Meus Maiores Erros no Trekking (vacilos de trilha) - parte 1

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 26 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 50

  • @bianohehe
    @bianohehe Рік тому +15

    Eu comecei tem poucos meses, só fiz duas trilhas e a quantidade de lambança que eu já fiz assusta kkkk.
    O maior até agora foi não ter entendido que os equipamentos que são vendidos funcionam em climas e circunstâncias específicas. E eu gosto de mata e florestas. Importei vários equipamentos caríssimos, que são bons, mas não foram feitos para serem usados aonde eu mais queria usar. Ex. Um Anorak de 1500 reais feito para Canadenses/Americanos/Europeus fazerem montanha não vale 10 centavos para ser usado em uma trilha na mata atlântica 😭. Só me fodo kk.
    Mas é quase impossível não rasgar dinheiro comprando errado no início.

    • @CanalDoMato
      @CanalDoMato  Рік тому +2

      Hahahaha, pois é, geralmente as pessoas compram algo muito barato que é uma porcaria, ou algo muito caro que é excessivo.

  • @FIAT147VR
    @FIAT147VR Рік тому +3

    Fundo de mochila deveria ter uma proteção removível (vou gambiarrar uma), pois as vezes a gente quer apenas descansar um pouco sem tirar a mochila das costas e ela suja ou mesmo raspa no solo ou local de apoio.

  • @Garcia.Lucas29
    @Garcia.Lucas29 Рік тому +6

    O meu maior erro é escalar debaixo de um sol de matar no verão e ficar com insolação, graças a Deus aqui em Teresópolis, Rj tem temperaturas amenas boa parte do ano.

    • @CanalDoMato
      @CanalDoMato  Рік тому +3

      Puta merda, complicado hein!
      Eu tenho mais algumas histórias ruins pra contar, mas vai ficar pra um próximo vídeo, hahaha.

    • @bianohehe
      @bianohehe Рік тому +2

      Os erros mais sérios normalmente vão ser controle de temperatura ou de impermeabilidade. A gente sempre aprende se ferrando.

    • @Garcia.Lucas29
      @Garcia.Lucas29 Рік тому +1

      @@bianohehe O pior é que eu nem sou iniciante pra cometer esses erros, kkkkkk, faço montanhismo desde os meus 13 anos de idade, escalo desde os 16

  • @fabiosouza273
    @fabiosouza273 Рік тому +1

    Tenho uma Camelbak da Curtlo e também me deixou na mão de uma forma diferente, minha sorte que já tinhamos terminado a trilha, paramos para almoçar e coloquei a mochila num canto em cima da mesa quando percebi que a mesa começou a molhar aí vi que era minha mochila, rapidamente coloquei no chão, maior mico no restaurante. Nunca mais uso já até comprei minha garrafa térmica pra levar nas próximas vezes.

    • @CanalDoMato
      @CanalDoMato  Рік тому

      É, eu desanimei de usar bolsa de hidratação por isso, e olha que eu tinha uma bem boa da Platypus, feita nos EUA.

  • @eduardokobs8979
    @eduardokobs8979 Рік тому +3

    O pessoal já comentou várias coisas que já fiz tbm haha. Mas vou mencionar uma pra registro. Não é nada muito grave. Mas o peso da minha mochila diminuiu consideravelmente depois que comprei uma balança de precisão e cataloguei tudo o que levo. Sem paranóia com peso, e mesmo assim já me ajudou bastante. Então, pesem seus equips pra uma melhor noção.

  • @professormarceloricci
    @professormarceloricci Рік тому +5

    Putz, posso enumerar uma lista de c4g4d4s que já fiz em trilhas, campings e travessias:
    1. Exagerar no peso. Levar roupas demais, mochila enorme, facas do Rambo, tralhas que vc nunca vai usar etc. O excesso de peso te faz andar mais devagar e gastar mais energia, o que demandará mais comida e consequente aumento de carga, fazendo com que vc tenha mais pernoites e assim se vai indo na espiral de m3rda. Paranapiacaba que o diga.
    2. Não ter um alimento de emergência reserva, que não dependa de fogo ou preparo elaborado. Para o caso de pernoites imprevistos, fomes súbitas ou intempéries fustigantes, ou quando seu cardápio oficial flopa. #fomenojapi
    3. Não ter um cobertor ou saco de dormir de emegência. Aqueles aluminizados, quebram um baita galho, custam menos de 10 conto e pesam 50g (um desses me salvou no Caminho de Mambucaba).
    4. Não usar bastões de caminhada. Antigamente eram bem caros, daí só se via aquela galera da mão macia, acompanhados de guias, usando; então achava que era coisa de quem não tinha fibra. Mas o bastão economiza horrores o esforço das suas pernas, aumentando seu ritmo, além de dar muito mais estabilidade, segurança e servir como monopé pra câmera, estrutura de barraca e pra coçar as costas.
    5. Comprar mochila cargueira. Depois das mochilinhas aventureiras, quando te sobra uma grana vc vai lá e compra a maior que puder. Eu comprei uma Deuter Aircontact Pro 70+10. É fato que foi muito útil pra vários rolês, mas ela pesa 3,10 kg e eu não a levaria pra uma travessia hoje por nada. Fico 3-4 dias com uma mochila de 30 l.
    6. Não ter o cuidado de proteger muito bem tudo da umidade. Especialmente roupa seca e saco de dormir, além da comida, é claro.
    7. Não levar comida pra cachorro. Várias vezes fiz trilha e um doguinho aleatório apareceu e resolveu me acompanhar, às vezes até pernoitando comigo. Foi assim no Marins, em Floripa, em Aiuruoca e alguns outros. Tenho 1 ou 2 sachês de 100g de comfort food canina.

  • @anapaulasouzasantosmeirell1082

    Estamos aprendendo muito com o seu canal, obrigada por compartilhar!

  • @ErnandoRocha
    @ErnandoRocha Рік тому +2

    Valeu pela força em compartilhar suas fantásticas experiência, se não tem perrengue não tem história para contar!!! Excelente Marcelo!

  • @gilbertomatter2815
    @gilbertomatter2815 Рік тому +1

    Obrigado por a compartilhar suas experiências! Valeuuu. 👊🙂

  • @aikaem
    @aikaem Рік тому +2

    Um erro que já cometi foi o de não considerar comida para o percurso da volta...Hoje em dia levo algo fácil de comer e mantenho a salvo para o final da jornada. Já tive que dividir um pacotinho de bolacha em 4 porque minha amiga e a filha não tinham deixado comida para a caminhada de volta...

    • @CanalDoMato
      @CanalDoMato  Рік тому +1

      Putz, tem que tomar muito cuidado com isso mesmo.
      Acho recomendável até levar uma refeição extra pra caso de imprevisto, pode até ser algo tosco tipo um pacotinho miojo, melhor que não ter nada.

  • @ftw2215
    @ftw2215 Рік тому +4

    Passei três dias acampado ao lado de uma represa próximo a Salvador, isso há quatro dias atrás.
    Em pleno verão nordestino, e acordei de madrugada com os pés doloridos de frio.
    A umidade da barragem derrubou a temperatura e me pregou esta peça.
    Logo agora que comprei a peste do isolante térmico e achava que não ia mais passar frio.
    Tive que catar uma meia no saco estanque e massagear os pés para voltar a dormir.
    Mesmo velho a gente faz besteira

    • @CanalDoMato
      @CanalDoMato  Рік тому

      Eu tenho tanto trauma de pé congelado que sempre levo um pa de meias de ski que comprei numa promoção da Decathlon, só pra dormir.😂

    • @fck4943
      @fck4943 Рік тому

      @@CanalDoMato pode passar o modelo? nada esquenta meus pés, não aguento mais perder noites por pés gelados kkk

    • @CanalDoMato
      @CanalDoMato  Рік тому +1

      @@fck4943 Nossa, cara, faz uns anos que eu comprei essas meias viu, nem saberia te dizer o nome dos modelos, mas sugiro ficar de olho nos modelos de lã Merino da Decathlon porque às vezes eles estão em promoção. Ano passado peguei 2 pares por R$ 60.

  • @haroldopereiradasilvaporto4216

    Eu cometi apenas 1 erro, mas foi enorme...
    Fizemos uma travessia entre os municípios de Conceição de Macabu a Macaé, ambos no estado do Rio de Janeiro.
    Foram 25 km em 8 horas e meia...
    Erramos na quantidade de água!
    Faltando umas 3 horas ela acabou e pra piorar a situação, meu amigo havia levado salame... kkkk
    A situação foi triste...

    • @CanalDoMato
      @CanalDoMato  Рік тому +1

      Esse erro aí acontece todo final de semana ali na região dos Marins, hahahaha, deve ser uma das principais causas de acionamento de resgate. Depois a galera fala que a travessia "era muito foda", e nem é.😂

    • @professormarceloricci
      @professormarceloricci Рік тому +2

      @@CanalDoMato Caraca, quando eu fiz Marins-Itaguaré, acho que em 2009, fui com 2 amigas medianamente experientes. Ela levavam 4l de água cada, eu com a cargueira levando 6l. Andando pela crista, no 2º dia, elas começaram a beber como se não houvesse amanhã. Literalmente. No dia seguinte ficaram sem água; coletei água que condensou sobre as barracas, mas mesmo assim tive que ceder minha água pra elas. Cheguei no Lourenço Velho com sinais de desidratação moderada e até pressão baixa. Erro nº 1: fazer a travessia em 3 dias.

  • @mar_gobi792
    @mar_gobi792 Рік тому +1

    Problema da gávea é o assalto lamentável mas ocorre é muito na "praça da bandeiras onde vários caminhos chegam ali

  • @mar_gobi792
    @mar_gobi792 Рік тому

    Está convidado é meu quintal moro aqui só vou pouquinho mais devagar porque tenho 65 anos mas da p fazer em 1 dia 9h fica bom abraços

  • @jw62nl
    @jw62nl Рік тому +2

    Gostei! Bom saber que não sou o uniquo que ja fiz erros assim 🙂. No. 4 acho bem interessante. Sendo Holandês, sou acostumado com o fato que tem mapas de papel, com topografia bem detalhada (1:25000) de quase cada região na Holanda, Belgica, França etc. por usar nas trilhas. Tem mapas assim no Brasil também? (Até agora não achei um vendedor no internet, e na loja Altamontanha em Curitiba tbm não tinha quando passei por lá no ano passado). Queria bem achar, por exemplo, uma mapa dos campos de quiriri por planejar trilha(s) a mais leve/medio lá, por fazer quando estiver em Curitiba novamente. Desde já, obrigado. E obrigado tbm por a diversão dos seus videos! Abraços da Holanda.

    • @CanalDoMato
      @CanalDoMato  Рік тому +1

      Você pode encontrar mapas de topografia do Parque Nacional de Itatiaia, da Serra Fina e da travessia Marins - Itaguaré no site da Extremos: www.extremos.com.br/download/2015/0616_itatiaia/
      É bem difícil encontrar mapas à venda, e infelizmente não temos um acervo público de mapas de trilha detalhados.
      O Exército Brasileiro disponibiliza mapas topográficos do país inteiro, mas o site é bem ultrapassado, pouco intuitivo e os mapas não incluem trilhas. Caso te interesse, sugiro ler este artigo: forest-gis.com/2019/08/exercito-disponibiliza-todo-o-acervo-de-cartas-topograficas-em-webmap.html/

    • @jw62nl
      @jw62nl Рік тому +1

      @@CanalDoMato Muito obrigado pelo informação! Vou tentar buscar no acervo do Ecército...

  • @mar_gobi792
    @mar_gobi792 Рік тому

    Bom fazer em um dia rápido e pouco peso são 32km da p fazer em 8h boas dicas

  • @denisrechi8678
    @denisrechi8678 Рік тому +1

    Fui fazer a serra fina com previsão de tempestade pro último dia, tempestade chegou um dia antes ai f#d3u tudo

  • @PanelavelhaxD
    @PanelavelhaxD Рік тому +4

    Já subestimei a meteorologia, já esqueci protetor solar e já usei lanterna inadequada kkkkkkkkkkkkkkkk... Já passei por esses erros e mil outros kkkkkkkkkk

    • @CanalDoMato
      @CanalDoMato  Рік тому

      No fim das contas, acho que é praticamente uma lista básica de erros que todo iniciante comete, hahaha.

  • @lucascamposdh1
    @lucascamposdh1 Рік тому +1

    Sempre esqueço protetor solar e de comprar algum tipo de chapéu

  • @everaldoassis4171
    @everaldoassis4171 Рік тому +1

    Meu pior perrengue foi justamente na travessia Petrô Terê, levei uma mochila com capacidade pra 15kg desconfortável e com excesso de peso. Hj migrei pro trekking light, Bora fazer Petrô x Terê ao contrário?

    • @CanalDoMato
      @CanalDoMato  Рік тому +1

      Minha única preocupação em fazer essa travessia ao contrário é o Mergulho, não faço ideia de como subir aquilo, hahaha, na minha memória era algo difícil. Tem ideia?

    • @everaldoassis4171
      @everaldoassis4171 Рік тому +1

      @@CanalDoMato subir é tranquilo! Mas se quiser podemos fazer o caminho normal.

  • @luciano.a
    @luciano.a Рік тому +1

    Locus map é outra boa opção da app de mapa

  • @VangelisMatosMedina
    @VangelisMatosMedina Рік тому +2

    Qual a prevenção para a agua não congelar, dormir com a garrafa no saco de dormir?

    • @CanalDoMato
      @CanalDoMato  Рік тому

      Se o único risco de congelamento for durante a noite, dá pra fazer isso sim, mas se houver risco de congelamento durante a caminhada, a única solução é botar as garrafas dentro de uma bolsa térmica ou levar sua água numa garrafa térmica.

  • @Raul-qc7fv
    @Raul-qc7fv Рік тому

    Amigo por gentileza, você pode me indicar um saco de dormir para praia aqui no nordeste é muito quente, gostaria de um saco de dormir que não esquentasse, qual é a temperatura ideal??? Para dormir no calor do nordeste??? Utilizando saco de dormir???

    • @andersonspider
      @andersonspider Рік тому

      Tem uns da nautika que é de 15°C a 5°C que é bom. Compre dele.

  • @Rodrigohito
    @Rodrigohito 11 місяців тому +1

    Amigo, estou iniciando no mundo do trekking e estava pensando em comprar uma camelbak, porque você acha uma besteira e não usa mais? Achei que seria a forma mais eficiente de levar água.

    • @CanalDoMato
      @CanalDoMato  11 місяців тому +1

      É conveniente pra beber caminhando, sem dúvidas, mas é um luxo que pode trazer dores de cabeça.
      Eu tinha um Platypus, marca americana boa, e ele rompeu dentro da mochila depois de uns anos de uso. Felizmente foi antes de eu começar a trilha, mas imagine o transtorno se fosse durante, isso me fez refletir que prefiro carregar garrafas.
      Considere também que... o tempo que se ganha bebendo durante a caminhada, se perde enchendo e tentando enfiar de volta na mochila cheia.
      No fim, não vejo uma vantagem tão grande na bolsa de hidratação, mas é pessoal.

    • @Rodrigohito
      @Rodrigohito 11 місяців тому +1

      @@CanalDoMato entendi, valeu por explicar.

  • @josimarfamaral
    @josimarfamaral Рік тому

    Demorô!
    Valeu!

  • @rodrigomellogomes2944
    @rodrigomellogomes2944 Рік тому

    Quero fazer a travessia petrópolis-teresópolis esse ano de 2023, bora combinar. Quem fala aqui é Rodrigo de Goiânia-GO.

  • @lucascamposdh1
    @lucascamposdh1 Рік тому +2

    Triste lembrar que faço trilha ha mais de 25 anos hahahaha

    • @professormarceloricci
      @professormarceloricci Рік тому

      Minha primeira (Paranapiacaba-Piaçaguera) foi em 1989. Lá se vão 33 anos...