O que o Leon falou aos 10:10 , no jogo Cyberpunk 2077 em uma missão segundaria. Na rua próximo ao prédio da missão tem uma NPC reclamando para a amiga , que o chip dela está sem atualização e ela não tem condição de pagar pela nova atualização e com isso irá perder a capacidade de usar as próteses do braço e da perna.
Ja vi entrevistas do nicolelis em que ele diz que implante não é muito segura não. Tem outras tecnologias não invasivas (não precisa fazer cirurgia e mexer no cérebro) que funcionam melhor e são mais seguras! @@rafaelpimentelgomes8878
Quando vcs falam no minuto 6:34 que todas tecnologias são invasivas não é muito verdadeira. Pesquisem sobre o Miguel Nicolelis a tecnologia que ele pesquisa é para não ser invasiva. Inclusive ele fala que os caras na neuralink foram alunos dele.
É uma pena ver que tanta gente não sabe que o dr Miguel Nicolelis (um brasileiro) é um dos que está por trás disso tudo desde o começo. Para mim ele é o maior cientista brasileiro atualmente.
Não sei se é assim que funciona, mas se for... E quanto às pessoas neurodivergentes bem fora da curva, em sentido de pensamentos e emoções intrusivas...? Isso é assustador.
Max Hodak, o primeiro presidente da empresa, fez quatro anos de iniciação científica com o Miguel Nicolelis na Universidade Duke antes de fundar a Neuralink. Tim Hanson, também um dos fundadores da Neuralink, concluiu o doutorado com Nicolelis. As ideias da Neuralink foram desenvolvidas no laboratório com o Nicolelis e depois os dois alunos fundaram a empresa.
Nossa que chato, "roubou idéia de Fulano", "roubou idéia de Cicrano", parem com isso por favoooor! "ah mas o Nicolelis foi professor deles", ta mas eles tireveram outros professores e o Nicolelis também teve professores americanos. No fim isso só transparece uma guerra por direitos autorais de conhecimentos científicos e isso não existe! Claro que as pessoas devem receber o mérito e serem recompensadas da melhor forma possível para o feito, mas sem essa de dar posse de um conhecimento científico a alguém.
@@wallissonalmeida boa tarde. Tudo bem? Eu não sei se você conhece um pouco como funcionam os mestrados e doutorados em centros de pesquisa nas universidades. Mas não é similar a ter uma aula de graduação, etc. O Nicolelis foi mentor de pesquisa dos dois, é este o ponto que trouxe aqui. No mais, não tiro o mérito mesmo, até mesmo pq o próprio Nicolelis não está em busca de direitos autorais de nada. Estou somente pontuando um fato. Forte abraço.
E só complementando, uma das críticas do Nicolélis à Neuralink é que ele vê como um problema de ética médica essa estratégia de marketing que banaliza a complexidade de uma cirurgia no cérebro. A empresa quer popularizar um produto, e pra isso está disposta a buscar atalhos, sem ponderar consequências de longo prazo.
Eu sou uma pessoa tetraplégica e não consigo enxergar vantagem em passar por um processo de implante cerebral para mexer no computador. Hoje existem alguns softwares muito bons para isso, inclusive para jogar, mas tem pouca divulgação. Só vejo vantagem quando tiver evoluído o suficiente para apenas colocar um aparelho onde a lesão aconteceu.
Exato, o trabalho do Nicolelis com exoesqueletos,q é feito de forma não invasiva, e tem a capacidade de fazer vc andar de forma permanente sem a necessidade de usar os exoesqueletos no seu dia a dia, diferente do chip desenvolvido pela Neuralink, além disso recomendo vc acompanhar o trabalho do pesquisador brasileiro Luiz F. S. Borges, q tá apresentando resultados incríveis no campo de interface cérebro-máquina.
é um processo muito invasivo, e muito complexo pra mexer no pc, sendo que os programas não invasivos só melhoram ao longo dos anos, realmente, é um ótimo ponto
Sei que a condição não é exatamente a mesma, mas vale dar uma pesquisada no Gert-Jan Oskam, ele é um holandês que ficou paraplégico há 12 anos, ano passado ele voltou a andar treinando com um chip, que faz exatamente o que o Leon falou, a forma como a interface o ajudou a recuperar a força muscular foi muito, muito interessante.
Eu fico pensando muito na questão de privacidade também, pq vai que chega em ponto no qual tem uma coleta de pensamentos pra sustentar essa base atual de mostrar assuntos baseados no que você pesquisa, mas no caso seria o que você pensa. Nós já temos muitas polêmicas das bigtechs coletando dados de usuários pra anúncios e pra compartilhar com parceiros, esses dados virando pensamentos me assusta bastante
O Miguel Nicolelis deu uma entrevista recentemente no inteligencia ltda e ele falou sobre o neuralink e trouxe muuuuuitas porens sobre o que eles estão fazendo. Acho que vale a pena ver e tirar a propria opinião.
Duvida sincera. Se é tão melhor porque ele não lança uma concorrência para desbancar a Neuralink ? Ta me parecendo como aquela lenda do inventor brasileiro que criou o motor a água mas por motivos de força maior foi impedido de criar seu carro a água...
O leon fica empolgado e eu fico é amedrontado. Tenho medo do futuro que vai chegar para as pessoas assim como eu que não tem interesse nessas tecnologias. Quanto menos IA ou automação eu tiver na minha vida, mais tranquilo eu fico. Me recuso a comprar uma Alexa ou qualquer coisa do tipo pra ficar apagando as luzes da casa. Esse aumento da tecnologia me traz um sentimento muito ruim quanto à sociedade que vai vir daqui pra frente
Normal, eu entendo seu ponto de vista, é um pouco injusto mesmo, afinal, eu poderia dizer que é escolha sua, mas isso não é verdade, sua vida vai sim ser impactada. A questão é um pouquinho mais estoica que isso, o mundo é essencialmente entrópico, o que significa que a "evolução" nada mais é do que uma desordem contínua meramente elaborada, nesse contexto, a seta do tempo não volta, e não há muito pra onde caminharmos, eu, particularmente, escolhi entender esse mundo, não tenho como me dissociar desse avanço sem essencialmente passar fome. Ajuda muito o fato de gostar, me incomoda muito as coisas não avançarem e permanecerem da mesma forma sempre, queria que isso não entrasse em choque com a sua forma de ver e querer viver o mundo, mas me parece inevitável, desculpe.
O que me deixa meio triste, eh que essa talvez seja mais uma tecnologia brasileira, de um pesquisador brasileiro, sendo creditada a um americano aleatório. Igual aconteceu com Santos Drumond
O inventor do rádio também roubou a ideia de um brasileiro, o inventor do rádio era br mas os religiosos mandaram ele de base por falar que o projeto dele era bruxaria aí anos depois um italiano refez esse projeto
10:58 "eu andando na rua de boa com meu neuralink e do nada eu olho pro telao da rua e tem la uma propaganda especifica apenas para mim, que so eu posso ver sobre algo que eu estava pensando" KKKKKKKKKKKKKK
Vocês devem pesquisar sobre o trabalho do Dr Miguel Nicoleles. Ele é o maior cientista brasileiro neste ramo, uma das maiores referências no mundo. De fato, vão lá pesquisar e depois voltem falando sobre o assunto novamente! Ele explica muito bem sobre isso… Varias das coisas que vcs comentaram, ele ja desmistificou… Vale a pena conhecer o trabalho dele e refazer este video, vcs geram mto impacto e trouxeram informações que nao sao assim na realidade…
só consegui pensar em Sword Art Online, mas versão "vou te desativar" e o cara pode torrar seu cérebro quando achar melhor (não só ele mas qqr um que induza uma corrente alta no fio que vai até seu cérebro)
@@gamersfi.4066 mas se é possível ser feito, então eles tem que adaptar para ser seguro, e daí em diante, com certeza começariam a implementar em carros 🤯
Acho que se vcs não conhecem o trabalho do Miguel Nicolelis, vcs poderiam, até pra falar disso um pouco melhor pq não só tem conexão como pessoas da equipe do Miguel sairam da equipe dele e anos depois fundaram a empresa que o Musk comprou, levando junto knowhow. É meio que essencial que vocês deem uma pausa ai e vejam algumas entrevistas dele.
Eu como mecatrônico e estudante de engenharia não me preocupo tanto com a questão da pessoa ficar a vida inteira com o chip e os malefícios disso, pois, na engenharia a gente prevê todos esses futuros problemas e criamos maneiras de contorna-los, temos vários aparelhos do cotidiano que antes de serem comercializados as pessoas ja tinham preocupações, e essas mesmas pessoas hoje não conseguem viver sem esses aparelhos. Minha única preocupação de fato é que até esse produto ser globalmente comercializado (o que vai demorar muitos anos por causa de pesquisa e também pesquisas por parte dos governos que vão regulamentar), até isso acontecer é muito mais provável de que surja outra tecnologia extremamente mais atrativa para pessoas sem incapacidades motoras e acabe ofuscando o neuralink do mercado, tornando o mesmo um dispositivo somente aplicado na Medicina como é o caso do paciente no vídeo. Um exemplo de tecnologia que ja é comercializada e que ta evoluindo são os óculos de realidade mista, que ja tem pessoas na rua usando e que ja estão a muito tempo tentando reduzir essa tecnologia a uma simples lente de contato.
Isso me lembrou, não na questão tecnológica, mas no âmbito da cirurgia que vai ser necessária, me lembrou um médico que inventou uma traquéia artificial que posteriormente se mostrou um erro terrível qie causou muitos problemas, na teoria parece ser algo fantástico mas é necessário muitas etapas ainda pra isso ser considerado seguro
Agora imagina alguém sem o braço ou uma perna e coloca um protese mecanica. E imagina a pessoa com o chip comandar a protese, automaticamente a pessoa tem o movimento do braço ou perna novamente, porém mecanica. GENIAL!
Essa galera falando em realidade aumentantada, chip na cabeça para abrir portas, controlar coisas. Vamos trabalhar com a realidade, esses dias eu fui fazer um pix e não tinha sinal. Pessoas, isso é um nicho muito, muito, mas muito limitado msm. A maioria das pessoas não tem uma Internet banda larga, tem lugar em São Paulo que não tem nem 4g . Essa realidade está tão longe da realidade que chega ser piada.
Cara, isso pra mim é o início do universo cyberpunk (pq infelizmente é o que vivemos) Porém ao mesmo tempo é promissor, controlar coisas computadorizadas pela mente pode fazer com que pessoas que perderam membros possam controlar braços ou pernas robóticos O lado ruim disso, bem vcs já sabem, será possível controlar armas também...
Acredito que a venda de conhecimento sera a forma de lucrar com esse dispositivo em larga escala, imagina a pessoa com um desses, o carro dela quebra, ela nao entende nada de como arrumar o carro, ai ele entra na "Neuro Store" paga e baixa um pacote "curso de mecânico" direto no cérebro, em alguns minutos o novo pacote é assimilado, a pessoa descobre o problema, que esta na injeção eletronica do carro, ai ele entra na "Neuro Store" denovo, paga e baixa a "dlc" do curso de mecanico, que seria "especialização em injeção eletrônica", ai o motoristas vai la e arruma o proprio carro... e isso pode ser aplicado a várias aéreas do conhecimento humano global
O Professor Miguel Nicolelis é pioneiro nessa área, conta a sua história em diversas entrevistas, vale cada segundo o ouvindo, publicou suas pesquisas em revistas especializadas. O exoesqueleto (BRA - Santos Dumont 1), demonstrado na abertura da copa do mundo no Brasil, foi um marco tecnológico, comentado no mundo inteiro, todavia, no Brasil foi dado pouquíssimo destaque ao feito, na ocasião, a responsável pela transmissão cortou a apresentação do chute para mostrar a chegada da seleção ao estádio. Quem viaja para outros países, e tem contato com pessoas que se interessam pelo assunto, sempre surge, ao longo da conversa, o feito do Professor. No Brasil, poucos tem conhecimento acerca do assunto ou sobre a história do exoesqueleto. Ainda, as duas pessoas que estudaram com Nicolelis, e foram para a Neuralink, participaram da construção do exoesqueleto, são dois engenheiros, responsáveis pela mecânica do dispositivo. Ingressaram naquela, logo após a apresentação do dispositivo, na copa. Enfim, vale ler sobre as pesquisas do Professor e conhecer a sua história.
Nada me tira da cabeça o filme do homem aranha, onde o Dr. Otto Octavius cria "braços mecânicos" e o chip acaba queimando nele, se transformando no vilão, não é possível que só eu pensei nisso kkkk, se funcionar vai ser um avanço na medicina!
O Miguel Nicolelis fez isso a muito tempo! Apresentou na abertura da copa do mundo do Brasil! As imagens foram subvalorizadas e breves. Nem passou direito e nem foi dado nenhum respeito e nem valor a altura. Ele tem dado muitas entrevistas no Brasil e o que tenho entendido do contexto é que estão usurpando, uma aparente reinvenção, e mais destaque. Sinto um certo amargo nele pelo sensacionalismo ao "novo" e nenhum destaque e estimulo ao estudo e descoberta dele.
Corrigindo, as imagens foram valorizadas sim, nos outros países, quando imprensa nacional era pra mostrar isso em rede nacional, a globo prefeito trocar a câmera e mostrar os atletas treinando enquanto o resto do mundo tava voltado pro projeto do professor.
Nicolelis falou que existem maneiras tao eficientes ou mais sem precisar enfiar um chip na cabeca de alguem, esse negocio de implante de chip é só marketing...
@@danieLXros466 Ele já fez um para-atleta controlar um exoesqueleto só com o cérebro na abertura da Copa do Mundo em 2014. Muito do que a Neuralink tá fazendo agora, ele já fez a mais de década. O trabalho dele tá aí, é só pesquisar
@@danieLXros466 Uma espécie de "touca de natação" que tinham eletrodos conectados a ela. A implantação é sub-cutânea, no couro cabeludo. Não é como a da Neuralink que vai diretamente no cérebro
São propostas diferentes, a do nicolelis é conseguir criar um exoesquelero controlado a partir de ondas cerebrais de maneira pouco invasiva. O da neuralink é controlar computadores e equipamentos eletrônicos com o pensamento, e talvez no futuro recuperar movimento de membros. São coisas totalmente diferentes
Achei uma matéria sinistra,onde do nada começa a tocar música no chip,tem barulhos sinistros e até vozes de comando. Tem um filme atual ,que através dos chips implantados,eles dão uma descarga muito forte nos fiéis de uma Igreja evangélica.E todos se matam dentro da Igreja,de forma horrível. Nome do filme : Kings Man 2
Corrigindo vocês, esse jogão também está disponível para Android, eu recomendo, é um dos melhores portes que tem pra mobile, o mais incrível é que conseguiram conservar todas as mecânicas, nada de simplificar algo deixando excessivamente casual, como outros títulos ainda pecam em fazer.
Isso me lembrou muito os ciborgues dos filmes, que controlam partes mecânicas do corpo por um mecanismo que não é explicado, mas me parece que esse chip faz uma coisa parecida. Então acho que num futuro ainda distante, vamos poder ver a galera que era tetraplégica, ou que não tinha uma perna, usando eles dessa forma, recebendo comandos direito do cérebro
Vi um negocio q tipo um mouse q coloca no céu da boca , o cara simplismente controla com a lingua... e tbm vi um brasileiro q ta projetando um tipo touca/capacete q é não invasivo
Depois deem uma olhada na entrevista do Michel Nicolelis pro Space Today ele explica as relações do neuralink com o trabalho dele. E ele fala também sobre essa questão ética dos chips no cérebro.
Um dos cientistas principais do neura foi do laboratório doirigido pelo Miguel Nicolelis, e o proprio parece bem decepcionado pelo sensacionalismo criado, sendo que não é escalável e não compensa os risco de introduzir no crânio. Atualmente a pesquisa dele é em formas de fazer a mesma coisa de modo não invasivos.
No livro do OZOB todo mundo tem implantes e fica recebendo propaganda neles. Tem até liberação de substâncias que fazem vc querer consumir aquilo loucamente, e a galera fica tendo que resistir a esse impulso. É muito interessante a forma que esses comportamentos aparecem no livro.
O grande problema é que para fazer isso aí, não precisava de cirurgia, hoje tem tecnologia para fazer de forma externa sem precisar por nada no cérebro
Acho difícil 10:50 óbvio que vão ter pessoas que vão usar, mais demoraria muito para todo mundo aceitar, no minimo 100 anos ou até mais considerando que nós vamos educar a geração que pode usar o neuralink, e eu não sei vocês, mais eu vou sempre avisar meu filho dos riscos se o chip baratear no próximos anos
Eu não me preocupo muito com essa questão do futuro. Afinal sempre tem as alternativas Open Source. Então é só questão de tempo até essa tecnologia se tornar código livre e aberto. Eu não só instalaria esse treco no meu cérebro, mas substituiria meus olhos e membros por máquinas pra melhorar minha experiência com o mundo. Imagina que louco! Cyberpunk tá chegando. Apesar de eu ser mais entusiasta para Solarpunk.
Pelo andar da toada… por tudo que vimos no X, podemos afirmar com muita precisão que o plano é conseguir controlar humanos (escolhas e comportamentos) cada vez mais.
Qualquer paciente que possa mexer os olhos já tem uma interface muito mais eficiente, e antiga, que é a captura de movimentação da iris. Inclusive isso usado num oculos simples de realidade aumentada pode te dar controle de interação a uma quantidade enorme de aparelhos, e tarefas, sem precisar de nada invasivo, nem mesmo leituras de atividade cerebral. Acho que quando toca nesse assunto que tem MUITA desinformação, é bom deixar claro que essas são leituras ESPECIFICAMENTE de impusos elétromagneticos e não de informações de coisa alguma. Senào a galera já sai delirando falando coisas que não tem nada a ver.
Olha, a única coisa interessante desse caso foi eu ter conhecido um pouco do trabalho do Miguel Nicolelis. Não desmerecendo a galera da tecnologia, mas medicina não é feita só de entusiasmo. Até agora os caras nem publicaram um paper po. Sem falar que o trabalho do professor tá sendo desenvolvido em parceria com hospital universitário e etc...
Mas as tecnologias que leem os olhos atualmente fazem as mesmas funções de forma muito menos invasiva, mas claro que a tecnologia vai evoluir para entender padrões mais complexos e dar "mais comandos"
Muito interessante... Quando uma empresa se interessa em você é pq VC é o produto. Combine ai AI com iOT... Ps: coincidentemente estou assistindo a Missão Impossível, esse mais novo. É mais ou menos meu medo que aconteça. Kkk
No anime "Cyberpunk: Edgerunners" tem um momento que o protagonista não pode entrar na casax dele porque não pagou o aluguel. Hoje ainda tem como bater boca com o "senhoril". Imagina no futuro com um porta de 30cm de metal e tudo automatizado.
9:13 vou piorar um pouco mais. Vai chegar um momento que todos estarão com o chip, desta forma quando você vai chegar em casa e nem porta tem, você simplesmente vai bloquear via rede quem chegar perto querendo entrar. Kkk
Oi, Gostaria muito de ver as lives mas nao consigo entrar no horario, existe algum metodo de eu ver a live 100%? só o canal de cortes nao supre minha necessidade diaria de leon e nilce falando de coisas muito aleatorias
Já existe, com os exoesqueletos do Nicolelis, é uma tecnologia completamente não invasiva, e não é necessariamente permanente, pois pd fazer a pessoa recuperar completamente o movimento do corpo, mesmo sem usar os exoesqueletos.
Um dos usos desses chips vai ser reativar partes danificadas do cérebro, se isso for pra frente vai ser muito foda. Imagina a pessoa teve um derrame, perdeu os movimentos de um lado do corpo e o chip conserta isso
Acho muito difícil isso ir para o público comum. Pelo menos nós próximos anos, ou décadas. Imagine vc implantar um bagulho desse no seu cérebro, literalmente serra seu crânio pra enfiar isso aí é daqui 2 anos surge um chip novo muito superior. Vc vai ficar abrindo sua cabeça a cada 2 anos pra trocar por um melhor? Não é simples como trocar de celular, é um procedimento cirúrgico muuuuito complexo e talvez perigoso. É natural que isso vai melhorar muito ainda, imagina só vc com um chip na cabeça que te permita acender a luz, por exemplo. Aí ano que vem surge um que te permite navegar na Internet perfeitamente. Imagine a frustração de ter que pagar e fazer outra cirurgia pra trocar. E assim vai, no ano seguinte surge algo bem mais inovador.
Seria legal se desse pra usar essa tecnologia para a retransmissão de sinais da coluna. Aí vc só pula uma vértebra em falha e conecta com o q está abaixo dela.
O que o Leon falou aos 10:10 , no jogo Cyberpunk 2077 em uma missão segundaria. Na rua próximo ao prédio da missão tem uma NPC reclamando para a amiga , que o chip dela está sem atualização e ela não tem condição de pagar pela nova atualização e com isso irá perder a capacidade de usar as próteses do braço e da perna.
Magina pirataria de neuralink
Caraca, bem específico
Umas das coisas que mais gosto de fazer em cyberpunk é ficar andando nas ruas para ouvir os npcs, é muito massa.
Leon e Nilce
Tirem um tempo pra ver o trabalho do Professor Nicolelis. Ele é a vanguarda dessa tecnologia e nesse ramo de pesquisa. Vale muito a pena.
essa etcnologia é segura?
Ja vi entrevistas do nicolelis em que ele diz que implante não é muito segura não. Tem outras tecnologias não invasivas (não precisa fazer cirurgia e mexer no cérebro) que funcionam melhor e são mais seguras! @@rafaelpimentelgomes8878
@@rafaelpimentelgomes8878 Não faço a menor ideia, espero ter ajudado.
Quando vcs falam no minuto 6:34 que todas tecnologias são invasivas não é muito verdadeira. Pesquisem sobre o Miguel Nicolelis a tecnologia que ele pesquisa é para não ser invasiva. Inclusive ele fala que os caras na neuralink foram alunos dele.
É uma pena ver que tanta gente não sabe que o dr Miguel Nicolelis (um brasileiro) é um dos que está por trás disso tudo desde o começo. Para mim ele é o maior cientista brasileiro atualmente.
To aqui pensando.. sou TDAH e eu tenho MUUUITO pensamento intrusivo KKKKKK. imagina a merda que ia ser KKKKKKKKKKKKKKK
Não sei se é assim que funciona, mas se for... E quanto às pessoas neurodivergentes bem fora da curva, em sentido de pensamentos e emoções intrusivas...? Isso é assustador.
Eu seria presa por pensar demais kkkkkkkkk
Fiquei com medo haha@@Mr.Quietness
nossa, simmmmmmm kkkk
@@Vaiyelvet
Isso daria muito ruim
Max Hodak, o primeiro presidente da empresa, fez quatro anos de iniciação científica com o Miguel Nicolelis na Universidade Duke antes de fundar a Neuralink. Tim Hanson, também um dos fundadores da Neuralink, concluiu o doutorado com Nicolelis. As ideias da Neuralink foram desenvolvidas no laboratório com o Nicolelis e depois os dois alunos fundaram a empresa.
Obrigado por dar a informação correta.
Nossa que chato, "roubou idéia de Fulano", "roubou idéia de Cicrano", parem com isso por favoooor! "ah mas o Nicolelis foi professor deles", ta mas eles tireveram outros professores e o Nicolelis também teve professores americanos. No fim isso só transparece uma guerra por direitos autorais de conhecimentos científicos e isso não existe!
Claro que as pessoas devem receber o mérito e serem recompensadas da melhor forma possível para o feito, mas sem essa de dar posse de um conhecimento científico a alguém.
@@wallissonalmeida boa tarde. Tudo bem? Eu não sei se você conhece um pouco como funcionam os mestrados e doutorados em centros de pesquisa nas universidades. Mas não é similar a ter uma aula de graduação, etc. O Nicolelis foi mentor de pesquisa dos dois, é este o ponto que trouxe aqui. No mais, não tiro o mérito mesmo, até mesmo pq o próprio Nicolelis não está em busca de direitos autorais de nada. Estou somente pontuando um fato. Forte abraço.
E só complementando, uma das críticas do Nicolélis à Neuralink é que ele vê como um problema de ética médica essa estratégia de marketing que banaliza a complexidade de uma cirurgia no cérebro. A empresa quer popularizar um produto, e pra isso está disposta a buscar atalhos, sem ponderar consequências de longo prazo.
E a pesquisa do Nicolelis se baseia em ser minimamente invasiva.
A pessoa com a versão barata, que tem anúncio tentando dormir e do nada... "IFOOD!"
Kkkkkkk
Eu sou uma pessoa tetraplégica e não consigo enxergar vantagem em passar por um processo de implante cerebral para mexer no computador. Hoje existem alguns softwares muito bons para isso, inclusive para jogar, mas tem pouca divulgação. Só vejo vantagem quando tiver evoluído o suficiente para apenas colocar um aparelho onde a lesão aconteceu.
Exato, o trabalho do Nicolelis com exoesqueletos,q é feito de forma não invasiva, e tem a capacidade de fazer vc andar de forma permanente sem a necessidade de usar os exoesqueletos no seu dia a dia, diferente do chip desenvolvido pela Neuralink, além disso recomendo vc acompanhar o trabalho do pesquisador brasileiro Luiz F. S. Borges, q tá apresentando resultados incríveis no campo de interface cérebro-máquina.
Legal o seu feedback.
é um processo muito invasivo, e muito complexo pra mexer no pc, sendo que os programas não invasivos só melhoram ao longo dos anos, realmente, é um ótimo ponto
Sei que a condição não é exatamente a mesma, mas vale dar uma pesquisada no Gert-Jan Oskam, ele é um holandês que ficou paraplégico há 12 anos, ano passado ele voltou a andar treinando com um chip, que faz exatamente o que o Leon falou, a forma como a interface o ajudou a recuperar a força muscular foi muito, muito interessante.
Up
4:20 não aguentei os cara parafusando a cabeça e o Leon falando q é brutal ksksksskksksksksksksksksksksks😂😂😂
Kkkkkkkkk coitada da moça
4:22 Me lembrou aquelas aberturas dos jogos antigos da Valve
Eu não acredito nisso, Davy Jones estava certo!
Olha o nível da parada brother, Ondas Cerebrais!
Ele só errou o time kkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkk
Que nada, o mago é implacável, ele estava tentando avisar a gente no passado, gênio!@@Pofofo69
Amigo kkkk
Vamosssss pra o mundo VR
O mago é a frente do seu tempo
Eu fico pensando muito na questão de privacidade também, pq vai que chega em ponto no qual tem uma coleta de pensamentos pra sustentar essa base atual de mostrar assuntos baseados no que você pesquisa, mas no caso seria o que você pensa. Nós já temos muitas polêmicas das bigtechs coletando dados de usuários pra anúncios e pra compartilhar com parceiros, esses dados virando pensamentos me assusta bastante
O Miguel Nicolelis deu uma entrevista recentemente no inteligencia ltda e ele falou sobre o neuralink e trouxe muuuuuitas porens sobre o que eles estão fazendo. Acho que vale a pena ver e tirar a propria opinião.
Up
Up
Inclusive a tecnologia que ele desenvolve pode fazer esse mesmo sistema sem implante
Up
Duvida sincera. Se é tão melhor porque ele não lança uma concorrência para desbancar a Neuralink ? Ta me parecendo como aquela lenda do inventor brasileiro que criou o motor a água mas por motivos de força maior foi impedido de criar seu carro a água...
10:01 já vi algo parecido na série the 100 kkkk
Imagina vc ta de boas e no teu olho esquerdo aparece uma propaganda kkkkkk
Vem pra magalu
nossa que ódio
Que canal fantástico, estou extasiada. Sou nova inscrita, obrigada pelo conteúdo incrível.
O leon fica empolgado e eu fico é amedrontado. Tenho medo do futuro que vai chegar para as pessoas assim como eu que não tem interesse nessas tecnologias. Quanto menos IA ou automação eu tiver na minha vida, mais tranquilo eu fico. Me recuso a comprar uma Alexa ou qualquer coisa do tipo pra ficar apagando as luzes da casa.
Esse aumento da tecnologia me traz um sentimento muito ruim quanto à sociedade que vai vir daqui pra frente
tabom, fica pra traz então
@@near_sst É... ele vai ficar pra trás e não virar um fantoche, coitado kkkkkkkk
Vc é paraplégico?
Normal, eu entendo seu ponto de vista, é um pouco injusto mesmo, afinal, eu poderia dizer que é escolha sua, mas isso não é verdade, sua vida vai sim ser impactada. A questão é um pouquinho mais estoica que isso, o mundo é essencialmente entrópico, o que significa que a "evolução" nada mais é do que uma desordem contínua meramente elaborada, nesse contexto, a seta do tempo não volta, e não há muito pra onde caminharmos, eu, particularmente, escolhi entender esse mundo, não tenho como me dissociar desse avanço sem essencialmente passar fome. Ajuda muito o fato de gostar, me incomoda muito as coisas não avançarem e permanecerem da mesma forma sempre, queria que isso não entrasse em choque com a sua forma de ver e querer viver o mundo, mas me parece inevitável, desculpe.
Sinto muito amigo, você nasceu no século 21
Vejam mais sobre o Miguel Nicolelis
O que me deixa meio triste, eh que essa talvez seja mais uma tecnologia brasileira, de um pesquisador brasileiro, sendo creditada a um americano aleatório. Igual aconteceu com Santos Drumond
Até parece que brasil faz alguma coisa kkk😂😂😂😂 a cloroquina aqui
O inventor do rádio também roubou a ideia de um brasileiro, o inventor do rádio era br mas os religiosos mandaram ele de base por falar que o projeto dele era bruxaria aí anos depois um italiano refez esse projeto
@@lucasfagundes3051Eita a síndrome de vira lata, só faz idolatrar o que vem de fora
@@lucasfagundes3051defensor da hierarquia
Phillip K. Dick já previu isso em Ubik, um mundo onde até às portas são pagas por assinatura kkkkk
10:58 "eu andando na rua de boa com meu neuralink e do nada eu olho pro telao da rua e tem la uma propaganda especifica apenas para mim, que so eu posso ver sobre algo que eu estava pensando" KKKKKKKKKKKKKK
Vocês devem pesquisar sobre o trabalho do Dr Miguel Nicoleles. Ele é o maior cientista brasileiro neste ramo, uma das maiores referências no mundo. De fato, vão lá pesquisar e depois voltem falando sobre o assunto novamente! Ele explica muito bem sobre isso… Varias das coisas que vcs comentaram, ele ja desmistificou… Vale a pena conhecer o trabalho dele e refazer este video, vcs geram mto impacto e trouxeram informações que nao sao assim na realidade…
7:30 Upgrade (2018) flashbacks
3:23 trivia: neuralink foi fundada por três alunos do Nicolelis
8:10 merda cheguei atrasado
@@SiegInvencivelkkkkkkkkk
A ansiedade estragou o contexto😂
Filme: Upgrade - Atualização (2018)
Ss filme muito bom
só consegui pensar em Sword Art Online, mas versão "vou te desativar" e o cara pode torrar seu cérebro quando achar melhor (não só ele mas qqr um que induza uma corrente alta no fio que vai até seu cérebro)
finalmente chegou a era cyberpunk, demorou ein me foi prometido isso em 2000
Creio que levara umas decadas até cyberpunk ser algo concreto de se fazer
to esperando skates voadores até hoje
@@foxyraposo mt provavelmente isso já é possivel ser feito, mas ainda não foi feito pela segurança que iria ser um problema
@@gamersfi.4066 mas se é possível ser feito, então eles tem que adaptar para ser seguro, e daí em diante, com certeza começariam a implementar em carros 🤯
@@foxyraposoexiste um drone montável, tipo tu fica em pé encima dele, mas é mto caro e não tem muita autonomia.
Acho que se vcs não conhecem o trabalho do Miguel Nicolelis, vcs poderiam, até pra falar disso um pouco melhor pq não só tem conexão como pessoas da equipe do Miguel sairam da equipe dele e anos depois fundaram a empresa que o Musk comprou, levando junto knowhow.
É meio que essencial que vocês deem uma pausa ai e vejam algumas entrevistas dele.
Eu como mecatrônico e estudante de engenharia não me preocupo tanto com a questão da pessoa ficar a vida inteira com o chip e os malefícios disso, pois, na engenharia a gente prevê todos esses futuros problemas e criamos maneiras de contorna-los, temos vários aparelhos do cotidiano que antes de serem comercializados as pessoas ja tinham preocupações, e essas mesmas pessoas hoje não conseguem viver sem esses aparelhos.
Minha única preocupação de fato é que até esse produto ser globalmente comercializado (o que vai demorar muitos anos por causa de pesquisa e também pesquisas por parte dos governos que vão regulamentar), até isso acontecer é muito mais provável de que surja outra tecnologia extremamente mais atrativa para pessoas sem incapacidades motoras e acabe ofuscando o neuralink do mercado, tornando o mesmo um dispositivo somente aplicado na Medicina como é o caso do paciente no vídeo.
Um exemplo de tecnologia que ja é comercializada e que ta evoluindo são os óculos de realidade mista, que ja tem pessoas na rua usando e que ja estão a muito tempo tentando reduzir essa tecnologia a uma simples lente de contato.
Isso me lembrou, não na questão tecnológica, mas no âmbito da cirurgia que vai ser necessária, me lembrou um médico que inventou uma traquéia artificial que posteriormente se mostrou um erro terrível qie causou muitos problemas, na teoria parece ser algo fantástico mas é necessário muitas etapas ainda pra isso ser considerado seguro
O cara usar isso pra fazer o mínimo de esforço físico é bizarro, por isso a humanidade tá desse jeito.
Agora imagina alguém sem o braço ou uma perna e coloca um protese mecanica. E imagina a pessoa com o chip comandar a protese, automaticamente a pessoa tem o movimento do braço ou perna novamente, porém mecanica. GENIAL!
Essa galera falando em realidade aumentantada, chip na cabeça para abrir portas, controlar coisas. Vamos trabalhar com a realidade, esses dias eu fui fazer um pix e não tinha sinal. Pessoas, isso é um nicho muito, muito, mas muito limitado msm. A maioria das pessoas não tem uma Internet banda larga, tem lugar em São Paulo que não tem nem 4g . Essa realidade está tão longe da realidade que chega ser piada.
a starlink resolve
Se a tecnologia evoluir, é por completo. Apenas isso deixa suficientemente claro o que quis dizer.
Cara, isso pra mim é o início do universo cyberpunk (pq infelizmente é o que vivemos)
Porém ao mesmo tempo é promissor, controlar coisas computadorizadas pela mente pode fazer com que pessoas que perderam membros possam controlar braços ou pernas robóticos
O lado ruim disso, bem vcs já sabem, será possível controlar armas também...
Acredito que a venda de conhecimento sera a forma de lucrar com esse dispositivo em larga escala, imagina a pessoa com um desses, o carro dela quebra, ela nao entende nada de como arrumar o carro, ai ele entra na "Neuro Store" paga e baixa um pacote "curso de mecânico" direto no cérebro, em alguns minutos o novo pacote é assimilado, a pessoa descobre o problema, que esta na injeção eletronica do carro, ai ele entra na "Neuro Store" denovo, paga e baixa a "dlc" do curso de mecanico, que seria "especialização em injeção eletrônica", ai o motoristas vai la e arruma o proprio carro... e isso pode ser aplicado a várias aéreas do conhecimento humano global
O Professor Miguel Nicolelis é pioneiro nessa área, conta a sua história em diversas entrevistas, vale cada segundo o ouvindo, publicou suas pesquisas em revistas especializadas. O exoesqueleto (BRA - Santos Dumont 1), demonstrado na abertura da copa do mundo no Brasil, foi um marco tecnológico, comentado no mundo inteiro, todavia, no Brasil foi dado pouquíssimo destaque ao feito, na ocasião, a responsável pela transmissão cortou a apresentação do chute para mostrar a chegada da seleção ao estádio. Quem viaja para outros países, e tem contato com pessoas que se interessam pelo assunto, sempre surge, ao longo da conversa, o feito do Professor. No Brasil, poucos tem conhecimento acerca do assunto ou sobre a história do exoesqueleto. Ainda, as duas pessoas que estudaram com Nicolelis, e foram para a Neuralink, participaram da construção do exoesqueleto, são dois engenheiros, responsáveis pela mecânica do dispositivo. Ingressaram naquela, logo após a apresentação do dispositivo, na copa. Enfim, vale ler sobre as pesquisas do Professor e conhecer a sua história.
Nada me tira da cabeça o filme do homem aranha, onde o Dr. Otto Octavius cria "braços mecânicos" e o chip acaba queimando nele, se transformando no vilão, não é possível que só eu pensei nisso kkkk, se funcionar vai ser um avanço na medicina!
O Miguel Nicolelis fez isso a muito tempo! Apresentou na abertura da copa do mundo do Brasil! As imagens foram subvalorizadas e breves. Nem passou direito e nem foi dado nenhum respeito e nem valor a altura. Ele tem dado muitas entrevistas no Brasil e o que tenho entendido do contexto é que estão usurpando, uma aparente reinvenção, e mais destaque. Sinto um certo amargo nele pelo sensacionalismo ao "novo" e nenhum destaque e estimulo ao estudo e descoberta dele.
Corrigindo, as imagens foram valorizadas sim, nos outros países, quando imprensa nacional era pra mostrar isso em rede nacional, a globo prefeito trocar a câmera e mostrar os atletas treinando enquanto o resto do mundo tava voltado pro projeto do professor.
Instituto Santos Dumont no nordeste também pesquisa essa tecnologia.
O anúncio direto no cérebro kkkkkkk
Imagina aqueles anúncios chatos aparecendo pela 54 vezes
DESESPERADOR
Não necessariamente anúncio, mas já que tá no cérebro produzir ondas para induzir a pessoa a querer ter um Tesla por exemplo 🤔
Nicolelis falou que existem maneiras tao eficientes ou mais sem precisar enfiar um chip na cabeca de alguem, esse negocio de implante de chip é só marketing...
Kkkkk tá
E cadê a prova desse niclelis funcionar
@@danieLXros466 Ele já fez um para-atleta controlar um exoesqueleto só com o cérebro na abertura da Copa do Mundo em 2014.
Muito do que a Neuralink tá fazendo agora, ele já fez a mais de década. O trabalho dele tá aí, é só pesquisar
@@jv_godinho E ele usou o que pra controlar?
@@danieLXros466 Uma espécie de "touca de natação" que tinham eletrodos conectados a ela. A implantação é sub-cutânea, no couro cabeludo.
Não é como a da Neuralink que vai diretamente no cérebro
São propostas diferentes, a do nicolelis é conseguir criar um exoesquelero controlado a partir de ondas cerebrais de maneira pouco invasiva. O da neuralink é controlar computadores e equipamentos eletrônicos com o pensamento, e talvez no futuro recuperar movimento de membros. São coisas totalmente diferentes
Achei uma matéria sinistra,onde do nada começa a tocar música no chip,tem barulhos sinistros e até vozes de comando.
Tem um filme atual ,que através dos chips implantados,eles dão uma descarga muito forte nos fiéis de uma Igreja evangélica.E todos se matam dentro da Igreja,de forma horrível.
Nome do filme : Kings Man 2
Cuidado para n ir para teoria da conspiração, esse chip só envia comandos para o computador, mas não o contrário
As brisa do cara kkkkkk comparando isso com kings man
Corrigindo vocês, esse jogão também está disponível para Android, eu recomendo, é um dos melhores portes que tem pra mobile, o mais incrível é que conseguiram conservar todas as mecânicas, nada de simplificar algo deixando excessivamente casual, como outros títulos ainda pecam em fazer.
É só o início pra depois colocarem a Marca da Besta num futuro próximo.
Kkkkkk
Plot twist: O cérebro humano é a marca da besta
Todos no cinema: 😢
Isso me lembrou muito os ciborgues dos filmes, que controlam partes mecânicas do corpo por um mecanismo que não é explicado, mas me parece que esse chip faz uma coisa parecida. Então acho que num futuro ainda distante, vamos poder ver a galera que era tetraplégica, ou que não tinha uma perna, usando eles dessa forma, recebendo comandos direito do cérebro
O Filme Upgrade já já tá aí
Vi um negocio q tipo um mouse q coloca no céu da boca , o cara simplismente controla com a lingua... e tbm vi um brasileiro q ta projetando um tipo touca/capacete q é não invasivo
É 1 vibe meio naqueles humanos de "Wall-E" kkk
Depois deem uma olhada na entrevista do Michel Nicolelis pro Space Today ele explica as relações do neuralink com o trabalho dele. E ele fala também sobre essa questão ética dos chips no cérebro.
Revomendo dar uma olhada na entrevista com o Nicolelis.
Quero muito agora ver um segundo video sobre eles falando sobre o Miguel Nicolelis.
Tem uma palestra com o primeiro paciente da Neuralink, é algo inacreditável os resultados que eles mostram lá.
Daqui a pouco vai ter na rua um cara todo de ferro saindo no soco com outro hahahah
Um dos cientistas principais do neura foi do laboratório doirigido pelo Miguel Nicolelis, e o proprio parece bem decepcionado pelo sensacionalismo criado, sendo que não é escalável e não compensa os risco de introduzir no crânio. Atualmente a pesquisa dele é em formas de fazer a mesma coisa de modo não invasivos.
Recomendo Epoch Times Brasil sobre tratado Pandemico , Jornalista Sérgio Tavares, karina Michelin, Márcia Rohr
Bem complicado essas tecnologias bem baratas, creio que deve ter outros caminhos mais funcionais, porem pode nao dar tanto retorno e viralizar!
No livro do OZOB todo mundo tem implantes e fica recebendo propaganda neles. Tem até liberação de substâncias que fazem vc querer consumir aquilo loucamente, e a galera fica tendo que resistir a esse impulso. É muito interessante a forma que esses comportamentos aparecem no livro.
Jah pensou andar na rua e do nada um frame de propaganda da Jequiti? Kkkkk
eu acho que é importante colocar em questão que todos os problemas apresentados nesse tipo de tecnologia possuem em sua raiz a lógica mercadológica
Só lembrei do Freddie Benson que tem um chip na cabeça que serve como GPS kkkk
Será desse jeito que vão colocar propaganda nos nossos sonhos enquanto a gente dorme?
Acho difícil, já que o bagulho é um leitor
Eu acho que isso é quase literalmente impossível
Assiste apenas 1 dos 4 podcasts de 3 horas q tem ai com o Miguel Nicolelis dps Leon... pfv
Triste de ver como eles não valorizaram...
O grande problema é que para fazer isso aí, não precisava de cirurgia, hoje tem tecnologia para fazer de forma externa sem precisar por nada no cérebro
gente, onde eles fazem as lives? queria pegar uma mas to confusa, tem 4 canais kkk
Acho difícil 10:50 óbvio que vão ter pessoas que vão usar, mais demoraria muito para todo mundo aceitar, no minimo 100 anos ou até mais considerando que nós vamos educar a geração que pode usar o neuralink, e eu não sei vocês, mais eu vou sempre avisar meu filho dos riscos se o chip baratear no próximos anos
Eu não me preocupo muito com essa questão do futuro. Afinal sempre tem as alternativas Open Source. Então é só questão de tempo até essa tecnologia se tornar código livre e aberto.
Eu não só instalaria esse treco no meu cérebro, mas substituiria meus olhos e membros por máquinas pra melhorar minha experiência com o mundo. Imagina que louco! Cyberpunk tá chegando. Apesar de eu ser mais entusiasta para Solarpunk.
Agora imagina isso com recebimento de percepções ao invés de só enviar e une com um óculos de realidade virtual
Miguel Nicolelis infelizmente n irá freiar a agenda bilionaria de Musk e Gates, porém esse negocio de Cyber punk é mto doido KLKLLKKKSDAKASDASD
Leiam a trilogia do Sprawl, Neuromancer, Monalisa Overdriver e Count Zero.
Pelo andar da toada… por tudo que vimos no X, podemos afirmar com muita precisão que o plano é conseguir controlar humanos (escolhas e comportamentos) cada vez mais.
Qualquer paciente que possa mexer os olhos já tem uma interface muito mais eficiente, e antiga, que é a captura de movimentação da iris. Inclusive isso usado num oculos simples de realidade aumentada pode te dar controle de interação a uma quantidade enorme de aparelhos, e tarefas, sem precisar de nada invasivo, nem mesmo leituras de atividade cerebral.
Acho que quando toca nesse assunto que tem MUITA desinformação, é bom deixar claro que essas são leituras ESPECIFICAMENTE de impusos elétromagneticos e não de informações de coisa alguma. Senào a galera já sai delirando falando coisas que não tem nada a ver.
Imagina você ter que ver um comercial para poder andar
Leon e Nilce, aconselho se inteirsr mais nos trabalhos do dr. Miguel Nicolelis, e também se inteirar mais sobre a propria Neuralink
É o começo do Cyberpunk com chip implantado, meio assustador ao mesmo tempo que isso poderá ajudar as pessoas que perderam o movimento do corpo.
Imagina que massa quando colocarem isso em soldados pra desligar o medo dos caras, fazer o cara correr mais, ficar mais alerta 🫠🫠🫠🤡🤡
Olha, a única coisa interessante desse caso foi eu ter conhecido um pouco do trabalho do Miguel Nicolelis. Não desmerecendo a galera da tecnologia, mas medicina não é feita só de entusiasmo. Até agora os caras nem publicaram um paper po. Sem falar que o trabalho do professor tá sendo desenvolvido em parceria com hospital universitário e etc...
Mas as tecnologias que leem os olhos atualmente fazem as mesmas funções de forma muito menos invasiva, mas claro que a tecnologia vai evoluir para entender padrões mais complexos e dar "mais comandos"
Bom, o chip faz uma leitura de um sinal motor, não seria apenas para mover um mouse
Muito interessante... Quando uma empresa se interessa em você é pq VC é o produto. Combine ai AI com iOT...
Ps: coincidentemente estou assistindo a Missão Impossível, esse mais novo. É mais ou menos meu medo que aconteça. Kkk
Vai ter o modelo com propagandas, vc trava e assiste uma propaganda, depois vc pode pular e continuar andando.
Eu lembro muito de futurama quando vejo sobre esses chips
😅😅😅 Olá agente do FBI que agora consegue ler a minha cabeça 😂😂😂
O Nicolelis é brabo, vale a pena acompanhar ele
Eu mandando trava zap pro meu amigo do nada, ele manda outro trava zap pro meu neuralink e quem perder morre kkkkk
"Conecta o Bluetooth do seu pc no meu cerebro pra eu poder jogar com tigo" kkkkkk
Tem que cuidar os pensamentos intrusivos. Imagina você tá lá de boa na sacada do seu apartamento quando vem o pensando "e se eu pulasse?...AAAAAAAAAA"
O momento apple é oposto de que ela fez com o Apple Vision?
No anime "Cyberpunk: Edgerunners" tem um momento que o protagonista não pode entrar na casax dele porque não pagou o aluguel. Hoje ainda tem como bater boca com o "senhoril". Imagina no futuro com um porta de 30cm de metal e tudo automatizado.
O futuro não está tão distante...
9:13 vou piorar um pouco mais. Vai chegar um momento que todos estarão com o chip, desta forma quando você vai chegar em casa e nem porta tem, você simplesmente vai bloquear via rede quem chegar perto querendo entrar. Kkk
Oi, Gostaria muito de ver as lives mas nao consigo entrar no horario, existe algum metodo de eu ver a live 100%? só o canal de cortes nao supre minha necessidade diaria de leon e nilce falando de coisas muito aleatorias
esse assunto me irrita tanto que vou nem tentar explicar o porquê. Vou comentar só pra engajar, só porque gosto de vocês.
Penso eu que se houvesse algo menos invasivo e melhor, será que já seria a opção a ser levada a frente?
Já existe, com os exoesqueletos do Nicolelis, é uma tecnologia completamente não invasiva, e não é necessariamente permanente, pois pd fazer a pessoa recuperar completamente o movimento do corpo, mesmo sem usar os exoesqueletos.
Acho que por questão de segurança tecnologias que tentam de alguma forma conectar...
o cérebro ao meio externo fosse antes ter mais conhecimento do nosso cérebro em si
Nosso cérebro é algo bem complexo até pra quem estuda ele
Um dos usos desses chips vai ser reativar partes danificadas do cérebro, se isso for pra frente vai ser muito foda. Imagina a pessoa teve um derrame, perdeu os movimentos de um lado do corpo e o chip conserta isso
Acho muito difícil isso ir para o público comum. Pelo menos nós próximos anos, ou décadas. Imagine vc implantar um bagulho desse no seu cérebro, literalmente serra seu crânio pra enfiar isso aí é daqui 2 anos surge um chip novo muito superior. Vc vai ficar abrindo sua cabeça a cada 2 anos pra trocar por um melhor? Não é simples como trocar de celular, é um procedimento cirúrgico muuuuito complexo e talvez perigoso. É natural que isso vai melhorar muito ainda, imagina só vc com um chip na cabeça que te permita acender a luz, por exemplo. Aí ano que vem surge um que te permite navegar na Internet perfeitamente. Imagine a frustração de ter que pagar e fazer outra cirurgia pra trocar. E assim vai, no ano seguinte surge algo bem mais inovador.
Tenho uma camisa igual a tua Leon, só q cinza😊
Eu só consigo pensar em Kingsman.. daqui a pouco esse doido tá explodindo nossa cabeça.
Seria legal se desse pra usar essa tecnologia para a retransmissão de sinais da coluna. Aí vc só pula uma vértebra em falha e conecta com o q está abaixo dela.
foram fazer live sobre os alunos de Miguel Nicolellis... sem nunca terem visto uma unica entrevista de Miguel Nicolelis.. gente.....
Esse negócio do exoesqueleto foi uma falcatrua ferrada
Eu adorei essas informações obrigado Leon e Nilce
Adorei sua foto de perfil
Odiei sua foto de perfil
@@FastbenSupremoo 🤓
Doutor Miguel Nicolelis fazendo escola. Vale apena conhecer o cara que praticamente iniciou as pesquisas nessa área.