Planos Municipais de Ordenamento do Território: PDM + PU + PP. Os planos que desenham a cidade.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 30 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 24

  • @raissaalves2968
    @raissaalves2968 Рік тому +2

    Gostaria de parabenizar e agradecer a você por disponibilizar um conhecimento tão importante! Estou começando a atuar na área aqui em Portugal e confesso que estou um tanto "perdida" em relação a legislação, e ao assistir seus vídeos já me sinto com um norte maior! Você é muito clara e didática! Se puder continuar a esclarecer sobre legislações, por exemplo, se há um sítio onde concentre todos os PMOT's dos municipios, agradeço!

    • @arqcasanova
      @arqcasanova  Рік тому

      Olá Raissa, bem-vinda à minha casa digital e obrigada pelas palavras. Fico muito feliz em saber que estes vídeos ajudam não só as pessoas no geral, mas também profissionais da área que conseguem retirar conhecimento de valor daqui.
      Ora, isso, a haver, seria um sonho! Uma plataforma única, nacional, com todos os PMOT's (actuais e versões anteriores) em que fosse possível consultar por Concelho e cruzar com os Planos Nacionais. Mas, para já, não passa de um sonho, infelizmente. A única forma de consultar os PMOT's é procurar nos sites das Câmaras Municipais (pelo menos temos os sites) e em Câmaras com Planos mais antigos, ainda em papel, é necessário pedir apoio diretamente aos técnicos das Câmaras para esclarecer os enquadramentos.
      Pelo menos, é assim que faço o meu trabalho. Procuro a informação online e quando não é claro, contacto diretamente.
      Se precisar de ajuda com alguma coisa, não hesite em contactar aqui ou nas outras plataformas.
      Boa sorte 🤞

  • @MiguelLBaia
    @MiguelLBaia Рік тому

    Muito obrigado pela explicação!

    • @arqcasanova
      @arqcasanova  Рік тому

      Muito obrigada eu Miguel por estar desse lado e bem-vindo à minha casa digital!

  • @nataliakapitonova3292
    @nataliakapitonova3292 11 місяців тому

    Muitos parabéns pelo trabalho mega importante e obrigada ,grande ajuda no campo onde há pouco conteúdo português

    • @arqcasanova
      @arqcasanova  11 місяців тому

      Olá Natália, muito obrigada pelas suas palavras e bem-vinda à minha casa digital!
      É sempre bom ler comentários positivos e com boa energia, mas tem um sabor especial vindo de uma mulher, também interessada por estes temas da arquitetura e construção.
      Espero corresponder com qualidade de conteúdo e que se mantenha desse lado.

  • @ZEKS007
    @ZEKS007 5 місяців тому

    Excelente!✍🏽

    • @arqcasanova
      @arqcasanova  5 місяців тому +1

      Muito obrigada e bem-vindo à minha casa digital! Espero continuar a vê-lo por aqui!

  • @antoniagaspar
    @antoniagaspar Місяць тому

    Ganhou mais uma inscrita! 😊🫶😘🌺

    • @arqcasanova
      @arqcasanova  Місяць тому

      @@antoniagaspar muito obrigada e seja bem-vinda à minha casa digital! Espero continuar a vê-la por aqui a participar.

  • @evandromachado9823
    @evandromachado9823 11 місяців тому

    Obrigado.

    • @arqcasanova
      @arqcasanova  5 місяців тому

      Obrigada eu caro Evandro por estar desse lado e a participar.

  • @evandromachado9823
    @evandromachado9823 11 місяців тому

    Excelente!!!!!!!!

    • @arqcasanova
      @arqcasanova  11 місяців тому

      Muito obrigada Evandro e bem-vindo à minha casa digital! O que mais gostou de descobrir com este vídeo?

    • @evandromachado9823
      @evandromachado9823 11 місяців тому

      A hierarquia da legislação e a singularidade de cada terreno. Todo o vídeo foi excelente. Muito didático e muito bem editado. Parabéns.

    • @arqcasanova
      @arqcasanova  11 місяців тому

      @@evandromachado9823 mais uma vez o meu grande obrigada! Se tiver alguma situação específica em que precise de apoio, esteja à vontade para me contactar de forma mais direta.
      Como eu reforço ao longo de toda esta sequência, é muito importante primeiro estudar o local e perceber e sua viabilidade e só depois concretizar negócios.

  • @beautyJade5
    @beautyJade5 2 місяці тому

    Um processo de loteamento obriga a haver um projeto de arquitectura? Na câmara de Ílhavo disseram-me que um terreno pode ser dividido em 2 ou mais partes, e se for em 2 partes chama-se 'destaque' mas se for em mais de 2 partes chama-se 'loteamento'. Só que mostraram-me uns documentos de um terreno e disseram que fazia parte de um loteamento e por isso quem lá quiser construir, tem que construir exatamente como está lá na planta. Disseram também que no caso do destaque, só se pode fazer mais outro destaque após 10 anos. Também disseram que um destaque de um terreno rústico origina obrigatoriamente 2 artigos urbanos. Mas eu achei tudo isto que me disseram muito estranho. Nada daquilo me faz sentido. Alguma destas coisas que eles disseram será verdade?

    • @arqcasanova
      @arqcasanova  2 місяці тому

      @@beautyJade5 efetivamente o que lhe disseram faz todo o sentido. São regras reais, podem é não ter sido explicadas de forma clara e extensiva, mas concordo com tudo o que foi dito.
      Ora bem, só existem duas formas de dividir um terreno:
      Destaque de Parcela - vamos a um terreno e destacamos uma parte desse terreno para constituir outra propriedade. Exemplo - temos um terreno de 1000m², destacamos desse terreno 500m², ficamos com dois terrenos de 500m² cada. O destaque é isto! E sim, só podemos voltar a repetir este processo ao fim de 10 anos.
      Loteamento - temos um terreno de 1000m² e queremos dividir em vários terrenos. Fazemos um Loteamento e dividimos em 5 terrenos de 200m² cada.
      Para isso, para um Projeto de Loteamento, a lei obriga-nos a definir não só a área do terreno, mas as áreas da construção, o número de pisos, a altura da fachada, as ruas e passeios, etc. Por isso lhe disseram que já tem um "projeto de arquitetura" que tem de cumprir. Não é um projeto completo atenção, mas sim, as regras do Loteamento que já estão definidas no Projeto de Loteamento. Um Projeto de Arquitetura completo vai muito além de aéreas, n⁰ de pisos e altura de fachada.
      Penso que agora terá ficado mais claro. Ajudou a esclarecer?

    • @beautyJade5
      @beautyJade5 2 місяці тому

      ​​@@arqcasanova fiquei mais esclarecida sim, obrigado. É que tinham-me mostrado um papel fininho com o desenho a vermelho das geometrias dos lotes (terrenos) e a geometria das casas e respetivos anexos. Só que as casas e anexos que lá estão costruidos não têm aquelas geometrias. E eu tinha percebido que era obrigatório construir exatamente aquelas geometrias. Assim sendo, então deve ser possível lá construir um casa em LSF, apesar de as outras serem em alvenaria, certo? Ainda estou na dúvida em relação à área dos anexos, porque realmente os anexos que construiram são bem maiores dos que estavam lá no desenho

    • @arqcasanova
      @arqcasanova  2 місяці тому +1

      @@beautyJade5 o Projeto de Loteamento refere áreas, números de pisos, alturas, etc. mas não define sistemas construtivos. Por isso mesmo, pode construir no sistema que bem entender!
      Mesmo as áreas podem eventualmente ser alteradas, tem é de fazer o pedido de Alteração de Alvará de Loteamento. É um processo adicional, que na grande maioria dos Loteamentos antigos acabámos por ter de o fazer.

  • @anaborges879
    @anaborges879 7 місяців тому

    Gostava de conhecer melhor o processo dos planos de urbanização

    • @arqcasanova
      @arqcasanova  7 місяців тому

      Olá cara Ana, obrigada pela participação e bem-vinda à minha casa digital. Optei por fazer um resumo dos três planos num vídeo só, mas efetivamente pode fazer sentido posteriormente desmultiplicar e abordar cada um dos Planos de forma individualizada. Vou pensar nisso! Continue desse lado a acompanhar.

  • @beautyJade5
    @beautyJade5 2 місяці тому

    Eu ando à procura de terreno para construir, e como os terrenos aqui onde vivo são todos muito estreitos, fiz à câmara um pedido de informação prévia para perceber se é possível construir um moradia unifamiliar isolada no terreno que tenho em vista. Será que fiz bem? Dá-me a ideia que isto é quase uma pescadinha de rabo na boca porque para saber uma coisa tenho que saber outra mas para saber essa outra tenho que saber a primeira.

    • @arqcasanova
      @arqcasanova  2 місяці тому

      @@beautyJade5 começar com um Pedido de Informação Prévia é sempre uma boa opção! Também tenho aqui um vídeo no canal a falar sobre o PIP.
      Em situações dúbias, com terrenos complicados, pode fazer sentido começar pelo PIP para perceber a viabilidade de tudo aquilo que quer fazer a seguir.
      O único senão é o tempo de espera! A lei definiu agora prazos de resposta mais rápidos para os PIP's e espero que as Autarquias estejam a acelerar os processos, mas já tive 8 meses à espera da resposta de um PIP, que veio com parecer desfavorável. E isto, na prática real do mercado, é inaceitável.
      Por isso, é um processo de vários passos, é verdade. Tem de ter resposta a uma coisa, para avançar com outra e depois com outra...