Caramba Waldo, show a sua maneira recuperar pino quebrado com talinha, eu já tive desvios que quebrou os pinos eixo logo que comprei, pois eu reaperto e reviso todos quando compro, mas como eu tenho torno mecânico em casa eu faço eixos novos. Mas a talinha de ligação é muito e muito mais pratico, fica justinho e bem alinhado, "dica de ouro". Hehehe. Pode não funcionar com a bobininha da Frateschi, mas pra quem usa chave manual caseira ou chave caboose, fica perfeito, bom que não fica aquela barulheira de coisinha solta quando o trem passa. Os meus aqui até para acabar com esse jogo definitavamente eu alem de reapertar os eixinho eu aplico solda estanho, fica um serviço muito bom e nunca mais soltará as lanças, por isso que ficaram bons meus desvios, mas tem que ser rápido e usando um ferro de solda forte de 50W ou 60W e estanho com fluxo, solda é bem rápida e deixa um paninho bem enchardo de água no jeito, após soldar você já esfriar a solda pra não dar tempo de derreter o plástico. Você tem que ser bem ligeiro!!! Soldar e resfriar bem rápido. Mas a sua ideia de usar talas foi show demais. Minha maneira de recuperar eu nem compartilho, pois é pouca gente que tem torno mecânico e também mexer com solda estanho em peças plásticas também não recomento, se derreter tudo, vão me criticar, sabe como que é né Waldo, Hehehe.
Olá Eduardo! Cara, eu tb sou torneiro mas nem tentei fazer. Esse eixo é muito mal projetado aí comecei a experimentar várias soluções, até tentei soldar mas não consegui, o plástico do furo é muito fino e derreteu mas essa sua dica de soldar é muito boa, vc devia compartilhar em um vídeo, se a pessoa derreter o plástico é porque não fez certo, a culpa não é sua, eu penso assim, se eu mostrei como colocar a tala e a pessoa cortar o dormente errado a culpa não vai ser minha. Os ferromodelistas são criativos por natureza e essas dicas são preciosas. Grande abraço.
@@essavidaduradeaposentado Então Waldo, eu fiz isso para recuperar os meus, eu usinei eixinhos pois a sua abordagem de talas nem passou pela minha cabeça. Hehehehe. Para não jogar fora, eu fiz eixos novos, eu acertei muito também soldar com estanho, deu fluxo imediato, não deu tempo de derreter o plástico, mas se vascilar derrete tudo na região do pininho. Mas é bem isso mesmo, cada hobbista inventa um macete. Mas eu curti essa sua solução de usar talas de licação, experimentei em um AMV ontem a noite mesmo, ficou show, usinar eixinhos é perda de tempo. KKKKKK Ficou perfeito, eu que uso chave manual ficou perfeito, mas pra quem usa caixinha de bobina frateschi não tem força para mover a agulha, pois as lanças ficam mais pesadas e firmes, e outra coisa, adeus molinhas gafanhoto, kkkkkk, pois ficaram contínuos e sem cortes. Igual eu quando começei com o hobby e já migrei para o DCC eu já me esbarrei com curtos circuitos na região do jacaré, e já fiz os cortes e me livrei 100% dos curtos circuitos.
Este deve ser o tutorial mais completo para retificação de desvios Frateschi, certamente o melhor que eu já tive oportunidade de assistir. Pena que não assisti antes de instalar, prender e lastrear os meus desvios Frateschi, que tão dando problema...
Waldo, parabens mesmo. Eu estou começando minha maquete. Sou novo no hobby e suas dicas e comentários do pessoal valem ouro. Parabens pelo canal. Nota 10.
Parabéns meu amigo, gostei muito do vídeo, excelente, você salvou minha vida aqui com essa solução da tala, vou testar aqui, esse video os responsáveis pela frateschi precisam assistir urgente kkkk. muito obrigado por compartilhar.
Valeu. Tenho certeza que já tiveram muitos ferromodelistas experientes (o que não é o meu caso) que já deram soluções engenhosas e os caras não deram atenção, enfim, não melhoram pq não querem.
Waldo Como sempre, suas orientações, dicas e ensinamentos trazem um conteúdo formidável, e nos fazem aprimorar os detalhes que a gente precisa para deixar nossa maquete o mais perfeita possível. Obrigado pela sua dedicação, e noz transmitir seu conhecimento.
Rapaz, que loucura! Eu sempre suspeitei que tinha algo errado com esses desvios da Frateschi. Aqui é descarrilamento o tempo todo. Valeu demais pelas dicas. 🙏
Opa! Muito boas suas dicas amigo ajuda bastante com certeza… Também tive muitos problemas com esse desvios da Frateschi e até importados também! Porém pesquisando aqui no UA-cam e internet descobri maneiras de construir meu próprios desvios a partir de trilhos flexíveis de nickel da Frateschi… logicamente precisa de alguma habilidade em limar os trilhos e soldar em estanho porem o resultado é excelente! O melhor é que vc consegue reproduzir desvios ou amvs bem mais longos e com ângulos diferentes que ficam bem mais parecidos com uma ferrovia de tamanho real! Mas suas dicas são muito preciosas 😊 obrigado por compartilhar 👍👍👍
Tive satisfação em encontrar seu canal e já apreciei alguns vídeos. Neste em particular, referente aos "desvios", fiquei surpreso com a "gambiarra" da Frateschi, com aqueles "araminhos" para o contato dos trilhos. Tenho a vários anos, alguns AMV da Frateschi e todos eles não são como esses ....com "araminhos"; os que tenho, todos novos porém comprados a alguns anos (15 ou mais), os contatos são na parte de baixo e soldados com pequeninos pedaços de fios, são dispositivos originais comprados no então "Lupatelli" e também na "Rio Grande Modelismo". No inicio pensava ser um "ferromodelista" mas com o passar dos anos estou mais para "colecionador" de material ferroviário em miniatura. Vou lhe acompanhar nos vídeos, me inscrevendo.
Olá Waldo!! Obrigado por compartilhar. Acho que um dos aspectos inerentes ao hobby é justamente a possibilidade de intervir. Isso sem dúvida alguma torna o passatempo mais prazeroso. Afinal de contas somos o operador, maquinista e o passageiro desse mundo encantado. Seus vídeos são pura motivação. Parabéns por mais essas dicas.
Valeu amigo!! Fico feliz em estar motivando as pessoas. Realmente resolver os possíveis problemas que aparecem na maquete é muito gratificante e dividir isso com as pessoas não tem preço. Abç.
A algum tempo, durante a limpeza dos trilhos, me descuidei e acabei arrancando a agulha de um AMV ( justamente o da entrada do pátio!!)), Pintou o desespero e a decisão de comprar um novo par para substituir o danificado. Porém, olhando e estudando com atenção, percebi que poderia resolver o problema colando a peça com ARALDITE... a coisa funcionou e o AMV está perfeitamente operacional...Mas agora, vendo esse vídeo, vou adotar a excelente dica da tala de junção, caso o problema ocorra de novo....Valeu, Waldo!!
BOA TARDE, MEU NOME É JOSÉ LUIZ, FERREOMODELISTA AMADOR DE JUNDIAÍ, SP. GOSTEI MUIDE SUA ABILIDADE, PRIMCIPALMENTE NO VÍDEO DA CONFECÇÃO DO TUNEL NA CURVA. PARABÉNS. ABRAÇO.
Excelente matéria...Os desvios da Frateschi são realmente um ponto crucial de uma maquete devido aos problemas que podem causar. O seu trabalho de melhoria é excelente, mas requer muita paciência, e na altura em que está a minha maquete, já pronta e montada, eu não me atreveria em mexer nos meus. Fica, porém, a sua ótima dica...
Adorei o nome do canal. 😂 Muito sucesso, amigo. Em 2027 ou 2030 vou me incorporar a esse duro quadro dos reservistas. Parabéns pelo canal informativo. 👍🏽
Parabéns pelo vídeo, estou iniciando minha maquete e estou usando trilhos e desvios Frateschi como falou alguns importados são muito melhores mas o problema é o custo, minha maquete terá mais de 100 desvios então usar importado está fora de questão, obrigado pelas dicas e vamos tentar melhora- los. No aguardo da parte elétrica.
Obrigado! Uau! São muitos desvios, se fosse colocar tudo importado seria uma pequena fortuna e onde vai achar 100 desvios importados pra vender. Complicado.
Essa solução que vc criou para substituir o eixo da agulha por um grampo é tão genial por sua simplicidade, que vc deveria patenteá-la e vendê-la para a Frateschi. Isso devia vir de fábrica... Abs!
Eu colei com super cola esse rebite que vive querendo soltar kkkk. A dica do do desvio achei top tb. Na minha maquete tem uns desvio que o trem da uns pulo quando chega no ponto que foimencionadono video colocando durepox vou seguir a dica. LIKE.
Pelo preço que é esperava um acabamento melhor. Eu conheço a marca há 22 anos, mas nunca deu para comprar então não vi os detalhes, só pelas fotos mesmo. Dicas incríveis.
Quando comecei no hobby, fiz esse serviço (tala no lugar dos pinos originais) em todos os meus desvios, e olha que os desvios antigos eram melhores que os de hoje.
Sim, esqueci de mencionar isso, as vezes a gente coloca o defeito nos desvios como um todo e os trilhos estão fora de bitola e não raro os rodeiros também.
TopMaster Waldo! Dicas que valem ouro! Tenho dois desvios Frateschi que comprei a 20 anos atrás, a construção deles era um pouco diferente. Eles não tinham rebarbas e as agulhas eram muito bem presas, mas já tinha aquele vão do jacaré que sempre me incomoda, pois percebia que o rodeiro afundava exatamente no vão. Eu estava em busca de uma solução boa, e você apresentou uma solução excelente! Agora sim terei coragem de gastar meu dinheiro nos desvios Frateschi, eu achava um desaforo gastar em algo sem capricho, e que apresenta defeitos. Mas agora dá para aperfeiçoar e ser feliz rsrs... Obrigado Waldo! ✌️😉 E concordo com Eduardo, esse vídeo tinha que chegar até a Frateschi... Apesar que eles não se importam com os clientes. 😑... Abraços Waldo
Valeu amigo!! O pessoal realmente fala que os antigos são de melhor qualidade, difícil entender isso. Tenho a certeza que eles tem as soluções, não implementam porque não querem. Grande abraço.
@@essavidaduradeaposentado Pois é, se ouvissem os clientes, muita coisa seria diferente e melhor, fora que o marketing do boca a boca traria muito mais lucro. Mas o atual dono não se importa em agradar o cliente, como você disse a solução ele tem, mas não quer gastar com o investimento, mas faz isso pq continuamos comprando... Os dois e-mails que mandei pra lá, foram respondidos como se o cliente não fosse dar retorno financeiro para eles... Um exemplo, aqui em São Paulo e no Rio o Governo comprou vários modelos de trens metropolitanos, eles poderiam fazer uma parceria com os governos e frabicarem mais de 10 modelos novos. O retorno do e-mail pra mim, foi que não tem procura para esse tipo de fabricação... Sendo que quem mora em localidades fora das grandes cidades realmente o comun é o trem de carga... Mas nas grandes cidades a referência é metropolitanos. Não sabem agradar a todos... Infelizmente... Só que acredito que, compramos para manter esse fabricante ativo, pois é o único que temos! E sujeitamos a adaptar os produtos mal feitos, para podermos nos divertir. Mas é isso meu amigo. Ótimo fim de semana pra nós 🙌
Showww de bola.. Daqui a pouco a frateshi vai entrar em contato pra você melhorar na fabricação desses desvios...eu vou dá maior apoio..Eles deviam ter uma pessoa capacitada na fabricação desses AMVS... Gostei do vídeo..muito top
Obrigado Eduardo. Acredito que eles já tem as soluções. Tenho certeza que eles já ouviram opiniões de ferromodelistas experientes (o que não é o meu caso) e não deram a devida atenção. Eu acho que não implementam as melhorias dos produtos porque não querem. Abraço.
Solução para o buraco na ponta do jacaré é demais... já vou fazer nos meus... locomotivas Tenshodo pesadas, ainda mais com as abas de roda pequenas que elas tem (na escala correta) descarrilham direto aí...
Faz com calma e paciência usando um truque de vagão pra modelar a massa que dá certo, ao passar o rodeiro não faz muita pressão pra baixo pra não criar uma depressão. Bons trabalhos. Abraço.
Ótimo vídeo! Se hoje eu fosse construir uma nova maquete passaria longe dos AMVs da Frateschi! Não são confiáveis pelas muitas falhas que apresentam. É lamentável que até hoje a empresa não tenha melhorado esse produto. sei que num país como o nosso, dentro da realidade que temos, investir em produtos importados é proibitivo para a grande maioria. Acabamos reféns de uma situação que acaba gerando prejuízo e muitas insatisfações!
Muito bom esse vídeo Waldo. Estou tendo muitos problemas com AMV já instalados na maquete. Como estão pregados e com lastro, a solução dos problemas se torna muito difícil. Deixo ai uma sugestão de sequência de video para correção de problemas em AMV já fixados na maquete. Seus vídeos tem ajudado a muitos. Continue esse projeto!
Obrigado!! Os desvios e trilhos depois de fixados na maquete a coisa complica, o ideal é fazer uma revisão geral antes da fixação, a solução de colocar as talas nas agulhas dá pra fazer no lugar mas com muita cautela. Obrigado pelo comentário. Abraço.
Pô Valdo , parabéns meu velho pelo trabalho e pelos Vídeos. Sua explicação é detalhada e de fácil entendimento. Estou iniciando agora no Hoob. Gostaria muito de manter contato contigo para trocar ideias. Vou continuar curtindo os vídeos aqui. Abs
Meu deus amado 🙏🙏. Só eu sei o que eu passei em um evento aconteceu isso na minha maquete fui arrumar um desvio acabou que os trilhos da maquete inteira foi desprendendo passei uma raiva tive que retirar tudo e trocar tudo. A Frateschi tem que melhorar muito
Fiz o teste aqui nos desvios. Realmente essa parte plastica do jacaré/diamante e a plastica que fica ao lado do trilho são ligeramente altos. Passei primeiramente um estile e depois lixa dagua 600 pra dar o acabamento. Com isso algums vagões importados como Tyco que descarrilhavam por bater nessas partes não saem mais dos trilhos. Ja a articulação da agulha não sei como arrumar pois os desvios já estão colados. Tem ideia de como posso fazer para dar um ajuste nas garras?
Os AMVS da fabricante nacional é igual ao carro antigo que teve aqui no Brasil o ANGLIA PREFET, esse carro só tinha três problemas motor, câmbio e suspensão, K KKK KKK
Boa noite ! Curto muito seus vídeos e aprendo bastante ( preciso de ajuda ) tentei instalar 04 desvios Fratesch , mais quando aciono um deles os outros desvios mudam também.
Olá! Os fios amerelos das bobinas de acionamento são todos unidos mas cada par de fio verde da bobina tem que passar por um interruptor, sendo assim cada bobina tem seu interruptor individualmente. Espero ter ajudado.
Olá Waldo, como eu faço para consertar um AMV tipo antigo da Frateschi, já ele tem aqueles ganchinhos nas agulhas? Eu acho que lá é que está o problema( ganchos tortos). O que eu uso para desentortar eles? Uma pinça curva, ou o que você sugere, porque há descarrilhamentos de locomotivas de grande porte, principalmente? No segmento de curva dele.
É louvável o senhor querer melhorar os AMVS do fabricante nacional, o custo eu concordo é menor em relação ao produto importado de qualidade comprovada, entretanto o benefício do produto nacional deixa muito a desejar, temos que ser sinceros os trilhos e AMVS do fabricante nacional não tem qualidade, não tem precisão, sou ferromodelista a 60anos já utilizei o material deles, a experiência foi péssima, nunca mais, o melhor custo benefício é ATLAS, seguindo por ROCO e PECO. sinto muito mas é minha opinião. Abraço.
A sua opinião é muito importante ainda mais vindo de uma pessoa com tanta experiência. Concordo com tudo que vc falou mas o foco dos meus vídeos é proporcionar soluções relativamente simples e sem gastar muito, com a finalidade de atingir aqueles que estão entrando ou querem iniciar no ferromodelismo e não podem dispor de um valor alto pra adquirir materiais importados consagrados e ainda tem os que tem condições mas não querem gastar muito, somente querem conhecer a atividade antes de se apaixonar, (o que é certo) enfim, a Frateschi (pela pouca qualidade) acaba proporcionando o ferromodelista conhecer os problemas que pode ocorrer em produtos de qualquer fabricante e encontrar as melhores soluções. Obrigado pela sua opinião. Abraço.
Como a maioria iniciei o ferreomodelismo usando material Frateschi.Nao conhecia outro. Com o tempo descobri material de qualidade bem superior.Hoje na minha maquete não entra trilho Frateschi,nem AMV. Esse trabalho todo que o sr.tem tentando melhorar os amvs muitas vezes e perdido.O material não "agradece",e de pessima qualidade. A Frateschi não fábrica amvs em curva,triaway,Y e outros mais que poderiam atrair seu consumidor. A política deles e fabricar isso aí e o consumidor que se vire. Reconheço que melhoraram no detalhamento de vagões e locomotivas,mas a mecânica ainda deixa a desejar. Quem usa Peco,Atlas,Rocco e outras marcas não quer saber de Frateschi. Não aceitam críticas nem opiniões. Estão voltados pra área de brinquedos e não satisfazem os ferreomodelistas,infelizmente.
Concordo, o fabricante aparenta ter condições técnicas de criar uma linha de melhor qualidade mas parece não haver o interesse de melhorias, continuam tratando os produtos do hobbye como brinquedos mesmo. Tentamos melhorar as condições pra dar acesso a todos.
Eu nivelei o diamante antes para servir de referência na altura do enchimento com o durepoxi e a região do diamante já nivelado também é importante para fazer a moldagem do durepoxi para a passagem dos frisos dos rodeiros. Espero ter esclarecido.
Waldo, boa tarde. Caro amigo, se tudo der certo daqui há algumas semanas colocarei no ar meu site de Ferreomodelismo (ou Ferromodelismo) onde alguns projetos que estou participando serão mostrados e vou colocar uma área para os vídeos dos feras nessa área. Como você faz parte de minha lista de Feras gostaria de saber se poderia colocar os links de seus vídeos nessa área. Se você não se sentir confortável em ter os links no site, tudo bem. O site não está no ar ainda mas será o TEMTREMPRATODOMUNDO.COM.BR. Abraços
Caramba Waldo, show a sua maneira recuperar pino quebrado com talinha, eu já tive desvios que quebrou os pinos eixo logo que comprei, pois eu reaperto e reviso todos quando compro, mas como eu tenho torno mecânico em casa eu faço eixos novos.
Mas a talinha de ligação é muito e muito mais pratico, fica justinho e bem alinhado, "dica de ouro". Hehehe.
Pode não funcionar com a bobininha da Frateschi, mas pra quem usa chave manual caseira ou chave caboose, fica perfeito, bom que não fica aquela barulheira de coisinha solta quando o trem passa.
Os meus aqui até para acabar com esse jogo definitavamente eu alem de reapertar os eixinho eu aplico solda estanho, fica um serviço muito bom e nunca mais soltará as lanças, por isso que ficaram bons meus desvios, mas tem que ser rápido e usando um ferro de solda forte de 50W ou 60W e estanho com fluxo, solda é bem rápida e deixa um paninho bem enchardo de água no jeito, após soldar você já esfriar a solda pra não dar tempo de derreter o plástico. Você tem que ser bem ligeiro!!! Soldar e resfriar bem rápido.
Mas a sua ideia de usar talas foi show demais.
Minha maneira de recuperar eu nem compartilho, pois é pouca gente que tem torno mecânico e também mexer com solda estanho em peças plásticas também não recomento, se derreter tudo, vão me criticar, sabe como que é né Waldo, Hehehe.
Olá Eduardo! Cara, eu tb sou torneiro mas nem tentei fazer. Esse eixo é muito mal projetado aí comecei a experimentar várias soluções, até tentei soldar mas não consegui, o plástico do furo é muito fino e derreteu mas essa sua dica de soldar é muito boa, vc devia compartilhar em um vídeo, se a pessoa derreter o plástico é porque não fez certo, a culpa não é sua, eu penso assim, se eu mostrei como colocar a tala e a pessoa cortar o dormente errado a culpa não vai ser minha. Os ferromodelistas são criativos por natureza e essas dicas são preciosas. Grande abraço.
@@essavidaduradeaposentado Então Waldo, eu fiz isso para recuperar os meus, eu usinei eixinhos pois a sua abordagem de talas nem passou pela minha cabeça. Hehehehe.
Para não jogar fora, eu fiz eixos novos, eu acertei muito também soldar com estanho, deu fluxo imediato, não deu tempo de derreter o plástico, mas se vascilar derrete tudo na região do pininho.
Mas é bem isso mesmo, cada hobbista inventa um macete.
Mas eu curti essa sua solução de usar talas de licação, experimentei em um AMV ontem a noite mesmo, ficou show, usinar eixinhos é perda de tempo. KKKKKK
Ficou perfeito, eu que uso chave manual ficou perfeito, mas pra quem usa caixinha de bobina frateschi não tem força para mover a agulha, pois as lanças ficam mais pesadas e firmes, e outra coisa, adeus molinhas gafanhoto, kkkkkk, pois ficaram contínuos e sem cortes.
Igual eu quando começei com o hobby e já migrei para o DCC eu já me esbarrei com curtos circuitos na região do jacaré, e já fiz os cortes e me livrei 100% dos curtos circuitos.
Explica muito bem voz bem nitida e fala moderada muito didatico. Parabens
Obrigado pelo elogio e principalmente pelo feedback.
Este deve ser o tutorial mais completo para retificação de desvios Frateschi, certamente o melhor que eu já tive oportunidade de assistir. Pena que não assisti antes de instalar, prender e lastrear os meus desvios Frateschi, que tão dando problema...
Obrigado!!
Merece 100 joinhas kkkkk
Obrigado, um like já é o suficiente. Rsrsrs.
Parabéns Waldo!
Obrigado Paulo!!
Waldo, parabens mesmo. Eu estou começando minha maquete. Sou novo no hobby e suas dicas e comentários do pessoal valem ouro.
Parabens pelo canal. Nota 10.
Ok amigo!! obrigado pelos comentários generosos,
Parabéns meu amigo, gostei muito do vídeo, excelente, você salvou minha vida aqui com essa solução da tala, vou testar aqui, esse video os responsáveis pela frateschi precisam assistir urgente kkkk. muito obrigado por compartilhar.
Verdade Eduardo, pessoal da frateschi precisavam ver, muita gente esquenta cabeça com esses AMV's principalmente iniciantes.
Valeu. Tenho certeza que já tiveram muitos ferromodelistas experientes (o que não é o meu caso) que já deram soluções engenhosas e os caras não deram atenção, enfim, não melhoram pq não querem.
@@essavidaduradeaposentado concordo, pois se quiserem melhorar conseguem sim.
Waldo
Como sempre, suas orientações, dicas e ensinamentos trazem um conteúdo formidável, e nos fazem aprimorar os detalhes que a gente precisa para deixar nossa maquete o mais perfeita possível.
Obrigado pela sua dedicação, e noz transmitir seu conhecimento.
Obrigado pelo elogio
Está dos desvios caiu do céu para mim. Parabéns e obrigado. Continua que eu não perco mais nenhum.
Sr Waldo, continue com dicas valiosas como essa. Parabéns.
Obrigado Adalberto!!!
Mas desvios frateschi nunca mais rs, o restante é muito bom!
Sim, mas infelizmente, devido ao valor, não é acessível para todos.
Excelente tutorial e dicas muito engenhosas. A tala de junção na articulação é uma solução muito legal. Parabéns pelas dicas 👏👏👏
Obrigado!!
Obrigado pelas dicas, estão me ajudando muito.
Valeu!! Fico feliz em estar em contribuindo.
Muito boa dica!
Vou aplicar aqui e esses são alguns problemas que tenho.
Obgdo pelas dicas 👍🏻
Valeu! Legal estar contribuindo para a melhoria do seu material.
Rapaz, que loucura!
Eu sempre suspeitei que tinha algo errado com esses desvios da Frateschi. Aqui é descarrilamento o tempo todo.
Valeu demais pelas dicas. 🙏
Obrigado!! tem que olhar meticulosamente cada desvio e ver onde está ocorrendo o problema.
Opa! Muito boas suas dicas amigo ajuda bastante com certeza… Também tive muitos problemas com esse desvios da Frateschi e até importados também! Porém pesquisando aqui no UA-cam e internet descobri maneiras de construir meu próprios desvios a partir de trilhos flexíveis de nickel da Frateschi… logicamente precisa de alguma habilidade em limar os trilhos e soldar em estanho porem o resultado é excelente!
O melhor é que vc consegue reproduzir desvios ou amvs bem mais longos e com ângulos diferentes que ficam bem mais parecidos com uma ferrovia de tamanho real! Mas suas dicas são muito preciosas 😊 obrigado por compartilhar 👍👍👍
Sou eu quem agradece pelo seu prestígio.
Ótimas dicas, Waldo! Analisou minuciosamente os defeitos e concebeu soluções excelentes!
Oi robson
Valeu Robson!!
Nota 10
Obrigado!
Tive satisfação em encontrar seu canal e já apreciei alguns vídeos. Neste em particular, referente aos "desvios", fiquei surpreso com a "gambiarra" da Frateschi, com aqueles "araminhos" para o contato dos trilhos. Tenho a vários anos, alguns AMV da Frateschi e todos eles não são como esses ....com "araminhos"; os que tenho, todos novos porém comprados a alguns anos (15 ou mais), os contatos são na parte de baixo e soldados com pequeninos pedaços de fios, são dispositivos originais comprados no então "Lupatelli" e também na "Rio Grande Modelismo". No inicio pensava ser um "ferromodelista" mas com o passar dos anos estou mais para "colecionador" de material ferroviário em miniatura. Vou lhe acompanhar nos vídeos, me inscrevendo.
Obrigado Albano por se inscrever no meu canal e prestigiar meus vídeos.
Kkkkkll! Toquinho, o intrometido!😂😂😂
Ótima dica! Valeu!
Obrigado!!
Olá Waldo!! Obrigado por compartilhar. Acho que um dos aspectos inerentes ao hobby é justamente a possibilidade de intervir. Isso sem dúvida alguma torna o passatempo mais prazeroso. Afinal de contas somos o operador, maquinista e o passageiro desse mundo encantado.
Seus vídeos são pura motivação. Parabéns por mais essas dicas.
Valeu amigo!! Fico feliz em estar motivando as pessoas. Realmente resolver os possíveis problemas que aparecem na maquete é muito gratificante e dividir isso com as pessoas não tem preço. Abç.
Obrigado Waldo por compartilhar, um verdadeiro trabalho de ajustagem mecânica!
Valeu amigo!! O difícil é ser ajustador mecânico 87 vezes menor, rsrsrs. Mas o que eu consigo tento repassar. Abraço.
Obrigado amigo, uma excelente dica. show.
Eu que agradeço
Gostei muito do vídeo, muito bem explicado. Parabéns.
Obrigado!!
A algum tempo, durante a limpeza dos trilhos, me descuidei e acabei arrancando a agulha de um AMV ( justamente o da entrada do pátio!!)), Pintou o desespero e a decisão de comprar um novo par para substituir o danificado. Porém, olhando e estudando com atenção, percebi que poderia resolver o problema colando a peça com ARALDITE... a coisa funcionou e o AMV está perfeitamente operacional...Mas agora, vendo esse vídeo, vou adotar a excelente dica da tala de junção, caso o problema ocorra de novo....Valeu, Waldo!!
Com o AMV assentado, a coisa complica mas sempre tem um jeito de resolver. Valeu.
BOA TARDE, MEU NOME É JOSÉ LUIZ, FERREOMODELISTA AMADOR DE JUNDIAÍ, SP.
GOSTEI MUIDE SUA ABILIDADE, PRIMCIPALMENTE NO VÍDEO DA CONFECÇÃO DO TUNEL NA CURVA.
PARABÉNS.
ABRAÇO.
Olá José Luiz!! Obrigado, agradeço pelo prestígio. Abraço.
Ótima dicas tenho um amv quebrado mas com condição de restauro
Valeu, vamos aproveitar as sucatas e tentar achar tb outras soluções.
Excelente matéria...Os desvios da Frateschi são realmente um ponto crucial de uma maquete devido aos problemas que podem causar. O seu trabalho de melhoria é excelente, mas requer muita paciência, e na altura em que está a minha maquete, já pronta e montada, eu não me atreveria em mexer nos meus. Fica, porém, a sua ótima dica...
Obrigado por prestigiar meu canal.
Excelente vídeo !
Obrigado!
Muito bom senhor aposentado!!! Parabéns!!!
Obrigado!!
Dica ótima, principalmente para quem está começando!!!!
Valeu!!! A ideia do canal é exatamente essa, ajudar quem está iniciando no hobby, apresentar soluções simples e se possível gastando pouco.
Parabéns pelo vídeo.
Com paciência estudo e habilidade, é possível sempre aprimorar...
É fácil criticar...
Adorei o nome do canal. 😂
Muito sucesso, amigo. Em 2027 ou 2030 vou me incorporar a esse duro quadro dos reservistas.
Parabéns pelo canal informativo. 👍🏽
Valeu!! nessa reta final, o melhor é não pensar muito nisso que acaba passando rápido. Sucesso!!
Excelentes dicas!!! Gostei muito! Obrigado
Eu que agradeço
Parabéns pelo vídeo, estou iniciando minha maquete e estou usando trilhos e desvios Frateschi como falou alguns importados são muito melhores mas o problema é o custo, minha maquete terá mais de 100 desvios então usar importado está fora de questão, obrigado pelas dicas e vamos tentar melhora- los.
No aguardo da parte elétrica.
Obrigado! Uau! São muitos desvios, se fosse colocar tudo importado seria uma pequena fortuna e onde vai achar 100 desvios importados pra vender. Complicado.
Essa solução que vc criou para substituir o eixo da agulha por um grampo é tão genial por sua simplicidade, que vc deveria patenteá-la e vendê-la para a Frateschi. Isso devia vir de fábrica... Abs!
Eu colei com super cola esse rebite que vive querendo soltar kkkk. A dica do do desvio achei top tb. Na minha maquete tem uns desvio que o trem da uns pulo quando chega no ponto que foimencionadono video colocando durepox vou seguir a dica. LIKE.
Obrigado por prestigiar meu canal. Eu tb tentei com várias colas mas não tive sucesso. A tekbond até segurou um pouco mas depois soltou.
Pelo preço que é esperava um acabamento melhor. Eu conheço a marca há 22 anos, mas nunca deu para comprar então não vi os detalhes, só pelas fotos mesmo. Dicas incríveis.
Realmente pela qualidade poderia ser mais barato.
Muito didático!!! Parabéns
Obrigado!!
Quando comecei no hobby, fiz esse serviço (tala no lugar dos pinos originais) em todos os meus desvios, e olha que os desvios antigos eram melhores que os de hoje.
Show! é o primeiro que ouço que fez esse trabalho mas já imaginava que alguém teria feito.
Bacana!! Boas dicas!! Obrigado
Eu que agradeço
Legal,só conferir as cotas para não descarrilar ...
Sim, esqueci de mencionar isso, as vezes a gente coloca o defeito nos desvios como um todo e os trilhos estão fora de bitola e não raro os rodeiros também.
Eita você resolveu meu maior problema Valew !!! 👍
Que bom que ajudei
TopMaster Waldo! Dicas que valem ouro! Tenho dois desvios Frateschi que comprei a 20 anos atrás, a construção deles era um pouco diferente. Eles não tinham rebarbas e as agulhas eram muito bem presas, mas já tinha aquele vão do jacaré que sempre me incomoda, pois percebia que o rodeiro afundava exatamente no vão. Eu estava em busca de uma solução boa, e você apresentou uma solução excelente! Agora sim terei coragem de gastar meu dinheiro nos desvios Frateschi, eu achava um desaforo gastar em algo sem capricho, e que apresenta defeitos. Mas agora dá para aperfeiçoar e ser feliz rsrs... Obrigado Waldo! ✌️😉 E concordo com Eduardo, esse vídeo tinha que chegar até a Frateschi... Apesar que eles não se importam com os clientes. 😑... Abraços Waldo
Valeu amigo!! O pessoal realmente fala que os antigos são de melhor qualidade, difícil entender isso. Tenho a certeza que eles tem as soluções, não implementam porque não querem. Grande abraço.
@@essavidaduradeaposentado Pois é, se ouvissem os clientes, muita coisa seria diferente e melhor, fora que o marketing do boca a boca traria muito mais lucro. Mas o atual dono não se importa em agradar o cliente, como você disse a solução ele tem, mas não quer gastar com o investimento, mas faz isso pq continuamos comprando... Os dois e-mails que mandei pra lá, foram respondidos como se o cliente não fosse dar retorno financeiro para eles... Um exemplo, aqui em São Paulo e no Rio o Governo comprou vários modelos de trens metropolitanos, eles poderiam fazer uma parceria com os governos e frabicarem mais de 10 modelos novos. O retorno do e-mail pra mim, foi que não tem procura para esse tipo de fabricação... Sendo que quem mora em localidades fora das grandes cidades realmente o comun é o trem de carga... Mas nas grandes cidades a referência é metropolitanos. Não sabem agradar a todos... Infelizmente... Só que acredito que, compramos para manter esse fabricante ativo, pois é o único que temos! E sujeitamos a adaptar os produtos mal feitos, para podermos nos divertir. Mas é isso meu amigo. Ótimo fim de semana pra nós 🙌
O sr é muito engraçado
Rsrsrs.
Showww de bola.. Daqui a pouco a frateshi vai entrar em contato pra você melhorar na fabricação desses desvios...eu vou dá maior apoio..Eles deviam ter uma pessoa capacitada na fabricação desses AMVS... Gostei do vídeo..muito top
Obrigado Eduardo. Acredito que eles já tem as soluções. Tenho certeza que eles já ouviram opiniões de ferromodelistas experientes (o que não é o meu caso) e não deram a devida atenção. Eu acho que não implementam as melhorias dos produtos porque não querem. Abraço.
Eu tô com problema com meus desvio vou fazer isso que você fez otima ideia,
Ok, bom trabalho.
Solução para o buraco na ponta do jacaré é demais... já vou fazer nos meus... locomotivas Tenshodo pesadas, ainda mais com as abas de roda pequenas que elas tem (na escala correta) descarrilham direto aí...
Faz com calma e paciência usando um truque de vagão pra modelar a massa que dá certo, ao passar o rodeiro não faz muita pressão pra baixo pra não criar uma depressão. Bons trabalhos. Abraço.
Ótimo vídeo! Se hoje eu fosse construir uma nova maquete passaria longe dos AMVs da Frateschi! Não são confiáveis pelas muitas falhas que apresentam. É lamentável que até hoje a empresa não tenha melhorado esse produto. sei que num país como o nosso, dentro da realidade que temos, investir em produtos importados é proibitivo para a grande maioria. Acabamos reféns de uma situação que acaba gerando prejuízo e muitas insatisfações!
Concordo plenamente.
Muito bom esse vídeo Waldo. Estou tendo muitos problemas com AMV já instalados na maquete. Como estão pregados e com lastro, a solução dos problemas se torna muito difícil. Deixo ai uma sugestão de sequência de video para correção de problemas em AMV já fixados na maquete. Seus vídeos tem ajudado a muitos. Continue esse projeto!
Obrigado!! Os desvios e trilhos depois de fixados na maquete a coisa complica, o ideal é fazer uma revisão geral antes da fixação, a solução de colocar as talas nas agulhas dá pra fazer no lugar mas com muita cautela. Obrigado pelo comentário. Abraço.
Pô Valdo , parabéns meu velho pelo trabalho e pelos Vídeos. Sua explicação é detalhada e de fácil entendimento. Estou iniciando agora no Hoob. Gostaria muito de manter contato contigo para trocar ideias. Vou continuar curtindo os vídeos aqui. Abs
Obrigado pelo seu comentário. Desejo sucesso nos seus trabalhos.
Meu deus amado 🙏🙏. Só eu sei o que eu passei em um evento aconteceu isso na minha maquete fui arrumar um desvio acabou que os trilhos da maquete inteira foi desprendendo passei uma raiva tive que retirar tudo e trocar tudo. A Frateschi tem que melhorar muito
Pois é, haja paciência...
Fiz o teste aqui nos desvios. Realmente essa parte plastica do jacaré/diamante e a plastica que fica ao lado do trilho são ligeramente altos. Passei primeiramente um estile e depois lixa dagua 600 pra dar o acabamento. Com isso algums vagões importados como Tyco que descarrilhavam por bater nessas partes não saem mais dos trilhos. Ja a articulação da agulha não sei como arrumar pois os desvios já estão colados. Tem ideia de como posso fazer para dar um ajuste nas garras?
Creio que a melhor solução é a colocação das talas se ligação.
Os AMVS da fabricante nacional é igual ao carro antigo que teve aqui no Brasil o ANGLIA PREFET, esse carro só tinha três problemas motor, câmbio e suspensão, K KKK KKK
Realmente poderiam melhorar a qualidade.
Boa noite ! Curto muito seus vídeos e aprendo bastante ( preciso de ajuda ) tentei instalar 04 desvios Fratesch , mais quando aciono um deles os outros desvios mudam também.
Olá! Os fios amerelos das bobinas de acionamento são todos unidos mas cada par de fio verde da bobina tem que passar por um interruptor, sendo assim cada bobina tem seu interruptor individualmente. Espero ter ajudado.
Olá Waldo, como eu faço para consertar um AMV tipo antigo da Frateschi, já ele tem aqueles ganchinhos nas agulhas? Eu acho que lá é que está o problema( ganchos tortos). O que eu uso para
desentortar eles? Uma pinça curva, ou o que você sugere, porque há descarrilhamentos de locomotivas de grande porte, principalmente? No segmento de curva dele.
Olá Paulo, infelizmente não vou poder te ajudar pois não conheço esses AMV antigos, espero que compreenda. Abraço.
Bacana a dica vida de um felizado isso sim oh vida boa essa, o meu tá aqui estragando porque está desmontado e moro no aluguel um inferno kkkkkk
Obrigado. Tudo em seu tempo...
Salve primeiro
Valeu!
O reparo ficou perfeito. Faltou no vídeo, a passagem do vagão antes do reparo e depois do reparo.
Obrigado. Realmente faltou o "antes e depois" mas tem outros vídeos de composições passando nos desvios customizados.
Queridão, esses desvios são manuais e não elétricos com dispositivos de acionamento a distancia? excelente traballho
São sim, obrigado.
É louvável o senhor querer melhorar os AMVS do fabricante nacional, o custo eu concordo é menor em relação ao produto importado de qualidade comprovada, entretanto o benefício do produto nacional deixa muito a desejar, temos que ser sinceros os trilhos e AMVS do fabricante nacional não tem qualidade, não tem precisão, sou ferromodelista a 60anos já utilizei o material deles, a experiência foi péssima, nunca mais, o melhor custo benefício é ATLAS, seguindo por ROCO e PECO. sinto muito mas é minha opinião. Abraço.
A sua opinião é muito importante ainda mais vindo de uma pessoa com tanta experiência. Concordo com tudo que vc falou mas o foco dos meus vídeos é proporcionar soluções relativamente simples e sem gastar muito, com a finalidade de atingir aqueles que estão entrando ou querem iniciar no ferromodelismo e não podem dispor de um valor alto pra adquirir materiais importados consagrados e ainda tem os que tem condições mas não querem gastar muito, somente querem conhecer a atividade antes de se apaixonar, (o que é certo) enfim, a Frateschi (pela pouca qualidade) acaba proporcionando o ferromodelista conhecer os problemas que pode ocorrer em produtos de qualquer fabricante e encontrar as melhores soluções. Obrigado pela sua opinião. Abraço.
Uma micro retifica ajuda bem nessas horas
Sim mas tem que ser usada com muita cautela.
A Frateschi em vez de lançar vagões devia fazer uns desvios que prestem.
Concordo.
Olá Waldo, hoje é domingo, desculpe, responda amanhã ou quando quiser.
Sem problemas, já respondi.
Amigo qual a medida de sua maquete ???
Olá! 3,50x1,80m e a outra parte 4,00x1,00m. No link abaixo eu detalho toda a maquete.
ua-cam.com/video/8BbejtS_Vgk/v-deo.htmlsi=s93Uze0j9qqvq1I2
Como a maioria iniciei o ferreomodelismo usando material Frateschi.Nao conhecia outro.
Com o tempo descobri material de qualidade bem superior.Hoje na minha maquete não entra trilho Frateschi,nem AMV.
Esse trabalho todo que o sr.tem tentando melhorar os amvs muitas vezes e perdido.O material não "agradece",e de pessima qualidade.
A Frateschi não fábrica amvs em curva,triaway,Y e outros mais que poderiam atrair seu consumidor.
A política deles e fabricar isso aí e o consumidor que se vire.
Reconheço que melhoraram no detalhamento de vagões e locomotivas,mas a mecânica ainda deixa a desejar.
Quem usa Peco,Atlas,Rocco e outras marcas não quer saber de Frateschi.
Não aceitam críticas nem opiniões.
Estão voltados pra área de brinquedos e não satisfazem os ferreomodelistas,infelizmente.
Concordo, o fabricante aparenta ter condições técnicas de criar uma linha de melhor qualidade mas parece não haver o interesse de melhorias, continuam tratando os produtos do hobbye como brinquedos mesmo. Tentamos melhorar as condições pra dar acesso a todos.
A gente compra um desvio , e ainda tem que se vira pra concerta , essa fritex é uma porcaria.
Nacional é o que tem pra hoje. Infelizmente.
Faria sentido colocar o durepox antes de lixar tudo, nivelando o diamante?
Eu nivelei o diamante antes para servir de referência na altura do enchimento com o durepoxi e a região do diamante já nivelado também é importante para fazer a moldagem do durepoxi para a passagem dos frisos dos rodeiros. Espero ter esclarecido.
Desculpa não quero nem comentar, mas esses AMVs do fabricante nacional são lamentáveis, é inaceitável esse tipo de produto.
Vamos torcer para que no futuro haja uma melhora.
Waldo, boa tarde. Caro amigo, se tudo der certo daqui há algumas semanas colocarei no ar meu site de Ferreomodelismo (ou Ferromodelismo) onde alguns projetos que estou participando serão mostrados e vou colocar uma área para os vídeos dos feras nessa área. Como você faz parte de minha lista de Feras gostaria de saber se poderia colocar os links de seus vídeos nessa área. Se você não se sentir confortável em ter os links no site, tudo bem. O site não está no ar ainda mas será o TEMTREMPRATODOMUNDO.COM.BR. Abraços
Boa tarde Luiz! O intuito dos meus videos é ajudar os iniciantes do ferromodelismo e será uma honra fazer parte do conteúdo do seu site. Abraço.
@@essavidaduradeaposentado Muito obrigado!