O LADO OSBCURO E PICANTE DOS CONTOS DE FADAS! Branca de Neve, Cinderella, Chapeuzinho e... Breccia!
Вставка
- Опубліковано 15 гру 2024
- ERA OUTRA VEZ: O LADO SOMBRIO DOS CONTOS DE FADAS é uma coletânea de quadrinhos de Carlos Trillo e Alberto Breccia que traz versões sombrias de Branca de Neve, Cinderella, A Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho e João e Maria. Comento nesse vídeo a origem dos contos de fadas, analiso a arte de Breccia, e explico porque a fantasia é uma maneira de falar de coisas sombrias e picantes.
Dissertação da mestra Gabrielly José de Oliveira:
repositorio.an...
Edição: Cauby Monteiro
APOIE-NOS no catarse: www.catarse.me...
Twitter: / linck_alexandre
Instagram: / qnsarjeta
Tiktok: / qnsarjeta
Minhas produções acadêmicas sobre quadrinhos: unisul.academi...
#brancadeneve #chapeuzinhovermelho #cinderella #Contosdefadas #disney
APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
Foi a Disney que transformou os contos de "FODAS" em contos de "FADAS"!!
Mais sempre assim, eles foram contos de fodas!!!
Qual é a música de fundo do vídeo?
q
"Não! Tu és a mais bela." Assim disse o espelho ao ver que a rainha tinha um porrete na mão 😂😂😂😂
" Até onde me consta só existe 2 tipos de espelhos mágicos.... Os mentirosos e os quebrados. "
......Geralt de Rívia ........
Kkkkkkk
O q eu acho bizarro é q eu n lembro de uma versão q a Branca de Neve seja de fato mais bonita. O melhor q eu posso pensar é q ela seja uma vampira c controle mental. A descrição bate: cabelos negros como o ébano, pele branca como a neve, lábios vermelhos como o sangue.
Lembrando que em João e Maria a bruxa é abusadora... sempre verifica o "dedo " do joão pra saber se ele já está pronto pra "ser comido" .... Muito boas as suas análises Alexandre !! Sou fã
😨
Meu Deus sabia que os antigos era macabros mais sério isso foi surpreendente
@@antoniomartinelli9005 os contos são mensagens simbolicas sobre possibilidades da vida real.... é um bom jeito de aprender sobre o ser humano
Nem toda bruxa eh abusadora. Eu sou bruxa e nao sou. 🎃
Sim e em vez do dedo o menino, espertamente, põe para fora do buraco ou jaula onde estava preso um osso de galinha, assim, ganha tempo para a fuga.
Coescidencia eu ter sonhado com a Branca de neve hj? Talvez.. Mas até hj meu pesadelo mais marcante na infância (tanto q lembro até hj) foi o de fugir pelo imenso castelo enquanto era perseguido pela rainha má (quando eu era criança e até hj uma das coisas q mais me deixam ansioso é o fato de em todo o filme só virmos 4 pessoas no castelo (sendo eles a Branca, a rainha, o caçador e o príncipe pulando o muro), a ideia da imensidão vazia no castelo me persegue até hj.. ainda mais quando a cena focada na rainha mostra ela se dirigindo ao calabouço onde novamente ninguém é visto no cenário além de ratos e esqueletos..
me lembrou o conto do Barba Azul
O desenho da Disney é espetacular, principalmente na caracterização da rainha má. Eu fiquei muito impressionada com a perseguição e subsequente morte da rainha, o escuro, a aparência dela
@@laraspoto3056 sim os olhos delas passam uma intenção tipo tão forte tlgd? é tipo o da madrasta da Cinderela trancando ela.. só que pior
O castelo é aterrador
Eu amo esse tema! Fiz meu TCC sobre isso, inclusive bem focada na Chapeuzinho Vermelho. Falei sobre os paralelos das narrativas originais com as novas narrativas, falando um pouco das versões dos contos e de um jogo chamado The Path, que tem várias fases da Chapeuzinho e pra cada uma, um lobo diferente. Tem versões que a chapeuzinho come a carne da avó, versões que ela foge pouco depois de ser "comida" porque queria fazer xixi. Acho esse tema super interessante, traga mais sobre, por favor! ;)
quero ler sua tese :)
Quero tambem
Lembrei do livro que li ano passado " A psicanálise dos contos de fadas". Provavelmente o que o Linck vai abordar vai ressoar MUITO com esse livro
no livro fala que por ser sobre sexo não é pra criança? pq o linck não para de repetir isso no vídeo, e não li o livro mas do que conheço de psicanálise isso parece bem errado
@@gabriell6519 o livro diz que os contos de fadas abordam esses assuntos da melhor forma pra crianças, e que elas percebem, mesmo que inconscientemente, a mensagem que o conto quer passar. E ao contrário dos mitos e das fábulas, os contos de fadas dizem as crianças o que está por vir durante o crescimento, mas lhes dá a esperança de que vai ficar tudo bem.
Livro maravilhoso por sinal
Livro show !!! Bruno Bettelheim, certo ? Pena que ele se retirou do mundo e de maneira tão chocante...
@@analuisahering2043 Certo!!!! Poxa,não fiquei sabendo dessa reclusão dele
Eu assisti à maioria dos contos de fadas e posso garantir algumas coisas:
1 - Por mais que uma criança tenha algum resquício de "maldade", ainda assim a visão de uma criança é completamente diferente da visão de um adulto, onde a cabeça já está corrompida pelo poder, sexo, etc.
Então, o que guardei disto, não foi o lado sacana, mas sim boas estórias para ouvir e/ou assistir.
Depois de adulto, não fiz questão de procurar lado sombrio em nenhuma delas, pois optei em apenas guardar o lado da fantasia, em minha mente.
2 - Pra mim, a pior versão de sombra, é a própria humanidade, que sempre procura o lado obscuro das coisas, como se não conseguisse viver sem o terror cravado em si mesma.
Mais uma vez, prefiro viver com qualidade e ajudar que outras pessoas, façam o mesmo.
3 - A humanidade passa a maior parte de seu tempo, destruindo tudo à volta, com a "justificativa" de que está lutando por algo de bom, quando na verdade, está apenas com seus instintos sacanas, em níveis bizarros de agressões, em guerras insanas e podres, seja em casa ou em outros locais, para satisfações pessoais.
Enfim... prefiro continuar procurando o que há de luz em tudo, em vez de procurar pela escuridão.
Acredito que quem procura pela escuridão, se esqueceu de procurar no lugar mais óbvio e importante, que é em si mesmo.
Quem prefere ver e mostrar a sombra à outras pessoas, com certeza guarda frustrações e não sabe lidar com isto e está preso(a) à uma vida onde o passado lhe machuca.
Então com certeza, precisa de tratamento.
Vale para homens e mulheres, independente de qualquer cultura, etc.
o sexo é tudo kkkkkkkkk
Banalizou o sexo, banalizou o ser humano..As mentes sacanas de hj, leva TD para o lado sexuaL !
@@elienaimartinsdossantos120
Verdade.
Mas é a humanidade sendo a humanidade, ou seja: Alguns imbecis decidindo que a podridão deve reinar e outros imbecis sendo ferrados e ainda assim, aplaudindo, como se estivessem em uma corrida onde quem mostra a própria burrice, leva o troféu "0tário do ano".
falou tudo e falou bonito
@@Taey_chan
Valeu, meu nobre!
O áudio desse canal é ótimo (alto, limpo), além do ótimo conteúdo. Nota 11 pro dono.
Hoje a metáfora de João e Maria pode se referir às famílias em situação de vulnerabilidade que só reproduz situações de negligência com os filhos, os quais muitas vezes os próprios genitores passaram e naturalizaram. Nesta versão da história q é contada na HQ, muitos elementos não diferem de casos atendidos em CREAS, portanto é assustador o quanto esta versão de um conto de fadas remete à realidades vivenciadas por muitas famílias.
Quando eu era criança eu era viciada em ver "a história verdadeira de tal princesa" eu amava isso
Curto bastante aquela versão curta e muda de A Branca de Neve para o clipe de Sonne do Rammstein, em que ela é uma dominadora sádica viciada em ouro. O curioso é que na medicina indiana, de fato, o ouro também é usado como base para um certo medicamento.
Ótima música e clipe!
João e Maria o pai mata a esposa por causa da trepadinha, pq nenhuma mulher aceita filhos de outra mulher como se fossem os dela por mais que digam o contrário. As crianças passaram por um "rito de passagem". Enquanto João ficou sendo entupido por alguém que subjulga ele e por consequência ele "engorda" com o peso das responsabilidades.
E Maria e sujeita a serviços domésticos pq assim provavelmente encontraria alguém que a tiraria daquela situação miserável, que a bruxa(madastra), a colocou provável encontrando um bom marido, caso cumprisse bem o seu papel. Isso vale para outras princesas também, já que mulheres tem a escalada social ou podem sair da miséria a nobreza através do seu relacionamento.
E o pai então vê que os dois retornam desenvolvidos, e com "valor" pra casa. Por mais que os pais maltratem alguém na infância, muitos filhos ainda vão ficar ao seu lado e os ajudar na velhice por Eni razões.
Isso que você falou sobre João e Maria serem abandonados pelos pais e que era algo comum na antiguidade, ainda continua sendo algo comum na atualidade, tanto que países do oriente criaram postos para o abandonado de crianças.
Parabéns pelo vídeo! Há um filme maravilhoso sobre todo o simbolismo da Chapeuzinho Vermelho que foi dirigido pelo mesmo cara de Entrevista com o Vampiro (Neil Jordan), chama "A Companhia dos Lobos". O filme é famoso por ser uma versão abertamente bizarra e que também muitos professores exibiam na graduação durante disciplinas como semiótica. Ele mostra a ideia de que os "lobos" da Chapeuzinho eram lobisomens e refletiam esse papel de uma masculinidade violenta e tudo mais...
Esse filme é interessante porque é baseado na história da autora feminista Angela Carter, que produziu várias narrativas de contos de fada através dessa mesma visão. O livro dessa história é o "The Bloody Chamber" e além da Chapeuzinho, temos histórias sobre Barbazul e outros contos infantis.
Eu gosto bastante desse tema de contos de fadas e contos maravilhosos e vou curtir histórias do tipo. Inclusive, fica minha recomendação para você falar do anime/mangá The Ancient Magus Bride, no original, Mahoutsukai no Youme, que conta a história de uma garota mágica (a Chise) que se torna aprendiz (e depois noiva) de um Mago/Arquifada/Criatura sobrenatural Elias. Eu gosto bastante de como essa história fala sobre humanidade, como ela "dobra" alguns tropos estilo Bela e a Fera, e como ela tem uma narrativa leve a todo momento. Aproveita que o anime ganhou uma segunda temporada agora!
O mais legal é que a Branca de Neve conseguiu vencer sem nenhum esforço, pq ela era simplesmente a herdeira do reino. Sobrou pra “rainha má”, que chegou ali com algum esforço (beleza tb é uma forma de poder - manter-se bela). Moral da história: entre o herdeiro e o esforço, vence quem herda! 😂😂😂😂😂
Esforço da rainha, que esforço ??
No original a Rainha é a mãe verdadeira da Branca de Neve
As histórias originais não se perderam.
A editora Wish publicou um livro em capa dura vermelha compilando várias histórias nas suas versões originais, sem adulterações e sem censura.
não são histórias originais, as histórias originais foram contadas de boca a boca, de geração em geração, é igual falar que a Bíblia é uma história original, sem querer entrar nesse assunto. Mas eu conheço o livro que vc fala, são sim só adaptações e releituras da época, dá pra dizer que em relação a dos Irmãos Grimm elas são mais próximas as histórias originais
Eu era estranhamente obcecado pela história da branca de neve quando era criança,ele sempre esteve presente na minha vida,eu amo essa história e a do Alladin
eu era assim com a chapeuzinho.
Obcecado
os contos grimm ja vi alguns e são bem bizarros, teve um seriado moderno bem violento e sangrento
Fala sobre adaptações de obras clássicas da literatura, como Grande Sertão Veredas
Eu vi um filme alguns anos atrás com Sigourney Weaver, chamado Floresta Negra ,uma renovação mais para o terror de Branca de Neve . Usei ele no meu tcc .Sinistro !!!!!!
Por favor, fale mais de Breccia. Estamos precisando de mais conteúdos sobre esse quadrinista argentino!!
Vídeo super produzido como sempre
Interessante como nossas histórias representam nosso medos e avisos
E bizarro crianças que no século 18 ouviam coisas como essas kkk
Na história do João e Maria tem uma interpretação de que a Bruxa seria a representação dos judeus também. Gosto muito dessas análises sobre o tema. Parabéns!
Um ensaio bastante interessante sobre as diferentes versões desses contos e as parte mais sombrias é " Histórias que os camponeses contam: o significado de Mamãe Ganso'', no livro Grande massacre de gatos ( Robert Darnton).
Amo vídeos relacionados a esse assunto, sou fascinada pela história da chapéuzinho vermelho
Meu tema favorito no mundo da literatura!! Amei o vídeo, super didático e informativo!! Vou assistir mil vezes fácil!!!
Os elementos mágicos, dos contos de fadas, ajudam a deixar a história multifacetada, como um prisma que revela imagens em fragmentos.
Gostaria de ver mais vídeos sobre o tema, inclusive de como serviram a estabelecer identidades culturais como os Contos dos Irmãos Grimm, que tinham como contexto identidade cultural alemã.
Aí cabe a reflexão: quais são os contos mitológicos brasileiros formam nossa identidade? Como isso é apropriado pelos artistas das mais diversas vertentes?
Desbloqueei uma lembrança de infância da história do João e Maria, de fato a "cena", da bruxa queimando na fornalha é horrível, maravilhos, marcante kkkkkkk
a forma é amorfa e colorida, mas é também uma colagem, como foram colados, um sobre o outro, os relatos e adaptações dos contos de fadas
A Cinderela tem um furo sinistro, se tudo voltou à forma anterior quando deu 00h, como só o sapatinho de cristal se manteve?
Sou professora Infantil e essas Estórias me são muito caras, tanto como educadora, quanto como aquela criança que fui 😍 As Estórias nos ajudam a digerir/processar fatos da vida! O Alexandre Link é maravilhoso em sua narrativa❤
Interessante. Pior que desde criança conhecia praticamente todos os contos de fadas "originais", tinha uns livros na biblioteca da escola que tinha os mais antigos e outro que focava em comparar os atuais dos originais. Achava interessante pra caramba e lia tudo kkkkkkkkk
Na biblioteca da sua escola tinham os contos originais antigos? Sério?
@@juniorchavesopicassodeyahu988 tinha uns mais puxados pros que eram antes da Disney e um que mostrava a diferença entre os atuais e os de antes
@@Naameless_Angel Devem haver muitos livros perdidos e raros q contém os contos originais. Basta as pessoas procurarem. Obs: nos sebos literalmente encontra essas jóias
Teve um livro de Christian Andersen, A Pequena Sereia.
Devido à tenra idade e a falta de experiência de vida eu não conseguia prever o que provavelmente viria após cada capítulo. O enredo ia se revelando cada vez mais tenebroso à medida que eu ia lendo como se eu estivesse explorando um lugar completamente escuro guiado pela luz de um farolete.
Quando finalmente conclui a leitura fiquei traumatizada, e, já adulta fiquei questionando se a obra original de 1837, era dirigido ao público infantil ou a uma seleta sado-masoquista. Talvez os tempos difíceis daquela época tenha servido de inspiração ao autor. Mas, ainda assim não me arrependo de ter tido a oportunidade de conhecer.
p.s. me pesa a consciência quando vejo os da versão Disney, sabendo do que realmente se trata.
Doce e amarga mentira.
Não estragou minha infância o bastante ainda.
Tem que continuar com mais dessas histórias
Excelente video! Nossa gostaria muito de ver um vídeo analisando os arcos de Fabulas. Principalmente os segundo arco da fazenda que da pra fazer uma analógia com revolução dos bichos.
Excelente vídeo, como de hábito! Aliás acho que este é um dos únicos canais a falar de quadrinho argentino.
Seria legal vídeos com outras versões dos contos de fadas, como as de Wally Wood, ou as de Azpiri para a efêmera revista espanhola "Muerde"
O Winderson fala muito sobre as músicas infantis,que também eram horríveis e assustadoras ,as letras só terror.😂😂😂
Meu caro, muito legal teu vídeo, teu trabalho. Parabéns. Abraço!
Vídeo fabuloso. A clareza da narrativa é impactante. Adorei
Cara, esse canal tá abrindo a minha mente para uma leitura sempre ignorada por mim!!!! Obrigado!
Eu adoro o lado mais sombrio dos contos de fadas. Esse vídeo me lembrou o livro Volta ao mundo sem 52 histórias e outras coletâneas assim.
Pow obrigada! Eu queria muito lembrar o nome desse livro
Vc me chamou atenção p uma série de violências contidas nos contos de fada . Impressionante! Assassinatos, torturas, vinganças etc e uma carga pesada de preconceitos arcaicos . Valeu mesmo!
Muito interessante esse tema, morria de medo dos contos de fadas que passavam no canal cultura 😂 sempre achei contos de fadas sombrios
Acho que num mundo rural, onde as crianças viviam livres, colocar medo, seria necessário para evitar algumas situações de risco.
Excelente observações, vou reler meu livro de conto de fadas agora imaginando essas coisas macabras. obrigado por ter destruído minha INOCÊNCIA kkkkkkkkkkkk
Eu demorei anos pra lembrar o nome desse filme, O Lenhador. Vi umas partes quando pré adolescente, mas só consegui vê-lo inteiro recentemente.
Sim Linck, gostaria que vc falasse desse filme de tantos outros mais.
Nossa não conhecia Breccia e já estou fã. Esse tipo de arte pesada na textura e estilo recorte, como tem em Madoka por exemplo, é uma que adoro esbarrar. Vlw Linck de ter apresentado ( e vale falar mais sobre sim!)
Uma outro anime com belo uso de texturas é Gankutsuou.
Além é claro, da adaptação stop motion de Alice no País das Maravilhas, Alice in Dreamland.
@@foreverLOGH Bah! Vou procurar as referências que citou aqui! Obrigado
Amei o vídeo, só queria dizer que a edição está cada vez melhor! ❤
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂eu tô rindo muito desse vídeo, sério!!!será que tenho algum problema mental? Essas versões são melhores do que na infância
Muito bom! Seja feliz para sempre, também!
Bom video. Boa sugestão.
Certa feita muitos anos atrás li que na Bela Adormecida o espetar o dedo no fuso da roca e ver o sangue escorrer do ferimento seria uma espécie de imagem para representar a perda da virgindade, uma representação para esse rito de passagem.
Preservando as diferenças culturais, existem alguns pontos que o Lévi-Strauss levanta em "Mito e Significado" que podem enriquecer a compreensão de narrativas como o papel de magias, animais e ajudantes mágicos, forças da natureza. Na série "Mitológicas" o Levi-Strauss traz mitos indígenas que em alguns pontos dialogam estruturalmente com os contos de fada como o caso dos heróis jovens abandonados, ou maltratados por algum ente como o caso de um mito onde à noite a avó dele ia envenená-lo expelindo gases (sim, peidando!) sobre ele.
Adooooooooro essas curiosidades sobre historinhas infantis, quando eu era pequena tinha uma que me deixava impressionada, era a do Rumpelstiltskin KKKK
Carajos Xande! Vamos falar.sobre infância e modelos de família. Assim que eu ganhar meu processo e puder falar sobre isso abertamente viu procurar por você para discutir um pouco sobre esse assunto, tô muito impressionado com essa leitura do jaum e magrinha.
Os contos originais são bem mais assustadores no estilo creepypasta
Excelente vídeo!!! Mandou bem Link 😁💯👍
Ótimo vídeo. Fiquei curioso pelo trabalho de Lúcia Galvão. Trillo e Maravilhoso Breccia!!!! Esse quadrinho é muito bom. Ah! Lembrei também de Lost Girls.
Gostei demais dos seus comentários e das suas analizes.
Você é foda.
Fábulas e Mitos são de fato, uma linguagem bem peculiar, com função e objetivos bem claros sobretudo de passar uma mensagem, ideia e sentimento para além do texto/fala.
Eu quero mais um vídeo sobre o lado obscuro dos contos de fadas. Eu amo esse tema! A propósito, excelente vídeo.
19:46 Faz mais!!!! Muito bom.
Seu canal virou o meu novo vício!
Foda o Alexandre perguntando se a gente quer ver mais, quer ouvir mais sobre isso ou aquilo, um gibi ou outro.
Pq a resposta pra tudo é SIM, MMAIS DE TUDO
Adorei o vídeo! Você podia falar do filme Maria e João, que saiu recentemente, e é mega dark e pesado. Seria super legal trazer mais conteúdo assim.
Eu já fui mais ingênuo... Obrigado, enterrei de vez os fantasmas da minha infância!
😘💖
Fale do que for, mas fale de arte, com arte!👍✨
Epa, falando sobre contos? Ja vou dando Like xD
1:13 quando ele falou Carlos Trillo eu entendi Carlos Trilha kkkkkk eu tava só ouvindo, sem ver o vídeo e tive que voltar, achando que era aquele Carlos Trilha, produtor da Legião Urbana kkkkk
meu serio conheci hoje seu canal e estou apaixonado já add vários vídeos seus no assistir mais tarde porque seu conteúdo é incrivelmente interessante sempre fui fã de historia e amo quando conheço alguém que me apresente novas historias e visões de mundo e serio toda a filosofia e estudo que traz nos seus vídeos era algo que sentia muita falta de consumir vou maratonar seu canal facinho
Mas assim queria também te propor dois conteúdos para próximos vídeos que achei interessante que descobri a pouco tempo e parei para reflitir bastante sobre seu contudo.
o Primeiro é as novas HQ que saíram do Power rangers feito por pessoas que estiveram relacionadas com os roteiros originais das series.(Fiquei interessado nela um pouco pela arte mas muito porque se dizia focado em temas mais adultos como morte violência e assuntos mais polêmicos como violência domestica relacionamentos abusivos dentro e fora do núcleo familiar entre outros mas assim o que me pega é que no final ainda é power rangers e o mais estranho é que o arco principal gira em torno da continuação da primeira serie feitas deles... e assim a minha reflexão é quem consome isso? adultos infantilizados ou crianças adultificadas buscando uma nostalgia que não viveram já que não conseguem achar tão incríveis ver os personagem que acompanharam na tv sendo mais desenvolvidos etc o apego que eles tem com eles é bem menor o que me vem a cabeça e a criação de crianças nostálgicas pelos sonhos de seus pais. A geração sobrevivente de uma crise que não consegue imaginar o mundo como era antes de tudo ser desse jeito
e outro indicação seria conhecer o anime made in abyss assim é um anime/manga que assisti algumas cenas que realmente me fizeram bem mal é uma violência muito gratuita que é tratada de forma super normal por quem consome e as crianças protagonistas. Tem muitas cenas delas realmente entrando em surtos com o que estão vendo mas mesmo assim em qualquer cena vista por uma pessoa normal que elas viram ela simplesmente parariam de comer ficariam desacreditadas da realidade e morreriam de inanição. Mas até ai tem vários lugares que simplesmente mostram violência gratuita porque sim né. mas o que me chama atenção é a historia que a ideia é muito curiosa eu realmente gostei muito da proposta e criação de mundo algo bem interessante mas ver toda essa ideia indo para esse lado é triste. Ocorre uma discussão sobre até a proibição e limitação que quadrinistas poderiam fazer em sua obra com o sentido de ser de forma literal ou mostrar algo de forma grotesca pq a realidade é assim mas é mesmo necessário? Essa desculpa de que tem que mostrar coisas mais brutais pq a realidade é bruta tem que ser chocante pq sim me faz pensar em açougues onde todo mundo sabe que a Vaca não da carne e sim é roubada dela a vaca morre para conseguirem um bife mas acham cruel ver isso mesmo adorando consumir carnes exóticas falam em defesa dos animais que amam mais bicho do que gente e falando que veganismo é besteira e continuam comprando com isso. Ignorância opcional e seletiva .
Mas assim queria ver o que você consegue tirar de obras assim se não conhecia alguma e ficou interessado depois que deu uma olhada me responde aqui para saber que ajudei com o conteudo ficaria super feliz de saber que de alguma forma acrescentei algo para vc assim como fez comigo mas se não achou interessante tb tudo certo fica ai so a mensagem elogiando seu trabalho e desejando que continue com o seu conteúdo incrível
Adorei o fundo musical do "Nutcracker" 😊♥️
Eu recomendo a leitura de “a psicanálise dos contos de fadas” de Bruno Bettelheim, como leitura complementar. Fico muito feliz de ver esse vídeo justamente quando estou esgotando nessa maravilhosa leitura.
Pode falar do folcore brasileiro. Tipo o kurupira, saci pererê, etc .
simplesmente amei!!! Quero muito mais!!! ❤❤❤❤
amo teu conteúdo man parabéns
Decidi assistir para ver de onde vinham essas coisas. Saquei qual é a tua!
vc sempre traz temáticas ótimas, adoro
Por acaso já foi feito algum vídeo sobre a HQ "Fábulas" ? Gosto muito desse trabalho , tenho aqui somente dois , mas são meus preferidos 🥰
Adoro o canal 😁
Não entendo muito de quadrinhos , mas estou aprendendo mais por aqui a cada dia/vídeo 🥰
Se ainda não tem nada do Fábulas faça por favor 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Adoraria ouvir vc falar de Fábulas (o quadrinho) ou até da série de Tv Grimm, onde os personagens vivem no nosso mundo e são cassados por um descendente dos Grimm
Queria de coração que fizesse um relacionado ao anime/manga de houseki no kuni, sempre quis que comenta-se sobre mas nunca tem algum vídeo da obra de uma maneira ampla, pfv atenda ao meu pedido! D:
Tem vários livros de apoio a leitura no que concerne ao tema contos de fadas e psiqué um deles é do psicólogo infantil Bruno Bettelheim, A Psicanálise dos Contos de Fadas, vale muito a leitura e é de fácil entendimento.
Igual o Alexandre falou abandono d crianças foi uma coisa muito comum ao longo da historia humana tão comum q se vc para pra pensar do ponto d vista d q tradiçao é aquilo q vai sendo perpetuafo ao longo dos anos é muito maior o tempo em q se abandonava crianças a mesma coisa acontece com o casamento faz pouco tempo em comparaçao a historia humana q as pessoas passaram a escolher com quem se casam.
muito bom! mais íideos como esse please!
Faz um vídeo sobre Serial Experiment Lain. Anime dos anos 90
NÃO FALE MAL DE DEU A LOUCA NA CHAPEUZINHO SR SARJETA!!
Por favor, fale mais sobre contos de fadas e mitologia, tem uma riqueza narrativa aí pra se analisar. Falando em como esse ambiente de contos "infantis" é sombrio, os contos húngaros sempre terminam com "e viveram felizes enquando não morreram".
eu adoro contos de fadas, e conforme fui crescendo fui gostando de estudar sobre eles, sao historias tao antigas pra ensinar as pessoas, da pra fazer mt conteúdo sobre isso, mas é difícil achar canais que saibam fazer vídeos divertidos, com qualidade e conteúdo de verdade igual vc, geralmente quem sabe apresentar faz um conteúdo raso, e quem tem conteúdo apresenta o video como se tivesse lendo uma dissertação com 0 empolgação e vontade de viver
Fale mais de Breccia!! Ótimo vídeo.
Você contando as histórias me deu a mesma sensação de quando criança assistia parlendas na tv cultura, tinha umas histórias que dava muito medo, mesmo sendo feita com bonequinhos
Fabulas de Bill Willingham é mto bom. Li ha anos, por conta do jogo da Telltales. Nunca terminei todos os volumes, mas cheguei a ler bastante do material.
Então...
Que sejamos felizes para sempre.
Para nós, mortais comuns, não não existe.
No máximo, o que conseguimos, são momentos felizes...
E seja eterno enquanto dure...
Me traz a memória o livros "O Grande Massacre de Gatos" de Robert Darnton.. Ótimo livro que trata da origem dos contos.
Fala Linck, deixo aqui uma sugestão de análise de conteúdo fofinho pelo bem da sua saúde, ia ser bacana ouvir sua análise de algum filme do estúdio Ghibli, como Mononoke Hime ou Porco Rosso. abraços!
Thanks!!!
Faz um video sobre os contos:Rumpeltisk, chapeuzinho vermelho,os três porquinhos e a pequena sereia, salve e boa noite
Gosto mto desse tema, pode fazer mais vídeos sim!!
“Um homem precisa martelar sua parede de vez em quando”
Eu gosto de ver outras versões de "contos de fada" principalmente essas mais sombrias e obscuras
Link procura a branca de neve do junji Ito. E tem outra mas essa não é dele mas é interessante a do João e Maria mas eles aqui são maus
sensacional e realista!!!Parabéns camarada!!!
Eu assistia muito esse contos de fadas que passava na TV Cultura com a Shelly Duvall.
0:56 live action do Chester sheeta kkkk
Maravilha!!! Excelente vídeo! Queria saber sobre a Bela e a Fera. Fala da síndrome de Estocolmo, né?
Excelente conteúdo! Fale mais a respeito, por favor!