Isso tá um pouco incorreto. Na verdade o kpop surgiu com Seotaiji, tem um Sil coreano que explica história da Coreia, tá escrito "History kpop from BTS' história do Kpop até o BTS, mais ou menos isso. O governo quase não teve envolvimento, foi uma ideia de 4 caras que resolveram trazer o modelo boyband americana só que juntando hip-hop, crítica a sociedade e baladas tradicionais asiáticas. Depois disso, outras empresas tentaram imitar seotaiji quando eles acabaram em 1996. O governo concedeu uma pequena verba para uma empresa na época que queria transformar o que Seotaiji fez, em uma indústria com fórmula de idols, mesma coisa que a montown fez com Jackson five. Mas não foi mérito do governo, foram os cara que teve a ideia.
Inclusive o fenômeno mundial hoje, o BTS, se ferrou fodidamentr. Eles não tiveram ajuda de ninguém, eles lutaram contra o oligopólio da Big3 (3 grandes empresas que controlavam o mercado de kpop) igual outros grupos de pequenas agências faziam. A gravadora do BTS teve a brilhante ideia de tentar expandir no mundo primeiro. BTS não tinha espaço na Coreia, nunca tiveram ajuda de ngm, a empresa deles estava quase falida, era o último suspiro e deu muito errado até 2015 quando eles começaram a ir bem. Então, o governo não fez nada, o governo a única coisa que tá fazendo é conceder prêmios e honrar hoje pro BTS. Vale lembrar que Brasil sempre teve espaço pra investimento em cultura, mas um sucesso não nasce só com investimento não. Kpop de tornou um sucesso pq é um modelo totalmente diferente de que geral conhecia, vários gêneros musicais tudo misturado, coreografia complexa, etc. Não adianta você dar dinheiro pra músicos ou filmes que fazem sempre coisas que ngm gosta, igual sempre teve no Brasil.
@@davysoccer4 , nao entendi. Você então apoia o Brasil fechar o Ministério da cultura e todos os projetos que ele patrocinava duma vez só sem nem uma transiçãozinha, se fosse esse o nobre objetivo deles?
@@HelgaCavoli ele quis dizer que o trabalho que o Ministério da Cultura fez ou faz no Brasil não é bom. A Maioria dos filmes, Músicas, Teatro brasileiro é feito do ponto de vista dos diretores e voltado para agradar outros diretores. A população geral não entende essas "artes modernas" brasileiras e não tem interesse por isso. A Área cultural brasileira ainda não consegue falar a língua do povo e muito menos a língua internacional, ou seja: não importa se vc investir todo PIB do Brasil nisso, não vai dar certo. Os Diretores brasileiros não entendem de arte e a população geral ainda menos.
Na Coreia existe uma parcela mínima de filmes NACIONAIS para serem exibidos em detenção a filmes estrangeiros, aqui no Brasil, Bacurau teve uma burocracia imensa para ser lançado e Mariguella está tomando todos os embargos possíveis para não ser lançado. A diferença mora ao lado.
Eu escuto K-POP desde 2009 e descobri por meio de um outro local que a Coreia do Sul domina que são os jogos online (obrigado cabal online). Acompanhei o crescimento do gênero ao longo dos anos e essa estratégia de incentivo é maravilhosa demais. Eu não sou fã do BTS, mal escuto as músicas deles, mas mesmo assim só tenho a agradecer ao que aconteceu com eles pq trouxe acessos muito importante pra eu me inserir mais na cultura de lá. Hoje eu tenho um terceiro idioma, o coreano, que eu aprendi tão facilmente quanto eu aprendi inglês devido a abundância de material que existe e não só isso, meu quarto idioma também é de fácil acesso pq material em coreano-mandarim é mais fácil ainda de obter. Eu me exercito fazendo aulas de danças com K-POP que me ensina hip hop, funky, jazz utilizando minhas musicas preferidas, vou pra baladas, vou em palestras no centro cultural, vou em restaurantes coreanos e converso com os que moram aqui em SP. Entrar nessa onda me trouxe muitos benefícios e enquanto as pessoas estão passando dificuldades com suas músicas eruditas, praticamente implorando para os artistas lançarem novas musicas, eu tenho um arsenal ao meu dispor, com milhares de artistas, milhares de músicas que me divertem horrores. Agora é só torcer pra uma maior humanização dessa industria, o que aos poucos está acontecendo devido a pressão popular.
Nossa vc tocou pontos muito bons, conteúdo é o que não falta no kpop, que tem todo um padrão mas ao mesmo tempo muita variedade. E como toda industria musical de qualquer país tem seu lado ruim(que na verdade é até da cultura da sociedade que acaba respingando no kpop)
@@brunoquentao Exatamente. Ultimamente tem tido grupos que estão inovando bastante e procurando estilos de musicas diferentes pra juntar ao pop, o que cria umas misturas mto boas. Ritmos latinos, house durante o verão, synthwave, rock...
Desde pequeno eu jogava o Cabal Online e nunca procurei me aprofundar sobre as origens deste jogo que marcou minha infância. Muitas vezes por vivermos em nossa própria ignorância não percebemos o quão vasto e polarizado é o mundo em que vivemos.
Uma coisa é certa: A maneira que esse país de reergueu após uma dominação massacrante é surpreendente! Um país asiático que não é China/Japão/Arábia Saudita e hoje compete pau a pau com países ocidentais. Sim, tudo o que eles são hoje tem relação com sua política, algo que foi plantado lá atrás, planejado para um futuro grande. Um país que conseguiu percorrer uma tragetoria onde abrangia todas as áreas: Educação, Relações Internacionais, Música, Turismo, Cultura. Sempre visando o mundo! E deu tão certo! É fascinante! Espero que esses tempos de glória nunca acabe!
Povos Ásia central, Norte Ásia , leste Ásia, sul da Ásia, sudeste da Ásia, Ásia menor que é oriente médio. Ásia continente grande tem 50 países existe várias etnias indígenas na Ásia.
Coreia do Sul se reergueu pelo msm motivo que Israel continua sendo uma potência absurda com investimento dos EUA, até Cuba vira top 5 melhores países do mundo alias, a SC com o tempo foi se vendendo pros EUA e tentando copiar a cultura deles, diferente da NC que manteve sua cultura firme e sem influências dos EUA
Eita, tem pais passou por coisa muito pior q a Coréia, tipo Alemanha, q foi completamente destruída após o fim da 2 guerra, a franca q tem uma história longo de muitas guerras e etc, Canadá, mas ninguém fala né, mas o país do xong long do kpop todo mundo fala, ah vá a merda
O Seo Taeji and Boys foi o pioneiro em grupos do gênero. Mas o H.O.T foi o 1° grupo dito como Kpop, com pessoas treinadas por empresas pra virar um grupo.
@Guhh foi um trecho q eles usaram as imagens do canal "one man wolf pack", colocaram até a legenda, mas msm assim deu ruim. Inclusive foi esse canal q fez a msm coisa com vídeos do Rato Borrachudo.
Não importa o tema, história nos torna pessoas melhores. Devemos aprender com o passado para termos um melhor futuro. Obrigado, por causa de vocês me dedico muito aos estudos para roteirizar meus vídeos!
Sou estudante de licenciatura em Dança, mas como já tenho um mestrado, estou me preparando para o doutorado na Coréia do Sul. Estudo justamente o fenômeno do K-pop. Na verdade, minha pesquisa é sobre a dança de um "idol" específico. Acontece que, conhecê-lo foi um desdobramento da minha aproximação com esse universo, em razão de a minha filha ser "K-popper". Tenho lido muitos artigos científicos, assistido videos que me informem mais sobre o país e sua cultura, estudo a língua coreana (Hangugeo), assisto K-dramas e tenho uma infinidade de obras (como a do historiador especializado em história da Coréia, Bruce Cumings), tenho um amigo coreano aqui na Bahia (rsrsrs), enfim... Tuso isso pra dizer que achei seu vídeo MA RA VI LHO SO, Filipe Figueiredo! Como você é cuidadoso com as informações e quantas que eu desconhecia! Muito bom, de verdade. Parabéns!
Showw! Só uma pequena correção, quem fez e escreveu o roteiro do vídeo foi o Filipe figueiredo. Os vídeos de humanas do canal é ele que grava. Adorei ler seu relato, fique bem
@@guilhermearaujo5288, vou tentar um doutorado sanduíche pela UFBA (onde sou aluna de licenciatura e onde vou tentar o doutorado, inicialmente ). Mas, tenho uma possiblidade de fazer um doutorado lá na Coréia mesmo, só estou me decidindo quanto à instituição. E meu utt, meu idol, meu oppa, meu marido (nem sou fã, 'né'?): Lee Taemin ❤ (the legend...)
Esse é o tema do meu TCC!! Estava super desanimada com ele porque meu orientador da pegando super no meu pé e estava com dificuldade que achar fontes que eu precisava pra defender minha ideia, mas parece que vocês sabiam de minha ideia e fizeram o vídeo pra mim de tão próximo que está! Muito obrigada! Agora estou mais empolgada de continuar
@@jamiledepinho9104 awnt obrigada mesmo assim kkkkkkkk. Eu posso te enviar se quiser (não digo pra pesquisar no Google pois não acho que vá aparecer por lá)
Enquanto isso, aqui no Brazil, além de termos rebaixado o Ministério da Cultura para uma secretaria, já tivemos como secretário um nazista, uma atriz decadente alienada e um ator medíocre. Nenhum dos 3 ainda não fez nada de notório.
E pensar que estão jogando fora o trabalho de décadas da Ancine... O nosso cinema é muito bom, nós temos soft Power sem nem nos esforçar muito, e estão jogando tudo na lata do lixo... 😢
@@felipegomes6643 Tower of God, Solo Leveling, The Begnning After the End, esse são os que eu tenho o conhecimento e sei que os manhwas são muito bons!
@@rafamonteiro6116 Ele tem um canal no UA-cam e faz imagens aérea de lugares no Brasil e fora do Brasil. Imagens em 4k, bonitas demais. One man wolfpack.
Que vídeo sensacional! Eu como boa kpopeira amei aprender mais sobre o quanto a cultura coreana influencia na política externa do país! Muito obrigada pelos ensinamentos
Pois é, Raimunda... Até eu, que sou uma estudiosa do assunto, fiquei surpresa... Mas, trago uma contribuição aqui. Já há vários artigos científicos sobre a expansão da Coréia do Sul (a partir da exportação de produtos artísticos e como isso se reverte em dividendos e benesses para o país) e o traçado de um paralelo com o caso Brasil. Nós sabemos que nossa cultura e formação histórica têm de ser consideradas, porém, não custaria muito conhecer modelos de países que possuem politicas públicas para as artes e que trazem desdobramentos socioeconômincos significativos para sua população. Por que não vemos isso aqui? Por que tão cedo veremos? Aí, eu entraria no campo da discussão político-ideológica (incluindo o atual cenário) e não sei se eu estaria disposta a tratar dessa questão polêmica. Sendo eu do campo das artes, bem posso dizer o ataque que sofremos. Porque arte, aqui no Brasil, é incompreendida para fora da caixa em que a colocaram e, em boa medida, desprezada por grande parte da população como necessária à promoção de pensamento crítico e ao fomento da' alma' (leia-se: subjetividade).
@@cleisonalves3769 O governo usou do Kpop pra se promover economicamente e politicamente. Recentemente o BTS passou em todos os jornais dos EUA e Coreia do sul pq o governo concedeu a eles o prêmio historicamente militar "Van fleet Awards" é um prêmio que é concedido para militares que contribuíram para os Estados Unidos e corria do sul, dois aliados da guerra da Coreia. E o governo agora em outubro deu o prêmio pro BTS por levar a cultura da Coreia para os EUA e foi transmitido nós principais jornais da sede americana "Society Korean". O líder do BTS cita o 70° aniversário da guerra da Coreia e que ambos os países sofreram muito, mas hoje o mundo está mais conectado. Depois disso, a China resolveu atacar o bts falando que eles não citaram os soldados chineses que também morreram, sendo que a ocasião era de dois aliados, EUA e Coreia. Pressionaram A Samsung china e Hyundai china (parceiros globais do BTS) a retirar os produtos que o BTS promove do país.
@@cleisonalves3769 Então tipo, kpop querendo ou não irá ser crucial para a história da Coreia. BTS esse ano também foi na casa azul, sede da presidência da República e foram nomeados embaixadores da geração Sul coreana e abriram o novo museu, BTS deixou um presente para o museu, que será inaugurado em 2038. Ou seja, o governo sul coreano está fazendo igual o Reino Unido fez com os beatles.
E vou acrescentar mais: o fato que tiram sarro do kpop é simples e puramente por conta da xenofobia, pois não rola o mesmo com pop americano apesar do inglês ser igualmente uma língua estrangeira daqui E não vamos nem falar da homofobia e machismo, pois como muitos fãs são mulheres, povo diminui a importância dos grupos ou seu valor e a homofobia vem no fato que muitos rejeitam os grupos por aspectos considerados femininos (Olá machismo) e tentam deslegitimar a masculinidade asiática por conta de ANOS de propaganda desmasculinizando homens asiáticos
@Vitor Oliveira É difícil aceitar pois pq é mentira...e eu nem gosto de kpop ou música pop em geral mas se vc não vê nada disso vc é cego ou se faz de cego....tem muita xenofobia, machismo e homofobia misturados nesse "ódio" e nem só contra o kpop, contra boybands em geral (menos a xenofobia no caso dos grupos ocidentais).
A imensa maioria odeia kpop por eles não seguirem padrões heteronormativos ocidentais, isso é fato. Eu odiava kpop por conta disso até conhecer, negar esse fato é ignorância e compactuar com o machismo tbm...
@Vitor Oliveira Abra você os olhos...ou vc não percebe o que há em comum em todos os seus exemplo? Todos se dirigem contra produtos culturais que tem como público alvo mulheres (em geral jovens). Isso é machismo puro...afinal heavy metal não sofre com isso apesar de ter fãs ultra escrotos. Tenho certeza que o Bowie (que tb sofreu com esses estigmas) acharia absurdo negar algo que é tão evidente que é preciso um esforço descomunal para fingir que não existe. E vou repetir, sim as boybands coreanas sofrem com machismo e homofobia acrescentados com doses altas de xenofobia. As bandas femininas não sofrem isso pois elas não quebram padrões de feminilidade aceitos por aqui, é bem simples, aliás esse seu exemplo é ótimo pra mostrar como o machismo é a principal força por trás das críticas ao Kpop (ou pop em geral).
@Vitor Oliveira Acho que não expliquei direito, não é o produto que é machista mas sim o tipo de crítica que esses produtos sofrem é que tem um alto teor de machismo/homofobia. É só ver que são muito parecidas as críticas que boybands sofrem com as que são feitas à Crepúsculo ou 50 tons de cinza por exemplo. Caracterizar essas fãs de loucas/histéricas/idiotas é já fruto de machismo...por exemplo torcedores fanáticos de futebol não são alvo de uma crítica semelhante. Você disse bem sobre o heavy metal...sofrem com críticas de religiosos, exatamente, por isso é inegável que há um preconceito religioso nos ataques à essa comunidade (mas não há machismo ou homofobia). Esse é o ponto que quero fazer, as críticas que o kpop sofre tem a ver com machismo, homofobia e uma dose boa de xenofobia. Mas concordo com você que há machismo no kpop, isso é óbvio, como em qualquer outro lugar já que nosso mundo é machista. Só acho que é um pouco de ingenuidade crer que o ódio lançado contra essas bandas seja por "conta das fãs" primordialmente. É como querer dizer que o ódio que se tem contra o funk não tem a ver com todo o estigma social relacionado ao gênero musical. Pra mim essa ideia de que são as fãs que geram o ódio contra as bandas ou contra o gênero são uma forma velada de se esquivar em fazer críticas reais e de esconder o preconceito (não acho que seja esse seu caso mas na minha opinião é o da maioria).
O que a Coreia fez da sua música e cultura pop é impressionante, transformaram não só em um produto para ser vendido no mundo inteiro mas em um símbolo de poder nacional. Infelizmente o Brasil não segue pelo mesmo caminho, mas vou além da maioria dos comentários que vi por aqui sobre investimento em cultura. O modelo do k pop é extremamente comercial e pode ser aceito em qualquer país, a preocupação geral com a imagem a ser transmitida fala muito sobre o ideal que o país quer transmitir através da sua cultura pop. O que o Brasil pode oferecer nessa mesma vertente? A musica pop brasileira atualmente está carente de qualidade e muitas vezes a temática é sempre a mesma, sensualidade, sexualidade... O que não é um problema se você quer comercializar algo, mas é um problema se você quer comercializar algo para TODO tipo de público e usar isso como ferramenta política. O Brasil precisa mudar culturalmente para poder fazer o que a Coreia faz.
Olhei a thumb e nem acreditei. A monbebe nerd aqui ficou duplamente feliz
4 роки тому+3
Nerdologia, hoje é dia do professor, queria agradecer pelo conhecimento didático e divertido de toda semana! Vocês são minha meta de qualidade, graças a vocês decidi abrir um canal e finalmente lancei meu primeiro conteúdo. Feliz Dia do Professor!!!
Esse investimento gigantesco de dinheiro aqui no Brasil já sabe né... Vira pizza entre políticos de direita ou esquerda, ou centro ou o que quer que seja... 🤨
"AAAAAAAAAH MAS AÍ VOCÊ ESTÁ SENDO IMPARCIAL ESTÁ FAVORECENDO SEUS COMPARÇA QUEM TE PAGOU PRA COMENTAR ISSO RECADO DADO" aposto vintão no chão que vai chegar um
Filipe ou Xadrez Verbal como queira, faltou mencionar algumas coisinhas pra enriquecer o vídeo. Que além das boy bands, tem também as girl bands que ajudaram a popularizar o ritmo entre os ouvintes homens com bandas de enorme relevância como Girls Generation e 2NE1 que até fizeram uma parceria com o Will.I.am. Faltou mencionar que até as décadas de 80-90 o gênero era mais conhecido e ouvido entre os coreanos e asiáticos curiosos, mas que dos anos 2000 em diante o gênero se popularizou graças aos "Doramas", novelas asiáticas que pode ser traduzido como Dramas, cuja as trilhas eram compostas por músicas k-pop, entre outras. E que até os anos 2011, o gênero era visto como underground, pouco conhecido e relevante no mundo todo, e que isso tudo mudou com a música do PSY, Oppa Gangnam Style, que bombou no UA-cam e que tornou o gênero K-Pop mainstream, tão ou até mais relevante que a música eletrônica.
É incrível ver o quanto o país foi beneficiado com o investimento na cultura! Isso inclusive está ajudando na representatividade dentro dessa indústria no geral!
Como descendente de coreanos, fiquei impressionado por vc citar Kim Gu. Eh um personagem importante na historia da Coreia. Ele chegou a negociar com Kim Il Sung (fundador da Coreia do Norte) para que a Coreia fosse reunificada, e isso antes do Kim Il SUng fundar a Coreia do NOrte.
Tem contratos de Idols do K-Pop que proibi eles de ter namorada. A JYP Ent. do do Twice proibiram elas por contrato de terem namorados por 3 anos e o dono da produtora confirmou isso na TV falando: "No começo o contrato proibia o namoro por 5 anos, mas ninguém respeitava e reduzi para 3 anos. E para que elas se dediquem a música". A cantora Hyuna do 4minute, após revelar o namoro com o Edaw'n fez eles perderem o contrato com a Cube Ent. A Cube respondeu: "Não proibimos ninguém de ter namorado, mas perdemos a confiança neles".
HyunA e Dawn terem continuado o namoro e ido trabalhar na empresa do Psy, onde eles podem se expressar artisticamente, foi uma grande vitória. As coisas estão mudando. UwU
Eu acho certo esse negócio de namoro, não contratos permanentes, mas esse da JYP faz muito sentido p mim Pelos primeiros 3 anos de carreira você meio que se consolida como artista, então tem que estar 100% focado naquilo ali, e as empresas investem MUITO nos artistas, tipo, desde o período de trainee, paga alimentação, moradia, treino, tudo, pra depois arranjar namorado/namorada e engravidar por acidente e acabar com a carreira em menos de 3 anos?
Como cientista: wow queria que o governo daqui tivesse essa visão do peso do poder cultural. Imagina um investimento similar a esse no Brasil. Como fangirl: NOSSA MONSTA X NA THUMB! nossa Monbebes, lembra da época de X Phenomenon, qnd a gnt ainda era feliz? ATEEZ NO NERDOLOGIA? Vi esses meninos nascerem. Seo Taiji and Boys definitivamente é a 1, o Sobangcha ainda era muito ligado a produções tradicionais da Coreia
Nossa, mana, nem fala, dá até vontade de chorar (de raiva, desgosto, inveja) de ver um país investindo real em cultura, crescendo e alçando vôos internacionais, e a gnt aqui arqueando por migalhas.
adorei, obrigada por colocar o ATEEZ em meio ao vídeo também ❤😊 o BTS realmente tem uma influência enorme na economia sul-coreana, tanto que estão havendo discussões entre pessoas importantes la atualmente sobre aumentar o prazo até a ida deles ao exército...
Nossa que video ótimo! Como diria os coreanos: DAEBAK!! Esse foi o MELHOR vídeo sobre a origem e desdobramentos do gênero kpop, que já vi desde que entrei pra esse mundinho ali em 2010. Obrigada pelo vídeo e espero que você fale mais da cultura coreana e o audiovisual que, atualmente, também é uma grande base dela.
Alem do K-pop os MMORPGs sul coreanos fizeram e ainda fazem em geral mais sucesso que os japoneses, chineses e ocidentais, principalmente pelo volume de titulos.
@@VitorSilva-lv3id clássicos: Ragnarok, Silkroad, FlyFF, Granado Espada, Tera "Recentes": Archeage, Black Desert, Blade and Soul Próximo de lançar versão global: Lost Ark
não sei vcs mas essa onda de kpop no ocidente se deveu muito ao GanGan style do psy, antes dele nem se falava em kpop, foi com ele que o pop coreano veio para cá com maior força num crescimento exponencial
Vídeo sobre o BTS e MÚSICA DO BLACKPINK DE FUNDO. Ou, o BLACKPINK também tem grandes recordes (inclusives alguns antes do BTS lançar alguma coisa). E, aliás, em nenhum momento citaram sobre a explosão do k-pop pelos os promissores grupos: BIGBANG, 2NE1, SNDS, e dentre outros. Existe muita coisa além do BTS.
Ser um talento musical muito jovem traz consequências graves não somente aos sul-coreanos. Elvis Presley e Michael Jackson, por exemplo, morreram jovens demais pela grande pressão que recebiam de seus produtores.
@Jéssica Araújo Não diretamente, mas indiretamente sim. Assim como no Brasil, produtos de artistas ainda que vendidos fora do país recebem uma taxação. Fora que MUITA gente passou à visitar e conhecer o país por causa dos grupos de k-pop. O BTS só é tratado como o exemplo pois antes de bombarem na Coréia do Sul em si, eles bombaram mundialmente, por assim dizer. Muita gente hoje fala da cultura brasileira por causa da Anitta por exemplo.
Uma curiosidade: o estilo Trot citado voltou a moda entre todas as idades recentemente na coréia do sul devido a um programa de audição (estilo the voice) chamado Mister Trot e ao isolamento social de 2020. Atualmente, percebe-se uma mudança dos investimentos nos materiais culturais focando para o mercado interno e o bem estar da sua população através deste estilo musical. Nos programas coreanos que meus pais assistem, percebo que bastante cantores jovens de Trot, principalmente os que participaram deste programa, estão tendo os holofotes tao grandes quanto dos k-pop idols. Será que futuramente veremos uma onda de exportação de Trot para o mundo? (é legal mas...espero q nao rs)
Ásia tbm inclui Índia, Taiwan, Filipinas, Tailândia etc ok Ásia não é só Japão, China, e Coréia Alguns asiáticos se irritam pra caralho pq são esquecidos no meio dessa onda de globalizar esses 3 países e achar que Ásia é só aquilo É tipo a gente com o povo de fora achando que América=EUA
Eu acho q podemos descartar a história do kpop, também na Coreia do Norte tem um história mais complexa e mais curiosa de se aprender, e outra Kpop é uma bosta
@@trakynaz8202 Já vi que é criança pra ser entitulado desse jeito e querer enfiar sua opinião da guela dos outros eu posso apreciar uma cultura e gostar da minha também, se for assim por que tu tá comendo no McDonalds e BK? come só em restaurante do seu país então babaca, usa o telefone que o Brasil criou e não um iPhone, Sansumg, já que são de outros países enfia esse nacionalismo disfarçado de xenofobia no rabo
Mesmo nessa cultura a Coréia esta tomando um certo "lugar", com os ditos "Manhwa". Entretanto, me parece mais que estamos em um pico de uma onda do que em um novo estabilishment. A cultura está muito volátil, difícil definir algo.
@@herickferraz4850 Exatamente, e esse é mais um fator estranho nessa equação. Se o Japão (por algum motivo aleatório) se importar minimamente com o mercado externo (ou outros países que possuem culturas restritas também), algumas coisas podem mudar. Além disso, o k-pop não está revolucionando a indústria (ritmos, estruturas de bandas, marketing com aparência; talvez a mudança seja o idioma? mesmo assim, boa parte das músicas possuem letras parciais/totais em inglês), mas está extraindo o máximo dela, diferente das outras ondas culturais que já vivenciamos.
OI, notei que em 3:59 foi invertido os ícones para representar "dança" e "canto" e também entre "idiomas estrangeiros" e "postura corporal", TOC bateu forte, SUCESSO!
A sociedade brasileira precisa inovar mais na cultura. Já temos cota para produções nacionais nos espaços de exibição, além da Lei Rouanet, apesar de termos um ministério da cultura historicamente desengajado com as reais necessidades artísticas do país. Um fato é: os artistas da coreia aproveitam a história nacional para produzirem algo único, enquanto nós não temos produtoras que invistam maciçamente em temáticas históricas, raramente ocorrendo, nesse século XXI séries e filmes históricos nacionais. Em uma boa crítica, Eduardo Bueno fala "Não fazemos mitologia com a nossa própria história." Nos maravilhamos com os outros e esquecemos de nossa incrível formação social. Quanto a nossa produção musical, como bem disse Carlinhos Brown "Entramos em uma fase anal". Os pequenos grupos musicais brasileiros, que tentam trazer uma nora roupagem para a musica nacional infelizmente são vistos como chacota.
Muito bom, vídeo incrível! Super recomendo BTS, as músicas deles são ótimas, tem muitas letras q abordam temas da sociedade em vivem, falam sobre juventude, amor próprio enfim, o sucesso deles é super merecido e coerente!
mentalidade norte-americana impregnada no Kpop e mais doq isso, eles tem que atender os interesses dos EUA, ou seja: mais referência norte-americana, menos referência asiática e ainda tem idiota q acha q isso é certo...
Cara, nada contra K-Pop, até já escutei uma ou duas músicas bacanas, mas o negócio de ser tudo "fake", no sentido de que esses adolescentes não estão sendo eles próprios e são torturados por empresas para se adaptarem aquele modelo é algo que me incomoda bastante...mas respeito quem gosta, queria só levantar essa bola aqui nos comentários visto que não vi ninguém falando sobre por aqui
Precisam parar com esse preconceito contra o kpop. Eu nem escuto e acho BTS super bem produzido, os caras tão voando alto, enquanto os haters moram em um barraco q nem reboco tem jkkkkkjkkkjkkkkk
@@garudadrakon4728 passei a pré adolescência em favela e continuo pobre, vou zoar mesmo. O problema é os fãs, não os artistas. Ninguém tinha que ficar zoando eles não
Pra galera falando de déjà vu por causa da repostagem, gostaria de deixar uma sugestão de música: BTS - Jamais vu ua-cam.com/video/lW7EzxTQyvg/v-deo.html
eu comecei a escutar kpop em 2010, parei em 2018 porque estava ficando ruim e não me agradava mais, porém é íncrivél como a Coreia conseguiu juntar politica com cultura a ponto de a musica influenciar todo um país.
@@ultrat9441 para de ser idiota, o funk msm sem apoio estatal já é mt consumo no mundo, é só olhar as views do canal kondzilla, o kpop hj cresceu mas se vc for olhar as letras são bem idiotas do tipo "a bunda do macaco é vermelha"
Gangnam style foi o vídeo que conseguiu estourar o contador de views do UA-cam. O psy tem várias outras músicas boas. Inclusive gravou com o rapper 2 metros dos EUA.
Antes de comentar fiquei procurando mais alguém que tinha percebido, só para deixar meu like. Bem observado Quem nunca né? Não tira o destaque do vídeo
@@lores.almeida big3 são as 3 maiores empresas do kpop, a SM, a YG e a JYP. Provavelmente a Big Hit entrou nessa lista porque ela está valendo mais do que todas essas empresas
só pra lembrar que o que fez a big3 ser a big3 foi o legado que ela trouxe para o kpop, a bighit precisa de mais artistas que façam ela ser lendária, único grupo que deixou legado na bighit é o bts, por isso ela não pode ser considerada uma big3 mesmo valendo mais hj em dia, o dinheiro não é tudo
1996: governo sul-coreano investe em cultura e colhe os frutos e atrai investimentos, soft power e turismo
2020: Brasil fecha o ministério da cultura
Isso tá um pouco incorreto. Na verdade o kpop surgiu com Seotaiji, tem um Sil coreano que explica história da Coreia, tá escrito "History kpop from BTS' história do Kpop até o BTS, mais ou menos isso. O governo quase não teve envolvimento, foi uma ideia de 4 caras que resolveram trazer o modelo boyband americana só que juntando hip-hop, crítica a sociedade e baladas tradicionais asiáticas. Depois disso, outras empresas tentaram imitar seotaiji quando eles acabaram em 1996. O governo concedeu uma pequena verba para uma empresa na época que queria transformar o que Seotaiji fez, em uma indústria com fórmula de idols, mesma coisa que a montown fez com Jackson five. Mas não foi mérito do governo, foram os cara que teve a ideia.
Inclusive o fenômeno mundial hoje, o BTS, se ferrou fodidamentr. Eles não tiveram ajuda de ninguém, eles lutaram contra o oligopólio da Big3 (3 grandes empresas que controlavam o mercado de kpop) igual outros grupos de pequenas agências faziam. A gravadora do BTS teve a brilhante ideia de tentar expandir no mundo primeiro. BTS não tinha espaço na Coreia, nunca tiveram ajuda de ngm, a empresa deles estava quase falida, era o último suspiro e deu muito errado até 2015 quando eles começaram a ir bem. Então, o governo não fez nada, o governo a única coisa que tá fazendo é conceder prêmios e honrar hoje pro BTS.
Vale lembrar que Brasil sempre teve espaço pra investimento em cultura, mas um sucesso não nasce só com investimento não. Kpop de tornou um sucesso pq é um modelo totalmente diferente de que geral conhecia, vários gêneros musicais tudo misturado, coreografia complexa, etc. Não adianta você dar dinheiro pra músicos ou filmes que fazem sempre coisas que ngm gosta, igual sempre teve no Brasil.
@@davysoccer4 , nao entendi. Você então apoia o Brasil fechar o Ministério da cultura e todos os projetos que ele patrocinava duma vez só sem nem uma transiçãozinha, se fosse esse o nobre objetivo deles?
@@HelgaCavoli ele quis dizer que o trabalho que o Ministério da Cultura fez ou faz no Brasil não é bom. A Maioria dos filmes, Músicas, Teatro brasileiro é feito do ponto de vista dos diretores e voltado para agradar outros diretores. A população geral não entende essas "artes modernas" brasileiras e não tem interesse por isso. A Área cultural brasileira ainda não consegue falar a língua do povo e muito menos a língua internacional, ou seja: não importa se vc investir todo PIB do Brasil nisso, não vai dar certo. Os Diretores brasileiros não entendem de arte e a população geral ainda menos.
Na Coreia existe uma parcela mínima de filmes NACIONAIS para serem exibidos em detenção a filmes estrangeiros, aqui no Brasil, Bacurau teve uma burocracia imensa para ser lançado e Mariguella está tomando todos os embargos possíveis para não ser lançado. A diferença mora ao lado.
Eu escuto K-POP desde 2009 e descobri por meio de um outro local que a Coreia do Sul domina que são os jogos online (obrigado cabal online). Acompanhei o crescimento do gênero ao longo dos anos e essa estratégia de incentivo é maravilhosa demais. Eu não sou fã do BTS, mal escuto as músicas deles, mas mesmo assim só tenho a agradecer ao que aconteceu com eles pq trouxe acessos muito importante pra eu me inserir mais na cultura de lá. Hoje eu tenho um terceiro idioma, o coreano, que eu aprendi tão facilmente quanto eu aprendi inglês devido a abundância de material que existe e não só isso, meu quarto idioma também é de fácil acesso pq material em coreano-mandarim é mais fácil ainda de obter. Eu me exercito fazendo aulas de danças com K-POP que me ensina hip hop, funky, jazz utilizando minhas musicas preferidas, vou pra baladas, vou em palestras no centro cultural, vou em restaurantes coreanos e converso com os que moram aqui em SP.
Entrar nessa onda me trouxe muitos benefícios e enquanto as pessoas estão passando dificuldades com suas músicas eruditas, praticamente implorando para os artistas lançarem novas musicas, eu tenho um arsenal ao meu dispor, com milhares de artistas, milhares de músicas que me divertem horrores. Agora é só torcer pra uma maior humanização dessa industria, o que aos poucos está acontecendo devido a pressão popular.
Nossa vc tocou pontos muito bons, conteúdo é o que não falta no kpop, que tem todo um padrão mas ao mesmo tempo muita variedade. E como toda industria musical de qualquer país tem seu lado ruim(que na verdade é até da cultura da sociedade que acaba respingando no kpop)
@@brunoquentao Exatamente. Ultimamente tem tido grupos que estão inovando bastante e procurando estilos de musicas diferentes pra juntar ao pop, o que cria umas misturas mto boas. Ritmos latinos, house durante o verão, synthwave, rock...
Desde pequeno eu jogava o Cabal Online e nunca procurei me aprofundar sobre as origens deste jogo que marcou minha infância. Muitas vezes por vivermos em nossa própria ignorância não percebemos o quão vasto e polarizado é o mundo em que vivemos.
Abertura cultural?
Achei que fosse pelas áidols kkk
Cabal Online é um dos melhores jogos que já conheci estou querendo voltar a jogar mas esse jogo exige muito tempo
Uma coisa é certa: A maneira que esse país de reergueu após uma dominação massacrante é surpreendente!
Um país asiático que não é China/Japão/Arábia Saudita e hoje compete pau a pau com países ocidentais.
Sim, tudo o que eles são hoje tem relação com sua política, algo que foi plantado lá atrás, planejado para um futuro grande.
Um país que conseguiu percorrer uma tragetoria onde abrangia todas as áreas: Educação, Relações Internacionais, Música, Turismo, Cultura. Sempre visando o mundo! E deu tão certo!
É fascinante!
Espero que esses tempos de glória nunca acabe!
Povos Ásia central, Norte Ásia , leste Ásia, sul da Ásia, sudeste da Ásia, Ásia menor que é oriente médio. Ásia continente grande tem 50 países existe várias etnias indígenas na Ásia.
Existe indígenas na Rússia
@@priscilaalvesdeoliveira5171 Ok! Eu sei disso.
Coreia do Sul se reergueu pelo msm motivo que Israel continua sendo uma potência absurda
com investimento dos EUA, até Cuba vira top 5 melhores países do mundo
alias, a SC com o tempo foi se vendendo pros EUA e tentando copiar a cultura deles, diferente da NC que manteve sua cultura firme e sem influências dos EUA
Eita, tem pais passou por coisa muito pior q a Coréia, tipo Alemanha, q foi completamente destruída após o fim da 2 guerra, a franca q tem uma história longo de muitas guerras e etc, Canadá, mas ninguém fala né, mas o país do xong long do kpop todo mundo fala, ah vá a merda
O toquezinho de fundo pra quem quer saber é Jennie -Solo
Amo 💙🌠
simmm 🥰🥰🤩
O Seo Taeji and Boys foi o pioneiro em grupos do gênero. Mas o H.O.T foi o 1° grupo dito como Kpop, com pessoas treinadas por empresas pra virar um grupo.
Sim
Certo que levaram Strike ou Copyright por alguma musica ou imagem.
Se foi isso, toma meu like de novo pq o conteudo é bom
@Ovoltolini Eu tbm
@Guhh foi um trecho q eles usaram as imagens do canal "one man wolf pack", colocaram até a legenda, mas msm assim deu ruim. Inclusive foi esse canal q fez a msm coisa com vídeos do Rato Borrachudo.
@@levisgamer3984 Sério? Esse cara ta louquinho pra ganhar grana de algum canal grande
Provavel
Não importa o tema, história nos torna pessoas melhores. Devemos aprender com o passado para termos um melhor futuro.
Obrigado, por causa de vocês me dedico muito aos estudos para roteirizar meus vídeos!
Sou estudante de licenciatura em Dança, mas como já tenho um mestrado, estou me preparando para o doutorado na Coréia do Sul. Estudo justamente o fenômeno do K-pop. Na verdade, minha pesquisa é sobre a dança de um "idol" específico. Acontece que, conhecê-lo foi um desdobramento da minha aproximação com esse universo, em razão de a minha filha ser "K-popper".
Tenho lido muitos artigos científicos, assistido videos que me informem mais sobre o país e sua cultura, estudo a língua coreana (Hangugeo), assisto K-dramas e tenho uma infinidade de obras (como a do historiador especializado em história da Coréia, Bruce Cumings), tenho um amigo coreano aqui na Bahia (rsrsrs), enfim... Tuso isso pra dizer que achei seu vídeo MA RA VI LHO SO, Filipe Figueiredo! Como você é cuidadoso com as informações e quantas que eu desconhecia! Muito bom, de verdade. Parabéns!
Showw! Só uma pequena correção, quem fez e escreveu o roteiro do vídeo foi o Filipe figueiredo. Os vídeos de humanas do canal é ele que grava.
Adorei ler seu relato, fique bem
só pra saber sobre qual idol é o seu doutorado???
@@guilhermearaujo5288, vou tentar um doutorado sanduíche pela UFBA (onde sou aluna de licenciatura e onde vou tentar o doutorado, inicialmente ). Mas, tenho uma possiblidade de fazer um doutorado lá na Coréia mesmo, só estou me decidindo quanto à instituição.
E meu utt, meu idol, meu oppa, meu marido (nem sou fã, 'né'?): Lee Taemin ❤ (the legend...)
23:59 Doutorado na Coreia.
00:00 Mulheres são oprimidas.
@@vithorpileco Ahhhhhh, grata pela informação! Vou corrigir e fazer jus!
Esse é o tema do meu TCC!! Estava super desanimada com ele porque meu orientador da pegando super no meu pé e estava com dificuldade que achar fontes que eu precisava pra defender minha ideia, mas parece que vocês sabiam de minha ideia e fizeram o vídeo pra mim de tão próximo que está! Muito obrigada! Agora estou mais empolgada de continuar
Foi aprovada??
@@alfredosampaio3320 kkkkkk. Fui sim! Fui aprovada e o TCC já foi publicado
Ia te desejar sucesso no TCC, mas já vi que foi aprovada! Parabéns! Eu amaria ler sua tese!
@@jamiledepinho9104 awnt obrigada mesmo assim kkkkkkkk. Eu posso te enviar se quiser (não digo pra pesquisar no Google pois não acho que vá aparecer por lá)
@@kahandreza375 Me manda! Vc tem insta? Te peço por lá haha
a gente ve de novo, sem problemas =D
Exatamente kkkkkk
Enquanto isso, aqui no Brazil, além de termos rebaixado o Ministério da Cultura para uma secretaria, já tivemos como secretário um nazista, uma atriz decadente alienada e um ator medíocre. Nenhum dos 3 ainda não fez nada de notório.
E pensar que estão jogando fora o trabalho de décadas da Ancine... O nosso cinema é muito bom, nós temos soft Power sem nem nos esforçar muito, e estão jogando tudo na lata do lixo... 😢
Triste demais!
Aliás, vergonhoso.
@@Jasmintuk Sim, verdade 😔
E antes era bom? Bancando artista famoso com dinheiro público? Tmnc viu.
@@sousanascimento8886 Se não era bom, então era pra melhorar, e não pra piorar, né? 🐮
Que tal um nerdologia sobre as Idols japonesas e como isso influencia a cultura japonesa
seria interessante tbm sobre a industria dos animes q é oq leva o soft power do japão pro resto do mundo
@@VitorSilva-lv3id vdd o kpop como música impera até no Japão, onde os idols lançam versões em japonês das músicas.
Podia até falar do filme Perfect Blue que fala sobre isso
o fenômeno bizarro das Idols japonesas, no caso
a forma como o Japão idealiza as mulheres é bizarro pra kralho
Só a jp ou a mundial?
Logo o Monsta X na thumb. Que tudo ♥️
Adorei o recorte que mencionou um pouquinho de tudo do k-pop. Como sempre, conteúdo de alta qualidade!
Muito incrível notar a diferença que faz um governo que investe em ações culturais e tem um incentivo para as ciências artísticas, ótimo vídeo!
Falando em Koreia, tem muitas obras como manhwas e animes de origem coreana que estão fazendo sucesso últimamente!
Tem? Cita uns aí pra eu pesquisar
@@felipegomes6643 Tower of God, Solo Leveling, The Begnning After the End, esse são os que eu tenho o conhecimento e sei que os manhwas são muito bons!
@@QUElROZ nossa Tower of God era de origem coreana? Não sabia
@@felipegomes6643 Sim, inclusive a abertura foi feita por um grupo de K-pop Stray Kids se não me engano
Faz um nerdologia sobre AS BRUXAS DE SALÉM. Amo vocês!!!
Pra quem tá se perguntando o porquê da repostagem, corrigiram as cenas do Wolf Man que estavam ali antes
Esse cara tá dando medo em todo mundo!
Como assim?
@@julielferreira6915 esse cara deu os strikes que quase fizeram o Rato Borrachudo perder o canal dele.
@@marillyzemaria quem é esse wolf man ?
@@rafamonteiro6116 Ele tem um canal no UA-cam e faz imagens aérea de lugares no Brasil e fora do Brasil. Imagens em 4k, bonitas demais. One man wolfpack.
Amei que usaram o BTS e o MonstaX
Que vídeo sensacional! Eu como boa kpopeira amei aprender mais sobre o quanto a cultura coreana influencia na política externa do país! Muito obrigada pelos ensinamentos
Nos como bons kpopeiros kkkkk
Nerdologia k-pop
Eu antes: só acredito vendo
Eu agora: não acredito
Nerdologia história ainda
@@cleisonalves3769 vdd
Pois é, Raimunda... Até eu, que sou uma estudiosa do assunto, fiquei surpresa... Mas, trago uma contribuição aqui.
Já há vários artigos científicos sobre a expansão da Coréia do Sul (a partir da exportação de produtos artísticos e como isso se reverte em dividendos e benesses para o país) e o traçado de um paralelo com o caso Brasil. Nós sabemos que nossa cultura e formação histórica têm de ser consideradas, porém, não custaria muito conhecer modelos de países que possuem politicas públicas para as artes e que trazem desdobramentos socioeconômincos significativos para sua população. Por que não vemos isso aqui? Por que tão cedo veremos? Aí, eu entraria no campo da discussão político-ideológica (incluindo o atual cenário) e não sei se eu estaria disposta a tratar dessa questão polêmica.
Sendo eu do campo das artes, bem posso dizer o ataque que sofremos. Porque arte, aqui no Brasil, é incompreendida para fora da caixa em que a colocaram e, em boa medida, desprezada por grande parte da população como necessária à promoção de pensamento crítico e ao fomento da' alma' (leia-se: subjetividade).
@@cleisonalves3769 O governo usou do Kpop pra se promover economicamente e politicamente. Recentemente o BTS passou em todos os jornais dos EUA e Coreia do sul pq o governo concedeu a eles o prêmio historicamente militar "Van fleet Awards" é um prêmio que é concedido para militares que contribuíram para os Estados Unidos e corria do sul, dois aliados da guerra da Coreia. E o governo agora em outubro deu o prêmio pro BTS por levar a cultura da Coreia para os EUA e foi transmitido nós principais jornais da sede americana "Society Korean". O líder do BTS cita o 70° aniversário da guerra da Coreia e que ambos os países sofreram muito, mas hoje o mundo está mais conectado. Depois disso, a China resolveu atacar o bts falando que eles não citaram os soldados chineses que também morreram, sendo que a ocasião era de dois aliados, EUA e Coreia. Pressionaram A Samsung china e Hyundai china (parceiros globais do BTS) a retirar os produtos que o BTS promove do país.
@@cleisonalves3769 Então tipo, kpop querendo ou não irá ser crucial para a história da Coreia. BTS esse ano também foi na casa azul, sede da presidência da República e foram nomeados embaixadores da geração Sul coreana e abriram o novo museu, BTS deixou um presente para o museu, que será inaugurado em 2038. Ou seja, o governo sul coreano está fazendo igual o Reino Unido fez com os beatles.
Amei o fato de estar tocando SOLO da jennie das blackpink de musica de fundo❤
Quem?
@@m3rdkk665 essa música aqui
ua-cam.com/video/b73BI9eUkjM/v-deo.html
Sim ❤️❤️
@@vvl797 isso é vírus?
@@m3rdkk665 claro q não, é o link do mv da música q toca no fundo desse vídeo, dá pra perceber q é um link de um vídeo do UA-cam
E vou acrescentar mais: o fato que tiram sarro do kpop é simples e puramente por conta da xenofobia, pois não rola o mesmo com pop americano apesar do inglês ser igualmente uma língua estrangeira daqui
E não vamos nem falar da homofobia e machismo, pois como muitos fãs são mulheres, povo diminui a importância dos grupos ou seu valor e a homofobia vem no fato que muitos rejeitam os grupos por aspectos considerados femininos (Olá machismo) e tentam deslegitimar a masculinidade asiática por conta de ANOS de propaganda desmasculinizando homens asiáticos
@Vitor Oliveira É difícil aceitar pois pq é mentira...e eu nem gosto de kpop ou música pop em geral mas se vc não vê nada disso vc é cego ou se faz de cego....tem muita xenofobia, machismo e homofobia misturados nesse "ódio" e nem só contra o kpop, contra boybands em geral (menos a xenofobia no caso dos grupos ocidentais).
A imensa maioria odeia kpop por eles não seguirem padrões heteronormativos ocidentais, isso é fato. Eu odiava kpop por conta disso até conhecer, negar esse fato é ignorância e compactuar com o machismo tbm...
@Vitor Oliveira Abra você os olhos...ou vc não percebe o que há em comum em todos os seus exemplo? Todos se dirigem contra produtos culturais que tem como público alvo mulheres (em geral jovens). Isso é machismo puro...afinal heavy metal não sofre com isso apesar de ter fãs ultra escrotos. Tenho certeza que o Bowie (que tb sofreu com esses estigmas) acharia absurdo negar algo que é tão evidente que é preciso um esforço descomunal para fingir que não existe. E vou repetir, sim as boybands coreanas sofrem com machismo e homofobia acrescentados com doses altas de xenofobia. As bandas femininas não sofrem isso pois elas não quebram padrões de feminilidade aceitos por aqui, é bem simples, aliás esse seu exemplo é ótimo pra mostrar como o machismo é a principal força por trás das críticas ao Kpop (ou pop em geral).
@Vitor Oliveira Acho que não expliquei direito, não é o produto que é machista mas sim o tipo de crítica que esses produtos sofrem é que tem um alto teor de machismo/homofobia. É só ver que são muito parecidas as críticas que boybands sofrem com as que são feitas à Crepúsculo ou 50 tons de cinza por exemplo. Caracterizar essas fãs de loucas/histéricas/idiotas é já fruto de machismo...por exemplo torcedores fanáticos de futebol não são alvo de uma crítica semelhante.
Você disse bem sobre o heavy metal...sofrem com críticas de religiosos, exatamente, por isso é inegável que há um preconceito religioso nos ataques à essa comunidade (mas não há machismo ou homofobia). Esse é o ponto que quero fazer, as críticas que o kpop sofre tem a ver com machismo, homofobia e uma dose boa de xenofobia. Mas concordo com você que há machismo no kpop, isso é óbvio, como em qualquer outro lugar já que nosso mundo é machista. Só acho que é um pouco de ingenuidade crer que o ódio lançado contra essas bandas seja por "conta das fãs" primordialmente. É como querer dizer que o ódio que se tem contra o funk não tem a ver com todo o estigma social relacionado ao gênero musical. Pra mim essa ideia de que são as fãs que geram o ódio contra as bandas ou contra o gênero são uma forma velada de se esquivar em fazer críticas reais e de esconder o preconceito (não acho que seja esse seu caso mas na minha opinião é o da maioria).
Isso aí 👏👏👏👏
O centro cultural coreano é lindoo, seu idioma fofo seus dramas e música com ética, graças ao BTS superei a Depressão.
Awwwnnn superamos 😔✊
Todo o jovem gosta de falar que tem ou teve depressão, impressionante.
Pq adolescente tem esse fascínio em falar que superou a depressão? Nunca vi ninguém que realmente teve depressão falar isso!
@@cosmicashe538 pse amigo(a) a maioria hj é assim 😔
Obrigada pela informação de qualidade sobre o tema, é difícil encontrar alguém que fale sobre sem estar cheio de preconceitos.
O que a Coreia fez da sua música e cultura pop é impressionante, transformaram não só em um produto para ser vendido no mundo inteiro mas em um símbolo de poder nacional. Infelizmente o Brasil não segue pelo mesmo caminho, mas vou além da maioria dos comentários que vi por aqui sobre investimento em cultura. O modelo do k pop é extremamente comercial e pode ser aceito em qualquer país, a preocupação geral com a imagem a ser transmitida fala muito sobre o ideal que o país quer transmitir através da sua cultura pop. O que o Brasil pode oferecer nessa mesma vertente? A musica pop brasileira atualmente está carente de qualidade e muitas vezes a temática é sempre a mesma, sensualidade, sexualidade... O que não é um problema se você quer comercializar algo, mas é um problema se você quer comercializar algo para TODO tipo de público e usar isso como ferramenta política. O Brasil precisa mudar culturalmente para poder fazer o que a Coreia faz.
Olhei a thumb e nem acreditei.
A monbebe nerd aqui ficou duplamente feliz
Nerdologia, hoje é dia do professor, queria agradecer pelo conhecimento didático e divertido de toda semana! Vocês são minha meta de qualidade, graças a vocês decidi abrir um canal e finalmente lancei meu primeiro conteúdo. Feliz Dia do Professor!!!
Psicólogo; "O FelipeBTS não existe, ele não pode te machucar"
O vídeo; ...
Esse quarto Felipe TBS em pé - da esquerda pra direita, tá creepy demais!
@@BTBIANCO parece q saiu de uma creepypasta
Caraaaaaaaaaalho, que top q vão falar sobre o k-pop e politica externa da Coréia do Sul '0'
@Peashooter templario quantos anos vc tem, amiguinho?
@Peashooter templario adoro gay pop acho fofo
@@kvxtthe aposto que tem 12
Ademir, nesse comentário não foi detectado vida inteligente
@Quando você for ler os Comentários eu vou estar lá! Chora mais
Esse investimento gigantesco de dinheiro aqui no Brasil já sabe né... Vira pizza entre políticos de direita ou esquerda, ou centro ou o que quer que seja... 🤨
vira camarão do STF
Vira lagosta em alguma reunião do congresso (e ainda serve pra pagar garçons)
"AAAAAAAAAH MAS AÍ VOCÊ ESTÁ SENDO IMPARCIAL ESTÁ FAVORECENDO SEUS COMPARÇA QUEM TE PAGOU PRA COMENTAR ISSO RECADO DADO" aposto vintão no chão que vai chegar um
Infelizmente
Kkkk vdd
Filipe ou Xadrez Verbal como queira, faltou mencionar algumas coisinhas pra enriquecer o vídeo. Que além das boy bands, tem também as girl bands que ajudaram a popularizar o ritmo entre os ouvintes homens com bandas de enorme relevância como Girls Generation e 2NE1 que até fizeram uma parceria com o Will.I.am. Faltou mencionar que até as décadas de 80-90 o gênero era mais conhecido e ouvido entre os coreanos e asiáticos curiosos, mas que dos anos 2000 em diante o gênero se popularizou graças aos "Doramas", novelas asiáticas que pode ser traduzido como Dramas, cuja as trilhas eram compostas por músicas k-pop, entre outras. E que até os anos 2011, o gênero era visto como underground, pouco conhecido e relevante no mundo todo, e que isso tudo mudou com a música do PSY, Oppa Gangnam Style, que bombou no UA-cam e que tornou o gênero K-Pop mainstream, tão ou até mais relevante que a música eletrônica.
Faz um vídeo sobre a guerra de independencia de Angola e Moçambique e mostra como isso afetou o regime autocratico comandado por Salazar
Up
Caramba eu tô comentando aqui de novo nesse comentário kkkkkkkk
Esse comentário também tinha no último vídeo
É mano nunca desistir sempre aproveitar a chance vamo vê se dessa vez vai tb me lembro de vc hakuna matata
@@hakunamatata6287 ahah vdd desta vez ja n respondo... preguiça
Up
Sou k-popper, o susto que eu levei quando vi um vídeo de Nerdologia sobre k-pop ^o^
eu tbm kk
É incrível ver o quanto o país foi beneficiado com o investimento na cultura! Isso inclusive está ajudando na representatividade dentro dessa indústria no geral!
Obrigada por falar da Hallyu com tanto respeito!
Como descendente de coreanos, fiquei impressionado por vc citar Kim Gu. Eh um personagem importante na historia da Coreia. Ele chegou a negociar com Kim Il Sung (fundador da Coreia do Norte) para que a Coreia fosse reunificada, e isso antes do Kim Il SUng fundar a Coreia do NOrte.
Tem contratos de Idols do K-Pop que proibi eles de ter namorada. A JYP Ent. do do Twice proibiram elas por contrato de terem namorados por 3 anos e o dono da produtora confirmou isso na TV falando: "No começo o contrato proibia o namoro por 5 anos, mas ninguém respeitava e reduzi para 3 anos. E para que elas se dediquem a música".
A cantora Hyuna do 4minute, após revelar o namoro com o Edaw'n fez eles perderem o contrato com a Cube Ent. A Cube respondeu: "Não proibimos ninguém de ter namorado, mas perdemos a confiança neles".
HyunA e Dawn terem continuado o namoro e ido trabalhar na empresa do Psy, onde eles podem se expressar artisticamente, foi uma grande vitória. As coisas estão mudando. UwU
Os ídols da jyp podem namorar depois de 3 anos de debut
A cube é hipócrita isso sim
Eu acho certo esse negócio de namoro, não contratos permanentes, mas esse da JYP faz muito sentido p mim
Pelos primeiros 3 anos de carreira você meio que se consolida como artista, então tem que estar 100% focado naquilo ali, e as empresas investem MUITO nos artistas, tipo, desde o período de trainee, paga alimentação, moradia, treino, tudo, pra depois arranjar namorado/namorada e engravidar por acidente e acabar com a carreira em menos de 3 anos?
@@joaqlala765 sim. Eu também acho certo
Como cientista: wow queria que o governo daqui tivesse essa visão do peso do poder cultural. Imagina um investimento similar a esse no Brasil.
Como fangirl: NOSSA MONSTA X NA THUMB! nossa Monbebes, lembra da época de X Phenomenon, qnd a gnt ainda era feliz? ATEEZ NO NERDOLOGIA? Vi esses meninos nascerem.
Seo Taiji and Boys definitivamente é a 1, o Sobangcha ainda era muito ligado a produções tradicionais da Coreia
Faço do seu comentário, o meu. Saudade da época de Phenomenon 💔
Nossa, mana, nem fala, dá até vontade de chorar (de raiva, desgosto, inveja) de ver um país investindo real em cultura, crescendo e alçando vôos internacionais, e a gnt aqui arqueando por migalhas.
música de fundo: SOLO by Jennie Kim (do Blackpink) 💕
Nerdologia: Os Genocídios do Império Otomano
Up
Eita
Adoro treta, quero só ver quando fizeram um video assim tipo ver qm vai defender os turcomanos
necessário
Eles não querem fazer isso se não vão desmonetizar o vídeo...
Senti falta de alguma citação ao Girls Generation, que foi possivelmente o primeiro grupo de K-pop a ter um alcance mundial.
Hmm...
Wonder girls
adorei, obrigada por colocar o ATEEZ em meio ao vídeo também ❤😊
o BTS realmente tem uma influência enorme na economia sul-coreana, tanto que estão havendo discussões entre pessoas importantes la atualmente sobre aumentar o prazo até a ida deles ao exército...
Nossa que video ótimo! Como diria os coreanos: DAEBAK!!
Esse foi o MELHOR vídeo sobre a origem e desdobramentos do gênero kpop, que já vi desde que entrei pra esse mundinho ali em 2010. Obrigada pelo vídeo e espero que você fale mais da cultura coreana e o audiovisual que, atualmente, também é uma grande base dela.
Que vídeo extremamente necessário 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Meus parabéns pelo trabalho.
Wtf, achei que já tinha visto isto ontem
Mas é, acho que excluíram e postaram denovo
Eles devem ter corrigido algo
@@alexandree. será que foi alguma correção? (Geralmente eles fazem no próximo vídeo) ou algum direito autoral? (Olha que não tocou música nenhuma)
Deve ter algo com direito autoral... Bem fácil pegar Strike nessa plataforma...
Na verdade vc está vivendo o dia da marmota..
Alem do K-pop os MMORPGs sul coreanos fizeram e ainda fazem em geral mais sucesso que os japoneses, chineses e ocidentais, principalmente pelo volume de titulos.
cite um famoso quero conferir um MMORPG deles ( n é MU online n né ?)
@@VitorSilva-lv3id clássicos: Ragnarok, Silkroad, FlyFF, Granado Espada, Tera
"Recentes": Archeage, Black Desert, Blade and Soul
Próximo de lançar versão global: Lost Ark
@@degredadodegradado9110 tem o lineage também
@@degredadodegradado9110 Pra Black Desert eu tiro o chapéu, os gráficos até hoje me surtam de tão lindos
Deve ter tomado strike de alguma música ou imagem no vídeo... falar de música/músicos sempre causa isso
acho que foi do one man wolfpack ou sla oq
Esses K-Poppers são fogo viu, o cara tá falando bem man!
A sim provavelmente, apoio eles repostarem quanta vezes quiserem pra n dar dinheiro pra essea fdps que demonetiza
Eu aposto na imagem de algum clipe. Pois não lembro que tocou música
Abuso de direitos autorais. Odeio isso no UA-cam.
não sei vcs mas essa onda de kpop no ocidente se deveu muito ao GanGan style do psy, antes dele nem se falava em kpop, foi com ele que o pop coreano veio para cá com maior força num crescimento exponencial
Psy paved the way. UwU
Gente eu adorei tanto que ele ao em vez de colocar o Bts na capa ele colocou o Monsta X
Vídeo sobre o BTS e MÚSICA DO BLACKPINK DE FUNDO. Ou, o BLACKPINK também tem grandes recordes (inclusives alguns antes do BTS lançar alguma coisa). E, aliás, em nenhum momento citaram sobre a explosão do k-pop pelos os promissores grupos: BIGBANG, 2NE1, SNDS, e dentre outros. Existe muita coisa além do BTS.
Excelente Nerdologia, Filipe! Além das bandas de k-pop, os doramas e, mais recentemente, a culinária coreana, também estão muito populares pelo mundo.
Fala sobre o separatismo/independentismo regional no Brasil.
Amém irmão.
Já falaram mano
Nordeste independente! HuehuePB
Tem um sobre as revoluções em Pernambuco, se tiveres interesse
@@GoldenEyeMachit Deve se sobre os atuais, ou não, sei lá.
Ser um talento musical muito jovem traz consequências graves não somente aos sul-coreanos.
Elvis Presley e Michael Jackson, por exemplo, morreram jovens demais pela grande pressão que recebiam de seus produtores.
O tanto de dinheiro que o BTS tá levando pra esse país...
Seu sonho akkaak
@Jéssica Araújo A gata não tem a capacidade de interpretação de vídeo e do comentário kkkkk que mico
@Jéssica Araújo e além de tudo é preconceituosa.
Q vergonha mdsss
@Jéssica Araújo Não diretamente, mas indiretamente sim. Assim como no Brasil, produtos de artistas ainda que vendidos fora do país recebem uma taxação. Fora que MUITA gente passou à visitar e conhecer o país por causa dos grupos de k-pop. O BTS só é tratado como o exemplo pois antes de bombarem na Coréia do Sul em si, eles bombaram mundialmente, por assim dizer. Muita gente hoje fala da cultura brasileira por causa da Anitta por exemplo.
Esse vídeo foi tudo, Nerdologia nunca decepciona💜
Falar sobre a história das maltas de capoeira que eram os malandro do século 19 do Rio de janeiro pfvr 🙌🙌🙌🙏🙏🙏
Tomara que tenha isso no Brasil.
Amei o MonstaX na capa...😌☺️
Uma curiosidade: o estilo Trot citado voltou a moda entre todas as idades recentemente na coréia do sul devido a um programa de audição (estilo the voice) chamado Mister Trot e ao isolamento social de 2020. Atualmente, percebe-se uma mudança dos investimentos nos materiais culturais focando para o mercado interno e o bem estar da sua população através deste estilo musical. Nos programas coreanos que meus pais assistem, percebo que bastante cantores jovens de Trot, principalmente os que participaram deste programa, estão tendo os holofotes tao grandes quanto dos k-pop idols. Será que futuramente veremos uma onda de exportação de Trot para o mundo? (é legal mas...espero q nao rs)
Os coreanos entendem o quão importante é o investimento em cultura, ao contrário de grande parte dos brasileiros.
Simplesmente amei 🤧estava mesmo precisando pois irei fazer um trabalho na escola e achei que não encontraria 😋 muitíssimo obrigada 😍🤓😘🤩
Deve ter sido por causa da imagem de drone né?
É o que estão todos falando. Não sei, mas há muita gente mesmo falando e citando várias histórias. Deve ser verdade.
Provavelmente
Adorei o video, muito interessante e vou assistir os demais que vc postou, pq conta história de forma muito interessante.... obrigada 😊
Amo Ásia Japão e Coréia do Sul cultura maravilhosa, quê nunca teremos.
E a do norte 😡😡😡😡😡
Ásia tbm inclui Índia, Taiwan, Filipinas, Tailândia etc ok
Ásia não é só Japão, China, e Coréia
Alguns asiáticos se irritam pra caralho pq são esquecidos no meio dessa onda de globalizar esses 3 países e achar que Ásia é só aquilo
É tipo a gente com o povo de fora achando que América=EUA
Eu acho q podemos descartar a história do kpop, também na Coreia do Norte tem um história mais complexa e mais curiosa de se aprender, e outra
Kpop é uma bosta
E outra, nossa cultura e bem mais maravilhosa q países asiáticos, vc q não dá valor ao q tem
@@trakynaz8202 Já vi que é criança pra ser entitulado desse jeito e querer enfiar sua opinião da guela dos outros
eu posso apreciar uma cultura e gostar da minha também, se for assim por que tu tá comendo no McDonalds e BK? come só em restaurante do seu país então babaca, usa o telefone que o Brasil criou e não um iPhone, Sansumg, já que são de outros países
enfia esse nacionalismo disfarçado de xenofobia no rabo
Cara vc poderia fazer uma série, sobre os planetas do sistema solar. Falando sobre a composição de cada um, e suas órbitas um vídeo para cada planeta.
Lá se foi a hegemonia nipônica 😉 Apesar da cultura dos animês e mangás ainda ser imbatível.
Mesmo nessa cultura a Coréia esta tomando um certo "lugar", com os ditos "Manhwa". Entretanto, me parece mais que estamos em um pico de uma onda do que em um novo estabilishment. A cultura está muito volátil, difícil definir algo.
será q
é porque a midia japonesa é feita pra consumo interno enquanto a coreana é para exportação
@@herickferraz4850 Exatamente, e esse é mais um fator estranho nessa equação. Se o Japão (por algum motivo aleatório) se importar minimamente com o mercado externo (ou outros países que possuem culturas restritas também), algumas coisas podem mudar. Além disso, o k-pop não está revolucionando a indústria (ritmos, estruturas de bandas, marketing com aparência; talvez a mudança seja o idioma? mesmo assim, boa parte das músicas possuem letras parciais/totais em inglês), mas está extraindo o máximo dela, diferente das outras ondas culturais que já vivenciamos.
@@ThisXTREMEIs enquanto no Japão as músicas tem no máximo algumas palavras de efeito em inglês
OI, notei que em 3:59 foi invertido os ícones para representar "dança" e "canto" e também entre "idiomas estrangeiros" e "postura corporal", TOC bateu forte, SUCESSO!
Tbm tenho TOC, colega. Kkkkkkkkkkkkk
Correções do vídeo anterior?
strike
Remoção do trecho do drone mostrando a cidade da Coreia (do canal One Man Wolf Pack)
@@levisgamer3984 Entendi, nem notei.
A sociedade brasileira precisa inovar mais na cultura. Já temos cota para produções nacionais nos espaços de exibição, além da Lei Rouanet, apesar de termos um ministério da cultura historicamente desengajado com as reais necessidades artísticas do país.
Um fato é: os artistas da coreia aproveitam a história nacional para produzirem algo único, enquanto nós não temos produtoras que invistam maciçamente em temáticas históricas, raramente ocorrendo, nesse século XXI séries e filmes históricos nacionais. Em uma boa crítica, Eduardo Bueno fala "Não fazemos mitologia com a nossa própria história." Nos maravilhamos com os outros e esquecemos de nossa incrível formação social.
Quanto a nossa produção musical, como bem disse Carlinhos Brown "Entramos em uma fase anal". Os pequenos grupos musicais brasileiros, que tentam trazer uma nora roupagem para a musica nacional infelizmente são vistos como chacota.
"A ideia é moldar e formar idols"
- ilustração do Rock Lee de pochete
Kfkfkkkk Eu n tinha percebido
O idol q a gente respeita
Kkkkkk... pensei isso também. É ele mesmo? XD
perfeito kkkkkkk
perfeito kkkkkkk
Amei seu vídeo, bem explicado e direto ao ponto! ❤😊
Muito bom, vídeo incrível!
Super recomendo BTS, as músicas deles são ótimas, tem muitas letras q abordam temas da sociedade em vivem, falam sobre juventude, amor próprio enfim, o sucesso deles é super merecido e coerente!
Monbebes que sentiram a dor quando viram a thumbnail desse video me da um abraço
já tô vendo q vou achar um monte de gente xingando nós kpoppers aq nos comentários...
Adorei a sua explicação! Gratidão ❤
Cadê as Army pra aprender História?
Eaê!
Euuu!😁
@@kaypitica usa foto de anime vc n conta
Haha
@@m3rdkk665
Claro que conto, sou ARMY, KPOPER e OTAKU fi
O investimento na cultura afeta toda uma sociedade e a Coreia do Sul é a prova disso.
O one man wolf pack dando stike de novo.
E o anúncio foi a música Misfit do NCT! Um dos maiores grupos do kpop atualmente haha
Bem dentro do tema do vídeo
@Mr. PandaE a gente aproveita e faz propaganda do NCT! Haha
Eles são como produtos, quando o público cansar, surgem novos para serem consumidos...
Tudo é
Assim como todas as industrias musicais pelo mundo, essa é a logica capitalista.
Assim é tudo na indústria cultural. Nada é perene, tudo é efêmero.
mentalidade norte-americana impregnada no Kpop
e mais doq isso, eles tem que atender os interesses dos EUA, ou seja: mais referência norte-americana, menos referência asiática
e ainda tem idiota q acha q isso é certo...
Esse Lee Idol me deu gatilho pra escrever uma fanfic hein... Ótimo vídeo!!
Cara, nada contra K-Pop, até já escutei uma ou duas músicas bacanas, mas o negócio de ser tudo "fake", no sentido de que esses adolescentes não estão sendo eles próprios e são torturados por empresas para se adaptarem aquele modelo é algo que me incomoda bastante...mas respeito quem gosta, queria só levantar essa bola aqui nos comentários visto que não vi ninguém falando sobre por aqui
Solo tocando de fundo foi chique demais
Precisam parar com esse preconceito contra o kpop. Eu nem escuto e acho BTS super bem produzido, os caras tão voando alto, enquanto os haters moram em um barraco q nem reboco tem jkkkkkjkkkjkkkkk
engraçado vc falar de preconceito fazendo um comentário elitista
é como dizem: kpopper é tudo doente. N vou dar moral pra vagabundo de classe média n
@@garudadrakon4728 passei a pré adolescência em favela e continuo pobre, vou zoar mesmo. O problema é os fãs, não os artistas. Ninguém tinha que ficar zoando eles não
Deve ter dado algum problema na monetização e tiveram que respostar,mas vejo de novo pois o canal merece
Pra galera falando de déjà vu por causa da repostagem, gostaria de deixar uma sugestão de música:
BTS - Jamais vu
ua-cam.com/video/lW7EzxTQyvg/v-deo.html
Uma merda
@@XAYCQ errado.
@Renata M da boca dos cantores de kpop
SOLO NO FUNDO, MDSSSS EU NÃO ACREDITO NISSO---
Faz sobre os Peaky Blinders.
FIRST!
Up!
Up
@Zuzizakau pra caramba
eu comecei a escutar kpop em 2010, parei em 2018 porque estava ficando ruim e não me agradava mais, porém é íncrivél como a Coreia conseguiu juntar politica com cultura a ponto de a musica influenciar todo um país.
Como faz pra aumentar o valor do real ?
Vote certo em 2022
imprimir mais dinheiro
Remover 95% da moeda corrente???!!
Oo as ideias...
@@Marquim1254 Difícil. Kkkkk...
Excelente trabalho PARABÉNS a todos os envolvidos !!!!!!
o brasil tá perdendo tempo fazendo pouco do funk, um estilo que dá pra ser exportado numa boa
Tanta música boa pra exportar e querem o funk.......Alguém tem esperança nesse país?????
Não só
@@ultrat9441 por pensamentos como o seu que estamos perdendo oportunidade de fazer como a Coréia fez...
@@ultrat9441 para de ser idiota, o funk msm sem apoio estatal já é mt consumo no mundo, é só olhar as views do canal kondzilla, o kpop hj cresceu mas se vc for olhar as letras são bem idiotas do tipo "a bunda do macaco é vermelha"
@@felipeeeee Por causa do teu comentário tô ouvindo Hyuna denovo, valeu 😁
Gangnam style foi o vídeo que conseguiu estourar o contador de views do UA-cam. O psy tem várias outras músicas boas. Inclusive gravou com o rapper 2 metros dos EUA.
2:39 EXCEÇÃO, com Ç. “EXCESSÃO” seria um “excesso muito grande”. 😅
Muito bem observado 👏🏼👏🏼
Antes de comentar fiquei procurando mais alguém que tinha percebido, só para deixar meu like.
Bem observado
Quem nunca né? Não tira o destaque do vídeo
Ótimos vídeos,conteúdos muito bons e explicação excelente,parabéns ótimo canal
"existe uma big3 do kpop" e tbm existe uma big hit
meu deus 4rmy é um bicho mto burro
@@dianA-hn6eo vdd obg por me lembrar q sou burra
Você sabe o que é big3 e porque são chamadas assim? Só pra me certificar de algo...
@@lores.almeida big3 são as 3 maiores empresas do kpop, a SM, a YG e a JYP.
Provavelmente a Big Hit entrou nessa lista porque ela está valendo mais do que todas essas empresas
só pra lembrar que o que fez a big3 ser a big3 foi o legado que ela trouxe para o kpop, a bighit precisa de mais artistas que façam ela ser lendária, único grupo que deixou legado na bighit é o bts, por isso ela não pode ser considerada uma big3 mesmo valendo mais hj em dia, o dinheiro não é tudo
Bom mesmo é o video, ja os comentários ¬¬
Me dá raiva gente defendendo investimento público em cultura, CULTURA É FEITA PELO POVO E NÃO PELO GOVERNO.
Mostra esse vídeo pro bononoro pra mostrar como cultura é importante