Gostei muito da explicação. Esta é a minha segunda maior dificuldade ao tentar escrever em Portugal. Mas ainda fico confusa quando existem dois verbos juntos na afirmativa, exemplo: "vou-te convidar" ou "vou convidar-te"? Obrigada
Sim, eu consigo.😊 As duas opções estão corretas. Quando há um verbo auxiliar + infinitivo é possível "escolher" a posição do pronome. No entanto, a regra pede que o pronome esteja em relação ao verbo conjugado, neste caso "vou". MAS MUITA ATENÇÃO ÀS EXCEPÇÕES DO VÍDEO!Quando há uma frase negativa, por exemplo, não há outra posição possível a não ser antes do verbo conjugado. Então, "não te vou convidar" Ficou mais claro?😊
Pronome pessoal???? Quem hoje em dia usa nas frases, nós diálogo....quem Pois as pessoas esquecem o pronome, agora é " agente" " Agente vai" " agente volta já" " agente vai" Simplesmente o brasileiro banalizou o velho português. " Agente" virou uma gíria nacional. Escuta os apresentadores de programa de tv, os repórter, jornalista....o agente é dito em qualquer frase, assunto....chega a ser irritante. Eu também falo " agente" mas de tanto prestar atenção nos programas de tv, falando tanto " agente" que agora me policio ao falar. Afinal, na escola ensinavam os pronomes, " eu, tu, ele, nós, vós, eles. E está sendo esquecido.
Obrigado, Susana.
Muito obrigada pela aula tão interesante. Melhor explicado não se pôde explicar❤
Aula muito interessante e importante!
❤❤❤❤
A explicação é muito clara, mas não é de todo fácil de recordar. Espero que nenhum brasileiro esteja a ouvir.
Gostei muito da explicação. Esta é a minha segunda maior dificuldade ao tentar escrever em Portugal.
Mas ainda fico confusa quando existem dois verbos juntos na afirmativa, exemplo: "vou-te convidar" ou "vou convidar-te"?
Obrigada
Alguém consegue explicar? 🙂
Sim, eu consigo.😊 As duas opções estão corretas. Quando há um verbo auxiliar + infinitivo é possível "escolher" a posição do pronome. No entanto, a regra pede que o pronome esteja em relação ao verbo conjugado, neste caso "vou". MAS MUITA ATENÇÃO ÀS EXCEPÇÕES DO VÍDEO!Quando há uma frase negativa, por exemplo, não há outra posição possível a não ser antes do verbo conjugado. Então, "não te vou convidar"
Ficou mais claro?😊
Sim, obrigada! 😊
Pronome pessoal????
Quem hoje em dia usa nas frases, nós diálogo....quem
Pois as pessoas esquecem o pronome, agora é " agente"
" Agente vai" " agente volta já" " agente vai"
Simplesmente o brasileiro banalizou o velho português.
" Agente" virou uma gíria nacional.
Escuta os apresentadores de programa de tv, os repórter, jornalista....o agente é dito em qualquer frase, assunto....chega a ser irritante.
Eu também falo " agente" mas de tanto prestar atenção nos programas de tv, falando tanto " agente" que agora me policio ao falar.
Afinal, na escola ensinavam os pronomes, " eu, tu, ele, nós, vós, eles.
E está sendo esquecido.
E muito chato o português de Portugal ,o que vai predominar são 200 milhões de falantes português brasileiro.
chato é ser burro e ouvir a palavra voce cada 5 segundos e lamento dizer que é em áfrica que o português mais cresce e não no brasil
Obrigado, Susana.