Vc não imagina minha emoção depois de chegar do ensaio com Dado e Bonfá dar de cara com esse papo maravilhoso. Não conheço Mayrton pessoalmente, mas a influência dele na minha vida através do seu trabalho, é imensa. Que oásis seu canal, Clemente. Obrigado por trazer nossos heróis para dividir suas histórias com a gente. Abração!
André, vi 5 apresentações da Legião Urbana XX Anos aqui na Bahia, em diferentes cidades (Salvador - Fonte Nova e Concha Acústica, Vitória da Conquista, Itacaré e Ilhéus), me emocionei muito, é uma energia indescritível! Foram algumas das melhores experiências da minha vida, vc foi fundamental pra que isso acontecesse! Muito obrigado, vcs são demais!
Tipo de entrevista que a gente fica triste porque acabou! Que profissional incrível o Mayrton! Ele era o quinto Legionário. Que visão! Nos deu o primeiro da Cássia que é uma porrada bruta na fuça! Sujeito importantíssimo para a música brasileira. Quando eu crescer quero andar no recreio ao lado dele.
Um dos maiores produtores do Brasil, apesar de ser pouco conhecido. Esse cara simplesmente moldou o som da Legião e, foi sem dúvida, o que mais entendeu a cabeça do Renato Russo; musicalmente falando.
Metal contra as nuvens, minha música favorita da L.U. Se o Mairton se emociona, quem sou eu pra ouvir essa música sem chorar? Melhor podcast de música certeza é este!
Metal contra as nuvens não é somente a minha preferida da Legião, mas (na minha humilde opinião), a melhor música do mundo. É sempre uma viagem ouvir essa música.
@@victortavares5871 cara, essa é sensacional. A melodia tem uma forma q não tem como explicar. Apesar q, é difícil encontrar alguma música q não seja boa na Legião. Mas nesse disco acho q aq mais gosto é "A montanha Mágica".
Outra observação fantástica. O arranjador escrevendo em função do intérprete e o arranjador arranjando para música para que, só depois, o intérprete se encaixasse nela. A analogia com o alfaiate é espetacular.
Dois foi o primeiro LP que comprei em 1986. Estava com 14 anos e foi fantástico. Até hoje acho que o Renato foi o grande vocalista da década quem sabe da história. Que cantor. Sem contar o compositor, letrista e melodicista que era. Cantava muito, intérprete fantástico mesmo.
Esse cara viveu o q todos fãs de Legião gostariam de ter vivido: presenciar muitos momentos nas gravações dos discos, queria ser invisível e voltar numa máquina do tempo e acompanhar toda a vida do Renato intensamente. Só Deus e alguns amigos tiveram esse "privilégio"!
Me senti representado no aperto de mão na metal contra as nuvens. Obrigado Mairton por tudo. A melhor banda do Brasil. Poesia, crítica, música. Um beijo no seu coração.
É, confesso que andava meio "sem saco" prá Legião... acho q "levei pro coração", a bobeira promovida por certo herdeiro mimadinho. Mas vendo esse podcast, ouvindo o Mayrton e ClÊ nessa vibe goodíssima, ME REACENDEU a vontade de continuar Legionário!
Excelente entrevista com o quinto legionário, que não só produziu mas também foi sócio da Radical Records na primeira metade do anos 90 e lançou Garotos Podres, Volkana e Devotos de Nossa Senhora da Aparecida.
Esta entrevista ficará marcada para sempre... o "cara" que fez nós "jovens dos anos 80" , os 50tão de hoje curtir o rock do Legião Urbana e outras bandas da época!! gratidão!
1:03:50 o baixista que tocava com Elis no show em SP "Saudades do Brasil" é o Kzam. Tenho o LP duplo ao vivo do saudades, estou com ele em mãos lendo a ficha técnica (ele faz violão e contrabaixo). Infelizmente, o único que me falta pra fechar a discografia, é este que o Mayrton produziu. Agora, pode ser que tenha sido o Pedro Ivo, que tocava com o Cesar Mariano no álbum ao vivo "ponte das estrelas" meados dos anos 80, já com Elis falecida. Até agora, entrevista incrível! Parabéns a todos envolvidos 👏👏🤠
Cara... ver um produtor do TAMANHO do Mayrton chorar, se emocionar com algo feito ha 30 anos atrás é um sopro de esperança, e a certeza de que a música sempre vence. Eu como consumidor voraz de fichas técnicas, e ainda adolescente, tinha a certeza de que ver o nome dele envolvido na produção de de um disco, era a certeza de algo bom, difetente, continha alí. A "sinceridade da lágrima" do produtor é algo tocante para nós que estamos ligados á música. Outro ponto emocionante é quando ele diz que conheceu o verdadeiro Brasil atráves de CHITÃO & XORORÓ. Aqueles que pregam a tal da "humildade" sem saber o que significa essa palavra, eis aqui o verdadeiro exemplo da VERDADEIRA HUMILDADE. Obrigado Clê por fazer deste espaço mais que entrenimento, e sim, um verdadeiro aprendizado, muito útil para nós que de alguma forma estamos envolvidos com a "cadeia" da música. Espero ansiso por um bate papo seu com LIMINHA.
Foi o único podcast que assisti do começo ao fim até hoje , Mayrton Bahia é uma entidade , o cara é genial e tem uma sensibilidade incrível, ajudou a materializar várias das obras primas que temos na música brasileira.
Esse canal se trata de uma verdadeira fábrica de documentários históricos em forma de podcasts! Muito obrigado pelo valioso conteúdo, Clê! Sucesso, sempre!
Que podcast maravilhoso. Um dos melhores. Clê tenta levar Lô Borges, o cara que criou toda a cena mineira. Liebert pra falar um pouco da banda mais popular do Brasil, The Fevers… Dalto, Djavan, Luis Caldas 😊
Em 1995 quando eu ouvi a primeira vez metal contra nuvens marcou minha vida pra sempre. E a muito tempo eu não me emocionava ao ouvila. E vendo e conhecendo o cara q montou e gravou a música da minha vida ( mairton Bahia ) ir às lágrimas, não tem como não lembrar da adolescência. Obg mairton
Com todo respeito aos maravilhosos convidados que já passaram por aí, esse foi o melhor programa do Corredor! Cara! Que imersão na obra da Legião, depois de assistir, ouvi toda a discografia em vinil (que o Mayrton participou), com essas informações fresquinhas, a experiência foi muito boa! PARABÉNS CLÊ!!!
Serviço de utilidade à alma❤ Sou fã do Mayrton desde a infância, quando ouvia Legião. Uma aula de tudo. Obrigado Clemente por essas 3h de lições com nosso super mestre Mayrton Bahia❤
Que legal saber quem é, ver a cara por trás do disco. Quantas e quantas vezes eu fiquei ouvindo Legião e lendo os encartes e imaginando quem seria Mayrton Bahia - mt antes da Internet. Valeu, Clê, pela entrevista! Abração e sucesso!
Quando o cara CHORA ouvindo o resultado de um trabalho, dá pra ver que ele fez tudo com paixão e esmero. Por isso é uma lenda! Podcast sensacional! Parabéns, Clê e Mayrton!
1:35:11 a hora que o Mayrton Bahia para pra tomar uma água pra se acalmar...essa é a hora q paro pra registrar essa msg: sou o jovem cheio de Tzão, cheio de música nova e tô aqui vendo esse podcast pra tentar me munir de conhecimento e inspiração pra poder fazer minha carreira acontecer de forma longeva, não apenas ficar subindo qlq música, qlq gravação caseira, a cada mês de forma mecânica em série...feito desabafo, volto pro vídeo...xoxo
Apesar de assistir vários vídeos do canal, nunca senti necessidade de comentar. Dessa vez me senti obrigado a vir dizer obrigado. Nas duas entrevistas o Mayrton conta histórias incríveis, mas nessa de agora ele nos emociona. Um abraço, sucesso!
No filme Elis e Tom, disco dela e do maestro de 1974, o Tom recebe o Cesar para fazer arranjos e isso se torna um problema pro Tom, pois ele reclama do Cesar usar muita nota dizendo que ele tinha vinte dedos e o Tom começa a pedir ao César que economize as notas. Certamente isso teve uma grande influência na maneira do Cesar arranjar dali pra diante, pois os grandes crescem por estarem sempre aprendendo.
O podcast é maravilhoso, falar sobre música é viajar na letra e no significado da música no nosso coração, aprendi gostar do Legião aos 12 anos e tenho 44 hj e tudo tem significado que vai fazendo cada vez mais sentido.
Fui aluno do Mayrton e trabalhei como assistente do Dado na Rockit! Dois privilégios em minha vida. Clemente é show, ainda quero ter o prazer de conhecê-lo!
Eu fiz o curso de producao fonografica, entrei em 2019, sai de curitiba pra morar no rio, foi incrivel, não trocaria essa experiencia por nada. Algo dificil de explicar, a forma como voce pensa muda, a percepcao das coisas e como voce se relaciona com elas, referencias... Mayrton e todos os demais professores a Pastore o Rente o Renato o Zapala muito queridos. Muito bom ver e ouvir voce Mayrton, um abraco!
Caraca, ele se emocionou mesmo com Metal Contra as Nuvens. Deu vontade de chorar junto...só quem vivenciou o plano, o projeto, o momento pra sentir isso. Muito massa. Muito ótimo.
Mayrton também produziu muitos artistas da Bahia nos anos de 1980. Espero que um dia essa filmagem da Legião em estúdio que ele diz que fez seja lançado, o que não vai faltar é quem queira assistir .
A beleza desse nosso mercado é que não existe disco ruim. Todos os discos contam uma história que faz parte da trilha sonora da vida de alguém. A importância dessa aula de maturidade musical do Mayrton é entender que o tempo é o melhor amigo da obra musical.
Mayrton Bahia, muito gênio na área de produção musical, aprendemos muito ouvindo suas histórias. Não tinha conhecimento no seu envolvimento na produção do primeiro disco do Ritchie, e uma questão me deixou curioso, na ficha técnica de "Menina Veneno" a bateria tá creditada como tocada pelo Lobão, mas ele fala que usaram uma Lynn Drums.
Grande Mayrton! Uma lenda viva da produção musical brasileira. Precisava escrever um livro! Sensacional a história da Elis gravando da técnica. "As Quatro Estações", na minha opinião, tem as melhores vozes do Renato com a Legião. Estava ouvindo hoje o trecho final de 'Sete Cidades': o último 'looongee' é f*! E o Mayrton estava lá! Foi duro mas valeu muito a pena!
Hoje, na sexta feira santa, estou ouvindo o disco Uma Outra Estação. Pensei em tudo que o Mairton falou sobre o Renato Russo. Eu gostaria de saber do Mairton se não tem aquelas sobras de estúdio da Legião. Tipo os Out Takes dos Beatles?😊
Tenho certeza que o Renato alcançará várias outras gerações e o MUNDO. Sim, o mundo, a galera de outros continentes. A beleza das letras e músicas e, principalmente, a intensidade dos sentimentos que nos despertam até hoje, é prova que essa arte trancenderá o tempo e a linguagem. Entender a dimensão da grandiosidade desse artista e sua arte, é um presente! E essa percepção só aumenta a nossa admiração. É muito massa!!! E, Clemente, tu tem razão, quanto mais velhos ficamos, mais impressionados e emocionados ficamos ao ouvir Legião. Ouço Legião há anos, e continuo me emocionando. É foda. É muito foda.
Obrigado pelo conteúdo, Clemente! Uma pena se vc não monetizou esse vídeo. Fantástico esse material! Que figura incrível, o Mairton! Dentro de um charco de vaidades em q ele trabalhou, é um cara que não fala mal de ninguém. Mairton e vc melhoraram minha noite!
Rick Bonadio, só é de outra época, logo, atuará de outra maneira. E tem mais, perceba as falas do Mayrton, ele é de uma determinada classe social com muito conhecimento de humanidades(veja a entrevista passada|). O Rick é produção e produto do que restou da década de 80, acrescido da abertura do país nos anos 90. É uma comparação muito desigual.
@@sucote100 Não é não. Porque o Rick se acha só pq produziu os Mamonas. Muitos produtores famosos rejeitaram a Legião e só o Mayrton foi capaz de entender o que o Renato queria.
Se não me falha a memória... Mayrton Bahia, junto com uma imensa galera da diretoria, também trabalhou no álbum da banda "Tigres de Bengala" no início dos anos 90.
Renato , foi um roqueiro mais acima de tudo um "poeta lendário". É um pena que foi embora tão cedo dessa enorme escola que chamamos de mundo . Com certeza ainda iria escrever belíssimas letras e transformá - las em inesquecíveis canções. Influenciando , novas geraçãoes para o bom gosto e criatividade.
Clê, muito obrigado pela oportunidade de uma audição da melhor música da Legião ao lado do seu produtor! Que momento! Melhor que isso, só se fosse com o próprio Renato ou os caras da banda! Longa vida ao teu podcast e continua nessa caminhada!
Uma das maiores aulas sobre interpretatividade e emoção, a concepção dele a partir da observação de dois dos maiores intérpretes de todos os tempos da música brasileira.
Estou faz DIAS criando uma série de ilustrações e enquanto faço isso, boto alguns episódios para tocar nos fones. Esse cara é ouro puro. Um dos poucos que ouvi até agora que é realmente apaixonado por música e por pessoas.
Era adolescente qdo comprei o 4. Estacoes no lançamento e fui ler o encarte(uma das satisfações). Vi o nome do mayrton citado algumas vezes e pensava esse cara deve ser f*d@. Hj constatei. Que artista!
Eu era adolescente quando comprei o 2. Logo depois comprei o “1” - Legião Urbana. O 2 era muito mais complexo, elaborado e bem sucedido, adorei e tocou muito na vitrola. O 3 “foi Que País é esse” que era muito bom também. Quando saiu o 4 Quatro Estações foi uma grande decepção. E a partir daí não curti mais a banda.
A Letra mais Linda e forte que o Renato Russo fez nesse disco ele fez por fazer e ainda jogou o papel na mesa como se fosse nada, imagina se ele tivesse inspirado em criar a letra
Poxaaaaaaaaaaaaaaa , até que enfim ! Talvez a entrevista mais esperada por todos nós ! Clemente , sem palavras para te agradecer e ao Mayrton também ! Obrigado mil vezes !!!
3Horas e 9 minutos… Foi D+ um aprendizado fora da caixa foi algo que contribui não só pela música em si mas pela arte num todo pela vida num todo foi demais.
Mayrton Bahia é um dos responsáveis pela felicidade de milhares de pessoas. Enfim, gestão de pessoas ainda continua fazendo a diferença. Parabéns Clê. Saravá
Um grande professor que ama o que faz e fez ! Espero que jovens se interessem e perpetuem essa història brasileira do som ! Obrigado por essa incrìvel entrevista-testemunho. Amei
Meu deus... História viva na nossa música. "Tem que ter a lágrima", isso define qualquer segmento da vida, mas define muito o nosso fazer artístico atual. Ah essa saudade que eu sinto de tudo que eu ainda não vi... saudade de mais Renatos Russos. Melhor programa de música de todos os tempos! Parabéns Clemente!
Vc não imagina minha emoção depois de chegar do ensaio com Dado e Bonfá dar de cara com esse papo maravilhoso. Não conheço Mayrton pessoalmente, mas a influência dele na minha vida através do seu trabalho, é imensa.
Que oásis seu canal, Clemente. Obrigado por trazer nossos heróis para dividir suas histórias com a gente. Abração!
André tem ir lá...leva o dado e bonfas junto será duca
Corredor 5 é altíssimo nível
Um dia vi você no hospital wie trabalhava e foi de uma gentileza extrema. Coce representa o sonho de uma legião de admiradores.
André, vi 5 apresentações da Legião Urbana XX Anos aqui na Bahia, em diferentes cidades (Salvador - Fonte Nova e Concha Acústica, Vitória da Conquista, Itacaré e Ilhéus), me emocionei muito, é uma energia indescritível! Foram algumas das melhores experiências da minha vida, vc foi fundamental pra que isso acontecesse! Muito obrigado, vcs são demais!
@@laertee.3231incrível essa energia. Em Fortaleza já fui aos 3 e cada show a energia vai aumentando. Fiquei uma semana com essa energia
Só queria da um abraço em Mayrton e dizer: Obrigado meu irmão!
Tipo de entrevista que a gente fica triste porque acabou! Que profissional incrível o Mayrton! Ele era o quinto Legionário. Que visão! Nos deu o primeiro da Cássia que é uma porrada bruta na fuça! Sujeito importantíssimo para a música brasileira. Quando eu crescer quero andar no recreio ao lado dele.
Um dos maiores produtores do Brasil, apesar de ser pouco conhecido. Esse cara simplesmente moldou o som da Legião e, foi sem dúvida, o que mais entendeu a cabeça do Renato Russo; musicalmente falando.
Metal contra as nuvens, minha música favorita da L.U. Se o Mairton se emociona, quem sou eu pra ouvir essa música sem chorar? Melhor podcast de música certeza é este!
Metal contra as nuvens não é somente a minha preferida da Legião, mas (na minha humilde opinião), a melhor música do mundo. É sempre uma viagem ouvir essa música.
minha favorita tb
A Ordem dos Templários tb é sensacional
@@victortavares5871 cara, essa é sensacional. A melodia tem uma forma q não tem como explicar. Apesar q, é difícil encontrar alguma música q não seja boa na Legião. Mas nesse disco acho q aq mais gosto é "A montanha Mágica".
@@kelmerdegli7427 Vdd
Outra observação fantástica. O arranjador escrevendo em função do intérprete e o arranjador arranjando para música para que, só depois, o intérprete se encaixasse nela. A analogia com o alfaiate é espetacular.
❤
Eu nunca vi um podcast tão bem produzindo, tão bem frequentado e tão bem apresentado como esse… Puta que pariu!
O Cle é bastante respeitoso e educado com seus convidados ❤️
@@shirleyalbuquerque9686 😮
Esse é o Clemente!....
É muito bom mesmo
Dois foi o primeiro LP que comprei em 1986. Estava com 14 anos e foi fantástico. Até hoje acho que o Renato foi o grande vocalista da década quem sabe da história. Que cantor. Sem contar o compositor, letrista e melodicista que era. Cantava muito, intérprete fantástico mesmo.
quem curte legião não tem como não se emocionar com o Mayrton chorando ouvindo Metal Contra as Nuvens
2:38:00 A emoção dele ouvindo Metal contra as nuvens...ele deve ter se lembrado de tudo ...do Renato, da gravação... épico!!
Vi a entrevista semana passada, e hoje ouvi no carro a música e chorei junto... Agora assistindo de novo a entrevista, e choro junto com ele
Sensacional!
ouça no volume máximo: ua-cam.com/video/xdOHuY7JxLA/v-deo.html
Delícia de entrevista. Demorou muito pra entender o quanto esse cara é importante pra história do áudio no Brasil. Mayrton, obrigado!
Precisa ter continuação desse podcast com Mayrton ... ele tem muito mais pra compartilhar. Parte 2, please!!!
Obrigado Mayrton Bahia!!!
Que episódio!!!!! Lindo, emocionante
Amei o Mayrton. Obrigada Clê. Parabéns
Ele deveria escrever um livro sobre os tempos dele produzindo os discos da Legião.
Esse cara viveu o q todos fãs de Legião gostariam de ter vivido: presenciar muitos momentos nas gravações dos discos, queria ser invisível e voltar numa máquina do tempo e acompanhar toda a vida do Renato intensamente. Só Deus e alguns amigos tiveram esse "privilégio"!
Me senti representado no aperto de mão na metal contra as nuvens. Obrigado Mairton por tudo. A melhor banda do Brasil. Poesia, crítica, música. Um beijo no seu coração.
Esse cara é um documento histórico
O momento que toca metal contra as nuvens chorei junto com ele.
Muito lindo ve alguem que ama o que faz.
Dificilmente os produtores atuais terão esse tipo de história pra contar. Sorte desses como o Mayrton que puderam viver essas experiências 💞💞💞💞
Legião urbana em 3090 vai ter gente ouvindo!!!!! Imortal ###
ouça no volume máximo: ua-cam.com/video/xdOHuY7JxLA/v-deo.html
É, confesso que andava meio "sem saco" prá Legião... acho q "levei pro coração", a bobeira promovida por certo herdeiro mimadinho. Mas vendo esse podcast, ouvindo o Mayrton e ClÊ nessa vibe goodíssima, ME REACENDEU a vontade de continuar Legionário!
1:37:16 Legião Urbana
ouça no volume máximo: ua-cam.com/video/xdOHuY7JxLA/v-deo.html
Excelente entrevista com o quinto legionário, que não só produziu mas também foi sócio da Radical Records na primeira metade do anos 90 e lançou Garotos Podres, Volkana e Devotos de Nossa Senhora da Aparecida.
A entrevista mais "densa" que eu já vi. Parabéns Clê pelo belo trabalho.
Esta entrevista ficará marcada para sempre... o "cara" que fez nós "jovens dos anos 80" , os 50tão de hoje curtir o rock do Legião Urbana e outras bandas da época!! gratidão!
Meu professor querido, ficava d boca aberta nas aulas, como admiro o Mayrton! ❤
1:03:50 o baixista que tocava com Elis no show em SP "Saudades do Brasil" é o Kzam. Tenho o LP duplo ao vivo do saudades, estou com ele em mãos lendo a ficha técnica (ele faz violão e contrabaixo). Infelizmente, o único que me falta pra fechar a discografia, é este que o Mayrton produziu. Agora, pode ser que tenha sido o Pedro Ivo, que tocava com o Cesar Mariano no álbum ao vivo "ponte das estrelas" meados dos anos 80, já com Elis falecida. Até agora, entrevista incrível! Parabéns a todos envolvidos 👏👏🤠
C@r@lh0 Clemente!! Que papo maravilhoso!! Um dos melhores até agora. Aula de produção com muita lucidez, humildade e verdade. Que incrível!!
Que bom que curtiu
Cara... ver um produtor do TAMANHO do Mayrton chorar, se emocionar com algo feito ha 30 anos atrás é um sopro de esperança, e a certeza de que a música sempre vence. Eu como consumidor voraz de fichas técnicas, e ainda adolescente, tinha a certeza de que ver o nome dele envolvido na produção de de um disco, era a certeza de algo bom, difetente, continha alí. A "sinceridade da lágrima" do produtor é algo tocante para nós que estamos ligados á música.
Outro ponto emocionante é quando ele diz que conheceu o verdadeiro Brasil atráves de CHITÃO & XORORÓ.
Aqueles que pregam a tal da "humildade" sem saber o que significa essa palavra, eis aqui o verdadeiro exemplo da VERDADEIRA HUMILDADE.
Obrigado Clê por fazer deste espaço mais que entrenimento, e sim, um verdadeiro aprendizado, muito útil para nós que de alguma forma estamos envolvidos com a "cadeia" da música.
Espero ansiso por um bate papo seu com LIMINHA.
Cara, é o famoso: “mayrton, nem te conheço, mas ja te considero pakas!!” que cara MANEIRO!!!!
Só o ouro, a música brasileira é muito forte! ❣️🚀✌️👏
Foi o único podcast que assisti do começo ao fim até hoje , Mayrton Bahia é uma entidade , o cara é genial e tem uma sensibilidade incrível, ajudou a materializar várias das obras primas que temos na música brasileira.
Esse canal se trata de uma verdadeira fábrica de documentários históricos em forma de podcasts! Muito obrigado pelo valioso conteúdo, Clê! Sucesso, sempre!
Que podcast maravilhoso. Um dos melhores. Clê tenta levar Lô Borges, o cara que criou toda a cena mineira. Liebert pra falar um pouco da banda mais popular do Brasil, The Fevers… Dalto, Djavan, Luis Caldas 😊
Em 1995 quando eu ouvi a primeira vez metal contra nuvens marcou minha vida pra sempre. E a muito tempo eu não me emocionava ao ouvila. E vendo e conhecendo o cara q montou e gravou a música da minha vida ( mairton Bahia ) ir às lágrimas, não tem como não lembrar da adolescência. Obg mairton
Com todo respeito aos maravilhosos convidados que já passaram por aí, esse foi o melhor programa do Corredor! Cara! Que imersão na obra da Legião, depois de assistir, ouvi toda a discografia em vinil (que o Mayrton participou), com essas informações fresquinhas, a experiência foi muito boa! PARABÉNS CLÊ!!!
Uma das entrevistas mais emocionantes aqui do canal. O Mayrton é um cara com muita sensibilidade.
Serviço de utilidade à alma❤ Sou fã do Mayrton desde a infância, quando ouvia Legião. Uma aula de tudo. Obrigado Clemente por essas 3h de lições com nosso super mestre Mayrton Bahia❤
Putz, sou fã de Legião, mas não sabia da genialidade do Mayrton!!... Esse cara é foda!
Professor Mayrton Bahia! Me ensinou a produzir e tb me contou mtas histórias.
Uma onda essa entrevista.
Viva os 80's
Clemente, você não está construindo um conjunto de entrevistas. Você está criando um panteão. Bravo!
Esse Clemente é fera
Que legal saber quem é, ver a cara por trás do disco. Quantas e quantas vezes eu fiquei ouvindo Legião e lendo os encartes e imaginando quem seria Mayrton Bahia - mt antes da Internet. Valeu, Clê, pela entrevista! Abração e sucesso!
Quando o cara CHORA ouvindo o resultado de um trabalho, dá pra ver que ele fez tudo com paixão e esmero. Por isso é uma lenda! Podcast sensacional! Parabéns, Clê e Mayrton!
Ele fez/faz parte da máquina. Mas é inegável a paixão com a qual ele realiza o trabalho.
1:35:11 a hora que o Mayrton Bahia para pra tomar uma água pra se acalmar...essa é a hora q paro pra registrar essa msg: sou o jovem cheio de Tzão, cheio de música nova e tô aqui vendo esse podcast pra tentar me munir de conhecimento e inspiração pra poder fazer minha carreira acontecer de forma longeva, não apenas ficar subindo qlq música, qlq gravação caseira, a cada mês de forma mecânica em série...feito desabafo, volto pro vídeo...xoxo
Apesar de assistir vários vídeos do canal, nunca senti necessidade de comentar. Dessa vez me senti obrigado a vir dizer obrigado. Nas duas entrevistas o Mayrton conta histórias incríveis, mas nessa de agora ele nos emociona. Um abraço, sucesso!
No filme Elis e Tom, disco dela e do maestro de 1974, o Tom recebe o Cesar para fazer arranjos e isso se torna um problema pro Tom, pois ele reclama do Cesar usar muita nota dizendo que ele tinha vinte dedos e o Tom começa a pedir ao César que economize as notas. Certamente isso teve uma grande influência na maneira do Cesar arranjar dali pra diante, pois os grandes crescem por estarem sempre aprendendo.
Metal contra as nuvens é um filme mesmo. E dos mais sensíveis e incríveis já contados musicalmente. Uma salva de palmas pra todos!
Excepcional!! Mayrton Bahia, o quinto legionário!!!
O podcast é maravilhoso, falar sobre música é viajar na letra e no significado da música no nosso coração, aprendi gostar do Legião aos 12 anos e tenho 44 hj e tudo tem significado que vai fazendo cada vez mais sentido.
Fui aluno do Mayrton e trabalhei como assistente do Dado na Rockit! Dois privilégios em minha vida. Clemente é show, ainda quero ter o prazer de conhecê-lo!
Eu fiz o curso de producao fonografica, entrei em 2019, sai de curitiba pra morar no rio, foi incrivel, não trocaria essa experiencia por nada.
Algo dificil de explicar, a forma como voce pensa muda, a percepcao das coisas e como voce se relaciona com elas, referencias...
Mayrton e todos os demais professores a Pastore o Rente o Renato o Zapala muito queridos.
Muito bom ver e ouvir voce Mayrton, um abraco!
Caraca, ele se emocionou mesmo com Metal Contra as Nuvens. Deu vontade de chorar junto...só quem vivenciou o plano, o projeto, o momento pra sentir isso.
Muito massa. Muito ótimo.
Mayrton também produziu muitos artistas da Bahia nos anos de 1980. Espero que um dia essa filmagem da Legião em estúdio que ele diz que fez seja lançado, o que não vai faltar é quem queira assistir .
A beleza desse nosso mercado é que não existe disco ruim. Todos os discos contam uma história que faz parte da trilha sonora da vida de alguém. A importância dessa aula de maturidade musical do Mayrton é entender que o tempo é o melhor amigo da obra musical.
Valeu querido Carlão! ❤
Mayrton Bahia, muito gênio na área de produção musical, aprendemos muito ouvindo suas histórias. Não tinha conhecimento no seu envolvimento na produção do primeiro disco do Ritchie, e uma questão me deixou curioso, na ficha técnica de "Menina Veneno" a bateria tá creditada como tocada pelo Lobão, mas ele fala que usaram uma Lynn Drums.
Será que regravaram para o álbum completo? Pq pelo que eu entendi essa gravação a qual vc se referiu foi de um compacto com duas canções.
Tenho os vinis do Sexplicito. Esse que o Mayrton produziu é incrível!
Emocionante
Grande Mayrton! Uma lenda viva da produção musical brasileira. Precisava escrever um livro! Sensacional a história da Elis gravando da técnica.
"As Quatro Estações", na minha opinião, tem as melhores vozes do Renato com a Legião. Estava ouvindo hoje o trecho final de 'Sete Cidades': o último 'looongee' é f*!
E o Mayrton estava lá! Foi duro mas valeu muito a pena!
Isso não foi uma entrevista foi uma aula de produção musical. Eu estou começando agora no ramo e aprendi demais com vocês. Obrigado.
Não tenho o que dizer sobre esta entrevista. Somente lágrimas. Parabéns Clê e equipe!
Hoje, na sexta feira santa, estou ouvindo o disco Uma Outra Estação. Pensei em tudo que o Mairton falou sobre o Renato Russo. Eu gostaria de saber do Mairton se não tem aquelas sobras de estúdio da Legião. Tipo os Out Takes dos Beatles?😊
Tenho certeza que o Renato alcançará várias outras gerações e o MUNDO. Sim, o mundo, a galera de outros continentes. A beleza das letras e músicas e, principalmente, a intensidade dos sentimentos que nos despertam até hoje, é prova que essa arte trancenderá o tempo e a linguagem.
Entender a dimensão da grandiosidade desse artista e sua arte, é um presente! E essa percepção só aumenta a nossa admiração. É muito massa!!!
E, Clemente, tu tem razão, quanto mais velhos ficamos, mais impressionados e emocionados ficamos ao ouvir Legião.
Ouço Legião há anos, e continuo me emocionando. É foda. É muito foda.
Entrevista show. As histórias da Legião são demais. Parabéns, Clemente pela condução da conversa, simplesmente magistral.
Obrigado pelo conteúdo, Clemente! Uma pena se vc não monetizou esse vídeo. Fantástico esse material! Que figura incrível, o Mairton! Dentro de um charco de vaidades em q ele trabalhou, é um cara que não fala mal de ninguém. Mairton e vc melhoraram minha noite!
Puta merda, que aula.. parabéns
Renato não era só um vocalista de uma banda de rock. Ele foi um dos maiores intérpretes da música brasileira.
ouça no volume máximo: ua-cam.com/video/xdOHuY7JxLA/v-deo.html
Muito obrigado Mayrton.
👍😊
Esse é produtor de verdade. Rick Bonaddio deveria aprender com ele.
Rick Bonadio, só é de outra época, logo, atuará de outra maneira. E tem mais, perceba as falas do Mayrton, ele é de uma determinada classe social com muito conhecimento de humanidades(veja a entrevista passada|). O Rick é produção e produto do que restou da década de 80, acrescido da abertura do país nos anos 90. É uma comparação muito desigual.
@@sucote100 Não é não. Porque o Rick se acha só pq produziu os Mamonas. Muitos produtores famosos rejeitaram a Legião e só o Mayrton foi capaz de entender o que o Renato queria.
@@alemarks5239 Exatamente! 👏🏻
Ele produziu Engenheiros Do Hawaii também...
Por favor arranque tudo dele sobre a produção de As Quatro Estações. :)
Que cara sensacional. Sempre achei que música é feeling, e não exibição de virtuosismos.
Obrigado Mayrton por me fazer feliz esses 42 anos. Ouço legião a 30 anos todo dia.
Se não me falha a memória... Mayrton Bahia, junto com uma imensa galera da diretoria, também trabalhou no álbum da banda "Tigres de Bengala" no início dos anos 90.
Tinha Paulo Ricardo né?
@@EBJorge-ql1ii Paulo Ricardoo do RPM, não!
Renato , foi um roqueiro mais acima de tudo um "poeta lendário". É um pena que foi embora tão cedo dessa enorme escola que chamamos de mundo . Com certeza ainda iria escrever belíssimas letras e transformá - las em inesquecíveis canções. Influenciando , novas geraçãoes para o bom gosto e criatividade.
Clê, muito obrigado pela oportunidade de uma audição da melhor música da Legião ao lado do seu produtor! Que momento! Melhor que isso, só se fosse com o próprio Renato ou os caras da banda! Longa vida ao teu podcast e continua nessa caminhada!
Apesar de todas as dificuldades, de todo desespero, dos dias ruins e frios lembre-se "tudo passa, tudo passará "
Uma das maiores aulas sobre interpretatividade e emoção, a concepção dele a partir da observação de dois dos maiores intérpretes de todos os tempos da música brasileira.
Esse cara é um gênio. Obrigada por esse programa.
Estou faz DIAS criando uma série de ilustrações e enquanto faço isso, boto alguns episódios para tocar nos fones. Esse cara é ouro puro. Um dos poucos que ouvi até agora que é realmente apaixonado por música e por pessoas.
Renato Russo simplesmente genial. Tornou-se eterno. Entrevista de qualidade ímpar, parabéns.
Era adolescente qdo comprei o 4. Estacoes no lançamento e fui ler o encarte(uma das satisfações). Vi o nome do mayrton citado algumas vezes e pensava esse cara deve ser f*d@. Hj constatei. Que artista!
Eu era adolescente quando comprei o 2. Logo depois comprei o “1” - Legião Urbana. O 2 era muito mais complexo, elaborado e bem sucedido, adorei e tocou muito na vitrola. O 3 “foi Que País é esse” que era muito bom também. Quando saiu o 4 Quatro Estações foi uma grande decepção. E a partir daí não curti mais a banda.
Rapaz, esse papo em diálogo com Angra dos Reis ao fundo me emocionou bastante. Aliás, nos emocionou. ❤
A Letra mais Linda e forte que o Renato Russo fez nesse disco ele fez por fazer e ainda jogou o papel na mesa como se fosse nada, imagina se ele tivesse inspirado em criar a letra
Poxaaaaaaaaaaaaaaa , até que enfim ! Talvez a entrevista mais esperada por todos nós ! Clemente , sem palavras para te agradecer e ao Mayrton também ! Obrigado mil vezes !!!
Baita aula de personalidade. Nem sei o que dizer....
Eu vou fazer 44 Anos no dia 19/03, mas você Clemente,me deu de Presente Antes,ouvir Mayrton Bahia é um manjar para os Ouvidos. OBRIGADO.
Grande professor , fui seu aluno em 1998 ...na Estácio de Sá.
Quanta riqueza Mayrton trouxe pra nós!! Viva Mayrton Bahia!
3Horas e 9 minutos… Foi D+ um aprendizado fora da caixa foi algo que contribui não só pela música em si mas pela arte num todo pela vida num todo foi demais.
Mayrton é o 001 da Produção de discos. Ao lado do Liminha,da WEA. Esse é outro q eu quero ver uma entrevista aqui.
Que emocionante... quem tem mais de 40 anos - como eu , certamente se emocionou
Mayrton Bahia é um dos responsáveis pela felicidade de milhares de pessoas. Enfim, gestão de pessoas ainda continua fazendo a diferença. Parabéns Clê. Saravá
“A emoção é imperfeita…” Q entrevista, meus amigos. Parabéns, Clê
Mayrton Bahia... o gigante que andou entre os enormes... cara humilde demais... e, talvez, um dos caras mais saca de música e músicos no mundo!
"Nem tudo está perdido
Até da vontade de acreditar".
Renato Russo
Um grande professor que ama o que faz e fez ! Espero que jovens se interessem e perpetuem essa història brasileira do som ! Obrigado por essa incrìvel entrevista-testemunho. Amei
Comecei a te acompanhar com a entrevista do Poladian ,tudo isso por ter visto RPM em Mogi das Cruzes em 1986, são essas conexões que nunca se desatam
Metal Contra as Nuvens😢❤
Meu deus... História viva na nossa música. "Tem que ter a lágrima", isso define qualquer segmento da vida, mas define muito o nosso fazer artístico atual. Ah essa saudade que eu sinto de tudo que eu ainda não vi... saudade de mais Renatos Russos. Melhor programa de música de todos os tempos! Parabéns Clemente!