Apesar de ser novato, parabéns pela explicação e pela iniciativa de mostrar a evolução dos trêns elétricos frateschi,sou iniciante e adorei as informações. Parabéns.
Muito bom, para quem não conhecia os princípios de funcionamento temos uma aula onde vemos também o quanto houve de evolução e melhorias, valeu Zaube excelente vídeo e demonstração.
Muito bom Zaube! Muito legal você ter conseguido todas as fase delas, dá pra mostrar claramente os aprimoramentos aos longos dos anos. Faz um video explanando sobre os desvios Frateschi desde aqueles primeiros menorzinhos de 20° até os atuais, falando sobre as melhoramentos e falhas de cada um deles.
Fala Edu, beleza! Rapaz o meu canal havia sido hackeado, não lembro se foi vc ou o opala4cc que até comentou um dos vídeos! O youtube chegou a excluir o meu canal! Deu um puta trabalho, mas estou de volta!!
Muito legal ver a evolução do mecanismo. E, além de restaurador extraordinaire você tem um talento incomum para o garimpo de colecionador! Belo conjunto! Valeu!
Você já chegou a ver alguma locomotiva g8/g12 da RFFSA de carcaça de plástico vermelho da fase 1? Eu pergunto porque até hoje, da RFFSA com a carcaça em plástico vermelho eu só vi da fase 2. Inclusive eu tenho uma.
@@PauloScapi era um controlador pequeno, de baixa potência, com a carcaça plástica preta, não? Além disso, o atual controlador "5300" também é um retrocesso, pois já houve o 5200, que ra melhor e o 5400, que era o "profissional".
@@PauloScapi a reclamação do pessoal sobre o 5300 é que nas partidas e em baixas velocidades, as locomotivas não se comportam de forma realística. Em parte, o problema pode ser atribuído aos motores de três pólos das locomotivas da frateschi.
Muito bem explicado Zaube sobre a evolução dos modelos frateschi!, hoje no encontro de louveira acabei comprando uma G12 da 2 geração, agora preciso de uma da primeira kk, o problema dela é que o dono antigo colocou numberboards de papel nela e colou aparentemente com super bonder, você sabe se caso eu passe acetona para remover o brilho da cola a pintura acabe saindo?
Boa noite ! Tudo bem ? Obrigado por ter assistido. Eu nunca testei, mas pode haver um risco. Talvez uma lixa 3200 pode ajudar, passando com muito cuidado na parte onde tem a cola.
Caro amigo eu tenho varias locomotivas Frateschi da fase 2 e assim como vc chama, as da fase 2 eu substitui as rodas plásticas, por rodas de metal, e funcionam muito bem pois as comprei em 1982 até hoje esta em bom estado de funcionamento, também usei 5 chassis completos das locomotivas G 12 fase 2 com tração somente em um truque para ser adaptado em carcaças da extinta locomotivas Atma de corrente alternada bi frontal, onde as carcaças eram fundidas em Zamac , 2 dessas locomotivas já estão adaptadas ha 40 anos e outras 3 tem uns 15 anos, pois comprei as carcaças no mercado livre e as mecânicas da locomotiva G12 usadas tb em lotes do mercado livre todas funcionam , no total tenho 4 locomotivas Atma todas originais, 4 locomotivas Atma com mecânicas originais mais adaptei motores Mabuchi 385 s com 18 volts e 21800 rpm de corrente continua ,que não é o mesmo motor que a Frateschi usa, e 5 locomotivas Atma com chassis da G 12 fase 2 com tração somente em um truque, todas eu fiz circuitos com diodos para os faróis mudarem de direção de acordo com as locomotivas , outra coisa desde 1982 as cabines dos maquinistas das minhas G 12 fiz um kit de iluminação, qdo rodavam a cabime ficava iluminada isto bem antes da Frateschi fazer. Pois elas não tinham iluminação em 1982, na época usei lampadas de velocímetro de fusca retirei as laterais da cabine, abrindo um quadrado do tamanho da janelinha da locomotiva , para dar o efeito de iluminação interna. Caso vc tenha interesse tenho varias fotos, e tb vídeos no youtube, procure por Ferromodelismo Trem Atma de corrente alternada, tem mais de 190 vídeos curtos com elas rodando, e tb passei fazer replicas dos vagões Atma Box de corrente alternada usando chapa de estireno, e truques da Frateschi, incluiive acho que o motor quadrado que a frateschi fabricou, foi o melhor motor até hoje, pois ele roda macio. qualquer coisa estou aqui . Um grande abraço.
Boa noite ! Gosto muito das locomotivas da Atma, principalmente as de corrente alternada. Você foi inovador no ferromodelismo, você esteve a frente em algumas evoluções que a Frateschi implementou. Sou um dos inscritos do seu canal. Parabéns, você tem muito conteúdo.
Legal gostei , pena nao achar as fases antigas. Tenho duas da fase 2, rodando em trilhos Marklin digital , pois o truk livre serviu pra colocar a sapata de alimentacao . Tentei achar uma da fase 3 pra fazer a mesma coisa , mas nao tem mo mercado. As novas todas de plastico e motor chines nao gosto e nao consigo adaptar pra Marklin.
Boa noite Você por acaso faz revisões e consertos em locomotivas Frateschi. Tenho um material muito bem guardado há 40 anos Agora,aposentado,resolvi montar uma maquete e colocar os trens para rodar. Todas funcionam,experimentei, porém,precisam de revisão. V8s,Consilodation e outras. É possível? Meu nome é Eduardo Sampaio
Boa tarde amigo. Sou ferreomodelistas a mais de quarenta anos. Essas Frateschi aí mostradas só não conheci a primeira delas quando de se lançamento. Esse fabricante tem melhorado seus produtos a exemplo dos vagões e as carcaças das locomotivas. No tocante a mecânica ainda deixam muito a desejar.Ja reclamei com ele várias vezes e isso chegou a causar até um desentendimento entre nós pelo fato de não aceitar críticas,principalmente vinda do consumidor. Recentemente quando lançaram essa RS3,finalmente acertaram num ponto fazendo o chassis de metal. O motor Oxford que equipada as locomotivas mais antigas,embora tivesse apenas uma tomada de força,era bem superior ao Mabuchi usado até hoje. Naquela época fui pioneiro em adaptar uma tração nos dois trucks
Olá Dirceu ! Mais de 40 anos de ferromodelismo ! Que bacana, você tem muita experiência ! Também gosto bastante dos motores Oxford. Aquelas máquinas com tração em um truck deixavam muito a desejar. Parabéns pelo pioneirismo. Quando a mecânica e o chassis, será que a Frateschi não faz grandes mudanças com receio de elevar o custo ?
Agradeço suas dicas! Perfeitas!!! Vc teria alguma orientação, dicas, para motar uma G12 ? Tenho um motor de "Autorama da Estrela", mas, não encontro nenhum esquema de montagem de cada peça! Uma lista das peças que preciso? Aguardo seu retorno e agradeço!
Obrigado por assistir Reinaldo ! Esse motor de autorama é da segunda geração das G12. As peças desse modelo você precisará "pescar" em lojas que vendem peças de ferromodelismo e no mercado livre. Fico em dúvida se vai compensar você fazer isso, pois comprar as peças em separado poderá sair mais caro que comprar uma locomotiva inteira em funcionamento. As peças são: Carcaça, trucks (da segunda geração, são 2: o de tração e o de transmissão de energia) o chassi, que na segunda geração é de metal e o cardã). Uma ideia é você vender o seu motor para o pessoal de autorama, e depois completar e comprar uma locomotiva de uma geração mais nova. Espero ter ajudado.
Continuando... Adaptei tração nos dois trucks com o motor Oxford também adaptado para eixo duplo e foi um sucesso,tração e contato em todas as rodas.Isso só se via nos importados. Hoje ainda fabricam em outros modelos o chassis de plástico que deixa a desejar,locomotivas com dois motores que não resolvem muita coisa,deixam um local próprio para instalar auto falantes,mas quando se instala um dcc esses motores se aquecem e chegam a queimar. Acho que esse pessoal tem as atenções voltadas mais para a área de brinquedos onde não se exige muito em qualidade.
Antonio, eu tenho também algumas locomotivas com DCC, talvez por não deixar rodando por muito tempo não percebi o aquecimento do motor. Vou observar. Como DCC está ficando cada dia mais viável, seria interessante que a Frateschi considerasse essa realidade. A RS3 que foi lançada uns 2 anos atrás não tem muito espaço ! Obrigado pelas informações !
Olá Soares ! A locomotiva G12 tem 17,2 centímetros de comprimento, considerando do chassi de uma ponta a outra e a altura da rota até o teto, aproximadamente 5 centimetros.
@@oficina-justforfun7179 De fato, naquela cronologia estática e parada no tempo da Frateschi, fala de 1979. Só que eles não podiam imaginar, que o muquirana aqui, guardasse a NF 125881 de 26.11.1977 da Hobbylandia com uma máquina e 6 vagões... Claro que em 08.12.1977 com a NF 126904 eu comprei outra, para acompanhar os 7 vagões da NF 126400 de 03.12.1977! 😊😊😊
Esqueci de mais um detalhe: As máquinas tinham as carcaças de plástico colorido (só faixas e dizeres pintados), sem lâmpadas nem difusor para tal. As cabines eram aplicadas nas laterais, sem janelas vazadas como as atuais...
A minha G12 ta esquentando o motor que passa dos 40grau,quando eu tiro os cardan do redutor o motor funciona ,ja lubrifiquei os redutor e nada,alguem pode da uma dica do que pode ser, agradeço de mais.
Olá Marcos, boa noite ! Você tem outro truck para testar, pois se com a mudança do truck o motor funcionar normal ai você tem certeza que é o truck. Obrigado por assistir.
Eu tinha uma que não está aí, era com volantes de inércia mas ela tinha essas barras de metal da ante penúltima do começo do vídeo foi entre 98 e 2000 que comprei elas Edit: acho que seria uma fase 4.5 talvez kkk
Boa tarde aí parceiro, evolui e evolui e pra mim não mudou nada. Desculpa aí mas a mecânica da fratech é péssima. Motor que queima fácil não tem força, redutor preso e rodas que oxidam pior que uma bucha de Bombril. Desculpe se o comentário não agradou mas é a realiy. Abraço
Apesar de ser novato, parabéns pela explicação e pela iniciativa de mostrar a evolução dos trêns elétricos frateschi,sou iniciante e adorei as informações. Parabéns.
Legal ver essa evolução nos modelos...
Super vídeo e tem gente que critica a Frateschi sem conhecer a história. Foi uma super evolução. Parabéns pelo vídeo.
Obrigado ! Pois é, a Frateschi é uma empresa de respeito. Graças a ela, muitos tiveram e terão a oportunidade de praticar esse Hobby.
Eu fico imaginando o porquê que essas locomotivas não são todas em metal, merecia né!
Parabéns pelo vídeo, muito profissional e técnico
Excelente exposição e explanação no vídeo. Parabéns! Detalhado e explicativo. 👏🏼👏🏼👏🏼
Valeu ! Muito Obrigado
Muito legal! Ainda falta na minha coleção uma G12 fase 1. Parabéns pelo vídeo!👍
Boa noite Mário ! Uma hora aparece uma ! Obrigado por ter assistido.
Muito bom, para quem não conhecia os princípios de funcionamento temos uma aula onde vemos também o quanto houve de evolução e melhorias, valeu Zaube excelente vídeo e demonstração.
Muito Obrigado Albertino !
Muito bom Zaube!
Muito legal você ter conseguido todas as fase delas, dá pra mostrar claramente os aprimoramentos aos longos dos anos.
Faz um video explanando sobre os desvios Frateschi desde aqueles primeiros menorzinhos de 20° até os atuais, falando sobre as melhoramentos e falhas de cada um deles.
Muito Obrigado Jonatas !
Fala Edu, beleza!
Rapaz o meu canal havia sido hackeado, não lembro se foi vc ou o opala4cc que até comentou um dos vídeos!
O youtube chegou a excluir o meu canal! Deu um puta trabalho, mas estou de volta!!
@@eletronicaparaohooby Nossa Anderson, reparei mesmo que não estava mais recebendo notificações suas.
Muito legal ver a evolução do mecanismo. E, além de restaurador extraordinaire você tem um talento incomum para o garimpo de colecionador! Belo conjunto! Valeu!
Muito obrigado Eugenio !
Show de bola meu amigo, excelente vídeo
Obrigado Paulo !
Parabéns pelo vídeo!!! Excelente explanação.
Valeu ! Muito obrigado !
Que interessante. Gostei 👏👏👏
Que bom que gostou
Que demais poder ver essa evolução! Parabéns amigo👍👍👏👏
Muito obrigado 👍
Estou começando agora, só tenho as da Marca Frateschi, de 2021 para cá, ainda não montei uma maquete, mas em breve montarei.
Vídeo muito legal parabéns
Valeu ! Muito Obrigado.
Você já chegou a ver alguma locomotiva g8/g12 da RFFSA de carcaça de plástico vermelho da fase 1? Eu pergunto porque até hoje, da RFFSA com a carcaça em plástico vermelho eu só vi da fase 2. Inclusive eu tenho uma.
Boa noite ! Eu ainda não vi. Tem um inscrito no canal que afirmou ter. Espero conseguir uma !. Obrigado por ter assistido.
Que bacana Zaube, você conseguiu todas as fases da FRATESCHI.
Excelente vídeo, parabéns pelo trabalho excelente de sempre!
Boa noite ! Muito Obrigado.
Excelente video! Vc e un profesional
Muito obrigado Juan !
Seria interessante fazer um vídeo também sobre os controladores que a frateschi já lançou (a evolução e o curioso retrocesso, kkkk!!!!)
Teve um controlador estilo chinês que não pegou, voltou o modelo tradicional que funciona muito bem.
@@PauloScapi era um controlador pequeno, de baixa potência, com a carcaça plástica preta, não? Além disso, o atual controlador "5300" também é um retrocesso, pois já houve o 5200, que ra melhor e o 5400, que era o "profissional".
@@opala4cc92 Isso mesmo, aquele pretinho pelo jeito foi um fracasso. Eu tenho o 5300 e sempre me serviu bem.
@@PauloScapi a reclamação do pessoal sobre o 5300 é que nas partidas e em baixas velocidades, as locomotivas não se comportam de forma realística. Em parte, o problema pode ser atribuído aos motores de três pólos das locomotivas da frateschi.
@@opala4cc92 Exato, colocando uma loco motor 5 polos no 5300 e ela sai mais lento que um bicho preguiça com cãibra.
o video muito bom
Muito obrigado Rodrigo.
Adorei o vídeo, Zaube! Incrível você ter conseguido todas as fases e seus respectivos aprimoramentos.😁👍🏻
Boa noite ! Obrigado. Acredito que deu para abordar as principais mudanças !
Parabéns pelo video. Uma dúvida, voce saberia a rotação dos motores elétricos da fase 1 e 2? O brigado.
Nossa, não sabia que a mais antiga é de 1975. Muito bom o vídeo!! Parabéns!!
Muito obrigado !
uma verdadeira aula
Gostou do vídeo! Bem inusitado! Mandou bem!!
Valeu Jonatas ! Muito Obrigado
Muito bem explicado Zaube sobre a evolução dos modelos frateschi!, hoje no encontro de louveira acabei comprando uma G12 da 2 geração, agora preciso de uma da primeira kk, o problema dela é que o dono antigo colocou numberboards de papel nela e colou aparentemente com super bonder, você sabe se caso eu passe acetona para remover o brilho da cola a pintura acabe saindo?
Boa noite ! Tudo bem ? Obrigado por ter assistido. Eu nunca testei, mas pode haver um risco. Talvez uma lixa 3200 pode ajudar, passando com muito cuidado na parte onde tem a cola.
Excelente video Zaube eu sempre tive essa curiosidade
Muito Obrigado !
Caro amigo eu tenho varias locomotivas Frateschi da fase 2 e assim como vc chama, as da fase 2 eu substitui as rodas plásticas, por rodas de metal, e funcionam muito bem pois as comprei em 1982 até hoje esta em bom estado de funcionamento, também usei 5 chassis completos das locomotivas G 12 fase 2 com tração somente em um truque para ser adaptado em carcaças da extinta locomotivas Atma de corrente alternada bi frontal, onde as carcaças eram fundidas em Zamac , 2 dessas locomotivas já estão adaptadas ha 40 anos e outras 3 tem uns 15 anos, pois comprei as carcaças no mercado livre e as mecânicas da locomotiva G12 usadas tb em lotes do mercado livre todas funcionam , no total tenho 4 locomotivas Atma todas originais, 4 locomotivas Atma com mecânicas originais mais adaptei motores Mabuchi 385 s com 18 volts e 21800 rpm de corrente continua ,que não é o mesmo motor que a Frateschi usa, e 5 locomotivas Atma com chassis da G 12 fase 2 com tração somente em um truque, todas eu fiz circuitos com diodos para os faróis mudarem de direção de acordo com as locomotivas , outra coisa desde 1982 as cabines dos maquinistas das minhas G 12 fiz um kit de iluminação, qdo rodavam a cabime ficava iluminada isto bem antes da Frateschi fazer. Pois elas não tinham iluminação em 1982, na época usei lampadas de velocímetro de fusca retirei as laterais da cabine, abrindo um quadrado do tamanho da janelinha da locomotiva , para dar o efeito de iluminação interna.
Caso vc tenha interesse tenho varias fotos, e tb vídeos no youtube, procure por Ferromodelismo Trem Atma de corrente alternada, tem mais de 190 vídeos curtos com elas rodando, e tb passei fazer replicas dos vagões Atma Box de corrente alternada usando chapa de estireno, e truques da Frateschi, incluiive acho que o motor quadrado que a frateschi fabricou, foi o melhor motor até hoje, pois ele roda macio. qualquer coisa estou aqui . Um grande abraço.
Boa noite ! Gosto muito das locomotivas da Atma, principalmente as de corrente alternada. Você foi inovador no ferromodelismo, você esteve a frente em algumas evoluções que a Frateschi implementou. Sou um dos inscritos do seu canal. Parabéns, você tem muito conteúdo.
Legal gostei , pena nao achar as fases antigas.
Tenho duas da fase 2, rodando em trilhos Marklin digital , pois o truk livre serviu pra colocar a sapata de alimentacao .
Tentei achar uma da fase 3 pra fazer a mesma coisa , mas nao tem mo mercado.
As novas todas de plastico e motor chines nao gosto e nao consigo adaptar pra Marklin.
Boa noite
Você por acaso faz revisões e consertos em locomotivas Frateschi.
Tenho um material muito bem guardado há 40 anos
Agora,aposentado,resolvi montar uma maquete e colocar os trens para rodar.
Todas funcionam,experimentei, porém,precisam de revisão.
V8s,Consilodation e outras.
É possível?
Meu nome é Eduardo Sampaio
Muito bom o vídeo!!! Ganhou um inscrito!! Parabéns!!!👋👋👋
Oi legal agora tenho a segundo geracao na minha colecao
Boa tarde amigo.
Sou ferreomodelistas a mais de quarenta anos.
Essas Frateschi aí mostradas só não conheci a primeira delas quando de se lançamento.
Esse fabricante tem melhorado seus produtos a exemplo dos vagões e as carcaças das locomotivas.
No tocante a mecânica ainda deixam muito a desejar.Ja reclamei com ele várias vezes e isso chegou a causar até um desentendimento entre nós pelo fato de não aceitar críticas,principalmente vinda do consumidor.
Recentemente quando lançaram essa RS3,finalmente acertaram num ponto fazendo o chassis de metal.
O motor Oxford que equipada as locomotivas mais antigas,embora tivesse apenas uma tomada de força,era bem superior ao Mabuchi usado até hoje.
Naquela época fui pioneiro em adaptar uma tração nos dois trucks
Olá Dirceu ! Mais de 40 anos de ferromodelismo ! Que bacana, você tem muita experiência ! Também gosto bastante dos motores Oxford. Aquelas máquinas com tração em um truck deixavam muito a desejar. Parabéns pelo pioneirismo. Quando a mecânica e o chassis, será que a Frateschi não faz grandes mudanças com receio de elevar o custo ?
Agradeço suas dicas! Perfeitas!!!
Vc teria alguma orientação, dicas, para motar uma G12 ? Tenho um motor de "Autorama da Estrela", mas, não encontro nenhum esquema de montagem de cada peça! Uma lista das peças que preciso?
Aguardo seu retorno e agradeço!
Obrigado por assistir Reinaldo ! Esse motor de autorama é da segunda geração das G12. As peças desse modelo você precisará "pescar" em lojas que vendem peças de ferromodelismo e no mercado livre. Fico em dúvida se vai compensar você fazer isso, pois comprar as peças em separado poderá sair mais caro que comprar uma locomotiva inteira em funcionamento. As peças são: Carcaça, trucks (da segunda geração, são 2: o de tração e o de transmissão de energia) o chassi, que na segunda geração é de metal e o cardã). Uma ideia é você vender o seu motor para o pessoal de autorama, e depois completar e comprar uma locomotiva de uma geração mais nova. Espero ter ajudado.
Qual o valor se uma
Continuando...
Adaptei tração nos dois trucks com o motor Oxford também adaptado para eixo duplo e foi um sucesso,tração e contato em todas as rodas.Isso só se via nos importados.
Hoje ainda fabricam em outros modelos o chassis de plástico que deixa a desejar,locomotivas com dois motores que não resolvem muita coisa,deixam um local próprio para instalar auto falantes,mas quando se instala um dcc esses motores se aquecem e chegam a queimar.
Acho que esse pessoal tem as atenções voltadas mais para a área de brinquedos onde não se exige muito em qualidade.
Antonio, eu tenho também algumas locomotivas com DCC, talvez por não deixar rodando por muito tempo não percebi o aquecimento do motor. Vou observar. Como DCC está ficando cada dia mais viável, seria interessante que a Frateschi considerasse essa realidade. A RS3 que foi lançada uns 2 anos atrás não tem muito espaço ! Obrigado pelas informações !
Ganhei uma carcaça de uma locomotiva da A.L.L. dessa marca. Acho que deve ser de fase mais recente.
Parabéns pelo vídeo. Me tira Uma dúvida, quais as medidas das locomotivas da fase mais recente (altura, largura e comprimento)?
Olá Soares ! A locomotiva G12 tem 17,2 centímetros de comprimento, considerando do chassi de uma ponta a outra e a altura da rota até o teto, aproximadamente 5 centimetros.
A largura é de 3,3 centímetros ! Obrigado por assistir !
Prezado,
Eu tenho máquinas Frateschi (3000, 3001) de novembro de 1977, já adquiridas com o motor alto...
Olá Umberto ! Legal, a informação que tinha, é que teria havido a mudança somente em 1979. Bom saber !
@@oficina-justforfun7179 De fato, naquela cronologia estática e parada no tempo da Frateschi, fala de 1979.
Só que eles não podiam imaginar, que o muquirana aqui, guardasse a NF 125881 de 26.11.1977 da Hobbylandia com uma máquina e 6 vagões...
Claro que em 08.12.1977 com a NF 126904 eu comprei outra, para acompanhar os 7 vagões da NF 126400 de 03.12.1977!
😊😊😊
Esqueci de mais um detalhe:
As máquinas tinham as carcaças de plástico colorido (só faixas e dizeres pintados), sem lâmpadas nem difusor para tal.
As cabines eram aplicadas nas laterais, sem janelas vazadas como as atuais...
A minha locomotiva é uma G8 da RFFSA 4052. Lá não tem os furos pra lubrificação.
Os rodízio pareciam plástico?
Se dizer dos detalhes , (pega-mão) era tudo de metal... Tenho uma U-20 com chassi de ferro, parafusado na carcaça,
Desculpe a minha história está descrita no Guia dos Curiosos, caso queira entender o faciona dos trens Atma. Um abraço .
Olá, pretendo fazer mais alguns vídeos sobre a Atma e com certeza você poderá contribuir. Obrigado.
A minha G12 ta esquentando o motor que passa dos 40grau,quando eu tiro os cardan do redutor o motor funciona ,ja lubrifiquei os redutor e nada,alguem pode da uma dica do que pode ser, agradeço de mais.
Olá Marcos, boa noite ! Você tem outro truck para testar, pois se com a mudança do truck o motor funcionar normal ai você tem certeza que é o truck. Obrigado por assistir.
Eu tinha uma que não está aí, era com volantes de inércia mas ela tinha essas barras de metal da ante penúltima do começo do vídeo foi entre 98 e 2000 que comprei elas
Edit: acho que seria uma fase 4.5 talvez kkk
As locomotivas que acompanham as caixas básicas não têm volantes inerciais.
Ola Erick ! Sim pode ter tido algumas variações ! Obrigado por compartilhar.
Tenho 1 fase 2
Obrigado por assistir Ivan ! Gosto bastante dessas locomotivas da fase 2.
a 4
Valeu The Tiger !
Boa tarde aí parceiro, evolui e evolui e pra mim não mudou nada. Desculpa aí mas a mecânica da fratech é péssima. Motor que queima fácil não tem força, redutor preso e rodas que oxidam pior que uma bucha de Bombril. Desculpe se o comentário não agradou mas é a realiy. Abraço
a
Obrigado !!