Eu tive que pesquisar o nome de alguma coisa e tive que sair procurando nessa Abobrinha Infinita, então achei que seria bom deixar marcado ai os tempos dos níveis pelo menos, talvez seja útil pra alguém kkk 00:00 Introdução 09:30 Nível 1 (Emulação) 16:56 Nível 2 (Emulação com controle dedicado) 22:46 Nível 3 (Hardware dedicado pra Emulação) 30:18 Nível 4 (Consoles Originais Desbloqueados) 51:25 Nível 5 (Consoles Originais com jogos Originais) 1:01:35 Ligar Console Antigo em TV nova 1:16:30 UpScaler 1:19:50 Nível 6 (FPGA) 1:31:26 Nível 7 (Mister FPGA) 1:40:55 Considerações Finais
Eu gosto de jogar por emulação pq esteticamente posso jogar vendo todos pixel, sem ficar borrado, e também o motivo principal, posso jogar ótimas hacks, que algumas só funcionam em emulador (emuladores que são mais potentes que os consoles originais) e o motivo maior é que amo conquistas e por Emulação posso jogar no RetroAchievements os jogos antigos com conquistas e como isso deixa mais divertido para mim! Aliás joguei por muitos anos, (a minha infância inteira) jogos retros e principalmente Megaman, com controle, e hoje em dia prefiro usar teclado
19:58 na verdade o B é que pula e o Y corre , e da super certo correr e pular com o controle do SNES. Se pegar o controle do Mega Drive Usb para pc e emular jogos de Snes para jogar com ele , fica dificil fazer essa combinação de correr e pular ao mesmo tempo , porque a forma dos botões são diferentes. Agora quando se trata de Street Fighter o controle de Mega é perfeito por ter ali os 3 botes para soco e 3 para chute , já o Snes fica separado no L e R ficando meio estranho.
Fala mestre Elba, mto bom o video! Trabalhei por alguns anos com FPGA na minha graduação (Engenharia d Computação). Esses bixinhos são antigos! ahahaha os primeiros aparecem na decada de 80! Não é muito comum voce ver eles por aí pois a aplicação deles é um meio termo bem estreito entre processadores de uso geral e ASICs que trocando em miudos são chips que vem customizados de fabrica com um circuito qualquer! Aplicações onde tu encontra bastante eles: Cameras de alta velocidade; Mercado de ações; Processamento de video; Redes; Cloud. Minha experiencia com eles foi no campo da robotica, onde não são tão comuns, mas foi uma aventura bem legal, depois apliquei principios de processamento de imagen com eles no TCC, agora no mestrado usei um como bancada de testes para um outro dispositivo. Inclusive uma prima bem proxima da placa que ilustrou o assunto no video. Infelizmente é dificil focar neles no campo universitario, pois o paradigma que se usa para trabalhar com eles é muito diferente da progrmaação que vemos na faculdade. Daí o tempo para formar um profissional afiado em FPGA custa tempo, e o proprio ciclo de desenvolvimento em FPGA é demorado. Puxei a bandeira dos FPGAs no laboratorio pelo maximo tempo que consegui, mas outras tecnologias eram mais viaveis para os projetos! Fica a dica para todos os programadores que acompanham o canal, no BR oportunidades nessa area não são tão comuns mas tem lugares mundo a fora que matam por alguem q trabalhe com FPGA. E antes dos engenheiros eletricos apareçam, a explicação esta correta! o FPGA se modifica para SER aquele Hardware!
Abobrinha infinita! Vi o video aos poucos, e minha coleção é igual a sua: tudo que comprei e ganhei fui mantendo (ou "acumulando" né? kkkk). A grande diferença é que você foi a fundo em cada NÍVEL de como jogar retrogames, muito bom!!
21:00 Chegou minha hora! Meus gênero favorito de video games são os jogos de luta, e a grande maioria deles jogo no teclado. Acho bem mais rápido e prático aperta 2 teclas pra fazer o comando de "meia lua" do que fazer o movimento usando o pulso no controle arcade. Inclusive hoje em dia existem controles arcade que buscam essa praticidade do teclado. São as hitboxes e mixboxes.
1:11:48 o lance do cabo VGA e que seu padrão era industrial, alta qualidade, coisa de empresa, na época era luxo APENAS imagem em modo Progressivo 240P pra cima, e o dispositivo de envio precisava conseguir separar cores, gamma, e a tabela de pixels para resolução, visto que o dreamcast foi feito em parceiria com a M$soft. Dvi é acima do VGA. A indústria está indo para o Display Port.
Abobrinha infinita. Já houve uma época remota da minha vida em que meu sonho era ter um controle original adaptado pra PC de cada console que eu emulava, acho que na época eu pensava que seria o único jeito de ter uma experiência que me lembrasse dos originais, sem ter que hipotecar a minha família toda pra ter os consoles e colecionar os jogos! Hoje eu jogo tudo que é retrô no meu smartphone, e tá de boa!
Eu estou pensando exatamente isso. Ou comprar n64 pra jogar ou comprar o controle do 64 pra jogar n64 no pc. Aí fico em duvida e faço igual o julius: se não comprar nada o desconto é maior. E vamos de Project 64 + teclado.
Abobrinha infinita. Nem jogo retro games, mas ficar sabendo sobre o assunto é muito interessante e deixar o Elba falando de fundo enquanto vou fazendo outras coisas é uma ótima companhia
Mandei esse video para muitos amigos que querem começar uns retrogames, Achei um excelente resumo e um excelente ponto de partida para o cenário atual de retrogames. Eu curto muito jrpgs mas tem a questão da barreira de idioma, eu coleciono os originais e jogo no meu super nintendo a versão traduzida via Everdrive. Eu nunca vi um FGPA pra ver algumas questões mas como ele emula o hardware deve resolver, tem muito jogo que ele no emulador se comporta de um jeito e no emulador não. Percebi jogando o Earthbound, muitos poderes abusam da mecânica de tremer a tela criando efeitos unicos, como por exemplo a caixa de texto e imagem sairam por um lado e sair do outro ao mesmo tempo quando vc toma um Brainshock, no emulador o tela só balança sem acontecer do texto sair pelo outro lado. Quem entra no submundo dos jrpgs obscuros sempre percebe em algum guia um aviso de que tal magia ou tal inimigo se comporta de maneira anormal no jogo devido a emulação. Agradeço a dica do ps2 e ps1, estava na duvida do que fazer em relação a eles, provavelmente irei atrás da opção do canhão de disco e vou manter outro na forma original. Quase cai na armadilha do ps2 slim com essa porta usb ai com CG travadaça ia cair feito patinho.
"Brace yourselfs, abobrinha infinita are comming..." Excelente tema, espero que o nosso amigo UA-cam não encrenque com ele, gostaria que mais vídeos o abordassem.
Excelente vídeo Elbinha. Só uma pequena correção: FPGAs datam de 1983. E não é o upscaler que não gosta do GameCube, é o Eternal Darkeness que assustava ele. 😂 ABOBRINHAS INFINItas..
Abobrinha infinita que dá gosto de ver. Espero que tenha mais conteúdos de retrogaming. Sou adepto dos consoles de emulação da China, acho mais prático levar pra viagem ou ficar jogando no caminho pro trabalho.
Abobrinha infinita. Elba, comecei a colecionar retrogames faz um tempo, e gosto muito de colecionar os jogos originais, porém conseguir jogos originais é muito complicado por conta do preço e de estar no Brasil, você sabe como é, e por isso que dependendo do console, eu prefiro comprar um flashcard, tenho GBA, SNES, N64, ATARI, e recentemente comprei um Nintendo DS por causa dos seus videos, que por sinal são muito bons, e atualmente estou pensando em comprar um fliperama portátil por questão de nostalgia ( apesar de eu não ter vivido na epoca do fliperama, mas cheguei a jogar jogos no arcade), enfim, se fosse mais facil ter jogo original eu teria sem sombra de duvida, mas enquanto não é sou "obrigado" a ter flashcard e a jogar em emulador.
ABOBRINHA INFINITA !!!!! Eu recentemente troquei meu xbox 360 em um nintendo 3ds old pra mim pq tava parado em casa pegando poeira a varios anos entao achei um negocio bom e queria jogar jogos do mega drive, gameboy color e tals e a melhor forma que eu tinha pra fazer isso era baixando os emuladores ja que eu nao tenho condições financeiras pra comprar 1 console de cada e suas respectivas fitas agora depois desse video eu fiquei ainda mais empolgado pra jogar meus joguinhos rs rs
A parte engraçada de assistir todos os videos do elba todos os dias, é que os save de onde o video parou ficam sempre perto do final, então acaba um vídeo, eu dou tchau pro elba, começa outro vídeo, e eu dou tchau pro elba
Só complementando sobre FPGAs, elas não são uma tecnologia recente de 2020 como foi citado, algumas já datam de 1984-5, mas provavelmente só recentemente elas ficaram acessíveis para o consumidor final. As FPGAs são circuitos integrados que podem ser reconfiguradas para terem o comportamento de praticamente qualquer circuito digital, basta escrever o código e você consegue criar qualquer um como: processadores, micro-controladores, consoles, computadores, etc. Elas são bastante utilizadas na industria para prototipação de circuitos ou para circuitos digitais de baixo volume de produção, uma vez que atingido um certo nível de escala compensa mais você imprimir o circuito do que utilizar uma placa genérica. Eu mesmo já cheguei a programar na faculdade em FPGAs para montar circuitos e controladores. Alguns colegas no curso chegaram a montar um tetris. se eu tiver falado alguma abobrinha infinita podem me corrigir! Fonte: Wikipedia
Vim falar isso, mas imaginei que alguém já tinha falado. O mais interessante é terem aplicado para retro gamer, eu não sabia que já estavam usando dessa forma :D
Top seus videos mano, o bagui é se divertir, aproveitar, comprar jogos repro mesmo e foda-se se é de época, comprar cópias de revistas de game mesmo e dane-se, muita fresquisse esses caras. Like!
Fala Elba, esperando pelas abrobrinhas infinitas que vão aparecer aqui na seção de comentários! 😄 Curto "jogo velho", mas não me considero um retro gamer, tenho só um Raspberry Pi com meia duzia de roms aqui, mas bem que gostaria de ter um setup parecido com o teu. O vídeo ficou muito completo, essa tecnologia FPGA me deixou impressionado, quem diria que o mercado de jogos retros poderia chegar ao ponto de emulação de hardware!
abobrinha infinita.. tmj.. só n acompanho eus conteud de magic... mas retrogame, rpg, rh, videogames em geral eu curto... embora eu ainda guarde meus videogames antigos por puro sentimentalismo... eu jogo msm via emulação, mas sou muito curioso sobre tec de emulação e esse video foi um prato cheio... o ideal pra mim era ter acesso a todas as plataformas até o ps3 em um hand held... só agora tamo chegando nesse patamar... que tal fazer um conteudo nessa linha... abraço e sucesso..
Eu comecei a comprar alguns jogos originais antigos por conta de um jogo em específico: Harry Potter e a Câmara Secreta, de PS1 (sim, sou uma das 4 pessoas no mundo que gostam desse game). Eu sempre emulava tudo, mas esse game eu simplesmente não conseguia, tentei diversos emuladores, roms, pc, celular.. sempre travava em algum lugar. Comprei uma cópia usada no Ebay, e quando chegou eu basicamente revivi o dia em que ganhei o PS1, quando tinha, sei lá, 12 anos. E não travou! Fora que foi super bacana ver o manual do game, a arte da capa.. eu nunca tinha visto essas coisas em quase 20 anos jogando o game. A partir de então passei a comprar um game ou outro que me marcaram bastante, e é sempre um prazer receber o game e ver os materiais gráficos, jogar e reviver a época que eles eram novidade para mim! Tenho uma TV de tubo só para isso. Quando é um game que não conheço mas gostaria de experimentar, e é um destes que não tenho uma forma de jogá-lo nas plataformas atuais (tenho a mesma inclinação moral do Elba), eu simplesmente emulo e tá tudo certo!
E é EXATAMENTE esse o motivo pelo qual eu faço tanta questão de comprar os jogos pra minha coleção com caixa e manual. É o processo de abrir a caixa, olhar o encarte, dedilhar os folhetos... Daí quando tu chega numa parte do jogo que não consegue passar você dá uma lida no manual, guarda de volta... A visão, o tato, o olfato, é uma experiência sensorial que remete à infância, e você não tem no jogo emulado.
Recentemente eu comprei por 300 reais, um "aparelho" de retrogame que tem o formato e tamanho de um pendrive grandã, com 10.000 jogos retrô, e que vc só espeta ele na entrada HDMI da TV e em um carregador USB e já está pronto pra jogar, e vem com duas manetes sem fio. Não estou dizendo que é o melhor!.. mas para mim é o melhor no quesito custo/benefício para quem quer "só" jogar jogos retrô e pronto.
@@maxthur2462 essa informação é equivocada!.. Os gráficos ficam muito bom porque ele já vem adaptado para TVs com imagem em HD. Oque acontece é que; em determinados jogos, a emulação não fica 100% boa, tem alguns bugs de gráfico que deixam o jogo menos colorido parecendo que estão faltando alguns pixel. Mas o motivo já foi explicado pelo Elba, tem a ver com o sistema de emulação mesmo. Mas isso é em um ou outro jogo, sendo que vem 10.000 no total, e tem até jogo de PS1 como Cresh e Metal Slug. Vale super apena, o aparelho funciona super bem, e é super prático, se vc quiser jogar um Marvel x Capcom (jogo incluso) na casa de um amigo, é só desplugar ele da TV tão fácil como desplugar um pendrive de um PC, e colocar no bolso e ir embora levando as manetes junto.
comprei um raspebarry para meu filho há dois anos... na época, a ideia foi dar um videogame para o guri sem ter de gastar com um console atual ou virar um colecionador... hoje estamos jogando emuladores que o raspebarry não guentava tanto, como 64 e dreamcast.... para aproximar a experiência dele, procuramos sempre comprar os controles dos games... de todo modo, resumindo, serviu bem pra introduzir o guri no mundo dos games....
Eu amo emulação e nem é necessariamente pela praticidade ou não sei lá o que, emulo jogos desde quando eu tinha uns doze anos e a dificuldade pra chegar a um nível de emulação "perfeita" em programas de consoles pós anos dois mil é uma brincadeira que me entretém as vezes mais que os jogos em si, passei meses configurando o metal gear três no "pcsx2" pra quando finalmente consegui deixar o jogo jogável realmente, simplesmente largar de mão e ir jogar outra coisa
32:30, o cartucho pirata de N64 (everdrive e variantes) usa um chip retirado de um cartucho original, esse chip ambos cartucho e console fazem uma sequência de códigos de segurança ou check sum se preferir, até hoje ninguém descobriu a criptografia e o método de gerar tais códigos, caso o jogo dê boot, a nintendo instruia os devs a deixarem o jogo quebrado ou impossível avançar certos trechos caso fosse detectado pirataria. São raros os casos de tela anti pirataria no N64, por isso telas anti pirataria são materias de creepypasta
Tem coisa errada aí: o Everdrive não usa chips reaproveitados, ele é feito do zero. E os cartuchos piratas de 64 contemporâneos também são feitos com componentes 100% novos. Essa técnica de usar o chip anti-pirataria de um cartucho original era usada na época que o 64 estava nas lojas, mas isso já foi derrubado!
@@FazendoNerdice Fine, Fine. A ultima vez que pesquisei sobre foi em 2014, pelo visto em 2015 descobriram como o CIC e o PIF se comunicavam, então esse comentário só valem de 2014 pra baixo kkkkkkkk
Abobrinha infinita! Já to ansioso pelo vídeo futuro do Sega Saturn hehe (Ps: não se preocupe com os videos grandes Elba, é do grande que a turma gosta)
Muito massa essa historia do mister. Como ele deve ficar cada vez mais barato com o tempo, vai acabar sendo uma realidade para "qualquer" um no futuro.
Não tenho memórias com videogames, eu emulo justamente porquê é fácil e barato, mas acho que algumas coisas devem estar nessa emulação, tipo o filtro de scanline, pois os jogos da época foram feitos pensados pra esse filtro
Sobre jogar jogo de luta no teclado, já existem alguns pro player de SF e KOF que usam as teclas de teclado no seu controle de arcade pq dizem que é mais preciso os inputs nele e fazer combos mais perfeitos.
Tem um ponto aí que os aparelhos dedicados vencem na minha opinião é primordialmente serem dedicados a isso...num celular, mesmo que use o controle, corre sempre o risco de alguém ligar, uma msg chegar, ou a "tentação" de parar pra fazer outra coisa...nos dedicados (seja portáteis como o GPD ou de mesa como o raspberry), você está lá pra isso...aumenta muito a imersão...outro ponto que não gosto do Pc (minha opinião) é que pra mim não é prático..preciso pegar o note, ligar na TV, pegar controle...um raspberry já fica no meu rack, eu simplesmente ligo e pronto..mas é verdade... é tudo pessoal no final de contas
Eu tenho os minis do nes , supernes e mega , acho a melhor forma de jogar hj ! junta um q de original com emulação , o designe antigo simulado e tb os controles iguais aos originais, junta a conexão hdmi em um monitor bom e já era , não precisa da tv tubão trambolho e nem gastar entre 600 e 900 na gbs control , porém se eu pudesse colecionar os jogos originais (financeiramente falando) eu o faria.
Abobrinha infinita Mister montado não é tão caro para o nível de retro game, 700 dólares o completo montado, considerando que conseguiram rodar até 64 e já da pra rodar os upscales e filtros nele, problema é importar, e definitivamente fpga é a melhor forma de preservação, manutenção de console é cara e ou trabalhosa e piora a cada ano.
Eu prefiro emular, mas gosto dessa vibe retro, mas uma coisa fica na minha cabeça em relação a hardware original; e quando os hardwares originais não funcionarem mais? Eles serão relançados? A nintendo (e afins) vai deixar o clássicos serem rodados em outros consoles?
Isso é parte da magia do hardware original. Ou, pelo menos, é o motivo de eu ser tão fã dos consoles lançados até 1999: a tecnologia é tão simples e tão antiga que você consegue CONSERTAR. Os componentes dos videogames são padrão, são fáceis de encontrar e são grandes o suficiente pra que você consiga substituí-los à mão.
@@FazendoNerdice nesse caso o que sobreviverá, caso td o hardware sumir, serão peças atualizadas e sistemas emulados, no sentido de que em algum momento td acabe. Tem pessoas jogando atari "in hardware" até hj, ok, mas creio que a comunidade deveria transformar o design dos consoles, em uma espécie de open source e liberar geral (impressão 3D talvez), como já é com as roms. Acho a unica forma disso se perpetuar, estou extrapolando a idéia mesmo!
Quanto todo o hardware sumir, estaremos no século LXV. O hardware são capacitores, resistores, circuitos integrados, cabos flat... Um dia tudo isso VAI acabar, mas vai ser perto do dia em que não usaremos mais fios de cobre ou baterias em equipamentos eletrônicos.
Adorei o canal, mais um escrito , curti e compartilhei com alguns amigos , mas concordo com muitas coisas e discordo de algumas , normal , tudo certo , tudo lindo.
eu lendo o título na notificação "hmm acho que esse vídeo não vai ser muito longo" daí eu abro o vídeo e tem quase 2 horas, Elba sempre surpreendendo HAUAHAUAHUA
Adorei o vídeo e abobrinha infinita! Acho que eu teria colocado no último nível ter fliperamas ou pimbal... mas talvez esse mister tenha vencido msm a disputa
Abobrinha infinita! Vi só agora pq vc citou no fim do ultimo video sobre RH! UA-cam maledito que não entrega o que eu quero ver :( Elba, ja tentou desenhar o mapeamento de conexões dos consoles? Vi uma vez um do Fabio Santana e eh um negocio util demais, fazer aqui. São tantas conexões, scart, upscale, BVM, Monitor Flat, conectores…
Abobrinha infinita. Eu não curtia a ideia de retrogames, mas... Toda vez que vejo o Elba falar sobre, me dá uma vontade fodida de sair atrás de jogos antigos.
Elba, eu comprei ano passado um nintendinho 8 bits original daquele modelo torradeira. O cara de quem eu comprei disse que ele fez uma TRANSCODIFICAÇÃO no console para rodar com ótima imagem em tvs atuais e uso ele na minha 4k com os cabos av normais e fica lindo demais. Não sabia disso e era novo pra mim mas gostei. Paguei 600. Único problema é que ele fica com cores estranhas se jogar em tv de tubo mas em tvs atuais fica lindo. Abobrinha infinita.
Po, concordo com quase todas as suas opiniões... Mas sobre os "hardwares" para emulação de jogo, eu acho muito legal... Eu tenho um Powkiddy X18S, que basicamente roda Android e é otimizado pra emulação. Primeiro que ele roda os jogos mais liso que meu celular... Segundo que meu celular tem pouco armazenamento devido a varias coisas que eu preciso ter nele... E terceiro e mais importante... Ele tem saida HDMI pra ligar na TV, e da pra parear controles bluetooth... Então eu levo pra casa dos amigos, ligo ele na TV, pareio 4 controle e geral joga Mario Kart... Meu celular n teria como ligar na TV pelo HDMI, e é muito mais pratico e comodo que levar meu computador... Alem de poder jogar normalmente como um portatil... Pra mim é o melhor de todos os mundos
#abobrinhainfinita Elba, é quase impossivel não assistir até o final. Ainda estou na esperança que saia mais vídeos como o do capitão kid, ou como aqueles vídeos antigos sobre Isaac Asimov
17:40 Minha conquista mais recente em emulador de celular foi zerar Contra sem levar dano. Mas a primeira vez que eu joguei em celular eu nao conseguia nem pular um buraco no Mario World.
Abobrinha infinita. A praticidade de usar emuladores no PC, com controle moderno mesmo (xbox), é muito mais interessante pra mim que qualquer das outras opções, sinceramente. Edit: lembrei aqui do único caso em que isso não foi o suficiente pra mim, que foi pra emular os movimentos do controle do Wii, mas aí acabei comprando uma barra sensor pra PC e deu pra usar um controle de Wii original que eu já tinha. Mas mesmo nesse caso ainda achei mais prático do que ir fazer homebrew no Wii, ou comprar o jogo original, ou outra coisa similar.
1:02:48 não Elba não continue a espalhar esse erro. P não é de pixel é de "progressive", modo de imagem onde todos os pixels horizontais estão sendo atualizados ao mesmo tempo, logo tendo uma imagem mais nítida e outros poréns. O modo" I / i" é de imagem interlaçada, a cada quadro cada linha horizontal é atualizada, renderizando uma e pulando uma ou seja um jogo que internamente roda a 320x240, é exibido a 160x120. E isso também era utilizado por devs para fazer visuais e efeitos mais pesados, visto que eles podiam usar o poder extra que o hardware não ia utilizar o tempo todo. Tvs modernas não conseguem reconhecer certos padrões antigos a ponto de nem exibirem imagem se o cabo componente estiver em uso e o jogo rodar abaixo de 240 pixels. Quando ela consegue ler a entrada de 240 pixels de consoles antigos, ela faz um upscaling interno para 480i (interlaçado), por isso a imagem fica uma merda, além de não ter os pontos fisicos de cor no display, ela está retrabalhando um sinal analógico cheio de ruídos. Repita comigo P de progressivo e não de pixel
@@FazendoNerdice o problema a a forma que toda a mídia fala sobre "imagem", a frase para o leigo o "P" sempre fica associado ao número de pixels, em momento nenhum de fato você associou com pixels, mas a forma de todo mundo falar fica subentendida no contexto, principalmente quando se fala de consoles antigos que de fábrica, nunca vão conseguir soltar imagem progressiva, a não ser com modificações; por exemplo, PS1 só consegue soltar no máximo 240i, mas na hora de falar sobre todo mundo coloca o "p" no final, logo o leigo acaba associando o "p" a pixel, por não saber do que se trata
@@FazendoNerdice então fazer faz , mas não saindo de fábrica, são necessárias modificações para que eles soltem imagem progressiva (trocar o DAC Digital to Analog Converter) O PS1 até onde eu sei o framebuffer dele aquenta até 1024x512 compartilhado com outras coisas, internamente, sendo quase inviável trabalhar com mais de 3 sprites 256×224 ou 2 sprites 256×448 + o grid dos bitmaps para os poligonos e texturas. Internamente sim ele consegue, para saída....méh ele passa mal...(essa parte foi escrita ás 2 da madruga) (Essa parte foi escrita ás 4:00) Sendo honesto, fui pesquisar uma lista de jogos que rodam em 480i, e de fato existem...o que para mim é uma supresa, mas já imagino como fizeram essa proeza de extrair o suco do PS1. Admito o erro no caso PS1. Playstation nunca foi meio forte All Star Boxing Arcade Hits: Shienryu Atari Anniversary Edition Redux (7 of the 12 games support 480i in High resolution mode) Bloody Roar II Boxing Bubsy 3D Bugi Clock Tower II: The Struggle Within Clock Tower: Ghost Head Dead or Alive Devil Dice Dragon Quest Characters: Torneko no Daibouken 2: Fushigi no Dungeon Dynasty Warriors Ehrgeiz Formula 1 (High Res and Wide Screen modes) Gekioh Shooting King Geki-Oh Shooting King: Shienryu iS Internal Section Kensei: The Sacred Fist Kickboxing Kickboxing Knockout Rapid Racer Ridge Racer Turbo Sangoku Musou Simple 1500 Series Vol. 32: The Boxing Simple 1500 Series Vol. 64: The Kickboxing Tekken 3 Tobal No.1 Tobal 2 Torneko: The Last Hope Turbo Prop Racing Xevious 3D/G+ (Xevious, Super Xevious, and Xevious Arragement displays 480i in Normal Screen Modes) XI
Não não, sem modificação! Você modifica esses consoles pra eles cuspirem 1080p! O N64 que é meio loco e em alguns jogos ele fica constantemente variando entre 240p e 480i, mas essas são as exceções, não a regra. E essas exceções endoidam os upscalers: É uma merda jogar Resident Evil 2 no 64 upscaled por isso, algumas cenas são 240p, outras são 480i, e o Framemeister demora uns 5 segundos pra mudar a imagem de um pro outro!
Abobrinha infinita. Ótimo longo vídeo, como sempre. A tecnologia de chips FPGA é incrível, só falta ser mais acessível, mas acredito que isso só seja uma questão de tempo... Aproveito para recomendar um vídeo do canal "My Life in Gaming" que aborda sobre o andamento do projeto MiSTer FPGA. O vídeo tem quase 3 horas e é muito bom.
Achei maneiro a ideia dos Raspberry Pi por ser basicamente portátil e teoricamente barato (na época que eu conheci ele era no máximo 50 reais um Raspberry Pi)... Tão vendendo por 1400 reais no mercado livre SÓ A PLACA Abobrinha infinita
Abobrinha infinita! Acho que faltou apenas falar de uma tendência recente exclusiva dos retrogames portáteis: a troca de display por modelos novos e iluminados
Eu sou apaixonado pelo meu Wii. Simplesmente inviável remontar ele, a fonte queimou, os controles eu não tenho mais e não gosto dos paralelos, a barrinha eu usava no WiiU e acabei passando junto. Minha TV não aceita a entrada dele. Acabo sendo refém de comprar os jogos mal-remasterizados para o Switch.
Emulava os jogos e realmente não intendia por que tudo parecia diferente do que eu jogava quando era criança, foi quando vi um canal de retrogames que falava sobre tv de tubo, foi ai que intendi, que ter tudo original não era tão importante, a tv de tubo era o que dava a impressão do jogo ser mais " bonito" ai montei um mini pc atx e conectei ele a uma tv que comprei por 100 reais, os jogos voltaram a ser "bonitos" kkk
Eu gosto de usar portáteis para emulação, principalmente por questão de economizar bateria do celular, fora questão de armazenamento e formato de tela, eu gosto de portáteis com a tela 4:3
Não tem como, emulação peca no Delay. Quando jogo Sonic 3, na Blue Sphere e no Mario 64, com os pulos do Mario são as provas afetivas que separo no hardware original e emulação. Para resolver isso, jogo Mega Drive no Wii e o Mario tem ports para PC que não é emulação.
tenho um nintendo 3ds desbloqueado, boto os jogos no cartão de memoria e td mais, instalo varios programas tanto os originais quanto customizados, inclusive emuladores de jogos retro, muito bom e posso por um r4 de ds pra rodar os jogos do mesmo, mas tem um programa que simula o r4 ai jogo de boa se o jogo for compatível
os raspberry tem mto delay de comando. a vantagem dos consoles mini é não ter esses atrasos e jogar em uma tv moderna com filtros específicos para não ficar zuado.
A única vantagem em jogar no hardware original é quando o hardware tem algo específico que é muito difícil de emular ou muita gambiarra por exemplo existem emuladores de nintendo wii mas os jogos que usam prioritariamente os sensores de movimento isso pra emular da uma dor de cabeça da pra emular mas da um trabalho.
É igual jogar PS2 direto com leitor vs emular o jogo no opl. Eu testei guitar Hero no leitor roda liso, agora via opl, é 2ms de atraso a imagem, só quem jogou nota o quão isso incomoda nas emulação. Pra quem não tá com o olho acostumado 2ms não interfere na gameplay. E outra no ps2 sempre achei estranho jogar em tela moderna, ainda prefiro jogar na tela de tubo pq o framerate não caí dos 30fps.
Sempre fui adepto a emulação, então não é nada de outro mundo pra mim... mas recentemente desbloqueei meu PS3 e PS Vita e foi um divisor de águas. E meu PS4, quando terminar o ciclo do videogame em definitivo, vai para o mesmo caminho.
Abobrinha infinita. O próximo nível de retrogamer é comprar a empresa que fez o jogo e retomar a linha de produção.
no mínimo cara no mínimo
Elon Musk feeligs?
Elon Musk curtiu isso
É comprar a empresa pra ter certeza de que aquela franquia vai permanecer morta (Né, Electronic Arts?)
Boa heiejwiwhwuwhwu
Agora sim! duas horas falando de jogo veio. Estou feliz. :D
não é só duas horas falando de jogo veio. é o ELBA falando por duas horas de jogo veio
@@FelipinUoU kkkkkk realmente. Nao conhecia a 7 forma de jogar esses jogos.
Eu tive que pesquisar o nome de alguma coisa e tive que sair procurando nessa Abobrinha Infinita, então achei que seria bom deixar marcado ai os tempos dos níveis pelo menos, talvez seja útil pra alguém kkk
00:00 Introdução
09:30 Nível 1 (Emulação)
16:56 Nível 2 (Emulação com controle dedicado)
22:46 Nível 3 (Hardware dedicado pra Emulação)
30:18 Nível 4 (Consoles Originais Desbloqueados)
51:25 Nível 5 (Consoles Originais com jogos Originais)
1:01:35 Ligar Console Antigo em TV nova
1:16:30 UpScaler
1:19:50 Nível 6 (FPGA)
1:31:26 Nível 7 (Mister FPGA)
1:40:55 Considerações Finais
20:10 você inverte a lógica.
Y é o que corre e o B justamente o que pula. A lógica é essa que funciona melhor
Exato, super confortável e continua nos consoles atuais tbm
Eu literal fazia isso. Voar no Super Mario World da maneira inversa disso seria impossível.
Y ficava sempre apertado, o B que você clicava com a barriga do dedão kkkkkk
vim aqui falar isso. Até hoje eu acho estranho se algum jogo inverte essa logica.
É que ele é tão velho que confundiu o super Mario world com o super Mario Bros.
Porque eu gosto do Elba: "Essa discussão é meio besta, meio sem mérito" e toma um vídeo de quase 2 hora sobre.
O melhor de tudo é que no fim a pessoa até muda de ideia sobre o mérito da discussão e fica com gosto de quero mais 😅
Eu gosto de jogar por emulação pq esteticamente posso jogar vendo todos pixel, sem ficar borrado, e também o motivo principal, posso jogar ótimas hacks, que algumas só funcionam em emulador (emuladores que são mais potentes que os consoles originais) e o motivo maior é que amo conquistas e por Emulação posso jogar no RetroAchievements os jogos antigos com conquistas e como isso deixa mais divertido para mim!
Aliás joguei por muitos anos, (a minha infância inteira) jogos retros e principalmente Megaman, com controle, e hoje em dia prefiro usar teclado
Tenho jogado Gamecube e aumentar a resolução dos jogos no Dolphin é uma benção, é como jogar no Gamecube Series X.
19:58 na verdade o B é que pula e o Y corre , e da super certo correr e pular com o controle do SNES. Se pegar o controle do Mega Drive Usb para pc e emular jogos de Snes para jogar com ele , fica dificil fazer essa combinação de correr e pular ao mesmo tempo , porque a forma dos botões são diferentes. Agora quando se trata de Street Fighter o controle de Mega é perfeito por ter ali os 3 botes para soco e 3 para chute , já o Snes fica separado no L e R ficando meio estranho.
Fala mestre Elba, mto bom o video! Trabalhei por alguns anos com FPGA na minha graduação (Engenharia d Computação). Esses bixinhos são antigos! ahahaha os primeiros aparecem na decada de 80! Não é muito comum voce ver eles por aí pois a aplicação deles é um meio termo bem estreito entre processadores de uso geral e ASICs que trocando em miudos são chips que vem customizados de fabrica com um circuito qualquer!
Aplicações onde tu encontra bastante eles: Cameras de alta velocidade; Mercado de ações; Processamento de video; Redes; Cloud.
Minha experiencia com eles foi no campo da robotica, onde não são tão comuns, mas foi uma aventura bem legal, depois apliquei principios de processamento de imagen com eles no TCC, agora no mestrado usei um como bancada de testes para um outro dispositivo. Inclusive uma prima bem proxima da placa que ilustrou o assunto no video.
Infelizmente é dificil focar neles no campo universitario, pois o paradigma que se usa para trabalhar com eles é muito diferente da progrmaação que vemos na faculdade. Daí o tempo para formar um profissional afiado em FPGA custa tempo, e o proprio ciclo de desenvolvimento em FPGA é demorado. Puxei a bandeira dos FPGAs no laboratorio pelo maximo tempo que consegui, mas outras tecnologias eram mais viaveis para os projetos! Fica a dica para todos os programadores que acompanham o canal, no BR oportunidades nessa area não são tão comuns mas tem lugares mundo a fora que matam por alguem q trabalhe com FPGA.
E antes dos engenheiros eletricos apareçam, a explicação esta correta! o FPGA se modifica para SER aquele Hardware!
Ia falar a mesma coisa rsrsrs
Abobrinha infinita!
Vi o video aos poucos, e minha coleção é igual a sua: tudo que comprei e ganhei fui mantendo (ou "acumulando" né? kkkk). A grande diferença é que você foi a fundo em cada NÍVEL de como jogar retrogames, muito bom!!
21:00 Chegou minha hora!
Meus gênero favorito de video games são os jogos de luta, e a grande maioria deles jogo no teclado. Acho bem mais rápido e prático aperta 2 teclas pra fazer o comando de "meia lua" do que fazer o movimento usando o pulso no controle arcade. Inclusive hoje em dia existem controles arcade que buscam essa praticidade do teclado. São as hitboxes e mixboxes.
1:11:48 o lance do cabo VGA e que seu padrão era industrial, alta qualidade, coisa de empresa, na época era luxo APENAS imagem em modo Progressivo 240P pra cima, e o dispositivo de envio precisava conseguir separar cores, gamma, e a tabela de pixels para resolução, visto que o dreamcast foi feito em parceiria com a M$soft.
Dvi é acima do VGA. A indústria está indo para o Display Port.
Yeah, eu pensei Display Port e falei DVI, e só notei isso quando alguém comentou.
quase 2 horas de vídeo sobre jogo velho, tercinha feliz amigos
Abobrinha infinita. Já houve uma época remota da minha vida em que meu sonho era ter um controle original adaptado pra PC de cada console que eu emulava, acho que na época eu pensava que seria o único jeito de ter uma experiência que me lembrasse dos originais, sem ter que hipotecar a minha família toda pra ter os consoles e colecionar os jogos! Hoje eu jogo tudo que é retrô no meu smartphone, e tá de boa!
Eu estou pensando exatamente isso. Ou comprar n64 pra jogar ou comprar o controle do 64 pra jogar n64 no pc. Aí fico em duvida e faço igual o julius: se não comprar nada o desconto é maior. E vamos de Project 64 + teclado.
Tem que ver que tipo, quando tinha certos consoles, muitas vezes eu comprava ou controle paralelo exatamente por ser diferente. XD
obrigado elba, é uma honra gastar 2 horas da minha vida pra apreciar seus vídeos
adoro sua retórica e suas opiniões são muito construtivas
Abobrinha infinita. Nem jogo retro games, mas ficar sabendo sobre o assunto é muito interessante e deixar o Elba falando de fundo enquanto vou fazendo outras coisas é uma ótima companhia
Mandei esse video para muitos amigos que querem começar uns retrogames, Achei um excelente resumo e um excelente ponto de partida para o cenário atual de retrogames. Eu curto muito jrpgs mas tem a questão da barreira de idioma, eu coleciono os originais e jogo no meu super nintendo a versão traduzida via Everdrive. Eu nunca vi um FGPA pra ver algumas questões mas como ele emula o hardware deve resolver, tem muito jogo que ele no emulador se comporta de um jeito e no emulador não. Percebi jogando o Earthbound, muitos poderes abusam da mecânica de tremer a tela criando efeitos unicos, como por exemplo a caixa de texto e imagem sairam por um lado e sair do outro ao mesmo tempo quando vc toma um Brainshock, no emulador o tela só balança sem acontecer do texto sair pelo outro lado. Quem entra no submundo dos jrpgs obscuros sempre percebe em algum guia um aviso de que tal magia ou tal inimigo se comporta de maneira anormal no jogo devido a emulação.
Agradeço a dica do ps2 e ps1, estava na duvida do que fazer em relação a eles, provavelmente irei atrás da opção do canhão de disco e vou manter outro na forma original. Quase cai na armadilha do ps2 slim com essa porta usb ai com CG travadaça ia cair feito patinho.
Abobrinha infinita! Esse vídeo pareceu infinito, mas a diversão com certeza foi! Belo vídeo, Elba!
o discurso do elba é algo inacreditável, praticamente 2 horas falando sem cortes ou coisa do tipo, isso tudo sem parar ou dar pausas muito longas
"Brace yourselfs, abobrinha infinita are comming..."
Excelente tema, espero que o nosso amigo UA-cam não encrenque com ele, gostaria que mais vídeos o abordassem.
Excelente vídeo Elbinha. Só uma pequena correção: FPGAs datam de 1983.
E não é o upscaler que não gosta do GameCube, é o Eternal Darkeness que assustava ele. 😂
ABOBRINHAS INFINItas..
O speed jogador de Mk e speed run praticamente joga com um teclado arcade
Abobrinha infinita!
Elbinha lança um vídeo de quase 2h = eu automaticamente paro tudo pra assistir/ouvir
Então é solteiro 👍😁
Por mais longo que o vídeo foi, valeu a pena. Conhecer novas formas de jogar o tipo de jogo que mais gosto nunca foi tão legal e informativo.
1:30:00 Rapaz, esse Analogue Nt Mini hoje em dia é acima de 6k, e SE achar disponível, aparece vez ou outra.
Assisto seus vídeos duas vezes, uma pra prestar atenção no conteúdo e a segunda como som de fundo pra conseguir dormir.
Ainda aguardando o Top 10 Nostailgia: Gamecube e o Top 10 Jogos de Plataforma!
Ah, Abobrinha Infinita
Abobrinha infinita que dá gosto de ver. Espero que tenha mais conteúdos de retrogaming. Sou adepto dos consoles de emulação da China, acho mais prático levar pra viagem ou ficar jogando no caminho pro trabalho.
Abobrinha infinita! Espero mais conteudos de retrogames Elba, sempre bom demais
Abobrinha Infinita e retro é bom demais
Adoro esses vídeos que não são de magic até pq nunca joguei. Parabéns por conseguir falar por taaaaanto tempo sozinho
Abobrinha infinita.
Elba, comecei a colecionar retrogames faz um tempo, e gosto muito de colecionar os jogos originais, porém conseguir jogos originais é muito complicado por conta do preço e de estar no Brasil, você sabe como é, e por isso que dependendo do console, eu prefiro comprar um flashcard, tenho GBA, SNES, N64, ATARI, e recentemente comprei um Nintendo DS por causa dos seus videos, que por sinal são muito bons, e atualmente estou pensando em comprar um fliperama portátil por questão de nostalgia ( apesar de eu não ter vivido na epoca do fliperama, mas cheguei a jogar jogos no arcade), enfim, se fosse mais facil ter jogo original eu teria sem sombra de duvida, mas enquanto não é sou "obrigado" a ter flashcard e a jogar em emulador.
Abobrinha infinita! É realmente mto bom ver vc falando sobre assuntos como esse por quase duas horas.
ABOBRINHA INFINITA !!!!!
Eu recentemente troquei meu xbox 360 em um nintendo 3ds old pra mim pq tava parado em casa pegando poeira a varios anos entao achei um negocio bom e queria jogar jogos do mega drive, gameboy color e tals e a melhor forma que eu tinha pra fazer isso era baixando os emuladores ja que eu nao tenho condições financeiras pra comprar 1 console de cada e suas respectivas fitas agora depois desse video eu fiquei ainda mais empolgado pra jogar meus joguinhos rs rs
A parte engraçada de assistir todos os videos do elba todos os dias, é que os save de onde o video parou ficam sempre perto do final, então acaba um vídeo, eu dou tchau pro elba, começa outro vídeo, e eu dou tchau pro elba
Só complementando sobre FPGAs, elas não são uma tecnologia recente de 2020 como foi citado, algumas já datam de 1984-5, mas provavelmente só recentemente elas ficaram acessíveis para o consumidor final.
As FPGAs são circuitos integrados que podem ser reconfiguradas para terem o comportamento de praticamente qualquer circuito digital, basta escrever o código e você consegue criar qualquer um como: processadores, micro-controladores, consoles, computadores, etc.
Elas são bastante utilizadas na industria para prototipação de circuitos ou para circuitos digitais de baixo volume de produção, uma vez que atingido um certo nível de escala compensa mais você imprimir o circuito do que utilizar uma placa genérica.
Eu mesmo já cheguei a programar na faculdade em FPGAs para montar circuitos e controladores. Alguns colegas no curso chegaram a montar um tetris.
se eu tiver falado alguma abobrinha infinita podem me corrigir!
Fonte: Wikipedia
Vim falar isso, mas imaginei que alguém já tinha falado.
O mais interessante é terem aplicado para retro gamer, eu não sabia que já estavam usando dessa forma :D
Abobrinha Infinita
Eu gosto quando faz vídeos longos porque assim eu deixo de fundo como se fosse um grande Podcast, muito confortável
Top seus videos mano, o bagui é se divertir, aproveitar, comprar jogos repro mesmo e foda-se se é de época, comprar cópias de revistas de game mesmo e dane-se, muita fresquisse esses caras. Like!
Fala Elba, esperando pelas abrobrinhas infinitas que vão aparecer aqui na seção de comentários! 😄
Curto "jogo velho", mas não me considero um retro gamer, tenho só um Raspberry Pi com meia duzia de roms aqui, mas bem que gostaria de ter um setup parecido com o teu. O vídeo ficou muito completo, essa tecnologia FPGA me deixou impressionado, quem diria que o mercado de jogos retros poderia chegar ao ponto de emulação de hardware!
abobrinha infinita.. tmj.. só n acompanho eus conteud de magic... mas retrogame, rpg, rh, videogames em geral eu curto...
embora eu ainda guarde meus videogames antigos por puro sentimentalismo... eu jogo msm via emulação, mas sou muito curioso sobre tec de emulação e esse video foi um prato cheio... o ideal pra mim era ter acesso a todas as plataformas até o ps3 em um hand held... só agora tamo chegando nesse patamar... que tal fazer um conteudo nessa linha... abraço e sucesso..
Eu comecei a comprar alguns jogos originais antigos por conta de um jogo em específico: Harry Potter e a Câmara Secreta, de PS1 (sim, sou uma das 4 pessoas no mundo que gostam desse game). Eu sempre emulava tudo, mas esse game eu simplesmente não conseguia, tentei diversos emuladores, roms, pc, celular.. sempre travava em algum lugar. Comprei uma cópia usada no Ebay, e quando chegou eu basicamente revivi o dia em que ganhei o PS1, quando tinha, sei lá, 12 anos. E não travou! Fora que foi super bacana ver o manual do game, a arte da capa.. eu nunca tinha visto essas coisas em quase 20 anos jogando o game. A partir de então passei a comprar um game ou outro que me marcaram bastante, e é sempre um prazer receber o game e ver os materiais gráficos, jogar e reviver a época que eles eram novidade para mim! Tenho uma TV de tubo só para isso. Quando é um game que não conheço mas gostaria de experimentar, e é um destes que não tenho uma forma de jogá-lo nas plataformas atuais (tenho a mesma inclinação moral do Elba), eu simplesmente emulo e tá tudo certo!
E é EXATAMENTE esse o motivo pelo qual eu faço tanta questão de comprar os jogos pra minha coleção com caixa e manual. É o processo de abrir a caixa, olhar o encarte, dedilhar os folhetos... Daí quando tu chega numa parte do jogo que não consegue passar você dá uma lida no manual, guarda de volta... A visão, o tato, o olfato, é uma experiência sensorial que remete à infância, e você não tem no jogo emulado.
Conheci por acaso o canal e amei! Fala muito bem, e conteúdo ótimo. Parabéns pelo trampo, irmão.
Recentemente eu comprei por 300 reais, um "aparelho" de retrogame que tem o formato e tamanho de um pendrive grandã, com 10.000 jogos retrô, e que vc só espeta ele na entrada HDMI da TV e em um carregador USB e já está pronto pra jogar, e vem com duas manetes sem fio.
Não estou dizendo que é o melhor!.. mas para mim é o melhor no quesito custo/benefício para quem quer "só" jogar jogos retrô e pronto.
E quanto aos gráficos? Tô querendo comprar um mas ouvi dizer que os gráficos ficam ruins nessas TVs de tela plana
@@maxthur2462 essa informação é equivocada!..
Os gráficos ficam muito bom porque ele já vem adaptado para TVs com imagem em HD. Oque acontece é que; em determinados jogos, a emulação não fica 100% boa, tem alguns bugs de gráfico que deixam o jogo menos colorido parecendo que estão faltando alguns pixel. Mas o motivo já foi explicado pelo Elba, tem a ver com o sistema de emulação mesmo. Mas isso é em um ou outro jogo, sendo que vem 10.000 no total, e tem até jogo de PS1 como Cresh e Metal Slug. Vale super apena, o aparelho funciona super bem, e é super prático, se vc quiser jogar um Marvel x Capcom (jogo incluso) na casa de um amigo, é só desplugar ele da TV tão fácil como desplugar um pendrive de um PC, e colocar no bolso e ir embora levando as manetes junto.
comprei um raspebarry para meu filho há dois anos... na época, a ideia foi dar um videogame para o guri sem ter de gastar com um console atual ou virar um colecionador... hoje estamos jogando emuladores que o raspebarry não guentava tanto, como 64 e dreamcast.... para aproximar a experiência dele, procuramos sempre comprar os controles dos games... de todo modo, resumindo, serviu bem pra introduzir o guri no mundo dos games....
Eu amo emulação e nem é necessariamente pela praticidade ou não sei lá o que, emulo jogos desde quando eu tinha uns doze anos e a dificuldade pra chegar a um nível de emulação "perfeita" em programas de consoles pós anos dois mil é uma brincadeira que me entretém as vezes mais que os jogos em si, passei meses configurando o metal gear três no "pcsx2" pra quando finalmente consegui deixar o jogo jogável realmente, simplesmente largar de mão e ir jogar outra coisa
Elba the Movie.
32:30, o cartucho pirata de N64 (everdrive e variantes) usa um chip retirado de um cartucho original, esse chip ambos cartucho e console fazem uma sequência de códigos de segurança ou check sum se preferir, até hoje ninguém descobriu a criptografia e o método de gerar tais códigos, caso o jogo dê boot, a nintendo instruia os devs a deixarem o jogo quebrado ou impossível avançar certos trechos caso fosse detectado pirataria. São raros os casos de tela anti pirataria no N64, por isso telas anti pirataria são materias de creepypasta
Tem coisa errada aí: o Everdrive não usa chips reaproveitados, ele é feito do zero. E os cartuchos piratas de 64 contemporâneos também são feitos com componentes 100% novos. Essa técnica de usar o chip anti-pirataria de um cartucho original era usada na época que o 64 estava nas lojas, mas isso já foi derrubado!
@@FazendoNerdice Fine, Fine. A ultima vez que pesquisei sobre foi em 2014, pelo visto em 2015 descobriram como o CIC e o PIF se comunicavam, então esse comentário só valem de 2014 pra baixo kkkkkkkk
Eu não sabia dessas diferentes formas de jogar Retrogames, vídeo completão em
Só eu acho que a maioria dos vídeos do Elba combinariam com o formato de podcast?
Abobrinha infinita!
Já to ansioso pelo vídeo futuro do Sega Saturn hehe
(Ps: não se preocupe com os videos grandes Elba, é do grande que a turma gosta)
Muito massa essa historia do mister. Como ele deve ficar cada vez mais barato com o tempo, vai acabar sendo uma realidade para "qualquer" um no futuro.
Sensacional Elba, baita vídeo, nunca vi ninguém falar sobre esse assunto de forma tão completo, adoro seus vídeos. Aliás, Abobrinha Infinita kkkkkkk.
Não tenho memórias com videogames, eu emulo justamente porquê é fácil e barato, mas acho que algumas coisas devem estar nessa emulação, tipo o filtro de scanline, pois os jogos da época foram feitos pensados pra esse filtro
Sobre jogar jogo de luta no teclado, já existem alguns pro player de SF e KOF que usam as teclas de teclado no seu controle de arcade pq dizem que é mais preciso os inputs nele e fazer combos mais perfeitos.
Perfeição de vídeo longo. Apenas uma ABOBRINHA INFINITA para me satisfazer depois de ver o vídeo shuahusahuhsa
Tem um ponto aí que os aparelhos dedicados vencem na minha opinião é primordialmente serem dedicados a isso...num celular, mesmo que use o controle, corre sempre o risco de alguém ligar, uma msg chegar, ou a "tentação" de parar pra fazer outra coisa...nos dedicados (seja portáteis como o GPD ou de mesa como o raspberry), você está lá pra isso...aumenta muito a imersão...outro ponto que não gosto do Pc (minha opinião) é que pra mim não é prático..preciso pegar o note, ligar na TV, pegar controle...um raspberry já fica no meu rack, eu simplesmente ligo e pronto..mas é verdade... é tudo pessoal no final de contas
Eu tenho os minis do nes , supernes e mega , acho a melhor forma de jogar hj ! junta um q de original com emulação , o designe antigo simulado e tb os controles iguais aos originais, junta a conexão hdmi em um monitor bom e já era , não precisa da tv tubão trambolho e nem gastar entre 600 e 900 na gbs control , porém se eu pudesse colecionar os jogos originais (financeiramente falando) eu o faria.
Abobrinha infinita
Mister montado não é tão caro para o nível de retro game, 700 dólares o completo montado, considerando que conseguiram rodar até 64 e já da pra rodar os upscales e filtros nele, problema é importar, e definitivamente fpga é a melhor forma de preservação, manutenção de console é cara e ou trabalhosa e piora a cada ano.
Eu prefiro emular, mas gosto dessa vibe retro, mas uma coisa fica na minha cabeça em relação a hardware original; e quando os hardwares originais não funcionarem mais? Eles serão relançados? A nintendo (e afins) vai deixar o clássicos serem rodados em outros consoles?
Isso é parte da magia do hardware original. Ou, pelo menos, é o motivo de eu ser tão fã dos consoles lançados até 1999: a tecnologia é tão simples e tão antiga que você consegue CONSERTAR.
Os componentes dos videogames são padrão, são fáceis de encontrar e são grandes o suficiente pra que você consiga substituí-los à mão.
@@FazendoNerdice nesse caso o que sobreviverá, caso td o hardware sumir, serão peças atualizadas e sistemas emulados, no sentido de que em algum momento td acabe. Tem pessoas jogando atari "in hardware" até hj, ok, mas creio que a comunidade deveria transformar o design dos consoles, em uma espécie de open source e liberar geral (impressão 3D talvez), como já é com as roms. Acho a unica forma disso se perpetuar, estou extrapolando a idéia mesmo!
Quanto todo o hardware sumir, estaremos no século LXV. O hardware são capacitores, resistores, circuitos integrados, cabos flat... Um dia tudo isso VAI acabar, mas vai ser perto do dia em que não usaremos mais fios de cobre ou baterias em equipamentos eletrônicos.
Adorei o canal, mais um escrito , curti e compartilhei com alguns amigos , mas concordo com muitas coisas e discordo de algumas , normal , tudo certo , tudo lindo.
eu lendo o título na notificação "hmm acho que esse vídeo não vai ser muito longo" daí eu abro o vídeo e tem quase 2 horas, Elba sempre surpreendendo HAUAHAUAHUA
Adorei o vídeo e abobrinha infinita! Acho que eu teria colocado no último nível ter fliperamas ou pimbal... mas talvez esse mister tenha vencido msm a disputa
Abobrinha infinita! Vi só agora pq vc citou no fim do ultimo video sobre RH! UA-cam maledito que não entrega o que eu quero ver :(
Elba, ja tentou desenhar o mapeamento de conexões dos consoles? Vi uma vez um do Fabio Santana e eh um negocio util demais, fazer aqui. São tantas conexões, scart, upscale, BVM, Monitor Flat, conectores…
Abobrinha infinita.
Eu não curtia a ideia de retrogames, mas... Toda vez que vejo o Elba falar sobre, me dá uma vontade fodida de sair atrás de jogos antigos.
Elba, eu comprei ano passado um nintendinho 8 bits original daquele modelo torradeira. O cara de quem eu comprei disse que ele fez uma TRANSCODIFICAÇÃO no console para rodar com ótima imagem em tvs atuais e uso ele na minha 4k com os cabos av normais e fica lindo demais. Não sabia disso e era novo pra mim mas gostei. Paguei 600. Único problema é que ele fica com cores estranhas se jogar em tv de tubo mas em tvs atuais fica lindo.
Abobrinha infinita.
Yep, transcodificação. Eu estou inclusive procurando quem faça isso, porque o cara que fazia o modchip necessário pra isso parou de fabricar!
como sempre: excelente vídeo irmão!
Po, concordo com quase todas as suas opiniões... Mas sobre os "hardwares" para emulação de jogo, eu acho muito legal... Eu tenho um Powkiddy X18S, que basicamente roda Android e é otimizado pra emulação.
Primeiro que ele roda os jogos mais liso que meu celular... Segundo que meu celular tem pouco armazenamento devido a varias coisas que eu preciso ter nele... E terceiro e mais importante... Ele tem saida HDMI pra ligar na TV, e da pra parear controles bluetooth...
Então eu levo pra casa dos amigos, ligo ele na TV, pareio 4 controle e geral joga Mario Kart... Meu celular n teria como ligar na TV pelo HDMI, e é muito mais pratico e comodo que levar meu computador... Alem de poder jogar normalmente como um portatil... Pra mim é o melhor de todos os mundos
Abobrinha infinita! 🤣 Mister Elba, vídeo perfeito, senti falta do Sr. falar sobre o RGB quando citou outras conexões ^^
Mas eu falei! RGB = Scart!
@@FazendoNerdice Não conhecia essa nomenclatura, erro meu 😅
Voltando ao meu primeiro comentário; Vídeo perfeito
O Elba pode fazer vídeo sobre qualquer coisa por mais de uma hora que eu assisto tranquilamente!
Abobrinha infinita
Adorei o bit Elba da thumbnail.
#abobrinhainfinita Elba, é quase impossivel não assistir até o final. Ainda estou na esperança que saia mais vídeos como o do capitão kid, ou como aqueles vídeos antigos sobre Isaac Asimov
17:40
Minha conquista mais recente em emulador de celular foi zerar Contra sem levar dano. Mas a primeira vez que eu joguei em celular eu nao conseguia nem pular um buraco no Mario World.
Tá de parabéns, zerar Contra sem tomar dano eu não consigo nem assistindo outra pessoa jogar XD
Bobrinha Infinita! Vídeo simplesmente incrível e bem feito! Muito instrutivo e informativo! Parabéns!
Abobrinha infinita.
A praticidade de usar emuladores no PC, com controle moderno mesmo (xbox), é muito mais interessante pra mim que qualquer das outras opções, sinceramente.
Edit: lembrei aqui do único caso em que isso não foi o suficiente pra mim, que foi pra emular os movimentos do controle do Wii, mas aí acabei comprando uma barra sensor pra PC e deu pra usar um controle de Wii original que eu já tinha. Mas mesmo nesse caso ainda achei mais prático do que ir fazer homebrew no Wii, ou comprar o jogo original, ou outra coisa similar.
1:02:48 não Elba não continue a espalhar esse erro.
P não é de pixel é de "progressive", modo de imagem onde todos os pixels horizontais estão sendo atualizados ao mesmo tempo, logo tendo uma imagem mais nítida e outros poréns.
O modo" I / i" é de imagem interlaçada, a cada quadro cada linha horizontal é atualizada, renderizando uma e pulando uma ou seja um jogo que internamente roda a 320x240, é exibido a 160x120.
E isso também era utilizado por devs para fazer visuais e efeitos mais pesados, visto que eles podiam usar o poder extra que o hardware não ia utilizar o tempo todo.
Tvs modernas não conseguem reconhecer certos padrões antigos a ponto de nem exibirem imagem se o cabo componente estiver em uso e o jogo rodar abaixo de 240 pixels.
Quando ela consegue ler a entrada de 240 pixels de consoles antigos, ela faz um upscaling interno para 480i (interlaçado), por isso a imagem fica uma merda, além de não ter os pontos fisicos de cor no display, ela está retrabalhando um sinal analógico cheio de ruídos.
Repita comigo P de progressivo e não de pixel
... mas eu falei que o P era de pixel? Eu sei que é de progressive!
@@FazendoNerdice o problema a a forma que toda a mídia fala sobre "imagem", a frase para o leigo o "P" sempre fica associado ao número de pixels, em momento nenhum de fato você associou com pixels, mas a forma de todo mundo falar fica subentendida no contexto, principalmente quando se fala de consoles antigos que de fábrica, nunca vão conseguir soltar imagem progressiva, a não ser com modificações; por exemplo, PS1 só consegue soltar no máximo 240i, mas na hora de falar sobre todo mundo coloca o "p" no final, logo o leigo acaba associando o "p" a pixel, por não saber do que se trata
@@MelioUmbraBelmont ah, aí eu entendi. Mas o SNES, o Megadrive, o PS1 e o N64 DE FATO fazem 240p. O máximo que o PS1 faz é 480i!
@@FazendoNerdice então fazer faz , mas não saindo de fábrica, são necessárias modificações para que eles soltem imagem progressiva (trocar o DAC Digital to Analog Converter)
O PS1 até onde eu sei o framebuffer dele aquenta até 1024x512 compartilhado com outras coisas, internamente, sendo quase inviável trabalhar com mais de 3 sprites 256×224 ou 2 sprites 256×448 + o grid dos bitmaps para os poligonos e texturas.
Internamente sim ele consegue, para saída....méh ele passa mal...(essa parte foi escrita ás 2 da madruga)
(Essa parte foi escrita ás 4:00)
Sendo honesto, fui pesquisar uma lista de jogos que rodam em 480i, e de fato existem...o que para mim é uma supresa, mas já imagino como fizeram essa proeza de extrair o suco do PS1.
Admito o erro no caso PS1. Playstation nunca foi meio forte
All Star Boxing
Arcade Hits: Shienryu
Atari Anniversary Edition Redux (7 of the 12 games support 480i in High resolution mode)
Bloody Roar II
Boxing
Bubsy 3D
Bugi
Clock Tower II: The Struggle Within
Clock Tower: Ghost Head
Dead or Alive
Devil Dice
Dragon Quest Characters: Torneko no Daibouken 2: Fushigi no Dungeon
Dynasty Warriors
Ehrgeiz
Formula 1 (High Res and Wide Screen modes)
Gekioh Shooting King
Geki-Oh Shooting King: Shienryu
iS Internal Section
Kensei: The Sacred Fist
Kickboxing
Kickboxing Knockout
Rapid Racer
Ridge Racer Turbo
Sangoku Musou
Simple 1500 Series Vol. 32: The Boxing
Simple 1500 Series Vol. 64: The Kickboxing
Tekken 3
Tobal No.1
Tobal 2
Torneko: The Last Hope
Turbo Prop Racing
Xevious 3D/G+ (Xevious, Super Xevious, and Xevious Arragement displays 480i in Normal Screen Modes)
XI
Não não, sem modificação!
Você modifica esses consoles pra eles cuspirem 1080p!
O N64 que é meio loco e em alguns jogos ele fica constantemente variando entre 240p e 480i, mas essas são as exceções, não a regra. E essas exceções endoidam os upscalers: É uma merda jogar Resident Evil 2 no 64 upscaled por isso, algumas cenas são 240p, outras são 480i, e o Framemeister demora uns 5 segundos pra mudar a imagem de um pro outro!
Abobrinha infinita.
Ótimo longo vídeo, como sempre. A tecnologia de chips FPGA é incrível, só falta ser mais acessível, mas acredito que isso só seja uma questão de tempo...
Aproveito para recomendar um vídeo do canal "My Life in Gaming" que aborda sobre o andamento do projeto MiSTer FPGA. O vídeo tem quase 3 horas e é muito bom.
O vídeo que tava passando no fundo durante o vídeo todo era o programa de 2 horas do canal... Observa depois.
@@Rurounik99 Não tinha percebido. Legal.
Abobrinha Infinita! 😅 Como sempre... Um excelente vídeo 👏👏
melhor podicast pra ouvir upando o kina pro lvl 50 no tibia. 1H40 de abobrinha infinita. obrigado pelo video elbinha
Achei maneiro a ideia dos Raspberry Pi por ser basicamente portátil e teoricamente barato (na época que eu conheci ele era no máximo 50 reais um Raspberry Pi)... Tão vendendo por 1400 reais no mercado livre SÓ A PLACA
Abobrinha infinita
Abobrinha infinita! Acho que faltou apenas falar de uma tendência recente exclusiva dos retrogames portáteis: a troca de display por modelos novos e iluminados
Eu sou apaixonado pelo meu Wii. Simplesmente inviável remontar ele, a fonte queimou, os controles eu não tenho mais e não gosto dos paralelos, a barrinha eu usava no WiiU e acabei passando junto. Minha TV não aceita a entrada dele. Acabo sendo refém de comprar os jogos mal-remasterizados para o Switch.
Abobrinha Infinita ^^
Emulava os jogos e realmente não intendia por que tudo parecia diferente do que eu jogava quando era criança, foi quando vi um canal de retrogames que falava sobre tv de tubo, foi ai que intendi, que ter tudo original não era tão importante, a tv de tubo era o que dava a impressão do jogo ser mais " bonito" ai montei um mini pc atx e conectei ele a uma tv que comprei por 100 reais, os jogos voltaram a ser "bonitos" kkk
Eu gosto de usar portáteis para emulação, principalmente por questão de economizar bateria do celular, fora questão de armazenamento e formato de tela, eu gosto de portáteis com a tela 4:3
Não tem como, emulação peca no Delay.
Quando jogo Sonic 3, na Blue Sphere e no Mario 64, com os pulos do Mario são as provas afetivas que separo no hardware original e emulação.
Para resolver isso, jogo Mega Drive no Wii e o Mario tem ports para PC que não é emulação.
tenho um nintendo 3ds desbloqueado, boto os jogos no cartão de memoria e td mais, instalo varios programas tanto os originais quanto customizados, inclusive emuladores de jogos retro, muito bom e posso por um r4 de ds pra rodar os jogos do mesmo, mas tem um programa que simula o r4 ai jogo de boa se o jogo for compatível
Adorei a Thumb do vídeo, estilo Megaman do nintendinho!!! XD Elbaman? Megaelba? Megaelbaman? Huahuahuahuaha!!! 🤣🤣🤣
Eu adorei Megamelba
Nível máximo de nostalgia é ter um Mister FPGA imitando um Pentium III com Windows XP para jogar jogos de SNES pelo emulador ZSNES.
O Quartas da Hora me deixou com ptsd. Várias vezes ao longo desse vídeo eu achei que ele ia acabar do nada.
Vídeo incrível e com muito conteúdo parabéns Elba.
os raspberry tem mto delay de comando. a vantagem dos consoles mini é não ter esses atrasos e jogar em uma tv moderna com filtros específicos para não ficar zuado.
Abobrinha infinita, adoro vídeo longo bixo kkkkkkkk
Abobrinha infinita foi foda kkk
Por enquanto vou ficar com minhas roms no celular mesmo, um dia quem sabe vou pros originais
A única vantagem em jogar no hardware original é quando o hardware tem algo específico que é muito difícil de emular ou muita gambiarra por exemplo existem emuladores de nintendo wii mas os jogos que usam prioritariamente os sensores de movimento isso pra emular da uma dor de cabeça da pra emular mas da um trabalho.
1h e 45min... vou ouvir o video mais tarde quando tiver fazendo meus projetos hidrossanitarios...
Passando aqui só pra falar abobrinha infinita.
Nada melhor que um vídeo do Elba com quase duas horas, enquanto estou pintando a sala
É igual jogar PS2 direto com leitor vs emular o jogo no opl. Eu testei guitar Hero no leitor roda liso, agora via opl, é 2ms de atraso a imagem, só quem jogou nota o quão isso incomoda nas emulação. Pra quem não tá com o olho acostumado 2ms não interfere na gameplay.
E outra no ps2 sempre achei estranho jogar em tela moderna, ainda prefiro jogar na tela de tubo pq o framerate não caí dos 30fps.
Abobrinha infinita. Assisti parcelado, mas assisti tudo! Bom vídeo!!! 👌
Abobrinha infinita sempre!
Ótimo video Elbinha
Melhor maneira de jogar retrogames: Nintendo Wii, controle clássico ou de PS2 adaptado, Retroarch, TV de tubo 20" e só. Delícia demais! ♥️♥️
Abobrinha Infinita... Adoro abobrinha! Parabéns pelo excelente trabalho Elba!
Sempre fui adepto a emulação, então não é nada de outro mundo pra mim... mas recentemente desbloqueei meu PS3 e PS Vita e foi um divisor de águas. E meu PS4, quando terminar o ciclo do videogame em definitivo, vai para o mesmo caminho.