Move a mente: Vitor Hugo Teixeira at TEDxBoavista

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 27 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 51

  • @MrDiogo2234
    @MrDiogo2234 Рік тому +1

    Este vídeo tem 9 anos, e o Professor Doutor Vitor Hugo Teixeira ainda tem de bater na mesma tecla pq as pessoas simplesmente não querem saber... além disso esta mistura de stand up comedy e ted talk de nutrição é incrível!!

  • @TugaSuperTuga
    @TugaSuperTuga 11 років тому

    Conhecimentos muitos importantes que podem beneficiar toda a população, não apenas os desportistas. Absorvam a qualidade e partilhem os ensinamentos de um dos grandes especialistas da Nutrição!

  • @SirCasticoo
    @SirCasticoo 9 років тому +11

    Tudo bom o som é que ficou um pouco mau

  • @MrGuilhermeFernandes
    @MrGuilhermeFernandes 9 років тому +12

    Como é que um evento deste calibre tem um som tão péssimo quanto este??

  • @jesuisFORTIO
    @jesuisFORTIO 9 років тому

    excelente!

  • @mayarinhabr
    @mayarinhabr 11 років тому

    Parabéns professor! :D

  • @luisbastardo684
    @luisbastardo684 10 років тому +22

    Tanta coisa a dizer sobre este vídeo...
    Vamos colocar um olhar crítico sobre isto:
    Concordo com a conclusão final, não é a suplementação que faz um atleta mas sim o treino, a alimentação e o descanso, a suplementação pode dar os tais 20% mas quando a diferença entre um atleta de topo e um atleta mediano anda na ordem dos segundos ou das gramas então facilmente percebemos que estes 20% podem fazer a diferença.
    Percebo no entanto onde quer chegar ao fazer a analogia com o tuning, sem dúvida que muita gente procura o caminho mais fácil para chegar aos resultados e fazendo maus treinos e má alimentação procura depois os resultados (que não vão aparecer) através da suplementação.
    Quanto ao leite claro que há teorias para tudo e eu já me cansei desta discussão, pessoalmente não o bebo, e senti-me muito melhor quando deixei de fazer...
    Sim o gato bebe leite porque nós lhe damos, as vacas também comem rações feitas com os ossos triturados de outras vacas, significa isto que todos os mamíferos deveriam ser necrofagos?!
    Sim o gato bebe leite porque nós lhe damos tal como também irá beber vinho ou trinaranjus de laranja se lhe dermos mas o leite não faz parte da alimentação dos felinos selvagens depois da amamentação, pegando na comunicação deste video: nunca vi um tigre adulto a mamar da teta de uma vaca.
    É impressão minha ou o senhor classificou como alimentos uma lata de red Bull e uma cola?!?!?
    É impressão minha ou o senhor sugeriu que bebêssemos red Bull e cola antes, durante e depois do exercício físico?!?!
    Atenção que nem sempre uma boa comunicação, como a deste senhor, que é sem dúvida muito visual e divertida, têm um bom conteúdo, é a diferença entre embalagem e produto.
    Sejamos um pouco críticos, com menos vislumbramento pela embalagem e talvez consigamos avaliar um pouco melhor o produto.

    • @joaosilva008
      @joaosilva008 9 років тому +3

      Luis Bastardo Muito bem dito! Alguém que perceba minimamente de Muscle/Fitness/Nutrition sabe que há aqui uma data de coisas muito erradas ou pouco fundamentadas. Proteina Whey, provavelmente o segundo suplemento mais estudado do mundo (a seguir a creatina), dizer que 750 ou 1L de leite têm o mesmo efeito a seguir a um treino em termos de sintese proteica que a Whey (isolada do leite) até pode ser verdade, mas e tudo o que o leite tem (lactose, factores de crescimento e inflamatorios etc...) que nao mais do que porcaria para o organismo?
      Enfim tambem gostava de ver uma data de referencias de estudos que ele se baseou...

    • @Nutrifund
      @Nutrifund 9 років тому

      Luis Bastardo Red bull e Coca-cola possuem nutrientes, logo é um alimento, que aches incorrecto consumir é algo totalmente diferente. E só se considera beber antes da actividade física, apenas devido à cafeína. Isto é um Ted talks, brinca-se um pouco com a verdade para cativar a plateia, a do gato é uma piada como a da francezinha ou a do kitanso... O conteúdo está muito bom, e cativante.

  • @MedHug
    @MedHug 9 років тому +2

    Se não me engano, este senhor era (ou ainda é) quem tratava da alimentação dos jogadores do F.C.Porto.

    • @ee00151
      @ee00151 9 років тому

      ***** Ainda trata... é o Nutricionista do FC Porto

  • @renatothor8752
    @renatothor8752 8 років тому

    Disse algumas coisas certas mas também disse algumas asneiras (talvez por trabalhar com bailarinas do futebol)... disse também outras coisas que precisam de ser provadas pelos tais "estudos" que ele menciona.

  • @ojoaomoutinho
    @ojoaomoutinho 9 років тому +2

    Parece-me bem. A questão do leite, para mim, é legitima. Acredito mesmo no que o Prof. Vítor disse e factos que referiu, no entanto, como qualquer atleta, tenho a minha rotina e desde que me lembro (já lá vão quase 4 anos) não como leite ou derivados (salvo a excepção do queijo na Francesinha !!).
    Acredito que não faça mal, mas tendo adquirido este hábito, sinto que me é mais fácil não ter cravings por doces como tinha quando consumia leite (ai aquela hora antes de adormecer...)
    Faço cerca de 6/8 refeições por dia. Feijão, batata doce, aveia e arroz integral (150g por refeição) + Frango, Salmão, bife e ovos (150g por refeição) aos quais junto sempre brócolos ou agrião.
    PS- Nas refeições principais, como a sopa da dieta da minha avó! Água+cebola+ courgete +abóbora.
    E só ao pequeno almoço consumo sal. Fico inchado (cara e corpo) se consumir mais que isto.
    A minha performance é boa e os resultados são visíveis com o passar dos anos. Preciso dedicação e preserverança.
    Algumas superstições fazem parte do caminho. Não exagerem! Se no final resultar e a cima de tudo, fizer com que se sintam realmente melhor... Força nisso!!
    Podem é poupar-se uns trocos aqui ou ali quando alguém como o Prof. esclarece alguns mitos.
    Just saying!

  • @Blue69HD
    @Blue69HD 9 років тому

    Dizer toda a gente diz , queria o ouvir a especificar o porque das afirmações que ele disse. Testar é relativo pois muita gente ja testou o que ele disse, e resultou em diferentes opiniões.
    Tambem o gostaria de o ver a por a prova o que ele esta a constatar , é que se ele ja pos a prova ,parece nao estar a dar resultados....

    • @samuelpinto4197
      @samuelpinto4197 9 років тому

      Se ele é nutricionista de atletas profissionais por alguma razão é... Faz lá tu o papel dele xD

  • @TNRJ125
    @TNRJ125 9 років тому +2

    Que lunático, man... Há partes que só dão para rir.

  • @TheFlamePhoenix
    @TheFlamePhoenix 9 років тому

    Boa Talk, e vai de acordo com outros artigos que li sobre o leite, ou seja, para quem tolera bem a lactose (como é o meu caso) vale bem a pena, e tendo em conta de que o processamento do leite é muito mais regulado na UE do que nos EUA, não tenho medos em consumi-lo. Existe no entanto uma questão ética para os animais, mas isso é outra discussão. Independentemente, irão sempre haver pessoas com opinião diferente em relação ao leite, por isso não é meu objectivo comentar se faz bem ou mal, isso deixo ao critério de cada um.
    Em relação à Creatina ... tenha-se cuidado. Um estudo recente demonstrou que a creatina pode estar relacionada com o aumento do cancro testicular, especialmente se tomada antes dos 25 anos.
    Desta, forma, não aconselho o uso de creatina a ninguém. Mais informações sobre o tal estudo que saiu no British Journal of Cancer:
    news.brown.edu/articles/2015/04/muscles
    www.nature.com/bjc/journal/v112/n7/full/bjc201526a.html

  • @PtWhiteBelt
    @PtWhiteBelt 9 років тому +3

    "Não é verdade que precisem de mais vitaminas": No estudo também fizeram análises clínicas para poder afirmar isto? Se um ou mais sujeitos do estudo eram corredores de distâncias longas e a conclusão foi essa, aposto que não. Aliás, aposto que não, ponto.
    Antioxidantes: Dado que o Vitor reduziu "antioxidantes" a sinónimo de "Vitamina C", convinha se calhar sublinhar que a Vitamina C nem sequer é um antioxidante e que, relevante para os desportistas, é o seu efeito benéfico a reduzir o cortisol.
    Magnésio: não previne câibras, mas há evidência científica relacionada com relaxamento muscular (fisiologia 101) e com melhoria do sono. Tudo coisas importantes para desportistas.
    Triatletas e hiponatrémia: O problema não é beber água de mais. É beberem água sem electrólitos. Claro que para isto era preciso saber do que estava a falar.
    Leite achocolatado: Pena os estudos serem patrocinados pelos produtores de leite, certo? Pena que esses estudos estivessem encomendados ao mesmo tempo que já estava pronta para arrancar a campanha "Got Chocolate Milk?". Se um desses estudos comparasse um suplemento equiparável nutricionalmente ao leite (não só proteína, não só dextrose, etc), mas com ingredientes decentes, aposto que o resultado não era publicado.
    Leite e mamíferos: Alguém que começa a talk com o pressuposto da base científica vem de seguida falar do gato da vizinha. Está bem Vitor, conseguiste pôr umas pessoas a rir.
    Quantidade de proteína: Bullshit. Mostra-me os estudos. Eu sei que há estudos a mostrar o aumento proporcional e necessidade idem conforme o peso magro do atleta, por isso - bullshit. 750ml de leite para 20g de proteína? Certo, 24g. E até levas de bónus 37g de hidratos de carbono sob a forma de lactose. Nhami. Bom negócio não é? E a biodisponibilidade da mesma, é semelhante? E o tipo de proteína, é o mesmo dos suplementos? Pois é. Espero que os bolsos estejam bem forrados.
    Excesso de proteína: Transformar em arroz ou manteiga? Mas que raio?...
    Treinar com pouco oxigénio: Ai essa fisiologia... Está na hora de voltar a pegar no Guyton, Vitor. Ou de fazer a tal pesquisa que disseste que fizeste. Se a fizeres descobres num instante que isso de treinar em altitude para um sujeito normal, que não viva em altitude, não tem benefício. Mas adiante.
    Índice glicémico para queimar (mais) gordura em vez de baixar hidratos de carbono: Por favor mostra os estudos, Vitor.

    • @Nutrifund
      @Nutrifund 9 років тому +6

      PtWhiteBelt Cum canéco, tu fazes lembrar os teóricos da conspiração. Fala, fala mas apenas sobre o que lhe interessa. Vamos lá por partes.
      1º As necessidades de vitaminas nunca estão aumentadas para desportistas, tu não utilizas ou degradas mais vitaminas por fazeres mais exercício, logo deves manter as quantidades recomendadas. fundamentação (clinical sports nutrition) foi o que li para dizer isto.
      2º Não foi reduzido antioxidantes a apenas Vit. C mas sim dado um exemplo, e que eu saiba é um antioxidante, se é pró-oxidadente conjugado com outro nutriente, possivelmente, mas pelo meu mero conhecimento é um anti-oxidante. E principalmente, não foi aqui referido que não se deve consumir antioxidantes, mas sim que não existe a necessidade de uma suplementação do mesmo.
      3º Todos sabemos da importância do magnésio para o nosso organismo, apenas foi referido que não existe necessidade de SUPLEMENTAÇÃO para prevenir Caímbras, e digo te com toda a certeza que não vai ser por consumires mais magnésio que o recomendado que vais dormir melhor ou sentires os músculos mais relaxados.
      4º Realmente o Ti Vitor fez uma aposta arriscada quando abordou a hidratação daquela maneira, a água é importante para o bem estar do desportista mas pode ter efeitos não desejados, E sim mesmo com electrólitos pode causar malefícios para o desportista, hipernatrémia. Mas cada um tem a sua maneira de ver, eu recomendaria água até estares satisfeito, ou seja que não te sintas enfartado. E recomendo com electrólitos caso o exercício assim o exija.
      5º A do leite, esta é a verdadeira teoria da conspiração: 1º Nunca levantes falsos testemunhos sobre as pessoas, falamos de profissionais, coisa que tu não o deves ser para falares assim. Caso seja falado de uma marca de leite, aí sim podes levantar a teoria de corrupção, como por exemplo eu que digo aqui categoricamente que o leite Mimosa é o melhor sobre todas as outras marcas de leite segundo a minha palatabilidade (espero que uma certa pessoa que conheço veja isto para me pagar por esta publicidade). 2º queres falar de biodisponibilidade, aqui vai, a biodisponibilidade de aminoácidos essenciais no leite é máxima, ou seja, absorves a totalidade deles o que significa que o leite é altamente biodisponível em proteínas. "In your face!!", ou em português calão, toma e embrulha. Agora sobre os açucares, mais especificamente lactose, realmente muitas pessoas são intolerantes, apenas não é absorvido, e acredita,os minerais e vitaminas como as proteínas que existem no leite são bem mais importantes e por esse motivo devemos consumir o leite. Eu pessoalmente recomendo e afirmo até que consumido em doses moderadas permite uma melhor qualidade de vida ao desportista ou mesmo a qualquer pessoa, mas claro está leite magro, se as pessoas se sentem indispostas quando consomem leite, vai de cada um, mas sinceramente não vejo razão nenhuma para dizer que o leite faz mal à saúde como muitos tentam provar.
      6º Caso não saibas, muitos desportistas fazem o seu treinos antes de irem para os jogos Olímpicos em locais de alta altitude, a razão é simples, devido à reduzida quantidade de O2 no ar o nosso corpo adapta-se e aumenta a produção de eritrocitos e consequentemente aumenta a quantidade destes no plasma, o que causa um aumento de fixação de oxigénio, o que é fundamental para a respiração celular, ou seja produzes mais ATPs com a presença de O2 do que sem ela. E sim estamos a falar de desportistas e não de sedentários.
      Cansei-me de te responder a mais alguma dessas teorias da conspiração, o Ti Vitor que te responda se quiser.
      Cumprimentos

    • @PtWhiteBelt
      @PtWhiteBelt 9 років тому +4

      Alexandre Pinto
      Apreciei o tom condescendente com que me respondeste. Mais, o argumento falacioso da conspiração é demasiado básico para o dignificar com uma resposta directa. Geralmente é má ideia subestimar a pessoa a quem te diriges, mas eu vou tentar não fazer o mesmo contigo e faço questão de manter a discussão o menos opinativa e o mais científica possível:
      1) Disse o que disse, e como disse, propositadamente. Já sabia exactamente ao que me referia, mas tu claramente não. Zourdos et al (2015) - A brief review: the implications of iron supplementation for marathon runners on health and performance. (Está no Journal of Strength and Conditioning Research de Fevereiro).
      2) Define "necessidade"."Necessidade" nesta discussão é moot point. Nenhuma "suplementação" é necessária, por definição.
      3) E aí esteve a falácia dele. Quem lhe diz que a suplementação com Mg é sempre com esse objectivo? Alguma literatura? Não, ele é quem o assume para ter o pressuposto. Dizes com toda a tua certeza... está bem:
      Rondanelli et al (2011) - The effect of melatonin, magnesium, and zinc on primary insomnia in long-term care facility residents in Italy: a double-blind, placebo-controlled clinical trial.
      Nielsen et al (2010) - Magnesium supplementation improves indicators of low magnesium status and inflammatory stress in adults older than 51 years with poor quality sleep.
      E há mais, mais antigos, mas faltam 3 pontos.
      4) Isto não tem a ver com sugestões ou opiniões - é factual. A hiponatrémia em triatletas acontece por consumo excessivo de água sem ingestão de electrólitos. 10 segundos no google confirmam. Azar do Vítor, eu sei meia dúzia de coisas sobre Triatlo e nem precisei de pesquisar. Em todo o caso, podes tu (e ele também, principalmente) começar por aqui:
      Rosner e Kirven (2007) - Exercise-Associated Hyponatremia. ("This review focuses on important historic, epidemiologic, and pathophysiologic aspects of this condition, highlighting recent articles that show the importance of excessive water intake in the genesis of EAH.")
      5) Conseguiste provocar-me uma gargalhada. Sugiro que pesquises sobre o que eu disse - é factual. Aliás, está em letras pequenas e arrumado num canto mas o financiamento do estudo está referido no próprio (porque é obrigatório). Pela tua resposta acredito que não conheces sequer o estudo, quanto mais que o tenhas lido.
      Biodisponibilidade total? Só que não. A do leite é de 91 (BV index). A do ovo é de 100. A dos tais suplementos de proteína, como concentrado de soro e misturas derivadas? Vai de 104 a 160. A minha pergunta, que fizeste questão de rodear, lembro-te, foi "E a biodisponibilidade da mesma, é semelhante?". Achas semelhante? Talvez da mesma forma que a cor laranja é semelhante à cor vermelha.
      Mais uma vez, nem toco em opiniões e recomendações pessoais, só factos. O estudo do Vitor, se estiver a comparar leite achocolatado com uma mistura de concentrado/isolado de soro de leite com vitargo ou até maltodextrina/dextrose, vai contrariá-lo - pura e simplesmente. Mas a minha aposta é que o método/protocolo do estudo não anda sequer perto disto, por razões bastante simples :)
      6) Sugiro-te que sigas o mesmo conselho que dei ao Vitor no meu comentário, porque essa tua explicação (teórica) está simplesmente errada. Se quiseres insistir e quiseres ter o mínimo de credibilidade, começa a citar fontes. Isto das opiniões baseadas em ignorância não tende a revelar-se merecedor do meu tempo.

    • @Nutrifund
      @Nutrifund 9 років тому +2

      PtWhiteBelt
      A sério que vais tentar?? ok, primeiro que tudo obrigado pelas fontes, podem ser de bom proveito para a minha tese caso a deseje realizar.
      E vou ser o mais breve possível e sem rodeios.
      Sobre a suplementação de ferro, só te posso dizer o que li sobre os comentários porque não acedi ao pdf, e pelo que entendi não existe necessidade de suplementação em desportistas saudáveis mais sim em anémicos. Mas dou o beneficio da dúvida até ler.
      A do Mg, nem me digas uma coisa dessas então esta-se a falar sobre necessidades de suplementação a desportistas e vais me falar de pacientes que possuem baixa percentagem de Mg. Se possui baixa percentagem de algo obviamente que irás dar uma suplementação de Mg, Mas será que isso é necessário em desportistas? Não me parece.
      Sabes o que são aminoacidos essenciais? Eu explico-te, são os aminoacidos que o nosso organismo não consegue metabolizar. todos os outros nós conseguimos, o que na realidade a necessidade de proteina está toda no leite, mas desculpa a minha ignorância no erro de 9% de VB. Proteína é um aglomerado de aminoacidos, até posso dar-te 100g de proteina isolada, mas se não possui triptofano nessa proteina? se calhar vais dormir mal ;), mas se der-te 20g de leite já vais ter o triptofano para dormires melhor..
      Não te preocupes, eu estudo bem, quando disse o clinical sports nutrition estava a dar-te o recomendado pelo nutricionista da equipa olimpica australiana, sem denegrir a imagem dos autores que mensionas.
      O Dr. Vitor Hugo Teixeira é nutricionista do Futebol Clube do Porto, para além de ser professor na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, ele ja tem os alunos a pesquisarem por ele diáriamente, só precisa de filtrar o bom do mau da pesquisa,
      Mas acho que até és uma pessoa com qualidades, pelo menos agora não tentas-te denegrir a imagem de ninguem sobre dinheiro nos bolsos e coisas dessas. Vá pronto só um bocadinho.. ;)

    • @RuiSilvaPT
      @RuiSilvaPT 9 років тому

      PtWhiteBelt ahahahah muito bom! Ponderava entrar na conversa pois alguns pontos careciam de resposta... mas não foi necessário... touché!

  • @mrscored
    @mrscored 7 років тому +1

    O gato da tua vizinha não é um gato selvagem, mas talvez a tua vizinha seja ahah

  • @garruchogarrucho6509
    @garruchogarrucho6509 9 років тому

    O que a ciência e os nutricionistas definem como verdade hoje, amanhã é mentira ...
    Melhor que a teoria é a prática ;D

    • @njsfer
      @njsfer 2 роки тому

      A "ciência" é uma coisa muito vaga, comparar com a nutrição, que é uma ciência dentro das ciências, é ridículo.
      Na nutrição dificilmente um estudo muda tudo o que se sabia antes, a menos que o que se sabia era muito pouco.
      Não se deixem é levar pelas dicas dos men's health da vida.

  • @atletarunner13
    @atletarunner13 4 роки тому

    Concordo com tudo menos com o leite! Sou vegetariano há 8 anos. Não sou atleta profissional, mas com 42 anoa ainda tenho um grande desempenho superado por poucos, quase apenas pelos profissionais. Aliás o documentário game changers parece-me bem elucidativo.

  • @kjhjgjg6663
    @kjhjgjg6663 8 місяців тому

    O exercício físico é uma agressão. O exercício físico não é saudável!

  • @NARRASSAFilmes
    @NARRASSAFilmes 6 років тому

    Parei de ouvir quando ele falou sobre o leite.

  • @DNGMaestro
    @DNGMaestro 9 років тому +6

    Parei de ouvir assim que disse que um atleta não precisa de mais nutrientes que uma pessoa normal. Pura ignorância.

    • @samuelpinto4197
      @samuelpinto4197 9 років тому

      És nutricionista ou estudas algo relativo às ciências da nutrição? Lê um pouco sobre "mega doses", inibidores e catalisadores.

    • @gtheskater
      @gtheskater 9 років тому

      +DNG Maestro LOL a ironia é demasiado grande.

  • @facebocamos
    @facebocamos 7 років тому

    este gajo é nutricionista ou humorista? é que de suplementos não percebe nada!