O país que virou 'lixão' de roupas usadas dos países ricos
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- Todas as semanas, mais de 15 milhões de peças de roupas usadas chegam a Gana, na África Ocidental, onde são disputadas por revendedores.
Grande parte é de doações vindas da Europa, China e dos Estados Unidos.
Mas hoje, muito do que chega nos lotes do exterior são peças de baixa qualidade ou danificadas, herdadas do mercado da "fast fashion" - marcado por roupas mais baratas e pouco duráveis.
Poucas pessoas querem comprar esses produtos, fazendo com que fiquem encalhados e acabem sendo descartados em aterros, que já estão sobrecarregados.
Neste vídeo, o repórter da BBC Africa, Thomas Naadi, mostra que as roupas descartadas por esse comércio já são um problema ambiental em Gana.
Confira no vídeo.
Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbc.com/portuguese
#BBCNewsBrasil #Gana #Roupas
Já conhece o BBC Lê? Lemos para você algumas de nossas melhores reportagens. Está agora como podcast na Apple e Spotify. Links abaixo:
Apple: podcasts.apple.com/br/podcast/bbc-l%C3%AA/id1586358051?uo=4
Spotify: open.spotify.com/show/54YV8Rd6zmvq9Ry55q9HQw
Cadê o Google podcast?
...m ..
B
B
97
Triste 😢😢😢
Essa matéria de vcs é uma porcaria. Informações passada e dadas dessa maneira apenas aumenta preconceito contra os Africanos.
Point of correction, essas roupas não são de graça. Esqueceu de informar ao seu público que empresários Africanos vão lá fora e compram essas roupas que são enviados em contêineres que custa milhares de dólares pra comprar e depois pagar pra despachar pra seus países pra revender.
Vcs Passam uma matéria que parece que essas pessoas não tem roupa pra vestir e estão vivendo de doações de países ricos.
Faça nós Africanos o favor, não ocultam informações dos seus seguidores só pra atrair atenção e visualização. Façam bem suas lições de casa.
A questão de meio ambiente é a preocupação de tudo mundo. Sim, em muitos países Africanos não tem descarte correto de resíduos, e aqui no Brasil onde os aterros estão cheias mesmo com todo o sistema de reciclagem que tem ? Poupe nos
BBC news se são mesmo news e não mais uns pagos pelos q andam a controlar.... sabemos do q falamos então divulguem sobre a Itália, sobre as manifs em todo o mundo, sobre as mentiras co.....aquelas do dito bicho. Tudo p outro fim. Vá divulguem, sejam homens e mulheres.
Eu sempre fico enojado com o cinismo do nosso mundo. É muito bonito protestos contra a destruição da natureza, da poluição em lugares como Paris, Londres, Nova York, São Paulo, Buenos Aires, Lima e etc. A Europa terceiriza seus problemas. Em sua casa é a favor do meio ambiente, mas manda seus lixos para países pobres e ao mesmo tempo clamam protagonismo contra isso, abrem fábricas em países que não possuem ou não respeitam direitos humanos e ao mesmo tempo dizem respeitar os direitos humanos.
O Brasil também tem suas hipocrisías...
Eh mano.. . O sistema q o mundo vive é insustentável e degradante. Só tem país rico pq ele explora país pobre. Eh foda
Verdade
E a moda segue matando, poluindo e escravizando os países pobres!
Concordo plenamente!!!!!
Um mundo de hipocrisia...
Existe um preço a se pagar por esse comportamento... e "a conta" já começa a aparecer mundo afora...
Os EUA tem um projeto de embargo, pra proibir tudo que vem do Brasil devido à poluição, sendo que eles poluem 4x mais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Estou mudando tudo isso aos poucos e virando minimalista, mas tenho um problema grande em encontrar roupas de qualidade boa por um preço razoável. Criei aversão por tudo que se traduz como status, não uso mais ouro, não compro eletrônicos baratos que vão parar no lixo em alguns meses, não uso plástico desnecessariamente, não sou mais outdoor de marca de roupa.
Parabéns! Também estou fazendo isso. Uma libertação!
Como as peças são de qualidade e assim devem durar muitos anos, acredito ser super válido um investimento maior. Mas você pode tentar também peças de segunda mão, q são bem mais enconta e ainda auxilia o meio ambiente, dando uma segunda vida a uma peça descartada. Adotei tem anos o estilo de vida minimalista e como já conhecia esse problema da indústria da moda só compro peças em bazares e brechós, a maior parte das minhas roupas foram 2 ou 3 reais kkk e duram bem, especialmente roupas dos anos 90/2000 a qualidade era muito boa! Isso também me incentiva muito a ter um estilo próprio, consigo seguir tendências (como a volta das calças retas), mas nunca estou "modinha".
Admito que para homens é mais difícil achar peças em bazares, pois homem comumente usam as roupas até rasgar, então talvez em brechós online, como o Enjoei, você tenha mais sucesso na busca.
Espero ajudad
Eu sou assim desde que nasci, mas por ser pobre kkkk
Eu adotei uma vida minimalista a anos, mas não pq quero, e sim pq sou gordola, tenho 6 camisas, 7 cuecas, 2 calças e 5 calções, e tem a minha camisa e calção que só uso em casa que já tá rasgado, mas vou usar até rasgar tudo pq é minha roupa preferida.
É foda ser gordola!
@@luksdanttas Eu também.
Eu já comprava em brechós quando se chamava , loja de roupas usadas.
A pobreza me levou a aprender confeccionar minhas roupas, usando outras roupas usadas,o que hoje tem o nome de customização.
Pelo menos aqui a gente reutiliza tudo 😬
A roupa passa a virar pijama, depois vira pano de chão kkkkkk
Paninho de tirar pó e outras coisas mais 🤣🤣🤣
E ainda depois vira retalho
Quando ainda estão Boas para usar, damos para nossas irmãs ou para as ongs ou igreja. ..
Kkkkkkk pois é
Aqui tbm fazemos isso
E depois vai para o aterro sanitário. Assim como na África.
Existe um pessoal aqui no Brasil, ( inclusive eu mesma fiz muitos testes), que separa as roupas por qualificação de fios, e desfia tudo de novo. Produz novas roupas, carpetes,tecidos atoalhados, tecidos para tapeçaria. Separam botões, zípers, tudo tudo é rotulado e reaproveitado. Inclusive a tecelagem feita de garrafas pet
Eu mesma tenho um conjunto produzido com fios de pet. O conjunto tem 18 anos e continua impecável. Precisa de incentivo. Porque com a reciclagem de metais e papelão, até os governos se metem no assunto, de tanto dinheiro que dá. Dá mais que ouro e diamante.
Que bacana. Você tem alguma página sobre isso, sua ou de empresa que você apoie? Eu gostaria de conhecer isso daí que você falou.
Também quero conhecer! Interessa-me muito isso.
Boa noite . Infelizmente não tenho mais o nome da fábrica que confeccionada roupas de fio pet. Foi um incentivo que o governo começou a oferecer entre 1995 e 2005. Depois a coisa esfriou. Comprei roupas assim no Bom Retiro no comecinho do milênio. Quanto à fabricação de fios de roupas velhas, foi um projeto norte americano, que usou as mesmas técnicas dos fios pet, só que com roupas usadas ou velhas. Começaram também a fazer bolsas de lonas velhas de caminhão. Creio que se derem uma pesquisada encontrem vídeos. Boa sorte.
Muito interessante
Melhor comentário!
Uma vez eu li na porta de um carro: " você não joga fora, joga no planeta terra". E as grandes potencias fingem que se livram do lixo.
Verdade!!!!
Mano, deveríamos ter essa frase impressa em todos os nossos ambientes.
Pura vdd! Eu gosto de viver com pouco e reciclo qdo posso! Temos obrigação de cuidar do planeta
Exato! Não existe jogar lixo fora, porque não existe o "fora"
É como se jogassem o lixo debaixo do tapete.
É cada coisa absurda e desconhecida no 🌎, que só ficamos sabendo através de reportagens interessantes
como essa.
Pra você se ver o desprezo do rico e tambem do pobre pra que esse desespero a vezes pegam roupas que nem servem.
Apenas dividir daria para todos e separariam roupas de qualidade.
@@rbm-n1n
O desespero é porque roupa usada ainda é melhor que usar trapo, mesmo que uns dois números a mais ou a menos.
@@3-_-0-w1t mas tem ropupa ali demais 🤔🤔🤔🤔
@@rbm-n1n
O bastante pra pegar uma ou outra pra si, e o resto é pra vender.
Verdade eu fico passada😱
Seloco! Tanta coisa acontecendo no mundão que a gente nem imagina...
Sim infelizmente
Realmente
Nossa sim
Pse 😳
Também tem o lixo eletrônico que é mandado para países mais pobres.
É muito absurdo tudo isso. Lembrei daquele episódio que despejaram containers com roupas hospitalares ainda sujas aqui no Brasil. É uma tremenda falta de respeito com as populações mais vulneráveis.
👍
Agora, estão despejando papelão. Se brincar vamos receber esgoto já, já.
Roupa hospitalar deve ser incinerada nesse caso são doações de roupas boas para uso comum...É SÓ LAVAR E FICA TUDO BEM
Essas roupas foram incineradas
@@rosi669onde tu viu isso?
As blogueirinhas que amam fazer vídeo de compras de marcas de fast fashion deviam assistir a essas matérias
Assistem, mas é mesmo que nada.
E você acaba de ser convocada a depor na CPI na situação de investigada!
Exato
vai adiantar em nada, vão continuar comprando
Triste 😔
Pior de tudo: ainda somos considerados seres racionais. Imagina se não o fosse?
Por essas e outras acho o ser humano desprezível. É só a ponta do iceberg do que estamos fazendo com o planeta.
O que isso tem a ver com ser racional ou não?
Somos racionais por termos noção do que estamos fazendo
Apesar de muito interessante, a reportagem não explicou nada. Quem paga o transporte dessas doações ? 15 milhões de peças por semana é muito peso e deve gerar um custo de frete bem alto. E o mais importante de tudo: Por que as roupas, doadas, acabam com vendedores, ao invés, de serem doadas para as pessoas ? E por que Gana em particular ?
Contratos com o governo de Gana que ganha muito bem pra ter ese lixao ali. Só que essa grana fica nas mãos dos políticos de lá que são super ricos
Tem em outros lugares também. Enfim um comentário com visão ampla 👏
Também não gostei da falta de informação do pq isso acontece lá
Materia absolutamente incompleta
Exato, não explicam como seria um descarte correto dessas roupas.
Essas imagens são aterrorizantes! E pensar que estamos discutindo a solução dos problemas, mas o problema é muito maior do que imaginamos.
Só um problema que e um câncer em todos os lugares A Corrupção
@@rosangelacosta2067 É. Nessas horas, com todo o esgoto mundial, tendo essa vida aqui no Brasil, e com um líder anticomunista, vemos o quão privilegiados somos.
Estranho é saber que o que é doado, virá mercadoria, num país tão pobre ainda se dão ao luxo escolher, e pq o que não é comercialIsadora não é doado de verdade à quem nada pode comprar?
@@cidaz2670 eu acho que isso é um projeto bem elaborado e, na minha opinião, não tem nada de doação, apesar de darem esse nome. Os países ricos só querem se livrar da responsabilidade do lixo. E como fazem isso? Enviando às nações mais pobres. Mas como vimos, os custos para o ambiente são altíssimos!
Verdade
Já consumi muita modinha e, graças a Deus, me livrei desse hábito que está claramente mostrado ser maléfico após esse vídeo. O planeta agradece nosso consumo responsável.
Tu vai deixar de usar uma coisa por causa do planeta kkkkk, tu so vive uma vez, aproveite a vida, se for pensar pro bem do planeta tem que deixar de fazer e muito coisa
@@NathanG.B usar roupa descartável é "aproveitar" a vida??????
@@NathanG.B É apenas um Terraplanista econômico, eles se esquecem que há povos que estão presos no hábito de serem acomodados nas tais "AJUDAS HUMANITÁRIAS"
Eu sempre digo: Quer ajudar outro país um pouco mais pobre que o nosso? Ajude a Financiar escolas!
@@NathanG.B imagina todo mundo pensar assim e é por isso que o mundo ta essa ""Maravilha"" se a gente tivesse mais consciência não estava nesse estado deplorável...
@@PEDROJJ1000 O que tem haver terraplanismo e consumo consciente? Do que adianta a instrução sem a sabedoria pra manejar a vida de forma consciente?!
CHOCANTE! Vivemos um sistema extremamente destrutivo, mas as pessoas se negam a acreditar
Gratidão pelo documentário. Eu sugiro que roupas do lixão se faça pano de copa, colcha de retalhos, edredom de retalhos, bolsa de pano de retalhos, necessaire de retalhos, saia de retalhos, capa de sofá de retalhos, capa de almofada de retalhos, artesanatos em geral com retalhos para vender. Eu mesma adoro retalhos. Estou cortando roupa velha pra mandar a costureira fazer. Eu não jogo fora.
Jogam fora por causa de uma coisa chamada descaso político mesmo. Isso é o que ocorre. Eu sei que existem outros aspectos. Mas é o que mais nítido aí.
Eu ainda tenho camisetas de algodão com quase 30 anos de uso. Raramente faço doação de roupas, quando faço é porque as roupas ainda estão em bom estado e eu não quero mais usá-las. As poucas roupas que tenho e que já estão desgastadas ou rasgadas acabam virando pano de chão ou trapos para remover e limpar graxa de peças.
Fiz, a mão, uma boneca com uma camiseta que ganhei da minha irmã, há somente vinte anos. Falta por cabelo, mas a minha irmã a quer para ela.
Fiz, a mão, uma boneca com uma camiseta que ganhei da minha irmã, há somente vinte anos. Falta por cabelo, mas a minha irmã a quer para ela.
Esse é o exemplo a ser seguido, parabens! Entramos na fase em que o planeta vai exigir posturas responsáveis de todos nós. Ressinificar o conceito de velho e usado, reciclar tudo quanto for possível é o mínimo que podemos fazer diante de tudo que a natureza já fez por todos nos. Que despertos se multipliquem!🙏🙏🙏
é importando doar roupas para pessoas sem condição.
Exatamente. Não devemos doar lixo , somente coisas de qualidade
O que estamos fazendo com o mundo? Quem disse que alguém precisa receber o lixo de outra pessoa? Quem disse que a gente precisa consumir tanto?
O a temperatura global só tende a aumentar por conta de fábricas
Universo 25
Eu não estou fazendo nada com o mundo .... compro minhas roupas de brechó
Acha mesmo que ele recebem sem querer ou compram???
@@leoncioskt eles recebem das fabricas de outros países como """caridade""" pq sao roupas rejeitadas pelo processo de qualidade (roupas que não dá pra usar)
No dia em que for obrigatório o tratamento de resíduos por parte das empresas, só os empresários realmente éticos permanecerão ...absurdo não haver, por parte de uma das indústrias mais ricas do mundo, nenhuma responsabilidade com o descarte de seu produto ...
*Acredito que esses custos extras recairiam no preço final dos produtos.*
@@vandalosafadis7489 claro que sim
@@vandalosafadis7489 no Japão boa parte das indústrias são responsáveis pelo lixo e não sai tão aquém doq é por aq n
nao vai sobrar nenhum kkkkk
@@rodrigo-os5fd foi o que eu pensei
Fazem 5 anos que não compro uma calça. Tenho 5 calças , traje social 3, camisetas 9, bermuda 5 , calções 3, sapatos 2 pares, tênis 2 pares quando saio e 2 para caminhar. Pra que mais ?
Vdd
Tu ainda tem muito hahaha
Achei muita coisa.
Já pratiquei isso, achava que era caridade. Hoje vejo como algo deprimente a disputa por restos do capitalismo. Nunca vai acabar enquanto não dermos aos menos favorecidos os meios para que progridam.
Você prefere colocar no lixo ou tacar fogo em roupas boas, podendo doar ?
Tem muita gente que ganha mal pra comer e não tem condições de ir na loja comprar.
@@tucasantos4413 obviamente vc não entendeu o que escrevi. Viu ser mais clara: sou o tipo de pessoa que faço doações de tudo o que posso, usados ou novos. Minha resposta foi dentro desse contexto de passar e "jogar" roupas, comida e brinquedos no chão para as pessoas disputarem. Isso é que é deprimente.... Trata-los como animais aos quais se joga os restos do que se tem. Isso não é exercitar caridade. Mas se vc se sente a vontade fazendo dessa forma, vá em frente.
Engraçado que tem gente gastando bilhões achando que vai conseguir morar em outro planeta enquanto não cuidam do próprio.
Daria uma ótima tese de doutorado em engenharia ambiental
Eu particularmente estou aderindo ao minimalismo, uso poucas peças mas que se combinam entre si.
E o povo brasileiro abaixo do minimalismo: R$ 1.100/MES. Aí faz gato na luz.....
👏
Certinho, para os homens e sempre muito mais fácil ser minimalista na vdd os homens já são minimalistas né?por natureza são muitos mais práticos..eu tbem quero aderir ao minimalismo mas ta difícil..😁😁
@@fernandamartins3891 As mulheres sofrem mais pressão estética para estarem arrumadas e bonitas, mas não tem nada a ver homem ser assim por natureza. Tem muitos canais que ensinam a ser minimalista, tenta começar.
@@kateFGMP já vi um monte rsrsr de canais assim mas a questão é na realidade msm q ta difícil mas uma hora eu chego lá pelo menos me aproximar disso né..?conviver com o mínimo possível e ainda estar bonita e meio difícil as vezes
A solução que vi ao meu alcance foi comprar apenas tecidos sem poliéster e costurar minhas próprias roupas.
Ainda tenho poucas peças, pois trabalho fora e tenho 2 filhos, porém Minha meta é substituir cem por cento de meu guarda roupa por peças minhas em tecidos o como algodão, denim, sarja.
Apesar de ainda consumir poucos tecidos sintéticos (como lycra e soft) eu uso as roupas que seriam descartadas por não servirem para doação, como enchimento de almofadas.
Ao menos eu posso ter certeza de que não estão sufocando algum peixe por aí.
com dois filhos órfãos a quase 1ano, registro meus melhores momentos com eles, onde também conto minha história "caminhada" mãe solo, viúva, dona de casa, cuidando de tudo sozinha.
Não é por nada, mas o que tua breve situação atual de vida tem a ver com lixão de roupas?
Assustador, as empresas fabricantes deveriam se responsabilizar pelo descarte adequado de peças usadas. Deveria ser proibido esses envios indiscriminados e sem fiscalização a países pobres.
Mas quem tá lucrando e justamente os países pobres
@@corsacapotado7939 tu acha que quem lucra mais nisso é os paises pobres?
São doações feitas pelos países desenvolvidos. Não são para "venda". O que ocorre é que os governos desses países que recebem as doações fazem o desvio para vender!!!! O normal agora em lojas da Europa que tenham o compromisso com o ambiente é do cliente levar peças estragadas de qualquer marca para reciclagem e as lojas oferecem um voucher de compra. Assim evitam esse "comércio ",não esquecendo dos bens alimentares que são destinados a população pobre e que no fim acabam nessas feiras para venda.
@@ousen2473 lucram para receber o lixo, simples assim.
@@ousen2473 é exatamente quem lucra, para os outros são descartes. Você não deve ter tido a oportunidade de conhecer um país pobre realmente.
É assim que eles conseguem se "livrar" de tanto lixo, enviando para outro país em forma de "doações"...
Sim. Mas o país ganha dinheiro por ter esse lixao
Não são doações. Eles pagam por esses ”bulks" na esperança de encontrarem boas peças para revender. Já vi outro vídeo mais detalhado sobre isso. Qdo doamos nossas roupas, as instituições de caridade selecionam as peças para revenda em suas Lojas solidárias ou de segunda mão... O que sobra, revendem para a África, que compra às cegas. Pouquissíma coisa está em boas condições. Isso tem prejudicado a economia local, uma vez que não podem competir com essa quantidade de roupa que é vendida a preços mais baixos.
@@meergoedemuziek isso é mais triste ainda, eles pagam para terem de certo forma mais lixo e os outros países rebem para se livrar do lixo
@@elianea.c.2294 controverso e lamentável
Por isso digo essa perfeição de países de primeiro mundo é uma cortin6de fumaça apenas, tem muita podridão por trás
O problema está na cultura consumismo ocidental! Preferem pagar pouco por roupa que não presta só para terem um trapo novo quase todos os dias. SOLUÇÃO: Mais qualidade, menos quantidade! Mas é necessário mudar mentalidades! Uma coisa muito difícil.
Não só ocidental. O Oriente pegou gosto tambem.
Não só ocidental né, porque o oriente médio, China, Coreia , indonésia e índia faz estragos
O CONSUMISMO EXAGERADO PATROCINADO POR GRANDES EMPRESÁRIOS CAUSA DANOS IRREPARÁVEIS ... PRINCIPALMENTE ÀQUELES QUE JÁ SOFREM ECONOMICAMENTE E ECOLOGICAMENTE... PAÍSES RICOS SÃO CRIMINOSOS SILENCIOSOS NESTE MUNDO COMPETITIVO DA BOLSA DE VALORES
Há pobres no mundo, que não tem comida, como comprariam roupas de qualidade? Mas ainda assim precisam de roupas sim, sua colocação é duvidosa
@@cidaz2670 a questão não está relacionada com o consumo dos pobres, mas sim com a grande parte da população ocidental (classe média) que com €50 pode comprar uma camisa de qualidade que pode durar muitos anos de uso mas prefere comprar 5 camisas de €10 que duram uma estação anual. Os pobres muitas vezes nem compram, recebem doações da classe média…
Se as pessoas podem pegar os tecidos e fazer colchas de retalho tenho certeza que muito tecidos seriam aproveitados
Infelizmente querem tudo pronto, magina que vão fazer isso.
Dá TRABALHO 🤫
Em vez de ficarem discutindo linguagem neutra, deveriam ver soluções para este tipo de problema que é real
Você foi convocada para depor na CPI, faça suas malas!
Dá pra fazer os dois.
A solução é parar de comprar !
@@BrunoM19T11 linguagem neutra é coisa de doente e isso deve ser discutido diante do psiquiatria.
Linguagem neutra é pura demência
Interessante a reportagem, mas poderia ter explicado sucintamente o que é exatamente fast fashion e quem envia tais roupas para Gana( governo, lojas, ONGs, quem?)
caridade
A África é o lixão do mundo para várias coisas, com eletrônicos funciona de forma parecida, infelizmente. Recomendo o documentário "Obsolescência programada".
Ficou muito mal explicado. Pelas imagens parece que o Reino Unido está enviando seu lixo para países africanos, sem nenhum cuidado com o descarte. God save the queen...and our planet.
eles compram "pacas" em unidades tem: semi novas, com etiquetas e as velhas que ninguém quer é muito barato
se eles comprassem pacas semi novas não existiriam todo esse lixão
Desde criança sou chamada de muquirana, mão de vaca por ter um consumo consciente. Não me importava em usar roupas dos primos etc. hoje em dia sou o que está na moda: minimalista. Tem anos que me visto bem fazendo bazar e comprando em brechó. Melhor coisa que fiz. Minha consciência fica mais tranquila.
Eu também nunca liguei de usar roupa dos primos, meu irmão mesmo quando uma roupa fica pequena pra mim ele usa sem problemas
Desde criança minimalista? Sei... Você é como a maioria dos brasileiros: apenas uma pobre!
@@juancarloduarte8031 Você também é outro pobre!
@@jrxruas e você o que é?
Tbm sou assim, nunca mais pisei em grandes lojas
Vendi meu apartamento, comprei um sítio. Hoje eu vivo maravilhada com tanta vida!
Eu achava que as roupas eram doadas para pessoas que não tinham o que vestir. Não sabia que era para vender. Estou chocada
Ainda bem que tem mais gente procurando por brechós . E aqueles filantrópicos .. barato e acha muito coisa boa .
Credo brechó
@@PedroHenrique-tr9be Credo brechó, bom mesmo é viver no lixão, tomar água de esgoto, respirar ar poluído e comer veneno.
Sim, os brechós são ótimas escolhas, coisa mais natural do mundo!
Já achei tênis original lá
"Vamos celebrar a estupidez humana!"
O interessante ( ironia) é que ainda existe uma corrida espacial para colonizar outros planetas! Que lástima, não cuidamos nem do nosso que é o melhor de todos.
Os imbecis dominaram o mundo. Nunca vi tanta burrice liderando de uma só vez.
Querem outros pra poder destruir também
, mais a corrida especial faz os cientistas desenvolver muita tecnologia que tmb vai se benefica para nós .....
@@seumoco9142 coberto de razão,por isso serve a corrida espacial,pra melhorar a vida na terra e dá um jeito nas cagadas que a raça humana faz
@@operandonolimite140 Só os "testes" que o Elon Musk junto com a Space X financiaram para lançarem os primeiros foguetes tripulados já jogaram toneladas de CO2 na atmosfera. Não babe o ovo de bilionário, procure ter uma visão mais cética em relação a todo o acúmulo exacerbado de capital financeiro. Se parar para pesquisar bem, até mesmo quem defende o capitalismo deveria ser contra os bilionários, pois eles são um desperdício imenso de capital acumulado que não movimenta o mercado (com excessão dos MILIONÁRIOS, que nesse caso não são tão inúteis assim).
No Brasil temos problemas semelhantes, recebemos todos os anos contêineres cheios de lixo de países ricos descritos como material para doação, mas na verdade é lixo que nem dá para reciclar, importados por empresas de faixadas ligadas a governos lá fora.
hoje endia da pra fazer casas com contêiner pras pessoas de periferia, mas é difícil o governo querer
e eles são bem elaboradas
@@luizasilveira1354 Na vdd me referia ao material que vem dentro deles. Editei para um melhor entendimento. E o que vc disse é vdd, dá mesmo para fazer casas, bem lembrado.
me passa a fonte de onde vc tirou isso por gentileza
@@reloward Já temos o nosso pra resolver, não precisamos de mais.
O governo desses países poderia todo mês pôr os restos num navio e mandar de volta para esses países.
*Esse é o resultado do desenvolvimento: quanto mais desenvolvido é o país, mais ele poluí.*
poderia ser utilizado para enchimento de colchões e travesseiros, mas é mais fácil descartar ou revender.
Detalhe que essas roupas recebidas foram DOADAS. Elas nem deveria estar sendo vendidas.
Quem faz o descarte irregular são os comerciantes do país que recebe a doação, não quem a fez.
Como se esses países fossem querer
@@felipe333 Aaaaah sim, claro! Como se a "doação" não fosse a forma de resolver o problema de descarte de resíduo de quem "doa", né? Acorda, chegado.
A mensagem da materia: a culpa da poluição em Gana é de quem doa roupas.
Na verdade não exatamente essa doação que você pensou. O pessoal na Europa descarta roupa através de doação pra não parecer descarte. Mas é descarte.
@@andr3lzexatamente
Quando a roupa não serve mais faço crochê de tiras de roupas, em ponto alto. Não sei fazer direito, mas uso todos os tapetes que já fiz. São ótimos como tapetes de cozinha.
O interessante é como o Brasil está com esta fama de vilão do mundo e os países que apontam o dedo para gente são os mesmos que fazem este tipo de coisa: EUA, Europeus, Reino Unido e China!
@redpill1909 por isso que está escrito europeus, se referindo a países europeus... não sei onde vc leu europa
@@makerverso e mesmo se tivesse escrito Europa, dá para entender o que vc quis dizer, povo gosta de conversa.
reino unido não é Europa???
Uma coisa estranha no vídeo é que as roupas são doadas e isso vai para comerciantes venderem? Qual o sentido nisso.
O problema está em eles receberem roupas de graça pra vender, pois se eles tivessem que pagar por isso jamais que iriam descartar assim já teriam prejuízo e aí achariam uma forma de aproveitar.
Não entendo porque isso não vai diretamente pra quem precisa já que é doação. Deve ser populismo barato de algum ditador, coisa típica desses socialistas da África.
@@efrm1528 não é doação realmente. É descarte. O doado é só pra não parecer que estão jogando fora. O comércio apareceu depois.
Tenho três filhas com diferença de cinco anos entre elas. E a mais nova usa as roupas que a mais velha e a do meio usaram, ou seja, mais de quinze anos de uso das mesmas roupas. Gasto pouquíssimo com roupas e sapatos na minha casa.
Vamos reciclar!!!!!!
@Jonas F. Definitivamente as maiores riquezas não são COISAS. Ricos são os que tem algo bom de si mesmo para doar.
Aqui em casa todo mundo anda pelado! Roupa só quando sai de casa.
@@vladimirzuvanov8229 KKK?
Ser africano é um ato de resistência. Saqueados, sequestrados, colonizados, dizimados por guerras e agora depósito de lixo. Muita tristeza.
Isso é um comércio para algumas pessoas. Eles compram essas roupas no exterior, importa pra seus países e revende. Nós Africanos que não tem sistema de reciclagem e nem controle da entrada desses produtos. Infelizmente as pessoas tem isso como fonte de renda e por ser um pouco barato do que roupas novas eles compram.
O governo não consegue gerar emprego suficiente e as pessoas vê isso como forma de ganhar seus pão de cada dia.
Agora, a China está dormindo esses mercados. Eu posso encomendar as coisas da china e virão como novas e também continuem poluindo o nosso meio ambiente pois não temos um sistema de descarte adequado e nem informações adequadas para a população sobre quais impactos essas ações tem sobre o meio ambiente.
Dentre as muitas causas deste absurdo existe uma causa raiz: a vaidade humana...
Depois não poderemos reclamar das reações da Natureza para reequilibrar o ecossistema do Planeta...
TODOS nós, viciados em compras, moda e marcas, somos culpados por isso também. Vamos consumir com consciência, minha gente! 🙏🙌
Vc que eu não tenho dinheiro pra nem comprar um guarda chuva
O problema n é apenas o consumismo e ssim o material q é feito essas coisas e a falta de empresas de reciclagem
O ser humano é muito consumista mesmo.
O pior é que ainda querem influenciar outros a serem.
"Ai, seu celular é ótimo, tá em bom estado... mas acabaram de lançar esse modelo, esse aí tá ultrapassado"
Ainda bem que uso minhas roupas até rasgar, e quando rasga, eu faço de pano de chão até rasgar mais. Ou então dôo para os mais necessitados as peças que ainda estão boas, mas não quero mais...
@@josedivaldo8895 está crescendo o número de pessoas q consomem slow fashion e segunda mão justamente por isso. Não é por falta de dinheiro.
Nossa...😮...me lembrou um filme...
Wall-e, de 2008. Muito triste...
Vdd
Vdd
O mundo está indo nesse pegada
Semana passada vi reportagem de um país rico q se preocupa com meio ambiente, com desmatamento, mandou toneladas de lixos para o Brasil. Hipocrisia dessa gente não tem limite. Aquele país 🇺🇸, sempre está disposto a salvar o mundo 🌎🌍🌏 EUA.🤬
Foi uma estatal ou uma empresa?
Qual país? O que que era o lixo?
👍
Exatamente. Limpam o pais deles e descartam aqui, na Africa.
Putz aqui virou o lixão dos outros também kkkkkk
Triste, muito triste. Ultimamente tenho reduzindo muuuuito a quantidade de roupas. Quando começam a estragar, procuro pensar em alguém para doar. Mas tem que ser alguém que realmente vá usar, porque já doei roupas boas pra não servirem mais e as encontrei jogadas na rua. Também procuro reutilizar como panos de limpeza e até para artesanato.
Gente, essa Roberta Annan é maravilhosa, que mulher inteligente. Deveriam ter dado mais notoriedade à fala da mesma, que por sinal, tem uma dicção perfeita e sabe usar as palavras.
Mds. Tem mais resíduo do que moradia. Graças a Deus, não tenho essa cultura do consumo, durmo com a consciência tranquila.
Meu Deus acho que a maioria das pessoas no mundo não tem essa informação, deveria ser mais divulgada pela mídia, já que se fala tanto em proteção ambiental. Grata sempre grata
E não mandar roupas danificada pensando que pobre aceita qualquer coisa, um absurdo.
Para mostrar aos amigos e parentes que acham que por ser "doação", pode mandar qualquer coisa (e geralmente coisa prá lá de ruim).
Mandam o lixo...
Ee recalque, lá vem o poste mijar no cachorro outra vez, o doador virou vilão, 👏👏👏.
Alguém colocou uma arma na cabeça e obrigou o povo de lá aceitar as roupas???
Os vilões são quem recebem essas mercadorias e por propina repassam a mercadoria pra comerciantes caçadores de marcas e depois jogam no lixo o que serviria pra quem sequer tem algo pra vestir, 🤔🤔🤔.
Chega de cauda balançar o cão, vamos pensar e deixem de serem doutrinados pelo limitadíssimo malditamente correto, 😮💨😮💨😮💨.
@@alexlier2743 gostei dos dois pontos de vista. Muitas pessoas compram demais pois pensam que doando o usado estão fazendo o bem. Mas também tem esse outro lado de quem recebe qualquer coisa. Vamos colocar tudo isso de uma maneira menos agressiva? Pois a isso também faz bem ao planeta.
É porque praticamos caridade, aí vale qualquer coisa - o outro não tem mesmo nada... Não somos solidários.
A solidariedade passa por se colocar na posição do outro. Quem é solidário, não dá o que lhe é imprestável.
Cuesta 100 dólares uma paca de roupa.🐂🐂🐂
As marcas, fabricantes não querem discutir esse assunto. 💰
Uma das soluções seria ensinar o povo que recebem as roupas com defeitos a customizar ,reformar ,tem roupas de adultos que podem vestir uma criança se forem criativos ,os países que enviam essas roupas , deveriam enviar máquinas de costura , linhas e ensinar esse povo trabalhar um pouquinho pelas roupas que vestem seria muito produtivo...faz bem pro caráter e pra natureza ...
Estou tentando mudar meus hábitos em relação a roupas. A Thais de "antes" compraria roupas o tempo todo. Hoje estou a cada dia aprendendo mais. Só uso o necessário mesmo. Por que temos tantos sapatos e sandálias, pq compramos roupas pra uma ocasião só e depois não usamos mais? Não faz sentido viver assim. As pessoas descartam roupas e nem sabe pra onde vão! Eu só fiquei sabendo disso depois de ver esse vídeo, é chocante. Somos os únicos seres que destrói o próprio planeta, algo de errado não está certo com agente.
A gente, em questão......(pessoas) escreve separado. ..
A não ser que vc se referia ao agente funerário, ao agente penitenciário.......
.
"Mundo de modismo, extremo materialismo
Busca do prazer, todos querem bem viver
O consumismo revela o abismo
Entre o que se quer e o que se pode ter" Abismo do consumismo - Tribo de Jah
O sol é para todos,
a sombra é para quem trabalha,luta, estuda, persiste, sofre e é independente
Capitalismo não é dinheiro, é trabalho, serviço, pessoas, bens, o grosso do Capitalismo é trocar um item por dinheiro, e trocar dinheiro por um serviço.
O comunismo é um modelo econômico criado por quem não era especializado em economia mas sim filosofia.
O valor não está na moeda ou no papel, mas na função de ambos em prol do interesse material entre dois ou mais humanos
Sábias palavras.
@@joshuatree2944 vai estudar
O problema ñ é o consumismo e sim a falta de responsabilidade das empresas produtoras destes. Não adianta apenas falar que a culpa é do consumo e ñ fazer nada pra mudar o mundo, tem que pensar em meios de resolver a problematica no meio em que está inserido, ñ adianta viver de utópias, uma vez que nunca paramos de consumir, independente do sistema político (capitalismos, socialismo, algumacoisaismo). O certo é criarem meios de lidarem com próprio lixo, criar políticas rigosas e punição para cada um arcar com q é seu (empresas principalmente). Precisa-se criar tecnologias avançadas pra uma finalização e descarte desses produtos (shampoo, roupas e outros) mais ecológica o possível. A ONU deveria fazer algo, nem se for criar uma faculdade pra formar um novo tipo de profissão voltada pra fiscalização de lixo e ser altamente respeitada(hipótese).
É a maneira que os países ricos encontram para descarte do "lixo" sem compromisso com as nações pobres!
Triste realidade do ser "desumano"!!! 😔😔😔
Ser humano não é apenas ter bons atos, ser maudoso também é ser humano, somos um par e o ímpar da nossa própria história!
Algumas pessoas precisam de roupas e não podem comprar, então por que as roupas doadas para lá são vendidas? E por que o que não serve para vender não pode ser doado? Tem gente que não tem nada, não entendi porque jogam fora.
Mas se Gana recebe roupas usadas e revendem e ainda reclamam disso ? Pq recebem então ? E pq não doam as que não servem para revenda ? Ainda culpa quem doa ? Hipocrisia ao extremo na síndrome do coitadinho.
Uma coisa é fato o ser humano está destruído o planeta. Se todos países fossem bem sucedido, nunca veríamos uma cena dessa.
Eu imaginava que isso acontecia, mas nunca pensei que fosse verdade. Carambolas...
Compra-se 60% mais roupa no ocidente do que há 15 anos. As redes sociais são uma das explicações para esse furor consumista. Postar foto com a mesma roupa não deve pegar bem. Outra razão óbvia é a péssima qualidade do que é produzido.
O CONSUMISMO EXAGERADO PATROCINADO POR GRANDES EMPRESÁRIOS CAUSA DANOS IRREPARÁVEIS ... PRINCIPALMENTE ÀQUELES QUE JÁ SOFREM ECONOMICAMENTE E ECOLOGICAMENTE... PAÍSES RICOS SÃO CRIMINOSOS SILENCIOSOS NESTE MUNDO COMPETITIVO DA BOLSA DE VALORES
Aqui no Brasil também chega containers de roupas usadas! Sim.
Uma vez fui ao brechó e a dona me disse que as roupas chegam de outros países .
As etiquetas das roupas estavam com fabricação estrangeira.
O ser humano, quanto mais poderoso, mais nos envergonha! Dá nojo!
E boa parte dessas roupas nunca foram sequer usadas!
Empresas de fast fashion produzem tanto visando o lucro, que quando muda a coleção, é mais barato jogar a roupa nova fora.
Jogar fora no quintal dos outros, né?
@@naniboscioni ou especificamente na frente das casas kkkkkkk
Tinha que ser sujeira deixada por país rico, depois fica apontando dedin para o Brasil
Ee recalque, lá vem o poste mijar no cachorro outra vez, o doador virou vilão, 👏👏👏.
Alguém colocou uma arma na cabeça e obrigou o povo de lá aceitar as roupas???
Os vilões são quem recebem essas mercadorias e por propina repassam a mercadoria pra comerciantes caçadores de marcas e depois jogam no lixo o que serviria pra quem sequer tem algo pra vestir, 🤔🤔🤔.
Chega de cauda balançar o cão, vamos pensar e deixem de serem doutrinados pelo limitadíssimo malditamente correto, 😮💨😮💨😮💨.
@@alexlier2743 concordo , eu moro na Europa e faço doação de roupas boas .
@@rafaelaernst4392, eu moro no Japão e aqui algumas empresas como a H&M e a Uniqlo recebem doações de roupas, todas são limpas e em condições de uso, algumas tem mais valor até do que quem está vestido estilo casual, no vídeo sequer mostrou alguma roupa que não servisse, mas a galera do mimimi vão na conversa do comerciante corrupto que está reclamando que não veio nada de bom pra vender e vai queimar o serviria pra quem não tem uma peça íntima sequer pra pôr por baixo dos farrapos que são obrigados a usar.
O culpado dessa injustiça está aí, pessoas falando por falar e que não fazem nada e reclamam de quem faz e tem boa intenções.
Desejos de felicidades daqui do Japão, ☺️☺️☺️.
Lá vem o bostileiro defender com unhas e dentes país de gringo, ôh gente aviralatada, não aguenta uma crítica.
A Shein por exemplo fábrica roupas de poliéster q é feitas de plástico. É dessa maneira q elas afetam o meio ambiente, ainda mais pq ela vão para o mar
No Reino Unido não sei mas na Europa não tem tanto público pra Shein porque aqui se ganha o suficiente pra comprar roupa boa. No Brasil a necessidade por Shein é imensa visto que ninguém consegue pagar pelas roupas, é um absurdo.
Tenho um Brechó de garagem odeio poliéster é um material horrível deveria ser proibida a fabricação de roupas de poliéster uma vez que o dscarter dessas roupas é quase impossível só queimando.
Como diz amigo meu Nigeriano que faz Doutorado em Engenharia de Petróleo. Ele diz : quando mais esmola chega mais aquelas pessoas que não quer sair do conforto, mais enojada fica e também exergente.
Essas roupas deveriam ser recicladas pelas próprias empresas… logística reversa
Na verdade no Brasil várias estão mais doando para projetos tudo peças novas da lojas achei super legal,pois fazem bazar abaixo de 10,00 arrecadam dinheiro e ainda ajuda quem precisa consumir.
Meu Deus!! Nem aguentei ver a reportagem inteira. Nós seres humanos somos uma praga para o planeta. É muito triste
Vi uma reportagem. EUA mandando pro Brasil roupas usadas de hospital. Algumas até com sangue. Ah, e Europa manda pneus velhos prá cá. Aqui é a casa da mãe Joana.
Pode me enviar a reportagem ?
Fora o lixo deles que vem parar nas nossas praias
Desculpa te falar mas essa reportagem é fake , pq a guarda portuária e as fronteiras são rigidamente cuidadas e nenhum navio atraca sem autorização portuária e sem checagem de tripulação e carga,
@@alansantim8051 mas e tudo "legal" fera
Por dinheiro! O governo recebe muita grana por ser o lixo desses países! Corrupção total!
Se as pessoas comprassem menos iria se fabricar menos - quem joga as roupas fora não são as fábricas são as pessoas e as fábricas fabricam porque as pessoas compram se cada um fizesse a sua parte viveríamos em um mundo melhor !
Reduzir o consumismo e adotar o minimalismo para a vida ajudaria a reduzir e muito esses quadros. Criaram a falácia da reciclagem... e as pessoas ficam se apoiando nessa desculpa, nessa ilusão. E já estão falando em explorar o espaço para colocar fábricas lá ao invés da Terra. Absurdo esse tipo de pensamento. Horrível!!! ☹
Sem contar a quantidade de água e processos químicos utilizados em todas essas roupas. Realmente um problema a nível mundial. Infelizmente o barato saí caro e o caro está cada vez mais inacessível, onde comprar roupa de boa qualidade a um preço justo é bem difícil.
A estupideza humana não tem limites
Não tem a ver com nossas escolhas têxteis, mas com a postura empresarial. É sobre processos de produção e de descarte/reciclagem.
Mas aí vem a questão: eles vendem o que as pessoas pedem ou as pessoas compram o que eles oferecem?
Tuche!
O mundo é um verdadeiro hospício!
Como pode chegar a "lotar" containers de lixo e exportar, "despachar" em outro país?
Que absurdo.
Além de tudo ainda causam um problema ambiental... É o fim mesmo.
Não sabia disso , e fiquei impressionada em ver como o consumismo está afetando o mundo. E como sempre as populações mais pobres e o meu ambiente é que acabam pagando o pato da história.
qualé, os 40% que são descartados podia ir pra reciclagem não? invés de ir pro aterro
todo mundo erra nessa história e quem se lasca são os peixes
e você acha que em Gana reciclam alguma coisa? mesmo aqui no Brasil, com tantas campanhas, é mínimo o volume de reciclagem dos descartes.
Reciclagem é coisa de país desenvolvido, na África vai pra lixeira.
E pensar que antes da primeira revolução industrial, roupa era algo extremamente dificil de se obter.
Uma vergonha para a humanidade! Até quando irá tudo isso? E nós pagaremos por isso. A natureza é implacável. Não perdoa nunca!!
Deve ser por essa e tantas outras, que milionários e bilionários, inclusive países mencionados na reportagem, estão tão interessados em Marte! Devem estar fazendo um plano de fuga da Terra.
Considero uma necessidade bem realizada e cumprimento a Empresa por dar-nos a conhecer.
Comece cuidando primeiro ao seu redor. Você pode e você deve fazer pelo ambiente que te cerca.
Faça separação de recicláveis do lixo, economize água e energia elétrica, consuma alimentos sem desperdício.
Um pouco de cada um vira muito pra todos.
Lembrando que compra em sites e loja fast fashion ajuda a dar continuidade a esse tipo de poluição.
@@princessheart8123 um padrão de produção , consumo e descarte muito rápido, tipo as roupas entram rápido na moda,mas na mesma intensidade saem e são descartadas , exemplos como Zara, forever 21, shein.
Não tem como escapar
Acho que esse país deveria tentar se especializar na reciclagem dessas roupas, resolveria o problema ambiental, geraria empregos, e melhoraria a economia, oq não pode ser reciclado vira combustível pra usinas
Quem será que assinou acordo para receber lixo?
Igor 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 só falta o governo de lá vê seu comentário 🥰
@@reginapaivaoliveira9776 não sei sobre as roupas, mas gana também é o país que recebe eletrodomésticos velhos dos países desenvolvidos, isso tem a permissão e consentimento do governo, que lida muito mal com esses lixos
@@igorblauth8881 então é pior do que eu imaginava. Deus nos defenda!
@@reginapaivaoliveira9776 sim, os eletrônicos usados já vi reportagens de mais de uma década atrás falando sobre, o povo já vive de reclicar esses itens, mas somente as partes de ouro e materiais puros, por falta de tecnologia
0:04 parece aquelas as festas quando estoura o balão e as crianças pega as balas kkkkkkkk
Se desse cimento e areia pra eles fazer vasos fazer casas com as roupas podia fazer tijolo destas roupas 😊👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽🙏🏽 ia ser uma limpesa e tanto ? Ja pensou nisso tijolo reforçado com roupas de lixo ia ser luxo ???
O ser humano ainda tem muito que aprender. Doar o que não serve é vergonhoso, acumular esses restos da doação em lugares impróprios é crime.
Tinha que descobrir a origem dessas peças para que os próprios cidadãos
Dos países cobrassem das empresas que enviam.
Amigo, essas peças são doações. Elas não deveriam estar sendo vendidas.
@@felipe333 Você acha que essas pessoas que vendem as roupas têm doca no porto, recebem os contâineres do exterior direto nos seus armazéns e de lá saem para vender o que chega de melhor?
Acorda, chegado!
É um monte de gente miserável fazendo do LIXO de países mais ricos sua forma de RENDA (e provavelmente de subsistência)!
@@felipe333 isso é uma fonte de renda pra quem não tem nada, Felipe. O problema é que muitas empresas usam essas "doações "como forma de se livrar de resíduos.Isso acontece muito também com restos de computadores.
Como que ninguem utiliza isso para fazer panos, cobertas, tapetes entre outras coisas recicladas. Estão perdendo muito dinheiro. Se tivesse uma industria de reciclagem têxtil lá, estariam exportando produtos de baixo custo pro mundo todo.
Creio que por questões culturais. O lixo não corresponde ao gosto da população, que não é boba. A quantidade é absurda e desproporcional à necessidade. Eu mesma já não ando suportando itens de artesanato. Quero espaços e superfícies livres.
@@reginapaivaoliveira9776 sim sim, mas digo pra usar como pano de limpeza mesmo, em industrias, ou peças mais baratas para pessoas mais humildes terem acesso.. alguem sempre compra. Ser humajo tem que entender que não existe lixo. No mínimo dos mínimos você pode pegar tudo e tranformar em energia atraves de um pirolisador ou queima.
Aqui não temos esse problema , a roupa vira de sair, depois de ficar em casa depois de dormir e aí vira pano de chão . Tô fazendo minha parte!
Poderiam aproveitar o tecido dessas roupas , produzindo tapetes, colchas de retalhos, cestos, e outros artesanatos c tecido...
É um absurdo atrás do outro, onde vamos parar 😞
Aqui em Uganda não é muito diferente. Os ''''donors'''' europeus trazem toneladas de calçados que não vão mais usar sem se importarem com o objetivo da doação e acabam nas ruas de Kampala sendo vendidos por 1 dolar. Uma parte considerável vai pro lixo...
Esse tipo de atitude dos países ricos com certeza tem incentivo do próprio governo do seu país. Essas coisas cegam a população pra lutar por uma qualidade de vida melhor. Assim com certeza muita gente não dependeria do lixo dos outros e sim poderiam comprar novo com seus próprios dinheiro. Aqui no Brasil chamamos isso de assistencialismo. Me lembra a história do Hitler que em uma reunião depenou uma galinha viva e mesmo ela com dores ele colocou milho pra ela e ela continuou comendo sem se importar com a dor. Ou seja, mantém o povo na miséria mas dá o mínimo pra eles não se revoltarem contra nós. Isso é o que acontece em muitos lugares da África. Infelizmente.
Nossa que situação difícil 😭😪
Então essa roupas que colocamos nos sacos aqui vão ser vendidas em
Outro país?
Por que eles vendem roupas se foram doadas?
Por que descartam o que não seria vendido, ao invés de doar?
(O que não colocam à venda não necessariamente está ruim. Às vezes simplesmente aumenta a oferta, de modo que desvaloriza o preço na demanda - e quebra os negócios de quem vende).
Ou seja, pelo que eu entendi, esse mercado de roupas usadas faz um funil bem estreito dessas roupas, pra continuar lucrando em cima do mercado. Até porque, se o problema fosse a doação de roupas em mal estado, esse filtro poderia ser feito antes das peças saírem da Europa, até porque nem compensa pagar o frete super caro pra chegar em outro país e descartar.