Genial! Eu estava discutindo exatamente isso com meu esposo, que a questão não era tirar o emprego de todos e ficar sem mercado consumidor, mas era gerar o medo para as pessoas aceitarem qualquer trabalho a troco do mínimo possível. Por isso também corromper as entidades sindicais. Além de anestesiar o povo com visões de sucesso e padrões de vida inalcançáveis e desnecessários, na verdade.
Só vim aqui pra dizer mais uma vez que esse é o melhor programa de entrevistas que há em todas mídias. Os temas, os entrevistados e a condução são de outro nível!
Essa história de que nenhum país subdesenvolvido se tornou desenvolvido desde os anos 70 até hoje me pegou demais… FANTÁSTICO conteúdo, obrigada obrigada obrigada!
Esse foi o melhor não ficção na minha opinião. Átila e Vladimir, admiro demais vocês dois. Traga-o mais vezes, por favor, Átila! Foi enriquecedor demais, vou até rever esse episódio! (estudante de filosofia aqui agradece!)
Nossa, amei esse diálogo com o Safatle! Traga mais intelectuais anticapitalistas, antiracistas, africanistas, indígenas, enfim, revolucionários de toda ordem! Vamos por abaixo toda essa máquina que nos massacra! 🎉❤
Esta simbiose do trabalho com o ser humano foi descrita muito bem já no inicio do séc. XX pelo Kafka em "A Metamorfose". Quando Gregor Samsa(protagonista) acorda metamorfoseado em um inseto, ele não pensa no absurdo que era aquilo, mas sim em como ele iria trabalhar daquela forma, pois o seu empregador ficaria irritado caso ele não fosse.
Quando o Àtila fala “não tem como 2 adultos cuidarem de uma criança” e que antes do nosso modelo, existia um modelo comunitário no qual mãe, avós, tias cuidavam das crianças da família. Porém, para esse modelo comunitário funcionar, uma parcela da sociedade (mulheres) também ficavam presas em um papel pré-definido. Não tinham trabalho, mas tinham muitas atividades. E nisso, cria-se uma dependência do indivíduo ao grupo social. Que no nosso histórico sabemos como as mulheres sofreram em uma sociedade estruturada no machismo. O problema do modelo comunitário é depender de que cada indivíduo seja uma pessoa com valores humanos e que veja todos os seres como seres de direito de valores humanos. Concordo com tudo que foi falado sobre a sociedade do trabalho e a visão individualista atual e de todos prejuízos que isso traz. E isso nos mostra como que a saída será repensar em tudo e principalmente precisa partir de cada indivíduo para formar um coletivo consciente. Pois nem o de antes e nem o de agora nos serviram. Se é que existirá algum modelo que não tenha suas malezas e colapsos.
Não acho que devemos pensar e procurar um "modelo perfeito", já que seres humanos são limitados, logo suas criações também serão, o que não quer dizer que nao possamos conpreender nossa sociedade e história, com suas complexidades e contradições para encontrar algo melhor
Na ideia de entender as complexidades, por exemplo nunca havia se proporcionado tamanho excedente de produção na história humana, tanto que a escassez era um dos principais problemas de muitas sociedades anteriores ao capitalismo, contudo o capitalismo é incapaz de oferecer mecanismos para a distribuição de toda essa riqueza e sanar as necessidades humanas
Como eu queria que a sociedade brasileira assistisse e entendesse de verdade essa conversa, a utilidade dela, tudo que está imbuído é de tanto valor que não pode ser simplificado num comentário. Parabéns pelo trabalho Átila, você é um gigante do nosso país.
@@EdmontDantes-y1d não tem como se preparar, a faculdade não prepara para o mercado de trabalho, o mercado de trabalho que molda você, e ultimamente a intensidade das relações de trabalho resulta em adoecimento e relações abusivas.
Entrevista maravilhosa! Vladimir é grande inspiração , provocador fundamental do nosso tempo. Uma honra tê-lo como intelectual brasileiro e professor, um mestre! Parabéns Atila pelo programa!
Disseminar esse conteúdo é tão importante quanto beber água. Entender que a doença, seja ela depressão ou ansiedade, resultado do sentimento de inadequação à sociedade atual, construída para nos usar e descartar, pode nos enfurecer, mas também pode salvar vidas. Obrigada ❤🩹
Fantástico! Acho que foi a melhor entrevista até agora. Necessário que fosse disseminado para mais pessoas abrirem seus horizontes, pensamentos. Obrigada por mais uma ótima reflexão!
Essa semana mesmo vi umazinha aí falando que qualquer um preferia estar na europa do que no brasil na época das grandes navegações, porque supostamente a europa seria mais civilizada. Muito legal ver uma pessoa estudada explicando que essa noção de civilização e progresso não é objetiva, assim como a noção de trabalho também não é. Conteúdo incrível!
Sensacional ... sou apaixonada pelo tema - trabalho, as centralidades que ele possui na nossa vida e como nos afeta, e nos produz enquanto produzimos ele. As vezes tenho umas abstrações durante as reuniões na empresa, fico pensando - em 50 anos todo mundo que está nessa sala morreu, e o que a gente discutiu não vai fazer a menor diferença... mas aí eu lembro que tenho boleto pra pagar e volto para a realidade rsss
Adoro lavar as vasilhas, arrumar a casa e escutar esses episódios do Não Ficção, fico aí viajando, viajando e aprendendo. Muito bom para abrir a mente esses episódios.
Meu Deus, que aula! Eu fiquei muito impactada principalmente com o discurso sobre as universidades brasileiras, de que o objetivo da universidade é produzir aquilo que a sociedade não quer ouvir, mas precisa!!
É terrível como essas discussões profundas da filosofia estão se afastando cada vez mais dos círculos formais de nossa sociedade... Tudo resumiu-se a polarização e consumo...
Eu chorei. Muitíssimo obrigada Professor Vladmir Safatle! Ouvir sua aula me fez refletir o que eu me tornei. E sonhar o que eu posso fazer, melhor dizendo, o que eu devo fazer por mim e por minha comunidade. Atila, profunda gratidão por esse momento, obrigada.
A minha contribuição possível: ep excelente!!Uma aula-show!! Explicações bem fundamentadas para as minhas experiências profissionais. Átila, obrigada pelos conteúdos essenciais para disseminação de conhecimentos. Recomendo ao público que tb veja o ep com Marcelo Gleiser.
Átila, você já pensou em trabalhar com alguém que legende esses vídeos para o inglês??? Acho que os seus vídeos, em especial ESSE vídeo, deveriam alcançar o público estrangeiro. Muito bom conteúdo hoje. Fantástico.
Concordo :) sempre quero mostrar seus vídeos pra minha namorada, que tá aprendendo português, mas as legendas automáticas às vezes falham nas traduções. Eu tb poderia ajudar nas legendas. Tenho mestrado em literatura inglesa da University of British Columbia, aqui no Canadá. :)
1:32:00 Coincidentemente tem um livro exatamente com esse titulo (O Que Fazer?), foi publicado em 1902 e responde exatamente a pergunta que o Atila ta fazendo - o embasamento teorico e material dele é tao bom que ele não só preve o estagio de capitalismo que a gente alcançou hoje lá em 1900 como continua apresentando uma soluçao valida para os tempos modernos. (Tem disponibilizado de graça e em portugues como pdf facinho de achar em muitos sites por ai)
Como é excelente ouvir o Saflater, ele tem uma disposição intelectual e principalmente tenta democratizar as discussões tão importantes. So tenho a agradecer pela oportunidade de ouvi-lo
Parabéns pelo programa Átila! Vc ta subindo de patamar irmão, com certeza está contribuindo em nos manter nos trilhos de um horizonte melhor. Nesse caminho jaja vai ter muita gente te chamando de camarada aqui! Kkk
Estou gostando demais das reflexões que o Átila tem feito. Está dando pra ver o amadurecimento dele em diversas áreas e ir aprendendo junto também. Parabéns pelo trabalho
Video perfeito e lúcido sobre a loucura que vivemos. Reflexões que reforçam o que os camaradas marxistas-leninistas vêm falando na internet -- uma análise perfeita desses tempos completamente irracionais que vivemos. Tudo isso faz muito mais sentido num nível de sentimento mesmo do que as mentiras que o neoliberalismo quer nos vender (e nas quais já acreditei muito). Muito obrigada 🙏🏻🙏🏻
Nossa, que discussão maravilhosa e esclarecedora em tantos aspectos! Depois de um pós doutorado e de uma mudança de carreira é como se tudo q ele disse fosse pra mim!
Esse não ficção foi perfeito! Resumo: O modelo socio econômico que vivemos é um forma destrutiva em todos os campos materiais, sociais. Ecológico, humano, trabalho, familia. E a falta de capacidade de enxergarmos isso é porque estamos robotizados por tanta demanda e necessidades. Seja o mais pobre ao mais rico. Se cria tanta necessidade e acreditamos que precisamos que perdemos a capacidade de ver a raiz de todo problema. A base socio economica predatória.
Atila que riqueza de canal, muito obrigado por essa aula ter consciência de que o sistema que estamos inseridos é destrutivo e auto-destrutivo utiliza o condicionamento trabalho = salvação religiosa de forma tão perversa para manter o status quo é libertador pelo menos a nivel de consciência.
Adorei essa conversa, ouço frequentemente a entrevistas com o Vladimir e achei que esta foi numa linguagem muito acessível e profunda ao mesmo tempo. Obrigada, Átila, achei que as perguntas foram ótimas.
Acho que seria interessante chamar o Ailton Krenak pra falar sobre isso. Tema interessantíssimo, até agora é o episódio desse podcast que eu mais gostei.
Esse é o melhor podcast que eu assisti nos ultimos 5 anos!! Atila, o seu papel de divulgar ciencia e conciencia... Esta sendo o """trabalho""" mais importante em nivel global atualmente. Eu te considero a nata disso! Tenho 18 anos, reconheço e respeito vc como nunca respeitei ningem! Continue a mostrar pros outros oque vc faz de melhor💪
Eu não faço assim. Geralmente digo meu nome, minha origem, atividades que gosto, algumas qualidades e defeitos e que não sou gay (porque tenho cabelo comprido e pinto as unhas, daí as pessoas automaticamente pensam que um homem assim é gay e isso já me colocou em situações chatas). 😅
É ótimo ouvir , assistir o Safatle e junto com outro cientista melhor ainda !Adorei o assunto aliás fundamental para analisarmos o que vivemos e como vivemos neste mundo atual! Vou compartilhar ! Obrigada ao Átila e mais uma.vez parabéns ao professor Safatle muito necessário❤👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Professor Vladimir, muito obrigado pela sua participação, abriu várias caixinhas de diálogo na minha cabeça. Valeu Átila, seu canal é fundamental. Obrigada.
Esse exemplo que o Átila deu sobre a forma indígena aproveitar a flora local, aí o advento da monocultura e depois acabar retornando para a cultura diversificada de plantio, apareceu no livro Terra das Mulheres. Livro escrito em 1915 na qual a autora teve essa visão de como a silvicultura pode ser mais sustentável numa sociedade mais avançada e sustentável. Impressionante como humano sempre faz as piores escolhas para a manutenção da vida no planeta.
Geniais! Estudo esse assunto em relação com a arte e essa conversa foi importante pra minha própria relação doentia com o trabalho. Espero encontrar respostas nas próprias atitudes, vide a metáfora de cortar a cabeça, rs Muito obrigada, Atila, Vladimir e equipe!
Brilhante!!!! Sensacional!! Como é bom ter acesso à conteúdos de altíssima qualidade como este! Parabéns e muitíssimo obrigado professor Vladimir! Obrigada Átila!
Nossa, sem palavras. É a aceitação desse problema enorme que valida nossa posição de desamparo e ao mesmo tempo de possibilidade do novo movimento. Fantástico.
Pedi demissão de um emprego que me pagava 6K home office, mas PJ. Estou frustrado por ter estado tanto tempo sem direitos e nossa, cansado de TUDO ter que ser medido pelo trabalho. Não nego trabalhar, mas nossa. Parece que só existe vida se vc estiver doente por causa do trabalho...
Que aula, simplesmente maravilhosa. Li Alfabeto das colisões, é um livro um pouco difícil como o próprio Vladimir Safatle disse, porém é um excelente livro, recomendo.
Me frustrava muito com meu TDAH, até que parei e percebi que o problema não sou eu. Como se espera que um animal fique 8h focado em uma tela trabalhando?? O problema é esperar que nós nos enquadremos 100% nesse modelo inventado.
Átila , siga trazendo os problemas , para que coletivamente possamos criar esse futuro. Dado o tamanho da necessidade de futuro , vai levar um tempo, mas há uma revolução na comunicação , vc estar aqui é a prova disso, biólogo apresentando realidades … enfim, também temos os ruídos da nova comunicação, mas algo vai nascer , sempre nasce …em grandes ciclos , a luz e a sombra … estão aí . Obrigado pelo vídeo, me angustiou e me ajudou ouvir . E parabéns e força pelo seu filho/filha , tenho uma de 5 anos, passei e passo por todas essas questões , com o trabalho, família, renda …
Use o cupom ATILA12 para 12% de desconto: www.insiderstore.com.br/AtilaIamarino
Genial! Eu estava discutindo exatamente isso com meu esposo, que a questão não era tirar o emprego de todos e ficar sem mercado consumidor, mas era gerar o medo para as pessoas aceitarem qualquer trabalho a troco do mínimo possível. Por isso também corromper as entidades sindicais. Além de anestesiar o povo com visões de sucesso e padrões de vida inalcançáveis e desnecessários, na verdade.
Esse papo só reforça mais a necessidade de uma revolução!
Sim, o incomodo saber que temos que implodir o predio.
Só vim aqui pra dizer mais uma vez que esse é o melhor programa de entrevistas que há em todas mídias. Os temas, os entrevistados e a condução são de outro nível!
Exato!!! Concordo plenamente
Nossa, sim. Muito bom mesmo
Essa história de que nenhum país subdesenvolvido se tornou desenvolvido desde os anos 70 até hoje me pegou demais… FANTÁSTICO conteúdo, obrigada obrigada obrigada!
Gente, como eu esperei por isso. Safatle é um dos nossos melhores quadros de intelectuais públicos no Brasil hoje.
Esse foi o melhor não ficção na minha opinião. Átila e Vladimir, admiro demais vocês dois. Traga-o mais vezes, por favor, Átila! Foi enriquecedor demais, vou até rever esse episódio! (estudante de filosofia aqui agradece!)
Acho muito foda como tudo, literalmente tudo que eles discutiram nesse podcast o barba já tinha falado há 200 anos atrás.
Gênio dms
Grande karl!
"Nós temos uma sociedade onde a circulação da falta é o elemento central". Safatle é brabo demais
Dê a ordem camarada Átila!
Nossa, amei esse diálogo com o Safatle! Traga mais intelectuais anticapitalistas, antiracistas, africanistas, indígenas, enfim, revolucionários de toda ordem! Vamos por abaixo toda essa máquina que nos massacra! 🎉❤
Esta simbiose do trabalho com o ser humano foi descrita muito bem já no inicio do séc. XX pelo Kafka em "A Metamorfose". Quando Gregor Samsa(protagonista) acorda metamorfoseado em um inseto, ele não pensa no absurdo que era aquilo, mas sim em como ele iria trabalhar daquela forma, pois o seu empregador ficaria irritado caso ele não fosse.
Safatle é um monstro, baita convidado foda, Atila. Bom ver ciencias humanas sendo levadas a sério.
Que alegria abrir o youtube e ver o Safatle no canal do Átila. Sensacional
A lucidez de Safatle é de estontear. Que ideia fantástica essa reunião com Átila, duas grandes mentes!
Quando o Àtila fala “não tem como 2 adultos cuidarem de uma criança” e que antes do nosso modelo, existia um modelo comunitário no qual mãe, avós, tias cuidavam das crianças da família.
Porém, para esse modelo comunitário funcionar, uma parcela da sociedade (mulheres) também ficavam presas em um papel pré-definido.
Não tinham trabalho, mas tinham muitas atividades. E nisso, cria-se uma dependência do indivíduo ao grupo social.
Que no nosso histórico sabemos como as mulheres sofreram em uma sociedade estruturada no machismo.
O problema do modelo comunitário é depender de que cada indivíduo seja uma pessoa com valores humanos e que veja todos os seres como seres de direito de valores humanos.
Concordo com tudo que foi falado sobre a sociedade do trabalho e a visão individualista atual e de todos prejuízos que isso traz.
E isso nos mostra como que a saída será repensar em tudo e principalmente precisa partir de cada indivíduo para formar um coletivo consciente.
Pois nem o de antes e nem o de agora nos serviram. Se é que existirá algum modelo que não tenha suas malezas e colapsos.
Perfeito, Gabrielle.😉
Foi a primeira coisa q veio na cabeça.
Muito bom! Rede de apoio baseada na mão de obra gratuita e não opcional de outras mulheres continua sendo exploração
Não acho que devemos pensar e procurar um "modelo perfeito", já que seres humanos são limitados, logo suas criações também serão, o que não quer dizer que nao possamos conpreender nossa sociedade e história, com suas complexidades e contradições para encontrar algo melhor
Na ideia de entender as complexidades, por exemplo nunca havia se proporcionado tamanho excedente de produção na história humana, tanto que a escassez era um dos principais problemas de muitas sociedades anteriores ao capitalismo, contudo o capitalismo é incapaz de oferecer mecanismos para a distribuição de toda essa riqueza e sanar as necessidades humanas
Como eu queria que a sociedade brasileira assistisse e entendesse de verdade essa conversa, a utilidade dela, tudo que está imbuído é de tanto valor que não pode ser simplificado num comentário. Parabéns pelo trabalho Átila, você é um gigante do nosso país.
Todos os meus problemas psicológicos, emocionais, começaram após o início no mercado de trabalho.
Eita. Como lidar?
Faltou-lhe preparo antecipado.
@@EdmontDantes-y1d não tem como se preparar, a faculdade não prepara para o mercado de trabalho, o mercado de trabalho que molda você, e ultimamente a intensidade das relações de trabalho resulta em adoecimento e relações abusivas.
Muito bom. Ver o Átila entrar de cabeça nas humanidades é algo muito legal de acompanhar. Essa conversa foi muito boa. Parabéns! 👏👏👏
Convida o Ricardo Antunes, da Unicamp, pra continuar esse tema do trabalho.
O Privilégio da Servidão é dos melhores livros que li ultimamente. Seria ótimo uma conversa com o prof. Ricardo Antunes!
Entrevista maravilhosa! Vladimir é grande inspiração , provocador fundamental do nosso tempo. Uma honra tê-lo como intelectual brasileiro e professor, um mestre! Parabéns Atila pelo programa!
Uau! Não imaginava ver o Safatle aqui. Átila sempre surpreendendo!
Disseminar esse conteúdo é tão importante quanto beber água.
Entender que a doença, seja ela depressão ou ansiedade, resultado do sentimento de inadequação à sociedade atual, construída para nos usar e descartar, pode nos enfurecer, mas também pode salvar vidas.
Obrigada ❤🩹
Você está se sentindo assim ultimamente?
Nossa o Atila não sabe fazer um programa ruim não? Uma pedrada atraz da outra.
Muitas vezes eu receio em assistir a esses vídeos pq vou saber mais coisas sobre o desenvolvimento da nossa sociedade e vou ficar com mais raiva.
me identifico mto :/
Hora de organizar o ódio!
@@sequela1234 defender a alegria e organizar a raiva ✊🏻
@@sequela1234 defender a alegria e organizar a raiva ✊🏻
@@regesflechadirecionar o ódio é nossa força
Fantástico! Acho que foi a melhor entrevista até agora. Necessário que fosse disseminado para mais pessoas abrirem seus horizontes, pensamentos. Obrigada por mais uma ótima reflexão!
Aqueles vídeos que a gente precisa ouvir mais de uma vez pra absorver melhor todo o conteúdo. Aulas.
Cara, tem que reassistir, pensar, discutir. É muita quebra de paradigma. Mexe com a nossa maneira de enxergar a vida
Essa semana mesmo vi umazinha aí falando que qualquer um preferia estar na europa do que no brasil na época das grandes navegações, porque supostamente a europa seria mais civilizada. Muito legal ver uma pessoa estudada explicando que essa noção de civilização e progresso não é objetiva, assim como a noção de trabalho também não é. Conteúdo incrível!
Sensacional ... sou apaixonada pelo tema - trabalho, as centralidades que ele possui na nossa vida e como nos afeta, e nos produz enquanto produzimos ele. As vezes tenho umas abstrações durante as reuniões na empresa, fico pensando - em 50 anos todo mundo que está nessa sala morreu, e o que a gente discutiu não vai fazer a menor diferença... mas aí eu lembro que tenho boleto pra pagar e volto para a realidade rsss
Nós
"Se você trabalha, você é explorado." (prof.Alisson Mascaro)
Adoro lavar as vasilhas, arrumar a casa e escutar esses episódios do Não Ficção, fico aí viajando, viajando e aprendendo. Muito bom para abrir a mente esses episódios.
Meu Deus, que aula! Eu fiquei muito impactada principalmente com o discurso sobre as universidades brasileiras, de que o objetivo da universidade é produzir aquilo que a sociedade não quer ouvir, mas precisa!!
É terrível como essas discussões profundas da filosofia estão se afastando cada vez mais dos círculos formais de nossa sociedade... Tudo resumiu-se a polarização e consumo...
Eu chorei. Muitíssimo obrigada Professor Vladmir Safatle! Ouvir sua aula me fez refletir o que eu me tornei. E sonhar o que eu posso fazer, melhor dizendo, o que eu devo fazer por mim e por minha comunidade. Atila, profunda gratidão por esse momento, obrigada.
A minha contribuição possível: ep excelente!!Uma aula-show!! Explicações bem fundamentadas para as minhas experiências profissionais. Átila, obrigada pelos conteúdos essenciais para disseminação de conhecimentos. Recomendo ao público que tb veja o ep com Marcelo Gleiser.
Que combo inusitado! Átila e Safatle! Ótimo ter o Safatle num canal gigante como este que ele precisa ser escutado por mais pessoas
Átila, você já pensou em trabalhar com alguém que legende esses vídeos para o inglês??? Acho que os seus vídeos, em especial ESSE vídeo, deveriam alcançar o público estrangeiro. Muito bom conteúdo hoje. Fantástico.
Ótima ideia❤
Onde estão as IAs quando mais precisamos delas?
Faria de graça!
Concordo :) sempre quero mostrar seus vídeos pra minha namorada, que tá aprendendo português, mas as legendas automáticas às vezes falham nas traduções. Eu tb poderia ajudar nas legendas. Tenho mestrado em literatura inglesa da University of British Columbia, aqui no Canadá. :)
Também acho. Produtores de conteúdo brasileiros deveriam começar a pensar mais no público mundial, e não só no nacional
1:32:00 Coincidentemente tem um livro exatamente com esse titulo (O Que Fazer?), foi publicado em 1902 e responde exatamente a pergunta que o Atila ta fazendo - o embasamento teorico e material dele é tao bom que ele não só preve o estagio de capitalismo que a gente alcançou hoje lá em 1900 como continua apresentando uma soluçao valida para os tempos modernos.
(Tem disponibilizado de graça e em portugues como pdf facinho de achar em muitos sites por ai)
Esse e o tipo de conversa que te atormenta mas, ao mesmo tempo tras um pouco de alivio no sentido de entender que nao sou o unico que pensa assim
Safatle é realmente um bálsamo de reflexoes desestabilizadoras. Necessário.
Sou estudante da USP e vejo esses podcasts para saber em quais com quais prof me matricular
Como é excelente ouvir o Saflater, ele tem uma disposição intelectual e principalmente tenta democratizar as discussões tão importantes. So tenho a agradecer pela oportunidade de ouvi-lo
"Tem respostas que a gente só vai conseguir encontrar se você permitir a pergunta ressoar por mais tempo." 👏🏻
Adorei essa tbm !
O vídeo da década! Extremamente relevante, importante, urgente.
Que discussão maravilhosa, conversa lúcida, estou sem palavras.
Parabéns pelo programa Átila! Vc ta subindo de patamar irmão, com certeza está contribuindo em nos manter nos trilhos de um horizonte melhor. Nesse caminho jaja vai ter muita gente te chamando de camarada aqui! Kkk
Safatle é magnífico! Safatle e Átila juntos, excelente!
Estou gostando demais das reflexões que o Átila tem feito. Está dando pra ver o amadurecimento dele em diversas áreas e ir aprendendo junto também. Parabéns pelo trabalho
Video perfeito e lúcido sobre a loucura que vivemos. Reflexões que reforçam o que os camaradas marxistas-leninistas vêm falando na internet -- uma análise perfeita desses tempos completamente irracionais que vivemos. Tudo isso faz muito mais sentido num nível de sentimento mesmo do que as mentiras que o neoliberalismo quer nos vender (e nas quais já acreditei muito). Muito obrigada 🙏🏻🙏🏻
Dê a ordem, camarada Átila
Nossa, que discussão maravilhosa e esclarecedora em tantos aspectos! Depois de um pós doutorado e de uma mudança de carreira é como se tudo q ele disse fosse pra mim!
Esse não ficção foi perfeito! Resumo: O modelo socio econômico que vivemos é um forma destrutiva em todos os campos materiais, sociais. Ecológico, humano, trabalho, familia. E a falta de capacidade de enxergarmos isso é porque estamos robotizados por tanta demanda e necessidades. Seja o mais pobre ao mais rico. Se cria tanta necessidade e acreditamos que precisamos que perdemos a capacidade de ver a raiz de todo problema. A base socio economica predatória.
Papo desruptivo! Muito bacana escutar o prof Vladimir.
Atila que riqueza de canal, muito obrigado por essa aula ter consciência de que o sistema que estamos inseridos é destrutivo e auto-destrutivo utiliza o condicionamento trabalho = salvação religiosa de forma tão perversa para manter o status quo é libertador pelo menos a nivel de consciência.
Ótimo, bate papo. Gosto de ouvir enquanto estou trabalhando. Torcendo para o movimento VAT (Vida Além do Trabalho) ter sucesso!
Adorei essa conversa, ouço frequentemente a entrevistas com o Vladimir e achei que esta foi numa linguagem muito acessível e profunda ao mesmo tempo. Obrigada, Átila, achei que as perguntas foram ótimas.
20:07 "Temos uma sociedade onde a circulação da falta é o elemento central"
Acho que seria interessante chamar o Ailton Krenak pra falar sobre isso. Tema interessantíssimo, até agora é o episódio desse podcast que eu mais gostei.
Convida o professor João Carvalho. Vai ser um papo que dialoga e amplia muito esse debate aí.
Esse é o melhor podcast que eu assisti nos ultimos 5 anos!!
Atila, o seu papel de divulgar ciencia e conciencia... Esta sendo o """trabalho""" mais importante em nivel global atualmente.
Eu te considero a nata disso! Tenho 18 anos, reconheço e respeito vc como nunca respeitei ningem! Continue a mostrar pros outros oque vc faz de melhor💪
1:31:50 .. rapaz, atila eu captei a vossa menagem com essa pergunta. Otima levantada de bola camarada atila kkkk ⭐
"O que fazer?" Se ao menos houvesse um livro exatamente com esse nome... 😂
Precisamos de um visionário pra escrever um livro assim
hmmm talvez na bibliografia de um tal de Vladimir que não é o entrevistado, talvez indo um pouco lá atrás, início do século XX....
Lenin tem um texto justamente com esse título/questão
Woooshhh
Esses Vladimires kkkkkkkkkkkkkk
Átila é um ótimo entrevistador e os convidados sempre são de altíssimo nível
Trabalhadores, uni-vos
Somos definidos por nosso trabalho. Quando falamos de nós, nos apresentamos, dizemos primeiramente o nome, logo depois a profissão. É até triste.
Eu não faço assim. Geralmente digo meu nome, minha origem, atividades que gosto, algumas qualidades e defeitos e que não sou gay (porque tenho cabelo comprido e pinto as unhas, daí as pessoas automaticamente pensam que um homem assim é gay e isso já me colocou em situações chatas). 😅
É ótimo ouvir , assistir o Safatle e junto com outro cientista melhor ainda !Adorei o assunto aliás fundamental para analisarmos o que vivemos e como vivemos neste mundo atual! Vou compartilhar ! Obrigada ao Átila e mais uma.vez parabéns ao professor Safatle muito necessário❤👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Um dos melhores episodios desse programa. Sensacional!
Professor Vladimir, muito obrigado pela sua participação, abriu várias caixinhas de diálogo na minha cabeça. Valeu Átila, seu canal é fundamental. Obrigada.
Esse exemplo que o Átila deu sobre a forma indígena aproveitar a flora local, aí o advento da monocultura e depois acabar retornando para a cultura diversificada de plantio, apareceu no livro Terra das Mulheres. Livro escrito em 1915 na qual a autora teve essa visão de como a silvicultura pode ser mais sustentável numa sociedade mais avançada e sustentável. Impressionante como humano sempre faz as piores escolhas para a manutenção da vida no planeta.
Que pedrada esse vídeo viu
1:28:15 Momento em que Safatle dá nome ao fenômeno que ele vem descrevendo durante todo o vídeo.
Fiz as marmitas da semana ouvindo ao podcast. Obrigada pela boa companhia.
Geniais! Estudo esse assunto em relação com a arte e essa conversa foi importante pra minha própria relação doentia com o trabalho. Espero encontrar respostas nas próprias atitudes, vide a metáfora de cortar a cabeça, rs Muito obrigada, Atila, Vladimir e equipe!
Brilhante!!!! Sensacional!! Como é bom ter acesso à conteúdos de altíssima qualidade como este! Parabéns e muitíssimo obrigado professor Vladimir! Obrigada Átila!
Entrevista excepcional, pessoas excepcionais.
Nossa, sem palavras. É a aceitação desse problema enorme que valida nossa posição de desamparo e ao mesmo tempo de possibilidade do novo movimento. Fantástico.
Sensacional essa virada que seu conteúdo vem tomando, Átila!
Adorei a entrevista com o Safatle! Obrigada, Átila e Vladimir! Bom ouvir sobre temas que tocam as angústias do dia a dia.
Excelente conversa!
Parabéns, Átila. Por conseguir trazer o Vladimir.
Que bom ouvir a verdade...pelo menos um alívio de que não somos loucos ...muita gratidão
Entrevista interessantíssima! Me trouxe muitas reflexões.
Professor Safatle é um luxo , o povo quer luxo , o povo quer professor Safatle.
Reassistindo, que conversa fundamental!
Pedi demissão de um emprego que me pagava 6K home office, mas PJ. Estou frustrado por ter estado tanto tempo sem direitos e nossa, cansado de TUDO ter que ser medido pelo trabalho. Não nego trabalhar, mas nossa. Parece que só existe vida se vc estiver doente por causa do trabalho...
Que aula, simplesmente maravilhosa. Li Alfabeto das colisões, é um livro um pouco difícil como o próprio Vladimir Safatle disse, porém é um excelente livro, recomendo.
Esse programa Não Ficção é um bem público. Fonte de muita informação interessante. Continue assim. Obrigado por isso.
Fake self made mam, a nova moda!
Boa parte dos que falam: Trabalhe, trabalhe trabalhe... Não trabalham, colocam os outros para trabalhar.
Tem os filhos estudando em escolas de elite, enquanto pedem para privatizar e militarizar as escolas públicas..
Sempre um "faça o que eu digo.."
Que entrevista essencial e excelente! Vladimir Safatle é genial. Obrigada pelo vídeo
Excelente entrevista!! Demorei vários dias pra finalizar, mas não podia perder nenhum pedaço.
Muito obrigada por esse episódio! Aqui estão minhas maiores angústias. Agora precisamos começar a pensar em como mudar nosso mundo ❤
Cada frase, um tapa na cara. Que loucura esse mundo que vivemos.
Que conversa maravilhosa!!!
Me frustrava muito com meu TDAH, até que parei e percebi que o problema não sou eu. Como se espera que um animal fique 8h focado em uma tela trabalhando?? O problema é esperar que nós nos enquadremos 100% nesse modelo inventado.
Simplesmente incrível!!! Muito legal ter trazido o Safatle para o Não Ficção!! Como me fez refletir sobre esses temas... foi excelente!!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Vem Atila, vai ter bolo!
Primeiro podcast que vi necessidade de fazer anotações! Chuva de ideias boas
tem que ser apreciado com calma, é muita coisa pra pensar. CONTINUE
Super-aula, super-reflexão!
Átila , siga trazendo os problemas , para que coletivamente possamos criar esse futuro. Dado o tamanho da necessidade de futuro , vai levar um tempo, mas há uma revolução na comunicação , vc estar aqui é a prova disso, biólogo apresentando realidades … enfim, também temos os ruídos da nova comunicação, mas algo vai nascer , sempre nasce …em grandes ciclos , a luz e a sombra … estão aí . Obrigado pelo vídeo, me angustiou e me ajudou ouvir .
E parabéns e força pelo seu filho/filha , tenho uma de 5 anos, passei e passo por todas essas questões , com o trabalho, família, renda …