Quilombo São José da Serra (Luiz Fernando Sarmento, 2009) é um filme de documentário, história, cultura e entrevista. Com depoimentos e entrevistas de moradores do Quilombo São José da Serra, em Valença-RJ, a influência coordenada da cultura de liberdade, boa convivência, histórias de antepassados e como a comunidade se desenvolveu e é impactada com a questão moderna social. Material com canções, histórias do Quilombo e entrevistas sobre sua cultura essencialmente a visão de dentro de quem tem raízes na comunidade. Abraços.
Escravo não, escravizado. A minha tretavó também foi escravizada aqui na Bahia. 2021. Uma homenagem musical a Zumbi dos Palmares....ua-cam.com/video/T4ZDsh4Kj6w/v-deo.html
2021, 10 de fev. Conheci Tio Mané por um período do dia. Era depois de 2010. Mas foi umas 2 ou 3h de convívio. O Tio não morre, ele deixou uma luz em cada um de nós. A dor de não ter quem se ama é forte, mas a vida de que quem nos marca não é diminuida pelo descanso dessa pessoa. Todos nós vamos descansar. Sofrer pelo descanso do outro é se entregar para o outro lado da luta de aglutinação de Tio Mané. Que bom ele ter olhado nos meus olhos. Isso é meu. E distruibuo para sempre esse olhar. Mesmo quando meus olhos estão não tão saudáveis. Que bom, benção, conheci pessoalmente Tio Mané.
Espetacular !! Vejo Tio Mané falando chega dói meu coração de saudade do meu Vô Vitório um Italiano!! Mais eu não vejo a cor vejo a alma!! E por isso casei me com uma Afrodescendente e tenho uma linda filha !!! A paz a TDS...
Claro eles nao se misturaram com os brancos da cidades grandes para sofrerem descriminação ou serem mortos por policiais nao viu eles falando que ate anos 80 nao quiseram contato com povo de fora
É nesse mesmo quilombo que é praticado o jogo do pau brasileiro ou capoeira de pau. Vejam o documentário "Versos e Cacetes: o Jogo do Pau na Cultura Afro-Fluminense". No UA-cam.
Adorei, raízes se cultuam, multiplicam-se deixam-nos com orgulho de sermos Brasil-Africa, nossos ancestrais se manifestam com o verdadeiro propósito de depositar as gerações futuras esta sementes ricas no conhecimento do verdadeiro AMOR!!! Axé à todos!!!
Luiz, parabéns! O seu documentário é muito inspirador, belo e inestimável pelo registro desses quilombolas, pessoas dignas e felizes no seu paraíso. Que permaneçam assim unidos por sua história e herança africana como prova e legado da importância da cultura afro-brasileira na formação de nossa identidade. Obrigado a você e a sua equipe pelo trabalho respeitoso e carinhoso com a comunidade. Emocionante!
Fiquei sabendo da existência deste Quilombo a pouco mais de dois meses, quando me falaram da Festa de comemoração do dia 13 de maio, que este ano foi dia 18/19 de maio, não pude ir, mais hoje assistindo este documentário, fiquei apaixonada pelo lugar e sua historia e vou me programar para ir conhecer e saber mais sobre minhas origens, parabéns a toda a equipe que produziu e a todos que participaram deste lindo e ilustrativo documentário.
Grande documentário. Precioso. Um pessoal com esta vibração profunda, só poderia viver num lugar chamado Serra da Beleza. Um nome perfeito para envolver essa gente magnífica, sábia e fraterna. O depoimento de Gilberto Fugimoto, no fim, fecha com chave de ouro este belo trabalho. Um documentário valioso. Obrigado. Ah, uma colaboração, a “Mãe do Ouro” é como também é chamada Oxum. Carlos Nascimento (CNascimento27)
Sensacional simplesmente... Estou ansioso para conhecer esse lugar , sem duvidas, um pedaço da África, parabéns ao povo do Quilombo e aos idealizadores do documentário. AXÉ!!!
Á Base da Riqueza no Brasil Foi Feito Em Cima da Escravização. Nunca Houve Qualquer Tipo de Reparação. Eles Podem Tirar a Terra de Um Povo, Jamais Conseguirá Tirar a Sua Cultura. Povo Forte e Lutador. O Negro Faz Parte Dos Três Povos Formadores do Brasil. Temos Que Ter Respeito Pelo Desejo Do Direito Desse Povo A Terra e a Felicidade. Saudações.
Parabéns pelo documentário. Conheci o quilombo e gostei muito de conversar com a Tia Tetê. Gostaria de ter conhecido o Tio Mané... Que bênção... que coração... Com certeza está alegrando a todos no campo espiritual. Oxalá continue o abençoando.
Forte; porém emocionante. Nunca ouvi professar a boca "meu pai foi comprado". Forte isto. Ainda que esteja estabelecido o abismo, perceptível em fala, sorriem os olhos, como quem conta boas novas. Verdadeiramente contam. Resistiram todos eles. É nestas horas que me pergunto: quê sei da vida; viver?
Olá Priscila Cabral o povo do Quilombo é muito simples e gostam muito de visitas é no interior do Rio entre Barra do Piraí e valença depois de Conservatória
A GENTE PODE DIZER QUE QUIZER , MAIS HA UMA COISA QUE NAO PODE SER CONTREDISADO CUANDO OLHAMOS CARAS DE ESTAS PESSOAS :SAO FELISES DE VIVER DA SUA MANEIRAS.
Eles gostam de visitas inclusive a matriarca do Quilombo vai passar por uma cirurgia todo tipo de ajuda é bem vinda pra restabelecer a saúde de nossa Mãe Tetê.
Essa comunidade criou seu paraíso, que equivocadamente julgamos pobre e isolado da civilização. Nos depoimentos. há sinais de que esse grupo não conhece a segregação. O espantoso é que o grande contingente negro que entrou no Brasil nas agruras da escravidão contribuiu de modo tão significativo e original na formação da nossa cultura.
A vdd tá na alegria,de apesar de pouco tá feliz ,tá com um sorriso no rosto,e cabe enxergar Deus dele deles tbm.pois tem que enxergar Jesus no seu próximo mesmo não sendo da sua religião,isso é que agrada a Deus.Deus disse levanta uma pedra estarei la.
@@biaasantarem Olá Bia eles são os verdadeiros hebreus da Bíblia segundo deuteronômio 28. Vinheram cumprir 400 anos de escravidão. Lhe recomendo o canal últimos dias com irmão Édson Silva história, ele é uma benção, aprendi tudo e mais um pouco, e a maio benção foi saber o verdadeiro nome do Salvador que é Yahushua. Estou aprendendo muito com seu conhecimento....
@@biaasantarem os negros são os verdadeiros hebreus, sou descendente , todo Brasileiro e descendente dos negros e índios com excessão dos descendentes dos algozes que estão até hoje no poder usurpando toda a riqueza dos verdadeiros. O Brasil real terá sua indentidade de volta .
Povo e que acontecia era que quando os escravos vinham para o Brasil para serem escravizados palavra forte ,mas saibam o que era dado a eles por pior que fosse na época ainda era melhor do que eles tinham em dia origem
Tantas pessoas procurando felicidade e o falecido Tio Mané com essa paz sem fim.
Os africanos construíram o Brasil ! Povo lindo , povo negro, povo forte ! Meu amor por eles é imenso! Minha gratidão então...não tem como mensurar
Amei esse documentário! Eles transmitem paz quando estão falando . Da até vontade de abraçar o tio Mané!😍Quero muito um conhecer esse quilombo!
Que a História continue viva e que ela sempre seja transmitiva! Que o Quilombo São José seja eterno pois é a historia viva!!!!
Sou do Amazonas amo ouvir essas histórias que não pude ouvir de meus avós ex escravos..
Curioso. O Amazonas tem menos afrodescendentes. Na região norte só Tocantins e Pará tem uma população significativa de afrodescendentes
Ainnn que saudades de ir no quilombo, eles são da minha família o tio mané e minha vó me contavam várias histórias 🥺💖
Quilombo São José da Serra (Luiz Fernando Sarmento, 2009) é um filme de documentário, história, cultura e entrevista.
Com depoimentos e entrevistas de moradores do Quilombo São José da Serra, em Valença-RJ, a influência coordenada da cultura de liberdade, boa convivência, histórias de antepassados e como a comunidade se desenvolveu e é impactada com a questão moderna social.
Material com canções, histórias do Quilombo e entrevistas sobre sua cultura essencialmente a visão de dentro de quem tem raízes na comunidade.
Abraços.
14/05/2018
Tio Mané Faleceu Hoje no Quilombo ... Que Oxalá Dê o Descanso a Ele 😔😔😔
Queria ter tido a oportunidade de conhecê-lo.....😞
Que o Senhor dê a ele o descanso e a paz que ele merece. Parabens pela conservaçao cultural. Gostei muito dos documentarios e sinto muito pela perda.
Sinto muito
Onde é esse lugar ??
😢
Que povo bonito está senhora de Umbanda que pureza quanta força na humildade. Oi salve salve🌟🌹🌹🌹💚💛
Os cantos de roda são de arrepiar. Tradição viva e vivificante.
Muito lindo
Tio mané é como se eu estivesse vendo meu bisavô ele também era filho de escravos!
Escravo não, escravizado. A minha tretavó também foi escravizada aqui na Bahia.
2021. Uma homenagem musical a Zumbi dos Palmares....ua-cam.com/video/T4ZDsh4Kj6w/v-deo.html
2021, 10 de fev. Conheci Tio Mané por um período do dia. Era depois de 2010. Mas foi umas 2 ou 3h de convívio. O Tio não morre, ele deixou uma luz em cada um de nós. A dor de não ter quem se ama é forte, mas a vida de que quem nos marca não é diminuida pelo descanso dessa pessoa. Todos nós vamos descansar. Sofrer pelo descanso do outro é se entregar para o outro lado da luta de aglutinação de Tio Mané. Que bom ele ter olhado nos meus olhos. Isso é meu. E distruibuo para sempre esse olhar. Mesmo quando meus olhos estão não tão saudáveis. Que bom, benção, conheci pessoalmente Tio Mané.
Exatamente!!! Tio Mané não morre. Queria muito poder ter tido a oportunidade de ter conhecido ele.
Espetacular !! Vejo Tio Mané falando chega dói meu coração de saudade do meu Vô Vitório um Italiano!! Mais eu não vejo a cor vejo a alma!! E por isso casei me com uma Afrodescendente e tenho uma linda filha !!! A paz a TDS...
Amém
É graças a esta resistência, persistência, força bruta que Eu estou aqui! Estive aí a alguns anos atrás, foi emocionante!
Que presente assistir esse documentário!
Excelente. Ser quilombola é resistir.
2021. Uma homenagem musical a Zumbi dos Palmares....Bahia.....ua-cam.com/video/T4ZDsh4Kj6w/v-deo.html
Que Deus derrame chuvas de bençãos p esse quilombo
Sauve o kilobo parabens kilobolos 21 9 20 suisa
Salve Zumbi dos Palmares......ua-cam.com/video/T4ZDsh4Kj6w/v-deo.html
O que mais vi foram as pessoas sorrindo! Ninguém se lamentando!👏👏👏👍
Claro eles nao se misturaram com os brancos da cidades grandes para sofrerem descriminação ou serem mortos por policiais nao viu eles falando que ate anos 80 nao quiseram contato com povo de fora
Uma verdadeira aula de história...muito esclarecedor. Amei!
Parabéns a esta comunidade, simples e organizada! E feliz! Dá para notar na fala, nas feições.
É nesse mesmo quilombo que é praticado o jogo do pau brasileiro ou capoeira de pau. Vejam o documentário "Versos e Cacetes: o Jogo do Pau na Cultura Afro-Fluminense". No UA-cam.
Adoro amo quando eles passam aqui em casa. São pessoas especial em minha vida. Jongo tudo de bom.
Salve quilombo de são josé da serra.
MARIANA ESTEVÃO muito legal este resgate histórico,assim poderemos continuar na caminhada do resgate da dignidade do nosso povo!...
Adorei, raízes se cultuam, multiplicam-se deixam-nos com orgulho de sermos Brasil-Africa, nossos ancestrais se manifestam com o verdadeiro propósito de depositar as gerações futuras esta sementes ricas no conhecimento do verdadeiro AMOR!!! Axé à todos!!!
Luiz, parabéns! O seu documentário é muito inspirador, belo e inestimável pelo registro desses quilombolas, pessoas dignas e felizes no seu paraíso. Que permaneçam assim unidos por sua história e herança africana como prova e legado da importância da cultura afro-brasileira na formação de nossa identidade. Obrigado a você e a sua equipe pelo trabalho respeitoso e carinhoso com a comunidade. Emocionante!
Os brancos tem vergonha dos negros mas das comidas e do serviço eles gostam engraçado né????????
Fiquei sabendo da existência deste Quilombo a pouco mais de dois meses, quando me falaram da Festa de comemoração do dia 13 de maio, que este ano foi dia 18/19 de maio, não pude ir, mais hoje assistindo este documentário, fiquei apaixonada pelo lugar e sua historia e vou me programar para ir conhecer e saber mais sobre minhas origens, parabéns a toda a equipe que produziu e a todos que participaram deste lindo e ilustrativo documentário.
Grande documentário. Precioso. Um pessoal com esta vibração profunda, só poderia viver num lugar chamado Serra da Beleza. Um nome perfeito para envolver essa gente magnífica, sábia e fraterna.
O depoimento de Gilberto Fugimoto, no fim, fecha com chave de ouro este belo trabalho.
Um documentário valioso. Obrigado.
Ah, uma colaboração, a “Mãe do Ouro” é como também é chamada Oxum.
Carlos Nascimento (CNascimento27)
VÍVA NOSSO PASSADO ,HOJE SÓ ALEGRÍA POÍS A MAÍORÍA DOS BRANCOS É COMO TEM SANGUE NEGRO ,AMO VOCÉS ÍRMÂOS
Com certeza.
2021. Uma homenagem musical a Zumbi dos Palmares.....Bahia.....ua-cam.com/video/T4ZDsh4Kj6w/v-deo.html
Maravilha de documentário. Essas são nossas raízes!
Espetacular. Uma verdadeira aula de história do nossos ancestrais africanos, que maioria prefere ignorar. Parabéns!
Sensacional simplesmente... Estou ansioso para conhecer esse lugar , sem duvidas, um pedaço da África, parabéns ao povo do Quilombo e aos idealizadores do documentário.
AXÉ!!!
Que documentário maravilhoso.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🙏
Muito bom o documentário. Essas pessoas tem um saber viver fantástico. Terra deles, para eles.
Eu adquiri o cd com o livro, muito didático e informativo.
Você sabe que estado é esse lugar?
Conhece o quilombo de pinheiral tia Dora que era do jongo de pinheiral e filha de Alfredo
Lindo esse documentário
ja visitei e foi muito bom ,um povo de uma energia maravilhosa
GOSTEI MUITO! POVO LUTADOR E ADMIRÁVEL! ♥♥♥♥
Muito bom mesmo o documentário a comunidade falando de como vive.
Parabéns pelo lindo documentário! Muito grata. Adorei!
Á Base da Riqueza no Brasil Foi Feito Em Cima da Escravização. Nunca Houve Qualquer Tipo de Reparação. Eles Podem Tirar a Terra de Um Povo, Jamais Conseguirá Tirar a Sua Cultura. Povo Forte e Lutador. O Negro Faz Parte Dos Três Povos Formadores do Brasil. Temos Que Ter Respeito Pelo Desejo Do Direito Desse Povo A Terra e a Felicidade. Saudações.
Muito bom!! O verdadeiro sentido de Quilombagem.
mt obrigado!! excelente documentário.
Esse documentário é muito bom!!! Também recomendo o documentário Projeto Memórias Cativeiro (tbm está disponível no youtube)
O seu documentário e maravilhoso
Simplicidade e felicidade.
Ótimo comentário, temos que apoiar e divulgar esta cultura. Não importa a cor da nossa pele,somos todos negros.
O jongo aí é forte. Gostei.
Ótimo documentário 👏🏿👏🏿👏🏿
Parabens amigo pela sua reportagen, e no final ficou bem, e sim esclarecid..
Parabéns pelo documentário. Conheci o quilombo e gostei muito de conversar com a Tia Tetê. Gostaria de ter conhecido o Tio Mané... Que bênção... que coração... Com certeza está alegrando a todos no campo espiritual. Oxalá continue o abençoando.
Enquanto lia seu comentário, apareceu tia Tetê!😱
Quilombo de pinheiral rj tia do jongo dora
Eu estou sempre no quilombo, vou esta la agora dia 19/06/13
vou pela manhã, volto no msm dia.
Tem parentes lá
Linda
Forte; porém emocionante. Nunca ouvi professar a boca "meu pai foi comprado". Forte isto. Ainda que esteja estabelecido o abismo, perceptível em fala, sorriem os olhos, como quem conta boas novas. Verdadeiramente contam. Resistiram todos eles. É nestas horas que me pergunto: quê sei da vida; viver?
GRATIDAO ! Exelente!
"Bicho de goiaba vira goiaba também." Palavras sábias.
Como faço pra chegar nesse quilombo????? Moro no RJ e gostaria de ir lá. Me ajude!!!
Olá Priscila Cabral o povo do Quilombo é muito simples e gostam muito de visitas é no interior do Rio entre Barra do Piraí e valença depois de Conservatória
A GENTE PODE DIZER QUE QUIZER , MAIS HA UMA COISA QUE NAO PODE SER CONTREDISADO CUANDO OLHAMOS CARAS DE ESTAS PESSOAS :SAO FELISES DE VIVER DA SUA MANEIRAS.
esse povo tinham que ganhar indenização por todo trabalho forçado.
Tem muito jongo bom . Portando devem ser colocado no papel e não deixar a memória morrer .
Pode ir la conhecer
Eles gostam de visitas inclusive a matriarca do Quilombo vai passar por uma cirurgia todo tipo de ajuda é bem vinda pra restabelecer a saúde de nossa Mãe Tetê.
Qui gracinha engordar o porco e comprou a geladeira 🤣🤣🤣🤣
Tem alguém aí descendente de Alfredo Laureano?...ou com sobrenome Laureano?
Essa comunidade criou seu paraíso, que equivocadamente julgamos pobre e isolado da civilização. Nos depoimentos. há sinais de que esse grupo não conhece a segregação.
O espantoso é que o grande contingente negro que entrou no Brasil nas agruras da escravidão contribuiu de modo tão significativo e original na formação da nossa cultura.
O NEGRO DEU ÂOS BRASÍLEÍROS UMA MÍSTURA FÍNA😃
Será que alguém ainda não acredita que o céu do negro é a mãe Terra?
Jesus Cristo salva liberta e e transformar e leva pra céu
fico pensando porque não falam a verdade pra eles.
Qual vdd?
Qual ?
A vdd tá na alegria,de apesar de pouco tá feliz ,tá com um sorriso no rosto,e cabe enxergar Deus dele deles tbm.pois tem que enxergar Jesus no seu próximo mesmo não sendo da sua religião,isso é que agrada a Deus.Deus disse levanta uma pedra estarei la.
@@biaasantarem Olá Bia eles são os verdadeiros hebreus da Bíblia segundo deuteronômio 28. Vinheram cumprir 400 anos de escravidão. Lhe recomendo o canal últimos dias com irmão Édson Silva história, ele é uma benção, aprendi tudo e mais um pouco, e a maio benção foi saber o verdadeiro nome do Salvador que é Yahushua. Estou aprendendo muito com seu conhecimento....
@@biaasantarem os negros são os verdadeiros hebreus, sou descendente , todo Brasileiro e descendente dos negros e índios com excessão dos descendentes dos algozes que estão até hoje no poder usurpando toda a riqueza dos verdadeiros. O Brasil real terá sua indentidade de volta .
@pimentabook davifelixssa@gmail.com
Povo e que acontecia era que quando os escravos vinham para o Brasil para serem escravizados palavra forte ,mas saibam o que era dado a eles por pior que fosse na época ainda era melhor do que eles tinham em dia origem
Que mulheres fortes que benção