Boa noite, o acionamento duplo de botoeiras de máquinas pode ser alterado? Existem algumas normas que fala sobre as alterações de botoeiras, temos a NR 12 estava lendo mas continuo com dúvida, as "NRs " estão sempre se atualizando, me deparo com algumas gambiarra, preciso ter a certeza do que estou fazendo e corrigir as não conformidades.
Everton, não é nem pelo fato de que nem todo projeto precisa disso e sim, de que dependendo da empresa em que trabalhamos, nos deparamos com esses elementos, em principal esse relé aí. No meu caso, numa empresa que trabalhei, uma das máquinas parou e no circuito dela existe um relé de segurança (mas não sei por quê ele era amarelo), ocorre que eu fucei pra cá e pra lá (obviamente com toda prudência possível) e não consegui religar a máquina pois não entendi. Isso não me rendeu nenhuma reprovação por meu superior pois não foi nada prioritário, mas eu sozinho fiquei muito frustrado quando vi o meu colega (mais experiente) resolver rapidinho (e mesmo ele explicando tudo, naquele momento, eu não 'peguei' nada!). Por isso, o assunto acaba sendo pertinente!
Uma pergunta. Se eu usar no lugar das 2 contatoras de feedbeck apenas uma linha de comando saindo do borne 14, e dessa linha eu ligaria todas as contatoras existentes no projeto. Eu acredito que não, mas, gostaria de sua opinião a respeito. É possível fazer assim, e a NR12 estaria atendida?
Maioria dos projetos que faço coloco dois contadores de segurança antes do k1, juntamente com relê de segurança que é responsável peli sinal de emergência
Boa noite professor , Só para dar uma explicação mais detalhada ,quando temos motor com reversão não precisamos colocar 1 contator para a partida e outros pata reversão ,apenas 1 contator derrubando a linha geral já resolve o problema tanto na partida quanto na reversão. Outro ponto que queria entrar seria falar sobre o relé de segurança, ele é um rele de monitoramento seguro contra falhas na atuação ,ele me disponibiliza saídas seguras para que eu faça o monitoramento do contator de partida e o de segurança colocado em série através do duplo canal . Obrigado professor ,adoro seus vídeos .
EVERTON, o reset do relé de segurança após o botão de emergência for desacionado posso resetar o relé de segurança por saída digital via clp ou tenho obrigação de colocar um botão de pulso pra fazer o reset manual utilizando botão?
Parabéns pelo Canal e o profissionalismo e domínio sobre o Assunto. Eu já fiz algumas adequações em NR-12 e gostaria de saber mais sobre o Assunto. Você poderia postar um vídeo sobre ligações de reles e se possível também Com Clp segurança ligação com reset.
Como é introduzido o diagrama de comando no diagrama que existe na linha de produção eu sei que o corte é feito nos inversores gostaria de saber se é introduzido em série ou algo do tipo?
ESTA REDUNDÂNCIA NÓS INSTALAMOS NO CIRCUITO DE PONTE ROLANTE, UM CONTATOR DE MAIOR CAPACIDADE ALIMENTA OS DEMAIS CONTATORES ,SE UM DOS CONTATORES QUE SÃO ACIONADOS CONTINUAMENTE E COM RISCO DE COLAR OS CONTATOS DER DEFEITO , ESTE CONTATOR É DESLIGADO ATRAVÉS DA CHAVE DE EMERGÊNCIA.
boa noite Everton poderia fazer uma aula pratica da ligaçao deste dispositivo de segurança em uma partida direta e com reversão? obrigado usando o dispositivo em vez dos contatores
boa tarde , tenho uma duvida , se caso eu tiver motores de grandes potencias posso apenas utilizar os contatos auxiliares de duas contactoras de segurança para fazer a redundância apenas do comando?
Professor como fica um comando com rele de segurança para uma partida estrela triangulo por conta da redundância? Se , na estrela triangulo se usa tres contatores entao quer dizer que para redundancia eu teria que usar mais tres contatores? Ajuda professor!
Gosto muito do canal, teria uma sugestão sobre um assusto ,que seria sobre o fardamento do eletricista , por exemplo o que significa as sigla ATPV entre outros detalhes. Desde já grato.
Olá Alex, tudo bom? ATPV basicamente é um valor que classifica o uniforme em função da capacidade que ele possui de resistir a temperatura proveniente do arco voltáico. ATPV significa: Arc Thermal Performance Value que traduzindo seria: Valor de Desempenho Térmico a exposição ao Arco
Professor everton como ficaria um partida estrela triangulo com redundancia? Como ficaria a parte e potencia pois sao tres contatores ,teria que adicionar mais tres contator? E o comando como ficaria ,traz pra gente faz favor esse assunto! Estou no aguardo professor!
Olá, Everton. Me diga, num painel onde há 32 partidas diretas de 1,5cv + alguns agregados a corrente chega a 160A. Como aplico se for o caso a redundância?
Prezado Everton, muito bom suas explicações, porém ficou uma dúvida referente ao falado por você, na utilização do relé de emergência na substituição dos "4" contatores, pois não conheço o referido modelo de relé apresentado (mas creio que não passa a alimentação de potência por ele), mas mesmo na utilização do relé de emergência (no comando/automação), é necessário o seccionamento dos condutores de alimentação do motor. Poderia me esclarecer esse ponto por favor.
Exato Igor, a força não passa pelo Relé de segurança, apenas o acionamento dos próprios contadores. E também desconheço relé de segurança que substitui os Contatores. Na verdade ele deve ter confundido, mas a ideia é comentar também sobre a redundância no acionamento.
Everton eu sempre quando vou montar um comando eu faço o seguinte:o contato fechado do relê de sobrecorrente eu uso no A2 d contatora se o equipamento pedir um botão de segurança ainda passo esse comando pelo botão de emergência, já o lado A1 eu faço o restante das proteções do próprio circuito como sensores e etc... Isso seria uma redundância? Ou seja os dois lados da bobina eu protejo e não somente um lado...
André tudo bom.Gostei da aula e ainda dentro deste tema gostaria de saber se a norma NR 12 proíbe a utilização de prensas acionada por chaveta, é uma duvida de um cliente e que não consegui encontrar no texto da NR. Obrigado e um abraço.
Olá Albino, tudo bem ? Muito obrigado pelo seu feedback, mas quando você se refere a acionamento por chavetas, está relacionado as prensas que utilizam pedais? Continue nos acompanhando! Saudações Caio Paiva Equipe Sala da Elétrica
Samuel Gayger é isso aí se o primeiro contator travar vai ficar travado e funcionando normalmente se o segundo contato a travar vai acontecer a mesma coisa vai manter o motor energizado se não houver manutenção ! tem como fazer uma segurança muito melhor usando os contatos auxiliares do própria contatora. Essa tal de nr-12 tá enchendo o saco, Eu trabalho na área e ninguém tem uma informação concreta, Quem tá ganhando muito são os fabricantes de relé de segurança o fabricante desses relés deve ter algum conchavo com governo.
Olá Tenho um sistema off grid solar com uma contactora de 10 amp com um rele de tempo de 5 segundos de retardo de acionamento do inversor Esse sistema se enquadra no 3 ou 4? Sou obrigado pela norma nr 12 fazer a redundancia?
Mais um like prof.! Pessoal eu realmente não sabia que apenas um fase da contatora poderia ficar "colada", vcs confirmam isso meus amigos da área? (eu tenho em mente que ou "colava" todos os contatos ou não "colava" nenhum... 🤔)! Aguardo ajuda dos amigos eletricistas! Grande abs
Bom canal, mas a informação d q o relé d segurança substitui os contatores d potência conforme exemplo do vídeo deve tá errada sem querer desmerecer, executo projeto e manutenção d NR-12 d máquinas e processos industriais. Grato.
Olá pdgoncalves, na verdade este não é um relê de segurança... é um dispositivo de acionamento de motor, no entanto, ele é específico para segurança de máquinas
Everton Moraes Olá blz. Ok Everton devo ter interpretado errado poderia me passar o fabricante e o modelo desse componente pra ver suas características técnicas pra implantação em projetos futuro. Grato.
Muito bom e educativo seus vídeos, sou seguidor seu canal, mas gostaria vc me tirasse uma dúvida, a empresa que monta um quadro de comandos para equipamento para vc ou sua empresa ela é obrigada a lhe fornecer o diagrama elétrico do respectivo quadro? Em qual lei me ampara para cobrar da empresa esse diagrama? , Obrigado Atenciosamente
Olá Jomar, tudo bem? O módulo que utilizamos neste vídeo esta dimensionado para cargas de até 9A, Qualquer duvida estamos a disposição.Atenciosamente,Caio Paiva - Sucesso do ClienteSala da Elétrica
É interessante, mas quem escreve essas normas não sabem com se faz manutenção em chão de fábrica, a primeira atitude a ser tomada é desligar disjuntores ou a retirada dos fusíveis de PROTEÇÃO. Desernergizando o sistema.
boa tarde: eu não consegui compreender muito bem... 12.37 Quando indicado pela apreciação de riscos, em função da categoria de segurança requerida,............................. """"""""""o circuito elétrico do comando da partida e parada, inclusive de emergência"""""""""""""",......................... do motor das máquinas e equipamentos deve ser redundante e atender a uma das seguintes concepções, ou estar de acordo com o estabelecido pelas normas técnicas nacionais vigentes e, na falta destas, pelas normas técnicas internacionais: E sim na parte "INTERFACE DE SEGURANÇA"do equipamento... exemplo se pegar um soft starter por em uso direto pelo modo lacal "IHM" não permite uso de interface agora pelo modo "remoto" ai sim pode se habilitar ou incluir uma interface,com sensores,reles de segurança,etc..."nenhum momento a norma diz que e na parte de potencia... isso que eu compreendi na norma"... poredia me ajuadar desde ja agradeço....
Da hora . Mais videos sobre NR12. Segurança sempre em primeiro lugar👏
Opa! Anotado aqui. Vamos trabalhar mais conteúdos como esse... obrigado pelo feedback
Sou seu fã Professor, o sr é muito inteligente !!!!!
Muito obrigado 😄 Bons estudos!
Boa noite, o acionamento duplo de botoeiras de máquinas pode ser alterado? Existem algumas normas que fala sobre as alterações de botoeiras, temos a NR 12 estava lendo mas continuo com dúvida, as "NRs " estão sempre se atualizando, me deparo com algumas gambiarra, preciso ter a certeza do que estou fazendo e corrigir as não conformidades.
Everton, não é nem pelo fato de que nem todo projeto precisa disso e sim, de que dependendo da empresa em que trabalhamos, nos deparamos com esses elementos, em principal esse relé aí. No meu caso, numa empresa que trabalhei, uma das máquinas parou e no circuito dela existe um relé de segurança (mas não sei por quê ele era amarelo), ocorre que eu fucei pra cá e pra lá (obviamente com toda prudência possível) e não consegui religar a máquina pois não entendi. Isso não me rendeu nenhuma reprovação por meu superior pois não foi nada prioritário, mas eu sozinho fiquei muito frustrado quando vi o meu colega (mais experiente) resolver rapidinho (e mesmo ele explicando tudo, naquele momento, eu não 'peguei' nada!). Por isso, o assunto acaba sendo pertinente!
O que significa Edm
Como sempre uma ótima aula.
Muito obrigado 😄 Bons estudos!
Everton,esse equpamento é top,e na verdade segurança nunca é demais.
Show de bola...
Obrigado pela informação..
Foi muito útil e importante.
Que bom que ajudou, Julio 😊 Bons estudos!
Parabéns gostei do vídeo me foi útil.
Que bom que ajudou, Cristiano 😊 Bons estudos!
Uma pergunta. Se eu usar no lugar das 2 contatoras de feedbeck apenas uma linha de comando saindo do borne 14, e dessa linha eu ligaria todas as contatoras existentes no projeto. Eu acredito que não, mas, gostaria de sua opinião a respeito. É possível fazer assim, e a NR12 estaria atendida?
Mais um excelente vídeo. Parabéns e Obrigado.
a introdução do diagrama de comando de nr 12 no diagrama da máquina através dos inversores
Muito boa explicação, parabéns pelo trabalho e objetividade.
Gostaria de saber mais sobre contadores de redundância
Maioria dos projetos que faço coloco dois contadores de segurança antes do k1, juntamente com relê de segurança que é responsável peli sinal de emergência
Mestre , para um maquina ser validada pela nr12 precisa tem laudo com crea do responsável ?
boa noite professor Everton gostaria que vc demonstra-se o esquema desse preventa ou dispositivo de segurança.
Boa noite professor ,
Só para dar uma explicação mais detalhada ,quando temos motor com reversão não precisamos colocar 1 contator para a partida e outros pata reversão ,apenas 1 contator derrubando a linha geral já resolve o problema tanto na partida quanto na reversão.
Outro ponto que queria entrar seria falar sobre o relé de segurança, ele é um rele de monitoramento seguro contra falhas na atuação ,ele me disponibiliza saídas seguras para que eu faça o monitoramento do contator de partida e o de segurança colocado em série através do duplo canal .
Obrigado professor ,adoro seus vídeos .
Eu também vi esse detalhe que sabiamente foi apresentado por você Diego.
Everton como fazer instalação do relé de segurança com contato de selo?
EVERTON, o reset do relé de segurança após o botão de emergência for desacionado posso resetar o relé de segurança por saída digital via clp ou tenho obrigação de colocar um botão de pulso pra fazer o reset manual utilizando botão?
Parabéns pelo Canal e o profissionalismo e domínio sobre o Assunto.
Eu já fiz algumas adequações em NR-12 e gostaria de saber mais sobre o Assunto.
Você poderia postar um vídeo sobre ligações de reles e se possível também Com Clp segurança ligação com reset.
Como é introduzido o diagrama de comando no diagrama que existe na linha de produção eu sei que o corte é feito nos inversores gostaria de saber se é introduzido em série ou algo do tipo?
É obrigatório ter redudância em partida estrela-triângulo ? O cotator de redudância precisa de monitoramento com cotatos auxiliares ?
ESTA REDUNDÂNCIA NÓS INSTALAMOS NO CIRCUITO DE PONTE ROLANTE, UM CONTATOR DE MAIOR CAPACIDADE ALIMENTA OS DEMAIS CONTATORES ,SE UM DOS CONTATORES QUE SÃO ACIONADOS CONTINUAMENTE E COM RISCO DE COLAR OS CONTATOS DER DEFEITO , ESTE CONTATOR É DESLIGADO ATRAVÉS DA CHAVE DE EMERGÊNCIA.
boa noite Everton poderia fazer uma aula pratica da ligaçao deste dispositivo de segurança em uma partida direta e com reversão? obrigado usando o dispositivo em vez dos contatores
Boa noite! Posso estar errado, mas esse rele seria para acionar o contator e nao substitui-lo. aguardo a resposta se possível diagrama elétrico.
Excelente Éverton!! Quando possível, postar mais conteúdos sobre segurança de máquinas. Obrigado
Nota 10 , valeu Everton, que venham outros assim . Forte abraço.
boa tarde , tenho uma duvida , se caso eu tiver motores de grandes potencias posso apenas utilizar os contatos auxiliares de duas contactoras de segurança para fazer a redundância apenas do comando?
Ótima didática mt bom !
Muito obrigado, Guara 😄 Bons estudos!
Parabéns professor vc e o melhor em comandos elétrico q eu já assisti vídeo até hoje
Professor como fica um comando com rele de segurança para uma partida estrela triangulo por conta da redundância? Se , na estrela triangulo se usa tres contatores entao quer dizer que para redundancia eu teria que usar mais tres contatores? Ajuda professor!
MUITO BOM EVERTON........TEM COMO FAZER UMA VÍDEO AULA SÓ DESTE DISPOSITIVO DA SCHENEIDER...?????? SERIA BOM DEMAIS PARA NOSSOS APRIMORAMENTOS,,,,,,
Gosto muito do canal, teria uma sugestão sobre um assusto ,que seria sobre o fardamento do eletricista , por exemplo o que significa as sigla ATPV entre outros detalhes. Desde já grato.
Olá Alex, tudo bom? ATPV basicamente é um valor que classifica o uniforme em função da capacidade que ele possui de resistir a temperatura proveniente do arco voltáico.
ATPV significa: Arc Thermal Performance Value que traduzindo seria: Valor de Desempenho Térmico a exposição ao Arco
Podemos explanar sobre os relés de segurança para botões emergência?
Como sempre um show do Mestre.
Excelente conteúdo, professor! Deus o abençoe pelo assunto muito útil e pela forma esclarecedora de sua explicação.
Bacana lembrar do pessoal que já é da área! Parabéns!
Mais comandos de relés de seguranças por favor obrigado tuas aulas são muitos produtivas
Everton parabéns pela aula, mas queria ver em diagrama como este relé subistuiria os quatros contator.
Gostaria de mais vídeos sobre a NR12
Pode deixa... vamos trabalhar em mais conteúdos de NR12, obrigado pelo Feedback
Parabéns everton, muito bom esse assunto.
Eu aguardo novos vídeos sobre esse assunto.
Muito bom, poderia falar sobre NR 12 em prensas e similares.
Boa noite Everton pra mim ligar um motor com relé de segurança tenho que usar um contator também
Professor everton como ficaria um partida estrela triangulo com redundancia? Como ficaria a parte e potencia pois sao tres contatores ,teria que adicionar mais tres contator? E o comando como ficaria ,traz pra gente faz favor esse assunto! Estou no aguardo professor!
Que bacana , gostei de saber disso. Valeu Everton
Olá, Everton. Me diga, num painel onde há 32 partidas diretas de 1,5cv + alguns agregados a corrente chega a 160A. Como aplico se for o caso a redundância?
Olá Carlos, tudo bem? Por gentileza, nos envie sua dúvida
para contato@saladaeletrica.com.br
Saudações.
Caio Paiva.
Equipe Sala da elétrica.
Como sempre, uma aula excelente ,parabéns !
Sim componentes de segurança é uma vasta linha de produtos, cada qual sua finalidade. FATO
Prezado Everton, muito bom suas explicações, porém ficou uma dúvida referente ao falado por você, na utilização do relé de emergência na substituição dos "4" contatores, pois não conheço o referido modelo de relé apresentado (mas creio que não passa a alimentação de potência por ele), mas mesmo na utilização do relé de emergência (no comando/automação), é necessário o seccionamento dos condutores de alimentação do motor. Poderia me esclarecer esse ponto por favor.
Exato Igor, a força não passa pelo Relé de segurança, apenas o acionamento dos próprios contadores. E também desconheço relé de segurança que substitui os Contatores. Na verdade ele deve ter confundido, mas a ideia é comentar também sobre a redundância no acionamento.
muito bom, parabéns pela aula!!
faz um vídeo sobre esse contator "quadruplo"!!
Everton relés térmico vai nos dois contatores?
Para que serve o botão rearm
Everton eu sempre quando vou montar um comando eu faço o seguinte:o contato fechado do relê de sobrecorrente eu uso no A2 d contatora se o equipamento pedir um botão de segurança ainda passo esse comando pelo botão de emergência, já o lado A1 eu faço o restante das proteções do próprio circuito como sensores e etc... Isso seria uma redundância? Ou seja os dois lados da bobina eu protejo e não somente um lado...
André tudo bom.Gostei da aula e ainda dentro deste tema gostaria de saber se a norma NR 12 proíbe a utilização de prensas acionada por chaveta, é uma duvida de um cliente e que não consegui encontrar no texto da NR. Obrigado e um abraço.
Olá Albino, tudo bem ?
Muito obrigado pelo seu feedback, mas quando você se refere a acionamento por chavetas, está relacionado as prensas que utilizam pedais?
Continue nos acompanhando!
Saudações
Caio Paiva
Equipe Sala da Elétrica
@@Sala_Da_Eletrica Oi Everton sim com pedal
eu gostaria de saber quando usa em comando eletrico o dps, ou idr
muito bom o vídeo , mais gostaria de saber como determinar a categoria do equipamento.
Boa noite, gostei muito do video mais tenho uma duvida. E se o contactor 2 der problema tambem?
Samuel Gayger é isso aí se o primeiro contator travar vai ficar travado e funcionando normalmente se o segundo contato a travar vai acontecer a mesma coisa vai manter o motor energizado se não houver manutenção ! tem como fazer uma segurança muito melhor usando os contatos auxiliares do própria contatora. Essa tal de nr-12 tá enchendo o saco, Eu trabalho na área e ninguém tem uma informação concreta, Quem tá ganhando muito são os fabricantes de relé de segurança o fabricante desses relés deve ter algum conchavo com governo.
Favor passar os dados do rele apresentado. Obrigado!
Excelente vídeo, parabéns..
Top👏👏👏
Evento boa explicação amigo muito bom vídeo 💯%
gostei muito boa a explicação
Muito obrigado
Olá
Tenho um sistema off grid solar com uma contactora de 10 amp com um rele de tempo de 5 segundos de retardo de acionamento do inversor
Esse sistema se enquadra no 3 ou 4?
Sou obrigado pela norma nr 12 fazer a redundancia?
Muito bom Everton parabéns, Só fiquei em dúvida como é feito a ligação do relé que substitui as quatros contatoras.
Tem um video ensinando no canal amigo
Boa noite Everton, como podemos ter acesso às normas de projeto para saber como aplicar os dispositivos de proteção?
como si faz a instalação e ligação desse rele de segurança?
Mais um like prof.! Pessoal eu realmente não sabia que apenas um fase da contatora poderia ficar "colada", vcs confirmam isso meus amigos da área? (eu tenho em mente que ou "colava" todos os contatos ou não "colava" nenhum... 🤔)! Aguardo ajuda dos amigos eletricistas! Grande abs
Obrigado!
Top essa aula
Muito bom o video
legal, Everton.
Bom meu camarada gostei
Muito Top
Bom canal, mas a informação d q o relé d segurança substitui os contatores d potência conforme exemplo do vídeo deve tá errada sem querer desmerecer, executo projeto e manutenção d NR-12 d máquinas e processos industriais. Grato.
Olá pdgoncalves, na verdade este não é um relê de segurança... é um dispositivo de acionamento de motor, no entanto, ele é específico para segurança de máquinas
Everton Moraes
Olá blz. Ok Everton devo ter interpretado errado poderia me passar o fabricante e o modelo desse componente pra ver suas características técnicas pra implantação em projetos futuro. Grato.
O fabricante é Schneider, o modelo eu te passo ainda hoje, não tenho de cabeça
O Modelo deste dispositivo é: LZ8H6X5FU
Veja neste LINK: www.schneider-electric.com/en/product/download-pdf/LZ8H6X5FU
Everton Moraes.
Valeu!! Já acessei o site e os dados do mesmo. Grato
Qual o modelo do relé ?
Muito bom e educativo seus vídeos, sou seguidor seu canal, mas gostaria vc me tirasse uma dúvida, a empresa que monta um quadro de comandos para equipamento para vc ou sua empresa ela é obrigada a lhe fornecer o diagrama elétrico do respectivo quadro? Em qual lei me ampara para cobrar da empresa esse diagrama? , Obrigado Atenciosamente
Qual o esquema elétrico desse rele de segurança??
Mais vídeos sobre NR12
Quantos Ampéres esse rele suporta?
Olá Jomar, tudo bem?
O módulo que utilizamos neste vídeo esta dimensionado para cargas de até 9A,
Qualquer duvida estamos a disposição.Atenciosamente,Caio Paiva - Sucesso do ClienteSala da Elétrica
muito bom!
25V corrente alternada 60V corrente contínua.
Muito bom
Qual o nome desse relé de segurança?
Procure por relé de segurança XPS da Schneider Electric
👏👏👏👏
faça um diagrama como esse relé
É interessante, mas quem escreve essas normas não sabem com se faz manutenção em chão de fábrica, a primeira atitude a ser tomada é desligar disjuntores ou a retirada dos fusíveis de PROTEÇÃO. Desernergizando o sistema.
André não desculpe. Everton . eu acabei trocando o nome com meu colega de um outro canal me desculpe. um abraço.
boa tarde: eu não consegui compreender muito bem... 12.37 Quando indicado pela apreciação de riscos, em função da categoria de segurança requerida,............................. """"""""""o circuito elétrico do
comando da partida e parada, inclusive de emergência"""""""""""""",......................... do motor das máquinas e equipamentos deve ser redundante e
atender a uma das seguintes concepções, ou estar de acordo com o estabelecido pelas normas técnicas nacionais
vigentes e, na falta destas, pelas normas técnicas internacionais: E sim na parte "INTERFACE DE SEGURANÇA"do equipamento... exemplo se pegar um soft starter por em uso direto pelo modo lacal "IHM" não permite uso de interface agora pelo modo "remoto" ai sim pode se habilitar ou incluir uma interface,com sensores,reles de segurança,etc..."nenhum momento a norma diz que e na parte de potencia... isso que eu compreendi na norma"... poredia me ajuadar desde ja agradeço....
Musiquinha chata , tira a atenção do assunto...
Não explicou MTA coisa...
Muito bom esse conteúdo!