Outra função da conicidade das rodas é compensar a diferença de percurso em curvas. Nos automóveis e caminhões temos um conjunto de engrenagens chamado Diferencial, ele compensa a diferença de rotação em curvas. Como nos trens as rodas giram solidárias no mesmo eixo, a rotação sempre é a mesma; por isso a conicidade, o trajeto do lado externo da curva é sempre maior e acaba sendo compensado pela diferença de perímetro na conicidade da roda. Parabéns Dutra, sou fã e assisto sempre seu canal.
Acho fascinante esse mundo de rodas sobre trilhos, sempre fui apaixonado por trem. Meu avô morava em Aparecida do Norte e eu quando era criança ouvia o apito do trem que corta pela cidade, saia correndo ate a beira da linha só pra vê-lo passar. Tinha e tenho muitas dúvidas sobre essa rotina de transporte ferroviário e você está contribuindo em tirar essas dúvidas. Valeu cara, você está de parabéns!
7 років тому+1
Olá.. Aparecida,, sempre quis passar la de trem deve ser muito massa,, qu bom que estou ajudando, abraço
Kkkkkkkk.... Os desenhos estão ótimos! Cheios de detalhes! Kkkkkkkkk... Mas falando sério: Dutra, parabéns por divulgar tanta informação boa para nós entusiastas! Somos muito gratos!
Parabéns pelo vídeo! Trabalhei na manutenção de locomotivas da MRS, lá fazíamos diversos tipos de medições nas rodas, tinha medições de altura e espessura de friso, bandagem e etc. Fora as inspeções visuais, que as rodas não podem ter calos, sulcos profundos e desprendimento de material na bandagem, se um friso estiver muito desgastado, a máquina vai pro chão! Elas são feitas geralmente de aço 1067 e o trilho é um aço 1070, as rodas são mais maleáveis pelo fato de ser mais fácil e mais barato trocá-las do que trocar os trilhos, elas ainda são forjadas com uma senhora prensa na fábrica e passam por um processo de têmpera para ficarem duráveis. Na locomotiva Stadler, o fabricante recomendou trocar as rodas com 5 anos de uso se não me engano, mesmo que as rodas estejam em perfeitas condições, isso tudo para prevenir acidentes!
7 років тому+1
que bacana!! eu não sabia o tipo de aço que se usa!! legal mesmo obg,,, abraço
Amigão sou apaixonado por tréns desde criança, Sou também cinegrafista trabalhei em 2 televisões grande do brasil, gostei de mais de sua explicações sobre a roda do trém, as quais eu sempre tinha a curiosidade de reparar aquelas estôpas com oléo que ficava no eixo dos vagoês, Mais posso te de dizer com toda sinceridade que ném no cinema Holyoodyano nunca fizeram uma imagem de un angúlo tão bonito quanto este que tu fizeste, te confesso que achei o maximo! parabéns muito bonito.
Olá, Dutra, quanto ao teu desenho, sei não... mas quanto ao vídeo, SENSACIONAL. Aprendi uma coisa que nunca imaginei na vida: a roda ser cônica. Este vídeo está muito bem explicado e mostrado. Perfeito. Estamos todos aguardando os próximos. Parabéns. Um abraço.
7 років тому
olá... hahaha oloco, vai me dizer que o desenho não estava bom?? hahaha, vlw,, sabado posto o outro,, abraço
Ótimo vídeo!!!! A ideia de mostrar o que ocorre debaixo de um vagão é excelente!!! Observar a roda "dançar" sobre o trilho chega a ser emocionante!!! Como ela desliza sobre o trilho!!! Há momentos, após os 50Km/h, que parece que o trem vai sair dos trilhos!!!! Qual a máxima velocidade que uma composição pode rodar?! Obrigado pelo vídeo!!!!!
Maravilha, cara! Fiquei hipnotizado com o seu vídeo imaginando como é fantástica a engenharia ferroviária. Você tirou uma dúvida que eu tinha desde a minha infância.
Vídeo muito muito bom!! Eu sempre pensava que rodavam mais justo ... nunca imaginei nessa tolerância de folga dos trilhos com as rodas, quanto mais elas serem cônicas... Parabéns!!!!
Show de bola. Interessante demais o video. Impressionante como duas superficies lisas permitem o trem se deslocar, e isso numa velocidade pequena. Imagina a engenharia por de trás de um trem de alta velocidade. Adorei, parabéns.
Boa tarde irmão Obrigado pelo carinho,para com os inscritos.muito interessante esses detalhes,e nós estudando o funcionamento de um trem. Eu quero um vídeo,se for possível,de como é importante a presença de um guarda chave,na ferrovia. Hoje em dia,anda existe o guarda chave ou o trem tem outras maneiras para mudar de trilhos. Fique bem.
7 років тому
olá!! boa tarde, eu estou para postar um vídeo que falo sobre chaves sinalização que explica um pouso sobre isso, mas atualmente não se faz necessário uma pessoa ficar na chave para operar quando um trem chegar, a não ser qm patios de manobras onde isso ainda ocorre, mas não q essa seja a função da pessoa e sim para agilizar a passagem do trem, sem ter que parar! abraço
Gostei muito, Dutra, desta matéria. Um tanto técnica, porém, vc. conseguiu explicar fácil, fácil. Antes dos modelos SD70ACe e SD70M-2, todos os modelos da SD70 foram entregues com truques radiais HTCR com auto-direção. O truque radial permite aos eixos girarem em curvas, reduzindo o desgaste nas rodas e nos trilhos. Há um documento sobre essa relação de contato, desgaste e sistemas, no link: [PDF]IX PREMIO MAXION - Truque Customizado - v4 - Revista Ferroviária. É muito legal pra quem gosta e se interessa! Que venham outras partes!!
7 років тому
Esse truck e apenas o primeiro rodeiro q tem esse movimento...bacana essa RF forte abraço..
Valeu, maquinista Dutra. Aprendi este detalhe da roda cônica por meio deste vídeo! Eu tinha a mesma ideia que você mostrou no primeiro desenho. O interessante da roda cônica é a redução de atrito, fazendo a composição deslocar com mais facilidade. Só que eu achava que os frisos das rodas eram maiores. Mas, o vídeo evidencia que os frisos das rodas são discretos. Fico admirado quando o trem passa em trechos em que os trilhos foram "enterrados" por asfalto, aparecendo somente a parte plana dos trilhos, sem lugar para os frisos. Na minha cabeça, isso faria as rodas perderem contato com os trilhos. Outro detalhe que eu imaginava é na frenagem, que para mim as rodas travavam e derrapavam sobre os trilhos. Mas no vídeo você parou a composição sem a roda derrapar uma única vez!
6 років тому
Olá. sim, realmente impressiona, veja esses vídeos que são a sequencia desse ua-cam.com/video/IGXeiJmKGHY/v-deo.html e ua-cam.com/video/yLePN0oIYkc/v-deo.html abraço
Likee, nossa teve uma hora q realmente parecia que iria sair do trilho, so ficava a pontinha da roda no trilho. Então por isso q as rodas fazem tanto barulho, quando aquela borda da roda encosta no trilho? Esse angulo ficou demais Vinicius, um forte abrç camarada, ja aguardo ansioso pelo próximo vídeo.
7 років тому
isso mesmo! parece que vai cair a qualquer momento mesmo! rs,, abraço
Parabéns Dutra! Fazia anos que sempre tive muitas curiosidades sobre trens cargueiro. Vc com os seus vídeos esclareceu muitas perguntas, também tive muita vontade de se tornar maquinista.
video muito educativo e interessante bom para quem ta iniciando na carreira de ferroviario e para aqueles que querem aprener mais obrigado por compartilhar conhecimentos.
Salve Dutra. Estou impressionado com seu canal, meu amigo. Nem lembrava mais da minha paixão pelos trens na infância. Mais que parabéns pelo trabalho tão bem feito. Sensacional mesmo. Você traz para o mundo real, para perto da esmagadora maioria das pessoas "comuns" o que era algo inimaginável. Em nome de milhares de pessoas: um muito obrigado pela sua dedicação, clareza e principalmente sua forma humilde de expressar e narrar as coisas pra gente. Muito sucesso meu amigo! Seja muito feliz! TMJ
7 років тому
+Evaldo Silva olá.. muito obg.. realmente a ferrovia encanta. Mas em algum momento pode ter diminuído. Mas aos poucos vamos voltando nos trilhos. Forte abraco
Eu conhecia as rodas de trem das aulas de Logística da faculdade que o professor dizia que tinha um sistema de "guiamento preciso". Mas hoje foi a primeira vez que vi funcionar. Aí eu pude associar o seu vídeo à aula do meu querido professor Laerte. Obrigado!
6 років тому
Olá.. que legal,, parabéns ao Professor Laerte,, ,, abraço
ñ me lembro bem da historia pois foi a uns 5 anos atras no antigo bairro ela contou que o tio dela era maquinista e quando esta perto do vagão ele ouviu barulho tipo batida era algo assim contou também das sombras que ele via melhor era ela contando pra quem acredita nisso deixava pensativo
Boa noite Dutra,rapaz que explicação detalhada o conjunto em movimento no sentido reto da para ver a pequena fresta de luz entre o trilho e o friso da roda parabéns pela localização da camera
7 років тому
Olá Obg,, veja a parte 2 ua-cam.com/video/IGXeiJmKGHY/v-deo.html e a parte 3 ua-cam.com/video/yLePN0oIYkc/v-deo.html Abraço
Professor orgânico e didático, é disso que o Brasil precisa,especialmente nesta área,ferroviária.Esse trabalho é necessário para desenvolver e multiplicar ,paixões e interesses,de um maior número possível de pessoas,para que a relevância desse meio de transporte tão fundamental tenha seu reconhecimento e lugar garantidos no contexto de Brasil forte e soberano.Parabens mestre,siga sua missão,o Brasil e as novas gerações só agradecem, saudações e abraço!!!
7 років тому+1
+Eduardo Alexon olá.. obg pelo comentário pretendo postar mais vídeos assim com curiosidades ferroviárias. Abraço
essas aulas são perfeitas que eu estou ficando perito em trens kkkkķkkkkkķkkkkkķk acho que é um ou pra não dizer o maior veículo de transpote terrestre tanto em comprimento como em toneladas. Abraço
Olá,, esse é o primeiro dessa série,, vc já assistiu a 2 parte ua-cam.com/video/IGXeiJmKGHY/v-deo.html e a 3 parte ua-cam.com/video/yLePN0oIYkc/v-deo.html... abraço
Boa noite Dutra, vc poderia comentar em algum vídeo sobre as temperaturas que podem chegar as rodas de locomotivas e vagões com o movimento? E rodas travadas incandecentes?
Bom dia ,meu nome é luiz e fiquei muito interessado sobre o funcionamento dos trens. Achei fascinante o mundo sobre trilhos e gostaria de saber como funcionam os trens, onde estudar e como trabalhar nesta área.
6 років тому
Olá. luiz eu fiz esse vídeo que explico um pouco para ser maquinista ua-cam.com/video/XJ0ScLw8t74/v-deo.html abraço
Trabalhei em uma mineradora, ouvi uma vaga de auxiliar de maquinista, infelizmente não pude passa pra área, por motivos de ser novato na empresa, mais admiro muito esse trabalho.
7 років тому+1
+Rodrigo Soares entendi. Mas quem sabe não da!! Abraço
Excelente o seu vídeo. Show de imagens da roda funcionando.
7 років тому
Olá.. obg, esse é o primeiro da série,, vc já viu a 2 parte ua-cam.com/video/IGXeiJmKGHY/v-deo.html e a 3 parte ua-cam.com/video/yLePN0oIYkc/v-deo.html.. abraço
Em uma curva para a esquerda, a tendencia da força da gravidade é jogar o trem contra a curva, (para o lado de fora) .... mas isto depende também da velocidade + peso do trem, se o trem tiver muito devagar vai comer o lado de dentro do friso por conta do peso da composição ''na estica''.... sem contar que é nos primeiros vagões e no meio da composição onde ocorre a maior parte dos desgastes, inclusive a quebra de engate (exceto helper) ... quando da b.ó na roda só mandando pro torno mesmo
7 років тому
olá! sim, mas mesmo rápido irá comer o friso e vice versa, abraço
O formato cônico tambem serve para os trilhos do gabarito se inclinarem para dentro dos dois lados numa curva ou seja não corre o risco do lado do trilho que tiver com a maior concentração de carga numa curva ele virar para fora da curva e descarrilar o trem. Trabalhava na MRS abraços!!!
6 років тому+2
que bacana,, esse vídeo se complementa com esse ua-cam.com/video/IGXeiJmKGHY/v-deo.html e esse ua-cam.com/video/yLePN0oIYkc/v-deo.html abraço
Muito interessante! Sempre imaginei que o contato do friso com os trilhos produzisse fagulhas. Pergunta: todas as rodas, de locomotivas e vagões têm o mesmo diâmetro?
Mateus Ferreira não, no sítio do meu tio aqui em São Vicente vejo vagões com diâmetros diferentes.
7 років тому+1
as vezes sim, pode acontecer fagulhas sim, e como disse o amigo Loucura com limites, realmente não tem só um diâmetro, são vários e ainda depois de um tempo as rodas passam em tornos oque diminuem mais ainda! abraço
Vi um vídeo de locomotivas novas, vindas da Suíça,para a ferrovia que desce a serra do mar rumo a Santos,que necessitam de regulagens auxiliares de altura,em suas rodas,feitas por parafusos,conforme vão sofrendo desgaste.Isso ocorre,acredito,para que o conjunto de rodas e cremalheira(uma roda central dentada que roda por um trilho tb dentado), permaneçam equilibrados e estáveis.saudacoes!!!
7 років тому+1
+Eduardo Alexon isso. São as Stadlers que descem a serra de Santos, mas por Paranapiacaba utilizando a Cremalheira. É uma descida de até de 10%.. muito forte. . Abraço
LEGAL EM !!!!VOU DEIXAR UMA SUGESTÃO DE VÍDEO DE COMO FUNCIONA O SISTEMA DE ACELERAÇÃO DAS LOCOMOTIVA COM 3 OU MAIS LOCOMOTIVAS E O QUE AH DE CONFORTO DENTRO DE UMA CABINE !!!! VALEU ABRAÇOS E BOM SERVIÇO !!!
7 років тому
olá, tenho algo com o conforto, as outras coisas que menciona, acho não ser possível! abraço
Mano, que vídeo top Eu procurava canal de algum maquinista mas nunca encontrava, ai agora por acaso apareceu um vídeo seu kkkk Canal top brother, já me inscrevi e deixei o like nos vídeos😎 Parabéns👏
7 років тому
Olá.. obg,, que,, fico feliz,,tenho uns 90 vídeos, abraço
Muito interessante a engenharia das rodas do trem. Esclareceu muito! Sempre achei que o friso era para não descarrilar. Agora, ficou claro mesmo! Parabéns pelo vídeo excelente!! 👏👏👏🙌
Muito legal a explicação, mas o que acho incrível e as beiradas das rodas quando o trem em movimento essas beiradas fazem o trem balançar e o segura com segurança nos trilhos. Valeu abcos.
Desde pequeno sempre gostei muito de trens, uma pena não ter mais transporte de pessoas, sou corretor de seguros, mas se fosse um maquinista iria adorar meu serviço, agradeça a Deus pelo seu trabalho meu amigo.
7 років тому+1
+Herbert Misson olá.. sim sempre agradeço. Forte abraço
Amigo boa noite,sua explicação quanto a conicidade da roda não e cônica devido a desgaste e sim por em uma curva, a conicidade das rodas compensa a diferença entre a distância que a roda externa terá que percorrer em relação à roda interna,quanto ao friso e a bandagem o desgaste dele e normal não interferindo sobre a conicidade da roda e quanto ao chamado hunting esse ta mais envolvido com a capacidade de amortecimento do vagão em seu truk e suas cunhas de fricção e a roda não fica em total contato com o trilho se não me engano cerca de 6 mm!ma s parabéns pelo vídeo .
7 років тому
olá!! não disse que as rodas eram cônicas por desgaste e sim que são feitas assim, e as outras informaçoes que comenta estarão no vídeo 2 e 3..abraço
Olá!! Adoro trens e tô adorando seu Canal!! Sou o Marcos e tenho 14 anos, meu sonho é ser maquinista, adoro trens e ferrovias, mais tenho uma dúvida... Oq vcs fazem quando vem surfistas de trens surfando em cima do trem? Ou alguém tentando assaltar o trem ou saquear ele? Abraços!!
7 років тому
olá.. sempre tem seguranças ao longo da ferrovia, eles sempre são acionados,, pq sempre é um risco de acidente com pessoas nos vagões!! abraço
Café Ferroviário Obrigado por responder!!! Mais tenho outra dúvida... Vcs podem dar carona para uma pessoa comum? Se ela der um jeito e entrar na locomotiva e pedir carona vcs podem dar? Vc já deu ou alguém já te pediu?
7 років тому+1
Marcos Silva a pediram. Mas não da não. Pq imagina se essa pessoa passa mau. E como não é autorizado acabará sobrando para o maquinista. Que só quis ajudar. Uma pena
Parabéns amigo Dutra pelo Café Ferroviário, são muito bons os vídeos e com bastantes detalhes e informações, neste vídeo por exemplo, é possível ver esse deslocamento da roda em cima do trilho, aproximadamente mais de 1 cm, e que nas curvas com a força centrífuga se desloca ao máximo, muito obrigado e um grande abraço para todos.
Outra função da conicidade das rodas é compensar a diferença de percurso em curvas. Nos automóveis e caminhões temos um conjunto de engrenagens chamado Diferencial, ele compensa a diferença de rotação em curvas. Como nos trens as rodas giram solidárias no mesmo eixo, a rotação sempre é a mesma; por isso a conicidade, o trajeto do lado externo da curva é sempre maior e acaba sendo compensado pela diferença de perímetro na conicidade da roda. Parabéns Dutra, sou fã e assisto sempre seu canal.
Tu entende mesmo!
Acho fascinante esse mundo de rodas sobre trilhos, sempre fui apaixonado por trem. Meu avô morava em Aparecida do Norte e eu quando era criança ouvia o apito do trem que corta pela cidade, saia correndo ate a beira da linha só pra vê-lo passar. Tinha e tenho muitas dúvidas sobre essa rotina de transporte ferroviário e você está contribuindo em tirar essas dúvidas. Valeu cara, você está de parabéns!
Olá.. Aparecida,, sempre quis passar la de trem deve ser muito massa,, qu bom que estou ajudando, abraço
Kkkkkkkk....
Os desenhos estão ótimos! Cheios de detalhes!
Kkkkkkkkk...
Mas falando sério:
Dutra, parabéns por divulgar tanta informação boa para nós entusiastas!
Somos muito gratos!
Excelente video !!! Parabéns pela profissão ai. Um dos meios de transporte mais lendários que temos e que minha opinião é a solução pro futuro.
muito interessante mesmo veja só o beral quê a roda tem por dentro esge beral é uma proteção para que a locomogiva não descarrilge dos trilhos
Parabéns pelo vídeo! Trabalhei na manutenção de locomotivas da MRS, lá fazíamos diversos tipos de medições nas rodas, tinha medições de altura e espessura de friso, bandagem e etc. Fora as inspeções visuais, que as rodas não podem ter calos, sulcos profundos e desprendimento de material na bandagem, se um friso estiver muito desgastado, a máquina vai pro chão! Elas são feitas geralmente de aço 1067 e o trilho é um aço 1070, as rodas são mais maleáveis pelo fato de ser mais fácil e mais barato trocá-las do que trocar os trilhos, elas ainda são forjadas com uma senhora prensa na fábrica e passam por um processo de têmpera para ficarem duráveis. Na locomotiva Stadler, o fabricante recomendou trocar as rodas com 5 anos de uso se não me engano, mesmo que as rodas estejam em perfeitas condições, isso tudo para prevenir acidentes!
que bacana!! eu não sabia o tipo de aço que se usa!! legal mesmo obg,,, abraço
Amigão sou apaixonado por tréns desde criança, Sou também cinegrafista trabalhei em 2 televisões grande do brasil, gostei de mais de sua explicações sobre a roda do trém, as quais eu sempre tinha a curiosidade de reparar aquelas estôpas com oléo que ficava no eixo dos vagoês, Mais posso te de dizer com toda sinceridade que ném no cinema Holyoodyano nunca fizeram uma imagem de un angúlo tão bonito quanto este que tu fizeste, te confesso que achei o maximo! parabéns muito bonito.
Por isso sou seu fã .vc explica sem deixar dúvidas. Eu não sabia desse detalhe .
olá.. obg!
Olá, Dutra, quanto ao teu desenho, sei não... mas quanto ao vídeo, SENSACIONAL. Aprendi uma coisa que nunca imaginei na vida: a roda ser cônica. Este vídeo está muito bem explicado e mostrado. Perfeito. Estamos todos aguardando os próximos.
Parabéns. Um abraço.
olá... hahaha oloco, vai me dizer que o desenho não estava bom?? hahaha, vlw,, sabado posto o outro,, abraço
Ótimo vídeo!!!! A ideia de mostrar o que ocorre debaixo de um vagão é excelente!!! Observar a roda "dançar" sobre o trilho chega a ser emocionante!!! Como ela desliza sobre o trilho!!! Há momentos, após os 50Km/h, que parece que o trem vai sair dos trilhos!!!! Qual a máxima velocidade que uma composição pode rodar?! Obrigado pelo vídeo!!!!!
Maravilha, cara! Fiquei hipnotizado com o seu vídeo imaginando como é fantástica a engenharia ferroviária. Você tirou uma dúvida que eu tinha desde a minha infância.
Vídeo muito muito bom!! Eu sempre pensava que rodavam mais justo ... nunca imaginei nessa tolerância de folga dos trilhos com as rodas, quanto mais elas serem cônicas... Parabéns!!!!
Valeu!! ficou top mesmo! abraço
Que vídeo espetacular esse merece like! cara sempre tive curiosidade sobre as rodas de trem e vc me tirou muitas dúvidas! parabéns!
Show de bola. Interessante demais o video. Impressionante como duas superficies lisas permitem o trem se deslocar, e isso numa velocidade pequena. Imagina a engenharia por de trás de um trem de alta velocidade. Adorei, parabéns.
Sensacional
Excelente matéria sobre rodas! Curioso! Sou neto de maquinista de Maria Fumaça de São João Del Rei MG. Parabéns.
Olá!! legal,, deve ser lindo esse trem de perto! abraço
Muito legal a filmagem dos rodeiros em movimento, parabéns.
Olá.. Bacana mesmo!! abraço
@ . Muito bom
Boa tarde irmão
Obrigado pelo carinho,para com os inscritos.muito interessante esses detalhes,e nós estudando o funcionamento de um trem.
Eu quero um vídeo,se for possível,de como é importante a presença de um guarda chave,na ferrovia.
Hoje em dia,anda existe o guarda chave ou o trem tem outras maneiras para mudar de trilhos.
Fique bem.
olá!! boa tarde, eu estou para postar um vídeo que falo sobre chaves sinalização que explica um pouso sobre isso, mas atualmente não se faz necessário uma pessoa ficar na chave para operar quando um trem chegar, a não ser qm patios de manobras onde isso ainda ocorre, mas não q essa seja a função da pessoa e sim para agilizar a passagem do trem, sem ter que parar! abraço
Gostei muito, Dutra, desta matéria. Um tanto técnica, porém, vc. conseguiu explicar fácil, fácil. Antes dos modelos SD70ACe e SD70M-2, todos os modelos da SD70 foram entregues com truques radiais HTCR com auto-direção. O truque radial permite aos eixos girarem em curvas, reduzindo o desgaste nas rodas e nos trilhos. Há um documento sobre essa relação de contato, desgaste e sistemas, no link: [PDF]IX PREMIO MAXION - Truque Customizado - v4 - Revista Ferroviária. É muito legal pra quem gosta e se interessa! Que venham outras partes!!
Esse truck e apenas o primeiro rodeiro q tem esse movimento...bacana essa RF forte abraço..
Mais uma bela vídeo aula parabéns filhão
opáa.... vlw jovem!! abraço
excelente vídeo.
rapaz até antes desse vídeo eu pensava que servia pra roda não sair do trilho , tanto de um lado como de outro.
aprendi mais uma.
olá.. pois é.. parece algo tão simples, que nem damos bola, abço
boa noite outro video bom como sempre continue assim
vlw!! obg abraço
Boa café , na moral pra mim tu é o melhor maquinista sem duvidas amigo ..Parabéns irmão ;)
olá Jefferson, obg, mas acredite tem gente muito boa entre nós!! abraço
Olá, eu sabia disso, mas muito bem explicado.
perfeito. melhores cumprimentos meu amigo.
obrigado meu amigo Norbert!! Saudações do Brasil!!
Gostei do desenho e boa explicação é isso mesmo, forte abraço e pro homenzinho também kkkkkkk
rsrsrsrs,,, o homenzinho esta descansado na casa dele,,, hahahaha abraço
Bacana demais... Muito bom esse videos e suas explicações.
olá! Obg..pelo comentário! forte abraço!!
mais informação, mais instrução, muito mais conhecimento ... parabens ... video incrivel..
Muito obg
ÓTIMA EXPLICAÇÃO , E BELO VÍDEO 😜👊👏👏👏✌
olá! obg,,,forte abraço
Muito show!!!
Obg! abraço
Gostei demais desse vídeo. Sou fascinado por trens. parabéns pelo canal.
Olá...assista a 2 e a 3 parte, vlw,, abraço
Mano que show entender como funciona e ver a roda em movimento enquanto o trem percorre pelos trilhos
Show demais 👏
Obg.. Show.. Abraço
Top 👏👏👏👏👏
Valeu, maquinista Dutra. Aprendi este detalhe da roda cônica por meio deste vídeo! Eu tinha a mesma ideia que você mostrou no primeiro desenho. O interessante da roda cônica é a redução de atrito, fazendo a composição deslocar com mais facilidade. Só que eu achava que os frisos das rodas eram maiores. Mas, o vídeo evidencia que os frisos das rodas são discretos. Fico admirado quando o trem passa em trechos em que os trilhos foram "enterrados" por asfalto, aparecendo somente a parte plana dos trilhos, sem lugar para os frisos. Na minha cabeça, isso faria as rodas perderem contato com os trilhos. Outro detalhe que eu imaginava é na frenagem, que para mim as rodas travavam e derrapavam sobre os trilhos. Mas no vídeo você parou a composição sem a roda derrapar uma única vez!
Olá. sim, realmente impressiona, veja esses vídeos que são a sequencia desse ua-cam.com/video/IGXeiJmKGHY/v-deo.html e ua-cam.com/video/yLePN0oIYkc/v-deo.html abraço
Likee, nossa teve uma hora q realmente parecia que iria sair do trilho, so ficava a pontinha da roda no trilho. Então por isso q as rodas fazem tanto barulho, quando aquela borda da roda encosta no trilho? Esse angulo ficou demais Vinicius, um forte abrç camarada, ja aguardo ansioso pelo próximo vídeo.
isso mesmo! parece que vai cair a qualquer momento mesmo! rs,, abraço
Muito bem explicado e muito interessante, sou estudante de arquitetura e foi muito útil, parabéns
Obg. Tem mais desses vídeos.. Abraço
dá hora pra caramba eu não sabia disso Dutra
Parabéns Dutra!
Fazia anos que sempre tive muitas curiosidades sobre trens cargueiro. Vc com os seus vídeos esclareceu muitas perguntas, também tive muita vontade de se tornar maquinista.
puxa fui maquinista, mas nunca tinha me atentado para estes detalhes!! valeu
bacana,, trab onde?
@ na trasnordestina
Boa Dutra !!! Bela explicação !!!
olá,, vlw Cesar,, abraço
boa sua explicação eu trabalho justamente onde fabrica essas rodas pelo video identifiquei os modelos k36 de rodas (rodeiros)
olá.. que massa! outro lugar que deve ser bem interessante!! bacana!! abraço
Café Ferroviário sim e é um processo longo desde fabricação do aço até o produto final
+Daniel Luiz que show.. um dia quero conhecer esse processo! Forte abraço e bom trabalho!
video muito educativo e interessante bom para quem ta iniciando na carreira de ferroviario e para aqueles que querem aprener mais obrigado por compartilhar conhecimentos.
Olá. obg,, bacana mesmo, abraço
Excellent video Dutra.
Tanks my friend Iusetano!! greetings from Brazil!!
Exelente parabéns pelo explicação muito bom esclarecido!
top,,
Show de bola, amigo
Aguardando os próximos vídeos =D
olá amigo,, obg por comentar,, abraço
Salve Dutra. Estou impressionado com seu canal, meu amigo. Nem lembrava mais da minha paixão pelos trens na infância. Mais que parabéns pelo trabalho tão bem feito. Sensacional mesmo. Você traz para o mundo real, para perto da esmagadora maioria das pessoas "comuns" o que era algo inimaginável. Em nome de milhares de pessoas: um muito obrigado pela sua dedicação, clareza e principalmente sua forma humilde de expressar e narrar as coisas pra gente. Muito sucesso meu amigo! Seja muito feliz! TMJ
+Evaldo Silva olá.. muito obg.. realmente a ferrovia encanta. Mas em algum momento pode ter diminuído. Mas aos poucos vamos voltando nos trilhos. Forte abraco
bacana amigo presto serviço pra vale na area da construçao fico fascinado com as maquinas
Olá!! que bacana, a Vale tem uma ótima estrutura!! abraço
Eu trabalho na VALE, as vezes eu fico admirando o Rodeiro e os trilhos parado olhando os caras me chamam de louco. Kkkk
kkkk top
Eu conhecia as rodas de trem das aulas de Logística da faculdade que o professor dizia que tinha um sistema de "guiamento preciso". Mas hoje foi a primeira vez que vi funcionar. Aí eu pude associar o seu vídeo à aula do meu querido professor Laerte. Obrigado!
Olá.. que legal,, parabéns ao Professor Laerte,, ,, abraço
Belissimo video Dutra , parabens
obg meu amigo! abraço
Muito interessante. São detalhes que a gente nem imagina
Vlw,, abraço
Show de bola no sei como com tanto peso não sai tudo incrível
Dutra! Seu canal é sensacional!!! Parabéns cara! Admiro demais o seu trabalho!
Olá.. obg. Vlw
Muito bom Dutra, Abraço amigo!!!
´vlw Gustavo!! forte abraço
Obrigado pelas excelentes aulas sobre ferrovias.
Ótimo vídeo. Faz um nesse mesmo ângulo mudando de trilho.
olá,, eu tenho um vídeo falando sobre amv, que vai aparecer, logo postarei!! abraço
Adorei, obrigada por compartilhar.
Faz uns vídeos contando histórias que se já passou ou que já ouviu dos ferroviários
olá,, esse será um quadro do Café Ferroviário! só que essa é a ideia original do canal! contar historias, e conhecimentos,, abraço
acho legal ja ouvi estorias de terror dos ferroviários bem loucas. abçs
Olha que massa!! deve ser top!
+ighor silveira De terror?! Conta pra gente!
ñ me lembro bem da historia pois foi a uns 5 anos atras no antigo bairro
ela contou que o tio dela era maquinista e quando esta perto do vagão ele ouviu barulho tipo batida era algo assim contou também das sombras que ele via
melhor era ela contando pra quem acredita nisso deixava pensativo
Amo trens desde criança nasci em pompeia a casa da minha vo era do lado da. Linha do trem tempo bom que saudades
Ola, que história bacana, legal, eu já morei um monte tbm ao lado da linha,, show!! abraço
Esses vídeos são bem interessantes obrigado
Muito show de bola o canal parabéns
Boa noite Dutra,rapaz que explicação detalhada o conjunto em movimento no sentido reto da para ver a pequena fresta de luz entre o trilho e o friso da roda parabéns pela localização da camera
Olá Obg,, veja a parte 2 ua-cam.com/video/IGXeiJmKGHY/v-deo.html e a parte 3 ua-cam.com/video/yLePN0oIYkc/v-deo.html Abraço
A gente viaja literalmente c/ os seus vídeos, muito bons!
Muito obg
. abraço
Show de bola este vídeo da roda!! Muito bom! Parabéns Dutra!!
Olá.. vlw,, abraço
Muito interessante mesmo.
Obrigado 👍
Seu desenho é idêntico ao meu cara, kkkkkkk... As rodas eu pensava que só era para não saírem dos trilhos, ótima explicação brother. 👏✌
hahahaha,,, com chaminé!! abraço
Café Ferroviário 😂😂😂
Professor orgânico e didático, é disso que o Brasil precisa,especialmente nesta área,ferroviária.Esse trabalho é necessário para desenvolver e multiplicar ,paixões e interesses,de um maior número possível de pessoas,para que a relevância desse meio de transporte tão fundamental tenha seu reconhecimento e lugar garantidos no contexto de Brasil forte e soberano.Parabens mestre,siga sua missão,o Brasil e as novas gerações só agradecem, saudações e abraço!!!
+Eduardo Alexon olá.. obg pelo comentário pretendo postar mais vídeos assim com curiosidades ferroviárias. Abraço
1234567890qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm1234567890+×==%/\$€£@*!#:;&_()-'",.?﷼฿Ωθฯ1234567890₩¥°¿⬆↗◀⏪🔣🔤🔄↘🔼⏫⬇↖▶⏩↩⤵➡↙🔽⏬⬅🎂🎉🎊🎈🎁🔠↔😢😂😭😪😥😰😅😳😁😔😌😒😞😣😘😚😗😙😜😝😛😄😃😀😊☺😉😍🐦🐤🐥🐣🐔🐍🐢🐵🐒🐴🐑🐘🐼🐧🐯🐨🐫🐷🐽🐮🐗🐶🐺🐱🐭🐹🐰🐸📼💿📀💽💾💻📱🎉🎊🎈🔮🎥📷📹🎑🎃👻🎅🎄🎁🎋🎍💝🎒🎓🎆🎇🎐🗻🌄🌅🌃🗽🌉🎠🌇🌆🏯⛺🏰🏭🗼🏪🏩🏨💒⛪🏬🏤🏠🏡🏫🏢🏣🏥🏦🚓🚗🚕🚖🚛🚚🚐🚑🚒🚜🚃🚝🚎🚌🚙
essas aulas são perfeitas que eu estou ficando perito em trens kkkkķkkkkkķkkkkkķk acho que é um ou pra não dizer o maior veículo de transpote terrestre tanto em comprimento como em toneladas. Abraço
hahaha sempre tive o sonho de ser maquinista cara desde criança dá hora sua profissão hein!!
olá.. bacana mesmo!!! abraço
Muito fera seus vídeos. Parabéns amigo!!
Olá,, esse é o primeiro dessa série,, vc já assistiu a 2 parte ua-cam.com/video/IGXeiJmKGHY/v-deo.html e a 3 parte ua-cam.com/video/yLePN0oIYkc/v-deo.html... abraço
Boa noite Dutra, vc poderia comentar em algum vídeo sobre as temperaturas que podem chegar as rodas de locomotivas e vagões com o movimento? E rodas travadas incandecentes?
É demais de bom por dentro das informações gostei muito
Interessante demais
muito interessante
vlw
Cara...nunca tinha reparado nesses frizos....pensei q a roda ficasse solta em cima dos trilhos...show de informação...valeuuu!
vlw,, abraço
Bom dia ,meu nome é luiz e fiquei muito interessado sobre o funcionamento dos trens. Achei fascinante o mundo sobre trilhos e gostaria de saber como funcionam os trens, onde estudar e como trabalhar nesta área.
Olá. luiz eu fiz esse vídeo que explico um pouco para ser maquinista ua-cam.com/video/XJ0ScLw8t74/v-deo.html abraço
Trabalhei em uma mineradora, ouvi uma vaga de auxiliar de maquinista, infelizmente não pude passa pra área, por motivos de ser novato na empresa, mais admiro muito esse trabalho.
+Rodrigo Soares entendi. Mas quem sabe não da!! Abraço
Excelente o seu vídeo. Show de imagens da roda funcionando.
Olá.. obg, esse é o primeiro da série,, vc já viu a 2 parte ua-cam.com/video/IGXeiJmKGHY/v-deo.html e a 3 parte ua-cam.com/video/yLePN0oIYkc/v-deo.html.. abraço
Shooooow! Da hora Boa inf como sempre sucesso ai!! ✌😎
nois meu jovem!! abraço
Café Ferroviário Heheheheheh ✌😎
Em uma curva para a esquerda, a tendencia da força da gravidade é jogar o trem contra a curva, (para o lado de fora) .... mas isto depende também da velocidade + peso do trem, se o trem tiver muito devagar vai comer o lado de dentro do friso por conta do peso da composição ''na estica''.... sem contar que é nos primeiros vagões e no meio da composição onde ocorre a maior parte dos desgastes, inclusive a quebra de engate (exceto helper) ... quando da b.ó na roda só mandando pro torno mesmo
olá! sim, mas mesmo rápido irá comer o friso e vice versa, abraço
Show , vídeo com velocímetro e tudo mais , esse é o meu garoto
Olá... fico grato,, abraço
O formato cônico tambem serve para os trilhos do gabarito se inclinarem para dentro dos dois lados numa curva ou seja não corre o risco do lado do trilho que tiver com a maior concentração de carga numa curva ele virar para fora da curva e descarrilar o trem.
Trabalhava na MRS abraços!!!
que bacana,, esse vídeo se complementa com esse ua-cam.com/video/IGXeiJmKGHY/v-deo.html e esse ua-cam.com/video/yLePN0oIYkc/v-deo.html abraço
bacana demais o seu canal, é algo que é muito pouco comentato o setor ferroviário
certo abraço boa noite!
Muito interessante! Sempre imaginei que o contato do friso com os trilhos produzisse fagulhas. Pergunta: todas as rodas, de locomotivas e vagões têm o mesmo diâmetro?
Mateus Ferreira não, no sítio do meu tio aqui em São Vicente vejo vagões com diâmetros diferentes.
as vezes sim, pode acontecer fagulhas sim, e como disse o amigo Loucura com limites, realmente não tem só um diâmetro, são vários e ainda depois de um tempo as rodas passam em tornos oque diminuem mais ainda! abraço
Vi um vídeo de locomotivas novas, vindas da Suíça,para a ferrovia que desce a serra do mar rumo a Santos,que necessitam de regulagens auxiliares de altura,em suas rodas,feitas por parafusos,conforme vão sofrendo desgaste.Isso ocorre,acredito,para que o conjunto de rodas e cremalheira(uma roda central dentada que roda por um trilho tb dentado), permaneçam equilibrados e estáveis.saudacoes!!!
+Eduardo Alexon isso. São as Stadlers que descem a serra de Santos, mas por Paranapiacaba utilizando a Cremalheira. É uma descida de até de 10%.. muito forte. . Abraço
Nunca imaginei esse formato da roda. Pensava fosse plana. Parabéns,,Moro em Itu qualquer dia vou na base.
olá,,, acredito que dia 14 posto a 2 parte,, e minha sede é campinas,,, mas lá tem a sede da Rumo,, abraço
LEGAL EM !!!!VOU DEIXAR UMA SUGESTÃO DE VÍDEO DE COMO FUNCIONA O SISTEMA DE ACELERAÇÃO DAS LOCOMOTIVA COM 3 OU MAIS LOCOMOTIVAS E O QUE AH DE CONFORTO DENTRO DE UMA CABINE !!!! VALEU ABRAÇOS E BOM SERVIÇO !!!
olá, tenho algo com o conforto, as outras coisas que menciona, acho não ser possível! abraço
Mano, que vídeo top
Eu procurava canal de algum maquinista mas nunca encontrava, ai agora por acaso apareceu um vídeo seu kkkk
Canal top brother, já me inscrevi e deixei o like nos vídeos😎
Parabéns👏
Olá.. obg,, que,, fico feliz,,tenho uns 90 vídeos, abraço
Rapaz que informação mais bacana!!! Esse ângulo de visão ficou muito bom
Show.. um video gravado da perspectiva do trilho muito top. Ainda mais quando o trem engatou a marcha "RÁPIDA" que chegou nos 50 km/h muito show.
Parabéns pelo vídeo Dutra. Eu mesmo nem imaginava que a roda era cômica. Grande abraço
Ola veja a sequencia, com o video 2 ua-cam.com/video/IGXeiJmKGHY/v-deo.html e o vídeo 3 ua-cam.com/video/yLePN0oIYkc/v-deo.html abraço
Esse vídeo da roda ficou show! Nunca imaginei ver isso. Parabéns!
Muito interessante a engenharia das rodas do trem. Esclareceu muito! Sempre achei que o friso era para não descarrilar. Agora, ficou claro mesmo! Parabéns pelo vídeo excelente!! 👏👏👏🙌
Quanta informação! Aprendi hoje coisas que nem imaginava..Ótimo canal. Mais um inscrito.
Olá.. vlw,, abraço!
MUITO BOM ME ESCREVI
Olá,, Vlw!! abraço
Muito legal a explicação, mas o que acho incrível e as beiradas das rodas quando o trem em movimento essas beiradas fazem o trem balançar e o segura com segurança nos trilhos. Valeu abcos.
Vlw.. Muito top mesmo.. Abrço
muito legal as imagens, eu queria ver a roda passando no AMV, legal tambem que da pra ver a suspenção funcionando
Também cara
Evamper
O que é AMV?
Se puder me responder,muito obrigado.
Edson Paulo Flores Paulo é o cruzamento. Não sei o nome exato. Mas normalmente vejo vídeos com título amv e o trem está em cruzamento
Loucura com limites
Valeu, obrigado
Edson Paulo Flores Paulo AMV é o aparelho de mudança de via, serve para mudar o trem de via
Desde pequeno sempre gostei muito de trens, uma pena não ter mais transporte de pessoas, sou corretor de seguros, mas se fosse um maquinista iria adorar meu serviço, agradeça a Deus pelo seu trabalho meu amigo.
+Herbert Misson olá.. sim sempre agradeço. Forte abraço
Amigo boa noite,sua explicação quanto a conicidade da roda não e cônica devido a desgaste e sim por em uma curva, a conicidade das rodas compensa a diferença entre a distância que a roda externa terá que percorrer em relação à roda interna,quanto ao friso e a bandagem o desgaste dele e normal não interferindo sobre a conicidade da roda e quanto ao chamado hunting esse ta mais envolvido com a capacidade de amortecimento do vagão em seu truk e suas cunhas de fricção e a roda não fica em total contato com o trilho se não me engano cerca de 6 mm!ma s parabéns pelo vídeo .
olá!! não disse que as rodas eram cônicas por desgaste e sim que são feitas assim, e as outras informaçoes que comenta estarão no vídeo 2 e 3..abraço
que serie top
Kra muito legal isso....parabens pela explicação
Vlw.. Abraço
Como é inprecionante a engenharia ferroviária muito bom
Olá!! Adoro trens e tô adorando seu Canal!! Sou o Marcos e tenho 14 anos, meu sonho é ser maquinista, adoro trens e ferrovias, mais tenho uma dúvida... Oq vcs fazem quando vem surfistas de trens surfando em cima do trem? Ou alguém tentando assaltar o trem ou saquear ele? Abraços!!
olá.. sempre tem seguranças ao longo da ferrovia, eles sempre são acionados,, pq sempre é um risco de acidente com pessoas nos vagões!! abraço
Café Ferroviário Obrigado por responder!!! Mais tenho outra dúvida... Vcs podem dar carona para uma pessoa comum? Se ela der um jeito e entrar na locomotiva e pedir carona vcs podem dar? Vc já deu ou alguém já te pediu?
Marcos Silva a pediram. Mas não da não. Pq imagina se essa pessoa passa mau. E como não é autorizado acabará sobrando para o maquinista. Que só quis ajudar. Uma pena
Muito bem explicado! Parabéns
Abraço
Parabéns amigo Dutra pelo Café Ferroviário, são muito bons os vídeos e com bastantes detalhes e informações, neste vídeo por exemplo, é possível ver esse deslocamento da roda em cima do trilho, aproximadamente mais de 1 cm, e que nas curvas com a força centrífuga se desloca ao máximo, muito obrigado e um grande abraço para todos.
Bacana ,,,muito interessante parabéns
Olá. obg,, vlw!!