Interessante recurso, inclusive para instalações elétricas, onde não precisamos que fique tão reto, mas que também não fique tão deformado. Vale o "joinha" esperto!
@@williamoliveira4462 fixação de luminárias, auxílio na distribuição de cabos elétricos em eletrodutos, fixação de tubulações em padrões de entrada de energia, etc, etc e etc...
Encruamento é um mecanismo de endurecimento de metais pela deformação plástica. Acontece isso porque o material fica com muitas tensões internas, e aumenta o número de defeitos na estrutura do material, com isso faz com que aumente a resistência, mas perca a capacidade de se deformar (ductilidade). Ótimo vídeo!
não esquece o óculos de proteção! é um ótimo espaço para lembrar dos EPIs, principalmente na hora da puxada com alicate de pressão! não dá margem para a sorte! abraço!
Para quê um arame reto? Muito simples: para fazer corrente para vasos, aqueles três perninhas para pendurar o vaso na varanda! Faço aos montes. Fica mais bonito e equilibrado com o arame perfeitamente reto. Aprendi no UA-cam tbm.
Oi Iberê, apenas para contribuir com mais conhecimento. Ambos arames deformaram, porém um permaneceu no regime elástico (volta a configuração inicial) e o outro escoou, atingiu regime plástico (não volta a configuração inicial). ;)
acho que do jeito que ele falou fica melhor pra nós, pessoas com menor conhecimento do assunto, entender mas concordo que conhecimento *certo* é a chave pra tudo
Os antigos usavam essa técnica para fazer aquelas gaiolas de madeira com arame, assim o arame ficava mais reto e rígido facilitando passar pelos furinhos da madeira.
Uma curiosidade: na engenharia civil, achamamos os arames usados pra amarrar as barras de aço do concreto armado de "arame recozido" exatamente porque ele tem alta maleabilidade e ele tem esse nome por sofrer tratamento térmico, enquanto o mostrado no video sofre o "encruamento"
Observando a experiência, arrisco a dizer que ao esticar na furadeira, temos micros espirais se formando onde, da algum tipo de resistência. Comparando com o aço para construção, acredito que possa ser o mesmo sistema.. pois neles temos alguns relevos meio que em espirais também. Só um comparativo... viajei agora.. kkk Mas acho que valeu a comparação
A um tempo vi essa técnica em um canal estrangeiro, sempre uso e gosto bastante, mas não sabia que ficava mas resistente, parabéns Iberê obrigado pelo vídeo!
Dá pra deixar o arame reto se segurar as duas pontas e deslizar ele contra uma barra de metal. Pode ser uma grade. Basta esticar o arame contra a grade e deslizar que fica reto e não perde as propriedades (coeficiente de elasticidade e plasticidade)😉
Que legal Iberê, estava estudando sobre a deflexão de vigas e treliças essa semana, e é exatamente sobre isso, na prática podemos dizer que o módulo de elasticidade do arame encruado é maior em relação ao arame inicial, já a perda de resistência se dá pela diminuição da área transversal do arame, no momento em que você aplica o torque pra deixar ele reto
Oi Iberê, mto legal sua explicação. Sou aluno de doutorado em engenharia trabalhando exatamente com estruturas metálicas. Eu só corrigidos no final sobre um arame deformar e o outro não. Ambos arames se deformam. A diferença está em quando começamos a ter deformação PERMANENTE, ou seja, aquela que deixa de ser elástica. De qq forma, o vídeo é mto interessante. Parabéns. Seria interessante, falando do mesmo tema, discutir velocidade de deformação e o quanto isso afeta os matériais. Eu trabalho no laboratório de impacto da poli USP. Se quiser discutir possibilidades de experimentos envolvendo o tema, será um prazer. Abraços.
Ótimo vídeo, só uma observação: existe deformação elástica e deformação plástica, elástica é aquela que volta ao estado inicial, e plástica é aquela que não volta. Logo, os dois arames deformam sim, só que o torcido precisa de mais força para chegar a ter uma deformação plástica
Isso e um dos princípios usado pra fabricar varas de pesca com fibra de carbono, onde as fibras são fixadas em forma de espiral,. Muuuito toooop o conteúdo Parabéns 👏👏✌🏼🎣
Meu pai faz gaiolas, quando o cliente pede de arame ele geralmente faz isso para poder colocar, além de deixar girando por mais tempo ele puxa também, assim a qualidade fica melhor.
Tenório. Arame de balde envolto em palha de aço e grafite e supercola depois coloca-se esse arame enrolado com massa epóxi. Fica igual a uma serra de ourives. Faz pra gente vê.
Ae Manual, por que vocês não fazem o experimento do barril de Pascal? Ia combinar com o submarino, já que trabalha o conceito de pressão, e além disso é facinho da fazer!
Tava pensando aqui Iberê, que tal uma bola perfeita de vidro? Talvez uma collab com uma empresa de vidro em que vc próprio derreta o vidro e tente fazer uma bola, seria massa demais!
Se vc girou com a furadeira e o arame girou sentido horário ficou mais forte... E se depois disso voltasse a girar para outro lado, sentido anti horário o arame volta ao ao seu ponto original????
muitoooo bom quê tooop lembro que em 2015 mostrei um vídeo seu para um amigo que não gostava de ciências depois dos seus vídeos ele começou a gostar e tirar boas notas . super fã
Meu Bisavô usava essa técnica para endurecer os arames das gaiolas de passarinho que ele fabricava. Lembro dele fazendo isso quando eu era criança.....a muito tempo atrás
Excelente vídeo! Tenho uma sugestão humilde para o canal q é fazer vídeos q expliquem o q cada ciência estuda nesse estilo de entretenimento, por exemplo: Hj no manual do mundo vamos te explicar o q a engenharia de produção estuda..... ai vai continuando, falando das aplicações etc. isso pode gerar bastante interesse no pessoal, principalmente para os jovens q procuram um "norte". Abraço!
Iberê talvez para explicar melhor para as pessoas esse assunto num próximo vídeo seria bom explicar os conceitos de Resistência e Rigidez. Com essa explicação e o seu experimento acredito ser a combinação ideal!
Então é por isso que os vergalhos tem essa aparência de espiralado, eu imaginava que fosse assim pra dar algum tipo de aderência no concreto sla, nunca imaginei que fosse para manter as vigas mais resistentes e mais difíceis de se deformarem com o tempo. Muito interessante o vídeo!
Pequena correção, tecnicamente deformou nas duas vezes, o regime elástico é uma deformação. O material deforma no regime elástico primeiro, que é quando tirada a carga ele volta ao normal. No regime plástico, onde a deformação é permanente, e depois até o material romper. Um exemplo fácil é pegar um lápis ou régua, segurar numa ponta e na outra ir aplicando força, com pouca força quando soltar, ele volta ao normal, perfeitamente. Conforme aumenta a força uma hora ele quebra, isso quer dizer que deforma bastante no regime elástico e quase nada no plástico. Inclusive RESILIÊNCIA (termo muito usado hoje em dia) é a capacidade do material sofrer deformação elástica. E TENACIDADE é o quanto o material absorve de energia até romper ( elástico +plástico). A alusão a pessoa resiliente seria que ela aguenta muita "carga" e mesmo assim não muda quem é.
Iberê, tava em dúvida aqui, "puxar uma seringa" tampando a ponta exige vencer a pressão atmosférica e dá trabalho.... Isso aconteceria no espaço? Buguei tentando imaginar o cenário
Aprendi essa na faculdade. Tinhamos que fazer um cubo de arame. Por falar nisso, tivemos outro trabalho legal. Fazer uma torre com mais de 50cm com macarrão espaguetti. Faz aí pra nós, Iberê, e explica as forças envolvidas. 😘😀😘
Nas minhas obras a gente junta duas vias de arame torcido na furadeira pra ter resistencia pra fazer travamento de caixas de vigas que receberão concreto.
Iberê, meu filho Miguel tem 7 anos e é um grande fã seu! Ele pediu para te perguntar o seguinte: Por quê as bolhas de sabão são tão frágeis e há alguma forma de deixá-las mais resistentes? Um grande abraço!
Vale um vídeo sobre alguns conceitos básicos de resistência dos materiais em, sobre o regime elástico, plástico e escoamento. Daria pra separar bem essas resistências. Nesse caso aí torcendo o arame ele fica com uma resistência maior ao escoamento porém uma resistência menor a ruptura.
Quando vc lançar o submarino no mar o que acontece se vc se encontrar com um peixe maior e capaz de engolir o submarino? Ou qualquer peixe que possa te atacar?
Eu fazia gaiolas de pássaros manuais,eu usava essa técnica de amarrar o arame e enrolar com a furadeira, eu pegava uns oito metros por vez, amarrava uma ponta num galho de goiabeira e enrola até quebrar a ponta aqui na furadeira, isso tem fazer três vezes pra ficar bem duro e esticado, e enquanto a gente enrola a gente puxa ao mesmo tempo. Depois é só cortar no tamanho desejado pra confeccionar a gaiola.
É justamente isso que preciso, estou fazendo uma maquete de motor a jato e preciso de pequenas peças retas. Só que o projeto usa latão, será que dá certo?
tem um video rolando por ai de um obejto feito de madeira e arame, aonde a bolinha cai, pula na rampa de arame, entra num buraco e cai de novo... e fica nesse ciclo. queria saber se ele ficaria nesse ciclo pra sempre. e se puder faz um igual por favor.
Deformou = Deformação Plástica ? Fio encruado demora mais para apresentar Deformação Plástica. Vc poderia falar sobre tensão e deformação além de Deformação Plástica. Gostei do vídeo!
Dica top demais, vale sim o joinha!!! Agora Iberê, ainda estou aguardando ansiosamente a "corrida de bicicletas elétricas entre vc e o Celso Portioli" e aí?? Vai rolar???
Opa Iberê, fiquei curioso com uma coisa. É possível aquecer o arame e depois voltar para a temperatura ambiente de forma devagar para reduzir as tensões internas causadas pelo encruamento? Algo parecido com a normalização que fazem no aço temperado para deixá-lo menos frágil. Muito bom o vídeo.
Engraçado que no vídeo em que ele ensina isso, tinha um monte de gente contrariando e falando que ele ensinou errado. Mas agora nenhum deles apareceu pra comentar, kkkk
Acontece o mesmo com a linha de costura? Por que a linha ela fica facil de arrebentar, mais uma vez que e adicionada mais linda ou outro pedaco de linha ela fica mais resistente
Meu avo me ensinou a esticar fio elétrico nos anos 70. Manja fio rigido de cobre? Basta duas pessoas esticarem o fio e no esquema de pukar corda sobe e desce chocando ele na superfície plana
Ibere, sempre q vc entorta um material esta ocorrendo deformação. Existem 2 tipos de deformação, a elástica e a plástica, na elástica, após o material ser entortado ele volta para a posição inicial e na plástica isso n acontece
Imaginei. Pq quando torce ele, muda a direção "da fibra" (falando fibra pois não lembrei de palavra melhor kkk). O outro todo alinhadinho facilita bastante. Iguak imaginar dobrar um parafuso ou um prego
Interessante recurso, inclusive para instalações elétricas, onde não precisamos que fique tão reto, mas que também não fique tão deformado. Vale o "joinha" esperto!
Boa!
Onde se usa arame em instalações elétricas?
@@williamoliveira4462 não é pra arame né 🙃 pra quase tudo isso aí funciona
@@williamoliveira4462 fixação de luminárias, auxílio na distribuição de cabos elétricos em eletrodutos, fixação de tubulações em padrões de entrada de energia, etc, etc e etc...
@@eletricityeletrica faz sentido até
Encruamento é um mecanismo de endurecimento de metais pela deformação plástica. Acontece isso porque o material fica com muitas tensões internas, e aumenta o número de defeitos na estrutura do material, com isso faz com que aumente a resistência, mas perca a capacidade de se deformar (ductilidade). Ótimo vídeo!
sim, aumento de discordâncias na estrutura cristalina e portanto aumento da resistencia e dificulta o escoamento ....kkkk
@@edyneipagliari Caraca, o Google está fazendo escola! hahahaha to zuando.
não esquece o óculos de proteção! é um ótimo espaço para lembrar dos EPIs, principalmente na hora da puxada com alicate de pressão! não dá margem para a sorte! abraço!
Ibere faz um vídeo mostrando todas suas ferramentas elétricas .
Acho que ele mostrou num video passado
Sobre ferramentas
Só mostrar não seria o esperado do Manual do mundo, teria que mostrar desmontar explicar o funcionamento e remontar novamente!
Na série que ele fez, a manual maker ele mostra a maioria, ou todas!
Ja tem, olha o primeiro episódio do Manual Maker
Para quê um arame reto?
Muito simples: para fazer corrente para vasos, aqueles três perninhas para pendurar o vaso na varanda! Faço aos montes. Fica mais bonito e equilibrado com o arame perfeitamente reto.
Aprendi no UA-cam tbm.
Que legal, Patricia!
Boca de balao kkk
@@danielperes36 kkkkkkk
@@caiorodrigues7917 cara tirado ne kkkkkkkkkkkk
@@pedrom4501 sim, kkkkk
Pra mim que faço artesanato de arame,a sua dica foi uma boa ajuda, obrigado e parabéns !
Que demais!
Vish eu ibere e um outro so
Ibere, um outro, mais outro e eu agora
Hm o Iberê o pixu o João o Fábio e agora eu
Muito bom Iberê. É isso aí, tem que avaliar o uso para saber se faz sentido!
Isso aí!
Exatamente!
Oi Iberê, apenas para contribuir com mais conhecimento. Ambos arames deformaram, porém um permaneceu no regime elástico (volta a configuração inicial) e o outro escoou, atingiu regime plástico (não volta a configuração inicial). ;)
SIm, você tem razão. Seria melhor ter dito que um deformou de forma permanente e o outro não :-)
acho que do jeito que ele falou fica melhor pra nós, pessoas com menor conhecimento do assunto, entender
mas concordo que conhecimento *certo* é a chave pra tudo
Eu uso está técnica a anos. Só Ferreomodelista eu uso pra fazer corrimões, andaimes etc. Uma coisa muito útil.
Os antigos usavam essa técnica para fazer aquelas gaiolas de madeira com arame, assim o arame ficava mais reto e rígido facilitando passar pelos furinhos da madeira.
Usamos sempre isso para fazer o arame ficar reto, eu trabalho com gesso usamos o arame para fazer a sustenção das placas de drywall em forros
Sim eu e meu pai tambem faz isso pra prender a estrutura
Uma curiosidade: na engenharia civil, achamamos os arames usados pra amarrar as barras de aço do concreto armado de "arame recozido" exatamente porque ele tem alta maleabilidade e ele tem esse nome por sofrer tratamento térmico, enquanto o mostrado no video sofre o "encruamento"
Melhor canal do UA-cam do Brasil!
Iberê Até a minha professora fala que você é uma boa pessoa que ensina as coisas e explica também acho isso parabéns por ser quem vc é
Observando a experiência, arrisco a dizer que ao esticar na furadeira, temos micros espirais se formando onde, da algum tipo de resistência.
Comparando com o aço para construção, acredito que possa ser o mesmo sistema.. pois neles temos alguns relevos meio que em espirais também.
Só um comparativo... viajei agora.. kkk
Mas acho que valeu a comparação
Vídeo sobre coisas úteis tem o meu like!...
A um tempo vi essa técnica em um canal estrangeiro, sempre uso e gosto bastante, mas não sabia que ficava mas resistente, parabéns Iberê obrigado pelo vídeo!
Isso é ótimo para substituir aquelas argolas em vasos suspensos. Eu uso e fica muito bom
Boa sugestão!
Dá pra deixar o arame reto se segurar as duas pontas e deslizar ele contra uma barra de metal. Pode ser uma grade. Basta esticar o arame contra a grade e deslizar que fica reto e não perde as propriedades (coeficiente de elasticidade e plasticidade)😉
Que legal Iberê, estava estudando sobre a deflexão de vigas e treliças essa semana, e é exatamente sobre isso, na prática podemos dizer que o módulo de elasticidade do arame encruado é maior em relação ao arame inicial, já a perda de resistência se dá pela diminuição da área transversal do arame, no momento em que você aplica o torque pra deixar ele reto
Oi Iberê, mto legal sua explicação. Sou aluno de doutorado em engenharia trabalhando exatamente com estruturas metálicas. Eu só corrigidos no final sobre um arame deformar e o outro não. Ambos arames se deformam. A diferença está em quando começamos a ter deformação PERMANENTE, ou seja, aquela que deixa de ser elástica. De qq forma, o vídeo é mto interessante. Parabéns. Seria interessante, falando do mesmo tema, discutir velocidade de deformação e o quanto isso afeta os matériais. Eu trabalho no laboratório de impacto da poli USP. Se quiser discutir possibilidades de experimentos envolvendo o tema, será um prazer. Abraços.
Meu avô sempre usava essa técnica para desempenar arames para confecção dr gaiolas artesanais.
Eu uso isso para trançar 2 arames (1 arame dobrado no meio). Fica super forte e fácil para montar maquetes.
Parabéns ótima explicação 👍
Ótimo vídeo, só uma observação: existe deformação elástica e deformação plástica, elástica é aquela que volta ao estado inicial, e plástica é aquela que não volta. Logo, os dois arames deformam sim, só que o torcido precisa de mais força para chegar a ter uma deformação plástica
Da hora, uso isso pra fazer varal de arame e nem sabia que tinha esse esquema de deixar mais rígido kkkkk, Valeu Iberê . Você é demais
Isso e um dos princípios usado pra fabricar varas de pesca com fibra de carbono, onde as fibras são fixadas em forma de espiral,. Muuuito toooop o conteúdo
Parabéns 👏👏✌🏼🎣
Que vídeo incrível, Iberê!! Essa informação vai facilitar MUITO o meu trabalho na oficina da minha família!
Meu pai faz gaiolas, quando o cliente pede de arame ele geralmente faz isso para poder colocar, além de deixar girando por mais tempo ele puxa também, assim a qualidade fica melhor.
Tenório.
Arame de balde envolto em palha de aço e grafite e supercola depois coloca-se esse arame enrolado com massa epóxi.
Fica igual a uma serra de ourives.
Faz pra gente vê.
Top, só faltou medir o comprimento e a espessura o quanto mudaram, logo bitola maior mais resistente....
Vi esse vídeo, e usei para alinhar arame de solda mig , para fazer varetas de solda tig perfeito top
A alternativa de teste foi muito inteligente. Parabéns.
Incrível vídeo Iberê, parabéns
Valeu, Pedro!
Essa técnica, salvou muito minhas artes. Aprendi aqui. Obrigada por compartilhar. ❤
Eu uso esse método desde criança..a 20 anos atraz...uso para fazer gaiolas e alçapões artesanais
Ae Manual, por que vocês não fazem o experimento do barril de Pascal? Ia combinar com o submarino, já que trabalha o conceito de pressão, e além disso é facinho da fazer!
Uso muitas de suas dicas para ter praticidade aqui em casa, obrigado e parabéns Iberê. 😊
Bom para entender o que é tenacidade, maleabilidade e ductilidade.
Maravilha! Quando eu precisar, saberei. Valeu!
Tava pensando aqui Iberê, que tal uma bola perfeita de vidro?
Talvez uma collab com uma empresa de vidro em que vc próprio derreta o vidro e tente fazer uma bola, seria massa demais!
Aqui na roça a gente usa isso para juntar um arame com o outro, aí dá para fazer as armações de uma coluna por exemplo
Essa técnica eu uso a muito tempo Iberê. Não imaginava que vc não sabia.
Se vc girou com a furadeira e o arame girou sentido horário ficou mais forte... E se depois disso voltasse a girar para outro lado, sentido anti horário o arame volta ao ao seu ponto original????
Up
muitoooo bom quê tooop lembro que em 2015 mostrei um vídeo seu para um amigo que não gostava de ciências depois dos seus vídeos ele começou a gostar e tirar boas notas . super fã
Que demais! Valeu, Gabriel!
Parabéns gosto muito do trabalho de vocês Deus os abençoe saudades da Mari nos vídeos
Sensacional Iberê! Muito obrigado por todos os vídeos, todo o conteúdo que você já disponibilizou pra todos nós. Com certeza vale todo o trabalho. Abs
Sempre faço isso depois de ver o vídeo ajudou muito
Meu Bisavô usava essa técnica para endurecer os arames das gaiolas de passarinho que ele fabricava.
Lembro dele fazendo isso quando eu era criança.....a muito tempo atrás
Ele também serve para fazer aquelas mini ferragens que alguns gringos usam para fazer mini barragens.
Incrível Iberê, parabéns e obrigado por tirar a minha dúvida :)
Valeu por compartilhar a sua dúvida!
Eu vi isso no shorts, os comentários eram só profissionais em arames, mas nenhum deles falava algo certo
Legal... Essa técnica do arame sempre quiz desentortar arame isso me irritava muito. Valeu Iberê
Opa! Que bom que curtiu!
Meu pai vai chegar em casa e já vai falar "o que tem de novo lá no canal do Iberê" kkkkk ele curte você demais tbm
Que demais! Abraço para ele!
Excelente vídeo! Tenho uma sugestão humilde para o canal q é fazer vídeos q expliquem o q cada ciência estuda nesse estilo de entretenimento, por exemplo: Hj no manual do mundo vamos te explicar o q a engenharia de produção estuda..... ai vai continuando, falando das aplicações etc. isso pode gerar bastante interesse no pessoal, principalmente para os jovens q procuram um "norte". Abraço!
Ibere... faz um vídeo testando um crença de que, deixar a geladeira aberta um um kitnet diminui a temperatura
Tbm tava com duvida em relação a isso
Iberê talvez para explicar melhor para as pessoas esse assunto num próximo vídeo seria bom explicar os conceitos de Resistência e Rigidez. Com essa explicação e o seu experimento acredito ser a combinação ideal!
que interessante fiquei em dúvida nisso naquele vídeo o manual do mundo e o único que explica poriso e o melhor canal do mundo.
Valeu, Felipe!
Então é por isso que os vergalhos tem essa aparência de espiralado, eu imaginava que fosse assim pra dar algum tipo de aderência no concreto sla, nunca imaginei que fosse para manter as vigas mais resistentes e mais difíceis de se deformarem com o tempo. Muito interessante o vídeo!
Pequena correção, tecnicamente deformou nas duas vezes, o regime elástico é uma deformação.
O material deforma no regime elástico primeiro, que é quando tirada a carga ele volta ao normal. No regime plástico, onde a deformação é permanente, e depois até o material romper.
Um exemplo fácil é pegar um lápis ou régua, segurar numa ponta e na outra ir aplicando força, com pouca força quando soltar, ele volta ao normal, perfeitamente. Conforme aumenta a força uma hora ele quebra, isso quer dizer que deforma bastante no regime elástico e quase nada no plástico.
Inclusive RESILIÊNCIA (termo muito usado hoje em dia) é a capacidade do material sofrer deformação elástica. E TENACIDADE é o quanto o material absorve de energia até romper ( elástico +plástico).
A alusão a pessoa resiliente seria que ela aguenta muita "carga" e mesmo assim não muda quem é.
Iberê, tava em dúvida aqui, "puxar uma seringa" tampando a ponta exige vencer a pressão atmosférica e dá trabalho.... Isso aconteceria no espaço? Buguei tentando imaginar o cenário
O êmbolo sai com pouco esforço. A pressão a ser vencida é de 1ATM
Aprendi essa na faculdade. Tinhamos que fazer um cubo de arame.
Por falar nisso, tivemos outro trabalho legal. Fazer uma torre com mais de 50cm com macarrão espaguetti. Faz aí pra nós, Iberê, e explica as forças envolvidas. 😘😀😘
Opa! Valeu a sugestão :)
A ponte com treliças de espaguete também é um trabalho clássico
Nas minhas obras a gente junta duas vias de arame torcido na furadeira pra ter resistencia pra fazer travamento de caixas de vigas que receberão concreto.
Iberê, meu filho Miguel tem 7 anos e é um grande fã seu! Ele pediu para te perguntar o seguinte: Por quê as bolhas de sabão são tão frágeis e há alguma forma de deixá-las mais resistentes? Um grande abraço!
Up
Vale um vídeo sobre alguns conceitos básicos de resistência dos materiais em, sobre o regime elástico, plástico e escoamento. Daria pra separar bem essas resistências. Nesse caso aí torcendo o arame ele fica com uma resistência maior ao escoamento porém uma resistência menor a ruptura.
Quando vc lançar o submarino no mar o que acontece se vc se encontrar com um peixe maior e capaz de engolir o submarino? Ou qualquer peixe que possa te atacar?
Eu fazia gaiolas de pássaros manuais,eu usava essa técnica de amarrar o arame e enrolar com a furadeira, eu pegava uns oito metros por vez, amarrava uma ponta num galho de goiabeira e enrola até quebrar a ponta aqui na furadeira, isso tem fazer três vezes pra ficar bem duro e esticado, e enquanto a gente enrola a gente puxa ao mesmo tempo. Depois é só cortar no tamanho desejado pra confeccionar a gaiola.
Que legal!
Já tentei fazer isso e o arame arrebentou
Uso essa técnica a muito tempo pra fazer minhas antenas de radioamador
Iberê sobre elevador, se oh elevador estiver caindo e tiver uma corda fixa no teto se a pessoa ficar pendurada na corda reduzirá a queda ?
É por isso que ferro de construção parece que esta torcido, é pra ter mais resistência?
Eu trabalho instalando cerca elétrica, eu utilizo essa técnica para os arames ficarem retos.
Não consigo imaginar o trabalho da equipe de gestão do conhecimento pra linkar um vídeo de dois anos atrás nesse! 👏🏾👏🏾👏🏾
Esse método de desentortar o arame , é bastante utilizado na área de Drywall ! Eu faço isso há muitos anos !
É justamente isso que preciso, estou fazendo uma maquete de motor a jato e preciso de pequenas peças retas. Só que o projeto usa latão, será que dá certo?
Belo exemplo do final Ibere, acho que o pessoal vai começar a usar a furadeira p arrumar outras coisas. (Entendedores)
Top. Parabéns pela explicação.
Valeu, Mário!
eu uso para o gesso eh realmente ele fica mais forte de certo modo. ele se estica da problema pelo menos no uso no gesso
Muito bom! Parabéns.
tem um video rolando por ai de um obejto feito de madeira e arame, aonde a bolinha cai, pula na rampa de arame, entra num buraco e cai de novo... e fica nesse ciclo. queria saber se ele ficaria nesse ciclo pra sempre. e se puder faz um igual por favor.
Isso ae ibere sempre com uma otima explicacao .
Deformou = Deformação Plástica ?
Fio encruado demora mais para apresentar Deformação Plástica. Vc poderia falar sobre tensão e deformação além de Deformação Plástica.
Gostei do vídeo!
Muito bom 😃 Excelente vídeo 👏👏👏
Existe um esticador de Arame que vem no canivete suíço que é muito bom para isso
Dica top demais, vale sim o joinha!!! Agora Iberê, ainda estou aguardando ansiosamente a "corrida de bicicletas elétricas entre vc e o Celso Portioli" e aí?? Vai rolar???
Opa Iberê, fiquei curioso com uma coisa. É possível aquecer o arame e depois voltar para a temperatura ambiente de forma devagar para reduzir as tensões internas causadas pelo encruamento? Algo parecido com a normalização que fazem no aço temperado para deixá-lo menos frágil.
Muito bom o vídeo.
Engraçado que no vídeo em que ele ensina isso, tinha um monte de gente contrariando e falando que ele ensinou errado. Mas agora nenhum deles apareceu pra comentar, kkkk
Bateu uma nostalgia quando mostrou o vídeo do barquinho de controle remoto, me lembro de ter visto no dia que o vídeo lançou
Ibere, faz um vídeo sobre a levitaçao quântica
Acontece o mesmo com a linha de costura? Por que a linha ela fica facil de arrebentar, mais uma vez que e adicionada mais linda ou outro pedaco de linha ela fica mais resistente
Realmente fica mais resistente, nem imaginava q poderia ficar tão resistente
Eu tô chocada até hoje com a dica da parafusadeira.
Meu avo me ensinou a esticar fio elétrico nos anos 70. Manja fio rigido de cobre? Basta duas pessoas esticarem o fio e no esquema de pukar corda sobe e desce chocando ele na superfície plana
Ibere, sempre q vc entorta um material esta ocorrendo deformação. Existem 2 tipos de deformação, a elástica e a plástica, na elástica, após o material ser entortado ele volta para a posição inicial e na plástica isso n acontece
vivendo e aprendendo não é mesmo?! agora eu quero ver o Iberê fazer mais alguma coisa com esse conhecimento
Imaginei. Pq quando torce ele, muda a direção "da fibra" (falando fibra pois não lembrei de palavra melhor kkk). O outro todo alinhadinho facilita bastante. Iguak imaginar dobrar um parafuso ou um prego
Olá Iberê, eu queria saber a resistência de um bloco feito de pasta de papel com cola, e de preferência tem de estar bem seco
melhor canal do mundo!!
quem concorda ??? edit valeu Iberê por me notar to muito feliz .
Agr q vc editou o comentário perdeu o coraçãozinho;-;
será que isso também serve pra desentortar pregos? e será que também dificulta que ele entorte?