, para atestar essa honestidade intelectual e ver como pensa um homem que já operou no mercado financeiro, e, aparentemente, um keinesiano.
Sigo acompanhando de perto.
Professor José Kobori mostrando mais uma vez que entende muito mais do capitalismo
do que a maioria desse coachs financeiros e "economistas" por aí!
Uma análise muito interessante, nunca tinha visto sobre esse panorama. Começar a acompanhar seu trabalho.
O capitalismo é indefensável, não existe capitalismo sem escravidão.
Menos né
Qual é a outra alternativa?
hahaha escravidão que tu pode escolher se demitir ou não ir trabalhar...
E destruição...
@@PatrickCesconCamargo ah sim e se vc fizer vc morre de fome e é despejado 😅😅. Isso não é escolha.
Gostaria que o professor fizesse um video , com uma análise da conduta do governo em termos de administração e economia .
E quais consequências podemos esperar .
Excelente aula professor!
E sempre importante lembrar que quem paga pelas crises é a classe trabalhadora. E apenas ela pode mudar esse modo de produção para um mais justo e humano. Leiam "Do socialismo utópico ao socialismo científico" de Engels.
Excelente conteúdo, Prof. Kobori!
Bom dia, senhor ! É muito gratificante ouvir suas explicações !!! Obrigado ! 🙏
Fico feliz que tenha gostado, Lauro.
Forte abraço!
Uma coisa que falta pra maioria das pessoas é fazer uma avaliação racional sobre suas ações. Pq digo isso? Bom, ainda que o mercado seja de fato assim (feito pra ferrar vc), vc ainda tem o seu poder de escolha. Quantos de nós conhecemos aquele amigo/conhecido que não tem uma boas condições financeiras, e entre fazer uma pequena reforma na casa, comprar um notebook novo pra trabalhar, fazer um curso extra pra aprender algo novo e afins, prefere financiar em 48x um iphone de última geração só pra ele "tirar onda" ?
Ou seja, entre um gasto que iria de fato agregar em algo, ser útil, o indivíduo prefere gastar com algo inútil, assumindo um risco desnecessário.
Além disso, mesmo que não tenha jeito e vc precise comprar algo de alto valor e se endividar, vc pode tentar diminuir esse risco, como esperar uma promoção, fazer uma renda extra temporária, juntar uma grana a mais pra diminuir as parcelas e etc.
Faço uma analogia com a indústria alimentícia. Hj existe as mais várias guloseimas, tudo muito gostoso, diversos sabores, só abrir um pacote e comer. Porém, ninguém te obriga a comer essas porcarias em excesso, e vc tem consciência do que alimentos assim trazem. Mas ainda sim as pessoas comem, o que explica as altas taxas de sobrepeso. As pessoas tomam decisões ruins e depois ficam esperando que alguém resolva o problema que elas mesmas aceitaram criar.
Que vídeo necessário, principalmente no tema que tá popular agora que é a reinvindicação do fim da escala 6×1. Tome engajamento
Eu sempre pensei nisso mas ninguém falava sobre, agora pelo menos há a discussão, amém!
Ou seja, o mercado financeiro cria a crise para o estado pagar. O pior disto tudo é que a engenharia financeira criada só beneficia 6 meia dúzia de pessoas, estas vão ganhar sempre enquanto a maioria da população vai perder, seja por falta de renda, perda empregos e patrimônio, seja indiretamente através de gastos governamentais para salvar estas instituições da crise que eles criaram. O pior é que não há outra saída a curto prazo para este sistema. Excelente trabalho como sempre. Parabéns
As empresas entenderam o jogo e agora tem como seu sócio majoritário o Estado.
Essas empresas são pagas com dinheiro falso e atendem a demandas falsas.
Não é mais capitalismo.
Sistema Capitalista verdadeiro é uma organização que visa atender uma demanda real com o mínimo de recurso possível e é claro que precisa de uma recompensa pois ninguém consegue se manter só de favores.
Muito obrigado pelo reconhecimento.
Forte abraço!
O estado pagar? O estado é o único beneficiado com risco zero nessa história tda
José Kobori, sua didática, é surreal, o que o senhor é necessário para o Brasil, como muitos economistas tambem, que sao massacrados pela pobre de direita.
Uma aula de Mercado em 8 min !👏🏿👏🏿👏🏿
Fico feliz que tenha sido útil, Luis.
Forte abraço!
conheci seu canal em outro canal, um react, sou estudante marxista leninista maoista e o senhor fala de maneira clara os conceitos teóricos e mostra como acontece na realidade. obrigada.
@kobori você sabe que esse tema é muito mais complexo que isso e até citou no início, mas a forma como fez o vídeo, não leva a pensar a fundo nas contradiçoes, você basicamente falou o que a maioria já fala de uma forma diferente e com pouco contexto. Isso leva as pessoas a interpretarem somente poucos pontos e vira mais uma narrativa do que uma explicação real. Tenho certeza que você pode fazer melhor.
No mais continuarei vendo seus conteúdos. Abraço.
Pq vc não faz um vídeo melhor explicado no teu canal? Monstrão
Olá, Beto. Diferente do comentário grosseiro acima, eu realmente gostaria de saber um pouco mais sobre quais pontos ele n abordou que complementaria o raciocínio.
É uma pequena explicação, não um curso. Mais que isso, são vários vídeos longos. Um curso
Quais pontos você se refere? Se puder abordar por gentileza, dúvida sincera.
Que boa surpresa este vídeo do Sr Kobori. Gratidão!
Essa primeira contradição está equivocada, tendo em vista que quanto mais capitalista(liberal) um país for, maior é a renda média da população. A concorrência alta de empresas força elas a subirem os salários.
aumentando os salários, aumenta-se o preço dos produtos também. Sua análise tendeu para um lado, ou esqueceu que o patrão tem de lucrar para prestar suas mercadorias? Se o consumidor pode pagar mais, automaticamente as coisas sobem.
Hum... entendi, porém receio que faltou a variável de geração de riqueza. Por outro lado concordo totalmente que o sistema financeiro entra com crédito e outros serviços que sim anteciparão a realização do consumo pelo crédito e isso corresponde a muito da demanda.
Que análise rasa. Primeiro, você está resumindo a lógica capitalista apenas a relação de trabalho do patrão (dono do meio de produção ou seja fábricas) e o trabalhador que trabalha nessas fábricas, como se estivéssemos na primeira revolução industrial. Hoje a maior parte do PIB vem do setor de serviços, que possui uma lógica muito diferente dessa, onde muitos trabalhadores são pequenos empresários autônomos, ou seja, a própria definição de trabalho atual não se enquadra na lógica explicada no vídeo. Outro ponto dizer que o trabalhador ganha cada vez menos para que o patrão tenha mais lucro, não faz sentido. A menos que se esteja falando de uma realidade igual a brasileira onde a tributação e burocracia são tão altas, que realmente reduzem qualquer salário à migalhas fazendo com que realmente o mais pobre precise de crédito, que no Brasil é abusivo de caro. Porém se olharmos para realidades como Estados Unidos e Austrália, o de a economia é muito menos engessada e livre, vemos uma renda perceptiva muito maior que a do brasileiro onde o cidadão médio consegue ter uma vida digna com sua casa própria, carro sem precisar ser escravizado pelo sistema financeiro e estado, como é no Brasil
Muito bem colocado... Sem contar que a produtividade dos EUA e Austrália são muito superiores a do Brasil, sem esses "direitos" trabalhistas que na realidade são roubados pelo governo. A ampliação do setor de serviços e o surgimento de novas formas de trabalho, como o empreendedorismo autônomo, mostram como o capitalismo tem sido um motor de inovação e oportunidades.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vai nessa
Mais um trabalho fundamental de explicação de coisas que todas as pessoas deveriam saber.
Maravilhoso esses momentos!! obrigado!!
Fico feliz que tenha gostado, obrigado por assistir!
Forte abraço!
Boa noite, Professor. Exatamente. O antigo crediário disfarçado de conta digital com cartão de crédito. Muitas varejistas estão fazendo isso. É uma jogada de mestre para vender.
A premissa básica da narrativa do vídeo está errada. E é justamente essa premissa equivocada que faz com que os incautos rechacem o capitalismo. A ideia parte do pressuposto de que os lucros maiores provêm de salários mais baixos. Se fosse assim, o nível de pobreza no mundo não teria caído o tanto que caiu nos últimos 300 anos e a concentração da renda já teria, a muito, destruído o capitalismo. Tanto lucros como salários seguem no mesmo caminho de crescimento, no capitalismo. É só enxergar o nível de vida nos países desenvolvidos, todos eles capitalistas. Mas, então, de onde vem o aumento da riqueza? Do aumento da produtividade da economia, que é basicamente a utilização de menos insumos para se chegar ao mesmo nível de produto (ou a utilização do mesmo nível de insumos para uma produção maior).
A propósito, existe um elemento econômico que limita diretamente os salários e os lucros: são os tributos.
Comentário ótimo, mas ele não vai te responder pois ele não sabe como refutar o avanço dos países capitalistas ao longo dos anos e a impossibilidade do cálculo econômico nos países comunistas/socialistas.
os países do centro do capitalismo estão constantemente perdendo qualidade de vida pra sua classe trabalhadora. O ápice do capitalismo aconteceu justamente quando tinha uma pressão ideologica do socialismo soviético. Pra não perder a mão, se entregam os anéis. Nesta época, houve um grande avanço dos direitos trabalhistas em detrimento do acumulo de lucro. Pós URSS, a massa de lucro diminuiu, pela dificuldade de realização, no entanto, a taxa de lucro aumentou, pela precarização do trabalho.
O lucro só pode vir da produção, que por sua vez, é feita pelos trabalhadores. Pra lucrar, é NECESSARIO, pagar menos aos trabalhadores do que eles produzem. Esta tendência se elevando (principalmente pós neoliberalismo), a crise é certa. Não atoa as crises capitalistas são ciclicas, cada vez mais constantes, mais agravadas e mais vorazes.
O nível de pobreza do mundo caiu no pós 2ª guerra muito direcionado pela luta ideologia contra a URSS e posteriormente pela produção chinesa (que não é capitalista em sua essência).
@@necozaidancara, perfeita resposta. É que se Lucro = Custo do Produto - Custo de Produção, nessa ordem, se o que for pago ao trabalhador ficar acima do que foi produzido o burguês não tem lucro. Se o salário aumentar de modo que não ultrapasse porporcionalmente o custo da produção, o burguês tem lucro. Mas não estamos falando só de lucro e sim de sua maximização. Pra isso ocorrer ou se aumenta o preço do produto ou se diminui o salário de quem produz ou se faz os dois ao mesmo tempo.
Não, no vídeo não existe o pressuposto de que lucros maiores vem de salários mais baixos, portanto toda a sua elocubração não faz sentido.
Professor Kobori, sabendo que esta razão cínica permeia tanto o discurso como a disponibilização de coleta de dados, como é possivel obter o percentual medio de mais valor, retorno, ou lucro percentual médio dos diversos de setores produtivos e improdutivos?
Obrigado e ótimas reflexões.
Capitalismo é extremamente bom em duas coisas:
1- Gerar mais pobreza que riqueza.
2- Impedir que essa riqueza gerada chegue nas mãos de quem mais precisa dela.
@@waguinfp Consumo acima da capacidade indica que o orçamento do governo precisa de ajuste. É o assunto do momento. Câmbio fora de controle, e muito depreciado , é o sinal de alerta. Isso não é um defeito do capitalismo. Isso é defeito do administrador do sistema no Brasil, mais conhecido como governo.
Em 1700 quem eram os ricos? Depois em 1900 quem passou a ser rico?
@@joseCOSTA-ki1xt ...que é esta dentro do capitalismo? Mania do povo achar que o Estado/Governo é uma categoria à parte desse "sistema".
Não parece diferente dos comunismo e socialismo
Antes do capitalismo que existia?
Otima aula professor! Sera que conseguiria dar uma aula dando a sua opinião ou ate mesmo fatos, sobre qual seria o sistema economico mais eficiente?
é sempre tão bom ver anti-capitalistas com estéticas e backgrounds diferentes dos que costumamos ver por ai (nada contra, mas é importe ter anti-capitalistas de todos os tipos)
Então vcs vao ter q parar de usar a Internet, luz, telefone e etc... todos foram criados pelo capitalismo. Vcs pregam socialismo p outros e usam o capitalismo p si próprio
Muito legal a sua explicação professor.
Mas, só gostaria de entender se o governo com suas imposições de impostos sobre o empregador não reduzem o salário do trabalhador, visto que a carga tributária para quem emprega é muito alta no Brasil. E também o fato de sermos altamente taxados no consumo dos produtos que nós mesmos trabalhando em fábricas, fabricamos, não acaba reduzindo poder de compra? Ou eu apenas o empregador que tem essa culpa?
Comece a pensar um pouco diferente e você vai entender. O governo não existe como um "ralo", o Estado, são pessoas que recebem na outra ponta os impostos que você paga vão para alguem e na maioria das vezes via dívida pública, juros e benefícios fiscais para grandes empresas como a BRF (sozinha recebe 400 bi). Tente perguntar quem manda no Governo (não pense nos políticos porque eles estão pelos interesses de outros)? Quem controla a mídia? Quem é dono da maioria das terras, fabricas? Sim o que você ta correto. No Brasil se taxa muito o consumo e isso reduz o poder de compra dos trabalhadores, mas isso é proposital pois o Estado funciona como uma máquina de transferência de renda de quem trabalha e produz (incluíndo pequenos empresários) para os grandes, sejam eles donos de grandes empresas, rentistas do mercado financeiro, donos da dívida pública, bancos, grandes acionistas. Os pequenos empregadores são apenas as folhas da arvore, eles não definem a grande estrutura e como as coisas funcionam. Os pequenos apenas tomam preços e tem margens pequenas, sofrem a competição real do mercado, quem manda são os monopólios, mídia, big techs. etc. Você não é Capitalista, desculpa mas é isso que se chama de chá revelação de classe. Você é trabalhador porque se não trabalhar você morre de fome, se o seu negócio quebrar não vai fazer menor diferença na economia, você não elege ou financia os políticos.
O problema não é e nunca foi o mercado. O problema é e sempre foi a intervenção estatal na economia.
José Kobori fala como se em um livre mercado fosse possível ao empregador se impor desta forma, o que é um absurdo. O empresário não tem força de polícia, logo não pode obrigar ninguém a trabalhar por determinado valor e nem obrigar ninguém a comprar por determinado valor.
As contradições relatadas por Kobori realmente existem, mas só ocorrem de forma consistente em economias distorcidas pela intervenção estatal. Se compararmos graficos de geração de riqueza per capta com gráficos de distribuição de renda nos EUA, por exemplo, podemos ver que essas duas curvas progridem em igual medida. Ou seja, a distribuição de renda aumenta na mesma medida em que a riqueza é gerada na sociedade.
Com o fim do acordo Bretton Woods, em 15 de agosto de 1971, quando o governo americano ficou livre para inflacionar indiscriminadamente o Dólar, é que vemos essas duas curvas descolarem fortemente uma da outra, com o crescimento da geração de riqueza passando a ser acompanhado de uma menor distribuição de renda, de modo progressivo.
Tal constatação reforça o entendimento de que na verdade é o estado, através do aumento fraudulento da base monetária (i.e. inflação) e outras lambanças do tipo, que dilapida a capacidade das classes trabalhadoras de prosperar.
Em seguida o que vemos? Economistas amigos do estado defendendo mais intervenção na economia como remédio para um problema causado pela intervenção do estado na economia. Ora, isso é o mesmo que tentar curar alcoolismo bebendo cachaça.
Não vivemos em um regime capitalista. Vivemos em um regime corporativista/intervencionista que sabota os mecanismos naturais de auto-correção do livre mercado.
Precisamos urgentemente parar com este blame-shifting, esta indevida inversão da culpa, e denunciar o verdadeiro responsável pela falta de prosperidade no mundo: a desastrosa intervenção do estado na economia.
[Edit: economia; corporativista; auto-regulação]
Interessante sua lógica. Onde posso encontrar fontes pra conferir essa comparação das curvas de geração de riqueza per capta com gráficos de distribuição de renda nos EUA? Dúvida sincera pois hoje vemos que existe uma diferença grande na distribuição de renda dos EUA, houve um aumento tremendo de pessoas indo morar na rua por não conseguir dar conta da hipoteca por exemplo, não sei se há alguma relação, gostaria de me aprofundar.
@@Orazuf Agradeço o interesse. Há um excelente artigo da revista Forbes que explica em maiores detalhes, de maneira mais precisa e com um gráfico comparativo o fenômeno supracitado:
"The Mystery Of Income Inequality Broken Down To One Simple Chart", de Louis Woodhil.
A questão é complexa, mas recomendo a leitura do livro o estado e a revolução de Lenin para aprofundamento, o estado capitalista serve para ajudar as grandes empresas, e essas por sua vez vão apoiar com financiamento de campanha os seus candidatos, sao dois lados da mesma moeda chamada capitalismo, o livre mercado que vc descreveu só existe na imaginação, é tão infantil quanto querer resolver os problemas do mundo com magia porque leu Harry Potter.
Outra sugestão seria o filme "Inside Job", de Charles Ferguson, sobre a crise financeira de 2008. De qualidade excepcional, foi premiado com o Oscar de melhor documentário no ano de 2011.
Há conexões bastante evidentes entre o atual sistema intervencionista, a inflação da base monatária, a concentração de renda anti-natural de nossos tempos, o colapso financeiro de 2008 e a crise de moradia nos EUA (e possivelmente em diversas partes do mundo).
Portanto, caso ainda não o tenha feito, permita-se o prazer de assistir a esta obra prima.
@@Orazuf E, caso queira compreender um pouco mais acerca dos bastidores desta fraude monetária, recomendo enfaticamente o livro:
"The Creature from Jekyll Island: A Second Look at the Federal Reserve", de G. Edward Griffin.
Vale a leitura, mas também é possível assistir à palestra do autor aqui no UA-cam, caso tempo lhe falte.
GRANDE PROFESSOR JOSÉ KOBORI, ADORO SEUS VÍDEOS CRÍTICOS E ISENTOS, E TO APRENDENDO MUITO DE ECONOMIA SOBRE ELES. GOSTARIA QUE O SENHOR FALASSE DA ORGANIZAÇÃO MAÇOM/EMPRESARIAL E SEU IMPACTO NA POLÍTICA E NA ECONOMIA DE UMA NAÇÃO, E SE EXISTE MAÇONARIA DE ESQUERDA - OBRIGADO!
Excelente video José! 👏🏻👏🏻👏🏻
Fico feliz que tenha gostado 👍
Forte abraço!
Professor Kobori, o senhor é SHOW. Parabéns!!! Explicação mais clara do que essa é impossível.
Eu já fui liberal, um leitor de Adam Smith, mas a conta não fechava em muitos aspectos.
Estudar história, através de livros de verdade, como do Boris Fausto, fez-me abrir a cabeça para muitos aspectos que antes eu não refletia sobre.
Hoje em dia, confesso que os historiadores e economistas mais de esquerda (digo a esquerda de verdade), conseguiram preencher essas lacunas e responderam essas perguntas que surgiram na minha mente.
A única crítica objetiva que faço sobre o modelo estatal na distribuição de renda é a forma que o Estado conduz essa política. Acho falha em muitos aspectos e não é somente para agradar o “Deus Mercado”. Além disso, também agrada políticos e muitos outros que estão na ponta do funcionalismo público.
Portanto, acredito que deveria existir um meio termo, porque tanto para o mercado como para o Estado, ambos são falhos e há contradições.
Acredito que sou desenvolvimentista, mas flerto com o comunismo em alguns aspectos.
É fácil dizer que flerta com o comunismo morando no Brasil.😅😅😅
Venha para o Comunismo. Vai ter bolo.
Não podemos deixar o Estado nas mãos dos interesses burgueses.
Boa note professor, acompanho seus vídeos. a capacidade e generosidade em compartilhar conhecimentos para algo positivo. Acredito eu, é uma das melhores virtudes da humanidade. Obrigado!
Os "Pobres de Direita"/"Capitalistas sem Capital" piram com um vídeo desses! 😂😂😂😂😂😂😂
Já falei em outros canais, enquanto vocês ficarem nessa de ficar esculachando pobre que se diz de direita, a esquerda vai continuar perdendo nas urnas.
Sim.
E os comuna playboy de smartphone?
@@nonchannel-nl9gspois é. Ser comunista em Cuba ninguém quer né kkk
Tô tentando aprender pra depois tentar repassar isso, obrigada pelo conteúdo !!
Legal!!
Eu que agradeço por acompanhar o conteúdo do canal.
Forte abraço!
Kobori comunista hoje chorou com a eleição de Trump rs
Abraço de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco! Estamos atentos aos conteúdos!
Faltou dizer aí um grande vilão em cima dos produtos, que influencia muito no valor final, a grande carga tributária nesse país, que é muito alta fica difícil pra todos por isso os parcelamentos acaba sendo o único recurso de muitos.