Que entrevista bacana muito legal Serginho grande pessoa, ah e Legiao no gigantinho em 1994 até hoje maior público no ginásio mais de 24 mil pessoas fora os 10 mil do lado de fora loucura salve Legiao 🙌 tragam o dado é bonfa
Pude ver o Serginho Serra tocando com o Legião na Rádio Cidade do RJ, década de 90, logo no início, não lembro precisamente o ano. Conheci o excelente trabalho dele na "Os Melhores". Outra banda pouco conhecida, "Telefone Gol", abri um show deles no Circo Voador. Serginho, uma puth@ referencia na Guitarra !
Só para traçar um panorama ; Assistir Serginho tocando com quem que fosse sempre foi um show a parte , a musicalidade de Serra sempre foi algo que deixava todo mundo impressionado , ele faz tocar guitarra parecer algo mais divertido e legal de se fazer no mundo , sabe o cara que emociona ? Sempre foi Serginho Serra tocando ao vivo.
Poxa, me emocionei aqui, primeiro porque sou fã do Serginho desde a primeira vez que o ouvi. Descobrimos que meu irmão era soropositivo em 96 um pouco antes da partida do Renato, e logo na sequência meu irmão foi preso e ficou uns 3 meses recluso , passou natal e ano novo lá mas aliviado porque pode contar a nós que estava contaminado, numa carta que escreveu junto com seus companheiros de cela ainda citaram o Renato, já faz 3 anos que meu irmão se foi, meu herói, meu amigo e meu pai. nosso irmão mais velho tem problemas com a bebida TB, pessoas com uma sensibilidade animal .Entáo, Serginho , nunca te vi mas sempre te amei. Grande abraço meu irmão , quem sabe um dia possamos fazer um som, claro, na maior humildade .
Cara, as redes sociais estão cheias de ódio incentivadas pelas próprias plataforma, pois, gera engajamento. Um conteúdo deste, falando de arte, amizade, carinho, vida é uma cura para nossas mentes. Parabéns Clê.❤
Todos os amigos do Renato russo quando falam dele da pra senti que todos sentem bastante saudades do Renato,talvez pq nunca mais vai ter um compositor como ele,todos sabiam que ele era um gênio ele não era desse mundo é algo divino um homem escrever como ele escreveu letras geniais praticante todas geniais 👏🏻👏🏻
Um exímio guitarrista com certeza e tocando com Renato Russo, só pode ser algo genial... É interessante notar que, sempre que alguém fala sobre o Renato, tem sempre aquele Q de sentimentos, sensibilidade, espiritualidade e genialidade, entre outros "dons" e afinidades do poeta líder da grande Legião Urbana... É tudo muito intenso e triste ao mesmo tempo, mas foi o que realmente teve de ser, a vida fluía dessa forma e os tempos se foram, mas marcaram toda uma geração..
Caríssimo@@edinaldosouza6868 todos os músicos que tocaram na Legião Urbana eram ótimos: Bruno Araújo, Tavinho Fialho, Gian Fabra, Fred Nascimento, Sérgio Serra, Mú Carvalho, Carlos Trilha. Pra você ter uma noção como Carlos Trilha também é ótimo, foi Trilha quem produziu os discos solo do Renato Russo, o disco que Renato Russo canta em ingles e em italiano.
@@ericsantos980 eu sei de tudo isso que você falou, sou fã do legião desde 1993, em 1997 comprei o equilíbrio distante e vi as duas fotos 3x4 de Renato e Trilha na contra capa. Mu chamou o Trilha pra tocar no legião porque ele ia ficar definitivo com a Marina.
Eu tava no Baiano de tênis nesse show da legiao, tava lotadaço, mas eu estava tao bêbado e feliz que nem percebi que era o Serginho na guitarra, me lembro que cantava e dançava feito um louco, um dos seguranças queria me pegar e umas amigas que estavam comigo dizendo: " deixa ele, ele esta feliz..."
Que relato bonito e sincero, Renato viveu pouco mas deixou tantas músicas e lições para todos nós e a sensibilidade de ambos, infelizmente não tive a oportunidade conhecer o Renato, um dos meus grandes ídolos mas muitos depoimentos confirmam que era um ótimo ser humano e o Serginho pelo jeito também, só vc mesmo Clê pra trazer essas estórias.
Eu estava nesse show aqui em Natal citado pelo Serginho. Eu tinha 16 anos e foi no feriado de 7 de setembro de 1992, na turnê do álbum V. Já comentei algumas vezes que foi um dos shows mais tensos até hoje que já fui! Renato estava bêbado e por pouco a apresentação não terminou na 2ª música, no caso "Metal Contra as Nuvens", devido a um curto circuito na iluminação do palco. Com tudo as escuras Renato deu um soco no microfone e saiu por alguns longos minutos. Sem falar que a plateia também não colaborou em nada: um rapaz ao meu lado foi ferido por um gargalo de garrafa que alguém arremessou do fundão, além da chuva de brita de construção que rolou em quem estava mais a frente do palco, como foi o meu caso. E na saída, a cavalaria da policia militar ainda desceu a borracha numa rapaziada! No geral não tenho boas recordações desse show e não foi a toa que a turnê acabou nessa mítica apresentação. O Dado inclusive menciona esse dia no livro dele.
Também sou de Natal e estive nesse show no antigo Papódromo (Espaço de Natal). Nessa época, eu tinha 21 anos. Lembro de umas brigas na plateia, da "chuva de brita", de algumas pessoas caindo sobre mim na hora do corre-corre para se afastar dos que brigavam. Contudo, procurei guardar na memória sobretudo a atmosfera mágica das músicas, não só as novas do álbum V, como as mais antigas. Eu também estava num lugar próximo ao palco, que dava para vê-los bem de perto. Resumindo: foi inesquecível, foi o meu primeiro e único show da Legião Urbana. Arrepender-me-ia se não tivesse ido, e hoje, nas conversas sobre Legião, posso contar aos mais jovens fãs reminiscências desse show.
@@martins147-m2m Sempre é bom poder conhecer pessoas que estiveram nesse show emblemático. Lembro que ele foi filmado mas até hoje não sei que fim essas imagens tiveram. Recentemente consegui um show na íntegra dos Titãs da qual fui no Papódromo em 98. Espero um dia poder ter esse registro da Legião da qual nós fomos!
Ė triste ver como os jovens de hoje normalizaram o consumo de álcool, não aprenderam nada com os sofrimentos e exemplos das gerações anteriores... "Parece álcool mas é só tristeza...".
Poxa, dá uma angústia essa musiquinha de fundo, junta com a forma dele contar a história, chorei horrores... toda essa manipulação emocional dá certo aim, Parabéns!!!!
Pra quem fala da bateria da Legião: O Renato definia e determinava como as musicas seriam... você acha que ele iria querer uma virada do Neil Peart nas músicas???? Kkkkk Ouça o primeiro LP, as musicas sao perfeitas assim como elas se apresentam....esta tudo no seu devido lugar ali.....sem falar do vocal, que ninguem consegue nem chegar perto.
Sérgio Serra ( Guitarra / Violão ) substituiu o Fred Nascimento na banda de apoio nos Shows da Turnê do Album "V" faziam parte também Carlos Trilha ( teclados ) e Tavinho Fialho ( baixo )
Impressionante como a maioria dos artistas são atraídos para as drogas e para o alcool. Isso é um fenômeno que deveria ser estudado a fundo na psicologia e na psiquiatria. Acredito que ó o fato de cantar e tocar para um público já causa uma reação química no corpo do sujeito, e se isso for somado com sucesso e fama aí causa ainda mais efeitos diversos na mente do sujeito.
Concordo. Sou do GAMA, e os vi no início, aliás, inclusive na época do Aborto Elétrico. Isto, assim, nos lugares do DF, nos rolés com a galera, os via, ali, naturalmente! Todos eles!
O legião urbana precisava mesmo de um guitarrista, pois o Dado hoje não toca nada e imagina naquela época. Quem viu vídeo da banda se apresentando ao vivo pode perceber em alguns momentos um guitarrista no palco, meio que escondido, fazendo o que o Dado não sabia fazer. Na verdade, o legião só tinha um compositor bom, só isso. O Renato cantava péssimo, o Dado não sabia tocar e o baterista era uma merda. O sucesso veio pelas letras e também pela ausência de banda de rock nacional de qualidade. Desculpe os fãs do legião (já fui também na minha adolescência), mas essa é uma realidade que não se pode negar. Hoje não suporto ouvir a voz do Renato, o canta cantava muito ruim.
Essa trilha no fundo atrapalhou, Cle
Não sabia que o Serginho tinha tocado com a Legião!
Um dos melhores guitarristas do BRock 80.
Depoimento emocionante, apesar de triste.
Tocou na curta turnê do disco V. Entrou no lugar do Fred Nascimento.
@@jeffersonfytaQuando o Fred brigou com o baixista? Depois da porradaria?
@@marcustmachadoisso
Exatamente. Fred e Bruno brigaram, os dois saíram e entraram Sérgio Serra (guitarra/violão) e Tavinho Fialho (baixo).
Também... Não sabia!!!...
Mano bateu forte aqui , eles lutando pra conter os vicius em meio a tudo que acontecia em meio as turnê, afinal seres humano em meio ao cãos da vida.
Cris Cornell, dizem que o suicidio foi por abstinencia, durante uma turnee ... foda
Que entrevista bacana muito legal Serginho grande pessoa, ah e Legiao no gigantinho em 1994 até hoje maior público no ginásio mais de 24 mil pessoas fora os 10 mil do lado de fora loucura salve Legiao 🙌 tragam o dado é bonfa
Pude ver o Serginho Serra tocando com o Legião na Rádio Cidade do RJ, década de 90, logo no início, não lembro precisamente o ano. Conheci o excelente trabalho dele na "Os Melhores". Outra banda pouco conhecida, "Telefone Gol", abri um show deles no Circo Voador. Serginho, uma puth@ referencia na Guitarra !
Foi em 1992
Só para traçar um panorama ; Assistir Serginho tocando com quem que fosse sempre foi um show a parte , a musicalidade de Serra sempre foi algo que deixava todo mundo impressionado , ele faz tocar guitarra parecer algo mais divertido e legal de se fazer no mundo , sabe o cara que emociona ? Sempre foi Serginho Serra tocando ao vivo.
Poxa, me emocionei aqui, primeiro porque sou fã do Serginho desde a primeira vez que o ouvi. Descobrimos que meu irmão era soropositivo em 96 um pouco antes da partida do Renato, e logo na sequência meu irmão foi preso e ficou uns 3 meses recluso , passou natal e ano novo lá mas aliviado porque pode contar a nós que estava contaminado, numa carta que escreveu junto com seus companheiros de cela ainda citaram o Renato, já faz 3 anos que meu irmão se foi, meu herói, meu amigo e meu pai. nosso irmão mais velho tem problemas com a bebida TB, pessoas com uma sensibilidade animal .Entáo, Serginho , nunca te vi mas sempre te amei. Grande abraço meu irmão , quem sabe um dia possamos fazer um som, claro, na maior humildade .
Seu irmão viveu bastante então mano pois naquela época era uma sentença de morte praticamente, que bom que vcs poderiam conviver muito tempo.
É muito endeusamento tolo para para isso. Para Deus, nós,"comendores de feijão". não há ninguém, ninguém especial.
@@roquesilva9638 Papo de invejoso rapaz, tenta evoluir
@@nandorodrigo9437 Fecha tua fossa, JAGUARA!
@@nandorodrigo9437 Vá estudar português, depois você volta aqui pra falar MERDA!
Que história linda e sensível. Serginho é um monstro tocando guitarra 🎸
Clê faça isso não, cara mais uma vez me emocionei demais, eu vi a cena na minha cabeça. Essas histórias são muito fortes
Cara, as redes sociais estão cheias de ódio incentivadas pelas próprias plataforma, pois, gera engajamento. Um conteúdo deste, falando de arte, amizade, carinho, vida é uma cura para nossas mentes. Parabéns Clê.❤
O problema é a impunidade q fez até bandido sair da cadeia para presidência
Aí você vê que o anterior era tão ruim que o povo preferiu eleger um "bandido" como seu presidente. Onde chegamos?
- Como era tocar na Legião Urbana?
- Resposta de Dado e Bonfá: Pergunta aos músicos contratados.
Lembro do Serginho no Ultraje. O cara tocava muito, sua guitarra complementava a ironia das músicas do Roger.
Serginho no Ultraje tocava muito! No acústico do Ultraje ele arrebentou!
Um dos melhores acústicos que a MTV produziu.
Para mim a melhor formação de banda de apoio. Pena que a turnê foi curta por conta de tudo que sabemos... Força Serginho..
Uma entrevista com o coração é outro nível.
Todos os amigos do Renato russo quando falam dele da pra senti que todos sentem bastante saudades do Renato,talvez pq nunca mais vai ter um compositor como ele,todos sabiam que ele era um gênio ele não era desse mundo é algo divino um homem escrever como ele escreveu letras geniais praticante todas geniais 👏🏻👏🏻
Um exímio guitarrista com certeza e tocando com Renato Russo, só pode ser algo genial... É interessante notar que, sempre que alguém fala sobre o Renato, tem sempre aquele Q de sentimentos, sensibilidade, espiritualidade e genialidade, entre outros "dons" e afinidades do poeta líder da grande Legião Urbana...
É tudo muito intenso e triste ao mesmo tempo, mas foi o que realmente teve de ser, a vida fluía dessa forma e os tempos se foram, mas marcaram toda uma geração..
Esse músico é muito bom, extraordinário 👍
O melhor apoio do legião.: Serginho Serra, Tavinho Fialho e Mu.
na epoca do serginho serra era o carlos trilha nos teclados, mu participou da turne de 1990 com fred nascimento e bruno araujo
@@marcelonathy sim, positivo. É que eu acho Mu melhor do quê o Trilha, Serginho melhor do quê o Fred, e Tavinho Fialho era melhor do quê o Jean Fabra.
Caríssimo@@edinaldosouza6868 todos os músicos que tocaram na Legião Urbana eram ótimos: Bruno Araújo, Tavinho Fialho, Gian Fabra, Fred Nascimento, Sérgio Serra, Mú Carvalho, Carlos Trilha. Pra você ter uma noção como Carlos Trilha também é ótimo, foi Trilha quem produziu os discos solo do Renato Russo, o disco que Renato Russo canta em ingles e em italiano.
@@ericsantos980 eu sei de tudo isso que você falou, sou fã do legião desde 1993, em 1997 comprei o equilíbrio distante e vi as duas fotos 3x4 de Renato e Trilha na contra capa. Mu chamou o Trilha pra tocar no legião porque ele ia ficar definitivo com a Marina.
Eu tive a honra de assistir o show com vc tocando com o Legião no club baiano de tênis na bahia
Sou editoe do canal Arquivo Legião. Tens alguma foto da apresentação?
Eu tava no Baiano de tênis nesse show da legiao, tava lotadaço, mas eu estava tao bêbado e feliz que nem percebi que era o Serginho na guitarra, me lembro que cantava e dançava feito um louco, um dos seguranças queria me pegar e umas amigas que estavam comigo dizendo: " deixa ele, ele esta feliz..."
serginho um dos melhores guitarristas do Brasil muito fera .......
O depoimento mais emocionante que já assisti sobre o Renato. Sensacional!!!
Serginho, além de um excepcional guitarrista, é um cara gente boa demais.
SIMPLESMENTE MARAVILHOSO!!
Que relato bonito e sincero, Renato viveu pouco mas deixou tantas músicas e lições para todos nós e a sensibilidade de ambos, infelizmente não tive a oportunidade conhecer o Renato, um dos meus grandes ídolos mas muitos depoimentos confirmam que era um ótimo ser humano e o Serginho pelo jeito também, só vc mesmo Clê pra trazer essas estórias.
Que depoimento! 💜
Eu estava nesse show aqui em Natal citado pelo Serginho. Eu tinha 16 anos e foi no feriado de 7 de setembro de 1992, na turnê do álbum V. Já comentei algumas vezes que foi um dos shows mais tensos até hoje que já fui! Renato estava bêbado e por pouco a apresentação não terminou na 2ª música, no caso "Metal Contra as Nuvens", devido a um curto circuito na iluminação do palco. Com tudo as escuras Renato deu um soco no microfone e saiu por alguns longos minutos. Sem falar que a plateia também não colaborou em nada: um rapaz ao meu lado foi ferido por um gargalo de garrafa que alguém arremessou do fundão, além da chuva de brita de construção que rolou em quem estava mais a frente do palco, como foi o meu caso. E na saída, a cavalaria da policia militar ainda desceu a borracha numa rapaziada! No geral não tenho boas recordações desse show e não foi a toa que a turnê acabou nessa mítica apresentação. O Dado inclusive menciona esse dia no livro dele.
Também sou de Natal e estive nesse show no antigo Papódromo (Espaço de Natal). Nessa época, eu tinha 21 anos. Lembro de umas brigas na plateia, da "chuva de brita", de algumas pessoas caindo sobre mim na hora do corre-corre para se afastar dos que brigavam. Contudo, procurei guardar na memória sobretudo a atmosfera mágica das músicas, não só as novas do álbum V, como as mais antigas. Eu também estava num lugar próximo ao palco, que dava para vê-los bem de perto. Resumindo: foi inesquecível, foi o meu primeiro e único show da Legião Urbana. Arrepender-me-ia se não tivesse ido, e hoje, nas conversas sobre Legião, posso contar aos mais jovens fãs reminiscências desse show.
@@martins147-m2m Sempre é bom poder conhecer pessoas que estiveram nesse show emblemático. Lembro que ele foi filmado mas até hoje não sei que fim essas imagens tiveram. Recentemente consegui um show na íntegra dos Titãs da qual fui no Papódromo em 98. Espero um dia poder ter esse registro da Legião da qual nós fomos!
Que relato!!! 🥹🥹🥹💙
Ė triste ver como os jovens de hoje normalizaram o consumo de álcool, não aprenderam nada com os sofrimentos e exemplos das gerações anteriores...
"Parece álcool mas é só tristeza...".
Quantas experiências de vida , observando esses momentos em que nem tudo são flores .
"Nem tudo é tão bom e tão ruim quanto parece."
"Nada engana mais que as aparências."
@Clemente, o Serginho tem algum parentesco com o Fred Nascimento? Hehe são muito parecidos. Abraços!!! Quando teremos o vídeo completo?
Emocionante 😢❤
Linda entrevista ❤
Sem palavras.❤
Que historia bonita
Acho que ja vi um vídeo desse tocando violão com o Léo jaime
Não sabia que o Lulu Santos tinha tocado com a legião
😂😂😂😂😂
😂😂😂😂
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
é tão lindo as historias que falam do renato.
Quanta humanidade, humildade...
É cara, o vício é uma merda 😢
Como você era exigente bigodão hahaha engraçado 😁👏👏👏
Poxa, dá uma angústia essa musiquinha de fundo, junta com a forma dele contar a história, chorei horrores... toda essa manipulação emocional dá certo aim, Parabéns!!!!
Serginho Serra, parece ser aquela pessoa que vc começa a conversar e se torna seu melhor amigo com 5 minutos.
Essa trilha de fundo nao precisa
Pra quem fala da bateria da Legião: O Renato definia e determinava como as musicas seriam... você acha que ele iria querer uma virada do Neil Peart nas músicas???? Kkkkk
Ouça o primeiro LP, as musicas sao perfeitas assim como elas se apresentam....esta tudo no seu devido lugar ali.....sem falar do vocal, que ninguem consegue nem chegar perto.
Clê, chama o Dado ou o Bonfá. Grande abraço!
Mas fez parte de algum álbum ou só em shows sera
Sérgio Serra ( Guitarra / Violão ) substituiu o Fred Nascimento na banda de apoio nos Shows da Turnê do Album "V" faziam parte também Carlos Trilha ( teclados ) e Tavinho Fialho ( baixo )
Não era só bebida rolava muito pó mais que a bebida
@@carlosbastos6415lamentável!
Ele tocou na curta turnê do disco V. Ele participa de algumas músicas no album Música p/ acampamentos. Ele entrou no lugar do Fred Nascimento.
Tem que levar o Dado e o Bonfá.
Impressionante como a maioria dos artistas são atraídos para as drogas e para o alcool. Isso é um fenômeno que deveria ser estudado a fundo na psicologia e na psiquiatria. Acredito que ó o fato de cantar e tocar para um público já causa uma reação química no corpo do sujeito, e se isso for somado com sucesso e fama aí causa ainda mais efeitos diversos na mente do sujeito.
Que trilha é essa
KKK bigodão hahaha solamente lindo ❤️😎😂 Renato Russo 🌹🙌⭐😇
Pra que essa trilha????
A vida de verdade tem muito isso infelizmente...
Quem é esse Clemente?
Sou fã da legião e não sabia que esse rapaz foi da legião ,me lembro do negrete
Ele não era propriamente da legião só fazia algumas apresentacoes esporadicamente.
Deu aflição de ver esse cara falando
Poxa, falar do R. Russo, Bonfá e Dado e esquecer do R. Rocha e da sua genialidade no "LU" é triste.
Concordo. Sou do GAMA, e os vi no início, aliás, inclusive na época do Aborto Elétrico. Isto, assim, nos lugares do DF, nos rolés com a galera, os via, ali, naturalmente! Todos eles!
lulu santos tocou na legiao
Nada a ver essa musiquinha de fundo... Ficou brega pacarai.
O legião urbana precisava mesmo de um guitarrista, pois o Dado hoje não toca nada e imagina naquela época. Quem viu vídeo da banda se apresentando ao vivo pode perceber em alguns momentos um guitarrista no palco, meio que escondido, fazendo o que o Dado não sabia fazer.
Na verdade, o legião só tinha um compositor bom, só isso. O Renato cantava péssimo, o Dado não sabia tocar e o baterista era uma merda. O sucesso veio pelas letras e também pela ausência de banda de rock nacional de qualidade.
Desculpe os fãs do legião (já fui também na minha adolescência), mas essa é uma realidade que não se pode negar. Hoje não suporto ouvir a voz do Renato, o canta cantava muito ruim.
Comentarios innecesarios.
Essa trilha sonora ficou horrível.
Tirem essa musiquinha de fundo, é muito irritante
O cara fez boas letras mas era uma mala mimado, passando pano para este chato do Carvalho.
Alguém no legião urbana sabia tocar???
Ngm sabe tocar, vc é o cara, o famoso fracassado Hater de internet. Parabéns
Quem toca muito é tu pow, deve fazer sucesso pra sua plateia imaginária
Bonfa e Dado não. Como bem sabemos. Por isso que tinha tanto músico de apoio kkkk
Legião Urbana era tão cafona!
Bobão! " vou falar de Ícones de 4 gerações que todo mundo conhece, canta e influencia novas gerações sempre para aparecer" Dãaaaaa 🙄🙄
Fundo musical chato demais.
Renato Russo era um punk playboy, um cara arrogante,,, se achava a última bolacha do pacote, teve letras geniais, más não era tudo isso não
E o seu trabalho? Quem conhece? Fracassado
Ele é muito parecido com o Fred Nascimento.
Tb acho, até o jeito de falar