Parabéns BBC! Eu sou venezuelano, legalizado para morar no Brasil. Amo conhecer da sua história e cultura. Concordo plenamente com a explicação sobre a América Hispânica. Eu super recomendo os seus conteúdos! Obrigado Brasil por me receber e oferecer a oportunidade de uma nova vida aqui.
Estudo bastante a história do Brasil bem como da América do Sul, tenho por mim que vocês teriam sido felizes se seguissem o plano de Simón Bolívar quanto a criação da Grã-Colômbia.
Verdade Ricardo os países da América do sul ninguém sabe da história como surgiu esses paises sul americano agente só ver história do próprio país que reside como é o meu caso nada sei desses países à não ser o Brasil. Vou assistir mais video sobre os paises latinos americanos como foram suas independências e surgimentos foi legal assistir essa aula
@@alessandroalvesdoria6768 Mas , no meu tempo de 1⁰ ginásio, eu estudei História da America Espanhola. Hoje, é que näo se estuda nada, é só funk, samba, pancadäo e carnaval. O país é cheio de festa e vazio de conhecimento!
@@cgribl6847 Imagino que devemos ter a mesma idade. Na grade curricular do antigo ginásio, no segundo ano havia uma matéria chamada História da América. Em 1961 com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, implementada em 1962, mudaram a grade e tiraram dela muitas matérias como Latim, Francês, Canto Orfeônico.
Parabéns BBC, resumiu bem as diferenças entre a América espanhola e a portuguesa. Já li bastante a História geral das américas e nunca vi um resumo tão sensacional.
Não falaram a enorme influencia da Inglaterra nesses casos. A Inglaterra controlava Portugal e era mais interessante para ela manter o Brasil unido sob o controle de Portugal. Os movimentos de independência da hispano america foram todos financiados pela Inglaterra. Imagina se os farrapos tivessem apoio financeiro inglês como os bem sucedidos movimentos dos boludos? Eles não seriam chamados de farrapos e não teríamos o Sul do Brasil hoje. Quando a independência chega ao Brasil, a Inglaterra é paga para mediar o conflito entre o Br e Portugal, e no fim das contas o Portugal transfere para o Brasil sua gigantesca dívida com a Inglaterra. Resumindo: a Inglaterra não quis o Brasil desunido e depois tivemos que pagar a ela para sermos independentes.
@@josepaulo4668 Se formos por essa lógica então meio mundo tem que indenizar outro meio mundo, no caso dos ibéricos que foram dominados por germánicos e depois mais 500 anos por romanos, e mais 500 anos por mouros, na península ibérica existiam tribos com culturas e idiomas que foram perdidos e também foram escravizados para construir monumentos e estradas romanas e castelos mouros...
@@JulioCesarSJC claro, deu muito certo para ex-colônias espanholas (ironia). Com a qualidade dos brasileiros, o Brasil, ao invés de ser uma grande porcaria como é hoje, ia se transforma em varias pequenas porcarias como é o casos das ex-colônias espanholas.
@@CPHJose um português entende todas as variantes (sotaques) da língua portuguesa, seja a falada em Angola, Moçambique ou Brasil. Para nós é mais difícil entender o português falado na ilha de S. Miguel, nos Açores .
@@CPHJose Qualquer português entende perfeitamente qualquer brasileiro, contando que ele não fale nalgum dialecto. O contrário é que, pelos vistos, é mais difícil!
Mas ela falou on português correcto com ou sem sotaque. O que custa a um português é jargão de rua brasileiro. Quando à história do Brasil e da América latina é dada nas escolas portuguesas. O que o autor do comentário refere é porque razão não caiu o Brasil numa mesma situação de toda a outra América hispânica. Está aqui uma bela interpretação também é a primeira veZ que a ouça e tenho metade da idade deste senhor.
Mais ou menos meu caro. Principalmente a parte q tange a América espanhola está bem mal contada, principalmente os movimentos relacionados bolivarianismo onde hj é a Venezuela, Colômbia, Equador e Panamá. Além do mais, o termo crioulos não se aplicava as regiões do Rio da Prata, onde estão a Argentina, Uruguai e Paraguai. Na parte brasileira falta muita coisa tbm, por exemplo, o q forçou o deslocamento do eixo financeiro do país do nordeste para o sudeste foi a descoberta de reservas gigantescas de metais preciosos em Minas Gerais. Tanto q a capitania de São Vicente partia de onde hj é São Paulo e se estendia até Mato Grosso. A coroa portuguesa era bem alinhada com a capitania do RJ, Bahia e de Pernambuco, e foram essas capitanias q foram convocadas e reforçaram as posições portuguesas no Brasil para juntas ocuparem as Minas Gerais contra o eminente domínio dos Bandeirantes naquela região, onde os ricos minerios foram descobertos e partiam de MG para São Vicente (SP), q eram pouco alinhados com Portugal. A guerra dos emboabas é um capítulo marcante e decisivo disso. Para encurtar, quando a coroa venceu a disputa contra os bandeirantes em Minas, o q sobrou foi o domínio sobre muita riqueza mesmo, mais ouro e metais precisos q podemos imaginar. No final o q manteve o Brasil unido foi uma coisa só: poder financeiro de Portugal q era capaz de debelar e reprimir qq movimento separatista a força militar, com militares pagos com recursos extraídos das Minas Gerais.
@@gtensor Claro que faltou... Alguns minutos não são suficientes pra dar conta da história de séculos... Mas como panorama geral, a síntese e a contrução visual desse material estão de parabéns! E obrigada pelo seu complemento! 😊
Eu também achei esta síntese muito boa! Só fiquei "frustrado" com a ausência do TIRADENTES, da Inconfidência Mineira, precursora de movimentos separatistas...
@@marie3587 Ahahah... Tiradentes foi um bode expiatório para amedrontar os demais! Rs. Acho intrigante ter sido um membro da Família Real, herdeiro do trono, ter feito a Independência. Ou seja, ficou tudo em família! Eheh...Era inevitável! Tenho a sensação de que a Implantação da República, em 1889, terá sido a "verdadeira independência". De qualquer das maneiras, os erros e acertos estratégicos da Coroa Portuguesa favoreceram termos este imensidão de país, lider na América Latina! Apesar de pouca gente er consciência disto!
@@JulioCesarSJClevando em conta que o Brasil é mais rico e desenvolvido do que as outras nações latinas e que os EUA são a maior potência da América, seu comentário fica praticamente sem sustentação. Passaríamos séculos disputando território de minas de metais, petróleo etc e cada governo local seria mais fraco do que o somatório atual de forças, então ficaríamos tendo uma revolução atrás da outra.
Não seríamos não... Isso é apenas um resumo com ilustrações, não é uma aula de história. A realidade do que aconteceu é bem mais complexa e exige o aprofundamento e debate com auxílio de professores e livros. Por isso que o Brasil está péssimo nesse estado de fake news, pois tomam pequenos vídeos de youtube e whatsapp como fonte final e única de informação.
Se nós estudássemos a nossa história afundo na escola, seríamos admiradores do nosso país e não tão obcecados pelos países de fora. Nós poderíamos ter nos desenvolvido muuuito mais, é uma pena mesmo, mas nunca é tarde para aprender! Parabéns pelo trabalho, BBC!
@@Edgar2023ES O quê? Coitado de você, querido, o dia que o Brasil virou uma república foi o dia em que o Brasil foi assassinado e o período imperial foi o verdadeiro Brasil, hoje vivemos numa verdadeira tirania de estado. Viva dom Pedro II.
@@Edgar2023ES Moço, o Brasil se tornou um país livre e independente em 1822. Foi Dom Pedro I DO BRASIL que proclamou a nossa independência e até 1889 nós éramos um império próspero, um país do futuro. Nosso segundo imperador, Dom Pedro II, era carioca. Onde nós continuamos a ser dominados por Portugal? Inclusive Dom Pedro I, mesmo nascendo em Portugal, tinha uma espécie de dupla nacionalidade, ent ele era brasileiro tb. O que acontecia durante o império, era que os portugueses não eram condenados por serem portugueses e em nenhum momento nós tínhamos vergonha de nosso passado. Em 1889, ocorreu um GOLPE sem apoio algum da população. A república é tão tosca que roubou diversos símbolos do império e fez questão de apagar nossa história. O hino nacional, por exemplo, fala sobre a independência, além de conter parte da melodia da coroação de Dom Pedro II. A nossa bandeira possui o verde e o amarelo em homenagem à casa dos Bragança e à casa dos Habsburgo. A verdade é que a única chance de o Brasil voltar a ser uma nação estável é retornando ao sistema monárquico, o único legítimo em nossa história.
Nasci no Uruguay e moro no Brasil a 27 anos , simplesmente o melhor vídeo que assisti nos últimos 5 anos , a narradora é excelente , Parabéns ,Bravo !!
O Brasil pode se destruir pensando assim,com arrogáncia e acreditando que são potencia imperial,nem perto disso...país de terceiro mundo com muita fome,desigualdade e muito do que aprender.
Sou Pernambucano e tenho orgulho da nossa história e da nossa gente,dos bravos que desde a insurreição pernambucana para expulsar os Holandeses até confederação do Equador,más entendo o quão grande é o nosso Brasil unido que certamente estará entre as grandes potências mundiais é isso é um orgulho!!
Cola que manteve o Brasil unido não foi o patriotismo, mas sim a manutenção da instituição da escravidão. A elite escravagista era muito mais poderosa que o governo Imperial.
Acho que Pernambuco se tivesse se separado, e com uma administração holandesa, hoje seria um.país bem mais desenvolvido. Português só queria as nossas riquesas minerais.
@@moacirguedes5328 Com a administração holandesa hoje seria um país como o Suriname, que teve administração holandesa... ou como a Indonésia, que também teve a mesma administração...
Como português ainda não tinha entendido bem o porquê de o Brasil estar com as suas grandes fronteiras tão bem preservadas e ser o belo país que é. Ao contrário do restante território de língua castelhana. Este vídeo está muito esclarecedor e muito bem feito graficamente. Muito muito obrigado! Um abraço a todos os brasileiros irmãos.
@@cristiano4273 poh Cara, o português elogia o nosso país e você fica é falando coisas negativas sobre ele. O Brasil tem problemas sim como qualquer outro, mas talvez sejamos os maiores do mundo, pois somos ricos em tudo. Nós brasileiros que não descobrimos ainda o quão somos ricos.
soy argentino, muchas gracias por ilustrarnos sobre este tema. muy enriquecedor el video. disculpe que no escribo portugués pero entendi todo lo que la conductora dice.
@@leorosadeandrade8774 ela sofria de esquizofrenia mas em Portugal onde ela reinou antes de focar louca é conhecida como a Piedosa que retirou Marques de Pombal do poder
Adorei. Bjs e abraços a partir de Cabinda/ Angola 🇦🇴. Era uma dúvida que sempre me perseguiu. Foi muito convincente na sua dissertação. Adoro história universal.
Hoje existe uma expressão popular em Portugal quando alguém chega atrasado em algo, que é : "ficar a ver navios". Essa expressão foi dedicada a Napoleão, porque quando chegou a Portugal, ficou a ver navios pois o rei já tinha partido para o Brasil.
No Brasil também tem essa expressão. Eu só não sabia dessa origem. Achava que era comparação com quem perdia o horário da viagem de navio e ficava vendo os outros. Kkkk
Errado. A expressão "Ficar ver a ver navios" tem a ver com uma lenda do nosso rei D. Sebastião, que tendo invadido Alcácer Kibir, no norte de África, com seu exército viria perder a batalha e foi capturado pelos mouros. O rei mouro exigiu um resgate a Portugal pelo rei, mas Portugal não pagou o resgate do seu rei e o rei foi morto pelos mouros. Daí nasceu a lenda que D. sebastião regressaria num navio numa noite de nevoeiro e o povo acreditando nisso, ia então todas as noites para o Alto de Santa Catarina em Lisboa esperar pelo navio que traria o seu rei. Mas evidente o rei nunca chegou e passados alguns meses o povo deixou de ir ver os navios ao Alto de Santa catarina ver os navios chegarem a Lisboa. É desta lenda chamada de Lenda de D. Sebastião ou Sebastianismo que surgiu a expressão " ficar a ver navios" Esta expressão surgiu em 1578, altura em que o rei morreu em Alcácer Kibir. É daqui que saiu a expressão "Ficar a ver navios". Nada tem nada a ver com Napoleão . Procure no Google A lenda de D. Sebastião e a expressão "ficar a ver navios", mas atenção só em site português para obter a informação correta.
@@antonioneto1564 no caso do companheiro acima, quem falou isso foi Dom Bertrand, herdeiro da coroa portuguesa. Talvez, pela propriedade de sua educação familiar, tenha sido a primeira versão a correta.
Conhecer a história de seu país é fundamental para entender o presente. Pena que estão reduzindo ainda mais carga horária de História. Na verdade, o conhecimento incomoda a alguns.
Há muito tempo estão fazendo isso,Os professores de história faltam muito e os alunos falam pra que quero saber de história do passado não vai mudar a minha vida em nada,e assim atrapalha quem gosta de história.
dizem que os italianos são muito culpados do atraso do país, dizem que tomaram conta dos setores mais importantes da economia, e que sempre foram grandes inimigos de portugal, e pelo que tenho visto aqui no you tube, é verdade, vocês têm medo de concorrencia? não é preciso, as relações com o brasil são quase inexistentes, até a nível comercial, o brasil já optou á muito pelos amigos vizinhos, nós estamos na europa, o nosso maior mercado, mas não vale atirar a pedra e esconder a mão, a gente está a ver... esta é somente a minha opinião pessoal..
O Brasil tinha tudo para dar certo . Portugal quando deixou o Brazil deixou-o preparado para ser um grande país , unido no povo na cultura e na economia mas infelizmente criou-se uma espécie de castas de políticos que perdura até aos nossos dias . Portugal antes de o Brasil ser independente acabou com a escravatura com a intenção de haver uma maior integração do seu povo tornando um país verdadeiramente unido integrando todos , brancos negros índios e mestiços pois só assim se tornaria uma verdadeira nação virada para o futuro era do interece de Portugal e servia perfeitamente o povo brasileiro , mas ao contrário muito embora o Brasil continue um país omogenio não respeitou o seu povo criando divisões de classes e até de raças tornando um país verdadeiramente desigual , esse é hoje o verdadeiro drama que o Brazil enfrenta e na minha opinião como portuguêses sinto-me triste quando ainda hoje vejo brasileiros a culparem os portugueses por todos os males que o Brazil se encontra . Na minha modesta opinião o Brazil só tem uma solução é fazer uma verdadeira revolução com intenção de integrar o seu povo num só e sem desigualdades , apostar na educação na economia e numa verdadeira igualdade de seu povo , só quando isso acontecer é que o Brazil vai em frente podendo tornar-se numa das maiores potências mundiais pois seria bom para o Brazil e seria também um orgulho para Portugal .
@@manuelpaiva5296 amigo esse é o sonho da maioria de nós brasileiros, mas o problema é que os nossos governantes não querem isso, a insurreição e a criação da República ocorreu justamente pq a população da classe média-alta no país, que era formada basicamente por militares, se revoltou contra a família real após a princesa Isabel assinar a lei áurea que garantiu a liberdade a todos os escravos nascidos em solo brasileiro, lei essa que foi assinada por puro medo de uma revolta da população de escravos, daí vc vê: a família real aboliu a escravidão e logo em seguida os militares insatisfeitos expulsaram eles do país, a população de escravos ficou do lado dos militares pq acreditava que teriam condições de vida melhor sem a monarquia, mas até os dias de hoje a população paga por essa ignorância, e a elite do Brasil, hoje composta basicamente por políticos e empresários, sequer sonham em investir na educação dos jovens no Brasil, pq assim como os portugueses temiam que criar universidades no Brasil poderia geral ideias de insurreição, a elite do Brasil tem medo de que com uma boa educação escolar, a população que vive na miséria nesse país possa crescer intelectualmente e eventualmente acabar com esse governo injusto e com a situação social tão desigual desse país
Pensa em um vídeo completo! Estou apaixonada por ele. Animação, texto, ilustrações e narração da Camila estão perfeitos. Estou viciada nele. Parabéns BBC. Por mais conteúdos assim no ytb!
Sou português e tenho uma admiração enorme pelo Brasil, por sua cultura e seu gigantismo. Estamos distantes apenas geograficamente, toda via, nossas histórias cruzam-se. Belíssimo vídeo. Saudações lusitanas aos irmãos brasileiros. 🇵🇹🇧🇷
Não caia nessa, cara. O Brasil só é país no papel e na lei. Aqui se você nasce na região nordeste e vai para a região sul, leva mais cuspida que cachorro de rua. Vários movimentos separatistas, todo mundo se odeia, muita pobreza e etc. O Brasil é um dos piores países. Essa "cultura bonita" q vc fala não passa de pura falsidade. E esse "gigantismo" não serve pra muito. Quem nasce em um estado muito dificilmente vai querer mudar para outro. Dificilmente vai querer fazer amizade com pessoas de outro.
@@apenaswilliam2342 sou paulista e tenho amigos de várias regiões do nordeste, n é bem assim como vc está retratando. Tem pessoas boas e tem pessoas ruins em todo lugar, mas infelizmente as boas ações não ganham destaques
@@apenaswilliam2342 Ué?! A Nova Zelândia e a Austrália foram praticamente ilhas prisões nas mãos dos britânicos, britânicos esses tão adorados pelos vira-latas brasileiros. Por que a Nova Zelândia e a Austrália são hoje países com um alto padrão de vida, já que pra lá eram mandados pelos britânicos o que havia de pior (bandidos, estupradores, malandros,...) na "terra da rainha"? Simples. Lá não tinham os nossos entendidos pseudo historiadores para colocar, de forma xenófoba, a culpa nos portugueses. Na Nova Zelândia e na Austrália eles adotaram postura nacionalista de união para se reerguerem, em vez de colocar a culpa nas porcarias dos britânicos.
por que as escolas não ensinam assim? o que mais me entediava nas aulas de história era a falta de ligação entre os acontecimentos, como vocês fizeram nesse video. Estão de parabéns! Muito claro, didático, instigante, cativante e interessante!
Porque ninguém tem interesse nisso né amigo...Estamos falando de REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL...O País onde o Poste mija no cachorro e a banana descasca o Macaco ....
@@zampieritto Pra mim o problema não era o que ensinava, mas o que não ensinavam. O que quero dizer é que tinha muita aula vaga. Tanta que as diferentes turmas do 3º ano um dia se juntaram pra pedir satisfação da diretoria. A gente acordava as vezes antes do sol nascer pra ficar sem fazer nada na escola e ser dispensado depois do intervalo. Quando tinha aula, frequentemente era com professor substituto. Essa foi minha experience em colegial publico no estado de são paulo no começo dos anos 2000. Mas pensando bem, tive a sorte de historia ser diferente. Meu professor era vereador da cidadezinha que eu morava e era um dos únicos que todo aluno gostava. Também é o único que ficou na memória.
Acho que depende muito a escola que frequenta, os professores que ensinam e os alunos tbm se querem ou não aprender. Me formei no ensino médio em 2013 e aprendi isso tudo na sala de aula, tive excelentes professores de história, mas também sempre fui muito dedicada aos estudos.
Tem uma falha aqui: proporcionalmente o tamanho do Brasil em relação a Portugal é muito próximo ao tamanho relativo da América Espanhola comparado a Castela. O mesmo vale para a comparação da população da época. Ou seja: os Portugueses foram mais eficientes em criar uma espécie de identidade mútua (por certo tempo) entre as elites de ambos lados do Atlântico. Enquanto que os Castelhanos mal se entendiam em seu próprio país (viviam em conflitos regionais) que dirá das colônias...
Eso es mentira. La diferencia es que Portugal fue el tonto útil de Inglaterra y por eso Inglaterra no financió a un sinfín de "libertadores" para que dividieran el territorio americano de Portugal. Entérate: Portugal en la historia ha sido un actor menor y menos eficiente que varios países, incluida España. Solo hay que ver las decenas de universidades que España fundó en América, los puntos para acuñar monedas que España tenía en América, las capitanías generales que España tuvo en el océano Pacífico, etc., para saber que las élites españolas de un lado y otro del Atlántico se entendían muy bien. Pero, sin embargo, Inglaterra sobornó a las élites españolas de América. Y bueno, respecto a Brasil, es un Estado fallido directamente en el que la corrupción es total, mientras que Portugal es un país pequeño y pobre de Europa.
Se na época do ensino médio eu tivesse mais maturidade (pra estudar mais haha) e acesso a esse tipo de vídeo, minha vida de estudante teria sido muito menos turbulenta! Que vídeo ótimo! Valeu, BBC.
Vou passar o vídeo como revisão para a prova. Não tenho certeza se um adolescente de 16 anos consegue acompanhar toda a argumentação apresentada, mas, mesmo assim, acho que vale a tentativa.
@@fernandocoelho3757 Garoto foca nesses vídeos que iram te ajudar sim , na minha epoca as informações eram muito mais limitadas e nem os professores que eu tive souberam ensinar , o que esse vídeo mostrou em minutos a minha escola não conseguiu ensinar em 5 anos.
Porém esse movimento de unificação do império e a independência do Brasil não foi tão simples da maneira que o vídeo aborda. Dom João VI já havia falado ao seu filho Dom Pedro de que ele deveria ficar e reinar no Brasil. É importante lembrar que a Imperatriz Leopoldina teve papel fundamental na proclamação da independência do Brasil e José Bonifácio teve o papel de unificar todas as regiões do Brasil sob a coroa de Dom Pedro.
@@robertdias4023 Exatamente, que foi até a comitiva que Dom Pedro I fez no Brasil inteiro visitando maior parte das regiões do império para unificação dos povos que ali viviam e assegurar a lealdade dos mesmos.
Graças a Caxias as revoltas no Brasil não prosperaram e o pais não se dividiu. A mais difícil foi a dos Farrapos no R.G. do Sul. Foi Caxias que também venceu a Guerra do Paraguai que parecia não ter mais solução de vitória.
Matozo, o seu comentário demonstra que nem pagando a peso de ouro na sua educação privada, o ensino no Brasil é uma bosta, imagina no público 🤦😁😂😂😂 Viva PORTUGAL 👊💪🇵🇹🇵🇹🇵🇹💓💓💓💓💓💓💓💓💓😁
Este vídeo esclarece o motivo pirque Portugal permanece com as fronteiras inalteradas à mais de 800 anos , sendo um dos estados nação mais antigos do mundo. E esclarece também porque motivo o Brasil é uma das maiores nações do mundo. Os portugueses nunca deram oportunidade a outras nações que nos desestabilizassem. Viva o Brasil, grande país , grande povo...
pelo menos isso os portugueses fizeram de bom pro Brasil. Pq alem de toda a exploração, os brasileiros são alvos de xenofobia no Portugal hoje. Mas claro que tudo nem passa perto do que a Espanha fez (e explorou) na américa espanhola.
@@Ari_Dias77xenofobia, provocado pelos problemas que os brasileiros fazem em Portugal, porque nos crescemos a ouvir nas nossas escolas que o Brasil é um país irmão. E ate ha uns 20anos atrás, não ouvias nenhum português falar mal de brasileiros. Alem de que na maioria das vossas queixas, parte da vossa má interpretação do pt de Portugal, nos falamos normalmente como fazemos entre nós, só que muitos brasileiros, não entendem que existe muitas diferenças culturais no mundo, mas vocês são muito limitados, culpa de o vosso governo, que para esconder o q eles vos roubam, desculpam-se com tretas com mais de 200anos....mas vocês hoge em dia tem muitas fontes de informação, puderiam estudar um pouco mais, talvez fosse da maneira de vocês poderem por esses corruptos q vos roubam na cadeia e começar um brasil limpo de tanta mentira e corrupção
você é professor de história ou professor de histórias ? É que não é bem a mesma coisa . No brasil ensinam-se /contam-se mais histórias do que se ensina história. Na verdade, ninguém consegue ensinar o que desconhece e vocês brasileiros são uma cambada de ignorantes ! Tem que ser a insuspeita BBC a vos ensinar aquilo que vocês tinham a obrigação de saber !
Sim, a apresentadora é muito boa em transmitir o conteúdo; mas o sotaque com vogais muito abertas, é meio chato e enjoativo. Ex: percepção, ela pronuncia algo quase como 'parsapção'
A união do Brasil é uma dádiva que terão de proteger para serem sempre respeitados como Potência Mundial que são. um bem haja a todos de um irmão português, pois também são a minha história! ( quanto ao ouro é o preço por terem direito a um belo Brasil abençoado por Deus)
Tem vários vieses em retrospectiva aí sobre a suposta unificação da América portuguesa no período colonial, à parte a não menção às guerras d independência na mesma com exceção a velha citação apenas na Bahia e apenas no texto d descrição do vídeo. Pra uma visão + moderna e ampla, aconselho os vídeos do historiador João Paulo Pimenta.
O verde, da bandeira do Brasil, era a cor da Casa Real dos Bragança em e o amarelo a cor da Casa Real dos Habsburgo. Na implementação da República, decidiram manter as cores atribuíndo-lhes outros significados.
Na República: Verde significa florestas amazônicas, (pelo que me ensinaram na escola)amarelo significa ouro(Minas Gerais) e as estranhas representa os estados (MDS era pra ser CRUZEIRO DO SUL!!!!)
Na verdade essa razão daí também está mais pra um chute do que uma certeza. Não existe documento oficial que explicite que as razões pela escolha das cores da bandeira sejam por conta das cores utilizadas pelas casas Imperiais. Além do mais, há indícios de que a razão não seja esta. Por exemplo, há rascunhos da bandeira produzidos por Debret e encomendados por Dom João VI que apresentam o losango amarelo, e esses rascunhos antecedem em muitos anos o noivado de Dom Pedro I com Dona Leopoldina. Logo, não faria sentido inserir um símbolo Habsburgo na bandeira se esta dinastia ainda não tinha relação alguma com Brasil ou Portugal. Outro indício é que o verde nunca foi a cor dos Bragança. Desde sua fundação a dinastia sempre usou o azul e o branco, tendo por brasão o escudo de castelos com detalhes vermelhos. O verde podia ser encontrado em um ou outro pequeno detalhe em alguns brasões, mas nada que chegue perto de ser considerado "a cor da casa". Antes da bandeira imperial as cores dos Brangança sempre foram o azul e o branco.
Com certeza! Mas a sua percepção de mundo poderia ser bem diferente naquela época. Seus gostos, interesses... Eu passei a gostar muito de história só quando saí do ensino médio. Até tive professores bons, mas a minha mente se abriu pra essa matéria quando me tornei adulta e entendi a importância de conhecer o passado.
@@laemcasatemumpocomasaaguae6021 Possivelmente. Embora eu me lembre de que era muito formal e mesmo meio abstrata, a abordagem. Penso que com um pouco de teatralidade, referenciação em relação aos dias de hoje e criatividade, História pode ser adaptada e atraente para audiências de todas as idades. Todo mundo adora ouvir boas histórias, e saber como as coisas eram diferentes, parecendo-nos bizarras ou inimagináveis e como evoluíram para o que conhecemos. Por mais que quando criança e juvenil eu mais quisesse era me divertir, tenho a impressão de que a seriedade e a distância do assunto estudado para nossa a vida de então, desinteressava francamente os alunos, assim como os livros de literatura obrigatórios para o vestibular, que eram em maioria um cacete, e as aulas sobre eles, quase sempre um porre. O que é bonito e fascinante no conhecimento, na arte e na ciência some, quando desconexados de uma razão autêntica para estudá-los - para além de uma mera obrigação de passar de ano ou ser aprovado em um vestibular.
Realmente isso tem muito peso. Quando eu era criança eu n gostava pq estudava decorando, até que minha mãe começou a me ensinar em casa que história de fato deve ser estudada como quem lê um livro de contos e no Ensino Médio com os professores que eu tive passou a ser minha matéria favorita ao ponto de que hoje eu consumo muito de história de vários lugares. De fato, a forma como a matéria é apresentada tem grande influência
Eu só passei a me interessar por esses assuntos, desde História, Física, Geográfica, etc; agora, depois dos meus 22 anos. Isso me faz pensar se o modelo escolar, a forma e a ordem das coisas serem ensinadas na infância são corretas... Sei lá.
Meus professores em quase tudo eram em sua maioria um bando de idiotas,arrogantes e incompetentes que não me ensinaram praticamente nada,mas que vergonha é o ensino brasileiro hein,tu sai da faculdade sendo um analfabeto sem qualquer conteúdo neural !!!!!!!!!.
*Ela falou pela metade a História do Brasil, e a mestiçagem da população Brasileira entre Europeus Africanos e Indígenas que gerou o Pardo, você não falou sobre os milhões de imigrantes europeus e também Árabes e Asiáticos que vieram para o Brasil 🙄🤔 Você não falou sobre a Cisplatina o atual Uruguai que pertenceu o Império Brasileiro, se foi fala sobre a História do Brasil que fale tudo não só a metade* 😏🤔
@@thiana333 Ela não falou sobre a mestiçagem entre Europeus Africanos e Indígenas que gerou o Pardo e nem sobre a imigração de milhões de Europeus e também Árabes e Asiáticos.
Uruguayo nunca foi Brasil Se uruguayo fosse Brasil não teria saído de perto dos seus irmãos. Essa é a prova O uruguayo era territorio ocupado ilegal pelo Brasil, praticamente o territorio uruguayo era espanhol.
Tem vários vieses em retrospectiva aí sobre a suposta unificação da América portuguesa no período colonial, à parte a não menção às guerras d independência na mesma com exceção a velha citação apenas na Bahia e apenas no texto d descrição do vídeo. Pra uma visão + moderna e ampla, aconselho os vídeos do historiador João Paulo Pimenta.
Sim eu sou haitiano🇭🇹, mas há tempo que estou procurando um trabalho assim sobre a relação da colônia portuguesa e espanhola da América. Daí esse trabalho me deixá surpreendido e gente esse vídeo é muito massa. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Também gostaria de um vídeo para contar a história do surgimento de cada estado no Brasil, bem como as tentativas de alguns deles de se separar do Brasil.
*Ela falou pela metade a História do Brasil, e a mestiçagem da população Brasileira entre Europeus Africanos e Indígenas que gerou o Pardo, você não falou sobre os milhões de imigrantes europeus e também Árabes e Asiáticos que vieram para o Brasil 🙄🤔 Você não falou sobre a Cisplatina o atual Uruguai que pertenceu o Império Brasileiro, se foi fala sobre a História do Brasil que fale tudo não só a metade* 😏🤔
@@jonaslorenzo5433 Se ela contasse a historia inteira e o video tivesse duracao de 1h ou mais, a maioria aqui nao teria assistido, se voce quer detalhes, leia livro sobre
Mas perdeu, realmente ele acreditava que o Brasil, depois de se tornar um reino com a possibilidade de comercio livre com outras nações aceitaria logo voltar a ser uma colônia? Realmente achou que seu filho seria sempre sumiso e não fundaria seu reino? Não havia livros de história em aquela era?
@@tatsuokimura5668 Segundo alguns historiadores, D. João VI estava no dilema, voltar para Portugal e se submeter às Cortes (Assembléia) e perder o Brasil ou ficar no Brasil e perder a parte europeia do reino. Ou seja. Ele já sabia que não demoraria muito a independência do Brasil.
@@Jshshna exato, exatamente o que o vídeo disse, o Brasil permaneceu unido para que os poderosos continuassem com seu poder e benefícios, o que ocorre até hoje e cada vez pior. Está enraizado em nossa cultura e por isso é tão difícil e improvável que uma mudança para o bem da população ocorra.
Eu realmente deveria ter prestado mais atenção nas matérias de história e geografia na escola. Esse lance de que "não vou usar isso pra nada" precisa ser desmistificado da cabeça dos jovens, eu tô tentando, aos poucos, entender mais sobre nossa história e cultura, mas é extremamente difícil e embaraçoso. A gente não sabe muito bem qual fonte é confiável, não tem capacidade interpretativa o suficiente, isso porque alguns de nós ainda estamos tentando entender. Fico imaginando a galera que nem se quer tem acesso, medo de repetirmos o passado por falta de instrução. Excelente vídeo.
Recomendo muito os livros 1808, 1822 e 1889 do Laurentino Gomes. Leitura super agradável e recheada de informações e curiosidades incríveis, fruto de impressionante pesquisa do autor. Vale muito a pena!!!
@@carolineleal4497 Eu sou de esquerda e gostei muito dos documentários sobre a historia do brasil na Brasil Paralelo, por que os fatos são documentados, não tem espaço pra viés, pelo menos nesses de historia. E pode assistir sem medo, por que censurar é coisa de fascista, somos melhores, não precisamos disso. Depois complemente seus estudos com os videos do Eduardo Bueno.
Mas não foram tão santinhos assim, logo quando Dom Pedro declarou a independência, os portugueses tentaram fomentar o separatismo das provicias (hoje estados) do norte e nordeste afim de que o Brasil se fragmentase.
O objetivo da escola é ensinar coisas supérfluas q vc nunca vai usar na vida, coisas essenciais q vc vai precisar de quando ficar adulto a escola não ensina, ex: memorização, dinheiro, finanças, etc...O ensino das escolas é arcaico, tem o modelo da revolução industrial, precisa ser reformulado para os dias de hj...
Mesmo a "fuga" para o Brasil, que por anos foi vendida como um ato de covardia de um rei que tinha medo de lutar, foi uma jogada de mestre, focada em manter a autonomia do país, o poder da dinastia, e de quebra centralizar a administração em um ponto mais favorável economicamente do que a metrópole.
@@paulorito2548 Mas à princípio os Bourbon não eram franceses? Inclusive a casa real reinante da França antes da revolução francesa e pouco depois da derrota de Napoleão, antes de ser substituída pelos Orleans. Creio que a disnastia real da Espanha com origens Austríaca eram os Habsburgo, que reinaram antes dos Bourbon da espanha. Em todo caso me corrija por favor se eu tiver me enganado em algum ponto, mas estou certo de que eles (Os Bourbon) tem origem francessa e não austríaca.
Só em piada? Tem certeza? kkkkkkk Se fossem espertos teriam ficado no Brasil, digo, teriam trocado Portugal pelo Brasil. Brasil é maior, tem mais riquesas... Se eu fosse eles, eu teria ficado por aqui de vez e feito de Portugal uma colônia brasileira kkkkkkkkk
Show! PARABÉNS pela exposição clara, sem malabarismos, direta e eficiente dos fatos, demonstrando as causas e consequências da integração do território brasileiro.
Professor como explicar pq o Brasil tornou-se um país tão corrupto? E outros países como Estados Unidos, Canadá e alguns países europeus, é bem menor essa prática?
@@HGoyas foi-nos roubado pelo Napoleão durante as invasões francesas... Se quer ir por esse caminho é porque aquilo de que gosta é de histórias, não de História.
@@adilsonzanesco2012 vou entregar em mão há mulher brasileira por quem me apaixonei e com quem casei há alguns meses! Continua com teus fantasmas, estuda História e resolve os teus problemas, não te preocupes com os meus...
Isso me causa uma sensação conflitante. Ao mesmo tempo que penso que regiões menores tivessem se beneficiado da divisão do território brasileiro caso ela tivesse ocorrido como aconteceu com o território espanhol. Da uma certa tristeza imaginar o Brasil fragmentado tirando a beleza da diversidade, mas essa união foi mantida a grandes custos.
@@cangalha país mais avacalhado do mundo onde???? O que não falta no mundo são países MUITO piores pra se viver do que aqui. Vc ao menos tem internet pra comentar isso, Um computador pra comentar isso e tempo pra assistir a esse vídeo. Complexo de vira lata e foda viu
Muito bom. Meu tcc para bacharelado em geografia é sobre a GEOPOLÍTICA da Amazônia Legal, quase ninguém conhece a história do Grão Pará. O Brasil se tornou um gigante com muito sacrifício, este solo é sagrado e devemos cuidar melhor do nosso país.
A História tem que ser contada com realismo. Esta está bem explicada com detalhes que muito poucos brasileiros sabem. Aliás, o brasileiro conhece muito pouco do seu país. Esta matéria está de parabéns pelo conteúdo.
Para mim, está sendo incrível acompanhar essas aulas da BBC Brasil! Conheci esse material há aproximadamente 2 semanas e já consumi mais de 10 vídeos rsrs Parabéns à equipe!
Eu a semana passada conversava com hum cidadão português, sobre exatamente esse assunto ref. a América espanhola e a não divisão do Brasil acabo de ver uma aula completa. Sinceros agradecimentos.
Hay más cosas por la cual las colonias españolas terminaron balcanizándose: las grandes capitales virreinales como Ciudad de México, Lima o Buenos Aires no aceptarían perder la capitalidad en favor de una de las otras capitales. La larga guerra de independencia (1808-1824) dio origen a que muchos militares alcanzaran el poder en sus regiones y cuando terminó la guerra no quisieron dejar el poder en manos de civiles. Las dificultades de comunicación entre los centros de poder como viajar desde Buenos Aires a Lima, a Bogotá y a Ciudad de México. Por lo demás es correcto lo que dice el video. Saludos
Obrigado por nos deixar sua opinião de quem vive na América hispânica. Gostaria de pedir sua opinião sobre um assunto: Você pensa que pelo fato de no território da América espanhola haver impérios indígenas muito poderosos, como o inca, o asteca etc. isso possa ter influenciado o processo de independência das colônias espanholas? No Brasil, infelizmente os índios foram muito massacrados e subjugados. Então no Brasil, o fato de no sul ou no norte do país haverem povos indígenas diferentes não fez com que a população desses locais se julgasse de nações diferentes. Você pensa que um peruano inca desde sempre não se identificava com um mexicano asteca ou no fundo todos se identificavam como habitantes da nação espanhola?
@@FerUFPRLos indígenas no se identificaban como españoles mientras que los independentistas se identificaban como americanos, de hecho Simón Bolívar, nació en Caracas y fue electo presidente de Bolivia y Colombia o José de San Martín (nacido en Corrientes, Arg.) protector del Perú. Los ejércitos independentistas estaban formados por hombres de toda Hispanoamérica, incluso españoles peninsulares. Los actuales estados todavía no estaban conformados, por eso es difícil que se identificaran con un país, no así con una región. La mayoría de las élites económicas en el Plata, Chile, Colombia o Venezuela apoyaron las independencias, regiones con población criolla (descendientes de los conquistadores), mestizos, esclavos y mulatos; mientras que en Lima o Ciudad de México las élites veían con recelo la gran masa de población indígena inca o azteca y por eso preferían seguir leales a España que les garantizaba conservar sus privilegios; de hecho el Perú se independizó después que San Martín desde Chile y Bolívar desde Colombia lo invadieran, por eso se los conoce como Libertadores, mientras que en México Agustín de Iturbide, jefe de las fuerzas militares y conservador, declaró la independencia en 1821 después que en España se aprobara la Constitución liberal de 1820. Una vez alcanzada la independencia casi todas las nuevas repúblicas serán inestables durante décadas hasta que lograron terminar con los conflictos internos y externos y aún así muchos indígenas no se identificarán con un país en particular hasta en siglo XX. Espero haber podido responder tu pregunta, pude haber escrito en portugués pero es extensa la respuesta y mi teclado está en español (minha mãe é gaúcha, kkkk)
@@FerUFPR cara na epoca das independências as civilizações incas e astecas já tinham desaparecido. A espanha foi muito violenta na tomada de territórios pq os povos q habitavam nessas regiões eram mais avançados q os indigenas brasileiros. Incas e astecas não se renderam fácil e foram massacrados. Sumiram do mapa enqt civilizaçao. Nunca houve chance de uma Am. Espanhola unificada pq ela foi colonizada em varias colonias separadas. Ao contrario do q muitos brasileiros pensam não há unidade cultural entre os paises latino-americanos de lingua espanhola . Fora a lingua ha quase nada em comum, por exemplo entre um argentino e um hondurenho; entre um chileno e um salvadorenho.
@@danielekovalski6123 Aunque los imperios Aztecas e Incas habían desaparecido todavía sus descendientes viven. Una sola república Hispanoamericana es prácticamente imposible, pero hubo estados como las Provincias Unidad de Centroamérica, la Gran Colombia o la Confederación Perú-Boliviana. La nacionalidad se construye
Estudar, ouvir, saber História assim, é bastante agradável. Uma didática que, após a narrativa se estenderia para um debate, ampliando assim o aprendizado. Gostei!!
Gustavo Soares as colónias espanholas tiveram uma viragem totalmente diferente! não tiveram os reis nem os príncipes os exércitos de Napoleão devastaram os países da Europa incluindo Portugal na Espanha, Napoleão colou um irmão seu no trono, e prenderam o rei espanhol, e a Espanha tornou-se país vassalo da França li em publicações que os países que lutavam contra a França, temendo que a França ao "apanhar" a Espanha também apanhasse as suas colónias da América do Sul e se tornasse ainda mais poderosa, decidiram que seriam de fomentar a revolução nessas colónias e a rápida independência das mesmas, daí que apoiassem os vários líderes das juntas Para não serem presos pelos exércitos de Napoleão D. João VI e toda a corte, com os instrumentos da governação, juízes, conselheiros, eclesiásticos, nobres, comerciantes, professores, médicos, artistas, profissionais da marinha, ao todo entre 10.000 a 15.000 pessoas, embarcaram em 1808 para o Brasil em 32 navios, numa epopeia única na história, levando consigo o dinheiro de Portugal e muitos tesouros, como a biblioteca real que aí ficou e permitiu constituir a biblioteca nacional a maior da América latina, a partir daí no Rio de Janeiro, a corte começou a governar o Brasil, Portugal, e as outras colónias, ilhas, Angola, Moçambique, Guiné, territórios da Àsia... Depois de D. João VI, D. Pedro I coroou-se imperador do Brasil, consolidou a independência, e deu a seu filho D. Pedro II os melhores tutores que o formaram para ser um grande governante Em 1889, foram recambiados para Lisboa, num navio, para o exílio, e fechou-se um ciclo No Brasil a população era mais coesa, portugueses, filhos, netos de portugueses, estavam muito ligados, com os ideais iluministas que tinha adquirido nas escolas do Brasil mas também em Coimbra para onde grande parte iam estudar, e a miscigenação era muito importante visto os portugueses serem muito poucos Por outro lado, D. Pedro I, bem como D. João VI conheceram a realidade do Brasil por dentro e depressa perceberam que a independência era a única saída frente ao movimento revolucionário que se tinha alastrado ao mundo, com as suas constituições liberais colocaram o Brasil e Portugal do lado dos vencedores
Graças a Napoleâo Bonaparte o Brasil mante-se unido como pais. Tudo porque houve a Revoluçâo francesa. Esta historia muito interessante e esclarecedora. Gostei muito da explicaçâo cristalina desta sra professora e historiadora. ❤
Eduardo Pinto conclusão se fosse pela vontade de alguns brasileiros o Brasil tinha-se desintegrado. Ao longo da história do Brasil os portugueses mantiveram um território unificado. Mesmo nos momentos mais críticos e pela mão de D. João Vl, pelo fato de ter deixado seu filho D. Pedro l à frente do Brasil, impediu que o Brasil se desintegrasse em pequenas repúblicas, da mesma forma que D. Pedro l ( independentemente da ação de José Bonifácio ou da imperatriz), deixou seu filho D. Pedro ll, e partiu para Portugal, garantindo assim a estabilidade da nação brasileira.
@@cesarmarinhosp1639 E D. Pedro II fez muito pela estabilidade do Brasil foi um grande estadista mas as forças revolucionárias republicanas eram imparáveis e estavam operacionais em grande parte do mundo
A América Espanhola deveria ter Argentina , Uruguay , Paraguay , Peru , Bolívia , Chile , Grã - Colômbia (colômbia,equador,venezuela,panamá) Costa Rica e México , era só pra ser esses países.
Que maravilha de aula de história... Aos 64 anos me senti no ensino médio, assistindo uma aula que nunca era dada com essa profundidade... e olha que tem muito mais a se falar! Parabéns pela produção desse vídeo!!!
Portugal é uma Mãe porque em extensão territorial hoje Portugal é menor que o estado de Minas Gerais!e olha o tamanho do Brasil um País continente!🇧🇷🇵🇹
Portugal não é só a parte terrestre. Se verificar o tamanho de Portugal continental e ilhas mais a zona marítima, vai ver que é o maior pais da Europa e um dos maiores do mundo. ;) E se tudo correr bem, daqui a uns tempos ainda vai ficar maior.
Minas Gerais é quase 6 vezes e meia maior que Portugal. Só pra você ter uma ideia, na Europa inteira, só há dois países maiores que Minas Gerais: Ucrânia e Rússia, e mesmo a Ucrânia é apenas em torno de 3% maior que Minas Gerais. Só pra ter uma idéia, a França, que é o terceiro maior pais europeu, é 5% menor que Minas Gerais. Como disseram, Portugal é menor que Santa Catarina. Só o Paraná tem mais que o dobro do tamanho de Portugal, hehehe. O Brasil é enorme.
@@carlosalbertopolegatepoleg4795 Carlos, Minas Gerais é muito maior que a Alemanha. A Alemanha tem apenas 60% do tamanho de Minas Gerais e é quase do mesmo tamanho de Mato Grosso do Sul, que é um estado bem menor (em torno de 357K km², enquanto Minas tem em torno de 587K km²). Minas Gerais tem o tamanho aproximado da França metropolitana (sem os territórios de além mar) que tem aproximadamente 97% do tamanho de Minas Gerais.
Amo história,amei essa aula magnífica,e mais um conhecimento da nosso continente Sul americano ,como o Brasil se manteve unido enquanto os da coroa espanhola fragmentou
Exato com eles nunca teve o puritanismo dos anglo-saxões e semelhantes, os eua por exemplo nasceram de uma divisão que deu origem as 13 colônias sobre o manto de povo eleito não quiseram a autoridade do rei e isso se reflete ate hoje na sociedade, um bom exemplo são as questões raciais
Poucos não rsrs. Brasileiros em geral são em grande parte descendentes de portugueses vindos nos séculos XVI-XVIII. Curiosidade: Se for feito o sequenciamento do genoma de qualquer brasileiro, seja do Norte ou do Sul, em grande parte o que encontramos é sangue português, até mesmo na população negra do Brasil, mais de 50% do DNA é português.
Às custas de uma "mistura" pacífica ou de muita violência contra nossos povos originários e negros? Acredito ser uma narrativa colonizadora essa de que foram mais "bonzinhos" do que outros... Essa ferida está aberta e sangra até hoje. Admitir e olhar para essa violência que nos constituiu é fundamental para entender o Brasil.
@@alemartinsdosreis Houve milhares de guerras e injustiças para chegar ao que somos hoje. A história não é feita de pessoas perfeitas e de príncipes encantados. Até nos contos de fadas tem uma história macabra por trás, que infelizmente, é a história *original.* Não podemos julgar o passado com o pensamento que temos hoje, chama-se contexto histórico. Naquela época, todo mundo era racista. Os próprios negros *alforriados* compravam outros negros aqui no Brasil...
@@alemartinsdosreis Não teve nada a ver com "bonzinhos" ou "mauzinhos" até porque a história do mundo é feita de guerras e extermínios. Se todos os povos continuarem com essas feridas permanentemente abertas será impossível a coabitação. Veja por exemplo o caso da colonização espanhola.
Exatamente, essa questão é bem antiga. O Estado Espanhol em sua formação na vdd foi a união de vários Reinos que já existiam na época, como o da Catalunha, Bilbao(parte dos países baixos), Valencia e etc. Ou seja, A Espanha nunca foi “Espanha” e nunca teve uma identidade nacional forte e consolidada, por isso existem muitos movimentos separatistas como o da Catalunha e Bilbao, casos mais emblemáticos.
Não seríamos diferentes do resto . O termo depreciativo " latino" jamais poderia ser contestado . Somos lusoamericanos , bem melhor que latinos , um nominho que nos agrupa numa ninhada , não num grupo de nações .
@@robertoprimordial2633 mas estamos na América Latina (que agrupa as línguas provenientes do latim) e não considero o termo depreciativo. Tens razão quando fala que somos lusoamericanos também (mas isso quando se refere à origem de muita de nossa gente). Se formos agrupados em grupo de nações não seria apenas Portugal e Brasil. Aqui temos Europeus, Asiáticos e Africanos. Somos miscigenados.
@@robertoprimordial2633 o que vc quer dizer no sentido ruim de 'latino' é como os norte americanos e alguns europeus consideram os daqui. 'latino' é pra alguns deles como os 'chicanos' do México. Entendi. o pré-conceito infelizmente existe. Não me sinto diminuído por ser 'latino' e também não estou dividindo a América. é apenas mais uma maneira de chamar uma região (e isso não é errado). Até na europa fazem isso.
O Brasi eh um exemplo raro de união .Os brasileiro sentem-se unidos apesar de sermos um continente com variedades regionais.O futebol,a copa do mundo eh eh exemplo da nossa irmandade.Falamos a mesma língua,somos um só povo!
Não sei da onde, visão bem ingenua essa, o Brasil de Norte a sul muda tanto cuturalmente eh como se fossem paises diferentes. Eh so ver como o povo vota nas eleições por exemplo pra perceber como os pensamentos diferem. E depois so acredita q o Brasil eh o melhor pais do mundo quem nunca conheceu nada fora dele. Nem nossas praias são as melhores do mundo. A única coisa q posso dizer que eh melhor aqui eh a comida e isso eh porque crescemos acostumada com ela, pra um indiano nem isso seria bom. Se doeu desculpa, mas eh a realidade
@@EMB1199 Realidade pra ti. Enfim..., gosto não se discute. Eu conheci, e é o povo que faz um país,e infinitamente o povo brasileiro faz o Brasil ser superior a varios países.
Aqui o estudo sobre a história de Portugal tb acaba com a independência, mas gostaria mt de estudar sobre a ditadura e tudo mais... Abraços do Brasil 💚💛💙
Aqui também muito pouco se fala de Portugal após a independência. Mas penso que há um carinho especial e respeito recíproco em decorrência de nossos laços e passado em comum, que refletem no que somos hoje, e isso vale para ambos os países.
O que mais me impressionou nesse vídeo, foram as ilustrações! Os responsáveis por essas animações estão de parabéns! É sem dúvidas uma das melhores que eu já vi!! 👏👏👏👏
É importante esse contato com outras culturas, ate para contribuir com a eliminacao desse complexo de vira lata que o brasileiro tem. O Brasil é disparado o melhor pais do mundo. A nossa origem é na elite do empreendedorismo, e a nossa cultura, linguistica, musical, social, é rica e admirada. Eu também tenho muito orgulho de ser brasileiro.
Os espanhóis nunca tiveram unidade. Até hoje são separatistas, por eles seriam 4 países: Galícia, Catalunha, Bascos e o sudoeste que seria a Espanha. Uma vez estava no Peru e havia um rapaz a quem perguntei se era espanhol e ele respondeu bravo: - No, Yo soy basco! Eu até fiquei sem graça.
O cara que fez as ilustrações e artes desse vídeo merece um aumento. MEU DEUS, que coisa linda!
Estou extremamente impressionado
Sim, ficou muito bom!! Prende a atenção e ajuda a fixar os conceitos.
Também me chamou a atenção
Verdade, ainda torna a nossa compreensão bem melhor..
Só queria o contato desse profissional.
@@WhovianRanger42 ĺ
O animador merece um aumento pela incrível produção
@@jrpage10 Meu Deus. Qual a necessidade?
@@vibius4251 né
@@jrpage10 o animador serve tanto pra homem qt pra mulher.
Se ele falasse animadora ia ficar claro que tava falando de uma mulher.
@@jrpage10 estupida
@@jrpage10 Militou errado
Parabéns BBC!
Eu sou venezuelano, legalizado para morar no Brasil. Amo conhecer da sua história e cultura. Concordo plenamente com a explicação sobre a América Hispânica. Eu super recomendo os seus conteúdos!
Obrigado Brasil por me receber e oferecer a oportunidade de uma nova vida aqui.
Seja bem-vindo ao Brasil 🇧🇷
Seja bem vindo!!🇧🇷
Paz e luz em seus caminhos!🌟💫
Seja muito bem vindo!
Bem-vindo! Que teus sonhos sejam realizados. Boa sorte! 🍀 🇧🇷
Estudo bastante a história do Brasil bem como da América do Sul, tenho por mim que vocês teriam sido felizes se seguissem o plano de Simón Bolívar quanto a criação da Grã-Colômbia.
Como um Africano, gostei muito de aprender da história do Brasil 🇧🇷.
As ilustrações foram bem feitas.
Obrigado 🫂
@@sarcasmomotejo7627
Disponha amigo.
Brasil deveria ter se separado, principalmente pela divergência política, assim cada região votaria de acordo no que mais acredita
@@JulioCesarSJCPohha nenhuma teria virado ditaduras! E o povo estava todo sendo subjugados
Manda o pix negão, bora ajudar
O Brasil sem o Acre fica estranho.
Costume
Brasil não eh Brasil sem Acre
Fica
@@joshuatree2944 eu sou nascida e criada no Rio e eu nunca vi alguém falar tantas verdades em uma frase só
Brasil sem o acre já fica estranho, imagina sem a Amazonia :/
Muito interessante. Eu sou mexicano e aqui não nos ensinam história do Brasil, mais eu acho que tudo América Latina precisa de saber isso.
Verdade Ricardo os países da América do sul ninguém sabe da história como surgiu esses paises sul americano agente só ver história do próprio país que reside como é o meu caso nada sei desses países à não ser o Brasil. Vou assistir mais video sobre os paises latinos americanos como foram suas independências e surgimentos foi legal assistir essa aula
@@alessandroalvesdoria6768 Esses temas de países sul-americano cai no oitavo ano do Ensino Fundamental 2.
Seja bem vindo Zapata
@@alessandroalvesdoria6768 Mas , no meu tempo de 1⁰ ginásio, eu estudei História da America Espanhola. Hoje, é que näo se estuda nada, é só funk, samba, pancadäo e carnaval. O país é cheio de festa e vazio de conhecimento!
@@cgribl6847 Imagino que devemos ter a mesma idade.
Na grade curricular do antigo ginásio, no segundo ano havia uma matéria chamada História da América. Em 1961 com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, implementada em 1962, mudaram a grade e tiraram dela muitas matérias como Latim, Francês, Canto Orfeônico.
Parabéns BBC, resumiu bem as diferenças entre a América espanhola e a portuguesa. Já li bastante a História geral das américas e nunca vi um resumo tão sensacional.
Não falaram a enorme influencia da Inglaterra nesses casos. A Inglaterra controlava Portugal e era mais interessante para ela manter o Brasil unido sob o controle de Portugal. Os movimentos de independência da hispano america foram todos financiados pela Inglaterra. Imagina se os farrapos tivessem apoio financeiro inglês como os bem sucedidos movimentos dos boludos? Eles não seriam chamados de farrapos e não teríamos o Sul do Brasil hoje. Quando a independência chega ao Brasil, a Inglaterra é paga para mediar o conflito entre o Br e Portugal, e no fim das contas o Portugal transfere para o Brasil sua gigantesca dívida com a Inglaterra. Resumindo: a Inglaterra não quis o Brasil desunido e depois tivemos que pagar a ela para sermos independentes.
Gostei da aula.
Concordo plenamente.
napoleão aprova seu comentario
@@pedropereira1435 Nem por isso. É como está explicado no vídeo.
Eu como professor de História estou maravilhado com o conteúdo desse vídeo. Vou passar para os meus alunos assistirem. Agradeço 😊
Ou seja, portugal devolva nosso ouro e espanha idenize seus antigas colonias.
@@josepaulo4668 Se formos por essa lógica então meio mundo tem que indenizar outro meio mundo, no caso dos ibéricos que foram dominados por germánicos e depois mais 500 anos por romanos, e mais 500 anos por mouros, na península ibérica existiam tribos com culturas e idiomas que foram perdidos e também foram escravizados para construir monumentos e estradas romanas e castelos mouros...
Brasil deveria ter se separado, principalmente pela divergência política, assim cada região votaria de acordo no que mais acredita
@@JulioCesarSJC claro, deu muito certo para ex-colônias espanholas (ironia). Com a qualidade dos brasileiros, o Brasil, ao invés de ser uma grande porcaria como é hoje, ia se transforma em varias pequenas porcarias como é o casos das ex-colônias espanholas.
Leia o artigo Escravismo Revisitado, de Jacob Gorender
Tenho 80 anos e nunca tinha ouvido uma explicação tão clara. F.Rezende (Lisboa)
legal
Também achei clara esta explicação. E que bom que você não encontre dificuldades em compreender a nossa variante brasileira da Língua Portuguesa!
@@CPHJose um português entende todas as variantes (sotaques) da língua portuguesa, seja a falada em Angola, Moçambique ou Brasil. Para nós é mais difícil entender o português falado na ilha de S. Miguel, nos Açores .
@@CPHJose Qualquer português entende perfeitamente qualquer brasileiro, contando que ele não fale nalgum dialecto. O contrário é que, pelos vistos, é mais difícil!
Mas ela falou on português correcto com ou sem sotaque. O que custa a um português é jargão de rua brasileiro.
Quando à história do Brasil e da América latina é dada nas escolas portuguesas. O que o autor do comentário refere é porque razão não caiu o Brasil numa mesma situação de toda a outra América hispânica. Está aqui uma bela interpretação também é a primeira veZ que a ouça e tenho metade da idade deste senhor.
Não tem como não aplaudir uma aula dessa, simples, didática e com o melhor nível de ilustrações que podemos ter. Belíssimo trabalho!!!
Né? Fiquei babando nessa arte aí também! 😮
👏
Sensacional
Mais ou menos meu caro. Principalmente a parte q tange a América espanhola está bem mal contada, principalmente os movimentos relacionados bolivarianismo onde hj é a Venezuela, Colômbia, Equador e Panamá. Além do mais, o termo crioulos não se aplicava as regiões do Rio da Prata, onde estão a Argentina, Uruguai e Paraguai. Na parte brasileira falta muita coisa tbm, por exemplo, o q forçou o deslocamento do eixo financeiro do país do nordeste para o sudeste foi a descoberta
de reservas gigantescas de metais preciosos em Minas Gerais. Tanto q a capitania de São Vicente partia de onde hj é São Paulo e se estendia até Mato Grosso. A coroa portuguesa era bem alinhada com a capitania do RJ, Bahia e de Pernambuco, e foram essas capitanias q foram convocadas e reforçaram as posições portuguesas no Brasil para juntas ocuparem as Minas Gerais contra o eminente domínio dos Bandeirantes naquela região, onde os ricos minerios foram descobertos e partiam de MG para São Vicente (SP), q eram pouco alinhados com Portugal. A guerra dos emboabas é um capítulo marcante e decisivo disso. Para encurtar, quando a coroa venceu a disputa contra os bandeirantes em Minas, o q sobrou foi o domínio sobre muita riqueza mesmo, mais ouro e metais precisos q podemos imaginar. No final o q manteve o Brasil unido foi uma coisa só: poder financeiro de Portugal q era capaz de debelar e reprimir qq movimento separatista a força militar, com militares pagos com recursos extraídos das Minas Gerais.
@@gtensor Claro que faltou... Alguns minutos não são suficientes pra dar conta da história de séculos... Mas como panorama geral, a síntese e a contrução visual desse material estão de parabéns! E obrigada pelo seu complemento! 😊
Que aula dinâmica meus amigos. Isso é jornalismo! Obrigado BBC.
Mais uma vez sou obrigado a dizer, a BBC está anos luz a frente de qualquer empresa do meio de comunicação no Brasil, ao menos no UA-cam
Isso é didática!
Não, isso é uma aula de história.
Eu também achei esta síntese muito boa! Só fiquei "frustrado" com a ausência do TIRADENTES, da Inconfidência Mineira, precursora de movimentos separatistas...
@@marie3587 Ahahah... Tiradentes foi um bode expiatório para amedrontar os demais! Rs. Acho intrigante ter sido um membro da Família Real, herdeiro do trono, ter feito a Independência. Ou seja, ficou tudo em família! Eheh...Era inevitável! Tenho a sensação de que a Implantação da República, em 1889, terá sido a "verdadeira independência". De qualquer das maneiras, os erros e acertos estratégicos da Coroa Portuguesa favoreceram termos este imensidão de país, lider na América Latina! Apesar de pouca gente er consciência disto!
Se nos fossem ensinados
história dessa maneira nas escolas, seríamos muito mais informados sobre o nosso país, parabéns 🙏🙏
Brasil deveria ter se separado, principalmente pela divergência política, assim cada região votaria de acordo no que mais acredita
@@JulioCesarSJCseu uc
@@JulioCesarSJCainnn Zé da manga
@@JulioCesarSJClevando em conta que o Brasil é mais rico e desenvolvido do que as outras nações latinas e que os EUA são a maior potência da América, seu comentário fica praticamente sem sustentação.
Passaríamos séculos disputando território de minas de metais, petróleo etc e cada governo local seria mais fraco do que o somatório atual de forças, então ficaríamos tendo uma revolução atrás da outra.
Não seríamos não... Isso é apenas um resumo com ilustrações, não é uma aula de história. A realidade do que aconteceu é bem mais complexa e exige o aprofundamento e debate com auxílio de professores e livros. Por isso que o Brasil está péssimo nesse estado de fake news, pois tomam pequenos vídeos de youtube e whatsapp como fonte final e única de informação.
Se nós estudássemos a nossa história afundo na escola, seríamos admiradores do nosso país e não tão obcecados pelos países de fora. Nós poderíamos ter nos desenvolvido muuuito mais, é uma pena mesmo, mas nunca é tarde para aprender!
Parabéns pelo trabalho, BBC!
Verdade, sempre percebi isso!
Sim
@@Edgar2023ES O quê? Coitado de você, querido, o dia que o Brasil virou uma república foi o dia em que o Brasil foi assassinado e o período imperial foi o verdadeiro Brasil, hoje vivemos numa verdadeira tirania de estado.
Viva dom Pedro II.
O que estraga o Brasil é politicos corruptos, altas taxas de criminalidades e violencia, e alta taxa de pessoas desempregadas.
@@Edgar2023ES Moço, o Brasil se tornou um país livre e independente em 1822. Foi Dom Pedro I DO BRASIL que proclamou a nossa independência e até 1889 nós éramos um império próspero, um país do futuro. Nosso segundo imperador, Dom Pedro II, era carioca. Onde nós continuamos a ser dominados por Portugal? Inclusive Dom Pedro I, mesmo nascendo em Portugal, tinha uma espécie de dupla nacionalidade, ent ele era brasileiro tb. O que acontecia durante o império, era que os portugueses não eram condenados por serem portugueses e em nenhum momento nós tínhamos vergonha de nosso passado. Em 1889, ocorreu um GOLPE sem apoio algum da população. A república é tão tosca que roubou diversos símbolos do império e fez questão de apagar nossa história. O hino nacional, por exemplo, fala sobre a independência, além de conter parte da melodia da coroação de Dom Pedro II. A nossa bandeira possui o verde e o amarelo em homenagem à casa dos Bragança e à casa dos Habsburgo. A verdade é que a única chance de o Brasil voltar a ser uma nação estável é retornando ao sistema monárquico, o único legítimo em nossa história.
Ninguém nunca me disse que havia um jeito tão interessante de se entender a história. Muito bom!!!
Que venham mais vídeos desses 👏
Vdd. Nunca gostei tanto de história. ❤️❤️❤️
O canal Nerdologia tem quadros de história tão bons quanto. Recomendo demais.
Pablo, dá uma olhada no canal Imperios AD.
@@lieltoramos lllllllllĺlll
@@lieltoramos ĺlllllllĺĺllllllĺlĺllĺĺlĺlĺĺl
Nasci no Uruguay e moro no Brasil a 27 anos , simplesmente o melhor vídeo que assisti nos últimos 5 anos , a narradora é excelente , Parabéns ,Bravo !!
😊 cuidado vai q o brasil resolve pegar o q é seu.
@@francilandio8513 como assim?
Explique melhor
@@lipinquatorze já ouviu falar na cisplatina?
O Brasil pode se destruir pensando assim,com arrogáncia e acreditando que são potencia imperial,nem perto disso...país de terceiro mundo com muita fome,desigualdade e muito do que aprender.
Adorei a esplanação sobre a América do Sul. A História do nosso continente foi abordada de forma clara e direta. Parabéns!
Sou Pernambucano e tenho orgulho da nossa história e da nossa gente,dos bravos que desde a insurreição pernambucana para expulsar os Holandeses até confederação do Equador,más entendo o quão grande é o nosso Brasil unido que certamente estará entre as grandes potências mundiais é isso é um orgulho!!
Era melhor essa mer** ter se dividido, esse país nunca Deu e nunca vai dar certo
@@jonaw2008 Brasil, ame-o ou deixe-o.
Cola que manteve o Brasil unido não foi o patriotismo, mas sim a manutenção da instituição da escravidão.
A elite escravagista era muito mais poderosa que o governo Imperial.
Acho que Pernambuco se tivesse se separado, e com uma administração holandesa, hoje seria um.país bem mais desenvolvido. Português só queria as nossas riquesas minerais.
@@moacirguedes5328 Com a administração holandesa hoje seria um país como o Suriname, que teve administração holandesa... ou como a Indonésia, que também teve a mesma administração...
Como português ainda não tinha entendido bem o porquê de o Brasil estar com as suas grandes fronteiras tão bem preservadas e ser o belo país que é. Ao contrário do restante território de língua castelhana. Este vídeo está muito esclarecedor e muito bem feito graficamente. Muito muito obrigado! Um abraço a todos os brasileiros irmãos.
Quem dera se o Brasil fosse isso tudo que vc diz, ainda somos um país de 3° mundo com incontáveis problemas como a corrupção, violência e etc...
@@cristiano4273 E os maiores culpados por isso são os viralatas brasileiros.
@@renatolima1166 sim
@@cristiano4273 essa definição de 3º mundo não existe mais, se atualize, o Brasil é um país de renda média
@@cristiano4273 poh Cara, o português elogia o nosso país e você fica é falando coisas negativas sobre ele. O Brasil tem problemas sim como qualquer outro, mas talvez sejamos os maiores do mundo, pois somos ricos em tudo. Nós brasileiros que não descobrimos ainda o quão somos ricos.
soy argentino, muchas gracias por ilustrarnos sobre este tema. muy enriquecedor el video. disculpe que no escribo portugués pero entendi todo lo que la conductora dice.
Vocês são Europeus né kkkkk
Vcs são aqueles carinhas que se acham europeus? Não vc... Eu acho, mas em fim, Gracias
@@vitorhenrique3995 Eles tem ascendencia de europeus.
Eu tendendi que vc disse
Yo soy brasileño y vivo acá en Buenos Aires.
Saludos desde Morón, zona oeste. 👋🏾
Excelente aula. Uma ressalva: quando João veio para o Brasil não era rei, nem era VI. Era príncipe, ainda que regente. Reinava sua mãe, Maria.
Era ela louca
Marcelo Lima, Sim. É o que se diz, ao menos.
Sim Maria era louca, por isso que Dom João era regente, governava no lugar de sua mãe mas não reinava ainda
Saudades do Imperio
@@leorosadeandrade8774 ela sofria de esquizofrenia mas em Portugal onde ela reinou antes de focar louca é conhecida como a Piedosa que retirou Marques de Pombal do poder
Adorei. Bjs e abraços a partir de Cabinda/ Angola 🇦🇴. Era uma dúvida que sempre me perseguiu. Foi muito convincente na sua dissertação. Adoro história universal.
Hoje existe uma expressão popular em Portugal quando alguém chega atrasado em algo, que é : "ficar a ver navios". Essa expressão foi dedicada a Napoleão, porque quando chegou a Portugal, ficou a ver navios pois o rei já tinha partido para o Brasil.
No Brasil também tem essa expressão. Eu só não sabia dessa origem. Achava que era comparação com quem perdia o horário da viagem de navio e ficava vendo os outros. Kkkk
@@CubosBill Eu também conheço essa expressão e não sabia a origem.
Dom João não ouvi as contradições e did came to Breezil
Errado. A expressão "Ficar ver a ver navios" tem a ver com uma lenda do nosso rei D. Sebastião, que tendo invadido Alcácer Kibir, no norte de África, com seu exército viria perder a batalha e foi capturado pelos mouros. O rei mouro exigiu um resgate a Portugal pelo rei, mas Portugal não pagou o resgate do seu rei e o rei foi morto pelos mouros. Daí nasceu a lenda que D. sebastião regressaria num navio numa noite de nevoeiro e o povo acreditando nisso, ia então todas as noites para o Alto de Santa Catarina em Lisboa esperar pelo navio que traria o seu rei. Mas evidente o rei nunca chegou e passados alguns meses o povo deixou de ir ver os navios ao Alto de Santa catarina ver os navios chegarem a Lisboa. É desta lenda chamada de Lenda de D. Sebastião ou Sebastianismo que surgiu a expressão " ficar a ver navios" Esta expressão surgiu em 1578, altura em que o rei morreu em Alcácer Kibir. É daqui que saiu a expressão "Ficar a ver navios". Nada tem nada a ver com Napoleão . Procure no Google A lenda de D. Sebastião e a expressão "ficar a ver navios", mas atenção só em site português para obter a informação correta.
@@antonioneto1564 no caso do companheiro acima, quem falou isso foi Dom Bertrand, herdeiro da coroa portuguesa. Talvez, pela propriedade de sua educação familiar, tenha sido a primeira versão a correta.
Conhecer a história de seu país é fundamental para entender o presente. Pena que estão reduzindo ainda mais carga horária de História. Na verdade, o conhecimento incomoda a alguns.
Há muito tempo estão fazendo isso,Os professores de história faltam muito e os alunos falam pra que quero saber de história do passado não vai mudar a minha vida em nada,e assim atrapalha quem gosta de história.
dizem que os italianos são muito culpados do atraso do país, dizem que tomaram conta dos setores mais importantes da economia, e que sempre foram grandes inimigos de portugal, e pelo que tenho visto aqui no you tube, é verdade, vocês têm medo de concorrencia? não é preciso, as relações com o brasil são quase inexistentes,
até a nível comercial, o brasil já optou á muito pelos amigos vizinhos, nós estamos na europa, o nosso maior mercado, mas não vale
atirar a pedra e esconder a mão, a gente está a ver...
esta é somente a minha opinião pessoal..
No geral tem cara que não quer saber de história mesmo e não julgo tanto. Eu por exemplo não tenho menor interesse em conhecimento matemático.
@@GabrielCurityba 🤣🤣🤣🤣🤣
@@luizluizrobertobolsas1633 bota pra fora e deixa a porta !
Só entendemos o nosso presente, se estudarmos o nosso passado. Ótima aula de história!
O Brasil tinha tudo para dar certo . Portugal quando deixou o Brazil deixou-o preparado para ser um grande país , unido no povo na cultura e na economia mas infelizmente criou-se uma espécie de castas de políticos que perdura até aos nossos dias . Portugal antes de o Brasil ser independente acabou com a escravatura com a intenção de haver uma maior integração do seu povo tornando um país verdadeiramente unido integrando todos , brancos negros índios e mestiços pois só assim se tornaria uma verdadeira nação virada para o futuro era do interece de Portugal e servia perfeitamente o povo brasileiro , mas ao contrário muito embora o Brasil continue um país omogenio não respeitou o seu povo criando divisões de classes e até de raças tornando um país verdadeiramente desigual , esse é hoje o verdadeiro drama que o Brazil enfrenta e na minha opinião como portuguêses sinto-me triste quando ainda hoje vejo brasileiros a culparem os portugueses por todos os males que o Brazil se encontra . Na minha modesta opinião o Brazil só tem uma solução é fazer uma verdadeira revolução com intenção de integrar o seu povo num só e sem desigualdades , apostar na educação na economia e numa verdadeira igualdade de seu povo , só quando isso acontecer é que o Brazil vai em frente podendo tornar-se numa das maiores potências mundiais pois seria bom para o Brazil e seria também um orgulho para Portugal .
Um Povo que que NÃO LUTA, se RASTEJA por MUITO TEMPO ou a VIDA TODA
Um povo sem Cultura e educação,não se reconhece como nação ...😉
falou tudo.
@@manuelpaiva5296 amigo esse é o sonho da maioria de nós brasileiros, mas o problema é que os nossos governantes não querem isso, a insurreição e a criação da República ocorreu justamente pq a população da classe média-alta no país, que era formada basicamente por militares, se revoltou contra a família real após a princesa Isabel assinar a lei áurea que garantiu a liberdade a todos os escravos nascidos em solo brasileiro, lei essa que foi assinada por puro medo de uma revolta da população de escravos, daí vc vê: a família real aboliu a escravidão e logo em seguida os militares insatisfeitos expulsaram eles do país, a população de escravos ficou do lado dos militares pq acreditava que teriam condições de vida melhor sem a monarquia, mas até os dias de hoje a população paga por essa ignorância, e a elite do Brasil, hoje composta basicamente por políticos e empresários, sequer sonham em investir na educação dos jovens no Brasil, pq assim como os portugueses temiam que criar universidades no Brasil poderia geral ideias de insurreição, a elite do Brasil tem medo de que com uma boa educação escolar, a população que vive na miséria nesse país possa crescer intelectualmente e eventualmente acabar com esse governo injusto e com a situação social tão desigual desse país
Pensa em um vídeo completo! Estou apaixonada por ele. Animação, texto, ilustrações e narração da Camila estão perfeitos. Estou viciada nele. Parabéns BBC. Por mais conteúdos assim no ytb!
Sou português e tenho uma admiração enorme pelo Brasil, por sua cultura e seu gigantismo. Estamos distantes apenas geograficamente, toda via, nossas histórias cruzam-se. Belíssimo vídeo. Saudações lusitanas aos irmãos brasileiros. 🇵🇹🇧🇷
Não caia nessa, cara. O Brasil só é país no papel e na lei. Aqui se você nasce na região nordeste e vai para a região sul, leva mais cuspida que cachorro de rua. Vários movimentos separatistas, todo mundo se odeia, muita pobreza e etc. O Brasil é um dos piores países. Essa "cultura bonita" q vc fala não passa de pura falsidade. E esse "gigantismo" não serve pra muito. Quem nasce em um estado muito dificilmente vai querer mudar para outro. Dificilmente vai querer fazer amizade com pessoas de outro.
@@apenaswilliam2342 sou paulista e tenho amigos de várias regiões do nordeste, n é bem assim como vc está retratando. Tem pessoas boas e tem pessoas ruins em todo lugar, mas infelizmente as boas ações não ganham destaques
Saudações meu querido! O Brasil e Portugal estão ligados historicamente por um laço que vai além do Atlântico
Fala pro governo de Portugal anexar o Brasil novamente pq eu não aguento mais esse país
@@apenaswilliam2342 Ué?!
A Nova Zelândia e a Austrália foram praticamente ilhas prisões nas mãos dos britânicos, britânicos esses tão adorados pelos vira-latas brasileiros.
Por que a Nova Zelândia e a Austrália são hoje países com um alto padrão de vida, já que pra lá eram mandados pelos britânicos o que havia de pior (bandidos, estupradores, malandros,...) na "terra da rainha"?
Simples. Lá não tinham os nossos entendidos pseudo historiadores para colocar, de forma xenófoba, a culpa nos portugueses.
Na Nova Zelândia e na Austrália eles adotaram postura nacionalista de união para se reerguerem, em vez de colocar a culpa nas porcarias dos britânicos.
Isso não só um video, É UMA OBRA DE ARTE!!!
Parabéns gostei foi ótimo resumo da nossa história 💯💯👍
Eu ovo na sua mão também
Realmente. Ficou soberbo!
por que as escolas não ensinam assim? o que mais me entediava nas aulas de história era a falta de ligação entre os acontecimentos, como vocês fizeram nesse video. Estão de parabéns! Muito claro, didático, instigante, cativante e interessante!
Porque ninguém tem interesse nisso né amigo...Estamos falando de REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL...O País onde o Poste mija no cachorro e a banana descasca o Macaco ....
Não entendi. Eu frequentei a escola de os anos 70 e isso eu já sabia. O que ensinaram hoje em dia?
@@zampieritto Pra mim o problema não era o que ensinava, mas o que não ensinavam. O que quero dizer é que tinha muita aula vaga. Tanta que as diferentes turmas do 3º ano um dia se juntaram pra pedir satisfação da diretoria. A gente acordava as vezes antes do sol nascer pra ficar sem fazer nada na escola e ser dispensado depois do intervalo. Quando tinha aula, frequentemente era com professor substituto. Essa foi minha experience em colegial publico no estado de são paulo no começo dos anos 2000.
Mas pensando bem, tive a sorte de historia ser diferente. Meu professor era vereador da cidadezinha que eu morava e era um dos únicos que todo aluno gostava. Também é o único que ficou na memória.
Porque não querem que a gente saibam
Acho que depende muito a escola que frequenta, os professores que ensinam e os alunos tbm se querem ou não aprender. Me formei no ensino médio em 2013 e aprendi isso tudo na sala de aula, tive excelentes professores de história, mas também sempre fui muito dedicada aos estudos.
Tem uma falha aqui: proporcionalmente o tamanho do Brasil em relação a Portugal é muito próximo ao tamanho relativo da América Espanhola comparado a Castela. O mesmo vale para a comparação da população da época. Ou seja: os Portugueses foram mais eficientes em criar uma espécie de identidade mútua (por certo tempo) entre as elites de ambos lados do Atlântico. Enquanto que os Castelhanos mal se entendiam em seu próprio país (viviam em conflitos regionais) que dirá das colônias...
Eso es mentira. La diferencia es que Portugal fue el tonto útil de Inglaterra y por eso Inglaterra no financió a un sinfín de "libertadores" para que dividieran el territorio americano de Portugal. Entérate: Portugal en la historia ha sido un actor menor y menos eficiente que varios países, incluida España. Solo hay que ver las decenas de universidades que España fundó en América, los puntos para acuñar monedas que España tenía en América, las capitanías generales que España tuvo en el océano Pacífico, etc., para saber que las élites españolas de un lado y otro del Atlántico se entendían muy bien. Pero, sin embargo, Inglaterra sobornó a las élites españolas de América.
Y bueno, respecto a Brasil, es un Estado fallido directamente en el que la corrupción es total, mientras que Portugal es un país pequeño y pobre de Europa.
Excelente comentário
E não se resolveram até os dias atuais, vide os movimentos separatistas bascos e catalães
@@biramalago tá comendo bolinhas de 💩 no café da manhã?
@@biramalago AHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAAHAAHAHAHAHhahahahahahahahhHHhhHHHahaha
Se na época do ensino médio eu tivesse mais maturidade (pra estudar mais haha) e acesso a esse tipo de vídeo, minha vida de estudante teria sido muito menos turbulenta! Que vídeo ótimo! Valeu, BBC.
Amigo, digo o mesmo. Hoje a galera tem um prato mais cheio, pra se inteirar dos conteúdos.
Vou passar o vídeo como revisão para a prova. Não tenho certeza se um adolescente de 16 anos consegue acompanhar toda a argumentação apresentada, mas, mesmo assim, acho que vale a tentativa.
@@fernandocoelho3757 Garoto foca nesses vídeos que iram te ajudar sim , na minha epoca as informações eram muito mais limitadas e nem os professores que eu tive souberam ensinar , o que esse vídeo mostrou em minutos a minha escola não conseguiu ensinar em 5 anos.
@@fernandocoelho3757 conseguimos sim, é um excelente vídeo.
@@mestrehades5622 Bela interpretação de texto, amigo.
Porém esse movimento de unificação do império e a independência do Brasil não foi tão simples da maneira que o vídeo aborda. Dom João VI já havia falado ao seu filho Dom Pedro de que ele deveria ficar e reinar no Brasil. É importante lembrar que a Imperatriz Leopoldina teve papel fundamental na proclamação da independência do Brasil e José Bonifácio teve o papel de unificar todas as regiões do Brasil sob a coroa de Dom Pedro.
E regiões como a do estado do Pará só aderiram a independência quase um ano depois, no dia 15 de agosto de 1823, pra ser mais preciso.
@@robertdias4023 Exatamente, que foi até a comitiva que Dom Pedro I fez no Brasil inteiro visitando maior parte das regiões do império para unificação dos povos que ali viviam e assegurar a lealdade dos mesmos.
@@robertdias4023 nos do norte eramos para ser portugueses hhahahahah
@@marie3587 era pr ter deixado o norte com os protugueses, e hoje seriamos europa haha
Graças a Caxias as revoltas no Brasil não prosperaram e o pais não se dividiu. A mais difícil foi a dos Farrapos no R.G. do Sul. Foi Caxias que também venceu a Guerra do Paraguai que parecia não ter mais solução de vitória.
PQP!! Tenho 36 anos e essa foi a melhor aula de história em 12 minutos da minha vida! (e eu sempre estudei em colégio particular)
Na época vc estava ocupado dormindo k.
@@CanalDanielCalixto é né
Olha ele... 😂
Matozo, o seu comentário demonstra que nem pagando a peso de ouro na sua educação privada, o ensino no Brasil é uma bosta, imagina no público 🤦😁😂😂😂 Viva PORTUGAL 👊💪🇵🇹🇵🇹🇵🇹💓💓💓💓💓💓💓💓💓😁
@@juliasantos-dt6qg . Ok. Have a Nice day!
Este vídeo esclarece o motivo pirque Portugal permanece com as fronteiras inalteradas à mais de 800 anos , sendo um dos estados nação mais antigos do mundo. E esclarece também porque motivo o Brasil é uma das maiores nações do mundo. Os portugueses nunca deram oportunidade a outras nações que nos desestabilizassem. Viva o Brasil, grande país , grande povo...
pelo menos isso os portugueses fizeram de bom pro Brasil. Pq alem de toda a exploração, os brasileiros são alvos de xenofobia no Portugal hoje. Mas claro que tudo nem passa perto do que a Espanha fez (e explorou) na américa espanhola.
@@Ari_Dias77 depois de um comentario a dizer que o povo brasileiro é bom vem logo um comentario vira latas como esse ....😊
Alguma coisa acertaram. Hoje é um país pobre.
@@magnobraga4619 pobre com 26000 e p p e brasil rico com 9000 e....
@@Ari_Dias77xenofobia, provocado pelos problemas que os brasileiros fazem em Portugal, porque nos crescemos a ouvir nas nossas escolas que o Brasil é um país irmão. E ate ha uns 20anos atrás, não ouvias nenhum português falar mal de brasileiros.
Alem de que na maioria das vossas queixas, parte da vossa má interpretação do pt de Portugal, nos falamos normalmente como fazemos entre nós, só que muitos brasileiros, não entendem que existe muitas diferenças culturais no mundo, mas vocês são muito limitados, culpa de o vosso governo, que para esconder o q eles vos roubam, desculpam-se com tretas com mais de 200anos....mas vocês hoge em dia tem muitas fontes de informação, puderiam estudar um pouco mais, talvez fosse da maneira de vocês poderem por esses corruptos q vos roubam na cadeia e começar um brasil limpo de tanta mentira e corrupção
Finalmente uma explicação histórica séria e coesa sobre esse assunto. Parabéns, excelente vídeo.
Plenamente de acordo.
Melhor que nossos professored
*professores
@Pedro O quê isso tem a ver com o comentário? Em tudo tu vê esquerda. Vai te tratar cara.
@Pedro 🥸
Sou professor de História e o trabalho de vocês está impecável! Parabéns pela didática das ilustrações e as informações selecionadas.
Um comentário desses só pode partir de um "Professor de História de araque"...
Concerteza a Espanha deixou mais prejuizo do quê Portugal.
você é professor de história ou professor de histórias ? É que não é bem a mesma coisa . No brasil ensinam-se /contam-se mais histórias do que se ensina história. Na verdade, ninguém consegue ensinar o que desconhece e vocês brasileiros são uma cambada de ignorantes ! Tem que ser a insuspeita BBC a vos ensinar aquilo que vocês tinham a obrigação de saber !
Muito bom. Material de alto nível. Apresentadora excelente. Vocês estão de parabéns, BBC News! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Sim Adriano, a apresentadora é muito boa mesmo !
Sim, a apresentadora é muito boa em transmitir o conteúdo; mas o sotaque com vogais muito abertas, é meio chato e enjoativo.
Ex: percepção, ela pronuncia algo quase como 'parsapção'
Leiam a trilogia de Laurentino Gomes, começando com o título 1808
@@regioalves399 fala um pouco rápido tbm...
A união do Brasil é uma dádiva que terão de proteger para serem sempre respeitados como Potência Mundial que são. um bem haja a todos de um irmão português, pois também são a minha história! ( quanto ao ouro é o preço por terem direito a um belo Brasil abençoado por Deus)
Vc deu um show de história garota. Considere espetacular sua aula.
Sim, mas o cabelinho dela, tirava a minha concentração.
Kkkkkk
Tem vários vieses em retrospectiva aí sobre a suposta unificação da América portuguesa no período colonial, à parte a não menção às guerras d independência na mesma com exceção a velha citação apenas na Bahia e apenas no texto d descrição do vídeo. Pra uma visão + moderna e ampla, aconselho os vídeos do historiador João Paulo Pimenta.
Ótimo conteúdo! Também gostei da arte gráfica :-)
Mangina.
O verde, da bandeira do Brasil, era a cor da Casa Real dos Bragança em e o amarelo a cor da Casa Real dos Habsburgo. Na implementação da República, decidiram manter as cores atribuíndo-lhes outros significados.
Na República: Verde significa florestas amazônicas, (pelo que me ensinaram na escola)amarelo significa ouro(Minas Gerais) e as estranhas representa os estados (MDS era pra ser CRUZEIRO DO SUL!!!!)
@@AxiomBCS "estranhas"?
Verdade. 👏🏻👏🏻
Verdade, é isso aí! 👏🏻👏🏻
Difícil achar alguém que saiba da verdade.
Na verdade essa razão daí também está mais pra um chute do que uma certeza. Não existe documento oficial que explicite que as razões pela escolha das cores da bandeira sejam por conta das cores utilizadas pelas casas Imperiais.
Além do mais, há indícios de que a razão não seja esta. Por exemplo, há rascunhos da bandeira produzidos por Debret e encomendados por Dom João VI que apresentam o losango amarelo, e esses rascunhos antecedem em muitos anos o noivado de Dom Pedro I com Dona Leopoldina. Logo, não faria sentido inserir um símbolo Habsburgo na bandeira se esta dinastia ainda não tinha relação alguma com Brasil ou Portugal.
Outro indício é que o verde nunca foi a cor dos Bragança. Desde sua fundação a dinastia sempre usou o azul e o branco, tendo por brasão o escudo de castelos com detalhes vermelhos. O verde podia ser encontrado em um ou outro pequeno detalhe em alguns brasões, mas nada que chegue perto de ser considerado "a cor da casa". Antes da bandeira imperial as cores dos Brangança sempre foram o azul e o branco.
Que aula! E pensar que eu considerava História um assunto chato, na escola... depende de como e por quem a aula é dada.
Quero mais aulas!
Com certeza! Mas a sua percepção de mundo poderia ser bem diferente naquela época. Seus gostos, interesses...
Eu passei a gostar muito de história só quando saí do ensino médio. Até tive professores bons, mas a minha mente se abriu pra essa matéria quando me tornei adulta e entendi a importância de conhecer o passado.
@@laemcasatemumpocomasaaguae6021 Possivelmente. Embora eu me lembre de que era muito formal e mesmo meio abstrata, a abordagem. Penso que com um pouco de teatralidade, referenciação em relação aos dias de hoje e criatividade, História pode ser adaptada e atraente para audiências de todas as idades. Todo mundo adora ouvir boas histórias, e saber como as coisas eram diferentes, parecendo-nos bizarras ou inimagináveis e como evoluíram para o que conhecemos.
Por mais que quando criança e juvenil eu mais quisesse era me divertir, tenho a impressão de que a seriedade e a distância do assunto estudado para nossa a vida de então, desinteressava francamente os alunos, assim como os livros de literatura obrigatórios para o vestibular, que eram em maioria um cacete, e as aulas sobre eles, quase sempre um porre.
O que é bonito e fascinante no conhecimento, na arte e na ciência some, quando desconexados de uma razão autêntica para estudá-los - para além de uma mera obrigação de passar de ano ou ser aprovado em um vestibular.
Realmente isso tem muito peso. Quando eu era criança eu n gostava pq estudava decorando, até que minha mãe começou a me ensinar em casa que história de fato deve ser estudada como quem lê um livro de contos e no Ensino Médio com os professores que eu tive passou a ser minha matéria favorita ao ponto de que hoje eu consumo muito de história de vários lugares. De fato, a forma como a matéria é apresentada tem grande influência
Eu só passei a me interessar por esses assuntos, desde História, Física, Geográfica, etc; agora, depois dos meus 22 anos. Isso me faz pensar se o modelo escolar, a forma e a ordem das coisas serem ensinadas na infância são corretas... Sei lá.
Meus professores em quase tudo eram em sua maioria um bando de idiotas,arrogantes e incompetentes que não me ensinaram praticamente nada,mas que vergonha é o ensino brasileiro hein,tu sai da faculdade sendo um analfabeto sem qualquer conteúdo neural !!!!!!!!!.
BBC news fez muito mais que outras emissoras brasileiras juntas. Que aula!
O imperador Dom Pedro ll deixou bem claro os brasileiros estão no norte e sul Centro oeste e sudeste e nordeste.
*Ela falou pela metade a História do Brasil, e a mestiçagem da população Brasileira entre Europeus Africanos e Indígenas que gerou o Pardo, você não falou sobre os milhões de imigrantes europeus e também Árabes e Asiáticos que vieram para o Brasil 🙄🤔 Você não falou sobre a Cisplatina o atual Uruguai que pertenceu o Império Brasileiro, se foi fala sobre a História do Brasil que fale tudo não só a metade* 😏🤔
@@jonaslorenzo5433 Pelo que vi, ela respondeu sim à pergunta central do vídeo.
@@thiana333 Ela não falou sobre a mestiçagem entre Europeus Africanos e Indígenas que gerou o Pardo e nem sobre a imigração de milhões de Europeus e também Árabes e Asiáticos.
@@jonaslorenzo5433 Não era objetivo do vídeo contar a história da miscigenação e imigração, nem toda a história do Brasil.
Uruguayo nunca foi Brasil
Se uruguayo fosse Brasil não teria saído de perto dos seus irmãos.
Essa é a prova
O uruguayo era territorio ocupado ilegal pelo Brasil, praticamente o territorio uruguayo era espanhol.
Altíssimo nível da matéria a apresentadora. Uma luz na escuridão. BBC é outro nível.
que escuridão?
Tem vários vieses em retrospectiva aí sobre a suposta unificação da América portuguesa no período colonial, à parte a não menção às guerras d independência na mesma com exceção a velha citação apenas na Bahia e apenas no texto d descrição do vídeo. Pra uma visão + moderna e ampla, aconselho os vídeos do historiador João Paulo Pimenta.
Sim eu sou haitiano🇭🇹, mas há tempo que estou procurando um trabalho assim sobre a relação da colônia portuguesa e espanhola da América. Daí esse trabalho me deixá surpreendido e gente esse vídeo é muito massa. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
olá, estou fazendo uma pesquisa sobre arte haitiana, você poderia me ajudar com algumas questões? tem algum e-mail que eu possa escrever?
Eu gostaria de ter aulas on-line de francês. Caso tenha interesse e essa habilidade, poderia deixar um contato?
Vocês também sofreram nas garras dos franceses 💩
¡Excelente video! Magnífica explicación y extraordinaria edición. Más videos así, por favor.
Otimo vídeo. Resumiu 7 anos de aulas de história sobre o Brasil na escola em 12 min. Façam mais sobre cada estado brasileiro. Como cada um surgiu
Excelente ideia, Igor !
Será muito interessante um vídeo sobre o surgimento de cada estado do Brasil.
bem superficial diga se de passagem
Também gostaria de um vídeo para contar a história do surgimento de cada estado no Brasil, bem como as tentativas de alguns deles de se separar do Brasil.
UP
@@daiansouza o sul kkkkkk
Coloque legenda em ingles e apresente aos norte americanos entender um pouco da nossa historia e ver pq nao falamos espanhol como lingua nativa
*Ela falou pela metade a História do Brasil, e a mestiçagem da população Brasileira entre Europeus Africanos e Indígenas que gerou o Pardo, você não falou sobre os milhões de imigrantes europeus e também Árabes e Asiáticos que vieram para o Brasil 🙄🤔 Você não falou sobre a Cisplatina o atual Uruguai que pertenceu o Império Brasileiro, se foi fala sobre a História do Brasil que fale tudo não só a metade* 😏🤔
@@jonaslorenzo5433 Se ela contasse a historia inteira e o video tivesse duracao de 1h ou mais, a maioria aqui nao teria assistido, se voce quer detalhes, leia livro sobre
@@jonaslorenzo5433 esse vídeo não é sobre mistura de cores
@@jonaslorenzo5433 o Uruguai pertence a America Espanhola, o Brasil q dominou aquele lugar. C quer saber a história toda, leia um livro!
@@jonaslorenzo5433 Você não entendeu o que foi dito, nê?! Reveja então, com um pouco mais de atenção.
Essa jogada de D João foi foda. Tornaram impossível a tomada do trono português.
Esta jogada que eu chamo de Plano B estava guardada desde 1750 quando o Marquês de Pombal teve que reconstrir Lisboa.
Mas perdeu, realmente ele acreditava que o Brasil, depois de se tornar um reino com a possibilidade de comercio livre com outras nações aceitaria logo voltar a ser uma colônia?
Realmente achou que seu filho seria sempre sumiso e não fundaria seu reino? Não havia livros de história em aquela era?
@@tatsuokimura5668 Segundo alguns historiadores, D. João VI estava no dilema, voltar para Portugal e se submeter às Cortes (Assembléia) e perder o Brasil ou ficar no Brasil e perder a parte europeia do reino.
Ou seja. Ele já sabia que não demoraria muito a independência do Brasil.
@@tatsuokimura5668 Ele recomendou ao filho que fundasse seu reino "antes que algum aventureiro lance mão"
Sim, e os portugueses tinham a visam que o futuro estava no Brasil e não na “ terra cansada” da Europa.
Ainda bem que o Brasil é unido. Isso faz uma grande diferença no mundo! Viva nosso belo e rico país Brasil!
estado consegue escravizar mais pessoas
Se manter Unido foi justamente o que deu muito errado nesse país . Agora quem paga o pato é SP eo Sul !!!
Unido onde? Isso aqui é pura corrupção e um tirando vantagem em cima de outro, típico exemplo de povos diferentes em um único território
@@Jshshna exato, exatamente o que o vídeo disse, o Brasil permaneceu unido para que os poderosos continuassem com seu poder e benefícios, o que ocorre até hoje e cada vez pior. Está enraizado em nossa cultura e por isso é tão difícil e improvável que uma mudança para o bem da população ocorra.
@@Jshshna Misturas corrupção, com unidade ? - Um único território e "povos diferentes" ... És racista, não és ...?
Cara, A BBC tá de parabéns. A história de nosso país e nossos vizinhos são de extrema importância. Parabéns.
Eu realmente deveria ter prestado mais atenção nas matérias de história e geografia na escola. Esse lance de que "não vou usar isso pra nada" precisa ser desmistificado da cabeça dos jovens, eu tô tentando, aos poucos, entender mais sobre nossa história e cultura, mas é extremamente difícil e embaraçoso. A gente não sabe muito bem qual fonte é confiável, não tem capacidade interpretativa o suficiente, isso porque alguns de nós ainda estamos tentando entender. Fico imaginando a galera que nem se quer tem acesso, medo de repetirmos o passado por falta de instrução. Excelente vídeo.
Recomendo Brasil Paralelo se quiser saber mais sobre a História do Brasil. Eles tem uma ótima série chamada " A última cruzada".
Recomendo muito os livros 1808, 1822 e 1889 do Laurentino Gomes. Leitura super agradável e recheada de informações e curiosidades incríveis, fruto de impressionante pesquisa do autor. Vale muito a pena!!!
@@carolineleal4497 Eu sou de esquerda e gostei muito dos documentários sobre a historia do brasil na Brasil Paralelo, por que os fatos são documentados, não tem espaço pra viés, pelo menos nesses de historia. E pode assistir sem medo, por que censurar é coisa de fascista, somos melhores, não precisamos disso. Depois complemente seus estudos com os videos do Eduardo Bueno.
@@carolineleal4497, ahajahahahajah, Brasil Paralerdos, dasssss até dói!!!
@@carolineleal4497 Brasil Paralelo é bom! mas as vezes é tendencioso.
Eu nem sou em comentar em vídeo mas mds, que produção. Se as pessoas conhecessem mais a história do Brasil tudo aqui seria diferente.
Muito bom. Excelente aula. O povo gosta de zoar os portugueses, mas ele foram muito mais espertos que os espanhóis.
Mas não foram tão santinhos assim, logo quando Dom Pedro declarou a independência, os portugueses tentaram fomentar o separatismo das provicias (hoje estados) do norte e nordeste afim de que o Brasil se fragmentase.
4 anos de escola e eu nunca tinha entendido, com menos de 15 minutos e riquezas de detalhes entendi tudo, parabéns a todos
era como deveriam ensinar nas escolas, didática incrível, né?
O objetivo da escola é ensinar coisas supérfluas q vc nunca vai usar na vida, coisas essenciais q vc vai precisar de quando ficar adulto a escola não ensina, ex: memorização, dinheiro, finanças, etc...O ensino das escolas é arcaico, tem o modelo da revolução industrial, precisa ser reformulado para os dias de hj...
Este vídeo é perfeito, seu único defeito é que ele acaba.
Sim 😉
Ou seja: português só é bobo em piada. Ótimo vídeo!
Eles foram inteligentes em manter tudo unificado, quando. Por exemplo, quando o Maranhão foi invadido pela França Portugal chutou eles rápido.
Mesmo a "fuga" para o Brasil, que por anos foi vendida como um ato de covardia de um rei que tinha medo de lutar, foi uma jogada de mestre, focada em manter a autonomia do país, o poder da dinastia, e de quebra centralizar a administração em um ponto mais favorável economicamente do que a metrópole.
Dom João VI foi o único monarca a enganar Napoleao. De bobo não tinha nada.
@@paulorito2548 Mas à princípio os Bourbon não eram franceses? Inclusive a casa real reinante da França antes da revolução francesa e pouco depois da derrota de Napoleão, antes de ser substituída pelos Orleans. Creio que a disnastia real da Espanha com origens Austríaca eram os Habsburgo, que reinaram antes dos Bourbon da espanha. Em todo caso me corrija por favor se eu tiver me enganado em algum ponto, mas estou certo de que eles (Os Bourbon) tem origem francessa e não austríaca.
Só em piada? Tem certeza? kkkkkkk Se fossem espertos teriam ficado no Brasil, digo, teriam trocado Portugal pelo Brasil. Brasil é maior, tem mais riquesas... Se eu fosse eles, eu teria ficado por aqui de vez e feito de Portugal uma colônia brasileira kkkkkkkkk
Show! PARABÉNS pela exposição clara, sem malabarismos, direta e eficiente dos fatos, demonstrando as causas e consequências da integração do território brasileiro.
Esse vídeo deveria ser mostrado em salas de aula do ensino público pelo país todo!
pensei a mesma coisa.
Os marxista iam cancelar
@@lucaspereira3712 pq?? o vídeo n tem nd a ver com marxismo
@@Alberto-ny7kf não sei. Nem me lembro d ter colocado isso
Sou professor e vou providenciar isso !!!!
Uma verdadeira aula de História sem ser chata ou enfadonha ! Parabéns ! ( aplausos )
Aula? Aplausos? Gozação, né rs?
vc nem curte historia
Olá. Sou professor de História e próxima aula vocês estarão comigo revisando o assunto. Um forte abraço e parabéns.
Professor como explicar pq o Brasil tornou-se um país tão corrupto?
E outros países como Estados Unidos, Canadá e alguns países europeus, é bem menor essa prática?
A população não tem senso crítico e temos problemas sociais muito sérios.
Agr a pergunta é pq. R: O Brasil era o país com mais escravos no mundo naquela época e também haviam bastantes pessoas vindas da europa
O que é uma história geográfica?
@@Bella-mt7lo o Brasl por muito tempo serviu de depositório para criminosos portugueses.
Parabéns, o que fez é serviço público! Sou português mas também me sinto meio brasileiro por via da nossa história comum de muitos séculos!
@@HGoyas foi-nos roubado pelo Napoleão durante as invasões francesas... Se quer ir por esse caminho é porque aquilo de que gosta é de histórias, não de História.
Se mandarem nosso ouro de volta a gente pensa no teu caso
@@adilsonzanesco2012 vou entregar em mão há mulher brasileira por quem me apaixonei e com quem casei há alguns meses! Continua com teus fantasmas, estuda História e resolve os teus problemas, não te preocupes com os meus...
@@AntonioSilva-tx5oo Olha o cara estressado com um meme kkkkkkkkkkk
@@adilsonzanesco2012 stressado? Com isto? Só se fosse doido... Tenho mais que fazer...bye...bye...
A história ajuda a gente entender melhor o presente! Vou compartilhar.
Luis Ribeiro campos a falta de cultura você fala né ! ?
Posta mais matéria com essa pegada, por favor. Kkk
Mas no canal têm muitas iguais a esta e continuarão criando mais, pode ter certeza disso.
Up
finalmente eles postaram algo que presta, não aguentava mais eles falando de politica
@@youssefbarbar6297 mas isso tbm é política!
@@youssefbarbar6297 história de nações envolve personagens políticos
Nossa, depois de anos na escola, agora que realmente entendi.
Eu também kkkk
É foda mano
:)
Kkkkkk
Porque você só amadureceu recentemente. Quando criança e adolescente, o prazer e a indolência são mais chamativos do que o esforço intelectual.
Isso me causa uma sensação conflitante. Ao mesmo tempo que penso que regiões menores tivessem se beneficiado da divisão do território brasileiro caso ela tivesse ocorrido como aconteceu com o território espanhol. Da uma certa tristeza imaginar o Brasil fragmentado tirando a beleza da diversidade, mas essa união foi mantida a grandes custos.
Isso era uma das minhas dúvidas sobre histório: por que a América espanhola se tornou vários países, muito menores que o Brasil. Explicação excelente
Ll
A explicação é falsa.
Na vdd o fato de n dividirmos tem sido causador dessa palhaçada chamada brasil, o país mais avacalhado do mundo, regido de ponta a ponta por bandidos
@@cangalha país mais avacalhado do mundo onde???? O que não falta no mundo são países MUITO piores pra se viver do que aqui.
Vc ao menos tem internet pra comentar isso, Um computador pra comentar isso e tempo pra assistir a esse vídeo.
Complexo de vira lata e foda viu
@@kissadev. trouxa qm sabe perco meu tempo discutindo com crianças, faz assim volta aqui quando tiver seus 40 anos pra gente seguir na discussão
Muito bom. Meu tcc para bacharelado em geografia é sobre a GEOPOLÍTICA da Amazônia Legal, quase ninguém conhece a história do Grão Pará. O Brasil se tornou um gigante com muito sacrifício, este solo é sagrado e devemos cuidar melhor do nosso país.
A História tem que ser contada com realismo. Esta está bem explicada com detalhes que muito poucos brasileiros sabem. Aliás, o brasileiro conhece muito pouco do seu país. Esta matéria está de parabéns pelo conteúdo.
e por incrível que pareça ainda falta muito mais detalhes.
Para mim, está sendo incrível acompanhar essas aulas da BBC Brasil! Conheci esse material há aproximadamente 2 semanas e já consumi mais de 10 vídeos rsrs Parabéns à equipe!
Eu a semana passada conversava com hum cidadão português, sobre exatamente esse assunto ref. a América espanhola e a não divisão do Brasil acabo de ver uma aula completa. Sinceros agradecimentos.
Costumo dizer " Aquele na se esquece de sua história está fadado a cometer os mesmos erros "...
Não adianta eles sempre se-esquecem!
Hay más cosas por la cual las colonias españolas terminaron balcanizándose: las grandes capitales virreinales como Ciudad de México, Lima o Buenos Aires no aceptarían perder la capitalidad en favor de una de las otras capitales. La larga guerra de independencia (1808-1824) dio origen a que muchos militares alcanzaran el poder en sus regiones y cuando terminó la guerra no quisieron dejar el poder en manos de civiles. Las dificultades de comunicación entre los centros de poder como viajar desde Buenos Aires a Lima, a Bogotá y a Ciudad de México. Por lo demás es correcto lo que dice el video. Saludos
Obrigado por nos deixar sua opinião de quem vive na América hispânica. Gostaria de pedir sua opinião sobre um assunto: Você pensa que pelo fato de no território da América espanhola haver impérios indígenas muito poderosos, como o inca, o asteca etc. isso possa ter influenciado o processo de independência das colônias espanholas? No Brasil, infelizmente os índios foram muito massacrados e subjugados. Então no Brasil, o fato de no sul ou no norte do país haverem povos indígenas diferentes não fez com que a população desses locais se julgasse de nações diferentes. Você pensa que um peruano inca desde sempre não se identificava com um mexicano asteca ou no fundo todos se identificavam como habitantes da nação espanhola?
@@FerUFPRLos indígenas no se identificaban como españoles mientras que los independentistas se identificaban como americanos, de hecho Simón Bolívar, nació en Caracas y fue electo presidente de Bolivia y Colombia o José de San Martín (nacido en Corrientes, Arg.) protector del Perú. Los ejércitos independentistas estaban formados por hombres de toda Hispanoamérica, incluso españoles peninsulares. Los actuales estados todavía no estaban conformados, por eso es difícil que se identificaran con un país, no así con una región. La mayoría de las élites económicas en el Plata, Chile, Colombia o Venezuela apoyaron las independencias, regiones con población criolla (descendientes de los conquistadores), mestizos, esclavos y mulatos; mientras que en Lima o Ciudad de México las élites veían con recelo la gran masa de población indígena inca o azteca y por eso preferían seguir leales a España que les garantizaba conservar sus privilegios; de hecho el Perú se independizó después que San Martín desde Chile y Bolívar desde Colombia lo invadieran, por eso se los conoce como Libertadores, mientras que en México Agustín de Iturbide, jefe de las fuerzas militares y conservador, declaró la independencia en 1821 después que en España se aprobara la Constitución liberal de 1820. Una vez alcanzada la independencia casi todas las nuevas repúblicas serán inestables durante décadas hasta que lograron terminar con los conflictos internos y externos y aún así muchos indígenas no se identificarán con un país en particular hasta en siglo XX. Espero haber podido responder tu pregunta, pude haber escrito en portugués pero es extensa la respuesta y mi teclado está en español (minha mãe é gaúcha, kkkk)
@@FerUFPR cara na epoca das independências as civilizações incas e astecas já tinham desaparecido. A espanha foi muito violenta na tomada de territórios pq os povos q habitavam nessas regiões eram mais avançados q os indigenas brasileiros. Incas e astecas não se renderam fácil e foram massacrados. Sumiram do mapa enqt civilizaçao. Nunca houve chance de uma Am. Espanhola unificada pq ela foi colonizada em varias colonias separadas. Ao contrario do q muitos brasileiros pensam não há unidade cultural entre os paises latino-americanos de lingua espanhola . Fora a lingua ha quase nada em comum, por exemplo entre um argentino e um hondurenho; entre um chileno e um salvadorenho.
@@danielekovalski6123 realmente!! 🤔
@@danielekovalski6123 Aunque los imperios Aztecas e Incas habían desaparecido todavía sus descendientes viven. Una sola república Hispanoamericana es prácticamente imposible, pero hubo estados como las Provincias Unidad de Centroamérica, la Gran Colombia o la Confederación Perú-Boliviana. La nacionalidad se construye
Estudar, ouvir, saber História assim, é bastante agradável. Uma didática que, após a narrativa se estenderia para um debate, ampliando assim o aprendizado. Gostei!!
Napoleão : Abdique do trono e me de Portugal
Dom João : Falou parça toma aí que eu vou governar meio continente do outro lado do oceano .
Stonks〽️
Gustavo Soares as colónias espanholas tiveram uma viragem totalmente diferente!
não tiveram os reis nem os príncipes
os exércitos de Napoleão devastaram os países da Europa incluindo Portugal
na Espanha, Napoleão colou um irmão seu no trono, e prenderam o rei espanhol, e a Espanha tornou-se país vassalo da França
li em publicações que os países que lutavam contra a França, temendo que a França ao "apanhar" a Espanha também apanhasse
as suas colónias da América do Sul e se tornasse ainda mais poderosa, decidiram que seriam de fomentar a revolução nessas
colónias e a rápida independência das mesmas, daí que apoiassem os vários líderes das juntas
Para não serem presos pelos exércitos de Napoleão D. João VI e toda a corte, com os instrumentos da governação, juízes, conselheiros,
eclesiásticos, nobres, comerciantes, professores, médicos, artistas, profissionais da marinha, ao todo entre 10.000 a 15.000 pessoas, embarcaram em 1808 para o Brasil em 32 navios, numa epopeia única na história, levando consigo o dinheiro de Portugal e muitos tesouros, como a biblioteca real que aí ficou e permitiu constituir a biblioteca nacional a maior da América latina,
a partir daí no Rio de Janeiro, a corte começou a governar o Brasil, Portugal, e as outras colónias, ilhas, Angola, Moçambique, Guiné, territórios da Àsia... Depois de D. João VI, D. Pedro I coroou-se imperador do Brasil, consolidou a independência, e deu a seu filho D. Pedro II os melhores tutores que o formaram para ser um grande governante
Em 1889, foram recambiados para Lisboa, num navio, para o exílio, e fechou-se um ciclo
No Brasil a população era mais coesa, portugueses, filhos, netos de portugueses, estavam muito ligados, com os ideais iluministas que tinha adquirido nas escolas do Brasil mas também em Coimbra para onde grande parte iam estudar,
e a miscigenação era muito importante visto os portugueses serem muito poucos
Por outro lado, D. Pedro I, bem como D. João VI conheceram a realidade do Brasil por dentro e depressa perceberam que a independência era a única saída frente ao movimento revolucionário que se tinha alastrado ao mundo, com as suas constituições liberais
colocaram o Brasil e Portugal do lado dos vencedores
@@marie3587 Mano?
@@marie3587 pra que??
Ainda retorna pra Tuga deixando o herdeiro com uma baita colonia
@@marie3587 você colocou o mesmo comentário duas vezes colega
Muito bom!
Brasil um milagre continental de uma única língua, muito fatores interessantes para este acontecimento!
Não falamos exatamente a mesma língua ou o mesmo português. Nossa variação linguística é a prova disso. Basta viajar do Sul ao Nordeste.
Dá um up aqui pra pedirmos um aumento pro ilustrador responsável pelas artes desse vídeo
P
Up !
Graças a Napoleâo Bonaparte o Brasil mante-se unido como pais. Tudo porque houve a Revoluçâo francesa. Esta historia muito interessante e esclarecedora. Gostei muito da explicaçâo cristalina desta sra professora e historiadora. ❤
Eu sou professor de história e o vídeo é bem representado e com boa narração. Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼
Cadê a nota? Kkkkk
Desculpa .Eu posso perguntar uma coisa ...da onde veio os índios do Brasil antes dos portugueses chegarem.
@@ingritsoares79 Pangea...
Da EurÁsia, durante a deriva dos continentes que separou o que conhecemos hoje como África, Ásia e Europa.
@@musictown4778 ata .obrigado 🙂
Legal! História de séculos resumida em menos de 15 minutos! Fácil de entender e ingerir! Valeu equipe brasileira da BBC!👍👍👍
Isso mostra que vc não entendeu rs.
Um trabalho genial!!!!!!!!!.
Aqui está a melhor abordagem da nossa independência. Porque o Brasil continuou um pais e a América espanhola se dividiu?
Foi explicado.
Eduardo Pinto conclusão se fosse pela vontade de alguns brasileiros o Brasil tinha-se desintegrado. Ao longo da história do Brasil os portugueses mantiveram um território unificado. Mesmo nos momentos mais críticos e pela mão de D. João Vl, pelo fato de ter deixado seu filho D. Pedro l à frente do Brasil, impediu que o Brasil se desintegrasse em pequenas repúblicas, da mesma forma que D. Pedro l ( independentemente da ação de José Bonifácio ou da imperatriz), deixou seu filho D. Pedro ll, e partiu para Portugal, garantindo assim a estabilidade da nação brasileira.
@@cesarmarinhosp1639 E D. Pedro II fez muito pela estabilidade do Brasil foi um grande estadista
mas as forças revolucionárias republicanas eram imparáveis e estavam operacionais em grande parte do mundo
@ContraxZ 94 ah ah ah ! padeiros? esse golpe foi traiçoeiro!
votos de saúde para vocês todos
A América Espanhola deveria ter Argentina , Uruguay , Paraguay , Peru , Bolívia , Chile , Grã - Colômbia (colômbia,equador,venezuela,panamá) Costa Rica e México , era só pra ser esses países.
Que maravilha de aula de história... Aos 64 anos me senti no ensino médio, assistindo uma aula que nunca era dada com essa profundidade... e olha que tem muito mais a se falar! Parabéns pela produção desse vídeo!!!
Portugal é uma Mãe porque em extensão territorial hoje Portugal é menor que o estado de Minas Gerais!e olha o tamanho do Brasil um País continente!🇧🇷🇵🇹
Portugal não é só a parte terrestre. Se verificar o tamanho de Portugal continental e ilhas mais a zona marítima, vai ver que é o maior pais da Europa e um dos maiores do mundo. ;)
E se tudo correr bem, daqui a uns tempos ainda vai ficar maior.
Portugal é menor que Santa Catarina.
Minas Gerais é quase 6 vezes e meia maior que Portugal. Só pra você ter uma ideia, na Europa inteira, só há dois países maiores que Minas Gerais: Ucrânia e Rússia, e mesmo a Ucrânia é apenas em torno de 3% maior que Minas Gerais. Só pra ter uma idéia, a França, que é o terceiro maior pais europeu, é 5% menor que Minas Gerais.
Como disseram, Portugal é menor que Santa Catarina. Só o Paraná tem mais que o dobro do tamanho de Portugal, hehehe.
O Brasil é enorme.
Minas Gerais e do tamanho da Alemanha Já Portugal e qse do tamanho de Santa Catarina.
@@carlosalbertopolegatepoleg4795 Carlos, Minas Gerais é muito maior que a Alemanha. A Alemanha tem apenas 60% do tamanho de Minas Gerais e é quase do mesmo tamanho de Mato Grosso do Sul, que é um estado bem menor (em torno de 357K km², enquanto Minas tem em torno de 587K km²).
Minas Gerais tem o tamanho aproximado da França metropolitana (sem os territórios de além mar) que tem aproximadamente 97% do tamanho de Minas Gerais.
Belíssima apresentação, com extrema sensibilidade artística e total domínio da narrativa... formando uma obra prima. Parabéns!
Excelente! Queremos mais vídeos sobre a América Latina.
Up
muito bom a dinâmica do conhecimento.
Up
Up
Up
Amo história,amei essa aula magnífica,e mais um conhecimento da nosso continente Sul americano ,como o Brasil se manteve unido enquanto os da coroa espanhola fragmentou
Muito bom! Os portugueses sempre se misturaram mais com os locais, contrariamente a outras potências coloniais. O problema é que sempre foram poucos.
Exato com eles nunca teve o puritanismo dos anglo-saxões e semelhantes, os eua por exemplo nasceram de uma divisão que deu origem as 13 colônias sobre o manto de povo eleito não quiseram a autoridade do rei e isso se reflete ate hoje na sociedade, um bom exemplo são as questões raciais
Poucos não rsrs.
Brasileiros em geral são em grande parte descendentes de portugueses vindos nos séculos XVI-XVIII.
Curiosidade:
Se for feito o sequenciamento do genoma de qualquer brasileiro, seja do Norte ou do Sul, em grande parte o que encontramos é sangue português, até mesmo na população negra do Brasil, mais de 50% do DNA é português.
Às custas de uma "mistura" pacífica ou de muita violência contra nossos povos originários e negros? Acredito ser uma narrativa colonizadora essa de que foram mais "bonzinhos" do que outros... Essa ferida está aberta e sangra até hoje. Admitir e olhar para essa violência que nos constituiu é fundamental para entender o Brasil.
@@alemartinsdosreis Houve milhares de guerras e injustiças para chegar ao que somos hoje. A história não é feita de pessoas perfeitas e de príncipes encantados. Até nos contos de fadas tem uma história macabra por trás, que infelizmente, é a história *original.*
Não podemos julgar o passado com o pensamento que temos hoje, chama-se contexto histórico. Naquela época, todo mundo era racista. Os próprios negros *alforriados* compravam outros negros aqui no Brasil...
@@alemartinsdosreis Não teve nada a ver com "bonzinhos" ou "mauzinhos" até porque a história do mundo é feita de guerras e extermínios. Se todos os povos continuarem com essas feridas permanentemente abertas será impossível a coabitação. Veja por exemplo o caso da colonização espanhola.
Até hoje na própria Espanha ainda tem movimentos separatistas como o da Catalunha.
A Espanha sempre foi muito dividida.
Exatamente, essa questão é bem antiga. O Estado Espanhol em sua formação na vdd foi a união de vários Reinos que já existiam na época, como o da Catalunha, Bilbao(parte dos países baixos), Valencia e etc. Ou seja, A Espanha nunca foi “Espanha” e nunca teve uma identidade nacional forte e consolidada, por isso existem muitos movimentos separatistas como o da Catalunha e Bilbao, casos mais emblemáticos.
Bem lembrado.
já Portugal é o país da Europa com as fronteiras mais antigaa. 800 anos sem mudar nada!
essa é mesmo a questão e resume tudo.. é o legado lusitano !
@@etnyklace minha for disso tudo é que a Inglaterra que poderia ter colonizado o Brasil , assim nos dias de hj não precisava nós aprender inglês 😭😭😭
Se o Brasil Flosse de origem espanhola e nao portuguesa,hoje nao haveria brasil.haveriam muitos paises.
Que bom que não foi assim... ainda que muitos 'estados' viraram países por um tempo e depois voltaram à união
Não seríamos diferentes do resto . O termo depreciativo " latino" jamais poderia ser contestado . Somos lusoamericanos , bem melhor que latinos , um nominho que nos agrupa numa ninhada , não num grupo de nações .
@@robertoprimordial2633 mas estamos na América Latina (que agrupa as línguas provenientes do latim) e não considero o termo depreciativo. Tens razão quando fala que somos lusoamericanos também (mas isso quando se refere à origem de muita de nossa gente). Se formos agrupados em grupo de nações não seria apenas Portugal e Brasil. Aqui temos Europeus, Asiáticos e Africanos. Somos miscigenados.
@@fernandoprg9339 disso já sei . Me refiro ao motivo ruim . Não uso latino , nem divido a América
@@robertoprimordial2633 o que vc quer dizer no sentido ruim de 'latino' é como os norte americanos e alguns europeus consideram os daqui. 'latino' é pra alguns deles como os 'chicanos' do México. Entendi. o pré-conceito infelizmente existe. Não me sinto diminuído por ser 'latino' e também não estou dividindo a América. é apenas mais uma maneira de chamar uma região (e isso não é errado). Até na europa fazem isso.
O Brasi eh um exemplo raro de união .Os brasileiro sentem-se unidos apesar de sermos um continente com variedades regionais.O futebol,a copa do mundo eh eh exemplo da nossa irmandade.Falamos a mesma língua,somos um só povo!
O melhor PAIS do mundo. Só somos mal adiministrado ..
Não sei da onde, visão bem ingenua essa, o Brasil de Norte a sul muda tanto cuturalmente eh como se fossem paises diferentes. Eh so ver como o povo vota nas eleições por exemplo pra perceber como os pensamentos diferem. E depois so acredita q o Brasil eh o melhor pais do mundo quem nunca conheceu nada fora dele. Nem nossas praias são as melhores do mundo. A única coisa q posso dizer que eh melhor aqui eh a comida e isso eh porque crescemos acostumada com ela, pra um indiano nem isso seria bom. Se doeu desculpa, mas eh a realidade
@@EMB1199 Realidade pra ti.
Enfim..., gosto não se discute.
Eu conheci, e é o povo que faz um país,e infinitamente o povo brasileiro faz o Brasil ser superior a varios países.
@@JM-io1jl superior a alguns países, sim, nunca falei q era o pior, mas o melhor, não.
Eu acho que só uma razão que une o Brasil. A língua portuguesa
VÍDEO INCRÍVEL! Parabéns!
Sou português e por cá conhecemos muito pouco a história do Brasil após a independência 💚💛
DEVOLVA O NOSSO OURO!
Aqui o estudo sobre a história de Portugal tb acaba com a independência, mas gostaria mt de estudar sobre a ditadura e tudo mais... Abraços do Brasil 💚💛💙
@@errocrin5488Os ignorantes estão por toda a parte e você faz parte desse grupo kkkkkkkk
@@sandrapinho4782 Pelo o contrário, você que faz parte desse grupo
Aqui também muito pouco se fala de Portugal após a independência. Mas penso que há um carinho especial e respeito recíproco em decorrência de nossos laços e passado em comum, que refletem no que somos hoje, e isso vale para ambos os países.
Vídeo incrível, sério! Agora preciso falar sobre essa animação que é um bálsamo do design e a apresentadora que arrasa demais!! 👏👏👏👏👏
Muito bom
A história do Brasil é riquíssima
Pena que é pouco valorizada por nós brasileiros
nossa história foi ocultada pela república, não tem como valorizar o que não se conhece.
@@johnysantos4415 Perfeito! É exatamente isso!
Vamos mudar isso!
@@johnysantos4415 vdd ...
@@johnysantos4415 Se fosse um país em que seu povo vivesse com dignidade e não passando necessidades penso que seria diferente.
Foi a melhor explicação que ouvi até hoje.Parabens
Camilla (?), fiquei com um gostinho de "quero mais"!!! Parabéns pela reportagem.
O que mais me impressionou nesse vídeo, foram as ilustrações! Os responsáveis por essas animações estão de parabéns! É sem dúvidas uma das melhores que eu já vi!! 👏👏👏👏
"A minha área (Brasil) é tudo que eu tenho...
A minha vida é aqui
Eu não preciso sair.
É muito fácil, fugir mas eu não vou..."
Fugir e entrar também. Kkk
Alou racionais tb é cultura
Formula mágica da Paz racionais! Ai sim👏
kkkkk oh meu Deus.
Não é fácil sair do país...
Caramba, que explicação. Em 15 minutos, deu pra saber quase toda a história. Parabéns e obrigado.
Tenho uma dúvida: como seria o nome dos país espanhol se tiverssem ficado unificado igual Brasil???
Eu amo o Brasil, nunca tive vontade de morar em outro pais, tenho desejo de conhecer todo o Brasil, isso seria muito bom.
Você é de onde?
Somos duas! Viajaria pra fora só pra turistar e mesmo tendo problemas aqui no Brasil, não sairia daqui
@@geovannateixeira757 Eu nunca vou sair dessa terra 🇧🇷 ♥️
Quando ganha na loteria: PHODASE BRASIL! LETS GO TO DISNEY!
É importante esse contato com outras culturas, ate para contribuir com a eliminacao desse complexo de vira lata que o brasileiro tem. O Brasil é disparado o melhor pais do mundo. A nossa origem é na elite do empreendedorismo, e a nossa cultura, linguistica, musical, social, é rica e admirada. Eu também tenho muito orgulho de ser brasileiro.
11:06 "mas ai teria que fazer outro vídeo"
Então faça, quero ele na minha mesa esse mês ainda!
Parabéns ficou excelente!
Tb quero
Simmm!!
Valeu, Minato, Daniel e Felipe! Muito bom saber que vocês acharam o vídeo tão bom que querem mais
@@BBCNewsBrasil até porque a história das colônias hispânicas sempre foi pouco mencionada para os brasileiros.
Que edição, mds, só fico imaginando o trabalho.
Sempre amei história e tds quantas posso ver faço c atenção ..justamente quando se tem incrível ilustração.
Copiaram da versão International
Os espanhóis nunca tiveram unidade. Até hoje são separatistas, por eles seriam 4 países: Galícia, Catalunha, Bascos e o sudoeste que seria a Espanha.
Uma vez estava no Peru e havia um rapaz a quem perguntei se era espanhol e ele respondeu bravo:
- No, Yo soy basco!
Eu até fiquei sem graça.
Obrigado pelo seu comentário. Não sabia disso. Eu estudei espanhol e o professor comentava sobre os dialetos na Espanha.
Kkkk🤣
Ele torce pro vasco 😂