Verdade! Sou dev há 4 anos e no início eu via todas as tecnologias e frameworks possíveis. Tomei muita pancada em entrevistas até perceber que precisava focar só em uma coisa e aí sim consegui minha primeira vaga, mas foi depois de quase 1 ano de estudos. O que eu falo pra quem tá começando é: não pule etapas! Aprenda lógica de programação. Depois, faça um overview de tudo um pouco e escolha aquilo que você mais quer. Quando escolher, aí sim começa a criar projetos e procurar o seu emprego. E acredite, quando você sabe a lógica, o framework é o de menos!
Cara, sou um ótimo programador, sei fazer projetos full stack e tals mas se vc me pede pra fazer a uma função sobre a sequência de fibonacci, eu nn conseguiria. Isso é normal? KKK
Eu tenho 27 anos, formado em ADS e até hj n consegui arrumar um trabalho na área. Desenvolvo a muito tempo já acredito q a mais de 8 anos, vários projetos no portfólio, sistemas web e mobile. Tomei a decisão de focar nos meus projetos e se aparecer alguma coisa blz, mas n vou ficar me matando. Só n desisti ainda pq pra mim é um hobby, programar e ver o sistema funcionando. Até lá vou lançando um sisteminha ali outro aqui e ganhando umas moedas com anúnios, ou assinaturas. Acredito que na minha idade, esse é o único jeito de ganhar alguma coisa com programação.
@@ericdouglas1990 como? Workana por exemplo já tem mais de um ano que não aprova o meu perfil. Poderia dar dicas de como conseguir freelas pra dev Júnior?
Erick, não sei se vc trabalha ou já trabalhou com análise de dados, ou de negócios, mas talvez fosse uma oportunidade para atuar na área. Trabalhando com Power BI, Excel, tableau, não digo só a área de dados com Python e SQL. Pelo seu relato, percebi q vc gosta mesmo de desenvolver, mas se até o freela tá difícil, poderia ser uma alternativa.
Olá Mateus, Show a dica! Tenho 55 anos e iniciei na informática com 15 anos... Iniciei na programação, com Basic, Fortran .... no passar dos anos pulei para o hardware, onde fiquei por muito tempo, mas com a pulverização dos computadores começou a ficar difícil o pronome tempo de trabalho, verso, o valor da hora técnica, mas isso é outro assunto... A mais ou menos 6 meses, voltei a programar e escolhi o Next para estudar. Mas o que vejo é que, neste software que estou estudando, está havendo várias atualizações e até uma mudança de paradigma. O que sinto muita falta é um CRUD Básico, aquele que vale para "qualquer" projeto, um cadastro de nome e email, um com banco, front, back... completinho que funciona 100%. Tendo isso já pode botar o avião para voar e aprender a "maquiagem", mas isso de manter o foco você está coberto de razão. Se puder dar uma dica para alguém que está iniciando é, veja várias tecnologias e veja a que mais lhe agrada, e após isso caia de cabeça.
Na jornada da programação, o foco é essencial. Cada linha de código nos leva mais perto dos nossos objetivos. Mantenha-se comprometido e curioso, pois cada desafio é uma oportunidade de crescimento. Você tem o poder de transformar o mundo com sua habilidade. Vamos em frente e conquistar novos horizontes!
Eu fico ansioso pra iniciar em algum estágio. Estou migrando de carreira. Moro em Portugal, era motorista de Uber e estou estudando pra área de análise de dados. Coloco currículo mas tá bem difícil e isso me frustra. Penso até em voltar ao Brasil pra ver se consigo alguma coisa. Mas vamos em frente. Abraços
me vi nesse video, infelizmente...muita coisa nessa área de programação o olho cresce e acabei não desenvolvendo como deveria por isso. Mas decidi focar agora, desenvolvedor fullstack web...
Comecei a estudar JS/TS há pouco menos de 1 ano. Comecei pelo básico no front com HTML, CSS, JS/TS, React, depois decidi olhar o back com express e o Nest, aprendi sobre apis, bancos SQL e Nosql, testes, CI/CD com github actions, deploy (back e front) e etc. Recentemente decidi criar minha própria oportunidade, estou desenvolvendo um microsaas para um amigo, com base nesse pretendo criar outros microsaas tbm, acredito que esse tipo de projeto vai me destacar bastante para quando eu for aplicar para as vagas. Não me arrependo nem um pouco de ter "pulado" de tecnologia pra tecnologia, pois no meu contexto fez bastante sentido explorar o ambiente de JS/TS, pois consegui absorver um pouco de cada e agora posso desenvolver aplicações web fullstack com autenticidade.
exatamente isso que esta acontecendo comigo. eu ja comprei 4 cursos fora a faculdade e estou vendo um pouco de cada . porem não consigo sair do zero para criar uma base de uma pagina ,. só vendo outro vídeo que consigo fazer.. vou seguir essa dica que vc passou obg .
Exatamente isso, sempre fico ansioso pra tentar aprender tudo e dominar tudo e sempre dá errado... e ai paro, fico frustado e volto depois de meses do zero de novo... estou pensando em comprar seu curso, obrigado pela dica!
Eu sempre fui esse tipo, fica pulando de tecnologia em tecnologia, sempre voltando pro "Hello word" de uma linguagem, ai eu peguei e falei, quero desenvolver algo sozinho, mesmo que demore meses, ou anos sla, quero aprender montar o site, desde o html,css,js ao servidor back end, então começei cursos de backend com nodejs,express,sequelize, e html e css tenho aprendido com voce aqui, e em 1 a 2 meses, consegui fazer minha primeira inserção de dados no Banco de dados(esse sempre foi o estopim para eu desistir e recomeçar) porem nessa linguagem Nodejs eu não desisiti, mesmo a cabeça falando, isso não e pra voce, e hoje me sinto mais capaz de fazer alguma coisa. ja consigo ver um projeto la na frente. me sinto mais esperançoso, e se mercado não abrir vaga pra mim, eu vo la e vou criar ela...
Algumas empresas hoje em dia querem contratar um Dev e esperam que ele tenha conhecimento em várias tecnologias e exigindo que faça só ele o trabalho de toda uma equipe
Acho que meu grande problema é o foco, cara eu desfoco muito rapido vendo aulas, mas quando eu to codando algo que eu mesmo pensei, passa 5 horas em minutos kkk.
Cara eu não falo nem que me falta foco mais sim, uma falta de um conteúdo solido pois estou cursando um curso no IFAL que já tentei encontra um objetivo mais não consigo pois o conteúdo que estou estudando não tem o conceito de começo, meio e fim. E sinto que isso vem me atrapalhando no meu aprendizado.
Cara eu me frusto pq no nivel de js que eu estou o mercado não necessita e muitas vezes o famoso junior que eles precisam os cara querem te juro ja vi pedir 2 anos de comprovação de js pra concorrer a uma vaga junior... entao muitas das vezes eu tento absorver o maximo possivel e muitas dessas vezes eu deixo a desejar comigo mesmo em questao de aprender mais aprofundado o basico essencial e completo referente a responsividade css entre outros elementos simples.... que deixam passar.
Estou em transição de carreira e tem dias que realmente penso em desistir, pois me sinto muito perdido ainda, gosto da parte de desenvolvimento web que é onde a maioria começa e quero focar nela. Alguém aqui já adquiriu o curso do sujeito programador? Vale realmente a pena? Estou cansado de cursos rasos e projetinhos simples, preciso de um curso que realmente me capacite pro mercado, porque se for depender de faculdade to LASCADO.
Opa beleza Paulo? O FullStack pro treinamento completo focado em web e fullstack, desde o zero com html,css,js, typescript ao NextJS, Testes automatizados, Backend com nodejs completo. Já o Fabrica focado mais em mobile desde o zero com JavaScript completo, React native para aprender desenvolver aplicativos desde o zero a projetos profissionais e também recebe módulos de reactjs web e projetos web mesmo não sendo o foco. Ambos tem acesso a comunidade exclusiva com os alunos, lives exclusivas de mentoria, suporte na plataforma e também na comunidade :)
@@Sujeitoprogramador Eu já estudei web. já aprendi a maioria do conteúdo que está no curso de full stack, estou pensando em adquirir o fabrica de apps. Eu quero criar uma aplicação web / mobile (ja tenho o esboço e possíveis clientes). A minha duvida maior é sobre o firebase, vi que no curso é usado pra fazer o backend. A minha aplicação provavelmente vai escalar. Firebase seria uma boa opção com um custo equilibrado a longo prazo? Ou devo apostar na minha propria API? Pergunto, pois vi na web muita gente falando mal do firebase.
Verdade! Sou dev há 4 anos e no início eu via todas as tecnologias e frameworks possíveis. Tomei muita pancada em entrevistas até perceber que precisava focar só em uma coisa e aí sim consegui minha primeira vaga, mas foi depois de quase 1 ano de estudos.
O que eu falo pra quem tá começando é: não pule etapas!
Aprenda lógica de programação. Depois, faça um overview de tudo um pouco e escolha aquilo que você mais quer. Quando escolher, aí sim começa a criar projetos e procurar o seu emprego. E acredite, quando você sabe a lógica, o framework é o de menos!
Cara, sou um ótimo programador, sei fazer projetos full stack e tals mas se vc me pede pra fazer a uma função sobre a sequência de fibonacci, eu nn conseguiria. Isso é normal? KKK
@@leandro_adrian normal! Ninguém sabe tudo. O importante é procurar saber como fazer.
Eu tenho 27 anos, formado em ADS e até hj n consegui arrumar um trabalho na área. Desenvolvo a muito tempo já acredito q a mais de 8 anos, vários projetos no portfólio, sistemas web e mobile. Tomei a decisão de focar nos meus projetos e se aparecer alguma coisa blz, mas n vou ficar me matando. Só n desisti ainda pq pra mim é um hobby, programar e ver o sistema funcionando. Até lá vou lançando um sisteminha ali outro aqui e ganhando umas moedas com anúnios, ou assinaturas. Acredito que na minha idade, esse é o único jeito de ganhar alguma coisa com programação.
Vai pegando freela mano 👊
@@ericdouglas1990 como? Workana por exemplo já tem mais de um ano que não aprova o meu perfil. Poderia dar dicas de como conseguir freelas pra dev Júnior?
Erick, não sei se vc trabalha ou já trabalhou com análise de dados, ou de negócios, mas talvez fosse uma oportunidade para atuar na área. Trabalhando com Power BI, Excel, tableau, não digo só a área de dados com Python e SQL. Pelo seu relato, percebi q vc gosta mesmo de desenvolver, mas se até o freela tá difícil, poderia ser uma alternativa.
@@jongusjovi2504 99frelas, tem varios frela.
Olá Mateus, Show a dica! Tenho 55 anos e iniciei na informática com 15 anos... Iniciei na programação, com Basic, Fortran .... no passar dos anos pulei para o hardware, onde fiquei por muito tempo, mas com a pulverização dos computadores começou a ficar difícil o pronome tempo de trabalho, verso, o valor da hora técnica, mas isso é outro assunto... A mais ou menos 6 meses, voltei a programar e escolhi o Next para estudar. Mas o que vejo é que, neste software que estou estudando, está havendo várias atualizações e até uma mudança de paradigma. O que sinto muita falta é um CRUD Básico, aquele que vale para "qualquer" projeto, um cadastro de nome e email, um com banco, front, back... completinho que funciona 100%. Tendo isso já pode botar o avião para voar e aprender a "maquiagem", mas isso de manter o foco você está coberto de razão. Se puder dar uma dica para alguém que está iniciando é, veja várias tecnologias e veja a que mais lhe agrada, e após isso caia de cabeça.
Eu estou bem nessa transição, estou parando de querer abraçar tudo e comecei a focar em apenas uma coisa, espero q dessa vez eu consiga 🙏🏽
Também estou fazendo isso
Exatamente! Parabéns pela sinceridade e maturidade em nos ajudar! Deus abençoe vc!!!
É isso mesmo, falta de foco em determinada área.
Na jornada da programação, o foco é essencial. Cada linha de código nos leva mais perto dos nossos objetivos. Mantenha-se comprometido e curioso, pois cada desafio é uma oportunidade de crescimento. Você tem o poder de transformar o mundo com sua habilidade. Vamos em frente e conquistar novos horizontes!
Me identifiquei demais... A falta de foco me atrapalha muito 😢...
Obrigado pelas dicas e pelo excelente vídeo @Matheus 🙏
Me identifiquei demais, cometi muito esse erro, já estudei várias tecnologias e nada.
Mas agora estou focado em JS.
Esse video tem dicas valiosas , obrigado pelo conteudo
Eu fico ansioso pra iniciar em algum estágio. Estou migrando de carreira. Moro em Portugal, era motorista de Uber e estou estudando pra área de análise de dados. Coloco currículo mas tá bem difícil e isso me frustra. Penso até em voltar ao Brasil pra ver se consigo alguma coisa. Mas vamos em frente. Abraços
Boa recomendação. Foco é fundamental para qualquer situação na vida.
Pura vdd queria aprender rápido e me frustrei, vou volta com foco
Muito obrigado pela tua sinceridade Mateus 😎💻
Tamo junto demais e bora pra cima 🔥
me vi nesse video, infelizmente...muita coisa nessa área de programação o olho cresce e acabei não desenvolvendo como deveria por isso. Mas decidi focar agora, desenvolvedor fullstack web...
Realmente to bem assim, é muito difícil controlar essa ansiedade de querer ver o resultado final e agente acaba pulando de galho e galho
Boa 👏Falou tudo 👏
Verdade. Muitas vezes, a gente se lança no estudo, pelo DESAFIO "mortal" que isso parece.
Comecei a estudar JS/TS há pouco menos de 1 ano. Comecei pelo básico no front com HTML, CSS, JS/TS, React, depois decidi olhar o back com express e o Nest, aprendi sobre apis, bancos SQL e Nosql, testes, CI/CD com github actions, deploy (back e front) e etc. Recentemente decidi criar minha própria oportunidade, estou desenvolvendo um microsaas para um amigo, com base nesse pretendo criar outros microsaas tbm, acredito que esse tipo de projeto vai me destacar bastante para quando eu for aplicar para as vagas. Não me arrependo nem um pouco de ter "pulado" de tecnologia pra tecnologia, pois no meu contexto fez bastante sentido explorar o ambiente de JS/TS, pois consegui absorver um pouco de cada e agora posso desenvolver aplicações web fullstack com autenticidade.
exatamente isso que esta acontecendo comigo.
eu ja comprei 4 cursos fora a faculdade e estou vendo um pouco de cada .
porem não consigo sair do zero para criar uma base de uma pagina ,. só vendo outro vídeo que consigo fazer..
vou seguir essa dica que vc passou obg .
Está faltando eu me focar mais.
Eu estava muito nessa ilusão de querer abraçar o mundo kkk É inevitável, mas realmente atrapalha muito!
Haha sim, de querer acabar dominando tudo ao mesmo tempo mas no fundo não praticar nada realmente
Nossa, eu estou cometendo muito esse erro.
Não pule etapas, bora revisar e ter calma! @sujeitoProgramador
Exatamente isso, sempre fico ansioso pra tentar aprender tudo e dominar tudo e sempre dá errado... e ai paro, fico frustado e volto depois de meses do zero de novo... estou pensando em comprar seu curso, obrigado pela dica!
Eu sempre fui esse tipo, fica pulando de tecnologia em tecnologia, sempre voltando pro "Hello word" de uma linguagem, ai eu peguei e falei, quero desenvolver algo sozinho, mesmo que demore meses, ou anos sla, quero aprender montar o site, desde o html,css,js ao servidor back end, então começei cursos de backend com nodejs,express,sequelize, e html e css tenho aprendido com voce aqui, e em 1 a 2 meses, consegui fazer minha primeira inserção de dados no Banco de dados(esse sempre foi o estopim para eu desistir e recomeçar) porem nessa linguagem Nodejs eu não desisiti, mesmo a cabeça falando, isso não e pra voce, e hoje me sinto mais capaz de fazer alguma coisa. ja consigo ver um projeto la na frente. me sinto mais esperançoso, e se mercado não abrir vaga pra mim, eu vo la e vou criar ela...
Certo, não perder o foco
Mas é quando nem se sabe que foco quer ter? 😅 o que seguir e o que fazer...
Eu ESTAVA cometendo este erro!
Quero adquirir teu curso, ja tenho um bom nível de inglês, com seu curso terei conhecimento para aplicar para vagas na gringa?
Algumas empresas hoje em dia querem contratar um Dev e esperam que ele tenha conhecimento em várias tecnologias e exigindo que faça só ele o trabalho de toda uma equipe
Verdade, eu estava me desviando vou foca em uma coisa.
tu tem curso voltado para o front?
Galera do foco em RN curte ai
É isso mesmo
Acho que meu grande problema é o foco, cara eu desfoco muito rapido vendo aulas, mas quando eu to codando algo que eu mesmo pensei, passa 5 horas em minutos kkk.
Cara eu não falo nem que me falta foco mais sim, uma falta de um conteúdo solido pois estou cursando um curso no IFAL que já tentei encontra um objetivo mais não consigo pois o conteúdo que estou estudando não tem o conceito de começo, meio e fim. E sinto que isso vem me atrapalhando no meu aprendizado.
Depende, essa semana eu to tendo o foco kkk semana que vem ninguem sabe.
To no foco com JS no geral.
Eu também estou estudando JS, tem um mês que eu tô focando só em JS
Tenho 23 anos e ainda não sou programador
Acho que o grande problema hoje é que as vagas pedem mais de uma linguagem, mais de uma tecnologia, pede muita coisa que nem faz sentido.
toppp
Cara eu me frusto pq no nivel de js que eu estou o mercado não necessita e muitas vezes o famoso junior que eles precisam os cara querem te juro ja vi pedir 2 anos de comprovação de js pra concorrer a uma vaga junior...
entao muitas das vezes eu tento absorver o maximo possivel e muitas dessas vezes eu deixo a desejar comigo mesmo em questao de aprender mais aprofundado o basico essencial e completo referente a responsividade css entre outros elementos simples.... que deixam passar.
Eu estou errando disso mesmo sempre mudando de curso
Estou em transição de carreira e tem dias que realmente penso em desistir, pois me sinto muito perdido ainda, gosto da parte de desenvolvimento web que é onde a maioria começa e quero focar nela. Alguém aqui já adquiriu o curso do sujeito programador? Vale realmente a pena? Estou cansado de cursos rasos e projetinhos simples, preciso de um curso que realmente me capacite pro mercado, porque se for depender de faculdade to LASCADO.
Estou em dúvida entre Fabrica de Aplicativos e Full Stack Web PRO. Alguem ai é aluno e pode me ajudar?
Opa beleza Paulo? O FullStack pro treinamento completo focado em web e fullstack, desde o zero com html,css,js, typescript ao NextJS, Testes automatizados, Backend com nodejs completo.
Já o Fabrica focado mais em mobile desde o zero com JavaScript completo, React native para aprender desenvolver aplicativos desde o zero a projetos profissionais e também recebe módulos de reactjs web e projetos web mesmo não sendo o foco.
Ambos tem acesso a comunidade exclusiva com os alunos, lives exclusivas de mentoria, suporte na plataforma e também na comunidade :)
@@Sujeitoprogramador Eu já estudei web. já aprendi a maioria do conteúdo que está no curso de full stack, estou pensando em adquirir o fabrica de apps. Eu quero criar uma aplicação web / mobile (ja tenho o esboço e possíveis clientes). A minha duvida maior é sobre o firebase, vi que no curso é usado pra fazer o backend. A minha aplicação provavelmente vai escalar. Firebase seria uma boa opção com um custo equilibrado a longo prazo? Ou devo apostar na minha propria API? Pergunto, pois vi na web muita gente falando mal do firebase.
tem horas que bate um bloqueio e nao consigo absorver nada isso é horrível 😮💨
👏👏