Muito bom colega. Pra passar dos 80km vc só precisa do cambio do monza F18. O encaixe o o motor é o mesmo. Talves só mude o tipo do acuo namento das marchas. Mas nada dificil de resolver. E se vc por uma rodas aro 15 com pneus 195/55/15 tmb ajuda a alongar as marchas, já que vc tem um torque absurdo. Vai ficar muito bom.
@@tiagoslaga1460 cara, tem algum lugar ou vídeo q vc ensine a fazer do 0 toda essa engenhoca? iria ser muito legal poder ver todo o processo q vc fez de perto, pra que mais pessoas consigam fazer algo do tipo
Se rebobinar o motor para 2 polos 3500 rpm vai ficar melhor pois não precisa usar frequência muito alta , pois se aumentar muito a frequência perde torque.
Isso seria ótimo, eu pensei em elongar o diferencial mas não é tão simples, sem contar que não gosto muito desse torque tão alto na caixa de câmbio (medo de quebrar). Existe essa possibilidade de rebobinar o motor com o número de pólos diferente do que ele tem originalmente?
meu brother receba mais um inscrito, eu tbm tenho um sonho de fazer um carrinho eletrico, tenho um clio, mas por conta de outras peças de reposição dos sistemas fora o motor acho que futuramente adquiro um celta ou um corsa
Show de bola. Na quelé espaço entre o motor e o suporte que acopla na caixa de marcha vc poderia colocar uma polia no eixo do motor e conectava a um alternador atráves de correia, que vc andando também estaria carregando as baterias! Ai seu carro carregaria as baterias através do alternador e da frenagem regenerativa.. assim vc ganharia mais altonomia.
Legal, show de bola o projeto. Poderia me dizer o que pensa sobre trabalhar o motor na roda traseira e manter o motor original a combustão ? Colocando o alternador para alimentar dois lados de baterias exclusivas para esse motor elétrico, sendo assim, um lado sendo usado e o outro carregando e quando o nível de carga baixar inverte pro outro lado ser recarregado novamente pelo alternador e vice versa. Viajei no pensamento. Valeu !
Mas no inversor é só mudar a frequência para tem a rotação maior no motor. 60hz vai dar 1800 rpm se fir 120hz vai ser o dobro 3600 rpm. Muito legal se projeto
Tiago parabens, top viu!!! vc sabe se e possivel usar um inversor e energia solar, ele entra energia solar (onde entraria as baterias ) e sai 220v, da para por um potenciometro controlador de velocidades tambem, esse potenciomentro contralado ficaria depois da saida 220 do inversor e antes do motor e isso?
Muito bom amigo. A única coisa q te falo como eletricista industrial, talvez vc nao saiba mas vc tem ai um excelente inversor de frequência e alterando as configurações vc pode alimentar a rotação do motor e chegar na velocidade q precisa. Pesquisa melhor.
O uso de motor industrial facilita o projeto, por um lado, mas exige alta voltagem...(220 ou 110 Volts). Os motores automotivos permitem trabalhar a partir de 48 Volts, De todo modo, parabéns pelo projeto!!
Isso.. Por outro lado quando se utiliza motores com baixa tensão vc precisa trabalhar com correntes elevadas. Por exemplo em um motor de 48 V vc precisa de mais de 200A para uma potencia de 10 KW. Enfim cada projeto tem suas vantagens e desvantagens. Em breve posto mais videos. 👍
Por outro lado economiza muito nos cabos que podem ser bem mais finos, pois a corrente é de apenas 25% em relação a de 48 volts, também acho que aumenta o tempo de vida útil das baterias pelo motivo da corrente de descarga ser pequena
Tudo é relativo, sendo que o que importa é a potência, se usar em 48 volts tem muito consumo de corrente para mesma potência, dai precisaria sempre de baterias em paralelo.
Esses rolamentos aguentam tranquilo 4000 rpm. Se dobrar a frequência ele dobra a rpm . Mas tem que refrigerar o motor. Pois aquece mais em altas frequências
Opa.. isso. Eu uso ele até 90 Hz. O problema de aumentar muito a frequência é que perde o torque, pra compensar isso teria que aumentar a tensão também. Mas até 90 Hz tá funcionando bem com as baterias que tenho, atinge 80 km/h.
Parabéns pelo trabalho. Nada mais robusto que um sistema industrial..... Gostaria de saber, onde conectou os polos + e - da bateria, se foi naquele link de regeneração de energia, que muitos inversores possuem? ou esse inversor possui o barramento DC específico pra isso? e como faz pra carregar essas baterias em série? visto que geram 288 V.... Parabens novamente....
Opa, eu tive que abrir o inversor e conectar direito nós capacitores de filtro. Pois esse modelo não tinha os bornes para conectar o link dc. Para carregar eu uso retificador simples em 220v, (poderia ser o próprio do inversor), após retificado fica em torno de 311v, o que da em torno de 14V para cada bateria.
boas ideias pra você tenho uma parati 90 to querendo colocar motor elétrico nela mas eliminando as baterias colocando um gerador de energia direto no motor que você me diz
Se você eliminar as baterias como vai funcionar? O gerador pra alimentar o motor precisa fornecer a mesma corrente que o motor consome e para isso o gerador tem que ter potência bem maior que seu motor, no caso se seu motor for 20 cv o gerador tem que ser pelo menos 25 a 30cv, e vai precisar de algum combustível... se você analisar bem vai trocar gato por lebre , o ideal é usar bateria mesmo 👍
Utilizo um potenciometro com mola para o retorno. Poderia ser um acelerador eletrônico de algum carro mais moderno que ficaria melhor. As baterias são ligadas em série.. 24 baterias de 12V.
Bom dia meu amigo gostei muito do projeto, onde encontrar ese equipamentos pra montar um tamben eu tenho un gol mil pra converter, eu quero fazer igual o seu muito bom
O inversor e o motor vc encontra usado ou novo na internet pra vender. As baterias que é um pouco mais difícil, tem que procurar aí perto da sua cidade em manutenção de notebook e sucatas eletrônicas.
Opa amigo poderia me dar uma luz? Tenho uma van camper tracao dianteira, uso para viagens e sinto falta de tração traseira em algumas situações como pequenas subidas em estrada de terra, pensei em uma forma mais simples uma tracao traseira eletrica para ser usada somente em sitiacoes de curta duração apenas para auxiliar a tracao dianteira. Vc acha possivel fazer isso? A van pesa 1700 kg e tem espaco em baixo para um motor eletrico.
Vc é um gênio! Queria fazer uma pergunta! Sei que o motor 12,5 cv em 220v tem uma corrente nominal de 31.4 amperes! Se vc andar nos 70km por hora em um local plano! A corrente do motor fica em quantos amperes?
Eu tenho um amperímetro no cabo da bateria então mede em DC. Nessa velocidade varia entre 20 a 30 A. Em subidas leves sobe sem cair a velocidade em 50 A. Quando a subida é muito forte chega a puxar 70 A mas aí vou tirando o pé do acelerador pra velocidade cair um pouco e não puxar tanta corrente das baterias. Atualmente a bateria tá com 80S então dá uns 320VDC quando tá carregada.
saudações da Venezuela, eu quero saber como você modificou o conversor de frequência para obter uma fonte de alimentação DC, ou é o conversor de frequência originalmente entre a possibilidade de alimentação com DC
Olá. Alguns modelos de conversor de frequência podem ser alimentados com tensão DC diretamente. Esse modelo em específico eu tive que abrir e fazer as conexões internamente no "link DC". A tensão entra direto nos capacitores de filtro, sem passar pela etapa de retificação. Obrigado por comentar, muito legal ver até onde meus vídeos tem chegado.
Inicialmente usei 24 baterias de chumbo de 12V cada uma. Totalizando em torno de 300 Volts. Atualmente estou usando baterias de lítio na configuração de 70S 42P com uma tensão total quando está totalmente carregada de 287 Volts.
Meu amigo. Show de bola seu projeto. Se conseguir alimentar esse inversor de frequência direto nos 220v ac ele consegue fazer esse motor trabalhar normalmente? E quantos Amperes esse motor necessita ?
Tava pensando em converter um Peugeot 206 em elétrico, havia pensado em colocar um motor 15cv trifásico com inversor, porém tinha pensado em um outro inversor para converter e elevar a tensão das baterias para alimentar o inversor principal, mas talvez do seu jeito fica melhor.
Mano, embora esse motor seja de 1740 rpm, ele é isso em 60 Hz, se vc tirar o limitador na parametrização do inversor, jogando 30 Hz a mais, vc já subiria o rpm para + ou - 2500rpm, e isso não danificaria seu motor não, o máximo que pode gerar e vibração.
Tá funcionando normal, quase 17 mil km já. Não mudei muita coisa, só adicionei mais uma bateria e amperímetro no painel, o resto continua igual. Tô pra fazer um vídeo assim q tiver um tempo.
@@tiagoslaga1460 caraca ,q legal,dá o de o sr é, de qual cidade, relaxa sou bandido n ,se fosse possível gostaria de ver pessoalmente esse seu projeto ...
Atualmente estou utilizando 2 coolers de fontes de computador. O motor não tem apresentado aquecimento. Inicialmente pensei que seria nescessário mais arrefecimento, então até pensei na ideia de arrefecimento liquido. Mas não é nescessário, raramente o motor passa de 40 °C.
@@tiagoslaga1460 excelente !!!!! De quantos cv ele é??? Tô pensando em colocar um de 50cv num projeto mas pelo peso tenho receio de ficar mais lento e não ter eficiência
@@julianhoyos7780 O motor é de 9.2 KW (em torno de 12.5 CV) nominal. Em picos deve chegar em torno de 20 CV. Eu aconselharia vc a usar um motor de 25 CV de 2 pólos (3600 RPM) e um inversor de 30 KW. Acredito que ficaria excelente, com um bom torque e velocidade final de 120 KM/h(aproximadamente). Se vc usar um motor de 50 CV vc não vai poder usar o câmbio original pois certamente irá quebrar (ainda mais se o motor for de baixa rotação). Alem de ter que ter um banco de baterias que consiga fornecer toda essa potência pra um motor desse tamanho. Mas tudo q eu disse é só uma sujestão, com base nas experiências que estou tendo com o projeto. Acho q já viu, mas tem mais vídeos no canal com o carro andando. Espero ter ajudado. Valeu.
@@julianhoyos7780 fica atento ao tamanho também. Eu na época não me atentei a isso e acabei tendo que tirar a ventoinha e um pedaço do eixo do motor. E mesmo assim coube com uma folga bem pequena. 👍
Parabéns Tiago, você conseguiu passar um obstáculo que é achar as peças de empilhadeira elétricas usadas como motor e controlador. Estou confeccionando minhas baterias tambem, pretendo fazer 10 packs de 14s. A intenção até ver seu video era baterias de 48v. Você poderia explicar melhor como fez a ligação no inversor?
Eu liguei a tensão das baterias direto nos capacitores de filtro do inversor. Para identificar onde eu deveria ligar eu abri o inversor e liguei ele na energia da rede elétrica. Então com um voltimetro e com cuidado eu identifiquei o ponto onde tinha a tensão dc de aproximadamente 311 volts. Ali eu liguei dois fios para alimentar com as baterias.
Opa.. faz o seguinte. Abre o inversor, vc vai ver uns capacitores grandes ali dentro. É ali que vc tem que ligar. Só identificar onde vai o positivo e o negativo. Vc pode fazer isso ligando ele aberto e medindo com um voltímetro. Se o inversor for 220vac onde vc medir tem q ter em torno de 310vdc. Só cuidado ao fazer esse precedimento, os capacitores ficam carregados por um tempo mesmo depois de desligar da energia. Na dúvida tenta ver com um técnico em eletrônica, ele vai saber te ajudar.
Tem como ensinar melhor como faz a frenagem regenerativa? Tenho um motor e um inversor 220v, tenho medo que a energia que gere no motor estrague o inversor sem ter esse esquema.
O freio ficou sem o vácuo, então ficou um pouco mais pesado, mas quase nem uso pois o próprio motor consegue desacelerar o carro na maioria das situações.
Gostaria de saber se é possivel pegar esse motor e ligar ele direto no pneu traseiro de um Saveiro por exemplo . O saveiro temo motor na frente . Instar ele no eixo traseiro direto no pneu . Ele funcionaria um pneu apenas e o carro ficaria hibrido . Tudo isso tocando o carro so atraves desse motor em um pneu traseiro para nao precisar de diferencial e qdo acabar a bateria funciona o carro no motor normal e vai carregando as baterias . Qdo tiverem carregadas , desliga o motor do carro e volta para esse na roda traseira. E assim segue . Pode me responder? Emerson Vitoria ES
Opa... Acredito que daria certo, vc poderia por exemplo usar dois motores menores, um pra cada roda e fazer as adaptações necessárias para acoplar nas rodas traseiras. O desafio é fazer essas adaptações. Mas acredito que ficaria bom!
Amigo, não dá certo sem diferencial, imagina um pneu atrás rodando e outro na frente fazendo curva, o carro atravessa, nessa hora o diferencial faz a parte dele liberando um lado e tracionando o outro lado. Agora vc consegue encaixar um motor atrás mas tem que colocar um diferencial e o motor rodar o pinhão, indico o diferencial do chevette .
Opa.. já cheguei a fazer 120 KM por recarga. Não sei te dizer se gasta mais ou menos que um motor de empilhadeira, isso vai depender da potência/rendimento.
Foi a forma mais fácil que encontrei de adaptar. Se não fosse assim teria que projetar um sistema de redução e diferencial para acoplar aos semi eixos. Mas realmente, com o uso de um motor elétrico não é nessessario o uso da caixa.
@@tiagoslaga1460 entendi, por que eu ja andei pensando sobre essa conversão, na minha ideia eu iria adaptar o motor diretamente em um diferencial, nessa tua adaptação você consegue usar todas as marchas da caixa de transmissão? ou você fica restrito a alguma marcha?
Boa tarde.. sim.. é possível... A diferença é que vai ter que ter mais baterias em série pra conseguir a tensão de trabalho dele que fica acima dos 500vdc. (380 * √2).
ola amigao esse asselerador q vc fez ele nao fica fraca a potencia do motor quando a asseleraçao da baixa porque os potenciometro no geral quanto mais baixa a velocidade mais o motor perde a força .esse nao como q e ele mantem a mesma força do motor
Olá... Eu modifiquei fontes comuns de 36v para fazer o carregamento. Utilizo 7 fontes fornecendo corrente constante em 5A no ciclo inicial da carga e tensão constante no final da garga conforme o datasheet das baterias prevê.
Boa noite. No vídeo você comenta que, no carro, o inversor de frequência vai ser alimentado por 24 baterias de 12 Volts. Através de um "link DC", e eu gostaria de saber que componente é esse. Pois a energia de entrada do inversor de frequência é corrente alternada e a que sai da bateria é corrente continua, gostaria de saber que componente é esse que você está usando pra da certo retirar energia das baterias, ainda mas para um motor tão potente. O motor que eu pretendo usar é de apenas 7,5CV e já não encontro inversor de tensão que atenda, por isso quero saber como você está fazendo. Obrigado.
Boa noite... Quando vc alimenta o inversor de frequência com corrente alternada, ele primeiro converte essa corrente alternada em corrente continua e armazena em um banco de capacitores internamente. E nessa parte que fica o "link dc" ou "barramento dc". E é aí que eu conector as baterias. Alguns inversores tem bornes de acesso a esse link dc. No meu caso não tinha, então eu tive que abrir e fazer a conexão internamente. Sobre as baterias de 12v, eu faço uma ligação em série destas, então a tensão é somada, e fica em torno de 300 Vcc que é a tensão que o inversor precisa (no link dc) para trabalhar.
@@tiagoslaga1460 Acho que entendi. Então para utilizar a energia das baterias (corrente continua), você utiliza uma estrutura interna do inversor de frequência (um banco de capacitores, que aceitam Vcc), para dispensar o uso do inversor de tensão (conversor de CC para CA). É isso ?
Não to utilizando ventilação no motor.. Nos testes que fiz a temperatura não passou de 50 °C. Como agora estou fazendo uma bateria com maior autonomia vou fazer alguns testes e se for necessário vou colocar alguns coolers pra fazer essa ventilação.
Nesse modelo que estou usando não.. Eu tive que ligar direto nos capacitores dentro do inversor. Em alguns modelos existe esse conector. Tem que ver no manual se tem ou não no modelo especifico.
amigo, parabens pela ideia, eu nao vi nos comentarios, a sua bateria utilozada seria de 60ah? Quero fazer um modelo parecido mas o carregamento com placas solares, possivelmente montarei as celulas para o tamanho especifico,
Blz jovem , estou com um projeto igual O problema é que o motor que estou usando é 25 CV elétrico trifásico Não achei ainda um inversor compatível e nem o controlador de velocidade Por conta do motor elétrico ser de 380 a 660 volts
leva em uma oficina que rebobina motores, não será preciso rebobinar o motor, apenas é aberto as ligações internas e fazer fechamento em paralelo para ficar 220/380 volts.
Show de bola amigo. Uma dica: Procure um bom enrolador de motores e peça para comverter o motor de 4 polos para 2 polos que pode chegar a 3500RPM!!!!
Muito bom colega. Pra passar dos 80km vc só precisa do cambio do monza F18. O encaixe o o motor é o mesmo. Talves só mude o tipo do acuo namento das marchas. Mas nada dificil de resolver. E se vc por uma rodas aro 15 com pneus 195/55/15 tmb ajuda a alongar as marchas, já que vc tem um torque absurdo. Vai ficar muito bom.
Só aumentar o limite de 60 para 90 Hz nos parâmetros do inversor irmão
@@laerciosiqueira115 Ótimo , ainda usa ? ........ QUantos HP da esse motor ? p favor
@adailjosefernandesdasilva7633 sim, estou usando e tá funcionando bem. O motor é de 12 CV
@@tiagoslaga1460 cara, tem algum lugar ou vídeo q vc ensine a fazer do 0 toda essa engenhoca? iria ser muito legal poder ver todo o processo q vc fez de perto, pra que mais pessoas consigam fazer algo do tipo
Pode entrar nos paramentros do inversor e aumentar a frequencia, pode ir até uns 90 hz ou 100hz
Se rebobinar o motor para 2 polos 3500 rpm vai ficar melhor pois não precisa usar frequência muito alta , pois se aumentar muito a frequência perde torque.
Isso seria ótimo, eu pensei em elongar o diferencial mas não é tão simples, sem contar que não gosto muito desse torque tão alto na caixa de câmbio (medo de quebrar). Existe essa possibilidade de rebobinar o motor com o número de pólos diferente do que ele tem originalmente?
@@tiagoslaga1460 Sim, pode mandar rebobinar para 2 polos depende de encontrar oficina de motores que consiga fazer esta mudança.
BOA TARDE TIAGO
VC PODERIA FAZER UM VÍDEO COMO LIGAR NO INVERSOR, VOU FAZER UM IGUAL.
OBRIGADO GOSTEI DO PROJETO.
meu brother receba mais um inscrito, eu tbm tenho um sonho de fazer um carrinho eletrico, tenho um clio, mas por conta de outras peças de reposição dos sistemas fora o motor acho que futuramente adquiro um celta ou um corsa
Meus parabéns amigão Tu é um gênio😢😅
Nossa meu amigo vou ver todos seus videos
Vale a pena
Projeto bacana mesmo, provavelmente o mais barato e eficiente...pra ficar melhor só gastando bem mais principalmente com as baterias.
Show de bola.
Na quelé espaço entre o motor e o suporte que acopla na caixa de marcha vc poderia colocar uma polia no eixo do motor e conectava a um alternador atráves de correia, que vc andando também estaria carregando as baterias! Ai seu carro carregaria as baterias através do alternador e da frenagem regenerativa.. assim vc ganharia mais altonomia.
Legal, show de bola o projeto.
Poderia me dizer o que pensa sobre trabalhar o motor na roda traseira e manter o motor original a combustão ?
Colocando o alternador para alimentar dois lados de baterias exclusivas para esse motor elétrico, sendo assim, um lado sendo usado e o outro carregando e quando o nível de carga baixar inverte pro outro lado ser recarregado novamente pelo alternador e vice versa.
Viajei no pensamento.
Valeu !
Ficou top o projeto.
Coloca o cambio do celta 1.4 o do astra 2.0 vai ficar mais longo
legal tive uma ideia parecida atravez de pesquisas que fiz ja alguns anos,muito legal seu projeto,vc consegui realizar o seu,meu nao cheguei fazer
Tiago como vc. Fez com o hidrovacuo do freio??
Top meu amigo parabéns
sucesso no seu projeto show
comecei a fazer o meu também so faltou coragem para terminar CFW09 para 65cv
Parabéns
gostei desta dica mano.
Muito obrigado
parabéns sou mecânico gostaria de fazer no meu carro também como faço pra falar com você .
Mas no inversor é só mudar a frequência para tem a rotação maior no motor. 60hz vai dar 1800 rpm se fir 120hz vai ser o dobro 3600 rpm. Muito legal se projeto
A partir de uns 70hz começa a perder torque. Configurei pra ir até 90.
Vc poderia me tirar uma duvida,se ligar um inversor de tensão no inversor de frequencia funcionará támbem?
Tiago parabens, top viu!!!
vc sabe se e possivel usar um inversor e energia solar, ele entra energia solar (onde entraria as baterias ) e sai 220v, da para por um potenciometro controlador de velocidades tambem, esse potenciomentro contralado ficaria depois da saida 220 do inversor e antes do motor e isso?
Muito bom Mano, continua com os vídeos, tô com um projeto de carro elétrico, mas não sabia como iniciar. Vlw sucesso.
Então mas como vc está como um inversor da pra vc configurar os parâmetros de frequência a almetar a rotação
Muito bom amigo. A única coisa q te falo como eletricista industrial, talvez vc nao saiba mas vc tem ai um excelente inversor de frequência e alterando as configurações vc pode alimentar a rotação do motor e chegar na velocidade q precisa. Pesquisa melhor.
No outro vídeo ele já explicou que está usando 90 HZ ,já fez testes e se passar disso começa a ter perdas de torque.
O uso de motor industrial facilita o projeto, por um lado, mas exige alta voltagem...(220 ou 110 Volts). Os motores automotivos permitem trabalhar a partir de 48 Volts, De todo modo, parabéns pelo projeto!!
Isso.. Por outro lado quando se utiliza motores com baixa tensão vc precisa trabalhar com correntes elevadas. Por exemplo em um motor de 48 V vc precisa de mais de 200A para uma potencia de 10 KW. Enfim cada projeto tem suas vantagens e desvantagens. Em breve posto mais videos. 👍
Por outro lado economiza muito nos cabos que podem ser bem mais finos, pois a corrente é de apenas 25% em relação a de 48 volts, também acho que aumenta o tempo de vida útil das baterias pelo motivo da corrente de descarga ser pequena
Tudo é relativo, sendo que o que importa é a potência, se usar em 48 volts tem muito consumo de corrente para mesma potência, dai precisaria sempre de baterias em paralelo.
Amigo vc não tem um vídeo de onde vc ligo dentro do seu inversor a tenção dc ?
Boa sorte !Deus abençoe
Parabéns, mas já pensou em usar um servo motor? Nas descidas coloca ele para recarregar as baterias.
Esse motor já faz isso, nas frenagens e descidas ele gera energia.
Gostei muito estou com um motor de 220 trifásico 5 vc
Esses rolamentos aguentam tranquilo 4000 rpm. Se dobrar a frequência ele dobra a rpm . Mas tem que refrigerar o motor. Pois aquece mais em altas frequências
Opa.. isso. Eu uso ele até 90 Hz. O problema de aumentar muito a frequência é que perde o torque, pra compensar isso teria que aumentar a tensão também. Mas até 90 Hz tá funcionando bem com as baterias que tenho, atinge 80 km/h.
Parabéns pra vc
A rpm você pode otimizar nas espiras das bobinas.
Boa tarde amigo eu estou precisando de uma dica sua pq estou precisando fazer um acelerado com poteciometro
Parabéns pelo trabalho. Nada mais robusto que um sistema industrial..... Gostaria de saber, onde conectou os polos + e - da bateria, se foi naquele link de regeneração de energia, que muitos inversores possuem? ou esse inversor possui o barramento DC específico pra isso? e como faz pra carregar essas baterias em série? visto que geram 288 V.... Parabens novamente....
Opa, eu tive que abrir o inversor e conectar direito nós capacitores de filtro. Pois esse modelo não tinha os bornes para conectar o link dc. Para carregar eu uso retificador simples em 220v, (poderia ser o próprio do inversor), após retificado fica em torno de 311v, o que da em torno de 14V para cada bateria.
@@tiagoslaga1460 obrigado pela informação.... ótima solução....
boas ideias pra você tenho uma parati 90 to querendo colocar motor elétrico nela mas eliminando
as baterias colocando um gerador de energia direto no motor que você me diz
Se você eliminar as baterias como vai funcionar? O gerador pra alimentar o motor precisa fornecer a mesma corrente que o motor consome e para isso o gerador tem que ter potência bem maior que seu motor, no caso se seu motor for 20 cv o gerador tem que ser pelo menos 25 a 30cv, e vai precisar de algum combustível... se você analisar bem vai trocar gato por lebre , o ideal é usar bateria mesmo 👍
Se eu colocar em uma Pickup PAMPA , consigo transportar cargas de 300, a 500 kg ?
Colega vc utiliza oque como acelerador e como vc fez a ligação das baterias..
Utilizo um potenciometro com mola para o retorno. Poderia ser um acelerador eletrônico de algum carro mais moderno que ficaria melhor. As baterias são ligadas em série.. 24 baterias de 12V.
Boa tarde amigo
Vc conseguiria fábrica uma bateria recarregável para motores trifásico
Bom dia meu amigo gostei muito do projeto, onde encontrar ese equipamentos pra montar um tamben eu tenho un gol mil pra converter, eu quero fazer igual o seu muito bom
O inversor e o motor vc encontra usado ou novo na internet pra vender. As baterias que é um pouco mais difícil, tem que procurar aí perto da sua cidade em manutenção de notebook e sucatas eletrônicas.
Obrigado e muito bom mesmo vou montar um com fé en Deus
Bom dia qual valor gasto no motor, inversor e baterias.
Olá o senhor faz instalação desse equipamento?
Ei amigo quero coloca no meu carro um eu sou eletricista de automoveis gostei do seu projeto
Amigo tira uma dúvida.
Esse inversor é alimentado por tensão DC?
Thiago, poderia indicar onde comprou bateria? Muito obrigado pelo vídeo.
Chow quero estar um destes no uno
Muito bom Tiago,
Eu gostaria de colocar um motor eletrico desse ai em um barco mas alimentado com placas solares mas com uma potência maior tem como?
Acredito que sim. Tenta ver quanto vai conseguir gerar com os painéis solares pra dimensionar o motor e o banco de baterias.
Muito bom
Opa amigo poderia me dar uma luz? Tenho uma van camper tracao dianteira, uso para viagens e sinto falta de tração traseira em algumas situações como pequenas subidas em estrada de terra, pensei em uma forma mais simples uma tracao traseira eletrica para ser usada somente em sitiacoes de curta duração apenas para auxiliar a tracao dianteira. Vc acha possivel fazer isso? A van pesa 1700 kg e tem espaco em baixo para um motor eletrico.
sinceramente acho mais facil adaptar um diferencial de chevete e fazer ela 4x4
Vc é um gênio!
Queria fazer uma pergunta!
Sei que o motor 12,5 cv em 220v tem uma corrente nominal de 31.4 amperes!
Se vc andar nos 70km por hora em um local plano!
A corrente do motor fica em quantos amperes?
Eu tenho um amperímetro no cabo da bateria então mede em DC. Nessa velocidade varia entre 20 a 30 A. Em subidas leves sobe sem cair a velocidade em 50 A. Quando a subida é muito forte chega a puxar 70 A mas aí vou tirando o pé do acelerador pra velocidade cair um pouco e não puxar tanta corrente das baterias. Atualmente a bateria tá com 80S então dá uns 320VDC quando tá carregada.
saudações da Venezuela, eu quero saber como você modificou o conversor de frequência para obter uma fonte de alimentação DC, ou é o conversor de frequência originalmente entre a possibilidade de alimentação com DC
Olá. Alguns modelos de conversor de frequência podem ser alimentados com tensão DC diretamente. Esse modelo em específico eu tive que abrir e fazer as conexões internamente no "link DC". A tensão entra direto nos capacitores de filtro, sem passar pela etapa de retificação. Obrigado por comentar, muito legal ver até onde meus vídeos tem chegado.
Muito obrigado por responder, que tipo de bateria você usou? a voltagem? quantas baterias?
Inicialmente usei 24 baterias de chumbo de 12V cada uma. Totalizando em torno de 300 Volts.
Atualmente estou usando baterias de lítio na configuração de 70S 42P com uma tensão total quando está totalmente carregada de 287 Volts.
Meu amigo. Show de bola seu projeto.
Se conseguir alimentar esse inversor de frequência direto nos 220v ac ele consegue fazer esse motor trabalhar normalmente? E quantos Amperes esse motor necessita ?
Tava pensando em converter um Peugeot 206 em elétrico, havia pensado em colocar um motor 15cv trifásico com inversor, porém tinha pensado em um outro inversor para converter e elevar a tensão das baterias para alimentar o inversor principal, mas talvez do seu jeito fica melhor.
Bom dia, Tiago qual motor e inversor você me indica colocar na Kombi ?
Olá amigo
Por favor pode me passar a referência do inversor do celta elétrico?
Olá, é um inversor Toshiba, 220 volts, 15 KW. Modelo VF-S7.
maravilhoso! como voce trasformou a corrente das baterías em ac. na entrada do invesor
Eu liguei direto nos capacitores.. Não precisou converter em ac.
Mano, embora esse motor seja de 1740 rpm, ele é isso em 60 Hz, se vc tirar o limitador na parametrização do inversor, jogando 30 Hz a mais, vc já subiria o rpm para + ou - 2500rpm, e isso não danificaria seu motor não, o máximo que pode gerar e vibração.
Show de bola irmão, e como ta o carro hoje 04/03/24 ,ta normal ,fez algumas alterações ,como posso ter mais informação desse projetos
Tá funcionando normal, quase 17 mil km já. Não mudei muita coisa, só adicionei mais uma bateria e amperímetro no painel, o resto continua igual. Tô pra fazer um vídeo assim q tiver um tempo.
@@tiagoslaga1460 caraca ,q legal,dá o de o sr é, de qual cidade, relaxa sou bandido n ,se fosse possível gostaria de ver pessoalmente esse seu projeto ...
Caraca que baita inversor
Sim, ele é meio antigo, mas a qualidade é muito boa.
Seria possível instalar um motor elétrico pra rodar um motor mecânico de ar condicionado automotivo ?
Caraca cara que top
Como seria o sistema de resfriamento do motor ???? Fiquei curioso pra saber
Atualmente estou utilizando 2 coolers de fontes de computador. O motor não tem apresentado aquecimento. Inicialmente pensei que seria nescessário mais arrefecimento, então até pensei na ideia de arrefecimento liquido. Mas não é nescessário, raramente o motor passa de 40 °C.
@@tiagoslaga1460 excelente !!!!! De quantos cv ele é??? Tô pensando em colocar um de 50cv num projeto mas pelo peso tenho receio de ficar mais lento e não ter eficiência
@@julianhoyos7780 O motor é de 9.2 KW (em torno de 12.5 CV) nominal. Em picos deve chegar em torno de 20 CV.
Eu aconselharia vc a usar um motor de 25 CV de 2 pólos (3600 RPM) e um inversor de 30 KW.
Acredito que ficaria excelente, com um bom torque e velocidade final de 120 KM/h(aproximadamente). Se vc usar um motor de 50 CV vc não vai poder usar o câmbio original pois certamente irá quebrar (ainda mais se o motor for de baixa rotação). Alem de ter que ter um banco de baterias que consiga fornecer toda essa potência pra um motor desse tamanho. Mas tudo q eu disse é só uma sujestão, com base nas experiências que estou tendo com o projeto. Acho q já viu, mas tem mais vídeos no canal com o carro andando. Espero ter ajudado. Valeu.
@@tiagoslaga1460 muito obrigado pelas explicações foi se grande ajuda sim, vou procurar um motor menor com rotação adequada como vc disse.
@@julianhoyos7780 fica atento ao tamanho também. Eu na época não me atentei a isso e acabei tendo que tirar a ventoinha e um pedaço do eixo do motor. E mesmo assim coube com uma folga bem pequena. 👍
Existe inverssor / motor industrial de menor voltagem? exemplo 110v ou menos?
Eu acredito que não.. pode ser até que exista, mas nunca vi. Não é comum essa tensão pra motores trifásicos.
Parabéns Tiago, você conseguiu passar um obstáculo que é achar as peças de empilhadeira elétricas usadas como motor e controlador. Estou confeccionando minhas baterias tambem, pretendo fazer 10 packs de 14s. A intenção até ver seu video era baterias de 48v. Você poderia explicar melhor como fez a ligação no inversor?
Eu liguei a tensão das baterias direto nos capacitores de filtro do inversor. Para identificar onde eu deveria ligar eu abri o inversor e liguei ele na energia da rede elétrica. Então com um voltimetro e com cuidado eu identifiquei o ponto onde tinha a tensão dc de aproximadamente 311 volts. Ali eu liguei dois fios para alimentar com as baterias.
Alguns modelos de inversor ja possuem um borne para essa conexão " link CC ".
@@tiagoslaga1460,Genial cara!
@@tiagoslaga1460tenho um motor de 30cv com inversor acoplado . Não tem borne com entrada dc . Vc me ajudaria identificar e instalar essa entrada dc ?
Opa.. faz o seguinte. Abre o inversor, vc vai ver uns capacitores grandes ali dentro. É ali que vc tem que ligar. Só identificar onde vai o positivo e o negativo. Vc pode fazer isso ligando ele aberto e medindo com um voltímetro. Se o inversor for 220vac onde vc medir tem q ter em torno de 310vdc. Só cuidado ao fazer esse precedimento, os capacitores ficam carregados por um tempo mesmo depois de desligar da energia. Na dúvida tenta ver com um técnico em eletrônica, ele vai saber te ajudar.
Fala amigo..... Seu controlador é uma Inversora? Fale mais sobre. Parabéns pelo projeto!
Tem como ensinar melhor como faz a frenagem regenerativa? Tenho um motor e um inversor 220v, tenho medo que a energia que gere no motor estrague o inversor sem ter esse esquema.
Vou usar seus vídeos para modificar meu carro futuramente... 😎✌🏽
Tô inscrito
Caixa de redução ou multiplicadora para melhorar a velocidade final?
Tenho uma bateria de prius híbrido de 234voltes e 125 amperes e uma bateria compacta será que teria uma boa autonomia....
Acredito que sim amigo.. Pelas especificações que vc passou é uma bateria com quase 30KW/h. Pode dar uma autonomia de quase 200km.
Thiago qual o modelo do inversor da Toshiba?
É o modelo vf-s7, 220v 15kw.
vc nao aumentou o limite da frequencia do inversor?
Boa noite amigo tudo certo, aí como tá o teu projeto aí já terminou conta aí como ficou
Opa.. boa noite. Tem mais vídeos no canal. Falta alguns detalhes pra ajustar, mas tá funcionando bem.
Funciona c motor monofasico d 5cv
Bom dia Tiago, como fez com a parte do freio?
O freio ficou sem o vácuo, então ficou um pouco mais pesado, mas quase nem uso pois o próprio motor consegue desacelerar o carro na maioria das situações.
Gostaria de saber se é possivel pegar esse motor e ligar ele direto no pneu traseiro de um Saveiro por exemplo . O saveiro temo motor na frente . Instar ele no eixo traseiro direto no pneu .
Ele funcionaria um pneu apenas e o carro ficaria hibrido .
Tudo isso tocando o carro so atraves desse motor em um pneu traseiro para nao precisar de diferencial e qdo acabar a bateria funciona o carro no motor normal e vai carregando as baterias .
Qdo tiverem carregadas , desliga o motor do carro e volta para esse na roda traseira. E assim segue .
Pode me responder?
Emerson
Vitoria ES
Opa... Acredito que daria certo, vc poderia por exemplo usar dois motores menores, um pra cada roda e fazer as adaptações necessárias para acoplar nas rodas traseiras. O desafio é fazer essas adaptações. Mas acredito que ficaria bom!
Amigo, não dá certo sem diferencial, imagina um pneu atrás rodando e outro na frente fazendo curva, o carro atravessa, nessa hora o diferencial faz a parte dele liberando um lado e tracionando o outro lado. Agora vc consegue encaixar um motor atrás mas tem que colocar um diferencial e o motor rodar o pinhão, indico o diferencial do chevette .
Da pra usar um motor splinde de 11kw. você sabe se dá certo?
Qual a potencia do inversor e qual a marca ?
O inversor é um Toshiba 15 KW 220V.
@@tiagoslaga1460 obrigado
Boa tarde gostei do conteúdo o problema e que vc não responde ninguém
Boa tarde amigo.. qual tua dúvida?
@@tiagoslaga1460 minha dúvida é seu certo o progeto quanto deu de Altonomia ele gasta mas bateria que de um motor de empilhadeira??
Opa.. já cheguei a fazer 120 KM por recarga. Não sei te dizer se gasta mais ou menos que um motor de empilhadeira, isso vai depender da potência/rendimento.
@@israel8692 É projeto com j amigo
Motor de quantos cavalos ?
Top
eu nao entendi uma coisa, por que ligou o motor a caixa de transmissão, se o motor eletrico pode ter rotação e torque controlados eletronicamente?
Foi a forma mais fácil que encontrei de adaptar. Se não fosse assim teria que projetar um sistema de redução e diferencial para acoplar aos semi eixos. Mas realmente, com o uso de um motor elétrico não é nessessario o uso da caixa.
@@tiagoslaga1460 entendi, por que eu ja andei pensando sobre essa conversão, na minha ideia eu iria adaptar o motor diretamente em um diferencial, nessa tua adaptação você consegue usar todas as marchas da caixa de transmissão? ou você fica restrito a alguma marcha?
Consigo usar todas. Porém só uso da 3ª em diante pois a 1ª e 2ª fica muito reduzida.
Boa tarde, É possível utilizar um inversor de frequência modelo 380V?
Boa tarde.. sim.. é possível... A diferença é que vai ter que ter mais baterias em série pra conseguir a tensão de trabalho dele que fica acima dos 500vdc.
(380 * √2).
Parabéns, pelo projeto !!!
Autonomia dele por carga quanto seria?
100 km com folga.
@@tiagoslaga1460 bah top
qtos cv tem o motor?
ola amigao esse asselerador q vc fez ele nao fica fraca a potencia do motor quando a asseleraçao da baixa porque os potenciometro no geral quanto mais baixa a velocidade mais o motor perde a força .esse nao como q e ele mantem a mesma força do motor
Não fica, só os dimmers é que fica fraco pois baixa apenas a tensão, o inversor baixa a frequência junto com a tensão.
@@miltongalegomotores Fera demais vc sou seu fã
@@nikson1520 Obrigado
Muito top parabéns, e aproveitando poderia me dizer como carregar essa banco de baterias? Algum carregador específico, ou você fez um carregador?
Olá... Eu modifiquei fontes comuns de 36v para fazer o carregamento. Utilizo 7 fontes fornecendo corrente constante em 5A no ciclo inicial da carga e tensão constante no final da garga conforme o datasheet das baterias prevê.
Boa noite. No vídeo você comenta que, no carro, o inversor de frequência vai ser alimentado por 24 baterias de 12 Volts. Através de um "link DC", e eu gostaria de saber que componente é esse. Pois a energia de entrada do inversor de frequência é corrente alternada e a que sai da bateria é corrente continua, gostaria de saber que componente é esse que você está usando pra da certo retirar energia das baterias, ainda mas para um motor tão potente. O motor que eu pretendo usar é de apenas 7,5CV e já não encontro inversor de tensão que atenda, por isso quero saber como você está fazendo. Obrigado.
Boa noite... Quando vc alimenta o inversor de frequência com corrente alternada, ele primeiro converte essa corrente alternada em corrente continua e armazena em um banco de capacitores internamente. E nessa parte que fica o "link dc" ou "barramento dc". E é aí que eu conector as baterias. Alguns inversores tem bornes de acesso a esse link dc. No meu caso não tinha, então eu tive que abrir e fazer a conexão internamente. Sobre as baterias de 12v, eu faço uma ligação em série destas, então a tensão é somada, e fica em torno de 300 Vcc que é a tensão que o inversor precisa (no link dc) para trabalhar.
@@tiagoslaga1460 Acho que entendi. Então para utilizar a energia das baterias (corrente continua), você utiliza uma estrutura interna do inversor de frequência (um banco de capacitores, que aceitam Vcc), para dispensar o uso do inversor de tensão (conversor de CC para CA). É isso ?
Isso mesmo..
como e´ feita a ventilação?
Não to utilizando ventilação no motor.. Nos testes que fiz a temperatura não passou de 50 °C. Como agora estou fazendo uma bateria com maior autonomia vou fazer alguns testes e se for necessário vou colocar alguns coolers pra fazer essa ventilação.
9kw e quantos cv
Boa noite quanto vc é este motor
Bom dia.
Todo inversor possui essa entrada de link DC?
Bom dia.. Nem todos. Esse que estou utilizando não tem. Porém é possivel fazer essa conexão internamente. Foi o que eu fiz. 👍
Eu vou fazer numa courier
Você conecta as baterias direto ao link DC? Esse inversor é especial para isso?
Isso.. Direto. É um inversor comum de uso industrial.
@@tiagoslaga1460 existe um conector para o barramento DC?
Nesse modelo que estou usando não.. Eu tive que ligar direto nos capacitores dentro do inversor. Em alguns modelos existe esse conector. Tem que ver no manual se tem ou não no modelo especifico.
@@tiagoslaga1460 Qual é a potencia que tem na plaqueta do motor?
@@gsilva220 9.2 KW, o inversor é de 15KW.
amigo, parabens pela ideia, eu nao vi nos comentarios, a sua bateria utilozada seria de 60ah?
Quero fazer um modelo parecido mas o carregamento com placas solares, possivelmente montarei as celulas para o tamanho especifico,
Bateria dê lítio
Qual o custo pra fazer essa mudança amigo?
Boa noite amigo.
Esse motor consome pouca energia
Blz jovem , estou com um projeto igual
O problema é que o motor que estou usando é 25 CV elétrico trifásico
Não achei ainda um inversor compatível e nem o controlador de velocidade
Por conta do motor elétrico ser de 380 a 660 volts
leva em uma oficina que rebobina motores, não será preciso rebobinar o motor, apenas é aberto as ligações internas e fazer fechamento em paralelo para ficar 220/380 volts.
Cara vcs me deixam cada vez mais loucos amo isso kkkkkk