Sou de Cacoal-Rondônia e sou também indígena por parte de pai e é muito bom ver que os povos indígenas estão conseguindo ter voz nessa luta pela preservação do meio ambiente. Estou orgulhoso demais! 👏🏽❤
Sou fã de Txai e de seu pai. Que entrevista magnífica. Fizeram jus ao nome adjetivador que adotaram para Suruí, de Paiter, verdadeiros. Respostas brilhantes, sinceras e bem articuladas para a compreensão de quem deseja saber a realidade sobre estas questões tão prementes, ambientais e humanas, que estão debaixo de nosso nariz, mas obscurecidas pela política genocida e predatória levada a extremos pela ganância desmedida.
Cacique Almir Suruí é uma grande voz de sabedoria! Conhecimento ancestral e técnico é para poucos neste planeta... salve! Parabéns pela luta, estamos juntos para a multiplicação e preservação deste legado.
Cacique que odeia os Brancos, para eles os Brancos são, INVASORES, ESTRUPADORES E ASSASINOS, só que ele não passa de massa de manobras, será que ele sabe que a ideologia que ele tanto defende foi inventada por BRANCO EUROPEU ?
Esse roda viva foi especialmente impactante, precisamos receber e potencializar vozes indígenas no Brasil. Tenho me esforçado para acompanhar as pautas que deveriam estar mais alinhadas entre o movimento negro e Indígena. Minha nova meta é votar e eleger representantes indígenas e pretos no poder público.
Sou de Ubatuba S.P....assisti o Roda Viva inteiro ontem..adorei ver os dois indígenas explicando sobre os cario assuntos...Nuca devemos esquecer que eles já estavam aqui antes de chegarmos...
Impressionante de ver a capacidade de escuta/respeito que um tem pelo outro. Ter tido contato com povos indígenas mudou sensivelmente a minha vida. Haux!
Muito bem! Esse programa é muito necessário para o discernimento da verdade, da verdade que acontece em nossos povos originários! Tudo que acontece de ruim nesse ingoverno e no mundo! Parabéns aos envolvidos e as lideranças Indígenas.
Parabéns a Vera pela desembranquificação do Roda Viva....mas que não p are por ai. E permita a fla fluida de quem sempre esteve calado ...sem interrupções se possível.
Sou de Rondônia e me sinto orgulhoso pelo devido reconhecimento do Almir surui e da Txai surui , por mostrar a realidade que toda a população indígena sofre : massacre , perseguição e descaso do nossos governantes . Abraços!
@@leonardocavaliere um descendente dos INVASORES incomodado com a representatividade dos povos originários. Volta para a terra dos teus antepassados alemão.
@@ruthlopes1561 kkkkk....que comédia essa narrativa, vai você com seu povo, cultura lixo, cachaça, suicídio, preguiça, menina moça, enterrar gente viva, resumindo lixo.
@@leonardocavaliere lixo é o sr, vaza da nossa terra! Malditos assassinos e estupradores de crianças. Está incomodado tiozinho porque não nos calamos mais. Gritaremos até o último suspiro. MALDITOS!!
Almir, meu irmão GAMEP, Txai, parabéns!!! Continuem a luta. Um forte abraço para a Neidinha e para os teus irmãos. Continuem esta bela luta de resistência.
@@leonardocavaliere É dureza e ignorancia ficar falando mal dos povos indigenas, tipico de Bolsonarista que não conhece a história do Brasil, volta para escola já!
Precisei comentar aqui para agradecer um programa feito com este capricho de realismo apresentado com sabedoria e iluminação sobre o lado escuro do Brasil. Obscurecido pelo racismo e pela crueldade.
Txai Suruí, mulher corajosa, guerreira, com senso de coletividade poucas vezes visto, tem muito a nos ensinar. Falas contundentes sobre uma experiência milenar. A impressa precisa urgentemente compreender uma outra cosmovisão de mundo e elaborar isso à sociedade. Seria o mínimo a contribuir...
Essa entrevista foi incrível! É muito bom saber e ver que os povos originários passam a ser vistos, e enxergados aos olhos do mundo. Os povos originários não precisam de esmolas, precisam ter seus direitos respeitados.
Tenho comigo que os povos indígenas são os que mais sofrem, pq são invisibilizados e quando se adaptam ou usam coisas modernas, questionam a veracidade do que eles são como pessoa, etnia e cultura. Triste!
se alguém ainda tinha a visão obscurecida pelo racismo, ouvir pessoas deste quilate moral e intelectual pode descerrar a cortina de ignorância e preconceito contra povos indígenas. Que mulher é esta jovem e que homem é este. Está entre os gigantes de nossa história. Precisamos de todos os recursos da floresta. Mas principalmente dos recursos humanos. Este programa brilhante mostrou como os recursos humanos que temos à nossa disposição, pois querem falar e ensinar sua sabedoria milenar a que quiser ouvir, são imprescindíveis.
Brasil é terra de gente mestiça colega. Playboy de pele rosada brincando de "justiça social" só de longe e fecha o vidro do carro no farol. Mundo real existe. Nosso país é mestiço pleyba..
Txai teve a quem puxar, que homem brilhante o Cacique Suruí. E já sei de sua mãe, mulher muito sábia. Notável como em suas falas lutam com raciocínios lógicos irrefutáveis. São guerreiros que usam as armas da sua intelectualidade e do seu coração sincero. Parabéns!
Maravilhosa entrevista. Realmente, precisamos aprender muito com a Sabedoria Indígena, tanto no que se refere à sua arte maravilhosa, quanto ao respeito ao próximo e à natureza. Pois, ser um país sustentável vai além da "utilização de um canudo de papel, ou separar lixo orgânico". Envolve Amor pela nossa Mãe Terra e por todos os seres que nela habitam. Que tenham mais entrevistas como essa. Parabéns!👏👏👏👏
Fiquei mais aliviada em saber que líderes indígenas estão articulados entre si em prol de um objetivo maior e justo para todos os povos indígenas. 👏🏼👏🏿
Excelente e esclarecedora entrevista, com Txai Xuruí e meu querido amigo Almir Suruí. Mostraram convicção e firmeza nas suas colocações, tanto em defesa dos povos indígenas, quanto da preservação sustentável do meio ambiente, serve de alerta urgente pra todos os governantes do mundo inteiro. Foram brilhantes, parabéns!
Um verdadeiro espetáculo de consciência (local e global), empatia, consideração, garra e determinação. Uma entrevista para ser revista como injeção de ânimo.
Vera Magalhães é uma jornalista brilhante. Que sábia escolha de palavras na introdução e conclusão. E como conduz bem os trabalhos. O jornalismo da Cultura tem as melhores jornalistas televisivas do Brasil.
Não podemos mais esperar para adiar o fim do mundo. A sabedoria para tal habita o modo de ser no mundo dos povos indígenas. Para além da DEMARCAÇÃO JÁ, é preciso o mundo ouvir o modo de se relacionar com o planeta dos povos originários. Fui dormir emocionado com as falas de Txai e Almir Suruí. Uma sabedoria profunda e de grande sentido existencial.
@@edsonteodorodasilva701 um descendente dos INVASORES ignorante que acha que ser indígena é estar dentro da mata. Nós somos o que queremos ser e ficaremos onde queremos estar.
Parabéns à Vera e aos entrevistados, Txai e Almir, por mais essa importante entrevista pra nos informar sobre o que ocorre no nosso país e com os povos indígenas.
Jesus o Governador da Terra, ilumine abençoe e proteja espiritualmente e físicamente, vocês Irmãos.. Muita perseverança e Fé , não estão sos,seus antepassados estão orando a Deus prá inspirar prô melhor acontecer sob a proteção de Deus !!
A sociedade civil tem que apoiar os povos originários do Brasil,precisamos ter ações a favor desses povos que cuidam das nossas florestas de toda biodiversidade que existe na floresta.
É necessário esse tipo de entrevista, para que aqueles que são desinformados a respeito dos povos originarios e se posicionem com as informações verdadeiras.
Essa entrevista foi maravilhosa, principalmente no que tange à conscientização! 🌞 Existe uma saída para a humanidade dos diversos caos que criamos, nossa sobrevivência, nossos sonhos e metas dependem da natureza. Nossa prioridade na educação deve colocar indivíduos em contato com a natureza uma ou duas vezes por semana, do jardim da infância até o último ano da Universidade, seja numa observação junto a uma aula de biologia, seja plantando uma árvore frutífera ou uma horta, cuidando de flores de um jardim ou ainda cuidando de uma caixa de abelhas, só se pode amar o que se conhece e o ser humano está ficando muito distanciado da natureza, isso não tem nada a ver com esquerda, direita ou ser um ecochato, mas a realidade, sem a natureza nenhum ser humano sobrevive, um ser humano consciente pode muito bem ser um conservador capitalista, mas sempre de olho em não lesar demasiadamente o planeta, em outras palavras, se tira daqui e recoloca ali, desenvolver consciência ambiental é fundamental em cada indivíduo, está na hora de tomarmos uma ação nessa direção, principalmente com o grande aumento da população, em vez de leis reguladoras ou protestos de fanáticos, apenas pacificamente criarmos uma sociedade de seres conscientes. Nosso planeta é vivo e com inteligente funcionamento, a Natureza é a única responsável pela possibilidade de vida de TODOS sobre esse planeta, portanto DEVEMOS respeito, reverência e cuidados, não deixa de ser o corpo Manifesto do Criador, além de conter a cura para a maior parte de nossos males, sejam de ordem psíquica, emocional ou física. O desenvolvimento da consciência ambiental do primário até a universidade e através dos meios de comunicação populares torna-se prioritário, ou qualquer um, de qualquer área, acha que vai poder fazer qualquer coisa se não houver o equilíbrio na natureza? PARA ALCANÇAR O TRANSCENDENTE É NECESSÁRIO REALIZAR O IMANENTE. -> Susie Sun 🌞 E como resultado teremos outro tipo de líderes políticos, outro tipo de empresários, outro tipo de seres humanos, todos comprometidos profunda e verdadeiramente com o bem-estar do planeta, como resultado haverá qualidade de vida para esmagadora maioria, o planejamento familiar será uma consequência natural visando o bem-estar de todos.
O melhor roda viva do século, está moça Txui foi de uma clareza , de uma singeleza e ela fala pelo seu povo , e sem os esquerdistas ou direitistas sequestrarem sua posição.
Txai e seu pai demonstram que há sabedoria nos povos originários que não pode mais cair em ouvidos mocos. Se ainda temos florestas, é porque temos guerreiros no sentido mais belo do termo, que lutam para preservar o pouco que resta. Tanto nos povos originários como em ambientalistas que a eles se juntaram. E é fundamental que a luta jurídica seja bem sucedida contra os criminosos que atacam o que há de mais belo em nossa vizinhança, pessoas incríveis e florestas exuberantes.
Bora lá minha gente. Reclamar menos e fazer mais. Cada um de nós, os indignados com tudo o que está acontecendo, temos que sair do fluxo automático do dia a dia e pegar aquela trilhazinha lateral que vai nos levar a outros caminhos. CORAGEM! Cada um de nós tem a possibilidade, a cada instante, de mudar o mundo através do que compramos, do que nos alimentamos, onde investimos nosso dinheiro na BR3...enfim, a nossa vida é um _continuum_ de possibilidades de um mundo melhor🌱💚
Já fazemos nossa parte, mas dependemos tbm da estrutura estatal, devemos exigir que o Estado e as instituições públicas cumpram com suas obrigações e assumam a responsabilidade pelo bem dos povos originários e do povo brasileiro em geral!
Alemão Caramba! Está sabendo legal! Entendo sua frustração com o seu “minto”. Agora de mãos dadas com o Valdemar da Costa Neto ( juntos e shalownow), entendo cara. Agora não sabe se apoia o marreco ou o miliciano. Faz parte! Mas tenho certeza que um dia você supera! 😎
@@coletivoembauba7514 Mil vezes melhor que roda viva, um programa bancado pelo governo de São Paulo, PSDB querida, Partido Social Democrata Brasileiro, você sabe o que é isso ? Social Democracia ? acho que não.
Reverências aos verdadeiros donos dessa Terra, máximo respeito aos irmãos indigenas. Num tempo onde imbecis que se auto intitulam patriotas, mas odeiam o povo nativo originários é mais que necessário fortalecer o que há de mais Brasileiro nessa terra que é vermelha como a brasa.
@@leonardocavaliere ?????????? Quer dizer o que mesmo????? Eles tem o mesmo direito de qualquer brasileiro que vive neste amado Brasil, assim como você, é só querer. Educação, saúde, segurança etc... etc... Estar informado e ter suas convicções no bem estar e direitos de "TODOS", não só dos privilegiados.
@@beatrizmariatogniely7268 Porque a esquerda faz de tudo para deixar eles no meio do mato ? pega um e outro índio, treina para falar o que eles querem.
Com Questão Ambiental Atualmente Em Pauta : Mudança Climática ; Aquecimento Global ; Preservação Natureza... Seremos 0brigados à İmitar os Índios , Cuidar da Terra Para Sobrevivência Da Nossa Espécie ...
Não podemos deixar que nossas origens sejam destruídas. São eles que preservam nossas florestas. Estamos neles e eles em nós desde mesmo antes de 1500.
@@Jefsantg verdade por isso que nao sobrou mais nenhum indígena em todo territorio, todo indigena enterra criança. Fonte: eu quando quero terra deles e preciso legitimar minha intenção
@@Jefsantg ALGUMAS comunidades fazem isso, é verdade e todo mundo sabe disso . quando se parte pra generalizacao como se TODOS OS POVOS indigenas fizessem isso aí sim deixa de ser verdade.
Todo o meu apoio aos Povos Indígenas! O povo brasileiro originário deve ser respeitado em todos os seus direitos! É criminoso como esse desgoverno bolsonarista age e como contaminou todas instituições no Brasil, que age de forma negligente e ilegal! Felizmente o mundo está vendo toda essa violência e crueldade com os brasileiros indígenas e temos apoio internacional nessa luta!
Concordo. Felizmente a sociedade no planeta está cada vez mais cobrando desses políticos inúteis e lutando em defesa da flora e fauna mundial e dos povos originários! A pressão tem que ser grande e madereiros, garimpeiros, latifundiários, caçadores, grileiros, esse desgoverno e tantos outros criminosos precisam ser severamente combatidos!!! 🌱🌲🌳🌎🌏🌍💚♻️👍🏻🙏🏻💪🏻✊🏻👊🏻
@@edsonteodorodasilva701 comunista é aquele que afirma que Hugo Chavez é esperanca pra America latina, que vota no Lula, que diz aborto deve ser decisao do casal = Bolsonaro
Muito bacana o espaço para as lideranças indígenas! Seria ótimo poder ver mais vozes indígenas no centro do Roda Viva, como a Joenia Wapichana, primeira deputada indígena do país!
Deveriam chamar também alguma liderança indígena do Amazonas (que é o estado brasileiro que tem mais indígenas e é o mais invisibilizado nessa questão).
Fantástica a participação de Txai e Almir. A roda de entrevistadores também foi muito bem. Eu só acho uma pena que esse tipo de debate, é feito em cima de repercussões pontuais e não é algo realmente presente e constante. Causas indígenas, feminismo, movimentos negros e periféricos precisam ser pautas mais debatidas. A imprensa de forma geral, dedica mais tempo ao dia-a-dia de sergio moro do que a causas realmente relevantes. A imprensa precisa ser parte das mudanças, abrindo mais espaços para gente que realmente importa serem ouvidas.
Que tipo de gente apoia um ministro do meio ambiente que quer PASSAR A BOIADA e nada faz pela preservação da floresta, pelos povos originários, nem pelo controle dos agrotoxicos?
Menina indígena abençoada. Deus abençoe vocês que estão cuidando da FLORESTA EM PÉ 🌼🌷🌹🌺🌻🏵🌼🌷🌹🌺🌻🏵🌼🌷🌹🌺🌻🏵🌼🌷🌹🌺🌻🏵🌼
Quanta coerência, pertinência e relevância!Exemplos maravilhosos!Têm que ser divulgados!
Divulgado oq? Que eles odeiam os Brancos?
Sou de Cacoal-Rondônia e sou também indígena por parte de pai e é muito bom ver que os povos indígenas estão conseguindo ter voz nessa luta pela preservação do meio ambiente. Estou orgulhoso demais! 👏🏽❤
Parabéns Txai , uma líder indigina do seu tempo, forte informada com soluções para os problemas Que a humanidade tem enfrentar uma jovem admirável.
Adorável. Maior admiração por todos líderes indígenas. Parabéns pela luta incansável.
Super entrevista! Parabéns e força ao Cacique Almir e à Txai! #vidasindigenasimportam #demarcaçãojá
Kkkkk, que mina mané, defendendo quem odeia Branco.
Sou fã de Txai e de seu pai. Que entrevista magnífica. Fizeram jus ao nome adjetivador que adotaram para Suruí, de Paiter, verdadeiros. Respostas brilhantes, sinceras e bem articuladas para a compreensão de quem deseja saber a realidade sobre estas questões tão prementes, ambientais e humanas, que estão debaixo de nosso nariz, mas obscurecidas pela política genocida e predatória levada a extremos pela ganância desmedida.
Cacique Almir Suruí é uma grande voz de sabedoria! Conhecimento ancestral e técnico é para poucos neste planeta... salve! Parabéns pela luta, estamos juntos para a multiplicação e preservação deste legado.
Cacique que odeia os Brancos, para eles os Brancos são, INVASORES, ESTRUPADORES E ASSASINOS, só que ele não passa de massa de manobras, será que ele sabe que a ideologia que ele tanto defende foi inventada por BRANCO EUROPEU ?
Neolitico, todo mundo protegeria a floresta se vivesse como eles
Viva os povos indigenas!! Total apoio a eles e suas lutas!!!
Riquíssima entrevista pela urgência em dissipar estagnacoes governamentais e ações concretas para salvarmos o Planeta 🍀🍀🌳🌳🌳🌴 Amazônico
Esse roda viva foi especialmente impactante, precisamos receber e potencializar vozes indígenas no Brasil. Tenho me esforçado para acompanhar as pautas que deveriam estar mais alinhadas entre o movimento negro e Indígena. Minha nova meta é votar e eleger representantes indígenas e pretos no poder público.
Vocês são a resposta pro meio ambiente sustentável
Conte comigo sempre, vamos mudar o nosso Mundo, agradeço toda sua luta, vocês são nosso orgulho, grato.
Todo meu respeito e meu muito obrigado aos povos indígenas.
Sou de Ubatuba S.P....assisti o Roda Viva inteiro ontem..adorei ver os dois indígenas explicando sobre os cario assuntos...Nuca devemos esquecer que eles já estavam aqui antes de chegarmos...
Salve, prima caiçara. Um oi de Caraguá.
Impressionante de ver a capacidade de escuta/respeito que um tem pelo outro. Ter tido contato com povos indígenas mudou sensivelmente a minha vida. Haux!
Já conhecia o Almir. Grande líder indigena, aqui de RO. A filha, conheci, agora. Guerreiros! Parabéns, pela entrevista! Wina!
Muito bem! Esse programa é muito necessário para o discernimento da verdade, da verdade que acontece em nossos povos originários! Tudo que acontece de ruim nesse ingoverno e no mundo! Parabéns aos envolvidos e as lideranças Indígenas.
Parabéns a Vera pela desembranquificação do Roda Viva....mas que não p are por ai. E permita a fla fluida de quem sempre esteve calado ...sem interrupções se possível.
Sou de Rondônia e me sinto orgulhoso pelo devido reconhecimento do Almir surui e da Txai surui , por mostrar a realidade que toda a população indígena sofre : massacre , perseguição e descaso do nossos governantes . Abraços!
Kkkkkk, do apartamento dela ela sabe de tudo isso ?, essa Índia de boutique nunca pisou no mato.
@@leonardocavaliere um descendente dos INVASORES incomodado com a representatividade dos povos originários. Volta para a terra dos teus antepassados alemão.
@@ruthlopes1561 kkkkk....que comédia essa narrativa, vai você com seu povo, cultura lixo, cachaça, suicídio, preguiça, menina moça, enterrar gente viva, resumindo lixo.
@@leonardocavaliere lixo é o sr, vaza da nossa terra! Malditos assassinos e estupradores de crianças. Está incomodado tiozinho porque não nos calamos mais. Gritaremos até o último suspiro. MALDITOS!!
@@ruthlopes1561 Parabéns! Não podemos nos calar! Meu total respeito aos povos indígenas e toda a flora e fauna mundial!!! 🌱🌳🌍🌎🌏💚♻️👍🏻🙏🏻💪🏻✊🏻👊🏻
Almir, meu irmão GAMEP, Txai, parabéns!!! Continuem a luta. Um forte abraço para a Neidinha e para os teus irmãos. Continuem esta bela luta de resistência.
Programa necessário! Temos que lutar com nossos irmãos indígenas por eles, por nós e pelo planeta.
Com a índia de Taubaté
Somos todos indios RAIMUNDO FAGNER
Parabéns ao Roda Viva, pelo excelente programa, e à Txai e Almir Surui, pela belíssima participação no programa. Me sinto contemplada!
Puts que iludida, acreditar na Índia de boutique treinada pela esquerda.
Concordo totalmente Xênia! 🌱🌳♻️👍🏻🙏🏻💪🏻✊🏻👊🏻💚🌏🌍🌎
@@edsonteodorodasilva701 Lunático!
@@edsonteodorodasilva701 Lunático é pouco diante do absurdo.
@@leonardocavaliere É dureza e ignorancia ficar falando mal dos povos indigenas, tipico de Bolsonarista que não conhece a história do Brasil, volta para escola já!
Precisei comentar aqui para agradecer um programa feito com este capricho de realismo apresentado com sabedoria e iluminação sobre o lado escuro do Brasil. Obscurecido pelo racismo e pela crueldade.
Parabéns pessoas fortes tanto os indígenas como outras culturas Deus cuida Deus abencoe e proteja sempre
Parabéns a todas e todos líderes indígenas, acredito que estamos bem representados.👏🏼👏🏿👏🏼👏🏿
Kkkkkkk, massa de manobras.
@@leonardocavaliere massa de manobra é o sr. Volta para a terra da tua ascendência alemão TOSCO!
@@ruthlopes1561 ele não pode kkkkkk. Provavelmente nem vacina tomou pelo jeito tosco q é e la não deve tá querendo lixo. Ė apenas gado do bozo
Txai Suruí, mulher corajosa, guerreira, com senso de coletividade poucas vezes visto, tem muito a nos ensinar. Falas contundentes sobre uma experiência milenar. A impressa precisa urgentemente compreender uma outra cosmovisão de mundo e elaborar isso à sociedade. Seria o mínimo a contribuir...
Essa entrevista foi incrível! É muito bom saber e ver que os povos originários passam a ser vistos, e enxergados aos olhos do mundo.
Os povos originários não precisam de esmolas, precisam ter seus direitos respeitados.
Txai, vcs merecem todo respeito e apoi, Deus abençoe os povos indígenas
Parabéns a essas lideranças indígenas, muitíssimo bem representada. Parabéns ao Roda Viva, parabéns Vera Magalhães, e como encerrou o programa.💯👏👏👏
Parabéns ao teatro, essa Índia de boutique não engana ninguém, ela nem sabe como índio vive.
@@leonardocavaliere Exatamente! Puro teatro!
@@leonardocavaliere mais do que tu ela deve saber com certeza kkkkkk
@@leonardocavaliere Gado detectado kkkkkk
Alemão falou aí o Indígena!
Gente do Céu! Acompanho o Roda Viva há um bom tempo. Na minha opinião, essa foi a melhor entrevista deste ano!!! Parabéns a todos 👏🏻👏🏻👏🏻
Realmente, o trabalho de Joenia Wapichana é exemplar.
Tenho comigo que os povos indígenas são os que mais sofrem, pq são invisibilizados e quando se adaptam ou usam coisas modernas, questionam a veracidade do que eles são como pessoa, etnia e cultura. Triste!
EXATO A PATRULHA INDÍGENA É A PIOR
AAH⁰
Dois guerreiros. Parabéns!
se alguém ainda tinha a visão obscurecida pelo racismo, ouvir pessoas deste quilate moral e intelectual pode descerrar a cortina de ignorância e preconceito contra povos indígenas. Que mulher é esta jovem e que homem é este. Está entre os gigantes de nossa história. Precisamos de todos os recursos da floresta. Mas principalmente dos recursos humanos. Este programa brilhante mostrou como os recursos humanos que temos à nossa disposição, pois querem falar e ensinar sua sabedoria milenar a que quiser ouvir, são imprescindíveis.
Brasil é terra de gente mestiça colega. Playboy de pele rosada brincando de "justiça social" só de longe e fecha o vidro do carro no farol. Mundo real existe. Nosso país é mestiço pleyba..
Txai teve a quem puxar, que homem brilhante o Cacique Suruí. E já sei de sua mãe, mulher muito sábia. Notável como em suas falas lutam com raciocínios lógicos irrefutáveis. São guerreiros que usam as armas da sua intelectualidade e do seu coração sincero. Parabéns!
Excelente programa! Por favor, convidem mais lideranças indígenas.
Cordiais saudações Txai Suruí!
orgulho define!
Maravilhosa entrevista. Realmente, precisamos aprender muito com a Sabedoria Indígena, tanto no que se refere à sua arte maravilhosa, quanto ao respeito ao próximo e à natureza. Pois, ser um país sustentável vai além da "utilização de um canudo de papel, ou separar lixo orgânico". Envolve Amor pela nossa Mãe Terra e por todos os seres que nela habitam. Que tenham mais entrevistas como essa. Parabéns!👏👏👏👏
AMEI ESSA JOVEM BRASILEIRA. ESTAREI SEMPRE COM VOCÊS.
Almir Suruí é nosso futuro Deputado Federal de Rondônia pelo PDT!!
É urgente a necessidade de valorizar os verdadeiros Brasileiros estavam aqui quando outros povos chegaram
Brasileiro era o termo usado para quem cortava pau-brasil, era portugues, tem nada de indio
Que programa espetacular! Todo o meu apoio à luta do cacique Almir, Txai e o lindo povo Suruí!
Parabéns Roda Viva pela excelente entrevista! 👏🏼👏🏿👏🏼👏🏿
Fiquei mais aliviada em saber que líderes indígenas estão articulados entre si em prol de um objetivo maior e justo para todos os povos indígenas. 👏🏼👏🏿
Excelente e esclarecedora entrevista, com Txai Xuruí e meu querido amigo Almir Suruí. Mostraram convicção e firmeza nas suas colocações, tanto em defesa dos povos indígenas, quanto da preservação sustentável do meio ambiente, serve de alerta urgente pra todos os governantes do mundo inteiro. Foram brilhantes, parabéns!
@@edsonteodorodasilva701 Então ama muito o Aristides também!
Maravilhosos, os dois
Excelente diálogo, obrigada por se importarem e criarem o espaço!
Até as nuvens estão com dificuldades de ficarem suspensas e caírem em forma de chuvas naturais 😐🌳🍀
Muito importante essa entrevista
Um verdadeiro espetáculo de consciência (local e global), empatia, consideração, garra e determinação. Uma entrevista para ser revista como injeção de ânimo.
Extraordinário o conhecimento e representatividade dos povos indígenas. Vamos segui-los para salvar o planeta.
Muito boa a entrevistas. Os que perguntam não sabem o que perguntam e os que respondem muito menos. Parabéns pelo programa de grande insignificância.
Vera Magalhães é uma jornalista brilhante. Que sábia escolha de palavras na introdução e conclusão. E como conduz bem os trabalhos. O jornalismo da Cultura tem as melhores jornalistas televisivas do Brasil.
Não podemos mais esperar para adiar o fim do mundo. A sabedoria para tal habita o modo de ser no mundo dos povos indígenas. Para além da DEMARCAÇÃO JÁ, é preciso o mundo ouvir o modo de se relacionar com o planeta dos povos originários. Fui dormir emocionado com as falas de Txai e Almir Suruí. Uma sabedoria profunda e de grande sentido existencial.
Tiago você é a pessoa mais iludida que já vi, acreditar nessa Índia de boutique treinada pela esquerda.
@@edsonteodorodasilva701 um descendente dos INVASORES ignorante que acha que ser indígena é estar dentro da mata. Nós somos o que queremos ser e ficaremos onde queremos estar.
admiráveis e inspiradores Txai e Almir.
Povos originários ✊🏿
Boa racista, fica no seu grupinho
Alemão conta tudo pro mito! 😂😂😂😂😂
Esplendido.
A resistência dos povos originários é impressionante! A sociedade brasileira também precisa tomar vergonha na cara!!
Convidados excepcionais 🥰
Guerreiros e Corajosos, povos de muita sabedoria.
espero que o próximo governo socorra os povos indígenas, que esse desgoverno desgastou tanto
Parabéns à Vera e aos entrevistados, Txai e Almir, por mais essa importante entrevista pra nos informar sobre o que ocorre no nosso país e com os povos indígenas.
Jesus o Governador da Terra, ilumine abençoe e proteja espiritualmente e físicamente, vocês Irmãos..
Muita perseverança e Fé , não estão sos,seus antepassados estão orando a Deus prá inspirar prô melhor acontecer sob a proteção de Deus !!
A sociedade civil tem que apoiar os povos originários do Brasil,precisamos ter ações a favor desses povos que cuidam das nossas florestas de toda biodiversidade que existe na floresta.
Viemos todos da África, povo originário de ku é hola
Alemão olha gado aqui mugindo sua vontade sexual.
@@coletivoembauba7514 Esse é seu argumento......
Alemão não, não. É o seu!
Ela é maravilhosa, feliz e emocionada pela palavra desse povo lindo
É necessário esse tipo de entrevista, para que aqueles que são desinformados a respeito dos povos originarios e se posicionem com as informações verdadeiras.
Essa entrevista foi maravilhosa, principalmente no que tange à conscientização!
🌞 Existe uma saída para a humanidade dos diversos caos que criamos, nossa sobrevivência, nossos sonhos e metas dependem da natureza.
Nossa prioridade na educação deve colocar indivíduos em contato com a natureza uma ou duas vezes por semana, do jardim da infância até o último ano da Universidade, seja numa observação junto a uma aula de biologia, seja plantando uma árvore frutífera ou uma horta, cuidando de flores de um jardim ou ainda cuidando de uma caixa de abelhas, só se pode amar o que se conhece e o ser humano está ficando muito distanciado da natureza, isso não tem nada a ver com esquerda, direita ou ser um ecochato, mas a realidade, sem a natureza nenhum ser humano sobrevive, um ser humano consciente pode muito bem ser um conservador capitalista, mas sempre de olho em não lesar demasiadamente o planeta, em outras palavras, se tira daqui e recoloca ali, desenvolver consciência ambiental é fundamental em cada indivíduo, está na hora de tomarmos uma ação nessa direção, principalmente com o grande aumento da população, em vez de leis reguladoras ou protestos de fanáticos, apenas pacificamente criarmos uma sociedade de seres conscientes.
Nosso planeta é vivo e com inteligente funcionamento, a Natureza é a única responsável pela possibilidade de vida de TODOS sobre esse planeta, portanto DEVEMOS respeito, reverência e cuidados, não deixa de ser o corpo Manifesto do Criador, além de conter a cura para a maior parte de nossos males, sejam de ordem psíquica, emocional ou física. O desenvolvimento da consciência ambiental do primário até a universidade e através dos meios de comunicação populares torna-se prioritário, ou qualquer um, de qualquer área, acha que vai poder fazer qualquer coisa se não houver o equilíbrio na natureza?
PARA ALCANÇAR O TRANSCENDENTE É NECESSÁRIO REALIZAR O IMANENTE. -> Susie Sun 🌞
E como resultado teremos outro tipo de líderes políticos, outro tipo de empresários, outro tipo de seres humanos, todos comprometidos profunda e verdadeiramente com o bem-estar do planeta, como resultado haverá qualidade de vida para esmagadora maioria, o planejamento familiar será uma consequência natural visando o bem-estar de todos.
O melhor roda viva do século, está moça Txui foi de uma clareza , de uma singeleza e ela fala pelo seu povo , e sem os esquerdistas ou direitistas sequestrarem sua posição.
Boa entrevista. Salve!
Os verdadeiros donos do Brasil!
ENTÃO VAI EMBORA
Txai e seu pai demonstram que há sabedoria nos povos originários que não pode mais cair em ouvidos mocos. Se ainda temos florestas, é porque temos guerreiros no sentido mais belo do termo, que lutam para preservar o pouco que resta. Tanto nos povos originários como em ambientalistas que a eles se juntaram. E é fundamental que a luta jurídica seja bem sucedida contra os criminosos que atacam o que há de mais belo em nossa vizinhança, pessoas incríveis e florestas exuberantes.
Bora lá minha gente. Reclamar menos e fazer mais. Cada um de nós, os indignados com tudo o que está acontecendo, temos que sair do fluxo automático do dia a dia e pegar aquela trilhazinha lateral que vai nos levar a outros caminhos. CORAGEM! Cada um de nós tem a possibilidade, a cada instante, de mudar o mundo através do que compramos, do que nos alimentamos, onde investimos nosso dinheiro na BR3...enfim, a nossa vida é um _continuum_ de possibilidades de um mundo melhor🌱💚
Já fazemos nossa parte, mas dependemos tbm da estrutura estatal, devemos exigir que o Estado e as instituições públicas cumpram com suas obrigações e assumam a responsabilidade pelo bem dos povos originários e do povo brasileiro em geral!
cara que blablablá, já ouvistes que "uma andorinha só não faz verão"? se tudo fosse simples como FALAR...
Viva os povos originários! Viva nossos ancestrais!
Viemos da África, povo originário de ku é hola.
Alemão Caramba! Está sabendo legal! Entendo sua frustração com o seu “minto”. Agora de mãos dadas com o Valdemar da Costa Neto ( juntos e shalownow), entendo cara. Agora não sabe se apoia o marreco ou o miliciano. Faz parte! Mas tenho certeza que um dia você supera! 😎
@@coletivoembauba7514 Esse é o seu argumento, falar meia duzia de groselha, boa noite hipócrita, boa noite massa de manobra.
Alemão vai assistir o Brasil Paralelo! É a única coisa que lhe resta! 😂😂😂😂
@@coletivoembauba7514 Mil vezes melhor que roda viva, um programa bancado pelo governo de São Paulo, PSDB querida, Partido Social Democrata Brasileiro, você sabe o que é isso ? Social Democracia ? acho que não.
Reverências aos verdadeiros donos dessa Terra, máximo respeito aos irmãos indigenas.
Num tempo onde imbecis que se auto intitulam patriotas, mas odeiam o povo nativo originários é mais que necessário fortalecer o que há de mais Brasileiro nessa terra que é vermelha como a brasa.
Txai Suruí,
Que indígena Maravilhosa, Linda e Corajosa!
E quero ser sincero:
ARREBATADORA!
Linda Índia de boutique treinada pela esquerda
@@leonardocavaliere ?????????? Quer dizer o que mesmo????? Eles tem o mesmo direito de qualquer brasileiro que vive neste amado Brasil, assim como você, é só querer. Educação, saúde, segurança etc... etc... Estar informado e ter suas convicções no bem estar e direitos de "TODOS", não só dos privilegiados.
@@beatrizmariatogniely7268 Porque a esquerda faz de tudo para deixar eles no meio do mato ? pega um e outro índio, treina para falar o que eles querem.
@@beatrizmariatogniely7268 E você como uma privilegiada faz. o que por "TODOS" ou fica ai só no discurso barato ? como todo hipócrita da esquerda.
@@leonardocavaliere não falei de direita ou esquerda, falei de "DIREITOS".
Com Questão Ambiental
Atualmente Em Pauta :
Mudança Climática ;
Aquecimento Global ;
Preservação Natureza...
Seremos 0brigados à
İmitar os Índios ,
Cuidar da Terra
Para Sobrevivência
Da Nossa Espécie ...
Orgulho.me de ter esse sangue indígena
Não podemos deixar que nossas origens sejam destruídas. São eles que preservam nossas florestas. Estamos neles e eles em nós desde mesmo antes de 1500.
RODA VIVA PT SAUDAÇÕES. TV CULTURA AFINADA COM A AGENDA GLOBALISTA
Que entrevista! 👏✊😮
Indígena quer desenvolvimento sustentável! Quer renda! Quer dignidade! Quer conforto!
Porque não barram a entrada de ongs que vem na cara de vcs roubam ouro,pedras plntas madeira tudo de valor .????????
Que programa mais que importante.
MUITO BOM PARABENS RODA VIVA
Sangue indigena nenhuma gota a mais !!! Orgulho de vcs parentes
E sobre o esquartejamento indígenas que eles dizem ser cultural?!?
@@Jefsantg verdade por isso que nao sobrou mais nenhum indígena em todo territorio, todo indigena enterra criança.
Fonte: eu quando quero terra deles e preciso legitimar minha intenção
@@galeragames2807 enterro de bebês que nascem com algum problema você já ouviu falar ou pra você é fontes de quem quer a terra deles?
@@Jefsantg ALGUMAS comunidades fazem isso, é verdade e todo mundo sabe disso . quando se parte pra generalizacao como se TODOS OS POVOS indigenas fizessem isso aí sim deixa de ser verdade.
@@galeragames2807 então está certo?
Já conheci o Almir Suruí presencialmente
Muito legal TV Pirata ter voltado à tv aberta
Enquanto as áreas indígenas são os maiores latifúndios do mundo. Os indígenas vivem de "cesta básica ". Absurdo !!
Como ninguém intende isso?
procura a palavra latifundio no dicionario
Todo o meu apoio aos Povos Indígenas! O povo brasileiro originário deve ser respeitado em todos os seus direitos!
É criminoso como esse desgoverno bolsonarista age e como contaminou todas instituições no Brasil, que age de forma negligente e ilegal!
Felizmente o mundo está vendo toda essa violência e crueldade com os brasileiros indígenas e temos apoio internacional nessa luta!
@@edsonteodorodasilva701 tiozinho, o sr está gostando da MAMATA dos Bolsonaro?
Concordo. Felizmente a sociedade no planeta está cada vez mais cobrando desses políticos inúteis e lutando em defesa da flora e fauna mundial e dos povos originários! A pressão tem que ser grande e madereiros, garimpeiros, latifundiários, caçadores, grileiros, esse desgoverno e tantos outros criminosos precisam ser severamente combatidos!!! 🌱🌲🌳🌎🌏🌍💚♻️👍🏻🙏🏻💪🏻✊🏻👊🏻
@@edsonteodorodasilva701 medinho de comunista tiozinho fedorento?
@@edsonteodorodasilva701 comunista é aquele que afirma que Hugo Chavez é esperanca pra America latina, que vota no Lula, que diz aborto deve ser decisao do casal = Bolsonaro
@@edsonteodorodasilva701 Então quem é a favor da preservação ambiental é comunista? Nem sabe o que é comunista pelo jeito.
👏🏽❤️
VOZ DA VERA E RISADAS DO BOLSONARO DOI MEUS OUVIDOS 👂. 👂👂.FORAAAAA GENOCIDAS FORAAAAA GENOCIDAS FORAAAAA GENOCIDAS
fantástico. aprendi muito com esse programa.
Muito bacana o espaço para as lideranças indígenas! Seria ótimo poder ver mais vozes indígenas no centro do Roda Viva, como a Joenia Wapichana, primeira deputada indígena do país!
Deveriam chamar também alguma liderança indígena do Amazonas (que é o estado brasileiro que tem mais indígenas e é o mais invisibilizado nessa questão).
Não.
Belíssima rxpoaicao5 da injusta realidade promovida pela política brasileira
"Precisamos tomar outros caminhos com mudanças corajosas e globais. Agora! "
Nossa acho que foi o melhor programa da temporada, assunto tão vasto e complexo abordado de diferentes ângulos. Ammmei!
?
Os europeus colonizadores aprontaram com os povos originários. ATÉ HOJE ESTAMOS NA MESMA
Fantástica a participação de Txai e Almir. A roda de entrevistadores também foi muito bem. Eu só acho uma pena que esse tipo de debate, é feito em cima de repercussões pontuais e não é algo realmente presente e constante. Causas indígenas, feminismo, movimentos negros e periféricos precisam ser pautas mais debatidas. A imprensa de forma geral, dedica mais tempo ao dia-a-dia de sergio moro do que a causas realmente relevantes. A imprensa precisa ser parte das mudanças, abrindo mais espaços para gente que realmente importa serem ouvidas.
Que tipo de gente apoia um ministro do meio ambiente que quer PASSAR A BOIADA e nada faz pela preservação da floresta, pelos povos originários, nem pelo controle dos agrotoxicos?