Amigo você me salvou, faz 3 dias que venho brigando querendo replicar os arquivos, consegui replicar as pastas com os servidores, mas os arquivos não visualizava fiquei meio perdido não era permissão todos estavam liberados por Grupo de Trabalho. Mas ao termino do seu vídeo consegui configurar tudo montei com o AD onde funcionou perfeitamente Server 2008. Brigadão pelo Vídeo.
Bom dia, Marcelo. Neste exemplo você tem dois servidores (TCHELOSRV02 E TCHELOSRV03), e você deixou uma redundância, para que se caso um dos servidores perderem comunicação, os usuários continuem enxergando as pastas normalmente. Minha dúvida é a seguinte: O que devo fazer caso haja um problema de hardware e eu tenha que substituir o TCHELOSRV02 que no caso é o primário? Pois as configurações estavam todas nele. Abraço e muito obrigado pelo conhecimento compartilhado.
muito bom, gostaria de fazer uma pergunta fora do assunto da aula, como eu consigo inserir essas informações na area de trabalho dos computadores como ( ip, geteway, dominio etc...)
exite algum video complementar falando da parte de segurança? como vc faz para determinar quem acessa o q... financeiro, contabilidade... deverão apenas aparecer para quem term a permissão de ver essa pasta, certo? por isso que habilitamos a enumeração baseada em acesso.
Excelente Aula, tenho uma dúvida quanto a permissões, as permissões implantadas são de maneira genérica? Não tem como implantar as permissões personalizadas do AD por exemplo, grupos, users, etc?
Muito boa a explicação. Na dúvida aqui... se um único arquivo for aberto em dois terminais e em ambos estão sendo editados. O que ocorre? Como limitar para o usuário não apagar esse arquivo, e sim somente edição?
Boa tarde! tenho uma dúvida sobre o DFS, estamos implementando em nossos escritórios o DFS no windows server 2012, minha dúvida é a seguinte. Temos vários escritórios ligados através de VPN: onde o controlador de domínio está apenas no escritório principal aqui em Belo Horizonte, se o mapeamento DFS p/ os usuários for \\dominio amespace e por ventura esse site ficar sem internet no VPN por exemplo, os usuários ficam sem acesso ao compartilhamento no servidor local? Outra, no caso do servidor primário, os dados serão sempre salvos no servidor primário e depois nos outros servidores, independente se o servidor está no meu site local ou remoto? Essa segunda é mais importante pra minha decisão. Obrigado.
Uma pergunta, se eu fizer isso com pastas já existentes, compartilhadas, e com permissionamento, o permissionamento se mantém? e outra pergunta. Se um servidor cai, e fica quase 1 semana fora. na semana seguinte apos a manuteção, ele automaticamente refaz todas as alterações de arquivos dos arquivos mudados?
Marcelo com pastas já existentes, compartilhadas, e com as devidas permissões, as configurações permanecem ao efetuar o dfs? e se um servidor fica fora do ar, ao retomar ele automaticamente sincroniza e atualiza com os arquivos alterados?
Seu vídeo serve de referência SEMPRE pra mim. mas ainda tenho uma dúvida: Meu server é o 2008 e configurei tudo direitinho... Porém, ao acessar pelo namespace (na estação): \ amespace\pasta com os dois servidores ONLINE, o namespace funciona OK Com o servidor secundário desligado, o namespace funciona OK mas com o servidor primário desligado, o namespace não responde. O que pode ser?
Muito bom!! Ajudou bastante! Mas estou sem saber como migrar os arquivos que já estavam no servidor principal antes de configurar a replicação... pois após configurada, ele replica a partir desse momento. Não tem uma forma de puxar os arquivos por dentro do DFS management mesmo?
Boa tarde, tenho duas unidades da empresa (matriz e filial) e 2 storages com Windows storage Server 2012 (um em cada unidade), quero configurar DFS para sincronizar os arquivos entre as duas, mas quero que os micros que estejam na unidade 1 acessem os arquivos do servidor que está na unidade 1, e os da unidade 2 o servidor que está na 2 e somente em caso de falha em um servidor ele procure o servidor da outra unidade. Como faço? Entre as unidades há comunicação por rádio.
Marcelo, se eu tiver estes dois servidores em locais diferentes, posso fazer os usuário acessarem o servidor mais próximo, digo da mesma localidade ou todo tentarão acessar pelo namespace o servidor primário?
Muito bom o vídeo. E como devo gerenciar as permissões de leitura e escrita dentro dos diretórios? Ao alterar em um servidor as permissões serão replicadas também? Outra dúvida, posso aplicar Cotas de utilização quando uso DFS?
Boa noite, curti muito o video parabéns pela didática. Esse mesmo procedimento funciona a replicação para maquinas que estão apenas em grupo de trabalho e não estão em um domínio ?
Como funciona a questão da abertura exclusiva de arquivos? Se um arquivo estiver aberto por um usuário, pelo MS Word, por exemplo, ele vai abrir em modo exclusivo, mas se outro usuário abrir o mesmo arquivo e, por algum motivo, for redirecionado para outro servidor, o arquivo será aberto uma segunda vez também em modo exclusivo e, em caso de modificações, isso levará a inconsistências, certo? Isso sendo verdade, isso seria melhor implementado em arquivos cujo conteúdo é só leitura?
tenho dois servidores com duas unidades de discos exatamente iguais, onde ao fazer o DFS ele só replica os itens da unidade C: se eu crio um namespace para replicar o que está no D: por exemplo ele não replica, é como se ele não me permitisse isso mais também não me dá erro tem alguma sugestão?
Mais uma dúvida, e a questão de mapeamento do diretório na rede, você sabe usuário é complicado, como fica para criar um ícone na área de trabalho do usuário? Criei um, alterei o arquivo e não salvou. Fico no aguardo grato.
oi Marcelo, otimo video, me diz um coisa, tenho uma pasta com 200GB e teria que replicar em 4 filiais, estive lendo que com a versao dfs do win 2k12 te com clonar o bd do dfsr. me corrige se estou errado no procedimento, 1.- copio todos os arquivos com robocopy 2.- exporte e importo a bd do dfsr? obrigado
OLá Marcelo, sabe como posso fazer para ter uma pasta de armazenamento de arquivos em rede criptografados? Ou seja, quando alguém quiser acessar a pasta, precisa colocar uma senha para acessar
olá boa noite..Fiz a instalação dos recursos nos 2 servidores o Servidor1 é 2012Server e o Servidor2 é 2008server.... mas quando estou criando o NAMESPACE no Servidor1 retorna um erro: "O Servidor RPC não está disponível", já desabilitei os firewalls e nada!.. a replicação das pastas do AD (NETLOGON e SYSVOL) está acontecendo normalmente. Alguma dica??
+Eduardo Torres de Miranda Obrigado Eduardo. Agradeço pelo comentário e por ter visto o vídeo. Caso não seja inscrito, inscreva-se no canal para continuar prestigiando este meu trabalho que faço com bastante dedicação. Obrigado.
Olá, Parabéns pelo vídeo nota 10! Uma pergunta: Isso funcionaria para um diretório que contém um banco de firebird. Ele copia os arquivos abertos sem problema? Obrigado desde já!
amigo é possível eu pegar arquivos de vários locais do meu servidor e colocar ele em um local virtual para o meu usuário conseguir enxergar ele em um local só?
Ola boa tarde, eu ja tenho meu file server montado, e quero implementar O DFS, porém quero saber se realmente compensa e deixa mais rapido,isso é possivel?
Muito bom vídeo amigo, me ajudou muito! Você tem algum contato para tirar dúvidas? Estou com uma dúvida, possuo um servidor NAS, e vou utilizar a função do DFS que você muito explicou, a minha dúvida então seria, criar uma GPO, onde todo usuário que faça logon na estação já receba a pasta "share", e se preciso necessariamente colocar o NAS dentro do domínio (uma vez que irei utilizar a funcionalidade do DFS de permissões do próprio DFS e não do próprio NAS que possui até uma estrutura de permissões, mas não é tão pratica). Agradeço desde já sua atenção.
Ola Marcelo tudo bem? Primeiramente quero te agradecer pela iniciativa e os excelente trabalho ai com os videos. Apos ver o video fiz o passo a passo aqui no server, mas estou enfrentando algumas dificuldades. Para eu tentar explicar vou usar o seu video como explicação. Aos 12:12 minutos de video aparece uma tela em que é mostrado o name space e as pastas de destino. No meu caso eu tenho varias pastas de destinos.... so que acontece que quando eu entro no nome space como vc fez aos 23:23 do seu video ele me mostra somente o conteudo de um target folder... e nem sempre o mesmo... ele sorteia um dos target folder e poe para o usuario das maquinas verem.... Sabe o que pode ser??? Agradeço desde já.
+Ronaldo Gomes do Couto Boa noite Ronaldo. Funciona sim, inclusive estou realizando uma migração de fileserver de 2008 r2 para 2012 r2 usando a replicação do DFS. Pelo menos até agora funcionou tudo tranquilamente. Não achei documentação dizendo que não funciona. Agradeço por ver o vídeo e também por comentar, peço a grande gentileza de se inscrever no canal caso não seja inscrito. Continue prestigiando esse trabalho que faço de compartilhar conhecimento e ajudar no desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. Valeu!!!
Parabéns pelo vídeo. Muito útil mesmo! as permissões NTFS eu configuro somente no primeiro servidor? A dúvida é, se um dos servidores falhar (desligar/queimar, etc) o outro continua "trabalhando" com as permissões NTFS 100% funcionando?
Obrigado Rogério. As permissões de NTFS não precisa configurar, pois ele vai replicar o que estiver configurado no servidor primário. Caso um dos servidores falhe, as permissões estarão OK, desde que a replicação já tenho sido realizada.
Gostei muito da aula, ganhou um inscrito.. Estou implantando algo parecido em um cliente e essa função resolve perfeitamente o compartilhamento de arquivos com alta disponibilidade, porém também usamos RDP para rodar um software em rede e estou com dificuldade de replicar esse acesso ao servidor secundário na falta do principal, conhece algo que atenda esse propósito? Abc
Fala Marcelo, me tire outra dúvida, Mesmo cenário, tenho 2 DC's na Matriz, e 01 Dc na filial, estão configurados com DFS, porem, la na filial os usuarios, ficam alternando o servidor na configuração do DFS no cliente, teria como amarrar os users da filial para poder ficar somente no DC da filial no DFS? Pq fica lento a pesquisa de documentos quando estão na filial na parte do DFS apontados para a matriz. Deu para entender? Abraço.
Opa, boa noite. Interessante essa dúvida. Eu li uma discussão sobre isso, que puxou um link com um procedimento. Veja se é mais ou menos isso que vc precisa. Não vou postar via texto aqui senão ficará gigante. Estou te passando o link da discussão sobre isso: community.spiceworks.com/topic/93723-how-to-force-clients-to-only-access-a-dedicated-dfs-server E esse outro link a seguinte é um "possível" procedimento disso que vc precisa. Veja se atende: windowsitpro.com/windows/q-how-do-i-enable-dfs-restricted-same-site-target-selection-option
Amigo, eu já tinha um DFS configurado em 2 servidores. Replicando e funcionando. Porém um dos server parou e tive que trocar o primeiro servidor (o que era o "primário" das réplicas). O "Parceiro de Replicação" assumiu e aó alterei alguns caminhos de pastas nas estações (já que temos 7 estações). Porém, agora com o novo server, preciso refazer o DFS, de modo que o "Parceiro de Replicação" passe a ser o "primário" e o novo server ser o "parceiro" . Preciso eliminar o DFS já criado? começar um novo do Zero? (como faço isso?) Obs: estou usando o Server 2008 R2 Obs: O Servidor que "sobreviveu" (o que será o Principal, já tem estrutura de pastas e arquivos e um DFS que tinha instalado. Basta eu criar um novo Namespace e um novo compartilhamento?)
Parabéns pelo vídeo, muito didático. Mas ficou uma dúvida, caso um dos servidores venha a falhar o outro assume o compartilhamento e o serviço continua normalmente, minha dúvida é as alterações efetuadas nos arquivos serão replicadas para o outro servidor assim que o mesmo voltar a funcionar?
Marcelo, obrigado pelo elogios e por ter visto o vídeo. Sobre a sua dúvida, caso ocorra uma falha em um dos servidores, vc tem que ficar atento se o servidor que falhou é o principal. Caso não seja o principal, vc deverá "promover" esse outro servidor como principal para ele ser a base na hora de replicar seus dados. Entendeu?
Fala Marcelo, parabéns pelo video. Me tire uma dúvida, estou com um projeto em uma matriz e filial. Fiz um lab para testar o DFS-R, funionou certinho, fiz a replicação tudo ok. Tenho um DC, e na filial um Read only DC, fiz um teste para testar o namespace server se caso cai a conexao com o DC principal, se o users vão conseguir ver o \\dominio.local, não rolou com o read only DC. Fiz outro teste, coloquei o outro server da filial como RW DC, e funcionou quando derrubei o DC principal. Esse é um pre-requisite para funcionar o DFS, caso caia o DC principal? Não funciona se no outro lado tiver um DC read only? Abraço.
+Willian Mattos Obrigado Willian. Caso não seja inscrito, inscreva-se no canal para continuar prestigiando este meu trabalho que faço com bastante dedicação. Obrigado.
+lelemom Boa noite. Não é possível. Tem que estar em dominio. Segue nota da Microsoft....... Pergunta: Posso usar a Replicação DFS em um grupo de trabalho? .... Resposta: Não. A Replicação DFS se baseia nos Serviços de Domínio Active Directory® para configuração. Ela funcionará somente em um domínio. Valeu, obrigado. Caso não seja inscrito, peço o grande favor para se inscrever e ajudar eu a continuar com esse trabalho de compartilhar conhecimento.
Efetuei as configurações passo a passo conforme o video, porém os arquivos não são replicados para o servidor secundário o que pode estar acontecendo? Grato
Boa noite Marcelo. Primeiro é válido verificar o event viewer dos servidores para ver se algum erro está ocorrendo. Depois é testar comunicação entre seus servidores parceiros do DFS e o seu controlador de domínio. Veja no prompt de comando, digitando o comando "SET L" (sem as aspas) qual é o controlador de domínio que eles estão logados. Veja se os horários estão sincronizados também. Essas são algumas dicas iniciais pra começar o troubleshoot. Se possível vai comentando os testes que está fazendo. Obrigado.
Então o próprio servidor DFS é o controlador de domínio, no event viewer não aparece nenhum erro, teste de comunicação no sites and services tb não resultou erro. Utilizei no DFS a ferramenta Reports, não consegui encontrar um erro, vi somente que aparecia a mensagem "Status arrive pending" talvez seja esse o problema. Vou continuar testando. Obrigado pela ajuda.
Marcelo Carvalho Certo, entendi. O firewall do windows está ativado nos dois servidores? Verifica também na parte de services. Vc consegue fechar telnet na porta 135 entre os servidores?
Então os firewall dos 2 servers estão desativados e entre eles é possível fazer conexão telnet na porta 135, criei uma pasta Replica para teste e no eventviewer mostra que a replicação esta OK, mas nada de aparecer os arquivos no outro servidor segue o eventviewer Log Name: DFS Replication Source: DFSR Date: 06/05/2014 08:25:03 Event ID: 4002 Task Category: None Level: Information Keywords: Classic User: N/A Computer: DC-01.lremprestimos.com.br Description: The DFS Replication service successfully initialized the replicated folder at local path C:\Replica. Additional Information: Replicated Folder Name: Replica Replicated Folder ID: 525F3828-A2FA-451E-904A-5D3200BD8B8E Replication Group Name: Teste Replication Group ID: 985EB2F3-DB21-4C37-9E5C-B9251CEA1A22 Member ID: E18A7797-AE37-41A4-8B31-ACD54989605D
Marcelo Carvalho Certo. Podemos fazer um teste pra ver se é algo relacionado a permissão também. Sugiro pra vc criar uma pasta com alguns arquivos e nessa pasta conceder permissão "everyone" só pra testar se é permissão que pode estar causando esse problema. Se não replicar, poderemos eliminar essa possibilidade de permissão. Estou pensando em outras alternativas ainda. Estou puxando históricos de problemas que peguei em ambiente de DFS.
Show seus vídeos! Me tire uma dúvida, to com um lab aqui com 2 Dc's com windows server 2012 R2, configurei a replicação do DFS-R, ta funcionando 100%. Fiz um teste aqui, o seguinte: como tenho 2 controladores de dominio certo, derrubei um DC001, e ficou o DC002, mesmo com o DFS-R, depois que derrubei o DC001, o client não consegue mais acessar o share \\dominio.local, quando subo o dc001 normal. Teria alguma maneira de acessar o namespace mesmo quando o Dc001 cair? Funciona? Abraço.
Boa tarde Elvio. O Cliente está autenticado no DC01? Você pode ver isso digitando o comando SET L no prompt. Aparecerá o servidor que ele está logado. Caso ele esteja logado no DC01, faça o logoff e logon novamente, depois veja se ele se autenticou no DC02 e teste se o compartilhamento do domínio está acessível.
Só vi até a apresentação do namespace vi que a explicação estava muito vaga e parei, não houve explicação do namespace e não teve explicação do mixed mode para dar suporte ao 2008, e as opções já haviam aparecido nas telas.
o vídeo é muito bom, você é um trome. Uma pergunta, as ferramentas usadas para copiar dados de um servidor de arquivos em um domínio "A" para outro servidor de arquivos em um "b" de domínio. Nós apreciamos o seu apoio. Saudações,
Javier TI Boa noite. Obrigado pelo elogio. Existem algumas maneiras para fazer esse tipo de cópia. Tem até a opção de manter as permissões existentes nos diretórios. Da uma olhada nos resultados que o google apresentou e veja qual procedimento atende e faz aquilo que você precisa. Segue link: www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=copiar%20dados%20mantendo%20permiss%C3%B5es
ola, bom dia! Gostei muito do material mas não conseguir fazer funciona,,, fiz o mesmo laboratorio que você usou no video com 3 servidores: 1 servidor com AD instalado - SRVWDC === dominio senailab100.int 1 servidor com dfs namespace e replication instalado - SRVW2 esse servidor eu ingressei no dominio senaila100.int 1 servidor com dfs namespace e replication instalado - SRVW3 esse servidor eu ingressei no dominio senaila100.int estou fazendo toda a configuração pelo SRVW2 Criei o namespace Contabilidade apontando para srvw2 quando vou adicionar o Contabilidade apontando para srvw3 e vai fazer a parte de replicação eu recebo o seguinte erro logo no inicio senaila100.int\geral\contabilidade: Não é possivel criar o grupo de replicação. não há permissões suficientes para criar o grupo de replicação. tem como me ajudar?
Herbert, agradeço por ter visto o vídeo. Não sei se consigo resolver o problema em si, mas tentearei dar uma diretriz pra que vc pesquise e encontre a solução, pois eu teria que conhecer seu ambiente, verificar logs, comunicação entre os servidores e o AD, etc. Tudo isso e muito mais faz parte de um troubleshoot de DFS. Acho que de momento, seria interessante verificar o log do windows pra ver os eventos que estão sendo gerados. Isso seria o começo. Depois verificar a comunicação dos servidores entre eles e deles com o AD.
por acaso vc tem algum video sobre NLB? queria aprender muito sobre isso mas nunca achei um video bom igual ao seu muito bem esplicativo, meu email é marcos@refinski.com
Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos de forma tão didática e objetiva! Sem dúvida vai ajudar muitos profissionais da área.
Um abraço!
Amigo você me salvou, faz 3 dias que venho brigando querendo replicar os arquivos, consegui replicar as pastas com os servidores, mas os arquivos não visualizava fiquei meio perdido não era permissão todos estavam liberados por Grupo de Trabalho. Mas ao termino do seu vídeo consegui configurar tudo montei com o AD onde funcionou perfeitamente Server 2008. Brigadão pelo Vídeo.
Legal Igor, valeu pelo comentário. Fiquei contente em saber que contribui com o vídeo. Legal mesmo cara.
Esse camarada é demais. Muito obrigado por compartilhar tanta informação.
muito bom, o melhor tutorial que achei na net, me ajudou muito, posso dizer que melhor do que na faculdade.
Parabéns! Ótimo video! Bem simples e explicativo para quem está começando, como eu.
Abraços
Obrigado Márcio.
Super aula! Obrigado! 😊
Muito completo o vídeo... E boa interação, e explicação.
Mauro Mabunda Muito obrigado Mauro.
Muito bom, obrigado pela explicação!
Excelente material, parabéns.
Muito didático e pratico.
Bom dia, Marcelo.
Neste exemplo você tem dois servidores (TCHELOSRV02 E TCHELOSRV03), e você deixou uma redundância, para que se caso um dos servidores perderem comunicação, os usuários continuem enxergando as pastas normalmente.
Minha dúvida é a seguinte: O que devo fazer caso haja um problema de hardware e eu tenha que substituir o TCHELOSRV02 que no caso é o primário? Pois as configurações estavam todas nele.
Abraço e muito obrigado pelo conhecimento compartilhado.
Simples e objetivo. parabéns!!
Que vídeo bacana muito bom! Parabéns... Tirei algumas dúvidas sobre namespace...
Show de bola!
muito claro e calmo parabéns amigo!
Parabéns ótima explicação, tenho aprendido bastante com você. Muito obrigado mesmo.
Já sou inscrito.
muito bom, gostaria de fazer uma pergunta fora do assunto da aula, como eu consigo inserir essas informações na area de trabalho dos computadores como ( ip, geteway, dominio etc...)
exite algum video complementar falando da parte de segurança? como vc faz para determinar quem acessa o q... financeiro, contabilidade... deverão apenas aparecer para quem term a permissão de ver essa pasta, certo? por isso que habilitamos a enumeração baseada em acesso.
Muito boa a aula, consegui fazer certinho.
Excelente vídeo!
Aula muito boa. Parabéns.
GRANDE AULA.
Excelente Aula, tenho uma dúvida quanto a permissões, as permissões implantadas são de maneira genérica? Não tem como implantar as permissões personalizadas do AD por exemplo, grupos, users, etc?
Muito boa a explicação. Na dúvida aqui... se um único arquivo for aberto em dois terminais e em ambos estão sendo editados. O que ocorre?
Como limitar para o usuário não apagar esse arquivo, e sim somente edição?
Boa tarde!
tenho uma dúvida sobre o DFS, estamos implementando em nossos escritórios o DFS no windows server 2012, minha dúvida é a seguinte.
Temos vários escritórios ligados através de VPN: onde o controlador de domínio está apenas no escritório principal aqui em Belo Horizonte, se o mapeamento DFS p/ os usuários for \\dominio
amespace e por ventura esse site ficar sem internet no VPN por exemplo, os usuários ficam sem acesso ao compartilhamento no servidor local?
Outra, no caso do servidor primário, os dados serão sempre salvos no servidor primário e depois nos outros servidores, independente se o servidor está no meu site local ou remoto?
Essa segunda é mais importante pra minha decisão.
Obrigado.
Tem como fazer em servidores em locais diferentes? Por exemplo, em uma empresa Matriz e na filial, com o mesmo sistema rodando ao mesmo tempo
Show de bola!!!
Parabéns. Muito bom o material.
Muito obrigado Hugo, espero continuar ajudando.
Muito bom o assunto, agora uma duvida, ai no vídeo você criou os diretórios, aqui na empresa já existem vários diretórios como eu faria nesse caso?
Uma pergunta, se eu fizer isso com pastas já existentes, compartilhadas, e com permissionamento, o permissionamento se mantém? e outra pergunta. Se um servidor cai, e fica quase 1 semana fora. na semana seguinte apos a manuteção, ele automaticamente refaz todas as alterações de arquivos dos arquivos mudados?
Como faço pra compartilhar a rede criada por GPO? Não sei o que eu ponho no caminho... se coloco o namespace ou se coloco o UNC da pasta
Marcelo com pastas já existentes, compartilhadas, e com as devidas permissões, as configurações permanecem ao efetuar o dfs? e se um servidor fica fora do ar, ao retomar ele automaticamente sincroniza e atualiza com os arquivos alterados?
Seu vídeo serve de referência SEMPRE pra mim.
mas ainda tenho uma dúvida:
Meu server é o 2008 e configurei tudo direitinho...
Porém, ao acessar pelo namespace (na estação): \
amespace\pasta
com os dois servidores ONLINE, o namespace funciona OK
Com o servidor secundário desligado, o namespace funciona OK
mas com o servidor primário desligado, o namespace não responde.
O que pode ser?
Muito bom!! Ajudou bastante! Mas estou sem saber como migrar os arquivos que já estavam no servidor principal antes de configurar a replicação... pois após configurada, ele replica a partir desse momento. Não tem uma forma de puxar os arquivos por dentro do DFS management mesmo?
Boa tarde, tenho duas unidades da empresa (matriz e filial) e 2 storages com Windows storage Server 2012 (um em cada unidade), quero configurar DFS para sincronizar os arquivos entre as duas, mas quero que os micros que estejam na unidade 1 acessem os arquivos do servidor que está na unidade 1, e os da unidade 2 o servidor que está na 2 e somente em caso de falha em um servidor ele procure o servidor da outra unidade. Como faço? Entre as unidades há comunicação por rádio.
Muito bom, você pode falar sobre branchcache ????? Para que serve e como instalar no servidor e cliente ? grato !
Marcelo, se eu tiver estes dois servidores em locais diferentes, posso fazer os usuário acessarem o servidor mais próximo, digo da mesma localidade ou todo tentarão acessar pelo namespace o servidor primário?
Muito bom o vídeo. E como devo gerenciar as permissões de leitura e escrita dentro dos diretórios? Ao alterar em um servidor as permissões serão replicadas também? Outra dúvida, posso aplicar Cotas de utilização quando uso DFS?
Maravilha amigo , parabéns deu certinho aqui
Boa noite, curti muito o video parabéns pela didática.
Esse mesmo procedimento funciona a replicação para maquinas que estão apenas em grupo de trabalho e não estão em um domínio ?
Só uma dúvida, como fica a questão de segurança, se estiver no domínio ficará com as políticas de segurança do domínio, é isso? grato.
manu lá eu tenho um domínio, porém as máquinas não estão nele só foi criado para a o share mesmo só tem um, vale a pena???
Surgiu uma Duvida aqui, se for um programa ( estoque, caixa ,etc) colocar para replicar dados do programa
para futuras restaurações seria possível
Como funciona a questão da abertura exclusiva de arquivos?
Se um arquivo estiver aberto por um usuário, pelo MS Word, por exemplo, ele
vai abrir em modo exclusivo, mas se outro usuário abrir o mesmo arquivo e,
por algum motivo, for redirecionado para outro servidor, o arquivo será
aberto uma segunda vez também em modo exclusivo e, em caso de modificações,
isso levará a inconsistências, certo?
Isso sendo verdade, isso seria melhor implementado em arquivos cujo
conteúdo é só leitura?
tenho dois servidores com duas unidades de discos exatamente iguais, onde ao fazer o DFS ele só replica os itens da unidade C: se eu crio um namespace para replicar o que está no D: por exemplo ele não replica, é como se ele não me permitisse isso mais também não me dá erro tem alguma sugestão?
Mais uma dúvida, e a questão de mapeamento do diretório na rede, você sabe usuário é complicado, como fica para criar um ícone na área de trabalho do usuário? Criei um, alterei o arquivo e não salvou. Fico no aguardo grato.
Muito obrigado pelo conhecimento
Eu que agradeço por ter visto o vídeo Benhur.
Marcelo, qual o nome da ferramenta que você utiliza para migrar de um servidor para o outro?
Ótimo tutorial amigo, ajudou muito, valeu
Valeu pelo comentário Renan.
Uma duvida, e possível fazer isso com servidores em locais diferentes? usando a VPN, pois tentei e nao consegui...
Muito bom Tchelo, obrigado mano.
Obrigado Antonio, agradeço por ter visto o vídeo e ter comentado.
Marcelo, uma dúvida...
DFS ou Cluster de FileServer?
Qual é melhor opção na sua opinião?
Grato pela sua contribuição.
oi Marcelo, otimo video, me diz um coisa, tenho uma pasta com 200GB e teria que replicar em 4 filiais, estive lendo que com a versao dfs do win 2k12 te com clonar o bd do dfsr.
me corrige se estou errado no procedimento,
1.- copio todos os arquivos com robocopy
2.- exporte e importo a bd do dfsr?
obrigado
OLá Marcelo, sabe como posso fazer para ter uma pasta de armazenamento de arquivos em rede criptografados? Ou seja, quando alguém quiser acessar a pasta, precisa colocar uma senha para acessar
olá boa noite..Fiz a instalação dos recursos nos 2 servidores o Servidor1 é 2012Server e o Servidor2 é 2008server.... mas quando estou criando o NAMESPACE no Servidor1 retorna um erro: "O Servidor RPC não está disponível", já desabilitei os firewalls e nada!.. a replicação das pastas do AD (NETLOGON e SYSVOL) está acontecendo normalmente. Alguma dica??
Valeu brother! Me ajudou bastante!
Abraço!
+Eduardo Torres de Miranda Obrigado Eduardo. Agradeço pelo comentário e por ter visto o vídeo. Caso não seja inscrito, inscreva-se no canal para continuar prestigiando este meu trabalho que faço com bastante dedicação. Obrigado.
Pronto! Mais um escrito!
Valeu!
Olá, Parabéns pelo vídeo nota 10!
Uma pergunta: Isso funcionaria para um diretório que contém um banco de firebird. Ele copia os arquivos abertos sem problema?
Obrigado desde já!
mandou bem
ótimo video!
amigo é possível eu pegar arquivos de vários locais do meu servidor e colocar ele em um local virtual para o meu usuário conseguir enxergar ele em um local só?
Marcelo, um Namespace é usado só no DFS ou tem outro recurso do Windows Server que também utiliza este recurso?
Ola boa tarde, eu ja tenho meu file server montado, e quero implementar O DFS, porém quero saber se realmente compensa e deixa mais rapido,isso é possivel?
Muito bom vídeo amigo, me ajudou muito! Você tem algum contato para tirar dúvidas? Estou com uma dúvida, possuo um servidor NAS, e vou utilizar a função do DFS que você muito explicou, a minha dúvida então seria, criar uma GPO, onde todo usuário que faça logon na estação já receba a pasta "share", e se preciso necessariamente colocar o NAS dentro do domínio (uma vez que irei utilizar a funcionalidade do DFS de permissões do próprio DFS e não do próprio NAS que possui até uma estrutura de permissões, mas não é tão pratica). Agradeço desde já sua atenção.
Ola Marcelo tudo bem? Primeiramente quero te agradecer pela iniciativa e os excelente trabalho ai com os videos. Apos ver o video fiz o passo a passo aqui no server, mas estou enfrentando algumas dificuldades. Para eu tentar explicar vou usar o seu video como explicação. Aos 12:12 minutos de video aparece uma tela em que é mostrado o name space e as pastas de destino. No meu caso eu tenho varias pastas de destinos.... so que acontece que quando eu entro no nome space como vc fez aos 23:23 do seu video ele me mostra somente o conteudo de um target folder... e nem sempre o mesmo... ele sorteia um dos target folder e poe para o usuario das maquinas verem....
Sabe o que pode ser???
Agradeço desde já.
A replicação faz cópia de arquivos abertos?
Nossa show, vai me ajudar muito esse recurso, só uma dúvida, funciona entre server 2008 r2 e server 2012 r2 ou precisa ser mesmo SO.
+Ronaldo Gomes do Couto Boa noite Ronaldo. Funciona sim, inclusive estou realizando uma migração de fileserver de 2008 r2 para 2012 r2 usando a replicação do DFS. Pelo menos até agora funcionou tudo tranquilamente. Não achei documentação dizendo que não funciona. Agradeço por ver o vídeo e também por comentar, peço a grande gentileza de se inscrever no canal caso não seja inscrito. Continue prestigiando esse trabalho que faço de compartilhar conhecimento e ajudar no desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. Valeu!!!
Parabéns pelo vídeo. Muito útil mesmo!
as permissões NTFS eu configuro somente no primeiro servidor?
A dúvida é, se um dos servidores falhar (desligar/queimar, etc) o outro continua "trabalhando" com as permissões NTFS 100% funcionando?
Obrigado Rogério. As permissões de NTFS não precisa configurar, pois ele vai replicar o que estiver configurado no servidor primário. Caso um dos servidores falhe, as permissões estarão OK, desde que a replicação já tenho sido realizada.
parabéns muito bom.
Gostei muito da aula, ganhou um inscrito.. Estou implantando algo parecido em um cliente e essa função resolve perfeitamente o compartilhamento de arquivos com alta disponibilidade, porém também usamos RDP para rodar um software em rede e estou com dificuldade de replicar esse acesso ao servidor secundário na falta do principal, conhece algo que atenda esse propósito? Abc
Fala Marcelo, me tire outra dúvida, Mesmo cenário, tenho 2 DC's na Matriz, e 01 Dc na filial, estão configurados com DFS, porem, la na filial os usuarios, ficam alternando o servidor na configuração do DFS no cliente, teria como amarrar os users da filial para poder ficar somente no DC da filial no DFS? Pq fica lento a pesquisa de documentos quando estão na filial na parte do DFS apontados para a matriz. Deu para entender?
Abraço.
Opa, boa noite. Interessante essa dúvida. Eu li uma discussão sobre isso, que puxou um link com um procedimento. Veja se é mais ou menos isso que vc precisa. Não vou postar via texto aqui senão ficará gigante. Estou te passando o link da discussão sobre isso: community.spiceworks.com/topic/93723-how-to-force-clients-to-only-access-a-dedicated-dfs-server
E esse outro link a seguinte é um "possível" procedimento disso que vc precisa. Veja se atende: windowsitpro.com/windows/q-how-do-i-enable-dfs-restricted-same-site-target-selection-option
O meu deu o seguinte erro: " O namespace não pode ser consultado, O servidor RPC não está disponivel" ;/
Amigo, eu já tinha um DFS configurado em 2 servidores. Replicando e funcionando.
Porém um dos server parou e tive que trocar o primeiro servidor (o que era o "primário" das réplicas).
O "Parceiro de Replicação" assumiu e aó alterei alguns caminhos de pastas nas estações (já que temos 7 estações).
Porém, agora com o novo server, preciso refazer o DFS, de modo que o "Parceiro de Replicação" passe a ser o "primário" e o novo server ser o "parceiro" .
Preciso eliminar o DFS já criado? começar um novo do Zero? (como faço isso?)
Obs: estou usando o Server 2008 R2
Obs: O Servidor que "sobreviveu" (o que será o Principal, já tem estrutura de pastas e arquivos e um DFS que tinha instalado.
Basta eu criar um novo Namespace e um novo compartilhamento?)
Parabéns pelo vídeo, muito didático. Mas ficou uma dúvida, caso um dos servidores venha a falhar o outro assume o compartilhamento e o serviço continua normalmente, minha dúvida é as alterações efetuadas nos arquivos serão replicadas para o outro servidor assim que o mesmo voltar a funcionar?
Marcelo, obrigado pelo elogios e por ter visto o vídeo. Sobre a sua dúvida, caso ocorra uma falha em um dos servidores, vc tem que ficar atento se o servidor que falhou é o principal. Caso não seja o principal, vc deverá "promover" esse outro servidor como principal para ele ser a base na hora de replicar seus dados. Entendeu?
Fala Marcelo, parabéns pelo video.
Me tire uma dúvida, estou com um projeto em uma matriz e filial.
Fiz um lab para testar o DFS-R, funionou certinho, fiz a replicação tudo ok.
Tenho um DC, e na filial um Read only DC, fiz um teste para testar o namespace server se caso cai a conexao com o DC principal, se o users vão conseguir ver o \\dominio.local, não rolou com o read only DC.
Fiz outro teste, coloquei o outro server da filial como RW DC, e funcionou quando derrubei o DC principal. Esse é um pre-requisite para funcionar o DFS, caso caia o DC principal? Não funciona se no outro lado tiver um DC read only?
Abraço.
Boa noite Elvio, obrigado. Acho que respondi por e-mail, correto?
***** fala Marcelo, acho que foi para o e-mail errado. hehehe.
Muito bom!
+Willian Mattos Obrigado Willian. Caso não seja inscrito, inscreva-se no canal para continuar prestigiando este meu trabalho que faço com bastante dedicação. Obrigado.
eu nao consigo fazer isso sem ter um dominio configurado ? fui fazer deu erro .. a replicação só funciona com dominio ?
+lelemom Boa noite. Não é possível. Tem que estar em dominio. Segue nota da Microsoft....... Pergunta: Posso usar a Replicação DFS em um grupo de trabalho? .... Resposta: Não. A Replicação DFS se baseia nos Serviços de Domínio Active Directory® para configuração. Ela funcionará somente em um domínio. Valeu, obrigado. Caso não seja inscrito, peço o grande favor para se inscrever e ajudar eu a continuar com esse trabalho de compartilhar conhecimento.
+MSWIKI - www.mswiki.com.br
Obrigado consegui fazer, somente no dominio mesmo, obrigado :) tem meu Like e minha inscrição.
grande uma duvida o servidor 1 e 2 tem que estar com ip fixo na placa ?
Fernando Franco Boa noite. É recomendado que todo servidor tenha ip fixo na placa amigo.
Efetuei as configurações passo a passo conforme o video, porém os arquivos não são replicados para o servidor secundário o que pode estar acontecendo? Grato
Boa noite Marcelo. Primeiro é válido verificar o event viewer dos servidores para ver se algum erro está ocorrendo. Depois é testar comunicação entre seus servidores parceiros do DFS e o seu controlador de domínio. Veja no prompt de comando, digitando o comando "SET L" (sem as aspas) qual é o controlador de domínio que eles estão logados. Veja se os horários estão sincronizados também. Essas são algumas dicas iniciais pra começar o troubleshoot. Se possível vai comentando os testes que está fazendo. Obrigado.
Então o próprio servidor DFS é o controlador de domínio, no event viewer não aparece nenhum erro, teste de comunicação no sites and services tb não resultou erro. Utilizei no DFS a ferramenta Reports, não consegui encontrar um erro, vi somente que aparecia a mensagem "Status arrive pending" talvez seja esse o problema. Vou continuar testando. Obrigado pela ajuda.
Marcelo Carvalho Certo, entendi. O firewall do windows está ativado nos dois servidores? Verifica também na parte de services. Vc consegue fechar telnet na porta 135 entre os servidores?
Então os firewall dos 2 servers estão desativados e entre eles é possível fazer conexão telnet na porta 135, criei uma pasta Replica para teste e no eventviewer mostra que a replicação esta OK, mas nada de aparecer os arquivos no outro servidor segue o eventviewer
Log Name: DFS Replication
Source: DFSR
Date: 06/05/2014 08:25:03
Event ID: 4002
Task Category: None
Level: Information
Keywords: Classic
User: N/A
Computer: DC-01.lremprestimos.com.br
Description:
The DFS Replication service successfully initialized the replicated folder at local path C:\Replica.
Additional Information:
Replicated Folder Name: Replica
Replicated Folder ID: 525F3828-A2FA-451E-904A-5D3200BD8B8E
Replication Group Name: Teste
Replication Group ID: 985EB2F3-DB21-4C37-9E5C-B9251CEA1A22
Member ID: E18A7797-AE37-41A4-8B31-ACD54989605D
Marcelo Carvalho Certo. Podemos fazer um teste pra ver se é algo relacionado a permissão também. Sugiro pra vc criar uma pasta com alguns arquivos e nessa pasta conceder permissão "everyone" só pra testar se é permissão que pode estar causando esse problema. Se não replicar, poderemos eliminar essa possibilidade de permissão. Estou pensando em outras alternativas ainda. Estou puxando históricos de problemas que peguei em ambiente de DFS.
E como eu aplicaria as restrições de acesso a pasta ?
Lucas, boa noite. Vc tem a opção de aplicar as permissões tanto dentro do DFS quando no servidor de arquivos.
Show seus vídeos!
Me tire uma dúvida, to com um lab aqui com 2 Dc's com windows server 2012 R2, configurei a replicação do DFS-R, ta funcionando 100%. Fiz um teste aqui, o seguinte: como tenho 2 controladores de dominio certo, derrubei um DC001, e ficou o DC002, mesmo com o DFS-R, depois que derrubei o DC001, o client não consegue mais acessar o share \\dominio.local, quando subo o dc001 normal.
Teria alguma maneira de acessar o namespace mesmo quando o Dc001 cair? Funciona?
Abraço.
Boa tarde Elvio. O Cliente está autenticado no DC01? Você pode ver isso digitando o comando SET L no prompt. Aparecerá o servidor que ele está logado. Caso ele esteja logado no DC01, faça o logoff e logon novamente, depois veja se ele se autenticou no DC02 e teste se o compartilhamento do domínio está acessível.
***** Testei e funcinou! Muito bom seus vídeos! Abraço.
Só vi até a apresentação do namespace vi que a explicação estava muito vaga e parei, não houve explicação do namespace e não teve explicação do mixed mode para dar suporte ao 2008, e as opções já haviam aparecido nas telas.
+Rafael Pinheiro OK Rafael, respeito sua opinião. Confesso que fiquei surpreso, mas entendo que sua expectativa era algo mais aprofundado.
Precisa do AD Active Directory instalado ?
luan de sa Luan, bom dia. Você pode usar com ou sem active directory. Não é item obrigatório.
o vídeo é muito bom, você é um trome. Uma pergunta, as ferramentas usadas para copiar dados de um servidor de arquivos em um domínio "A" para outro servidor de arquivos em um "b" de domínio. Nós apreciamos o seu apoio.
Saudações,
Javier TI Boa noite. Obrigado pelo elogio. Existem algumas maneiras para fazer esse tipo de cópia. Tem até a opção de manter as permissões existentes nos diretórios. Da uma olhada nos resultados que o google apresentou e veja qual procedimento atende e faz aquilo que você precisa. Segue link: www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=copiar%20dados%20mantendo%20permiss%C3%B5es
gostei
ola, bom dia!
Gostei muito do material mas não conseguir fazer funciona,,,
fiz o mesmo laboratorio que você usou no video com 3 servidores:
1 servidor com AD instalado - SRVWDC === dominio senailab100.int
1 servidor com dfs namespace e replication instalado - SRVW2
esse servidor eu ingressei no dominio senaila100.int
1 servidor com dfs namespace e replication instalado - SRVW3
esse servidor eu ingressei no dominio senaila100.int
estou fazendo toda a configuração pelo SRVW2
Criei o namespace Contabilidade apontando para srvw2
quando vou adicionar o Contabilidade apontando para srvw3 e vai fazer a parte de replicação eu recebo o seguinte erro logo no inicio
senaila100.int\geral\contabilidade: Não é possivel criar o grupo de replicação. não há permissões suficientes para criar o grupo de replicação.
tem como me ajudar?
Herbert, agradeço por ter visto o vídeo. Não sei se consigo resolver o problema em si, mas tentearei dar uma diretriz pra que vc pesquise e encontre a solução, pois eu teria que conhecer seu ambiente, verificar logs, comunicação entre os servidores e o AD, etc. Tudo isso e muito mais faz parte de um troubleshoot de DFS. Acho que de momento, seria interessante verificar o log do windows pra ver os eventos que estão sendo gerados. Isso seria o começo. Depois verificar a comunicação dos servidores entre eles e deles com o AD.
por acaso vc tem algum video sobre NLB? queria aprender muito sobre isso mas nunca achei um video bom igual ao seu muito bem esplicativo, meu email é marcos@refinski.com