Átila, eu te acompanho, mas não vi nada sobre a sustentabilidade da carne e tal, gostaria de um vídeo seu sobre isso, entretanto procura se informar se não vai te gerar aborrecimento com legislação e talz, forte abraço mano!
Os esportes modernos também são um aspecto muito interessante do legado inglês no mundo todo. Vendo a história de como o futebol, o rugby e até o críquete chegaram em várias partes do mundo.
Admiro essa capacidade ímpar do Átila de entregar o parceiro do vídeo com um conteúdo muito profundo e no final o ad ainda faz todo sentido com o conteúdo do vídeo
Na verdade, é o caminho inverso: os vídeos sao pensados pra conseguir encaixar um ad no fim. Tanto que há umas semanas, todos os vídeos aqui estavam sendo dobre DNA: pra fazer os ads da MeuDNA. Mas a melhor parte é que ele ainda assim consegue fazer um conteúdo incrivelmente bom!
oi gente, tudo bem? Sou deficiente visual e adorei seu canal, parabéns pela dedicação seu conteúdo é bem interessante! Eu também faço vídeos, já mostrei como funciona a adaptação do UA-cam para os cegos usarem, e alguns aplicativos e jogos também.
O controle do tempo é tão enraizado na cultura britânica que eles são conhecidos por sua pontualidade (pontualidade britânica) e seu ponto turistico mais relevante é um relógio (big ben), sem desconsiderar o famoso "chá das 5".
Realmente, da pra fazer vários livros sobre as coisas boas que os ingleses deixaram no mundo, assim como também da para fazer vários livros sobre as coisas ruins que eles deixaram no mundo...
Só por curiosidade, São Tomé e Príncipe é o local mais próximo do centro do mundo, caso estejamos considerando o encontro da Linha do Equador com o Meridiano de Greenwich.
Conheci a Razor em um outro vídeo de Átila e procurei um orçamento por curiosidade. Me ligaram, eu deixei claro que não queria comprar no momento e mesmo assim foram extremamente atenciosos. Muito bom conhecer essa marca!
Ah,. Átila, espero que você seja cada dia mais bem remunerado para ter tempo pra pesquisar e gerar esses vídeos leves e cheios de detalhes encadeados. Muito bom. Parabéns, também, para a Paloma que está ao seu lado nesses projetos! Sucesso!
Se um dia o br sair do lockdown e da lista vermelha, sugiro que visitem Greenwich se forem pra Londres, tem um monte de coisa legal e grátis pra se fazer uma perto da outra: observatório, parque, museu marítimo, museu discovery, museu do navio de maste alta, túnel debaixo do rio Thames, colégio naval, capela, mercadao de Greenwich , catedral e nem lembro mais o que. Tudo de graça. O observatório de Greenwich projeta um laser verde e da pra ver de longe a noite.
Uau Atila, que legal. Sempre tive curiosidade em saber porque a Inglaterra era a hora zero, mas nunca pesquisei. Gratidão!!! E parabéns pelo baby vindo. Muita saúde pra você e pra Paloma
Uma outra invenção/hábito britânica muito relevante, que não foi citada no vídeo, foi o futebol. Os britânicos espalharam o futebol por todo o mundo durante o auge do império (inclusive no Brasil) e o transformaram no esporte mais popular do planeta. E da minoria de países que não tem o futebol como o esporte mais popular, geralmente o favorito é outro esporte inglês, como críquete na Índia, por exemplo.
Esportes também foram uma forma de dominação inglesa nas suas colônias. Instrumento de colonização muito eficaz. 90% dos países hoje tem um tipo de esporte inglês como a modalidade mais popular, seja Futebol, Rugby, Críquete ou Hóquei na grama.
Átila - o Cara! Vc me fez lembrar aquelas perguntas que pipocam na nossa cabeça, desde q nos damos conta, qdo começamos a enxergar a nossa "pequenez" diante dos porquês de nossa existência. Eu já fui assim..... parece uma eternidade atrás! Parabéns e obrigada por sua enorme contribuição à nossa educação tão desrespeitada. Fala de uma Pedagoga, 59a., se reinventando p sobreviver. ( Minha criança interior dá pulos de alegria com suas claras e objetivas explicações 😂)🐝
Fui olhar o site da Razor e fiquei surpreso ao me deparar com uma categoria especializada em Engenharia de Agrimensura e Cartográfia, a quase totalidade desse tipo de empresas não pensa nesses profissionais e temos que ficar buscando alternativas.
Vídeo de conteúdo relevante. Gostaria de compartilhar com meus alunos. Porém não posso devido ao vídeo não ter legenda nem tradução em Libras. Um desse merecia ter acessibilidade
Bom dia Atila! Excelente vídeo! Percebi muita conexão com o teórico da comunicação, educador e filósofo Herbert Marshall McLuhan: "O meio é a mensagem"! Muita saúde! Muito obrigada!
Gostaria só de fazer uma observação que o início da computação se deu na Babilônia, por volta de 2400 a.C. Com o Ábaco. A contribuição dos ingleses com certeza é muito importante para o mundo de hoje.
@@allysongabriel5413 uma discussao bastante boba. Vide que nenhum pais colonizados por eles presta.... Assim como muitos paises colonizados pela Inglaterra tbm nao presta.
@@lucasaugusto5070 Por mais escroto que soe as únicas ex-colônias que funcionam são aquelas em que os nativos foram praticamente exterminados, e os colonizadores povoaram a região.
Estou lendo Império de Bial Ferguson, muito bom recomendo. A atuação do Império inglês na Índia, África, Austrália e América é sua história é incrível.
Átila, faz um vídeo sobre nosso sistema de votação e eleição? O CGP Grey tem uma série de vídeos bacanas, mas acho que seria legal ter um em português e focado no Brasil :)
Cabe mencionar que Alan Turing, mesmo sendo um dos pais da computação e um dos grandes responsáveis pela derrota dos nazistas, foi julgado e condenado pela Inglaterra por ser gay. Foi obrigado a tomar hormônios e acabou se matando por conta da perseguição.
Perfeito lembrar disso... tem um filme com a história dele, que inclusive morreu muito jovem.... se o mundo não fosse tão ignorante poderiamos ter avançado muito mais!
@Desde 2009 Concordo com vc. Os grandes responsáveis pela derrota dos nazistas foram os soviéticos. Um dos grandes responsáveis pela derrota dos nazistas foi o Alan Turing. Uma coisa não está em oposição à outra. O trabalho do Turing com o Enigma foi substancial pra vitória, quebrou a inteligência do Hitler. Nada disso significaria nada se os soviéticos não dessem um ataque soviético no Hitler. Eu tb odeio a elite da Inglaterra, eu tb sou um camarada. Segura o coração aí. Turing tava do lado certo da história, tanto que foi perseguido e massacrado não pela Alemanha, mas pela própria Inglaterra. Os soldados soviéticos foram heróis. Turing tb.
Atila ótimo vídeo! Adorei! Para quem quer se aprofundar melhor sobre não só o colonialismo Britânico mas de outros países, leiam Sapiens : Uma breve história da humanidade, Harari fala muito bem desse tema.
Não acho que seja apenas o Império Britânico. A Europa ocidental como um todo tem essa coisa de ser o centro do mundo. O "modelo de civilização" que devemos seguir e etc. Até hoje vemos as consequências do colonialismo, neocolonialismo... Estados Unidos segue o mesmo modelo, só que usando um verniz democrático. Nunca vou esquecer do que os Britânicos fizeram com os Indianos, Australianos e etc.
@@elainepassos979 inclusive, os portugueses cometeram várias atrocidades aqui para conseguirem comercializar em condições favoráveis com os britânicos!
Gente, vocês são muito ressentidos com essa história de colonização, ao mesmo tempo que querem viver sob o que a cultura europeia produziu de melhor como universidade, tecnologias e ciência. O homem é o lobo do homem, a Europa caiu diversas vezes inclusive para povos não europeus. Deixem de piração com essa história, é óbvio que a Europa continua a ser o centro civilizatório do mundo, é óbvio que a Europa tem a melhor cultura do mundo em diversos aspectos. Querem pintar a imagem de que a Europa é o pior os continentes não ajuda em nada porque todos os problemas que a Europa criou também arrumou. Parem vem pra pensar em como seria viver fora desse “modelo de civilização” sem democracia que muitos povos vivem por aí.
@@jararacavoadora5868 claro que não dá pra apagar o “ruim” mas esse julgamento entre ruim e bom, certo e errado muito volátil. O que é ruim pra você pode não ser pra mim, o que já foi bom outrora já não é mais. Longe de mim qualquer ressentimento ( a não ser o de vitória e orgulho) deixo para aqueles que saem por aí culpado o passado pelos seus fracassos atuais com teorias tirânicas contra quem fala o que, o que se fala, como gerenciar perdas do passado etc...
Átila, independente de toda essa informarketing, bem interessante por sinal, assim como todas suas lives, te sigo, sou uma doida atrás de verdades, vc é um cara, pesquisador, cientista, em que acredito, sobre Inglaterra e sua potência, há possibilidades de vc falar sobre Churchill nesse embolo todo??
Podemos citar também o caso dos Smartphones. O chip que tornou possível o eficiente processamento dos celulares é baseado em RISC, desenvolvido originalmente pela ARM (Acorn RISC Machines), uma empresa fundada em Cambridge - posteriormente melhorado pela Apple.
O land rover foi muito usado pelos exercitos. Isso também deve ter ajudado. Hoje é dos indianos. existiu tambem uma marca de carro Rover. Mas as marcas classicas inglesas ( GM , Triunph etc) são raras, coisas de museu
@Desde 2009 quis dizer do poder tecnológico e industrial que permitiu que eles conseguissem conquistar todos aqueles territórios, impondo o imperialismo deles ( o que não foi o ponto do meu comentário, apesar de ciente de tudo que aconteceu. Só expus um ponto que me ocorreu assistindo o vídeo em relação a distância dos territórios.)
@Desde 2009 mas eu concordo com você. O imperialismo foi um momento que não pode ser escondido e precisa ser discutido sempre pra que não aconteça novamente eventos como o que você citou. O meu ponto aqui é que não era sobre isso que eu comentei. Nunca tinha reparado nas distâncias geográficas dos territórios até assistir o vídeo, o que representaria uma dificuldade na época e que os ingleses superaram. Condeno o imperialismo, as mortes que causaram e tudo, mas aqui, no meu comentário, é só uma questão GEOGRÁFICA que eu levantei.
Boa noite, Atila! Queria uma sugestão: meu namorado irá começar a desenvolver o projeto de TCC dele, mas ainda não tem muita certeza do que escrever. A única coisa que ele não gostaria de tratar era sobre didática. Gostaria mesmo de algo mais voltado para a biologia. Sugeres algum tema? :)
Excelente vídeo! Caramba, o sua capacidade de falar sobre qualquer assunto é invejável! Muito obrigado por todo o seu trabalho de divulgação científica! Eu quero um Átilaflix pra ontem! You rock! 👏👏👏👏👏
Temos a linha imaginária do equador que divide o mundo entre norte e sul comtemplando o globo inteiro, e o meridiano divide em leste e oeste, mas ele contempla somente a metade do globo, a outra metade seria a linha internacional da data.
No comeco achei que era publi da land rover depois achei que era publi de relogio por fim achei que era mercham da alura mas fui surpreendido pela publi da razor
Coincidentemente, estava esses dias tentando pesquisar sobre os maiores impérios do mundo pra ver como foi o império de Alexandre o Grande com a Macedônia - sempre fiquei imaginando isso ouvindo Alexander the Great do Iron Maiden mas nunca tinha parado pra pesquisar decentemente - e só me deparava com listas dos maiores impérios da história sempre com a Inglaterra no topo, me frustrando. Daí que parei pra notar que nunca tinha pensado nisso: Inglaterra realmente foi absurdamente gigante e bizarra. No fim das contas fui achar mais referências colocando a Macedônia mais perto do topo quando o fator diferencial era poder militar e potencial de conquista. XD
I grande feito de Alexandre foi a velocidade com que ele conquistou aqueles territórios com os recursos e conhecimentos disponíveis na época dele. Fora isso a fragmentação depois da morte dele (muito jovem) impediu o império da Macedônia de realmente ir muito longe no escopo maior da história.
@@monteparnas na maior parte dos impérios a queda começa quando o responsável pelo crescimento acaba morrendo (ou por questões internas). O império Persa (meu favorito) é outro exemplo disso. Eu tive muitas aulas de história de qualidade no Ensino Médio, e no primeiro ano era sobre antigas civilizações, então acredito que seja uma forma de começar a pesquisar sobre os grandes impérios. Começando assim você começa a ver as diferenças que fizeram um império se sobrepor à outros: quem começou a utilizar montaria, utilizar de táticas psicológicas, domínio tecnológico.
Na parte da informática faltou algo interessante: O evento em que a rainha da Inglaterra deu de presente um pequeno computador Commodore ao imperador japonês, o que levou a este reclamar que: "se sentia profundamente envergonhado que seu país não dispunha de tal tecnologia", impulsionando o Japão a entrar na microcomputação com o "consórcio" MSX (que vale uma história própria, onde o M quer dizer qualquer empresa e o X parece uma marca de um empresário brasileiro).
E ainda tem gente q acha q a gente tá na merda hoje pq fomos colonizados por portugueses, mas a Índia foi colonizada por ingleses e n tão mto melhor n... Assim como vários outros!
Eu acrescentaria outra tecnologia que eles inventaram e nós brasileiros dominamos com maestria, o futebol. É claro com seus altos e baixos, mas com a balança tendendo mais para o alto na média.
Boa! Nós sempre fomos bons em esportes (se considerar a falta de incentivo), principalmente o futebol e isso sempre foi uma das poucas coisas nos deu uma "identidade". Esse momento que estamos vivendo agr - sem nenhuma copa do mundo, sem nenhum jogador para se inspirar ( o Neymar tenta, mas ainda tem muitos altos e baixos, á vezes fica muito tempo nos baixos) - se somar isso à síndrome de vira lata nos tornamos um povo sem identidade.
@@Fubukic9 Verdade, mas nosso futebol vem decaindo muito, não só pela falta de incentivo, mas também por falta de "uma identidade nacional". O sonho do jogador de futebol nesse país é ser bom para depois jogar em um time europeu, eles não estão fazendo nada de errado, entretanto isso vem tirando a nossa "indentidade nacional" que faria nosso futebol ser mais competitivo.
Será por isso que existe uma diferença de matemático para matemático britânico de filosofo para filosofo britânico. Digo isto pois, aparece a informação da localidade neles normalmente e em outros só o nome é citado.
Átila, não entendi a relação do domínio do tempo (quando eles definiram Greenwich) com as 'conquistas', considerando que Holanda e Portugal eram grandes navegadores.
Você não entendeu porque o Átila não foi preciso no que disse, pois a tecnologia foi o meio e não a causa das conquistas britânicas. Foi através de guerras que os britânicos conquistaram esses territórios. Por mais que a tecnologia seja importante numa guerra, O Vietnã, ou recentemente a Palestina mostraram que só a tecnologia não vence a guerra. Mas o fato é que o colonialismo foi construído com base na guerra e quem venceu mais batalhas comandou mais territórios
@@thiagomackandall3770 depois que a Inglaterra perdeu a guerra da independência dos USA ,eles ganharam muita esperiencia batalha mesmo tendo perdido.ajudou nas próximas batalhas.
E tem muita gente crente de que as nações ainda dominantes são ricas e tem grandes empresas de tecnologia por trás "apesar" do imperialismo... quando na real é em razão dele, que até poucas décadas/séculos eram vigentes em seu maior vigor.
Descubra a linha Workstation Pro da Razor:
razorcomputadores.com.br/workstations/?
Átila, eu te acompanho, mas não vi nada sobre a sustentabilidade da carne e tal, gostaria de um vídeo seu sobre isso, entretanto procura se informar se não vai te gerar aborrecimento com legislação e talz, forte abraço mano!
@@robsonsilva9490 8anos com,,mas
Ow
Faz uma caridade pra nós?
Convida a Dr. Luana pra uma live.
@@dreiagui O que?
Só não entendi o por que o do *Império Inglês* ao invés de *Império Britânico* 🤔🤔
Muito loco como o Atila consegue criar conexões com informações que aparentemente não nada a ver kkkkk mto bom!
Verdade, os textos ficam muito ricos
E ainda emenda um merchã esperto no final! Brilhante!
E enfiar um publi nisso...
Véi, ele é mestre nisso kkkkk
É por isso que não perco nenhum vídeo dele haha
Os esportes modernos também são um aspecto muito interessante do legado inglês no mundo todo. Vendo a história de como o futebol, o rugby e até o críquete chegaram em várias partes do mundo.
Assunto muito interessante contado de maneira bem didática e competente
Átila sendo Átila
Admiro essa capacidade ímpar do Átila de entregar o parceiro do vídeo com um conteúdo muito profundo e no final o ad ainda faz todo sentido com o conteúdo do vídeo
Na verdade, é o caminho inverso: os vídeos sao pensados pra conseguir encaixar um ad no fim. Tanto que há umas semanas, todos os vídeos aqui estavam sendo dobre DNA: pra fazer os ads da MeuDNA. Mas a melhor parte é que ele ainda assim consegue fazer um conteúdo incrivelmente bom!
oi gente, tudo bem? Sou deficiente visual e adorei seu canal, parabéns pela dedicação seu conteúdo é bem interessante! Eu também faço vídeos, já mostrei como funciona a adaptação do UA-cam para os cegos usarem, e alguns aplicativos e jogos também.
boa
Legal amigo!
O controle do tempo é tão enraizado na cultura britânica que eles são conhecidos por sua pontualidade (pontualidade britânica) e seu ponto turistico mais relevante é um relógio (big ben), sem desconsiderar o famoso "chá das 5".
Realmente, da pra fazer vários livros sobre as coisas boas que os ingleses deixaram no mundo, assim como também da para fazer vários livros sobre as coisas ruins que eles deixaram no mundo...
Átila é incrível. Como que consegue abordar assuntos tão distintos de forma tão ampla e leve ao mesmo tempo. Incrível. Sou fã demais.
é incrível, começa um vídeo falando de história e termina vendendo computador. um fenômeno!
Atila, faz um vídeo falando a respeito da H1N1 e o porque ela não foi tão complexa quanto a Covid.
Só por curiosidade, São Tomé e Príncipe é o local mais próximo do centro do mundo, caso estejamos considerando o encontro da Linha do Equador com o Meridiano de Greenwich.
Seria bacana um vídeo sobre o Turing, foi extremamente importante na segunda guerra e para o desenvolvimento dos PCs em geral.
Conheci a Razor em um outro vídeo de Átila e procurei um orçamento por curiosidade. Me ligaram, eu deixei claro que não queria comprar no momento e mesmo assim foram extremamente atenciosos. Muito bom conhecer essa marca!
Uma família não perdura 1000 anos distribuindo beijos e abraços. A família real inglesa carrega muitas mortes na suas costas.
E assim se fez a história do mundo, famílias e instituições predadoras que mataram milhares de pessoas ao longo dos séculos...
A vida é assim. Nem precisa chegar tão longe em anos .
@@andrealcantara2413 eles que se fudessem sozinhos. Sair fudendo a vida dos outros é que não dá.
Lembrando que essa família atual tem cerca 200 anos de história no Reino Unido.
@@melanciafeliz lei do mais forte.
Ah,. Átila, espero que você seja cada dia mais bem remunerado para ter tempo pra pesquisar e gerar esses vídeos leves e cheios de detalhes encadeados. Muito bom. Parabéns, também, para a Paloma que está ao seu lado nesses projetos! Sucesso!
Fico imaginando depois desse vídeo o que as outras nações poderiam ter sido, caso não fossem amplamente roubadas, torturadas e mortas...
Viva a Inglaterra 🏴
Vai de ré jesus da inglês kkk
Inclusive o Brasil se não ficasse na sombra dos Estados Unidos
Sempre me faço essa mesma pergunta...
Provavelmenta ainda estarião no século 15
Um demonstração de como um vídeo é quase como uma sequencias de digressões mas que nos fazem pensar! Sensacional!
Tô de boca aberta com a transição para Razor . Parabéns
Se um dia o br sair do lockdown e da lista vermelha, sugiro que visitem Greenwich se forem pra Londres, tem um monte de coisa legal e grátis pra se fazer uma perto da outra: observatório, parque, museu marítimo, museu discovery, museu do navio de maste alta, túnel debaixo do rio Thames, colégio naval, capela, mercadao de Greenwich , catedral e nem lembro mais o que. Tudo de graça.
O observatório de Greenwich projeta um laser verde e da pra ver de longe a noite.
Uau Atila, que legal. Sempre tive curiosidade em saber porque a Inglaterra era a hora zero, mas nunca pesquisei. Gratidão!!! E parabéns pelo baby vindo. Muita saúde pra você e pra Paloma
Átila por favor, faz um vídeo sobre o surgimento do cromossomo Y!!! Apareceu esse ano um monte de material legal!!
Inglaterra é aquele aluno que faz as maiores bagunças mas sempre de safa
E ainda é inteligente, esse dá raiva demais kkkkkkk
Uma outra invenção/hábito britânica muito relevante, que não foi citada no vídeo, foi o futebol. Os britânicos espalharam o futebol por todo o mundo durante o auge do império (inclusive no Brasil) e o transformaram no esporte mais popular do planeta.
E da minoria de países que não tem o futebol como o esporte mais popular, geralmente o favorito é outro esporte inglês, como críquete na Índia, por exemplo.
Ou Rugby, também inglês.
Esportes também foram uma forma de dominação inglesa nas suas colônias. Instrumento de colonização muito eficaz. 90% dos países hoje tem um tipo de esporte inglês como a modalidade mais popular, seja Futebol, Rugby, Críquete ou Hóquei na grama.
Triste ver que boa parte das pessoas que estão comentando não conseguiram entender o vídeo...
Alan Turing o Britânico que tornou possível minha profissão, como é bom ver esses links em um canal tão importante. Parabéns Átila! Você é demais.
Átila - o Cara!
Vc me fez lembrar aquelas perguntas que pipocam na nossa cabeça, desde q nos damos conta, qdo começamos a enxergar a nossa "pequenez" diante dos porquês de nossa existência. Eu já fui assim..... parece uma eternidade atrás!
Parabéns e obrigada por sua enorme contribuição à nossa educação tão desrespeitada. Fala de uma Pedagoga, 59a., se reinventando p sobreviver.
( Minha criança interior dá pulos de alegria com suas claras e objetivas explicações 😂)🐝
Fui olhar o site da Razor e fiquei surpreso ao me deparar com uma categoria especializada em Engenharia de Agrimensura e Cartográfia, a quase totalidade desse tipo de empresas não pensa nesses profissionais e temos que ficar buscando alternativas.
Vídeo de conteúdo relevante. Gostaria de compartilhar com meus alunos. Porém não posso devido ao vídeo não ter legenda nem tradução em Libras. Um desse merecia ter acessibilidade
Sim Marx afirma que a mudança dos meios de produção altera as relações entre classes sociais
Bom dia Atila! Excelente vídeo! Percebi muita conexão com o teórico da comunicação, educador e filósofo
Herbert Marshall McLuhan: "O meio é a mensagem"! Muita saúde! Muito obrigada!
Gostaria só de fazer uma observação que o início da computação se deu na Babilônia, por volta de 2400 a.C. Com o Ábaco. A contribuição dos ingleses com certeza é muito importante para o mundo de hoje.
o auge da sociedade colonizada é discutir qual seria o melhor país a explorá-la.
Complexo de vira lata dá nisso, mano... 😒
Independência não se pede se conquista com guerra como os americanos fizeram. Senão é trocar seis por meia dúzia com ônus da troca.
Isso ocorre aqui no Brasil, quando discutimos se a Holanda teria sido melhor para nós
@@allysongabriel5413 uma discussao bastante boba. Vide que nenhum pais colonizados por eles presta.... Assim como muitos paises colonizados pela Inglaterra tbm nao presta.
@@lucasaugusto5070 Por mais escroto que soe as únicas ex-colônias que funcionam são aquelas em que os nativos foram praticamente exterminados, e os colonizadores povoaram a região.
tu é brabo na hora de fazer anúncio, parabéns!
Estou lendo Império de Bial Ferguson, muito bom recomendo. A atuação do Império inglês na Índia, África, Austrália e América é sua história é incrível.
Parabéns...excelente aula de história e geografia tudo junto.....encantada.
Átila impecável como sempre, com informações relevantes transmitidas de forma clara e objetiva.
Átila, faz um vídeo sobre nosso sistema de votação e eleição? O CGP Grey tem uma série de vídeos bacanas, mas acho que seria legal ter um em português e focado no Brasil :)
Cabe mencionar que Alan Turing, mesmo sendo um dos pais da computação e um dos grandes responsáveis pela derrota dos nazistas, foi julgado e condenado pela Inglaterra por ser gay. Foi obrigado a tomar hormônios e acabou se matando por conta da perseguição.
Perfeito lembrar disso... tem um filme com a história dele, que inclusive morreu muito jovem.... se o mundo não fosse tão ignorante poderiamos ter avançado muito mais!
@@leticiafortes8569 o nome do filme é The Imitation Game e eu gosto muito tb. É com o protagonista de Doutor Estranho.
@Desde 2009
Concordo com vc.
Os grandes responsáveis pela derrota dos nazistas foram os soviéticos. Um dos grandes responsáveis pela derrota dos nazistas foi o Alan Turing.
Uma coisa não está em oposição à outra.
O trabalho do Turing com o Enigma foi substancial pra vitória, quebrou a inteligência do Hitler. Nada disso significaria nada se os soviéticos não dessem um ataque soviético no Hitler.
Eu tb odeio a elite da Inglaterra, eu tb sou um camarada. Segura o coração aí. Turing tava do lado certo da história, tanto que foi perseguido e massacrado não pela Alemanha, mas pela própria Inglaterra.
Os soldados soviéticos foram heróis.
Turing tb.
@Desde 2009 tá bom, então :)
@Desde 2009 caramba tudo isso .
O atila absorve mt conteúdo no mesmo tempo em q divulga, e eu n consigo terminar um livro kksksksks
Que fantástico modo de informar!
Queria ter 10% de sua energia pra nos mostrar fatos e história tão lindamente!
♥️♥️
Atila ótimo vídeo! Adorei! Para quem quer se aprofundar melhor sobre não só o colonialismo Britânico mas de outros países, leiam Sapiens : Uma breve história da humanidade, Harari fala muito bem desse tema.
Jared Diamond tmb fala
Parabéns pelo roteiro Atila, conseguiu passear entre várias nuances importantes sobre o tema sem que eu percebesse. 👏👏👏
Não acho que seja apenas o Império Britânico. A Europa ocidental como um todo tem essa coisa de ser o centro do mundo. O "modelo de civilização" que devemos seguir e etc. Até hoje vemos as consequências do colonialismo, neocolonialismo... Estados Unidos segue o mesmo modelo, só que usando um verniz democrático. Nunca vou esquecer do que os Britânicos fizeram com os Indianos, Australianos e etc.
@@elainepassos979 inclusive, os portugueses cometeram várias atrocidades aqui para conseguirem comercializar em condições favoráveis com os britânicos!
Gente, vocês são muito ressentidos com essa história de colonização, ao mesmo tempo que querem viver sob o que a cultura europeia produziu de melhor como universidade, tecnologias e ciência. O homem é o lobo do homem, a Europa caiu diversas vezes inclusive para povos não europeus. Deixem de piração com essa história, é óbvio que a Europa continua a ser o centro civilizatório do mundo, é óbvio que a Europa tem a melhor cultura do mundo em diversos aspectos. Querem pintar a imagem de que a Europa é o pior os continentes não ajuda em nada porque todos os problemas que a Europa criou também arrumou. Parem vem pra pensar em como seria viver fora desse “modelo de civilização” sem democracia que muitos povos vivem por aí.
@@linocostarossa5488 tem coisa boa e tem coisa ruim, não dá pra apagar o ruim, tá? Parece até q fica pessoalmente ressentido kkk
@@jararacavoadora5868 claro que não dá pra apagar o “ruim” mas esse julgamento entre ruim e bom, certo e errado muito volátil. O que é ruim pra você pode não ser pra mim, o que já foi bom outrora já não é mais. Longe de mim qualquer ressentimento ( a não ser o de vitória e orgulho) deixo para aqueles que saem por aí culpado o passado pelos seus fracassos atuais com teorias tirânicas contra quem fala o que, o que se fala, como gerenciar perdas do passado etc...
E evidentemente, nesse tipo de situação, os benefícios superam e muito os malefícios 👍🏼
Átila, independente de toda essa informarketing, bem interessante por sinal, assim como todas suas lives, te sigo, sou uma doida atrás de verdades, vc é um cara, pesquisador, cientista, em que acredito, sobre Inglaterra e sua potência, há possibilidades de vc falar sobre Churchill nesse embolo todo??
Podemos citar também o caso dos Smartphones. O chip que tornou possível o eficiente processamento dos celulares é baseado em RISC, desenvolvido originalmente pela ARM (Acorn RISC Machines), uma empresa fundada em Cambridge - posteriormente melhorado pela Apple.
Parabéns ao canal e ao apresentador... em uma apresentação só falou de assuntos transversais de história, ciência👌🏽
O land rover foi muito usado pelos exercitos. Isso também deve ter ajudado. Hoje é dos indianos. existiu tambem uma marca de carro Rover. Mas as marcas classicas inglesas ( GM , Triunph etc) são raras, coisas de museu
Adoro a sua forma de explicar as coisas, Atila! Sempre fico muito entusiasmado com as informações que você transmite.
Estava pensando aqui, só de observar a distância dos territórios conquistados já indica o tamanho do poder que os ingleses tinham.
@Desde 2009 quis dizer do poder tecnológico e industrial que permitiu que eles conseguissem conquistar todos aqueles territórios, impondo o imperialismo deles ( o que não foi o ponto do meu comentário, apesar de ciente de tudo que aconteceu. Só expus um ponto que me ocorreu assistindo o vídeo em relação a distância dos territórios.)
@Desde 2009 eles foram horriveis mas isso não faz a conquista deles menos impressionante
@Desde 2009 mas eu concordo com você. O imperialismo foi um momento que não pode ser escondido e precisa ser discutido sempre pra que não aconteça novamente eventos como o que você citou. O meu ponto aqui é que não era sobre isso que eu comentei. Nunca tinha reparado nas distâncias geográficas dos territórios até assistir o vídeo, o que representaria uma dificuldade na época e que os ingleses superaram.
Condeno o imperialismo, as mortes que causaram e tudo, mas aqui, no meu comentário, é só uma questão GEOGRÁFICA que eu levantei.
@Desde 2009 Quem tem poder subjulga os outros, é assim na sociedade desde os primórdios.Dominaram civilizações menos evoluídas, simples.
Boa noite, Atila!
Queria uma sugestão: meu namorado irá começar a desenvolver o projeto de TCC dele, mas ainda não tem muita certeza do que escrever. A única coisa que ele não gostaria de tratar era sobre didática. Gostaria mesmo de algo mais voltado para a biologia. Sugeres algum tema? :)
Atila é maravilhosamente didático 👏👏👏👏
Poderia fazer algo sobre a árvore genealogia de alguns imperadores mais conhecidos na história?
Fantásticooo!!! Sempre fico impressionada com seu roteiro e toda sequência do vídeo! Adoro!!!
Sempre vídeos incríveis e didáticos. Obrigada.
Esta questão de dominar o tempo, os trens , relógios e fusos eu li pela primeira vez no livro Sapiens. Foi fantástico.
Livro de cabeceira do Átila (e o meu também).
Excelente vídeo! Caramba, o sua capacidade de falar sobre qualquer assunto é invejável! Muito obrigado por todo o seu trabalho de divulgação científica! Eu quero um Átilaflix pra ontem! You rock! 👏👏👏👏👏
Temos a linha imaginária do equador que divide o mundo entre norte e sul comtemplando o globo inteiro, e o meridiano divide em leste e oeste, mas ele contempla somente a metade do globo, a outra metade seria a linha internacional da data.
A pessoa assiste com gosto as propagandas de Atila 😍🤩
No comeco achei que era publi da land rover depois achei que era publi de relogio por fim achei que era mercham da alura mas fui surpreendido pela publi da razor
Meu deus do ceu imagina uma entrevista do Átila com o David Attenborough
Os vídeos do Atila são ótimos!
Assistindo The Crow e aprendendo muito sobre o império britânico e cada personagem.
Atila: a
Camera: dá um zoomzinho
Atila: b
Camera: tira o zoomzinho
Excelente vídeo.
Muito feliz em colaborar com o trabalho desse canal.
Até pouco tempo as concessionárias de energia e telégrafos daqui eram inglesas em Recife eram a Tramsway e Western.
Vídeo excelente. Conexões incríveis.
Coincidentemente, estava esses dias tentando pesquisar sobre os maiores impérios do mundo pra ver como foi o império de Alexandre o Grande com a Macedônia - sempre fiquei imaginando isso ouvindo Alexander the Great do Iron Maiden mas nunca tinha parado pra pesquisar decentemente - e só me deparava com listas dos maiores impérios da história sempre com a Inglaterra no topo, me frustrando. Daí que parei pra notar que nunca tinha pensado nisso: Inglaterra realmente foi absurdamente gigante e bizarra.
No fim das contas fui achar mais referências colocando a Macedônia mais perto do topo quando o fator diferencial era poder militar e potencial de conquista. XD
I grande feito de Alexandre foi a velocidade com que ele conquistou aqueles territórios com os recursos e conhecimentos disponíveis na época dele. Fora isso a fragmentação depois da morte dele (muito jovem) impediu o império da Macedônia de realmente ir muito longe no escopo maior da história.
@@monteparnas exato...
@@monteparnas na maior parte dos impérios a queda começa quando o responsável pelo crescimento acaba morrendo (ou por questões internas). O império Persa (meu favorito) é outro exemplo disso.
Eu tive muitas aulas de história de qualidade no Ensino Médio, e no primeiro ano era sobre antigas civilizações, então acredito que seja uma forma de começar a pesquisar sobre os grandes impérios.
Começando assim você começa a ver as diferenças que fizeram um império se sobrepor à outros: quem começou a utilizar montaria, utilizar de táticas psicológicas, domínio tecnológico.
Eu nem queria saber sobre isso, mas se o atila fala eu escuto
Na parte da informática faltou algo interessante:
O evento em que a rainha da Inglaterra deu de presente um pequeno computador Commodore ao imperador japonês, o que levou a este reclamar que: "se sentia profundamente envergonhado que seu país não dispunha de tal tecnologia", impulsionando o Japão a entrar na microcomputação com o "consórcio" MSX (que vale uma história própria, onde o M quer dizer qualquer empresa e o X parece uma marca de um empresário brasileiro).
Muito intetessante e esclarecedor como sempre Atila🙏👏👏👏
Traduz seus vídeos para o inglês, assim poderemos compartilhar com os amigos gringos. Eles irão amar
Adoro seu canal. Informação de qualidade, em TDS os amigos.
Obrigado pelo conteúdo professor
Grande Átila... Ansioso para te ver lá no Integral!!! Valeu demais!!
Tem algum vídeo sobre o Egito e os antigos egípcios e a diversidade cultural e étnica lá?
Acesse os Vedas e terá o conhecimento completo.🌷
Alan Turing o PAI DA COMPUTAÇÃO
Lembrar que Burman, também chamada de Birmânia, hoje se chama Mianmar. Abraços direto da Capitania das Minas Gerais
Ótimo vídeo, Átila. Muito boa a linha de raciocínio.
Atila, vc é excelente! Muito obrigada pelo vídeo! Rs
E ainda tem gente q acha q a gente tá na merda hoje pq fomos colonizados por portugueses, mas a Índia foi colonizada por ingleses e n tão mto melhor n... Assim como vários outros!
Achar que ser colônia de determinada potência da época fosse mudar alguma coisa kkkk
@@rafaelchemistry esse pensamento é bem colonial kkkkkkk
Me senti edificado!!!
Ótimo conteúdo, essencial para entendermos uma porção de coisas da atualidade 👍🏾👏🏾👏🏾
Irônico é que hj a marca land rover pertence à um grupo indiano...
Sim.
Eu sabia de tudo (menos da Land Rover) mas fica totalmente diferente pondo junto. Muda a perspectiva.
Sempre vídeos incríveis 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Chocada com sua capacidade pra fazer uma publi virar um vídeo massa
Eu acrescentaria outra tecnologia que eles inventaram e nós brasileiros dominamos com maestria, o futebol. É claro com seus altos e baixos, mas com a balança tendendo mais para o alto na média.
Boa! Nós sempre fomos bons em esportes (se considerar a falta de incentivo), principalmente o futebol e isso sempre foi uma das poucas coisas nos deu uma "identidade". Esse momento que estamos vivendo agr - sem nenhuma copa do mundo, sem nenhum jogador para se inspirar ( o Neymar tenta, mas ainda tem muitos altos e baixos, á vezes fica muito tempo nos baixos) - se somar isso à síndrome de vira lata nos tornamos um povo sem identidade.
@@Fubukic9 Verdade, mas nosso futebol vem decaindo muito, não só pela falta de incentivo, mas também por falta de "uma identidade nacional". O sonho do jogador de futebol nesse país é ser bom para depois jogar em um time europeu, eles não estão fazendo nada de errado, entretanto isso vem tirando a nossa "indentidade nacional" que faria nosso futebol ser mais competitivo.
Futebol não é tecnologia, é um esporte igual a qualquer outro.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK futebol.
@@lecosan2008 sim, é claro. Mas eu estava brincando sendo irônico e tentando mostrar um pouco de orgulho do que já conquistamos.
Ótimo vídeo Mestre Átila !!
Será por isso que existe uma diferença de matemático para matemático britânico de filosofo para filosofo britânico.
Digo isto pois, aparece a informação da localidade neles normalmente e em outros só o nome é citado.
Amo tanto seus vídeos, Atila! Gratidao 🙏🏻🧚🏻✨
Arrasou como sempre Atila, conteúdo muito bom!! Obrigada
Átila, não entendi a relação do domínio do tempo (quando eles definiram Greenwich) com as 'conquistas', considerando que Holanda e Portugal eram grandes navegadores.
Você não entendeu porque o Átila não foi preciso no que disse, pois a tecnologia foi o meio e não a causa das conquistas britânicas. Foi através de guerras que os britânicos conquistaram esses territórios. Por mais que a tecnologia seja importante numa guerra, O Vietnã, ou recentemente a Palestina mostraram que só a tecnologia não vence a guerra. Mas o fato é que o colonialismo foi construído com base na guerra e quem venceu mais batalhas comandou mais territórios
@@thiagomackandall3770 também pensei isso, que ficou ‘oculto’ no vídeo rs
@@thiagomackandall3770 depois que a Inglaterra perdeu a guerra da independência dos USA ,eles ganharam muita esperiencia batalha mesmo tendo perdido.ajudou nas próximas batalhas.
@@thiagomackandall3770 obrigada!
Gostei do "motores a pavor" no tempo 7m6s kkkk
Ótimo vídeo! Obrigado Atila!
Por um lado eu adoro Harry Potter e Ed Sheeran, por outro, eu tenho mto ranço da Inglaterra
Excelente roteiro, parabéns.
E tem muita gente crente de que as nações ainda dominantes são ricas e tem grandes empresas de tecnologia por trás "apesar" do imperialismo... quando na real é em razão dele, que até poucas décadas/séculos eram vigentes em seu maior vigor.
Gostei da ironia dos "coletados".
Esse vídeo logo hoje, que terá uma final de Champions League entre clubes INGLESES haha