Duna 2 - 5 Pontos Positivos, 5 Pontos Negativos, Reflexões e Análise - Tudo Sem Spoilers

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 лип 2024
  • O que o aclamado Duna: Parte 2 tem de tão bom? Será que é um filme perfeito? Sem falhas? Eu acho que o filme estava próximo da perfeição mas deu uma tropeçada.
    00:00 Introdução e Sinopse
    01:03 1. Tensão no Ar
    02:04 2. O Herói e o Vilão
    03:47 3. Todo Mundo Teve Mais Espaço
    05:05 4. Shai-Hulud da Brisa
    05:27 5. A Presença da Fé e da Religião
    09:36 -1. Vilões Esquecíveis
    10:22 -2. Shai-Hulud Pet
    11:20 -3. Cão Que Late Não Morde
    11:36 -4. Paul e Chani Novela das 7
    12:00 -5. O Final Doloroso
    12:46 Conclusão
    Baseado na saga literária de Frank Herbert, Duna se ambienta em um futuro distante, no ano 10191 para ser mais preciso. O Duque Leto Atreides ficou encarregado de governar o planeta árido Arrakis, também chamado de Duna, substituindo a família Harkonnen, que já estava no planeta há 80 anos. Esse planeta pode pareser um grande deserto sem valor, mas em suas areias encontra-se a única fonte da substância mais valiosa do universos conhecida como "especiaria", que tem efeitos alucinóges, efeitos sobre a saúde e possibilita grandes viagens espaciais. O Duque fica então no planeta com seu filho, Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem genial e talentoso que tem um grande destino além do que pode imaginar, seus servos e amante Lady Jessica (Rebecca Fergunson), que pertence à ordem Bene Gesserit. Em Duna, eles buscam de assegurar o futuro de sua família e seu povo, além de melhorar as relações dentro do planeta, sobretudo com os habitantes Fremen. No entanto, uma traição cruel pela disputa do planeta e da especiaria faz com que Paul e Jessica escapem para longe da capital, em busca da ajuda dos Fremen, sendo que entre eles está a Chani (Zendaya) e o Stilgar (Javier Bardem). No planeta ainda existe a criatura chamada Shai-Hulud, um monstro gigante que ameaça qualquer um que se aventure pelo deserto, sobretudo se for alguém que cutuque demais o solo. Agora mãe e filho precisam da ajuda dos Fremen para sobreviver e lutar contra os Harkonnen.
    Este filme é uma obra-prima, dirigida por Denis Villeneuve, conhecido por "Blade Runner 2049" e "A Chegada". O diretor enfrenta o desafio de adaptar a segunda parte dessa saga escrita há mais de meio século, e ele está se saindo muito bem.
    Esta história é muito rica e envolve diversas coisas: elementos futuristas, naves gigantescas, poderes psíquicos, clãs diferentes que lembram espécies alienígenas, um império maligno, conflitos de classes, mitos e messias, monstros enormes, visuais impressionantes, questões ambientais, cenas de ação incríveis e muito mais. Por causa de toda essa riqueza, o filme permite a criação de uma grande saga. E são essas questões que vamos explorar neste vídeo. Aqui eu apresento o review, a análise, a crítica, os comentários e tudo o mais. Tudo dividido em 5 tópicos positivos e 5 tópicos negativos.
    #dune
    #dunepart2
    Se gostar, visite o canal e se inscreva :D
    / @pipocafilosofal
    O Pipoca Filosofal é um canal voltado para quem gosta de mergulhar nas tramas de filmes. A ideia é pensar nas angústias dos personagens, nos seus questionamentos, nas circunstâncias em que são colocados, nos problemas abordados, etc. Então, coma uma pipoca filosofal e bora mergulhar nessas artes :)
    Eu agradeço a atenção e bons mergulhos :D
  • Фільми й анімація

КОМЕНТАРІ • 14

  • @marceloguimaraes7734
    @marceloguimaraes7734 26 днів тому +1

    Video muito legal

  • @elisdias8816
    @elisdias8816 4 місяці тому +2

    Muito legal teu video. Chega salvei. Obg🫶 E sobre acabar no 3° filme. Nossa. Q secanagem se fizerem só até o 3.😢 Putz. Espero q mudem de ideia, pq é um universo incrível. A menos que, o objetivo de ter só 3 filmes, é ser um jogo de marketing para atrair as pessoas para o futuro lançamento de um seriado baseado nos livros. Mas acho q se ouvesse esse seriado, a probabilidade de fracasso seria gigante, acho q mais por ser difícil acertar a mão na escolha dos atores, creio q eles não utilizariam os atores dos filmes, até pq nem teriam agenda para isso, e os custos para manter o mesmo nivel q os filmes ser alto demais.

    • @pipocafilosofal
      @pipocafilosofal  4 місяці тому

      Fico feliz por ter gostado e pelo comentário :D
      Verdade, se fizessem uma série, seria uma aposta arriscada.
      No caso dos filmes, é uma baita pressão fazer filmes que criam tanta expectativa, todo mundo deve ficar meio estressado, talvez por isso a escolha de fazer três. E tem também a questão da idade, né? De filme em filme os atores vão ficando com uma aparência diferente, principalmente os mais novos, como a Zendaya e o Timothée, fora que imagino que os salários e custos também vão ficando mais caros. rs

  • @nathanvictor2747
    @nathanvictor2747 4 місяці тому +2

    Quais são suas expectativas para o duna 3 ?

    • @pipocafilosofal
      @pipocafilosofal  4 місяці тому +1

      Pergunta difícil essa, rs.
      Uma coisa curiosa é que são 6 livros nesse universo Duna, mas o diretor Dennis Villeneuve disse que só faria três filmes, então vai ser uma adaptação meio peculiar, já que vai adaptar pela metade, se assim podemos dizer. Provavelmente vai ter uma conclusão, mas talvez não seja uma conclusão tão fechada. Vai ser interessante saber o que ele vai fazer com essa história, e seria interessante também ler os 6 livros da saga pra ter uma ideia mais completa. Por enquanto eu não estou podendo, mas é algo que eu gostaria de fazer futuramente.
      Acho que o Duna 3 vai manter o espetáculo audiovisual, o que é bem positivo, talvez ele explore bastante alguma questão específica, talvez dando continuidade na mistura de religião com política. E eu particularmente espero que ele dê atenção às reclamações que surjam de agora até a produção do filme, sobre os pontos negativos que citei nesse vídeo, sobretudo ao último ponto. Que ele capriche mais no próximo nesse aspecto.

    • @dulcemarialuna4752
      @dulcemarialuna4752 3 місяці тому +1

      @@pipocafilosofaleu acho que Paul vai ser vilão nesse 3

    • @pipocafilosofal
      @pipocafilosofal  3 місяці тому

      É, parece que vai ser o vilão mesmo, o novo Darth Vader. rs
      Tomara que ele receba bastante atenção no próximo filme, mesmo sendo vilão, pra gente ver um messias do mal cheio de detalhes. 😁

  • @brunoteixeirster
    @brunoteixeirster 4 місяці тому +2

    Vilões são maus e pronto ? Acho que faltou entendimento da tua parte. Nenhum deles quer “destruir tudo e pronto” é muito mais profundo que isso

    • @pipocafilosofal
      @pipocafilosofal  4 місяці тому +1

      Acho que você me interpretou mal, eu falei de um jeito para ficar claro que eles são vilões bem simplistas, as motivações deles são bem básicas: poder, status e riqueza. E eles não têm limites, se algo estiver no caminho deles, eles vão "destruir tudo e pronto", como fizeram com os Atreides e estavam tentando fazer com os Fremen. E eles fazem atos de maldade contra seus próprios servos e aliados por motivos irrelevantes, como estresse, ou testar uma faca. Mas é obvio que eles também não são agentes do apocalipse, querendo destruir literalmente tudo, causar o fim do mundo.

  • @JoaoGabriel-mq8rv
    @JoaoGabriel-mq8rv 4 місяці тому +1

    Não há pontos negativos

    • @pipocafilosofal
      @pipocafilosofal  4 місяці тому +1

      Será mesmo que o filme alcançou a perfeição? 🤔

  • @anahaddad7747
    @anahaddad7747 4 місяці тому +2

    Além do que você comentou sobre os vermes, também achei estranho porque parece que no primeiro filme eles vêm de baixo da areia, e no segundo filme eles andam mais na superfície, domados ou não! O casal, tem poucas cenas entre eles, e de repente o "amor" ocupa um espaço super importante e às vezes bem dramático. Aquela parte da cura pelas lágrimas achei super vaga, acabei sem entender que "milagre" foi aquele...

    • @pipocafilosofal
      @pipocafilosofal  4 місяці тому +2

      É, essa movimentação dos vermes ficou um pouco misteriosa. Eu assisti ao Duna 1 há pouco tempo e numa parte um verme aparece e meio que fica "encarando" o Paul. Ele saiu na superfície, mas não ficou claro se ele se move facilmente dos dois jeitos. Mas é complicado mesmo para um bicho que tá sempre debaixo da terra ficar tanto tempo na superfície.
      Concordo com suas colocações sobre o casal, parece mesmo que ficou um pouco "corrida" essa evolução dos sentimentos dos dois.
      E sobre a cura, de fato, poderia ter sido mais bem explicada, será que se a lágrima não tivesse sido dada, o personagem teria morrido? E se a moça não tivesse aparecido naquele momento? Será que a Jéssica já tinha previsto tudo isso? :/