Quando conheci a avenida Angelina, foi uma emoção enorme. Eu procurava, com o olhar, , por entre os predios elegantes, onde seria a casa da Dona Lola. A rua em que morava a tia rica, Emília, hoje eh uma rua decadente da Cracolandia, com pouquíssimas casas elegantes, todas cortiços. Não me lembro agora o nome da rua. Eh interessantíssimo como a autora descreve as ruas, avenidas, lugares, de São Paulo , de oitenta anos atrás. Como São Paulo era bem mais limpa, elegante.
Esse é o livro mais triste que eu já li,ao mesmo tempo maravilhoso e lindamente escrito. Até me animei a assistir a novela depois de mais de dez anos sem assistir novelas. Finalmente uma novela que preste na globo.
A única coisa que Agitava na é a rivalidade do Carlos e Alfredo e ainda por causa da Inês, mas ela não é o maior motivo da briga. Eles são muitos diferentes nas suas personalidades.
Gente, "Eramos Seis" tem continuação, sabiam? O livro, obviamente também da Maria José Dupré é o "DONA LOLA". Estou relendo ele agora e é tão maravilhoso quanto o "Éramos seis" e narra a vida de Dona Lola mais perto do fim da vida. Tão lindo e tão triste quanto... Recomendo muito, pra quem é fã do livro e da novela
Eu tenho 12 anos, e acabo de terminar a leitura do livro, há 5 minutos, de madrugada, mesmo tendo aula amanhã cedo; não consegui largar o livro. O livro é realmente muito triste e emocionante, mas também faz sentimo-nos gratos por acompanhar as conquistas de D. Lola; e nos encanta pela bela escrita de Maria José Dupré. Também li em pouco tempo; no meu caso foram 4 noites, conciliando com os estudos, e hoje foram 128 páginas em 7 horas de leitura, em local movimentado, mesmo com problemas de concentração, de tanto aconchego e proximidade que a autora nos dá. Melhor e mais emocionante leitura de minha vida, até o momento. Abraços, Isa!
Foi um dos primeiros livros que me emocionaram demais.Fiquei apaixonada demais pelo livro,que fazia parte da saudosa Coleção Vagalume. A Isa bem que podia falar da Coleção Vagalume, né? Ela introduziu muita gente no mundo dos livros.
Acabei de ler novamente este livro de Dupré. Confesso que ao terminar passou um filme em minha cabeça, nostalgias, lembranças e sentimentos tão guardados de minha família. Éramos 08 e como lembre de tds com muito carinho e principalmente de mina amada mãe que lutou tanto para sermos pessoas do bem. Obrigado amada mãe por tudo. Que Deus a tenha no infinito. Realmente SP não se respeito o seu passado, é uma pena.
Para que não sabe existe uma continuação de Éramos Seis e o livro D.Lola.Conta o que aconteceu com Alfredo.Izabel,Julinho.Creio que só tem em sebos.Mais é interessante
Quando era criança, lia Éramos Seis sonhava em ser como o Alfredo; corajoso forte e aventureiro. A minha parte preferida desse livro é a carta q ele manda pra dona Lola contando algumas de suas aventuras no navio. Adoro esse livro, com certeza foi um dos responsáveis pela minha paixão pela leitura.
A versão do SBT é única! Eramos Seis de 1994, teve audiência, história e muito amor. O diretor Nilton Travesso, maravilhoso, soube fazer linda trama, sem perder fôlego de uma novela apresentada no horário nobre.
Foi um dos primeiros livros da minha vida. Fale sobre a continuação de Éramos Seis. Dona Lola. Pouco se fala sobre esse livro. A escritora escreveu Dona Lola porque as pessoas lhe perguntavam o que teria acontecido com a protagonista. Bem interessante.
Motivado por seu vídeo, comprei o livro e li em 3 dias. É excelente e emocionante, do começo ao fim. A passagem que descreve o velório da mãe de D. Lola é angustiante, parece que a gente está lá junto. O livro é recheado de detalhes tocantes, como por exemplo quando a família recebe o pacote anual de doces vindos do interior (um doce para cada membro da família) e conforme o pacote vai diminuindo, a protagonista vai se dando conta de que está ficando sozinha. Achei bem diferente dos outros livros da coleção vagalume, difinitivamente não é um livro infanto-juvenil. Muito obrigado pela resenha, que serviu de indicação.
❤❤Eu assisti a novela do SBT, na época tinha 20 anos, isso foi em 1994. Minha mãe gravava no video cassete Kkkklk porque eu estudava e adorava. Assitia com a minha avó do coração "Cotinha", que assíria no horário habitual (final da tarde) e a noite quando eu voltava da faculdade assitiamos juntas...... Era a hora da nossa novelinha!!! Dona Lola e sua família eram a nossa paixão ! ❤❤
Ah...lembrei de uma coisa, quando a Dona Genú aparecia a Minha avó falava: "Lá vem a maldita língua podre !!" Kkkkkkkkkkkkkkl Ela dizia que era parecida com a vizinhas da nossa rua. Que saudade. Você me fez relembrar tudo isso.
Assistir esse vídeo me deu uma saudade dos meus passeios pelo centro histórico de São Paulo! Moro numa cidadezinha na serra do mar mas ao menos uma vez por mês me dirigia a São Paulo, de terno e gravata, descia na Sé, ia pelos sebos e livrarias, descia pela rua direita, depois ia em Higienópolis ver a avenida Angélica e almoçar no shopping, se eu soubesse que aqueles eram os dias mais felizes de minha vida e que jamais iriam se repetir teria aproveitado mais!
Eu assisti a novela do SBT quando criança e amava aquela abertura com a música do Chico Buarque! 😍 Agora estou vendo a versão da Globo e, apesar de admirar muito a competência dos atores envolvidos, principalmente a Glória Pires, não consigo sentir nessa novela a mesma emoção, o mesmo calor, que me passava a do SBT. A dona Lola da Irene Ravache me tocou muito! Sempre quis ler o livro também e, depois da sua resenha, quero ainda mais! Primorosa! Obrigada, Isa! 😘
Até por saber que eu não teria nem um terço da emoção e encantamento que a versão do SBT me passava, resolvi nem ver essa versão global ... me contento com o remake de 94 e bem feliz rsrs !!
@@cristianesizinocohen1466 pois é. Eu ainda insisti, minina, e assisti alguns capítulos dessa nova versão... por respeitar o esforço dos atores e tal. Mas confesso que fui parando de ver. Não me cativou como a versão do SBT, de jeito nenhum!
@@samygontijo ah sim, sem dúvida todos ali da produção, atores etc. merecem nosso respeito ... mas pra mim tem coisas que não adiantam, essa é uma delas. Na minha modesta opinião, a Globo deveria se arriscar mais, tantos livros que jamais foram transformados em novela (e mesmo, da série Vagalume teriam uns ótimos pra isso).
Vale frisar também que Éramos Seis já foi novela de Rádio também, minha avó dizia que acompanhava todo dia na época de ouro do rádio brasileiro: anos 1940/1950.
Éramos Seis marcou a minha infância vi a Telenovela em 1994 no SBT e li o livro quando tinha 16 anos ! Isa que encanto ! Voltei no tempo com a Valsinha do Chico Buarque !
Independente da nossa preferência em relação às adaptações televisivas, não podemos discordar da grande influência literária desse romance de Maria José Dupré. Isa, obrigado pela resenha que valoriza a doçura da obra!!!
Sou apaixonada por esta estória, li o livro três vezes e é a terceira vez que assisto a novela. A primeira versão na antiga tv tupi, como protagonista o casal Nicette Bruno , Gianfrancesco Guarnieri e os filhos Carlos Augusto Strazzer, Carlos Alberto Riccelli, Maria Isabel de Lisandra e Ewerton de Castro. Sem contar com o elenc o maravilhoso que muitos hoje só permanecem na lembrança.
Li quando era adolescente, na coleção Vagalume, há mais de 30 anos. Lembro-me claramente da ultima frase de Dona Lola. Mais ou menos assim: "Grossas gotas de chuva caem no chão e no telhado, cor de cinza, solidão". Muito triste.
Aaah aquela folhinha de atividades sobre o livro me fez voltar à escola. Não foi naquela época que li Éramos Seis, mas sim recentemente, porém lembrar da história já é nostálgico pra mim, assim como foi pra Lola contá-la. E no final, que livro triste!
Graças a minha mãe eu adquiri o amor pela leitura, tem alguns anos que eu vejo ele guardado e sempre tive vontade de ler, mas acabava escolhendo outros livros e acho q vou ler essa semana, porque eu realmente to empolgada pra ver e dependendo de como vou ler eu posso me empolgar. Obrigada por falar com tanto cativo desse livro, me empolgou um pouco mais.
Isa , amo o seu trabalho! Sou apaixonada por literatura desde criança . A Maria José Dupret escreveu outros livros tbm memoráveis, como a Ilha Perdida e a coleção do cachorrinho samba... todos marcaram minha infância!
Eu ainda não li o livro,mas espero ler em breve. Eu amei a novela do SBT assistia junto com os meus irmãos. Lembro que nós não perdíamos um único capítulo e choramos quando acabou 😂 tem lembranças da minha infância nessa história. Ver a Isa falar do livro e dos personagens é simplesmente emocionante.
Me vejo na sua fala, assisti a versão do SBT quando criança e passou a fazer parte das lembranças que guardo da minha infância. Me emociono sempre que lembro, está guardada em um lugar especial no meu baú.
Eu tenho esse livro da coleção Vagalume! Li quando criança. Aliás, a coleção Vagalume tem um espaço especial no meu coração. São livros de várias gerações na minha família.
Eu estou revendo ERAMOS SEIS. a nolela do SBT e me senti arrebatado pela história de época de uma familia no começo do seculo XX . Realmente a história é comovente e cheia de surpresas deliciosas e situações familiares que atende a atenção de todas as pessoas mais sensíveis. Uma história absolutamente humana.
Eu tive contato com essa obra aos 13 anos de idade através da novela do SBT com Irene Ravachi no papel de Dona Lola. Lembro bem que me emocionei no último capítulo.
Ah, Isa! Que delícia de resenha.. Você conseguiu transmitir a melancolia do livro. É uma história triste e sofrida, mas muito delicada. Aquelas do tipo "chorei muito".
Que edição fofinha essa que você está segurando. Lembro de na infância, estar junto com meus pais na frente da TV pra ver a versão do SBT. Vou atrás do material original!
Eu já comentei noutro vídeo teu que esse livro foi, que eu me lembre, o único que me fez chorar. Eu estava no oitavo ano do fundamental na época e foi uma leitura inesquecível. Ao fechar o livro eu refleti muito sobre a solidão e a brevidade da vida. Recomendadíssimo!
É a quinta versão, Isa! Bem , eu li Éramos Seis em 1992, e não foi por causa da escola. Eu vi na livraria, me interessei e comprei, e justamente essa edição da Série Vagalume. Tenho até hoje. Semana passada fui procurar e só então reparei no tamanho da letra. Eu nem usava óculos aos 14 anos ( tem a data que comprei o livro - janeiro /92, nas férias. Ler era uma de minhas diversões 😁) e li esse livro mais de uma vez !😃😃😃
Baixei na internet de graça, comecei ler ontem e terminei hoje, chorei muito quando acabou 😭😭😭😭 tamanha a sensibilidade de quem escrever o livro, tão vivo que não parece uma história é sim uma autobiografia, amei, amei quero ler outros livros da autora, por que já virei fã
Já dando like e em conseguir ler de madrugada é para poucos pq eu na segunda página eu durmo kkk Isa estou terminando de ler o livro olhai os lírios do campo de Érico Veríssimo muito bom merecia uma resenha bjs
Livro lindo, com a história do cotidiano duro, difícil de uma família de gente como a gente. Mas extremamente melancólico. Li a edição Vaga-lume(que ainda tenho por sinal!) com uns 13,14 anos e lembro de ter achado um final muito triste, triste, quase chorei até!....E VAMOS QUE VAMOS COM AS NOSSAS LEITURAS!
Abafa o caso, mas lembro da 1ª versão. Não toda, pois eu era crianã :) Mas a dona Lola foi vivida por Nicete Bruno, Alfredo era Carlos Alberto Ricelli, Julio era o Gianfranceso Guarnieri. Ja li esse livro faz tempo. Mas to com essa edição aqui , pois quero reler. Estória linda, apesar de triste.
Uma sugestão,Isabella: Já que você está lendo autoras clássicas,sugiro que você conheça o romance O cais das Merendas,de Lídia Jorge.ou mesmo Teolinda Gersão. Duas importantes autoras portuguesas.
Com essas leituras na madrugada, como fica o sono da beleza? Adoro ler, mas nem o livro mais intrigante consegue me manter de olhos abertos. Também conheci esse livro através da coleção Vagalume. Beijo, Isa 😘😘
Eu li na da Coleção da Série Vaga Lume. Porém, tenho a edição de 1943, que já era a terceira edição, no ano de lançamento. É uma edição da Companhia Editora Nacional, com um lindo prefácio de Monteiro Lobato. Antigo, com páginas amarelas. Um dos meus preferidos. Guardo esse livro como uma relíquia. E a novela na versão de 1994 do SBT é a mais linda de todas. Obrigado por aguçar as memórias da minha infância com essa linda resenha. Curto muito o seu canal, seu gosto e sua sensibilidade literária. Abraço.
Estou lendo agora, na versão da coleção Vagalume. Estou gostando muito do livro e amei sua resenha 🤩. Suas palavras traduziram exatamente o que eu estou pensando sobre o livro.
Como paulistana concordo totalmente com vc Isa: infelizmente não temos apego a nossa história. Tudo sucumbiu ao dinheiro eventualmente =/ Ps: realmente, dona Lola é uma personagem tão querida justamente pois nos identificamos. Todo mundo conhece uma dona Lola rs
Tenho um carinho enorme por esse livro, me recordo do dia que o li, terminei chorando (ele é muito emocionante), e logo após o término da leitura recebo a ligação que minha tia iria receber o transplante de rim tão esperado. Me marcou muito. Beijos! 😊💕💕
Eu amo esse livro. Sempre via ele nas coisas da minha mãe, anos depois decidi ler. É essa edição velhinha, tá todo riscado porque eu criança risquei na capa. O livro tem história além da história escrita nele.
Isa, eu te amo, mulher!! Infelizmente perdi o hábito da leitura por causa da época de vestibular (achei que poderia me atrapalhar nos estudos e tirar o foco), mas graças a Deus o teu canal me ajudou demais a voltar a ler! Obrigada por me incentivar a ler Kafka, Tolstói e outros clássicos! Vc é sensacional! ❤️
Amo este livro! Um dos meus favoritos desde a minha adolescência. E falando de telenovelas ... Alguém por aqui lembra da clássica versão dos anos 70 em que Nicette Bruno interpretava Lola? Eu sou desse tempo!!!☺️
li recentemente e entrou fácil na minha lista de livros favoritos da vida. é muito fácil se identificar e traçar paralelos com sua própria família. na minha opinião, é uma história irmã de Cem anos de Solidão. me surpreendi. fantástica. poderia ser a história de qualquer família latino-americana.
ganhei o livro do meu pai, essa edição antiga da coleção vagalume. já assisti alguns capítulos da novela e quero muito começar a leitura do livro. excelente vídeo ❤
Um dos primeiros livros que li, na edição clássica, que conservo até hoje . Uma leitura que prende, num texto simples de fácil compreensão. Mas acho o final muito triste, com Dona Lola esquecida num asilo. Acho surpreendente como esse livro fascina as pessoas. Não à toa, já é a quarta ou quinta versão para novela de TV
Oi, eu li esse livro quando eu tinha uns 12- 13 anos, é um livro ótimo, mas é extremamente triste, lembro que chorei muito e vendo teu vídeo me deu vontade de ler novamente. Abraços
A identificação da Família de Lola com a de todos : faz do livro, algo muito especial, esse livro foi o que me ensinou o prazer de ler. Ótima escolha de resenha.
Acabei de ler esse livro faz duas semanas. Fiquei muito emocionado, o livro dialogou muito comigo me fez refletir sobre muitas questões sociais, política, a questão da mulher, machismo, questão relacionada a família, a questão do envelhecimento e solidão e etc. Lendo o livro voltei ao tempo da minha infância/adolescência. Eu gostei muito de dona Genu.
Isabela, é que vc assistiu a 3a versão. Essa versão "calma" da novela volta à 1a e 2a versão. Eu assisti a 2a com a Nicete Bruno como Lola e a Glória trouxe aquela Lola. Tô gostando tb. Pensei que ia ser como tudo o que a Globo regrava, trazendo pro tempo atual. Mas parece que essa ela vai manter a temporalidade dos costumes. Espero, até pra não destruir o charme e a veracidade de um tempo antigo. Conhecer a história do passado, nos faz entender o presente e melhorar o futuro.
Essa moça fala tudo com tanta paixão, que me contagia.
tbm achei ... parece até que ela está interpretando uma peça! kkk
E é linda e educada.
Quando conheci a avenida Angelina, foi uma emoção enorme. Eu procurava, com o olhar, , por entre os predios elegantes, onde seria a casa da Dona Lola. A rua em que morava a tia rica, Emília, hoje eh uma rua decadente da Cracolandia, com pouquíssimas casas elegantes, todas cortiços. Não me lembro agora o nome da rua. Eh interessantíssimo como a autora descreve as ruas, avenidas, lugares, de São Paulo , de oitenta anos atrás. Como São Paulo era bem mais limpa, elegante.
Esse é o livro mais triste que eu já li,ao mesmo tempo maravilhoso e lindamente escrito. Até me animei a assistir a novela depois de mais de dez anos sem assistir novelas. Finalmente uma novela que preste na globo.
Melhor foi a produção do SBT
Chorei litros aos doze anos de idade.
A única coisa que Agitava na é a rivalidade do Carlos e Alfredo e ainda por causa da Inês, mas ela não é o maior motivo da briga. Eles são muitos diferentes nas suas personalidades.
" Quando éramos todos, éramos um só."
Gente, "Eramos Seis" tem continuação, sabiam?
O livro, obviamente também da Maria José Dupré é o "DONA LOLA". Estou relendo ele agora e é tão maravilhoso quanto o "Éramos seis" e narra a vida de Dona Lola mais perto do fim da vida. Tão lindo e tão triste quanto...
Recomendo muito, pra quem é fã do livro e da novela
" Grossas gotas de chuva caem do céu sobre a terra, sobre as folhas das árvores e sobre os telhados. Cor de cinza. Solidão. "
Esse final, só de ler me arrepia e faz chorar. É o livro da minha vida, li 15 vezes e já sei essa frase de cor. Muito triste!
UM CLÁSSICO.
Amo esse livro
Confesso, comecei a chorar.
Amo demais
Eu tenho 12 anos, e acabo de terminar a leitura do livro, há 5 minutos, de madrugada, mesmo tendo aula amanhã cedo; não consegui largar o livro.
O livro é realmente muito triste e emocionante, mas também faz sentimo-nos gratos por acompanhar as conquistas de D. Lola; e nos encanta pela bela escrita de Maria José Dupré.
Também li em pouco tempo; no meu caso foram 4 noites, conciliando com os estudos, e hoje foram 128 páginas em 7 horas de leitura, em local movimentado, mesmo com problemas de concentração, de tanto aconchego e proximidade que a autora nos dá.
Melhor e mais emocionante leitura de minha vida, até o momento.
Abraços, Isa!
Parabéns
Foi um dos primeiros livros que me emocionaram demais.Fiquei apaixonada demais pelo livro,que fazia parte da saudosa Coleção Vagalume. A Isa bem que podia falar da Coleção Vagalume, né? Ela introduziu muita gente no mundo dos livros.
Ela já fez um vídeo sobre a coleção
@@gabrielguilioti3080 obrigada, vou procurar !
@@yarasilva7378 Foi no primeiro ano do canal. Espero que goste :)
ua-cam.com/video/lZAncHrYfw0/v-deo.html
Beijo
Ler Antes de Morrer vou ver
Comecei por HQ’s da turma da mônica e livros da ed. vagalume! Amava a coleção
Acabei de ler novamente este livro de Dupré. Confesso que ao terminar passou um filme em minha cabeça, nostalgias, lembranças e sentimentos tão guardados de minha família. Éramos 08 e como lembre de tds com muito carinho e principalmente de mina amada mãe que lutou tanto para sermos pessoas do bem. Obrigado amada mãe por tudo. Que Deus a tenha no infinito. Realmente SP não se respeito o seu passado, é uma pena.
Memória paulistana: A força da grana que ergue e destrói coisas belas.
Para que não sabe existe uma continuação de Éramos Seis e o livro D.Lola.Conta o que aconteceu com Alfredo.Izabel,Julinho.Creio que só tem em sebos.Mais é interessante
Quando era criança, lia Éramos Seis sonhava em ser como o Alfredo; corajoso forte e aventureiro. A minha parte preferida desse livro é a carta q ele manda pra dona Lola contando algumas de suas aventuras no navio. Adoro esse livro, com certeza foi um dos responsáveis pela minha paixão pela leitura.
A versão do SBT é única! Eramos Seis de 1994, teve audiência, história e muito amor. O diretor Nilton Travesso, maravilhoso, soube fazer linda trama, sem perder fôlego de uma novela apresentada no horário nobre.
Foi um dos primeiros livros da minha vida. Fale sobre a continuação de Éramos Seis. Dona Lola. Pouco se fala sobre esse livro. A escritora escreveu Dona Lola porque as pessoas lhe perguntavam o que teria acontecido com a protagonista. Bem interessante.
Motivado por seu vídeo, comprei o livro e li em 3 dias. É excelente e emocionante, do começo ao fim. A passagem que descreve o velório da mãe de D. Lola é angustiante, parece que a gente está lá junto. O livro é recheado de detalhes tocantes, como por exemplo quando a família recebe o pacote anual de doces vindos do interior (um doce para cada membro da família) e conforme o pacote vai diminuindo, a protagonista vai se dando conta de que está ficando sozinha. Achei bem diferente dos outros livros da coleção vagalume, difinitivamente não é um livro infanto-juvenil. Muito obrigado pela resenha, que serviu de indicação.
❤❤Eu assisti a novela do SBT, na época tinha 20 anos, isso foi em 1994.
Minha mãe gravava no video cassete Kkkklk porque eu estudava e adorava.
Assitia com a minha avó do coração "Cotinha", que assíria no horário habitual (final da tarde) e a noite quando eu voltava da faculdade assitiamos juntas......
Era a hora da nossa novelinha!!!
Dona Lola e sua família eram a nossa paixão ! ❤❤
Ah...lembrei de uma coisa, quando a Dona Genú aparecia a Minha avó falava: "Lá vem a maldita língua podre !!" Kkkkkkkkkkkkkkl
Ela dizia que era parecida com a vizinhas da nossa rua.
Que saudade.
Você me fez relembrar tudo isso.
A história dessa família e linda e triste ao mesmo tempo, chorei muito lendo ele nossa que final triste 😭💔
Quanta sensibilidade pra falar de uma obra literária. É por isso que é minha booktuber preferida.
Chorava tanto durante a leitura. Dona Lola é um amor! 🥰
Assistir esse vídeo me deu uma saudade dos meus passeios pelo centro histórico de São Paulo! Moro numa cidadezinha na serra do mar mas ao menos uma vez por mês me dirigia a São Paulo, de terno e gravata, descia na Sé, ia pelos sebos e livrarias, descia pela rua direita, depois ia em Higienópolis ver a avenida Angélica e almoçar no shopping, se eu soubesse que aqueles eram os dias mais felizes de minha vida e que jamais iriam se repetir teria aproveitado mais!
Eu assisti a novela do SBT quando criança e amava aquela abertura com a música do Chico Buarque! 😍 Agora estou vendo a versão da Globo e, apesar de admirar muito a competência dos atores envolvidos, principalmente a Glória Pires, não consigo sentir nessa novela a mesma emoção, o mesmo calor, que me passava a do SBT. A dona Lola da Irene Ravache me tocou muito! Sempre quis ler o livro também e, depois da sua resenha, quero ainda mais! Primorosa! Obrigada, Isa! 😘
Até por saber que eu não teria nem um terço da emoção e encantamento que a versão do SBT me passava, resolvi nem ver essa versão global ... me contento com o remake de 94 e bem feliz rsrs !!
@@cristianesizinocohen1466 pois é. Eu ainda insisti, minina, e assisti alguns capítulos dessa nova versão... por respeitar o esforço dos atores e tal. Mas confesso que fui parando de ver. Não me cativou como a versão do SBT, de jeito nenhum!
@@samygontijo ah sim, sem dúvida todos ali da produção, atores etc. merecem nosso respeito ... mas pra mim tem coisas que não adiantam, essa é uma delas. Na minha modesta opinião, a Globo deveria se arriscar mais, tantos livros que jamais foram transformados em novela (e mesmo, da série Vagalume teriam uns ótimos pra isso).
Vale frisar também que Éramos Seis já foi novela de Rádio também, minha avó dizia que acompanhava todo dia na época de ouro do rádio brasileiro: anos 1940/1950.
Éramos Seis marcou a minha infância vi a Telenovela em 1994 no SBT e li o livro quando tinha 16 anos ! Isa que encanto ! Voltei no tempo com a Valsinha do Chico Buarque !
Independente da nossa preferência em relação às adaptações televisivas, não podemos discordar da grande influência literária desse romance de Maria José Dupré. Isa, obrigado pela resenha que valoriza a doçura da obra!!!
Maria José Dupré fez parte da Academia Paulista de Letras e já ganhou um Jabuti, tomara seja sua vez Isabella !
Sou apaixonada por esta estória, li o livro três vezes e é a terceira vez que assisto a novela. A primeira versão na antiga tv tupi, como protagonista o casal Nicette Bruno , Gianfrancesco Guarnieri e os filhos Carlos Augusto Strazzer, Carlos Alberto Riccelli, Maria Isabel de Lisandra e Ewerton de Castro. Sem contar com o elenc o maravilhoso que muitos hoje só permanecem na lembrança.
Li quando era adolescente, na coleção Vagalume, há mais de 30 anos. Lembro-me claramente da ultima frase de Dona Lola. Mais ou menos assim: "Grossas gotas de chuva caem no chão e no telhado, cor de cinza, solidão". Muito triste.
Verdade eu li muitos livros da série Vagalume
Aaah aquela folhinha de atividades sobre o livro me fez voltar à escola. Não foi naquela época que li Éramos Seis, mas sim recentemente, porém lembrar da história já é nostálgico pra mim, assim como foi pra Lola contá-la. E no final, que livro triste!
Trilha sonora incrível, Valsinha do maravilhoso Chico Buarque! Parabéns!!
Foi tema de abertura da versão do SBT
Essa valsa da abertura de 1994 é a melhor, não sei porq a Globo não colocou nesse remake que não chega nem aos pés da que passou no SBT.
Sou de Itape. Amei a forma como você pronunciou Itapetininga. ❤️
Estava ansiosa para assistir essa resenha. Depois da nova versão da novela, deu vontade de ler Éramos Seis.
Finalmente, a resenha que estávamos todos esperando ✨
Pelo menos por mim, a mais esperada!!!
Tai, talvez você possa gostar de algumas ideias do livro Seja Foda! que comentei aqui: ua-cam.com/video/z1iB-42Ds5I/v-deo.html Espero que goste :D
Graças a minha mãe eu adquiri o amor pela leitura, tem alguns anos que eu vejo ele guardado e sempre tive vontade de ler, mas acabava escolhendo outros livros e acho q vou ler essa semana, porque eu realmente to empolgada pra ver e dependendo de como vou ler eu posso me empolgar. Obrigada por falar com tanto cativo desse livro, me empolgou um pouco mais.
No SBT foi muito linda a novela, emocionante
Isa , amo o seu trabalho! Sou apaixonada por literatura desde criança . A Maria José Dupret escreveu outros livros tbm memoráveis, como a Ilha Perdida e a coleção do cachorrinho samba... todos marcaram minha infância!
Também adorei a Ilha Perdida e li todos da Cachorrinho Samba. Lia em algumas horas e ficava sedento por mais.
Eu ainda não li o livro,mas espero ler em breve. Eu amei a novela do SBT assistia junto com os meus irmãos. Lembro que nós não perdíamos um único capítulo e choramos quando acabou 😂 tem lembranças da minha infância nessa história. Ver a Isa falar do livro e dos personagens é simplesmente emocionante.
Me vejo na sua fala, assisti a versão do SBT quando criança e passou a fazer parte das lembranças que guardo da minha infância. Me emociono sempre que lembro, está guardada em um lugar especial no meu baú.
Eu tenho esse livro da coleção Vagalume! Li quando criança. Aliás, a coleção Vagalume tem um espaço especial no meu coração. São livros de várias gerações na minha família.
A vida está me dando muitos sinais de que eu preciso ler esse livro 😍
Kkkkk então corra,menina!
Eu estou revendo ERAMOS SEIS. a nolela do SBT e me senti arrebatado pela história de época de uma familia no começo do seculo XX .
Realmente a história é comovente e cheia de surpresas deliciosas e situações familiares que atende a atenção de todas as pessoas mais sensíveis. Uma história absolutamente humana.
Juro que eu tava pesquisando sobre esse livro ontem na hora da novela! Adivinhou meus pensamentos.
Li quando adolescente. Assistir à resenha foi mergulhar no passado. A música de abertura me emocionou, trouxe boas lembranças. Livro lindo.
AMEI a sua forma de falar!!!Você me contagiou e inspirou com sua doçura e delicadeza!!!🌹🌿🍂🍃🍁🌻
Que livro tocante! Deu-me vontade de ser pai, confesso. Não gostaria de morrer sem sentir esse amor.
Que emocao me faz lembrar minhacepoca de escola em que eu lia esses livros.
Amo esse livro
Parabenssss pelo video
Eu tive contato com essa obra aos 13 anos de idade através da novela do SBT com Irene Ravachi no papel de Dona Lola. Lembro bem que me emocionei no último capítulo.
Ah, Isa! Que delícia de resenha.. Você conseguiu transmitir a melancolia do livro. É uma história triste e sofrida, mas muito delicada. Aquelas do tipo "chorei muito".
Que edição fofinha essa que você está segurando. Lembro de na infância, estar junto com meus pais na frente da TV pra ver a versão do SBT. Vou atrás do material original!
Queria te escutar todos os dias para me motivar!!! Vc é sensacional e desperta sentimentos bons!!! Vc e a Tati Feltrin, amo
Minha avó amava a versão da antiga TV Tupi com o Gianfrancesco Guarnieri!!!
Eu já comentei noutro vídeo teu que esse livro foi, que eu me lembre, o único que me fez chorar. Eu estava no oitavo ano do fundamental na época e foi uma leitura inesquecível. Ao fechar o livro eu refleti muito sobre a solidão e a brevidade da vida. Recomendadíssimo!
Essa versão de Valsinha do Chico Buarque no violino no início do vídeo😍
É a quinta versão, Isa! Bem , eu li Éramos Seis em 1992, e não foi por causa da escola. Eu vi na livraria, me interessei e comprei, e justamente essa edição da Série Vagalume. Tenho até hoje. Semana passada fui procurar e só então reparei no tamanho da letra. Eu nem usava óculos aos 14 anos ( tem a data que comprei o livro - janeiro /92, nas férias. Ler era uma de minhas diversões 😁) e li esse livro mais de uma vez !😃😃😃
Bela resenha, Isa! Tomara que a Globo adapte também Olhos d'água, da Conceição Evaristo. Ficaria maravilhoso!
É um livro com personagens negros, não vão adaptar
Faz video sobre a casa das 7 mulheres (e suas semelhanças com e o vento levou)
É tão lindo! E tão triste... eu era bem jovem e chorei demais.
Baixei na internet de graça, comecei ler ontem e terminei hoje, chorei muito quando acabou 😭😭😭😭 tamanha a sensibilidade de quem escrever o livro, tão vivo que não parece uma história é sim uma autobiografia, amei, amei quero ler outros livros da autora, por que já virei fã
Odeio assistir suas resenhas! Toda vez fico com vontade de comprar um livro novo, desse jeito eu vou falir 😂😂💕💕💕💕💕
Já dando like e em conseguir ler de madrugada é para poucos pq eu na segunda página eu durmo kkk Isa estou terminando de ler o livro olhai os lírios do campo de Érico Veríssimo muito bom merecia uma resenha bjs
Li no início do ano Olhai os lírios do campo e me apaixonei, gostei muito desse livro.
Também durmo fácil, é só começar a ler que o sono vem, aff...
Livro lindo, com a história do cotidiano duro, difícil de uma família de gente como a gente. Mas extremamente melancólico. Li a edição Vaga-lume(que ainda tenho por sinal!) com uns 13,14 anos e lembro de ter achado um final muito triste, triste, quase chorei até!....E VAMOS QUE VAMOS COM AS NOSSAS LEITURAS!
Perfeito ❤
Abafa o caso, mas lembro da 1ª versão. Não toda, pois eu era crianã :) Mas a dona Lola foi vivida por Nicete Bruno, Alfredo era Carlos Alberto Ricelli, Julio era o Gianfranceso Guarnieri. Ja li esse livro faz tempo. Mas to com essa edição aqui , pois quero reler. Estória linda, apesar de triste.
Bem bacana, obrigado a recomendação ! Nunca tinha ouvido falar. Mas irei atrás dessa obra.
Seu entusiasmo me fez querer reler o livro, que li na época da escola, nossa 🤣, 1980. Brigaduuuu
Este livro é maravilhoso sim e da mesma autora tente ler "Gina". Muito bom também. Bjosss 😘💕
Essa moça é Isa , a Bela que se encanta e nos encanta !!!
Uma sugestão,Isabella: Já que você está lendo autoras clássicas,sugiro que você conheça o romance O cais das Merendas,de Lídia Jorge.ou mesmo Teolinda Gersão. Duas importantes autoras portuguesas.
tiago bernadac Teolinda conheço, muito boa, gostei muito dos contos!
Com essas leituras na madrugada, como fica o sono da beleza? Adoro ler, mas nem o livro mais intrigante consegue me manter de olhos abertos. Também conheci esse livro através da coleção Vagalume. Beijo, Isa 😘😘
Gosto da versao de novela de1977 com Nicete Bruno e Gian Francesco Guarnieri. Existe no you tube abertura e alguns episódios
A novela da globo está linda. Acho que será formidável. Li essa versão mesmo! 😍😍😍
Quando eu tinha 12 anos eu li este primeiro amei depois vi as novelas e no UA-cam olhei a de 1977 amo este livro.
Eu li na da Coleção da Série Vaga Lume. Porém, tenho a edição de 1943, que já era a terceira edição, no ano de lançamento. É uma edição da Companhia Editora Nacional, com um lindo prefácio de Monteiro Lobato. Antigo, com páginas amarelas. Um dos meus preferidos. Guardo esse livro como uma relíquia. E a novela na versão de 1994 do SBT é a mais linda de todas. Obrigado por aguçar as memórias da minha infância com essa linda resenha. Curto muito o seu canal, seu gosto e sua sensibilidade literária. Abraço.
Eu *AMEIIII* abertura do canal ao som da abertura da novela!!!! ♥️
Livros situados no Brasil são tão interessantes, faltam livros assim.
Amei a música de introdução.. Valsinha - Chico Buarque
Estou lendo agora, na versão da coleção Vagalume. Estou gostando muito do livro e amei sua resenha 🤩. Suas palavras traduziram exatamente o que eu estou pensando sobre o livro.
Éramos Quatro é o sétimo álbum dos Raimundos, Desculpe Isabelle, coisa de fã.
Como paulistana concordo totalmente com vc Isa: infelizmente não temos apego a nossa história. Tudo sucumbiu ao dinheiro eventualmente =/
Ps: realmente, dona Lola é uma personagem tão querida justamente pois nos identificamos. Todo mundo conhece uma dona Lola rs
Tenho um carinho enorme por esse livro, me recordo do dia que o li, terminei chorando (ele é muito emocionante), e logo após o término da leitura recebo a ligação que minha tia iria receber o transplante de rim tão esperado. Me marcou muito. Beijos! 😊💕💕
Eu amo esse livro. Sempre via ele nas coisas da minha mãe, anos depois decidi ler. É essa edição velhinha, tá todo riscado porque eu criança risquei na capa. O livro tem história além da história escrita nele.
Isa, eu te amo, mulher!! Infelizmente perdi o hábito da leitura por causa da época de vestibular (achei que poderia me atrapalhar nos estudos e tirar o foco), mas graças a Deus o teu canal me ajudou demais a voltar a ler! Obrigada por me incentivar a ler Kafka, Tolstói e outros clássicos! Vc é sensacional! ❤️
O livro é lindo! Chorei em muitas partes, uma narrativa muito simples, mas encantadora!
A melhor interpretação da Dona Lola foi a da Irene Ravache. Não há um antagonista, um vilão, todos parecem lutar contra seus temores.
Amo este livro! Um dos meus favoritos desde a minha adolescência.
E falando de telenovelas ... Alguém por aqui lembra da clássica versão dos anos 70 em que Nicette Bruno interpretava Lola? Eu sou desse tempo!!!☺️
li recentemente e entrou fácil na minha lista de livros favoritos da vida.
é muito fácil se identificar e traçar paralelos com sua própria família.
na minha opinião, é uma história irmã de Cem anos de Solidão. me surpreendi. fantástica.
poderia ser a história de qualquer família latino-americana.
Chorei muito no término deste livro. Vc falou tudo amo seus comentários... parabéns
Li esse livro aos 12 anos. Me tocou demais. Foi o primeiro livro que me levou as lágrimas
ganhei o livro do meu pai, essa edição antiga da coleção vagalume.
já assisti alguns capítulos da novela e quero muito começar a leitura do livro.
excelente vídeo ❤
Um dos primeiros livros que li, na edição clássica, que conservo até hoje . Uma leitura que prende, num texto simples de fácil compreensão. Mas acho o final muito triste, com Dona Lola esquecida num asilo. Acho surpreendente como esse livro fascina as pessoas. Não à toa, já é a quarta ou quinta versão para novela de TV
Li esse livro durante a copa de 2002, eu era criança. Deu vontade de ler de novo
Boa noite.😊
Eu amo a música de introdução e finalização no vídeo.
Oi, eu li esse livro quando eu tinha uns 12- 13 anos, é um livro ótimo, mas é extremamente triste, lembro que chorei muito e vendo teu vídeo me deu vontade de ler novamente. Abraços
A identificação da Família de Lola com a de todos : faz do livro, algo muito especial, esse livro foi o que me ensinou o prazer de ler. Ótima escolha de resenha.
Eu me emocionei só de escutar a música no início do vídeo 🥹
Amo ler. Queria muito Éramos Seis. Da autora Maria José Dupre. E As Margens de um grande Rio sentei é chorei .do autor Paulo Coelho
Acabei de ler esse livro faz duas semanas. Fiquei muito emocionado, o livro dialogou muito comigo me fez refletir sobre muitas questões sociais, política, a questão da mulher, machismo, questão relacionada a família, a questão do envelhecimento e solidão e etc. Lendo o livro voltei ao tempo da minha infância/adolescência.
Eu gostei muito de dona Genu.
Isabela, é que vc assistiu a 3a versão. Essa versão "calma" da novela volta à 1a e 2a versão. Eu assisti a 2a com a Nicete Bruno como Lola e a Glória trouxe aquela Lola. Tô gostando tb. Pensei que ia ser como tudo o que a Globo regrava, trazendo pro tempo atual. Mas parece que essa ela vai manter a temporalidade dos costumes. Espero, até pra não destruir o charme e a veracidade de um tempo antigo. Conhecer a história do passado, nos faz entender o presente e melhorar o futuro.
Linda! Isa, você me inspira! ótima resenha, sempre 🌸
Amooo esse livro, uma poesia da vida real ♥️ perdi as contas de quantas vezes eu li ♥️
Obrigada Isa! Não sabia que já havia uma nova edição.