Eles ainda não produzem se quer o que comem. Uma vez em outro vídeo relacionado perguntei nos comentário se nao haviam grandes projetos para a capital e um nativo respondeu que ainda estão construindo estradas.
@@lucasf8180 Não era. O norte da Europa era muito pobre antes da revolução industrial, não havia alimentos suficientes para todos porque não se produzia muito. Até 100 anos atrás tinha uma renda muito baixa, semelhante a países do Leste Europeu. Para se ter ideia da pobreza no Norte, a Finlândia mal tinha estradas asfaltadas 60 anos atrás
@@lucasf8180na verdade a Europa toda sempre foi pobre, se não fosse pelas grandes navegações e o imperialismo e consequentemente a revolução industrial não sei o que seria deles
O vídeo deixou claro o gargalo da falta de mão de obra qualificada. E investir apenas em infraestrutura e deixar educação e salários de lado, como sinalizaram no vídeo, é privar os guianenses de crescerem com o próprio país
Infelizmente é sempre a mesma história triste na América Latina. O dinheiro sempre se concentra nas mãos de poucos e o resto do povo vive na pobreza. Acho muito difícil ser diferente. Ainda mais que percebemos que o poder financeiro está nas mãos de uma determinada etnia enquanto os negros não tem representatividade.
Exatamente isso que ia comentar e vc falou primeiro. É o caso da mao de obra chinesa nas obras, não há guianense qualificado pra tanto, vem de fora. Se nao investirem em capacitação técnica e educação, como fizeram os tigres asiáticos, os guianenses serão o exemplo da senhora que vende salgados e será empurrada pras margens do progresso. E esse filme nós brasileiros conhecemos muito bem, em que a grande maioria da população é de semi analfabetos.
Os estados do Amazonas e Roraima perderam muito com a crise venezuelana já que a Venezuela importava bastante. É a chance do Brasil estender sua influência na Guiana para beneficiar os estados fronteiriços
Dai vai ficar mais cara os alimentos em Roraima que ja tem um custo de vida elevado em relacao aos outro estados, ja exportamos muitos alimentos pra Venezuela e Guiana.
@@CarlosKlayCarneiro-np1xwSim existe a sede do Caricom lá so que outras ilhas caribenhas se destacam melhor que a Guyana, eles são Jamaica, São Vincente e Grenadines, Trinidad e Tobago que tem melhores servicos de educação e Turismo, e economias mais desenvolvidas, é só ver o IDH deles que é bem mais alto.
Não tem como "segurar" uma explosão de riqueza dessa. Mesmo que seja centralizada a maior parte, haverá uma parte distribuída, inevitavelmente. O perigo são os países ricos que não aceitam riqueza nos países pobres. EUA é só o primeiro perigo
@@arletefonseca7347Estados Unidos precisam que os cidadãos mundo a fora fiquem ricos para consumir sua vasta gama de produtos e eles manterem o status quo. E eu acho isso ótimo.
@@maria-o7f4wnão tem nada de errado um sujeito cuja linha hereditária nunca na história viu fartura de repente conseguir vender pipoca na frente de uma estatal ou empreiteira estrangeira com milhares de funcionários. É assim que o sujeito passa a faturar. E é assim que o capitalismo tem gerado aquele gráfico de prosperidade mundial crescente e acelerado para os mais ricos e os mais pobres nos últimos duzentos anos, tirando a população mundial da miséria como nunca ocorreu na história.
@@danieltecladistadorock5450 desde que não produzam tecnologia e nada de valor agregado e continuem comprando tudo isso deles sem concorrência direta. Fora isso tudo bem pra eles
Tá de brincadeira? Os ingleses e americanos já plantaram na mídia os Willian Waack da vida para dizer à população que o certo é vender as reservas de petróleo para uma empresa estrangeira. Olha o Brasil, país rico e que a própria população vai para a avenida paulista pedir a entrega dos bens naturais para os gringos.
@@radio2818Essequibo é da Venezuela, sempre foi. Foi invadido pela Inglaterra que era uma força militar invencível na época. Mas na década de 1960 a Venezuela conseguiu na ONU reaver a área. A Inglaterra reconheceu que a área era da Venezuela. Mas em vez de entregar,concedeu independência para a colônia junto com Essequibo, que se tornou a o país Guiana. Ingleses malandros, agora estão com suas petroleiras lá mamando o petróleo que é da Venezuela.
Com ctz, mas vai explodir de oportunidades para empreendedores. Vai ter muito investimento do governo e consequentemente dinheiro rolando e novas oportunidades de negocios. Até mesmo comprar um lote para valorizar vai ser um negocio explendido
Para quem é fluente em Inglês (muitas empresas estrangeiras entrando na Guiana) e possui formação acadêmica ou curso técnico com uma certa experiência na área de formação, a Guiana será um mar de oportunidades!
O professor da Universidade do Arizona tem a voz do Louis Armstrong....hehehe. Se ele falasse "I think to myself What a wonderful world" seria idêntico....hahaha.
Amigo ingênuo, acorda....... a Guiana Esseguiba pertence aos judeus!! leia mais sobre quem são os donos do petróleo de lá (Rockefeller), e entenda o por que o Reino Unido, França e EUA defendem tanto a Essequiba...... Biden, Macron e Boris Johnson são judeus.., são todos da mesma família (descendentes de Abraão)! Acorda enquanto ainda tem pescoço!
Infelizmente isso nunca irá acontecer aqui na Guiana trabalho em uma empresa de água na Guiana inglesa, tenho 4 anos aqui, vou lhe falar a verdade esses pais é 5 vezes mais preconceito do que o Brasil, aqui existe de verdade preconceito forte, negros contra pretos contra indus contra indianos. Venezuelanos aqui são humilhados pelos guianenses
Se investirem na construção civil como na criação de arranha-ceus vão gerar empregos, atrair turismo e investimento além de dar mais espaço pra um país que já é pequeno
@@yoshiro566 Isso não é o suficiente. O país tem que investir em educação e incentivar diversos outros setores. Desde de infraestrutura, química fina, fármacos, biotecnologia, software ou mesmo semicondutores. Só assim eles garantem prosperidade.
@@Nuovo-lw2zt educação de base eu concordo, as crianças tem que ter acesso a educação agora faculdade e coisas especificas como software e semicondutores isso é muito complexo e caro, o retorno não é certeiro pois vamos supor eles passam 30 anos investindo em uma geração super especializada em algo e daqui a 30 anos essa especialização simplesmente não tem mais nenhum valor pois não há mais tanta demanda no mercado, foi o que o Brasil permitindo abrir mais de 5000 faculdades de direito em todo país, temos mais faculdades de Direito do que todo mundo junto e pra onde vão esses profissionais? Não tem necessidade de tudo isso, o mesmo aconteceu com Engenharias, nos anos 2000 tivemos um boom na construção civil e muita gente fez engenharia achando que o país ia continuar crescendo e a maioria hoje tá desempregado dirigindo Uber. Por isso é muito importante não alocar recursos públicos em ed. superior pois na maioria das vezes gera desperdício. O foco tem que ser sempre as crianças e os adolescentes! Até por que uma boa educação de base a pessoa consegue fazer qualquer coisa que ela escolher com qualidade e eficiência, seja abrir uma lojinha de roupas, aprender a tocar piano com maestria ou até mesmo se quiser futuramente estudar engenharia de biocombustíveis. Por que ela tem a base pra fazer qualquer coisa, dai só fazer o que tiver aptidão.
Cara, esse papo comunista, ou seja, que vê uma luta de classes em tudo... isso nunca leva a nada. Porque está errado! Todo mundo na Guiana vai melhorar o padrão de vida. O sujeito que vender pipoca na frente da estatal ou da empreiteira com milhares de funcionários vai ganhar mais do que você mesmo sonha ganhar um dia. Só não vai ganhar quem acha que é pobre porque os ricos não deixam ele ficar rico. Esse vai ficar esperando o governo ou uma ong vir salvá-los. Tudo questão de mentalidade. E o governo da Guiana já deixou claro que não vai distribuir dinheiro e sim investir em infraestrutura e isso está totalmente certo, pois infraestrutura é pra sempre e para todos (os que têm mentalidade saudável).
Melhor resposta a sua, pq esta sem dúvidas será a história . Poucos ganhando muito e a maioria da população seguindo na dificuldade, a menina falou que aluguel e luz já ficaram mais caros.
Só espero que haja melhor distribuição de riquezas possível. Essa de concentrar renda, é o fator que fazem surgir populistas do pior tipo como é o caso na Venezuela.
O preço que o petróleo cobra sobre nossas vidas é alto demais. Só espero que o Governo da Guiana não se corrompa com ameaças externas, e nem de dentro pra fora. Boa sorte para nossos vizinhos 😊🎉
Se a população em geral não ficar bem atenta, é bem capaz da burguesia local em conjunto com o capital internacional drenarem todos os recursos do país. A população tem que investir na infraestrutura do país para não ficar apenas dependente de uma única coisa e investir em educação de qualidade para formar mão de obra qualificada.
A pequena " Dubai" Guianense corre o risco para os menos afortunados de sofrer com o processo de gentrificaçāo para essa população sim,o petróleo seria uma maldição.
Se fizesse igual a Noruega fez séria a solução para sempre dos seus problemas e pobreza da população, eles criaram o Fundo Soberano Norueguês visando o futuro e hoje estão colhendo os frutos.
Maldição acho que não, afinal antes não tinha nada, pelo menos daqui pra frente eles vão ter problemas pra resolver , e alguns vão se beneficiar mais que outros como sempre.
Depois da segunda guerra a Argentina tinha tudo para dar certo e o Japão tudo para dar errado, e veja agora o quadro atual. A Venezuela engasgada de tanto petróleo tinha tudo para ser a nação mais próspera do mundo e veja a miséria que está. Ter riqueza não significa prosperidade economica é bem estar social, o Brasil é o maior exemplo disso.
O povo venezuelanos era muito soberbos, muitas brasileiros foram maltratados na Venezuela, eles não aceitavam o frago do Brasil, não se desenvolveram, maioria das empresas eram estrangeiras, tudo que eles queriam era só o bolsa auxílio do petróleo, sem responsabilidades .até chegar nos dia de hoje.
Meu irmão, aqui é osso, moro na Guiana inglesa por questão de trabalho, mais o racismo o preconceito é extremo, venezuelanos aqui são tratados como animais, esses pais não merece o que tem.
Só políticos corruptos da Guiana vão ganhar, o resto do povo é abjeto e descartável. Já começa o vídeo mostrando que trazem mão obra estrangeira e não investem em educação para preparar e qualificar a população.
Isso é falso. O país cresceu 600% no último ano. A Guianna era muito probre, vai ficar rica, mas precisa investir no próprio país e tem que aproveitar esse momento.
@@jcbritobr não vão investir no próprio país, pois a maior parte do dinheiro do petróleo vai para o exterior. Emirados árabes unidos que foi citado na reportagem tem estatal de petróleo e energia.
@@Azul547 e a arábia saudita? E a Noruega? E os emirados árabes? São maus exemplos por terem estatais de petróleo e conseguirem manter os investimentos dentro do país? Multinacional vai mandar maior parte do lucro pra fora e poucos benefícios vão ficar pra população local.
@@drovaris Excelente. Vamos seguir o mesmo modelo que os Emirados e Noruega: Abertura brutal da economia; Fim da política industrial; Fim da CLT; Redução de burocracia. Se o preço de ter isso é meramente bancar um Estatal, está excelente. E você vai bancar? Ou só pega aquilo que lhe interessa?
Trabalho no setor de petróleo & gás e sei um pouco sobre Guiana e Dubai. Se a ambição deles é ser uma Dubai, eles querem estrangeiros tocando o país e uma população mimada, de inúteis desqualificados e vivendo da mesada de seus governantes. Se querem ser uma “Dubai Sul-americana” não querem ser um povo trabalhador vivendo em uma economia diversificada e ao que me parece é isso mesmo, tenho amigos trabalhando lá e tudo está sendo movido por estrangeiros.
Uma cidade calorenta sem nenhuma árvore. Acho que é por isso que está sendo chamada de little Dubai. Porque se vê claramente que o povo não está vendo um centavo desse dinheiro, logo não pode ser por melhorias a população que o país se compara a Dubai.
Um bom governo deveria aproveitar esse novo dinheiro e investir em infraestrutura, escolas, cultura, moradia e empregos. Isso diminuiria a desigualdade social. Porém, se seguirem o modelo estadunidense de desenvolvimento, entrará bilhões na economia, mas só os mais ricos conseguirão ter acesso ao dinheiro e os mais pobres viverão cada vez mais pobres, num país caro. Como disse a entrevistada, o país está deixando os ricos mais ricos e os pobres mais pobres. Ainda dá tempo de resolver.
Lorota! O país continua muito pobre, esse dinheiro nao chega a população, infraestrutura contínua precária, so para ingles ve isso! Triste, era mais facil chegar para todos né! Prosperar para toda a população
Pensei que você se refiria a Santa Catarina. Agora Guiana você pegou pesado com a sua reportagem. Guiana tem petróleo sim, mas é um país pobre que precisa de anos para chegar perto de um só estado brasileiro desenvolvido 😅
Boa noite , pra mim não me diz respeito; poderia ser a venezuela rússia china nepal mongólia...isso é lá com eles.. que façam bom uso.@@JoãoVictor-c1h7
Tem que criar um fundo soberano, só os dividendos do fundo já ajudaria bancar muitos programas sociais e educação. Além de que concordo que infraestrutura deve ser o pilar, ainda mais de um país como a Guiana que aparentemente carece de uma boa infraestrutura. E o principal: diversificar a economia, país refém de commodities é país refém de populismo e extremismo
Ho amor, ódio la não tem haver com povo preto. Se vc for pesquisar o que mais acontece lá é briga entre oss negros mesmo. O ódio aí está na ganância, o governo está entregando a terra de mão beijada para empresas de fora. E não investe dinheiro no povo em educação, saúde e coisas básicas. Ou seja o maior problema é a má administração do governo que não sabe aproveitar a oportunidade. Pesquisa aí qual é a pessoa mais rica da Guana que o 3 cara que aparece ele será porque né? Veja q o problema aqui não tem haver com racismo.
Pois é, e o brasil está deixando pra lá esta riqueza da faixa equatorial, que poderia estar sendo explorado por empregos de brasileiros e gerar bilhões de reais em receita para a União e ao povo
Tem que ver como que está esses acordos também, quantos royalties que eles tem. Tem que investir pesado em infraestrutura e desenvolver também agricultura forte e indústria. Tem que qualificar a mao de obra local para trabalhar na industria de petroleo e investir em conteúdo local para criar vagas qualificadas de indústria.
Investir em infraestrutura é essencial, mas deixar de investir em educação é um erro monumental, ambos precisam caminhar juntos se a Guiana quiser deixar de ser uma nação pobre
O país deveria aproveitar esse momento para investir em indústria e tecnologia para não ficar dependente do petróleo.
Eles ainda não produzem se quer o que comem. Uma vez em outro vídeo relacionado perguntei nos comentário se nao haviam grandes projetos para a capital e um nativo respondeu que ainda estão construindo estradas.
Torcer para não ter político ladrão igual aqui
Pois é. A Venezuela terminou com a maior hiperinflação da história pq se apoiou apenas na venda de petróleo.
É isso que eu penso porque se não ficaram sempre depende.
Exatamente colega, pois são matrizes que vieram pra ficar, não ir pelo caminho da Venezuela, que mesmo com tanto petróleo se tornou uma nação pobre!
Noruega quando descobriu petróleo fez um fundo soberano, e com esse fundo investiu em várias áreas como ciência e tecnologia.
A Noruega sempre foi rica
@@lucasf8180 Não era. O norte da Europa era muito pobre antes da revolução industrial, não havia alimentos suficientes para todos porque não se produzia muito. Até 100 anos atrás tinha uma renda muito baixa, semelhante a países do Leste Europeu. Para se ter ideia da pobreza no Norte, a Finlândia mal tinha estradas asfaltadas 60 anos atrás
@@lucasf8180pelo contrário, era pobre
@@lucasf8180não,era muito pobre,mas trabalharam duro
@@lucasf8180na verdade a Europa toda sempre foi pobre, se não fosse pelas grandes navegações e o imperialismo e consequentemente a revolução industrial não sei o que seria deles
O vídeo deixou claro o gargalo da falta de mão de obra qualificada. E investir apenas em infraestrutura e deixar educação e salários de lado, como sinalizaram no vídeo, é privar os guianenses de crescerem com o próprio país
Infelizmente é sempre a mesma história triste na América Latina. O dinheiro sempre se concentra nas mãos de poucos e o resto do povo vive na pobreza. Acho muito difícil ser diferente. Ainda mais que percebemos que o poder financeiro está nas mãos de uma determinada etnia enquanto os negros não tem representatividade.
Exatamente isso que ia comentar e vc falou primeiro. É o caso da mao de obra chinesa nas obras, não há guianense qualificado pra tanto, vem de fora. Se nao investirem em capacitação técnica e educação, como fizeram os tigres asiáticos, os guianenses serão o exemplo da senhora que vende salgados e será empurrada pras margens do progresso. E esse filme nós brasileiros conhecemos muito bem, em que a grande maioria da população é de semi analfabetos.
Exato!
Acorda.... os judeus tomaram a Guiana! É deles! Estude mais sobre a quem pertence a petrolífera!
America latina como sempre mandando dinheiro pros gringo 🤦
Os estados do Amazonas e Roraima perderam muito com a crise venezuelana já que a Venezuela importava bastante. É a chance do Brasil estender sua influência na Guiana para beneficiar os estados fronteiriços
Em Roraima tem uma grande barreira: os políticos.
Dai vai ficar mais cara os alimentos em Roraima que ja tem um custo de vida elevado em relacao aos outro estados, ja exportamos muitos alimentos pra Venezuela e Guiana.
Guiana só tem 800 mil habitantes.
Muito pouco pra falar que é um grande cliente em potencial...
@@helio3906Guyana é a mãe d caribe CARICOM.
@@CarlosKlayCarneiro-np1xwSim existe a sede do Caricom lá so que outras ilhas caribenhas se destacam melhor que a Guyana, eles são Jamaica, São Vincente e Grenadines, Trinidad e Tobago que tem melhores servicos de educação e Turismo, e economias mais desenvolvidas, é só ver o IDH deles que é bem mais alto.
O povo nunca vai ver a cor deste dinheiro, Poucos vão ficar com quase tudo.
Não tem como "segurar" uma explosão de riqueza dessa. Mesmo que seja centralizada a maior parte, haverá uma parte distribuída, inevitavelmente. O perigo são os países ricos que não aceitam riqueza nos países pobres. EUA é só o primeiro perigo
Principalmente os afrodescendentes 😢
@@arletefonseca7347Estados Unidos precisam que os cidadãos mundo a fora fiquem ricos para consumir sua vasta gama de produtos e eles manterem o status quo. E eu acho isso ótimo.
@@maria-o7f4wnão tem nada de errado um sujeito cuja linha hereditária nunca na história viu fartura de repente conseguir vender pipoca na frente de uma estatal ou empreiteira estrangeira com milhares de funcionários. É assim que o sujeito passa a faturar. E é assim que o capitalismo tem gerado aquele gráfico de prosperidade mundial crescente e acelerado para os mais ricos e os mais pobres nos últimos duzentos anos, tirando a população mundial da miséria como nunca ocorreu na história.
@@danieltecladistadorock5450 desde que não produzam tecnologia e nada de valor agregado e continuem comprando tudo isso deles sem concorrência direta. Fora isso tudo bem pra eles
Um território com uma população minúscula e uma riqueza em petróleo imensa, tem tudo pra ser umas das regiões mais rica da América do Sul
O problema é a inveja, o vizinho quer o que é deles.
Só falta controle nacional dar reservas de gás e petróleo.
Minas Gerais é um dos maiores exportadores de minerais e nem por isso lidera os Rankings de saúde, Educação e pleno emprego.
Tá de brincadeira? Os ingleses e americanos já plantaram na mídia os Willian Waack da vida para dizer à população que o certo é vender as reservas de petróleo para uma empresa estrangeira.
Olha o Brasil, país rico e que a própria população vai para a avenida paulista pedir a entrega dos bens naturais para os gringos.
@@radio2818Essequibo é da Venezuela, sempre foi.
Foi invadido pela Inglaterra que era uma força militar invencível na época.
Mas na década de 1960 a Venezuela conseguiu na ONU reaver a área.
A Inglaterra reconheceu que a área era da Venezuela.
Mas em vez de entregar,concedeu independência para a colônia junto com Essequibo, que se tornou a o país Guiana.
Ingleses malandros, agora estão com suas petroleiras lá mamando o petróleo que é da Venezuela.
Não precisa ser inteligente para saber que as riquezas geradas nunca chegarão a todos.
Com ctz, mas vai explodir de oportunidades para empreendedores. Vai ter muito investimento do governo e consequentemente dinheiro rolando e novas oportunidades de negocios. Até mesmo comprar um lote para valorizar vai ser um negocio explendido
EUA já tá de olho e logo bota a mão
Se alguém, tipo Lula/Fidel, chegar ao poder sim.
até algum dinheiro chegar à base da pirâmide, o preço de um terreno estaránas alturas. @@DinaresX
Só se o povo, como no Brasil, não saber o que é a maldição do petróleo e o que a Noruega fez para não cair nessa armadilha e ser um país próspero.
Para quem é fluente em Inglês (muitas empresas estrangeiras entrando na Guiana) e possui formação acadêmica ou curso técnico com uma certa experiência na área de formação, a Guiana será um mar de oportunidades!
tipo aqui com o pré-sal
Confia
A diferença que lá, não terá a roubalheira que a lava jato mostrou-se, então... Guiana nova Dubaï
@@ramon12952😅😅😅😅😅 temos aqui uma viúva do Moro.
@@ramon12952 Ou o senhor é ingênuo ou muito iludido rsrrsrs
O professor da Universidade do Arizona tem a voz do Louis Armstrong....hehehe. Se ele falasse "I think to myself
What a wonderful world" seria idêntico....hahaha.
Pensei a mesma coisa!! 😅
Achei parecida com a do Mister Catra. 🤣
Kkkk verdade melhor comentario na moral kaskak
😂😂😂😂😂😂 tmbm achei. Qdo ouvi a voz até assustei
Verdade. 😂😂😂😂
I see skies of blue
And clouds of white
The bright blessed day
The dark sacred night
And I think to myself
What a wonderful world 🎶🎶
He might be Louis Armstrong's son!!!!! 😂😂😂
Têm que investir na agricultura e indústria para não acabar como a Venezuela
ACORDA POHA, essa Guiana é COLÔNIA DE EXPLORAÇÃO, não tem nem gente que mora na área de Essequibo.
@@M.Robespierre O capim que o luladrao te deu ta vencido em
@@M.Robespierre acorda você poha, vai ficar puxando saco de políticos
@@Champanhe_Garcia55 Eu tô puxando saco de quem, doidão?
Os EUA já colocou a mão assim como fizeram na Nigéria deixando o país numa guerra civil
O que Dubai fez diferente da Venezuela foi a diversificação da economia, agora cabe aos políticos guianenses decidirem qual caminho irão seguir
Amigo ingênuo, acorda....... a Guiana Esseguiba pertence aos judeus!! leia mais sobre quem são os donos do petróleo de lá (Rockefeller), e entenda o por que o Reino Unido, França e EUA defendem tanto a Essequiba...... Biden, Macron e Boris Johnson são judeus.., são todos da mesma família (descendentes de Abraão)! Acorda enquanto ainda tem pescoço!
Que seja um país próspero e que cresça muito como um todo em todos os aspectos!
Infelizmente isso nunca irá acontecer aqui na Guiana trabalho em uma empresa de água na Guiana inglesa, tenho 4 anos aqui, vou lhe falar a verdade esses pais é 5 vezes mais preconceito do que o Brasil, aqui existe de verdade preconceito forte, negros contra pretos contra indus contra indianos. Venezuelanos aqui são humilhados pelos guianenses
Tem que diversificar, sem diversificação não há salvação para uma economia local! É praticamente um mandamento da economia kkkkkk
Até para investimentos de uma pessoa comum vale isso. Alguém coloca todos os ovos na mesma cesta; e se a cesta se espatifar? 😱
Se investirem na construção civil como na criação de arranha-ceus vão gerar empregos, atrair turismo e investimento além de dar mais espaço pra um país que já é pequeno
@@yoshiro566 Isso não é o suficiente. O país tem que investir em educação e incentivar diversos outros setores. Desde de infraestrutura, química fina, fármacos, biotecnologia, software ou mesmo semicondutores. Só assim eles garantem prosperidade.
@@Nuovo-lw2zt educação de base eu concordo, as crianças tem que ter acesso a educação agora faculdade e coisas especificas como software e semicondutores isso é muito complexo e caro, o retorno não é certeiro pois vamos supor eles passam 30 anos investindo em uma geração super especializada em algo e daqui a 30 anos essa especialização simplesmente não tem mais nenhum valor pois não há mais tanta demanda no mercado, foi o que o Brasil permitindo abrir mais de 5000 faculdades de direito em todo país, temos mais faculdades de Direito do que todo mundo junto e pra onde vão esses profissionais? Não tem necessidade de tudo isso, o mesmo aconteceu com Engenharias, nos anos 2000 tivemos um boom na construção civil e muita gente fez engenharia achando que o país ia continuar crescendo e a maioria hoje tá desempregado dirigindo Uber. Por isso é muito importante não alocar recursos públicos em ed. superior pois na maioria das vezes gera desperdício. O foco tem que ser sempre as crianças e os adolescentes! Até por que uma boa educação de base a pessoa consegue fazer qualquer coisa que ela escolher com qualidade e eficiência, seja abrir uma lojinha de roupas, aprender a tocar piano com maestria ou até mesmo se quiser futuramente estudar engenharia de biocombustíveis. Por que ela tem a base pra fazer qualquer coisa, dai só fazer o que tiver aptidão.
Só o que os judeus querem de lá é o petróleo e a madeira, não querem investir em gentios! Acorda! A petrolífera de lá pertence aos Rockefeller!
Onde há corrupção não há como prosperar...
A reportagem atrela desenvolvimento econômico à consumo de luxo. Análise interessante
Estive lá em dezembro de 2022; O país parece o Haiti.
Não vi nada disso mostrado no vídeo.
Espero que este cenário mude.
Sem falar que já é uma Região favorável para a criminalidade, violência e junto virão Maifeitores, traficantes, prostitutas, o crime organizado.
Vai levar uns 10 anos pra melhorar, claro se forem organizados e honestos pode ser em 5 anos
@@ie-qt1gg analfabeto funcional, tem um "se"ali, vai estudar antes de criticar o que não se entende.
@@alexandrecaladoo pais ja exporta petroleo desde 2020 pela empresa americana exxonmobile, era pra ver pelo menos uma diferenca na infraestrutura.
@@alexandrecalado Vai melhorar para as empresas americanas.
Vão dar umas migalhas pra população achar que está properando e deixar os ricos brincarem de ficar super ricos em paz.
Cara, esse papo comunista, ou seja, que vê uma luta de classes em tudo... isso nunca leva a nada. Porque está errado! Todo mundo na Guiana vai melhorar o padrão de vida. O sujeito que vender pipoca na frente da estatal ou da empreiteira com milhares de funcionários vai ganhar mais do que você mesmo sonha ganhar um dia. Só não vai ganhar quem acha que é pobre porque os ricos não deixam ele ficar rico. Esse vai ficar esperando o governo ou uma ong vir salvá-los. Tudo questão de mentalidade. E o governo da Guiana já deixou claro que não vai distribuir dinheiro e sim investir em infraestrutura e isso está totalmente certo, pois infraestrutura é pra sempre e para todos (os que têm mentalidade saudável).
Melhor resposta a sua, pq esta sem dúvidas será a história . Poucos ganhando muito e a maioria da população seguindo na dificuldade, a menina falou que aluguel e luz já ficaram mais caros.
Se não investir no Agro, Indústria e Tecnologia, de nada adiantará.
Agro acaba com a economia
A senhora da banca q vende alimentos fala com grande propriedade e acerto científico: "os pobres ficando mais pobres e os ricos ficando mais ricos".
Eis o capitalismo tardio
Ela é pobre porque todo mundo é pobre.
Se todo mundo começar a ganhar dinheiro, então ela terá clientes e então ganhará dinheiro também.😂.
Você não não assistiu o vídeo todo para falar isso .kkkkk o PIB per capita que significa a divisão de riqueza é melhor que do Brasil 😂😂😂😂
Só espero que haja melhor distribuição de riquezas possível.
Essa de concentrar renda, é o fator que fazem surgir populistas do pior tipo como é o caso na Venezuela.
@@vozaocolossal6601 PIB per Capita e divisão de riqueza são coisas totalmente diferentes
Isto de nada adianta se tiver políticos corruptos .
Só a burguesia e os políticos vão se aproveitar, o pobre vai ficar bem lascado.
Essa burguesia tem nome... judeus!! Os Rockefeller são os donos da Guiana!
uma empressa privada explorando Petróleo em outro país so vai deixa as dívidas e o prejuízo o lucro eles levam as contas ficam
Vai ser igual o Pré Sal aqui no Brasil(em especial o rj)
verdade.
O preço que o petróleo cobra sobre nossas vidas é alto demais. Só espero que o Governo da Guiana não se corrompa com ameaças externas, e nem de dentro pra fora. Boa sorte para nossos vizinhos 😊🎉
Se a população em geral não ficar bem atenta, é bem capaz da burguesia local em conjunto com o capital internacional drenarem todos os recursos do país. A população tem que investir na infraestrutura do país para não ficar apenas dependente de uma única coisa e investir em educação de qualidade para formar mão de obra qualificada.
A população????Tomara Deus terem voz para se apropriarem desse direito
Espero que se apropiem mesmo.
Dessa forma, eles irão enriquecer.
Caso contrário será um Brasil da vida.
Só consigo pensar em desigualdade
Fico pensando....em que momento histórico o ser humano se tornou esse horror que é...os que "sobem" querem esmagar os mais pobres
Com esse vídeo muitos brasileiros vão para lá.
Kkkkkk vdd
La ja existem uma comunidade de 50 mil Brasileiros
A pequena " Dubai" Guianense corre o risco para os menos afortunados de sofrer com o processo de gentrificaçāo para essa população sim,o petróleo seria uma maldição.
Se fizesse igual a Noruega fez séria a solução para sempre dos seus problemas e pobreza da população, eles criaram o Fundo Soberano Norueguês visando o futuro e hoje estão colhendo os frutos.
1975 dont be nuts Guyana is not venezuela where we squander our money, we know what to do with it, Venezuela is incompetent, and a failed state.
Maldição acho que não, afinal antes não tinha nada, pelo menos daqui pra frente eles vão ter problemas pra resolver , e alguns vão se beneficiar mais que outros como sempre.
12:25 Óbvio que Petróleo é bênção. Comparação mais besta.
Justiça é Justiça. Igualdade é igualdade ambas são antônimas.
Que o Brasil compre petróleo mais barato dos vizinhos, que possamos abrir mais refinarias pra refinar o nosso é o deles. E assim vamos crescer juntos
Do nada aparece Santarem-PA no min 3:9 😅
Depois da segunda guerra a Argentina tinha tudo para dar certo e o Japão tudo para dar errado, e veja agora o quadro atual. A Venezuela engasgada de tanto petróleo tinha tudo para ser a nação mais próspera do mundo e veja a miséria que está. Ter riqueza não significa prosperidade economica é bem estar social, o Brasil é o maior exemplo disso.
O povo venezuelanos era muito soberbos, muitas brasileiros foram maltratados na Venezuela, eles não aceitavam o frago do Brasil, não se desenvolveram, maioria das empresas eram estrangeiras, tudo que eles queriam era só o bolsa auxílio do petróleo, sem responsabilidades .até chegar nos dia de hoje.
Se depender dos EUA essa riqueza só vai alcançar o bolso dos empresários deles.
com certeza, se nao fosse os eua a guiana já estaria sendo de dominio venezuelano! esse petroleo é do povo da venezuela
falou tudo estados unidos e sionismo e reino unido vão deixar esse povo na lama
Por isso é melhor o dinheiro ir pro bolso dos chineses
@@kaizennojujutsu6134 com certeza, china é uma amostra que a democracia falhou! futuro é dos regimes autoritarios e capitalistas como o chines.
@@kaizennojujutsu6134 O dinheiro tinha que ser distribuido para a população do país, assim como foi nos países bálticos.
O que vai ter de desvio e corrupção nesse país...
Já tem muito meu amigo, trabalho aqui na Guiana inglesa, o primo do presidente ficou milionário em questão de meses kkk
adorei a reportagem , equipa tá de parabéns
Parabéns a essa nação, eles merecem, prosperarem, e que seus governantes não sejam corruptos, e valorizem seus cidadãos...
Kkkkkkkkk
Meu irmão, aqui é osso, moro na Guiana inglesa por questão de trabalho, mais o racismo o preconceito é extremo, venezuelanos aqui são tratados como animais, esses pais não merece o que tem.
Bom argumento... Riqueza de Sangue é a melhor...
5:00 feliz de ver o Bud Spencer trabalhando em prol da Guyana.
11:45 Sonhem! Sonhem. Vai demorar muito pra destronarem o "ouro negro".
Precisa investir parte dessa renda em tecnologia, educação assistência social é criar um fundo soberano como fez a Noruega 🇸🇯.
a riqueza vai ficar concentrada para a populacao vai ficar so os altos custo de alugueis, imoveis e alimentos.
Se o Paulo Guedes falou... Vai ser exatamente o contrário!
O crescimento em V kkkkkk
Com certeza só para alguns, ou seja para os sugadores de riqueza, para quem precisa nada! Terraplanistas são acéfalos!
Minuto 1:35 😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍David Hinds
Parabéns Guiana, vcs merecem.
Parabéns a ti por seres o primeiro a felicita-los em vez de criticar ou falar de política. Bom comentário.
A Exxonmobil encontrou petróleo na Guiana, logo a Exxonmobil vai ganhar trilhões e a Guiana vai perder trilhões.
Só políticos corruptos da Guiana vão ganhar, o resto do povo é abjeto e descartável. Já começa o vídeo mostrando que trazem mão obra estrangeira e não investem em educação para preparar e qualificar a população.
Por trás das extravagâncias instragramáveis de Dubai há muita miséria, pobreza e exploração. Então a resposta à pergunta é: NÃO!
Entrevista com Louis Armstrong falando de economia. 😂👋👋
Muito cuidado para a burguesia local junto com o capital internacional não drenarem todos os recursos do país.
Já era
What Wonderful Word
Riqueza vai tudo pros acionistas, isso aí é colônia de exploração, não é país.
Olha aí um oportunidade
tipo aqui
9:19 esse valor de aluguel nessa casinha é um absurdo! Cerca de 25k de reais dá pra alugar uma mansão no Brasil!
Quando que a riqueza vai ser distribuída para todos 😢😢
Nunca
Nunca, sempre vai ter o ganancioso
E é possível isso? Como?
Pesquisa a história de Nauru pra ver o que dá distribuir a riqueza.
Pra cima deles irmão, tu é brabo.
A empresa é estrangeira todos sabem que a curto prazo tudo é maravilhoso, vamos ver ao longo quando os recursos entrar em escassez.
Isso ainda é recente...e ela ainda está se organizando...vejo isso como uma bênção.
Não, porque teria que ter estatal de petróleo e lá não tem. Maior parte do dinheiro vai para o exterior.
Isso é falso. O país cresceu 600% no último ano. A Guianna era muito probre, vai ficar rica, mas precisa investir no próprio país e tem que aproveitar esse momento.
@@jcbritobr não vão investir no próprio país, pois a maior parte do dinheiro do petróleo vai para o exterior. Emirados árabes unidos que foi citado na reportagem tem estatal de petróleo e energia.
Ainda bem.
Dessa forma eles se tornam atrativos.
Agora, certamente a Venezuela é um bom exemplo.
@@Azul547 e a arábia saudita? E a Noruega? E os emirados árabes? São maus exemplos por terem estatais de petróleo e conseguirem manter os investimentos dentro do país? Multinacional vai mandar maior parte do lucro pra fora e poucos benefícios vão ficar pra população local.
@@drovaris Excelente.
Vamos seguir o mesmo modelo que os Emirados e Noruega:
Abertura brutal da economia;
Fim da política industrial;
Fim da CLT;
Redução de burocracia.
Se o preço de ter isso é meramente bancar um Estatal, está excelente.
E você vai bancar?
Ou só pega aquilo que lhe interessa?
Trabalho no setor de petróleo & gás e sei um pouco sobre Guiana e Dubai. Se a ambição deles é ser uma Dubai, eles querem estrangeiros tocando o país e uma população mimada, de inúteis desqualificados e vivendo da mesada de seus governantes.
Se querem ser uma “Dubai Sul-americana” não querem ser um povo trabalhador vivendo em uma economia diversificada e ao que me parece é isso mesmo, tenho amigos trabalhando lá e tudo está sendo movido por estrangeiros.
Que título confuso 🤔
Muito boa entrevista ❤
Eles estão mais perto de virar uma Nauru do que de virar uma Dubai kkk
Riqueza para minoria e pobreza para maioria.
País subdesenvolvido crescendo a todo vapor
EUA: como é amigo?
EUA e Europa: opa opa opa...pode ir passando pra cá, meu caro
A empresa dona do petroleo nao e estatal, é americana
EUA? EUA não, Venezuela meu caro alienado
@@lucasrizzo3632EUA? Não é os EUA que querem invadir, é a Venezuela
@@panthokrator2006 já chegou o chapéu de papel alumínio kkkkkkkkkkkkk
Uma cidade calorenta sem nenhuma árvore. Acho que é por isso que está sendo chamada de little Dubai. Porque se vê claramente que o povo não está vendo um centavo desse dinheiro, logo não pode ser por melhorias a população que o país se compara a Dubai.
Um bom governo deveria aproveitar esse novo dinheiro e investir em infraestrutura, escolas, cultura, moradia e empregos. Isso diminuiria a desigualdade social. Porém, se seguirem o modelo estadunidense de desenvolvimento, entrará bilhões na economia, mas só os mais ricos conseguirão ter acesso ao dinheiro e os mais pobres viverão cada vez mais pobres, num país caro. Como disse a entrevistada, o país está deixando os ricos mais ricos e os pobres mais pobres. Ainda dá tempo de resolver.
Isso não faz muito sentido, haja vista que os EUA investe em tudo isso q você disse.
will the oil wealth og Brazil reach the entire population of Brazil?
Realmente o país está colhendo os frutos do petróleo, mas é preciso diversificar a economia.
Muito bom ❤❤❤❤❤❤
Lorota! O país continua muito pobre, esse dinheiro nao chega a população, infraestrutura contínua precária, so para ingles ve isso! Triste, era mais facil chegar para todos né! Prosperar para toda a população
Educação é o melhor investimento!
David Hinds tem a voz do Louis Amistrong 😅
É mesmo! Também notei, será que é parente?
" Amistrong " ????
@@josedasilva7636 sim, Armstrong ( vc entendeu)
I thing so.
12:06 A única REALIDADE dita aqui
Sou pedreiro aqui em São Paulo, acho que vou pra Guiana hahaah
Se eu fosse mais nova, eu iria.
Me too.
Pensei que você se refiria a Santa Catarina. Agora Guiana você pegou pesado com a sua reportagem. Guiana tem petróleo sim, mas é um país pobre que precisa de anos para chegar perto de um só estado brasileiro desenvolvido 😅
Se não houver investimentos maciços em educação....já sabemos o que pode acontecer
Precisar de mão de obra qualificada , aqui nos de SP a disposição...pra saí fora do BR
vai ser o próximo...kuwait.
Os yanke já colocaram as mãos no Petra deles
Boa noite , pra mim não me diz respeito; poderia ser a venezuela rússia china nepal mongólia...isso é lá com eles.. que façam bom uso.@@JoãoVictor-c1h7
Tem que criar um fundo soberano, só os dividendos do fundo já ajudaria bancar muitos programas sociais e educação. Além de que concordo que infraestrutura deve ser o pilar, ainda mais de um país como a Guiana que aparentemente carece de uma boa infraestrutura. E o principal: diversificar a economia, país refém de commodities é país refém de populismo e extremismo
Eles literalmente ganharam na loteria, só falta aproveitar a oportunidade
As mudanças climáticas deveriam ser sempre citadas em matéria sobre extração de petróleo
O prazer e meu Leandro.
1 Timóteo 1:15 Esta palavra é fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
Pode vir a ser uma maldição se a ambição e a corrupção se instalar neste país como acontece em muitos paises produtores como nigeria , Angola etcetc
É acho que o clima do planeta esta perdido !!!
Boa tarde
SEMPRE O RACISMO IMPERANDO É DE CHORAR POR QUE FAZEM ISSO COM NOSSA GENTE.😢😢😢😢😢😢 É MUTO ODIO AO POVO NEGRO.
Ho amor, ódio la não tem haver com povo preto. Se vc for pesquisar o que mais acontece lá é briga entre oss negros mesmo. O ódio aí está na ganância, o governo está entregando a terra de mão beijada para empresas de fora. E não investe dinheiro no povo em educação, saúde e coisas básicas. Ou seja o maior problema é a má administração do governo que não sabe aproveitar a oportunidade. Pesquisa aí qual é a pessoa mais rica da Guana que o 3 cara que aparece ele será porque né? Veja q o problema aqui não tem haver com racismo.
Bom, mesmo que não chegue a todos ainda vai estar melhor do que não ter reserva nenhuma. Desejo sucesso para a Guiana.
Vai, sim. Vai ter muita corrupção.
Já tem empresas americanas operando lá,eles tem contrato com o governo da Guiana, quem tá querendo tomar o petróleo deles é a Venezuela.
Quem. Está pegando petróleo ali e I Estados Unidos mesmo
Quem tá querendo invadir é a Venezuela kkkkk
@@userj5prime339A China também!
Pois é, e o brasil está deixando pra lá esta riqueza da faixa equatorial, que poderia estar sendo explorado por empregos de brasileiros e gerar bilhões de reais em receita para a União e ao povo
Agora eu entendi porquê os americanos e ingleses se prontificaram tão rapidamente em ajudar a Guiana diante das ameaças da Venezuela
Como se não tivesse esse interesse a MUITO tempo...
deram um chega pra lá no Maduro, outro que vive de olho só no Petróleo... de verde ele não tem nada, besta sou eu...
já já eles levam ''democracia'' pra lá, como sempre ..
@@4_crrMas a Venezuela não ia levar a democracia para essequibo?
Vou morar lá
Eu me perguntando como é q os EUA não levou “democracia “ pra Guiana, então logo vi q os donos da ExxonMobil sao americanos 😂
Legendas por favor
ou vira uma holanda, ou uma venezuela... isso irá depender inteiramente deles
Acho que você quis dizer Noruega, não Holanda.
@@no_more_spamplease5121 sim
Ou um Brasil 🤡💀
5:22 o pib percapto do Brasil é simplesmente do teto salarial do funcionalismo público.
Como sempre a burgueis vai se apropriar de tudo e ainda vai deixar o ônus ambiental de quem mais merece aproveitar toda essa riqueza.
Chineses investindo como nunca...
Burgueis...😂
Tem que ver como que está esses acordos também, quantos royalties que eles tem. Tem que investir pesado em infraestrutura e desenvolver também agricultura forte e indústria. Tem que qualificar a mao de obra local para trabalhar na industria de petroleo e investir em conteúdo local para criar vagas qualificadas de indústria.
What a wonderful World.
😂😂😂😂 pensei a mesma coisa
@@BrianZhandGames Louis Armstrong forever.
Investir em infraestrutura é essencial, mas deixar de investir em educação é um erro monumental, ambos precisam caminhar juntos se a Guiana quiser deixar de ser uma nação pobre