Comigo era pior na primeira e na segunda série a tia Gil ignorava completamente meu bom desempenho, sempre me tratando mal e com indiferença, enquanto o pior aluno da classe que era branco ela passava a mão e dava carinho, ela não precisava gostar de Mim, mas a forma de tratamento era humilhante, não importa o que eu fizesse nada era bom, minhas redações nunca eram escolhidas para serem lidas nos testes como a dos outros, mesmo sendo boas redações lidas por outros adultos, eu só ganhei em segundo lugar o campeonato de leitura do colégio pq não era ela quem decidia.
Eu sou professor de Educação Física e um dia a aula me disse assim: o professor tal me disse, que é melhor eu fazer o aeróbico depis da musculação. Eu fui seco e disse: eu já tinha te dito isso. Depois desse episódio nem ligo muito pra ela. Pode ser por eu ser negro e ele branco.
Ta na nossa cara o tempo inteiro, lmebra da Isabela Nardone? quando morreu, ocupava mais de 30 minutos no jornal nacional, era destaque em todas emissoras, qualquer novo andamento do caso saia na capa dos jornais, e mais ou menos on mesmo perioodo, morreu uma menina de idade semelhante, mas negra, se chamava Agatha (apesar de lembrar o sobrenome nardone por ser bombardeado todo dia com as noticias, eu nem me lembro do sobrenome da pobre Agatha) .... Existem corpos que importam mais do que outros, a violencia contra corpos despresados pela industria da beleza e alienação não é punida.
Eu mesma no meu trabalho, trabalho para uma empresa,sempre fui top performance,sempre entre os top dez de um departamento de mil funcionários,entre no ranking mundial da empresa e nunca fui promovida ,enquanto pessoas brancas foram promovidas no período de experiência.
Quando tinha concurso de beleza na minha escola, apenas os brancos eram escalados, mesmo nem sendo os mais bonitos. O q contava era ser branco loiro dos olhos azuis. Tantos pretos e pretas bonitas na minha escola😢
O problema é q qualquer concurso vai depender da subjetividade do que as pessoas acham bonito ou legal, e infelizmente na sua escola essas pessoas acham mais bonito ter características brancas, fazer oq
Excelente reflexão, e recomendo o livro da Eliane Cavaleiro : “DO SILÊNCIO DO LAR AO SILÊNCIO ESCOLAR: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil.”
Vou contar uma coisa. Eu sou parda. Quando eu era criança, tinha o cabelo cacheadinho, era morena clara. Sempre tive bocão, nariz de batatinha mas não chegava a ser preta como minha mãe, mas mesmo assim, teve um episódio que marcou mas por minha resiliência, não negativamente. Eu tinha 7 anos e o prefeito de BH que na época era o Fernando Pimentel, ia visitar minha escola. A escola tinha passado por uma reforma que eu amei, e tinha amado os materiais escolares e livros que ganhamos e eu queria muito ser a menina escolhida pra entregar uma rosa pro prefeito e ler. Eu lembro que fiquei obcecada treinando pra isso, fiz de tudo pra professora me escolher. Lembro da professora pedir pra gente ler na frente e eu brilhei, eu sei que fui muito boa. A outra menina, que foi a escolhida mal conseguia falar de tanta vergonha. Mas ela foi a escolhida. Ela era loira, branca de olhos azuis... Eu lembro claramente do tratamento diferenciado da professora nesse caso. Eu fiquei bem triste, mas não me dei por vencida. Escrevi uma carta e quando todos estavam reunidos em uma sala, passei por entre as pernas dos seguranças, professores e eu entreguei a minha carta nas mãos do prefeito. Minha mãe tinha colocado endereço e tudo. Apareceu na televisão o momento que ele pega minha carta nas mãos. Não só isso, uma semana depois eu recebi uma carta do prefeito em resposta. Ele elogiou minha determinação e coragem. Eu tenho 30 anos, e não votaria no Pimentel atualmente, mas o que poderia ter sido um episódio negativo, se tornou algo bom pra minha auto estima.
Você escreve muito bem! Pude imaginar cada detalhe que você descreveu! Lamento pelo ocorrido, e parabenizo pela coragem! Desejo todo o sucesso que você desejar ❤️
É a sindrome daquela professora do Chris onde apesar de ela não ser racista agressiva, ela é indireta no racismo, utilizando termos como "de qual tribo voce veio" ou "o Chris não tem pai", apesar de ser num contexto exagerado humoristico ainda reflete bastante comportamentos atuais
Eu sou parda e na minha família tem pessoas de caucasianos a negros. Sem dúvidas meus primos e sobrinhos brancos de olhos claros, causavam frisson e os novos pequenos ainda causam. Eu tenho origem da miséria aqui interior de SP, as meninas negras (e pardas) eram pra morar nas casas de famílias ricas (como escrava doméstica) e as garotas brancas eram criadas como da família mesmo (Eu falo dos anos 70, 80 e 90), tipo escrava Isaura. Hoje não tem mais isso, eu fui uma das últimas se não a última mesmo. Ser a noiva da quadrilha, nem pensar, no concurso da menina mais bonita da sala, participar somente na plateia para ajudar na torcida.
Eu sou negra e também sou de família misturada e tenho primos e tios que não falam comigo na rua, mas tem a cara de pau de vir visitar a minha mãe e falar comigo em casa, e se eu tratar eles mal eu ainda saio como bruxa com mania de perseguição. Eu já desisti desse mundo o racismo nunca vai acabar por isso não tenho filhos.
@@nanciabaeabaitena2181Tenha filhos com homens negros. O que os racistas querem é que os negros deixem de ter filhos. Enquanto você deixa de ter filhos, os brancos racistas estão tendo vários e os ensinando a odiar e matar negros.
Aquele experimento social que mostra duas crianças chorando na rua, uma negra e outra branca, e as pessoas só deram atenção a criança branca mostra muito bem o que o vídeo mostrou.
Nem só em creche, até na rua, enquanto tem uns 10 para ficar observando uma criança branca, um moleque negro ou uma menina negra é deixado a Deus dará, e quando acontece algo, o que mais vejo é o falta de empatia da sociedade
No ensino fundametal tamém teme muito racismo, cansei de ver situações assim. As professoras tratando os alunos negros como favelados, pobres, de cabelo ruim e achando feios e menos inteligentes. Isso é algo que tá enraizado mesmo
eu já li na imprensa, já tem um certo tempo e não sei se mudou. Mas a matéria dava conta de que pacientes de pele mais escura não eram devidamente examinados ou tocados na hora da consulta em alguns lugares de saúde pública. Espero q não seja mais assim
Eu tenho uma sobrinha que é loira, branca e olhos claros. Quando ela era bebê, a gente saia ao shopping ou lugares públicos e as pessoas abordavam a gente para pegar ela braços, beijar,abraçar. Muitos casais falavam que queriam ter uma filha assim. Já um dia ao está com uma criança negra em público as pessoas não faziam isso.
São invisíveis, já trabalhei como baba na Inglaterra, cuidava de 2 crianças loiríssimas, as pessoas sorriam para elas, puxavam assunto nos parquinhos. Uma vez, cuidei de um menino negro, ele era invisível. Fui com ele na festinha da escola, ele era bem extrovertido, mas continuava invisível. Sinistro.
E por que isso se são só olhos como todos os outros? Por que damos tanto valor? Por que é raro?mas continua sendo um olho, como um marrom, um verde e um preto, por que só deveríamos aceitar que é assim e não questionar o PORQUÊ é assim?@@jlec9081
Lembro na minha época de escola q todos gostavam só das loiras. Escuto q sou feia pro meu marido, porq ele é branco e eu não. Quando as mulheres vêem q sou negra, falam um monte de coisa preconceituosa pra ele, quando não estou. A marioria das pessoas parecem me aturar. Não é atoa que tenho complexo de inferioridade e depressão. Não gosto de ficar perto das pessoas, porq sempre acho que alguém vai pensar ou dizer algo - e dizem. Ouvir pessoas falarem que os negros tem cabelo "ruím" (as próprias mulheres negras falam de si desta forma, infelizmente). Estou falando um por cento do q acontece. Já perdi vaga de emprego por ser negra, já passei a humildade de uma moça me vigiar na loja, gritando pra mãe, q precisava q alguém ficasse vendo as câmeras, etc. Quando cresce só piora. Na escola da minha filha teve dois casos na sala dela em um ano. O menino q sofreu o r@cismø parou de ir. Tinha perdido o parente recentemente - oq o afeitou ainda mais - e os meninos da classe dele estavam humilhando ele por causa do tom de pele dele, até um dia que jogarem um chinelo nele - o pior foi q a mãe do menino r@cistä fez na reunião: tentou inverter a situação humilhando a professora na frente dos pais, dizendo que a professora fazia diferença entre as meninas e os meninos. Todo mundo ficou revoltado com a mulher. E o outro caso, foi de uma menina que chamou a outra de todo mundo sabe o quê. Dá pra fazer um livro com o que vejo, passo e com o que me contam.
Eu acho que teu caso é sua energia mesmo que faz as pessoas agirem assim, tanto faz a sua côr, as pessoas sentem a energia da outra, você mesmo se sabota.
Realmente não existe a tal meritocracia quando as pessoas mesmo estando frequentando o mesmo ambiente tem tratamento tão diferentes e sempre sempre no final a cor da pele é o que vai ser o fator determinante para o bem ou para o mal
O brasileiro é movido pelo estereótipo. Sou negro, baiano,soteropolitano e na infância fui tratado sem elogios à minha imagem e à minha modesta inteligência. E isso, a falta de elogio é de valorização,tb contribuiu até para que entre nós, negros, haja menosprezo mútuo. Fomos influenciados pelos conceitos de beleza e de valores estabelecidos por brancos e pardos. Infelizmente isso nunca vai acabar no Brasil.
@Alienx520 Sim. O ser humano cria conceitos de imagem e valorização. Como negro que sou, espero que os afro-brasileiros criem os seus próprios conceitos e se abstenham dos que foram criados pelos eurodescendentes, todavia sei que é algo difícil de acontecer.
@@josealvesdasilvaalves4916, também sou negra. Acredito que tudo é cultural e pode ser desconstruído. Continuemos lutando porque as próximas gerações, se beneficiarão. Vai mudar, sim. Com educação e luta.
Meu caro, ninguém além do seu pai e mãe tem obrigação te elogiar , aliás, nem eles tem. A primeira característica elogiável em um homem e a demonstração de força e virilidade, o que é totalmente contrário a esse ato de vim chorar na internet porque não foi elogiado na infância.
Acompanhei uma votação dos deputados que estavam em Brasília e fiquei horrorizada com o pessoal da direita falando que não existia racismo no Brasil, parecia que eles viviam em outro planeta.
Quando você ouvir: É mimimi, racismo não existe, os próprios são preconceituosos etc... Essas mesmas pessoas são racistas, quando vem de pessoas pretas são negacionistas que não tem consciência de classe.
@@cristinapedagoga4854Conheço muitas pessoas negras que repercutem eurocentrismo, e descobri que eles não sabem de nada por isso agem assim(por ignorância sobre essas questões por isso age instintivamente desse jeito).
Trabalhei em creche como ADI. Ficava no chão dessa "fabrica". Pedagogas doutorados e coordenadoras, só pensavam em teorias. A prática é o convívio é diferente. Me chateia saber que as piores educadoras, são as mais valorizadas. Enfim.... nunca mais trabalhei na área. Quando eu denunciei abuso, fui demitida.
Sofri isso a vida toda e na adolescência foi pior (talvez porque foi quando realmente entendi o que acontecia). Pensei que seria mais um "castos", mas consegui um relacionamento e hoje em dia não consigo olhar por muito tempo nos olhos da minha esposa por ainda ter essa "herança" da adolescência.
Engraçado né, meus vizinhos, esposa daqui da Europa e pai africano, a filhinha é o pai todinho e a mãe falou que as professoras a amam, tanto que a menininha adora as tias, eu trabalho numa cooperativa agrícola e ensino as pessoas que tem lotes alugados a plantar em modo orgânico, alguns são da Eritréia, quando a gente faz festa eles trazem família, filhos e todo mundo chama as crianças pra tirar foto, comer, um amor. O Brasil que é um país colorido cheio de gente de tudo quanto é tipo fica com essa bobagem de racismo, e quando é contra crianças é uma coisa realmente covarde.
Isso não é exclusivo de pessoas negras; apenas ter o tom de pele mais escuro, características afrodescendentes e cabelo crespo já faz com que os professores te tratem com indiferença. Eu já fui bastante ignorada, tanto na creche quanto na escola.
essas características fazem da pessoa negra,negro não é só cor da pele,97%da população brasileira é negra,pardo tambem é negro e a maioria dos brasileiros são pardos ou tem alguma ancestralidade africana só isso já te torna população brasileira majoritáriamente negra
Fiz faculdade imaginando um sonho, quando cheguei em campo percebi o quanto as crianças sofrem. Para quem conheco eu grito e imploro! Nao abandonem seus filhotes em creche e em EMEIS!!! Eles nao sabem se defender e estao nas maos de pessoas horriveis, mal amadas psicologicamente doentes!!
Trabalhei em uma rede famosa de fast food que para o atendimento e cargo de anfitriã somente brancas, pardas só se fossem estilo barbie, a cozinha era para os pretos, raramente um gerente preto se ouvesse seria apenas um pra disfarçar e não ficavam muito tempo logo logo dispensavam, tinha uma amiga lá que falava o inglês perfeitamente muito boa no caixa, más quando certo gerente da loja chegava já mandava ir pra cozinha ela era só para apagar os insêndios as outras não davam conta quando o balcão lotava, reparem nesses lugares principalmente os mais bem localizados da clientela elite.
Eu como uma pessoa branca, posso falar que isso vai evoluindo de uma forma que só percebemos quando nos é chamado a atenção. Na minha infância toda foi dessa forma. No meu caso "despertei" das minhas atitudes quando fui ensinado sobre o colonialismo e os escravizados na 4 série.
Negro já nasce pra sofrer , pqp, difícil ser estrangeiro no seu próprio mundo. Cabeça erguida sempre e que a comunidade negra se fortaleça cada vez mais .✊🏿
@@thaylasousa3361 , sim. Somos pessoas fortes. Nossos antepassados venceram grandes desafios e nós venceremos os nossos. As futuras gerações de negros e negras viverão dias melhores.
@@Alvrin00 uau, Eu vi umas opiniões suas e achei intrigantes e algumas até bestas, Mas você também consegue ser bem raso(tipo esse comentário 😂), você também é contraditório interessante então você é complexo(no fim a maioria é, geralmente aqueles que têm nariz em pé não admitem).
Vou mencionar um achismo meu "esse tratamento tambem acontece de negros para negros" . Seria como uma despresonalizaçao do individuo . (Ou uma restrição das opções)
Reparação histórica n existe, não tem como reparar diversos negros q tiveram uma vida de merda na escravidão, como se repara tal coisa? É aceitar e fazer com q hj seja melhor
Eu sentia isso quando pequena, não sou negra mas sempre fui mais moreninha, quando estudava no infantil, sentia que tinha uma preferência com uma aluna que era loira dos olhos azuis, entre todas as crianças que eram brancas, como eu, mas que tinham cabelo escuro e cacheado
Isso eh VERDADE, há uns 5 anos, minha amiga trabalhava em uma creche, ela disse que a diretora colocava apelido nessas crianças, tipo Tuiiu do Brejo, entre outras, essa mesma cidadã do bem, roubava as salsichas da criança, levava suas roupas particular pra lavar na mesma máquina que era utilizada pra lavar as fraldas dos BBs, acreditem gente, essa mulher que eh viva até hoje eh da igreja e eh uma Pastora 😢, não eh mentira, pois eh duro de acreditar
O Negro nem precisa nascer pra sofrer racismo, o racismo ja começa quando a familia fica discutindo qual seria a cor da criança que ainda esta dentro da barriga. Quando eu era criança e minhas primas estavam gravidas, cansei de ouvir meus familiares falando "tomara que seja branco, de preto ja basta nóis". Um racismo recreativo, escondendo uma negaçao cruel.
Concordo viu, eu sou negra e toda minha família materna e paterna também, quando criança eu era bem mais clarinha e com o nariz mais "bonitinho" do que minha prima que era mais escura e nariz mais largo e considerado "feio" e cresci com meus tios, avós (negros) dizendo coisas como a Érika(eu) é mais bonita que a fulana(minha prima), "a Érika é linda e a prima é engraçadinha", "ela é mais bonita pq tem o nariz mais delicado e nem é tão preta quanto a outra" e durante muito tempo eu me sentia "melhor" que a minha prima por isso e levou muito tempo para eu desconstruir isso.
@@erikaerikmoraes7743 Essas primas minha (negras) só ficaram com caras brancos, as crianças que nasceram negras nesses relacionamentos são rejeitados pela avó, enquanto os netos branquinhos são levados pra passear para o sitio e shopping, os escurinhos ficaram na margem da isolaçao, nao são convidados. E é o meu pai que cuida deles, meu pai faz papel de tio e avô.
Eu tenho a impressão q eu sou Sempre o mais ignorado em meios sociais só por causa da minha aparência não muito agradável. Essa minha impressão é mais forte em relação as mulheres, q sempre tratam muito bem os meus amigos bonitos, mas em relação a mim e certos amigos meus(q não são bonitos) elas menosprezam a gente e não tem interesse de nenhum tipo na gente. Outra fato tbm é q as pessoas te subestimam muito quando vc é feio. As pessoas sempre duvidam da minha inteligência e ética, grande partes dessa pessoas nem me conhecem, não tem como elas chegarem a conclusão q eu sou burro ou qualquer coisa do tipo. Por isso msm acredito q minha aparência é um grande fator para essas coisas q acontecem comigo. e ainda tem o fato q meus amigos bonitos não passam por essas situações e muitas vezes são superestimados(tanto como pessoas e tanto intelectualmente). Já vir gente falando q pessoa x era incrível e maravilhosa, sendo q a pessoa x fazia muito Bully comigo durante o ano inteiro, sem eu fazer nada com ela[Por coincidência, a pessoa x era muito bonita]
Eh fato q pessoas consideradas feias pela maioria são ignoradas e até maltratadas. Já fizeram até alguns experimentos sociais q confirmam isso. Eu sofri na pele isso durante td a minha infância e adolescência pq sou negra, era considerada feia e não sabia me arrumar (além de n ter mts roupas etc). Depois de adulta q fui entender isso e passei a usar as melhores roupas (mais bonitas). Óbvio q mts ainda continuam me achando feia, afinal racismo, né? Mas eh inegável q o tratamento melhorou em alguns lugares.
Sinto muito por isso, mas receio que a situação não vá melhorar por si só. A sociedade faz essa distinção desde a infância até a velhice, reiterando que o aspecto físico importa muito. Ajuda não ver as coisas de forma maniqueísta (feio vs bonito) e investir no autocuidado, asseio e afins, pra aprimorar a percepção estética que os outros têm de você. Não é a saída mais agradável ou mesmo justa, afinal você não errou em nada por (muitas aspas) “ser feio”, mas certamente é a saída mais efetiva, porque não vejo esse “efeito halo” da beleza desaparecendo. Boa sorte e tudo de bom.
@@Daniel-g9f4s vc não é feio. A questão é q foi nos ensinado q os bracos são bonitos. Conhece o Renato Freitas? Recomendo q veja os podcasts q ele participou. Ele fala exatamente essas coisas.
Eu mudei meus olhos depois que evoluí na minha fase adolescente, percebi que branco ou negro são apenas pessoas comum, e que cada uma se destaca em aparência, acontece que as pessoas racistas preferem não aceitar o que acaba gerando insegurança nas pessoas negras, meu caso, eu não me achava atraente; mas tinham pessoas que olhavam pra mim e falavam que eu era muito bonito, pois eu também era vaidoso❤ depois realmente percebi que era bonito tanto por fora quanto por dentro, depois disso houve uma barreira impenetrável, ali já mais nada acabou com minha auto estima, e sim esse fator por ser negro; vc acaba levando uma vida mais solitária por conta disso .....
Olha se você entrar nos vídeos das pessoas que já tiraram a própria vida vai ver como eram lindas, lindas e jovens, então a beleza não é tudo como está priorizando, você não precisa ser bonito pra ninguém precisa ser bonito pra você, você tem que priorizar caráter, seu futuro e não beleza, as pessoas julgam as outras como se estivessem em uma vitrine pra se comer, um ser humano não é só uma aparência que os outros querem é muito mais que isso , pensar assim é muito pequeno, se garanta, e o mundo vai te respeitar é o respeito que tem prioridade.
Nunca vi isso, fui agente da educação infantil na prefeitura de Campinas e em Vinhedo e agora sou professora concursada também . Mas não estou desqualificando o estudo e pesquisa, porém nas escolas e creches públicas talvez pelo grau de instrução das pessoas não ocorra tanto quanto nas privadas.
@@norisreginamborges4660 Oque não falta nas creches e nos colégios hoje são crianças negras cara kkkkkkk eu tbm já trabalhei em uma creche e posso dizer até que as crianças negras recebiam mais atenção que os brancos, no Brasil ainda existe rac1smo, mas ele não é mais contra negros, e sim contra brancos, e não, eu não sou branco, sou pardo.
É uma boa reflexão que traz lembranças dolorosas e ao mesmo um misto de força e resiliência pela nossa luta de reparação histórica. As pessoas acham que o colorismo também é modismo, só que não.Quanto mais retinta for a nossa pele,mais estereotipados seremos, e posso dizer até mais preconceitos sofreremos. Lembro certa vez que uma amiga um pouco menos retinta que eu disse: nós podemos alisar os cabelos, vestirmos roupas com cores neutras, sermos inteligentes acima da média que sempre irão nos julgar pela nossa cor. Por um breve momento aquela observação dela,trouxe à mim uma revolução interna e eu decidi assumir meu cabelo natural e a usar mais roupas coloridas ( amo cores), porém não usava porque minha mãe sempre dizia: "preto não usa cores extravagantes para não chamar atenção". Enfim, o racismo mudou a nossa história e transformou até nas nossas preferências que nossos ancestrais tanto preservaram com muita luta.
Graças a Deus eu dava muito carinho pra todas ❤. Até hoje eu lembro da Rafa ter me pedido "tia, colinho" e eu falei "daqui a pouco Rafa" e acabei esquecendo. Depois saí daquela escolinha... Até hoje eu tenho uma foto dela com a carinha triste e quando olho sinto culpa de não ter dado naquele momento. Rs Acontece né mas queria muito ter dado mais carinho pros meus bebês... Hoje em dia ela e esses amiguinhos ja devem estar com uns 12 anos ❤
Eu nunca senti isso sempre fui próximo de todas as minhas Professoras Mulheres, Eu sempre fui elogiado pela minha boa educação e capacidade de Liderança na sala de aula.
@@ALARGADORDECU Sério sempre tive relação de boa com os professores a maldade na escola vem mais das crianças do quê dos Professores, Os alunos mais racistas por incrível quê pareça eram os Própios negros peguei escola pública e nunca tive problemas com professores.
Este é o Brasil hipócrita que vivemos mas aos poucos muitas coisas estão mudando com as reinvindicações, denúncias e lutas dos movimentos negros e das pessoas individualmente. POA-RS.
Lembro que qnd eu estava na escola, havia algumas professoras que só paparicavam certas meninas da sala... O pior que se questionar a ela sobre isso, ela nem vai perceber, pois é um viés inconsciente de favoritismo
@ sim não é certo deixar transparecer. Mas tem pessoas que quando tem uma preferência muito forte não ligam para o que o outro lado sente, desumanizam, é uma situaçao complicada
Finalmente falaram sobre isso, eu cresci sofrendo bullyng e as professoras simplesmente botavam a culpa em mim, pode parecer besteira, mas ja cheguei a apanhar de um menino loiro na infancia e EU fui pra diretoria??? Parece que td era imediatamente culpa minha e se a pessoa que fazia bullyng e racismo cmg falase algo, ela tinha mais palavra e era ouvida
Fora a questão de ser tratado como louco ou algum bicho quando chorava por exemplo e outra criança branca era acolhida e tinha um olhar de preocupação maior sobre ela
Não entendo isso. Acho as pessoas negras muito mais bonitas que as brancas, principalmente quando são BEM negras de cabelo crespo. Elogio a aparência delas quando vejo. Parece que ficam desconfortáveis! Me sinto triste. Sou branca, mas a beleza de negras lindas e negros lindos que encontro é tanta que não consigo parar de olhar.
Sou branca e fui criança de creche e posso afirmar que isso é verdade. Eu com o cabelo liso ouvia até q piolho não parava no meu cabelo. Hj vejo a mesma situação com meu filho, as vezes me pergunto se as pessoas gostam dele só pelo q ele é mesmo ou se ser branquinho e loiro adiciona mais afeto aos olhos das pessoas.
Vi um vídeo que deixou chocada onde se coloca uma boneca preta e outra branca e se pergunta ora crianças de cinco anos perguntando qual era a mais bonita , qual era a mais limpinha e qual era a mau,adivinhem até as criancas pretas respondia com racismo e um menino quase chorou ao se incluir como uma pessoa preta.
Isso é trivial, todo mundo sabe que é assim e nunca vai mudar, o que precisa acontecer é a própria população negra/parda se organizar e criar escolas dedicadas , comunidades, mas acho que isso também nunca vai acontecer, infelizmente...
Verdade. Eu trabalho em uma; ontem entrei em uma sala tinha uma princesinha sozinha em uma mesa as outras não quiseram sentar perto dela, imagino eu por ser negra😢
Já li uma tese de mestrado que ia na mesma linha, mas era sobre a diferença de tratamento entre crianças nas escolas públicas. Um dos elogios era dizer q uma criança era mais "clara" q as outras.
É uma realidade bizarra. Na minha época da pré escola, as professoras aplicavam as piores punições pras crianças pretas. Uma vez eu lembro de ter brigado com um coleguinha e a professora ficou extremamente brava e como punição ela me deixou trancada em uma sala escura, totalmente sozinha e só foi me buscar depois que todos tinham ido embora. Foi desesperador. A punição pro meu colega, que por sinal era branco, foi branda
Durante à adolescência eu percebi que muitas pessoas simplesmente não gostavam de mim, eu fazia de tudo mas algumas pessoas me odiavam, hoje eu entendo que era odiada ou tratada mal por ser preto, era uma coisa tão terrível que o menino preta como eu não queria ser meu par na quadrilha ele queria dançar com a menina branca que sua vez não queria dançar com ele porque ele era preto.
Aquilo que nos tempos modernos se define como racismo é algo inerente a espécie humana, não se trata de uma excessão,e sim da regra,um estudo serio do etnocentrismo comprova que vários povos e raças humanas se declararam superiores as demais,comecando pelos Egípcios (Que não eram Negros,e os despresavam),temos os Gregos,Judeus,Japoneses,Indios Comanches,e atuais povos Anglo Saxonicos como exemplos precisos entre outros;o Racismo pode ser praticado,combatido ou mascarado,tal como a Violência,mas jamais sera extinto.
Interessante é que são os mais Brancosm principalmente as senhoritas Morello que ficam empurrando esses "racismos" enquanto empurram o racismo benevolente, mostrando que são as mais racistas.
O sistema da capoeira é muito diferente. Sou negro e praticante de capoeira, no contexto histórico os negros ex escravizados, não tinha direito ao trabalho e por sua vez utilizavam da capoeira para efetuar furtos. Por este motivo era crime a vadiagem.
Quando eu edtava na quarta serie a minha amiga era loira dos olhos verdes e so ela era escolhida (pela professora)pra ser a lider da turma porem nao era ela que tirava notas boas da turma
A baby Johnson's recebeu um enorme processo por chamar crianças p a sua propaganda de vendas, porém na ficha estava descrito que deveriam ser crianças loiras de olhos azul , e não negras de cabelo crespo !!! Isto foi nos anos 80, e ela teve que pagar todas mães que só viram isto no final do contrato, e resolverem processar a empresa francesa, que pagou bem na época de 80 !!!!
Genteeee! Muito real aqui em casa a familia de minha mãe tem ascendência negra e de meu pai ascendência europeia. Tenho um irmão negro e eu tenho pele mais clara. Lembro quando estudávamos na mesma escola a professora dele nem chegava perto dele. E uma coisa que nunca esqueço antes da alfabetização eu estava falando com meu irmão e veio uma coleguinha e pediu para não falar com ele, pasmem por que ele era negro. Respondi ele não é negro é meu irmão.
Eu não sou negra, sou branca do cabelo cacheado armado. E sou tratada com grosseria pela maioria das médicas tbm brancas. Médicas tratam todos mal, mas acredito q com negros e um pouco pior.
Eu sou caixa de loja de ultilidades e sempre quando aparece uma mãe com crianças loirinhas vejos minha amigas de caixas babando interagindo com as crianças mais quando sao crianças pardas ou pretas e como se elas nem nota 😢 ja falei isso ela fala que sao coisa da minha cabeça .
e um padrao de interação que segue a vida toda: ensino medio, faculdade, lojas, empregos..racismo .estrutural imagina um policial delegado juiz agindo assim?!?
O estranho é que quando temos negros " bem sucedidos", tipo um jogador de futebol, cantor de pagode, etc... eles quase nunca se relacionam com mulheres negras, a maioria das mulheres que eles arrumam são loiras. Como explicar isso? Será que os negros também são racistas? É só uma pergunta.
Sim eu sabia, as crianças de raça negra em todo mundo sao maltratadas , negligenciadas e humilhadas, e essas mesmas pessoas se declaram "cultas" infelizmente.
@matheus.5252 não, eu escrevi oq eu escrevi. Com o tempo vc vai entender que não precisa repetir exatamente a frase do livro. É possível transcrever e não apenas copiar.
O padrão de beleza no Brasil é baseado no padrão colonizador Europeu, no Brasil tem muitos racista ,tem pardos de pele clara que são racistas ,e eles não são brancos, eles não sabem mas na Europa também sofreriam racismo só por ser brasileiros. E triste saber que a teoria de Hitler é seguida por muitos que acreditam que a melanina pode definir quem é diguino de respeito e amor. Eu sou preta e com o tempo percebi que muitas pessoas são racistas até mesmo algumas que "finge" que não são, uma colega um dia me disse a seguinte frase: "Antes de te conhecer eu achava que todos os pretos fediam." O detalhe é que ela é parda.
Que o racismo existe, é claro, mas dizer que as creches serem racistas por causa de uma pesquisa em apenas uma unidade? Ai não da ne? As colocações posteriores do doutor estão muito certeiras, agora a primeira fala (video) esta muito vaga e baseada apenas em relatos pontuais e nao em pesquisa ampla.
Cor da pele conta muito. Infelizmente, novidade nenhuma. Quando entrei na escola em 1981 já era assim. Sempre fiquei pra escanteio, apesar de sempre ter sido um dos mais aplicados em sala de aula.
É cansativo tentar debater o assunto com família e amigos, quando falamos: "nós Brasileiros somos racistas e precisamos debater e corrigir isso , o debate cai para o eu não, eu nunca e por ai vai. Numa empresa que trabalhava se tinha uma palestra sobre qualquer coisa, na hora de assinar presença: nome , dpto e raça. Q po## ha é essa??? Eu escrevia rosa, azul ou qualquer outra cor; já que entendo que os seres humanos são uma única raça e segundo a ciência com mais ou menos melanina.
Infelizmente, isso é cruel , mas é instintivo, tendemos a tratar melhor e nos atrairmos ao que consideramos bonito, e o negro, em nossa cultura eurocêntrica, foi demonizado como feio e inferior, o que causa essa reação! É muito fácil condenar as pessoas por isso como simplesmente "más", mas a maioria nem faz com intenção, é um ato inconsciente!
Meus cursos sobre Michel Foucault e ANÁLISE DO DISCURSO: linktr.ee/ColunasTortas
Já ouvi algumas vezes em período escolar quando tirava a nota máxima: “não esperava que vc tirasse essa nota”
Eu ouvi na faculdade. Várias vezes
Ouvi isso quando passei no vestibular e meu irmão não. Ele é branco. Eu sou mulato.
@@leocarvalho8788eu sou branca e já escutei isso várias vezes
Comigo era pior na primeira e na segunda série a tia Gil ignorava completamente meu bom desempenho, sempre me tratando mal e com indiferença, enquanto o pior aluno da classe que era branco ela passava a mão e dava carinho, ela não precisava gostar de
Mim, mas a forma de tratamento era humilhante, não importa o que eu fizesse nada era bom, minhas redações nunca eram escolhidas para serem lidas nos testes como a dos outros, mesmo sendo boas redações lidas por outros adultos, eu só ganhei em segundo lugar o campeonato de leitura do colégio pq não era ela quem decidia.
Ate no meio da parentela tem isso falo por que já ouvi muito disso
Sim, nós sentimos isso na pele ao longe de todo o período escolar.
Uma pedagoga que conheço teve a falta de vergonha na cara de declarar que crianças negras não "enchiam os olhos" dela!💔🤢
Nossa que horror
Essa pedagoga é uma sociopata.
Ela só não tem coragem de assumir que é racista…
A MÃE DELA DEVIA ENCHER OS OLHOS DELA.
Tem gente que fala isso, só que para relacionamentos amorosos...
Essa situação é mais comum do que imaginamos, até porque é velada, é silenciosa em sua grande maioria.
E grande parte não está nem preparado pra identificar isso. Tudo se passa como se vc estivesse louco.
Eu sou professor de Educação Física e um dia a aula me disse assim: o professor tal me disse, que é melhor eu fazer o aeróbico depis da musculação. Eu fui seco e disse: eu já tinha te dito isso. Depois desse episódio nem ligo muito pra ela. Pode ser por eu ser negro e ele branco.
Sim , oculta aos olhos dos pais😢😭😱
Ta na nossa cara o tempo inteiro, lmebra da Isabela Nardone? quando morreu, ocupava mais de 30 minutos no jornal nacional, era destaque em todas emissoras, qualquer novo andamento do caso saia na capa dos jornais, e mais ou menos on mesmo perioodo, morreu uma menina de idade semelhante, mas negra, se chamava Agatha (apesar de lembrar o sobrenome nardone por ser bombardeado todo dia com as noticias, eu nem me lembro do sobrenome da pobre Agatha) ....
Existem corpos que importam mais do que outros, a violencia contra corpos despresados pela industria da beleza e alienação não é punida.
Eu mesma no meu trabalho, trabalho para uma empresa,sempre fui top performance,sempre entre os top dez de um departamento de mil funcionários,entre no ranking mundial da empresa e nunca fui promovida ,enquanto pessoas brancas foram promovidas no período de experiência.
@@MillenaAbreu E as empresas falam em Meritocracia😢.
Concordo.
Verdadeee
No caso da Nardoni também porque era um caso que ocorreu na bolha classe média alta , porque se fosse pobres ninguém ligava.
Quando tinha concurso de beleza na minha escola, apenas os brancos eram escalados, mesmo nem sendo os mais bonitos. O q contava era ser branco loiro dos olhos azuis. Tantos pretos e pretas bonitas na minha escola😢
Sim, está em todas esferas da vida
Isso deveria ser proibido nas escolas. Até porque escola é lugar de estudar e se desenvolver. E não de medir beleza de ninguém.
@@wagnersilva7918 por isso o Brasil é essa M. Falta de seriedade desde cedo nas escolas.
O problema é q qualquer concurso vai depender da subjetividade do que as pessoas acham bonito ou legal, e infelizmente na sua escola essas pessoas acham mais bonito ter características brancas, fazer oq
Já tivemos miss Brasil negra, quem lembra?
Excelente reflexão, e recomendo o livro da Eliane Cavaleiro :
“DO SILÊNCIO DO LAR AO SILÊNCIO ESCOLAR: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil.”
Livrão
Vou contar uma coisa. Eu sou parda. Quando eu era criança, tinha o cabelo cacheadinho, era morena clara. Sempre tive bocão, nariz de batatinha mas não chegava a ser preta como minha mãe, mas mesmo assim, teve um episódio que marcou mas por minha resiliência, não negativamente. Eu tinha 7 anos e o prefeito de BH que na época era o Fernando Pimentel, ia visitar minha escola. A escola tinha passado por uma reforma que eu amei, e tinha amado os materiais escolares e livros que ganhamos e eu queria muito ser a menina escolhida pra entregar uma rosa pro prefeito e ler. Eu lembro que fiquei obcecada treinando pra isso, fiz de tudo pra professora me escolher. Lembro da professora pedir pra gente ler na frente e eu brilhei, eu sei que fui muito boa. A outra menina, que foi a escolhida mal conseguia falar de tanta vergonha. Mas ela foi a escolhida. Ela era loira, branca de olhos azuis... Eu lembro claramente do tratamento diferenciado da professora nesse caso. Eu fiquei bem triste, mas não me dei por vencida. Escrevi uma carta e quando todos estavam reunidos em uma sala, passei por entre as pernas dos seguranças, professores e eu entreguei a minha carta nas mãos do prefeito. Minha mãe tinha colocado endereço e tudo. Apareceu na televisão o momento que ele pega minha carta nas mãos. Não só isso, uma semana depois eu recebi uma carta do prefeito em resposta. Ele elogiou minha determinação e coragem. Eu tenho 30 anos, e não votaria no Pimentel atualmente, mas o que poderia ter sido um episódio negativo, se tornou algo bom pra minha auto estima.
Olhando a sua foto vc não parece negra, agora imagina o que uma pessoa preta retinta passa...
A professora foi racista!!
Maravilhosa a sua estória, mas, você fez bem, temos que furar a bolha, não aceitar um não como resposta e seguir em frente!!!!👏👏👏
Professora quis aparecer é com certeza levou uma chamada.
Você escreve muito bem! Pude imaginar cada detalhe que você descreveu! Lamento pelo ocorrido, e parabenizo pela coragem! Desejo todo o sucesso que você desejar ❤️
É a sindrome daquela professora do Chris onde apesar de ela não ser racista agressiva, ela é indireta no racismo, utilizando termos como "de qual tribo voce veio" ou "o Chris não tem pai", apesar de ser num contexto exagerado humoristico ainda reflete bastante comportamentos atuais
Ela é o personagem explícito disso.
Eu sou parda e na minha família tem pessoas de caucasianos a negros.
Sem dúvidas meus primos e sobrinhos brancos de olhos claros, causavam frisson e os novos pequenos ainda causam.
Eu tenho origem da miséria aqui interior de SP, as meninas negras (e pardas) eram pra morar nas casas de famílias ricas (como escrava doméstica) e as garotas brancas eram criadas como da família mesmo (Eu falo dos anos 70, 80 e 90), tipo escrava Isaura.
Hoje não tem mais isso, eu fui uma das últimas se não a última mesmo.
Ser a noiva da quadrilha, nem pensar, no concurso da menina mais bonita da sala, participar somente na plateia para ajudar na torcida.
Tudo que falou soa tão familiar em minha vida tbm😢
Eu sou negra e também sou de família misturada e tenho primos e tios que não falam comigo na rua, mas tem a cara de pau de vir visitar a minha mãe e falar comigo em casa, e se eu tratar eles mal eu ainda saio como bruxa com mania de perseguição. Eu já desisti desse mundo o racismo nunca vai acabar por isso não tenho filhos.
Gente, menos vitimismo! Só uma pergunta: vocês casaram com preto ou branco?
@@jeancarlosdasilva7295 casei com ninguém.
@@nanciabaeabaitena2181Tenha filhos com homens negros. O que os racistas querem é que os negros deixem de ter filhos. Enquanto você deixa de ter filhos, os brancos racistas estão tendo vários e os ensinando a odiar e matar negros.
Aquele experimento social que mostra duas crianças chorando na rua, uma negra e outra branca, e as pessoas só deram atenção a criança branca mostra muito bem o que o vídeo mostrou.
Exatamente
Bota uma pessoa feia e uma bonita e você acha quem vai receber mais atenção?
@@JosemereFigueredodelima vc tá querendo dizer que não ajudaram porque a criança negra é feia e a branca é bonita? 🙄
@@JosemereFigueredodelima eram duas crianças com a mesma idade, mesma roupa, não dá pra dizer qual a mais bonita já que eram apenas crianças.
@@rafa95910 eu falei de pessoa já grande e não de criança.
Nem só em creche, até na rua, enquanto tem uns 10 para ficar observando uma criança branca, um moleque negro ou uma menina negra é deixado a Deus dará, e quando acontece algo, o que mais vejo é o falta de empatia da sociedade
👏👏👏
No ensino fundametal tamém teme muito racismo, cansei de ver situações assim. As professoras tratando os alunos negros como favelados, pobres, de cabelo ruim e achando feios e menos inteligentes. Isso é algo que tá enraizado mesmo
Sim. Atravessa toda a vida.
eu já li na imprensa, já tem um certo tempo e não sei se mudou. Mas a matéria dava conta de que pacientes de pele mais escura não eram devidamente examinados ou tocados na hora da consulta em alguns lugares de saúde pública. Espero q não seja mais assim
Eu tenho uma sobrinha que é loira, branca e olhos claros. Quando ela era bebê, a gente saia ao shopping ou lugares públicos e as pessoas abordavam a gente para pegar ela braços, beijar,abraçar. Muitos casais falavam que queriam ter uma filha assim. Já um dia ao está com uma criança negra em público as pessoas não faziam isso.
Minha prima é parda escura e tem uma filha ruivinha de olho azul, já até pediram pra ela doar a bebê pra uma família rica
@@luizaeduarda3975agora se fosse preta...
São invisíveis, já trabalhei como baba na Inglaterra, cuidava de 2 crianças loiríssimas, as pessoas sorriam para elas, puxavam assunto nos parquinhos. Uma vez, cuidei de um menino negro, ele era invisível. Fui com ele na festinha da escola, ele era bem extrovertido, mas continuava invisível. Sinistro.
@@jlec9081 racismo
E por que isso se são só olhos como todos os outros? Por que damos tanto valor? Por que é raro?mas continua sendo um olho, como um marrom, um verde e um preto, por que só deveríamos aceitar que é assim e não questionar o PORQUÊ é assim?@@jlec9081
Lembro na minha época de escola q todos gostavam só das loiras. Escuto q sou feia pro meu marido, porq ele é branco e eu não. Quando as mulheres vêem q sou negra, falam um monte de coisa preconceituosa pra ele, quando não estou.
A marioria das pessoas parecem me aturar. Não é atoa que tenho complexo de inferioridade e depressão. Não gosto de ficar perto das pessoas, porq sempre acho que alguém vai pensar ou dizer algo - e dizem.
Ouvir pessoas falarem que os negros tem cabelo "ruím" (as próprias mulheres negras falam de si desta forma, infelizmente). Estou falando um por cento do q acontece. Já perdi vaga de emprego por ser negra, já passei a humildade de uma moça me vigiar na loja, gritando pra mãe, q precisava q alguém ficasse vendo as câmeras, etc. Quando cresce só piora.
Na escola da minha filha teve dois casos na sala dela em um ano. O menino q sofreu o r@cismø parou de ir. Tinha perdido o parente recentemente - oq o afeitou ainda mais - e os meninos da classe dele estavam humilhando ele por causa do tom de pele dele, até um dia que jogarem um chinelo nele - o pior foi q a mãe do menino r@cistä fez na reunião: tentou inverter a situação humilhando a professora na frente dos pais, dizendo que a professora fazia diferença entre as meninas e os meninos. Todo mundo ficou revoltado com a mulher.
E o outro caso, foi de uma menina que chamou a outra de todo mundo sabe o quê.
Dá pra fazer um livro com o que vejo, passo e com o que me contam.
Eu acho que teu caso é sua energia mesmo que faz as pessoas agirem assim, tanto faz a sua côr, as pessoas sentem a energia da outra, você mesmo se sabota.
@@JaneSfrizodeve ser tua energia tbm alem dessa mente podre que te fez falida né sambare love?
@JaneSfrizo ah, sim. Claro! A culpa é minha. Vc realmente viu o vídeo? Então a culpa é da energia das crianças?
@@JaneSfrizo?????????????????
@@Fefa212EXAcTO, EXATAMENTE!!!
Mesmo com todo esse racismo, ainda tem quem fale de “meritocracia”, que não existe racismo, etc… Só quem é negro sente na pele a discriminação.
Realmente não existe a tal meritocracia quando as pessoas mesmo estando frequentando o mesmo ambiente tem tratamento tão diferentes e sempre sempre no final a cor da pele é o que vai ser o fator determinante para o bem ou para o mal
É muito diferente combater o racismo e "ser usado politicamente por políticos "
@@adalbertoclebergomescleber6603 Exemplo?
O brasileiro é movido pelo estereótipo. Sou negro, baiano,soteropolitano e na infância fui tratado sem elogios à minha imagem e à minha modesta inteligência. E isso, a falta de elogio é de valorização,tb contribuiu até para que entre nós, negros, haja menosprezo mútuo. Fomos influenciados pelos conceitos de beleza e de valores estabelecidos por brancos e pardos. Infelizmente isso nunca vai acabar no Brasil.
Pelo menos vc aceitou q isso n vai acabar, e em relação ao esteriótipo, é da natureza humana cria los
@Alienx520 Sim. O ser humano cria conceitos de imagem e valorização. Como negro que sou, espero que os afro-brasileiros criem os seus próprios conceitos e se abstenham dos que foram criados pelos eurodescendentes, todavia sei que é algo difícil de acontecer.
Isso acontece com o negro, com a mulher, com um monte de pessoas que não estão dentro do padrão que a mídia impõe
@@josealvesdasilvaalves4916, também sou negra. Acredito que tudo é cultural e pode ser desconstruído. Continuemos lutando porque as próximas gerações, se beneficiarão.
Vai mudar, sim. Com educação e luta.
Meu caro, ninguém além do seu pai e mãe tem obrigação te elogiar , aliás, nem eles tem. A primeira característica elogiável em um homem e a demonstração de força e virilidade, o que é totalmente contrário a esse ato de vim chorar na internet porque não foi elogiado na infância.
Acompanhei uma votação dos deputados que estavam em Brasília e fiquei horrorizada com o pessoal da direita falando que não existia racismo no Brasil, parecia que eles viviam em outro planeta.
Óbvio que existe racismo. Mas existe 1000 vezes mais o vitimismo.
É tanto vitimismo que banalizaram o racismo de verdade.
Pior que tem assim respondendo os comentários
Quando você ouvir: É mimimi, racismo não existe, os próprios são preconceituosos etc... Essas mesmas pessoas são racistas, quando vem de pessoas pretas são negacionistas que não tem consciência de classe.
@@Alvrin001000 vezes mais cara, corta esse pleonasmo aí que a gente já entendeu(você sempre dizem a mesma coisa também, chega a ser pior).
@@cristinapedagoga4854Conheço muitas pessoas negras que repercutem eurocentrismo, e descobri que eles não sabem de nada por isso agem assim(por ignorância sobre essas questões por isso age instintivamente desse jeito).
Trabalhei em creche como ADI.
Ficava no chão dessa "fabrica".
Pedagogas doutorados e coordenadoras, só pensavam em teorias.
A prática é o convívio é diferente.
Me chateia saber que as piores educadoras, são as mais valorizadas.
Enfim.... nunca mais trabalhei na área. Quando eu denunciei abuso, fui demitida.
"As piores educadoras são as mais valorizadas". É desse jeito 😢
Costumo ver bastante isso principalmente em garotos, que em consequência acabam ficando tímidos, solitários, castos (ou mesmo castrados).
castrado? 🤣
Eu não entendi
Krl... foi isso?
@@phineas1112 em um sentido psicológico ou psíquico sim. Não fiz referência do termo em sentido fisiológico.
Sofri isso a vida toda e na adolescência foi pior (talvez porque foi quando realmente entendi o que acontecia). Pensei que seria mais um "castos", mas consegui um relacionamento e hoje em dia não consigo olhar por muito tempo nos olhos da minha esposa por ainda ter essa "herança" da adolescência.
Engraçado né, meus vizinhos, esposa daqui da Europa e pai africano, a filhinha é o pai todinho e a mãe falou que as professoras a amam, tanto que a menininha adora as tias, eu trabalho numa cooperativa agrícola e ensino as pessoas que tem lotes alugados a plantar em modo orgânico, alguns são da Eritréia, quando a gente faz festa eles trazem família, filhos e todo mundo chama as crianças pra tirar foto, comer, um amor.
O Brasil que é um país colorido cheio de gente de tudo quanto é tipo fica com essa bobagem de racismo, e quando é contra crianças é uma coisa realmente covarde.
Isso não é exclusivo de pessoas negras; apenas ter o tom de pele mais escuro, características afrodescendentes e cabelo crespo já faz com que os professores te tratem com indiferença. Eu já fui bastante ignorada, tanto na creche quanto na escola.
Negros = pardos + pretos
Moça, se una pessoa tem "o tom de pele mais escuro, características afrodescendentes e cabelo crespo" ela não seria negra?!?🤔😁
essas características fazem da pessoa negra,negro não é só cor da pele,97%da população brasileira é negra,pardo tambem é negro e a maioria dos brasileiros são pardos ou tem alguma ancestralidade africana só isso já te torna população brasileira majoritáriamente negra
Se vc tem características afro vc é negra, ser negro vai além da cor da pele
@@magnobraga4619Pardo não é negro é um Híbrido de Branco e Negro mas não é nem Branco ou Negro.
Fiz faculdade imaginando um sonho, quando cheguei em campo percebi o quanto as crianças sofrem. Para quem conheco eu grito e imploro! Nao abandonem seus filhotes em creche e em EMEIS!!! Eles nao sabem se defender e estao nas maos de pessoas horriveis, mal amadas psicologicamente doentes!!
Trabalhei em uma rede famosa de fast food que para o atendimento e cargo de anfitriã somente brancas, pardas só se fossem estilo barbie, a cozinha era para os pretos, raramente um gerente preto se ouvesse seria apenas um pra disfarçar e não ficavam muito tempo logo logo dispensavam, tinha uma amiga lá que falava o inglês perfeitamente muito boa no caixa, más quando certo gerente da loja chegava já mandava ir pra cozinha ela era só para apagar os insêndios as outras não davam conta quando o balcão lotava, reparem nesses lugares principalmente os mais bem localizados da clientela elite.
Eu como uma pessoa branca, posso falar que isso vai evoluindo de uma forma que só percebemos quando nos é chamado a atenção. Na minha infância toda foi dessa forma. No meu caso "despertei" das minhas atitudes quando fui ensinado sobre o colonialismo e os escravizados na 4 série.
vc não é branco
@@userjkfh na verdade aqui no Brasil nem existi.
@@userjkfh é branco sim
@@anjinhas2s246 não,não é
Negro já nasce pra sofrer , pqp, difícil ser estrangeiro no seu próprio mundo. Cabeça erguida sempre e que a comunidade negra se fortaleça cada vez mais .✊🏿
É mimimi de mais kkkkk
O pobre já nasce pra sofrer.
@@thaylasousa3361 , sim. Somos pessoas fortes. Nossos antepassados venceram grandes desafios e nós venceremos os nossos. As futuras gerações de negros e negras viverão dias melhores.
@@Alvrin00 uau, Eu vi umas opiniões suas e achei intrigantes e algumas até bestas, Mas você também consegue ser bem raso(tipo esse comentário 😂), você também é contraditório interessante então você é complexo(no fim a maioria é, geralmente aqueles que têm nariz em pé não admitem).
Eu nunca excluí nenhuma criança na escola. Sempre trato todas com muito carinho.
Vou mencionar um achismo meu "esse tratamento tambem acontece de negros para negros" . Seria como uma despresonalizaçao do individuo . (Ou uma restrição das opções)
Sou cheio de achismos. resumindo, a mesma coisa que mencionei antes mudando em relação a ( dinheiro, sexo, altura, força ) "poder".
@@nahojsolracSim. Durante a escravidão o negro recinto era tratado c mais rigor q o pardo, levando-o a sentir- se superior ao recinto.
Trabalhei em uma EMEI da cidade de São Paulo, e infelizmente é uma triste realidade e quase que escancarada, eu ficava chocada e pedi transferência.
Até hoje é assim. Quem vem de fora tem mais regalias que os brasileiros.
Continua fazendo o L
Reparação histórica é o caminho para uma sociedade melhor
Sem dúvida
não
Concordo.
Reparação histórica n existe, não tem como reparar diversos negros q tiveram uma vida de merda na escravidão, como se repara tal coisa? É aceitar e fazer com q hj seja melhor
Comece dando o exemplo.
Me mande 30%0 do seu salário descendente de brancos malvadoes
Eu sentia isso quando pequena, não sou negra mas sempre fui mais moreninha, quando estudava no infantil, sentia que tinha uma preferência com uma aluna que era loira dos olhos azuis, entre todas as crianças que eram brancas, como eu, mas que tinham cabelo escuro e cacheado
Agora imagina uma criança negra na mesma posição? 😂😂😂
Isso eh VERDADE, há uns 5 anos, minha amiga trabalhava em uma creche, ela disse que a diretora colocava apelido nessas crianças, tipo Tuiiu do Brejo, entre outras, essa mesma cidadã do bem, roubava as salsichas da criança, levava suas roupas particular pra lavar na mesma máquina que era utilizada pra lavar as fraldas dos BBs, acreditem gente, essa mulher que eh viva até hoje eh da igreja e eh uma Pastora 😢, não eh mentira, pois eh duro de acreditar
O Negro nem precisa nascer pra sofrer racismo, o racismo ja começa quando a familia fica discutindo qual seria a cor da criança que ainda esta dentro da barriga. Quando eu era criança e minhas primas estavam gravidas, cansei de ouvir meus familiares falando "tomara que seja branco, de preto ja basta nóis". Um racismo recreativo, escondendo uma negaçao cruel.
Pois é...é fica mais difícil ainda qdo o próprio negro é racista
@@isabelalvesloredo6841Nossa já ouvi as mesmas coisas pois é totalmente verdade.
Concordo viu, eu sou negra e toda minha família materna e paterna também, quando criança eu era bem mais clarinha e com o nariz mais "bonitinho" do que minha prima que era mais escura e nariz mais largo e considerado "feio" e cresci com meus tios, avós (negros) dizendo coisas como a Érika(eu) é mais bonita que a fulana(minha prima), "a Érika é linda e a prima é engraçadinha", "ela é mais bonita pq tem o nariz mais delicado e nem é tão preta quanto a outra" e durante muito tempo eu me sentia "melhor" que a minha prima por isso e levou muito tempo para eu desconstruir isso.
@@erikaerikmoraes7743 Essas primas minha (negras) só ficaram com caras brancos, as crianças que nasceram negras nesses relacionamentos são rejeitados pela avó, enquanto os netos branquinhos são levados pra passear para o sitio e shopping, os escurinhos ficaram na margem da isolaçao, nao são convidados. E é o meu pai que cuida deles, meu pai faz papel de tio e avô.
@@csingteoon1770 isso é muito triste.
Eu tenho a impressão q eu sou Sempre o mais ignorado em meios sociais só por causa da minha aparência não muito agradável. Essa minha impressão é mais forte em relação as mulheres, q sempre tratam muito bem os meus amigos bonitos, mas em relação a mim e certos amigos meus(q não são bonitos) elas menosprezam a gente e não tem interesse de nenhum tipo na gente.
Outra fato tbm é q as pessoas te subestimam muito quando vc é feio. As pessoas sempre duvidam da minha inteligência e ética, grande partes dessa pessoas nem me conhecem, não tem como elas chegarem a conclusão q eu sou burro ou qualquer coisa do tipo.
Por isso msm acredito q minha aparência é um grande fator para essas coisas q acontecem comigo. e ainda tem o fato q meus amigos bonitos não passam por essas situações e muitas vezes são superestimados(tanto como pessoas e tanto intelectualmente). Já vir gente falando q pessoa x era incrível e maravilhosa, sendo q a pessoa x fazia muito Bully comigo durante o ano inteiro, sem eu fazer nada com ela[Por coincidência, a pessoa x era muito bonita]
Eh fato q pessoas consideradas feias pela maioria são ignoradas e até maltratadas. Já fizeram até alguns experimentos sociais q confirmam isso. Eu sofri na pele isso durante td a minha infância e adolescência pq sou negra, era considerada feia e não sabia me arrumar (além de n ter mts roupas etc). Depois de adulta q fui entender isso e passei a usar as melhores roupas (mais bonitas). Óbvio q mts ainda continuam me achando feia, afinal racismo, né? Mas eh inegável q o tratamento melhorou em alguns lugares.
Sinto muito por isso, mas receio que a situação não vá melhorar por si só. A sociedade faz essa distinção desde a infância até a velhice, reiterando que o aspecto físico importa muito. Ajuda não ver as coisas de forma maniqueísta (feio vs bonito) e investir no autocuidado, asseio e afins, pra aprimorar a percepção estética que os outros têm de você. Não é a saída mais agradável ou mesmo justa, afinal você não errou em nada por (muitas aspas) “ser feio”, mas certamente é a saída mais efetiva, porque não vejo esse “efeito halo” da beleza desaparecendo. Boa sorte e tudo de bom.
@@Daniel-g9f4s vc não é feio. A questão é q foi nos ensinado q os bracos são bonitos. Conhece o Renato Freitas? Recomendo q veja os podcasts q ele participou. Ele fala exatamente essas coisas.
Eu mudei meus olhos depois que evoluí na minha fase adolescente, percebi que branco ou negro são apenas pessoas comum, e que cada uma se destaca em aparência, acontece que as pessoas racistas preferem não aceitar o que acaba gerando insegurança nas pessoas negras, meu caso, eu não me achava atraente; mas tinham pessoas que olhavam pra mim e falavam que eu era muito bonito, pois eu também era vaidoso❤ depois realmente percebi que era bonito tanto por fora quanto por dentro, depois disso houve uma barreira impenetrável, ali já mais nada acabou com minha auto estima, e sim esse fator por ser negro; vc acaba levando uma vida mais solitária por conta disso .....
Olha se você entrar nos vídeos das pessoas que já tiraram a própria vida vai ver como eram lindas, lindas e jovens, então a beleza não é tudo como está priorizando, você não precisa ser bonito pra ninguém precisa ser bonito pra você, você tem que priorizar caráter, seu futuro e não beleza, as pessoas julgam as outras como se estivessem em uma vitrine pra se comer, um ser humano não é só uma aparência que os outros querem é muito mais que isso , pensar assim é muito pequeno, se garanta, e o mundo vai te respeitar é o respeito que tem prioridade.
Nunca vi isso, fui agente da educação infantil na prefeitura de Campinas e em Vinhedo e agora sou professora concursada também .
Mas não estou desqualificando o estudo e pesquisa, porém nas escolas e creches públicas talvez pelo grau de instrução das pessoas não ocorra tanto quanto nas privadas.
Provavelmente "você não viu" porque não existiam crianças negras nas creches que você trabalhou. Quanta inocência.
@@norisreginamborges4660 Oque não falta nas creches e nos colégios hoje são crianças negras cara kkkkkkk eu tbm já trabalhei em uma creche e posso dizer até que as crianças negras recebiam mais atenção que os brancos, no Brasil ainda existe rac1smo, mas ele não é mais contra negros, e sim contra brancos, e não, eu não sou branco, sou pardo.
É uma boa reflexão que traz lembranças dolorosas e ao mesmo um misto de força e resiliência pela nossa luta de reparação histórica. As pessoas acham que o colorismo também é modismo, só que não.Quanto mais retinta for a nossa pele,mais estereotipados seremos, e posso dizer até mais preconceitos sofreremos. Lembro certa vez que uma amiga um pouco menos retinta que eu disse: nós podemos alisar os cabelos, vestirmos roupas com cores neutras, sermos inteligentes acima da média que sempre irão nos julgar pela nossa cor. Por um breve momento aquela observação dela,trouxe à mim uma revolução interna e eu decidi assumir meu cabelo natural e a usar mais roupas coloridas ( amo cores), porém não usava porque minha mãe sempre dizia: "preto não usa cores extravagantes para não chamar atenção". Enfim, o racismo mudou a nossa história e transformou até nas nossas preferências que nossos ancestrais tanto preservaram com muita luta.
Graças a Deus eu dava muito carinho pra todas ❤.
Até hoje eu lembro da Rafa ter me pedido "tia, colinho" e eu falei "daqui a pouco Rafa" e acabei esquecendo. Depois saí daquela escolinha...
Até hoje eu tenho uma foto dela com a carinha triste e quando olho sinto culpa de não ter dado naquele momento. Rs
Acontece né mas queria muito ter dado mais carinho pros meus bebês...
Hoje em dia ela e esses amiguinhos ja devem estar com uns 12 anos ❤
ISSO NÃO MIMIMI, ISSO ACONTECE INVOLUNTARIAMENTE....
Coisa mais normal do mundo,lembro de muitas situações na infância
Eu nunca senti isso sempre fui próximo de todas as minhas Professoras Mulheres, Eu sempre fui elogiado pela minha boa educação e capacidade de Liderança na sala de aula.
😂😂😂😂😂
@@ALARGADORDECU Sério sempre tive relação de boa com os professores a maldade na escola vem mais das crianças do quê dos Professores, Os alunos mais racistas por incrível quê pareça eram os Própios negros peguei escola pública e nunca tive problemas com professores.
@@DouglasGomesBueno tdo bem Branco Drama.
@ALARGADORDECU Tá cego cara ? Sou totalmente Pardo meu Pai é negro.
Este é o Brasil hipócrita que vivemos mas aos poucos muitas coisas estão mudando com as reinvindicações, denúncias e lutas dos movimentos negros e das pessoas individualmente. POA-RS.
Como adultos conseguem ser cruéis assim com crianças?! A um sério problema com a formação dos adultos!
Com toda certeza
Lembro que qnd eu estava na escola, havia algumas professoras que só paparicavam certas meninas da sala...
O pior que se questionar a ela sobre isso, ela nem vai perceber, pois é um viés inconsciente de favoritismo
vão dizer que não tem culpa de terem preferências pessoais
@lucianaandrade8788 viés, todo mundo tem. Mas tem alguns que deixam isso transparecer muito, e ninguém tem coragem de avisar
@ sim não é certo deixar transparecer. Mas tem pessoas que quando tem uma preferência muito forte não ligam para o que o outro lado sente, desumanizam, é uma situaçao complicada
Acontece muito.
Eu sabia de tudo isso pq sempre fui a criança negra deixada de lado 🫠
Eu também
Finalmente falaram sobre isso, eu cresci sofrendo bullyng e as professoras simplesmente botavam a culpa em mim, pode parecer besteira, mas ja cheguei a apanhar de um menino loiro na infancia e EU fui pra diretoria??? Parece que td era imediatamente culpa minha e se a pessoa que fazia bullyng e racismo cmg falase algo, ela tinha mais palavra e era ouvida
Fora a questão de ser tratado como louco ou algum bicho quando chorava por exemplo e outra criança branca era acolhida e tinha um olhar de preocupação maior sobre ela
Gente feia sofre a mesma coisa. Sofri coisa pesadas da infância até hoje. O mundo te odeia e tá nem aí pra os outros.
Não entendo isso. Acho as pessoas negras muito mais bonitas que as brancas, principalmente quando são BEM negras de cabelo crespo. Elogio a aparência delas quando vejo. Parece que ficam desconfortáveis! Me sinto triste. Sou branca, mas a beleza de negras lindas e negros lindos que encontro é tanta que não consigo parar de olhar.
Triste
Eu tenho gosto contrário, acho pessoas brancas muito mais bonitas que negras, principalmente cabelos lisos sedosos e olhos claros.
@@Alvrin00você em grande parte das pessoas cara, seu comentário é o pleonasmo puro.
Olá. Onde posso ler sobre esta tese? Pode disponibilizar o link?
Sou branca e fui criança de creche e posso afirmar que isso é verdade. Eu com o cabelo liso ouvia até q piolho não parava no meu cabelo. Hj vejo a mesma situação com meu filho, as vezes me pergunto se as pessoas gostam dele só pelo q ele é mesmo ou se ser branquinho e loiro adiciona mais afeto aos olhos das pessoas.
Vi um vídeo que deixou chocada onde se coloca uma boneca preta e outra branca e se pergunta ora crianças de cinco anos perguntando qual era a mais bonita , qual era a mais limpinha e qual era a mau,adivinhem até as criancas pretas respondia com racismo e um menino quase chorou ao se incluir como uma pessoa preta.
É necessário investigar o histórico de vida dessas crianças pra analisar se n estão criando um viés
Isso é trivial, todo mundo sabe que é assim e nunca vai mudar, o que precisa acontecer é a própria população negra/parda se organizar e criar escolas dedicadas , comunidades, mas acho que isso também nunca vai acontecer, infelizmente...
Wakanda só nos filmes...
Verdade. Eu trabalho em uma; ontem entrei em uma sala tinha uma princesinha sozinha em uma mesa as outras não quiseram sentar perto dela, imagino eu por ser negra😢
Desculpa falar, normal não é, mas é muito comum infelizmente…
Todo preto sabe que é comum, agora quem não é preto acha que e "mimimi"
Eu fui auxiliar de sala é não vi isso acontecer. No tempo que trabalhei lá não percebi isso.
Sou negra e vi um pouco disso em creche, porém muito pouco graças a Deus 🙏🏽
Já li uma tese de mestrado que ia na mesma linha, mas era sobre a diferença de tratamento entre crianças nas escolas públicas. Um dos elogios era dizer q uma criança era mais "clara" q as outras.
Isso é cultural!Para resolver isso é principalmente pela auto-crítica somado por políticas sociais!
Não sei dizer se é apenas cultural, visto que isso acontece até msm em países super desenvolvidos sobre problemas sociais da Europa
@Alienx520 Cultural no sentido negativo!Algo estrutural!
sinceramente o ser humano n tem mais jeito, eu espero que esse mundo cheio de desgraça acabe logo
Triste a situação dessa mentalidade. Isso nos mostra o quanto o ser humano é cruel com os seus irmãos😢
É uma realidade bizarra. Na minha época da pré escola, as professoras aplicavam as piores punições pras crianças pretas. Uma vez eu lembro de ter brigado com um coleguinha e a professora ficou extremamente brava e como punição ela me deixou trancada em uma sala escura, totalmente sozinha e só foi me buscar depois que todos tinham ido embora. Foi desesperador. A punição pro meu colega, que por sinal era branco, foi branda
Cara, toda vez que vejo a capa do seu vídeo, nossa bicho é o Peter Parker todinho, só falta a roupa do homem aranha
Eu sou professor de educação infantil, em Pindamonhangaba, interior de SP (Vale do Paraíba). Aqui não fazemos essa distinção que ela está relatando.
Pessoal do interior é um dos povos mais F da P que e racista que existem nesse Brasil 😂😂😂
E os negros hoje estam do lado dessa gente , votando em candidato indicado por eles.Em São Paulo a dupla Nunes , Tarcísio já está dando o troco .
Durante à adolescência eu percebi que muitas pessoas simplesmente não gostavam de mim, eu fazia de tudo mas algumas pessoas me odiavam, hoje eu entendo que era odiada ou tratada mal por ser preto, era uma coisa tão terrível que o menino preta como eu não queria ser meu par na quadrilha ele queria dançar com a menina branca que sua vez não queria dançar com ele porque ele era preto.
Foucault foi o ultimo grande intelectual frances, pena que morreu novo!
Ora ora, bem vindos a vida de uma pessoa preta no Brasil😢
Aquilo que nos tempos modernos se define como racismo é algo inerente a espécie humana, não se trata de uma excessão,e sim da regra,um estudo serio do etnocentrismo comprova que vários povos e raças humanas se declararam superiores as demais,comecando pelos Egípcios (Que não eram Negros,e os despresavam),temos os Gregos,Judeus,Japoneses,Indios Comanches,e atuais povos Anglo Saxonicos como exemplos precisos entre outros;o Racismo pode ser praticado,combatido ou mascarado,tal como a Violência,mas jamais sera extinto.
Interessante é que são os mais Brancosm principalmente as senhoritas Morello que ficam empurrando esses "racismos" enquanto empurram o racismo benevolente, mostrando que são as mais racistas.
Triste realidade!!!!
Como a cor preta é vista como negativa e sem importância.
O sistema da capoeira é muito diferente.
Sou negro e praticante de capoeira, no contexto histórico os negros ex escravizados, não tinha direito ao trabalho e por sua vez utilizavam da capoeira para efetuar furtos.
Por este motivo era crime a vadiagem.
Quando eu edtava na quarta serie a minha amiga era loira dos olhos verdes e so ela era escolhida (pela professora)pra ser a lider da turma porem nao era ela que tirava notas boas da turma
A baby Johnson's recebeu um enorme processo por chamar crianças p a sua propaganda de vendas, porém na ficha estava descrito que deveriam ser crianças loiras de olhos azul , e não negras de cabelo crespo !!! Isto foi nos anos 80, e ela teve que pagar todas mães que só viram isto no final do contrato, e resolverem processar a empresa francesa, que pagou bem na época de 80 !!!!
Isso é um fato.
Isso acontece com ambas as cores, na creche que eu trabalhei eu posso dizer que os alunos negros inclusive recebiam mais atenção que os brancos.
Genteeee! Muito real aqui em casa a familia de minha mãe tem ascendência negra e de meu pai ascendência europeia. Tenho um irmão negro e eu tenho pele mais clara. Lembro quando estudávamos na mesma escola a professora dele nem chegava perto dele. E uma coisa que nunca esqueço antes da alfabetização eu estava falando com meu irmão e veio uma coleguinha e pediu para não falar com ele, pasmem por que ele era negro. Respondi ele não é negro é meu irmão.
Já trabalhei e confirmo
Fora os exames medicos ,percebo como nulher negra que muitos nos atendem ,com nojo..
Eu não sou negra, sou branca do cabelo cacheado armado. E sou tratada com grosseria pela maioria das médicas tbm brancas. Médicas tratam todos mal, mas acredito q com negros e um pouco pior.
Eu sou caixa de loja de ultilidades e sempre quando aparece uma mãe com crianças loirinhas vejos minha amigas de caixas babando interagindo com as crianças mais quando sao crianças pardas ou pretas e como se elas nem nota 😢 ja falei isso ela fala que sao coisa da minha cabeça .
O racismo existe nas coisas mais sutis.
Ate na escola normal, ja fui muito maltratado na infância por prof e diretora de escola
Por isso deveria ter câmeras dentro da salas de aula 😢
e um padrao de interação que segue a vida toda: ensino medio, faculdade, lojas, empregos..racismo .estrutural imagina um policial delegado juiz agindo assim?!?
Quanto vitimismo, eu tenho uma amiga que trabalha em uma creche e ela falou que as crianças são tratadas igualmente independente da cor.
O estranho é que quando temos negros " bem sucedidos", tipo um jogador de futebol, cantor de pagode, etc... eles quase nunca se relacionam com mulheres negras, a maioria das mulheres que eles arrumam são loiras. Como explicar isso? Será que os negros também são racistas? É só uma pergunta.
Muito triste todos ser humano são iguais
Sim eu sabia, as crianças de raça negra em todo mundo sao maltratadas , negligenciadas e humilhadas, e essas mesmas pessoas se declaram "cultas" infelizmente.
relação não implica em causalidade... o básico de pesquisa neh gente
??????????????????????
@Pedrojosédasilva-e6x nao entendeu? Bora sair do yt e estudar neh
@matheus.5252 não, eu escrevi oq eu escrevi. Com o tempo vc vai entender que não precisa repetir exatamente a frase do livro. É possível transcrever e não apenas copiar.
O padrão de beleza no Brasil é baseado no padrão colonizador Europeu, no Brasil tem muitos racista ,tem pardos de pele clara que são racistas ,e eles não são brancos, eles não sabem mas na Europa também sofreriam racismo só por ser brasileiros. E triste saber que a teoria de Hitler é seguida por muitos que acreditam que a melanina pode definir quem é diguino de respeito e amor. Eu sou preta e com o tempo percebi que muitas pessoas são racistas até mesmo algumas que "finge" que não são, uma colega um dia me disse a seguinte frase: "Antes de te conhecer eu achava que todos os pretos fediam." O detalhe é que ela é parda.
Caramba que pessoa babaca eu xingaria😅.
Eu não li isso kkkkkkk
Que o racismo existe, é claro, mas dizer que as creches serem racistas por causa de uma pesquisa em apenas uma unidade? Ai não da ne? As colocações posteriores do doutor estão muito certeiras, agora a primeira fala (video) esta muito vaga e baseada apenas em relatos pontuais e nao em pesquisa ampla.
Poisé, eu tenho uma amiga que trabalha em uma creche e ela falou que as crianças são tratadas igualmente independente da cor.
Resumo da opera, o Brasil tem que acabar.
É o mesmo discurso da direita, o Brasil é uma m...
Quem dera fosse um problema tão pequeno se fosse apenas em um país.
Tem que se modificar! Melhorar !
Infelizmente a direita radical está no mundo todo, não só no Brasil. No EUA, vc pode ser r@cÏsta e não há lei contra: liberdade de expressão.
isso acontece em qualquer canto do mundo
se isso é em todo lugar
pq na creche não ia ter !?!!!!!!! 🤨
Cor da pele conta muito. Infelizmente, novidade nenhuma. Quando entrei na escola em 1981 já era assim. Sempre fiquei pra escanteio, apesar de sempre ter sido um dos mais aplicados em sala de aula.
Os profissionais, eram brancos ou negros?
Excelente vídeo!
Obrigado!!!
Valeu! 😊
É cansativo tentar debater o assunto com família e amigos, quando falamos: "nós Brasileiros somos racistas e precisamos debater e corrigir isso , o debate cai para o eu não, eu nunca e por ai vai. Numa empresa que trabalhava se tinha uma palestra sobre qualquer coisa, na hora de assinar presença: nome , dpto e raça. Q po## ha é essa??? Eu escrevia rosa, azul ou qualquer outra cor; já que entendo que os seres humanos são uma única raça e segundo a ciência com mais ou menos melanina.
Infelizmente, isso é cruel , mas é instintivo, tendemos a tratar melhor e nos atrairmos ao que consideramos bonito, e o negro, em nossa cultura eurocêntrica, foi demonizado como feio e inferior, o que causa essa reação! É muito fácil condenar as pessoas por isso como simplesmente "más", mas a maioria nem faz com intenção, é um ato inconsciente!
Sim. A teoria social é a ferramenta perfeita pra tirar esse moralismo superficial da análise.
É com intenção sim.
É uma forma de racismo institucionalizada , não é pessoal.
@@ederdematos6521é pessoal sim, parem com essa porra
Crianças, e adultos.