Tapa Econômico: Se você é contra a desigualdade, você é contra a raça humana

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 23 сер 2024

КОМЕНТАРІ • 76

  • @alesrangel9248
    @alesrangel9248 3 роки тому +12

    acho que esse ponto de vista seria interessante se nós tivéssemos um cenário em que todos tem o mesmo acesso a educação e conhecimento. A desigualdade ela é muito mais pesada pra quem está do lado desigual.

  • @eduardoszsv4070
    @eduardoszsv4070 3 роки тому +16

    Será que só eu estou gostando desses vídeos diários ?

  • @FabianoMonteirodeCavalho
    @FabianoMonteirodeCavalho 2 роки тому +2

    Henrique, sabe o que vc merece? Passar um tempo bom na miséria, pra vc ter mais empatia com a raca humana. Essa sua mistureba dos conceitos do liberalismo com a sua alta capacidade de ter solução pra tudo, te transforma numa pessoa digna de pena.

  • @Ademir3884
    @Ademir3884 3 роки тому

    Desigualdades sempre vão existir, por isso a necessidade da equidade.
    As desigualdades não mudam. O que muda é a consciência de cada um.

  • @marcionascimento662
    @marcionascimento662 3 роки тому +1

    Tds querem o luxo, mas quantos estão dispostos a pagar o preço?

  • @healthgoth2024
    @healthgoth2024 3 роки тому +11

    Henrique admiro seu trabalho no mundo das bikes, vc é um dos melhores. No entanto, essa sua admiração pelo Anarcocapitalismo, vejo como um grande equívoco. Vou contra-argumentar seus tópicos desse vídeo.
    (Só pra constar, não sou de esquerda, muito menos de direita, sou do pensamento do Municipalismo de Murray Bookchin)
    A confusão de Estado x Empreendedor(Capitalista), é errônea, pois o Estado moderno surgiu e existe para tratar dos interesses da Elite dona do Capital.
    No seu 1°exemplo, se cada um receber a mesma quantia em dinheiro, uns dias depois já haveria a diferença, eu concordo, e proponho avançar no tempo... algumas gerações...
    Logo, vc terá famílias ricas e famílias com fome. Por interesse comum, as famílias ricas se juntam e formam uma "força armada", pra se protegerem. Logo outros grupos ricos fazem o mesmo e criam grupos, geralmente em conflito, por terra, recursos, etc. Até que um conceito maior une esses grupos elitistas, donos do Capital. Sabe qual o nome desse conceito? É o ESTADO.
    O ESTADO, cria uma moeda comum para os interesses da Elite, cria leis, (seu 2°ex, onde a Dona Maria que faz Marmita, jamais vai ser concorrente de uma Perdigão/Sadia/Seara, estas aliás, qndo querem aumentar seu predomínio no MERCADO, se fundem ou unem as ações , onde aumentam seu Capital e Poder Político. Esse Poder Político é a forma onde o Grande Capital exerce seus interesses, seja com lobistas, seja com qualquer presidente que esse país já teve e que foi eleito e representou os interesses dessas Elites.
    Concluindo, sempre que houver Elite, haverá um Governo e um ESTADO, pra defender seus interesses.
    E vc como um cara bem viajado, talvez já tenha percebido em outros países, onde existe uma igualdade urbanística nas casas, e um pequeno diferencial entre os salários, por exemplo de um técnico e de um engenheiro, cito o Canadá como exemplo. Esses índices, mundialmente são reconhecidos como índices de qualidade de vida, onde vc tem baixa diferença social.
    Contudo concordo plenamente que o ESTADO brasileiro é ineficiente, porém a nossa ELITE CAPITALISTA tb é, não consegue diversificar a economia, vivendo principalmente da Exportação, e nesse momento da 4°revolução industrial, sequer esta preparada dentro daquilo que ela produz, como a pecuária latifundiária.
    Nosso Estado é ineficaz, pq nossa elite assim o fez.

    • @HenriqueAndrade87
      @HenriqueAndrade87  3 роки тому +3

      Respondendo de uma forma bem simples.
      Capitalismo depende da ausência do estado. Se uma elite se apoia no estado para se firmar... Ela não é uma elite Capitalista.
      Ela é uma elite Fascista.
      Pois o Fascismo, além dos outros atributos, é um sistema onde alguns “amigos do Reis” possuem domínio econômico sobre áreas “importantes” da economia.
      Portanto, seus conceitos sobre capitalismo estão errado.
      Tantos os pensadores Liberais, quando os Marxistas chegaram na mesma conclusão no final do século 19. O grande problema do mundo era a relação criminosa entre iniciativa privada e estado.
      O diagnóstico foi o mesmo, mas o remédio foi oposto. Os Marxistas propuseram o fim da iniciativa privada.
      E os liberais, o fim do estado.
      Só que a estrutura de poder que pode matar os outros... É o estado.
      Aí veio os genocídios comunistas.
      Empresários podem até ser filhos da puta em alguns casos... Mas sem o conluio com o estado... Não podem matar ninguém impunimente.

    • @healthgoth2024
      @healthgoth2024 3 роки тому +3

      @@HenriqueAndrade87
      Alguns conceitos são complexos e possuem divergencias entre filosofos, historiadores e economistas. Vou citar os 3 principais da sua resposta, pra nos entendermos melhor nessa argumentação.
      O fascismo, alguns consideram que só ocorreu na Italia de Mussolini, outros consideram, todas as ditaduras nacionalistas do periodo da 2° Guerra, e outros veem manifestações fascistas até os dias de hj. Um bom video sobre o assunto, canal "Se liga nessa história" - Fascismo.
      Capitalismo, conheço onconceito Anarcocapitalismo, de livre mercado e livres trocas voluntárias, da mão invisível que regulamentaria a economia, porem assim como o Comunismo de Marx, nunca saiu da teoria. A mão invisível, fez guerras pelo mercado, apoiou ditadores em outros países desde que defendesse seus interesses, possui a maior população carcerária mundial, e como disse Elon Musk " daremos o golpe onde for de nosso interesse", quando questionado sobre o interesse no LÍTIO BOLIVIANO.
      (Antes do último, sempre preciso avisar, estamos numa fase de polarização, vc mesmo disse isso uma vez, que qndo contrariamos uma ideia, automaticamente somos Rotulados pro outro lado. Então, digo, não sou Comunista, tão pouco Capitalista)🤑🤑🤑
      Por fim, o Comunismo idealizado por Marx não é o que foi colocado em pratica por Lenin e Stalin, e outros que vieram. Nem o socialismo historicamente pode-se dizer que houve na pratica, pois o dinheiro nunca deixou de existir e as decisões politicas nunca foram tomadas por Comunas representadas do povo.
      Afinal Peixe-Boi nem é peixe, e muito menos boi, parodiando qualquer país que tenha o nome Socialista oficialmente.
      Concluindo que nenhum dos 2 sistemas, tenha funcionado, conforme a teoria prega, ouso dizer que ambos tb não funcionariam se fosse aplicado 100% das teorias.
      O Anarcomunismo/Comunismo de Marx, morreria devido e inificácia e desmotivação dos bons trabalhadores.
      Porem o Anarcoletivismo, que prevê uma diferenciação do trabalho baseada na dificuldade do trabalho e quantidade de tempo contribuído, poderia ter melhor sucesso.
      Agora o Anarcocapitalismo/Capitalismo Libertário morreria por ter uma pobreza tão grande que quase ninguém conseguiria comprar ou vender mercadorias, ou pq prevê uma continua troca de mercadorias, sendo os recursos finitos nesse planeta esférico.
      Porem, a Democracia Social tem dado sobrevida ao Capital, inclusive apoiado pela tese Neoliberal do Imposto Negativo(no Brasil chamado de bolsa familia), alias com estudo nos melhores países de IDH, com a proposta de pagar a todos os cidadãos uma renda mínima universal, independente da riqueza de cada um.
      São propostas... nenhuma das quais defendo, porem agrega conhecimento esses debates.
      Um abraço
      Roberto - Campinas

    • @HenriqueAndrade87
      @HenriqueAndrade87  3 роки тому +1

      @@healthgoth2024 então cara...
      Legal sua base teórica. Mas você não entendeu o que eu falei.
      Primeiro. Comunismo não tem como ser aplicado por uma impossibilidade de método de alocação de recursos.
      Capitalismo é a condição natural do ser humano. Ela é impedida de existir por poderosos. Só isso.
      Um não funciona por princípio econômico e outro não existe por imposição.
      Agora a sua ideia de que o capitalismo acabaria com os recursos... é historicamente comprovada como completamente falha.
      Nunca se produziu tanto com tão pouco... graças ao advento do capitalismo. Mas pelo jeito você estudou alguma coisa de comunismo e fascismo... Mas quase nada sobre capitalismo.
      E não estou falando de ler o que os autores de esquerda falam do capitalismo. Da mesma forma que quando quis estudar o marxismo, comecei lendo O Capital. E não o que Mises fala sobre Marx.
      Mas independente disso... dizer que uma elite capitalista utiliza o estado... É simplesmente um CONTRA-SENSO.
      É a mesma coisa que dizer que um marxista ortodoxo que permite propriedade privada. Isso simplesmente não existe.

    • @leandronascimento7837
      @leandronascimento7837 3 роки тому +2

      ​@@HenriqueAndrade87 Oi Henrique. Somente entrando um pouco nessa discussão. Sou cientista e doutor na área de ciências ambientais (ciclista nas horas vagas). Fiquei curioso com seu comentário de que o capitalismo não acaba com os recursos naturais. Tu tem alguma referência científica para embassar seu comentário? Em mais de 10 anos no meio acadêmico, por várias universidades e países diferentes nunca li uma vírgula sobre isso. Pelo contrário, o oposto é muito claro para os mais renomados cientistas da área, e todo ano artigos em cima de artigos são publicados nos elucidando, mas também alertando a população e gestores sobre esse importante assunto. Nunca desperdiçamos tanto recursos e nunca exploramos tanto. Toda a cadeia produtiva capitalista é extremamente ineficaz e desperdiça muitos recursos naturais.

    • @AirtonMusicando
      @AirtonMusicando 3 роки тому +1

      @@leandronascimento7837 é sempre bom ler um comentário com base científica e muita coerência! Parabéns...

  • @edersimielli
    @edersimielli 3 роки тому

    Já te admirava pelo canal "PraQuemPedala". Parabéns pela forma de pensar e pela didática em explicar isso.

  • @josedosreisdelemos9505
    @josedosreisdelemos9505 3 роки тому

    Correticimo Henrique mudar cultura das pessoas e dificil talves impossivel boa aula

  • @OMercenari0
    @OMercenari0 3 роки тому +4

    Tudo muito claro e lógico Henrique... Parabéns pelo vídeo MUITO bem posicionado e explicado!

  • @carlos47364
    @carlos47364 3 роки тому +3

    Henrique para presidente kkkk! Parabéns 👏👏 Por mais aulas assim! Top

  • @matheusribeiro5060
    @matheusribeiro5060 3 роки тому +2

    A desigualdade move o ser humano, em diversos aspectos. Uma desigualdade de risco/retorno por exemplo, faz você optar por um investimento ou outro. As assimetrias são fundamentais, entretanto quando falamos de pessoas, qual a profundidade disso? Não digo sobre acabar com a desigualdade, mas ela precisa ser tão profunda?
    Lançar os conceitos básicos do liberalismo não resolve os problemas. Veja por exemplo a escravidão, liberais clássicos como John Lock e Adam Smith se mostravam simpáticos ao processo de comércio de escravos. Bom, não vou me alongar muito, pois é um tema bem extenso, mas em resumo: as relações sociais são complexas e a simplificação das possíveis soluções não costumam resolver os problemas. Geralmente a redução da desigualdade passa por soluções macroeconomicas de direcionamento de investimentos e aproveitamento adequado das vantagens comparadas.

  • @jonatasgomez371
    @jonatasgomez371 3 роки тому +1

    fantástico!! explicou o que uma empresa burocrática demoraria dias para explicar!

  • @mobfotografia8337
    @mobfotografia8337 3 роки тому +1

    Eu sou contra a desigualdade e sou a favor da raça humana porque a ideia que tenho de desigualdade é totalmente diferente da sua. Na verdade acho que a palavra mais indicada para teu pensamento seria diferença, e não desigualdade.

  • @almeidafamily4807
    @almeidafamily4807 3 роки тому

    Curti pra caramba seu vídeo.

  • @EdsonLima1
    @EdsonLima1 3 роки тому

    Henrique, não conhecia esse seu lado e só tenho a dizer que fiquei mais fã de você. 😊
    Aproveitando, estou muito feliz por vocês e curtindo muito a "história" da criação do seu sítio.
    Parabéns e que Deus os abençoe hoje e sempre! 💕

  • @luizcruz52
    @luizcruz52 3 роки тому +1

    Cara, cada dia te admiro! Deus te abençõe!🙏🏾🙏🏾

  • @thiagocesar825
    @thiagocesar825 3 роки тому

    Cara, você é foda!

  • @edsonclaro5850
    @edsonclaro5850 3 роки тому +7

    Tá loko! Essa narrativa é ridícula!

    • @morellobass
      @morellobass 3 роки тому

      Bizarra, não sei de qual almanaque ele tirou isso.

  • @TheLissim
    @TheLissim 3 роки тому

    Muito bom

  • @marcionascimento662
    @marcionascimento662 3 роки тому +1

    Certíssimo.
    Um exemplo foi o auxílio emergencial, uns administraram os recursos, outros torraram fds e ficaram sem recursos e no sufoco.

  • @genildodearaujo3182
    @genildodearaujo3182 3 роки тому

    Falou tudo o conhecimento faz a diferença parabéns Henrique!

  • @cleimar_jb
    @cleimar_jb 3 роки тому

    Top demais.... Adquirir conhecimento independente da maneira feita sempre e bem vindo ... obrigado Henrique

  • @cesar57ful
    @cesar57ful 3 роки тому

    o sol brilha para todos vive na sombra quem quer
    somos todos iguais
    mas poucos evolue

  • @tonisouzafigueiredo3386
    @tonisouzafigueiredo3386 3 роки тому

    muito bom esse vídeo, parabéns pelo o relevante conteúdo.

  • @rodrigopaixao2674
    @rodrigopaixao2674 3 роки тому

    Que aula. Que o tapa econômico continue!

  • @dbvsoh
    @dbvsoh 3 роки тому +3

    É aquilo né, o problema não é a desigualdade, é a pobreza. O capitalismo enriquece as pessoas e as tira da pobreza. Somente a liberdade pode melhorar as condições de vida das pessoas.

  • @morellobass
    @morellobass 3 роки тому

    Pqp caio no meu conceito, homem branco falando sobre desigualdade.

  • @pedrinps
    @pedrinps 3 роки тому

    Excelente conteúdo!
    Continue com vídeos sobre o tema.

  • @luizferreiralm
    @luizferreiralm 3 роки тому

    Vídeo perfeito

  • @edsonmonteiroalarcaojunior4989
    @edsonmonteiroalarcaojunior4989 3 роки тому

    PQP muito bom! Parabéns!

  • @viniciusdaniel9865
    @viniciusdaniel9865 3 роки тому

    Muito bom o vídeo! 👏👏

  • @Luis_Henriqueee
    @Luis_Henriqueee 3 роки тому

    Isso não é um vídeo, e sim uma aula 🤩

  • @marcionascimento662
    @marcionascimento662 3 роки тому

    Falar em dar o q n é deles é fácil.
    Quem fala isso n divide o q tem.

  • @clodoaldoalvescampos7761
    @clodoaldoalvescampos7761 3 роки тому +1

    Carl Menger e a Escola Austríaca tem que ser mais divulgado. Parabéns pelo vídeo!!!!!

  • @Frank0Cr0at0an
    @Frank0Cr0at0an 3 роки тому

    Excelente vídeo, duas questões que pensei, nesse lugar hipotético que segue as 3 regras do liberalismos, a policial as forças de justiça, exemplo, no caso de um crime a ser julgado, o estado cuida dessa parte de segurança, ou no caso quem tivesse mais recursos poderia ser mais beneficiado, e no sentido de exploração de recursos naturais, se exploraria o máximo e o mais rápido possível, vendo que a demanda tende a aumentar cada vez mais, ou também seria do estado a responsabilidade de cuidar dos patrimônios naturais?
    a parte do estado ser a babá de todos concordo plenamente, se o serviço for mal prestado, simplesmente a pessoa deixa de consumi-lo, não precisa da mão pesada do estado impor coisas, como um local que conte com poucas saídas de emergência, se a pessoa acha o local seguro, ela frequenta, caso contrário, ela apenas não vai, e com a repercussão negativo o local se adequa ao que os clientes querem, caso esses consumidores sejam desejados pela empresa, essas ideias, fazem algum sentido?

  • @DiegoLorraN27
    @DiegoLorraN27 3 роки тому +1

    Henrique Andrade presidente 2022! 🔰

  • @clodoaldoalvescampos7761
    @clodoaldoalvescampos7761 3 роки тому

    O luxo de hoje é a necessidade do amanhã, se não fosse a corrida espacial talvez não teríamos a Ressonância Magnética!!!!

  • @pensandoemcomprar188
    @pensandoemcomprar188 3 роки тому

    Parabéns! Henrique 2022!

  • @tiagosobreduasrodas9593
    @tiagosobreduasrodas9593 3 роки тому

    Caraca velho. Só falou verdades.

  • @leandronascimento7837
    @leandronascimento7837 3 роки тому

    Não existe lei do mais forte na natureza e sim um processo bem complexo que nós cientistas chamamos de seleção natural. Durante esse processo uma gama de relações ecológicas existem, incluindo cooperação e competição intra e inter-específica.
    A natureza também não vive em equilíbrio, assim como sistema econômicos, existes ciclos e até mesmo caos na natureza. Eu sei que tu está somente emitindo sua opinião, mas como seu canal tem bastante alcance, não custa nada ter cuidado e pesquisar melhor antes de produzir conteúdo. Aposto que tu tem amigos cientistas e profissionais de áreas de diversas que poderiam te auxiliar. Do contrário, tu anda vivendo numa bolha e somente lendo da mesma coisa.

  • @shemarcus
    @shemarcus 3 роки тому

    Se não houver brainstorm não haverá evolução sócio econômica, só a hegemonia autoritário... Discussão e desenvolvimento estão atrelados, desde que com a devida maturidade...

  • @Dr.Diabetes__
    @Dr.Diabetes__ 3 роки тому

    Boa

  • @coninckbicicletas5949
    @coninckbicicletas5949 3 роки тому

    A verdade dói, mas ainda é melhor que uma doce mentira.

  • @wagnercunha8587
    @wagnercunha8587 3 роки тому

    fala sobre oq ta acontecendo com a GameStop

  • @lijeirinhoufmg7407
    @lijeirinhoufmg7407 3 роки тому

    Henrique vc tem boas ideias, candidate se a deputado..

  • @flaviopovoa9415
    @flaviopovoa9415 3 роки тому +2

    Muito bom vídeo Henrique! Concordo com muito do que você disse, só divirjo em alguns pontos como na questão das cotas: Concordo que o ideal é que tenhamos as mesmas regras para todos, mas o problema é que por séculos algumas classes de pessoas, como os negros, tiveram suas oportunidades negadas pelo estado. As regras não eram iguais e isto gerou graves distorções em relação à participação dos negros nos sistemas político e econômico. Acho que é necessária uma compensação nestes casos, mas concordo que não é simples definir a dose necessária (cotas em universidades, por exemplo) para minimizar as distorções históricas sem introduzir novas distorções. Let me know your thoughts...

    • @rafaelmascarenhas2581
      @rafaelmascarenhas2581 3 роки тому

      Não acho que o negro teve menos condições no Brasil...o pobre tem menos...um jovem branco que é pobre e mora na favela não tem a mesma condição de um negro por conta de cotas...moro em Brasília e vejo negros de família ricas pegando as vagas por cota... ou seja, pra mim as cotas tem que ser oferecidas para os pobres e não por raça

    • @flaviopovoa9415
      @flaviopovoa9415 3 роки тому +2

      @@rafaelmascarenhas2581 A questão é que, até o final do século XIX a maioria dos negros eram propriedade de outras pessoas, não tinham nenhuma autonomia e isso era regulamentado pelo estado. Esta é a diferença no meu ponto de vista.

    • @rafaelmascarenhas2581
      @rafaelmascarenhas2581 3 роки тому

      @@flaviopovoa9415 entendo...mas hoje o problema não é questão de raça e sim de pobreza...até entendo o que vc diz sobre isso...mas não são os negros pobres que estão entrando nestas cotas...aqui na Universidade de Brasília quem pega estas cotas são negros de condições excelentes de vida...o negro pobre continua sem conseguir... Maioria dos negros que entram são de escolas particulares...ou seja...pra mim tem que ter cota pra pobres e não só pra negros...

    • @rafaelmascarenhas2581
      @rafaelmascarenhas2581 3 роки тому

      Sem contar o bando de gente de pele clara pilantra que tem avós negros ou algo assim entra por cota na justiça... é de lascar. Por está lógica todos temos um pouco de ascendência africana pois o Brasil é uma mistura de todos os povos.

    • @flaviopovoa9415
      @flaviopovoa9415 3 роки тому

      @@rafaelmascarenhas2581 Compreendo Rafael. Realmente não é uma equação de fácil solução. Obrigado pelas considerações.

  • @emersonfnogueira
    @emersonfnogueira 3 роки тому

    Ok

  • @murilomaia8225
    @murilomaia8225 3 роки тому

    Kkkk crossing over pró-capitalismo.

  • @zezinho6869
    @zezinho6869 3 роки тому

    Vc é libertário?