Sou sulista ( Santa Catarina) e é um assunto complicadinho, até prefiro não opinar kkkkk. O Brasil inteiro tem potencial para ser rico, nosso problema é a gestão, enfim, ótimo vídeo. Beijoooo
@@newton8698 já que mencionou política , vamos lá. Não queria abordar esquerda e direita, até porque sou esquerdista. Pior governo foi o de direita, e foi para o Brasil todo. E antes que encha a paciência qualquer outro comentário envolvendo política não irei responder.
@@neucianecristinafandaruff232 isso é achismo seu, vc fala que governos direitistas são prejudiciais, mas a realidade se demonstra outra, vc querendo ou não. Os próprios políticos da sua região são em sua maioria de direita,essa é a verdade. Contra fatos não há argumentos.
@@newton8698reduzir os problemas do nordeste à situação política de esquerda (que tem, o quê? Uns 20 anos?) é uma desonestidade intelecutal problemática. Não é tão simples assim. Antes do PT, já houveram governos que a direita até hoje aplaude. Mas os piores momentos do nordeste foram nesses. Eu também acho que o PT não dá certo. Mas a direita não apresenta solução alguma. O nordeste não possui os recursos naturais que aqui no sudeste são abundantes. As indústrias no sudeste surgiram principalmente graças ao capital acumulado nos séculos XVIII e XIX com a produção de café e leite, principalmente em SP e MG, que se cconverteram em investimentos para abertura de empresas, que consequentemente atraiu pessoas e mais empresas, e não graças a governos. E ainda hoje o Brasil é muito dependente do Agro. Mas no nordeste não ocorreu isso. E não tinha PT. Então, eles não são a raiz do problema. O capital produzido pela cultura da cana-de-açúcar não ficava no nordeste. Inclusive, vinha para o sudeste, já que a família real vivia no RJ. Como não houve um processo de industrialização e o Agro lá não dá certo como aqui, a região não enriquece. Indústrias não abrem lá como no centro-sul, pois é mais vantajoso aqui. Só com investimento público para incentivar a industrialização e promoção de pesquisas para a inovação tecnológica é que o nordeste pode mudar. E lamento, mas nem o PT, nem a direita têm feito propostas nesse sentido. O único discurso da direita tem sido culpar o PT a fim de direcionar o ressentimento do nordestino para eles. Mas eles não estão interessados por brigas políticas. Sem que a direita mostre uma solução, eles continuarão preferindo aqueles que, ao menos, não os odeiam
Em todo país no mundo existem regiões que são mais desenvolvidas dentro do próprio país. Em Portugal também o norte é mais pobre, os portugueses que vieram para o Brasil, na grande maioria foi do norte de Portugal e as ilhas dos Açores e Madeira. Nós Estados Unidos a Califórnia, Texas, Nova York são muito mais ricas do que o Alabama e outros estados. Na Europa a Alemanha, França, Inglaterra são muito mais ricos que Portugal, Grécia e o leste europeu. Isto acontece em todo lugar por uma série de fatores.
Na verdade o problema do Brasil é a desigualdade social discrepante, Estados Unidos e Europa também tem lugares pobres(bem menos que aqui) mas numa média são países com uma boa qualidade de vida, acho que no final todos concordamos que o Brasil é um país com potencial de 1° mundo mas com realidade de 3°.
O vídeo tentou ao máximo fugir da política, porém ela é uma das maiores influenciadoras nessa disparidade, não tem como fugir disso, corrupção, más administrações, enfim, são fatos que não são possíveis deixar de lado.
Isso explica porque os Estados do Rio de janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais estão falidos e depende da União renegociar? Em nenhuma estatística sobre corrupção não vão encontrar em nenhum lugar mais casos que no Sul. Também em nenhum estudo histórico vão deixar de ficar evidente que o Sul recebeu quatro vezes mais recursos, principalmente fiscais e de investimento. A desigualdade econômica se explica por questões geográficas, históricas e principalmente por decisões de governo, concedendo privilégios só Sul desde a Capital do império no Río de Janeiro.
O sul foi amplamente colonizado por imigrantes alemães, italianos, japoneses, polacos, ucranianos, até hoje as cidades com maior concentração de descentes alemães no Sul são as cidades mais seguras e desenvolvidas. Os alemães que foram para SC construíram empresas familiares nos moldes alemães que hoje são empresas gigantes multinacionais como a WEG, Malwee, Hering, Bunge, Tupy, Koch, Grupo Tigre, todas fundadas por decendentes de alemães. Seja SP, SC, PR ou RS, esses são os melhores lugares do país para se viver.
@@paulocesardeoliveira791 Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás estão na lista de estados com mais transparência pública do Brasil, outra, os estados do nordeste são os que mais recebem da união, sendo umas das regiões que menos contribui com elas, estados como SP, MG, PR, SC, recebem da união menos doq produzem. Sem contar as más gestões de governos, enfim não quero entrar mais em política, já que esse assunto aqui no Brasil não é analisado com seriedade e sim com o viés ideológico sempre puxando pra um lado .
@@paulocesardeoliveira791 E além do que vc menciona, o Brasil faz entre as regiões, o que o resto do mundo faz com o próprio Brasil, assim como os países ricos fazem do Brasil uma grande fazenda fornecedora de insumos, dentro do Brasil tbm ocorre, dos estados que recebem mais incentivos fiscais, de explorarem as vulnerabilidades dos estados mais pobres, pra fazer com que uma região extraia o máximo da outra sem dar nenhum retorno, seja explorando matéria prima, mão de obra, ou logística, isso é histórico, desde o governo do café com leite que o país trabalha dessa forma.
A imigração de massiva mão-de-obra qualificada do Japão e Europa do século XIX em diante também foi fator importante, especialmente no caso de São Paulo e do Sul.
Isso não procede, pois os imigrantes europeus e japoneses eram pessoas muito simples e pouco alfabetizadas, que vieram fugindo da fome em seus países de origem. A questão é realmente política. O Nordeste carregou o resto do Brasil por mais de 300 anos. Recife foi a cidade mais cosmopolita de todas as Américas. Além de que, a mídia brasileira expõe o Nordeste de forma muito pejorativa desde sempre.
@@urbancarvalho8497 não mencionei o NE. Falei de outra coisa. E procede sim porque o "não qualificado" para os padrões europeus era mais do que qualificado para os nossos.
Carlos, sem desmerecer os imigrantes, que muito contribuiram para o desbravamento do sul brasileiro e contribuíram imensamente para o progresso do nosso país. Estamos falando dos anos quarenta, onde um Japão tinha um dos maiores índices de analfabetismo do mundo e os europeus, em sua larga maioria, era de camponeses muito empobrecidos e fugindo da fome do pós-guerra, em navios superlotados. Enquanto que o Nordeste vinha de mais de trezentos anos, dando uma imensa contribuição para a riqueza do Brasil, através do cultivo da cana de açúcar. Recife, no início, foi considerada a cidade mais cosmopolita de todas as Américas. Acredito que esses fatos da antiguidade, desmentem a idéia de uma terra seca e improdutiva, como a mídia insiste em divulga até hoje. Salvador foi a primeira capital do Brasil. Se temos seca??? Temos. Mas quem é do Sul sabe que, muito pouco tempo, os sulistas enfrentaram uma longa seca recentemente, que foi contornada pela assistência da região, enquanto que o Nordeste foi abandonado pelo poder público, quando o mesmo fenômeno climático ocorreu na região. Isso são fatos. Atualmente, o sertão produz duas safras anuais de uvas, de excelente qualidade, com o advento da irrigação. Além de outras frutas, exportadas para o mundo inteiro. Desculpe se pareci rude, mas ando estudando exatamente sobre esse assunto. Novamente, te peço desculpas. Não foi minha intenção te combater. Um abraço fraterno.
Sou de RR aqui no extremo norte e vivo na capital mais cara do país, isso em virtude de ser área de garimpo até os tempos atuais. Territorialmente temos as áreas mais ricas do país porém o problema é a administração. O descondenado de nove dedos lá e sua turma (sim, não tem como fugir de política) se encarregou de tirar as terras dos arrozeiros que são dos poucos que geravam algum recurso para o estado com a desculpa de que "são tudo terras indígenas". Infelizmente a maioria dos indígenas so querem saber de estourar o bolsa família na farra e bebida, não precisa ser um gênio pra saber no que dar tirar terras de gente que produz pra dar pra quem só fica deitado na rede sem se importar em ver a família passando fome, e isso sem mencionar a massiva migração de venezuelanos que chegam e aprontam e os que trabalham mandam dinheiro pra família passando fome lá na Venezuela... Tudo isso contribui para afundar mais o estado...
Todas essas questões mostradas no vídeo são reais, porém não dá pra fugir do fator politico, os políticos são os piores vermes desse país, o povo nordestino é muito trabalhador e generoso, as suas mãos construíram o Brasil desde o descobrimento, é triste ver como o restante do país, e seus políticos regionais e nacional tratam esse povo como cabresto totalmente manipulável, e vulnerável.
Isso só existe em regiões interioranas, mas não é só no interior do NE, é no Brasil inteiro. Em grandes centros urbanos é o mesmo para todos também. Explicações rasas para problemas complexos de alguém que não sabe do que fala.
Errado. O problema do Brasil não é a corrupção dos políticos que é pequena, mas dos bancos e instituições financeiras que roubam quase 50% do PIB do país!
@@uriaheep100 Falou tudo. É interessante pras grandes elites que a população pense que o maior problema do Brasil é a corrupção, quando, na verdade, é só a dominação feita pelo capital pra obter mais capital.
@@uriaheep100 Me explique como a corrupção é pequena e as instituições financeiras roubaram 5 TRILHÕES de reais em 2022? Fiquei genuinamente curioso pra entender esse negocio ai
Brasília é uma cidade rica , mas o que faz essa riqueza são os políticos e toda a cadeia ( boa palavra para eles ) que gira em torno deles , pois a cidade propriamente dita gera muito pouca riqueza , vivendo da união .
é só voces aprenderem a votar e mandar congressista decente pra cá, porque de Brasilia mesmo, são apenas 3 senadores dentre 81 e 8 deputados entre os 513
Vídeo completamente enviesado! Primeiro, porque a Bahia e Pernambuco estão, sim, entre os dez estados mais industrializados (inclusive a Bahia está acima de todo o Centro-oeste que ele considera parte sul do pais). Então, falta de boa infraestrutura e mão de obra precária NÃO É causa e sim CONSEQUÊNCIA de falta de investimento e gerenciamento dos governos. Segundo, atribuir a questões geográficas a questão econômica e social é completamente inadequado e falacioso, no mínimo, pra se fazer uma análise desse tipo. Exemplo: a Califórnia tem o maior PIB entre estados norte-americanos e praticamente é todo um deserto! Portanto, é, e sempre foi, uma questão política, interesses econômicos, mão de obra barata (para construir fisicamente principalmente o Sudeste) e, de novo, incompetência no gerir a economia, interesses de grupos econômicos e preconceito racial e de origem. Simples assim 🦧🤷♂️
Realmente o Sul já deu oque tinha de dar sabe onde o Brasil vai querer sair do poço desmatando a nossa Amazônia ela é o único recurso maior do Brasil só que agente do norte já é para tentar separar o norte pq se for para desmatar a Amazônia para o Brasil desmatamos para o norte
@@Deckard_k Se foram somente os nordestinos que elegeram o Lula...então merecemos ser respeitados e paparicados, porque somos nos que damos as cartas nesse país.
Isso acontece no mundo todo. Na Inglaterra, Londres é o centro de tudo, na Itália a região norte também é a mais rica. O Brasil não é diferente. Eu sou Paulistano, ou seja, da cidade de São Paulo e desde criança viajo pelo país e posso dizer que o Nordeste e o Norte cresceram muito desde os anos 70. O Nordeste é lindíssimo e tem uma classe média vibrante o Norte, apesar de ter se desenvolvido, é uma região onde a mobilidade é mais complicada, porém a única razão desses estados ainda terem muita pobreza, se resume a dois fatores: CORRUPÇÃO e Educação de baixa qualidade. A educação de baixa ou péssima qualidade, é um dos sustentáculos do sistema corrupto que domina o país por muitos e muitos anos. Agora mesmo, o Brasil voltou a ser dominado pelo sistema político que só endividou o país e tornou milhões de pessoas dependentes dos favores do estado. É um círculo vicioso, que será quebrado, no dia que a população ACORDAR!
Se o problema fossem governos de esquerda, o RS deveria ser rico e está basicamente passando desapercebido com muita gente lá sem noção se sentido importante e os sustentadores do país, quando na verdade só muito acham e pouco fazem. Vou só levantar dados oficiais e mostrar, em ordem crescente, o PIB por região. 5º PIB da região Norte: R$ 478.173.000.000 4º PIB da região Centro-Oeste: R$ 791.251.000.000 3º PIB da região Nordeste: R$ 1.079.331.000.000 2º PIB da região Sul: R$ 1.308.148.000.000 1º PIB da região Sudeste: R$ 3.952.695.000.000 Dados: IBGE, 2022
A própria história de Portugal/Inglaterra no século XVIII (recomendo conhecer o Tratado De Methuen) já apresentam um pouco de como a colonização portuguesa foi sendo gerenciada. Também indico conhecer a Revolução Pernambucana e a criação de Portos no Sul/Sudeste depois da Independência Do Brasil, até para ter uma ideia de como era planejado a exploração do nordeste para o desenvolvimento do sudeste. (E a "Independência" Do Brasil, também é outro ponto que recomendo ver melhor sobre, até por termos nos tornado uma monarquia depois da resolução, além de ser importante entender melhor os acordos entre as elites brasileiras e portuguesas).
So um exemplo, o Acai rende 3 vezes mais que a Soja! Mas o "espertao" prefere derrubar a mata nativa pra plantar soja e ganhar 3 vezes menos do simplemente colher o "ouro roxo" que ja ta la pronto e continuar plantando e colhendo! O mesml com a castanha, borracha etc. Pega o valor que seria investido na exploracao do petroleo, construcao de plataforma etc e investe em pesquisa e desenvolvimento em bioquimica a partir dos insumos da floresta e o lucro vai ser de trilhoes! Mas, nao ne? Quer explorar o petroleo de qualquer jeito, mesmo ganhando menos e prejudicando todo o resto.
@@cocoronfonfinfun5813 Claro que tem esse fator, porém é inegável que mais de 20 anos de Esquerda no Norte e no Nordeste contribuiu muito para essa diferença também, os caras não melhoram nada, só distribuem migalhas.
@@mrcog6539 me fala no o liberalismo do PSDB trouxe pra SP? Aqui em SC onde moro a política é tão retrograda quanto qualquer outra parte do país. Nosso problema vem de séculos atrás.
@@cocoronfonfinfun5813 porém o lule também tem culpa, pô já foi presidente por 4 anos, e vai ter mais dois anos e nada aqui mudou, sem falar daquela Fátima bezerra que se o Lula e ruim ela e pior, sem falar que povo também não ajuda, sempre colocando as mesmas pessoas na governadoria, aí e foda, sem falar o fator histórico, pois o nordeste sempre foi atrasado, só foi o primeiro estado a ser descoberto mais as outras coisas como energia e água encanada esquece, pô incrível que pareça ainda tem várias comunidades com mais 1mi de pessoas que ter água encanada e luxo( sendo que era pra ser o básico de todo cidadão).
Sim eu acho que não existe rivalidade, e sim divisão e desigualdade . Idem eu também não gosto muito de discutir questões políticas ... você é linda e tem um sorriso lindo ...
Educação? Dados recentes mostram que as melhores notas do Enem são do nordeste, assim como a melhor educação (Ceará) e o melhor salário pago a professores (Maranhão).
Acharam bacias petrolíferas na foz do rio Amazonas a uns anos atrás mas a pressão dos ambientalistas para nao explorar é grande, esses recursos podem mudar e muito a realidade daquela região.
O certo é o norte separar do Brasil aí realmente vai fazer falta pq os gringos só reconhece o Brasil por causa da Amazônia ai quando separar agente desmata ela é faz o norte ser muito rico e pronto 😊
@@yoshiro566 mais estaríamos separado do Brasil não levaríamos sanções pq não iríamos mais fazer parte do Brasil é assim desmatar a Amazônia ela tem bastante recursos que faz qualquer país ficar rico por muito tempo até acabar
Já que você mencionou youtubers do norte, reage ao canal Tatiana Souza. Ela é uma amazonense que vive em algum interior próximo a Manaus. Você vai adorar.
Cara pior que aqui no nordeste dava pra agente poder mudar, porém com nosso governo atual e foda, pois na questão de trabalho o nordestino já e trabalhador por natureza, e na questão de alfabetização mesmo nossa região sendo o mais analfabeto, a maioria das notas boas são do nordeste, ou seja capacidade de crescer a gente tem só falta alguém que nos lídere.
Com certeza, o problema não está no governo atual. Aliás, foi Lula, em seu primeiro mandato, que descentralizou as universidades federais da região Sul do país. Basicamente, se existe faculdade pública com qualidade na região Norte e Nordeste foi por conta dele.
Na questão de educação, a maioria das notas altas foram do nordeste, mas se pegar a média das notas de todo o nordeste não é maior que do sudeste e sul, por exemplo. A nota máxima de alguns poucos não reflete a realidade da média da população nordestina. Não estou dizendo isso para desmerecer só para não acreditarem em uma informação equivocada.
Nota média Enem por estado: Minas Gerais - 561,15 Distrito Federal - 560,08 Rio de Janeiro - 554,27 São Paulo - 550,01 Santa Catarina - 549,81 Espírito Santo - 549,59 Rio Grande do Sul - 548,92 Isso apenas citando os 6 primeiros
@@GabrielFerreira-ob3bq o brigado pela informação, mas eu tava falando mais da região em si, do que os estados, e isso que você falou no primeiro comentário eu já sei, tem várias comunidades aqui com mais de 1mil de pessoas que se você souber escrever e um luxo.
Olha não quero ser grosseiro aqui no nosso país entendemos o modo de vida de todos. O importante é tá tudo asseado, limpo, bem cuidado, isso pra nós éo que importa. Então é só vê o desenvolvimento do nordeste nós últimos 10 anos.
Amigo, o Nordeste trabalhou 300 anos para sustentar Portugal, depois financiou o desenvolvimento do Sudeste e a vinda dos antepassados do pessoal do Sul, que tava passando sufoco na Europa...Ah, não, chega, já fizemos muito pelo país, agora eles lá de baixo que trabalhem muitooooo. Eu só quero minha bolsa família garantida, uma boa praia e uma água de coco geladinha no grau.😂😂😂
De onde tu tirou essa informacao ? Kkkkkkkk nordeste sustentou oq ? Sou carioca e a hisforia do meu estado nao tem nada haver com nordeste kkkkkk😂, se vc fosse um mineiro falando isso ate vai, mas nordeste ninca teve nada haver com sudeste . @@X-MenRevolucao
@@Mpestanaoliveira Me informando, lendo, têm várias análises que explicam por que o Nordeste foi prejudicado ao longo da história, se quiseres, leia esses trechos, aí fala um pouco das manobras de transferência de renda do Nordeste para o Centro-Sul: *À sua interpretação teórica do subdesenvolvimento, Furtado adaptou a análise cepalina de relação centro-periferia, buscando demonstrar que a relação entre o Nordeste e o Centro-Sul do Brasil tinha um efeito extremamente negativo sobre a economia da primeira.* De forma semelhante à análise da Cepal para as relações entre países centrais e periféricos, a relação comercial entre o Nordeste e o Centro-Sul do Brasil tinha um duplo efeito de transferência de renda da primeira para a segunda e de impedimento do processo de industrialização do Nordeste.* *Por um lado, os superávits comerciais do Nordeste com o exterior eram utilizados para financiar as importações da região Centro-Sul do Brasil, beneficiando esta última. O crescimento e a concentração industrial na região Centro-Sul, a política cambial protecionista e a manutenção de uma economia primária no Nordeste faziam com que este importasse bens industrializados do Centro-Sul, a preços mais altos que os do exterior, e exportasse matérias-primas e alimentos para este, Centro-Sul. Adicionalmente, a indústria tradicional do Nordeste havia sido afetada pela construção da rodovia Rio-Bahia, facilitando a penetração dos bens industriais do Centro-Sul no Nordeste e devastando a indústria têxtil dessa região.* *Esse duplo mecanismo de transferência de renda provocava um efeito sobre a economia nordestina semelhante ao efeito dos países centrais sobre a periferia, caracterizado no clássico diagnóstico da deterioração dos termos de intercâmbio da Cepal (Cepal, 1949). Assim, a política de industrialização do Brasil era benéfica para a região Centro-Sul e nefasta para o Nordeste. Furtado negava o argumento de que esses efeitos fossem compensados pelas transferências públicas de recursos via governo federal. Alegava que as transferências, mediante mecanismos comerciais, destinavam-se ao financiamento de investimentos produtivos no Centro-Sul, e que as transferências públicas para o Nordeste tinham caráter assistencial e, portanto, destinadas ao consumo pessoal, sem criar capacidade produtiva. A consequência de sua análise era de que a distância entre o Nordeste e o Centro-Sul tenderia a aumentar.5 Aliás, essa afirmativa estava corroborada nos dados por ele utilizados mostrando que a renda per capita do Nordeste havia caído de 48% para 37% da média nacional, entre 1948 e 1956, e que o peso da região no total da renda nacional havia caído de 15% para 13% no mesmo período.*
@@Mpestanaoliveira Em algum momento eu citei RIO DE JANEIRO, em especifico, eu falei SUDESTE, o financiamento foi em relação a industrialização do SUDESTE e sua infraestrutura...Rio têm royalties do petróleo, não produz nada, e se beneficiou enquanto foi capital, tanto que têm muitos servidores públicos, mais um benefício que ajudou na economia. Inclusive, foi passado por Minas Gerais, que agora é a segunda potência, depois de São Paulo. As indústrias estão em São Paulo.
Estou morando em Portugal, e posso dizer que o norte do Brasil é como Portugal, tem um poder muito grande no turismo mas não tem mão de obra por conta dos jovens que vão ao sul para ganhar mais...
Pra resumir muito resumidamente, o norte tem a floresta e o nordeste um clima semi-árido, ou seja, além da questão do turismo nas cidades costeiras do nordeste, o desenvolvimento no interior do nordeste é muito dificultado pelo clima e solo. Já no sul e sudeste o clima e o solo privilegiam o desenvolvimento agrícola e industrial.
Creio que seja uma questão geográfica e política, a saber: A região sul e partes da centro-oeste e sudeste possuem clima temperado (marcado por temperaturas amenas, elevada amplitude térmica e chuvas bem distribuídas durante o ano). É muito mais propícia à agricultura e pecuária. Percebe-se que há uma faixa que cruza vários países, onde estão localizadas algumas capitais, tais como Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina), Montevideo (Uruguai) e um pouco mais acima Assunção (Paraguai). E nessa faixa onde se concentra a riqueza maior do continente sulamericano. Com relação à política, por erros consecutivos, ao longo de mais de 100 anos, nunca se pode explorar o imenso potencial de riqueza que há na região amazônica, relegando essa fortuna aos cartéis de drogas brasileiros , colombianos, venezuelanos e peruanos; bem como à exploração ilegal e contrabando de madeiras, minérios e biodiversidade ligados às ONGs que representam países europeus, China e países da América do norte. Não creio que haverá mais solução para esse problema específico. O Brasil já perdeu a soberania sobre a região norte.
É bem mais complicado do que parece. O povo do nordeste é trabalhador. É tão verdade que eles vem para São Paulo trabalhar em empregos que ninguém quer. Porém os que ficam no nordeste se acomodam com os benefícios do governo, programas sociais. A raiva dos paulistanos é que pagamos impostos para arrumar essa desigualdade, só que a distribuição de renda continua deficitária. Imagina a Alemanha tendo que ajudar a Europa inteira e não receber nada em troca ou bem pouco
Sou nordestino e concordo com tudo que você escreveu, quando tem eleição presidencial a maior preocupação dos eleitores não é qual candidato irá trazer mais desenvolvimento econômico pra região, e sim quem irá aumentar o Valor dos benefícios sociais. No caso das eleições municipais a realidade é ainda mais triste, em épocas de campanha as pessoas se vendem por determinadas quantidades de tijolos, telhas, cimento e outros materiais de construção. Raramente pedem melhorias na saúde, educação, segurança, ou mais ruas asfaltadas. está é a realidade do nordeste.
Filipa, acompanho vários vídeos seus mas nunca vi (até procurei, mas posso ter procurado mal kkkk) você reagindo à história da grávida de Taubaté. Se você realmente ainda não viu, seria incrível kkkk é uma história que bombou no Brasil... essa é clássica
Boa noite, eu sou da região norte, moro numa cidade incrível que é Belém do Pará, aqui próximo temos Manaus com a zona franca de Manaus. Esse vídeo é um pouco exagerado. Na última década os Estados que mais evoluíram em termo de IDH foram Norte e Nordeste. Beijos
Bem, pra entender o porque de tanta desigualdade é necessário analisar também o lado histórico, que direcionou o Brasil para essa situação. Pelo menos para mim, tem muito a ver com o início do período republicano brasileiro, que intensificou isso com o descaso dos governos e por ser uma região historicamente tomada por oligarquias, coronéis... Primeiro, o nosso país historicamente, ao virar república, concentrou todo desenvolvimento de indústria, e política na região sudeste.e um pouco mais tarde, a região sul. A região sul se "salvou", porque houve o incentivo da vinda de imigrardes europeus italianos, poloneses, alemães e eles sendo trabalhadores e espertos, muitos deles montaram indústrias e negócios próprios. E também a região sudeste sempre foi o local principal, das oligarquias e políticos do Brasil. E no início do período republicano tivemos também a política do café com leite, que concentrava o poder basicamente entre São Paulo e MG. Enquanto isso a região norte e nordeste estavam esquecidas, sem fomento ao desenvolvimento e estava nas mãos de coronéis (coronelismo). O coronelismo foi um sistema rigidamente centrado nas oligarquias, o norte meio que herdou isso tb. E o norte e nordeste até hoje possuem forte influência, cultural desse sistema. Por mais que ele não exista como antes. Por isso é comum a gente ver famílias, no mundo da política, "donas" de um determinado estado no nordeste. E isso contribui para que cartéis se formem, e impeçam a entrada de investimentos nessas regiões, pois isso mexeria no parquinho econômico e político deles. Por isso a região norte e nordeste não se desenvolvem. Hoje em dia no nordeste, por exemplo, existe até "máfia" de carro pipa por lá, porque tem gente que lucra muito com isso. E prefeito quer fazer seu nome, visando eleição com esse tipo de "serviço". Mas claro, existem outros fatores também,como os apresentados no vídeo, mas esses que eu citei, pra mim são os principais. São a principal razão do pq a região nordeste é mais pobre. Pois foi negligenciada pelo governo central por décadas, e deixou a região na mão de coronéis gananciosos. O nosso pacto federativo e centralização de poder em Brasília ajuda a agravar esse quadro tb, porque os estados repassam quase tudo de imposto pra Brasília e não veem nem metade disso de volta.
Já há uma mudança nesse crescimento, o nordeste nestes últimos anos, vem aumentando seu crescimento econômico. Esse vídeo já não é tão fidedigno. Inclusive o nível de ensino, tem melhorado mais no nordeste e caído muito no Sul
Verdade aqui tá cheio de investimento chinês e tem muito chinês e tem as melhores notas essa galera cria vídeo só para dar visualizações e não fala a verdade
@@Cortes487 as fotos dos alunos nordestinos que têm tido notas melhores, não são fotos de chineses, afora que a cidade comprovadamente com um melhor ensino do Brasil, ficava no nordeste. Este é o começo de indicadores de uma melhora, veremos dentro de 5, 10 anos. Mas tenha certeza que a qualidade de ensino no Sul, tem caído muito.
Ah sim..os caras receberam terras de graça e outros incentivos governamentais, enquanto que os escravizados livres e seus descendentes não receberam nada além de racismo e chicote no lombo e você vem com esse papo de meritocracia?
Pará é um dos estados mais rico do Brasil, mas infelizmente os políticos não fazem nada pra melhorar o estado do Pará. Pará era pra ser uma grande metrópole igual são Paulo, rio de janeiro etc. Seja na músicas, gastronomia, frutas, riquezas naturais etc.
Tocantins, para mim, é o melhorzin da região norte, é oque tá mais se aproximando, um pouco, doque tem no sul, moro em palmas, e aqui sempre está crescendo e parecendo uma capital bem grande.
Cidade planejada (palmas), se não for bonzinho é foda, mas a melhor cidade em termos de economia, influência, empregos e afins do Norte é Manaus, depois Belém. Palmas e Boa vista tem o dever de serem mais organizadas.
Outra coisa tbm... a divisão sul é maioria de direita e norte de esquerda, isso falando politicamente onde Políticos de esquerdas foram predominantes no norte e a direita foi predominante no sul.
Se o problema fossem governos de esquerda, o RS deveria ser rico e está basicamente passando desapercebido com muita gente lá sem noção se sentido importante e os sustentadores do país, quando na verdade só muito acham e pouco fazem. Vou só levantar dados oficiais e mostrar, em ordem crescente, o PIB por região. 5º PIB da região Norte: R$ 478.173.000.000 4º PIB da região Centro-Oeste: R$ 791.251.000.000 3º PIB da região Nordeste: R$ 1.079.331.000.000 2º PIB da região Sul: R$ 1.308.148.000.000 1º PIB da região Sudeste: R$ 3.952.695.000.000 Dados: IBGE, 2022
Se o problema fossem governos de esquerda, o RS deveria ser rico e está basicamente passando desapercebido com muita gente lá sem noção se sentido importante e os sustentadores do país, quando na verdade só muito acham e pouco fazem. Vou só levantar dados oficiais e mostrar, em ordem crescente, o PIB por região. 5º PIB da região Norte: R$ 478.173.000.000 4º PIB da região Centro-Oeste: R$ 791.251.000.000 3º PIB da região Nordeste: R$ 1.079.331.000.000 2º PIB da região Sul: R$ 1.308.148.000.000 1º PIB da região Sudeste: R$ 3.952.695.000.000 Dados: IBGE, 2022
9 місяців тому
Filipa Mariza esse canal citado ai mostra direitinho e fala certo sobre o Brasil eu acompanho Brasil é um só um, não podemos separar a união é tudo, beijos se ta linda cada dia hein beijos desse brasileiro pra vc.
O sul se desenvolveu após a imigração europeia. Os europeus receberam terra e apoio do governo brasileiro enquanto o norte é praticamente floresta, povoado, na maior parte, por povos originários e o nordeste era árido e povoado por povos originários e muito por ex-escravos, ambas as regiões e povos não recebendo qualquer ajuda do governo, praticamente abandonados à própria sorte, tornando difícil o desenvolvimento até os anos 70. Hoje, a situação é outra, mas continua desigual por causa do que aconteceu no passado.
As maior quantidade de metropolis do Brasil estão no norte e nordeste como Natal, Fortaleza, Recife, Belém, Salvador, João Pessoa, Manaus. Essas região é pobre comparada com regiões Sul e Sudeste...más são mais rica que muitos países Uma história real...eu perguntei um Português que tinha chegado de Portugal a uns 15 dias o que ele vei fazer numa cidade do interior da Bahia que é considerada como região pobre...ele disse: "se aqui é considerado pobre eu não consigo imaginar como é a região rica"
Colocar parte do subdesenvolvimento da norte usando essa afirmação "na maioria parte, por povos originários e o nordeste era árido e povoado por povos originários e muito por ex-escravos", soa um tanto racista, até pq no nordeste por exemplo teve muita imigração de portugueses, holandeses e franceses, além da africana é claro. Desde que a capital do Brasil saiu de Salvador toda a região norte foi esquecida, por questões POLÍTICAS E ECONOMICAS, colocar culpa na população, ou no ambiente é desculpa esfarrapada, durante séculos toda a região foi esquecida e sem um pingo de investimento. Além disso nos anos 90 quando Brasil bateu seu recorde de fome, a maior parte desse população esfomeada estava no nordeste e outra parte no norte de minas gerais. A diferença de renda/riqueza pouco ou nada tem a ver com a população local, verdade que certas industrias não poderiam ser no nordeste, mas o que ocorreu foi um total descaso e abandono, isso gerou um êxodo pro sudeste onde se concentrava todo o investimento nacional.
O Sul criou as fundaçoes do seu desenvolvimento antes da imigração europeia. A Lei de Terras de 1850 veio exatamente para impedir que europeus e asiáticos adquirissem terras. O Nordeste optou por ficar séculos em lavouras escravistas de açúcar, até mesmo quando o açúcar ja estava sendo produzido na Ásia de maneira muito mais eficiente. Depois quando teve a proibição ao tráfico de escravos, Nordeste começou a movimentar sua economia vendendo seus escravos para o Sudeste que via o café crescendo rapidamente e por isso precisava de mão de obra. Mesmo a economia do ouro no auge em Minas Gerais e posteriormente Mato Grosso, ainda era inferior a economia do açúcar. Quando teve a independência do Brasil, as províncias do Norte e Nordeste lutaram ao lado de Portugal. Queriam voltar a ser parte da colônia. Conforme o Sudeste ia se crescendo por conta do café, as pequenas indústrias iam se desenvolvendo. Essas indústrias surgiram no Brasil inteiro, e eram voltadas para o mercado interno. Elas atendiam as necessidades básicas da população, como calçados, bebidas e comida. Quando o Brasil deixa de ser "arquipélago economico" e se torna "centro-periferia" com a integração das regioes brasileiras por rodovias, a indústria paulista que estava mais desenvolvida toma conta de todas as regiões. A culpa do Nordeste ser pobre é majoritariamente dos próprios governos estaduais
Eu como nordestino do Ceará, já fui muito pobre, minha mãe ganhava 50 REAIS por semana como empregada doméstica... hj em dia não sei mais como andam as coisas por lá pois mudamos a 10 anos pro sudeste...
E faltou dizer no vídeo também que na região nordeste o clima também não colabora. Enquanto no sul e sudeste tem um clima e terreno perfeito para a agricultura, no nordeste tem um clima árido, seco e em algumas partes desérticas, impossibilitando a agricultura e pecuária.
Recomendo você reagir aos últimos vídeos do canal Brasil Urbano. Ele andou de carro por umas cidades do Rio Grande do Sul, mostrando as moradias das pessoas e zonas urbanas. Eu como nordestino digo que vi cidades mais lindas que de países europeus e asiáticos.
Não tem como não dizer isso, mas aquelas divisões do mapa reflete muito politicamente, muito mesmo. Falando aqui por muitos a região Norte aonde fica a Amazônia eh um patrimônio e um orgulho pra nós, o problema mesmo é a outra região que são manipulados politicamente falando, e acabam fazendo más escolhas no congresso e na presidência. Uma alternativa para as regiões Nordeste por exemplo seria investimento em empresas de tecnologia, já trabalhei com muitos profissionais de tecnologia do Nordeste, a turma lá manda muito bem nessa área, acredito que a melhor solução seria investir em setor de serviços e tecnologias.
Quando a pessoa diz que é separatista aqui no sul do Brasil, eu já sei que é burrinho. E olha que eu sou de SC. Quem vê pensa que o motivo da desigualdade é uma mera questão de vontade das pessoas.
Existe uma forte doutrina política nas regiões norte e nordeste, já que são mais vulneráveis. O vídeo não abordou isso, provavelmente pra não causar polêmica, mas é um dos problemas principais.
O Sul não tem água para beber não tem energia o povo saqueando os mercados para arrumar água as casas destruídas o povo carregando os celulares no shopping o lula ganhou em Porto Alegre e o Sul e onde tem mais prefeitos do PT vcs são ipocritas não conseguem ver o problema do próprio estado
Já dizia "As Meninas": Analisando essa cadeia hereditária Quero me livrar dessa situação precária Analisando essa cadeia hereditária Quero me livrar dessa situação precária Onde o rico cada vez fica mais rico E o pobre cada vez fica mais pobre E o motivo todo mundo já conhece É que o de cima sobe e o de baixo desce E o motivo todo mundo já conhece E que o de cima sobe e o de baixo desce
Na verdade, o Estado de são Paulo e o que mais produz riqueza no pais com um quarto das riquezas produzidas do Brasil! E o estado de são Paulo sustenta o restante principalmente o nordeste pelo fato de não produzirem muito, más, ao governo federal decidir doar o dinheiro arrecadado em são Paulo para os estados do nordeste, os governadores do nordeste não querem produzir para manter a mamata assim atrapalhando o crescimento dos estados que precisam!
@@W.C.F91São Paulo = Apenas um estado. Sul = Uma região. SP consegue ser auto sustentável e ter uma boa qualidade de vida sozinho. Não precisa se unir com mais 2 estados pra ser o que é. Juntos os estados do Sul até conseguem ,mas individualmente não.
Cara, perceba quem está no powder atualmente, Veja as cidades, a maioria dos politicos vereadores Sao nordestinos ou filho de nordestinos. E qndo sobe para adm federal, a Camara ESTA cheia de nordestinos, o senado idém, presidencia (olha la) e ate STF ESTA enchendo de nordestinos.les fazem a politica do nosso país semelhante a m##da que eles fazem no nordeste, nao têm senso de desenvolvimento aguçado, pelo que aprendi destes politicos nordestinos, qnto Mai's Gente pobre e miserable melhor, por isso estao fazendo ISSO com o Brasil. Falta representatividade politica de estados melhores no ambito federal e do.inuir ao maximo o numero de nordestinos e seus descendentes da politica
Motivos da diferença de poder econômico entre as regiões do norte e as ao sul: - O clima muito quente no Nordeste afetou o desenvolvimento de boa parte da população mais interiorana por conta das secas, já no Norte muito se deu pela lenta urbanização em ambientes muito alagadiços e vegetados. - No Nordeste e Norte também, por algum motivo, houve uma maior concentração de poder econômico e político que levava e ainda leva à ganhos enormes de uma classe sobre todos os demais. - Por muitos anos ambas as regiões também foram esquecidas pelo governo do país, que desde a mudança da capital para o Rio de Janeiro dava prioridade principalmente ao Sudeste, e depois cada vez mais ao Centro-Oeste (pelo menos à Brasília). - Outra razão foi o grande enriquecimento do Sudeste pelas minas em Minas Gerais, pelo poder político do Rio de Janeiro e pelo ambiente propício a negócios que havia em São Paulo (talvez pela melhor condição que havia para portos), algo que também beneficiou outros estados ao redor. - Por fim, creio que as regiões do sul tiveram muito menos mão de obra escrava (indígena ou africana), mais imigrantes estrangeiros capacitados e assim muito menos população indigente, analfabeta e menor criminalidade. A solução para isso seria uma redução de impostos direcionado ao Norte e ao Nordeste, ao invés da destinação de recursos do resto das regiões ao Nordeste como ocorre pela SUDENE, e só acaba beneficiando a poucos.
O Norte e principalmente Nordeste votam no PT e o Sul vota em outros partidos, um fato que contribui para explicação da diferença na riqueza dessas regiões
Tem que ser muito estupido para fazer um argumento desses, o nordeste é explorado antes do PT existir, na era do carlismo, que nem tem muito tempo assim, ou vc acha que ACM é comunista, é muita estupidez umas falas dessas.
Para de ser lambe cu de políticos vcs não falam em outra coisa a não ser de política,mude esse disco arranhado ninguém ja não aguenta mais com esse papinho.
No nordeste brasileiro, existe o problema da seca, baixa quantidade de chuvas na região do semiárido. Essa escassez de chuvas por períodos longos faz com que pessoas que moram no campo e que vivem da agricultura familiar não consigam arruma o seu sustento e com isso essa parte da população fica pobre dependendo da ajuda do governo. Tem parte do nordeste que chove de forma regular e que tem atividade econômica que não dependente da agricultura familiar, essas áreas são desenvolvidas. Na época de seca prolongada, pessoas da região do semiárido nordestino terminam migrando para as grandes cidades e criando bolsões de pobreza na periferia dessas grandes cidades. Na região sul, não tem problema com estiagem, falta de chuvas regulares, e com isso as pessoas do campo conseguem desenvolver a sua atividade laboral no campo e não viver numa condição de pobreza. No nordeste, tem época que passa 3, 4, 5 anos consecutivos com baixa quantidade chuvas e isso afeta as pessoas pobres que vivem da agricultura familiar. Se na região sul tivesse falta de chuvas, os sulistas teriam os mesmos problemas de pobreza que o nordeste. Existe solução para esse problema, mas têm políticos que não querem resolver o problema da seca porque a dependência dessas pessoas pobres com o governo gera votos. Os pobres recebem migalhas dess classe política e pensam que estão sendo ajudados e terminam votando em quem na verdade os escravizam.
@@filipamariza Amiga, existe no Brasil pessoas segue grupo políticos extremos, querem dividir o Brasil dois países: O Brasil do Norte, ou é denominado República populista democrata são representados pelas regiões do Norte e o Nordeste do Brasil tem uma base política e econômica, em um populismo gerenciados por sindicatos e assistencialismo estatual da economia, cuja modelos socialista. República centro meridional do Brasil onde é representados pelos estados das regiões Sudeste, Centro Oeste tem destaque em desenvolvimento área como; os pólos industriais e o agronegócio tem uma base política liberal democracia defender menos interferência estatal na economia, na vida dos indivíduos... Nesses estados tem IDH muito parecidas com dos países desencontrados.
Na verdade essa coisa de nordeste se muito pobre era muito atrás só que a mídia fica tentando mostrar a pobreza do nordeste para ganhar Ibop só que agora ela está focando no Rj São Paulo que tem muito problema é o Sul também tem uma pobreza que fica escondida bando de ipocritas
@@Eduardo_______o povo do Sul tá pior que o nordeste eles estão sem água para beber e sem energia as casas todas destruídas e e lula ganhou né Porto Alegre e o estado do Sul e a onde tem mais prefeitos do pt
@@Eduardo_______ sim, natural, onde tem oportunidades, quem é qualificado vem trabalhar. Mas mesmo com todo esse histórico, tem muita oportunidade lá tb. Cidades se desenvolvendo. Rir disso é estranho. Não foram paulistanos que ergueram os milhares de prédios de SP. São brasileiros trabalhadores que merecem respeito.
A questão da floresta é plausível porém, a questão geográfica, não procede, pois a região norte é muito mais próxima dos países mais desenvolvidos do mundo.
E outra coisa que gera revolta na população dos estados do sudeste e sul são o repasse de impostos. São Paulo arrecada quase 40% dos impostos que são arrecadados no Brasil ( 1,1 trilhão de reais) e recebe de volta 46 bilhões . O restante é repassado pela união aos outros estados mais pobres . E isso atrasa a região sudeste e sul de se desenvolver porque a região norte não se desenvolve.
Pior que esse dinheiro nem vai pra essas regiões se não estariam melhores, esse dinheiro fica td retido em Brasília tds sabemos o motivo não atoa Brasília tem o maior pib per capita mesmo sem produzir um grão de arroz
Agora se o papo for economicamente, ai vou tee q te desafiar a me mostrar um país que desenvolveu sem apoio industrial seja no próprio país ou explorando outro
O mais correto seria os países que não têm preservação de florestas pagarrem subsídios para os países que preservam. Como incentivo de manter a preservação.
Mais mérito dos colégios particulares caríssimos de Fortaleza (que é de onde vem a maioria dessas notas 1.000) do que de alguma ação governamental específica.
Portugal colonizou por pouco tempo com grande foco, as regiões Norte e Nordeste, mesmo com a Bahia sendo o principal porto de chegada de escravos. Essa colonização deu muito mais prejuízo do que benefício, assim Portugal quase que abandonou o Norte. Depois, a primeira república priorizou os conchavos com senhores de terra do Sudeste. Enquanto isso, o Sul recebeu uma população de imigrantes que superou a anterior, que era de origem colonial, logo sendo gente que não sofre tanto com as heranças estruturais da colonização. Mas isso não é implicância Filipa, são fatos que, com certeza, Portugal atual não tem culpa.
MAS NAO ESQUECE DE FALAR DA POLITICA DO BRANQUEAMENTO NAO VIU, O GOVERNO FACILITOU TUDO PARA ELES, DO CONTRARIO ELES NAO TERIAM VINDO, O BRASIL TEMIAM QUE O SUL FOSSE TOMADOS POR ARGENTINA, URUGUAY E PARAGUAY, ENTAO INCENTIVOU A IMIGRAÇAO DANDO LOTES IMENSOS PARA ELES, NO SUL E SUDESTE GRAUTITAMENTE PARA ELES ABRIREM E ENRRICAR, EM 100 ANOS ELES FICARAM RICOS. TEM CIDADE DE IMIGRANTES COM NOMES E ORIGEM DOS PAISES DELES, TUDO PARA CLAREAR A NAÇAO, POIS AS ELITE TINHAM VERGONHA DE UM BRASIL COM UMA POPULAÇAO MARJORITARIAMENTE NEGRA, COM ISSO, DESTRUIRAM SEUS HEROIS, E O NEGRO ESTA A PROPRIA SORTE ATE HOJE.
Fora que muitos colonos no sul receberam incentivos (terras). Uma região com poucos escravos libertos e muitos europeus com técnicas avançadas e terra para trabalhar. Fica fácil assim (e digo isso como gaúcho).
@@kleinmeester Os imigrantes deveriam se orgulhar do BRASIL ainda mais, ao inves de andarem a pregar divisao, orgulho nazista, regionalista e aversao ao Nordeste. Eles sim devem ser eternamente gratos ao Brasil, pois depois dos portugueses foram os que mais se beneficiaram dessa terra. Ganharam o SUL e parte do SUDESTE de maos beijadas, simplesmente por um privilegio da epoca, o privilegio de serem brancos.
Ri muito no tempo 3:40 quando a Filipa logo percebeu que de alguma forma Portugal estava metido nisso tudo e que alguma culpa sempre sobraria pra Portugal. kkk
De alguns anos pra cá tanto o nordeste como todo centro oeste começaram a apresentar melhoras economicas significativas. Sou de São Paulo mas conheco muito bem estas regioes e vejo ao longo dos anos mudanças cada vez melhores para estas populaçoes mais pobres destas regioes.
12:45 exatamente aumentar os caminhos, uma solução que já está em andamento linhas ferroviárias, que foram descontinuadas a partir de 1940, o combustível era muito barato um tanque de caminhão com 300 L custaria em média r$ 200 na inflação da época, na inflação de hoje quase r$ 3000 tornando o preço do escoamento commodities muito caro por isso está sendo retomado o processo Ferroviários. Descobriram uma quantidade infindável de bolsões de petróleo no norte juntou a Amazônia a coisa vai ficar agitada entre ambientalistas, "ANCAP" anarcocapitalistas, e pessoas que só querem um prato de comida.
Filipa o comentário que venho a acrescentar, foi sobre um comentário que fez. Com relação a parte do Brasil que queria ser independente é apenas o Rio Grande do Sul, é o estado que fica realmente mais ao Sul do Brasil. Não é a região Sul inteira não, a região Sul é composta de três estados (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Meu comentário aqui é com o intuito de ajudar a você entender a divisão do país e essa história de tentar serem independentes do resto do Brasil.
Esse problema tem solução, mas não há intenção de pôr ela em prática. Pois se fizer um projeto de investimento e infraestrutura direcionado ao Note/Nordeste irá desagradar o Sul/Sudeste, e são eles que possuem maior influência política no Brasil. Até pq são os milionários que financiam as campanhas eleitorais por aqui.
O negócio é separar o Norte Nois temos a Amazônia que até então que o Brasil só tem influência com ela bois do norte deveríamos separar e desmatar a Amazônia até levantar nossa economia de país independente
São Paulo manda para o governo federal 1,1 trilhão de reais e isso deve ser mais ou menos 500 bilhões de dólares . O norte recebe incentivos fiscais e repasse da união dos impostos que são arrecadados no sul . Portanto acredito que o problema é político.
Ira desagradar pq o dinheiro vai sumir, e falo isso com propriedade pq sou do nordeste e moro, vejo desde sempre grandes projetos que ajudariam absurdamente na infraestrutura do estado simplesmente não sair do papel ou não ser completo mesmo com a verba liberada sendo completamente torrada. Um exemplo prático, na minha cidade desde quando eu era criança teria que ter construído uma barragem, lembro de indo para escola ver a comitiva do governador na cidade para anunciar a liberação da verba, e nada aconteceu, já sou adulto e até hoje vivemos com racionamento de água toda semana desde quando era criança.... Uma cidade que não consegue fornecer nem água para os cidadãos não atrai nada, perdeu todas as fábricas da cidade, perdeu a agricultura, perdeu tudo por algo que teve o dinheiro liberado e simplesmente não foi feito.
Então você não conhece o Brasil 😂 o Estado de São Paulo sozinho é mais rico do que. O Brasil inteiro e a América Latina. Só a cidade de São Paulo é mais rica do que Portugal 😂
Até o presente momento sim. A população do maranhão possui a renda média de R$409 e está atrás do Pará, Piauí e Ceará. Mas tem que lembrar que Maranhão já foi uma das regiões mais ricas do brasil no século XIX e São Luís era uma das maiores e mais desenvolvidas cidades do país até a Era Vargas. O Centro Histórico é a testumunha da grande riqueza que a região teve e pode voltar a ter se fizer reformas para desconcetrar a renda e incentivar investimentos. Acho que o único jeito é zerar alguns impostos, como o ES fez nas décadas de 70 e 80.
O vídeo esqueceu de citar também as questões climáticas. Terras em zonas temperadas tendem a ser mais férteis. Em zonas temperadas há menos incidência de doenças tropicais. Em climas mais amenos, as pessoas se sentem mais dispostas para trabalhar
Só Não esquece que gringo paga pau para a Amazônia e não para São Paulo pq o gringo tem cidades mais modernas a tara da Europa fica na Amazônia e ela é do Norte e o Brasil só tem credibilidade ainda por conta dela e se agente separar acaba o Brasil rapidinho
Complementando o ultimo governo passado tentou desenvolver o norte pois comecou implementar a logísticas de infraestruturas de transportes e levando agua nas regioes de seca. E a intencao eram de explorar as riquezas regionais.
Filipa poderia fazer um video comentando sobre as manifestações que estão a correr por portugal? é realmente triste o que está acontecendo pois além do setor agrícola também estão a protestar contra os imigrantes. forte abraço.
O correto é o povo do Nordeste separar do Brasil aí acaba o Brasil pq o Brasil só tem um pouco de credibilidade por conta da Amazônia e ela é nossa do norte agente separa e desmata ele simples
Peço desculpas, mas não concordo com relação ao IDH baixo da Amazônia! Porque? Simples, lá tem tudo para crescer, o Brasil de um PIB maior do que do Canadá, de quase todos os países da Europa! Poderia estar bem melhor se não fosse tanta corrupção, mas povo não quer mudar! Então depois querem culpar os outros! 😢😴🍄🤯
Vc não pode comparar o PIB nominal de um país com o outro sem levar em consideração sua produtividade e população. Por exemplo: população da ALEMANHA 83.8 Milhões de habitantes, BRASIL 213 milhões. O PIB nominal da Alemanha, um pouco maior que 4 trilhões de dólares, o PIB nominal do Brasil está em cerca de 2.7 trilhões de dólares, entretanto, quando vamos dividir o PIB de ambos os países por número de habitantes, é notório a discrepância. Quando dividimos o PIB com o número de habitantes, se chama PIB per capita, por pessoa, por cabeça, termo do (LATIM) Alemanha tem um PIB de 36 milhões e Brasil 17 milhões de dólares Isso quer dizer ,que, a produtividade brasileira é muito baixa, isso faz com que os salários se tornem baixos. Um alemão produz 2.5 vezes mais que um Brasileiro, isso quer dizer que eles são mais ricos e geram mais riqueza que nós, mesmo sendo menor. Obs: outro exemplo: o Canadá tem uma população cerca de 38 milhões de habitantes mais que 5 vezes menor que o Brasil, mas tem um PIB um pouco menor que nós Brasileiros, mas quando vamos dividir toda riqueza que eles produzem com apenas uma população de 38 milhões de habitantes, o PIB por pessoa é de mais que 44 mil dólar, entendeu?
Primeiro ponto que não foi bem esclarecido, mas que também é um fator determinante para o senário, é que o sul do Brasil não tem comunismo; evidentemente as pessoas e as grandes empresas buscam estabilidade politica para iniciar seus investimentos. Graças a Deus que não precisamos debater, é visivelmente notório e tudo se reflete por si mesmo.
O Nordeste brasileiro é uma das melhores regiões do mundo para a produção de energia renovável, solar e eólica. Quase toda energia eólica do Brasil vem do nordeste e é o lugar onde mais se investe nesse tipo de energia. A Alemanha identificou o Nordeste brasileiro como o melhor lugar do mundo para investirem em hidrogênio verde. Muito vento, muito sol e não muito longe da Europa.
A verdade é que no norte do Brasil pra construir qualquer coisa você tem que ter aprovação do governo por causa da preservação da floresta, aqui em Belém do Pará é proibido construir prédios com mais de 40 andares pra não prejudicar a ventilação do mar em direção a áreas de floresta, se construir responde processo na justiça e tem que eliminar os andares a mais tudo em nome da preservação da natureza, isso desestimula muitas pessoas que gostariam de investir na região.
Que bom q estão fazendo isso pensando no bem da natureza. É necessário entender q a floresta não é problema ou fator q dificulta, a questão é desenvolver a economia baseada no q a floresta amazônica oferece: desde produtos naturais até o turismo. A floresta em pé pode render mto dinheiro pra região, basta investimento.
Portugal tem uma população de 10 milhões de habitantes e uma economia de 250 bilhões de dólares. A cidade de São Paulo tem 12.5 milhões de habitantes e uma economia de 350 bilhões de dólares. No Brasil existe muitas ilhas de desenvolvimento e regiões imensas de pobreza e bagunça. Muita desigualdade regional e social pra todo lado...
Mas a economia portuguesa não é homogênea. Existe uma separação bem óbvia entre o centro e norte português e a região sul. Algarve, por exemplo, é uma região historicamente pobre.
A principal economia de Portugal é o turismo, o Brasil é a 9ª economia do mundo, nosso dinheiro não é gerado por turistas, nos contribuímos com grandes recursos. Isso não é uma crítica à Portugal, só uma visão mais ampla! E Portugal tbm tem desigualdade, no Porto tem vários outdoor mostrando 2 milhões de pessoas em situação de pobreza e mais 2 milhão a caminho. É muito difícil gerenciar um país que tem o tamanho de um continente inteiro. Problemas políticos existem em todos os lugares!
Então, quando você falou sobre o Sul querer independência e tudo o mais. É aí que vem algumas confusões para quem não é brasileiro. O sul que aparece no vídeo não é uma região, é apenas uma divisão pela metade que ele fez no vídeo. Não existe isso em um mapa. O Sul, com s maiúsculo, ao qual você se refere é a região Sul, que quis uma independência por parte de algumas pessoas, uma palhaçada só. Isso é uma região mesmo, porém não é a mais rica do país. Não chega nem perto. De longe a região mais rica é o Sudeste. Quanto à questão de florestas, bom, da mata atlântica só restou 2% de sua floresta original.
Só são Paulo é mais rico que a região sul toda por muito, fora que as cidades com maior idh do Brasil é grande maioria é do estado de São Paulo. Sempre querem comparar o sul com o nordeste, porque não comparam com São Paulo?
Interessante como tira o centro oeste do 'norte" do Brasil, desta forma ficou apenas o nordeste visto que a região norte do país foi a que teve mais atraso em ocupação e desenvolvimento e o nordeste a mais explorada de todas, explorada em todos os sentidos.
Sou sulista ( Santa Catarina) e é um assunto complicadinho, até prefiro não opinar kkkkk. O Brasil inteiro tem potencial para ser rico, nosso problema é a gestão, enfim, ótimo vídeo. Beijoooo
Beijo 💜💜💜
O que diferencia é que o Norte é governador predominantemente por políticos de esquerda e o sul de direita. Está aí o resultado.
@@newton8698 já que mencionou política , vamos lá. Não queria abordar esquerda e direita, até porque sou esquerdista. Pior governo foi o de direita, e foi para o Brasil todo. E antes que encha a paciência qualquer outro comentário envolvendo política não irei responder.
@@neucianecristinafandaruff232 isso é achismo seu, vc fala que governos direitistas são prejudiciais, mas a realidade se demonstra outra, vc querendo ou não. Os próprios políticos da sua região são em sua maioria de direita,essa é a verdade. Contra fatos não há argumentos.
@@newton8698reduzir os problemas do nordeste à situação política de esquerda (que tem, o quê? Uns 20 anos?) é uma desonestidade intelecutal problemática. Não é tão simples assim. Antes do PT, já houveram governos que a direita até hoje aplaude. Mas os piores momentos do nordeste foram nesses. Eu também acho que o PT não dá certo. Mas a direita não apresenta solução alguma. O nordeste não possui os recursos naturais que aqui no sudeste são abundantes. As indústrias no sudeste surgiram principalmente graças ao capital acumulado nos séculos XVIII e XIX com a produção de café e leite, principalmente em SP e MG, que se cconverteram em investimentos para abertura de empresas, que consequentemente atraiu pessoas e mais empresas, e não graças a governos. E ainda hoje o Brasil é muito dependente do Agro. Mas no nordeste não ocorreu isso. E não tinha PT. Então, eles não são a raiz do problema. O capital produzido pela cultura da cana-de-açúcar não ficava no nordeste. Inclusive, vinha para o sudeste, já que a família real vivia no RJ. Como não houve um processo de industrialização e o Agro lá não dá certo como aqui, a região não enriquece. Indústrias não abrem lá como no centro-sul, pois é mais vantajoso aqui. Só com investimento público para incentivar a industrialização e promoção de pesquisas para a inovação tecnológica é que o nordeste pode mudar. E lamento, mas nem o PT, nem a direita têm feito propostas nesse sentido. O único discurso da direita tem sido culpar o PT a fim de direcionar o ressentimento do nordestino para eles. Mas eles não estão interessados por brigas políticas. Sem que a direita mostre uma solução, eles continuarão preferindo aqueles que, ao menos, não os odeiam
Em todo país no mundo existem regiões que são mais desenvolvidas dentro do próprio país. Em Portugal também o norte é mais pobre, os portugueses que vieram para o Brasil, na grande maioria foi do norte de Portugal e as ilhas dos Açores e Madeira. Nós Estados Unidos a Califórnia, Texas, Nova York são muito mais ricas do que o Alabama e outros estados. Na Europa a Alemanha, França, Inglaterra são muito mais ricos que Portugal, Grécia e o leste europeu. Isto acontece em todo lugar por uma série de fatores.
Verdade. A itália, por exemplo, há uma grande disparidade entre o norte o e sul do país.
Na verdade o problema do Brasil é a desigualdade social discrepante, Estados Unidos e Europa também tem lugares pobres(bem menos que aqui) mas numa média são países com uma boa qualidade de vida, acho que no final todos concordamos que o Brasil é um país com potencial de 1° mundo mas com realidade de 3°.
Esta boa qualidade de vida é fruto da exploração dos outros@@vini_9534
Sim, é verdade. E eu só assinalei 2 fatores principais do porque o sul é mais desenvolvido que o resto.
Bla bla bla, Mas se a gente for converter o real em dólar nós passamos fome, ou seja, seu comentário não tem nenhuma base.
O vídeo tentou ao máximo fugir da política, porém ela é uma das maiores influenciadoras nessa disparidade, não tem como fugir disso, corrupção, más administrações, enfim, são fatos que não são possíveis deixar de lado.
Isso explica porque os Estados do Rio de janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais estão falidos e depende da União renegociar?
Em nenhuma estatística sobre corrupção não vão encontrar em nenhum lugar mais casos que no Sul.
Também em nenhum estudo histórico vão deixar de ficar evidente que o Sul recebeu quatro vezes mais recursos, principalmente fiscais e de investimento.
A desigualdade econômica se explica por questões geográficas, históricas e principalmente por decisões de governo, concedendo privilégios só Sul desde a Capital do império no Río de Janeiro.
Isso não se aplicar á ideologi. Norte possui muitos Estados de direita, e o nordeste de esquerda.
O sul foi amplamente colonizado por imigrantes alemães, italianos, japoneses, polacos, ucranianos, até hoje as cidades com maior concentração de descentes alemães no Sul são as cidades mais seguras e desenvolvidas. Os alemães que foram para SC construíram empresas familiares nos moldes alemães que hoje são empresas gigantes multinacionais como a WEG, Malwee, Hering, Bunge, Tupy, Koch, Grupo Tigre, todas fundadas por decendentes de alemães.
Seja SP, SC, PR ou RS, esses são os melhores lugares do país para se viver.
@@paulocesardeoliveira791 Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás estão na lista de estados com mais transparência pública do Brasil, outra, os estados do nordeste são os que mais recebem da união, sendo umas das regiões que menos contribui com elas, estados como SP, MG, PR, SC, recebem da união menos doq produzem.
Sem contar as más gestões de governos, enfim não quero entrar mais em política, já que esse assunto aqui no Brasil não é analisado com seriedade e sim com o viés ideológico sempre puxando pra um lado .
@@paulocesardeoliveira791 E além do que vc menciona, o Brasil faz entre as regiões, o que o resto do mundo faz com o próprio Brasil, assim como os países ricos fazem do Brasil uma grande fazenda fornecedora de insumos, dentro do Brasil tbm ocorre, dos estados que recebem mais incentivos fiscais, de explorarem as vulnerabilidades dos estados mais pobres, pra fazer com que uma região extraia o máximo da outra sem dar nenhum retorno, seja explorando matéria prima, mão de obra, ou logística, isso é histórico, desde o governo do café com leite que o país trabalha dessa forma.
A imigração de massiva mão-de-obra qualificada do Japão e Europa do século XIX em diante também foi fator importante, especialmente no caso de São Paulo e do Sul.
Isso não procede, pois os imigrantes europeus e japoneses eram pessoas muito simples e pouco alfabetizadas, que vieram fugindo da fome em seus países de origem. A questão é realmente política. O Nordeste carregou o resto do Brasil por mais de 300 anos. Recife foi a cidade mais cosmopolita de todas as Américas. Além de que, a mídia brasileira expõe o Nordeste de forma muito pejorativa desde sempre.
@@urbancarvalho8497 não mencionei o NE. Falei de outra coisa. E procede sim porque o "não qualificado" para os padrões europeus era mais do que qualificado para os nossos.
Carlos, sem desmerecer os imigrantes, que muito contribuiram para o desbravamento do sul brasileiro e contribuíram imensamente para o progresso do nosso país. Estamos falando dos anos quarenta, onde um Japão tinha um dos maiores índices de analfabetismo do mundo e os europeus, em sua larga maioria, era de camponeses muito empobrecidos e fugindo da fome do pós-guerra, em navios superlotados. Enquanto que o Nordeste vinha de mais de trezentos anos, dando uma imensa contribuição para a riqueza do Brasil, através do cultivo da cana de açúcar. Recife, no início, foi considerada a cidade mais cosmopolita de todas as Américas. Acredito que esses fatos da antiguidade, desmentem a idéia de uma terra seca e improdutiva, como a mídia insiste em divulga até hoje. Salvador foi a primeira capital do Brasil. Se temos seca??? Temos. Mas quem é do Sul sabe que, muito pouco tempo, os sulistas enfrentaram uma longa seca recentemente, que foi contornada pela assistência da região, enquanto que o Nordeste foi abandonado pelo poder público, quando o mesmo fenômeno climático ocorreu na região. Isso são fatos. Atualmente, o sertão produz duas safras anuais de uvas, de excelente qualidade, com o advento da irrigação. Além de outras frutas, exportadas para o mundo inteiro. Desculpe se pareci rude, mas ando estudando exatamente sobre esse assunto. Novamente, te peço desculpas. Não foi minha intenção te combater. Um abraço fraterno.
Sou de RR aqui no extremo norte e vivo na capital mais cara do país, isso em virtude de ser área de garimpo até os tempos atuais. Territorialmente temos as áreas mais ricas do país porém o problema é a administração. O descondenado de nove dedos lá e sua turma (sim, não tem como fugir de política) se encarregou de tirar as terras dos arrozeiros que são dos poucos que geravam algum recurso para o estado com a desculpa de que "são tudo terras indígenas". Infelizmente a maioria dos indígenas so querem saber de estourar o bolsa família na farra e bebida, não precisa ser um gênio pra saber no que dar tirar terras de gente que produz pra dar pra quem só fica deitado na rede sem se importar em ver a família passando fome, e isso sem mencionar a massiva migração de venezuelanos que chegam e aprontam e os que trabalham mandam dinheiro pra família passando fome lá na Venezuela... Tudo isso contribui para afundar mais o estado...
Kkkk Filipa começando o vídeo toda confusa
Todas essas questões mostradas no vídeo são reais, porém não dá pra fugir do fator politico, os políticos são os piores vermes desse país, o povo nordestino é muito trabalhador e generoso, as suas mãos construíram o Brasil desde o descobrimento, é triste ver como o restante do país, e seus políticos regionais e nacional tratam esse povo como cabresto totalmente manipulável, e vulnerável.
Infelizmente e o povo que colocam la , e tem culpa e pagam o preço. No nordeste o povo vendem o voto para quem pagar mais
Isso só existe em regiões interioranas, mas não é só no interior do NE, é no Brasil inteiro. Em grandes centros urbanos é o mesmo para todos também. Explicações rasas para problemas complexos de alguém que não sabe do que fala.
O problema do Brasil é o desvio do dinheiro que há em Brasília
Errado. O problema do Brasil não é a corrupção dos políticos que é pequena, mas dos bancos e instituições financeiras que roubam quase 50% do PIB do país!
@@uriaheep100 Falou tudo. É interessante pras grandes elites que a população pense que o maior problema do Brasil é a corrupção, quando, na verdade, é só a dominação feita pelo capital pra obter mais capital.
@@uriaheep100 Me explique como a corrupção é pequena e as instituições financeiras roubaram 5 TRILHÕES de reais em 2022? Fiquei genuinamente curioso pra entender esse negocio ai
Brasília é uma cidade rica , mas o que faz essa riqueza são os políticos e toda a cadeia ( boa palavra para eles ) que gira em torno deles , pois a cidade propriamente dita gera muito pouca riqueza , vivendo da união .
é só voces aprenderem a votar e mandar congressista decente pra cá, porque de Brasilia mesmo, são apenas 3 senadores dentre 81 e 8 deputados entre os 513
Vídeo completamente enviesado! Primeiro, porque a Bahia e Pernambuco estão, sim, entre os dez estados mais industrializados (inclusive a Bahia está acima de todo o Centro-oeste que ele considera parte sul do pais). Então, falta de boa infraestrutura e mão de obra precária NÃO É causa e sim CONSEQUÊNCIA de falta de investimento e gerenciamento dos governos. Segundo, atribuir a questões geográficas a questão econômica e social é completamente inadequado e falacioso, no mínimo, pra se fazer uma análise desse tipo. Exemplo: a Califórnia tem o maior PIB entre estados norte-americanos e praticamente é todo um deserto! Portanto, é, e sempre foi, uma questão política, interesses econômicos, mão de obra barata (para construir fisicamente principalmente o Sudeste) e, de novo, incompetência no gerir a economia, interesses de grupos econômicos e preconceito racial e de origem. Simples assim 🦧🤷♂️
O norte e nordeste que será a salvação do brasil.
é verdade 😁, elegendo os Lula da vida vai salvar mesmo 🤣🤣🤣
Realmente o Sul já deu oque tinha de dar sabe onde o Brasil vai querer sair do poço desmatando a nossa Amazônia ela é o único recurso maior do Brasil só que agente do norte já é para tentar separar o norte pq se for para desmatar a Amazônia para o Brasil desmatamos para o norte
@@Deckard_k Se foram somente os nordestinos que elegeram o Lula...então merecemos ser respeitados e paparicados, porque somos nos que damos as cartas nesse país.
@@paulorocha9301com 230 bilhões de rombo querem respeito 😂
@@paulorocha9301 🤣🤣
Onde vc foi se meter, Filipa do ceu😂 espero que sobreviva
Isso acontece no mundo todo. Na Inglaterra, Londres é o centro de tudo, na Itália a região norte também é a mais rica. O Brasil não é diferente. Eu sou Paulistano, ou seja, da cidade de São Paulo e desde criança viajo pelo país e posso dizer que o Nordeste e o Norte cresceram muito desde os anos 70. O Nordeste é lindíssimo e tem uma classe média vibrante o Norte, apesar de ter se desenvolvido, é uma região onde a mobilidade é mais complicada, porém a única razão desses estados ainda terem muita pobreza, se resume a dois fatores: CORRUPÇÃO e Educação de baixa qualidade. A educação de baixa ou péssima qualidade, é um dos sustentáculos do sistema corrupto que domina o país por muitos e muitos anos. Agora mesmo, o Brasil voltou a ser dominado pelo sistema político que só endividou o país e tornou milhões de pessoas dependentes dos favores do estado. É um círculo vicioso, que será quebrado, no dia que a população ACORDAR!
O problema é estritamente político. Mas, numa democracia, cada povo tem o governo que merece.
Se o problema fossem governos de esquerda, o RS deveria ser rico e está basicamente passando desapercebido com muita gente lá sem noção se sentido importante e os sustentadores do país, quando na verdade só muito acham e pouco fazem. Vou só levantar dados oficiais e mostrar, em ordem crescente, o PIB por região.
5º PIB da região Norte: R$ 478.173.000.000
4º PIB da região Centro-Oeste: R$ 791.251.000.000
3º PIB da região Nordeste: R$ 1.079.331.000.000
2º PIB da região Sul: R$ 1.308.148.000.000
1º PIB da região Sudeste: R$ 3.952.695.000.000
Dados: IBGE, 2022
A própria história de Portugal/Inglaterra no século XVIII (recomendo conhecer o Tratado De Methuen) já apresentam um pouco de como a colonização portuguesa foi sendo gerenciada. Também indico conhecer a Revolução Pernambucana e a criação de Portos no Sul/Sudeste depois da Independência Do Brasil, até para ter uma ideia de como era planejado a exploração do nordeste para o desenvolvimento do sudeste. (E a "Independência" Do Brasil, também é outro ponto que recomendo ver melhor sobre, até por termos nos tornado uma monarquia depois da resolução, além de ser importante entender melhor os acordos entre as elites brasileiras e portuguesas).
So um exemplo, o Acai rende 3 vezes mais que a Soja! Mas o "espertao" prefere derrubar a mata nativa pra plantar soja e ganhar 3 vezes menos do simplemente colher o "ouro roxo" que ja ta la pronto e continuar plantando e colhendo! O mesml com a castanha, borracha etc.
Pega o valor que seria investido na exploracao do petroleo, construcao de plataforma etc e investe em pesquisa e desenvolvimento em bioquimica a partir dos insumos da floresta e o lucro vai ser de trilhoes!
Mas, nao ne? Quer explorar o petroleo de qualquer jeito, mesmo ganhando menos e prejudicando todo o resto.
Ao mesmo tempo que você pergunta, você diz pra não falar de políticos, quis dizer não quer a resposta( pois o problema é politico)
Pois é!
@ronaldmoura401errado, o Sul foi povoado, já a região ao norte teve outra colonização já começa daí a divergência.
@@cocoronfonfinfun5813 Claro que tem esse fator, porém é inegável que mais de 20 anos de Esquerda no Norte e no Nordeste contribuiu muito para essa diferença também, os caras não melhoram nada, só distribuem migalhas.
@@mrcog6539 me fala no o liberalismo do PSDB trouxe pra SP? Aqui em SC onde moro a política é tão retrograda quanto qualquer outra parte do país. Nosso problema vem de séculos atrás.
@@cocoronfonfinfun5813 porém o lule também tem culpa, pô já foi presidente por 4 anos, e vai ter mais dois anos e nada aqui mudou, sem falar daquela Fátima bezerra que se o Lula e ruim ela e pior, sem falar que povo também não ajuda, sempre colocando as mesmas pessoas na governadoria, aí e foda, sem falar o fator histórico, pois o nordeste sempre foi atrasado, só foi o primeiro estado a ser descoberto mais as outras coisas como energia e água encanada esquece, pô incrível que pareça ainda tem várias comunidades com mais 1mi de pessoas que ter água encanada e luxo( sendo que era pra ser o básico de todo cidadão).
Sim eu acho que não existe rivalidade, e sim divisão e desigualdade . Idem eu também não gosto muito de discutir questões políticas ... você é linda e tem um sorriso lindo ...
Política e Educação. Resumindo, é essa a diferença entre Norte e Sul.
Sim, politica no caso desde as capitanias hereditárias
Educação? Dados recentes mostram que as melhores notas do Enem são do nordeste, assim como a melhor educação (Ceará) e o melhor salário pago a professores (Maranhão).
@@uriaheep100 Dados recentes...Que piadista o mundo perdeu!
salários esses pagos com o nosso dinheiro que é enviado pra lá graças a essa desgraça chamada pacto federativo...@@uriaheep100
Enem n é parametro nenhum, na região Norte/Nordeste estão as maiores taxas de Analfabetismo,Violencia e pobreza do Brasil @@uriaheep100
Porque nós ,preservamos a floresta e os governos brasileiros , não deixar que nós desmatamente o nosso território nacional .
Acharam bacias petrolíferas na foz do rio Amazonas a uns anos atrás mas a pressão dos ambientalistas para nao explorar é grande, esses recursos podem mudar e muito a realidade daquela região.
O certo é o norte separar do Brasil aí realmente vai fazer falta pq os gringos só reconhece o Brasil por causa da Amazônia ai quando separar agente desmata ela é faz o norte ser muito rico e pronto 😊
@@Cortes487desmatar a maior floresta do mundo seria pedir pra levar uma invasão ou sanções dos EUA e de outros países
@@yoshiro566 mais estaríamos separado do Brasil não levaríamos sanções pq não iríamos mais fazer parte do Brasil é assim desmatar a Amazônia ela tem bastante recursos que faz qualquer país ficar rico por muito tempo até acabar
@@Cortes487 Caraca mano você está de parabéns,eu nunca consegui ler tanta bosta em tão poucas palavras assim
@@fernandoieger6491 pprt kkkkk
Já que você mencionou youtubers do norte, reage ao canal Tatiana Souza. Ela é uma amazonense que vive em algum interior próximo a Manaus. Você vai adorar.
Cara pior que aqui no nordeste dava pra agente poder mudar, porém com nosso governo atual e foda, pois na questão de trabalho o nordestino já e trabalhador por natureza, e na questão de alfabetização mesmo nossa região sendo o mais analfabeto, a maioria das notas boas são do nordeste, ou seja capacidade de crescer a gente tem só falta alguém que nos lídere.
Com certeza, o problema não está no governo atual. Aliás, foi Lula, em seu primeiro mandato, que descentralizou as universidades federais da região Sul do país. Basicamente, se existe faculdade pública com qualidade na região Norte e Nordeste foi por conta dele.
Na questão de educação, a maioria das notas altas foram do nordeste, mas se pegar a média das notas de todo o nordeste não é maior que do sudeste e sul, por exemplo. A nota máxima de alguns poucos não reflete a realidade da média da população nordestina. Não estou dizendo isso para desmerecer só para não acreditarem em uma informação equivocada.
Nota média Enem por estado:
Minas Gerais - 561,15
Distrito Federal - 560,08
Rio de Janeiro - 554,27
São Paulo - 550,01
Santa Catarina - 549,81
Espírito Santo - 549,59
Rio Grande do Sul - 548,92
Isso apenas citando os 6 primeiros
@@GabrielFerreira-ob3bq o brigado pela informação, mas eu tava falando mais da região em si, do que os estados, e isso que você falou no primeiro comentário eu já sei, tem várias comunidades aqui com mais de 1mil de pessoas que se você souber escrever e um luxo.
@@GabrielFerreira-ob3bq cara desculpa, eu tinha esquecido de colocar que e na redação do Enem, não na educação em geral, foi mal 😅😅
Olha não quero ser grosseiro aqui no nosso país entendemos o modo de vida de todos. O importante é tá tudo asseado, limpo, bem cuidado, isso pra nós éo que importa. Então é só vê o desenvolvimento do nordeste nós últimos 10 anos.
Sem saber lançámos, por acaso, a reação ao mesmo vídeo kkkk 😂😂
Amigo, o Nordeste trabalhou 300 anos para sustentar Portugal, depois financiou o desenvolvimento do Sudeste e a vinda dos antepassados do pessoal do Sul, que tava passando sufoco na Europa...Ah, não, chega, já fizemos muito pelo país, agora eles lá de baixo que trabalhem muitooooo. Eu só quero minha bolsa família garantida, uma boa praia e uma água de coco geladinha no grau.😂😂😂
De onde tu tirou essa informacao ? Kkkkkkkk nordeste sustentou oq ? Sou carioca e a hisforia do meu estado nao tem nada haver com nordeste kkkkkk😂, se vc fosse um mineiro falando isso ate vai, mas nordeste ninca teve nada haver com sudeste . @@X-MenRevolucao
@@Mpestanaoliveira Me informando, lendo, têm várias análises que explicam por que o Nordeste foi prejudicado ao longo da história, se quiseres, leia esses trechos, aí fala um pouco das manobras de transferência de renda do Nordeste para o Centro-Sul:
*À sua interpretação teórica do subdesenvolvimento, Furtado adaptou a análise cepalina de relação centro-periferia, buscando demonstrar que a relação entre o Nordeste e o Centro-Sul do Brasil tinha um efeito extremamente negativo sobre a economia da primeira.*
De forma semelhante à análise da Cepal para as relações entre países centrais e periféricos, a relação comercial entre o Nordeste e o Centro-Sul do Brasil tinha um duplo efeito de transferência de renda da primeira para a segunda e de impedimento do processo de industrialização do Nordeste.*
*Por um lado, os superávits comerciais do Nordeste com o exterior eram utilizados para financiar as importações da região Centro-Sul do Brasil, beneficiando esta última. O crescimento e a concentração industrial na região Centro-Sul, a política cambial protecionista e a manutenção de uma economia primária no Nordeste faziam com que este importasse bens industrializados do Centro-Sul, a preços mais altos que os do exterior, e exportasse matérias-primas e alimentos para este, Centro-Sul. Adicionalmente, a indústria tradicional do Nordeste havia sido afetada pela construção da rodovia Rio-Bahia, facilitando a penetração dos bens industriais do Centro-Sul no Nordeste e devastando a indústria têxtil dessa região.*
*Esse duplo mecanismo de transferência de renda provocava um efeito sobre a economia nordestina semelhante ao efeito dos países centrais sobre a periferia, caracterizado no clássico diagnóstico da deterioração dos termos de intercâmbio da Cepal (Cepal, 1949). Assim, a política de industrialização do Brasil era benéfica para a região Centro-Sul e nefasta para o Nordeste. Furtado negava o argumento de que esses efeitos fossem compensados pelas transferências públicas de recursos via governo federal. Alegava que as transferências, mediante mecanismos comerciais, destinavam-se ao financiamento de investimentos produtivos no Centro-Sul, e que as transferências públicas para o Nordeste tinham caráter assistencial e, portanto, destinadas ao consumo pessoal, sem criar capacidade produtiva. A consequência de sua análise era de que a distância entre o Nordeste e o Centro-Sul tenderia a aumentar.5 Aliás, essa afirmativa estava corroborada nos dados por ele utilizados mostrando que a renda per capita do Nordeste havia caído de 48% para 37% da média nacional, entre 1948 e 1956, e que o peso da região no total da renda nacional havia caído de 15% para 13% no mesmo período.*
Meu amigo, eu sou do rioooo de janeiro 😉 o lugar que ajudou a sustenta o rio foi minas gerais, não temmmm nada haver com nordeste !
@@Mpestanaoliveira Em algum momento eu citei RIO DE JANEIRO, em especifico, eu falei SUDESTE, o financiamento foi em relação a industrialização do SUDESTE e sua infraestrutura...Rio têm royalties do petróleo, não produz nada, e se beneficiou enquanto foi capital, tanto que têm muitos servidores públicos, mais um benefício que ajudou na economia. Inclusive, foi passado por Minas Gerais, que agora é a segunda potência, depois de São Paulo. As indústrias estão em São Paulo.
Nordeste é onde tem os políticos mais corruPTos do Brasil e um povo mais vagabundo, que vive as custas de bolsa família.
Que comentário canalha, racista e elitista hein? Inteligente é você com esse ódio pela região que mais aprendeu a votar.
Estou morando em Portugal, e posso dizer que o norte do Brasil é como Portugal, tem um poder muito grande no turismo mas não tem mão de obra por conta dos jovens que vão ao sul para ganhar mais...
Pra resumir muito resumidamente, o norte tem a floresta e o nordeste um clima semi-árido, ou seja, além da questão do turismo nas cidades costeiras do nordeste, o desenvolvimento no interior do nordeste é muito dificultado pelo clima e solo. Já no sul e sudeste o clima e o solo privilegiam o desenvolvimento agrícola e industrial.
O solo nordestino é bem fertil o problema é a chuva
dmr muito pra chover mais quando chove, a vegetação rapidamente
Vegas e Dubai é no deserto e são ricos, o clima não é o problema
@@reblec vai lá e faz tua economia no semiárido nordestino
@@Luan-pi6ns petrolina ja faz isso
Creio que seja uma questão geográfica e política, a saber:
A região sul e partes da centro-oeste e sudeste possuem clima temperado (marcado por temperaturas amenas, elevada amplitude térmica e chuvas bem distribuídas durante o ano). É muito mais propícia à agricultura e pecuária.
Percebe-se que há uma faixa que cruza vários países, onde estão localizadas algumas capitais, tais como Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina), Montevideo (Uruguai) e um pouco mais acima Assunção (Paraguai).
E nessa faixa onde se concentra a riqueza maior do continente sulamericano.
Com relação à política, por erros consecutivos, ao longo de mais de 100 anos, nunca se pode explorar o imenso potencial de riqueza que há na região amazônica, relegando essa fortuna aos cartéis de drogas brasileiros , colombianos, venezuelanos e peruanos; bem como à exploração ilegal e contrabando de madeiras, minérios e biodiversidade ligados às ONGs que representam países europeus, China e países da América do norte.
Não creio que haverá mais solução para esse problema específico. O Brasil já perdeu a soberania sobre a região norte.
É bem mais complicado do que parece.
O povo do nordeste é trabalhador. É tão verdade que eles vem para São Paulo trabalhar em empregos que ninguém quer.
Porém os que ficam no nordeste se acomodam com os benefícios do governo, programas sociais.
A raiva dos paulistanos é que pagamos impostos para arrumar essa desigualdade, só que a distribuição de renda continua deficitária.
Imagina a Alemanha tendo que ajudar a Europa inteira e não receber nada em troca ou bem pouco
Sou nordestino e concordo com tudo que você escreveu, quando tem eleição presidencial a maior preocupação dos eleitores não é qual candidato irá trazer mais desenvolvimento econômico pra região, e sim quem irá aumentar o Valor dos benefícios sociais.
No caso das eleições municipais a realidade é ainda mais triste, em épocas de campanha as pessoas se vendem por determinadas quantidades de tijolos, telhas, cimento e outros materiais de construção.
Raramente pedem melhorias na saúde, educação, segurança, ou mais ruas asfaltadas. está é a realidade do nordeste.
@@antonioaraujo4447meu amg a galera passa fome, claro q vão pensar no bolsa família. Não tem nada a ver com preguiça
Filipa, acompanho vários vídeos seus mas nunca vi (até procurei, mas posso ter procurado mal kkkk) você reagindo à história da grávida de Taubaté. Se você realmente ainda não viu, seria incrível kkkk é uma história que bombou no Brasil... essa é clássica
Boa noite, eu sou da região norte, moro numa cidade incrível que é Belém do Pará, aqui próximo temos Manaus com a zona franca de Manaus. Esse vídeo é um pouco exagerado. Na última década os Estados que mais evoluíram em termo de IDH foram Norte e Nordeste. Beijos
Bem, pra entender o porque de tanta desigualdade é necessário analisar também o lado histórico, que direcionou o Brasil para essa situação.
Pelo menos para mim, tem muito a ver com o início do período republicano brasileiro, que intensificou isso com o descaso dos governos e por ser uma região historicamente tomada por oligarquias, coronéis...
Primeiro, o nosso país historicamente, ao virar república, concentrou todo desenvolvimento de indústria, e política na região sudeste.e um pouco mais tarde, a região sul. A região sul se "salvou", porque houve o incentivo da vinda de imigrardes europeus italianos, poloneses, alemães e eles sendo trabalhadores e espertos, muitos deles montaram indústrias e negócios próprios.
E também a região sudeste sempre foi o local principal, das oligarquias e políticos do Brasil. E no início do período republicano tivemos também a política do café com leite, que concentrava o poder basicamente entre São Paulo e MG. Enquanto isso a região norte e nordeste estavam esquecidas, sem fomento ao desenvolvimento e estava nas mãos de coronéis (coronelismo). O coronelismo foi um sistema rigidamente centrado nas oligarquias, o norte meio que herdou isso tb. E o norte e nordeste até hoje possuem forte influência, cultural desse sistema. Por mais que ele não exista como antes. Por isso é comum a gente ver famílias, no mundo da política, "donas" de um determinado estado no nordeste. E isso contribui para que cartéis se formem, e impeçam a entrada de investimentos nessas regiões, pois isso mexeria no parquinho econômico e político deles. Por isso a região norte e nordeste não se desenvolvem.
Hoje em dia no nordeste, por exemplo, existe até "máfia" de carro pipa por lá, porque tem gente que lucra muito com isso. E prefeito quer fazer seu nome, visando eleição com esse tipo de "serviço".
Mas claro, existem outros fatores também,como os apresentados no vídeo, mas esses que eu citei, pra mim são os principais. São a principal razão do pq a região nordeste é mais pobre. Pois foi negligenciada pelo governo central por décadas, e deixou a região na mão de coronéis gananciosos.
O nosso pacto federativo e centralização de poder em Brasília ajuda a agravar esse quadro tb, porque os estados repassam quase tudo de imposto pra Brasília e não veem nem metade disso de volta.
Já há uma mudança nesse crescimento, o nordeste nestes últimos anos, vem aumentando seu crescimento econômico. Esse vídeo já não é tão fidedigno. Inclusive o nível de ensino, tem melhorado mais no nordeste e caído muito no Sul
Verdade aqui tá cheio de investimento chinês e tem muito chinês e tem as melhores notas essa galera cria vídeo só para dar visualizações e não fala a verdade
@@Cortes487 as fotos dos alunos nordestinos que têm tido notas melhores, não são fotos de chineses, afora que a cidade comprovadamente com um melhor ensino do Brasil, ficava no nordeste. Este é o começo de indicadores de uma melhora, veremos dentro de 5, 10 anos. Mas tenha certeza que a qualidade de ensino no Sul, tem caído muito.
hahahahahaha mente que eu gosto haha
Ata bom supera o sul já aí é do PT, não dão educação nesse país pra ficar dependendo do estado.
@@anselmoachkar1769 KKKKKKKKKKK NEM VC ACREDITA NISSO
Excelente vídeo. Esclarecedor
Dois fatos definem o sucesso do sul: colonização européia (alemães, italianos e polacos principalmente) e capitalismo sem vitimismo.
Ah sim..os caras receberam terras de graça e outros incentivos governamentais, enquanto que os escravizados livres e seus descendentes não receberam nada além de racismo e chicote no lombo e você vem com esse papo de meritocracia?
Para de mim mim mim os europeus não gostam de brasileiros vc lá na Europa iria ser mais um mestiço
Quando vai rolar o vídeos: Filipa chega ao Brasil - primeiras impressões ????? rsrs
O Presidente Bolsonaro estava mudando tudo isso ...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pará é um dos estados mais rico do Brasil, mas infelizmente os políticos não fazem nada pra melhorar o estado do Pará. Pará era pra ser uma grande metrópole igual são Paulo, rio de janeiro etc. Seja na músicas, gastronomia, frutas, riquezas naturais etc.
Tocantins, para mim, é o melhorzin da região norte, é oque tá mais se aproximando, um pouco, doque tem no sul, moro em palmas, e aqui sempre está crescendo e parecendo uma capital bem grande.
Cidade planejada (palmas), se não for bonzinho é foda, mas a melhor cidade em termos de economia, influência, empregos e afins do Norte é Manaus, depois Belém. Palmas e Boa vista tem o dever de serem mais organizadas.
Tocantins e Rondonia, melhores estados do norte
O NORTE É GOVERNADO PELA ESQUERDA E O SUL PELA DIREITA . ESSA É A DIFERENÇA .
Melhor explicação que essa, não existe. hahahahahaha
Na verdade norte ta cheio de de bolsonarista, Nordeste que é mais predominante de esquerda.
Simples.
Perfeito simples assim....onde a esquerda governa só existe retrocesso...
huhuhuhuhu
Outra coisa tbm... a divisão sul é maioria de direita e norte de esquerda, isso falando politicamente onde Políticos de esquerdas foram predominantes no norte e a direita foi predominante no sul.
Se o problema fossem governos de esquerda, o RS deveria ser rico e está basicamente passando desapercebido com muita gente lá sem noção se sentido importante e os sustentadores do país, quando na verdade só muito acham e pouco fazem. Vou só levantar dados oficiais e mostrar, em ordem crescente, o PIB por região.
5º PIB da região Norte: R$ 478.173.000.000
4º PIB da região Centro-Oeste: R$ 791.251.000.000
3º PIB da região Nordeste: R$ 1.079.331.000.000
2º PIB da região Sul: R$ 1.308.148.000.000
1º PIB da região Sudeste: R$ 3.952.695.000.000
Dados: IBGE, 2022
Se o problema fossem governos de esquerda, o RS deveria ser rico e está basicamente passando desapercebido com muita gente lá sem noção se sentido importante e os sustentadores do país, quando na verdade só muito acham e pouco fazem. Vou só levantar dados oficiais e mostrar, em ordem crescente, o PIB por região.
5º PIB da região Norte: R$ 478.173.000.000
4º PIB da região Centro-Oeste: R$ 791.251.000.000
3º PIB da região Nordeste: R$ 1.079.331.000.000
2º PIB da região Sul: R$ 1.308.148.000.000
1º PIB da região Sudeste: R$ 3.952.695.000.000
Dados: IBGE, 2022
Filipa Mariza esse canal citado ai mostra direitinho e fala certo sobre o Brasil eu acompanho Brasil é um só um, não podemos separar a união é tudo, beijos se ta linda cada dia hein beijos desse brasileiro pra vc.
O sul se desenvolveu após a imigração europeia. Os europeus receberam terra e apoio do governo brasileiro enquanto o norte é praticamente floresta, povoado, na maior parte, por povos originários e o nordeste era árido e povoado por povos originários e muito por ex-escravos, ambas as regiões e povos não recebendo qualquer ajuda do governo, praticamente abandonados à própria sorte, tornando difícil o desenvolvimento até os anos 70. Hoje, a situação é outra, mas continua desigual por causa do que aconteceu no passado.
esse é o melhor comentário que esse vídeo recebeu.
As maior quantidade de metropolis do Brasil estão no norte e nordeste como Natal, Fortaleza, Recife, Belém, Salvador, João Pessoa,
Manaus.
Essas região é pobre comparada com regiões Sul e Sudeste...más são mais rica que muitos países
Uma história real...eu perguntei um Português que tinha chegado de Portugal a uns 15 dias o que ele vei fazer numa cidade do interior da Bahia que é considerada como região pobre...ele disse: "se aqui é considerado pobre eu não consigo imaginar como é a região rica"
Falou o sabichão...quantas vezes vc já veio aqui nordeste?
Colocar parte do subdesenvolvimento da norte usando essa afirmação "na maioria parte, por povos originários e o nordeste era árido e povoado por povos originários e muito por ex-escravos", soa um tanto racista, até pq no nordeste por exemplo teve muita imigração de portugueses, holandeses e franceses, além da africana é claro. Desde que a capital do Brasil saiu de Salvador toda a região norte foi esquecida, por questões POLÍTICAS E ECONOMICAS, colocar culpa na população, ou no ambiente é desculpa esfarrapada, durante séculos toda a região foi esquecida e sem um pingo de investimento. Além disso nos anos 90 quando Brasil bateu seu recorde de fome, a maior parte desse população esfomeada estava no nordeste e outra parte no norte de minas gerais. A diferença de renda/riqueza pouco ou nada tem a ver com a população local, verdade que certas industrias não poderiam ser no nordeste, mas o que ocorreu foi um total descaso e abandono, isso gerou um êxodo pro sudeste onde se concentrava todo o investimento nacional.
O Sul criou as fundaçoes do seu desenvolvimento antes da imigração europeia. A Lei de Terras de 1850 veio exatamente para impedir que europeus e asiáticos adquirissem terras. O Nordeste optou por ficar séculos em lavouras escravistas de açúcar, até mesmo quando o açúcar ja estava sendo produzido na Ásia de maneira muito mais eficiente. Depois quando teve a proibição ao tráfico de escravos, Nordeste começou a movimentar sua economia vendendo seus escravos para o Sudeste que via o café crescendo rapidamente e por isso precisava de mão de obra.
Mesmo a economia do ouro no auge em Minas Gerais e posteriormente Mato Grosso, ainda era inferior a economia do açúcar.
Quando teve a independência do Brasil, as províncias do Norte e Nordeste lutaram ao lado de Portugal. Queriam voltar a ser parte da colônia.
Conforme o Sudeste ia se crescendo por conta do café, as pequenas indústrias iam se desenvolvendo. Essas indústrias surgiram no Brasil inteiro, e eram voltadas para o mercado interno. Elas atendiam as necessidades básicas da população, como calçados, bebidas e comida.
Quando o Brasil deixa de ser "arquipélago economico" e se torna "centro-periferia" com a integração das regioes brasileiras por rodovias, a indústria paulista que estava mais desenvolvida toma conta de todas as regiões.
A culpa do Nordeste ser pobre é majoritariamente dos próprios governos estaduais
Eu como nordestino do Ceará, já fui muito pobre, minha mãe ganhava 50 REAIS por semana como empregada doméstica... hj em dia não sei mais como andam as coisas por lá pois mudamos a 10 anos pro sudeste...
"A culpa é dos Portugueses " foi a melhor hahahahaha
E faltou dizer no vídeo também que na região nordeste o clima também não colabora. Enquanto no sul e sudeste tem um clima e terreno perfeito para a agricultura, no nordeste tem um clima árido, seco e em algumas partes desérticas, impossibilitando a agricultura e pecuária.
FALTOU CITAR, QUAL É O PARTIDO PREDOMINANTE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. UMA DICA....FAZ O "L"....
Recomendo você reagir aos últimos vídeos do canal Brasil Urbano. Ele andou de carro por umas cidades do Rio Grande do Sul, mostrando as moradias das pessoas e zonas urbanas. Eu como nordestino digo que vi cidades mais lindas que de países europeus e asiáticos.
Olha na mídia oque passa das pessoas que vivem no interior do Sul são pobres esses caras que faz vídeo só mostra o lado bonito do sul
Não tem como não dizer isso, mas aquelas divisões do mapa reflete muito politicamente, muito mesmo. Falando aqui por muitos a região Norte aonde fica a Amazônia eh um patrimônio e um orgulho pra nós, o problema mesmo é a outra região que são manipulados politicamente falando, e acabam fazendo más escolhas no congresso e na presidência. Uma alternativa para as regiões Nordeste por exemplo seria investimento em empresas de tecnologia, já trabalhei com muitos profissionais de tecnologia do Nordeste, a turma lá manda muito bem nessa área, acredito que a melhor solução seria investir em setor de serviços e tecnologias.
Não existe rivalidade; o que há é muita inveja.
Você Manoel quiz dizer que o nordestino tem inveja do Sudeste? Equivocado você. Ninguém aqui é burro
@@ruthrogeria2763 e pq nordestino invade SP e o Sul? PQ não ficam na terra deles?
Quando a pessoa diz que é separatista aqui no sul do Brasil, eu já sei que é burrinho. E olha que eu sou de SC. Quem vê pensa que o motivo da desigualdade é uma mera questão de vontade das pessoas.
Existe uma forte doutrina política nas regiões norte e nordeste, já que são mais vulneráveis. O vídeo não abordou isso, provavelmente pra não causar polêmica, mas é um dos problemas principais.
O Sul não tem água para beber não tem energia o povo saqueando os mercados para arrumar água as casas destruídas o povo carregando os celulares no shopping o lula ganhou em Porto Alegre e o Sul e onde tem mais prefeitos do PT vcs são ipocritas não conseguem ver o problema do próprio estado
Ah sim, é a doutrina política sim, e não as centenas de anos de negligência desde o império não, confia kkkkkk
@@SovietLeo NORDESTINOS ADORAM SE FAZER DE VITIMAS. APRENDAM A VOTAR MELHOR, PAREM DE VOTAR NO PT, ELES PRECISAM DE POVO MISERÁVEL.
isso existe em absolutamente todos os cantos do brasil. o problema é a concentração da indústria nas regiões sudeste e sul desde o século passado.
@@SovietLeo a culpa é do império que saiu do Brasil a séculos atrás kkkkk
Já dizia "As Meninas": Analisando essa cadeia hereditária
Quero me livrar dessa situação precária
Analisando essa cadeia hereditária
Quero me livrar dessa situação precária
Onde o rico cada vez fica mais rico
E o pobre cada vez fica mais pobre
E o motivo todo mundo já conhece
É que o de cima sobe e o de baixo desce
E o motivo todo mundo já conhece
E que o de cima sobe e o de baixo desce
Na verdade, o Estado de são Paulo e o que mais produz riqueza no pais com um quarto das riquezas produzidas do Brasil! E o estado de são Paulo sustenta o restante principalmente o nordeste pelo fato de não produzirem muito, más, ao governo federal decidir doar o dinheiro arrecadado em são Paulo para os estados do nordeste, os governadores do nordeste não querem produzir para manter a mamata assim atrapalhando o crescimento dos estados que precisam!
São Paulo pode sustentar o Nordeste, mas o Sul é auto sustentável e nós também sustentamos o Nordeste.
@@W.C.F91São Paulo = Apenas um estado.
Sul = Uma região.
SP consegue ser auto sustentável e ter uma boa qualidade de vida sozinho. Não precisa se unir com mais 2 estados pra ser o que é. Juntos os estados do Sul até conseguem ,mas individualmente não.
Cara, perceba quem está no powder atualmente, Veja as cidades, a maioria dos politicos vereadores Sao nordestinos ou filho de nordestinos. E qndo sobe para adm federal, a Camara ESTA cheia de nordestinos, o senado idém, presidencia (olha la) e ate STF ESTA enchendo de nordestinos.les fazem a politica do nosso país semelhante a m##da que eles fazem no nordeste, nao têm senso de desenvolvimento aguçado, pelo que aprendi destes politicos nordestinos, qnto Mai's Gente pobre e miserable melhor, por isso estao fazendo ISSO com o Brasil. Falta representatividade politica de estados melhores no ambito federal e do.inuir ao maximo o numero de nordestinos e seus descendentes da politica
No norte sempre teve políticos da esquerda ,no sul e sudeste sempre foi políticos da direita .
PSDB não é direita, é centro.
Diga-me que sofre de falta de inteligência sem me dizer que sofre de falta de inteligência ☝️
note e nordeste = Esquerda
Sul e sudeste = Direita
De certo o estado de Rondônia, Roraima e Acre deve ficar no sul né? Pq em todos esses 3 estados do norte a Direita ganhou
Motivos da diferença de poder econômico entre as regiões do norte e as ao sul:
- O clima muito quente no Nordeste afetou o desenvolvimento de boa parte da população mais interiorana por conta das secas, já no Norte muito se deu pela lenta urbanização em ambientes muito alagadiços e vegetados.
- No Nordeste e Norte também, por algum motivo, houve uma maior concentração de poder econômico e político que levava e ainda leva à ganhos enormes de uma classe sobre todos os demais.
- Por muitos anos ambas as regiões também foram esquecidas pelo governo do país, que desde a mudança da capital para o Rio de Janeiro dava prioridade principalmente ao Sudeste, e depois cada vez mais ao Centro-Oeste (pelo menos à Brasília).
- Outra razão foi o grande enriquecimento do Sudeste pelas minas em Minas Gerais, pelo poder político do Rio de Janeiro e pelo ambiente propício a negócios que havia em São Paulo (talvez pela melhor condição que havia para portos), algo que também beneficiou outros estados ao redor.
- Por fim, creio que as regiões do sul tiveram muito menos mão de obra escrava (indígena ou africana), mais imigrantes estrangeiros capacitados e assim muito menos população indigente, analfabeta e menor criminalidade.
A solução para isso seria uma redução de impostos direcionado ao Norte e ao Nordeste, ao invés da destinação de recursos do resto das regiões ao Nordeste como ocorre pela SUDENE, e só acaba beneficiando a poucos.
O Norte e principalmente Nordeste votam no PT e o Sul vota em outros partidos, um fato que contribui para explicação da diferença na riqueza dessas regiões
Tem que ser muito estupido para fazer um argumento desses, o nordeste é explorado antes do PT existir, na era do carlismo, que nem tem muito tempo assim, ou vc acha que ACM é comunista, é muita estupidez umas falas dessas.
Antes mesmo de votações serem democráticas o norte do Brasil já era colônia para povoação do sul.
Argumento fraco é burro
meu deus...que explicação tola. Quem disse que sudeste e sul sabem votar? a maioria é pobre!
Para de ser lambe cu de políticos vcs não falam em outra coisa a não ser de política,mude esse disco arranhado ninguém ja não aguenta mais com esse papinho.
No nordeste brasileiro, existe o problema da seca, baixa quantidade de chuvas na região do semiárido. Essa escassez de chuvas por períodos longos faz com que pessoas que moram no campo e que vivem da agricultura familiar não consigam arruma o seu sustento e com isso essa parte da população fica pobre dependendo da ajuda do governo. Tem parte do nordeste que chove de forma regular e que tem atividade econômica que não dependente da agricultura familiar, essas áreas são desenvolvidas. Na época de seca prolongada, pessoas da região do semiárido nordestino terminam migrando para as grandes cidades e criando bolsões de pobreza na periferia dessas grandes cidades. Na região sul, não tem problema com estiagem, falta de chuvas regulares, e com isso as pessoas do campo conseguem desenvolver a sua atividade laboral no campo e não viver numa condição de pobreza. No nordeste, tem época que passa 3, 4, 5 anos consecutivos com baixa quantidade chuvas e isso afeta as pessoas pobres que vivem da agricultura familiar. Se na região sul tivesse falta de chuvas, os sulistas teriam os mesmos problemas de pobreza que o nordeste. Existe solução para esse problema, mas têm políticos que não querem resolver o problema da seca porque a dependência dessas pessoas pobres com o governo gera votos. Os pobres recebem migalhas dess classe política e pensam que estão sendo ajudados e terminam votando em quem na verdade os escravizam.
Oi filipa, um grande abraço ...
Oiiii 💜
@@filipamariza
Amiga, existe no Brasil pessoas segue grupo políticos extremos, querem dividir o Brasil dois países:
O Brasil do Norte, ou é denominado República populista democrata são representados pelas regiões do Norte e o Nordeste do Brasil tem uma base política e econômica, em um populismo gerenciados por sindicatos e assistencialismo estatual da economia, cuja modelos socialista.
República centro meridional do Brasil onde é representados pelos estados das regiões Sudeste, Centro Oeste tem destaque em desenvolvimento área como; os pólos industriais e o agronegócio tem uma base política liberal democracia defender menos interferência estatal na economia, na vida dos indivíduos... Nesses estados tem IDH muito parecidas com dos países desencontrados.
O problema não são as pessoas e sim a política, o povo é esforçado mas por escolhas ruins os Estados do Norte e Nordeste sofre.
Mas os Norte e Nordeste, tem hoje as melhores notas do ensino médio
Sim, aí fazem faculdade, se formam e vem para o sudeste, sul para trabalhar kk
Na verdade essa coisa de nordeste se muito pobre era muito atrás só que a mídia fica tentando mostrar a pobreza do nordeste para ganhar Ibop só que agora ela está focando no Rj São Paulo que tem muito problema é o Sul também tem uma pobreza que fica escondida bando de ipocritas
@@Eduardo_______o povo do Sul tá pior que o nordeste eles estão sem água para beber e sem energia as casas todas destruídas e e lula ganhou né Porto Alegre e o estado do Sul e a onde tem mais prefeitos do pt
Kkkkkkkk . Vc acha que somos burros ? Os cearenses foram pegos na farsa .
@@Eduardo_______ sim, natural, onde tem oportunidades, quem é qualificado vem trabalhar. Mas mesmo com todo esse histórico, tem muita oportunidade lá tb. Cidades se desenvolvendo. Rir disso é estranho. Não foram paulistanos que ergueram os milhares de prédios de SP. São brasileiros trabalhadores que merecem respeito.
A questão da floresta é plausível porém, a questão geográfica, não procede, pois a região norte é muito mais próxima dos países mais desenvolvidos do mundo.
Maior problema é político, governado pelo mesmo grupo por tanto tempo o que limitou desenvolvimento do Norte e nordeste.
E outra coisa que gera revolta na população dos estados do sudeste e sul são o repasse de impostos. São Paulo arrecada quase 40% dos impostos que são arrecadados no Brasil ( 1,1 trilhão de reais) e recebe de volta 46 bilhões . O restante é repassado pela união aos outros estados mais pobres . E isso atrasa a região sudeste e sul de se desenvolver porque a região norte não se desenvolve.
Pior que esse dinheiro nem vai pra essas regiões se não estariam melhores, esse dinheiro fica td retido em Brasília tds sabemos o motivo não atoa Brasília tem o maior pib per capita mesmo sem produzir um grão de arroz
É errado achar que só dá pra desenvolver socialmente um lugar se for através da indústria.
Mas querendo ou não: Industria = +Emprego, +Emprego = Prosperidade
Socialmente da pra desenvolver até morando no Mato amigo kkkk os índios se socializavam
Agora se o papo for economicamente, ai vou tee q te desafiar a me mostrar um país que desenvolveu sem apoio industrial seja no próprio país ou explorando outro
O mais correto seria os países que não têm preservação de florestas pagarrem subsídios para os países que preservam. Como incentivo de manter a preservação.
Amiga sou do Sudeste mais tiro o chapéu para o Nordeste 27 notas 1000 no Enem contra 4 ou 7 do Sul
Eu também tiro o chapéu para os estudantes nordestinos 👏👏👏👏👏👏👏👏eles merecem
e pq o nordeste é fudido?
Mais mérito dos colégios particulares caríssimos de Fortaleza (que é de onde vem a maioria dessas notas 1.000) do que de alguma ação governamental específica.
Virou tudo gangue de leo de afonsoeiro ce tá doido cuidado com essa confusão de Alex e leo aí viu
Portugal colonizou por pouco tempo com grande foco, as regiões Norte e Nordeste, mesmo com a Bahia sendo o principal porto de chegada de escravos. Essa colonização deu muito mais prejuízo do que benefício, assim Portugal quase que abandonou o Norte.
Depois, a primeira república priorizou os conchavos com senhores de terra do Sudeste.
Enquanto isso, o Sul recebeu uma população de imigrantes que superou a anterior, que era de origem colonial, logo sendo gente que não sofre tanto com as heranças estruturais da colonização.
Mas isso não é implicância Filipa, são fatos que, com certeza, Portugal atual não tem culpa.
MAS NAO ESQUECE DE FALAR DA POLITICA DO BRANQUEAMENTO NAO VIU, O GOVERNO FACILITOU TUDO PARA ELES, DO CONTRARIO ELES NAO TERIAM VINDO, O BRASIL TEMIAM QUE O SUL FOSSE TOMADOS POR ARGENTINA, URUGUAY E PARAGUAY, ENTAO INCENTIVOU A IMIGRAÇAO DANDO LOTES IMENSOS PARA ELES, NO SUL E SUDESTE GRAUTITAMENTE PARA ELES ABRIREM E ENRRICAR, EM 100 ANOS ELES FICARAM RICOS. TEM CIDADE DE IMIGRANTES COM NOMES E ORIGEM DOS PAISES DELES, TUDO PARA CLAREAR A NAÇAO, POIS AS ELITE TINHAM VERGONHA DE UM BRASIL COM UMA POPULAÇAO MARJORITARIAMENTE NEGRA, COM ISSO, DESTRUIRAM SEUS HEROIS, E O NEGRO ESTA A PROPRIA SORTE ATE HOJE.
Fora que muitos colonos no sul receberam incentivos (terras). Uma região com poucos escravos libertos e muitos europeus com técnicas avançadas e terra para trabalhar. Fica fácil assim (e digo isso como gaúcho).
@@kleinmeester Os imigrantes deveriam se orgulhar do BRASIL ainda mais, ao inves de andarem a pregar divisao, orgulho nazista, regionalista e aversao ao Nordeste. Eles sim devem ser eternamente gratos ao Brasil, pois depois dos portugueses foram os que mais se beneficiaram dessa terra. Ganharam o SUL e parte do SUDESTE de maos beijadas, simplesmente por um privilegio da epoca, o privilegio de serem brancos.
Ri muito no tempo 3:40 quando a Filipa logo percebeu que de alguma forma Portugal estava metido nisso tudo e que alguma culpa sempre sobraria pra Portugal. kkk
De alguns anos pra cá tanto o nordeste como todo centro oeste começaram a apresentar melhoras economicas significativas. Sou de São Paulo mas conheco muito bem estas regioes e vejo ao longo dos anos mudanças cada vez melhores para estas populaçoes mais pobres destas regioes.
O nordeste e pobre e fogem pra trabalhar no sudeste
Felipa, reaja sobre a zona franca de Manaus, é uma curiosidade complementar a esse vídeo.
O problema do norte é o problema do sul e de toda a América Latina: POLÍTICOS
12:45 exatamente aumentar os caminhos, uma solução que já está em andamento linhas ferroviárias, que foram descontinuadas a partir de 1940, o combustível era muito barato um tanque de caminhão com 300 L custaria em média r$ 200 na inflação da época, na inflação de hoje quase r$ 3000 tornando o preço do escoamento commodities muito caro por isso está sendo retomado o processo Ferroviários. Descobriram uma quantidade infindável de bolsões de petróleo no norte juntou a Amazônia a coisa vai ficar agitada entre ambientalistas, "ANCAP" anarcocapitalistas, e pessoas que só querem um prato de comida.
Vote 35 para Filipa presidente do Brasil kakskssksk
😂😂😂
Filipa o comentário que venho a acrescentar, foi sobre um comentário que fez.
Com relação a parte do Brasil que queria ser independente é apenas o Rio Grande do Sul, é o estado que fica realmente mais ao Sul do Brasil. Não é a região Sul inteira não, a região Sul é composta de três estados (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Meu comentário aqui é com o intuito de ajudar a você entender a divisão do país e essa história de tentar serem independentes do resto do Brasil.
Esse problema tem solução, mas não há intenção de pôr ela em prática. Pois se fizer um projeto de investimento e infraestrutura direcionado ao Note/Nordeste irá desagradar o Sul/Sudeste, e são eles que possuem maior influência política no Brasil. Até pq são os milionários que financiam as campanhas eleitorais por aqui.
O negócio é separar o Norte Nois temos a Amazônia que até então que o Brasil só tem influência com ela bois do norte deveríamos separar e desmatar a Amazônia até levantar nossa economia de país independente
São Paulo manda para o governo federal 1,1 trilhão de reais e isso deve ser mais ou menos 500 bilhões de dólares . O norte recebe incentivos fiscais e repasse da união dos impostos que são arrecadados no sul . Portanto acredito que o problema é político.
O norte é esquecido pelos políticos que vocês elegem porque recebem investimentos e incentivos fiscais, sim
Ira desagradar pq o dinheiro vai sumir, e falo isso com propriedade pq sou do nordeste e moro, vejo desde sempre grandes projetos que ajudariam absurdamente na infraestrutura do estado simplesmente não sair do papel ou não ser completo mesmo com a verba liberada sendo completamente torrada. Um exemplo prático, na minha cidade desde quando eu era criança teria que ter construído uma barragem, lembro de indo para escola ver a comitiva do governador na cidade para anunciar a liberação da verba, e nada aconteceu, já sou adulto e até hoje vivemos com racionamento de água toda semana desde quando era criança.... Uma cidade que não consegue fornecer nem água para os cidadãos não atrai nada, perdeu todas as fábricas da cidade, perdeu a agricultura, perdeu tudo por algo que teve o dinheiro liberado e simplesmente não foi feito.
@@ruslanorlov5120 mas o dinheiro some em qualquer lugar, não só no nordeste.
a região nordeste é a de melhor estratégia, principalmente pra exportação, tem tudo pra ser uma região super rica!
Então você não conhece o Brasil 😂 o Estado de São Paulo sozinho é mais rico do que. O Brasil inteiro e a América Latina. Só a cidade de São Paulo é mais rica do que Portugal 😂
Faltou pouco pra cantar a música "xibom bombom", por um segundo achei que sabia dessa música.😂
Resumindo.Onde a esquerda prevalece o lugar opodresse .
e sua mãe vc sabe o que é kkk gado amaldiçoado
Eu sou de São luís do Maranhão, aqui no Brasil o estado mais pobre é o Maranhão?
Sim
Até o presente momento sim. A população do maranhão possui a renda média de R$409 e está atrás do Pará, Piauí e Ceará. Mas tem que lembrar que Maranhão já foi uma das regiões mais ricas do brasil no século XIX e São Luís era uma das maiores e mais desenvolvidas cidades do país até a Era Vargas. O Centro Histórico é a testumunha da grande riqueza que a região teve e pode voltar a ter se fizer reformas para desconcetrar a renda e incentivar investimentos. Acho que o único jeito é zerar alguns impostos, como o ES fez nas décadas de 70 e 80.
Sou do Maranhão também.
Depende, se você se refere ao fator social, sim. Agora se você se refere ao PIB (soma de todas as riquezas), não.
O vídeo esqueceu de citar também as questões climáticas. Terras em zonas temperadas tendem a ser mais férteis. Em zonas temperadas há menos incidência de doenças tropicais. Em climas mais amenos, as pessoas se sentem mais dispostas para trabalhar
Sudeste aonde está maior economia, São Paulo carrega maior parte do País economicamente
Só Não esquece que gringo paga pau para a Amazônia e não para São Paulo pq o gringo tem cidades mais modernas a tara da Europa fica na Amazônia e ela é do Norte e o Brasil só tem credibilidade ainda por conta dela e se agente separar acaba o Brasil rapidinho
Complementando o ultimo governo passado tentou desenvolver o norte pois comecou implementar a logísticas de infraestruturas de transportes e levando agua nas regioes de seca. E a intencao eram de explorar as riquezas regionais.
Reage a São Paulo x Argentina comparação
Filipa poderia fazer um video comentando sobre as manifestações que estão a correr por portugal? é realmente triste o que está acontecendo pois além do setor agrícola também estão a protestar contra os imigrantes. forte abraço.
resposta: NÃO FAZ O L
Perfeito
Não mesmo, os estados do Nordeste não são pobres porque fizeram o L, mas sim fizeram o L pelo motivo de serem pobres...
Se não fosse o L cês tavam tudo fud*** com o governo daquele demente
A resposta é: "Fazendas aqui, florestas lá". Dizem os norte americanos e europeus.
O correto é o povo do Nordeste separar do Brasil aí acaba o Brasil pq o Brasil só tem um pouco de credibilidade por conta da Amazônia e ela é nossa do norte agente separa e desmata ele simples
Peço desculpas, mas não concordo com relação ao IDH baixo da Amazônia! Porque? Simples, lá tem tudo para crescer, o Brasil de um PIB maior do que do Canadá, de quase todos os países da Europa! Poderia estar bem melhor se não fosse tanta corrupção, mas povo não quer mudar! Então depois querem culpar os outros! 😢😴🍄🤯
Vc não pode comparar o PIB nominal de um país com o outro sem levar em consideração sua produtividade e população.
Por exemplo: população da ALEMANHA 83.8 Milhões de habitantes, BRASIL 213 milhões. O PIB nominal da Alemanha, um pouco maior que 4 trilhões de dólares, o PIB nominal do Brasil está em cerca de 2.7 trilhões de dólares, entretanto, quando vamos dividir o PIB de ambos os países por número de habitantes, é notório a discrepância.
Quando dividimos o PIB com o número de habitantes, se chama PIB per capita, por pessoa, por cabeça, termo do (LATIM) Alemanha tem um PIB de 36 milhões e Brasil 17 milhões de dólares
Isso quer dizer ,que, a produtividade brasileira é muito baixa, isso faz com que os salários se tornem baixos. Um alemão produz 2.5 vezes mais que um Brasileiro, isso quer dizer que eles são mais ricos e geram mais riqueza que nós, mesmo sendo menor. Obs: outro exemplo: o Canadá tem uma população cerca de 38 milhões de habitantes mais que 5 vezes menor que o Brasil, mas tem um PIB um pouco menor que nós Brasileiros, mas quando vamos dividir toda riqueza que eles produzem com apenas uma população de 38 milhões de habitantes, o PIB por pessoa é de mais que 44 mil dólar, entendeu?
Primeiro ponto que não foi bem esclarecido, mas que também é um fator determinante para o senário, é que o sul do Brasil não tem comunismo; evidentemente as pessoas e as grandes empresas buscam estabilidade politica para iniciar seus investimentos. Graças a Deus que não precisamos debater, é visivelmente notório e tudo se reflete por si mesmo.
comunismo? kkkkkkkkkkkkkk A única coisa que vejo maior no sul é o número de nazistas.
Boa noite amiga sua linda ❤
Boa noite 💜
O Nordeste brasileiro é uma das melhores regiões do mundo para a produção de energia renovável, solar e eólica. Quase toda energia eólica do Brasil vem do nordeste e é o lugar onde mais se investe nesse tipo de energia. A Alemanha identificou o Nordeste brasileiro como o melhor lugar do mundo para investirem em hidrogênio verde. Muito vento, muito sol e não muito longe da Europa.
A verdade é que no norte do Brasil pra construir qualquer coisa você tem que ter aprovação do governo por causa da preservação da floresta, aqui em Belém do Pará é proibido construir prédios com mais de 40 andares pra não prejudicar a ventilação do mar em direção a áreas de floresta, se construir responde processo na justiça e tem que eliminar os andares a mais tudo em nome da preservação da natureza, isso desestimula muitas pessoas que gostariam de investir na região.
Que bom q estão fazendo isso pensando no bem da natureza. É necessário entender q a floresta não é problema ou fator q dificulta, a questão é desenvolver a economia baseada no q a floresta amazônica oferece: desde produtos naturais até o turismo. A floresta em pé pode render mto dinheiro pra região, basta investimento.
Portugal tem uma população de 10 milhões de habitantes e uma economia de 250 bilhões de dólares. A cidade de São Paulo tem 12.5 milhões de habitantes e uma economia de 350 bilhões de dólares. No Brasil existe muitas ilhas de desenvolvimento e regiões imensas de pobreza e bagunça. Muita desigualdade regional e social pra todo lado...
Mas a economia portuguesa não é homogênea. Existe uma separação bem óbvia entre o centro e norte português e a região sul. Algarve, por exemplo, é uma região historicamente pobre.
A principal economia de Portugal é o turismo, o Brasil é a 9ª economia do mundo, nosso dinheiro não é gerado por turistas, nos contribuímos com grandes recursos. Isso não é uma crítica à Portugal, só uma visão mais ampla! E Portugal tbm tem desigualdade, no Porto tem vários outdoor mostrando 2 milhões de pessoas em situação de pobreza e mais 2 milhão a caminho. É muito difícil gerenciar um país que tem o tamanho de um continente inteiro. Problemas políticos existem em todos os lugares!
Então, quando você falou sobre o Sul querer independência e tudo o mais. É aí que vem algumas confusões para quem não é brasileiro. O sul que aparece no vídeo não é uma região, é apenas uma divisão pela metade que ele fez no vídeo. Não existe isso em um mapa. O Sul, com s maiúsculo, ao qual você se refere é a região Sul, que quis uma independência por parte de algumas pessoas, uma palhaçada só. Isso é uma região mesmo, porém não é a mais rica do país. Não chega nem perto. De longe a região mais rica é o Sudeste. Quanto à questão de florestas, bom, da mata atlântica só restou 2% de sua floresta original.
Só são Paulo é mais rico que a região sul toda por muito, fora que as cidades com maior idh do Brasil é grande maioria é do estado de São Paulo. Sempre querem comparar o sul com o nordeste, porque não comparam com São Paulo?
o real problema é desvio de dinheiro..
Interessante como tira o centro oeste do 'norte" do Brasil, desta forma ficou apenas o nordeste visto que a região norte do país foi a que teve mais atraso em ocupação e desenvolvimento e o nordeste a mais explorada de todas, explorada em todos os sentidos.
Politica do cafe com leite e um dos grandes culpado por essa discrepância.
É só isso que eu acho do maranhão 😊
Certíssimo, era pra ser o estado mais desenvolvido, mais o povo não sabe votar
Quem sabe votar é o catarinense por exemplo (18 prefeitos presos por corrupção recentemente, até agora)@@michelchagas8562