É isso ai, eu acho que depende muito da pessoa, se vem com vontade para trabalhar, se aguenta estar longe da família, se aguenta a mudança do clima, depende de muita coisa sim. Parabéns é assim mesmo.
Dentro do Brasil, se vc não está no seu estado ou região, já é um peixe fora d'água, tem o choque cultural dentro do Brasil, no exterior não é diferente.
Boa noite Cunha: Em agosto desse ano fui a Portugal com a minha irmã, porque a minha sobrinha mora lá com a minha sobrinha-neta e ela é neta dessa minha irmã. Fiquri rncantado com a qualidade de vida que não só Portugal como a Europa nos proporciona. Adaptação com o clima para mim é o de menos, que eu soou pernambucano e residente na região metropolitana do Recife, na Europa toda, trabalha--se em média de 10 a 12 horas por dia e precisa ter pelo menos 2 empregos. O supermercado lá não achei caro para os padrões europeu que ganha em Euros, o caro na Europa é o aluguel e os serviços como a água, luz, gás e o serviço de telecomunicações como a Internet, TV por assinatura e telephonia em geral.. Nesse caso, um salário mínimo europeu não dá para isso, você precisa ter uma boa formação profissional e dependendo da sua profissão aqui no Brasil, pode ser absorvido pelo mercado de trabalho europeu. Para a minha irmã que já é aposentada aqui no Brasil, é mais fácil ela migrar para lá, porque ela é a mãe da minha sobrinha; já no meu caso que eu sou irmão e tio da minha sobrinha, não tenho essa mesma facilidade para imigrar para Portugal. Como eu nunca trabalhei na minha vida por conta das minhas deficiências que eu tenho desde nascido e com 61 anos de idade, além de não poder trabalhar, também não poderei imigrar, mesmo pedindo a autorização de residência. Infelizmente Portugal acabou com a manifestação de interesse, que era o caminho que as pessoas entravam como turista, davam entrada na manifestação de interesse e tirava os documentos português e abria uma conta em banco. Com isso, as pessoas que vinham como turistas, estão prohibidas de tirar documentos português e abrir uma conta em banco e só poderá fazê-los mediana a apresentação do visto válido e a autorização de residência. Se isso não fosse feito, Portugal iria virar uma pocilga como hoje está o Brasil e sou favorável ao controle mais rígido da imigração de brasileiros pata Portugal e infelizmente nós brasileiros não somos bem quistos pelos portugueses.
Eu estou prestes a fazer o mesmo passo que você fez kkkk. Sou carioca e estou a sair daqui por medo da violência e estou aguardando meu processo de cidadania portuguesa(Minha mãe é portuguesa) pra imigrar pra algum país da união europeia
Portugal e melhor país da Europa pra se morar, e se duas pessoas estiver a trabalhar vivise bem sim. E só morar no interior com um arrendamento barato.
Eu sai do brasil em 2001. Para EUA e depois Portugal. Acho Portugal um país sossegado. O imigrante sempre será um peregrino. Mesmo depois que retorna vc passa a se sentir como um estrangeiro na própria terra. Eu já passei de tudo como imigrante.
Isso é uma verdade sim....primeiro somos estrangeiros no estrangeiro e o pior é sentirmos essa mesma sensação na terra de onde partimos ! Muitos nao conseguem mais morar/viver no país de origem!
É cunha, nem tudo se resume em dinheiro e status, as vezes queremos morar onde nascemos e crescemos mais o sistema corrupto do brasil força nós irmos atras de uma vida digna.
Se você tiver um passaporte Português e falar a lingua portuguesa de Portugal ninguém mas mesmo ninguém vai notar que você é Brasileiro....o mesmo acontece com alguns estrangeiros de outros países que falam muito muito bem o Português...ninguem vai notar que ele é proveniente de outro país... Agora essa questão de você vai se sentir sempre imigrante ou um estrangeiro ....isso é em todo o mundo assim...e para que isso nao aconteça tem que a pessoa pralem de se integrar...tem que também falar muito bem o português e aí essa sensação de ser visto como um estrangeiro vai diminuir drasticamente! Claro um Brasileiro com passaporte português e fala português do Brasil...qualquer pessoa nota logo que a pessoa tem suas raízes no Brasil... Uma coisa muito curiosa é o seguinte: Muitos portugueses emigraram nos anos 50 para o Brasil e quando voltavam a Portugal de férias ou definitivamente...eles falavam o português do Brasil...portanto adaptaram se de tal forma que ja não falavam o português de Portugal.....percebem o que estou tentando explicar? Mas o Brasileiro em Portugal nao adapta mesmo estando anos e anos a viver em Portugal falar o português de Portugal....!!! Acho incrível isso....e eu acho que é porque nao querem ...pois nao é nada dificil e basta se adaptar e ter a vontade de se adaptar a ser português e nao é só ter um passaporte português que faz de mim ser português....mas sim a integração é o mais importante...para que nao nos sintamos estrangeiros temos que fazer parte desse País integrando nos ! Isto nao serve para critica mas é uma simples verdade...mas cada um faz o que bem entende....é como o ditado qye diz... Como semeias como hás de colher...ou seja a colheita depende de como se semeia e trata a terra ....🙆🙆🙆 Integração é a chave...para qualquer imigrante...nao importa a nacionalidade...cada um tem ou deve se integrar no país que se encontra... Mas....cada qual faz como entenda ou pensa....mas sem se queixar😀
Para existir integração é essencial falar português isso concordo e nesse aspeto os Brasileiros, Angolanos e todos de paises de língua portuguesa já tem vantagem e nem acho que o sotaque seja tão importante assim para a pessoa se sentir integrada isso vem mais da cabeça da própria pessoa é um sentimento e não depende do sotaque. Conheço pessoas que falam com o sotaque Lisboeta e que nunca se sentiram Lisboetas e outros com sotaque Carioca e que se sentem mais Lisboetas e Portugueses que muitos Portugueses.
sou imigrante no Brasil 48 anos século passado 1976 posso te afirmar uma vez gringo sempre gringo e oia q eu devido a minha profissâo fui muito famoso em São Paulo cá to eu véinho mas sempre pra cima e disposto . fte abraço
Pois,mas Portugal nao tem capacidade para acolher o gigantesco numero de brasileiros e outros com vontade de mudar de vida! Nem Portugal nem nenhum pais europeu
Cunha seu video e fantastico, auto explicativo: Amigo estou me planejando ao maximo, para esta em Março 2025, contudo mesmo assim precisamos de orientação e ajuda no contexto de procurar moradia e possibilidade de empregos, sei que tenho que validar alguns documentos pertinente a Motorista Profissional, estou divorciado, tenho 51 anos, Operador de Empilhadeira, trabalho tambem com comercio exterior... enfim so preciso de ajuda para os 1º passos!!! pode me auxiliar.
Pessoal pesquise, população de Portugal,cerca de 10 milhões de habitantes,contando os velhos nós asilos as crianças, imigrantes,aí pesquisem, portugueses que moram fora de Portugal,mais de 2 milhões, então vocês acham que Portugal é bom,para pobre acordem.
Os 2 milhões de imigrantes são principalmente descendentes que mantiveram a nacionalidade. A emigração foi muito expressiva no anos 60/70 por causa da ditadura que só acabou em 74.
@frapiment6239 realmente não tinha pensado nisso,acredito que uma grande parte seja, porém vivi em Portugal e vi de perto a realidade de Portugal, não se ganha o suficiente para se ter uma vida digna,vi de perto a mão de obra jovem de Portugal sair do país,para ter uma vida digna,chagava em um restaurante ou café, não se via português trabalhando, geralmente só os donos eram portugueses, isso em vários lugares que visitei de Portugal,na roça então, mão de obra portuguesa nunca vi,a não ser que seja o dono, construção civil,metade da mão de obra em Portugal é brasileira ou africana, olha que os portugueses são responsável por construir metade da Europa, são referência em mão de obra na construção civil,se hoje fosse criada a seguinte lei, imigrante em Portugal terá os mesmos direitos e oportunidades de trabalhar na união europeia,como os portugueses,em 3 meses Portugal entraria em colapso por falta de mão de obra.
@JaisonPereira-b9h Essa é a realidade em quase todos os Países Europeus se fores para França na vês um Francês trabalhando na construção, restaurantes ou turismo para além dos donos. Não quero dizer com isso que o ordenado mínimo em Portugal seja bom e que não exista imigração de Portugueses para outros Países claro que existe mas isso tbm está muito ligado à cultura de imigração que existe no País. Em condições semelhantes um Alemão não sai da Alemanha mas o Português é muito adaptável, fala facilmente línguas muitos outros países como o Brasil ou Angola falam português, respeita e integra-se nas outras culturas tb com grande facilidade. Mas mesmo que existisse essa lei tal como a maioria dos Portugueses, acredito que a maioria dos emigrantes está em Portugal pq para além do ordenado existe uma qualidade de vida acima da média, o sol, a comida, a simpatia das pessoas tudo isso conta. Para um Brasileiro, Angolano, Cabo-Verdiano, que são as maiores comunidades lusófonas no País, poder falar português é como estar em casa isso cria uma familiaridade com tudo, que não tem preço e não encontra em mais país da Europa nenhum. Um abraço
@frapiment6239 abraço amigo, você é muito inteligente,mas com todo respeito discordo de você,tive a oportunidade de ser imigrante em Portugal, França,Holanda e Espanha,em Portugal,clima bom,mesmo idioma,cultura parecida,ordenado para quem tem família,na grande maioria das vezes não se tem como ter uma vida digna,nem para um imigrante nem para um português, isso tendo que pagar aluguel,na França,trabalhei como carpinteiro,em uma equipe de 13 homem,eu era o único brasileiro,pois tinha que ter documentos europeus,os outros todos portugueses,quando perguntava a meus amigos portugueses,porque França,sempre a mesma resposta, não se pode viver bem quem os ordenados de Portugal,trabalhei com portugueses,brasileiros e venezuelanos na Espanha e na olanda,ou seja uma família igual a minha,casal e duas crianças,se tiver que pagar aluguel e apenas um conseguir trabalhar,consegue pagar as contas ao final do mês,apertado mas consegue, já em Portugal se apenas um trabalhar passa fome.
@@JaisonPereira-b9h Discordamos parcialmente então já que concordo que em Portugal os dois tem de trabalhar para ter uma vida minimamente confortável. Quanto ao que dizem os seus Amigos Portugueses no estrangeiro não ligue muito já que nesse como em muitos outros aspectos somos irmãos criticam sempre o País lá fora ganha-se pouco pq no País querem ser reis não se sujeitam a nada mas já lá fora trabalham de sol a sol e fins de semana. Se fizessem metade em Portugal com menos idas a restaurantes e cafés tinham uma vida se não superior pelo menos igual e com mais qualidade. Eu tbm já vivi em França e Alemanha e conheço bem a realidade da imigração Portuguesa e Brasileira. Abraço
Falou a real, acompanho seus vídeos e você teve ou voluntariamente já mudou de emprego algumas vezes, certo? E isso faz parte da vida de imigrante, como também adaptação e outros detalhes da vida. O ganho de qualidade financeira e lazer tem suas facilidade
Minha imiude opinião, nosso Brasil e uma pais abençoando por Deus, belo e rico nmem sua natureza, mais o brasileiros corruptos que ja esta empreguinado no sangue acabaram com esse brasilzao, nao deixa o pais evoluir e so anda pra traz, voce trabalha muito a ganha pouco, quem trabalha pouco ganha muito, voces me entendem, os corruptos levam toda a riquesa do nosso pais, a insegurança juridica e orrivel, o cara extrupa, mata, rouba, pinta o 7 e nao fica nem 5 anos preso, e dis dos pais e feriado e fim de ano vem pra casa passar feriado com sua família enquanto a familia de quem ele tirou a vida esta a choro, a pessoa se mata pra comprar um celukar bom e tem que sair e deixa o celular em casa se nao pode voltar sem ele, se mata pra ter um carrinho ou uma moto e se nao pagar um ipva por que nao conseguiu o dinheiro ainda, levam seu carro pro patio e deixam la e voce perde nao consegui tirar e fica la se acabando, brasil so piora e nao podemos fazer nada, so orar e pedir a Deus misericordia, e quando migramos e vemos como e nos outros paisses ficamos encantados, mais claro que sempre bate a vontade de viver do mesmo jeito no nosso pais, so que nao da, portugal nao é feito os estados unidos, tanto e que os EUA, é pais de primeiro mundo, mais e bem melhor que o brasil, aluguel aqui no brasil a baixo de 500 reais so se for em cominudade muito baixa renda mesmo e perigosa, fora que voce ganha um tipo de salario que pra comprar um celukar nao da, tem que passar no cartão, tudo passamos no cartão, fora que somos o pais mais endividado em cartao e financiamento. Entao minha opinião e essa, os paises tem seus defeitos mais o brasileiro nao o Brasil ta muito longe de dar certo!
Tudo isso em um só lugar, de forma simples e confiável.
E-book bit.ly/4f0ItBt
Trabalhar de estafeta ganha se mais que na obra ? Aonde vc trabalhava ?
É isso ai, eu acho que depende muito da pessoa, se vem com vontade para trabalhar, se aguenta estar longe da família, se aguenta a mudança do clima, depende de muita coisa sim.
Parabéns é assim mesmo.
Mano esse paiz e o melhor do mundo,te digo porque de facto e o melhor
Dentro do Brasil, se vc não está no seu estado ou região, já é um peixe fora d'água, tem o choque cultural dentro do Brasil, no exterior não é diferente.
Boa noite Cunha:
Em agosto desse ano fui a Portugal com a minha irmã, porque a minha sobrinha mora lá com a minha sobrinha-neta e ela é neta dessa minha irmã. Fiquri rncantado com a qualidade de vida que não só Portugal como a Europa nos proporciona.
Adaptação com o clima para mim é o de menos, que eu soou pernambucano e residente na região metropolitana do Recife, na Europa toda, trabalha--se em média de 10 a 12 horas por dia e precisa ter pelo menos 2 empregos.
O supermercado lá não achei caro para os padrões europeu que ganha em Euros, o caro na Europa é o aluguel e os serviços como a água, luz, gás e o serviço de telecomunicações como a Internet, TV por assinatura e telephonia em geral..
Nesse caso, um salário mínimo europeu não dá para isso, você precisa ter uma boa formação profissional e dependendo da sua profissão aqui no Brasil, pode ser absorvido pelo mercado de trabalho europeu.
Para a minha irmã que já é aposentada aqui no Brasil, é mais fácil ela migrar para lá, porque ela é a mãe da minha sobrinha; já no meu caso que eu sou irmão e tio da minha sobrinha, não tenho essa mesma facilidade para imigrar para Portugal.
Como eu nunca trabalhei na minha vida por conta das minhas deficiências que eu tenho desde nascido e com 61 anos de idade, além de não poder trabalhar, também não poderei imigrar, mesmo pedindo a autorização de residência.
Infelizmente Portugal acabou com a manifestação de interesse, que era o caminho que as pessoas entravam como turista, davam entrada na manifestação de interesse e tirava os documentos português e abria uma conta em banco.
Com isso, as pessoas que vinham como turistas, estão prohibidas de tirar documentos português e abrir uma conta em banco e só poderá fazê-los mediana a apresentação do visto válido e a autorização de residência.
Se isso não fosse feito, Portugal iria virar uma pocilga como hoje está o Brasil e sou favorável ao controle mais rígido da imigração de brasileiros pata Portugal e infelizmente nós brasileiros não somos bem quistos pelos portugueses.
Eu estou prestes a fazer o mesmo passo que você fez kkkk.
Sou carioca e estou a sair daqui por medo da violência e estou aguardando meu processo de cidadania portuguesa(Minha mãe é portuguesa) pra imigrar pra algum país da união europeia
Portugal e melhor país da Europa pra se morar, e se duas pessoas estiver a trabalhar vivise bem sim. E só morar no interior com um arrendamento barato.
Eu sai do brasil em 2001. Para EUA e depois Portugal. Acho Portugal um país sossegado. O imigrante sempre será um peregrino. Mesmo depois que retorna vc passa a se sentir como um estrangeiro na própria terra. Eu já passei de tudo como imigrante.
Isso é uma verdade sim....primeiro somos estrangeiros no estrangeiro e o pior é sentirmos essa mesma sensação na terra de onde partimos !
Muitos nao conseguem mais morar/viver no país de origem!
Cunha, faz um video sobre aluguel, to pretendendo ir esse ano
É cunha, nem tudo se resume em dinheiro e status, as vezes queremos morar onde nascemos e crescemos mais o sistema corrupto do brasil força nós irmos atras de uma vida digna.
Se você tiver um passaporte Português e falar a lingua portuguesa de Portugal ninguém mas mesmo ninguém vai notar que você é Brasileiro....o mesmo acontece com alguns estrangeiros de outros países que falam muito muito bem o Português...ninguem vai notar que ele é proveniente de outro país...
Agora essa questão de você vai se sentir sempre imigrante ou um estrangeiro ....isso é em todo o mundo assim...e para que isso nao aconteça tem que a pessoa pralem de se integrar...tem que também falar muito bem o português e aí essa sensação de ser visto como um estrangeiro vai diminuir drasticamente!
Claro um Brasileiro com passaporte português e fala português do Brasil...qualquer pessoa nota logo que a pessoa tem suas raízes no Brasil...
Uma coisa muito curiosa é o seguinte:
Muitos portugueses emigraram nos anos 50 para o Brasil e quando voltavam a Portugal de férias ou definitivamente...eles falavam o português do Brasil...portanto adaptaram se de tal forma que ja não falavam o português de Portugal.....percebem o que estou tentando explicar?
Mas o Brasileiro em Portugal nao adapta mesmo estando anos e anos a viver em Portugal falar o português de Portugal....!!! Acho incrível isso....e eu acho que é porque nao querem ...pois nao é nada dificil e basta se adaptar e ter a vontade de se adaptar a ser português e nao é só ter um passaporte português que faz de mim ser português....mas sim a integração é o mais importante...para que nao nos sintamos estrangeiros temos que fazer parte desse País integrando nos !
Isto nao serve para critica mas é uma simples verdade...mas cada um faz o que bem entende....é como o ditado qye diz...
Como semeias como hás de colher...ou seja a colheita depende de como se semeia e trata a terra ....🙆🙆🙆
Integração é a chave...para qualquer imigrante...nao importa a nacionalidade...cada um tem ou deve se integrar no país que se encontra...
Mas....cada qual faz como entenda ou pensa....mas sem se queixar😀
Para existir integração é essencial falar português isso concordo e nesse aspeto os Brasileiros, Angolanos e todos de paises de língua portuguesa já tem vantagem e nem acho que o sotaque seja tão importante assim para a pessoa se sentir integrada isso vem mais da cabeça da própria pessoa é um sentimento e não depende do sotaque. Conheço pessoas que falam com o sotaque Lisboeta e que nunca se sentiram Lisboetas e outros com sotaque Carioca e que se sentem mais Lisboetas e Portugueses que muitos Portugueses.
Cunha vc acha que depois que liberarem para turista tirar a residência aí vc acha que ficou mais fácil para imigrar ?
Imigrar nunca é fácil. É preciso querer muito mesmo, caso contrário, vai trazer frustração. Abraços!
sou imigrante no Brasil 48 anos século passado 1976 posso te afirmar uma vez gringo sempre gringo e oia q eu devido a minha profissâo fui muito famoso em São Paulo cá to eu véinho mas sempre pra cima e disposto . fte abraço
Pois,mas Portugal nao tem capacidade para acolher o gigantesco numero de brasileiros e outros com vontade de mudar de vida! Nem Portugal nem nenhum pais europeu
Cunha seu video e fantastico, auto explicativo: Amigo estou me planejando ao maximo, para esta em Março 2025, contudo mesmo assim precisamos de orientação e ajuda no contexto de procurar moradia e possibilidade de empregos, sei que tenho que validar alguns documentos pertinente a Motorista Profissional, estou divorciado, tenho 51 anos, Operador de Empilhadeira, trabalho tambem com comercio exterior... enfim so preciso de ajuda para os 1º passos!!! pode me auxiliar.
🖖👍
Pessoal pesquise, população de Portugal,cerca de 10 milhões de habitantes,contando os velhos nós asilos as crianças, imigrantes,aí pesquisem, portugueses que moram fora de Portugal,mais de 2 milhões, então vocês acham que Portugal é bom,para pobre acordem.
Os 2 milhões de imigrantes são principalmente descendentes que mantiveram a nacionalidade. A emigração foi muito expressiva no anos 60/70 por causa da ditadura que só acabou em 74.
@frapiment6239 realmente não tinha pensado nisso,acredito que uma grande parte seja, porém vivi em Portugal e vi de perto a realidade de Portugal, não se ganha o suficiente para se ter uma vida digna,vi de perto a mão de obra jovem de Portugal sair do país,para ter uma vida digna,chagava em um restaurante ou café, não se via português trabalhando, geralmente só os donos eram portugueses, isso em vários lugares que visitei de Portugal,na roça então, mão de obra portuguesa nunca vi,a não ser que seja o dono, construção civil,metade da mão de obra em Portugal é brasileira ou africana, olha que os portugueses são responsável por construir metade da Europa, são referência em mão de obra na construção civil,se hoje fosse criada a seguinte lei, imigrante em Portugal terá os mesmos direitos e oportunidades de trabalhar na união europeia,como os portugueses,em 3 meses Portugal entraria em colapso por falta de mão de obra.
@JaisonPereira-b9h Essa é a realidade em quase todos os Países Europeus se fores para França na vês um Francês trabalhando na construção, restaurantes ou turismo para além dos donos. Não quero dizer com isso que o ordenado mínimo em Portugal seja bom e que não exista imigração de Portugueses para outros Países claro que existe mas isso tbm está muito ligado à cultura de imigração que existe no País. Em condições semelhantes um Alemão não sai da Alemanha mas o Português é muito adaptável, fala facilmente línguas muitos outros países como o Brasil ou Angola falam português, respeita e integra-se nas outras culturas tb com grande facilidade.
Mas mesmo que existisse essa lei tal como a maioria dos Portugueses, acredito que a maioria dos emigrantes está em Portugal pq para além do ordenado existe uma qualidade de vida acima da média, o sol, a comida, a simpatia das pessoas tudo isso conta. Para um Brasileiro, Angolano, Cabo-Verdiano, que são as maiores comunidades lusófonas no País, poder falar português é como estar em casa isso cria uma familiaridade com tudo, que não tem preço e não encontra em mais país da Europa nenhum.
Um abraço
@frapiment6239 abraço amigo, você é muito inteligente,mas com todo respeito discordo de você,tive a oportunidade de ser imigrante em Portugal, França,Holanda e Espanha,em Portugal,clima bom,mesmo idioma,cultura parecida,ordenado para quem tem família,na grande maioria das vezes não se tem como ter uma vida digna,nem para um imigrante nem para um português, isso tendo que pagar aluguel,na França,trabalhei como carpinteiro,em uma equipe de 13 homem,eu era o único brasileiro,pois tinha que ter documentos europeus,os outros todos portugueses,quando perguntava a meus amigos portugueses,porque França,sempre a mesma resposta, não se pode viver bem quem os ordenados de Portugal,trabalhei com portugueses,brasileiros e venezuelanos na Espanha e na olanda,ou seja uma família igual a minha,casal e duas crianças,se tiver que pagar aluguel e apenas um conseguir trabalhar,consegue pagar as contas ao final do mês,apertado mas consegue, já em Portugal se apenas um trabalhar passa fome.
@@JaisonPereira-b9h Discordamos parcialmente então já que concordo que em Portugal os dois tem de trabalhar para ter uma vida minimamente confortável. Quanto ao que dizem os seus Amigos Portugueses no estrangeiro não ligue muito já que nesse como em muitos outros aspectos somos irmãos criticam sempre o País lá fora ganha-se pouco pq no País querem ser reis não se sujeitam a nada mas já lá fora trabalham de sol a sol e fins de semana. Se fizessem metade em Portugal com menos idas a restaurantes e cafés tinham uma vida se não superior pelo menos igual e com mais qualidade.
Eu tbm já vivi em França e Alemanha e conheço bem a realidade da imigração Portuguesa e Brasileira.
Abraço
O cunha e tu saiu da construção civil 🤔
Falou a real, acompanho seus vídeos e você teve ou voluntariamente já mudou de emprego algumas vezes, certo? E isso faz parte da vida de imigrante, como também adaptação e outros detalhes da vida. O ganho de qualidade financeira e lazer tem suas facilidade
Minha imiude opinião, nosso Brasil e uma pais abençoando por Deus, belo e rico nmem sua natureza, mais o brasileiros corruptos que ja esta empreguinado no sangue acabaram com esse brasilzao, nao deixa o pais evoluir e so anda pra traz, voce trabalha muito a ganha pouco, quem trabalha pouco ganha muito, voces me entendem, os corruptos levam toda a riquesa do nosso pais, a insegurança juridica e orrivel, o cara extrupa, mata, rouba, pinta o 7 e nao fica nem 5 anos preso, e dis dos pais e feriado e fim de ano vem pra casa passar feriado com sua família enquanto a familia de quem ele tirou a vida esta a choro, a pessoa se mata pra comprar um celukar bom e tem que sair e deixa o celular em casa se nao pode voltar sem ele, se mata pra ter um carrinho ou uma moto e se nao pagar um ipva por que nao conseguiu o dinheiro ainda, levam seu carro pro patio e deixam la e voce perde nao consegui tirar e fica la se acabando, brasil so piora e nao podemos fazer nada, so orar e pedir a Deus misericordia, e quando migramos e vemos como e nos outros paisses ficamos encantados, mais claro que sempre bate a vontade de viver do mesmo jeito no nosso pais, so que nao da, portugal nao é feito os estados unidos, tanto e que os EUA, é pais de primeiro mundo, mais e bem melhor que o brasil, aluguel aqui no brasil a baixo de 500 reais so se for em cominudade muito baixa renda mesmo e perigosa, fora que voce ganha um tipo de salario que pra comprar um celukar nao da, tem que passar no cartão, tudo passamos no cartão, fora que somos o pais mais endividado em cartao e financiamento. Entao minha opinião e essa, os paises tem seus defeitos mais o brasileiro nao o Brasil ta muito longe de dar certo!
Nunca deu e pelo andar da carruagem nunca dará infelizmente
Cunha gente fina da melhor qualidade conterráneo da minha patroa carioca da Gema do ovo 😁
quem nao esta bem muda-se ha outros paises mais ricos