Esse vídeo é emocionante... mostra todo o cuidado que a Fepasa tinha com seus trens, funcionários e usuários... Os planos, projetos... Se estivesse viva até hoje seria uma ferrovia única. Sou maquinista das linhas 8/9, a antiga malha da Fepasa... Difícil observar hoje que não deram sequência no sonho dourado dourado da #.
Por conta da alta demanda por hora. Os intervalos da linha nos dias de hoje é metade do da época desses vídeos. Sou um dos curtidores da série 5000. Olha... Falo que ele era mais confortável que os de hoje... Para o tamanho do 5000 a fluidez dele era boa... Mas o 8000 trafega melhor, porém, com alguns solavancos que o 5000 não dava... De 1h05 caiu para 57 minutos uma viagem completa na linha. A FEPASA sonhou muito e não realizou tudo. Mas a promessa da entrega do ramal da Lilás pelo menos foi cumprido no início dos anos 2000...
Elefante Branco, que não dava lucro e só torrava dinheiro de nós Paulistas pagadores de impostos. Tem que ser tudo privatizado. Fora o pessoal técnico, o resto era um cabidão de empregos para apadrinhados políticos.
Fui ferroviário, de 1963,a 1974, mais ou menos. Antiga Sorocabana, que nesse interior, passou para franceses, e se tornando FEPASA, em seguida,acho. Ao sair, me desliguei por completo, e tinha algumas notícias, através de um irmão, que continuou na empresa até se aposentar. Trabalhei com trens de carga,e esse ramal, oeste , Sul, levava o nome de linha Nova, ,sendo a primeira estação. Universidade,e seguia até Evangelista de Souza ,com muitas das estações citadas,e algumas paradas, como a da. Traição.. Mas como sabemos,tudo acabou.
Fantástico esse documentário fui Ferroviário hoje a ferrovia em maior parte do território nacional esta em ruínas, deveria voltar... são muitos caminhões trimiao nem condições de andar mais e muitos acidentes, também deveria ir trem de Passageiros, entre São Paulo ao Interior do Estado de São Paulo.
VÍDEO MARAVILHOSO DA FEPASA MESMO,MULTÍSSIMO BOM,E É IMPRESSIONANTE O COMPROMISSO QUE A FEPASA TINHA COM A QUALIDADE DO SERVIÇO PRESTADO Á COMUNIDADE E TBM C/ A QUALIDADE DE VIDA DE SEUS FUNCIONÁRIOS,ELA MOSTRAVA 1 PREOCUPAÇÃO C/ A QUALIDADE DO SERVIÇO QUE A CBTU APARENTAVA Ñ MOSTRAR COM SEUS TRENS DE SUBÚRBIO,VC PERCEBIA ESTA DIFERENÇA AO SAIR DA CBTU E IR PRÁ FEPASA E VICE-VERSA,E OUTRA MARAVILHA ERA O TREM DE LONGO PERCURSO Q LIGAVA A CAPITAL À VÁRIAS CIDADES DO INTERIOR,MUITAS SAUDADES MESM
Belas recordações da Fepasa! Reparei que nesse vídeo a antiga linha oeste atual linha 8 possuía bitola mista. É porque os Toshibas corriam o trecho todo?
Na verdade sim, pois os Toshiba foram comprados para fazer todo o trecho entre Mairinque e Júlio Prestes. Depois da implantação dos Francorail, foi necessária a instalação do terceiro trilho por conta da bitola maior. Para equilibrar os custos, o uso compartilhado com os cargueiros foi intensificado.
É ACREDITO Q SIM,PORQUE TEVE VEZES DO TOSHIBA CHEGAR ATÉ A JÚLIO PRESTES,E IR DAÌ ATÉ AMADOR BUENO,OU ATÉ MESMO Á MAIRINQUE,PQ ANTES O TOSHIBA PASSAVA DE AMADOR E FAZIA PARADA FINAL EM MAIRINQUE,INFELIZMENTE Ñ TIVE O PRAZER DE FAZER ESTA VIAGEM,PQ QUANDO EU FUI ME ENTENDER POR GENTE,ISTO JÁ TINHA ACABADO,ENTÃO O SAUDOSO TOSHIBA Q SÓ TIVE O PRAZER DE ANDAR UMA SÓ VEZ,INDO DE STA. RITA À ITAPEVI, CORRIA TODO O TRECHO,E GOSTARIA Q ALGUÉM ME RESPONDESSE SE ALGUMAS DAS LOCOMOTIVAS ELÉTRICAS TBM USA
Não sou paulista, mas conheço um pouco da história da FEPASA, tendo inclusive em épocas passadas quando mais jovem, em passeio por essa terra (anos 80 e 90), utilizei muitas vezes seus trens para alguns deslocamentos. Ao hoje, após as privatizações e concessões, o abandono tomou conta de sua malha ferroviária, especialmente no que tange ao traçado para as cidades do interior, onde observamos um caos estabelecido: estações em ruínas, oficinas desmontadas, leito da via férrea coberto por matagal, vagões e locomotivas corroídos pela ferrugem, portanto, uma sucata a céu aberto, sem que ninguém seja responsabilizado por nada, nem os governos que cometeram o desatino de entregar a terceiros esse patrimônio tão importante, nem asa concessionárias que apenas visando lucro,priorizaram o transporte de cargas e jogaram o resto do sistema no lixo. É tempo de os políticos e o povo paulista levantarem a voz contra esses desmandos ou irão apenas lembrar-se do que a FEÀSA foi, com saudade e tristeza"
Nasci e cresci no ABC nos anos 80 e depois acabei indo morar na ZL nos anos 90. Meu pai foi ferroviário e posso dizer que não tenho saudade nenhuma da FEPASA. Trens trafegavam com portas abertas, sujos, os intervalos entre uma composição e outra eram eternos. Me lembro aqui na ZL de certa vez embarcar em um vagão que tinha um rombo no assoalho. Quem viveu na ZL naquele tempo sabe do que estou falando. Mil vezes hoje em dia a CPTM.
Está falando algo com total desconhecimento. A malha da Fepasa não abrangia as linhas da região Leste de SP, essas linhas eram da CBTU (RFFSA), pertencentes à união (governo federal). Nos trens da Fepasa não existia esse tipo de coisa.
Elefante Branco, que não dava lucro e só torrava dinheiro de nós Paulistas pagadores de impostos. Tem que ser tudo privatizado. Fora o pessoal técnico, o resto era um cabidão de empregos para apadrinhados políticos.
A RFFSA, que se tornou CBTU e que hoje é a CPTM. As linhas 7 e 10 eram a antiga Estrada de Ferro Santos à Jundiaí. E as linhas 11 e 12 eram a antiga Estrada de Ferro Central do Brasil.
@@carlosalbertocaliu9934 Eu também me recordo da RFFSA, embora quando pequeno, eu pensava que existia as 3, e esta fosse apenas para trens de carga, pois nunca tinha visto CBTU pra carga e nem RFFSA para passageiros. Lembranças de infância, algo pode estar apagado na memória.
São Paulo deveria ter mais do que o dobro!!! do numero de linhas de trem, metropolitano, e que deveriam também, ser enterrados nas areas centrais (centro expandido !!! ) de São Paulo e também ter um serviço horario ( head-line )da ordem de no maximi, 4 minutos entre uma composição e a seguinte 888 Ora pois !!!! E nem é dificil ou sequer complicado de se fazer, pois as linhas passam por areas na sua maior parte desertas (alias poderiam depois ser melhor utilizadas, para moradia e negocios diversos= trabalho !!!) e pertencem ao Estado !!!! Ora Ora Ora....que vergonha de paìs de merda que nos somos !!!!!
PS: é notável a ausência dos Eletrocarros (implicitamente, o locutor citou que haviam oito em operação naquele momento), e o galpão para revisão geral, que a CPTM fez questão de jamais utilizá-lo (triste...)
VAM A BITOLA MISTA,TENHO CERTEZA QUE JÁ VI EM VÍDEOS A LOCOMOTIVA LOBA E ALGUMA OUTRA TAMBÉM USANDO A BITOLA MISTA,QUERIA QUE ALGUÉM ME TIRASSE ESTA DÚVIDA.
As Locomotivas Loba, Mina Saia, GE Cooper e U-20 Diesel e outras locomtivas utilizavam bitola métrica! Os Toshiba Trens Metropolitanos da época da EFS e que a FEPASA continuou a utilizar em trechos entre Itapevi e Amador Bueno e outros trechos também utilizavam bitola métrica! Não tenho certeza, mas acho que na época da EFS os Toshiba chegavam até a Estação de Evangelista de Souza na zona sul de São Paulo Capital! E na linha tronco da EFS chegavam até São Roque! Após trabalhos de modernização na linha da zona sul de São Paulo os Toshiba faziam a ligação da Estação de Jurubatuba até Varginha! Não sei dizer com certeza as datas exatas em que os Toshiba começaram a ser substituídos pelos novos trens metropolitanos, os trechos de Jurubatuba a Varginha e de Itapevi a Amador Bueno onde os Toshiba continuaram a operar eram gratuitos!
A FEPASA era uma espécie de Pré Metrô no quesito modernidade, mas no final dos anos 70 e começo dos anos 80 o metrô ja começava a operação comercial, e apesar da FEPASA possuir todo esse padrão relatado no vídeo não chegava nem perto do Metrô ainda sim em se tratando de qualidade era o que mais se assemelham ao metrô,as outras linhas da época eram operadas pela CBTU era um lixo, hoje todas operadas pela CPTM
Pela mesma política hoje adotada por Bolsonaro e Paulo Guedes: o entreguismo. O governo estadual não acabou com a Fepasa, a privatizou. A operação metropolitana, então, foi criada a CPTM.
A fepasa, foi resultado de uma estatisaçao forçada pela esquerda na epoca, a C.P e outras ferrovias eram empresas privadas, so que o governo do estado de São Paulo confiscou a Copanhinha paulista e assim transformou em fepasa englobando tambem outras empresas ferroviárias, depois da estatização da Companhia Paulista e das Mogiana o serviço ferroviário so começou a decair e assim causando perda na concorrencia para o transporte rodoviário, logo depois vinheram os tucanos e fizeram uma privatização porca pois eles não cobraram serviço de passageiros da concessionárias que assumiram a ferrovia.
@@tmztaylorgoverno estadual privatizou?daonde vc tirou essa burrice a fepasa foi entrege ao governo federal em troca de dividas do antigo banco banespa e foi privatizada junto com as outras regionais da antiga rffsa pelo governo federal nao pelo estadual como malha paulista se informe informe melhor
Podiam ter encomendado os fepasões bem mais "gordinhos", pois mesmo com a reconstrução das estações, ainda ficou um vão de quase meio metro na plataforma. Esse locutor me é familiar, e a música do início já apareceu em comerciais da TVS, principalmente no dia em que o $ilvio $antos não fez seu programa. Ademais, belíssimo documentário!
O locutor do vídeo é nada mais nada menos que Dirceu Rabelo, o cara que faz as chamadas da Rede Globo. Quanto a música, trata-se do tema do filme Blade Runner - O Caçador de Androides.
20 anos na RFFSA rs me deram alguma esperiencia sobre o assunto compartilho a mesma revolta e tristesa pelo desmantelamento do parque ferroviario brasileiro exigencia do capital internacional maldita GLOBALISAcAO e privatisacao que falta faz um governo UTRAnacionalista abs
O problema e que as ferrovias bem antes da fepasa funcionavam muito bem, tipo a companhia paulista a mogiana e outras ferrovias eram privadas, so que teve pressão para tornalas estatais. Tanto que tomaram a C.P a força o que causou o suicidio do presidente da C.P, depois que as empresas se tornaram estatais so começou a decair ate vir os tucanos e privatizalas de maneira errada sem cobrar que as empresas oferecerem um serviço de passageiros.
Esse trem marcou minha infância saudades
Esse vídeo foi muito bem feito
Esse vídeo é emocionante... mostra todo o cuidado que a Fepasa tinha com seus trens, funcionários e usuários... Os planos, projetos... Se estivesse viva até hoje seria uma ferrovia única. Sou maquinista das linhas 8/9, a antiga malha da Fepasa... Difícil observar hoje que não deram sequência no sonho dourado dourado da #.
Você ainda trabalha na agora CPTM? Porque hoje não usam mais a configuração de 12 carros em vez de 8?
Por conta da alta demanda por hora. Os intervalos da linha nos dias de hoje é metade do da época desses vídeos. Sou um dos curtidores da série 5000. Olha... Falo que ele era mais confortável que os de hoje... Para o tamanho do 5000 a fluidez dele era boa... Mas o 8000 trafega melhor, porém, com alguns solavancos que o 5000 não dava... De 1h05 caiu para 57 minutos uma viagem completa na linha.
A FEPASA sonhou muito e não realizou tudo. Mas a promessa da entrega do ramal da Lilás pelo menos foi cumprido no início dos anos 2000...
Elefante Branco, que não dava lucro e só torrava dinheiro de nós Paulistas pagadores de impostos. Tem que ser tudo privatizado. Fora o pessoal técnico, o resto era um cabidão de empregos para apadrinhados políticos.
Poxa vida Diego, o que você disse retrata bem o cenário.
Agr com a viaCalamidade piorou de vez.
Trabalho nessas linhas, que orgulho de fazer parte de tanta história, só orgulho.
Pela viaCalamidade?
Fui ferroviário, de 1963,a 1974, mais ou menos. Antiga Sorocabana, que nesse interior, passou para franceses, e se tornando FEPASA, em seguida,acho.
Ao sair, me desliguei por completo, e tinha algumas notícias, através de um irmão, que continuou na empresa até se aposentar.
Trabalhei com trens de carga,e esse ramal, oeste , Sul, levava o nome de linha Nova, ,sendo a primeira estação. Universidade,e seguia até Evangelista de Souza ,com muitas das estações citadas,e algumas paradas, como a da. Traição..
Mas como sabemos,tudo acabou.
Grande FEPASA
Meus parabéns muito lindo demais da hora
FEPASA-FERROVIA PAULISTA S.A,1971-1998.Que saudade dessa época.Excelente vídeo.
Você provavelmente conheceu meu pai Roberto passaro preto maquinista...
onde informação de expulsão da local lojao ○
.
Esses trens de 12 carros eram demais Saudades da fepasa
Uma firma monstra
Imagina o fepasão modernizado
Seria sensacional
New American Orchestra - End Titles
Mas ele foi e é chamado de "Fepasinha"
Fantástico esse documentário fui Ferroviário hoje a ferrovia em maior parte do território nacional esta em ruínas, deveria voltar... são muitos caminhões trimiao nem condições de andar mais e muitos acidentes, também deveria ir trem de Passageiros, entre São Paulo ao Interior do Estado de São Paulo.
Excelente vídeo. Uma raridade. Obrigado!
en 2022 vai ter a viamobiliedade
Agradeço o que eu sou a fepasa sou do ano de 1992 entrei como iniciante cit estou a a 23 anos agora na cptm muitas saudades da querida fepasa.
VÍDEO MARAVILHOSO DA FEPASA MESMO,MULTÍSSIMO BOM,E É IMPRESSIONANTE O COMPROMISSO QUE A FEPASA TINHA COM A QUALIDADE DO SERVIÇO PRESTADO Á COMUNIDADE E TBM C/ A QUALIDADE DE VIDA DE SEUS FUNCIONÁRIOS,ELA MOSTRAVA 1 PREOCUPAÇÃO C/ A QUALIDADE DO SERVIÇO QUE A CBTU APARENTAVA Ñ MOSTRAR COM SEUS TRENS DE SUBÚRBIO,VC PERCEBIA ESTA DIFERENÇA AO SAIR DA CBTU E IR PRÁ FEPASA E VICE-VERSA,E OUTRA MARAVILHA ERA O TREM DE LONGO PERCURSO Q LIGAVA A CAPITAL À VÁRIAS CIDADES DO INTERIOR,MUITAS SAUDADES MESM
Belas recordações da Fepasa! Reparei que nesse vídeo a antiga linha oeste atual linha 8 possuía bitola mista. É porque os Toshibas corriam o trecho todo?
Não era a bitola menor era para os trens de carga de viagem que saia do Interior sentido a santos ou são Vicente
Na verdade sim, pois os Toshiba foram comprados para fazer todo o trecho entre Mairinque e Júlio Prestes. Depois da implantação dos Francorail, foi necessária a instalação do terceiro trilho por conta da bitola maior. Para equilibrar os custos, o uso compartilhado com os cargueiros foi intensificado.
en 2022 vai ter a CPTM
Belo registro da época amigo ! 👍👍👍
o trem de amador Bueno chegava em Mayrink no interior do estado
Sério que chegava a Mairinque? Por que será que isso não foi divulgado na época?
saudades dos trens no brasil....eterna rffsa e fepasa
É ACREDITO Q SIM,PORQUE TEVE VEZES DO TOSHIBA CHEGAR ATÉ A JÚLIO PRESTES,E IR DAÌ ATÉ AMADOR BUENO,OU ATÉ MESMO Á MAIRINQUE,PQ ANTES O TOSHIBA PASSAVA DE AMADOR E FAZIA PARADA FINAL EM MAIRINQUE,INFELIZMENTE Ñ TIVE O PRAZER DE FAZER ESTA VIAGEM,PQ QUANDO EU FUI ME ENTENDER POR GENTE,ISTO JÁ TINHA ACABADO,ENTÃO O SAUDOSO TOSHIBA Q SÓ TIVE O PRAZER DE ANDAR UMA SÓ VEZ,INDO DE STA. RITA À ITAPEVI, CORRIA TODO O TRECHO,E GOSTARIA Q ALGUÉM ME RESPONDESSE SE ALGUMAS DAS LOCOMOTIVAS ELÉTRICAS TBM USA
Não sou paulista, mas conheço um pouco da história da FEPASA, tendo inclusive em épocas passadas quando mais jovem, em passeio por essa terra (anos 80 e 90), utilizei muitas vezes seus trens para alguns deslocamentos. Ao hoje, após as privatizações e concessões, o abandono tomou conta de sua malha ferroviária, especialmente no que tange ao traçado para as cidades do interior, onde observamos um caos estabelecido: estações em ruínas, oficinas desmontadas, leito da via férrea coberto por matagal, vagões e locomotivas corroídos pela ferrugem, portanto, uma sucata a céu aberto, sem que ninguém seja responsabilizado por nada, nem os governos que cometeram o desatino de entregar a terceiros esse patrimônio tão importante, nem asa concessionárias que apenas visando lucro,priorizaram o transporte de cargas e jogaram o resto do sistema no lixo. É tempo de os políticos e o povo paulista levantarem a voz contra esses desmandos ou irão apenas lembrar-se do que a FEÀSA foi, com saudade e tristeza"
Nasci e cresci no ABC nos anos 80 e depois acabei indo morar na ZL nos anos 90. Meu pai foi ferroviário e posso dizer que não tenho saudade nenhuma da FEPASA. Trens trafegavam com portas abertas, sujos, os intervalos entre uma composição e outra eram eternos. Me lembro aqui na ZL de certa vez embarcar em um vagão que tinha um rombo no assoalho.
Quem viveu na ZL naquele tempo sabe do que estou falando. Mil vezes hoje em dia a CPTM.
Zona leste não era outra empresa? A CBTU? Acho que FEPASA eram só essas duas linhas no oeste e sul.
Está falando algo com total desconhecimento. A malha da Fepasa não abrangia as linhas da região Leste de SP, essas linhas eram da CBTU (RFFSA), pertencentes à união (governo federal).
Nos trens da Fepasa não existia esse tipo de coisa.
video maravilhoso... Fepasa forever!!!
Elefante Branco, que não dava lucro e só torrava dinheiro de nós Paulistas pagadores de impostos. Tem que ser tudo privatizado. Fora o pessoal técnico, o resto era um cabidão de empregos para apadrinhados políticos.
Sim, e hoje você paga 100x mais em pedágio e IPVA. A Ignorância é padrão no Brasil kkkkkkk
Se a Fepasa era responsável pelas atuais linhas 8 e 9 da cptm , quem fazia a atual linha 7 rubi, e as linhas 10, 11 e 12 ?
A RFFSA, que se tornou CBTU e que hoje é a CPTM. As linhas 7 e 10 eram a antiga Estrada de Ferro Santos à Jundiaí. E as linhas 11 e 12 eram a antiga Estrada de Ferro Central do Brasil.
@@carlosalbertocaliu9934 Eu lembro da CBTU passando lá na Lapa, ao lado da Fepasa :)
@@marcos_silvestri Sim. A CBTU substituiu a RFFSA.
@@carlosalbertocaliu9934 Eu também me recordo da RFFSA, embora quando pequeno, eu pensava que existia as 3, e esta fosse apenas para trens de carga, pois nunca tinha visto CBTU pra carga e nem RFFSA para passageiros. Lembranças de infância, algo pode estar apagado na memória.
@@marcos_silvestri Mas teve trens de carga para a CBTU. Apesar de terem sido poucos. E os trens de passageiros da RFFSA, esses sim, tiveram bastante.
São Paulo deveria ter mais do que o dobro!!! do numero de linhas de trem, metropolitano, e que deveriam também, ser enterrados nas areas centrais (centro expandido !!! ) de São Paulo e também ter um serviço horario ( head-line )da ordem de no maximi, 4 minutos entre uma composição e a seguinte 888 Ora pois !!!! E nem é dificil ou sequer complicado de se fazer, pois as linhas passam por areas na sua maior parte desertas (alias poderiam depois ser melhor utilizadas, para moradia e negocios diversos= trabalho !!!) e pertencem ao Estado !!!! Ora Ora Ora....que vergonha de paìs de merda que nos somos !!!!!
mas a fepasa ficou
pouco tempo com os toshiba logo ela os reformou e depois comprou os trens serie 5000
Os Toshiba circularam por quase 30 anos até a chegada dos Fepasões.
qual o nome da música do começo do vídeo?
Vangelis, New American Orchestra - End Titles (1982)
PS: é notável a ausência dos Eletrocarros (implicitamente, o locutor citou que haviam oito em operação naquele momento), e o galpão para revisão geral, que a CPTM fez questão de jamais utilizá-lo (triste...)
Qual o ano desse programa?
Provavelmente 1985/1986 segundo a narração...
VAM A BITOLA MISTA,TENHO CERTEZA QUE JÁ VI EM VÍDEOS A LOCOMOTIVA LOBA E ALGUMA OUTRA TAMBÉM USANDO A BITOLA MISTA,QUERIA QUE ALGUÉM ME TIRASSE ESTA DÚVIDA.
As Locomotivas Loba, Mina Saia, GE Cooper e U-20 Diesel e outras locomtivas utilizavam bitola métrica! Os Toshiba Trens Metropolitanos da época da EFS e que a FEPASA continuou a utilizar em trechos entre Itapevi e Amador Bueno e outros trechos também utilizavam bitola métrica! Não tenho certeza, mas acho que na época da EFS os Toshiba chegavam até a Estação de Evangelista de Souza na zona sul de São Paulo Capital! E na linha tronco da EFS chegavam até São Roque! Após trabalhos de modernização na linha da zona sul de São Paulo os Toshiba faziam a ligação da Estação de Jurubatuba até Varginha! Não sei dizer com certeza as datas exatas em que os Toshiba começaram a ser substituídos pelos novos trens metropolitanos, os trechos de Jurubatuba a Varginha e de Itapevi a Amador Bueno onde os Toshiba continuaram a operar eram gratuitos!
Nada de tecnologia é funcionava tudo bem
Pra época era uma tecnologia avançada, controle automático de tráfego de trens, bilhetagem eletrônica...
A FEPASA era uma espécie de Pré Metrô no quesito modernidade, mas no final dos anos 70 e começo dos anos 80 o metrô ja começava a operação comercial, e apesar da FEPASA possuir todo esse padrão relatado no vídeo não chegava nem perto do Metrô ainda sim em se tratando de qualidade era o que mais se assemelham ao metrô,as outras linhas da época eram operadas pela CBTU era um lixo, hoje todas operadas pela CPTM
Pq o governo do estado resolveu acabar com a fepasa se a fepasa era tão organizada? Parece q a fepasa era mais organizada q a cptm!
Pela mesma política hoje adotada por Bolsonaro e Paulo Guedes: o entreguismo. O governo estadual não acabou com a Fepasa, a privatizou. A operação metropolitana, então, foi criada a CPTM.
@@tmztaylor prefere o do L, doidão? Então coma picanha de berinjela, que inclusive é o que você gosta de botar boca adentro 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Toda estatal parece bonita e organizada. 10% trabalha e 90% é cabide de emprego político
A fepasa, foi resultado de uma estatisaçao forçada pela esquerda na epoca, a C.P e outras ferrovias eram empresas privadas, so que o governo do estado de São Paulo confiscou a Copanhinha paulista e assim transformou em fepasa englobando tambem outras empresas ferroviárias, depois da estatização da Companhia Paulista e das Mogiana o serviço ferroviário so começou a decair e assim causando perda na concorrencia para o transporte rodoviário, logo depois vinheram os tucanos e fizeram uma privatização porca pois eles não cobraram serviço de passageiros da concessionárias que assumiram a ferrovia.
@@tmztaylorgoverno estadual privatizou?daonde vc tirou essa burrice a fepasa foi entrege ao governo federal em troca de dividas do antigo banco banespa e foi privatizada junto com as outras regionais da antiga rffsa pelo governo federal nao pelo estadual como malha paulista se informe informe melhor
Podia ser reestatizada e reabrir as viagens de longa distancia
nao vai pq foi entrege ao governo federal em troca de dividas do antigo banco banespa
Atual CPTM
Podiam ter encomendado os fepasões bem mais "gordinhos", pois mesmo com a reconstrução das estações, ainda ficou um vão de quase meio metro na plataforma.
Esse locutor me é familiar, e a música do início já apareceu em comerciais da TVS, principalmente no dia em que o $ilvio $antos não fez seu programa.
Ademais, belíssimo documentário!
O locutor do vídeo é nada mais nada menos que Dirceu Rabelo, o cara que faz as chamadas da Rede Globo.
Quanto a música, trata-se do tema do filme Blade Runner - O Caçador de Androides.
20 anos na RFFSA rs me deram alguma esperiencia sobre o assunto compartilho a mesma revolta e tristesa pelo desmantelamento do parque ferroviario brasileiro exigencia do capital internacional maldita GLOBALISAcAO e privatisacao que falta faz um governo UTRAnacionalista abs
O problema e que as ferrovias bem antes da fepasa funcionavam muito bem, tipo a companhia paulista a mogiana e outras ferrovias eram privadas, so que teve pressão para tornalas estatais. Tanto que tomaram a C.P a força o que causou o suicidio do presidente da C.P, depois que as empresas se tornaram estatais so começou a decair ate vir os tucanos e privatizalas de maneira errada sem cobrar que as empresas oferecerem um serviço de passageiros.
é otimo, eles estão falando de São Paulo, mas mostram video, com imagens da Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro...? coisa mais mal feita!!!!