Це відео не доступне.
Перепрошуємо.

VEREMOS DEUS FACE A FACE?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 18 сер 2024

КОМЕНТАРІ • 24

  • @NutriCarolinaMonteiro
    @NutriCarolinaMonteiro 2 місяці тому +1

    Conteúdo muito top❤️‍🔥
    Eu acredito q veremos a face de Deus 😍

    • @EscatologiaemFoco
      @EscatologiaemFoco  2 місяці тому

      Obrigado! Fico feliz em saber que você gostou do conteúdo!
      Glória a Deus! 🙌🙌

  • @mais.prospero
    @mais.prospero 2 місяці тому +1

    Eu também creio que veremos a face de Deus ❤

    • @EscatologiaemFoco
      @EscatologiaemFoco  2 місяці тому

      Existe algum outro texto bíblico que eu não tenha citado que te fez acreditar que o veremos Face a face?

  • @juniorgoes4886
    @juniorgoes4886 2 місяці тому +1

    Eu acredito que sim ❤

    • @EscatologiaemFoco
      @EscatologiaemFoco  2 місяці тому

      Amém!!! Isso é muito legal! Qual outro texto bíblico que gera essa convicção em você?

  • @claudiosouto2431
    @claudiosouto2431 Місяць тому

    Não é só a teologia que diverge entre si. A própria biblia, também. O judaísmo pré cativeiro (babilônico) acreditava que Deus é um ser físico, portanto, poderia ser visto. Todavia, essa concepção foi paulatinamente mudada. Jesus, em João asseverou à mulher samaritana que Deus é espírito , não um espírito , que poderia dar margem a esse entendimento que Deus pode ser visto. Dake, autor das notas de rodapé da biblia que leva seu nome, afirma categoricamente que Deus (leia-se trindade) tem corpos, portanto pode ser visto. Essa interpretação esta de acordo com a interpretação judaica anterior ao cativeiro babilônico. Entretanto, não tem amparo no cristianismo. Em sendo assim, essa concepção poderia ser categorizada como uma heresia! Quem é cristão de fato, deva agir e pensar consoante à fé cristã! Se Deus pode ser visto, como la em Isaías diz que Deus coloca a terra na palma da mão? Ora, é impossível que um ser que consegue essa façanha, um homem poder ver sua face. É absurdo! É por isso que eu nao confio na teologia.

    • @EscatologiaemFoco
      @EscatologiaemFoco  Місяць тому

      Agradeço pelo seu comentário e pela profundidade de suas reflexões. Gostaria de abordar algumas das questões que você levantou, especialmente no contexto do vídeo que discute a possibilidade de vermos o Senhor face a face após o julgamento final, conforme descrito em Apocalipse 21.
      Unidade e Coerência da Bíblia
      Além disso, discordo da ideia de que a própria Bíblia diverge entre si. Embora a Bíblia contenha diversos gêneros literários, escritos em diferentes contextos históricos e culturais, a mensagem central das Escrituras é consistente e unificada. Aqui estão alguns pontos a considerar:
      Inspiração Divina: Os cristãos acreditam que a Bíblia é inspirada por Deus (2 Timóteo 3:16), e que, embora tenha sido escrita por diferentes autores humanos, a mensagem divina é coerente e infalível. A Bíblia, como um todo, revela o plano de salvação de Deus através da história.
      Contexto e Harmonia: Muitas aparentes divergências na Bíblia podem ser reconciliadas através de uma interpretação contextual e cuidadosa. Quando consideramos o contexto histórico, cultural e literário, vemos que as Escrituras se harmonizam de maneira notável.
      Unidade Temática: A Bíblia apresenta uma unidade temática impressionante, desde o Gênesis até o Apocalipse. A mensagem de redenção, a revelação progressiva de Deus e a esperança futura são temas consistentes que atravessam todas as partes das Escrituras.

  • @claudiosouto2431
    @claudiosouto2431 Місяць тому +1

    Em João 8 38 diz:" Eu falo da cousas que VI junto de meu Pai; vós, porém, fazeis o que VISTES em vosso pai". (Os destaques são meus) para vc é literal o que Jesus disse aos seus adversários, ou seja, que ele viu junto de seu Pai? Se for literal, então devemos liberalizar a parte final do texto? Ou seja, que os adversários de jesus se reuniam de quando em quando com Satanás para ver as suas obras? Ou o
    ver aqui não é literal? Se Jesus viu Deus (interpretação literal) então os príncipes dos judeus também viram Satanás (interpretação literal). Não importa o que o nosso texto quer dizer, o que importa é: o que corresponde a Jesus com relação ao seu pai, corresponde ao principais dos judeus em relação a Satanás. O texto apresenta uma antítese. Isto é, o único que tinha comunhão com Deus foi Jesus! O verbo ver, é polissemico.

    • @EscatologiaemFoco
      @EscatologiaemFoco  Місяць тому +1

      O fato de Jesus está falando de forma simbólica nessa passagem não significa que em todas as outras passagens o contexto será simbólico. Contudo, como falei no vídeo há duas formas de interpretação a literal e a simbólica.

    • @claudiosouto2431
      @claudiosouto2431 Місяць тому

      @@EscatologiaemFoco a questão é: só é literal quando me interessa? Esse critério é falso! Por quê João 8 38 é simbólico? Não estou dizendo que não é! E se é simbólico, é todo, ou parte dele? Eu pessoalmente não acho que a primeira parte do verso seja simbólico. E a segunda parte, porque tem que ser? Porque não faz sentido que alguém possa conversar pessoalmente com Satanás? É complicado! Mas essa complicação eu deixo para os teólogos! Conclusão: a possibilidade de um ser, seja ele humano, angélico e etc ver Deus, é a mesma que temos de ver Satanás! Ou seja, nenhuma! Estou falando dentro de uma perspectiva cristã de pensamento. Se estivesse falando dentro de uma perspectiva judaica-não essa de hoje- sim, veríamos. Porque, neste caso, a fisiologia divina, não é diferente da nossa: tem olhos,mãos, nariz, ouvidos e tudo mais. Como o Cristianismo é uma antítese do judaísmo, ele, Deus não possui nada disso! Pra ser um ser que preenche tudo, ele não pode ter forma! Bom, isso é racionalização, mas qualquer outra também é. Há! Sobre minha igreja não é isso? Isso é importante mesmo? Ei não falo em nome de nenhuma igreja; eu falo em meu nome! Se vc perguntasse quem são meus teoricos, aí sim!

    • @EscatologiaemFoco
      @EscatologiaemFoco  Місяць тому

      @@claudiosouto2431 Você faz uma divisão do judaimos para o cristianismo que não biblico. Precisamos entender que a nossa divisão em relação ao judaismo está no quesito de praticas e costumes.
      Mas é o Deus de Israel que adoramos!
      Nós fomos inxertados na figueira que é Israel! O ap.Paulo fala isso em romanos 11.
      Então, não são apenas as paginas do novo testamento ou as cartas de Paulo que são relevantes, mas toda a escritura por completa!
      Sobre a sua igreja não perguntei onde você se congrega, mas sim sobre se você se congrega, se fazes parte de uma comunidade de fé e sim isso é de extrema importancia... Pergunto isso, porque todos os dias estamos conversando aqui e debatendo... Mais importante do que saber quem são os teoricos que você ler ou ouve é saber se de fato você é cuidado, por que todos nós precisamos disso!
      E concordo com você na era atual não temos como ver a Deus. Mas uma coisa é a realidade presente, outra é a futura! Não existe nenhum texto na biblia que diga que não poderemos ver a Deus. Porém existem diversos que apontam para essa realidade futura! Agora se veremos a Face de fato ou não! Só descobriremos quando esse Dia chegar!

    • @claudiosouto2431
      @claudiosouto2431 Місяць тому

      @@EscatologiaemFoco sim, faço parte de uma comunidade. Respondido? Meu amigo, Deus não tem face! Sua antropologia de Deus é material! Deus é espírito! Ele não é um espírito , é,sim, espírito! Deus está acima dessa categoria. E aqui, me refiro ao pai, e ao filho, e ao espírito santo! A minha comunidade não diz isso, sou eu! Veja bem, se eu disser que veremos Deus (leia-se trindade) não sou mais cristão, entende? Paulo disse: ... "que habita uma luz inacessível, que nenhum homem viu, nem pode (pode, aqui é atemporal) ver" 1 Tim 6 16. Assim Agostinho de hipona e outros. A trindade de muitos cristãos não passa de um triteismo . Paulo em outro lugar vai dizer que o Senhor (Jesus) é espírito, logo ele ele é Deus. Portanto, ele é invisível como o pai. Invisível para todos os olhos! Eu sei que muitos ficam decepcionados com isso, porque são no fundo materialistas. Mas não posso fazer nada!

    • @claudiosouto2431
      @claudiosouto2431 Місяць тому

      @@EscatologiaemFoco o cristianismo não é judaísmo. O que essa frase quer dizer? Vamos lá! Todos os dogmas judaicos foram suprimidos pelo cristianismo. Todos! E a ressurreição, não é um dogma judaico, que o cristianismo absorveu? Não! É grego! E o inferno? É persa! O novo testamento faz citação do antigo testamento, mas ao seu bel-prazer! Um exemplo concreto: para o cristianismo, jesus nasceu de uma virgem. Porém, no judaísmo, o Messias nasceria de uma mulher casada, não virgem. É a antítese do judaísmo! Eu leio o antigo testamento, mas com os óculos do novo testamento! É tanto que a biblia de Paulo era a septuaginta, percebe? Mas não era só ela não! Paulo era um tremendo henoquiano, ou seja, fazia parte da biblioteca de Paulo o livro de enoque. Inferno, por exemplo, é enoque e não antigo testamento. Foi lá, como escreveu Champlin , que o inferno foi aceso pela primeira vez! Para terminar, o novo testamento foi escrito pata contradizer o antigo testamento. É isso

  • @claudiosouto2431
    @claudiosouto2431 Місяць тому

    Só mais uma coisa: dentro da perspectiva que Deus não poder ser visto, ate jesus entra nisso aí. Ou seja, nem os anjos, nem jesus viu ou ver a face de Deus, ou seja sua essência. Mas isso, assim como outra coisa, é teologia. Cada pessoa tem sua própria teologia. Não dá é eu por que acredito numa coisa, e fazer com que a biblia me dê razão. Os calvinistas fazem isso. Idem para os arminiananos. São todos desonestos! Sobre a razão de não vermos a face de Deus que coloca, ou seja por causa do pecado, eu ja vejo diferente, ou seja, pra mim, depois de Cristo, nao existe mais pecado. Então a razão é outra

    • @EscatologiaemFoco
      @EscatologiaemFoco  Місяць тому

      Continuando a resposta do seu comentário...
      A Natureza de Deus e Sua Visibilidade
      É verdade que ao longo da história e da revelação bíblica, a compreensão da natureza de Deus se desenvolveu. No entanto, mesmo nas Escrituras hebraicas, há indicações de que Deus é um ser espiritual e não limitado por forma física. Por exemplo, em Deuteronômio 4:15-16, Moisés adverte contra a idolatria, lembrando ao povo que "vocês não viram forma nenhuma no dia em que o Senhor falou com vocês do meio do fogo".
      Deus é Espírito
      Quando Jesus diz em João 4:24 que "Deus é espírito", Ele não apenas corrige uma visão física de Deus, mas também direciona a adoração para a espiritualidade e verdade. Esta concepção é fundamental para o entendimento de Deus no Novo Testamento.
      Visão de Deus após o Julgamento Final
      A crença de que veremos o Senhor face a face após o julgamento final é apoiada por várias passagens do Novo Testamento. Em 1 João 3:2, lemos: "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos como ele é."
      Em Apocalipse 22:4, está escrito: "Eles verão a sua face, e o seu nome estará em suas testas." Esta promessa aponta para um estado futuro glorificado em que a barreira do pecado será completamente removida, permitindo que os redimidos experimentem a presença de Deus de uma maneira plena e direta.
      Pecado e a Incapacidade de Ver a Deus
      Você mencionou que, em sua perspectiva, após Cristo não há mais pecado. No entanto, a teologia cristã tradicional entende que, embora Cristo tenha vencido o pecado e providenciado a expiação, a realidade do pecado continua presente até a consumação dos tempos. É por isso que a visão de Deus face a face é reservada para o estado glorificado dos crentes, após o julgamento final e a renovação de todas as coisas.

    • @EscatologiaemFoco
      @EscatologiaemFoco  Місяць тому

      Continuando a resposta pt 3
      Jesus e a Visão do Pai
      De acordo com a teologia cristã, Jesus é a segunda pessoa da Trindade, coeterno e consubstancial com o Pai. Isso significa que Ele compartilha da mesma essência divina e, portanto, tem um relacionamento direto e íntimo com o Pai. Vejamos algumas passagens bíblicas que sustentam essa visão:
      João 1:18: "Ninguém jamais viu a Deus; o Deus Unigênito, que está junto do Pai, é quem o revelou." Esta passagem indica que Jesus, como o Filho unigênito de Deus, tem uma visão direta do Pai e o revela a nós.
      João 6:46: "Ninguém viu o Pai, a não ser aquele que vem de Deus; só ele viu o Pai." Aqui, Jesus afirma claramente que Ele é o único que viu o Pai, destacando Sua singularidade e relacionamento especial com o Pai.
      João 10:30: "Eu e o Pai somos um." Essa declaração aponta para a unidade essencial entre Jesus e o Pai, implicando um conhecimento e uma comunhão perfeita e direta.
      A Natureza da Trindade
      A doutrina da Trindade ensina que Deus é um em essência, mas três em pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Jesus, sendo uma das pessoas da Trindade, está em constante e plena comunhão com o Pai e o Espírito Santo. Isso é evidenciado em várias passagens bíblicas que mostram a inter-relação e a comunicação entre as pessoas da Trindade.
      Visão de Deus no Estado Glorificado
      Após a ressurreição e ascensão de Jesus, Ele está exaltado à direita do Pai, conforme descrito em Efésios 1:20: "Ele exerceu esse poder em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nas regiões celestiais." Este estado de exaltação implica uma visão direta e contínua do Pai.

    • @EscatologiaemFoco
      @EscatologiaemFoco  Місяць тому

      Continuando a resposta pt 4
      Perigos da Subjetividade Teológica
      Você mencionou que cada pessoa tem sua própria teologia. Embora seja verdade que a interpretação individual pode enriquecer nosso entendimento, é crucial reconhecer os perigos de uma subjetividade excessiva na teologia:
      Desunião e Confusão: Quando cada pessoa adota sua própria interpretação sem referência a uma base teológica sólida e histórica, isso pode levar à desunião e confusão dentro da comunidade cristã. A teologia cristã é construída sobre séculos de estudo, debate e concílios que buscaram discernir a verdade bíblica de maneira coletiva.
      Heresias e Falsas Doutrinas: A falta de um fundamento teológico sólido pode levar à proliferação de heresias e falsas doutrinas. A história da Igreja mostra como desvios doutrinários prejudicaram a fé e a unidade dos crentes. A Bíblia adverte contra falsos ensinamentos e incentiva os crentes a permanecerem firmes na sã doutrina (2 Timóteo 4:3-4).
      Interpretação Pessoal vs. Comunidade de Fé: Embora seja importante que os indivíduos estudem e interpretem a Bíblia, isso deve ser feito em comunhão com a tradição e a comunidade de fé. A Bíblia foi escrita, preservada e transmitida dentro de uma comunidade, e é dentro dessa comunidade que encontramos orientação para uma interpretação fiel e equilibrada.
      Conclusão
      Respeito sua opinião e entendo a frustração com a diversidade de interpretações teológicas. No entanto, é importante reconhecer que a Bíblia, quando estudada de maneira cuidadosa e contextual, oferece uma visão coerente e unificada da natureza de Deus e do plano de salvação. Além disso, devemos ser cautelosos com a subjetividade excessiva na teologia, buscando sempre uma compreensão que esteja enraizada na tradição cristã e no consenso histórico da Igreja.
      Espero que estas reflexões ajudem a esclarecer os pontos levantados. Se precisar de mais informações ou desejar discutir outros aspectos, estarei à disposição.

    • @claudiosouto2431
      @claudiosouto2431 Місяць тому

      @@EscatologiaemFoco bom, vc perguntou qual era a opinião do ouvinte, e eu como um bom ouvinte, dei a minha. As cisões da igreja, a meu ver, não foi porque um "Cláudio " da vida resolveu dar sua opinião pessoal, como vc simplifica. Ademais, eu não disse que sua opinião sobre a visão beatiifica de Deus estar errada. Eventualmente pode estar! Não temos como saber! Uma coisa é certa, essa visão, de acordo com o cristianismo é uma heresia! Mas quem tacha alguém de herege, Eventualmente é também! A visão beatificada de Deus nas páginas do novo testamento, e pura alegoria, nada mais! Não sou eu quem diz. São os teólogos. Não me venha com essa história de unidade cristã, pois é uma falácia, desde a sua origem. Não há um cristianismo, e,sim, cristianismos, no plural. Eu não tenho esse poder de dividir a igreja, até porque ele já está dividida! Quem dividiu o cristianismo, e não foi por causa da verdade , mas sim por questões políticas, foi Martinho Lutero. Claro que eu me refiro à igreja organizada, que historicamente só surgiu no quarto século. Mais antes disso, se tinha igreja pra todos os gostos, a verdade é essa. De acordo com Paulo, ninguém verá Deus!

    • @EscatologiaemFoco
      @EscatologiaemFoco  Місяць тому

      Como lhe disse anteriormente agradeço por você expressar a sua opinião, só respondi os pontos que não concordo... Se você considera que a igreja é dividida e que havia vários cristianismo no plural e que havia igreja para todos os gostos... Então verdadeiramente você não entendeu o que é a igreja e a sua natureza!
      A pergunta que faço a você agora é de carater pessoal e pastoral, me responda você se congrega em algum lugar? Você é cuidado e acompanhado por pastores e irmãos? Não estou perguntando isso com a intenção de anular algo que você fala ou te lhe ofender... Mas é para entender você de fato!