@@gregdonovan6203 Meu sonho é poder ensinar milhares de pessoas a falar inglês. Eu não vendo curso, tudo é gratuito. Se você acreditar no meu sonho e se inscrever no meu canal, um dia alguém vai acreditar no seu sonho também. Fiquem com Deus.
@@guenzogameplays de forma bem resumida, é um curso multidisciplinar, que envolve conhecimentos de história, direito, ciência política, economia, dentre outras áreas das ciências humanas, e mobiliza esses conhecimentos para tratar de temas da agenda internacional.
¡Nossa! Muito legal o vídeo. Gostei muito ouvir um pedacinho da nossa história desde outro ponto de vista, muito legal mesmo. ¡Saludos desde Cartagena, Colombia! 🇨🇴👋🏽
Jamais esqueceremos pelo que fizeram no resgate aos corpos e no tratamento aos sobreviventes do voo da Chapecoense. Gratidão e amor ao povo colombiano. 🇨🇴
O Brasil não é isolado, mas diferenciado. Vocês querem igualar nosso País que é um Império ao nível desses paísecos, que são republiquetas. Vocês acham uma pena que somos maiores que eles, e chamam isso de "isolado"... Na verdade, vocês querem é nos igualar por baixo!
É um assunto que a maioria dos Brasileiros conhecem e por isso agradecemos aos Portugueses por conseguir manter o Império Brasileiro unido (atual República) e hoje temos uma linda nação chamada Brasil. Forte e muito unida.
@@doiduhdaponte_8958 Isso só foi possível com a vinda de Dom João VI , para o Brasil fugindo de Napoleão , com apoio da Inglaterra, pois se não fosse isso , o território brasileiro seria igualmente dividido em vários países teríamos uma "America Portuguesa" .
@@edsonmoraes9543 perfeito. E também a união da língua e a extinção do Guarani. Porque se fosse o guarani, vários estados seriam países hoje, porque não iam aceitar o guarani como língua.
OBVIAMENTE somos países vecinos al final de cuentas, nosotros sabemos la historia de Brasil y mucho. No se porque te parece "Increíble" jaja, increíbles son comentarios como ese. Saludos.
@@67bigode Meu sonho é poder ensinar milhares de pessoas a falar inglês. Eu não vendo curso, tudo é gratuito. Se você acreditar no meu sonho e se inscrever no meu canal, um dia alguém vai acreditar no seu sonho também. Fiquem com Deus.
A Grã-Colômbia tinha tuda para dá certo, governo bem estruturado, uma grande população, recursos naturais em abundância, e posição estratégica, ela só deixou de existir por falta de administração, ela caiu pelo poder das suas próprias mãos.
Por incrível que pareça, faltou um poder central forte o suficiente pra sufocar os movimentos rebeldes e separatistas, como o poder imperial no Brasil. Muitas vezes pra manter um país unido é necessário abolir por um tempo a Democracia, pra combater insurgentes que vão dividir o país em um monte de paisecos sem futuro.
@@neblinasp "paisecos sem futuro" como se tamanho de território significasse prosperidade... Se comparar o ranking das maiores economias com os maiores países essa hipótese vai por água abaixo, Russia é um ótimo exemplo disso. Poder central totalitário nunca beneficiou país nenhum, muito pelo contrário.
tenho 40 anos... estudei dos 5 aos 17 em escola publica e particular, e NUNCA tinha ouvido falar dessa parte da história.... algo ao meu ver tão importante... me faz repensar realmente nosso modelo de ensino, q ensina ensina ensina e não ensina nada.... (na faculdade depois não vi tb, mas era de exatas). Nosso sistema de educação é falho, tá na hora da gente aceitar isso e abrir a mente pra mudanças.
Rogerio infelizmente a educação no Brasil é péssima. Não vejo um futuro promissor a curto ou médio prazo. Teria que haver uma completa revolução e os resultados somente seriam sentidos dentro de uns 20/30 anos. Para começar, escola deveria ser o dia todo, matérias como politica, meio ambiente, direito básico, e muito mais deveriam estar no curriculo. Na inglaterra uma criança de 8 anos tem mais matérias do que um adolescente aqui. Isso sem falar na capacitação dos professores. Se faz urgente produzir cabeças pensantes. Alunos estão ocupando uma cadeira na escola mas sairão da escola improdutivos, É muito triste a nossa realidade.
@@wasenacar2241 Negativo. Nós vivemos há séculos em um mundo de economias globalizadas e trocas culturais intensas. Estudar a história de outros países acrescenta sim a nós, haja vista que contribui pra compreendermos melhor sobre como eles chegaram no contexto atual e com isso termos a habilidade de analisar o nosso próprio contexto. De fato, alguns setores da sociedade brasileira, inclusive autoridades, demonstram ter pouquíssima memória histórica, quando não demonstram ter nenhuma. Prova disso que há alguns que insistem em chamar O Golpe Militar de 1964 ou Ditadura de 1964 como "Revolução" ou "Movimento de 64". Ou ainda, dizer que já existiu comunismo no Brasil, ou pior, que ele ameaça o país nos dias de hoje. A anulação da propriedade privada (comunismo) nunca se deu no Brasil. Ainda assim, não acredito que filtrar o conhecimento apenas sobre fatos brasileiros iria contribuir pro aprendizamento e discernimento dessas pessoas.
Inicialmente o sonho da Gran-Colombia era unificar todos os países espanhóis da América do sul, mas acabou não dando certo por causas de milhares de separatismos diferentes, e também por causa das ditaduras na América espanhola.
Na verdade a Gran Colômbia apenas buscou um arranjo político de cooperação confederalista entre as repúblicas americanas de origem espanholas (somente). Quem pretendeu unificar toda a América hispânica foi Francisco Miranda, influenciador de Bolívar e criador da bandeira tricolor.
A separação foi ótima pra eles, só ver países como Chile e Uruguai que deram certo e estão prestes a se tornar desenvolvidos... A Colombia nos últimos anos tem crescido muito também por causa de medidas liberais na economia, está longe de ser um Chile ou Uruguai mas diminuiu muito a pobreza e desigualdade nos últimos anos por lá.
Adorei um vídeo assim, explicando a formação da América do Sul. Será q vcs poderiam explicar como foi a divisão dos territórios da Argentina e chile e com esses dois países ocuparam o extremo sul do continente sul-americano? E qual é a legitimidade dos territórios artartidos desses países
Não existe legitimidade alguma.Há um tratado mundial que proibe a posse de terras da Antártica por qualquer país.Esse continente é um ambiente de pesquisa compartilhado por todos os signatários.E não território argentino ou chileno.
Um vídeo sobre a decadência da Argentina, que um dia já esteve entre as maiores economias do mundo e que a décadas vem se tornado um país difícil de entrar nos trilhos.
Gostei muito do vídeo,assisti a série boliva o libertador e virei fã desse homem e sua história em libertar seu país dos espanhóis, quero mais vídeos históricos
Olá thais aranha. Sou o altoritario intelectual do amor majestade ju ou Juliana eu me chama Gabriel Manoel do Prado vim dizer que eu tenho um sonho de transformar essa terras Sul Americana em uma superpotência continental. Eu como um Designer Sul-americano tenho construir uma América do Sul melhor então tchau e fim
@@rony8635 acho que esse nem seria tanto o problema... Podemos ver que o próprio sul parece ter uma melhor infraestrutura... Mas podemos ver tambem que Estados Unidos é bem maior que o Brasil em território , Canadá maior que os EUA , e sao países considerados ricos e de boa infraestrutura.... Acho que a questão é mais profunda , é social e política . Ja vi um video uma vez sobre a diferença do regime republicano do Brasil com o dos EUA... Nao sei se é totalmente aquele o fato , mas ajuda a perceber que o problema nao esta só em tamanho de terras
O que dificulta são fatores históricos do Brasil:a desigualdade, a falta de a reforma agrária (e olhe que o Brasil é enorme), a concentração da população nas regiões próximas ao litoral, entre outros
@@irapoannfilho não exatamente um estado, não dá para dizer que ali havia uma população brasileira. Houve sim uma colônia portuguesa no rio da prata, mas essa foi deslocada ainda no sec. XVIII em troca do oeste da região sul. O que houve na época da guerra da cisplatina foi uma ocupação luso/brasileira que começou antes da independência e só terminou em 1828. Foi uma região sob jugo brasileiro, mas não dá para dizer que era uma estado (província) de fato.
@@gabrielsiqueira4384 você nem sabe do que está falando, nós éramos uma monarquia constitucional parlamentarista, enquanto nossos vizinhos sul americanos que eram ditaduras, o Brasil tinha um sistema democrático e com a melhor economia.
@@Ag_lima mas nos últimos anos vem se consolidando cada vez mais como um mero exportador de commodities, fora que cada vez mais profissionais e pesquisadores capacitados estão saindo do país. Somos um dos países mais desiguais do mundo, nossa malha ferroviária é irrisória, temos oligopólios no setor telecomunicações e no setor bancário, Além disso, nosso sistema tributário é um dos menos competitivos do mundo, não temos um sistema de saneamento básico digno para boa parte da população e nossa educação pública é uma calamidade. Resumindo, o Brasil tem muito potencial, mas para ser país industrializado e, portanto, desenvolvido, precisa resolver problemas de infraestrutura, desigualdade social, desigualdade regional, de sistemas tributário, de senamento de educação e mais alguns que eu com certeza esqueci.
Desenvolvimento é muito mais complexo do que a mera presença ou ausência de alguns itens. A economia mexicana é muito mais oligopólica do que a brasileira, Austrália, Nova Zelândia e Uruguai são grandes exportadores de commodities e tem um bom padrão de vida. O peru tem imprensa e universidade desde o século XVI e nem por isso o país tem um grande nível de desenvolvimento. Crise é uma constante na América Latina e o Brasil não foge à regra.
Educação por si só também não garante prosperidade, Singapura não tinha nada a não ser a localização estratégica no estreito de malaca (praticamente a rota de comércio entre a Ásia Oriental e Europa). A Europa está cheia de universitários desempregados a tal ponto que virou um problema crônico lá. Não adianta ter mão de obra se não tem empresa pra absorver.
Aí que temos a importância de D. Pedro que evitou a fragmentação do Brasil e a formação de vários países pobres que só teriam em comum a língua portuguesa.
É difícil manter unido em um grande território centros comerciais muito distantes em que elites locais dominam de acordo seus interesses. É preciso ter um laço muito forte que os una e/ou um poder central forte. Nosso Brasil gigantesco se manteve unido por diversos motivos, mas como é de conchecimento geral, as diversas revoltas no em todas as regiões do país, por muitas vezes, quase levaram a à formação de diversos Estados aqui dentro. A mão forte do Império para esmagar todas as revoltas pesou bastante, mas também acredito que, apesar das leves diferenças étnicas, no geral, a política aqui ao longo dos anos, desde a era colonial da cana, passando pelo ciclo do ouro, do café e até chegar à industrialização , mostrava elites com características mais ou menos parecidas em quase todo território. Elites essas que entraram em conflitos ao longo da história mas por maiores interesses pessoais do que um ideal político cidadão que fosse forte o suficiente para uma ruptura abrupta. Os poucos que o fizeram, não obtiveram sucesso, como já dito.
Perfeito, podemos dizer que a centralização no brasil, desde os tempos coloniais até a independência deixou claro que seria muito difícil a fragmentação do território nacional. Além de que às elites eram quase que homogêneas, na maneira de pensar.
Se ainda existisse, no lugar de 1 pais mais ou menos, 2 pobres, e outro miserável, e teríamos um grande pais pobre. Caso o plano de Hugo Cháves/Nicolás Maduro, também tivesse existo, nesse outro cenário teriamos um gigantesco pais miserável, com controle de preços e escasses de produtos, e inflação de alguns milhares por cento.
Ela seria bem mais rica que o Brasil de hj dependendo da política, exemplo: o Brasil tem potencial para ser a 2ª ou maior potência do mundo porém a política não ajuda
@@comunismo5876 não seria mais rica que o Brasil não, eles ganham em petróleo mas agente ganha em várias coisas ganharia em tamanho, teríamos a maior parte da Amazônia, temos bastante petróleo tbm, nenhum país na América latina tem a biodiversidade que nos temos o Brasil se quisesse seria o 1 ou 2 do mundo como você disse, na verdade o Brasil apesar da robalheira é um país forte, e se não tivesse seria mais forte ainda.
@@e.santos7136 acontece que toda a nossa biodiversidade é mal usada, como eu já disse dependendo da política da grã-colombia ela poderia ser mais rica que o Brasil por ter muito mais petróleo em quanto o Brasil deixa a amazônia quase que de enfeite no mapa
Muito interessante, normalmente na escola passam batido por esse assunto. Impressionante tb é como o império brasileiro não virou um furdunço desses, parabéns à família imperial.
A Colômbia está começando a crescer economicamente foi o país da América Latina que mas teve crescimento econômico em 2019 e foi o país n1 do Mundo que teve mais crescimento econômico no primeiro e no segundo trimestre do 2020 e Colômbia empatou com o Brasil em idh, Colombia faz parte do grupo dos países mais ricos do mundo a OCDE e faz parte do grupo das maiores economias emergentes do mundo o civets e é um dos países que fazem parte do maior grupo da América Latina a aliança do Pacífico que e maior do que o Mercosul já que exporta 52% de todas as exportações de América Latina com o Chile, Colômbia, Peru e México no grupo, a Colômbia entrará no g20 por causa da crisis da Argentina q acaba sendo um peso para o g20, e a Colômbia também se transformou na terceira maior economia da América Latina desbancando a Argentina que ficou em quarto lugar como economia da América Latina e é o segundo pais da América Latina com a maior potência bélica e é o único país da América Latina a fazer parte da Otan o grupo militar mais forte do mundo
O que os imperialistas e colonos querem é que nós, latino americanos, nos divida ao invés de nos unir. É a tática de dividir para conquistar. Se estamos divididos, competindo entre si, facilita que eles formem alianças locais, estimulem rivalidades, promovam a nossa autodestruição para pilhar o que sobra. Um exemplo dessa tática imperialista pode ser vista no Oriente Médio, por exemplo. Ao contrário disso, quando nos unimos, criamos um projeto de cooperação para o desenvolvimento. Agregamos forças e riquezas para resistir a colonialidade e expropriação das nossas riquezas pelas potências mundiais. A colonização só mudou de forma, mas a exploração continua. Enfim, nós, latino americanos, resultados de um mesmo processo histórico colonial, temos tantas semelhanças que isso nos torna uma nação, multicultural e diversa em sua formação. Não podemos nos dividir pois isso nos enfraquece. Viva a América Latina!
Meu amigo, o Brasil continuou Unido, somos lusos e eles hispânicos, eles não se separaram por causo do imperialismo britânico ou americano, são questões históricas.
@@key9906 Quem ajudou a independência foi a França invadindo todos os países da Europas, a Inglaterra assim como todos os países tinham interesses envolvidos, eles queriam acabar com o império espanhol e conseguiram. A independência desses países foi realizada em grande parte pelo que estava acontecendo na Espanha, napoleao invadiu e deixou o país em estado de guerra total, a Espanha estava um caos absoluto.
@@key9906 só um adendo aqui, todo país é imperialista e tem seus interesses, é natural de qualquer estado querer se expandir, a maioria das grandes civilizações foram expansionista, os turcos dominaram todo o norte da África e ainda todo Oriente Médio, antes foram os persas. O que eu vejo nos coments é muita gente falando de EUA, sendo que o país na época era um farrapinho, uma nação qualquer, eles não tinham tanta influência na América Latina.
@@RodrigoSantos-cu1sw Sim o Império Britânico queria acabar com o Império Espanhol, e assim *estabelecer a sua influência nas novas nações* E ele teve sim uma grande importância na Guerra de Independência da Nova Granada. *Eles fizeram empréstimos e ainda mandaram tropas que serviram de grande ajuda* Até porque trazia muito mais profissionalismo, exército e generais do maior império do mundo
Otimo vídeo, bem explicativo, nem sabia q existia grande Colômbia kkkk e Sim, queremos mais vídeos como esse os vídeos ajudam muito tanto no conhecimento quanto no estudo.
Gosto de vídeos sobre história. No momento presente, conhecer a história dos países da América Hispânica é muito importante para compreendermos o que está acontecendo nesses países. Nós, brasileiros, não sabemos quase nada sobre a história dos países de língua espanhola. Ainda hoje soube de coisas sobre o Uruguai que nunca pensei que tivessem acontecido. Vamos lá, BBC! Manda uma luz aí!
Adorei o vídeo! Acho essencial para entendermos os dias de hoje. Também conhecemos pouco da história e formação dos países vizinhos ao nosso. Se puderem fazer mais, eu agradeço.
Muito legal. Quero mais vídeos históricos como esse, por favor.
Tbm quero
Up
@@gregdonovan6203 Meu sonho é poder ensinar milhares de pessoas a falar inglês. Eu não vendo curso, tudo é gratuito. Se você acreditar no meu sonho e se inscrever no meu canal, um dia alguém vai acreditar no seu sonho também. Fiquem com Deus.
Tmb 😁
Tb queria ver mais
Como professora de relações internacionais, achei o video muito didático e acessível, certamente um vídeo que recomendaria pros meus alunos!
Pode me explicar sobre o curso q leciona? Tenho curiosidades
E eu como aluno de Relações Internacionais concordo
@@guenzogameplays de forma bem resumida, é um curso multidisciplinar, que envolve conhecimentos de história, direito, ciência política, economia, dentre outras áreas das ciências humanas, e mobiliza esses conhecimentos para tratar de temas da agenda internacional.
@@camilalippi penso seriamente em cursar o ENEM objetivando esse curso
Faltou explicar porque no mapa tinha terras do Brasil ali, e como se deu a divisão com o Brasil. Seria mais didático.
¡Nossa! Muito legal o vídeo. Gostei muito ouvir um pedacinho da nossa história desde outro ponto de vista, muito legal mesmo. ¡Saludos desde Cartagena, Colombia! 🇨🇴👋🏽
Legal é saber que um colombiano (a) pode ver um pequeno documentário em português e entender.
Samuel Pereira Sou colombiana com um pedacinho do coração bem Brasileiro. 😅🤗 ainda não conheço seu país mas adoro há muitos anos. ¡Um abraço! ✌🏽🇨🇴
🇧🇷🇨🇴
Oii
Jamais esqueceremos pelo que fizeram no resgate aos corpos e no tratamento aos sobreviventes do voo da Chapecoense. Gratidão e amor ao povo colombiano. 🇨🇴
Gostei muito deste vídeo! Infelizmente nós, brasileiros, somos muito isolados e distantes de tudo que ocorre na América Hispânica.
Então tem uma parte que ele não contou Bolívar e a república Argentina queriam invadir o Brasil pra anexar território.
e daí?
Triste, realmente o Brasil é muito afastado dos outros países vizinhos, como se fosse um isolado da escola kk
O Brasil não é isolado, mas diferenciado. Vocês querem igualar nosso País que é um Império ao nível desses paísecos, que são republiquetas. Vocês acham uma pena que somos maiores que eles, e chamam isso de "isolado"... Na verdade, vocês querem é nos igualar por baixo!
Idai? Tem que ser assim mesmo
Increíble que muchos Brasileños les interese la historia de aquellos países.
É um assunto que a maioria dos Brasileiros conhecem e por isso agradecemos aos Portugueses por conseguir manter o Império Brasileiro unido (atual República) e hoje temos uma linda nação chamada Brasil. Forte e muito unida.
@@doiduhdaponte_8958 verdade
@@doiduhdaponte_8958 Isso só foi possível com a vinda de Dom João VI , para o Brasil fugindo de Napoleão , com apoio da Inglaterra, pois se não fosse isso , o território brasileiro seria igualmente dividido em vários países teríamos uma "America Portuguesa" .
@@edsonmoraes9543 perfeito. E também a união da língua e a extinção do Guarani. Porque se fosse o guarani, vários estados seriam países hoje, porque não iam aceitar o guarani como língua.
OBVIAMENTE somos países vecinos al final de cuentas, nosotros sabemos la historia de Brasil y mucho.
No se porque te parece "Increíble" jaja, increíbles son comentarios como ese. Saludos.
Obrigado pelo vídeo, mais brasileiros vão conhecer a história do meu país. ❤️🇨🇴
Abrazo a Colombia
Queria que todos nós fossemos unidos como um só povo, com bons administradores, Colômbia, Brasil, Argentina, *união sul-americana.*
Fala sobre a fracassada tentativa de união dos países da América Central: : os "Estados Unidos da America Central"
Só o Panamá que não se juntou porquê fazia parte da grã Colômbia e o México mais foi quase que as repúblicas de banana se tornaram 1
Um ótimo tema. 😊
@@67bigode Meu sonho é poder ensinar milhares de pessoas a falar inglês. Eu não vendo curso, tudo é gratuito. Se você acreditar no meu sonho e se inscrever no meu canal, um dia alguém vai acreditar no seu sonho também. Fiquem com Deus.
@@riss-kunii5253 o México é da América do norte rsrs
@@riss-kunii5253 ooyyy
A Grã-Colômbia tinha tuda para dá certo, governo bem estruturado, uma grande população, recursos naturais em abundância, e posição estratégica, ela só deixou de existir por falta de administração, ela caiu pelo poder das suas próprias mãos.
Mas ali tinha território nosso no mapa. Kkk.
Por incrível que pareça, faltou um poder central forte o suficiente pra sufocar os movimentos rebeldes e separatistas, como o poder imperial no Brasil.
Muitas vezes pra manter um país unido é necessário abolir por um tempo a Democracia, pra combater insurgentes que vão dividir o país em um monte de paisecos sem futuro.
@@neblinasp "paisecos sem futuro" como se tamanho de território significasse prosperidade... Se comparar o ranking das maiores economias com os maiores países essa hipótese vai por água abaixo, Russia é um ótimo exemplo disso. Poder central totalitário nunca beneficiou país nenhum, muito pelo contrário.
@@vozdaverdadetriunfante7519 não tinha não
Bolívar tinha q ter virado monarca
Adoro videos históricos. E da história da América do sul geralmente sabemos muito pouco.
Obrigada por assistir, Mari :) Seguiremos produzindo conteúdos históricos por aqui!
tenho 40 anos... estudei dos 5 aos 17 em escola publica e particular, e NUNCA tinha ouvido falar dessa parte da história.... algo ao meu ver tão importante... me faz repensar realmente nosso modelo de ensino, q ensina ensina ensina e não ensina nada.... (na faculdade depois não vi tb, mas era de exatas). Nosso sistema de educação é falho, tá na hora da gente aceitar isso e abrir a mente pra mudanças.
Se estuda quando se fala da América espanhola, talvez você não se lembre ou podem ter passado superficialmente por esse tópico.
Temos que focar é nas histórias nacionais, não de outros países que não acrescentam em nada na vida dos brasileiros.
Eu já desconfiava de algo assim pq a bandeira na Venezuela e da Colômbia são muito parecidas
Rogerio infelizmente a educação no Brasil é péssima. Não vejo um futuro promissor a curto ou médio prazo. Teria que haver uma completa revolução e os resultados somente seriam sentidos dentro de uns 20/30 anos. Para começar, escola deveria ser o dia todo, matérias como politica, meio ambiente, direito básico, e muito mais deveriam estar no curriculo. Na inglaterra uma criança de 8 anos tem mais matérias do que um adolescente aqui. Isso sem falar na capacitação dos professores. Se faz urgente produzir cabeças pensantes. Alunos estão ocupando uma cadeira na escola mas sairão da escola improdutivos, É muito triste a nossa realidade.
@@wasenacar2241 Negativo. Nós vivemos há séculos em um mundo de economias globalizadas e trocas culturais intensas. Estudar a história de outros países acrescenta sim a nós, haja vista que contribui pra compreendermos melhor sobre como eles chegaram no contexto atual e com isso termos a habilidade de analisar o nosso próprio contexto. De fato, alguns setores da sociedade brasileira, inclusive autoridades, demonstram ter pouquíssima memória histórica, quando não demonstram ter nenhuma. Prova disso que há alguns que insistem em chamar O Golpe Militar de 1964 ou Ditadura de 1964 como "Revolução" ou "Movimento de 64". Ou ainda, dizer que já existiu comunismo no Brasil, ou pior, que ele ameaça o país nos dias de hoje. A anulação da propriedade privada (comunismo) nunca se deu no Brasil. Ainda assim, não acredito que filtrar o conhecimento apenas sobre fatos brasileiros iria contribuir pro aprendizamento e discernimento dessas pessoas.
Inicialmente o sonho da Gran-Colombia era unificar todos os países espanhóis da América do sul, mas acabou não dando certo por causas de milhares de separatismos diferentes, e também por causa das ditaduras na América espanhola.
@Matheus Lemes Da Rosa o Brasil houve tentativa separação mas não deu certo Rio grande do Sul e Grã Pará tentaram mas perderam
@@luizguedes2359 sâo paulo , minas gerais e Bahia também tentaram se separar.
Confederação do Equador (Pernambuco).
Na verdade a Gran Colômbia apenas buscou um arranjo político de cooperação confederalista entre as repúblicas americanas de origem espanholas (somente). Quem pretendeu unificar toda a América hispânica foi Francisco Miranda, influenciador de Bolívar e criador da bandeira tricolor.
A separação foi ótima pra eles, só ver países como Chile e Uruguai que deram certo e estão prestes a se tornar desenvolvidos... A Colombia nos últimos anos tem crescido muito também por causa de medidas liberais na economia, está longe de ser um Chile ou Uruguai mas diminuiu muito a pobreza e desigualdade nos últimos anos por lá.
Ouvir histórias, contar histórias, aprender História. Isso é tudo de bom desde qdo sentávamos à beira das fogueiras. Belo vídeo. Manda outro, BBC
Conteúdo histórico muito interessante!
Obrigado BBC!
Excelente material
Adorei um vídeo assim, explicando a formação da América do Sul. Será q vcs poderiam explicar como foi a divisão dos territórios da Argentina e chile e com esses dois países ocuparam o extremo sul do continente sul-americano? E qual é a legitimidade dos territórios artartidos desses países
Não existe legitimidade alguma.Há um tratado mundial que proibe a posse de terras da Antártica por qualquer país.Esse continente é um ambiente de pesquisa compartilhado por todos os signatários.E não território argentino ou chileno.
Um vídeo sobre a decadência da Argentina, que um dia já esteve entre as maiores economias do mundo e que a décadas vem se tornado um país difícil de entrar nos trilhos.
Amo vídeos históricos BBC! Aliás amo VCS.
Parabéns, sempre assisto Adriano o canal,muito informações legais
Muito bom esses vídeos históricos que a BBC mostra .
Vídeos históricos são muito bons para enriquecer conhecimento, principalmente dos amantes da história. Continuem o trabalho! 👏
Muito legal o vídeo. Recomendo a série Bolívar, disponível na Netflix! É bem fiel à história.
achei bacana, mas um pouco "novelao". Me cansei quando de perde nos rolos amorosos do Bolívar.
@@DanielaLedo Por alguns episódios, também fiquei com essa sensaçao, mas, de um modo geral, gostei bastante!
Também achei meio novelão, mas gostei muito, aprendi como se deu o processo pq foi baseado em fatos reais... O "mocinho" morre no final.
Valeu !
Manda mais !
Todos precisam ser esclarecidos !
Amo esses vídeos históricos!!!!
Seria uma grande nação.
Interesses mesquinhos acima dos interesses do país, dá nisso mesmo!
Bom vídeo parabéns BBC
Abraços e saudações nordestinas
Gostei muito do vídeo,assisti a série boliva o libertador e virei fã desse homem e sua história em libertar seu país dos espanhóis, quero mais vídeos históricos
Esse vídeo adorei foi muito bom saber a história da Colômbia o melhor da grande Colômbia
Vídeos históricos são excelentes.
Eu amo esse tipo de conteúdo! Por favor, continuem fazendo.
Muito bom! Curto história.
Ótimo vídeo!! Continuem com a temática de história!
Parabéns pelo vídeo
Amei!!! Por favor mais vídeos sobre a história da América do Sul
Olá thais aranha. Sou o altoritario intelectual do amor majestade ju ou Juliana eu me chama Gabriel Manoel do Prado vim dizer que eu tenho um sonho de transformar essa terras Sul Americana em uma superpotência continental. Eu como um Designer Sul-americano tenho construir uma América do Sul melhor então tchau e fim
Gostaria muito de mais vídeos assim. Entretanto, fico à espera.
A série "Bolivar" da Netflix conta bastante sobre esse processo. Recomendo.
Excelente postagem!
O Brasil tem a "sorte" de não ter se dividido. No período regencial isso quase aconteceu. Seríamos um conjunto de nações mais pobres.
Foi azar, a extensão territorial do nosso País dificulta qualquer logística e planejamento governamental.
@@rony8635 acho que esse nem seria tanto o problema... Podemos ver que o próprio sul parece ter uma melhor infraestrutura...
Mas podemos ver tambem que Estados Unidos é bem maior que o Brasil em território , Canadá maior que os EUA , e sao países considerados ricos e de boa infraestrutura....
Acho que a questão é mais profunda , é social e política .
Ja vi um video uma vez sobre a diferença do regime republicano do Brasil com o dos EUA... Nao sei se é totalmente aquele o fato , mas ajuda a perceber que o problema nao esta só em tamanho de terras
Uruguai antigamente era um estado brasileiro.
O que dificulta são fatores históricos do Brasil:a desigualdade, a falta de a reforma agrária (e olhe que o Brasil é enorme), a concentração da população nas regiões próximas ao litoral, entre outros
@@irapoannfilho não exatamente um estado, não dá para dizer que ali havia uma população brasileira. Houve sim uma colônia portuguesa no rio da prata, mas essa foi deslocada ainda no sec. XVIII em troca do oeste da região sul. O que houve na época da guerra da cisplatina foi uma ocupação luso/brasileira que começou antes da independência e só terminou em 1828. Foi uma região sob jugo brasileiro, mas não dá para dizer que era uma estado (província) de fato.
Excelente aula e excelente narração!
Parabéns Adriano!!!
Não sabia nada sobre esse assunto! Obrigada! Quanto mais vídeos históricos, melhor!
Eu amo esse país. Sério, se não fosse brasileiro, queria ser colombiano.
se não fosse o socialismo seríamos potências!
@@empireofacre6423 Brasil nem Colômbia nunca foram socialistas amigão
@@empireofacre6423 vc tá certo, se não fosse o socialismo não teria a ditadura, que não atrasaria o Brasil a 100 anos
@@felipegregorio348 O erro está mais atrás, se chama República.
@@douglasmendes1886 bom são as monarquias do Oriente Médio.
Conheci a pouco tempo o canal BBC Brasil. Excelente. Ótimo vídeo. Mais um.
O Brasil só se manteve grande e unido graças ao Império!
Se não fosse por ele, seríamos várias repúbliquetas ditatoriais no século 19
AVE IMPÉRIO!
@@ViniciusBritoBr11 ao invés disso fomos um Império ditatorial kjk
@@gabrielsiqueira4384 você nem sabe do que está falando, nós éramos uma monarquia constitucional parlamentarista, enquanto nossos vizinhos sul americanos que eram ditaduras, o Brasil tinha um sistema democrático e com a melhor economia.
@@gabrielsiqueira4384 só tivemos ditaduras durante o período republicano companheiro.
Muito bom! Gosto muito de vídeos históricos como esse!!!
Continuaria a ser um país exportador de matérias primas.
Seria um Brasil hispanohablante?
@@Ag_lima mas nos últimos anos vem se consolidando cada vez mais como um mero exportador de commodities, fora que cada vez mais profissionais e pesquisadores capacitados estão saindo do país. Somos um dos países mais desiguais do mundo, nossa malha ferroviária é irrisória, temos oligopólios no setor telecomunicações e no setor bancário, Além disso, nosso sistema tributário é um dos menos competitivos do mundo, não temos um sistema de saneamento básico digno para boa parte da população e nossa educação pública é uma calamidade. Resumindo, o Brasil tem muito potencial, mas para ser país industrializado e, portanto, desenvolvido, precisa resolver problemas de infraestrutura, desigualdade social, desigualdade regional, de sistemas tributário, de senamento de educação e mais alguns que eu com certeza esqueci.
Desenvolvimento é muito mais complexo do que a mera presença ou ausência de alguns itens. A economia mexicana é muito mais oligopólica do que a brasileira, Austrália, Nova Zelândia e Uruguai são grandes exportadores de commodities e tem um bom padrão de vida. O peru tem imprensa e universidade desde o século XVI e nem por isso o país tem um grande nível de desenvolvimento. Crise é uma constante na América Latina e o Brasil não foge à regra.
Educação por si só também não garante prosperidade, Singapura não tinha nada a não ser a localização estratégica no estreito de malaca (praticamente a rota de comércio entre a Ásia Oriental e Europa). A Europa está cheia de universitários desempregados a tal ponto que virou um problema crônico lá. Não adianta ter mão de obra se não tem empresa pra absorver.
Exatamente.. Assim como todos da região
Adoro esse tipo de vídeo, história é cultura. E quem não conhece sua história não pode sonhar um futuro!
Se existissem até hoje mudaria muito
BBC BRASIL, é um canal muito interessante...continuem, estão fazendo um bom trabalho
Aí que temos a importância de D. Pedro que evitou a fragmentação do Brasil e a formação de vários países pobres que só teriam em comum a língua portuguesa.
Ele tinha que ter anexado as Guianas,o Suriname,o Uruguai,Bolívia e o Paraguai
@@PedroHenrique-qh3hp ou seja ele devia ter anexado america do sul toda
@@erique2977 Exatamente...
Faltou claro a América Central e fazer colônias na África é na Ásia
Por "evitar fragmentação", entanda que rolou mt sangue nesse processo, isso n é progresso mt menos conquista
@@ThiagoPereira-tn6ky Que colocasse o Brasil inteiro na linha de frente,e usasse os povos colonizados de colônias africanas é asiáticas
Adorei esse vídeo 👏🏻 👏🏻 👏🏻 👏🏻
É difícil manter unido em um grande território centros comerciais muito distantes em que elites locais dominam de acordo seus interesses. É preciso ter um laço muito forte que os una e/ou um poder central forte. Nosso Brasil gigantesco se manteve unido por diversos motivos, mas como é de conchecimento geral, as diversas revoltas no em todas as regiões do país, por muitas vezes, quase levaram a à formação de diversos Estados aqui dentro. A mão forte do Império para esmagar todas as revoltas pesou bastante, mas também acredito que, apesar das leves diferenças étnicas, no geral, a política aqui ao longo dos anos, desde a era colonial da cana, passando pelo ciclo do ouro, do café e até chegar à industrialização , mostrava elites com características mais ou menos parecidas em quase todo território. Elites essas que entraram em conflitos ao longo da história mas por maiores interesses pessoais do que um ideal político cidadão que fosse forte o suficiente para uma ruptura abrupta. Os poucos que o fizeram, não obtiveram sucesso, como já dito.
Perfeito, podemos dizer que a centralização no brasil, desde os tempos coloniais até a independência deixou claro que seria muito difícil a fragmentação do território nacional. Além de que às elites eram quase que homogêneas, na maneira de pensar.
Muito bom esse vídeo
"O general em seu labirinto" do Gabriel Garcia Marques é muito legal pra "sentir" a melancolia do fracasso da Gran Colômbia
Esses países já nasceram fracassados, os hispânicos sempre foram desunidos e se matavam em guerras fraticidas.
Com certeza, por favor 🙏🏽 postem mais material como esse
Como esses países seriam diferentes hoje em dia. Talvez a "Grande Colômbia" seria o principal país das Américas e consequentemente do mundo.
E com quais instituições? Não conseguiram nem ficar 10 anos sem virar uma ditadura
Samuel, voce e um sonhador!
Ficou excelente, tragam mais
Se ainda existisse, no lugar de 1 pais mais ou menos, 2 pobres, e outro miserável, e teríamos um grande pais pobre.
Caso o plano de Hugo Cháves/Nicolás Maduro, também tivesse existo, nesse outro cenário teriamos um gigantesco pais miserável, com controle de preços e escasses de produtos, e inflação de alguns milhares por cento.
Não havia chance de se manterem unidos. Essa Gran Colômbia foi só uma canetada num mapa, o papel aceita tudo.
100% de acordo
Muito legal... Mais destes tipos de vídeos. Show
A grande Colômbia, seria como o Brasil é hj!
Ela seria bem mais rica que o Brasil de hj dependendo da política, exemplo: o Brasil tem potencial para ser a 2ª ou maior potência do mundo porém a política não ajuda
@@comunismo5876 não seria mais rica que o Brasil não, eles ganham em petróleo mas agente ganha em várias coisas ganharia em tamanho, teríamos a maior parte da Amazônia, temos bastante petróleo tbm, nenhum país na América latina tem a biodiversidade que nos temos o Brasil se quisesse seria o 1 ou 2 do mundo como você disse, na verdade o Brasil apesar da robalheira é um país forte, e se não tivesse seria mais forte ainda.
@@e.santos7136 acontece que toda a nossa biodiversidade é mal usada, como eu já disse dependendo da política da grã-colombia ela poderia ser mais rica que o Brasil por ter muito mais petróleo em quanto o Brasil deixa a amazônia quase que de enfeite no mapa
Ótimo conteúdo. Façam mais.
Muito interessante, normalmente na escola passam batido por esse assunto. Impressionante tb é como o império brasileiro não virou um furdunço desses, parabéns à família imperial.
Gratidão, por compartilhar de seu conhecimento com um conteúdo tão importante, visando a nossa formação em todos os sentidos.
Eu gostaria que você falasse se o Brasil ainda tivesse monarquia
Eu acho q estaria como a russia
História é uma coisa, imaginação é outra.
@@irapoannfilho realmente monarquia hj em dia só na imaginacao
Provavelmente uma super potência ou um país muito Muito menos pobre e mais valorizado internacionalmente 👍 Ave Império! 🇧🇷👑💚💛
Devia ser um atraso. Poder na mão de um, nunca deu certo e tira a oportunidade de entrar quem merece.
Muito legal!!! Queremos mais 👏👏👏👏👏
A Colômbia está começando a crescer economicamente foi o país da América Latina que mas teve crescimento econômico em 2019 e foi o país n1 do Mundo que teve mais crescimento econômico no primeiro e no segundo trimestre do 2020 e Colômbia empatou com o Brasil em idh, Colombia faz parte do grupo dos países mais ricos do mundo a OCDE e faz parte do grupo das maiores economias emergentes do mundo o civets e é um dos países que fazem parte do maior grupo da América Latina a aliança do Pacífico que e maior do que o Mercosul já que exporta 52% de todas as exportações de América Latina com o Chile, Colômbia, Peru e México no grupo, a Colômbia entrará no g20 por causa da crisis da Argentina q acaba sendo um peso para o g20, e a Colômbia também se transformou na terceira maior economia da América Latina desbancando a Argentina que ficou em quarto lugar como economia da América Latina e é o segundo pais da América Latina com a maior potência bélica e é o único país da América Latina a fazer parte da Otan o grupo militar mais forte do mundo
Show ! Ótimo vídeo 👍 obrigado 😉
O brazil invade a gran colombia
Briga de gigantes
Duvido , a gran Colombia era uma potência militar grande com ctz peitaria com o império do Brasil na época
Eu amo vídeo de história como esse🙈. A partir de Moçambique.
O que os imperialistas e colonos querem é que nós, latino americanos, nos divida ao invés de nos unir. É a tática de dividir para conquistar. Se estamos divididos, competindo entre si, facilita que eles formem alianças locais, estimulem rivalidades, promovam a nossa autodestruição para pilhar o que sobra. Um exemplo dessa tática imperialista pode ser vista no Oriente Médio, por exemplo. Ao contrário disso, quando nos unimos, criamos um projeto de cooperação para o desenvolvimento. Agregamos forças e riquezas para resistir a colonialidade e expropriação das nossas riquezas pelas potências mundiais. A colonização só mudou de forma, mas a exploração continua. Enfim, nós, latino americanos, resultados de um mesmo processo histórico colonial, temos tantas semelhanças que isso nos torna uma nação, multicultural e diversa em sua formação. Não podemos nos dividir pois isso nos enfraquece. Viva a América Latina!
Meu amigo, o Brasil continuou Unido, somos lusos e eles hispânicos, eles não se separaram por causo do imperialismo britânico ou americano, são questões históricas.
@@RodrigoSantos-cu1sw O Imperialismo influenciou sim mano
Se tu for ver, até mesmo na independência, o Império Britânico teve uma grande importância
@@key9906 Quem ajudou a independência foi a França invadindo todos os países da Europas, a Inglaterra assim como todos os países tinham interesses envolvidos, eles queriam acabar com o império espanhol e conseguiram. A independência desses países foi realizada em grande parte pelo que estava acontecendo na Espanha, napoleao invadiu e deixou o país em estado de guerra total, a Espanha estava um caos absoluto.
@@key9906 só um adendo aqui, todo país é imperialista e tem seus interesses, é natural de qualquer estado querer se expandir, a maioria das grandes civilizações foram expansionista, os turcos dominaram todo o norte da África e ainda todo Oriente Médio, antes foram os persas. O que eu vejo nos coments é muita gente falando de EUA, sendo que o país na época era um farrapinho, uma nação qualquer, eles não tinham tanta influência na América Latina.
@@RodrigoSantos-cu1sw Sim o Império Britânico queria acabar com o Império Espanhol, e assim *estabelecer a sua influência nas novas nações*
E ele teve sim uma grande importância na Guerra de Independência da Nova Granada. *Eles fizeram empréstimos e ainda mandaram tropas que serviram de grande ajuda*
Até porque trazia muito mais profissionalismo, exército e generais do maior império do mundo
Otimo vídeo, bem explicativo, nem sabia q existia grande Colômbia kkkk e Sim, queremos mais vídeos como esse os vídeos ajudam muito tanto no conhecimento quanto no estudo.
Esses universitário são todos comunistas. Kkkkkk
Q universitário criatura?? Eu num tô dizendo q esse povo é doido. Ui os comunistas ui ui
👏👏👏show de bola!!!!
É muito legal conhecer a história dos países!!!!
Já quero mais vídeos assim !!!
Muito interessante e didático; obg por postar, oscar
Excelente reportagem!Pode fazer mais reportagens assim👏
Por mais vídeos de História bem produzidos e narrados como este. Congratulações!
Sim, Adriano. Adoro vídeos sobre História! Se a BBC News produzir mais vídeos assim eu vou gostar bastante. ^_^
Parabéns! Excelente matéria. Utilizo muito os vídeos da BBC em minhas aulas.
Excelente vídeo!!! Continuem por favor!!!
Sim más vídeos como esses
Muito bom esse vídeo, ótima explicação, parabéns!
Parabéns , ótimo vídeo !!
Bem legal! Saber mais sobre a latam é muito legal. Obrigado!
Excelente vídeo! Por favor, produzam mais destes!
Gosto de vídeos sobre história. No momento presente, conhecer a história dos países da América Hispânica é muito importante para compreendermos o que está acontecendo nesses países. Nós, brasileiros, não sabemos quase nada sobre a história dos países de língua espanhola. Ainda hoje soube de coisas sobre o Uruguai que nunca pensei que tivessem acontecido. Vamos lá, BBC! Manda uma luz aí!
Me gusta los videos historicos!
Sim. Manda mais!!!
Adorei o vídeo! Acho essencial para entendermos os dias de hoje. Também conhecemos pouco da história e formação dos países vizinhos ao nosso. Se puderem fazer mais, eu agradeço.
Gente, amei. Obrigado
Parabéns pelo vídeo enriquecedor!!!
Parabéns. Muito bem explicado
Queremos mais vídeos assim! PS: esse apresentador é muito bom!
Muitp bom esses vídeos históricos! Obrigado!
Ótimo vídeo. Muito interessante
Muito legal esses vídeos! 👏👏👏👏
Excelente vídeo! É muito bem vinda toda a história do nosso continente.
Reportagem massa demais! Queremos mais reportagens sobre esses assuntos, BBC News. E continuem nessa toada com essa galera sangue novo e talentosa. 👏👏
Que a série de vídeos históricos venha pra ficar. Parabéns BBC!
Gostei muito , torço para continuar
Muito interessante esse vídeo, tragam mais assuntos como este 👏🏾👏🏾
Gostei muito,ótimo professor
Esses vídeos são grandes aulas de história, gostaria de mais sobre as colonizações da América do Sul !!!
Com a BBC news não se perde tempo na internet, só ganhamos em informação direta e clara sobre tudo, keep going guys