O Coronavírus e os Conflitos de Decisão

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 6 жов 2024
  • Eventos extraordinários produzem resultados inesperados - para o bem ou para o mal. A atual pandemia do Covid-19 tomou o mundo de assalto em pouquíssimo tempo. Nunca na história da humanidade uma doença se alastrou e teve acompanhamento midiático tão onipresente. Ainda não se sabe o rumo que as coisas vão seguir, nem por quanto tempo vão perdurar os efeitos da pandemia - inclusive os econômicos. Longe de querer criar aqui uma receita de bolo, decidi trazer algumas considerações à luz da Análise de Negócios e um modo de ver a crise que pode ajudar a entender e agir sobre o impacto negativo que a pandemia traz ao ambiente de negócios e, por extensão, às pessoas.
    Este é o canal Lean Business Analysis Brazil, um veículo de comunicação em vídeo onde divulgamos conceitos, modelos, práticas e ferramentas da Lean Business Analysis, uma abordagem de Análise e Gestão de Negócios baseada nos pensamentos Lean, Ágil e Exponencial que viabiliza a aceleração de resultados empresariais com novos modelos de gestão e cultura organizacional. Promovemos uma análise crítica sobre temas como Agilidade de Negócios (Business Agility), Análise da Estratégia, Análise e Gestão do Portfólio de Projetos/Iniciativas de Negócio, Análise da Operação de Negócio, desenvolvimento do papel Agile Business Owner, entre muitos outros assuntos.
    Patrocínio:
    SURYA | Business Agility Getting Real
    surya.digital/
    Coordenação Geral:
    Luiz C. Parzianello
    Criador do canal e autor da abordagem
    Direção:
    José Pedro Villalobos
    Diretor Núcleo de Comunicação - nucleo.de.comunica@gmail.com

КОМЕНТАРІ • 13

  • @rafaelribequiros9788
    @rafaelribequiros9788 4 роки тому +1

    Excelente!

  • @metrevis
    @metrevis 4 роки тому +2

    Muito claro, a forma de explanação dos efetitos de do Covid na sociedade , parabens Luiz!!!

    • @leanbabr
      @leanbabr  4 роки тому

      Obrigado Melissa, por estar sempre presente e contribuindo com seus comentários! Um grande abraço

  • @anaritadaudt
    @anaritadaudt 4 роки тому +4

    Interessante o exercício do uso das metodologias em contextos que normalmente nao aplicamos.

    • @leanbabr
      @leanbabr  4 роки тому

      Obrigado pelo comentário, Ana! Um grande abraço.

  • @vianaonly
    @vianaonly 4 роки тому +2

    Excelente ponto de vista Parzianello. As organizações não se contextualizam e não têm uma visão ampliada do negócio, deixam pra agir somente mediante a crises e conflitos sendo que com uma boa análise, como vc mesmo diz, poderiam prever cenários para preparação de retomadas rápidas. Parabéns meu amigo e se cuida. Quando isso passar e estiver por SP vamos tomar um café. Grande abraço.

    • @leanbabr
      @leanbabr  4 роки тому +2

      Obrigado pelo comentário, Rodrigo! Muita gente tem criticado a defesa que faço do papel de Agile Business Owner, pois só está enxergando as perspectivas de Produto, Processo e Pessoas. A maioria dos técnicos ainda não chegaram na perspectiva de negócios e sabem fazer uma análise adequada de contexto. Tenho pregado há anos que o PDCA (Plan, Do, Check, Act) tinha que se tornar PDCAL (Plan, Do, Check, Analyze, Learn), pois a análise é negligenciada a todo momento. Em muitos casos, é Plan, Do, Check, sem Analyze e Learn. Daí já viu ... Vamos seguir com a saga de transformar o mundo da gestão empresarial! E vamos tomar um café aí sim, quando estiver seguro o trânsito novamente. Um grande abraço!

  • @wylho
    @wylho 4 роки тому +1

    Muito boa a análise! Em macroeconomia, isto se aplica à falácia da composição, em que uma ação individualmente é vantajosa, mas tomada de forma generalizada se torna prejudicial ao sistema como um todo. É conflito de interesses na veia!

    • @leanbabr
      @leanbabr  4 роки тому +2

      Grande Wyllian! O que os economistas já perceberam há décadas, os analistas de processos também o fizeram. A otimização do local (vantagem individual) não necessariamente remete à otimização global (vantagem do sistema). Goldratt também tem uma frase célebre que é "Diga-me como me medes e você verá como irei me comportar". A maioria das empresas ainda faz avaliação de desempenho individual e o povo ainda não entendeu que isso pode levar (e leva) à ineficiência/ineficácia organizacional. Um grande abraço!

  • @marcosdias1827
    @marcosdias1827 4 роки тому +2

    Luiz, parabens e muito obrigado por uma análise tão interessante, utilizando ferramentas que todos nós, em especial nós agilistas, devíamos utilizar antes das equipes começarem qualquer projeto ou iniciativa. Show de bola ;)

    • @leanbabr
      @leanbabr  4 роки тому

      Obrigado pelo comentário, Marcos! Se você falar com os analistas da velha guarda, todos conhecem e curtem TOC. Processos de raciocínio (termo da TOC) são, na prática, modelos de análise que precisam ser praticados nas empresas não somente no escopo de produtos e processos, mas de todo contexto organizacional. Um grande abraço!

  • @marcosdias1827
    @marcosdias1827 4 роки тому +1

    Parzianello, nao sei se vc ja fez um video sobre o framework Cynefin. Lá é demonstrada claramente a relação entre causa e efeito e qual abordagem utilizar para resolução de problemas. Seria interessante ver sua visão em relação ao que esse framework pode ajudar no Business Agility. Valeu

    • @leanbabr
      @leanbabr  4 роки тому +1

      Obrigado pela mensagem Marcos! Já estava pensando nisso. É um bom modelo para fazer uma análise comparativa com o que está acontecendo neste momento de crise. Um grande abraço!