📖 Clube do Livro - A Mente Moralista (Jonathan Haidt): pay.kiwify.com.br/UGxUe4Q 🦉 Seja membro do Instituto Ponto Azul (IPA-CEF): www.institutopontoazul.com.br/cef ✏ Aulas gratuitas sobre Psicologia da Crença: instituto-ponto-azul.memberkit.com.br/invites/bp6qjx/join 🗣 Instagram do Prof. Daniel Lourenço: @prof.daniel_lourenco 🎙 Podcast do Prof. Daniel Lourenço: www.buzzsprout.com/admin/1442104/dashboard 🧠 Cursos de Psicologia Clínica do Instituto Ponto Azul (IPA-PSI): www.institutopontoazul.com.br/psi ✂ Meu canal de cortes: www.youtube.com/@CortesDanielGontijo 💙 Torne-se membro deste canal para acessar benefícios e me apoiar: ua-cam.com/users/danielgontijojoin 📖 Livros sugeridos: - A mente moralista: por que pessoas boas são segregadas por política e religião (Jonathan Haidt): amzn.to/3OdGDC5 - Religião para ateus (Alain de Botton): amzn.to/3lTx7UO - Paranormalidade: por que vemos o que não existe? (Richard Wiseman): amzn.to/32EaAUL - O livro dos milagres: o que de fato sabemos sobre os fenômenos espantosos da religião (Carlos Orsi): amzn.to/3IDqOzY - Variedades da experiência anômala: Análise de evidências científicas (Etzel Cardeña, Steven Lynn e Stanley Krippner): amzn.to/3AtQL1I - A casa: A história da seita de João de Deus (Chico Felitti): amzn.to/2Rj3yhP - Seitas: o dia em que entrei para um culto religioso (Paula Picarelli): amzn.to/49SnfUv - Variedades da experiência científica: uma visão pessoal da busca por Deus (Carl Sagan): amzn.to/3kIQZt5 - Como Jesus se tornou Deus (Bart Ehrman): amzn.to/36SoUtO - Ressurreição: história e mito (Geza Vermes): amzn.to/4d5WmNF - Filosofia da Religião: uma introdução (William Rowe): amzn.to/41YbE3d - Deus, um delírio (Richard Dawkins): amzn.to/3iuZ97z - Despertar: um guia para a espiritualidade sem religião (Sam Harris): amzn.to/327uB50 - O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Quem mudou a Bíblia e por quê? (Bart Ehrman): amzn.to/2Kgo7Lz - O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro (Carl Sagan): amzn.to/3284OKV - Cultos: a linguagem secreta do fanatismo (Amanda Montell): amzn.to/3ThEd7v - Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas (Michael Shermer): amzn.to/2IrMyVT - No armário do Vaticano: poder, hipocrisia e homossexualidade (Frédéric Martel): amzn.to/3XruoWq
Uma conversa em alto nível, pra ser ouvida mais de uma vez e contribui bastante para minha compreensão dos temas abordados. Prof. Daniel Lourenço tem uma dicção excelente. Obrigado ao canal por promover essa discussão.
No trecho do vídeo das 1:02:00 até aproximadamente 1:20:00, você discute as reações químicas do nosso corpo, como elas influenciam nossos desejos e a complexidade do livre-arbítrio nessas questões. Entendo o livre-arbítrio como algo a ser persistido, e não apenas uma tomada de decisão momentânea. Embora seja difícil conter certos desejos, não é impossível; trata-se de uma questão de atitude. Claro, isso pode ser mais desafiador para pessoas neurotípicas, já que indivíduos com determinadas condições neurológicas, como psicopatas, enfrentam maiores dificuldades de controle. Portanto, o livre-arbítrio não se resume a decisões imediatas, mas sim à persistência naquilo que desejamos alcançar. Por exemplo, alguém que decide seguir uma rotina de exercícios apesar das tentações de uma vida sedentária está exercitando seu livre-arbítrio de forma persistente. Acredito que, embora a filosofia possa ter diferentes interpretações sobre o livre-arbítrio, a ciência sugere que é possível exercê-lo através do fortalecimento das funções executivas do cérebro e de práticas como a meditação. Referências a estudos neurocientíficos, como os de Daniel Dennett sobre a compatibilidade entre determinismo e livre-arbítrio, poderiam enriquecer ainda mais essa discussão. Além disso, considerar que fatores como sono e nutrição também afetam nossa capacidade de autocontrole complementa a ideia de que o livre-arbítrio pode ser desenvolvido e mantido com as condições adequadas. Em suma, a ciência aponta para a possibilidade de exercermos livre-arbítrio através de atitudes persistentes e do desenvolvimento de estratégias que fortalecem nosso autocontrole, mesmo diante de desejos complexos e influências químicas.
Exatamente essa tal de cadeia alimentar.... é um absurdo e inaceitável, bem colocada a sua visão. A outra sacanagem é o sofrimento da velhice, principalmente dos animais 😢!
Eu acho que não se deve maltratar os animais de jeito nenhum, mas os animais tem que ser controlados pra não haver acidentes. Quanto ao sofrimento dos animais, quem acredita no absurdo da existência de Deus igual eu acredito, pode acreditar em absurdos maiores ainda de que os animais não sentem dores, que seria uma simulação da divindade para evolução da compreensão humana. Mas esse não é meu caso, eu acredito que os animais sentem dores, eu os amo e os protejo. Quanto a existência de Deus, neste país de muita gente ignorante, é proteção falar que acredita em Deus, pois tem pessoas que vêem apenas fraqueza e fragilidade em ateus ou agnósticos, e daí pra ameaçar não vai mais do que um passo. Enfim é uma medida protetora, vejam o caso um pouco diferente de Sócrates.
Se o cristianismo já legitimou a escravidão humana, o que são os animals? Quando eu era criança, ficava muito triste com as histórias de sacrifícios de animais na Bíblia. Eu ficava sem entender a razão de Deus gostar daquilo. Hoje eu sei que não era Deus nenhum, mas sim pessoas que queriam imitar outras crenças, adaptando ao seu Deus
Eu enxergo o ser humano no mesmo nível de dignidade de qualquer outro animal. Não que eu ache que a dignidade animal é muito alta, só acho que humanos e animais não têm valor algum.
O islã exige dos exportadores que os animais sejam abatidos com menor sofrimento possível, que o animal não veja o outro sendo abatido, que os abatedores não deboche dos animais, etc. Eles tem um monte de regra em relação ao abate animal
@@gelaguirre3363 , Não, a ordem é abate sem dor, (por isso exigem fa-ca afia-da)... Infelizmente vc tá divulgando propaganda anti islã. E não sou pró islã sou ateu.
@@emsmendes9486 Perceba que há diferença entre a) "oferecer um sacrifício e depois se alimentar desse sacrificado" e b) "apenas se alimentar, sem oferecer antes o animal em um ritual de sacrifício ". No candomblé se faz a primeira opção, e os cristãos (assim como os ateus) fazem a segunda opção: se alimentam sem fazer um ritual de sacrifício.
Simmmmm, que nojo da isso véi, por isso desisti de explicar as coisas pra essa gentinha, saio como “perdedor” mas não perco minha paz e tempo de vida fazendo textão científico para um crentelho vir e “deus fez assim”!
Falar ou discutir com crente, seja lá dr e outras merdas, eu não levo a sério. O direito é a área brasileira históricamente terrivelmente reacionária. E até piorou, vejam o direito do largo São Francisco, condenar sem o devido processo legal, Mascaro.
A PAZ DE DEUS! PALAVRA DE DEUS À SERPENTE : (GÊNESIS 3.15) : "... ESTA TE FERIRÁ A CABEÇA E TU LHE FERIRÁS O CALCANHAR " EXEMPLO SER HUMANO SE DESLOCANDO À PADARIA A PÉ 1) FERIR A CABEÇA : O SER HUMANO, ANTES DE SE DESLOCAR À PADARIA A PÉ, A PRIMEIRA COISA QUE VEM NA CABEÇA DELE É O PENSAMENTO DE IR À PADARIA! FERIU A CABEÇA =PENSAMENTO=SERPENTE OU SEJA A SERPENTE FOI O SEU PENSAMENTO! 2) FERIR O CALCANHAR : AO PENSAR EM IR À PADARIA, O SER HUMANO SE DESLOCA A PÉ (CALCANHAR)! CONCLUSÃO : SEGUNDO A BÍBLIA,TODA A GRANDEZA E PODER DO NOSSO DEUS É REVELADO NAS ESCRITURAS, SENDO UMA DESCRIÇÃO, MAIS QUE PERFEITA, DESSA CRIAÇÃO DE DEUS CHAMADA SER HUMANO! A ANTIGA SERPENTE ( O PENSAMENTO) É A FORÇA MOTRIZ DAS OBRAS DA CARNE! GLÓRIA A DEUS!
deus não gostou da oferenda do caim porque não era um bicho morto, está na bíblia que deus ama cheiro de carne queimada, não tem nada a ver com o tal jesus
Eu actedito que Deus nem aprova nem prevova coisa algunha. E a escolha do ser com livre arbitrio fazer ou nao fazer algo e arcar com as conseguencias. Se Deus criou leis para manter ordem so o proprio homem o castiga e recompensa a si proprio.
Tá, mas quando ele criou os animais ele não criou todos pra comer plantas não, criou animais carnívoros e com sistema nervoso pra sentir muita dor quando o outro estiver a come-los 😅muito perfeito esse deus hein
📖 Clube do Livro - A Mente Moralista (Jonathan Haidt): pay.kiwify.com.br/UGxUe4Q
🦉 Seja membro do Instituto Ponto Azul (IPA-CEF): www.institutopontoazul.com.br/cef
✏ Aulas gratuitas sobre Psicologia da Crença: instituto-ponto-azul.memberkit.com.br/invites/bp6qjx/join
🗣 Instagram do Prof. Daniel Lourenço: @prof.daniel_lourenco
🎙 Podcast do Prof. Daniel Lourenço: www.buzzsprout.com/admin/1442104/dashboard
🧠 Cursos de Psicologia Clínica do Instituto Ponto Azul (IPA-PSI): www.institutopontoazul.com.br/psi
✂ Meu canal de cortes: www.youtube.com/@CortesDanielGontijo
💙 Torne-se membro deste canal para acessar benefícios e me apoiar: ua-cam.com/users/danielgontijojoin
📖 Livros sugeridos:
- A mente moralista: por que pessoas boas são segregadas por política e religião (Jonathan Haidt): amzn.to/3OdGDC5
- Religião para ateus (Alain de Botton): amzn.to/3lTx7UO
- Paranormalidade: por que vemos o que não existe? (Richard Wiseman): amzn.to/32EaAUL
- O livro dos milagres: o que de fato sabemos sobre os fenômenos espantosos da religião (Carlos Orsi): amzn.to/3IDqOzY
- Variedades da experiência anômala: Análise de evidências científicas (Etzel Cardeña, Steven Lynn e Stanley Krippner): amzn.to/3AtQL1I
- A casa: A história da seita de João de Deus (Chico Felitti): amzn.to/2Rj3yhP
- Seitas: o dia em que entrei para um culto religioso (Paula Picarelli): amzn.to/49SnfUv
- Variedades da experiência científica: uma visão pessoal da busca por Deus (Carl Sagan): amzn.to/3kIQZt5
- Como Jesus se tornou Deus (Bart Ehrman): amzn.to/36SoUtO
- Ressurreição: história e mito (Geza Vermes): amzn.to/4d5WmNF
- Filosofia da Religião: uma introdução (William Rowe): amzn.to/41YbE3d
- Deus, um delírio (Richard Dawkins): amzn.to/3iuZ97z
- Despertar: um guia para a espiritualidade sem religião (Sam Harris): amzn.to/327uB50
- O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Quem mudou a Bíblia e por quê? (Bart Ehrman): amzn.to/2Kgo7Lz
- O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro (Carl Sagan): amzn.to/3284OKV
- Cultos: a linguagem secreta do fanatismo (Amanda Montell): amzn.to/3ThEd7v
- Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas (Michael Shermer): amzn.to/2IrMyVT
- No armário do Vaticano: poder, hipocrisia e homossexualidade (Frédéric Martel): amzn.to/3XruoWq
Excelente entrevista. Daniel Lourenço, admirável habilidade com o vernáculo.
Uma conversa em alto nível, pra ser ouvida mais de uma vez e contribui bastante para minha compreensão dos temas abordados. Prof. Daniel Lourenço tem uma dicção excelente. Obrigado ao canal por promover essa discussão.
Que nível de convidado!!! Parabéns 🎉
A Live foi interessantíssima!
Um dos meus canais favoritos!
No trecho do vídeo das 1:02:00 até aproximadamente 1:20:00, você discute as reações químicas do nosso corpo, como elas influenciam nossos desejos e a complexidade do livre-arbítrio nessas questões.
Entendo o livre-arbítrio como algo a ser persistido, e não apenas uma tomada de decisão momentânea. Embora seja difícil conter certos desejos, não é impossível; trata-se de uma questão de atitude. Claro, isso pode ser mais desafiador para pessoas neurotípicas, já que indivíduos com determinadas condições neurológicas, como psicopatas, enfrentam maiores dificuldades de controle. Portanto, o livre-arbítrio não se resume a decisões imediatas, mas sim à persistência naquilo que desejamos alcançar.
Por exemplo, alguém que decide seguir uma rotina de exercícios apesar das tentações de uma vida sedentária está exercitando seu livre-arbítrio de forma persistente. Acredito que, embora a filosofia possa ter diferentes interpretações sobre o livre-arbítrio, a ciência sugere que é possível exercê-lo através do fortalecimento das funções executivas do cérebro e de práticas como a meditação.
Referências a estudos neurocientíficos, como os de Daniel Dennett sobre a compatibilidade entre determinismo e livre-arbítrio, poderiam enriquecer ainda mais essa discussão. Além disso, considerar que fatores como sono e nutrição também afetam nossa capacidade de autocontrole complementa a ideia de que o livre-arbítrio pode ser desenvolvido e mantido com as condições adequadas.
Em suma, a ciência aponta para a possibilidade de exercermos livre-arbítrio através de atitudes persistentes e do desenvolvimento de estratégias que fortalecem nosso autocontrole, mesmo diante de desejos complexos e influências químicas.
Pq Deus é uma invenção humana!
Querido Daniel gontijo ❤ obrigado por mais essa entrevista ❤
Parabéns aos dois Daniéis. Top.
Verdade
Que vídeo sensacional ❤
Esse cara é bom demais no que se propôs a fazer, ouviria ele por horas
Ótima conversa!! Um tema extremamente relevante e ouvir as considerações do Daniel Lourenço é sempre um aprendizado.
Vídeo incrível Daniel
GOSTEI DEMAIS,EU TAMBÉM SOU VEGETARIANA, ACHO MUITO CRUEL O QUE FAZEM COM OS ANIMAIS, MAS O SER HUMANO MATA A PRÓPRIA ESPÉCIE E JUDIA
Só o fato de um animal se alimentar de outro animal, isso prova que esse deus bondoso, misericordioso e perfeito não existe
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Exatamente essa tal de cadeia alimentar.... é um absurdo e inaceitável, bem colocada a sua visão. A outra sacanagem é o sofrimento da velhice, principalmente dos animais 😢!
Eu acho que não se deve maltratar os animais de jeito nenhum, mas os animais tem que ser controlados pra não haver acidentes. Quanto ao sofrimento dos animais, quem acredita no absurdo da existência de Deus igual eu acredito, pode acreditar em absurdos maiores ainda de que os animais não sentem dores, que seria uma simulação
da divindade para evolução da compreensão humana. Mas esse não é meu caso, eu acredito que os animais sentem dores, eu os amo e os protejo. Quanto a existência de Deus, neste país de muita gente ignorante, é proteção falar que acredita em Deus, pois tem pessoas que vêem apenas fraqueza e fragilidade em ateus ou agnósticos, e daí pra ameaçar não vai mais do que um passo. Enfim é uma medida protetora, vejam o caso um pouco diferente de Sócrates.
Se o cristianismo já legitimou a escravidão humana, o que são os animals? Quando eu era criança, ficava muito triste com as histórias de sacrifícios de animais na Bíblia. Eu ficava sem entender a razão de Deus gostar daquilo. Hoje eu sei que não era Deus nenhum, mas sim pessoas que queriam imitar outras crenças, adaptando ao seu Deus
@AntonioJovairBaptista já é comprovado científica me que TODOS os animais são SENCIENTES sim..... infelizmente sentem tudo...😭💔
Só uma correção, a umbanda não se utiliza de sacrificio e morte de animais nas suas giras e terreiros.
Eu enxergo o ser humano no mesmo nível de dignidade de qualquer outro animal. Não que eu ache que a dignidade animal é muito alta, só acho que humanos e animais não têm valor algum.
O islã exige dos exportadores que os animais sejam abatidos com menor sofrimento possível, que o animal não veja o outro sendo abatido, que os abatedores não deboche dos animais, etc. Eles tem um monte de regra em relação ao abate animal
Isso é a mente humana tentando minimizar a crueldade da essência da natureza do surgimento e desenvolvimento da vida
Não mesmo, eles cortam a garganta do bicho e deixam sangrar até morrer, eles odeiam todos os bichos
@gelaguirre3363 , não, por que isso na cabeça deles é a forma menos dolorosa de sacrificar o animal. A ordem principal é ma-tar sem sofrimento.
@@gelaguirre3363 , Não, a ordem é abate sem dor, (por isso exigem fa-ca afia-da)... Infelizmente vc tá divulgando propaganda anti islã. E não sou pró islã sou ateu.
Em contrapartida, para um "animal judaico-cristao"
=> toda a ira sem piedade.
Cristão também fazem sacrifícios animais. No Natal matamos perus, frangos, porcos e na pesca matamos bacalhau.
Acho que não. Sacrifício é sempre para expiação de pecado. Alimentar-se não é um ritual de sacrifício.
@@jambelfortmais geralmente os animais mortos em sacrifício são usados na alimentação humana então isso não muda muita coisa
@jambelfort na umbanda e no candomblé se come o que mata para sacrifício. Sei por que frequento.
@@emsmendes9486 Perceba que há diferença entre a) "oferecer um sacrifício e depois se alimentar desse sacrificado" e b) "apenas se alimentar, sem oferecer antes o animal em um ritual de sacrifício ". No candomblé se faz a primeira opção, e os cristãos (assim como os ateus) fazem a segunda opção: se alimentam sem fazer um ritual de sacrifício.
Faz uma Live com o Professor Fábio Sabino
Não precisa muito para concluir que não é correto explorar os animais.
Isso não é óbvio?
Com tanta indireta assim sobre maus presságios o jeito é parar de vez e pedir desculpas novamente..
Não se trata somente dos animais... Por exemplo, e as crianças?
Eu acho que não tem como vencer um religioso em um debate 😂 sempre irão dizer que o diabo tem poder tbm e deus nos deu o livre arbítrio.
Simmmmm, que nojo da isso véi, por isso desisti de explicar as coisas pra essa gentinha, saio como “perdedor” mas não perco minha paz e tempo de vida fazendo textão científico para um crentelho vir e “deus fez assim”!
@@newtonrabelo9 tem como sim... Nesse caso vc coloca na mesa a carta: pressupocionalismo
😊
O d-n-a não programa vontade escolhemos tudo na vida entre um suco e outro entre uma mulher e outra uma proficao e outra não somos robô
Determinismo absoluto não diz que nossas escolhas são "programadas" apenas pelo DNA. É um assunto bem mais complexo do que vc está assumindo.
❤️🥰
Sou vegetariano.
O Criador é soberano........e perfeito.....
O Mundo se afastou da Luz....
Sai fora.
🤭
Perfeito? Criou vários vírus e bactérias pra atacar a gente
Quem mais achou que era o Pondé?
Hoje a legislação brasileira não deixa matar nem onça maltratar cachorro e crime derrubar árvore tem que ter autorização do Ibama
Coloca um urso e o homem juntos num mesmo local pra ver quem sobrevive, o homem tem 0% de possibilidade de sobreviver
Depende do humano e das ferramentas que ele teria ao alcance
Di caprio não concorda ahauahhs
Ñ é bem assim ñ.
@veronicasouza3843 se tú entrar numa jaula com apenas um lobo 🐺 tú já era
@@inaciodeoliveiramiranda3993 Pq?
Isso é verdade nosso livre arbítrio
O que o homem semear isso ele ceifará epístola a os Gálatas
Oxi.
Livre árbitro não funciona
Falar ou discutir com crente, seja lá dr e outras merdas, eu não levo a sério. O direito é a área brasileira históricamente terrivelmente reacionária. E até piorou, vejam o direito do largo São Francisco, condenar sem o devido processo legal, Mascaro.
Nós somos carne também , para ser devorado , designer inteligente é meu ovo
Saiu da presença dele já começa a receber o mau porque a natureza do homem foi entregue na mão do capeta porque foi posto para fora do paraíso.
No novo testamento tá proibido sacrificar animais quem sacrificar hoje tá sacrificando aos demônios
A PAZ DE DEUS!
PALAVRA DE DEUS À SERPENTE : (GÊNESIS 3.15) : "... ESTA TE FERIRÁ A CABEÇA E TU LHE FERIRÁS O CALCANHAR "
EXEMPLO
SER HUMANO SE DESLOCANDO À PADARIA A PÉ
1) FERIR A CABEÇA : O SER HUMANO, ANTES DE SE DESLOCAR À PADARIA A PÉ, A PRIMEIRA COISA QUE VEM NA CABEÇA DELE É O PENSAMENTO DE IR À PADARIA!
FERIU A CABEÇA =PENSAMENTO=SERPENTE
OU SEJA A SERPENTE FOI O SEU PENSAMENTO!
2) FERIR O CALCANHAR : AO PENSAR EM IR À PADARIA, O SER HUMANO SE DESLOCA A PÉ (CALCANHAR)!
CONCLUSÃO : SEGUNDO A BÍBLIA,TODA A GRANDEZA E PODER DO NOSSO DEUS É REVELADO NAS ESCRITURAS, SENDO UMA DESCRIÇÃO, MAIS QUE PERFEITA, DESSA CRIAÇÃO DE DEUS CHAMADA SER HUMANO!
A ANTIGA SERPENTE ( O PENSAMENTO) É A FORÇA MOTRIZ DAS OBRAS DA CARNE!
GLÓRIA A DEUS!
Blá-blá-blá isso é mitologia na verdade nunca aconteceu aliás é uma mitologia cópia de outras bem mais antigas
Deus acha errado matar ou maltratar qualquer animal mas os Israelitas precisavam aprender que Jesus iria morrer pelos pecadores
deus não gostou da oferenda do caim porque não era um bicho morto, está na bíblia que deus ama cheiro de carne queimada, não tem nada a ver com o tal jesus
Logo se vê que vc não conhece a giblibia 😅😅
Eu actedito que Deus nem aprova nem prevova coisa algunha. E a escolha do ser com livre arbitrio fazer ou nao fazer algo e arcar com as conseguencias. Se Deus criou leis para manter ordem so o proprio homem o castiga e recompensa a si proprio.
Isso ñ fez o menor sentido.
Blá-blá-blá
Deus seria a favor desses pastores? Dessas médiuns tabajaras?
Qual "Deus"?
O pastor de Israel protegia as ovelhas dos. Lobos
Deuses pagãos até hoje aceitam sacrifícios prA quem faz pacto pra ficar rico oferecem sacrifícios
Seu exigia sacrifícios inclusive humano 😅😅 sua louca não cansa de pagar mico 😅
Ninguém tem alma nem homem nem animal só corpo e espírito eclesiastes 9:5-6 12:6 -7 Ezequiel 18:4 alma apelido para pessoas vivas alma morre
Um ateu conhece todas essa historinhas infantis nada do que vc diz e novo
Matadouros e frigoríficos deveriam ser proibidos legalmente. Só isso.😬
concordo
E os animais seriam comidos vivos?!?!?! Não seria muito pior?!?!?!
Infelizmente isso é fora da nossa realidade nesse mundo capitalista.Mas poderia ser mais humanizado ao menos 😢
@@veronicabertechini2153 O que capitalismo tem a ver com comer carne? Que eu saiba, os países socialistas não eram/são vegetarianos...
SEMPRE TODA CANAL QUERENDO CONHECER NFORMAÇÃO COMO FALA ATÉU AFRICANO DEBETE ELE NÃO FAZER COM ESCRITO ATÉU DEMOLIDOR BÍBLIA SANGRENTA
Pastores sem fazer faculdade sem carteira fazem muitas besteiras os insetos servem para semear
Aí q burrice.foi Deus.q criou tds os animais Deus não.aprova.nada disso é ser muito inguinorancia desses sábios q s dis sabio
Aprende escrever direito pra depois vim dar umA de teólogo inteligente na Internet 😅😅😅seu comentário mostra sua ignorância 😅
Tá, mas quando ele criou os animais ele não criou todos pra comer plantas não, criou animais carnívoros e com sistema nervoso pra sentir muita dor quando o outro estiver a come-los 😅muito perfeito esse deus hein