O que é "espírito das leis"? Montesquieu explica!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 11 лип 2024
  • Fala galerinha, beleza?
    Hoje resolvi vir falar sobre Montesquieu com vocês. Quem aí já manja sobre ele?
    As leis e a democracia. As leis não como fruto do arbítrio de quem as escreve, elas são fruto da decorrência da realidade social e histórica de um povo, mantendo relações íntimas com essa realidade, possuindo, assim, um sentido, um “espírito”.
    Para Montesquieu, “quando, numa república, o povo como um todo possui o poder soberano, trata-se de uma democracia” (MONTESQUIEU, 1985, p. 31).
    A partir desse pensamento, percebe-se que para haver uma sociedade democrática, a população deve exercer o poder sobre o Estado.
    O poder deve ser exercido diretamente pelo povo ou por pessoas que o representa, desde que sejam escolhidos, ou eleitos pelos cidadãos.
    São as leis que garantem o direito ao voto, elas são fundamentais no governo democrático.
    Porém, o que notamos é esse direito sendo muitas vezes violado pelos políticos quando, de alguma maneira, tentam persuadir o povo a escolher, de maneira inadequada, seus representantes. Com isso, os cidadãos acabam sendo corrompidos por vantagens que custam sua própria liberdade política.
    Legal, né? Se ficou alguma dúvida, pode me gritar aqui nos comentários ou ir lá no meu insta, tem muitoooo conteúdo bacana todos os dias!
    / filosofando.com.gabi
    #Montesquieu #Enem # FilosofiaEnem

КОМЕНТАРІ • 24