Quando eu gravei esse vídeo, mais de um ano atrás, confesso que me faltavam referências, era pouco politizada, eu já me identificava com a esquerda porém sem propriedade pra me aprofundar no assunto escolhi falar sobre esse livro pautando as relações humanas entre os personagens, quase nem tocando no aspecto político da coisa (onde o pouco que fiz obviamente fiz mal). Até que demorou pra aparecer o “informadão” pra me chamar de “garota” colocando Lula e Dilma (?) no balaio. Se fosse hoje eu teria gravado esse vídeo de forma diferente, mais politizada. Informação e estudo é tudo na vida, pesquisem sempre, continuamente!
Graças a Deus não envolveu política nessa história... ninguém merece pegar uma história tão linda dessas e politizar tudo...🙄🙄🙄🙄 Já é cansativo todo mundo que faz resenha de livros antigos, ter que explicar que a história se passa em outra época... Apesar de se passar no Brasil dos anos 10 aos anos 40, a história tem muito a ver com a vida do dia a dia... mesmo que as épocas sejam tão distantes, é real até os dias de hoje...
Sao os individuos e suas escolhas. Izabel escolheu abandonar a mae. Nem pra visitar no asilo. Nem pra levar ela pra morar num quartinho proximo a casa dela. Nao me conformo.
Finalmente encontrei uma pessoa que ama dona lola da forma que eu amo!!!! Foi um dos primeiros livros que li, me inspirou hoje a ser escritora, eu tinha uns 14 anos e peguei na biblioteca do colégio, as páginas eram amarelinhas, era aquela versão da série vaga lume... depois comprei mais uma edição, por fim tenho três edições. É um livro tipicamente triste, porém real, uma realidade ambientada na brilhante década de 20, conhecemos hábitos e costumes, saboreamos os banquetes (raros) feitos por dona Lola, degustamos os doces também. Sempre quando estou ouvindo, vendo ou vivendo uma situação melancólica, lembro da formatura de Isabel, dona Lola fala para Carlos que teve vontade de chorar, a música era triste. Mas Carlos é tão verdadeiro quando afirma que não era a musica que entristecia, era tristeza que tinha dentro dela... (pausa para chorar mais uma vez) E realmente dona Lola sabia disso, era a falta de Julio, eram as lembranças dos dias em que Isabel foi para escola com sapatos furados... quando julinho pergunta se havia acabado a manteiga e come em seguida o pão com lágrimas, como você diz, muito forte! Você me fez chorar durante o video! Quando como café com pão eu lembro dela, sentada no chão reflexiva. Daqui a algumas semanas volta mais uma vez em novela, mas quem não leu, faça um favor para si mesmo, pegue um bonde, salte na avenida Angelica, comprimente dona Genu, Durvalina te fará um cafezinho daqueles, e você, você senta ao pé do relógio e escuta dona Lola.
@@centralparklino O CARLOS MORRE DE ÚLCERA NO ESTÔMAGO, NO LIVRO. NA ÉPOCA NÃO TINHA CURA NEM TRATAMENTO. É MUITO TRISTE, POIS ELE ERA O BOM FILHO, COMPANHEIRO DA MÃE. DONA LOLA.
Acabei de ler. E que livro emocionante. Que livro tocante. Me segurei muitas vezes para não chorar, mas teve algumas horas que não deu. Muito lindo. Vc se vê na história e bate um saudosismo desde já. Vi muito minha mãe, mas atitudes de Lola. Era isso que me emocionava, parecia minha mãe ali. Amem suas famílias, o único amor mais puro e real que importa.
Nossa! O seu relato sobre o livro eh tao forte e emocionante qto a narrativa da propria Lola. Chorei cada vez q vc engasgava nas palavras na tentativa de abafar o choro, principalmente qdo falava de filhos. Eu tb li esse livro qdo eu tinha 13 anos, so q hoje eu nao sou assim tao jovem qto vc e ate isso tb me fez refletir alguns pontos, nesse caso, da minha propria vida.
Eu tenho e li esse livro! Chorei muito, principalmente na parte que o filho dela morreu e ela recordou de quando o pai cantava para ele dormiu! Um clássico muito amado e emocionante!❤
@@elizabethsantiago8930 O CARLOS MORRE DE ÚLCERA NO ESTÔMAGO, NO LIVRO. NA ÉPOCA NÃO TINHA CURA NEM TRATAMENTO. É MUITO TRISTE, POIS ELE ERA O BOM FILHO, COMPANHEIRO DA MÃE. DONA LOLA.
Olá! Li a obra ÉRAMOS SEIS aos onze anos de idade. Reli tantas vezes, pois a vivência de Dona Lola tocou-me de forma inexplicável. Lembro-me que organizava dramatizações na casa de meus avós, junto com meus irmãos e amigos. Quando era criança, não compreendia as atitudes do Alfredo. Uma década depois, passei a admirá-lo pelo espírito livre e revolucionário. Sou professora de Literatura, e essa obra de Maria José Dupré é inspiração na minha vida profissional, pois despertou meu interesse pela leitura. Abraços!
Muito obrigado por essa “descrição” que você fez sobre esse livro, eu n o li mas com esse vídeo me fez tirar 9 na prova de verificação de leitura. Muito obrigado!
Há controvérsias quanto ao que você disse sobre filho melhor. Os pais podem não confessar, mas sempre há uma preferência por algum filho. Nessa trama, a dona Lola mostra que sempre teve um carinho especial por Carlos. Concordo com você com todo o restante. Também me emocionou muito esse livro.
Parabéns pelo vídeo Andréa, ficou maravilhoso. Eu nunca li esse livro e confesso que quando vi o tempo do vídeo, achei que não ia assistir tudo, mas não consegui parar de te ouvir. Amei a forma como você falou, a emoção, a sensibilidade. Parabéns novamente! 👏👏
Lembro de ter gostado muito da novela do SBT. Uma vez eu quase peguei esse livro emprestado no projeto Leia Brasil (quem lembra?) Vi na prateleira do caminhão mas acabei escolhendo outro, justamente por ja ter assistido a novela. Você me deixou com muita vontade de ler agora, adorei a resenha.
Muito obrigado pela resenha desse livro, suas palavras e sua visão sobre a história são fantásticas! Li a primeira vez esse livro no ensino médio, em 2014 e desde então é um dos meus preferidos.
Nossa linda !!! Como sua sensibilidade e grande Sou vó Sinto tudo isso agora na velhice Mas vc e muito novinha pra fazer essa linda reflexão Fiquei tocada com seu poder de reflexão Parabéns linda !! Vc e uma grande poetiza !! Beijos
Li esse livro pela primeira vez esse mês. Que coincidência! Adorei sua resenha, foi a melhor que achei no youtube desse livro. Também achei de uma sensibilidade narrativa incrível. Me emocionei como poucas vezes com um livro. Lembrei da minha mãe que já morreu me contando histórias de uma São Paulo do meio do séc. XX, com bonde, com parentes se escondendo de guerra civil no porão. Sua emoção na resenha foi bonita de ver. Leitura é isso, afeto, ser afetado pro bem ou pro mal
Paula Albuquerque obrigada por esse comentário!! Tão bom encontrar quem se identifica como a gente em uma leitura assim, densa e sensível ao mesmo tempo! ❤️
Nossa parabéns pela descrição fiel da novela de 1994 com Irene ravache(lola) eu tinha 11 anos via e vivia nesse linda história as dificuldade e o amor incondicional de uma mãe de família pela sua família era uma novela que te trazia toda a nostalgias de uma família como eu tenho e vivi varias dificuldades UMA PENA QUE NESSA RELEITURA QUE A TV GLOBO ESTA APRESENTANDO NEM DE LONGE TRÁS TODO ESSE SENTIMENTOS DE DÉCADAS QUE A NOVA GERAÇÃO NEM CONSEGUEM IMAGINAR O QUÃO AS COISAS ERA DIFÍCEIS ESSA NOVELA DA GLOBO NAO TRÁS ESSA EMOÇÃO QUE TANTO NOS SOA SALDOSAMENTE
Nossa! Adorei sua resenha! Eu senti o mesmo que você ao ler este livro tão verdadeiro e comovente. Você descreveu perfeitamente toda a emoção que esta história ao mesmo tempo sin gela e profunda provoca no leitor. Parabéns pela sensibilidade, sem dúvida você deve ser alguém que ama os livros e a literatura.
Parabéns Andréa eu nunca li esse livro mas já sabia do contexto dramático que ele tem. Por ser muito saudosista imagino que vou gostar bastante. Assim como você sou muito emotivo sobretudo quando trata-se de filhos. As vezes me pego chorando ao ouvir ou lembrar de algo. Seu trabalho é fantástico.
Encontrei o seu canal hoje, pois finalizei a leitura desse livro na sexta-feira passada. Eu tinha uma vaga lembrança dessa história, por causa da novela no SBT, quando fiquei sabendo que a Globo irei apresentar de novo, o interesse de ler o livro cresceu, por ironia do da vida a instituição onde trabalho recebeu uma doação de livros, e entre outros livros veio a edição do Vagalume, bem velhinha, peguei li e amei. Esse livro dialogou muito comigo, me fez pensar muito sobre algumas questões da vida.
Comecei a assistir mas ouvi a palavra spoiler e sai correndo haha, ele está na minha meta de leitura desse mês justamente por acompanhar você e ver tu falando bem em relação a leitura, então quando eu ler eu volto aqui ♥
Eu não li o livro, mas com a sua resenha me fez rememorar a novela que assisti quando criança no SBT. Obrigado pelo vídeo, pela dica. Lerei o livro Éramos Seis.
Tenho esse livro. Li 15 vezes. Kkkkkkkk É o livro mais lindo que já li na vida. Mas, não consegui ver a novela. Ansioso pra ver a adaptação que a Globo fará agora esse ano com Glória Pires no papel da Dona Lola.
Ah esse livro... Que obra mais linda e comovente! Parece que ao lembrar da narrativa nos vem alguns sentimentos de D.Lola. Esse livro parece tirar coisas de nos que passamos no dia a dia, que não temos a sensibilidade de reparar que vão fazer sentido daqui alguns anos. RECOMENDO!
Gente, "Eramos Seis" tem continuação, sabiam? O livro, obviamente também da Maria José Dupré é o "DONA LOLA". Estou relendo ele agora e é tão maravilhoso quanto o "Éramos seis" e narra a vida de Dona Lola mais perto do fim da vida. Tão lindo e tão triste quanto... Recomendo muito, pra quem é fã do livro e da novela
Andréa Bistafa eu levei meses procurando pra comprar em todos os sites possíveis pela Internet. Procurei em Sebos também. Só fui achar POR ACASO, após já ter desistido, em um único exemplar perdido, na Biblioteca Municipal da minha cidade, em uma edição velhíssima ( quase se desfazendo). Mas, te digo: muito bom e muito mais triste que "Éramos seis". A vida não foi generosa com Dona Lola em sua velhice. Se achar e for ler, vá com uma caixa de lenços do lado.
Li o livro na adolescência, como a maioria aqui nos comentários, lembro bem que deixa uma sensação de tristeza e solidão. Estou assistindo a novela na Globo, foram feitas adaptações, o que é natural, estou gostando muito. Tentei ler novamente o livro, mas tenho encontrado com preço extremamente alto, talvez por estar na novela, ainda não comprei, quero ver se acho em algum sebo com preço melhor. Adorei seu vídeo e a emoção que vc demonstrou. Tb sou emotiva e sofro com a novela. Adorei você.
Oi, Andréa! Terminei a leitura dessa obra tão emocionante e corri para te ouvir. Teu vídeo resultou excelente! Que tristeza foi ler quando Dona Lola aceita vender a casa para "emprestar" o dinheiro para o Julinho, o desespero da protagonista pedindo a uma santa que seu filho Carlos voltasse à vida e a sua solidão - última palavra do romance, inclusive.
Eu tenho 12 anos, e acabo de terminar a leitura do livro, de madrugada, mesmo tendo aula de manhã cedo; não consegui largar o livro. O livro é realmente muito triste e emocionante, mas também faz sentimo-nos gratos por acompanhar as conquistas de D. Lola; e nos encanta pela bela escrita de Maria José Dupré. Também li em pouco tempo; no meu caso foram 4 noites, conciliando com os estudos, e hoje foram 128 páginas em 7 horas de leitura, em local movimentado, mesmo com problemas de concentração, de tanto aconchego e proximidade que a autora nos dá. Melhor e mais emocionante leitura de minha vida, até o momento. Abraços, Andréa!
Procurando as diferenças entre as novelas e o livro, encontrei vc, tbm li esse livro no começo dos anos 70 na escola, devia ter uns 12 ou 13 anos, e foi um livro que me marcou muito, principalmente as quantidades dos doces, onde percebia que aos poucos cada um ia embora, e comecei a levar isso na minha vida até hoje, e a tristeza quando eu via na realidade as pessoas partindo e as casas ficando vazia, 😥😥
o primeiro livro q li em minha vida em 1992 e o melhor livro de todos q eu i em toda a minha fatidiga e errante vida...indicado por minha primeira namorada eu com 15 anos e ela com 21!!! (uauuu) rsrsr ela quem me iniciou na maravilhosa arte da leitura...( e em outras cocitas mas)....muita nostalgia nessa hora...a novela da globo foi muito mais fiel a historia que a do sbt dos anos 90 com o tarcisio filho, assisti as duas, os laços de sangue gritam nessa historia potente e cheia de grandeza e nao tem como a gente nao se lembrar dos q ja se foram q amamos e q deixaram um rastro de saudade...acabei de assistir o ultimo capitulo da novela e corri aqui pra net...dona lola é um dos personagens mais vívidos e mais bem construidos da historia do romance literario...
Boa análise! Eu gostei muito porque o livro trás os costumes das famílias numa época que não existia televisão, muito menos internet. Me vi no personagem do Alfredo, com umas diferenças, porque eu gosto de trabalhar, estudar e não sou de esquerda. Mas a personalidade de liberdade, aventureiro, muito carinhoso com a mãe e com a irmã. Ótimo livro, cuja leitura recomendo!
Eu vou apresentar uma peça teatral desse livro e logo que soube o tema da peça, que seria "Éramos seis" vim logo aqui pra entender mais sobre a história! ♥
Gente, tem o livro com a edição mais antiga com a capa amarela e a família de d. Lola, e essa capa marrom. Qualquer um que eu comprar é a mesma história, certo?
Li esse livro a primeira vez eu tinha 12 anos pra fazer um trabalho de escola na sexta série. Uma história linda triste e realidade da vida. Dona Lola hoje lembra minha mãe, que graças a Deus está viva. Meu paizinho faleceu tem quatro meses. Minha mãe fez uma troca na casa que passamos a vida quase toda. Éramos seis😭😭😭
O livro tambem fala no M.M.D.C que sao as iniciais dos nomes e sobrenomes dos rapazes que morreram durante a passeata de Sao Paulo durante a revolucao constitucionalista de 1932
Parabéns por seu esforço e trabalhou nesta empreitada, mas veja o canal da Tatiana Feltrin e como ela comenta os livros por mais tristes que sejam! Um bj, querida!
Adoro seu jeito emotivo ,já li esse livro mas o que tenho lembrança mesmo e da novela ,não sei se ja leu mas falando em filhos tbm tenho um de 5 anos você já leu O diário de Suzane para Nicolas (desculpe se errei o nome )li quando estava grávida e Cujo do Stephen King não tem dó de ninguem e mexe muito com o psicologico do leitor,para mães sensíveis nem recomendo muito,só lágrimas. Adoro seu canal 😙😙
Quando eu gravei esse vídeo, mais de um ano atrás, confesso que me faltavam referências, era pouco politizada, eu já me identificava com a esquerda porém sem propriedade pra me aprofundar no assunto escolhi falar sobre esse livro pautando as relações humanas entre os personagens, quase nem tocando no aspecto político da coisa (onde o pouco que fiz obviamente fiz mal). Até que demorou pra aparecer o “informadão” pra me chamar de “garota” colocando Lula e Dilma (?) no balaio.
Se fosse hoje eu teria gravado esse vídeo de forma diferente, mais politizada. Informação e estudo é tudo na vida, pesquisem sempre, continuamente!
Vc foi perfeita! Parabéns por compartilhar essa obra prima!
Canal maravilhoso!
Vc foi perfeita! Parabéns por compartilhar essa obra prima!
Canal maravilhoso!
Andréa foi a resenha mais perfeita de éramos seis que vi. Esse É o livro de cabeceira. Um bjo. Alexandre da avenida Angélica
Graças a Deus não envolveu política nessa história...
ninguém merece pegar uma história tão linda dessas e politizar tudo...🙄🙄🙄🙄
Já é cansativo todo mundo que faz resenha de livros antigos, ter que explicar que a história se passa em outra época...
Apesar de se passar no Brasil dos anos 10 aos anos 40, a história tem muito a ver com a vida do dia a dia... mesmo que as épocas sejam tão distantes, é real até os dias de hoje...
A resenha foi muito boa!
Muita ignorência misturar tudo com politíca. Nem ligue para esse tipo de comentários, continue seu trabalho, está magnífico.
O vilão de Éramos Seis é a própria vida...
PERFEITO.
PERFEITO.
Eu não falaria melhor
Sao os individuos e suas escolhas. Izabel escolheu abandonar a mae. Nem pra visitar no asilo. Nem pra levar ela pra morar num quartinho proximo a casa dela. Nao me conformo.
Finalmente encontrei uma pessoa que ama dona lola da forma que eu amo!!!! Foi um dos primeiros livros que li, me inspirou hoje a ser escritora, eu tinha uns 14 anos e peguei na biblioteca do colégio, as páginas eram amarelinhas, era aquela versão da série vaga lume... depois comprei mais uma edição, por fim tenho três edições. É um livro tipicamente triste, porém real, uma realidade ambientada na brilhante década de 20, conhecemos hábitos e costumes, saboreamos os banquetes (raros) feitos por dona Lola, degustamos os doces também. Sempre quando estou ouvindo, vendo ou vivendo uma situação melancólica, lembro da formatura de Isabel, dona Lola fala para Carlos que teve vontade de chorar, a música era triste. Mas Carlos é tão verdadeiro quando afirma que não era a musica que entristecia, era tristeza que tinha dentro dela... (pausa para chorar mais uma vez) E realmente dona Lola sabia disso, era a falta de Julio, eram as lembranças dos dias em que Isabel foi para escola com sapatos furados... quando julinho pergunta se havia acabado a manteiga e come em seguida o pão com lágrimas, como você diz, muito forte! Você me fez chorar durante o video! Quando como café com pão eu lembro dela, sentada no chão reflexiva. Daqui a algumas semanas volta mais uma vez em novela, mas quem não leu, faça um favor para si mesmo, pegue um bonde, salte na avenida Angelica, comprimente dona Genu, Durvalina te fará um cafezinho daqueles, e você, você senta ao pé do relógio e escuta dona Lola.
Achei lindo e triste quando ela diz que cada filho escolheu seu destino, menos o Carlos, é muito triste
Ines Macedo como o Carlos morreu? 😭
@@centralparklino no livro ele morreu de doença, na novela ela leva um tiro durante a revolução
@@inesmacedo4310 Obrigada Ines. Fiquei triste em saber que ele morre
@@centralparklino O CARLOS MORRE DE ÚLCERA NO ESTÔMAGO, NO LIVRO. NA ÉPOCA NÃO TINHA CURA NEM TRATAMENTO. É MUITO TRISTE, POIS ELE ERA O BOM FILHO, COMPANHEIRO DA MÃE. DONA LOLA.
Ela diz que foi o único que não escolheu,foi escolhido.Esse livro é lindo e triste.
vou fazer prova desse livro amanhã
Noah Collins espero que o vídeo tenha auxiliado em algo! Boa prova ❤️
E nois
Noah Collins e eu é daqui a pouco
Eu também
Tbm 💔
Acabei de ler. E que livro emocionante. Que livro tocante. Me segurei muitas vezes para não chorar, mas teve algumas horas que não deu.
Muito lindo. Vc se vê na história e bate um saudosismo desde já. Vi muito minha mãe, mas atitudes de Lola. Era isso que me emocionava, parecia minha mãe ali.
Amem suas famílias, o único amor mais puro e real que importa.
Eu não li ainda mas eu gostei muito do livro O Estudante já ouviu falar? Tocante
Nossa! O seu relato sobre o livro eh tao forte e emocionante qto a narrativa da propria Lola. Chorei cada vez q vc engasgava nas palavras na tentativa de abafar o choro, principalmente qdo falava de filhos.
Eu tb li esse livro qdo eu tinha 13 anos, so q hoje eu nao sou assim tao jovem qto vc e ate isso tb me fez refletir alguns pontos, nesse caso, da minha propria vida.
Uma das mais belas estórias dramáticas que já vi, essa e um amor para recordar, um dos maiores dramas que já li.
Não sou uma pessoa que me emociona muito fácil, mas este livro me emociono. E foi muito legal ver que todos os lugares de sp que ela cita, eu conheço.
"Grossas gotas de chuva caem dos céus sobra a terra, sobre as folhas das árvores e sobre os telhados. Cor de cinza. Solidão."
Lindo
Eu tenho e li esse livro! Chorei muito, principalmente na parte que o filho dela morreu e ela recordou de quando o pai cantava para ele dormiu! Um clássico muito amado e emocionante!❤
Como ele morre?
@@elizabethsantiago8930 O CARLOS MORRE DE ÚLCERA NO ESTÔMAGO, NO LIVRO. NA ÉPOCA NÃO TINHA CURA NEM TRATAMENTO. É MUITO TRISTE, POIS ELE ERA O BOM FILHO, COMPANHEIRO DA MÃE. DONA LOLA.
Fiquei triste com o Alfredo também.. Pois era o mais carioso..chorei tanto
Eu me emocionei mais pensando na minha mãe! Fora a novela de 94, se eu fosse o Alfredo eu cuidaria da minha mãe até o fim!
Que lindo essa sensibilidade em falar da historia. Me fez lembrar de bastante coisa.
Obrigada pela dedicação!
Sua resenha é muito linda. Muito sensível. O livro é maravilhoso!
Olá! Li a obra ÉRAMOS SEIS aos onze anos de idade. Reli tantas vezes, pois a vivência de Dona Lola tocou-me de forma inexplicável. Lembro-me que organizava dramatizações na casa de meus avós, junto com meus irmãos e amigos. Quando era criança, não compreendia as atitudes do Alfredo. Uma década depois, passei a admirá-lo pelo espírito livre e revolucionário. Sou professora de Literatura, e essa obra de Maria José Dupré é inspiração na minha vida profissional, pois despertou meu interesse pela leitura. Abraços!
Muito obrigado por essa “descrição” que você fez sobre esse livro, eu n o li mas com esse vídeo me fez tirar 9 na prova de verificação de leitura. Muito obrigado!
Há controvérsias quanto ao que você disse sobre filho melhor. Os pais podem não confessar, mas sempre há uma preferência por algum filho. Nessa trama, a dona Lola mostra que sempre teve um carinho especial por Carlos. Concordo com você com todo o restante. Também me emocionou muito esse livro.
Lindo,lindo,lindo, muito emocionante a vida e suas surpresas ,seus caminhos diversos para cada um!!!!!
Amei essa história!!!!!!
Parabéns pelo vídeo Andréa, ficou maravilhoso. Eu nunca li esse livro e confesso que quando vi o tempo do vídeo, achei que não ia assistir tudo, mas não consegui parar de te ouvir. Amei a forma como você falou, a emoção, a sensibilidade. Parabéns novamente! 👏👏
Lembro de ter gostado muito da novela do SBT. Uma vez eu quase peguei esse livro emprestado no projeto Leia Brasil (quem lembra?) Vi na prateleira do caminhão mas acabei escolhendo outro, justamente por ja ter assistido a novela. Você me deixou com muita vontade de ler agora, adorei a resenha.
Muito obrigado pela resenha desse livro, suas palavras e sua visão sobre a história são fantásticas! Li a primeira vez esse livro no ensino médio, em 2014 e desde então é um dos meus preferidos.
Realmente não tem como não chorar! Só com sua narrativa eu chorei, já quero muito ler esse livro !
Nossa linda !!!
Como sua sensibilidade e grande
Sou vó
Sinto tudo isso agora na velhice
Mas vc e muito novinha pra fazer essa linda reflexão
Fiquei tocada com seu poder de reflexão
Parabéns linda !!
Vc e uma grande poetiza !! Beijos
Eliane Carvalho Trindade q comentário lindo, muito obrigada ❤️
Tenho uma recordação maravilhosa da novela. Assistia com minha minha avó. Só lembranças boas. Acho que eu tinha uns 8/9 anos
Li esse livro pela primeira vez esse mês. Que coincidência! Adorei sua resenha, foi a melhor que achei no youtube desse livro. Também achei de uma sensibilidade narrativa incrível. Me emocionei como poucas vezes com um livro. Lembrei da minha mãe que já morreu me contando histórias de uma São Paulo do meio do séc. XX, com bonde, com parentes se escondendo de guerra civil no porão.
Sua emoção na resenha foi bonita de ver. Leitura é isso, afeto, ser afetado pro bem ou pro mal
Paula Albuquerque obrigada por esse comentário!! Tão bom encontrar quem se identifica como a gente em uma leitura assim, densa e sensível ao mesmo tempo! ❤️
😍😍😍😍😍
Nossa parabéns pela descrição fiel da novela de 1994 com Irene ravache(lola) eu tinha 11 anos via e vivia nesse linda história as dificuldade e o amor incondicional de uma mãe de família pela sua família era uma novela que te trazia toda a nostalgias de uma família como eu tenho e vivi varias dificuldades UMA PENA QUE NESSA RELEITURA QUE A TV GLOBO ESTA APRESENTANDO NEM DE LONGE TRÁS TODO ESSE SENTIMENTOS DE DÉCADAS QUE A NOVA GERAÇÃO NEM CONSEGUEM IMAGINAR O QUÃO AS COISAS ERA DIFÍCEIS ESSA NOVELA DA GLOBO NAO TRÁS ESSA EMOÇÃO QUE TANTO NOS SOA SALDOSAMENTE
Nossa! Adorei sua resenha! Eu senti o mesmo que você ao ler este livro tão verdadeiro e comovente. Você descreveu perfeitamente toda a emoção que esta história ao mesmo tempo sin gela e profunda provoca no leitor. Parabéns pela sensibilidade, sem dúvida você deve ser alguém que ama os livros e a literatura.
Beatriz mendonça de Castilho obrigada 🥰
Parabéns Andréa eu nunca li esse livro mas já sabia do contexto dramático que ele tem. Por ser muito saudosista imagino que vou gostar bastante. Assim como você sou muito emotivo sobretudo quando trata-se de filhos. As vezes me pego chorando ao ouvir ou lembrar de algo. Seu trabalho é fantástico.
Um livro marcante e emocionante.
Também precisei me segurar para não chorar. E em alguns momentos me veio na mente algumas cenas da novela. Essa história é muito linda!
Encontrei o seu canal hoje, pois finalizei a leitura desse livro na sexta-feira passada. Eu tinha uma vaga lembrança dessa história, por causa da novela no SBT, quando fiquei sabendo que a Globo irei apresentar de novo, o interesse de ler o livro cresceu, por ironia do da vida a instituição onde trabalho recebeu uma doação de livros, e entre outros livros veio a edição do Vagalume, bem velhinha, peguei li e amei.
Esse livro dialogou muito comigo, me fez pensar muito sobre algumas questões da vida.
A história começa aos 4:25
EMOCIONANTE O SEU VÍDEO. É A VIDA DE TODOS NÓS. TAMBÉM CHOREI.
Eu amei seu vídeo. É a segunda vez que eu vejo, pois eu acredito que uma resenha tem que ter emoção. 👏🏼👏🏼👏🏼🎯🎯🎯🎯🎯🎯🎯💔
Melhor resenha. Me emocionei.
fiz uma prova ontem sobre esse livro,sua análise e resumo ajudaram muito,obrigado!
Comecei a assistir mas ouvi a palavra spoiler e sai correndo haha, ele está na minha meta de leitura desse mês justamente por acompanhar você e ver tu falando bem em relação a leitura, então quando eu ler eu volto aqui ♥
Livro emocionante... Vídeo emocionante. Parabéns. Precisamos de mais vídeos assim. Cheio se sentimentos
Me emocionei muito junto com vc. Adorei o canal, ganhou uma inscrita.
Eu não li o livro, mas com a sua resenha me fez rememorar a novela que assisti quando criança no SBT. Obrigado pelo vídeo, pela dica. Lerei o livro Éramos Seis.
Eu tenho treze pra quatorze anos e estou tendo o primeiro contato com esse livro também kkkkk (chorei pacas)
ótima análise, bem emotiva, assim como a obra! e vamos ao remake da novela!
Perfeita! Obg por compartilhar essa maravilha!
Tenho esse livro.
Li 15 vezes. Kkkkkkkk
É o livro mais lindo que já li na vida.
Mas, não consegui ver a novela. Ansioso pra ver a adaptação que a Globo fará agora esse ano com Glória Pires no papel da Dona Lola.
😍😍😍😍😍🤗
Ah esse livro... Que obra mais linda e comovente! Parece que ao lembrar da narrativa nos vem alguns sentimentos de D.Lola. Esse livro parece tirar coisas de nos que passamos no dia a dia, que não temos a sensibilidade de reparar que vão fazer sentido daqui alguns anos. RECOMENDO!
Amada! Vc é das minhas! Choro horrores com as histórias 👏👏👏👏👏👏
Gente, "Eramos Seis" tem continuação, sabiam?
O livro, obviamente também da Maria José Dupré é o "DONA LOLA". Estou relendo ele agora e é tão maravilhoso quanto o "Éramos seis" e narra a vida de Dona Lola mais perto do fim da vida. Tão lindo e tão triste quanto...
Recomendo muito, pra quem é fã do livro e da novela
Eu nunca encontrei pra ler!! Queria muito!!
Andréa Bistafa eu levei meses procurando pra comprar em todos os sites possíveis pela Internet. Procurei em Sebos também. Só fui achar POR ACASO, após já ter desistido, em um único exemplar perdido, na Biblioteca Municipal da minha cidade, em uma edição velhíssima ( quase se desfazendo). Mas, te digo: muito bom e muito mais triste que "Éramos seis". A vida não foi generosa com Dona Lola em sua velhice. Se achar e for ler, vá com uma caixa de lenços do lado.
Tenho 12 anos e tenho amigos de 11 e estou tendo que ler isso! Mas é muito bonito mesmo. Parabéns, amei
Chorei litros com o livro, dona Lola parecia alguém da minha família.
Aaah, somos 2. Tbm chorei ...
Li o livro na adolescência, como a maioria aqui nos comentários, lembro bem que deixa uma sensação de tristeza e solidão. Estou assistindo a novela na Globo, foram feitas adaptações, o que é natural, estou gostando muito. Tentei ler novamente o livro, mas tenho encontrado com preço extremamente alto, talvez por estar na novela, ainda não comprei, quero ver se acho em algum sebo com preço melhor. Adorei seu vídeo e a emoção que vc demonstrou. Tb sou emotiva e sofro com a novela. Adorei você.
Andreia adorei sua resenha...uma das suas melhores pois vc mais do que nunca falou com paixão e emoção.parabéns gata..
Coincidentemente ou não, rss, foram as mesmas q vc destacou...é um livro que mexe com a gente
Muito obrigada vc me ajudou bastante por que amanhã tenho uma prova sobre esse livro eu li e amei e mais uma vez muito obrigada
Um dos meus livros preferidos! Sempre indico! Pretendo reler este ano.
Eu comecei a minha vida de leitura com esse livro pela serie vagalume, estou doida para comprar ele de novo.
Oi, Andréa! Terminei a leitura dessa obra tão emocionante e corri para te ouvir. Teu vídeo resultou excelente! Que tristeza foi ler quando Dona Lola aceita vender a casa para "emprestar" o dinheiro para o Julinho, o desespero da protagonista pedindo a uma santa que seu filho Carlos voltasse à vida e a sua solidão - última palavra do romance, inclusive.
Eu tenho 12 anos, e acabo de terminar a leitura do livro, de madrugada, mesmo tendo aula de manhã cedo; não consegui largar o livro.
O livro é realmente muito triste e emocionante, mas também faz sentimo-nos gratos por acompanhar as conquistas de D. Lola; e nos encanta pela bela escrita de Maria José Dupré.
Também li em pouco tempo; no meu caso foram 4 noites, conciliando com os estudos, e hoje foram 128 páginas em 7 horas de leitura, em local movimentado, mesmo com problemas de concentração, de tanto aconchego e proximidade que a autora nos dá.
Melhor e mais emocionante leitura de minha vida, até o momento.
Abraços, Andréa!
Terá novela de novo. A globo comprou os direitos. Vai fazer esse ano ainda.
Li e chorei muitooooo... gnt que livro é esse! O pior é que ele é a realidade, e vc fica mais sentido por isso!
Procurando as diferenças entre as novelas e o livro, encontrei vc, tbm li esse livro no começo dos anos 70 na escola, devia ter uns 12 ou 13 anos, e foi um livro que me marcou muito, principalmente as quantidades dos doces, onde percebia que aos poucos cada um ia embora, e comecei a levar isso na minha vida até hoje, e a tristeza quando eu via na realidade as pessoas partindo e as casas ficando vazia, 😥😥
Que triste... Me dói saber que a vida pode ser muito mais cruel do que a história do livro...
Me vi apaixonada nesse livro após assistir a novela. Glória pires é maravilhosa como d. Lola ❤️
Eu ainda não li, mas me lembro um pouco da novela, foi uma época que me lembro com saudades. Gostei muito da novela na época que passou.
Sensacional! Emocionante! 👏👏👏👏
Muito bom sua análise me ajudou muito
Um dos livros mais lindos e emocionantes que já li na vida!❤
ufa o video ajudou bastante vlw, vou fazer trabalho de escola sobre esse livro
Parabéns pelo vídeo! Nunca li nem assisti, mas fiquei interessada!
o primeiro livro q li em minha vida em 1992 e o melhor livro de todos q eu i em toda a minha fatidiga e errante vida...indicado por minha primeira namorada eu com 15 anos e ela com 21!!! (uauuu) rsrsr ela quem me iniciou na maravilhosa arte da leitura...( e em outras cocitas mas)....muita nostalgia nessa hora...a novela da globo foi muito mais fiel a historia que a do sbt dos anos 90 com o tarcisio filho, assisti as duas, os laços de sangue gritam nessa historia potente e cheia de grandeza e nao tem como a gente nao se lembrar dos q ja se foram q amamos e q deixaram um rastro de saudade...acabei de assistir o ultimo capitulo da novela e corri aqui pra net...dona lola é um dos personagens mais vívidos e mais bem construidos da historia do romance literario...
Esse livro é muito difícil de ler pra quem já é mãe... bjks
Parabéns descreveu com sentimentos 👏👏👏
Chorei só de ver o vídeo!! 💞
Parabéns pelo jeito q apresentou este Livro, ele Sacode a gnte, vlw, ...
Eu acho que esse é o melhor livro que eu já li na minha vida. Muitas reflexões lendo ele
Tenho prova desse livro amanhã e n consigo acabar,então vim ver o resumo,mas ajudou d+
Acabei de ler. Muito emocionante. D. Lola, me fez voltar na casa que morei e na rua que brinquei.
nossa muito impactante e real!
Vou comprar esse livro.Adorei a resenha ❤
Boa análise!
Eu gostei muito porque o livro trás os costumes das famílias numa época que não existia televisão, muito menos internet.
Me vi no personagem do Alfredo, com umas diferenças, porque eu gosto de trabalhar, estudar e não sou de esquerda. Mas a personalidade de liberdade, aventureiro, muito carinhoso com a mãe e com a irmã.
Ótimo livro, cuja leitura recomendo!
Muito boa a tua resenha... Adorei. Indico o livro Café Criminal, do autor W. Figueirôa. Abraço e sucesso!
Eu vou apresentar uma peça teatral desse livro e logo que soube o tema da peça, que seria "Éramos seis" vim logo aqui pra entender mais sobre a história! ♥
Eu também li esse livro pela biblioteca da escola nessa mesma faixa de idade que você mencionou e também me emocionei muito 😔 .
Já peguei o ebook. Ancioso para ler.
Gente, tem o livro com a edição mais antiga com a capa amarela e a família de d. Lola, e essa capa marrom. Qualquer um que eu comprar é a mesma história, certo?
É sim!!
aaah que orgulho tu é da minha região!
Obrigado pelo vídeos !!! Parabéns pelo trabalho
Itapetininga minha cidadezinha ♥
TAMBÉM SOU DE ITAPETININGA. ABRAÇOS.
Li esse livro a primeira vez eu tinha 12 anos pra fazer um trabalho de escola na sexta série.
Uma história linda triste e realidade da vida.
Dona Lola hoje lembra minha mãe, que graças a Deus está viva.
Meu paizinho faleceu tem quatro meses.
Minha mãe fez uma troca na casa que passamos a vida quase toda.
Éramos seis😭😭😭
Fiz uma prova hoje sobre esse livro!
O livro tambem fala no M.M.D.C que sao as iniciais dos nomes e sobrenomes dos rapazes que morreram durante a passeata de Sao Paulo durante a revolucao constitucionalista de 1932
eu preciso muito reler esse livro com o senso político que tenho hoje!
Prova do livro hoje e eu aqui, faltando uma hora pra aula
Parabéns por seu esforço e trabalhou nesta empreitada, mas veja o canal da Tatiana Feltrin e como ela comenta os livros por mais tristes que sejam! Um bj, querida!
É tão parecida com a História da Maria do Carmo em Senhora do Destino😮😮😮
Eu tenho esse livro em Pdf.
Essa história é muito triste ...chorei tanto
Adoro seu jeito emotivo ,já li esse livro mas o que tenho lembrança mesmo e da novela ,não sei se ja leu mas falando em filhos tbm tenho um de 5 anos você já leu O diário de Suzane para Nicolas (desculpe se errei o nome )li quando estava grávida e Cujo do Stephen King não tem dó de ninguem e mexe muito com o psicologico do leitor,para mães sensíveis nem recomendo muito,só lágrimas. Adoro seu canal 😙😙
Vc me fez chorar.
Eu li esse livro quando estava na oitava série no ano em que a novela iria acontecer no SBT.
Caiu uma lágrima aqui, só uma, eu juro
Eu li agora, outubro 2024, e fechei o livro em prantos.