Bom dia Professor, tenho uma curiosidade, como eu cálculo a área da seção transversal do solido "irregular" igual aquele que aparece no início do vídeo? Queria saber como calcular área e volume de corpos de formatos irregulares. Resumindo calcular integral de curva ou forma geométricas que não tem uma função que a define. Obrigado
Olá professor, tenho uma dúvida. Na video Aula 12.0 Parte 1, Cálculo Integral Volume Método dos Discos e Arruelas, aos 15:25 o senhor usa ∫ π[f(x)]^2 dx para encontrar o volume de um cone com o método dos discos. Nesse vídeo aos 14:00 o senhor usa outro médodo para cálcular também o volume de uma figura parecida, mas com base diferente. Minha dúvida é, ambos os métodos podem sem usados para ambas as figuras ? ou realmenta a base influênciou na escolha do método? E meus parabéns professor, suas aulas são muito boas.
4 роки тому+1
Olá! O método do discos SÓ é para sólidos de revolução (como foi o cone). Já esse método da seções transversais é valido para ambos os casos, pois basta você ter a fórmula da área seção transversal. O método dos discos é um caso particular do método da seções transversais, sabia? Quando temos um sólido de revolução, as seções transversais são círculos, o que significa que a fórmula da área da seção transversal será do tipo A(x)=pi*(f(x))^2. Perceba que é justamente a fórmula usada no métodos dos discos. Conclusão: Método dos discos -> Sólidos de revolução (cone entra aqui, mas a pirâmide não). Seções transversais -> Sólidos em que se tem a fórmula da área da seção transversal (cone e pirâmide entram aqui).
Os estudantes de Engenharia agradecem! Muito obrigado pelas excelentes aulas!
Se garantiu muito, amigo!
Estou aprendendo muito com suas aulas, Professor! Muito obrigado pela excelente iniciativa!!!
me ajudou d+++ valeu!!!
Fico feliz que tenha ajudado. Bons estudos!
Ótima aula e uma didática supimpa..👏👏
Obrigado pelo comentário! Fico muito feliz que tenha gostado :)
Excelente didática!
Mais um inscrito
Amigão, você é genial!
Ótima aula.obrigado
O problema professor é interpretar o enunciado, o resto é aplicação massiva da integral definida.
Bem que você poderia disponibilizar um pdf com essas questões que você trouxe no vídeo.
Bom dia Professor, tenho uma curiosidade, como eu cálculo a área da seção transversal do solido "irregular" igual aquele que aparece no início do vídeo? Queria saber como calcular área e volume de corpos de formatos irregulares. Resumindo calcular integral de curva ou forma geométricas que não tem uma função que a define. Obrigado
Esse é o nosso lider..........rsrsrs
Estamos juntos, camarada!
Olá professor, tenho uma dúvida. Na video Aula 12.0 Parte 1, Cálculo Integral Volume Método dos Discos e Arruelas, aos 15:25 o senhor usa ∫ π[f(x)]^2 dx para encontrar o volume de um cone com o método dos discos. Nesse vídeo aos 14:00 o senhor usa outro médodo para cálcular também o volume de uma figura parecida, mas com base diferente.
Minha dúvida é, ambos os métodos podem sem usados para ambas as figuras ? ou realmenta a base influênciou na escolha do método?
E meus parabéns professor, suas aulas são muito boas.
Olá! O método do discos SÓ é para sólidos de revolução (como foi o cone). Já esse método da seções transversais é valido para ambos os casos, pois basta você ter a fórmula da área seção transversal. O método dos discos é um caso particular do método da seções transversais, sabia? Quando temos um sólido de revolução, as seções transversais são círculos, o que significa que a fórmula da área da seção transversal será do tipo A(x)=pi*(f(x))^2. Perceba que é justamente a fórmula usada no métodos dos discos.
Conclusão:
Método dos discos -> Sólidos de revolução (cone entra aqui, mas a pirâmide não).
Seções transversais -> Sólidos em que se tem a fórmula da área da seção transversal (cone e pirâmide entram aqui).
@ Obrigado professor, tudo ficou mais claro agora.
esse cara não ta média não, ta no LIM (muito acima da média).x
x--> inf.
Opa! Fico muito feliz que tenha gostado. Em breve terão aulas de limites também hehe. Abraços!