Casamento é muito difícil. É uma benção de Deus, porém o ser humano torna extremamente difícil. Sou solteira, tenho 19 anos e nunca namorei. Sinceramente, nem sei se vou. Apesar de crer no casamento e na benção de Deus, nós não temos como impedir alguém de mudar de pensamento ou se apaixonar. Quantos eram cristãos praticantes e abandonaram a fé? Deixaram o outro na mão? São raros os casais como vocês. Graças a Deus ser solteira não é algo que me machuca ou me intimida. Gosto bastante. O Celibato é muitas vezes mal visto até por cristãos. Só que eu prefiro ser celibatária do que casar por desespero. Tenham atenção ao escolher alguém, galera.
@ Amanda Moraes, Partilho da mesma opinião , o matrimônio para mim é sagrado e acredito firmimente o que Deus uniu o homem não separa. Só que infelizmente hoje tudo se banalizou , tem pessoas que se conhecem em um dia , no outro já dizem eu te amo , tudo virou liquidez , vivemos em um mundo de descartes , de frases errôneas " Se não der certo a gente separa" isso não entra em minha cabeça ! Realmente é preciso muita sabedoria para encontrar alguém que pense da mesma forma , que queria um namoro santo e casto , para algumas pessoas seguir os mandamentos de Deus é muito difícil então preferem seguir o mundo e depois acabam se tornando pessoas infelizes . Precisamos orar muito a deus para escolhermos acertadamente .
Verdade, mas sua escolha de castidade pode ser sua missão. Deus a abençoe. Mas saiba que o casamento é uma benção. Tiba e Déia são uma benção. Mas a perfeição não existe.
Somente tomem cuidado para que o celibato não seja uma fuga dos seus medos em relação ao matrimônio. Fugir do matrimônio por medo de ser infeliz não é sinal de vocação ao celibato. Celibato não pode ser algo que eu escolho para evitar a frustração de um relacionamento. Celibato é chamado e precisa ser autêntico.
Meus pais são divorciados na lei dos homens, e minha mãe é um exemplo de castidade para mim. Ela sempre diz que não se "casou" novamente, pois ela vive seu sacramento, e que não quer levar a sua família ao inferno. Ela diz com convicção! Quantas vezes suas amigas diziam para ela arrumar um marido... apareceram alguns pretendentes, mas sempre confiando em Deus diz que Ele é o único em sua vida! E isso me faz buscar a castidade tanto solteira quanto casada e viver corretamente as Maravilhas de Deus! Acho que se minha mãe meu exemplo não pensasse assim, não sei o que seria do meu futuro.
Moça, a salvação é individual. Sua mãe não salvou a família, salvou somente a ela! E inclusive, vc acha certo uma mulher que foi espancada pelo marido não poder ser feliz com outra pessoa?
Meu marido depois de 13 anos, quis o divórcio pra viver com outra mulher. Não teve jeito, ele quis sair de casa! Eu continuo vivendo a castidade!! Rezo pela conversão dele todos os dias! Louvo e bendigo a Deus pela graça de viver a castidade, vivendo os Sacramentos e a alegria de voltar a servir na minha Paróquia, Paróquia onde nasci, cresci!
Vamos confiar, vamos ter fé que Deus fará esta grande obra pela intercessão de Nossa Senhora. E quando alcançarmos esta graça iremos testemunhar. Rezo pela restauração da minha familia e por todas as famílias do mundo inteiro.
Orem por mim, me encontro em depressão, por minha história de vida ser tão conturbada, tudo que queria era voltar no tempo e nunca ter conhecido algumas pessoas. Só um milagre na minha vida!
Foi o meu caso tentiva de feminicidio durante a gestação e puerperio e tentou contra vida do próprio filho. No começo as igrejas me chamavam em situação irregular. Casei não contrai sacramento devido pandemia .Porém teve paróquias que tiveram resistência para batizar meu segundo filho, porém consegui um padre que disse "quem sou eu para negar a benção a um criança. " " ele não tem culpa de tudo que aconteceu. " é você separou devido violência que iria custar sua vida e do seu filho " Deus não se agrada de tirar a vida dos seus irmãos em Cristo. " Depois de 9 anos que aconteceu retornei a igreja, e estou me Organizando para casar na igreja, sim segundo casamento. Meu cônjuge terceiro casamento, mas os 2 anteriores não foram considerados válidos 1 foi casamento por impulso e teve chifre kkk segundo durou 15 anos porém ele passava violência material e psicológica e foi feito união estável então a igreja não considerou devido isso. O nosso a igreja vai considerar mediante casamento em cartório o curso de casamento fazer os sacramentos que faltam da minha parte. E não pode mais trocar de cônjuge segundo o foi passado para gente.
A gente vê hoje em dia, Tiba, até pessoas que conseguem um parecer de nulidade em um tribunal eclesiástico, porém manipulando e mentindo. Nós podemos mentir para os homens, mas jamais para Deus. E acredito que a própria pessoa saiba lá no fundo a verdade sempre. O matrimônio vale à pena, vale os sacrifícios pois é o caminho da maioria da população para a santificação. Passei com meu noivo um período de abstinência (castidade) e discernimento, mesmo já morando juntos, por orientação do nosso pároco. Vindos de uma vida super mundana, foi mudança completa... Foi difícil, mas foi uma benção na nossa relação, foi nosso começo de caminhada na vida espiritual, nos fortaleceu muito e nos casamos semana passada, super concientes e decididos, muito mais firmes na fé e na relação do que antes. Aguentem firme, orem, se coloquem no colo de Deus nas horas mais difíceis, tudo vale a pena.
Meu pai é viúvo e vive maritalmente com uma mulher que é casada na igreja católica mas não foi dada a anulidade no matrimônio dela e o padre da paróquia deles que fica em São Paulo abençoou as alianças deles. Quando fiquei sabendo fiquei chocada. E reclamei ao vê-los comungando. Falei a eles que não podiam mas sua cabeça é seu guia, e falei a ela pra rezar muito.
Triste isso.A comunhão a divorciados só deve ser dada como diz no documento do papa Francisco, caso os dois não vivam de forma carnal.E tem que ter o acompanhamento de um padre sensato para orientalos.Mas como as coisas estão hoje em dia.E a falta de zelo com o sagrado....
Não julgues para não ser julgada. Deixa seu pai ser feliz, deixe que ele preste contas ao Nosso Senhor, ele deve ter suas razões. Seu pai deve ser um homem bom, muito melhor do que muitos cristãos que se dizem corretos.
@@carlossantos2147 mas eu não estou jugando ele não, ele pode ser salvo pela ignorância, mas e o padre que conhecendo a realidade dos dois (porque os dois se confessam) ele poderia sim instruir eles melhor.
@@fscnanda Primeiro conversei com meu companheiro, ele concordou. Depois disso vivemos como irmãos na mesma casa, cuidando das nossas pequenas. Temos bastante oração, jejum e penitencia. Estamos esperando resultado da nossa nulidade, com a graça de Deus, esse ano sai
@@lucilenelangaro8026 obrigada Lucilene, eu já queria um namoro casto e estou conhecendo um moço divorciado, pra mim seria uma opção viável, pois vejo que pra ele também é importante fazer o processo de nulidade.
@@fscnanda nulidade isso não existe dentro da escrituras, divorciado não é solteiro(a) portanto pela palavra de Jesus não tem direito de se casar com outra pessoa, pois ele já fez uma aliança com uma mulher, a qual está ligada à ele enquanto ele viver, Romanos 7 2e3, bíblicame o mandamento de Deus é para quem separa é que se reconcilia com seu marido, e que o marido não deixe a mulher.
Amo o sacramento do matrimônio,hj estou fazendo 15 anos de casada amo o meu esposo e ele e um marido excelente graças a Deus peço a Deus que nos dê a graça de vivermos um para o outro e ambos pra Deus até o fim.
Exatamente,Tiba. E a palavra de Deus é bem clara quanto este assunto. Ela nos diz claramente que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade,e casar com outra,comete adultério; [ e o que casar com a repudiada também comete adultério.] Essa passagem está em Matheus C:19 v:9 Ela completa( texto e contexto) é do versículo 3 ao 12.
Não sei minha situação,fui casada 20 anos, tivemos 3 filhas, ele entrou com a separação,mentiu para a advogada,vendeu nossa casa sem me falar,abandonou eu e minhas filhas em outro estado do Brasil,onde viemos morar com ele por causa de trabalho. Como pensar em voltar com alguém assim?Como voltar a confiar em alguém que te traiu de todas as formas. Hoje tenho 43 anos, não tenho estudo,nem profissão, porque fui a Amélia boba da geração passada, não tenho casa,me sinto viúva de marido vivo. Será que Jesus realmente me olharia de cara feia se eu tentasse reconstruir minha vida?????? Na verdade nem sei mais o significado da vida.
É exatamente nisso que eu penso. O que adianta um ser humano te dar um papel dizendo que seu casamento é nulo ou não? Quem tem que dizer é Deus. Ele que conhece a realidade de cada um. O coraçao de cada um. Só ele pode dizer se alguém vive em adulterio ou não. É facil dizer p alguém "olha, vc é obrigada a ficar casada a vida toda, mesmo apanhando, sendo traida". Imagina uma moça de 20 anos ser abandonada e nunca mais pode casar e viver em castidade. Fácil falar.
Realmente complicado.O que vejo é que pra nós mulheres e sempre mais difícil. Espero que Deus nos recompense pq quando vivemos pra família não temos valor dentro de casa.Quantos casos eu conheço até na minha família de mulheres adúlteras que os maridos fazem tudo por elas.Ja as corretas...
Lembre-se que a castidade é uma benção. Jesus nunca olha para ninguém de cara feia ... Se cristão, de verdade, não é fácil(Os apóstolos tiveram mortes horríveis por pregar o evangelho, um foi esfolado vivo.) Você já tem uma familia, você já tem um marido e filhas. Por mais que você não goste deles, por mais q ele seja uma péssima pessoa, ele vai ser seu marido até a morte. Tome cuidado por que o "reconstruir sua vida", pode significa viver em adultério aos olhos de Deus. Se você quer reconstruir sua vida por favor viva em castidade com um irmão.
Oque seria Reconstruir sua vida? Adulterar? Pense bem, veja sua situação junto a um tribunal eclesiástico, caso seu casamento realmente tenha sido válido, ofereça seus sofrimentos e una-os à Cruz de Cristo, faça esse sacrifício por amor a Deus, lembre-se que o menor dos pecados é uma ofensa a Deus, com certeza se vc escolher o caminho da verdade vc será livre e feliz! Deus abençoe.
A pessoa q Permanece com um homem q ainda é casado na igreja, ela estando ciente da lei de Deus, ela faz a escolha : renunciar a si mesma por Cristo crucificado, ou viver sem a graça.É difícil? Não tenho dúvidas, pois todos somos chamados a renunciar a nós mesmos diariamente... Rogar a Maria Santíssima, nossa via a Cristo, é o caminho.
Padre Eu sou discipula de Cristo. E vejo que você tem uma visão bíblica a respeito desse assunto, muitos padres e. Pastores tem uma visão destorcida da lei de Moisés e a vontade de Deus no princípio. Creio igual você 🫵
Triste é ouvir, um Padre dizer em sua homilia, q se o cônjuge não está feliz q se separe. E na saída da missa, um grupo de pessoas achar esse mesmo Padre o máximo, só pelo fato dele ter dito o que elas queriam escutar.
ha muitos falsos padres , eles estao na igreja somente para destrui-la. A teologia da libertacao veio da Russia para destruir o cristianismo. Satanás nao dorme,ele quer levar p seu reino de trevas o maior número de gente possível.
Eu sou separada e vivo com outra pessoa e temos uma filha juntos ,com meu ex marido não tive filhos ... antes fazia parte da intercessão , fazia momento no grupo de oração , era catequista , hoje apenas participo , vou a Missa , não comungo mais, porque eu sei que não posso ,mas nem por isso penso em mudar de religião ,porque eu não preciso encontrar uma igreja ou um padre que diga o que eu quero ouvir , eu sempre serei Católica porque eu sei o que eu posso e não posso , não preciso que se adequarem a mim ,eu tenho consciência do que pode ou não e respeito isso .
se você casou-se na igreja católica com seu ex tenta o processo de anulação do matrimônio. Não custa tentar pois, caso o casamento seja considerado inválido, você pode se casar com o atual e resolver a questão do adultério. O não você já tem, acho que valeria a pena procurar resolver essa situação.
@@claudiacibele6148 espero que dê certo. Aposto que ambos se casaram praticamente sem conversão alguma do mesmo jeito que eu. Vou torcer para que consiga.
Adorei o video!Você e a Déia tem um jeito muito bonito e simples de apresentar a doutrina da Igreja!Fica muito mais fácil viver a doutrina da Igreja quando entendemos a beleza e o cuidado que ela tem com nossa santificação!!!
@@monelima6519 Sim, mas a maioria das vezes, no namoro, você já consegue conhecer a personalidade da pessoa. Se ela bebe, fuma, grita com os pais, ri da desgraça dos outros, é murrinha, fala que vc tem a culpa de todas as brigas, você escuta boatos de que ele é galinha e ainda fica com homens. Digo isso, pq todo mundo que reclama que eu já observei disse que no namoro, já faziam estas coisas e que sempre prometia não fazer mais. Sendo assim, na maioria dos casos qnd se casa só piora o defeito. Foi assim com minha mãe, avó, sogra, amigas.
@@MariaDoCarmo-xk6od Sim, ninguém é perfeito, mas tem certos erros que prejudica os filhos e acho que os pais tem que saber se esses defeitos podem prejudicar os filhos, principalmente, se o pai for alcoólatra, espanca a esposa, os filhos vivem em um ambiente estressante, depois viram pessoas cheias de traumas ou até iguais ao pai.
Só Deus Jesus para entende quem mora junto sem casar cada situação é uma situação mas impedirem da confissão pelo outros pecado é demais pecado pelo pecado todo mundo morrerá em pecado.....somos muito pequenos para saber o quê Deus Jesus pensa eu de tanto arreparar os outros estou pagando....mas as portas do Reino de Deus serão abertas para quem muito amar e muito perdoar....parabéns por esses padres que libertam as pessoas para viverem em Paz...
Parabéns irmão vc falou a verdade sobre oque é casamento, sabemos que casamento é para toda a vida, ou sejam até que a morte os separe, mas infelizmente muitos pastores tem tropeçando na verdade, e abriram as portas para esse pecado dentro das igrejas, hj é normal vê casal com 2 ou até mais casamento dentro das igrejas evangélicas, quando à igreja deveria ser exemplo para o mundo estão pior que o mundo, fazendo as mesmas coisas que o mundo faz, e ainda fala que Deus está no meio deles, quando o próprio Deus disse que odeia o divórcio.
Foi assim que eu quase morri e meu filho também, meu ex marido tentou me matar 2x os pastores padres de algumas igrejas falaram isso.Não casei no religioso (sacramento) imagine o quanto eu era feliz nessa situação. Após disso, vi uma flexibilidade na igreja sofre esses casos, eu já no segundo casamento com meu segundo filho meu segundo filho teve resistência de alguma paróquias até que um padre muito sábio disse " quem sou eu para negar a benção a uma criança " " ele não tem culpa " foi onde eu retornei , ele disse assim você teve que sair daquela união para salvar a sua vida e do bebê e Deus não se agrada que um irmão em Cristo tire a vida do outro, eu pensava que não poderia nunca mais casar na igreja.Essa regra tem que ser muito bem avaliado, nesses casos de agressão ou de crime envolvendo o casamento.
Uma grande verdade mas Deus diz ainda que Odeia o Divórcio, então devemos ser sábios na palavra de Deus pois Jesus é bem claro Moisés permitiu o divórcio por causa da dureza do seus corações, e Moisés mesmo sendo um escolhido errou algumas vezes assim como todos nós erramos e ele estava lidando com um povo pagão com costumes pagãos. Mas desde a criação Deus é muito claro o que ele uniu o homem não separe e lá havia somente Adão e Eva o que nos faz compreender que depois de consumado nem mesmo se eles quisessem essa aliança nunca pode ser quebrada. Deus maravilhoso
8:00 - ainda que vivam como irmãos, não podem comungar em público, porque há o perigo de escândalo para os fiéis. Além disso, é dever e direito exclusivo dos cônjuges a partilha de uma mesma habitação e isso deve ser levado em consideração.
Realmente é um assunto complexo, mas você explanou muito bem. Tiba, quero comprar na sua livraria um livro sobre a vida dos Santos que seja de fácil entendimento para crianças. Poderia me recomendar um?!
Uma vez no programa direção espiritual com Pe Fábio, uma moça solteira disse que era motivo de deboche ficavam a chamando de "encalhada", o padre respondeu: Você minha filha é livre e pode encontrar a pessoa certa se essa for a sua vocação, agora o casado que casou errado, esse sim é encalhado com a outra pessoa pro resto da vida, claro estou falando para cristãos católicos. Achei ótima resposta aos debochados.
Lembrando que TODOS são chamados à santidade, TODOS. Mesmo os casais em segunda união estão incluídos nesse chamado, porém,não existe caminho de santidade sem sacrifícios. Como disse o padre Paulo Ricardo :" tem pessoas que casam sem fé" e somente mais tarde, após a separação , vem a conversão. O chamado a santidade permanece , mas o caminho agora envolve essa nova família.
Eu convivo com meu marido 23 anos tivi varias aprovações ate o padre disse o que tais esperando pra separa dele ai pensei nosa que padre é esse que apoia a separação deixei nas mãos de Deus sofri tiba comi o pão que o diabo amaço mais eu não dei trégua ao inimigo vou sofrer nas junto e hoje estamos muito felizes nao é um mar de rosas claro kkkk aquele que diz isso mente mas ele é coordenador do grupo de oraçao olha que bençao percisti e venci
Tenho 28 anos namoramos a 9 anos e casados a 3 anos, ele da motivos para a separações que não condizem com o peso do sacramento, sendo totalmente ciente do que era o matrimonio e mesmo assim fala para que eu arrumar uma pessoa melhor, mesmo sabendo que não posso e sabendo da minha fé. Não consigo entender pois sabíamos oque estávamos fazendo e sabemos que é legítimo o casamento. Muito triste pois sabia que o meu maior sonho era ter uma família e ter filhos. Reze por ele pois não parece ser a mesma pessoa.
na casa dos meus pais rezando para Deus ter misericórdia da nossa situação. Peço a Deus todos os dias que ninguém toque no nosso sacramento, e que eu nunca assine o divorcio.
Jéssica Pires conte com nossas orações. Imagino a dificuldade que vc esta passando e a força que vc precisa vem só de Deus. E não canse, fique firme com muita oração. Nossa Senhora não deixa nunca de interceder por nós junto ao Pai. Deus te abençoe e te sustente nesse momento difícil. Sabemos que para Deus nada é impossível, rezemos pela conversão do seu esposo. Vemos tantos exemplos dos Santos... vamos ter fé. 🙏🏻 que Deus a abençoe e que a Mãe santíssima a guarde.
@@janinatogni Amém para Deus nada é impossível e creio nisso sei que os planos de Deus são maiores e melhores que os meus. E que Deus o ama milhares de vezes mais que eu, Deus conhece o coração dele e sabe quantas pessoas ele ja tocou através do meu marido. Obrigada pelas orações estou precisando muito.
Que divina explicação. Tiba vc tirou um peso imenso, pois vivo em situação irregular e meu caso está sendo julgado pelo tribunal eclesiástico. Já tinha em meu coração a possibilidade de separar se o tribunal concluir que a União anterior foi válida. Porém a paz invade minha alma e de meu esposo ao saber que caso isso aconteça temos a possibilidade de vivermos como irmãos. QUE DEUS NOS ajude com sua graça.
Olá.. Estou a 24 anos afastado da santa igreja. Fui batizado e fiz a primeira eucarística. A doze anos atrás me batizei na igreja protestante e me casei com uma moça que já pertencia a igreja desde o seu nascimento. A uns 5 anos passamos a não nos entendermos mais e decidimos pela separação. Como fica minha situação.??
Como valorizar o sacramento, se o homem não valoriza primeiro quem o instituiu: Deus! O casamento nunca terá o zelo, o cuidado e a entrega que merece e exige, pra quem primeiramente não tem vida espiritual e experiência autêntica com o amor de Deus! A ordem da vida plena é: .conhecer Deus, ama-lo, ser amado e a partir dai ofertar a vida através do sacramento matrimonial! E o que as pessoas fazem: .curtem a vida na futilidade, casam-se querendo ser feliz, depois separam porque descobrem que quem nos faz feliz é Deus, ai se juntam de novo, arrebentam com a vida dos filhos, aí com a vida toda remendada querem amar Jesus, sua igreja, viver seus mandamentos... como isso é possível??? É tiba, agente colhe o que planta! E quem brinca com a vida, não pode reclamar da tempestade. Caridade verdadeira foi esse vídeo, pois quem ama não diz o que queremos, mas o que precisamos escutar, com amor.
O matrimônio e uma vocação muito bela. Sonho meu futuramente e me casar e ter a minha família. Vocês Deia e Tiba são exemplo de casal católico pra mim e pra muito jovens.
Eu já sabia q divórcio é pecado, mas conviver c alguém só no papel é terrível, já me relacionei c alguns pessoas e tava ficando sufocante, mas não casei c nenhum!! Mas por mim viveria pra Deus c pessoa q escolhi por amor a ele, não por questões financeira
. Acho que , nesse ponto, a Igreja precisa ser mais ágil. Pq há casos que realmente foi nulidade, como gravidez indesejada, imaturidade, etc. Não digo que deve dar nulidade a torto a direito, mas deve ser mais barato e mais ágil, principalmente por casais que tiveran forças externas que influenciaram num teatro ao invés de um casamento. Mas, claro, quem tem experiência pessoal com Deus, obedece e luta por santidade, vai atrás e busca se regularizar. Deus o abençoe sempre, Tiba, minha família acompanha seus vídeos e sempre nos enriquece. Abraços!
2 роки тому
Antes de casar as pessoas devem ter em mente, que seres humanos não são descartáveis, devemos ter compromisso com Deus e com nossa família. Que Deus abençoe este canal.🙌
Estou em processo de nulidade e muito dificil demorei um pouco pata dar entrada pois meu emocional estava muito abalado mas espero que consiga ficar em.paz pois e muito dificil viver a castidade e ter forca mas não e impossível ja tive outro relacionamento e viver no pecado e terrivel fiquei 6 meses e meio sem comungar e o peso na consciência terrivel entao resolvi entrar com processo
Bom dia, Você poderia entrar em contato comigo para falarmos sobre o processo de Nulidade? Estou pedindo a Providência e gostaria de conversar com pessoas que passaram ou estão passando por esse processo. Meu email: dayanesd16@gmail.com.
Tiba faz uma oração pra minha filha agora ela está grávida de cinco meses e já sofreu um aborto a dois anos e hoje ela está com dor e está criança já e muito amada por todos
Vivi casada no civil 22 anos e não deu certo , separamos e depois de anos conheci uma outra pessoa e já tamus juntos 4 anos, más nos fazem muita falta não poder participar da igreja de verdade, confessar comungar, ai resolvemos nos casar ,dia 22 de novembro Deus nos dará a bênção e estamos muito felizes.
Sandra Ferreira que Deus abençoe seu matrimônio, rezem muito até lá, façam a confissão geral e abstinência até lá, vai ser maravilhoso pra vocês. Eu passei por isso e valeu muito a pena. 🙏🏻♥️
Ótimo o vídeo tiba. Excelente esclarecimento. A grande maioria não quer reconhecer o senhorio de Cristo. Querem apenas a sua misericórdia . O caminho é estreito sim. Sexo é pra quem é casado e vive em comunhão , quem é separado já tá dizendo que não é casado : casado pela segunda ou terceira ou sei lá quantas vezes NÃO É CASADO
Tiba , faça um vídeo explicativo sobre a NÃO autoridade do padre ,em liberar casais de segunda União pra comungar, e o por que ele NÃO pode dar a absolvição a esses casais. Se possível com o código de direito canônico. Pois " MUITOS " casais estão a fazer isso. Sei que falou um pouco , no final do vídeo, mas é preciso um vídeo, somente , Nesse aspecto.... Grato.
Mas Tiba, atualmente para dar entrada no processo de nulidade matrimonial na cúria diocesana, é necessário apresentar o papel do divórcio entre os demais documentos. Ou seja, pra saber se o casamento foi ou não nulo, é preciso iniciar o processo e para isso, é preciso estar divorciado no papel e não apenas separação de corpos. Falo com conhecimento de causa. Meu processo está em andamento ainda.
Conheço várias pessoas se separam e casam de novo, inclusive várias artistas tv casam várias vezes e os padres estão lá casando, por que são ricos e famosos.
Eu vivo junto. O meu atual tem 3 filho com a "esposa" e ela traiu ele várias vezes e depois engravidou do amigo dele. Tentou abortar e não conseguiu. Ela vive com um e com outro. E eu conheci ele. Eu tenho 2 filhos e nunca casei. Vivi como não praticante. Mas tenho crisma. Meus filhos Tb. E ele não. Casou com 16 -17 e assim foi. Falei dele entrar com o processo eclesiástico pra ver a nulidade. Mas ele nem liga. Estamos juntos ha 5 anos já.
Vcs estão em adultério,pra falar a verdade Segundo casamento é pecado em todos os casos menos viúvez tendo conhecido da palavra ou não sendo traindo agredido ameaçado abandonado ,lucas 16 18,marcos 10 11 ao 12,romanos 7 2 3,1 coríntios 7 10 11,1 coríntios 7 39 ,oque as igrejas prega sobre cônjuge inocente é uma invenção do espírito do engano que quer destruir máximo de famílias e criar outros no pecado, a única forma de anular casamento é com a morte dos cônjuges de acordo com a bíblia e não com poder da igreja oque Deus uniu não separe o homem
É uma situação realmente difícil, principalmente quando uma das partes é aquele meio católico e não aceita viver como irmãos. Eu concordo com você. Por isso é importante pensar muito antes de casar com alguém. 🙋🏽♀️
É kkk falei muito isso esses dias meu irmão vai casar ano que vem. Todos preocupados com glamour do casório eu estou mais do lado espiritual importante é o casamento vivido dia a dia aonde o amor vem depois do respeito paciência tolerância amizade etc sou casada à 14 anos vivo assim não é mar rosas tem espinhos porém com amor fé vamos vivendo e aprendendo a cada dia. O amor se renova junto com os votos .
Aqui na paróquia onde frequento conheço vários casais de 2° união que recebe a Eucaristia, e trabalha em pastorais ( canto, batismo etc..) Em várias paroquiais aqui na cidade, vejo essa atitude de liberação de casais para a Eucaristia.
Eu pensava que era só nas igrejas evangélicas que tinha essa bagunça de separar e casar com outra pessoa, mas agora tô vendo adultério alastrando e sendo aceito na igreja católica tbm, é o fim msm, eu tava pensando seriamente volta para igreja católica, já vi que não vale a pena é melhor ficar quieto em casa.
Casei na Igreja há 6 anos, consciente, consentir, mas não convivo bem com meu esposo, quase todos os dias ele me maltrata com palavras que mexe muito com meu emocional e psicológico, ao ponto de ocasionar uma crise de ansiedade e síndrome do Pânico e faço tratamento, ele faz violência psicológica, penso em separar fisicamente, temos uma filha de 4 anos e ela presencia nossas discussões. É lícito eu separar ?
Um dos problemas de muitos matrimônios acabarem é que muitas pessoas "se casam para serem felizes", mas essa não é a função do matrimônio, nós devemos nos casar para fazer o outro feliz. Portanto para que o matrimônio não termine por essa frustração, primeiro encontre alguém que você realmente ama e está disposto a se sacrificar para fazer feliz. Amor é sacrifício e renuncia, renunciar a si mesmo para o bem do amado, foi assim que Jesus nos amou.
Até que em fim uma palavra com o real significado do Matrimonio cristão, que infelizmente, em muitas situações, é subtraída nos cursos de noivos e principalmente diante do altar de Deus. Quem se casa procurando a felicidade no matrimonio e nisso coloca toda a energia e convicção, terá, mais cedo ou mais tarde, grandes e profundas tristezas, frustrações e decepções que poderá atingir profundamente a alma, (Vide os exemplos nos comentários deste vídeo. ) onde posteriormente, só o Espirito Santo poderá dar a cura. O Matrimonio é via, é canal, é a cruz para santificação dos cônjuges. Difícil aceitar esta ideia. Normalmente se casa mais por hormônios, beleza, por vontade de terceiros, ascenção e costumes sociais diversos, e não para servir a Deus e tão menos ainda pelo bem do cônjuge, como pede a Santa mãe Igreja. A resposta para a felicidade está abaixo. "Somente em Deus o homem(ser humano) há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar” (Catecismo da Igreja Católica, nº 27) Saúde, alegria e Paz a todos debaixo da graça de nosso Pai celeste. Amem.
Muitas pessoas fazem confusão sobre separação e divórcio que inclusive são coisas bem diferentes por exemplo: as pessoas qustionam e se ele ou ela ameaça até de morte?! o divórcio mesmo assim não é permitido e NÃO é permitido casar novamente, porque a pessoa já é casada a separação e bem diferente do divórcio na separação em casos extremos é medida protetiva de acontecer morte ou coisa do tipo a separação não dar o direito de casar novamente ela é uma medida protetiva não tem nada haver com divórcio não tem permissão de casar novamente e se a pessoa não está de acordo com a Bíblia ela não pode comungar ela precisa respeitar a castidade sempre.
Este tema é muito pertinente. Seria bom falar de quem pode ser padrinhos,pois tenho visto , pessoas em pecado mortal,de outra religião,de umbanda , homossexuais e outros casos,sou da pastoral do batismo e não recebemos nenhuma formação por parte da igreja.
Formação seria realmente ótima porém o catecismo é claro sobre isso.Para evitar esse tipo de coisa ou tentar,pede a para a pastoral da comunicação (pascom) da sua paroquia que quando for fazer o convite a (imagem de divulgação) deixe claro que os padrinhos devem ser católicos casados na igreja ou solteiros e que professam a fé católica. Caso o padre questione diga que foi com base no catecismo pois é isso que a igreja diz.
É bem delicado, quando comecei a namorar eu era ateu e ele também, estamos juntos a 4 anos porém eu sou católica agora. A castidade não funciona se só um lado tenta... E não faz sentido ela se você não é católico (o caso dele que até acredita em Deus, mas não segue religião nenhuma)
Pequena, resta saber até onde você pretende ir... Na situação atual, você está em pecado (se não houver o casamento). Desejo de todo coração que você esteja alinhada (caso não esteja) 🌹 gratias agimus tibi Domine Deo omnipotens
Estou morando junto à 14 anos, meu marido teve uma união cívil com outra mulher antes de nos conhecermos da qual tiveram dois outros filhos, queremos receber o sacramento do matrimônio, algum impedimento?
O que dizer para pessoas que a gente ama que conhece a vdd foram até servos de grupo de oracao e que deixaram tudo pra viver um relacionamento irregular?
Me fez pensar nos padrinhos que eu e meu marido escolhemos para minha filha, eles moram juntos , não são casados , pois os dois já vieram de casamentos anteriores e na igreja. Logo vivem em adultério .
Deia & Tiba, por favor, façam um video com novas metodologias que possam ser usadas com os jovens nas igrejas. Vocês com 4 crianças agora, e também familiarizados com a politica do homeschooling, acredito eu que devam ter facilidade com este tema. Falo como um jovem engajado na igreja e querendo através do diálogo trazer os jovens que se afastaram e conquistar outros corações que ainda não se converteram. Acho que a abordagem tradicional tanto de comunidade quanto de encontros como EJC's e afins estão ficando parados no tempo. Mas lembrando sempre que existe o tempo de Deus e o processo de evangelização de cada um. Grato de toda forma. Fã do Canal!
Tiba eu tenho uma parenta que vive nesta situação, mas ela sempre reza o terço da misericórdia, que promete a salvação para quem reza lo, isso significa que mesmo em pecado de adultério ela está salva , vc concorda???
não tem como a pessoa ser salva se ela está em pecado mortal! as pessoas usam as promessas como amuletos: poso viver no pecado, que a se eu tiver tal pratica devocional serei salva.
Nenhuma promessa vinda do sobrenatural se aplica a alguém em estado mortal e que não pretende se converter e mudar se vida. As promessas são para quem se arrependem e fazem um firme preceito.de abandonarem a vida de pecado.
Entende que seja uma pergunta. Se for, a resposta é sim, existe um risco, porém, em alguns casos específicos, pelo bem dos filhos causaria um prejuízo maior se houvesse a mudança de um dos cônjuges da casa da família
Esse povo tem uma história de sacramento, casamento a partir do momento que o rapaz e a moça foi até o cartório civil e fez o voto de ser fiel até que a morte separe, perante o juiz de paz e as testemunhas, estão casados, Deus disse eu fui testemunha entre ti e a mulher da sua mocidade, falar a verdade é bom e eu gosto.
E no meu caso o que eu faço?estou interessado numa mulher divorciada a poucos dias ,que conheço toda a família dela e do ex marido dela do tempo que eles ficaram casados tiveram um filho,mas recentemente se divorciaram e inclusive o pai do ex marido dela me crismou Daí fico pensando se eu sair com ela o ex marido dela não ficará pensando que sou uma péssima pessoa pela atitutude daí deduzirá que eu já estava desejando ela quando eles estavam casados e se é pecado isso ? Porque eu não estou resistindo mais a vontade de sair com ela porque ela é muito bonita de corpo/rosto
Mto injusto isso, porque eu fui fiel o casamento inteiro, porém ele me fez sofrer demais eu perdoei ele por 11 anos me traia com garota de programa, sofri mto c tudo isso. Perdoei e dei oportunidade para mudança, mas não houve. Então sou obrigada a morrer passando por isso???.. me separei e vou reconstruir a minha vida, sou cristã e sei que Deus não quer ver ngn sofrer assim 😢😢
Segundo casamento é pecado em todos os casos menos viúvez tendo conhecido da palavra ou não sendo traindo agredido ameaçado abandonado ,lucas 16 18,marcos 10 11 ao 12,romanos 7 2 3,1 coríntios 7 10 11,1 coríntios 7 39 ,oque as igrejas prega sobre cônjuge inocente é uma invenção do espírito do engano que quer destruir máximo de famílias e criar outros no pecado, fique só ou lute pelo seu casamento
União ilegítima é aquela inválida segundo os critério que o tribunal eclesiástico se utiliza pra analisar. Se não me engano são 19. Ou a união pura e simples, ou seja, pessoas que apenas se juntaram.
Matrimônio é coisa séria os dois são uma só carne Jesus é o esposo e a Igreja é a esposa não pode separar assim o marido e a mulher não pode separar. Sou casada na Igreja faz 15 anos temos dois frutos graças a Deus somos casados e bem casados temos desafios, mas continuamos a nossa caminhada e sempre fomos fiel assim como juramos.
Rezemos pela conversão destes sacerdotes pois isto será cobrado deles!!! Aquelas que, por ignorância, são instruídos de maneira errada pagarão menos. Pois a quem muito é dado, muito será cobrado
Em mateus a biblia permite o divorcio no caso do adultério, o catecismo não poderia ter ignorado isso. Sobre casar de novo após o divórcio não sei falar sobre isso.
Tiba e Déia não consigo aceitar essa tal de nulidade.Pois até onde sei é o ato sexual que confirma o casamento e não a cerimônia.Jacó por exemplo foi enganado ao casar se com Lia e confirmou o casamento tendo filhos com ela.Antigamemte que as familias escolhiam o conjugue para seus filhos e eles tinham que aceitar..significa que viveram fornicando pois se casaram contra a vontade e não foi valido ? Eu acho que essa nulidade tbém abre espaço para padres que abandonaram a batina pedir nulidade não é mesmo ? Sei de um caso que o rapaz se tornou padre apaixonado por uma moça mas sentiu medo de decepcionar a mãe.Eu reencontrei um rapaz que nos conhecemos a mais de 20 anos atras ..ele divorciado eu solteirona kkk mas eu estava muito bem com minha condição..ele reapareceu confidenciou que sempre foi apaixonado por mim mas não teve coragem de revelar quando mais jovem..que se casou apenas para ter família e é claro não deu certo.Creio que ele poderia pedir a nulidade e nos casarmos na igreja.Mas não consigo aceita lo pois não confio na nulidade e tenho horror em pensar que isso pode me levar a viver em adultério não diante da igreja mas diante de Deus..Essa coisa de nulidade é moderna..não é biblica..de onde a igreja tirou isso ???
Mas Jesus também disse que não se pode disvórciar, exceto por imortalidade sexual, nesse caso de um dos cônjuges adúltera o parceiro, ela se une a outra carne, o que faz com o que foi traído esteja livre pra outro casamento?
Penso que colocar todos os património como sagrados pode ser perigoso para pessoas que vivem com parceiros agressivos, muitas vezes psicopatas, trazendo riscos conclusivos para os filhos dessa relação, não posso crer q Jesus queira alguém vivendo assim. Num país com tantos homicídios, mulheres vitimadas por maridos loucos é muito triste crer um Deus que condene uma relação tão triste asim.
Boa tarde Tiba! Tiba me diz como faz as pessoas que são casadas mais vivem com violência, sendo mautrados, extrupos, alcoolismo, enfim, são vários os motivos que levam algumas pessoas a tomar essa decisão. Eu tbm discordo em relação as pessoas não poderem mais comungar ou ter relação com a outra que resolveu se realicionar. Pois quando há amor, estão felizes, ambas as partes estão oficialmente separados pela lei, embora não para a igreja. Isso talvez seja também uma questão de cultura. Pois existem países em que se casa com várias, e não há adultério. Ou há? E as vezes, têm casais que até ficam amigos depois da separação. Justamente por terem outra família, com filhos e vivendo juntos há anos. Posso está errada e entendo o que disse Jesus sobre o casamento, e que o que Deus uniu o homem não deve separar. Porém, a cada caso, é um caso a se analisar. Penso eu que só seria adultério, se os dois ainda vivessem juntos, se tivessem ainda alguma relação com chances de retomarem o Amor e salvar o casamento. Posso está falando bobagem, talvez... e que Deus me perdoe se eu estou pensando errado. Esse não é meu caso, Graças a Deus. Mais se fosse, eu penso assim. Pois também acredito que Deus é misericórdia para todos. Bjos 😘
A pessoa teve o livre árbitro de escolher uma pessoa com esses comportamentos para casar. O grande problema é vermos que o outro dar sinais e ignorarmos. Existe um caminho longo para casar, o cristão tem que ouvir a voz de Deus para tal escolha. No caso de alguém que sofra Taís consequências e se divorcie é viver a castidade e não comungar. Toda escolha leva a consequências.
Casamento é muito difícil. É uma benção de Deus, porém o ser humano torna extremamente difícil. Sou solteira, tenho 19 anos e nunca namorei. Sinceramente, nem sei se vou. Apesar de crer no casamento e na benção de Deus, nós não temos como impedir alguém de mudar de pensamento ou se apaixonar. Quantos eram cristãos praticantes e abandonaram a fé? Deixaram o outro na mão? São raros os casais como vocês. Graças a Deus ser solteira não é algo que me machuca ou me intimida. Gosto bastante. O Celibato é muitas vezes mal visto até por cristãos. Só que eu prefiro ser celibatária do que casar por desespero. Tenham atenção ao escolher alguém, galera.
@ Amanda Moraes, Partilho da mesma opinião , o matrimônio para mim é sagrado e acredito firmimente o que Deus uniu o homem não separa. Só que infelizmente hoje tudo se banalizou , tem pessoas que se conhecem em um dia , no outro já dizem eu te amo , tudo virou liquidez , vivemos em um mundo de descartes , de frases errôneas " Se não der certo a gente separa" isso não entra em minha cabeça !
Realmente é preciso muita sabedoria para encontrar alguém que pense da mesma forma , que queria um namoro santo e casto , para algumas pessoas seguir os mandamentos de Deus é muito difícil então preferem seguir o mundo e depois acabam se tornando pessoas infelizes .
Precisamos orar muito a deus para escolhermos acertadamente .
Parabéns Amanda, é necessário muito cuidado antes de se envolver com alguém, não tenha pressa vc muito nova.
Verdade, mas sua escolha de castidade pode ser sua missão. Deus a abençoe. Mas saiba que o casamento é uma benção. Tiba e Déia são uma benção. Mas a perfeição não existe.
Amanda Moraes que lindo seu comentario parabens !
Somente tomem cuidado para que o celibato não seja uma fuga dos seus medos em relação ao matrimônio. Fugir do matrimônio por medo de ser infeliz não é sinal de vocação ao celibato. Celibato não pode ser algo que eu escolho para evitar a frustração de um relacionamento. Celibato é chamado e precisa ser autêntico.
O sacramento do matrimônio é uma bênção! Fiz minha promessa diante de Deus há vinte anos e tenho três frutos dessa união abençoada!
Vamos levar em consideração que essa vida passa logo... O Céu é eterno. Vale a pena sacrificar-se por Jesus.
Meus pais são divorciados na lei dos homens, e minha mãe é um exemplo de castidade para mim. Ela sempre diz que não se "casou" novamente, pois ela vive seu sacramento, e que não quer levar a sua família ao inferno. Ela diz com convicção! Quantas vezes suas amigas diziam para ela arrumar um marido... apareceram alguns pretendentes, mas sempre confiando em Deus diz que Ele é o único em sua vida! E isso me faz buscar a castidade tanto solteira quanto casada e viver corretamente as Maravilhas de Deus! Acho que se minha mãe meu exemplo não pensasse assim, não sei o que seria do meu futuro.
Moça, a salvação é individual. Sua mãe não salvou a família, salvou somente a ela!
E inclusive, vc acha certo uma mulher que foi espancada pelo marido não poder ser feliz com outra pessoa?
Meu marido depois de 13 anos, quis o divórcio pra viver com outra mulher. Não teve jeito, ele quis sair de casa! Eu continuo vivendo a castidade!! Rezo pela conversão dele todos os dias! Louvo e bendigo a Deus pela graça de viver a castidade, vivendo os Sacramentos e a alegria de voltar a servir na minha Paróquia, Paróquia onde nasci, cresci!
Rezo o Rosário todos os dias e PEÇO a Deus pela restauração do meu matrimônio
Vamos confiar, vamos ter fé que Deus fará esta grande obra pela intercessão de Nossa Senhora. E quando alcançarmos esta graça iremos testemunhar. Rezo pela restauração da minha familia e por todas as famílias do mundo inteiro.
Orem por mim, me encontro em depressão, por minha história de vida ser tão conturbada, tudo que queria era voltar no tempo e nunca ter conhecido algumas pessoas. Só um milagre na minha vida!
Vou orar por vc minha irmã
Como vc está agora?
O CIC tb ressalta a separação “dos corpos” ( não divórcio) quando a convivência envolve riscos de violência doméstica.
O Tiba falou sobre isto neste vídeo (14:50).
Foi o meu caso tentiva de feminicidio durante a gestação e puerperio e tentou contra vida do próprio filho. No começo as igrejas me chamavam em situação irregular. Casei não contrai sacramento devido pandemia .Porém teve paróquias que tiveram resistência para batizar meu segundo filho, porém consegui um padre que disse "quem sou eu para negar a benção a um criança. " " ele não tem culpa de tudo que aconteceu. " é você separou devido violência que iria custar sua vida e do seu filho " Deus não se agrada de tirar a vida dos seus irmãos em Cristo. " Depois de 9 anos que aconteceu retornei a igreja, e estou me Organizando para casar na igreja, sim segundo casamento. Meu cônjuge terceiro casamento, mas os 2 anteriores não foram considerados válidos 1 foi casamento por impulso e teve chifre kkk segundo durou 15 anos porém ele passava violência material e psicológica e foi feito união estável então a igreja não considerou devido isso. O nosso a igreja vai considerar mediante casamento em cartório o curso de casamento fazer os sacramentos que faltam da minha parte. E não pode mais trocar de cônjuge segundo o foi passado para gente.
Mas divórcio civil não dissolve o sacramento, portanto quem é divorciado permanece casado diante de Deus
Ok. Sou divorciado e vivo a castidade... mais de 3 anos fiel à Deus🙏🙏🙏
Minha mulher separou de mim o que me resta é a castidade, com a graça de Deus vou conseguir viver na graça 🙏
A gente vê hoje em dia, Tiba, até pessoas que conseguem um parecer de nulidade em um tribunal eclesiástico, porém manipulando e mentindo. Nós podemos mentir para os homens, mas jamais para Deus. E acredito que a própria pessoa saiba lá no fundo a verdade sempre.
O matrimônio vale à pena, vale os sacrifícios pois é o caminho da maioria da população para a santificação. Passei com meu noivo um período de abstinência (castidade) e discernimento, mesmo já morando juntos, por orientação do nosso pároco. Vindos de uma vida super mundana, foi mudança completa... Foi difícil, mas foi uma benção na nossa relação, foi nosso começo de caminhada na vida espiritual, nos fortaleceu muito e nos casamos semana passada, super concientes e decididos, muito mais firmes na fé e na relação do que antes. Aguentem firme, orem, se coloquem no colo de Deus nas horas mais difíceis, tudo vale a pena.
Obrigada pelo preciso ensinamento! Continue a evangelizar! O Senhor tem um amor infinito por cada um de nós!
Meu pai é viúvo e vive maritalmente com uma mulher que é casada na igreja católica mas não foi dada a anulidade no matrimônio dela e o padre da paróquia deles que fica em São Paulo abençoou as alianças deles. Quando fiquei sabendo fiquei chocada. E reclamei ao vê-los comungando. Falei a eles que não podiam mas sua cabeça é seu guia, e falei a ela pra rezar muito.
Estão em adultério. E pior de tudo, combinando em estado de pecado mortal!
Triste isso.A comunhão a divorciados só deve ser dada como diz no documento do papa Francisco, caso os dois não vivam de forma carnal.E tem que ter o acompanhamento de um padre sensato para orientalos.Mas como as coisas estão hoje em dia.E a falta de zelo com o sagrado....
Não julgues para não ser julgada. Deixa seu pai ser feliz, deixe que ele preste contas ao Nosso Senhor, ele deve ter suas razões. Seu pai deve ser um homem bom, muito melhor do que muitos cristãos que se dizem corretos.
@@carlossantos2147 mas eu não estou jugando ele não, ele pode ser salvo pela ignorância, mas e o padre que conhecendo a realidade dos dois (porque os dois se confessam) ele poderia sim instruir eles melhor.
@@josinetedossantosefamilia1220 Josinete, o padre deve ter suas razões para agir assim.
"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida."
Deus abençoe vc, Tiba! Que vídeo esclarecedor!
Parabéns pela coragem de falar a verdade. DEUS abençoe vc e sua família.
É possível sim, eu e meu companheiro temos uma família constituída e decidimos viver a castidade. Com a graça de Deus!
Que lindo❤
Como vc fez isso? Como estabelecer o limite e evitar a intimidade.
@@fscnanda Primeiro conversei com meu companheiro, ele concordou. Depois disso vivemos como irmãos na mesma casa, cuidando das nossas pequenas. Temos bastante oração, jejum e penitencia. Estamos esperando resultado da nossa nulidade, com a graça de Deus, esse ano sai
@@lucilenelangaro8026 obrigada Lucilene, eu já queria um namoro casto e estou conhecendo um moço divorciado, pra mim seria uma opção viável, pois vejo que pra ele também é importante fazer o processo de nulidade.
@@fscnanda nulidade isso não existe dentro da escrituras, divorciado não é solteiro(a) portanto pela palavra de Jesus não tem direito de se casar com outra pessoa, pois ele já fez uma aliança com uma mulher, a qual está ligada à ele enquanto ele viver, Romanos 7 2e3, bíblicame o mandamento de Deus é para quem separa é que se reconcilia com seu marido, e que o marido não deixe a mulher.
Amo o sacramento do matrimônio,hj estou fazendo 15 anos de casada amo o meu esposo e ele e um marido excelente graças a Deus peço a Deus que nos dê a graça de vivermos um para o outro e ambos pra Deus até o fim.
Fazer a vontade de DEUS verdadeiramente é isso mesmo que eu tenha que morrer para mim mesmo para que CRISTO TRIUFE SOBRE A MINHA VIDA
Graças a DEUS eu fui casada uma pessoa e reparei, mais DEUS mim deu a graça da nulidade, hoje só casada e vivu um casamento abençoando.
Entre em contato comigo por favor, para que possamos conversar sobre esse processo de Nulidade.
dayanesd16@gmail.com
Exatamente,Tiba. E a palavra de Deus é bem clara quanto este assunto.
Ela nos diz claramente que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade,e casar com outra,comete adultério; [ e o que casar com a repudiada também comete adultério.]
Essa passagem está em Matheus C:19 v:9
Ela completa( texto e contexto) é do versículo 3 ao 12.
Não sei minha situação,fui casada 20 anos, tivemos 3 filhas, ele entrou com a separação,mentiu para a advogada,vendeu nossa casa sem me falar,abandonou eu e minhas filhas em outro estado do Brasil,onde viemos morar com ele por causa de trabalho.
Como pensar em voltar com alguém assim?Como voltar a confiar em alguém que te traiu de todas as formas.
Hoje tenho 43 anos, não tenho estudo,nem profissão, porque fui a Amélia boba da geração passada, não tenho casa,me sinto viúva de marido vivo.
Será que Jesus realmente me olharia de cara feia se eu tentasse reconstruir minha vida??????
Na verdade nem sei mais o significado da vida.
É exatamente nisso que eu penso. O que adianta um ser humano te dar um papel dizendo que seu casamento é nulo ou não? Quem tem que dizer é Deus. Ele que conhece a realidade de cada um. O coraçao de cada um. Só ele pode dizer se alguém vive em adulterio ou não. É facil dizer p alguém "olha, vc é obrigada a ficar casada a vida toda, mesmo apanhando, sendo traida". Imagina uma moça de 20 anos ser abandonada e nunca mais pode casar e viver em castidade. Fácil falar.
Realmente complicado.O que vejo é que pra nós mulheres e sempre mais difícil. Espero que Deus nos recompense pq quando vivemos pra família não temos valor dentro de casa.Quantos casos eu conheço até na minha família de mulheres adúlteras que os maridos fazem tudo por elas.Ja as corretas...
Lembre-se que a castidade é uma benção.
Jesus nunca olha para ninguém de cara feia ... Se cristão, de verdade, não é fácil(Os apóstolos tiveram mortes horríveis por pregar o evangelho, um foi esfolado vivo.) Você já tem uma familia, você já tem um marido e filhas. Por mais que você não goste deles, por mais q ele seja uma péssima pessoa, ele vai ser seu marido até a morte.
Tome cuidado por que o "reconstruir sua vida", pode significa viver em adultério aos olhos de Deus.
Se você quer reconstruir sua vida por favor viva em castidade com um irmão.
@@caionascimento1096 Exato 👍
Oque seria Reconstruir sua vida? Adulterar? Pense bem, veja sua situação junto a um tribunal eclesiástico, caso seu casamento realmente tenha sido válido, ofereça seus sofrimentos e una-os à Cruz de Cristo, faça esse sacrifício por amor a Deus, lembre-se que o menor dos pecados é uma ofensa a Deus, com certeza se vc escolher o caminho da verdade vc será livre e feliz! Deus abençoe.
A pessoa q
Permanece com um homem q ainda é casado na igreja, ela estando ciente da lei de Deus, ela faz a escolha : renunciar a si mesma por Cristo crucificado, ou viver sem a graça.É difícil? Não tenho dúvidas, pois todos somos chamados a renunciar a nós mesmos diariamente...
Rogar a Maria Santíssima, nossa via a Cristo, é o caminho.
Padre Eu sou discipula de Cristo. E vejo que você tem uma visão bíblica a respeito desse assunto, muitos padres e. Pastores tem uma visão destorcida da lei de Moisés e a vontade de Deus no princípio. Creio igual você 🫵
E incrível as pessoas imaginarem que nossa igreja não tem doutrinas que tudo pode.
Verdade minha irmã,nossa igreja é Santa e quer que todos nós sejamos Santos.
Triste é ouvir, um Padre dizer em sua homilia, q se o cônjuge não está feliz q se separe.
E na saída da missa, um grupo de pessoas achar esse mesmo Padre o máximo, só pelo fato dele ter dito o que elas queriam escutar.
Valquiria Souza cruel mesmo
Na minha cidade nunca ouvi nenhun padre dizer isso, muito pelo contrário.
Lamentável
ha muitos falsos padres , eles estao na igreja somente para destrui-la. A teologia da libertacao veio da Russia para destruir o cristianismo. Satanás nao dorme,ele quer levar p seu reino de trevas o maior número de gente possível.
Muito triste isso
O matrimónio é um dos atos mais lindo. Que pena Poucos vivem essa graça de Deus.
Nossa Tiba, Deus te abençoe por falar essa verdade, mas c tanto amor e compreensão com a realidade das pessoas.
Muito bem colocado ,situação irregular é um nome carinhoso pra não dizer que está em adultério!
Eu sou separada e vivo com outra pessoa e temos uma filha juntos ,com meu ex marido não tive filhos ... antes fazia parte da intercessão , fazia momento no grupo de oração , era catequista , hoje apenas participo , vou a Missa , não comungo mais, porque eu sei que não posso ,mas nem por isso penso em mudar de religião ,porque eu não preciso encontrar uma igreja ou um padre que diga o que eu quero ouvir , eu sempre serei Católica porque eu sei o que eu posso e não posso , não preciso que se adequarem a mim ,eu tenho consciência do que pode ou não e respeito isso .
se você casou-se na igreja católica com seu ex tenta o processo de anulação do matrimônio. Não custa tentar pois, caso o casamento seja considerado inválido, você pode se casar com o atual e resolver a questão do adultério. O não você já tem, acho que valeria a pena procurar resolver essa situação.
@@mariocarmo9334 sim ,já dei início ,estou no aguardo . Entrei com o pedido ano passado 🙏☺️
@@claudiacibele6148 espero que dê certo. Aposto que ambos se casaram praticamente sem conversão alguma do mesmo jeito que eu. Vou torcer para que consiga.
Que Deus te abençoe minha irmã,que bom você continuar na igreja e tem consciência do que é certo e errado.
@@MariaDoCarmo-xk6od amém 🙏 , Deus abençoe todos nós sempre ! ♥️
Adorei o video!Você e a Déia tem um jeito muito bonito e simples de apresentar a doutrina da Igreja!Fica muito mais fácil viver a doutrina da Igreja quando entendemos a beleza e o cuidado que ela tem com nossa santificação!!!
Parabéns tiba 👏👏👏 coragem... continue nos ajudando no caminho da santidade.💞💞💞
Acho que antes do casamento, no namoro, vc já vê alguns defeitos um do outro e nessa hora que vc já deve terminar antes de casar.
Quando é possível saber antes....pois as vezes tem coisas que aparecem só depois do casamento...é triste mesmo...😔😔😔😔
Temos de observar que não tem ninguém perfeito
@@monelima6519 Sim, mas a maioria das vezes, no namoro, você já consegue conhecer a personalidade da pessoa. Se ela bebe, fuma, grita com os pais, ri da desgraça dos outros, é murrinha, fala que vc tem a culpa de todas as brigas, você escuta boatos de que ele é galinha e ainda fica com homens.
Digo isso, pq todo mundo que reclama que eu já observei disse que no namoro, já faziam estas coisas e que sempre prometia não fazer mais. Sendo assim, na maioria dos casos qnd se casa só piora o defeito.
Foi assim com minha mãe, avó, sogra, amigas.
@@MariaDoCarmo-xk6od Sim, ninguém é perfeito, mas tem certos erros que prejudica os filhos e acho que os pais tem que saber se esses defeitos podem prejudicar os filhos, principalmente, se o pai for alcoólatra, espanca a esposa, os filhos vivem em um ambiente estressante, depois viram pessoas cheias de traumas ou até iguais ao pai.
Nem sempre viu, quem dera
Nota dez Tiba.👏👏👏👏
" Para você que é casado no religioso, o divórcio civil não altera em nada a sua situação. Você permanece casado diante de Deus." Padre Paulo Ricardo
Só Deus Jesus para entende quem mora junto sem casar cada situação é uma situação mas impedirem da confissão pelo outros pecado é demais pecado pelo pecado todo mundo morrerá em pecado.....somos muito pequenos para saber o quê Deus Jesus pensa eu de tanto arreparar os outros estou pagando....mas as portas do Reino de Deus serão abertas para quem muito amar e muito perdoar....parabéns por esses padres que libertam as pessoas para viverem em Paz...
Vocês poderiam falar sobre relacionamentos abusivos, por gentileza? Obrigada. Abraço.
Parabéns irmão vc falou a verdade sobre oque é casamento, sabemos que casamento é para toda a vida, ou sejam até que a morte os separe, mas infelizmente muitos pastores tem tropeçando na verdade, e abriram as portas para esse pecado dentro das igrejas, hj é normal vê casal com 2 ou até mais casamento dentro das igrejas evangélicas, quando à igreja deveria ser exemplo para o mundo estão pior que o mundo, fazendo as mesmas coisas que o mundo faz, e ainda fala que Deus está no meio deles, quando o próprio Deus disse que odeia o divórcio.
Foi assim que eu quase morri e meu filho também, meu ex marido tentou me matar 2x os pastores padres de algumas igrejas falaram isso.Não casei no religioso (sacramento) imagine o quanto eu era feliz nessa situação. Após disso, vi uma flexibilidade na igreja sofre esses casos, eu já no segundo casamento com meu segundo filho meu segundo filho teve resistência de alguma paróquias até que um padre muito sábio disse " quem sou eu para negar a benção a uma criança " " ele não tem culpa " foi onde eu retornei , ele disse assim você teve que sair daquela união para salvar a sua vida e do bebê e Deus não se agrada que um irmão em Cristo tire a vida do outro, eu pensava que não poderia nunca mais casar na igreja.Essa regra tem que ser muito bem avaliado, nesses casos de agressão ou de crime envolvendo o casamento.
Divórcio na maioria das situações é um egoísmo enorme, pois sempre, sempre mesmo, os que mais sofrem são os pequeninos.
Boa Tiba 🙏🙏👏👏👏
Em caso de dúvidas nao case para nao haver divórcio.
Perfeito!
Concordo com vc
@@stellasoulsister7412 por isso cgego a conclusao que vou ficar solteira mesmo .
Correto
@@gleicykellyferreira3175 devemos reger nossa vida segundo a vontade de DEUS.
Fora dela não há felicidade.
Deus a abençoe sempre irmã
Uma grande verdade mas Deus diz ainda que Odeia o Divórcio, então devemos ser sábios na palavra de Deus pois Jesus é bem claro Moisés permitiu o divórcio por causa da dureza do seus corações, e Moisés mesmo sendo um escolhido errou algumas vezes assim como todos nós erramos e ele estava lidando com um povo pagão com costumes pagãos. Mas desde a criação Deus é muito claro o que ele uniu o homem não separe e lá havia somente Adão e Eva o que nos faz compreender que depois de consumado nem mesmo se eles quisessem essa aliança nunca pode ser quebrada. Deus maravilhoso
8:00 - ainda que vivam como irmãos, não podem comungar em público, porque há o perigo de escândalo para os fiéis. Além disso, é dever e direito exclusivo dos cônjuges a partilha de uma mesma habitação e isso deve ser levado em consideração.
Realmente é um assunto complexo, mas você explanou muito bem.
Tiba, quero comprar na sua livraria um livro sobre a vida dos Santos que seja de fácil entendimento para crianças. Poderia me recomendar um?!
Eu recomendo a colecao da legenda aurea para crianças. Nao tem na livraria deles nao. Mas eles que recomendam aqui
@@Marydrumond Assino em baixo! ótima dica
Uma vez no programa direção espiritual com Pe Fábio, uma moça solteira disse que era motivo de deboche ficavam a chamando de "encalhada", o padre respondeu: Você minha filha é livre e pode encontrar a pessoa certa se essa for a sua vocação, agora o casado que casou errado, esse sim é encalhado com a outra pessoa pro resto da vida, claro estou falando para cristãos católicos. Achei ótima resposta aos debochados.
Muito bom mesmo rsrs
Lembrando que TODOS são chamados à santidade, TODOS. Mesmo os casais em segunda união estão incluídos nesse chamado, porém,não existe caminho de santidade sem sacrifícios. Como disse o padre Paulo Ricardo :" tem pessoas que casam sem fé" e somente mais tarde, após a separação , vem a conversão. O chamado a santidade permanece , mas o caminho agora envolve essa nova família.
Eu convivo com meu marido 23 anos tivi varias aprovações ate o padre disse o que tais esperando pra separa dele ai pensei nosa que padre é esse que apoia a separação deixei nas mãos de Deus sofri tiba comi o pão que o diabo amaço mais eu não dei trégua ao inimigo vou sofrer nas junto e hoje estamos muito felizes nao é um mar de rosas claro kkkk aquele que diz isso mente mas ele é coordenador do grupo de oraçao olha que bençao percisti e venci
A oração tem poder! Continue perseverando com fé.
Muito claro o vídeo, Tiba! Obrigada!
Tenho 28 anos namoramos a 9 anos e casados a 3 anos, ele da motivos para a separações que não condizem com o peso do sacramento, sendo totalmente ciente do que era o matrimonio e mesmo assim fala para que eu arrumar uma pessoa melhor, mesmo sabendo que não posso e sabendo da minha fé. Não consigo entender pois sabíamos oque estávamos fazendo e sabemos que é legítimo o casamento. Muito triste pois sabia que o meu maior sonho era ter uma família e ter filhos. Reze por ele pois não parece ser a mesma pessoa.
na casa dos meus pais rezando para Deus ter misericórdia da nossa situação. Peço a Deus todos os dias que ninguém toque no nosso sacramento, e que eu nunca assine o divorcio.
Oi . .. reza o Rosário ou terço todos os dias , faz jejuns e pede para Nossa Senhora a conversão dele .
Jéssica Pires conte com nossas orações. Imagino a dificuldade que vc esta passando e a força que vc precisa vem só de Deus.
E não canse, fique firme com muita oração. Nossa Senhora não deixa nunca de interceder por nós junto ao Pai. Deus te abençoe e te sustente nesse momento difícil.
Sabemos que para Deus nada é impossível, rezemos pela conversão do seu esposo. Vemos tantos exemplos dos Santos... vamos ter fé. 🙏🏻 que Deus a abençoe e que a Mãe santíssima a guarde.
@@alinef5190 rezo o terço todos os dias na intenção e faço jejun tbm, rezo pela cura e libertação dele.
@@janinatogni Amém para Deus nada é impossível e creio nisso sei que os planos de Deus são maiores e melhores que os meus. E que Deus o ama milhares de vezes mais que eu, Deus conhece o coração dele e sabe quantas pessoas ele ja tocou através do meu marido. Obrigada pelas orações estou precisando muito.
Bem esplicado esse vídeo meu irmão,que Deus te ilumine sempre.
Que divina explicação.
Tiba vc tirou um peso imenso, pois vivo em situação irregular e meu caso está sendo julgado pelo tribunal eclesiástico.
Já tinha em meu coração a possibilidade de separar se o tribunal concluir que a União anterior foi válida. Porém a paz invade minha alma e de meu esposo ao saber que caso isso aconteça temos a possibilidade de vivermos como irmãos. QUE DEUS NOS ajude com sua graça.
Em caso de agressão, com risco de vida, é possível anular?
Olá..
Estou a 24 anos afastado da santa igreja. Fui batizado e fiz a primeira eucarística. A doze anos atrás me batizei na igreja protestante e me casei com uma moça que já pertencia a igreja desde o seu nascimento. A uns 5 anos passamos a não nos entendermos mais e decidimos pela separação. Como fica minha situação.??
Como valorizar o sacramento, se o homem não valoriza primeiro quem o instituiu: Deus!
O casamento nunca terá o zelo, o cuidado e a entrega que merece e exige, pra quem primeiramente não tem vida espiritual e experiência autêntica com o amor de Deus!
A ordem da vida plena é:
.conhecer Deus, ama-lo, ser amado e a partir dai ofertar a vida através do sacramento matrimonial!
E o que as pessoas fazem:
.curtem a vida na futilidade, casam-se querendo ser feliz, depois separam porque descobrem que quem nos faz feliz é Deus, ai se juntam de novo, arrebentam com a vida dos filhos, aí com a vida toda remendada querem amar Jesus, sua igreja, viver seus mandamentos... como isso é possível???
É tiba, agente colhe o que planta! E quem brinca com a vida, não pode reclamar da tempestade.
Caridade verdadeira foi esse vídeo, pois quem ama não diz o que queremos, mas o que precisamos escutar, com amor.
O matrimônio e uma vocação muito bela. Sonho meu futuramente e me casar e ter a minha família. Vocês Deia e Tiba são exemplo de casal católico pra mim e pra muito jovens.
Eu já sabia q divórcio é pecado, mas conviver c alguém só no papel é terrível, já me relacionei c alguns pessoas e tava ficando sufocante, mas não casei c nenhum!!
Mas por mim viveria pra Deus c pessoa q escolhi por amor a ele, não por questões financeira
. Acho que , nesse ponto, a Igreja precisa ser mais ágil. Pq há casos que realmente foi nulidade, como gravidez indesejada, imaturidade, etc. Não digo que deve dar nulidade a torto a direito, mas deve ser mais barato e mais ágil, principalmente por casais que tiveran forças externas que influenciaram num teatro ao invés de um casamento. Mas, claro, quem tem experiência pessoal com Deus, obedece e luta por santidade, vai atrás e busca se regularizar. Deus o abençoe sempre, Tiba, minha família acompanha seus vídeos e sempre nos enriquece. Abraços!
Antes de casar as pessoas devem ter em mente, que seres humanos não são descartáveis, devemos ter compromisso com Deus e com nossa família. Que Deus abençoe este canal.🙌
Estou em processo de nulidade e muito dificil demorei um pouco pata dar entrada pois meu emocional estava muito abalado mas espero que consiga ficar em.paz pois e muito dificil viver a castidade e ter forca mas não e impossível ja tive outro relacionamento e viver no pecado e terrivel fiquei 6 meses e meio sem comungar e o peso na consciência terrivel entao resolvi entrar com processo
Bom dia, Você poderia entrar em contato comigo para falarmos sobre o processo de Nulidade? Estou pedindo a Providência e gostaria de conversar com pessoas que passaram ou estão passando por esse processo. Meu email: dayanesd16@gmail.com.
Conseguiu?
Oi Lorena , como é esse processo de nulidade , tenho muitas dúvidas , estou aprendendo cada vez mais sobre as leis de Deus.
Tiba faz uma oração pra minha filha agora ela está grávida de cinco meses e já sofreu um aborto a dois anos e hoje ela está com dor e está criança já e muito amada por todos
Ótima explicação... Ótimo canal
Vivi casada no civil 22 anos e não deu certo , separamos e depois de anos conheci uma outra pessoa e já tamus juntos 4 anos, más nos fazem muita falta não poder participar da igreja de verdade, confessar comungar, ai resolvemos nos casar ,dia 22 de novembro Deus nos dará a bênção e estamos muito felizes.
Sandra Ferreira que Deus abençoe seu matrimônio, rezem muito até lá, façam a confissão geral e abstinência até lá, vai ser maravilhoso pra vocês. Eu passei por isso e valeu muito a pena. 🙏🏻♥️
Ótimo o vídeo tiba. Excelente esclarecimento. A grande maioria não quer reconhecer o senhorio de Cristo. Querem apenas a sua misericórdia . O caminho é estreito sim. Sexo é pra quem é casado e vive em comunhão , quem é separado já tá dizendo que não é casado : casado pela segunda ou terceira ou sei lá quantas vezes NÃO É CASADO
Tiba , faça um vídeo explicativo sobre a NÃO autoridade do padre ,em liberar casais de segunda União pra comungar, e o por que ele NÃO pode dar a absolvição a esses casais. Se possível com o código de direito canônico.
Pois " MUITOS " casais estão a fazer isso. Sei que falou um pouco , no final do vídeo, mas é preciso um vídeo, somente ,
Nesse aspecto....
Grato.
Anotado!
Mas Tiba, atualmente para dar entrada no processo de nulidade matrimonial na cúria diocesana, é necessário apresentar o papel do divórcio entre os demais documentos. Ou seja, pra saber se o casamento foi ou não nulo, é preciso iniciar o processo e para isso, é preciso estar divorciado no papel e não apenas separação de corpos. Falo com conhecimento de causa. Meu processo está em andamento ainda.
Verdade o processo está simplificado, que Deus possa te abençoar.
Tem passagens no matrimônio muito difícil, acho que elas se une em nome de Deus, sem saber, tá difícil.
Conheço várias pessoas se separam e casam de novo, inclusive várias artistas tv casam várias vezes e os padres estão lá casando, por que são ricos e famosos.
Bom esclarecimento 👏👏👏👍😘a Dėia vai fazer um vídeo do parto da Ana Luz ?
Gloria aDeus pela Santa Igreja Catolica Apostólica Romana
Excelente.
Também gostaria de ouvir o que a igreja diz sobre relacionamentos abusivos. Matrimônio abusivo e violento.
Eu vivo junto. O meu atual tem 3 filho com a "esposa" e ela traiu ele várias vezes e depois engravidou do amigo dele. Tentou abortar e não conseguiu. Ela vive com um e com outro. E eu conheci ele. Eu tenho 2 filhos e nunca casei. Vivi como não praticante. Mas tenho crisma. Meus filhos Tb. E ele não. Casou com 16 -17 e assim foi. Falei dele entrar com o processo eclesiástico pra ver a nulidade. Mas ele nem liga. Estamos juntos ha 5 anos já.
Vcs estão em adultério,pra falar a verdade Segundo casamento é pecado em todos os casos menos viúvez tendo conhecido da palavra ou não sendo traindo agredido ameaçado abandonado ,lucas 16 18,marcos 10 11 ao 12,romanos 7 2 3,1 coríntios 7 10 11,1 coríntios 7 39 ,oque as igrejas prega sobre cônjuge inocente é uma invenção do espírito do engano que quer destruir máximo de famílias e criar outros no pecado, a única forma de anular casamento é com a morte dos cônjuges de acordo com a bíblia e não com poder da igreja oque Deus uniu não separe o homem
É uma situação realmente difícil, principalmente quando uma das partes é aquele meio católico e não aceita viver como irmãos. Eu concordo com você. Por isso é importante pensar muito antes de casar com alguém. 🙋🏽♀️
É kkk falei muito isso esses dias meu irmão vai casar ano que vem. Todos preocupados com glamour do casório eu estou mais do lado espiritual importante é o casamento vivido dia a dia aonde o amor vem depois do respeito paciência tolerância amizade etc sou casada à 14 anos vivo assim não é mar rosas tem espinhos porém com amor fé vamos vivendo e aprendendo a cada dia. O amor se renova junto com os votos .
Aqui na paróquia onde frequento conheço vários casais de 2° união que recebe a Eucaristia, e trabalha em pastorais ( canto, batismo etc..)
Em várias paroquiais aqui na cidade, vejo essa atitude de liberação de casais para a Eucaristia.
Eu pensava que era só nas igrejas evangélicas que tinha essa bagunça de separar e casar com outra pessoa, mas agora tô vendo adultério alastrando e sendo aceito na igreja católica tbm, é o fim msm, eu tava pensando seriamente volta para igreja católica, já vi que não vale a pena é melhor ficar quieto em casa.
Casei na Igreja há 6 anos, consciente, consentir, mas não convivo bem com meu esposo, quase todos os dias ele me maltrata com palavras que mexe muito com meu emocional e psicológico, ao ponto de ocasionar uma crise de ansiedade e síndrome do Pânico e faço tratamento, ele faz violência psicológica, penso em separar fisicamente, temos uma filha de 4 anos e ela presencia nossas discussões. É lícito eu separar ?
Um dos problemas de muitos matrimônios acabarem é que muitas pessoas "se casam para serem felizes", mas essa não é a função do matrimônio, nós devemos nos casar para fazer o outro feliz. Portanto para que o matrimônio não termine por essa frustração, primeiro encontre alguém que você realmente ama e está disposto a se sacrificar para fazer feliz. Amor é sacrifício e renuncia, renunciar a si mesmo para o bem do amado, foi assim que Jesus nos amou.
Até que em fim uma palavra com o real significado do Matrimonio cristão, que infelizmente, em muitas situações, é subtraída nos cursos de noivos e principalmente diante do altar de Deus.
Quem se casa procurando a felicidade no matrimonio e nisso coloca toda a energia e convicção, terá, mais cedo ou mais tarde, grandes e profundas tristezas, frustrações e decepções que poderá atingir profundamente a alma, (Vide os exemplos nos comentários deste vídeo. ) onde posteriormente, só o Espirito Santo poderá dar a cura.
O Matrimonio é via, é canal, é a cruz para santificação dos cônjuges. Difícil aceitar esta ideia. Normalmente se casa mais por hormônios, beleza, por vontade de terceiros, ascenção e costumes sociais diversos, e não para servir a Deus e tão menos ainda pelo bem do cônjuge, como pede a Santa mãe Igreja.
A resposta para a felicidade está abaixo.
"Somente em Deus o homem(ser humano) há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar” (Catecismo da Igreja Católica, nº 27)
Saúde, alegria e Paz a todos debaixo da graça de nosso Pai celeste. Amem.
O casamento é coisa séria é pra quem tem vocação eu tenho vocação, quero viver pra jesus e pra ele!!!
Muitas pessoas fazem confusão sobre separação e divórcio que inclusive são coisas bem diferentes por exemplo: as pessoas qustionam e se ele ou ela ameaça até de morte?! o divórcio mesmo assim não é permitido e NÃO é permitido casar novamente, porque a pessoa já é casada a separação e bem diferente do divórcio na separação em casos extremos é medida protetiva de acontecer morte ou coisa do tipo a separação não dar o direito de casar novamente ela é uma medida protetiva não tem nada haver com divórcio não tem permissão de casar novamente e se a pessoa não está de acordo com a Bíblia ela não pode comungar ela precisa respeitar a castidade sempre.
Este tema é muito pertinente.
Seria bom falar de quem pode ser padrinhos,pois tenho visto , pessoas em pecado mortal,de outra religião,de umbanda , homossexuais e outros casos,sou da pastoral do batismo e não recebemos nenhuma formação por parte da igreja.
Formação seria realmente ótima porém o catecismo é claro sobre isso.Para evitar esse tipo de coisa ou tentar,pede a para a pastoral da comunicação (pascom) da sua paroquia que quando for fazer o convite a (imagem de divulgação) deixe claro que os padrinhos devem ser católicos casados na igreja ou solteiros e que professam a fé católica. Caso o padre questione diga que foi com base no catecismo pois é isso que a igreja diz.
É bem delicado, quando comecei a namorar eu era ateu e ele também, estamos juntos a 4 anos porém eu sou católica agora. A castidade não funciona se só um lado tenta... E não faz sentido ela se você não é católico (o caso dele que até acredita em Deus, mas não segue religião nenhuma)
Pequena, resta saber até onde você pretende ir...
Na situação atual, você está em pecado (se não houver o casamento).
Desejo de todo coração que você esteja alinhada (caso não esteja) 🌹
gratias agimus tibi Domine Deo omnipotens
Sthefany o namoro é para separar o joio do trigo, aproveite essa fase para ver o que deseja para seu futuro....
Estou morando junto à 14 anos, meu marido teve uma união cívil com outra mulher antes de nos conhecermos da qual tiveram dois outros filhos, queremos receber o sacramento do matrimônio, algum impedimento?
Se ele não contraiu matrimônio dentro da igreja, sim vcs podem se.casar.porque significa que esse casamento nunca existiu.
O que dizer para pessoas que a gente ama que conhece a vdd foram até servos de grupo de oracao e que deixaram tudo pra viver um relacionamento irregular?
Me fez pensar nos padrinhos que eu e meu marido escolhemos para minha filha, eles moram juntos , não são casados , pois os dois já vieram de casamentos anteriores e na igreja. Logo vivem em adultério .
Deia & Tiba, por favor, façam um video com novas metodologias que possam ser usadas com os jovens nas igrejas. Vocês com 4 crianças agora, e também familiarizados com a politica do homeschooling, acredito eu que devam ter facilidade com este tema. Falo como um jovem engajado na igreja e querendo através do diálogo trazer os jovens que se afastaram e conquistar outros corações que ainda não se converteram. Acho que a abordagem tradicional tanto de comunidade quanto de encontros como EJC's e afins estão ficando parados no tempo. Mas lembrando sempre que existe o tempo de Deus e o processo de evangelização de cada um. Grato de toda forma. Fã do Canal!
Estou com 21 ano de casada e estou muito feliz
Tiba eu tenho uma parenta que vive nesta situação, mas ela sempre reza o terço da misericórdia, que promete a salvação para quem reza lo, isso significa que mesmo em pecado de adultério ela está salva , vc concorda???
não tem como a pessoa ser salva se ela está em pecado mortal!
as pessoas usam as promessas como amuletos: poso viver no pecado, que a se eu tiver tal pratica devocional serei salva.
Nenhuma promessa vinda do sobrenatural se aplica a alguém em estado mortal e que não pretende se converter e mudar se vida. As promessas são para quem se arrependem e fazem um firme preceito.de abandonarem a vida de pecado.
Mas viver dentro da msm casa a pessoa não vai estar se colocando em ocasião próxima de pecado!
Claro, eu nunca precebi essa.
Entende que seja uma pergunta. Se for, a resposta é sim, existe um risco, porém, em alguns casos específicos, pelo bem dos filhos causaria um prejuízo maior se houvesse a mudança de um dos cônjuges da casa da família
Esse povo tem uma história de sacramento, casamento a partir do momento que o rapaz e a moça foi até o cartório civil e fez o voto de ser fiel até que a morte separe, perante o juiz de paz e as testemunhas, estão casados, Deus disse eu fui testemunha entre ti e a mulher da sua mocidade, falar a verdade é bom e eu gosto.
E no meu caso o que eu faço?estou interessado numa mulher divorciada a poucos dias ,que conheço toda a família dela e do ex marido dela do tempo que eles ficaram casados tiveram um filho,mas recentemente se divorciaram e inclusive o pai do ex marido dela me crismou Daí fico pensando se eu sair com ela o ex marido dela não ficará pensando que sou uma péssima pessoa pela atitutude daí deduzirá que eu já estava desejando ela quando eles estavam casados e se é pecado isso ? Porque eu não estou resistindo mais a vontade de sair com ela porque ela é muito bonita de corpo/rosto
Caia fora. Não queira morrer em pecado mortal
Mto injusto isso, porque eu fui fiel o casamento inteiro, porém ele me fez sofrer demais eu perdoei ele por 11 anos me traia com garota de programa, sofri mto c tudo isso. Perdoei e dei oportunidade para mudança, mas não houve. Então sou obrigada a morrer passando por isso???.. me separei e vou reconstruir a minha vida, sou cristã e sei que Deus não quer ver ngn sofrer assim 😢😢
Segundo casamento é pecado em todos os casos menos viúvez tendo conhecido da palavra ou não sendo traindo agredido ameaçado abandonado ,lucas 16 18,marcos 10 11 ao 12,romanos 7 2 3,1 coríntios 7 10 11,1 coríntios 7 39 ,oque as igrejas prega sobre cônjuge inocente é uma invenção do espírito do engano que quer destruir máximo de famílias e criar outros no pecado, fique só ou lute pelo seu casamento
O meu caso é igual o seu e também penso assim , me separei .
Tiba eu queria que vc explicasse a passagem do evangelho de São Mateus 19, 9. O que seria a União ilegítima posta ali.
União ilegítima é aquela inválida segundo os critério que o tribunal eclesiástico se utiliza pra analisar. Se não me engano são 19. Ou a união pura e simples, ou seja, pessoas que apenas se juntaram.
Matrimônio é coisa séria os dois são uma só carne Jesus é o esposo e a Igreja é a esposa não pode separar assim o marido e a mulher não pode separar.
Sou casada na Igreja faz 15 anos temos dois frutos graças a Deus somos casados e bem casados temos desafios, mas continuamos a nossa caminhada e sempre fomos fiel assim como juramos.
Aqui na minha diocese é normal os padres falarem q "tudo bem" a segunda União.Pode comungar sem problemas.😪😪
Que Deus tenha misericórdia desses sacerdotes, e os converta. Pois a quem muito foi dado, muito será cobrado.
Esses sacerdotes estão errados.
Rezemos pela conversão destes sacerdotes pois isto será cobrado deles!!!
Aquelas que, por ignorância, são instruídos de maneira errada pagarão menos. Pois a quem muito é dado, muito será cobrado
Q absurdo.. misericórdia as coisas estão indo de mal a pior
Vídeo maravilhoso e libertador.
Em mateus a biblia permite o divorcio no caso do adultério, o catecismo não poderia ter ignorado isso. Sobre casar de novo após o divórcio não sei falar sobre isso.
Tiba e Déia não consigo aceitar essa tal de nulidade.Pois até onde sei é o ato sexual que confirma o casamento e não a cerimônia.Jacó por exemplo foi enganado ao casar se com Lia e confirmou o casamento tendo filhos com ela.Antigamemte que as familias escolhiam o conjugue para seus filhos e eles tinham que aceitar..significa que viveram fornicando pois se casaram contra a vontade e não foi valido ? Eu acho que essa nulidade tbém abre espaço para padres que abandonaram a batina pedir nulidade não é mesmo ? Sei de um caso que o rapaz se tornou padre apaixonado por uma moça mas sentiu medo de decepcionar a mãe.Eu reencontrei um rapaz que nos conhecemos a mais de 20 anos atras ..ele divorciado eu solteirona kkk mas eu estava muito bem com minha condição..ele reapareceu confidenciou que sempre foi apaixonado por mim mas não teve coragem de revelar quando mais jovem..que se casou apenas para ter família e é claro não deu certo.Creio que ele poderia pedir a nulidade e nos casarmos na igreja.Mas não consigo aceita lo pois não confio na nulidade e tenho horror em pensar que isso pode me levar a viver em adultério não diante da igreja mas diante de Deus..Essa coisa de nulidade é moderna..não é biblica..de onde a igreja tirou isso ???
Mas Jesus também disse que não se pode disvórciar, exceto por imortalidade sexual, nesse caso de um dos cônjuges adúltera o parceiro, ela se une a outra carne, o que faz com o que foi traído esteja livre pra outro casamento?
Infelizmente o traído é punido, eu acho que deveria ser livre sim, para casar novamente
Penso que colocar todos os património como sagrados pode ser perigoso para pessoas que vivem com parceiros agressivos, muitas vezes psicopatas, trazendo riscos conclusivos para os filhos dessa relação, não posso crer q Jesus queira alguém vivendo assim. Num país com tantos homicídios, mulheres vitimadas por maridos loucos é muito triste crer um Deus que condene uma relação tão triste asim.
Boa tarde Tiba!
Tiba me diz como faz as pessoas que são casadas mais vivem com violência, sendo mautrados, extrupos, alcoolismo, enfim, são vários os motivos que levam algumas pessoas a tomar essa decisão.
Eu tbm discordo em relação as pessoas não poderem mais comungar ou ter relação com a outra que resolveu se realicionar. Pois quando há amor, estão felizes, ambas as partes estão oficialmente separados pela lei, embora não para a igreja. Isso talvez seja também uma questão de cultura. Pois existem países em que se casa com várias, e não há adultério. Ou há? E as vezes, têm casais que até ficam amigos depois da separação. Justamente por terem outra família, com filhos e vivendo juntos há anos.
Posso está errada e entendo o que disse Jesus sobre o casamento, e que o que Deus uniu o homem não deve separar. Porém, a cada caso, é um caso a se analisar.
Penso eu que só seria adultério, se os dois ainda vivessem juntos, se tivessem ainda alguma relação com chances de retomarem o Amor e salvar o casamento. Posso está falando bobagem, talvez... e que Deus me perdoe se eu estou pensando errado. Esse não é meu caso, Graças a Deus. Mais se fosse, eu penso assim.
Pois também acredito que Deus é misericórdia para todos. Bjos 😘
A pessoa teve o livre árbitro de escolher uma pessoa com esses comportamentos para casar. O grande problema é vermos que o outro dar sinais e ignorarmos. Existe um caminho longo para casar, o cristão tem que ouvir a voz de Deus para tal escolha. No caso de alguém que sofra Taís consequências e se divorcie é viver a castidade e não comungar. Toda escolha leva a consequências.