É uma historia delicada. Muito triste esse turismo de uma destruição, essa mulher foi resiliente e conseguiu superar essa tragédia toda. Mas ainda assim é impactante ver uma cidade inteira assim devastada por uma coisa invisível
Esse "turismo de uma destruição" ajuda a Economia local a quem sabe se recuperar antes do tempo e obter recursos, além de ajudar as pessoas a aprenderem com os erros alheios. É triste, mas jamais uma história tão significativa deve ser esquecida, não é tão diferente das produções de filmes ou da nossa curiosidade em ver uma cena de crime ou acidente na rua. Ter uma experiência intimista com um fato e aprender nunca é demais.
@@Fred.Oliveira é aí q entra a questão das políticas públicas. Se existem pessoas que fazem isso, é pq infelizmente tem quem compre. Igual os vendedores ambulantes nos ônibus, metrô, etc. aqui no Brasil. Se o poder público intervisse na criação de políticas públicas, evitaria muitos transtornos.
Eu imagino o quanto foi difícil para os moradores saírem de suas casas, aqui em Goiânia teve o acidente com Césio 137 e foi um desastre radiológico terrível
Na época do acidente eu tinha 6 anos, e morava mais longe, em Ljubljana. Naquele momento eu não fiquei sabendo do acidente, só lembro, porquê meus pais enviaram eu e meu irmão para a casa dos meus avós que viviam no interior, mais ao sul. Hoje eu sei, que o governo da Iugoslávia recomendou que as crianças fossem enviadas para sul por precaução porque os ventos da Ucrânia subiam para a Escandinávia então ficariamos seguros no sul. No entanto, não houve causas de contaminação de radiação no nosso país... Só que muito agricultor, como meu pai, teve que jogar safras inteiras no lixo...
@@Andrea-ci2cb Sou casado com uma brasileira há 9 anos. Vivo com ela aqui em São Paulo, ela era minha professora de português. Porém agora vamos morar de volta na Eslovénia até que as coisas melhorem.
Cientistas da área relataram que a série descreveu sem exageros os efeitos causados pela radiação. Ver aquela pele da pessoa toda mole, os olhos quase caindo...Meu Deus, não dá nem pra imaginar muito triste.
O cérebro não esquecer, ele apenas usam o espaço, a nossa mente fuciona a base de emoções e necessidades. Então como uma máquina, quando e realmente necessário você consegue acessar memorias antigas, as mais rápidas, são as atuais, eventualmentes usadas diárias, gravadas como para fazer repetição constante, e procurando por meio de hábitos, daí gera os vícios as vezes tão difíceis de se libertar, o cérebro gravou como resposta, quando você pensar em algo, não importa se agora parece errado, antes não era, ele visa atender a demando do corpo e mente, com repostas as vezes pre-gravadas. Quando as memórias caiem em desuso vão para subconsciente, ele nós não temos controle, somente o cérebro de forma independente consegue reaver de novo. Não temos controle, nossa mente nunca esquece, ela guarda as memórias, dos sentidos sensoriais. E ativada quando o corpo entender que nescessário para a sobrevivência, claro em estado emocional estável, racional. A também ativa memória por meio de conexões, imagens, áudios coisas que acabam, lembrando o cérebro de já te visto algo semelhante, associação, comparação ativa as memórias. Emoções. Então de fato você não esquece, tudo que você ver, ouver, seu corpo e mente grava, só que, por você não dá atenção, constante ele acabar guardando, arquivando. Como um computador, cartão de memória, câmera, gravador. Tudo isso e nosso cérebro, cabeça e mente
Eu lembro de coisas de quando eu tinha 3 anos. Coisas como o meu primeiro dia de aula no jardim de infância, o nome das minhas professoras, a bicicleta da minha mãe que caiu em cima da minha perna e formou uma cicatriz, entre muitas outras coisas. Não sei se é normal, mas quanto mais eu forço, mais as memórias vêm. E olhe que já tem mais de 25 anos! Claro que não dá pra lembrar tudo, mas tenho uma boa cronologia dos acontecimentos da minha vida desde minha infância.
Meu antigo chefe foi um dos evacuados por causa desse desastre. Só que no caso ele era da Bielorrússia que também foi afetada pois a usina fica perto da fronteira.
Não tem nada a ver esse filme mostra a mulher que descobriu a radioatividade mais não tem nada a ver com Chernobyl o filme se passa mais no inicio do seculo XX se quer realmente saber assista Chernobyl no hbo go ou Max dependendo de que dia vc lê que conta tudo sobre o acontecimento
Estive em Pripyat no comeco desse ano, e senti uma energia pesadissima, vi roupas e pertences das pessoas por vezes intactos, ate pratos na mesa ... foi uma mistura de sensacoes, fora o medo que me dava a noite do alojamento ...
Imagino que deva ser bizarro estar lá, você vê pertences intactos e meio que você volta no tempo e imagina a vida como era ali e você volta pro presente de novo e percebe que as pessoas que viviam naquele local não vivem mais ali. Ou conseguiram evacuar e sobreviveram ou infelizmente....né?
Creio que algum dia essa cidade retornará a ser o que era! O interessante é ver como a vegetação tomou conta da cidade, o que geralmente é o contrário. Tenho um vídeo no canal mostrando como o desmatamento mudou nosso mundo, em uma timelapse de 36 anos. Dêem uma passada lá, boa semana a todos!
Não irá voltar tão cedo, é mais fácil daqui há umas 50 gerações que voltar e olhe lá talvez nem isso. Aonde está o acidente jamais sairá a radioatividade.
@@gustavocouto1352 Na verdade só precisa esperar milhares de anos, o que crescer lá ainda será comestível, coisas que sofreram ação de radiação não espalham radiação para outras coisas, radiação não é que nem uma doença, tanto é que existe conservação de alimentos por radiação
Thanks for the good movie. I have been to the Chernobyl exclusion zone more than 800 times. This is not only my job, but also a hobby. I will be happy to talk with those who are interested in this topic or organize a tour there
0:32 Essa imagem do prédio com a roda gigante ao fundo me lembra uma fase difícil do Call of Dutty 4 aquele q a tela inicial do game é verde,pensa numa fase difícil pqp uma das mais difícil q joguei em game e nunca passei inclusive rsrs.sdds.....mds e olhando do 1:07 Até 1:15 faz lembra mesmo será q aquele mapa é referente a esse caso??fiquei curioso rsrs....enfim sdds Call Of Dutty
Eu acredito que seja, pq como o cod 4 se passa na russia também talvez seja, se não me engano tem partes do mapa que quando tu chega perto faz barulho um aparelho pra medir a radiação
@@luizrodriguez355 kssksksk é facinho, pesquisa um vídeo no yt dessa fase pra ter uma noção de como é... Eu só consegui a conquista lá daque missão especial no avião de resgate pq eu vi um vídeo pra ter a noção de como fazer ela no veterano em menos de 50 seg kkkkk
Como um documentário entrou na cidade sem as proteções necessárias? Pois falam que a cidade terá que ficar no mínimo uns 1mil anos para talvez não ter problemas a vida no local .
Os elementos químicos sejam naturais ou artificiais possuem o que chamamos de tempo de meia-vida ou semidesintegração que corresponde ao tempo necessário para reduzir pela metade a concentração dos átomos radioativos. O césio -137 tem tempo de meia-vida de aproximadamente 30 anos, o Rádio 126 tem meia vida de milhares de anos, e o Urânio 235 de mais de 4 bilhões de anos. Outros possuem tempo de meia-vida de apenas alguns dias, horas ou segundos.
Quem visita Pripyat e a central nuclear não sabe o mal que está fazendo para a própria saúde. Deveria ser proibido visitar. Os níveis de radiação são ainda muito altos para o ser humano.
Por que "enterrar"? Não faz sentido já que é um fato histórico. A a história ficou mais em alta desde a série da HBO e do novo sarcófago do acidente em 2019. Foi um vídeo muito intuitivo e informativo.
Incrível ela lembrar de coisas quando tinha 4 anos. Meu sobrinho de 14 anos não lembra nem da casa que ele morou 5 anos atrás. Aliás ele não lembra nem do avô dele que faleceu dois anos atrás. O motivo? O dia inteiro grudado na tela de um celular apagou as lembranças dele. Acho que isso é o motivo.
É uma história muito triste, deve ser sido realmente bem emocionante para esta jovem senhora retornar à casa onde vivia. Mas, até onde sei, a casa não era da família, era do Estado que determinava onde a pessoa iria viver. Aliás o mais triste deste episódio foi a forma como o Estado soviético tratou o caso, mais preocupado com a imagem para o mundo do que com os seus próprios cidadãos. Lamentável…
Muitas vidas foram perdidas por causa da falta de responsabilidade da pessoa que tomava conta da usina assim como dos governantes, muitas vidas poderiam ser salvas se tivessem tomado cuidados com essas pessoas, sabemos do perigo de uma usina nuclear pode causar. Irá demorar muito tempo ainda para que Pripyat possa ser habitável novamente, e Pripyat está longe de ser habitável, cerca de 20.000.
Recomendo uma série falando da tragédia de Chernobly da HBO. Foi uma das melhores séries que vi na vida, nela mostra que o acidente foi causado não por um, mas várias coincidências que culminaram na explosão, não é algo simples de prevenir, achava-se na época que não havia nada de errado no modelo de engenharia da usina, e em parte estavam certos, foi uma escala de erros e azares que gerou isso.
Essa área que eles estão não está contaminada? Retirei esse trecho de uma matéria sobre a cidade onde essa mulher e seu primo estão. "Hoje, a área que compreende a cidade e a usina é chamada de “zona de exclusão”, um lugar tão radioativo que não pode ser habitado." Esse acidente atingiu uma área de 500 quilômetros.
Não pode ser habitado, mas as pessoas podem visitar/ turismo, desde que estejam acompanhadas por guias qualificados que sabem onde podem ir e têm uns aparelhos q sempre estão medindo a radiação do local. Sem os guias é impossível entrar lá, tem muita segurança, guardas.
eu não entendi ainda...outra reportagem disse que so daqui 150 anos poderia ir um ser vivo lá , e essa mulher volta somente 35 anos depois? alguem me tira essa dúvida?
No Brasil teve acidente radiológico e adivinha não foi com usinas. Usinas hoje são seguras e eficiente a ponto de serem usada até em submarino. Claro que com todo sistemas de segurança ainda há riscos.
Eu acho perigoso fazer turismo numa cidade contaminada. Já me disseram,eu não sei se é verdade se criar lodos no lugar ou vegetação é porque o lugar está livre de contaminação. Deveriam fazer vídeos explicando isso direito.
Impressionante como as pessoas conseguem fazer turismo de um desastre como este, estão vendendo a dor de muitas pessoas que alí viveram, muitos adoeceram e morreram, estamos falando do maior desastre nuclear que o mundo presenciou, pior são as pessoas que compram estas "lembranças", eu lí o livro da escritora Svetlana Aleksiévitch "Vozes de Chernóbil", um livro impressionante que nos premde do início ao fim, muito triste, mas necessário para entendermos e sentirmos o que aquelas pessoas sentiram, temos que ter empatia pela História daquelas pessoas, lamentável o turismo que fazem sobre histórias tão tristes.
@@lorenabernardo1768 Dizem que o 11 de Setembro foi falso e tudo foi olograma e a nova ordem mundial usou explosivos pra causar o caos. Sim existe pessoas burras assim KKKKKKKKKKKK
eu iria tranquilim, conhecer de perto essa história ao msm tempo trajédia, e to nem ai pra radiação não iria ser exposto o suficiente para "crescer um terceiro braço" kkkkk
@@Ferreira_404 a radiação n te mata de uma vez, é com o tempo e não tem cura, então até quando eu puder evitar quero distância do sarcófago, não quero nem anemia muito menos um 3° braço
É uma historia delicada. Muito triste esse turismo de uma destruição, essa mulher foi resiliente e conseguiu superar essa tragédia toda. Mas ainda assim é impactante ver uma cidade inteira assim devastada por uma coisa invisível
Esse "turismo de uma destruição" ajuda a Economia local a quem sabe se recuperar antes do tempo e obter recursos, além de ajudar as pessoas a aprenderem com os erros alheios. É triste, mas jamais uma história tão significativa deve ser esquecida, não é tão diferente das produções de filmes ou da nossa curiosidade em ver uma cena de crime ou acidente na rua. Ter uma experiência intimista com um fato e aprender nunca é demais.
Muito profundo seu comentário. Impactado
Não vejo nada de errado você querer visitar o local destruído, uma tragédia.
@@ArielCaique vc acredita q tem pessoas que acham q podem levar objetos radioativos? E pior pra vender
@@Fred.Oliveira é aí q entra a questão das políticas públicas. Se existem pessoas que fazem isso, é pq infelizmente tem quem compre. Igual os vendedores ambulantes nos ônibus, metrô, etc. aqui no Brasil. Se o poder público intervisse na criação de políticas públicas, evitaria muitos transtornos.
Que essas tragédias fiquem no passado e nunca mais se repitam, horrível desastre
É isso é o preço do progresso em alguns setores
Já aconteceu denovo
Aconteceu de novo em 2011 o acidente nuclear de Fukushima após a tsunami no Japão
@@emersonluis7 sim
Smp vai acontecer
A tristeza é bem maior do que possamos entender com os relatos. Muito triste
Q fofa, mas que triste a historia da região...
Parabéns você é a pessoa n° 172 que usa a mesma foto de perfil que a minha... A música é foda né?
@@rafaelramalho8673 😂, troquei uns 3 meses.
@@rafaelramalho8673 como eu acho essa foto?
@@ADRIEL-mb1ef Conspiracy Theory, é uma música, tira print que vc pega a foto, e a música é foda tbm
@@rafaelramalho8673 ou pesquisa no Google, imagine anônima.
Algo assim...
Fico imaginando como essa mulher está agora em Kiev em meio à guerra
Vdd
Assistindo em 25fev2024. Infelizmente tem mais cidades da Ucrânia neste estado depois de 2 anos de guerra contra a Rússia.
Eu imagino o quanto foi difícil para os moradores saírem de suas casas, aqui em Goiânia teve o acidente com Césio 137 e foi um desastre radiológico terrível
La pra poder morar lá de novo demoraria 243 mil anos + 20 mil anos
Na época do acidente eu tinha 6 anos, e morava mais longe, em Ljubljana. Naquele momento eu não fiquei sabendo do acidente, só lembro, porquê meus pais enviaram eu e meu irmão para a casa dos meus avós que viviam no interior, mais ao sul. Hoje eu sei, que o governo da Iugoslávia recomendou que as crianças fossem enviadas para sul por precaução porque os ventos da Ucrânia subiam para a Escandinávia então ficariamos seguros no sul.
No entanto, não houve causas de contaminação de radiação no nosso país... Só que muito agricultor, como meu pai, teve que jogar safras inteiras no lixo...
Caramba, mano que história em!. Imagino viver numa época dessas, demais.
, você é brasileiro? Escreve tão bem o português. Por que viveu fora do Brasil?? 😬 Desculpa a curiosidade
@@Andrea-ci2cb Sou casado com uma brasileira há 9 anos. Vivo com ela aqui em São Paulo, ela era minha professora de português. Porém agora vamos morar de volta na Eslovénia até que as coisas melhorem.
@@marlenobohn3889 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@marlenobohn3889 Obrigada!! Legal. Boa Sorte!!
Eu vi a série, CHERNOBYL. Foi impactante ver todos aqueles corpos serem selados depois de cruéis sofrimentos.
Cientistas da área relataram que a série descreveu sem exageros os efeitos causados pela radiação. Ver aquela pele da pessoa toda mole, os olhos quase caindo...Meu Deus, não dá nem pra imaginar muito triste.
@@empreendorismoeatualidades9666 os bombeiros se FODERAM coitados
Onde tem essa serie?
@@adry164 Eu assisti no superflix kkk pirata
@@adry164 HBO ou Torrent 🤷🏾♂️
Parabéns a ela por ter conseguido dar a volta por cima no aspecto emocional e ter se tornado uma pessoa mais forte.
Interessante, a pessoa aos 4 anos de idade, lembrar a onde morava. Como vivia, a mente humana não se esquece das lembranças, sejam ela boas ou ruins.
Eu esqueço fácil mas tenho uma lembrança ruim que queria esquecer
.....
O cérebro não esquecer, ele apenas usam o espaço, a nossa mente fuciona a base de emoções e necessidades. Então como uma máquina, quando e realmente necessário você consegue acessar memorias antigas, as mais rápidas, são as atuais, eventualmentes usadas diárias, gravadas como para fazer repetição constante, e procurando por meio de hábitos, daí gera os vícios as vezes tão difíceis de se libertar, o cérebro gravou como resposta, quando você pensar em algo, não importa se agora parece errado, antes não era, ele visa atender a demando do corpo e mente, com repostas as vezes pre-gravadas.
Quando as memórias caiem em desuso vão para subconsciente, ele nós não temos controle, somente o cérebro de forma independente consegue reaver de novo. Não temos controle, nossa mente nunca esquece, ela guarda as memórias, dos sentidos sensoriais. E ativada quando o corpo entender que nescessário para a sobrevivência, claro em estado emocional estável, racional.
A também ativa memória por meio de conexões, imagens, áudios coisas que acabam, lembrando o cérebro de já te visto algo semelhante, associação, comparação ativa as memórias. Emoções. Então de fato você não esquece, tudo que você ver, ouver, seu corpo e mente grava, só que, por você não dá atenção, constante ele acabar guardando, arquivando. Como um computador, cartão de memória, câmera, gravador. Tudo isso e nosso cérebro, cabeça e mente
Eu não lembro de quase nada da minha infância.
Eu lembro de coisas de quando eu tinha 3 anos.
Coisas como o meu primeiro dia de aula no jardim de infância, o nome das minhas professoras, a bicicleta da minha mãe que caiu em cima da minha perna e formou uma cicatriz, entre muitas outras coisas.
Não sei se é normal, mas quanto mais eu forço, mais as memórias vêm. E olhe que já tem mais de 25 anos!
Claro que não dá pra lembrar tudo, mas tenho uma boa cronologia dos acontecimentos da minha vida desde minha infância.
@@mommodearaque123 e normal, significa que sua mente tá envelhecendo bem.
Meu antigo chefe foi um dos evacuados por causa desse desastre. Só que no caso ele era da Bielorrússia que também foi afetada pois a usina fica perto da fronteira.
a animaçao dela quando encontra a sua casa é incrivel. Pena que isso tudo aconteceu e espero que nao aconteça de novo.
Recomendo "Radioactive" da Netflix. No filme há uma pequena amostra de encenação desse desastre
A mini série Chernobyl mostra tudo.
Radioactive mostra a tragetoria da mulher que descobriu a radioatividade e o rádio. Muito bom. Grande mulher na ciência.
Não tem nada a ver esse filme mostra a mulher que descobriu a radioatividade mais não tem nada a ver com Chernobyl o filme se passa mais no inicio do seculo XX se quer realmente saber assista Chernobyl no hbo go ou Max dependendo de que dia vc lê que conta tudo sobre o acontecimento
@@suzuni9971 é como eu disse "há uma pequena amostra"
A mulher foi para Kiev fugindo de uma onda de radiação e agora tem que fugir de uma guerra imagina oque ela tá pensando agora
Estive em Pripyat no comeco desse ano, e senti uma energia pesadissima, vi roupas e pertences das pessoas por vezes intactos, ate pratos na mesa ... foi uma mistura de sensacoes, fora o medo que me dava a noite do alojamento ...
Caraca mn, Conta mais
Imagino que deva ser bizarro estar lá, você vê pertences intactos e meio que você volta no tempo e imagina a vida como era ali e você volta pro presente de novo e percebe que as pessoas que viviam naquele local não vivem mais ali. Ou conseguiram evacuar e sobreviveram ou infelizmente....né?
Muito macabro vender "lembrancinhas" elucidando uma tragédia dessas.
De facto!
@Edilson Júnior fato
Se não quer , é só não comprar ? ... Oque vc sugere para as pessoas de lá viveram ? 🤦
@@rafaelsuman6600 Nossa não sabia que era a Única fonte de renda de Pypiaty. Da Ucrânia 😂
Mas,é a única fonte de renda delas.
As matérias da BBC sempre são incríveis 🔥
Creio que algum dia essa cidade retornará a ser o que era!
O interessante é ver como a vegetação tomou conta da cidade, o que geralmente é o contrário. Tenho um vídeo no canal mostrando como o desmatamento mudou nosso mundo, em uma timelapse de 36 anos. Dêem uma passada lá, boa semana a todos!
Interessante
se nós desaparecessemos da Terra, tudo voltaria a ser verde
Essa cidade será fantasma boas mínimos mil anos, e depois ninguém poderá comer o que nascer da terra.
Não irá voltar tão cedo, é mais fácil daqui há umas 50 gerações que voltar e olhe lá talvez nem isso. Aonde está o acidente jamais sairá a radioatividade.
@@gustavocouto1352 Na verdade só precisa esperar milhares de anos, o que crescer lá ainda será comestível, coisas que sofreram ação de radiação não espalham radiação para outras coisas, radiação não é que nem uma doença, tanto é que existe conservação de alimentos por radiação
Incrivel e triste ao mesmo tempo.
Muito triste , sem palavras desejo que essas pessoas sobrevivente desse terrível acidente tenha um pouco de felicidades
Thanks for the good movie. I have been to the Chernobyl exclusion zone more than 800 times. This is not only my job, but also a hobby. I will be happy to talk with those who are interested in this topic or organize a tour there
Sem esquecer os liquidadores, aos bombeiros, a todos os anônimos e ao Legasov que deram a vida no combate aos danos do acidente.
Em 2005, a Onu estimou em 4000 as mortes causadas pelo acidente. Isso dá um ou dois dias das vítimas de covid pelo Brasil nos últimos dias. 😔
Exatamente, a tragédia humanitária que estamos vivendo...
Agora com o cpf vai diminuir
@@sarahsarita0 aqui não, bolsominion
@@Zolty.g Não sou nada, medrosinho. Só falo a vdd
@@sarahsarita0 🐂
gente! ela é mt simpatica e fofa! historia dificil!
Você não deve desistir nunca
Lembro que eu era criança quando aconteceu essa tragédia. Espero que nunca mas se repita em lugar nenhum do mundo.
0:32 Essa imagem do prédio com a roda gigante ao fundo me lembra uma fase difícil do Call of Dutty 4 aquele q a tela inicial do game é verde,pensa numa fase difícil pqp uma das mais difícil q joguei em game e nunca passei inclusive rsrs.sdds.....mds e olhando do 1:07 Até 1:15 faz lembra mesmo será q aquele mapa é referente a esse caso??fiquei curioso rsrs....enfim sdds Call Of Dutty
Aee krl finalmente achei alguém que pensou a mesma coisa que eu
Eu acredito que seja, pq como o cod 4 se passa na russia também talvez seja, se não me engano tem partes do mapa que quando tu chega perto faz barulho um aparelho pra medir a radiação
@@Mateus_Crazy é nos eu nunca passei dessa fase até hj kkkkkkkkkk 💪
@@luizrodriguez355 kssksksk é facinho, pesquisa um vídeo no yt dessa fase pra ter uma noção de como é... Eu só consegui a conquista lá daque missão especial no avião de resgate pq eu vi um vídeo pra ter a noção de como fazer ela no veterano em menos de 50 seg kkkkk
Esse lugar foi usado em Cod4 e Stalker
Chernobyl , me lembrei da série quem assiste ? Muito bom
.
Conversei algumas horas atrás com uma amiga da Ucrania e outra da Serbia a respeito de Chernobyl, chego agora em casa e vejo esse vídeo...
Sera que a bbc tá ouvindo suas conversas? 😨😱😱😱
@@v.b.ruschel3489 Quem sabe né? Kkkk
E eu aqui reclamando do Brasil , perdão senhor Jeová 😔🙏.
Achei fofo ela ficando feliz ao encontrar sua casa
Dica de livro: Vozes de Tchérnobil, de Svetlana Alexijevich
Realmente e uma historia Real ms muito triste imagina para quem d vcs estava la
Muito triste o que acomtece
Como um documentário entrou na cidade sem as proteções necessárias? Pois falam que a cidade terá que ficar no mínimo uns 1mil anos para talvez não ter problemas a vida no local .
Os elementos químicos sejam naturais ou artificiais possuem o que chamamos de tempo de meia-vida ou semidesintegração que corresponde ao tempo necessário para reduzir pela metade a concentração dos átomos radioativos.
O césio -137 tem tempo de meia-vida de aproximadamente 30 anos, o Rádio 126 tem meia vida de milhares de anos, e o Urânio 235 de mais de 4 bilhões de anos.
Outros possuem tempo de meia-vida de apenas alguns dias, horas ou segundos.
Se não me engano é permitido entrar em Chernobyl por algumas poucas horas sem que isso cause danos ao corpo humano
É sempre bom voltar p casa.
Mas no caso dela....
Quem visita Pripyat e a central nuclear não sabe o mal que está fazendo para a própria saúde. Deveria ser proibido visitar. Os níveis de radiação são ainda muito altos para o ser humano.
Emocionante.
Não teria coragem de ir lá por conta da radiação mais e triste ver uma cidade dessa abandonada
Nossa vocês não enterram essa historia!! Que porre.
Por que "enterrar"? Não faz sentido já que é um fato histórico. A a história ficou mais em alta desde a série da HBO e do novo sarcófago do acidente em 2019. Foi um vídeo muito intuitivo e informativo.
O meu Deus que dó voltando pra casinha 😢😢😢
Curto! Queria ver mais do reencontro dela com a casa...
imagino q se fosse aqui alguns não iriam sair de suas casas negando as evidencias
Que horror, que macabro!
Brasil o país mais triste do mundo
@@Pauloito kkkk tenho absoluta certeza que os Brasileiros evacuariam,
Fale por vc, agr em tudo os brasileiros tem culpa toma no c*
1:06 quem jogou cod mw1 sabe que lugar é esse
Caraí so agora a casa caiu e o mesmo lugar eu kkkkk, era aquela missão que tinha que matar um veio não era ?
@@suzuni9971 sim kkkk o veio parecia o lula e ainda leva tiro de sniper no dedo kkkkk
Ela está alegre demais pra essa tragédia toda.
Incrível ela lembrar de coisas quando tinha 4 anos. Meu sobrinho de 14 anos não lembra nem da casa que ele morou 5 anos atrás. Aliás ele não lembra nem do avô dele que faleceu dois anos atrás. O motivo? O dia inteiro grudado na tela de um celular apagou as lembranças dele. Acho que isso é o motivo.
Não tem para onde fugir
Imagina isto no mundo inteiro para onde nós fuguriamos pense nisto
mais de 8mil de radiação e eles ali feliz da vida no lugar
É uma história muito triste, deve ser sido realmente bem emocionante para esta jovem senhora retornar à casa onde vivia.
Mas, até onde sei, a casa não era da família, era do Estado que determinava onde a pessoa iria viver. Aliás o mais triste deste episódio foi a forma como o Estado soviético tratou o caso, mais preocupado com a imagem para o mundo do que com os seus próprios cidadãos.
Lamentável…
Tenho o sonho de conhecer esse lugar
Entrega os teus caminhos ao Salvador. Busque a Ele e Ele te ajudará. Leia a Bíblia. Jesus ama você.
Que nada haver a venda desses itens! Muito emoção.
35 anos depois??! Essa moça parece ter menos de 35 anos!
Já eu acho que ela aparenta ter uns 40 anos.
Oxe 40 anos aqui no nordeste parece 60
Acho que é o frio, deixa as prega tudo no lugar.
Muitas vidas foram perdidas por causa da falta de responsabilidade da pessoa que tomava conta da usina assim como dos governantes, muitas vidas poderiam ser salvas se tivessem tomado cuidados com essas pessoas, sabemos do perigo de uma usina nuclear pode causar. Irá demorar muito tempo ainda para que Pripyat possa ser habitável novamente, e Pripyat está longe de ser habitável, cerca de 20.000.
Recomendo uma série falando da tragédia de Chernobly da HBO. Foi uma das melhores séries que vi na vida, nela mostra que o acidente foi causado não por um, mas várias coincidências que culminaram na explosão, não é algo simples de prevenir, achava-se na época que não havia nada de errado no modelo de engenharia da usina, e em parte estavam certos, foi uma escala de erros e azares que gerou isso.
Lembrança triste da minha adolescência.
Vídeo, muito intetessante!
A liberação da energia atômica mudou tudo, menos nossa maneira de pensar.
Albert Einstein
Essa área que eles estão não está contaminada? Retirei esse trecho de uma matéria sobre a cidade onde essa mulher e seu primo estão.
"Hoje, a área que compreende a cidade e a usina é chamada de “zona de exclusão”, um lugar tão radioativo que não pode ser habitado."
Esse acidente atingiu uma área de 500 quilômetros.
Tbem ouvi falar isso...
Não pode ser habitado, mas as pessoas podem visitar/ turismo, desde que estejam acompanhadas por guias qualificados que sabem onde podem ir e têm uns aparelhos q sempre estão medindo a radiação do local. Sem os guias é impossível entrar lá, tem muita segurança, guardas.
eu não entendi ainda...outra reportagem disse que so daqui 150 anos poderia ir um ser vivo lá , e essa mulher volta somente 35 anos depois? alguem me tira essa dúvida?
Muito triste esse desastre
Não tem que usar algo contra a radiação?
E muito triste e que um lugar triste muito perigoso , se tornou atração turística com lembrancinha. Isso e tosco
Será que foi muito difícil pra ela entrar em Chernobyl?mesmo antes da pandemia isso não é fácil
Mais a mulher n poderia encostar onde ela encosto dentro da casa
E hj a guerra.
Virou um paraíso natural melhor deixar como está
Hoje ninguém pode ir la novamente por causa da guerra
Ela nem lembra de nada ....
É triste e mais triste ainda q acidentes como esse podem acontecer a qualquer momento, principalmente aqui no Brasil q é cheio d usinas
Aqui no Brasil só uma usina não é?
@@GabrielRodrigues-in8cl São 2 mas o plano do governo é d terem mais 6 até 2030/50
@@yeyosilver7067 pqp
@@yeyosilver7067 não sei pra quê
No Brasil teve acidente radiológico e adivinha não foi com usinas. Usinas hoje são seguras e eficiente a ponto de serem usada até em submarino. Claro que com todo sistemas de segurança ainda há riscos.
Realmente é triste os visitantes ficarem comprando lembrancinhas e bla blá bla
Sonho em conhecer esse lugar
Que sorte ela teve de sobreviver...
A contaminação está pior sobretudo digital ....
Será que lá morreram mais de 400 mil como na pandemia no Brasil?
Triste.
Tragédias realizadas pela ganância e teimosia das pessoas em subestimar as coisas, ai no fim quem paga com a vida são as pessoas.
Eu acho perigoso fazer turismo numa cidade contaminada. Já me disseram,eu não sei se é verdade se criar lodos no lugar ou vegetação é porque o lugar está livre de contaminação. Deveriam fazer vídeos explicando isso direito.
Os óculos eram feitos de chumbo que ajuda a conter radiação .
Muito triste noss
Tudo pode acontecer quando não se tem conhecimento profundo de sistemas complexos como uma usina nuclear.
Ué mais não é perigoso ela visitar a casa dela sem usa proteção? Ela estava em Chernobyl, Chernobyl!!!
Eu não lembro nada com 4 anos
Os cara ainda vende lembrancinha KKKKKKK
Mais esses objetos são os mesmo da época do desastre?
sim pq nao é a força da bomba q o destruiu .. é o calor da bomba;;;; por isso q nao queimou
Pq autorizaram a visitação dele? Alguém sabe explicar?
A cidade é aberta a visitação!
Porque tem a área segura onde a radiação não afeta
Impressionante como as pessoas conseguem fazer turismo de um desastre como este, estão vendendo a dor de muitas pessoas que alí viveram, muitos adoeceram e morreram, estamos falando do maior desastre nuclear que o mundo presenciou, pior são as pessoas que compram estas "lembranças", eu lí o livro da escritora Svetlana Aleksiévitch "Vozes de Chernóbil", um livro impressionante que nos premde do início ao fim, muito triste, mas necessário para entendermos e sentirmos o que aquelas pessoas sentiram, temos que ter empatia pela História daquelas pessoas, lamentável o turismo que fazem sobre histórias tão tristes.
pq a ucrânia hj em dia é capitalista ai eles inventam várias formas de lucrar até msm com os turismos.
Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão fadados a repetí-lo.
Jajá chega os teólogos de que Chernobyl é uma farsa assim como o 11 de setembro. KKK
Como assim? Kkkkskk tem gente que realmente acha que é uma farsa esses acontecimentos? Passada, chocada
@@lorenabernardo1768 Dizem que o 11 de Setembro foi falso e tudo foi olograma e a nova ordem mundial usou explosivos pra causar o caos. Sim existe pessoas burras assim KKKKKKKKKKKK
@@patman3072 KKKKKKKKK é o famoso rir pra não agredir com esse tipo de pessoa, gente burra a esse nível passo mal de rir
CASA PLATAFORMA DE ORAÇÃO.......
CANAL NO UA-cam , CASA PLATAFORMA DE ORAÇÃO ......
Incrível
Como um governo que filtrava informações mudou o destino das pessoas.
É filtro da câmera ou eles colocaram tudo meio preto e branco mesmo?
Não. Lá quase nem tem Sol.
Всё будет хорошо!
Мы надеемся на зто
Admiro a coragem de gente q até paga pra ir pra Pripryat... eu não iria nem mesmo se me pagassem
Pra mim é um clima muito sombrio por lá, me da medo até de pensar....
eu iria tranquilim, conhecer de perto essa história ao msm tempo trajédia, e to nem ai pra radiação não iria ser exposto o suficiente para "crescer um terceiro braço" kkkkk
@@Ferreira_404 a radiação n te mata de uma vez, é com o tempo e não tem cura, então até quando eu puder evitar quero distância do sarcófago, não quero nem anemia muito menos um 3° braço
eu iria facilmente, a região de lá é muito bonita
@@Joseph_Soares o mundo tem muitos lugares maravilhosos, prefiro os q não passaram por tragédia nuclear kk
Essa thumb ficou engraçada. kkkkkkkk
o que uma guerra mundial nuclear pode nos oferecer !!! ...
Reza a lenda que um dia a tigresa vip peidou e hj esse lugar se chama Chernobyl
Onde é que eu to
Chernobyl em um pesadelo