Nostalgia é um sentimento complicado. Vc tenta recuperar os sentimentos de uma época feliz, aí faz o que fazia antes e se entristece por ver que não tem como mais ter aquela mesma sensação. Além de correr o risco de “estragar” suas memórias por perceber que não era tão bom quanto vc lembrava.
Meu nobre, chorei assistindo esse video, me desfiz ano passado de minha coleção de Final Fantasy, desempregado, menino pequeno, contas para pagar... Adiei o máximo possível, mas tive de me desfazer. Cada jogo tinha uma história, compras direto da fabricante, pessoal que me mandou o jogo pelo EBAY e NÃO ME COBROU, presentes, jogatinas em momentos diversos de minha vida, enfim, até o falar daqueles jogos com certas pessoas foram momentos especiais. Me lembro do teu video falando da tua coleção de Magic, acho que não conseguiria comprar os meus jogos novamente, acho que aqueles itens em específico eram especiais por si só. Muito obrigado pelo excelente trabalho. E se puder, vá no Flow Podcast, com certeza será uma conversa incrível que todos nós gostaríamos de presenciar.
Por isso gosto tanto de enter the gungeon e esses rogue likes. São exatamente os jogos de 15min, mas que você também pode passar horas e horas e horas joganod sem perder a diversão
24:30 não sei muito sobre, mas isso tem aver com a programação, tem uma função chamada "delta", essa função e para manter a taxa de FPs do jogo, mesmo se colocar em uma maquina mais forte, o FPs vai se manter. Naquela época no Atari, os desenvolvedores faziam jogos para aquele hardware. Então eles não tinham considerado criar tal função. Quando liberava mais espaço no processo, acontecia um bug de fps, era o mesmo bug que acontecia com o Space Invaders, quando matava um invasor, o grupo ficava mais rápido, sendo assim, aumentando a dificuldade. Espero que tenha ajudado a te alguma ideia sobre.
Logo no início, quando vc menciona Metroid e nota que o jogo nunca funcionaria no arcade pq vc teria que mapear o jogo e tal, me lembrou foi da história do primeiro Tower of Druaga, que no Japão as pessoas deixavam pendurado um bloco de notas na máquina e os jogadores iam anotando as informações novas sobre como avançar no jogo, que é notoriamente críptico. Foi o primeiro esforço coletivo de comunidade pra terminar um jogo que se tem notícia, numa era muito anterior à internet.
14:30 Eu demorei 4 anos para terminar Quackshot. Era um jogo que eu sempre tentava jogar e não passava da primeira fase, independente de qual das três fosse a primeira fase que eu escolhesse. Motivo? Eu tentei jogar com 10 anos e só fui começar a aprender inglês formalmente com 14. Ao chegar no final da fase, precisava-se chamar o avião ... e a mensagem estava em inglês e eu não entendia que tinha que abrir o menu perto da bandeira e selecionar a opção do avião (que ficava até mesmo piscando).
por isso eu coleciono jogos de ps1, ps2 e ps3 pq foi os que eu mais joguei e agora q tenho condiçoes eu posso comprar original, e aos poucos a coleçao aumenta.
Tenho 20 anos, e vivo emulando NES e Master System. Os jogos criados pela SEGA e Nintendo durante o final da década de 80 e início de 90, são geniais. Primeiro console que tive foi o PSone, e hoje tenho orgulho, mesmo emulando, dizer que conheço diversos jogos desde a 2° geração de consoles até a 8°. Ótimo vídeo Elba, e suas lives são foda. Abraços.
Cara, que depoimento incrível! Quando você mostrou a foto dos seus amigos juntos, fiquei realmente emocionado. Me lembrei de ótimas épocas que passei jogando vídeo game com meus amigos aqui em casa, parabéns pelo vídeo, ganhou um inscrito
eu sou nostálgica a jogos antigos, mesmo tendo 19 anos, porque quando eu tinha, o que eu mais gostava eram os jogos que o meu pai me apresentava, como Mario, DK, Top Gear, Mortal Kombat e etc kkkk
Elba, há anos tinha um projeto que sempre tive medo de por em prática. Obrigado pela explicação deste quadro. Como você fala em seus vídeos "foi um pipoco" na minha mente. Obrigado msm.
Eu ja tive uma coleçao de retro games, pq questão finaceira tive que vender tudo. Pretendo recomeçar ano que vem, porém comprar os games mais surrados.
A nossa infância, em uma era sem acesso a informação, nos parece que foi um tempo de certa forma meio obscuro, como se estivéssemos perdidos, e revisitar o passado agora com o acesso que temos a informações completamente confiáveis, porque antigamente a maioria era boato que ouviamos dos outros ou só lendo em revista, é prazeroso, podemos saber tudo que gostariamos de ter tido conhecimento naquela época e descobrir coisas novas sobre o passado e sobre o que jogamos.
cara, tenho dezessete anos e tem pelo menos uns quatro ou cinco anos que sou apaixonado por jogos antigos. Infelizmente, não tenho muito como ter uma coleção grande, mas tenho alguns jogos de mega drive e snes, e os consoles (infelizmente eles não funcionam mais, maldito vendedor do mercado livre que me vendeu eles todos estragados) o fato é que o youtube é uma valiosa fonte de conhecimento e diversão em relação a conteúdo de jogos antigos, e eu comecei a gostar graças ao canal colônia contra ataca. e como nunca tive consoles ou pc top de linha, sempre usei muito emulador, mesmo preferindo experiências com mídia física, que ainda não são exatamente realidade hoje em dia.
sei q existem alguns jogos antigos q algumas atualizaçoes e velocidade de objetos eram determinados pela frequencia do processador, deixndo esses poucos jogos mais antigos com essa mecanica ficando quase impossivel passar sem dar ou downclock no processador ou limitar a quantidade de ciclos para o jogo (tb serve para jogos com a mesma mecanica, mas para fps)
Ei galera vamos fazer uma campanha pra levar o @fazendonerdice ao flow podcast, vai dar uma conversa massa. Poderíamos comentar lá no vídeo mais novo dos caras e lançar a #fazendonerdicenoflow
Recentemente joguei ocarina of time pela primeira vez na vida, na época do 64 não tinha console. Joguei emulado no PC com texturas em 1080p, jogo incrível.
Acredito que, na verdade, tudo parte da nostalgia: o gosto vem dela e o colecionismo é uma variação dela. Já colecionei retrogames, magic, camisas de time de futebol, dentre outros. Afastada a questão mercadológica, de que todo colecionável é um potencial investimento, e adentrando na questão do comportamento em si, fazendo uma leitura a partir de vasta bibliografia sobre o tema, tentei descobrir a origem deste impeto pelo colecionismo, e descobri que está complatamente atrelado ao sentimento de nostalgia, e que isso pode ser percebido de uma forma mais racional, o que termina gerando mais equilibrio diante de tais inclinações.
Merece um curtir só pelo quadro, um dos mais espetaculares, inclusive, se tiver como passar o contato ou endereço de onde comprou, ganha um cantinho no meu coração e perdão de me aliciar ao crack de papelão SASUAHHUASHUASHUAS
Eu lembro da época que ganhei meu Saturno. Lembro até hoje de títulos como Croc legend Of The gobbos ou até o famigerado Sonic R (que eu adorava quando era pia) e o quanto era mágico jogar com familiares e amigos.. Entendo perfeitamente. Incrível teu vídeo elba
Pra mim fora a questão do colecionismo o problema com a emulação é que não me passa a mesma sensação, sentar no pc e jogar com o teclado não transmite a emoção de ligar o console, escolher o jogo, colocar o cartucho e jogar com o controle adecuado. Alem de que ter uma infinidade de jogos a disposição (emulador) meio que me da uma brochada, tipo aquela coisa de que quem tem tudo não consegue apreciar nada
Uns meses atrás meu 3ds deu problema na tela inferior, o que me fez comprar um “novo” aparelho! E foi nesse momento que eu percebi que ter o 3ds não é problemático. Ter os jogos sim, pois com o tempo eles vão ficar cada vez mais caros. Então eu comecei meu colecionismo de jogos em mídia física para o Nintendo 3ds! Estou substituindo meus jogos do cartão SD por versões físicas, e quando quero comprar um jogo novo, procuro bastante por um cartucho com bom preço! Além dele tenho um Nintendo Wii, está comigo um N64 do meu irmão, tenho um Xbox 360 e um GameBoy Color que comprei só para jogar Pokemon Silver nele (na época que lançou eu não tinha condições de ter um, então esperei até poder comprar um e ter a experiência de jogar o jogo no console original. Claro que eu já havia jogado antes em emulador). Minha coleção é como a do Elba, apenas os jogos que eu quero, mas está crescendo, e eu estou feliz por conseguir fazê-la!
Mano, da uma saudade da época que eu jogava a coletânea pirata de 7784 jogos da nintendo no ps2, até hoje eu guardo o dvd na caixa, por causa desse jogo ter feito parte da minha infância eu fiz questão de poder experiênciar a versão real dos jogos do snes, oque me motivou a comprar um super NT com o dinheiro do meu primeiro estágio, e mano, dá uma sensação tão boa de conquista, poder ver a versão original de algo que eu só tive por meio da pirataria quando criança
Eu sinto o mesmo com meus quadrinhos, eu sei que não preciso, mas é tão legal te-los em casa e mostrar para os amigos, mas sempre tem aquele que pergunta do porque eu não leio online pelas scans (Eu leio também, mas é muito mais incrível ver eles em minha estante).
Quando eu colecionava games eu tinha alguns que hoje valem uma puta grana, mas larguei colecionismo de tudo (games, blu ray e CDs de música, no meu caso), pq ocupa muito espaço e eu tava me sentindo mal, como um acumulador. Hj emulo tudo que quero jogar e dane-se. A experiência (pra mim) é a mesma. E minha casa fica com um visual limpo e minimalista, que me trás paz
Me lembro que quem descobrisse como fazer os poderes no Street Fighter II era quase que colocado num pedestal. Na época não tinha internet e eu mal entendia inglês para entrar em fóruns da internet para ler os manuais do jogo XD nostalgia bateu forte agora.
Tive meu SNES quando ele ainda estava na ativa entre a maioria de meus amigos. Para mim, foi - e é - um dos melhores consoles de todos que já tive e/ou joguei. Muita coisa do SNES ainda gosto de jogar (atualmente em emuladores) pelo aspecto meramente de diversão. Atualmente tenho um PS4 e um Vita, sendo os únicos consoles que ainda faço questão de manter. Há duas semanas, dei meu DS Lite para minha sobrinha, além de me desfazer de toda minha coleção do portátil. Fiz o mesmo com o 3DS no ano passado. Embora seja cada vez mais raro jogar em emuladores, quando revisito os jogos de SNES é sempre pela diversão de muitos títulos cujos gêneros não encontramos com tanta frequência. Tudo isso apenas para dizer que, a despeito de já estar na fase "velha", o aspecto nostalgia não me bate. Mas sobre o lance de emular (editando em relação à parte final do vídeo), talvez seja a mesma motivação pela qual não desbloqueio o Vita, sendo o console cujos cartões faço questão de ter. 2° edit: o último jogo que saiu para Super Famicom quando ele ainda estava nos últimos suspiros foi Rockman & Forte. Sei que depois lançaram dois novos jogos para SNES, um Adventure sob financiamento coletivo (e nem sei se chegou a sair) e uma edição especial de SF II - cujo uso não era recomendado no console, mas isso foi anos após o encerramento de suporte ao console.
Eu sempre Joguei em emuladores por não ter dinheiro para comprar um adaptador para usar na TV HDMI,sempre usei emuladores ou comprava aquelas coletânea que via jogos antigos,tipo Metal Slug Anthology (e meu deus como amo Metal Slug),eu já meio que tô trabalhando, então quero comprar o Adaptador para conectar algum videogame antigo que ainda tô pensando que vou comprar
Eu gostaria de ter o Pokémon Gold original, assim como uma coleção de jogos do GBA, os jogos dele são muito bons, ao menos para mim. Os únicos Mario Tênis e Mario Golf que eu gosto são os de GBA que são tipo um RPG.
Uma pequena correção, Pulseman foi lançado sim nos estados unidos, só que ele só foi lançado no sega channel então de qualquer jeito não dá pra comprar qualquer versão que não seja japonesa
a minha infância não teve video game, só jogava na casa dos meus amigos e primos, e quando algum primo por algum motivo me emprestava por um final de semana, ou quando meus tios deixavam um jogar aqueles CDs da DIGERATI com 300 jogos em flash no computador deles, o meu primeiro video game de verdade foi um PS2 SLIM em 2007. eu sempre fui completamente apaixonado por jogos, e to começando a fazer minha coleção pessoal de jogos dessa época que eu sempre quis ter, mas nunca puderam me dar quando era criança. Ao mesmo tempo que é algo alcançavel pra mim, parece uma coisa muito superfula pra gastar dinheiro comprando algo que só vai ficar exposto, pq eu sei que dificilmente eu vou jogar. As lembranças jogando super mario party com meus amigos e quase saindo na porrada por causa disso, jogando smash, pokemon stadium, mario kart no 64 só vão ficar na memória, mas seria tão bom pelo menos poder ter a possibilidade de reviver alguns momentos assim de novo. meu sonho de consumo é um Game Cube, sempre achei esse console a coisa mais fascinante de todas, até hoje, o console é arrojado, o controle é bonito, lembro muito bem de jogar na casa de um primo quando um primo nosso que a gente raramente via, tinha ganhado um game cube com alguns jogos, tinha fifa street e um metroid que era em primeira pessoa e a gente jogava multiplayer, desde então eu sonho em ter esse console. Ao mesmo tempo que falar de retrogames é um assunto daora pela nostalgia, me deixa um pouco triste por ter passado a época desses jogos antigos que eu sempre quis ter, mas sei que se for jogar agora eu vou ter a percepção que são jogos datados e eu nunca de fato aproveitei a época deles.
Esse vídeo me passou uma vibe da minha eterna indecisão ao me deparar com homem-aranha 1, simplesmente, num sebo de uma cidadezinha sendo vendido por 100 reais. Na época eu não lembro se eu não tinha esses 100 reais ou se não me considerava colecionador o suficiente, só sei que não levei. Agora tenho uma ruma de formatinho do Miranda, mas não o 1.
Meus pais me proibiam de jogar vídeos games quando eu era criança, mas claro, como toda boa criança sempre escapava pra jogar escondido, lembro de uma locadora que dividia espaço com uma mercearia que praticamente só vendia legumes e frutas, nessa locadora tinha Super Nintendos e Playstations, eu amava jogar Megaman X, Street Fighter 2, ou Jackie Chan do Ps1, entre outros jogos, hoje quando jogo esses jogos eu lembro do cheiro da locadora, um perfume de várias frutas, é agradável, e jogar eles me distraí muito, ainda quero colecionar cartuchos de Super Nintendo, ter minha biblioteca física com todos jogos que eu joguei durante os anos, pra matar parte dessa vontade de forma barata montei um mini Super Nintendo com case da Retroflag e o front end em do Retroarch chamado Sneses, amo o fato de poder ligar ele usando os botões que nem no original e ter toda a minha biblioteca dos sonhos lá, mas ainda um dia eu monto minha coleção física.
Eu tenho 17 anos hj, e a um tempo decidi jogar os jogos historicamente relevantes. Com isso, emulo os jogos, e tb n me acho melhor do que meus amigos que jogam jogos modernos. Além de adquiri conhecimento sobre a indústria, estou conhecendo jogos que eu estou adorando, Castlevania Rondo of Blood virou um dos meus jogos fav de todos os tempos, e é antigasso. Mesmo não tendo o colecionismo e a nostalgia que o elba citou no video, estou gostando mto de fazer isso
A questão da relevância histórica é mesmo foda... pensa assim, seus amigos são beta testers do que vai ser obra prima um dia, ou não. Vc vai direto nas obras primas.
Sobre a questão da nostalgia, tenho 15 anos apenas porém sinto nostalgia de uma penka de jogo de snes, embora seja tudo no emulador de play 2, eu acho amo os crash of the titans e mind over mutant embora tecnicamente não seja um jogo tão bom, metal Warriors comendo na pancada e etc.
Realmente a graça dos retro eh a nostalgia. A gente liga o jogo, e somos transportados imediatamente para aquela época que éramos crianças. A geração de hoje vai sentir o mesmo lá na frente
Ainda não vi o vídeo, mas a resposta é: NADA de especial ! apenas a nostalgia.... e o que conta é vc tentar viver o que já viveu em épocas boas da sua vida, então a nostalgia se torna tudo ! Graças a nostalgia gasto meu salário com coisas que em nem uso kkkkkkkkk
so nostalgia não sustenta quando você joga, alguns jogos simplesmente são bons, eu ainda acho DK 2 e 3 melhor que os 2 mais recentes, o zelda original tambem era tao bom que so o breath of the wild deixou ele obsoleto, pq por melhor que o ocarina fosse ele não tinha o mesmo proposiito
@@devforfun5618 Concordo com você em quase tudo..... mas.... até onde esse seu "julgamento" é técnico e até onde é a nostalgia falando ? tipo meu jogo favorito é Pokémon Gold, pra mim é melhor que qualquer jogo de PKM , mas ... lançaram Heart Gold que é o mesmo jogo com diversas adições que tornam o jogo muito melhor tecnicamente ... mas minha nostalgia me faz continuar a dizer q o Gold ainda é melhor, entende ? PS: só uma opinião, não esto querendo dizer o q é certo ou errado .
Eu tenho muitíssima vontade de jogar os jogos originais nos meus consoles antigos,como o PS2 e Wii,em mídia física...a grande maioria deles já que alguns jogos de Wii são travados por região,e nesse caso eu parto para emuladores.E não,eu não penso em desbloquear o meu Wii para jogá-los.
Comprei um box retrogamer e n me arrependo. Sou da geração 1983. E poder mostrar ao meu filho de 7 anos estes jogos é incrível. Ver ele preferir jogar sonic e mario do que ficar no celular vendo tik tok pra mim ja vale a pena
Entendo seu sentimento. Tenho alguns jogos de Mega Drive, SNES e PS2 originais que comprei depois de adulto só pq tenho estima por eles. E claro ainda tenho meus cartuchinhos piratas de qd era criança. Eles não tem valor de mercado, mas tem um valor sentimental inestimável. =)
Eu também sou colecionador, no meu caso são gibis e músicas desconhecidqs, gostaria de colrcionar baralhos mas com o dólar alto e a taxa de importação fica meio complicado. Eu entendo e me enxergo em boa parte do que você falou no vídeo mas em outros pontos eu discordo.
Uma das minhas maiores decepções foi quando mudei de cidade e minha mãe vendeu o meu super nintendo pq "eu não jogava mais". Nunca descobri pra quem ela vendeu pra comprar novamente
Caro Elba. Tudo bem? Conheci seu canal faz pouco tempo mas vejo que temos gostos em comum e vejo que eh uma boa pessoa. Dos seus vídeos, em segundo que eu mais gosto foi aquele que você fez do desapego para vender as cartas, pois neste momento preciso da grana e isso me ajudou bastante. Segundo, este vídeo. Tenho 43 anos, e desde 87 jogo no Atari, master, mega, fliper de buteco...e por ai vai. De tudo que você falou, apenas discordo com jogos piratas. Na época, inicio dos anos 90, quando você é mlk...ter grana para os originais era osso...logo só tinha acesso aos piratinhas e cara...no mega por exemplo...aquela fita arredondada...rachadinha...aquele cheiro de plastico vagabundo...era bom demais... Hoje não tenho condições de comprar os originais, não pela grana, mas pelas prioridades da vida. Mas compro bastante os REPRÔS, que são os piratinhas de hj... Bem...apenas isso por hora...e não mais tesão você ligar seu SNES, junto com meu mlk de 10 e o outro de 7, tacar um contra 3 nele e os mlks falarem...caraca!!!! Pouco se lixando para graficos...cancer este que esta matando essa molecada nutelinha de hj e eles deixando de ter a chance de jogar classicos maravilhosos. Grato pelo video. ABs
E aí Ricardo, o Elba também é da nossa época de Magic, estudei com ele na faculdade e já jogamos legacy em lojas. Essa nostalgia de video games, Magic, desenhos, brinquedos antigos, é demais!! Abração cara!
Ué, não entendi no que nós discordamos. Piratear jogos recém lançados afeta diretamente as empresas que produzem os jogos, mas piratear jogos de 30 anos atrás não faz diferença pra ninguém. Eu não tenho nenhum problema com você comprar piratas hoje em dia :p E sobre a sua afirmação de que "a molecada nutelinha" só quer saber de gráficos, eu gostaria de apontar o fato de que Minecraft é o jogo de maior sucesso desde a invenção de Pokemon, e ele tem gráficos de batata cozida =p
@@FazendoNerdice Mestre Elba blz? Valeu pela resposta. Bom, desculpa a parte da "pirataria", entendi errado e que bom que você concorda... Pois na nossa época de pirataria, comprar joguinhos piratas no ESTADINHO, no domingo era um puta tesão!!! Só para os fortes... Referente ao minecraft...verdade...mas é que já escutei cada uma, principalmente da geração 16 bits...cara...quando mandei fazer meus Reprôs...que vinha a caixa com manual mesmo sendo refeito...cara chorei...ter de novo meu final fantasy 3...impagável. Sucesso a ti no canal...viciante. Gde abs
Eu consegui colecionar alguns consoles que eu gosto, mas nao fui atrás dos jogos por ser muito caro, mais do que eu estaria disposto a pagar e pq tenho pouco espaço e no tempo que sobra nem.sempre da vontade de ficar montando pra jogar ou limpar aquilo tudo. Nesse sentido o santo retroarch salva.
Ah, eu deixo tudo montado, e limpo quando passo pano nas prateleiras. E quanto ao preço dos jogos, um Everdrive resolve isso. Não é um negócio SUPER barato, mas também não é impossível de comprar.
@@FazendoNerdice Um fenomeno que ocorre comigo e acho que ocorre com outras pessoas é a descoberta ou redescoberta. Eu nao tive um dmDreamcast quando saiu e quando comprei o meu depois de adulto foi uma experiência muito legal. Os sons do leitor , o prazer tatil do controle, o som de encaixe e ver o funcionamento do vmu... Essa é uma parte desse hobby que eu acho muito interessante
Jogo bom não tem idade. Jogo bom não tem que ser moderno ou antigo. Colecionar é uma paixão como outra qualquer. Cada um faz o que quer com o seu dinheiro. Para mim gastar 50 Euros num jogo antigo é tão valido como gastar 50 Euros numas calças de certa marca. Colecionar é manter memórias que já não voltam, mas também ensina que devemos aproveitar mais o que temos hoje porque no futuro, essas vão ser as coisas das quais vamos ter saudades. Um grande abraço Elba os teus videos ajudam-me imenso nestes dias mais negros. Um abraço de Portugal!
Elba, enquanto eu pesquisava pro meu tcc sobre Exergames bati com um artigo sobre pirataria e achei interessante como eles falaram do importante papel da pirataria na popularização dos games. Basicamente dizia que a industria dos games é oq é hoje graças a pirataria por ter facilitado o acesso.
Eu sei que existem roms americanas de Shin megami tensei 1 e 2, inclusive eu já joguei. Se por acaso eu tiver conhecimento sobre algum cartucho, não penso duas vezes em comprar...
Eu, por exemplo, coleciono dívidas... Cada um coleciona o que pode! Hahaha
Kkkkkk
Na sombra do seu mito eu habitarei
Só os fodas do serasa
Coleciono derrotas kk
Nostalgia é um sentimento complicado. Vc tenta recuperar os sentimentos de uma época feliz, aí faz o que fazia antes e se entristece por ver que não tem como mais ter aquela mesma sensação. Além de correr o risco de “estragar” suas memórias por perceber que não era tão bom quanto vc lembrava.
A verdade é que se todo mundo descobrisse ao mesmo tempo que podia apenas continuar de onde parou...
pois é, o hoje nunca será como o ontem
Meu nobre, chorei assistindo esse video, me desfiz ano passado de minha coleção de Final Fantasy, desempregado, menino pequeno, contas para pagar... Adiei o máximo possível, mas tive de me desfazer. Cada jogo tinha uma história, compras direto da fabricante, pessoal que me mandou o jogo pelo EBAY e NÃO ME COBROU, presentes, jogatinas em momentos diversos de minha vida, enfim, até o falar daqueles jogos com certas pessoas foram momentos especiais. Me lembro do teu video falando da tua coleção de Magic, acho que não conseguiria comprar os meus jogos novamente, acho que aqueles itens em específico eram especiais por si só.
Muito obrigado pelo excelente trabalho.
E se puder, vá no Flow Podcast, com certeza será uma conversa incrível que todos nós gostaríamos de presenciar.
poxa cara, tu contou uma historia tao bonita e depois estraga tudo que disse com esse final, sacanagem, quero ver o Elba em bons locais, não nesse
"É, mas você não era todo contra a pirataria?!"
"É, eu sou, mas eu também não sou idiota, entende?"
Genial 😂
Resposta melhor: eu era, mas virei ancap
@@w4t4sh1 Poxa aí seria cabível de criar outra conta só pra dar outro like
Me deu vontade de ouvir um flow com o Elba e o Igor falando umas 2 horas sobre retrogames, o Monark pode ficar quieto no canto com 3 kg de maconha
Gente isso seria incrível
O Monark vai falar de Doom, Duke Nuken e Quake só.
Seria interessante pq o Igor gosta de magic.
Ia ser foda ao cubo
O Elba deve ser do tipo de gente que odeia eles.
Algo que me pega muito em game antigo é a trilha sonora... caramba... posso passar horas ouvindo Soundtrack de game antigo.
eu tbm, cara... eu tenho 17 anos, mas, eu sinto como se eu tivesse com sdd de uma época q eu nem vivi
Você fala as da geração 16 bits? Se for....eu sinto a mesma coisa (sendo que eu nem vivi nessa época kkkk)
Tenho 18, o jogo que mais joguei no PS2, foi um emulador de SNES que todo mundo conhecer e ama.
Esse bichinho do retro game + nostalgia quando morde é complicado mesmo..
Gostei do seu canal e gostei ainda mais de ter um canal pequeno de qualidade que não fica a fazer auto divulgação
Esse vídeo é uma obra prima, cada um gaste sua vida com que te faz feliz, ela é curta. Desde que não agrida o próximo
Por isso gosto tanto de enter the gungeon e esses rogue likes. São exatamente os jogos de 15min, mas que você também pode passar horas e horas e horas joganod sem perder a diversão
*É como dizia o antigo comercial da Mastercard, "existem coisas que não tem preço"*
24:30 não sei muito sobre, mas isso tem aver com a programação, tem uma função chamada "delta", essa função e para manter a taxa de FPs do jogo, mesmo se colocar em uma maquina mais forte, o FPs vai se manter. Naquela época no Atari, os desenvolvedores faziam jogos para aquele hardware. Então eles não tinham considerado criar tal função.
Quando liberava mais espaço no processo, acontecia um bug de fps, era o mesmo bug que acontecia com o Space Invaders, quando matava um invasor, o grupo ficava mais rápido, sendo assim, aumentando a dificuldade.
Espero que tenha ajudado a te alguma ideia sobre.
Logo no início, quando vc menciona Metroid e nota que o jogo nunca funcionaria no arcade pq vc teria que mapear o jogo e tal, me lembrou foi da história do primeiro Tower of Druaga, que no Japão as pessoas deixavam pendurado um bloco de notas na máquina e os jogadores iam anotando as informações novas sobre como avançar no jogo, que é notoriamente críptico. Foi o primeiro esforço coletivo de comunidade pra terminar um jogo que se tem notícia, numa era muito anterior à internet.
14:30 Eu demorei 4 anos para terminar Quackshot. Era um jogo que eu sempre tentava jogar e não passava da primeira fase, independente de qual das três fosse a primeira fase que eu escolhesse.
Motivo?
Eu tentei jogar com 10 anos e só fui começar a aprender inglês formalmente com 14. Ao chegar no final da fase, precisava-se chamar o avião ... e a mensagem estava em inglês e eu não entendia que tinha que abrir o menu perto da bandeira e selecionar a opção do avião (que ficava até mesmo piscando).
por isso eu coleciono jogos de ps1, ps2 e ps3 pq foi os que eu mais joguei e agora q tenho condiçoes eu posso comprar original, e aos poucos a coleçao aumenta.
"Quando eu era criança uma das minhas coisas favoritas era passar o Turbo Tunnel de Battletoads" Elba criança era masoquista
Que tortura a "fase" desse game... 💀
Acho que esse vídeo virou o meu favorito do canal. Ouvi ele olhando minha própria coleção com um sorriso no rosto
Elba, ia ser legal um vídeo seu falando uma coisa carinhosa/especial sobre cada jogo da sua coleção retro
Elba, adoraria, agora que você atiçou, ver um vídeo mostrando toda sua coleção de consoles e games retro, faz faz haha
Tenho 20 anos, e vivo emulando NES e Master System. Os jogos criados pela SEGA e Nintendo durante o final da década de 80 e início de 90, são geniais. Primeiro console que tive foi o PSone, e hoje tenho orgulho, mesmo emulando, dizer que conheço diversos jogos desde a 2° geração de consoles até a 8°. Ótimo vídeo Elba, e suas lives são foda. Abraços.
Cara, que depoimento incrível! Quando você mostrou a foto dos seus amigos juntos, fiquei realmente emocionado. Me lembrei de ótimas épocas que passei jogando vídeo game com meus amigos aqui em casa, parabéns pelo vídeo, ganhou um inscrito
caramba elba essa estante no fundo ficou muito daora como cenário
Ótima estratégia para ser chamado pro Flow Elba Heheheh
eu sou nostálgica a jogos antigos, mesmo tendo 19 anos, porque quando eu tinha, o que eu mais gostava eram os jogos que o meu pai me apresentava, como Mario, DK, Top Gear, Mortal Kombat e etc kkkk
Elba, há anos tinha um projeto que sempre tive medo de por em prática. Obrigado pela explicação deste quadro. Como você fala em seus vídeos "foi um pipoco" na minha mente. Obrigado msm.
33:29 até porque no emulador a qualidade pode ser melhor com um filtro
O Elba trocando a câmera pra mostrar os jogos e eu logo pensei " aaa então vc queria se gabar deles tbm"
É mais barato que colecionar carros
Eu ja tive uma coleçao de retro games, pq questão finaceira tive que vender tudo. Pretendo recomeçar ano que vem, porém comprar os games mais surrados.
A nossa infância, em uma era sem acesso a informação, nos parece que foi um tempo de certa forma meio obscuro, como se estivéssemos perdidos, e revisitar o passado agora com o acesso que temos a informações completamente confiáveis, porque antigamente a maioria era boato que ouviamos dos outros ou só lendo em revista, é prazeroso, podemos saber tudo que gostariamos de ter tido conhecimento naquela época e descobrir coisas novas sobre o passado e sobre o que jogamos.
cara, tenho dezessete anos e tem pelo menos uns quatro ou cinco anos que sou apaixonado por jogos antigos. Infelizmente, não tenho muito como ter uma coleção grande, mas tenho alguns jogos de mega drive e snes, e os consoles (infelizmente eles não funcionam mais, maldito vendedor do mercado livre que me vendeu eles todos estragados) o fato é que o youtube é uma valiosa fonte de conhecimento e diversão em relação a conteúdo de jogos antigos, e eu comecei a gostar graças ao canal colônia contra ataca. e como nunca tive consoles ou pc top de linha, sempre usei muito emulador, mesmo preferindo experiências com mídia física, que ainda não são exatamente realidade hoje em dia.
sei q existem alguns jogos antigos q algumas atualizaçoes e velocidade de objetos eram determinados pela frequencia do processador, deixndo esses poucos jogos mais antigos com essa mecanica ficando quase impossivel passar sem dar ou downclock no processador ou limitar a quantidade de ciclos para o jogo (tb serve para jogos com a mesma mecanica, mas para fps)
Ei galera vamos fazer uma campanha pra levar o @fazendonerdice ao flow podcast, vai dar uma conversa massa. Poderíamos comentar lá no vídeo mais novo dos caras e lançar a #fazendonerdicenoflow
cara, essa é uma coleção INCRIVEL!
Muito bom Elba, os retro games estão mais vivos do que nunca! Espero que futuramente você faça um video mostrando toda sua coleção retro game ! :D
Recentemente joguei ocarina of time pela primeira vez na vida, na época do 64 não tinha console. Joguei emulado no PC com texturas em 1080p, jogo incrível.
Caraca Elba quase 100k, parabéns cara
E mais uma vez obrigado pelas noites bem dormidas, tinha só 3 horas pra dormir hoje e acordei de boa agora
introdução de 2 minutos? quem é vc e oq fez com o Elba?
Acredito que, na verdade, tudo parte da nostalgia: o gosto vem dela e o colecionismo é uma variação dela. Já colecionei retrogames, magic, camisas de time de futebol, dentre outros. Afastada a questão mercadológica, de que todo colecionável é um potencial investimento, e adentrando na questão do comportamento em si, fazendo uma leitura a partir de vasta bibliografia sobre o tema, tentei descobrir a origem deste impeto pelo colecionismo, e descobri que está complatamente atrelado ao sentimento de nostalgia, e que isso pode ser percebido de uma forma mais racional, o que termina gerando mais equilibrio diante de tais inclinações.
É engraçado pensar que daqui a 20/30 anos a nostalgia gamer de quem nasceu depois de 2013 vão ser jogos de PS4 haha
Merece um curtir só pelo quadro, um dos mais espetaculares, inclusive, se tiver como passar o contato ou endereço de onde comprou, ganha um cantinho no meu coração e perdão de me aliciar ao crack de papelão SASUAHHUASHUASHUAS
santhatela.com.br/
@@FazendoNerdice Você não é Avacyn, mas é um anjo
Eu lembro da época que ganhei meu Saturno. Lembro até hoje de títulos como Croc legend Of The gobbos ou até o famigerado Sonic R (que eu adorava quando era pia) e o quanto era mágico jogar com familiares e amigos.. Entendo perfeitamente. Incrível teu vídeo elba
Nossa esse sentimento de ter o jogo que marcou sua infancia nao tem preco kkkk
Pra mim fora a questão do colecionismo o problema com a emulação é que não me passa a mesma sensação, sentar no pc e jogar com o teclado não transmite a emoção de ligar o console, escolher o jogo, colocar o cartucho e jogar com o controle adecuado.
Alem de que ter uma infinidade de jogos a disposição (emulador) meio que me da uma brochada, tipo aquela coisa de que quem tem tudo não consegue apreciar nada
Mano, eu tava pensando agora, os jogos não tem mais manual e coisas impressas e legais pra colecionar
Uns meses atrás meu 3ds deu problema na tela inferior, o que me fez comprar um “novo” aparelho! E foi nesse momento que eu percebi que ter o 3ds não é problemático. Ter os jogos sim, pois com o tempo eles vão ficar cada vez mais caros. Então eu comecei meu colecionismo de jogos em mídia física para o Nintendo 3ds! Estou substituindo meus jogos do cartão SD por versões físicas, e quando quero comprar um jogo novo, procuro bastante por um cartucho com bom preço! Além dele tenho um Nintendo Wii, está comigo um N64 do meu irmão, tenho um Xbox 360 e um GameBoy Color que comprei só para jogar Pokemon Silver nele (na época que lançou eu não tinha condições de ter um, então esperei até poder comprar um e ter a experiência de jogar o jogo no console original. Claro que eu já havia jogado antes em emulador). Minha coleção é como a do Elba, apenas os jogos que eu quero, mas está crescendo, e eu estou feliz por conseguir fazê-la!
CARALEOU,quero ver o Elba jogando Battletoads até o fim
"Nossa pq vc coleciona isso? Jogar dinheiro fora"
"Foda-se o dinheiro é meu vai cuidar da sua vida"
Mano, da uma saudade da época que eu jogava a coletânea pirata de 7784 jogos da nintendo no ps2, até hoje eu guardo o dvd na caixa, por causa desse jogo ter feito parte da minha infância eu fiz questão de poder experiênciar a versão real dos jogos do snes, oque me motivou a comprar um super NT com o dinheiro do meu primeiro estágio, e mano, dá uma sensação tão boa de conquista, poder ver a versão original de algo que eu só tive por meio da pirataria quando criança
Street Fighter 2010 é um dos meus jogos favoritos de NES, principalemente pelas músicas.
17:30 Por incrível que pareça, o Elba é o cara mais descolado dessa foto kkkkkk
Nem comecei o vídeo e já tô dando like pq o Elba falando de games antigos é o melhor desse canal 😬👀
Eu sinto o mesmo com meus quadrinhos, eu sei que não preciso, mas é tão legal te-los em casa e mostrar para os amigos, mas sempre tem aquele que pergunta do porque eu não leio online pelas scans (Eu leio também, mas é muito mais incrível ver eles em minha estante).
Quando eu colecionava games eu tinha alguns que hoje valem uma puta grana, mas larguei colecionismo de tudo (games, blu ray e CDs de música, no meu caso), pq ocupa muito espaço e eu tava me sentindo mal, como um acumulador.
Hj emulo tudo que quero jogar e dane-se. A experiência (pra mim) é a mesma. E minha casa fica com um visual limpo e minimalista, que me trás paz
Caramba, é muito bom ver o Elba contando toda essa trajetória dos jogos... Gosto muito desses tipos de vídeo! 🙂.
Caramba, ver o Elba de cabeleira é algo que nunca imaginei.
Tem um jogo chamado Carrion, de uma olhada
Me lembro que quem descobrisse como fazer os poderes no Street Fighter II era quase que colocado num pedestal. Na época não tinha internet e eu mal entendia inglês para entrar em fóruns da internet para ler os manuais do jogo XD nostalgia bateu forte agora.
Tive meu SNES quando ele ainda estava na ativa entre a maioria de meus amigos. Para mim, foi - e é - um dos melhores consoles de todos que já tive e/ou joguei. Muita coisa do SNES ainda gosto de jogar (atualmente em emuladores) pelo aspecto meramente de diversão. Atualmente tenho um PS4 e um Vita, sendo os únicos consoles que ainda faço questão de manter. Há duas semanas, dei meu DS Lite para minha sobrinha, além de me desfazer de toda minha coleção do portátil. Fiz o mesmo com o 3DS no ano passado.
Embora seja cada vez mais raro jogar em emuladores, quando revisito os jogos de SNES é sempre pela diversão de muitos títulos cujos gêneros não encontramos com tanta frequência. Tudo isso apenas para dizer que, a despeito de já estar na fase "velha", o aspecto nostalgia não me bate.
Mas sobre o lance de emular (editando em relação à parte final do vídeo), talvez seja a mesma motivação pela qual não desbloqueio o Vita, sendo o console cujos cartões faço questão de ter.
2° edit: o último jogo que saiu para Super Famicom quando ele ainda estava nos últimos suspiros foi Rockman & Forte. Sei que depois lançaram dois novos jogos para SNES, um Adventure sob financiamento coletivo (e nem sei se chegou a sair) e uma edição especial de SF II - cujo uso não era recomendado no console, mas isso foi anos após o encerramento de suporte ao console.
Eu sempre Joguei em emuladores por não ter dinheiro para comprar um adaptador para usar na TV HDMI,sempre usei emuladores ou comprava aquelas coletânea que via jogos antigos,tipo Metal Slug Anthology (e meu deus como amo Metal Slug),eu já meio que tô trabalhando, então quero comprar o Adaptador para conectar algum videogame antigo que ainda tô pensando que vou comprar
Caraca imagina o Elba fazendo uns vídeos de filosofia imagina que foda
17:34 a grande questão é: quem é o Elba nessa foto ? 🤔
vim ler os comentarios procurando a resposta também KKKKKKKKK
É uma boa pergunta XD
Meu DEUS, e QUEM É O KLAUS!???
camisa preta, óculos, cabelo cacheado, sentado na cadeira
@@nikolasbruno nem fudendo q ele é o cabeludão sentado na cadeira. Mudou mt nesses 20 anos
Eu coleciono pedras, tenho uma caixa cheia com vários tipos e formas.
6:56 gostei e PREFIRO esse novo cenário
lembrando só minha opinião nn estou obrigando ele a fazer isso
Eu gostaria de ter o Pokémon Gold original, assim como uma coleção de jogos do GBA, os jogos dele são muito bons, ao menos para mim. Os únicos Mario Tênis e Mario Golf que eu gosto são os de GBA que são tipo um RPG.
Uma pequena correção, Pulseman foi lançado sim nos estados unidos, só que ele só foi lançado no sega channel então de qualquer jeito não dá pra comprar qualquer versão que não seja japonesa
Queria essa versão de colecionador de Oblivion. Meu jogo favorito, um dia arranjo grana pra isso
a minha infância não teve video game, só jogava na casa dos meus amigos e primos, e quando algum primo por algum motivo me emprestava por um final de semana, ou quando meus tios deixavam um jogar aqueles CDs da DIGERATI com 300 jogos em flash no computador deles, o meu primeiro video game de verdade foi um PS2 SLIM em 2007. eu sempre fui completamente apaixonado por jogos, e to começando a fazer minha coleção pessoal de jogos dessa época que eu sempre quis ter, mas nunca puderam me dar quando era criança. Ao mesmo tempo que é algo alcançavel pra mim, parece uma coisa muito superfula pra gastar dinheiro comprando algo que só vai ficar exposto, pq eu sei que dificilmente eu vou jogar.
As lembranças jogando super mario party com meus amigos e quase saindo na porrada por causa disso, jogando smash, pokemon stadium, mario kart no 64 só vão ficar na memória, mas seria tão bom pelo menos poder ter a possibilidade de reviver alguns momentos assim de novo.
meu sonho de consumo é um Game Cube, sempre achei esse console a coisa mais fascinante de todas, até hoje, o console é arrojado, o controle é bonito, lembro muito bem de jogar na casa de um primo quando um primo nosso que a gente raramente via, tinha ganhado um game cube com alguns jogos, tinha fifa street e um metroid que era em primeira pessoa e a gente jogava multiplayer, desde então eu sonho em ter esse console. Ao mesmo tempo que falar de retrogames é um assunto daora pela nostalgia, me deixa um pouco triste por ter passado a época desses jogos antigos que eu sempre quis ter, mas sei que se for jogar agora eu vou ter a percepção que são jogos datados e eu nunca de fato aproveitei a época deles.
Pro começo desse ano eu havia uma coleção de vodkas, acabei perdendo e planejo retornar a ter uma no próximo ano, colecionar é tão satisfatório!
Esse vídeo me passou uma vibe da minha eterna indecisão ao me deparar com homem-aranha 1, simplesmente, num sebo de uma cidadezinha sendo vendido por 100 reais. Na época eu não lembro se eu não tinha esses 100 reais ou se não me considerava colecionador o suficiente, só sei que não levei.
Agora tenho uma ruma de formatinho do Miranda, mas não o 1.
Faz um vídeo mostrando/comentando sua coleção de boardgames
Caramba Elba... Seus Vídeos dariam ÓTIMOS pode casts... E seria melhor pra acompanhar no trabalho... Continue o Ótimo trabalho.
A proposta de fazer podcast já virou meta no apoia.se/fazendonerdice !
Elba, depois recomendo conversar com alguém da comunidade de Speedrun, eles podem te explicar melhor sobre a diferença entre emuladores e o jogo real.
Elba falando de retrogames pra começar bem a terça! \o/
nossa elba gostei deste "novo" cenario, ficou muito bom
Meus pais me proibiam de jogar vídeos games quando eu era criança, mas claro, como toda boa criança sempre escapava pra jogar escondido, lembro de uma locadora que dividia espaço com uma mercearia que praticamente só vendia legumes e frutas, nessa locadora tinha Super Nintendos e Playstations, eu amava jogar Megaman X, Street Fighter 2, ou Jackie Chan do Ps1, entre outros jogos, hoje quando jogo esses jogos eu lembro do cheiro da locadora, um perfume de várias frutas, é agradável, e jogar eles me distraí muito, ainda quero colecionar cartuchos de Super Nintendo, ter minha biblioteca física com todos jogos que eu joguei durante os anos, pra matar parte dessa vontade de forma barata montei um mini Super Nintendo com case da Retroflag e o front end em do Retroarch chamado Sneses, amo o fato de poder ligar ele usando os botões que nem no original e ter toda a minha biblioteca dos sonhos lá, mas ainda um dia eu monto minha coleção física.
Eu tenho 17 anos hj, e a um tempo decidi jogar os jogos historicamente relevantes. Com isso, emulo os jogos, e tb n me acho melhor do que meus amigos que jogam jogos modernos. Além de adquiri conhecimento sobre a indústria, estou conhecendo jogos que eu estou adorando, Castlevania Rondo of Blood virou um dos meus jogos fav de todos os tempos, e é antigasso. Mesmo não tendo o colecionismo e a nostalgia que o elba citou no video, estou gostando mto de fazer isso
A questão da relevância histórica é mesmo foda... pensa assim, seus amigos são beta testers do que vai ser obra prima um dia, ou não. Vc vai direto nas obras primas.
E as duas coisas podem ser divertidas, cada um com sua estratégia do que fazer com o tempo que tem...
Demorei uma cota pra passar daquelas fase das plataformas que ficavam se abrindo em X. Quackshot é muito bom
Herdei um super Nintendo
Da minha irmã e vei o junto com Yoshi island, que virou meu jogo favorito até hj (e me fez amar e conhecer maus retrogames)
Como amo os vídeos grandes desse canal
E ai Elba seria legal um vídeo de como não ser passado para traz comprando consoles e jogos antigos.
Sobre a questão da nostalgia, tenho 15 anos apenas porém sinto nostalgia de uma penka de jogo de snes, embora seja tudo no emulador de play 2, eu acho amo os crash of the titans e mind over mutant embora tecnicamente não seja um jogo tão bom, metal Warriors comendo na pancada e etc.
Gostei do seu ponto de vista, é uma ótima análise.
Realmente a graça dos retro eh a nostalgia. A gente liga o jogo, e somos transportados imediatamente para aquela época que éramos crianças. A geração de hoje vai sentir o mesmo lá na frente
Como dizia o outro, "Mais vale um gosto que um milhão no bolso"
Eu fui picado pelo bichinho do retro gamer também. Mas falta eu ser picado pelo bichinho do dinheiro pra poder aumentar a coleção kkkkkkk
Ainda não vi o vídeo, mas a resposta é: NADA de especial ! apenas a nostalgia.... e o que conta é vc tentar viver o que já viveu em épocas boas da sua vida, então a nostalgia se torna tudo !
Graças a nostalgia gasto meu salário com coisas que em nem uso kkkkkkkkk
so nostalgia não sustenta quando você joga, alguns jogos simplesmente são bons, eu ainda acho DK 2 e 3 melhor que os 2 mais recentes, o zelda original tambem era tao bom que so o breath of the wild deixou ele obsoleto, pq por melhor que o ocarina fosse ele não tinha o mesmo proposiito
@@devforfun5618 Concordo com você em quase tudo..... mas.... até onde esse seu "julgamento" é técnico e até onde é a nostalgia falando ? tipo meu jogo favorito é Pokémon Gold, pra mim é melhor que qualquer jogo de PKM , mas ... lançaram Heart Gold que é o mesmo jogo com diversas adições que tornam o jogo muito melhor tecnicamente ... mas minha nostalgia me faz continuar a dizer q o Gold ainda é melhor, entende ? PS: só uma opinião, não esto querendo dizer o q é certo ou errado .
@@AryonGothic eu proponho algo melhor que julgamento técnico, de donkey kong 2 pra uma criança jogar hoje e veja o que ela acha
@@devforfun5618 novamente concordo com você meu amigo, não teno dúvidas que um jogo antigo possa ser muuuuiiiiiiito melhor que um jogo atual .
Eu gosto de jogos antigos de super nintendo e n64 e nem sou da época deles, então não acho que nostalgia seja tudo
ja fui mordido pela nostalgia tbm. Colecionei todos os jogos de N64, tanto americanos quanto japoneses.
Eu tenho muitíssima vontade de jogar os jogos originais nos meus consoles antigos,como o PS2 e Wii,em mídia física...a grande maioria deles já que alguns jogos de Wii são travados por região,e nesse caso eu parto para emuladores.E não,eu não penso em desbloquear o meu Wii para jogá-los.
Comprei um box retrogamer e n me arrependo. Sou da geração 1983. E poder mostrar ao meu filho de 7 anos estes jogos é incrível. Ver ele preferir jogar sonic e mario do que ficar no celular vendo tik tok pra mim ja vale a pena
Entendo seu sentimento. Tenho alguns jogos de Mega Drive, SNES e PS2 originais que comprei depois de adulto só pq tenho estima por eles. E claro ainda tenho meus cartuchinhos piratas de qd era criança. Eles não tem valor de mercado, mas tem um valor sentimental inestimável. =)
Eu também sou colecionador, no meu caso são gibis e músicas desconhecidqs, gostaria de colrcionar baralhos mas com o dólar alto e a taxa de importação fica meio complicado. Eu entendo e me enxergo em boa parte do que você falou no vídeo mas em outros pontos eu discordo.
Uma das minhas maiores decepções foi quando mudei de cidade e minha mãe vendeu o meu super nintendo pq "eu não jogava mais". Nunca descobri pra quem ela vendeu pra comprar novamente
17:29 meu deus Alba tu tirou cabelo da cabeça pra colocar no queixo
Caro Elba. Tudo bem? Conheci seu canal faz pouco tempo mas vejo que temos gostos em comum e vejo que eh uma boa pessoa. Dos seus vídeos, em segundo que eu mais gosto foi aquele que você fez do desapego para vender as cartas, pois neste momento preciso da grana e isso me ajudou bastante. Segundo, este vídeo. Tenho 43 anos, e desde 87 jogo no Atari, master, mega, fliper de buteco...e por ai vai. De tudo que você falou, apenas discordo com jogos piratas. Na época, inicio dos anos 90, quando você é mlk...ter grana para os originais era osso...logo só tinha acesso aos piratinhas e cara...no mega por exemplo...aquela fita arredondada...rachadinha...aquele cheiro de plastico vagabundo...era bom demais...
Hoje não tenho condições de comprar os originais, não pela grana, mas pelas prioridades da vida. Mas compro bastante os REPRÔS, que são os piratinhas de hj...
Bem...apenas isso por hora...e não mais tesão você ligar seu SNES, junto com meu mlk de 10 e o outro de 7, tacar um contra 3 nele e os mlks falarem...caraca!!!! Pouco se lixando para graficos...cancer este que esta matando essa molecada nutelinha de hj e eles deixando de ter a chance de jogar classicos maravilhosos.
Grato pelo video. ABs
E aí Ricardo, o Elba também é da nossa época de Magic, estudei com ele na faculdade e já jogamos legacy em lojas. Essa nostalgia de video games, Magic, desenhos, brinquedos antigos, é demais!! Abração cara!
Ué, não entendi no que nós discordamos.
Piratear jogos recém lançados afeta diretamente as empresas que produzem os jogos, mas piratear jogos de 30 anos atrás não faz diferença pra ninguém.
Eu não tenho nenhum problema com você comprar piratas hoje em dia :p
E sobre a sua afirmação de que "a molecada nutelinha" só quer saber de gráficos, eu gostaria de apontar o fato de que Minecraft é o jogo de maior sucesso desde a invenção de Pokemon, e ele tem gráficos de batata cozida =p
@@PedroFigs Fala meu mestre blz? Muito boa nossa época e modéstia parte, mesmo com o que se tem hj nem chega aos pés de nossa época mestre. Gde abs
@@FazendoNerdice Mestre Elba blz? Valeu pela resposta. Bom, desculpa a parte da "pirataria", entendi errado e que bom que você concorda...
Pois na nossa época de pirataria, comprar joguinhos piratas no ESTADINHO, no domingo era um puta tesão!!! Só para os fortes...
Referente ao minecraft...verdade...mas é que já escutei cada uma, principalmente da geração 16 bits...cara...quando mandei fazer meus Reprôs...que vinha a caixa com manual mesmo sendo refeito...cara chorei...ter de novo meu final fantasy 3...impagável.
Sucesso a ti no canal...viciante. Gde abs
Eu consegui colecionar alguns consoles que eu gosto, mas nao fui atrás dos jogos por ser muito caro, mais do que eu estaria disposto a pagar e pq tenho pouco espaço e no tempo que sobra nem.sempre da vontade de ficar montando pra jogar ou limpar aquilo tudo. Nesse sentido o santo retroarch salva.
Ah, eu deixo tudo montado, e limpo quando passo pano nas prateleiras.
E quanto ao preço dos jogos, um Everdrive resolve isso. Não é um negócio SUPER barato, mas também não é impossível de comprar.
@@FazendoNerdice Um fenomeno que ocorre comigo e acho que ocorre com outras pessoas é a descoberta ou redescoberta. Eu nao tive um dmDreamcast quando saiu e quando comprei o meu depois de adulto foi uma experiência muito legal. Os sons do leitor , o prazer tatil do controle, o som de encaixe e ver o funcionamento do vmu... Essa é uma parte desse hobby que eu acho muito interessante
Caraca, Elba curte Boogerman, merece um like por cada visualização!
Jogo bom não tem idade. Jogo bom não tem que ser moderno ou antigo.
Colecionar é uma paixão como outra qualquer. Cada um faz o que quer com o seu dinheiro.
Para mim gastar 50 Euros num jogo antigo é tão valido como gastar 50 Euros numas calças de certa marca.
Colecionar é manter memórias que já não voltam, mas também ensina que devemos aproveitar mais o que temos hoje porque no futuro, essas vão ser as coisas das quais vamos ter saudades. Um grande abraço Elba os teus videos ajudam-me imenso nestes dias mais negros.
Um abraço de Portugal!
eu acho que as tartarugas marcarão a infancia de muita gente , foi o primeiro jogo que eu joguei com meu irmão !
Elba, enquanto eu pesquisava pro meu tcc sobre Exergames bati com um artigo sobre pirataria e achei interessante como eles falaram do importante papel da pirataria na popularização dos games. Basicamente dizia que a industria dos games é oq é hoje graças a pirataria por ter facilitado o acesso.
Poderia mandar o artigo ?
@@ec2zu Assim que possível eu envio aqui sim.
Eu sei que existem roms americanas de Shin megami tensei 1 e 2, inclusive eu já joguei. Se por acaso eu tiver conhecimento sobre algum cartucho, não penso duas vezes em comprar...