"Você não consegue ter uma relação pq está buscando uma relação, isso já é por definição uma não relação. Quando a gente busca o encontro, já não tem um encontro acontecendo e o encontro é uma coisa que se dá." Vale o destaque. Muito bom o vídeo!
Exatamente, por isso eu não acredito que Tinder e similares funcionem para relacionamentos mais profundos... pq se busca encontros nesses app, não é nada que surja “naturalmente”
A parte sobre a bondade não garantir a relação ecoou em mim muito fortemente, me identifiquei muito com isso, E realmente , revendo algumas coisas não estava sendo eu mesmo ou forçando uma personalidade bondosa quando estava aos olhos de determinada pessoa l, querendo controlar até oq o outro vai achar de mim…? Que coisa louca Temos mto oq aprender guerreiros kkk
Algumas pessoas colocam um peso tão desnecessário na busca por um parceiro! Eu abandonei essa necessidade de me proteger, mascarar, jogar há uns anos. E tenho preguiça de quem nao se joga como eu. Acho que autoestima foi a parte mais importante do meu processo. Mas é o que funcionou pra mim. Pra outras pessoas o jogo é o que as faz ter interesse. É preciso entender o que você quer e que outras pessoas querem outras coisas.
cara, muito obrigado por esse comentário, eu me sinto muito mal por não sentir que as pessoas realmente buscam se conectar com as outras, não se jogam nos desafios de conhecer e viver alguém, tudo fica muito raso... mas existem pessoas que pensam da mesma forma que eu também, as vezes esqueço isso, e essas pessoas estão por ai, preciso prestar atenção nelas e não na forma como as outras vivem suas vidas
✨Adorei te ouvir hoje pela manhã, grata pela partilha. O vídeo de hoje teve ligação direta com o ‘meu’ ontem. De noite, na terapia, falei algo mais ou menos assim: “eu não tenho que frequentar os lugares “certos” para encontrar alguém, na verdade nem tenho que procurar ninguém, algumas coisas simplesmente acontecem ou não. Viver a vida fazendo coisas que gosto é a melhor forma para deixar de me preocupar com isso.”
Esse vídeo foi excelente, diz muito da nossa necessidade de controlar tudo referente ao outro, sendo que é impossível.....a pessoa age de tal forma baseado na subjetividade dela que nunca iremos compreender se usarmos a nossa régua como medida.
Achei bastante válida a resposta do Manu, faz todo sentido. Se jogamos a relação lá na frente como se fosse uma entidade a se auto-realizar no tempo e espaço a partir de marcadores palpáveis (dia, mês e ano), nós estamos na verdade deixando de vivenciar a própria relação, por não conseguirmos reconhecer que toda interação com o outro já é em si parte da relação. Eu enxergo isso hoje, mas apenas hoje e depois de tomar tombos e tombos, por também já ter passado pelo que a colega relatou, e por isso eu tambem venho defendê-la afinal o proprio Manu admite não estar por dentro da selva dos solteiros nos dias atuais. E a colega quer dizer que por mais que nós nos inclinemos na direção do outro, através de gestos e linguagem que remetem a cuidado e afeto, e tambem amizade porque isso importa muito, o que percebemos no outro é a aceitação de todo nosso potencial acolhedor mas sem qualquer auto-percepção da outra parte sobre essa dinâmica que deve ser uma troca justa e equilibrada. E então entramos na espiral do "viver o momento", afinal é vivendo que vamos criando conexões com o outro, e as conexões parecem (atentem para o verbo 'parecer') ficar cada vez mais fortes e significativas, e quando em algum dado momento nós nos sentimos propriamente numa relação e comunicamos isso ao outro, escutamos ele falar "não... pera.. mas a gente não tem nada". Errr... então o que a gente vive é nada? O que fazemos juntos é nada? As sensaçoes que geramos um no outro são nada? Na tentativa de entender o que está acontecendo escutamos coisas do tipo "não tô pronto", "o problema sou eu". Então eu me solidarizo com o limbo vivido pela colega que fez a pergunta, entendendo que vivemos a relação todos os dias independente de rótulos, mas até mesmo agindo dessa maneira nos deparamos em algum momento com o muro se erguendo e nos colocando no papel de meras ficantes, meras acompanhantes, enfim mero 'nada'. Frustrante e triste. Enfim. Beijo a todos. #paz.
@@mairaferreira7842 rs olha só. Pois bem, eu tento ao máximo refletir a vida pessoal de uma mulher solteira de 40 e poucos nesse mundo que parece que foi feito aprnas para as pessoas de 20 ou para as de 80.
Pra mim, o melhor caminho pra começar a se relacionar é ser honesto, autêntico e espontâneo, se a pessoa que está interessada em você não souber apreciar essas qualidades numa pessoa, ela não sabe de nada!!! E esse papo de "coach" é a maior balela, tenho muita preguiça de pessoas que pensam que podem gerir vidas! Bom dia procê Emanuel!
Olá! O processo de coaching (feito por profissionais) não é sobre "gerir vidas". É sobre dar suporte e ferramentas a pessoas para que consigam ir com mais facilidade ao encontro das metas que elas próprias definem. Penso que vc esteja criticando, na verdade, os "pseudocoaches" de relacionamento que estão espalhados pela Internet, ensinando técnicas de manipulação bem tolinhas. Isso não é coaching. Abs!
Como pensar esse encaixe numa sociedade em que o flerte depende, cada vez mais, da construção de imagens nas redes sociais e não mais no antigo tetê a tetê?
as melhores relações são as que vem pá, de surpresa, sem esperar. aí não precisa de jogos nem de boinha de salvamento. o joguinho só alimenta o desencontro. mas é bem o que você falou, não temos tempo pra isso.
Eu realmente nunca entendi o que de fato me faz conectar com algumas pessoas e outras não, está para muito além de qualquer forma, mas a gente insiste e tenta se agarrar a elas.
O joguinho é pura manipulação e é realmente triste achar que vc vai amar ou ser amada por alguem em um relacionamento que começou dessa forma... ou manter um relacionamento dessa forma ..
A percepção de que só podemos ter controle sobre nós mesmos, e não sobre situações ou outros seres, é libertadora. Conheci o canal a poucos dias e fiquei muito feliz, parabéns pelo trabalho!
Posso dizer q foi libertador p mim, me desobrigar de ter a responsa de falar as coisas certas, do jeito certo, na hora certa......eu hein!? Tem algum robô aqui, caraii??! Rsrs....beijos gratidão
Oi manu e flor, eu tenho 15 anos e assisti todos os vídeos da playlist, os seus videos estão ajudando muito a pensar, me perguntar e me perceber melhor. Descobri também que gosto muito de filosofia. Agradeço muito pelelos vídeos, estão me ajudando muito nessa fase da vida tão confusa que é a adolescência, enfim agradeço ♡
"Tentar viver alguma coisa é não viver uma coisa" . Isso me lembrou dos dizeres do Krishnamurti em que nos faz observar que tentar controlar, tornar-se algo gera uma fragmentação, ou seja, uma separação, uma divisão que posteriormente a divisão gera conflito. Existe muitos mais dentro dessa linha.
É assustador saber que entre mim e o outro.. tem o nosso inconsciente. Enfim. Ultimamente nas minhas relações algo que me ajuda é tipo isso que você falou... não problematizar o outro.. a única questão a ser resolvida em uma relação sou eu mesma. O foda é que se a gente não tem controle sobre o outro.. não temos nem sobre si mesmos. Esses lances. Complicado demais essa equação.. ta muito cedo. Hahaha. Bom dia a todos
bom dia. eu acredito que as relações começam com a sintonia entre os envolvidos. quando estão em sintonia, as demais ações são recorrentes dessa relação: o afeto, o carinho, a atenção, enfim, tudo. hoje, as pessoas não sabem o que, realmente, querem. deixam que o desejo e o tesão prevaleçam sobre outros sentimentos mais "importantes" ou que são essenciais para que um relacionamento floresça.
Taí uma boa pauta pra outro vídeo. Dá pra dizer quais sentimentos são mais importantes numa relação? Tem que como hierarquizar desejo, tesão, atenção, diálogo, cuidado, etc.?
"E eu entendo, é terrível mesmo..." Essa sua empatia com relação a coisas que a gente as vezes nem tem coragem pra falar, porque na sua maioria são desvalidadas. É ela que me fez apaixonar nos seus vídeo. Obrigada por entender.
Demais isso Manoel, amei ! Em PNL eu estudei muito sobre neuroplasticidade, me conhecendo identifiquei alguns padrões, comandando minha mente fui atraindo isso. Quando atrai um homem melhor não gostei da emergia dele, mas depois que gerei a experiência de ser bem tratada, já comecei a gostar. Tive que passar por uma fase de mergulho e detox emocional da família E DO EX. Mas consegui, sai da cadeira da vítima da sociedade e da mente e 😥 COMECEI A COMANDAR ✨😇
Manu, sinceramente você não tem noção de como esse vídeo seu impactou no meu relacionamento comigo mesma, assisti ele umas quatro vezes, pra absorver BEM a mensagem e fico muito feliz por você ter me ajudado a esclarecer uma questão interna que me deixa frequentemente tão mal. (no caso, a de criar projeções e querer arquitetar tudo mesmo antes de acontecer, isso entre outros assuntos que você pontuou) Agora estou passando por um processo complicado de desconstrução de algo que sempre reproduzi mesmo sem perceber (ou fingir que não percebia) e nessa luta interna entre as várias "pessoinhas" que habitam a minha cabeça, me surgiu outros questionamentos e fiquei curiosa para saber o seu ponto de vista em relação a eles. Por que você acredita que vivemos projetando coisas? Isso tá relacionado ao quanto gostamos do possível parceiro? Isso é uma espécie de ansiedade? Acho engraçado que esse vídeo me apareceu na hora certa, porque estou envolvida com uma pessoa muito próxima de mim que cultivamos uma admiração muito grande um pelo outro ( poderíamos dizer que somos melhores amigos ) e essa pessoa me disse que não estava criando projeções, e logo eu fiquei triste e pensei: "Uau, ela não gosta tanto assim de mim." e depois desse vídeo comecei a me tocar que na verdade, isso daí de criar projeções é um grande nada a ver. Bom, muito obrigada mesmo pelos seus vídeos, alegram meu dia e sempre me levam a reflexão, você é incrível demais.
Triste isso. A minha vida aí. Não tenho chance nem de começar algo. “Uma escada de para no ar...” muito triste. É fácil falar para não criar expectativas quando a vida está dando certo. Quero ver aqui do outro lado!
Eu tive um quase começo, mas por conta do outro, não saiu do whats. Ele estava me fazendo de boba, dizia que queria algo pra vida toda... mas nunca tomava atitude pra ir me ver. No fim... me deixou e não nos falamos mais. Na Real, eu creio que até o problema está em mim. Nada que eu faça, me faz ter uma relação bacana... até agora nada fez ninguém permanecer. Isso que me aconteceu, é um reflexo do que eu sou...
Adoro essa dinâmica dos relacionamentos espelhos que nos mostram nós mesmo e podermos crescer e se desenvolver com consciência. Adoro também quando alguém fala sobre isso em vídeo e eu posso repassar pq não sei me explicar assim kkkkkk
Confirmando a minha teoria que, desapegando das circunstâncias estamos à mercê da tal conexão com o outro. Não adianta procurar, não há maneira certa de agir etc etc...
Os seus vídeos estão sendo um "achado" e um divisor de águas pata mim em 2022. Sua didática é incrível, Manu! Parabéns e obrigada!🙏 Faço análise há alguns anos e esse ano tenho me deparado com e necessidade ou o desejo consciente de me ressignificar padrões de comportamento, se assim posso dizer, para caminhar em direção à mulher que eu quero ser. E as suas reflexões têm contribuído enormemente nesse processo. Continue, por favor!💜
Manu, vc sente a intensa onda de contentamento e gratidão que sai de mim e vai ao teu encontro ? obrigadíssima por esta reflexão, elementar para vários campos de nossas vidas, e essencial para o amoroso. E seguimos, querido. Aproveito pra te dizer que o DD tem sido canal de imenso aprendizado pra mim, e um dos destaques que marcam este meu ano.
Eu nao sei se o Manu sentiu essa onda mas ela me atingiu. Gratidão pelo seu comentário. Espero que essa mensagem te encontre bem depois de um ano que escreveu. Colocar o amor em movimento é como uma bola de neve! Ele rolou até aqui kkkk
@@silviamourino4996 vc não faz ideia o que receber o seu comentário significou pra mim. Justamente hoje pedi ao cosmos um sinal, e ele chegou até a mim por vc, Sílvia. Estamos todos conectados. Muito bom tb receber o seu afeto. E seguimos no amor. Desfrute de seus dias! Carinhosamente, um abraço pra vc.
Caraca... no dia em que eu me encontro nesse processo de autoreflexão e de uma despedida dolorosa, me deparo com esse vídeo. Incrível e bizarra também (kkkkk) o que a vida faz. Excelente suas palavras e elaborações. Dolorosamente necessárias e proporcionalmente libertadora. Obrigada por isso. 🌺💜👏
Tô assistindo esse vídeo muito depois de gravado, mas nossa muito obrigado Manu!!! Teve coisas ditas aqui que vou até anotar em algum lugar pra me lembrar e refletir mais vezes! Um grande abraço
Esse vídeo foi o arremate da minha sessão na terapia hoje. E autoconhecimento não é nada confortável! Muito obrigada pela oportunidade Emanuel. Vcs estão me ajudando muito nessa jornada ♥️
E a questão da intenção na relação? Seria o mesmo que idealização ou expectativa? Ou alguma outra coisa? Gostaria que falasse a respeito. Desde já obrigada!
Bom dia, Manu! Achei ótimo o vídeo de hoje, muita coisa a ser refletida! Pensei em alguns temas "semelhantes": mesmo quando acaba, fica com pendências que não foram resolvidas e se cria uma fantasia de que haverá um encontro "definitivo" com o outro no futuro. Como lidar com as questões mal resolvidas? Pensei também em como permanecer ao lado do outro incentivando, empoderando mesmo com o sucesso alheio e um certo fracasso de si; gostaria muito da voz da flor nesse. Beijão pra vocês!
gosto de relações , mas kkk quando vc tem uma relação e as pessoas querem que vc intensifique a perspectiva de cada um conforme o que querem expresso em cada ambiente, tipo, meio social e vida coletiva. Ou seja , confundem muito , isso muitas vezes leva a sociedade a se tornar careta e a querer modificar a nossa identidade . SEM FALAR QUE ALGUNS NECESSARIAMENTE GOSTAM DE SENTIR ENCARADOS, ISSO É O QUE OCORRE MUITO AUQI EM BRASILIA .
Achei sensacional vc comentar sobre esses canais que trazem dicas e fórmulas sobre tudo porque eu mesma ficava assistindo vídeos assim, querendo descobrir como agir da maneira correta e não afastar alguém por erros bestas. Esse teu vídeo me tranquilizou nesse sentido mas ainda é um desafio pra mim simplesmente "deixar as coisas acontecerem naturalmente" pq a gente sempre tem muita ânsia por aquilo que nunca experimentamos e desejamos ter. Todos querem ter um relacionamento saudável e compartilhar a vida com quem te respeita e queira estar com você. Mas quando esse objetivo nunca é concretizado, é meio difícil a pessoa não se preocupar e não buscar por respostas, ainda que as respostas sejam tão simplistas quanto a de um coach.
Eu acho q inconscientemente eu já sabia da história de encontrar nossas neuroses no parceiro. Tanto que eu desisti de relacionamentos por perceber q recebia atração e muito pouco atenção.
Não necessariamente, as vezes vemos a possibilidade de alguém que tem uma certa visibilidade, falar sobre assuntos que achamos importantes e que normalmente não são discutir ou refletidos. Não no tom de impor uma obrigação, mas como uma ideia. E claro que isso é uma observação minha. Daora a sua construção de ideias e a forma como as enreda! Ia ser muito bacana te trombar e trocar uma idéia um dia! Abraço!
Bom dia! No vídeo você fala sobre jogos e eu tenho uma forte tendência a não gostar de jogos, mas ao mesmo tempo as vezes acho que tudo é jogo, todo diálogo, todas relações e as vezes até nós como nós mesmo. E talvez isso tenha a ver com o vídeo que você fez há um tempo e falou sobre as "máscaras" que temos. Será? Porém, acho que devemos estar atentos na forma como esses "jogos" são feitos, seus objetivos, suas consequencias... Porque somos seres políticos e é isso que nos faz conviver em sociedade. Acho que fazer jogo é as vezes até inconsciente, porém acho que não vale a pena racionalizar demais as decisões, nem querer parecer ser algo que não o é, colocar uma máscara que não é sua, simplesmente para agradar outra pessoa. Acredito que agir sempre o mais próximo de nossas "verdade" é sempre a melhor opção. Agora eu que pergunto: "Faz sentido?" kkkkkkkk Não sei se é isso e se essa associação é coerente. Abraço!
Eu tenho a msm questão que ela tem. É super complexo. Eu sinto que sou super intensa e a última vez foi algo instintivo e parecia intuição. Mas tb como a nossa intuição está também dependente de um sistema , de algo mal resolvido?
Caramba. Estou amando os vídeos, estão me fazendo refletir sobre muita coisa em mim mesma, minha mente se perde as vezes no tanto que penso e não chego a lugar nenhum. Mas estou gostando de ver a sua opinião pois está me mostrando coisas que antes eu não via e não entendia, sabe aquela sensação de expansão da mente? É isso que estou sentindo vendo uns vídeos do canal e esse em específico. + uma inscrita... Queria ter conhecido o canal antes, mas antes tarde do que nunca!
Sou muito difícil abrir reta guarda por que pra mim o conhecimento e convivência cria laços e confiança se eu não tenho confiança jamais me entregarei. Não gosto de manipular nada pra atrair ninguém e tbm não aceito ser empurrada pra ninguém se não for naturalmente morro virgem
Os seus videos são maravilhosos, ajudar muito!! Eu já assistir esse video umas 10x, vou passar a comenta toda vez que eu assistir 🤗🧡 Obrigada. Ps: iii a abertura 🧡
"Você não consegue ter uma relação pq está buscando uma relação, isso já é por definição uma não relação. Quando a gente busca o encontro, já não tem um encontro acontecendo e o encontro é uma coisa que se dá."
Vale o destaque.
Muito bom o vídeo!
perfeito
Exatamente, por isso eu não acredito que Tinder e similares funcionem para relacionamentos mais profundos... pq se busca encontros nesses app, não é nada que surja “naturalmente”
Maravilhoso
Precisava ouvir isso
A parte sobre a bondade não garantir a relação ecoou em mim muito fortemente, me identifiquei muito com isso,
E realmente , revendo algumas coisas não estava sendo eu mesmo ou forçando uma personalidade bondosa quando estava aos olhos de determinada pessoa l, querendo controlar até oq o outro vai achar de mim…?
Que coisa louca
Temos mto oq aprender guerreiros kkk
SIM! Me identifiquei muito e continuo refletindo
Algumas pessoas colocam um peso tão desnecessário na busca por um parceiro! Eu abandonei essa necessidade de me proteger, mascarar, jogar há uns anos. E tenho preguiça de quem nao se joga como eu. Acho que autoestima foi a parte mais importante do meu processo. Mas é o que funcionou pra mim. Pra outras pessoas o jogo é o que as faz ter interesse. É preciso entender o que você quer e que outras pessoas querem outras coisas.
Isso foi uma das externalidades mais geniais que cozinhavam na minha cabeça e vi saindo de outra pessoa, obrigada.
cara, muito obrigado por esse comentário, eu me sinto muito mal por não sentir que as pessoas realmente buscam se conectar com as outras, não se jogam nos desafios de conhecer e viver alguém, tudo fica muito raso... mas existem pessoas que pensam da mesma forma que eu também, as vezes esqueço isso, e essas pessoas estão por ai, preciso prestar atenção nelas e não na forma como as outras vivem suas vidas
✨Adorei te ouvir hoje pela manhã, grata pela partilha. O vídeo de hoje teve ligação direta com o ‘meu’ ontem. De noite, na terapia, falei algo mais ou menos assim: “eu não tenho que frequentar os lugares “certos” para encontrar alguém, na verdade nem tenho que procurar ninguém, algumas coisas simplesmente acontecem ou não. Viver a vida fazendo coisas que gosto é a melhor forma para deixar de me preocupar com isso.”
eu precisava ler isso! muito obrigada!
Esse vídeo foi excelente, diz muito da nossa necessidade de controlar tudo referente ao outro, sendo que é impossível.....a pessoa age de tal forma baseado na subjetividade dela que nunca iremos compreender se usarmos a nossa régua como medida.
Achei bastante válida a resposta do Manu, faz todo sentido. Se jogamos a relação lá na frente como se fosse uma entidade a se auto-realizar no tempo e espaço a partir de marcadores palpáveis (dia, mês e ano), nós estamos na verdade deixando de vivenciar a própria relação, por não conseguirmos reconhecer que toda interação com o outro já é em si parte da relação. Eu enxergo isso hoje, mas apenas hoje e depois de tomar tombos e tombos, por também já ter passado pelo que a colega relatou, e por isso eu tambem venho defendê-la afinal o proprio Manu admite não estar por dentro da selva dos solteiros nos dias atuais. E a colega quer dizer que por mais que nós nos inclinemos na direção do outro, através de gestos e linguagem que remetem a cuidado e afeto, e tambem amizade porque isso importa muito, o que percebemos no outro é a aceitação de todo nosso potencial acolhedor mas sem qualquer auto-percepção da outra parte sobre essa dinâmica que deve ser uma troca justa e equilibrada. E então entramos na espiral do "viver o momento", afinal é vivendo que vamos criando conexões com o outro, e as conexões parecem (atentem para o verbo 'parecer') ficar cada vez mais fortes e significativas, e quando em algum dado momento nós nos sentimos propriamente numa relação e comunicamos isso ao outro, escutamos ele falar "não... pera.. mas a gente não tem nada". Errr... então o que a gente vive é nada? O que fazemos juntos é nada? As sensaçoes que geramos um no outro são nada? Na tentativa de entender o que está acontecendo escutamos coisas do tipo "não tô pronto", "o problema sou eu". Então eu me solidarizo com o limbo vivido pela colega que fez a pergunta, entendendo que vivemos a relação todos os dias independente de rótulos, mas até mesmo agindo dessa maneira nos deparamos em algum momento com o muro se erguendo e nos colocando no papel de meras ficantes, meras acompanhantes, enfim mero 'nada'. Frustrante e triste. Enfim. Beijo a todos. #paz.
Caraca, vi alguns dos seus comentários no canal. Vejo minha vida através deles… Muito louco rsrs
@@mairaferreira7842 rs olha só. Pois bem, eu tento ao máximo refletir a vida pessoal de uma mulher solteira de 40 e poucos nesse mundo que parece que foi feito aprnas para as pessoas de 20 ou para as de 80.
Pra mim, o melhor caminho pra começar a se relacionar é ser honesto, autêntico e espontâneo, se a pessoa que está interessada em você não souber apreciar essas qualidades numa pessoa, ela não sabe de nada!!!
E esse papo de "coach" é a maior balela, tenho muita preguiça de pessoas que pensam que podem gerir vidas!
Bom dia procê Emanuel!
💜
Olá! O processo de coaching (feito por profissionais) não é sobre "gerir vidas". É sobre dar suporte e ferramentas a pessoas para que consigam ir com mais facilidade ao encontro das metas que elas próprias definem. Penso que vc esteja criticando, na verdade, os "pseudocoaches" de relacionamento que estão espalhados pela Internet, ensinando técnicas de manipulação bem tolinhas. Isso não é coaching. Abs!
@@yta23xp pode ser isso mesmo, pq de uns tempos pra cá só se vê esses "profissionais" dando aula de como atrair um amor!! 😁
Esse vídeo eu tenho q assistir umas sete vezes para ver se entra na cabeça... rsrsr
Kkkkk
Como pensar esse encaixe numa sociedade em que o flerte depende, cada vez mais, da construção de imagens nas redes sociais e não mais no antigo tetê a tetê?
as melhores relações são as que vem pá, de surpresa, sem esperar. aí não precisa de jogos nem de boinha de salvamento. o joguinho só alimenta o desencontro. mas é bem o que você falou, não temos tempo pra isso.
Eu realmente nunca entendi o que de fato me faz conectar com algumas pessoas e outras não, está para muito além de qualquer forma, mas a gente insiste e tenta se agarrar a elas.
O joguinho é pura manipulação e é realmente triste achar que vc vai amar ou ser amada por alguem em um relacionamento que começou dessa forma... ou manter um relacionamento dessa forma ..
A percepção de que só podemos ter controle sobre nós mesmos, e não sobre situações ou outros seres, é libertadora. Conheci o canal a poucos dias e fiquei muito feliz, parabéns pelo trabalho!
Posso dizer q foi libertador p mim, me desobrigar de ter a responsa de falar as coisas certas, do jeito certo, na hora certa......eu hein!? Tem algum robô aqui, caraii??! Rsrs....beijos gratidão
Oi manu e flor, eu tenho 15 anos e assisti todos os vídeos da playlist, os seus videos estão ajudando muito a pensar, me perguntar e me perceber melhor. Descobri também que gosto muito de filosofia.
Agradeço muito pelelos vídeos, estão me ajudando muito nessa fase da vida tão confusa que é a adolescência, enfim agradeço ♡
Olá, você conhece o canal Nova Acrópole? É sobre filosofia.
"Tentar viver alguma coisa é não viver uma coisa" . Isso me lembrou dos dizeres do Krishnamurti em que nos faz observar que tentar controlar, tornar-se algo gera uma fragmentação, ou seja, uma separação, uma divisão que posteriormente a divisão gera conflito. Existe muitos mais dentro dessa linha.
Amo esses comentários que deixa uma referência de autor ou indicam algo construtivo, como o seu
É assustador saber que entre mim e o outro.. tem o nosso inconsciente. Enfim. Ultimamente nas minhas relações algo que me ajuda é tipo isso que você falou... não problematizar o outro.. a única questão a ser resolvida em uma relação sou eu mesma. O foda é que se a gente não tem controle sobre o outro.. não temos nem sobre si mesmos. Esses lances. Complicado demais essa equação.. ta muito cedo. Hahaha. Bom dia a todos
camila souza bom dia!
Bom dia!
bom dia. eu acredito que as relações começam com a sintonia entre os envolvidos. quando estão em sintonia, as demais ações são recorrentes dessa relação: o afeto, o carinho, a atenção, enfim, tudo. hoje, as pessoas não sabem o que, realmente, querem. deixam que o desejo e o tesão prevaleçam sobre outros sentimentos mais "importantes" ou que são essenciais para que um relacionamento floresça.
Taí uma boa pauta pra outro vídeo. Dá pra dizer quais sentimentos são mais importantes numa relação? Tem que como hierarquizar desejo, tesão, atenção, diálogo, cuidado, etc.?
Meu deus!!!!! Incrível, resumiu meus 2 anos de terapia em um vídeo ahahahhaha
Eu precisava deeeeemais ouvir isso. Eu nao controlo nada, ou quase nada. Eu busco encontros. Parei agora!!!!!
"E eu entendo, é terrível mesmo..."
Essa sua empatia com relação a coisas que a gente as vezes nem tem coragem pra falar, porque na sua maioria são desvalidadas. É ela que me fez apaixonar nos seus vídeo. Obrigada por entender.
Demais isso Manoel, amei !
Em PNL eu estudei muito sobre neuroplasticidade, me conhecendo identifiquei alguns padrões, comandando minha mente fui atraindo isso.
Quando atrai um homem melhor não gostei da emergia dele, mas depois que gerei a experiência de ser bem tratada, já comecei a gostar.
Tive que passar por uma fase de mergulho e detox emocional da família E DO EX.
Mas consegui, sai da cadeira da vítima da sociedade e da mente e 😥 COMECEI A COMANDAR ✨😇
Manu, sinceramente você não tem noção de como esse vídeo seu impactou no meu relacionamento comigo mesma, assisti ele umas quatro vezes, pra absorver BEM a mensagem e fico muito feliz por você ter me ajudado a esclarecer uma questão interna que me deixa frequentemente tão mal. (no caso, a de criar projeções e querer arquitetar tudo mesmo antes de acontecer, isso entre outros assuntos que você pontuou) Agora estou passando por um processo complicado de desconstrução de algo que sempre reproduzi mesmo sem perceber (ou fingir que não percebia) e nessa luta interna entre as várias "pessoinhas" que habitam a minha cabeça, me surgiu outros questionamentos e fiquei curiosa para saber o seu ponto de vista em relação a eles. Por que você acredita que vivemos projetando coisas? Isso tá relacionado ao quanto gostamos do possível parceiro? Isso é uma espécie de ansiedade?
Acho engraçado que esse vídeo me apareceu na hora certa, porque estou envolvida com uma pessoa muito próxima de mim que cultivamos uma admiração muito grande um pelo outro ( poderíamos dizer que somos melhores amigos ) e essa pessoa me disse que não estava criando projeções, e logo eu fiquei triste e pensei: "Uau, ela não gosta tanto assim de mim." e depois desse vídeo comecei a me tocar que na verdade, isso daí de criar projeções é um grande nada a ver.
Bom, muito obrigada mesmo pelos seus vídeos, alegram meu dia e sempre me levam a reflexão, você é incrível demais.
Triste isso. A minha vida aí. Não tenho chance nem de começar algo. “Uma escada de para no ar...” muito triste. É fácil falar para não criar expectativas quando a vida está dando certo. Quero ver aqui do outro lado!
Eu tive um quase começo, mas por conta do outro, não saiu do whats. Ele estava me fazendo de boba, dizia que queria algo pra vida toda... mas nunca tomava atitude pra ir me ver. No fim... me deixou e não nos falamos mais. Na Real, eu creio que até o problema está em mim. Nada que eu faça, me faz ter uma relação bacana... até agora nada fez ninguém permanecer. Isso que me aconteceu, é um reflexo do que eu sou...
Adoro essa dinâmica dos relacionamentos espelhos que nos mostram nós mesmo e podermos crescer e se desenvolver com consciência. Adoro também quando alguém fala sobre isso em vídeo e eu posso repassar pq não sei me explicar assim kkkkkk
Gabriela Cantisani repassa!!! Rs
@@floremanu passo! kkkk
Confirmando a minha teoria que, desapegando das circunstâncias estamos à mercê da tal conexão com o outro. Não adianta procurar, não há maneira certa de agir etc etc...
Os seus vídeos estão sendo um "achado" e um divisor de águas pata mim em 2022.
Sua didática é incrível, Manu! Parabéns e obrigada!🙏
Faço análise há alguns anos e esse ano tenho me deparado com e necessidade ou o desejo consciente de me ressignificar padrões de comportamento, se assim posso dizer, para caminhar em direção à mulher que eu quero ser. E as suas reflexões têm contribuído enormemente nesse processo.
Continue, por favor!💜
Bom. Muito bom. Didático. Acessível.
Manu, vc sente a intensa onda de contentamento e gratidão que sai de mim e vai ao teu encontro ? obrigadíssima por esta reflexão, elementar para vários campos de nossas vidas, e essencial para o amoroso. E seguimos, querido. Aproveito pra te dizer que o DD tem sido canal de imenso aprendizado pra mim, e um dos destaques que marcam este meu ano.
Eu nao sei se o Manu sentiu essa onda mas ela me atingiu. Gratidão pelo seu comentário. Espero que essa mensagem te encontre bem depois de um ano que escreveu. Colocar o amor em movimento é como uma bola de neve! Ele rolou até aqui kkkk
@@silviamourino4996 vc não faz ideia o que receber o seu comentário significou pra mim. Justamente hoje pedi ao cosmos um sinal, e ele chegou até a mim por vc, Sílvia. Estamos todos conectados. Muito bom tb receber o seu afeto. E seguimos no amor. Desfrute de seus dias! Carinhosamente, um abraço pra vc.
🙏😘
Definições perfeitas. Buscar algo, você já não está viviendo isso. Maravilloso!
Nunca antes tão lógico. Parabéns, Manu. Pra assistir de novo e de novo. Já somos amigos. Valeu.
Caraca... no dia em que eu me encontro nesse processo de autoreflexão e de uma despedida dolorosa, me deparo com esse vídeo. Incrível e bizarra também (kkkkk) o que a vida faz. Excelente suas palavras e elaborações. Dolorosamente necessárias e proporcionalmente libertadora. Obrigada por isso. 🌺💜👏
Todo dia eu vejo seus vídeos no meu almoço e todo dia eu penso “uma luva esse vídeo”
Que vídeo calmante...ótimo!
Que viagem! A sua generosidade me desperta! Caraca!
Tudo muito real. Obgda por teu esforço em compartilhar..
Tô assistindo esse vídeo muito depois de gravado, mas nossa muito obrigado Manu!!! Teve coisas ditas aqui que vou até anotar em algum lugar pra me lembrar e refletir mais vezes! Um grande abraço
É reconfortante saber q a loucura é generalizada 😊
Esse vídeo foi o arremate da minha sessão na terapia hoje. E autoconhecimento não é nada confortável! Muito obrigada pela oportunidade Emanuel. Vcs estão me ajudando muito nessa jornada ♥️
como deixar de buscar uma relação?
Isso fez cair várias fichas em mim.vou ouvir todo dia até internalizar essa explanação.grata.
Manu, muito muito muito obrigada. Este vídeo arrasou com a minha ansiedade. Zerou completamente. Vamos é viver!
Excelente vídeo!
Adorei te ouvir , não sabia da volta , super feliz aqui .
Me soma ouvir vcs., me constrói!!
Forte Abraço
E a questão da intenção na relação? Seria o mesmo que idealização ou expectativa? Ou alguma outra coisa? Gostaria que falasse a respeito. Desde já obrigada!
Ah que legal...quase minha história no canal... eu já quero um namorado há tanto tempo, mas ninguém nem chega pra conversar.
Bom dia. Excelente vídeo.
Vc pode indicar livros e filmes por favor. Adoro sua visão da vida acho q seria bacana. Bjo o obrigada pela conversa diária
Obrigada pela profundidade dos assuntos que trás pra gente. ✨
Bom dia, Manu! Achei ótimo o vídeo de hoje, muita coisa a ser refletida! Pensei em alguns temas "semelhantes": mesmo quando acaba, fica com pendências que não foram resolvidas e se cria uma fantasia de que haverá um encontro "definitivo" com o outro no futuro. Como lidar com as questões mal resolvidas? Pensei também em como permanecer ao lado do outro incentivando, empoderando mesmo com o sucesso alheio e um certo fracasso de si; gostaria muito da voz da flor nesse. Beijão pra vocês!
Vou falar com ela
Manu, foi o que escutei de melhor nestes últimos tempos. Me encontrei neste raciocínio. Valeu muito. Gratidão!
Se tentar viver alguma coisa é não viver uma coisa, porque alguns "encontros" em redes sociais dão muito certo?
assimilando com muita atenção no que vc falou ,sou eu ,obrigada
gosto de relações , mas kkk quando vc tem uma relação e as pessoas querem que vc intensifique a perspectiva de cada um conforme o que querem expresso em cada ambiente, tipo, meio social e vida coletiva. Ou seja , confundem muito , isso muitas vezes leva a sociedade a se tornar careta e a querer modificar a nossa identidade . SEM FALAR QUE ALGUNS NECESSARIAMENTE GOSTAM DE SENTIR ENCARADOS, ISSO É O QUE OCORRE MUITO AUQI EM BRASILIA .
Que discussão necessária e sempre atual. Excelente vídeo!
perfeito, Manu! muito obrigada por isso!
Achei sensacional vc comentar sobre esses canais que trazem dicas e fórmulas sobre tudo porque eu mesma ficava assistindo vídeos assim, querendo descobrir como agir da maneira correta e não afastar alguém por erros bestas. Esse teu vídeo me tranquilizou nesse sentido mas ainda é um desafio pra mim simplesmente "deixar as coisas acontecerem naturalmente" pq a gente sempre tem muita ânsia por aquilo que nunca experimentamos e desejamos ter. Todos querem ter um relacionamento saudável e compartilhar a vida com quem te respeita e queira estar com você. Mas quando esse objetivo nunca é concretizado, é meio difícil a pessoa não se preocupar e não buscar por respostas, ainda que as respostas sejam tão simplistas quanto a de um coach.
Oi! Tudo bem? Eu me identifiquei com o seu comentário, e depois de um ano, como você se sente ou conseguiu lidar com isso? Grato
Você é demais, sempre explicando com facilidade nossos sentimentos ...
Ah esse encontro! É tão raro e tão incrível!
Eu acho q inconscientemente eu já sabia da história de encontrar nossas neuroses no parceiro. Tanto que eu desisti de relacionamentos por perceber q recebia atração e muito pouco atenção.
Não necessariamente, as vezes vemos a possibilidade de alguém que tem uma certa visibilidade, falar sobre assuntos que achamos importantes e que normalmente não são discutir ou refletidos. Não no tom de impor uma obrigação, mas como uma ideia. E claro que isso é uma observação minha.
Daora a sua construção de ideias e a forma como as enreda! Ia ser muito bacana te trombar e trocar uma idéia um dia! Abraço!
O melhor vídeo de relacionamento que já vi
Maravilhosa suas explanações! Clareou muita coisa p mim! Gratidão
Diego mudas vidas, morri hasuhsusahuhas...já vi esse cara na internet, uma loucura!
Bom dia! No vídeo você fala sobre jogos e eu tenho uma forte tendência a não gostar de jogos, mas ao mesmo tempo as vezes acho que tudo é jogo, todo diálogo, todas relações e as vezes até nós como nós mesmo. E talvez isso tenha a ver com o vídeo que você fez há um tempo e falou sobre as "máscaras" que temos. Será? Porém, acho que devemos estar atentos na forma como esses "jogos" são feitos, seus objetivos, suas consequencias... Porque somos seres políticos e é isso que nos faz conviver em sociedade. Acho que fazer jogo é as vezes até inconsciente, porém acho que não vale a pena racionalizar demais as decisões, nem querer parecer ser algo que não o é, colocar uma máscara que não é sua, simplesmente para agradar outra pessoa. Acredito que agir sempre o mais próximo de nossas "verdade" é sempre a melhor opção. Agora eu que pergunto: "Faz sentido?" kkkkkkkk Não sei se é isso e se essa associação é coerente. Abraço!
Ravena Alc sim... jogos de linguagem. Tem um livro muito legal sobre isso. Investigações Filosóficas. Do Wittgenstein
@@floremanu Ai que jóia! Obrigada pela indicação. Colocarei na lista das próximas leituras.
No final, acho que é isso, não controlamos nada, temos sempre de contar com o imprevisto, o inusitado e isso é que é o legal!!
Caí aqui, não sei como, mas acho que relacionamento, qdo é p dar certo, tudo se ajeita e qdo é p dar errado tbm, tudo se ajeita. Simples assim
Muito bom!! Já tentei controlar tb esse processo mas é isso aí, não vai.
Gratidão pelas reflexões tão sensíveis e carregadas de sentido! Canal maravilhoso!
Adoro. Mais Manus por favor!
Meu Deus! Então nunca tive esse encontro, pois ninguém nunca quis se relacionar comigo...
Eu Também kkkkk
Estou amando te ouvir. Pq tenho uns questionamentos tipo o seu até mesmo no q diz respeito aos pensamentos de Freud e talz. ❤
Por favor façam um podcast ❤️❤️❤️
Eu tenho a msm questão que ela tem. É super complexo. Eu sinto que sou super intensa e a última vez foi algo instintivo e parecia intuição. Mas tb como a nossa intuição está também dependente de um sistema , de algo mal resolvido?
teus pensamentos foram uma luz no meu caminho. Grata e parabéns pelo vídeo.
Esse vídeo surgiu pra mim exatamente quando precisava.
Qual é a relação q nem começa? As minhas?? Todas!!!
Nooooossa Manu, eu sempre pensei, cara, deve ter alguem seem esses buraquinhos. Mas está Todo Mundo mal e cheio de buraquinhos.
genial! amei. obrigada!!
Ótimo vídeo.
Caramba. Estou amando os vídeos, estão me fazendo refletir sobre muita coisa em mim mesma, minha mente se perde as vezes no tanto que penso e não chego a lugar nenhum. Mas estou gostando de ver a sua opinião pois está me mostrando coisas que antes eu não via e não entendia, sabe aquela sensação de expansão da mente? É isso que estou sentindo vendo uns vídeos do canal e esse em específico. + uma inscrita... Queria ter conhecido o canal antes, mas antes tarde do que nunca!
Esse sim é o vídeo mais importante do canal kkkkkkkkk ✨
Gratidão pelo canal ❤️
esse vídeo agora se tornou o meu favorito no canal. valeu manu!
Meu deus eu tô apaixonada nesse canal!
Muito obrigada por esse vídeo, você não tem noção o quanto me ajudou!
Precisava desse vídeo hj🤔. Obrigada🙏
Saudades dessa época do canal
Sou muito difícil abrir reta guarda por que pra mim o conhecimento e convivência cria laços e confiança se eu não tenho confiança jamais me entregarei. Não gosto de manipular nada pra atrair ninguém e tbm não aceito ser empurrada pra ninguém se não for naturalmente morro virgem
Eu amei ter descoberto vcs ♥️ muito obrigada!!!
Gratidão, Emanuel. Vc é incrivel'. Adoro escuta-lo. Seus vídeos alimentam minha alma, me ajudam nessa caminhada louca que é a vida.
Esses vídeos logo cedo estão perfeitos :)
Kkkk não sou a projeção de ninguém!!!! Começo a conheçer e ja não querem saber de mim. Sofri muito com isso, hoje só aceito, até brinco com isso
Os seus videos são maravilhosos, ajudar muito!! Eu já assistir esse video umas 10x, vou passar a comenta toda vez que eu assistir 🤗🧡 Obrigada.
Ps: iii a abertura 🧡
Descreveu meu caso... rs
Adorei!!
Sensacional!!! ❤️
Um dia eu ainda te mando um direct com meus dramas rs. Gratidão pelos vídeos. Beijo em você e na flor.
o vídeo mais importante pra mim 🖤
Quero ainda ver um vídeo sobre Expectativa/Idealização!
e por exemplo, essa expectativa sobre o outro faz com q vc afete seu modo de agir/pensar
E por que a realidade sempre é oposto da expectativa
Maravilhoso, caara. Parabéns. Estou viciadaaa nesse casal!!!!!